Adultos vencem o medo de sorrir com aparelho ortodôntico

Adultos vencem o medo de sorrir com aparelho ortodôntico

 

Olá amigos do Ortodontista.net,

Quero compartilhar com todos vocês aqui do blog esta matéria que saiu no Jornal Extra (Rio de Janeiro) neste domingo.

A Jornalista Talita Correia realizou uma pequena entrevista comigo sobre o uso de aparelho ortodôntico por adultos por e-mail que foi a base da matéria publicada.

E fez a gentileza de citar o meu nome, o que me deixou muito feliz.

Abaixo eu copiei a matéria para que vocês possam ler aqui mesmo:

Por Talita Correia

Quando coloca o salto alto e os adereços coloridos, Quitéria Chagas vira um mulherão nas quadras de samba. Sinônimo de sensualidade, a dançarina, modelo e atriz abusa da própria beleza na profissão. Por isso, o medo de parecer uma adolescente ao colocar aparelho ortodôntico nos dentes aos 30 anos foi enorme.

— Tive um problema com os sisos inclusos e fui orientada a usar aparelho ortodôntico, para não agravar a situação no futuro. O esforço vale a pena — conta a musa da Vila Isabel, que pretende, em breve, trocar o atual por um modelo de aparelho mais discreto.

Enquanto os adolescentes abusam das cores e dos efeitos chamativos, os adultos querem fugir dos aparelhos ortodônticos. Famosas como Taís Araújo, Deborah Secco e Gisele Bündchen já mostraram que esse medo virou bobagem. Quem não investiu na correção dos dentes quando criança, não precisa ficar no arrependimento, estampando um sorriso torto na vida aulta. A nova geração de aparelhos é bem mais discreta e aceita.

— Existem várias opções: desde os metálicos até os de porcelana, de safira e o lingual. O aparelho lingual autoligado é o mais moderno de todos, por ser colado por trás dos dentes, ficando realmente invisível. Os valores podem variar de R$ 10 mil a R$ 20 mil — explica o cirurgião-dentista André Moreira, que tem consultórios na Barra, no Centro e no Leblon.

Essas opções de aparelhos autoligados oferecem mais um benefício: não precisam das famigeradas borrachinhas — motivo de muitas reclamações —, e o atrito é reduzido. Com isso, o alinhamento é mais rápido, a higiene, mais fácil, e o tratamento, mais confortável. Além disso, o cliente pode visualizar os resultados antes de remover o aparelho. Tantos pontos positivos só aumentaram a presença de pessoas com mais de 25 anos nos consultórios de ortodontistas.

— As pessoas querem se sentir seguras para sorrir e o tratamento ortodôntico de adultos vem libertando muita gente dos dentes desalinhados. Estes resultados são percebidos pelos amigos, que também vão procurar soluções para os seus problemas estéticos — diz André Moreira, lembrando, no entanto, que o aumento dessa procura não acontece apenas por vaidade: — Algumas pessoas procuram usar aparelho porque têm dificuldade de higienizar dentes muito apinhados ou precisam recuperar o espaço de um dente perdido para fazer um implante. Se o problema não é resolvido, a tendência é que piore com o tempo, aumentando as chances de desenvolver problemas como bruxismo, cáries e gengivites.

É isso aí pessoal! E aqui, o link para o site do jornal:

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/como-quiteria-chagas-adultos-vencem-medo-de-sorrir-com-aparelho-ortodontico-1005505.html

Só falta acrescentar uma última informação sobre correção de dentes desalinhados com aparelhos estéticos: É o invisalign, um alinhador transparente parecido com uma moldeira de clareamento, vale a pena ler o artigo.

Muito obrigado à todos e um forte abraço,

Dr. Andre

194 Comentários para: “Adultos vencem o medo de sorrir com aparelho ortodôntico

  1. Vanessa,

    Sim, você pode fazer um tratamento ortodôntico desde que estes dentes estejam livres de problemas endodônticos (canal), periodontais (gengiva) ou nas próprias próteses.

  2. Olá, Dr, primeiramente, gostaria de elogiar enormemente o seu trabalho com o blog. Muito bom. É difícil (por incrível que pareça) encontrar informações de qualidade na net sobre esse assunto.
    Bem, vamos a minha dúvida: Já usei aparelho antes, durante uns cinco anos, só que o dentista não colocou contenção e os meus dentes acabaram voltando um pouco (separação entre os dentes frontais superiores) nada muito grande, mas incomoda. Fui a um dentista que me disse que o meu caso é simples e, por isso, demoraria de seis a oito meses com o fixo. Gostaria de usar o de porcelana, fiz várias perguntas e senti confiança nele (não total, pq acabei esquecendo de fazer algumas perguntas, mas senti muita confiança nele). Porém, fiquei receoso com algo que eu ouvi falar sobre o de porcelana: que na hora da retirada dos braquetes, caso não seja feita da maneira correta (que não é aquela convencional do metálico), pode ocorrer lasqueamento do esmalte do dente, o meu ortodondista disse que o modo adequado é fazer algo como uma raspagem do braquete ao invés do método tradicional.
    O meu medo é o seguinte: costuma acontecer de essa raspagem dar errado e lascar o dente ? isso é comum ? como não li nada à respeito nas minhas pesquisas queria saber se é comum, se é um procedimento simples sem risco ? Vou ficar dependente somente da habilidade do profissional ? Tem algum problema, se após a retirada eu quiser fazer um clareamento ? Tantas pessoas usando o de porcelana e ninguém questionou sobre esse cuidado especial na hora da retirada, será pq é algo incomum de acontecer ?

    Desde de já grato pela atenção.

  3. Pedro,

    Fico feliz que você tenha gostado do blog, obrigado.

    Realmente o risco de fraturas de esmalte existe na remoção dos brackets de porcelana e principalmente nos de safira (que também é uma porcelana).

    A técnica de remoção pode ser o desgaste total do brackets como ele descreveu.

    É necessário alguma habilidade do ortodontista para não arranhar o esmalte, mas não é nada de outro mundo.

    Outra opção de remoção é desgastar o bracket no centro partindo-o ao meio e depois pressioná-lo com um alicate até que se quebre. É muito seguro e mais rápido que o desgaste total do bracket.

    Mas as duas maneiras funcionam bem. Isso depende das preferências do ortodontista.

    E nada disso interfere no clareamento após o tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  4. Minha filha tem quase 7 anos, a ortodentista avaliou e acha q deve usar aparelho. Uns dizem q é mt nova, q até amis tarde pode se acertar. Qual a sua opinião? posso mandar uma fto dos dentes dela e arcada por email p vc ver melhor. O problema debaixo na boquinha dela é q os dentes fixos parecem q ñ se encaixam, o espaço do de leite q saiu é menor q ele. O dente está p trás por causa disso. Grata pela ajuda!

  5. Ola boa tarde
    Eu to com um problema com minha lingua eu a estou sentindo direto e meus dentes laterais a estão machucando sinto dor ,ja fui a dentistas e eles ñ me acresentam nada quewro saber pqor que minha lingua esta sendo machuacada pelos dentes nunca senti isso antes por favor se puderem me dar alguma orientação fico grata abraços.

  6. Cristina,

    Sinto muito mas não posso ajudar no seu caso.

    Você precisa continuar consultando outros dentistas para buscar uma resposta e uma solução para o seu problema.

    O que não pode é deixar a língua sendo machucada sempre por muito tempo pois isso pode ser perigoso.

    Um trauma constante pode levar ao surgimento até mesmo de cancer de boca.

  7. bom achei esse blog ótimo. pois nos dá informações precisas do que é realmente ortodontia,e nos deixa alerta de coisas não devidas com o aparelhor fixo. achei esse blog super interessante e informativo. PARABENS.

  8. boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. tirei meu aparelho fixo tem 3 dias porem percebo que os dentes estao se afastanto lentamente. ante de iniciar o tratamento, nao possuia nenhum problema apenas os diastemas que eram de grande incomodo. aida devem levar 10 dias ate q eu pegue minha placa d contençao. gostaria d saber se essa placa pode juntar os espaços que venha se abrir durante esses dias q ñ uso nada. caso ñ resolva o problema, a volta do tratamento e do aparelho fica p respons. do dentista?

  9. Fernanda,

    Pode ser que haja alguma instabilidade e os dentes podem realmente estar se afastando. Neste caso, a contenção pode remediar o problema se os espaços forem pequenos.

    Quanto à responsabilidade em corrigir eu acho que é do dentista pois o caso não foi concluído ainda.

  10. bom dia

    usei aparelho ortodontico fixo por 2 anos, mais não usei direito o movel, na epoca estava com 15 e 16 anos hj estou com 23 e meus dentes voltaram a ficar do mesmo jeito de antes de usar o aparelho, percebi que qdo coloco o movel eles aos poucos voltam a ficar certos porem isso doi mto e estou sem o auxilio de nenhum dentista, no momento estou usando por conta propria, isso é perigoso? Se for, o que pode acontecer?

  11. Oi Dr. André… estou em outro post agora… rsrsrsr…. quando coloquei o HIRAX meu ortodontista “separou” meus dentes com uma borrachinha para a colocação da banda. Minha amiga colocou aparelho fixo a uns tempos e tbm teve que fazer essa separação… Já eu, tbm coloquei aparelho fixo em baixo esses dias e meu ortondista apenas colou o aparelho nos dentes e não usou esse método. Minha dúvida é se existem aparelhos assim, sem essa necessidade, ou se esse tipo de banda é instalada depois de colar o aparelho.
    Desde já agradeço…. beijos e fique com DEUS…
    =)

  12. Dr. Andre Moreira

    Olá, Dr. André. Vivo acompanhando seu blog. Embora seja formada na área de exatas, gosto muito de ler assuntos da área da saúde humana. Sou Classe II e já faz 3 anos que estou usando aparelho fixo. Na época, foi sugerido por 2 profissionais a cirurgia ortognática, pois além de eu não ter espaço para meus dentes de cima e de baixo, a minha mandíbula é retraída. Só que minha mãe proibiu de eu realizar a cirurgia e procuramos apenas o tratamento ortodôntico para o alinhamento dos dentes e a diminuição da convexidade facial sem cirurgia. Ela extraiu dois dentes de cima e recuou a maxila. Disse que removerei o aparelho no meio deste ano. Estou contente com o resultado estético dos dentes, mas infeliz com meu perfil, que só a cirurgia poderia solucionar. Será que é muito tarde agora para a realização de uma cirurgia?

  13. Andreia,

    É sempre bom saber que tem gente acompanhando o blog de perto, obrigado.

    Dizer que é tarde para fazer a cirurgia pode ser um exagero. Mas após um tratamento compensatório que incluiu extrações, certamente a preparação pré-cirúrgica será mais complexa.

    Eu recomendo que você converse com um ortodontista com experiência neste tipo de tratamento.

    Ou melhor, converse com vários ortodontistas para definir as implicações desta mudança de planos antes de tomar qualquer atitude.

    Tudo de bom para você!

    Dr. Andre

  14. Doutor quero tirar uma duvida, se possivel…
    eu tenho umas falhas no fundo e os meus dentes sao bem juntos um do outro na frente, é possivel eu usar aparelho fixo para afastar um pouco e cobrir as falhas, ou so Protese mesmo??

  15. Olá doutor, tenho muita vontade de colocar aparelho ortondontico, mas sei que meus dentes são bem alinhados, então queria saber se eu poderia usar só por estetica, pois acho muito bonito e sonho e usar!

  16. Raquelly,

    Eu não recomendo que você coloque aparelho ortodôntico apenas como um enfeite.

    O aparelho é como um medicamento, pode ajudar mas pode trazer problemas também. Como qualquer tratamento pode provocar efeitos colaterais.

    Se você ler os comentários das pessoas aqui no blog vai ver que nem sempre tudo dá certo.

    Se você já tem os dentes alinhados, agradeça a sorte pois são poucos os que têm um sorriso perfeito.

    Distribua sorrisos sem moderação e seja feliz!

  17. Boa tarde, gostaria de saber se é obrigatório que se faça um molde da arcada dentária antes da colocação do aparelho, pois no meu caso só foi solicitado o raio x.

  18. eu tenho 22 anos e colocarei aparelho(detalhe era pra ter iniciado o tratamento desde a infanciaa dez anos atras)meu maxilar é deslocado para tras, muito deslocado e acredito que mesmo com o uso do aparelho a arcada não ficará perfeita.Se dependesse só de estetica nem usaria aperelho, mas esse problema afeta muito mais do que apenas a estetica de meu sorriso,ao contrario do comentario da raquelly sempre tive aversão a tudo que provocasse dor por isso não procurei tratamento antes e os meus pais não se importaram muito com isso ate porque meu pai tem o mesmo problema que eu(meu caso provem da hereditaariedade), mas agora reconheço a necessidade do tratamento, só lamento que agora os resultados do tratamento não serão tão promissores.Abraços a todos

  19. Carla,

    Obrigatório não é. Mas eu acho muito importante que o ortodontista tenha o modelo de estudo tanto para planejar o caso quanto para comparações futuras a fim de avaliar a evolução do tratamento.

  20. Jessika,

    É realmente uma pena quando perdemos a oportunidade certa de fazer o tratamento. Isso muitas vezes impede de se alcançar os memores resultados.

    O seu caso parece ser um exemplo disso.

    Por isso é tão importante avaliar as crianças desde cedo.

    Obrigado pelo seu depoimento aqui e boa sorte no seu tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  21. Oi…

    Eu usava protese movel com 4 dentes da frente e coloquei a fixa de 6 eu nao sabia que perderia mais 2 dente ficando assim so a raiz…
    Mas a ponte fixa sempre solta e com isso quebrou a raiz de um dos dentes e agora fica sempre inflamando…
    O dentista disse que é por causa da minha mordida a superior é para frente e a inferior é para dentro…

    Gostaria de saber se posso usar aparelho mesmo com a ponte fixa ou qual seria o melhor procedimento a fazer…
    O dentista quer colocar mas dentes …mas eu nao quero perder mas nenhum dente o que devo fazer …

    Obrigada… bjos

  22. Sandra,

    O seu caso parece bem complexo e envolve mais prótese do que ortodontia.

    Mas infelizmente eu não posso ajudar muito sem ter examinado você pessoalmente.

    Talvez seja uma boa idéia consultar mais de um profissional antes de decidir o que fazer para evitar novos problemas.

    Boa sorte!

  23. Estou para colocar aparelho no final de maio, mas ainda não tenho certeza se quero colocar. Meus dentes não são tortos apenas ha um pequeno espaço entre os caninos e os molare acho que esses são os nomes, em cima e embaixo.
    Estou com 23 anos estou com muito medo do fato de usar aparelho atrapalhar na minha vida social, na hora de procurar um emprego.
    Depois que coloca não pode mais tira antes do final do tratamento?
    Se o Dr. pude me orientar agradeço.

  24. Tenho 37 anos e desde criança tenho dentes que inclusive nasceram fora do lugar por falta de espaço na minha boca.Vale a pena colocar aparelho agora para corrigir isso?

  25. Dayane,

    Eu recomendo que você amadureça bem a idéia antes de decidir.

    O tratamento pode ser cansativo e se o cliente não estiver determinado pode desistir no meio, o que é desperdício de tempo e dinheiro.

    Decida com calma.

  26. Maria,

    Se vale a pena só você pode dizer, mas hoje em dia é muito natural pessoas da sua idade tratarem seus dentes ortodonticamente para ter uma melhora na estética do sorriso.

    E não existem contra-indicações relacionadas à idade. Basta ter uma boa saúde bucal.

    E também é importante escolher seu ortodontista com bastante carinho.

  27. Uso aparelho ortodôntico a 1 ano e 7 meses e no próximo mês minha dentista já irá começar a contenção.
    Porém observei que dois incisivos inferiores estão desalinhados(Um pouco para trás). Minha destista ao ser questionada por mim disse que é assim mesmo e que a raiz dos dentes estão no local correto.
    Estou apreensiva quanto a isso pois não tenho certeza se isso é certo.
    Se isso for correto com a contenção fixa inferior eles irão de alinhar?
    Desde já agradeço, aguardando resposta.
    Obrigada. ;*

  28. Fernanda,

    A contenção não vai resolver este problema.

    Isso deve ser feito enquanto você está com o aparelho fixo.

    Se você não está satisfeita seja bem objetiva nas suas reclamações explicando, por exemplo, que dente exatamente está inclinado para que lado ou rotacionado ou mais alto ou mais baixo.

    Pergunte por que este dente especificamente não pode ser movimentado para uma posição melhor.

    Algumas vezes pode ser só uma questão de acertar um bordo que desgastou irregularmente. Neste caso é preciso fazer um desgaste estético do bordo do dente.

  29. Dr. Andre, Boa Tarde.

    Coloquei o aparelo ortodontico em março/11 somente na arcada superior e já fiz duas extrações na mesma.

    Na arcada inferior tenho apenas um leve apinhamento dos dentes e ainda não coloquei o aparelho, coisa que julgo não ser necessária.

    É obrigatório que eu coloque na parte superior e inferior, a parte superior só funciona se tiver aparelho na inferior?

    Obg. Luiza.

  30. Luiza,

    O ideal é colocar sempre o aparelho nas duas arcadas, mas não podemos dizer que é obrigatório. Tudo depende do que for combinado entre o cliente e o ortodontista.

  31. Dr. André, bom dia!

    Tenho um desalinhamento da arcada inferior, devido a perda de um dente do lado esquerdo da arcada inferior , a minha ortodontista disse que não haveria a necessidade de colocar implante , que resolveria com desgaste. Mas já estou a 1 ano e 10 meses com o aparelho, e a arcada continua desalinhada. Inclusive depois da última manutenção alguns dentes da arcada inferior se projetaram pra frente, chegando a bater com a arcada superior. Já questionei a profissional várias vezes e ela disse que é assim mesmo.

  32. Tatiane,

    É muito difícil dizer alguma coisa sem ter examinado você.

    Mas se depois de quase dois anos você ainda não consegue perceber resultados positivos e existe esta dificuldade de comunicação, talvez você precise mesmo procurar outro profissional para uma segunda opinião.

  33. OI DR ANDRÉ ESTOU COM DENTES DE BAIXO UM POUQUINHO TORTO MAIS A MORDIDA ESTÁ CERTINHA GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO QUE FICO COM APRELHO SE COLOCA E SE DEPOIS TENHO QUE COLOCA ALGUMA CONTENÇAO E SE É FIXA POIS ACHO MUITO FEIO O FERRO DE CONTENÇAO OS DENTES DE CIMA SÃO RETISSIMO PARECE QUE ATÉ JA COLOQUEI APARELHO NOS DE CIMA DE TÃO RETO AGORA ESTOU EM DUVIDA COM APRALHO AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA.

  34. Aleksandra,

    Quanto ao tempo eu não posso dizer muita coisa, mas a contenção normalmente é necessária para evitar que o problema volte com o tempo.

  35. Bom dia!
    Dr. eu faço uso de aparelho aos 5 meses , de uns dia para ca sito muito incomado parece que a minha ligua nao se acomada mais com antes, acredito eu que isso nao e normal pois tive que ir em outro profissional para retirar as borachinas melhor mas nao passou incomado da lingua .
    Voce poderia me ajudar… sexta-feira , agora irei buscar o meu documento para procurar outro profissional.
    Ah eu havia tido isto para o profissional ele nao aceito o meu agurmento. fui para em uma emergencia a onde o medico pediu para retirar o aparelho . entao retirei somento as borrachinhas… e assim vai.

  36. Olá,blog super inteligente,parabéns!!!
    Olha usei aparelho 7 anos,o dentistista nao conseguiu descruzar a mordida,pois alegava que era por causa da paralesia q sofri,dai resolvi me desligar dele e procurei uma dentista indicada,faz 5 meses que estou usando aparelho o que de novo,no primeiro mês,após muitas conversas ele colocou o aparelho hirax,mas sem garantir nada pois já tenho 26 anos,um mes depois ela tirou pois nao estava dando resultado,e agora o dento superios q ficava conectado o aparelho que hj é o anel,vivi sangrando e criou um bolso amarelo,acho que é secreção,estarei indo lá agora dia 5 e vou mostrar a ela,vc Dr. que acha?e o mordida cruzada tem haver com a paralesia,ou dar jeito ainda,ela propos em seguida botar uma liga puxando???

  37. Naisla,

    Parece haver um problema gengival, talvez relacionado à banda.

    Não deixe de checar isso com o seu ortodontista para evitar maiores complicações.

    Quanto à relação entre a mordida cruzada e a paralisia, é impossível afirmar qualquer coisa sem uma avaliação.

  38. Rodrigo,

    Como eu não faço clareamento, prefiro não opinar.

    Recomendo que você procure um dentista. Devemos ter muito cuidado ao usar produtos sem o acompanhamento profissional.

  39. ola,Dr. Andre.
    tenho 23 anos,tenho a mordida cruzada vou colocar aparelho será que resolve? ou tenho que fazer cirurgia? Obrigado pela ateção.
    espero sua resposta.

  40. Samara,

    É impossível responder se o seu caso requer cirurgia ou não sem ter examinado você.

    O que podemos dizer é que a sua idade já está próxima do limite para uma disjunção sem cirurgia, mas isso não quer dizer que não seja possível.

    Enfim, só mesmo o seu ortodontista pode responder.

  41. Dr. Andre, Bom Dia.

    Coloquei aparelho na arcada superior e fiz a extração de 2 dentes na mesma, porém, o espaço necessario para o alinhamento é de 1 dente que se encontra atras dos superiores principais, sendo que será puxado p/ frente e consequentemente ocupara o seu lugar, porém, com a extração dos 2 dentes acho que ficará uma falha do lado direito da arcada superior, isso tem correção, é normal?
    É necessária a colocação do aparelho apenas para corrigir um leve apinhamento na arcada inferior? Posso optar por NÃO colocar o aparelho na arcda inferior?

    Obg. Luiza.

  42. Luiza,

    Não tenho como dar uma opinião sem ter visto o caso.

    Acho que você deve conversar com o seu ortodontista até ter certeza de que entendeu tudo o que será feito no seu tratamento.

    Inclusive a necessidade de aparelho inferior.

  43. Dr. Andre,Boa Tarde!
    Ontem coloquei aparelho fixo na arcada superior e gostaria de saber se é correto os brackets nos incisivos centrais ficarem desalinhados,um esta mais alto do que o outro .
    Muito obrigada!

  44. Carol,

    Se os dentes estão desnivelados os brackets também ficarão desnivelados.

    O importante é observar se a distância entre o bordo do dente e o bracket é igual nos dois dentes.

  45. DR.tenho um dente que é protese movel,tipo dentadura só de um dente,que não nasceu,depois q arranquei quando era criança,e agora quero colocar aparelho ortodontico,pode?é o dente inferior da frente.

  46. Olá Dr.,
    tenho uma dúvida, comecei meu tratamento ha 3 dias, mas por enquanto só estou com os brackets colados e os elásticos para dar espaço para as bandas. Os dentes ficaram doloridos e sensíveis à mastigação (até aí normal), mas um deles ficou extremamente sensível a frio, até água um pouco mais fria que o ambiente causa uma dor horrível. Gostaria de saber se é normal isso (tenho 28 anos, não sei se influencia)?
    Se for normal, existe algum outro método corretivo que não incomode tanto? ouvi falar do Damon System, mas não conheço lugares aqui no Rio que usem esse sistema 🙁

  47. Lina,

    Pode ser que você esteja com sensibilidade de colo neste dente, neste caso, uma pasta de dentes específica para esta situação deve resolver.

    Mas também pode ser uma cárie, e aí só um dentista pode resolver.

    Por isso, o ideal é avisar ao seu ortodontista deste problema.

    Quanto a existência de um método que não incomode tanto, eu acho que o que faz a verdadeira diferença é a forma como o profissional trabalha. O tipo de aparelho usado até pode influenciar, mas bem menos.

    O Damon é um sistema de aparelho auto-ligado que funciona bem, mas existem diversos outros no mercado com resultados tão bons quanto ele.

    Eu uso frequentemente brackets auto-ligados mas prefiro os sistemas interativos como o In-Ovation do que o Damon que é um sistema passivo.

    Leria mais sobre aparelhos auto-ligados neste link:
    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelhos-ortodonticos-auto-ligados/

  48. Olá Dr.,
    muito obrigada pela informação! conversei com o orto, ele me passou alguns dentifrícios para a questão da sensibilidade ao frio, e já está apresentando certa melhora.
    Outra pergunta, um dos molares que será usado como âncora (já está com a banda cimentada) foi tratado endodonticamente, tem algum problema? sei que o dente fica mais frágil mas pode ser tratado com ortodontia, mas não sei se há algum problema de um dente desses ser usado como ancoragem, tampouco o orto me informou a respeito 🙁
    Desde já agradeço a atenção e paciência!

  49. Doutor, acabei de quebrar um pedaço de um dos dentes (lateral, antes do último). Ficou uma pontinha bem áspera que está me cortanto minha lingua e machucando o tempo inteiro. Só vou conseguir ir no dentista após o fim de semana…Será que há algo que eu possa comprar na farmácia para aliviar (há algum curativo que possa ser comprado?)

  50. Lina,

    Se o tratamento endodôntico foi bem sucedido e a força ortodôntica estiver dentro dos limites fisiológicos, não há problema.

  51. Muito obrigada pela resposta, já fico mais tranquila!
    Parabéns pelo trabalho de esclarecimento! seria ótimo se todo profissional fosse assim, muitos mal-entendidos seriam evitados e a profissão seria ainda mais valorizada 🙂

    Abçs!

  52. Larissa,

    Sei que a resposta está chegando após o fim de semana, desculpe.

    Você pode usar Perioxidin gel no local da ulceração para aliviar os sintomas, mas precisa se consultar logo para remover este trauma.

  53. Ola, gostaria de saber se e verdade que o aparelho fixo muda um terço do rosto ?
    Quais sao as partes que muda
    Boca, maçans do rosto ? E em casos de pessoas que tem mordida aberta a melhora e boa tipo a pessoa fica bonita quando tira o aparelho ?

  54. Aryanne,

    Alguns tratamentos podem sim alterar o terço inferior da face (do nariz para baixo) mas isso depende muito do caso. Mas isso normalmente aparece mais em tratamentos de crianças em que o crescimento ósseo é estimulado.

    Tratamentos de mordida aberta não cirúrgicos em adultos não costumam alterar muito a estrutura da face.

  55. Hum… Mais eu acho que isso ai e mentira por que eu conheco um monte de gente com ma-oclusao que botaram aparelho e a face mudou completamente e botaram aparelho adultas . Eu ja botei aparelho com 16 anos nao precisei fazer cirurgia nem arrancar dente e vejo que as mudanças foram positivas

  56. Aryanne,

    Talvez eu tenha me expressado mal.

    Eu estava me referindo à alterações realmente expressivas provocadas por crescimento ósseo. Mas pequenas alterações também devem ser consideradas.

    Um tratamento com extrações, por exemplo, vai produzir alterações na face quando traz os dentes para trás, pois os lábios também acabam recuando.

    Por outro lado, um tratamento que incline os dentes para frente também vai alterar alguns aspectos da face.

    Você está certa, era mentira mesmo, mas foi sem querer, ok?

    Abraços,

    Dr. Andre

  57. Ola Dr,
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog,é muito bom !!
    Bom,quando eu tinha 20 anos usei aparelho fixo por três anos,meus dentes ficaram perfeitos,só que o ortontista nao me deu contenção e agora eu estou com 30 anos e meu dentes voltaram a ser o que eram( os caninos trepando nos dentes que estão ao seu lado,e os dois da frente estão muito para frente) busquei outro medico que me disse que teria que usar aparelhos fixos por um ano mais ou menos e depois colocaria a contenção .. Mais a minha duvida é a seguinte:
    Ela colocou ontem os brackts nos dentes de cima,me disse que deveria voltar um mês depois que ela colocaria as bandas , esse procedimento é correto ?? Pq da primeira vez o medico colocou primeiro as bandas,e só depois o aparelho
    E além disso quando cheguei em casa me dei conta que o fio de metal que fica preso nos brackts estão disnivelados,pq consequentemente uns brackts estão tb estão disnivelados !! Isso é normal ? Normal que ela tenha postos alguns brackts assim ?? Pq me olho no espelho e o aparelho nao esta reto nos dentes ..
    Obrigado pelo espaço

  58. Carolina,

    A ordem de montagem do aparelho não é assim tão importante. Pelo menos no seu caso (primeiro os brackets e depois as bandas) eu acho que não interfere no resultado.

    Os brackets ficam desnivelados por que os dentes também estão. Isso é perfeitamente normal no início do tratamento.

    Quando o arco nivelar os brackets os dentes também estarão nivelados.

  59. Olá Dr André, Parabéns pelo blog, é muito bom !!

    Doutor, usei aparelho durante 2 anos e meio e qdo retirei… percebi que os dentes superiores da frente estava lascados e o que eu devo fazer…existe tratamento para melhora. devo fazer algo?
    obrigada!

  60. Laize,

    Obrigado!

    Primeiramente é necessário definir o que houve com o esmalte destes dentes.

    Se houve fratura durante a remoção, se arranharam durante a remoção da resina residual com brocas ou se é resto de resina não removida.

    Para cada situação haverá uma solução. Procure um dentista para avaliar ou converse com o seu ortodontista mesmo.

  61. Dr. Andre Moreira, tenho duvidas, você pode me ajudar? ;/

    bom seguinte.. uso aparelho fixo desde 13 anos de idade, hoje tenho 19. essa semana fui ao dentista e ele me disse que eu teria que fazer uma cirurgia porque minha mordida estava errada,(diminuição da mandibula) ele disse que aparelho apenas alinha os dentes e nao concerta mordida.
    ele então removeu o aparelho, disse que seria bom fazer essa cirurgia quando eu fizesse 22 anos mais ou menos.

    minha duvida é a seguinte: porque ele nao me passou aquele aparelho que se usa logo após o tratamento com o fixo, se me lembro bem o nome é contenção, ele nao falou nada sobre isso! fiquei com essa duvida! devo ir ao consultório dele perguntar? ou ele nesse caso não deveria realmente indicar a contenção??? OBS: NÃO SEI SE É ESSE O APARELHO, OU SE EXISTEM OUTROS.. ESSE NOME ACHEI NA INTERNET.
    BOM, É ISSO! SÓ QUERO SABER SE DEVO OU NAO USAR !

    ps: quase todas pessoas que conheço usam aparelho pós fixo.

  62. Walisson,

    É isso mesmo, o nome é placa de contenção, e normalmente é usada após a retirada do aparelho fixo.

    Acho que vale a pena voltar ao consultório e perguntar a ele por que você não vai usar este dispositivo.

    Certamente ele tem um motivo, talvez seja por que você vai precisar de cirurgia… Mas isso só ele pode responder.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Conheça o canal do
    ortodontista.net no YouTube
    e veja todos os vídeos em um só lugar.

  63. Olá, Dr. Andre moreira.

    Oi me chamo Breno,fui no dentista tirar uma carie do dente,ai ela colocou a massinha beleza!
    só que ai ele não para de doer,voltei lá,minha dentista disse que não era normal,e tirou radiografia,e disse que a massinha chegou quase perto da poupa,que não vai ser preciso fazer canal,mas se não parar de doer vou ter que fazer
    ela me receitou uma antibiotico,estou tomando mas ele não parou de doer
    não queria fazer canal,pq meu dente vai ficar feio!
    não sei porque ,sempre escovo bem os dentes,não consumo muitos doces ,mas sempre tenho caries
    alias estou com 2 caries

  64. Olá Breno,

    Eu só trabalho com ortodontia e fazem muitos anos que não faço restaurações, canais e nem mesmo dou uma anestesia.

    Por isso só respondo perguntas sobre ortodontia aqui no blog.

    Desta vez não vou poder ajudar, ok? Sinto muito.

    Uma abraço e boa sorte!

  65. Olá Doutor,

    Percebi que um dente meu embaixo esta entortando um pouco. É possível colocar aparelho apenas embaixo ou sempre tem que colocar no dente todo?

  66. Olá doutor,

    A muito tempo atras, tive que extrair a maioria dos meus dentes inferiores só que agora estou querendo fazer emplante. Fui em um dentista e ele sugeriu que eu colocasse o dente provisorio primeiro, colequei só que ficou menor… O dentista disse que a minha arcada dentaria tinha descido… Tem algum aparelho que eu possa colocar para que ela volta. Poque quero muito substituir os dentes que estão faltando… Trabalha direto com publico e tenho muita vergonha de sorrir, porque da para ver que esta falatando dente…

  67. Olá Dr.
    Eu tinha os dentes todos separados e faz 2 anos e 2 meses que uso o aparelho. Acho que os meus dentes ja estao juntos o bastante para ser dificil de passar o fio dental, entretanto, o meu dentista quer que eu continue o tratamento ainda até abril ou mais. Sendo que ele havia me prometido que iria tirar o aparelho em dezembro, mas mudou de ideia. Ja conversei com ele e dsse q realmente devo continuar o tratamento…
    O problema é que eu tenho um canal para fazer devido o uso do aparelho e desde entao nao tenho mais vontade de continuar com o tratamento…

  68. Luana,

    Ele deve ter algum motivo para manter este aparelho por mais este período.

    Converse com ele e pergunte exatamente o por quê desta prorrogação no prazo do tratamento. Se for por um bom motivo como consolidar o resultado, acho que vale a pena esperar.

  69. Oi, doutor!
    Amei o blog, viu? Parabéns!
    Gostaria de fazer umas perguntas. Estou pensando em usar aparelho, mas ainda não tive coragem. Tenho 27 anos e o meu problema é um dos dentes da frente, na parte superior. Acontece que ele tem virado para fora e subido um pouquinho, fora isso não tenho nada a reclamar. Como meus dentes do fundo são bem espaçados, se eu resolver colocar o aparelho, terei que arrancar algum dente? E quanto tempo mais ou menos demora uma correção desse tipo?
    Aguardo resposta!
    Muito obrigada!
    Abraço.

  70. Júlia,

    Obrigado! Amei seu elogio também!

    Apesar da sua descrição ser bem detalhada, é impossível fazer qualquer tipo de previsão sem uma avaliação clínica realizada em consultório.

    Para dizer se é necessário extrair dentes então, é ainda mais complexo, precisamos estudar minuciosamente toda a documentação (radiografias e modelos) pois esta decisão é irreversível.

    Por isso recomendo que você procure um ortodontista com todo carinho para orientá-la nesta questão, ok?

  71. Bom dia doutor. Tenho uma dúvida. Fiz uma cirurgia recentemente e estou usando o HIRAX, o mesmo já foi travado, mas separou muito e com isso parece que está faltando um dente. Gostaria de saber se seria possível colocar um dente provisório e como é feito isso.

  72. boa noite tenho muitas duvidas,uma:tenho 42 anos e a 2 colokei aparelho,primeiro no céu da boca (aranha)agora todos fixos normais,ainda há tempo pra concertar? dois:tirei um dente do siso,e fikei com um molar perdido no meio,ou seja,este molar ficou sem seus dois vizinhos,isto prejudica em algo?tres:4 dias depois da cirurgia do siso,apareceu um inchaço e ficou esbranquiçado e dói como se fosse uma afta.tomo os remédios e cuido,mas dói a lingua embaixo do dente.E tenho duas proteses do dente da frente,isso afeta usar aparelho?ME AJUDEM FIKEI SEM MEU DENTISTA,E CHEIA DE DUVIDAS SOZINHA.OBRIGADA

  73. coloquei aparelho a três meses, só que na arcada inferior minha dentista colocou banda apenas de um lado, ela disse que por enquanto ficaria assim por conta do espaço que tenho do outro lado( falta do primeiro molar), gostaria de saber se está certo o procedimento e se tem como os outros dentes; segundo molar e siso fecharem esse espaço? desde já agradeço!! parabéns pelo blog.. muito bom : )

  74. Inavi,

    Um: Sim, a sua idade não impede a movimentação dos dentes.

    Dois: A falta do siso, não mas o primeiro molar deve ser substituído por um implante.

    Três: Esta não é minha especialidade, recomendo que você converse com o dentista que fez a extração.

    Quatro: Se forem próteses unitárias os dentes vão se movimentar normalmente.

  75. Boa Tarde Doutor, eu tenho 31 anos e quando criança cai e perdi meu dente (incisivo lateral), o incisivo central acabou ocupando um pouco desse espaço ficando uma falha que me incomoda muita, há alguns anos conversei com alguns dentistas eles que disseram que a única solução seria colocar um aparelho para corrigir essa falha e em seguida fazer um implante, só que era muito caro e eu não pude colocar. Agora me dizem que na faze adulta o tratamento é muito demorado. Gostaria de saber se esse tratamento é muito demorado mesmo e se realmente vale a pena e também qual o tipo de aparelho usar.

  76. Dr. André, uso aprelho a 3 anos e minha ortodontista vai tirar mês que vem, só que percebo que um dos dentes incisos ainda está um pouco mais a frente do que os demais, questionada sobre isso ela me falou que já usou o último fio e que fez o melhor que pode, pois perdi meus primeiros molares e não fiz o uso das bandas, gostaria de saber se as bandas são tão importantes assim ou se apenas os fios poderiam tê-los alinhado, e se a finalização com a contenção poderá alinhá-los.Desde já agradeço os esclarecimentos.

  77. Cris,

    É difícil dizer alguma coisa sem ter visto o caso.

    Mas se você ainda não está satisfeita acho que deve questionar o que seria necessário para resolver o problema definitivamente.

    Será que incluir os segundos molares no aparelho permitiria alinhar este dente?

    Seria indicado recuperar espaços e fazer implantes dos dentes perdidos acertando a oclusão e permitindo a correção do incisivo?

    São estas perguntas que precisam ser respondidas.

  78. Dr. André,muito obrigada por me responder,agradeço de coração.Estava perdida pois meu dentista que começou o tratamento se afastou e não voltará mais,estou com o aparelho sem manutenção a meses.Estou perdida porque não sei onde procurar outro.A que fez a extração não cuida disso!MAS AGRADEÇO POIS ME CONFORTOU SABER ALGUMAS COISAS.

    OBRIGADA

  79. ola!coloquei aparelho fixo pois eu tinha 1dente encavalados, mas o meu aparelho ficou bem desalinhado gostaria de saber se isso e comum,pois eu nunca vi um aparelho torto assim.perguntei ao meu dentista o porque gue o aparelho ficou assim,ele me disse gue e normal assim mesmo,mas eu nao estou convencida disso (meus dentes nao sao tortos) obrigada.

  80. Olá, Dr. Tirei meu aparelho fixo há exatamente um ano. Na época a dentista me confeccionou um aparelho de contenção móvel que não se ajustou a minha boca. Ele não era totalmente aclopado ao palato e causava inúmeros incomodos. Procurei outro dentista e agora tenho um aparelho móvel que se ajusta corretamente. Mas ele SEMPRE tá largo e ter que ir ao dentista semprepara ajustá-lo me incomoda muito, visto que ele aperta em uma semana e na outra ele já está largo. Venho percebendo também que alguns dentes estão voltando a ser como eram antes, o que me preocupa bastante, já que usei aparelho fixo por incríveis dez anos. Será que uma contenção fixa superior seria adequada para o meu caso? Ela é recomendada? E esse afrouxamente contínuo do aparelho móvel é comum ou é só no meu caso? Obrigada, Ana.

  81. Cida,

    Muitas vezes apesar do cliente não achar que seus dentes são tortos, ao colar os brackets, mesmo um apinhamento imperceptível pode ser evidenciado. Esta seria uma das alternativas.

    A outra é que os brackets estejam mesmo mal colados.

    Mas não tenho como saber o que está acontecendo no seu caso.

  82. Doutor. bom dia adorei seu blog, parabéns!
    meu caso é o seguinte, há 2 dias coloquei o aparelho fixo de porcelana em cima, pois tenho 1 dente torto que me incomodava bastante, ela colocou os aneis presos ao um arame no ceu da boca(não sei como chama isso) e lixou todos os dentes da frente, para dar mais espaço, pq não tenho espaço, é normal esse procedimento?, não consigo comer nada que gruda lá em cima e minha lingua está toda marcada pelo formato do arame..queria saber se isso é normal tambem?ou a tendencia é melhorar, o aparelho em si não ta incomodando só esse arame que ta me ferindo e marcando minha lingua..obrigada desde já!!!

  83. Obs: ela falou q esse anel preso ao arame seria para não movimentar os molares de tras.. condiz tambem isso? desculpa é que estou com muitas duvidas. muito grata

  84. Dr. fiz uma consulta com uma ortodontista e ela me avaliou e disse que tenho que fazer cirurgia ortognatica, pois tenhu o queixo um pouco pra frente… Sei da necessidade de fazer a cirurgia. Só que vendo alguns videos de como é feito essa cirugia fiquei com um pouco de receio de fazer… Meus dentes de baixo batem um pouco pra frente com os de cima e não se encaixam como numa mordida normal… eu gostaria de saber se tenhu alguma opção de corrigir e melhorar os dentes só com o uso do aparelho jah que meus dentes da frente são muito tortos. Queria uma melhora mais na estetica dos dentes tortos… tenho alguma opção???

  85. Obrigada Doutor..virei sua fã..todo dia leio o seu blog.. esqueci de perguntar a minha dentista, essa barra transpalatina é até o final do tratamento? (o meu é de 1 ano) ou tira antes? obrigada mais vez…

  86. Samara,

    Isso só a sua ortodontista pode responder pois depende do caso.

    Fico feliz que você tenha gostado do blog e que tenha sido útil para você. Agora você pode curtir a página do ortodontista.net no Facebook, assim você passa a receber todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  87. dr. gostaria de saber .se e possivel ter metade dos dentes de leite . aos 38anos .e o que eu posso fazer se os dentistas da minha cidade .quondo eu faço tratamento eles com aquele aparelho quebram os meusdentinhos.obrigada.

  88. Dr. eu gostaria de tirar uma dúvida to usando aparelho 2 meses e os dois dentes da frente meu são bem tortos, depois de um ano eles vão fikar retinho tenho medo de usar aparelho e no final de tudo num dár em nada !
    E eu uso só em cima minha amiga usa em cima e embaixo e ela disse que se eu usar só em cima meus dentes vão fikar deformados pq o certo é usar emcima e embaixo me ajude a esclarecer isso Dr. Por favor

  89. Olá Dr. André, desculpe mais uma vez o incomodo, pois já havia enviado uma mensagem contando o meu caso e já havia respondido a mesma. Marquei uma consulta com um ortodentista para a próxima semana, mas como estou extremamente ansiosa e deprimida venho lhe fazer uma outra pergunta até que o dia da consulta não chegue.
    Falei do novo formato de rosto que ganhei depois que tirei o aparelho fixo, fiquei com um maxilar ou queixo (não sei bem dizer) com aspecto masculino de tão ” inchado” que ficou, um rosto bem diferente.

    Cada caso é um caso, é particular, mas transformando esta pergunta numa forma generalizada: mesmo que a arcada dentária de uma pessoa tenha sido alinhada e EXPANDIDA dentro dos limites normais, é possível diminuí-la ( se em caso de espaço) sem ocorrer danos na arcada?
    Desculpa a insistência, obrigada!

  90. Mayana,

    Diminuir a estrutura óssea não é possível, mas se os dentes estiverem separados podem ser inclinados para dentro reduzindo o perímetro da arcada dentária.

    Só não tenho como saber se isso seria uma solução para você.

  91. Parabéns pelo blog.
    Tenho 48 anos e tenho sentindo dores facial há 5 meses. Fiz varios exames para descobrir a causa, tomogradia do cranio e seios da face. Mas, percebi que indo ao dentista tinha uma certa fatiga ao abrir a boca. A minha dentista me orientou ir a um ortodontista, fui e ele disse da minha mordida cruzada e com a minha idade o aparelho damon seria a melhor solução, para não haver extrações pois tenho todos os dentes e cirugia. Será que tem solução mesmo? As dores pode ser resultado da mal oclusão?
    Desde já agradeço.

  92. Sara,

    Acho que você deveria procurar um especialista em DTM. Não sei se o descruzamento da mordida vai resolver estas dores.

    Esta fadiga muscular pode estar relacionada ao bruxismo e se for isso, o tratamento com placa pode ser uma solução.

    Mas eu só posso falar genericamente pois não examinei você. Por isso indico que você procure um especialista.

  93. Boa Tarde!
    Eu uso aparelho ortodôntico fixo há 6 meses, e durante esse tempo só troquei o fio 2 vezes. Vou ao dentista de 15 em 15 dias, mas ela apenas troca as borrachinhas…Diz que é preciso esperar o tempo do fio, que dura 3 meses. Isso é verdade?Tenho amigas que já usaram o aparelho e trocavam o arco a cada 15 dias ou um vez por mês.

    Obrigada!!!

  94. Bom dia Dr Andre! Gostaria de pedir uma opinião sua! Meu filho usa aparelho desde 07 anos de idade, sempre com a mesma clinica..
    Agora ele tem 16 anos, ficou sem saber o que devo fazer..
    O aparelho dele é fixo..Uma ocasião ele foi encaminhado para Fonoaudiologia fez o tratamento após o tratamento ele disse que ele estava pronto para retirada do aparelho, fazem um 1 ano e ainda não foi retirado..
    Que providencia devo proceder?
    Obrigada
    Ma Helena

  95. Dr. André, boa tarde. Coloquei aparelho fixo há cerca de quase um mês, no dia seguinte após a colocação do mesmo, ao acordar estava com uma mancha branca um tanto quanto extensa no dente da frente. Durante o dia, conforme o dente ia ficando úmido ela sumia, porém durante uns dez dias foi a msm coisa, tds os dias ao acordar lá estava a mancha. Procurei a dentista e ela disse que poderia ser fluorose mas que nada poderia ser feito. Decidi então procurar uma outra profissional e passar o meu caso, ela passou uma espécie de espátula em meu dente e um motorzinho como se o estivesse polindo e disse que provavelmente era mancha de resina, só que acho que ela arranhou um pouco o meu dente, isso é possível? É possível a resina que é usada para colar os brackets manchar os dentes? Desde já, obrigado.

  96. Isabel,

    Existe a possibilidade de você ter um defeito na calcificação deste dente que fica evidenciado pela desidratação.

    Explicando: pode ser que ao colocar o aparelho você tenha passado a dormir de boca aberta. Com isso os dentes ficam ressecados durante a noite, o que faz com que estes defeitos apareçam. Durante o dia os dentes vão sendo hidratados pela saliva e a mancha desaparece.

    Esta é uma possibilidade relacionada ao vai e vem da mancha branca.

    Quanto ap procedimento realizado para remoção, parece ter sido uma microabrasão e pode realmente deixar o dente mais áspero.

  97. Olá doutor André. Obrigado por sua resposta. Agendei uma consulta com uma dentista indicada por uma amiga, que também usou aparelho pelo período de um ano, pois pretendo continuar meu tratamento com outra pessoa. Tenho ainda algumas dúvidas, há alguma solução para esta possível falha na calcificação adequada do dente? Quanto aos pequenos “arranhados” que ficaram no meu dente, tem alguma forma de amenizá-los? Eu li sobre a microabrasão, mas acho que não foi o caso, pois a dentista apenas pegou um objeto pontudo e passou no meu dente e logo depois passou um motorzinho, mas somente na parte onde eu disse ter a mancha. Mais uma vez obrigado.

  98. Isabel,

    Eu trabalho exclusivamente como ortodontista, por isso posso estar desatualizado neste assunto, mas até onde eu sei não há como resolver manchas de descalcificação, a não ser restaurando o dente com resina.

    Mas o ideal é consultar um bom dentista clínico geral para ter respostas mais confiáveis, ok?

    O que posso recomendar é que você tenha um cuidado extra com a sua escovação já que áreas descalcificadas estão mais sujeitas a cáries.

    Você já viu o vídeo sobre escovação do aparelho?

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/video-sobre-higienizacao-do-aparelho-ortodontico/

  99. Olá dr. André, retirei o aparelho fixo que usei durante 5 anos, estou usando contenção diariamente. gostaria de saber se tenho obrigação de ir ao ortodontista todos os meses e usar a contenção o dia inteiro?

    obrigada!

  100. Boa tarde, Dr.
    Sempre tive um pequeno diastema que, por volta dos 30 anos, aumentou. Isso me levou a um ortodontista, há cerca de seis anos. Ele me disse que minha mordida era aberta, Classe II, e que eu precisaria passar por um buco, para a cirurgia ortognática. Como o orto já tinha dito, o buco também afirmou que meu perfil seria alterado e que eles não sabiam como eu ficaria, porque, olhando pra mim, não dava para imaginar que minha mordida era aberta, que meu perfil era bom. Com medo da operação e mais ainda do resultado, não fiz a cirurgia. O orto mudou-se para longe e tive que procurar outro. O novo quis extrair os dois pré-molares e colocar um aparelho extrabucal. Fiquei assustada e como os horários dele eram complicados, acabei consultando o ortodontista no qual levava minha filha. Ele também disse que a cirurgia alteraria meu perfil para pior e que nem a extração dos pré-molares recomendava, devido a minha idade e ao meu bom perfil. Continuei o tratamento com ele. Então, tenho tentado, desde outubro de 2009, tirar o aparelho fixo. Da primeira vez, um dos caninos começou a horizontalizar e espremeu o incisivo lateral, o primeiro abaixou, me deixando com presa de vampiro, e o segundo parece ter intruído na gengiva, com aparência de encavalado. Recolocamos então o aparelho fixo nos dentes da frente. O problema melhorou, mas não se resolveu, mas, mesmo assim, ele avaliou que era hora de tirar o fixo e voltar ao móvel. Estou com o móvel desde 08/11 e o problema novamente piora, pois um dos incisivos centrais está desnivelando do outro. Conversei com meu orto e disse para ele que achava que valia rever o tratamento, extraindo os pré-molares. Ele me disse que estou velha para isso, para deixar como está ou recolocar o fixo para corrigir. Não aguento mais. Estou querendo procurar um outro, para ver se ele extrai meus pré-molares e aí recoloca o fixo, mas não sei se estou certa. Meu orto diz que a extração dos pré-molares vai piorar minhas feições, como outros já me disseram, e que os dentes podem demorar para fechar, ou nunca mais fechar, por causa da idade – tenho 42 anos. Já li sobre fechamento de mordida, mudanças de perfil, menor tempo do Damon System. O que vc me aconselha?

  101. Genia,

    Não acho que extrair pré-molares será a solução para incisivos e caninos desnivelados, isso normalmente é resolvido com reposicionamento de brackets ou dobras de compensação.

    Mas não tenho como saber se há indicação de extrações para corrigir a mordida aberta sem uma avaliação clínica.

    Também não diria que trocar de aparelho, para um damon, por exemplo, será a solução. Quem resolve o problema é o ortodontista, o aparelho é só uma ferramenta.

  102. Boa tarde Dr.coloquei aparelho tem uns 4 meses,porém notei algo estranho meu dentista me pediu apenas uma radiografia é possível q com apenas isso ele consiga saber como minha mordida esta?meus dentes não são muito tortos apenas um dente da frente q começou a subir no outro mas bem pouco,uns 5 anos atras extrair o meu segundo molar gostaria de saber q com o uso do aparelho posso puxar o terceiro molar pro lugar do segundo pois a vaga do segundo já ta bem fechada,porem o meu dentista não colocou o anel ate hoje e meu aparelho só vai ate o primeiro molar.

  103. Boa noite ,
    Já é a terceira vez que coloco aparelho. Meu dente de frente sempre volta um pouco , e agora mesmo com o aparelho o dentista não esta conseguindo alinhar os dentes. esta falando que é anatomia do dente, e que terei que resolver com resina. Vc acha que isso pode acontecer? não tem como consertar com aparelho?
    coloquei novamente o aparelho basicamente por isso… e ele me garantiu que conseguiria.

  104. Doutor estou usando aparelho a quase três meses, meus dentes superiores são bem pra frente, então ainda na parte superior estão faltando dois dentes após esses dentes tem o último, e a dentista me informou que para completar o aparelho da parte superior tenho que colocar um implante de parafuso, então gostária de saber se é normal esse procedimento, uma vez que acredito eu ela podia usar o último dente para puxar.

  105. Claudia,

    Não tenho como opinar sem ter avaliado o caso, mas o uso de mini-implantes é cada vez mais comum em ortodontia e talvez a ideia seja fazer distalização na arcada superior usando o implante como ancoragem.

  106. Boa noite, Dr. Andre, tenho 32 anos e estou usando aparelho a 6 meses e meus dentes da arcada inferior ja estao alinhados, o proximo passo é a correçao da mordida cruzada, no meu caso os dentes do fundo da arcada superior apenas lado esquerdo estão tortos, é possivel com a minha idade corrigir em qtos meses este problema? percebi que minha imunidade caiu após a colocação do aparelho, grata desde já por qualquer informação.

  107. Aline,

    É muito difícil tentar falar em tempo para descruzar a mordida sem nem mesmo ter visto o caso.

    Mordidas cruzadas podem dar muito trabalho por que a mastigação acaba trabalhando contra os nossos objetivos, então, mesmo o seu ortodontista pode ter dificuldade em definir um prazo para resolver este problema.

    Quanto à queda na imunidade, eu nunca tive este problema com os meus clientes, mas acho que vale a pena pesquisar se exste realmente alguma relação no seu caso.

  108. Bom dia, dr.,

    É a segunda vez que posto aqui e não sei o que fazer. Tenho mordida aberta Classe II e não quero fazer cirurgia. Quando procurei o orto pela primeira vez, tinha duas falhas embaixo (perda 1º molar) e um diastema central nos dentes de cima, que não parava de abrir, entortando os incisivos. Como não queria operar, o orto corrigiu o diastema e, não sei por que razão, mudou o eixo dos meus dentes inferiores, fechando um dos espaços debaixo e mantendo a possibilidade de implante em apenas um lado. Diversas situações me fizeram começar tratamento com um outro, que quis extrair pré-molares e colocar aparelho extrabucal. Não fiz nada disso e fui para um outro, que apenas resolveu manter o que primeiro fez, por causa de minha idade (42 anos). Um dos incisivos laterais entortou muito, subindo, e o canino ao lado dele desceu, depois da retirada do fixo, mesmo com o uso do móvel. Voltamos ao fixo. A situação não foi acertada, mas melhorou. Voltamos ao móvel e um dos incisivos centrais também começou a subir. O orto quer recolocar o fixo, mas, como da outra vez, só na frente, o que, para mim, já está comprovado que não resolve. Procurei outros dois profissionais, um me propôs colocar aparelho em toda a arcada superior, sem mexer embaixo, e manter a mordida aberta mesmo, com o problema do eixo. Já o outro quer extrair os dois primeiros molares superiores e tentar acertar minha boca, do jeito que é possível, sem cirurgia. Não sei o que faço porque já me falaram que minha arcada superior, do jeito que está, é grande e não comporta extrações, pois os espaços podem não fechar devido ao tamanho dela e minha idade. Bem, vc já me disse que é complicado opinar sem avaliar o caso, mas, por favor, o que parece mais sensato? Muito obrigada

  109. Genia,

    Apesar da sua dedicação em descrever seu caso, continua não sendo possível para mim dar uma opinião sobre o que você deve fazer.

    Como eu costumo dizer o mais importante é escolher o seu ortodontista.

    Siga as dicas contidas neste post:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

    Vou repetir: Comece escolhendo o seu ortodontista de confiança e depois faça o que ele indicar.

    Um caso complexo como o seu requer muita dedicação e competência do profissional.

    Além disso, se o seu caso tem indicação de cirurgia e você não quer fazer o procedimento, tem que aceitar o fato de que nunca vai ficar perfeito.

    Isso é mais um motivo para conversar muito e entender quais as limitações do tratamento proposto antes de iniciá-lo.

  110. boa noite Doutor!
    minha duvida é, sou classe 3, alguns dentistas me indicaram a cirurgia ortognática bimaxilar, e outros falaram que nao é peciso necessariamente, pois tenho bastante espaço entre os dentes. resumindo a pergunta. é possivel eu melhorar minha mordida, só com tratamento ortodontico, ou é preciso fazer a cirurgia?

    desde de já agradeço, abraços!

  111. Flavio,

    Boa noite! Não tenho como falar especificamente do seu caso sem ter feito uma avaliação clínica, mas muitos casos com indicação de cirurgia podem ser tratados apenas compensando (disfarçando) o problema.

    Principalmente aqueles em que a face da pessoa não apresenta uma grande discrepância, ficando o problema restrito aos dentes.

    Mas é importante conversar muito com o ortodontista para compreender as limitações desta alternativa menos invasiva e pesar prós e contras antes de decidir.

    Aliás, você deveria ler este artigo antes de escolher seu ortodontista:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

  112. Boa tarde Dr. André,
    Estou usando aparelho pela segunda vez, pois quando tirei o primeiro aparelho acabei não usando o aparelho móvel corretamente, o que fez com que um dos meus dentes incisivos centrais (superiores) viesse para a frente.
    Coloquei aparelho pela segunda vez para corrigir a posição deste dente que veio para a frente, porém estou a três anos com o aparelho fixo, e os meus dentes incisivos centrais ficaram inclinados para o lado esquerdo e descentralizados.
    Gostaria de saber como devo proceder, pois o meu ortodontista disse que estão alinhados corretamente, e que a posição da raiz esta perfeita, poré, da outra vez que usei aparelho meus dentes haviam ficado alinhados corretamente.
    Muito obrigada.

  113. Olá,

    Porque é que que fez tratamento de canal não pode usar aparelho fixo? Muitas pessoas já fizeram tratamentos de canal e usam aparelho.

    Obrigada

  114. Olá drº,

    Tenho mordida cruzada e meus dentes superiores batem mesmo em cima dos inferiores, ou seja, não passam ligeiramente à frente dos inferiores como deveria. Coloquei aparelho fixo e estou com uma curiosidade. Qual o 1º passo do tratamento, fazer rodar os dentes (pois meus dentes da frente os superiores não estão mesmo no centro da boca, estão ligeiramente para o lado esquerdo), ou puxar a arcada superior para a frente para que os superiores se sobreponham aos inferiores?

    Ainda não estou com o aparelho há uma semana, estou apenas há 6 dias e notei que a gengiva, ou osso, pois é muito por cima dos dentes está com uma “bolinha branca meio dura”, isso é normal?

    Obrigada

  115. ola tenho 35 anos e tenho dois dentes que terei que arrancar pois estao caindo devido a uma periodontite nao cuidada estou apavorada pois a unica solução no momento dita pelo dentista é que terei e que acrranca-los e colocar ponte movel para me adaptar a ponte fixa ate que eu possa fazer implante, gostaria de saber se esta certo o tratamento que ele me propos os dentes sao os da frete da parte de baixo e a ponte flexivel de silicone o que vc me diz

  116. Boa noite, tenho umas dúvidas. Tenho dois implantes na parte superior, já ouvi dizer que quando se tem implantes não se pode mais colocar aparelho para correção dos dentes, verdade?

    Outra coisa, meus dentes são tortos em baixo aonde não tem os implantes, tem como fazer a correção só usando aparelho em baixo?

    E por último Se não puder fazer isso tudo, como consigo alinhar meus dentes de baixo agora? Facetas são caras eu acho. Obrigado.

  117. Marcelo,

    Os implantes não podem ser movimentados , mas isso não impede totalmente o uso de aparelho ortodôntico, desde que não se conte com a movimentação dos implantes.

    Em alguns casos é possível usar aparelho apenas em uma das arcadas.

  118. Muito obrigado doutor, pois outro dentista disse que não poderia fazer isso com dentes implantados. Fiquei chateado, pois na arcada de baixo aonde tenho os dentes um pouco desalinhados não tenho implantes.

    Pois queria apenas alinhar um pouco os de baixo, sua resposta já mei deixou mais alegre. Vou tentar marcar uma consulta com o senhor. Obrigado.

  119. Boa noite Dr, eu tenho um canal no fundo dos dentes, mas com o passar dos tempos o canal quebrou,e agora para fazer um novo tratamento fica muito caro, e agora quero extraí-lo,mas para não ficar com um vazio entre os dentes, quero usar aparelho para o aproxima-los,sem modificar os demais,pois estão corretos,tem algum tipo de aparelho para o meu caso? Desde já agradeço pelo espaço de lhe fazer uma pergunta.

    Att.

    Camila

    • Camila,

      Se você vai perder o dente e a sua arcada já está alinhada corretamente o ideal é substituir este dente com um implante e não tentar fechar o espaço com aparelho ortodôntico.

      Esta opção pode acabar ficando mais cara ainda além de haver o risco de complicar o tratamento durante a movimentação.

      Fazer um implante é mais simples e rápido pois o espaço já está lá.

  120. Doutor,primeiramente parabéns por tudo.

    pergunta:ja coloquei aparelho faz 1 mês e agora colocaram uma especie de borrachinha entre 2 dentes a minha duvida é por que doi tanto até eu não poder tomar água é normal essa dor de nem tomar água? obrigada pela atenção,aguardo sua resposta ugentimente

    • Sirleide,

      Obrigado!

      Os separadores costumam provocar bastante dor mesmo, mas normalmente é mais uma sensação dolorosa e não sensibilidade ao beber água.

      O ideal é conversar com o seu dentista para saber se há alguma cárie neste dente ou sensibilidade de colo.

  121. Boa tarde, achei esse blog e adorei…gostaria de tirar uma duvida.
    Vou ter que extrair o 1º molar superior pois bati uma raiox e minha raiz esta quebrada, não sinto dor mas prefiro retirar antes que complique. O dentista me indicou protese sendo que é muito cara eu optei pelo aparelho mas ele disse que não adiantaria pois não ia alterar meus dentes. Oq é melhor, e retirarndo esse dente vai modificar o meu sorriso?
    Aguardo resposta.

  122. Boa noite, Dr… Irei colocar aparelho na proxima semana, mas tenho uma perda precoce do 1º molar. Porem meu siso nasceu perfeitamente e o 2º molar se inclinou um pouco, com isso a ordodontista disse que esse siso ira substituir esse dente perdido. Isso pode dar certo?
    Perdi esse dente a 4 anos atras.

  123. Boa Tarde Dr. Andre!
    Bom tive que colacar o aparelho só na parte de cima pois eu não tenho os dois penultimos dente da parte superior e o ultimos dentes de cada lado deitou fechando o espaço do dente.
    então o meu dentista como é de plano de saude fico com um pé atras, me falou que para abrir o espaço e endireitar o ultimo dente so com aparelho , pois eu não tenho mais osso então não daria para puxar so com implante com exerto no meu caso…
    Que ficarei 1 ano com aparelho…
    Porem meus dentes estão certinho na frente so o ultimo que esta deitado , ele falou que vai afastando com o tempo…
    o que o senhor acha ?

    Desde ja grata

  124. bom dia.
    meu nome é lucas tenho 19 anos e sugunda feira vou ter que fazer uma cirugia, e puxar o dente canino pro lugar dele, gostaria de saber se vai doer, quantos dia leva para sicatrizar e se tem alguma coisa que eu possa fazer para sara mas rapido

    • Lucas,

      Você vai estar anestesiado, então não deve doer, mas vai haver algum desconforto provavelmente.

      Os pontos são retirados com uma ou duas semanas dependendo do caso.

      E para melhorar mais rápido você deverá seguir rigorosamente as instruções do cirurgião.

      Mesmo que você sinta que está se recuperando mais rápido que o esperado, não abuse (fazendo esforço, pegando sol, etc) pois são estes os casos que costumam complicar.

    • Caroline,

      Todo aparelho fixo expande um pouco a arcada, mas é diferente da ação de um disjuntor palatino por exemplo.

      O Damon é um aparelho auto-ligado e existem outros no mercado tão eficazes quanto ele. Todos podem obter alguma expansão na arcada.

  125. Olá Dr. André, como o título do post é “Adultos vencem o medo de sorrir com aparelho ortodôntico”, vim apenas dar meu depoimento e parabenizá-lo pelo blog. Tenho 47 anos e coloquei aparelho fixo esta semana, apesar do incômodo inicial acredito que valha a pena usar aparelho para corrigir os dentes, mesmo que seja somente por estética, como é o meu caso. Nada melhor pra nossa auto-estima que um belo sorriso. Eu coloquei o metálico mesmo e ainda vou abusar das borrachinhas coloridas, por que não?! já que é pra ter algo estranho na boca, que seja divertido também.
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

  126. Olá, Dr., como vai?

    Seu blog continua ótimo.
    Volto aqui depois de algum tempo, talvez agora entendendo melhor meu problema. Bem, sou classe II, esquelética. Entre tirar e colocar o aparelho fixo já se vão 8 anos. E não sou criança, tenho 44 anos.
    Não quero de forma alguma realizar a ortognática. Para mim parecem uma tortura medieval a ortognática e o pós-operatório, sem falar da possibilidade de ficar anos sem sensibilidade, mais os pinos e placas grudados em meu rosto, mudando minha identidade. Já li muito a respeito e, apesar de ver o entusiasmo dos jovens, encantados com o novo perfil que adquirem, não me convenço. Isso porque, de fato, não sinto a classe II como um problema funcional ou estético. Afinal sempre fui assim.
    A única questão que me aborrece no momento é o fato de minha mordida ter piorado. Por problemas que me causaram dor em um dente, retornei duas vezes ao aparelho e, neste momento, estou com ele. Também com tanto tempo de aparelho e diferentes ortodontistas, minha gengiva tem muita recessão e já apresento alguma perda óssea, leve, mas é perda óssea.
    Bem, pretendo tirar o aparelho em breve e nunca mais usar, mas, com tanta insistência para que eu realize a ortognática, pergunto: o que pode me acontecer de tão terrível se não operar? Quais as consequências tão certas e ruins para minha vida? Também: Como viviam as pessoas antes da ortognática?
    Desculpe as questões, mas é que, de fato, são perguntas que me faço diariamente. Já tive para a primeira várias respostas: de dois periodontistas, ouvi: não vai acontecer nada; já de ortodontistas: vc vai ter muita perda óssea e traumas dentários que te levarão a perdes os dentes; vc terá problemas de ATM.
    Também me apresentaram, há pouco tempo, como alternativa para melhorar a mordida, tratamento ortopédico. Aparelho móvel para melhorar, não resolver, o problema da mordida. Vc acha que isso é possível ou só vale mesmo para crianças?

    Muito obrigada, mais uma vez, e um grande abraço.

    • Olá Genia,

      Acho a sua pergunta muito pertinente.

      Não acredito que algum profissional vá lhe dar uma garantia por escrito de que a cirurgia ortognática vai eliminar qualquer risco de você sofrer algum sintoma de DTM no futuro.

      NO máximo uma redução nas chances de ter DTM. Mas redução de quanto? É possível assegurar alguma coisa afinal? Então, acho que se você se sente bem, não deve se submeter à cirurgia sem um objetivo muito claro e que seja tangível.

      Quanto a usar ortopedia funcional em adultos, eu discordo. No máximo pode-se alterar a posição da mandíbula trazendo-a mais à frente, mas isso volta ao normal quando cessar o uso do aparelho.

      Tudo de bom para você!

  127. Olá, tirei o aparelho ortodontico a pouco tempo, quando o dentista foi retirar aquela resina q cola as peças do aparelho, ele usou muito e um determinado dente e me parece q desgatou um pouco o dente, agora sinto choques no local, o que devo fazer? Tem solução?

    • Tiago,

      Se o desgaste foi exagerado, pode mesmo haver sensibilidade, Você vai precisar procurar um dentista clínico para buscar uma solução. Talvez seja possível cobrir com resina restauradora ou porcelana fazendo uma faceta.

  128. Dr. situação complexa. FAlando com amigos fisioterapeutas fui informado que a origem das tensões com pinçamento na cervical e trapézio que irradia para os dentes são furtos do DESNIVELAMENTO da PONTE FIXA que possuo. Fiz ressonância da Cervical e de ATM que nada indicou quanto a possível hérnia de disco, porém é insuportável os estalar dos dentes quando movimentamos a cabeça, é como se estivesse esticando alguma musculatura. Dentistas me orientaram a extrair os sisos, fazer canais, etc.
    Veja no que o sr pode me ajudar. Agradeço antecipadamente.

    Maurilio Soares

    • Maurilio,

      Não tenho como dar uma opinião sem avaliar o paciente.

      Mas acho precipitado colocar o problema na conta da prótese sem uma avaliação cuidadosa.

      Os seus sintomas podem ser de origem multifatorial e acredito que o ideal seja consultar um dentista especializado em DTM.

      Lei o post sobre bruxismo aqui no blog.

  129. Olá Dr. Andre,

    Adorei este espaço, agradeço-lhe pelas informações!São sempre tão úteis!
    Gostaria de saber se existe diferença entre o sitema Damon e o autoligado nacional.Os valores claro são bem diferentes, porém o resultado pode ser o mesmo?
    A mordida cruzada Classe III apresenta alguma melhora com este tratamento na fase adulta?
    Obrigada e um abraço

    • Soraya,

      Nós podemos trabalhar com materiais de qualidades diferentes em qualquer ramo.

      Na ortodontia não é diferente. Um aparelho que custa o triplo provavelmente tem qualidades que o outro mais barato não tem.

      Mas isso não quer dizer necessariamente que um tratamento feito com o Damon ou qualquer outro sistema importado sempre ficará melhor que outro feito com brackets nacionais mais baratos.

      A capacidade técnica do ortodontista tem um peso muito maior no resultado final.

      Por isso eu sempre insisto: Escolha primeiro o seu ortodontista (recomendo as 10 dicas aqui do Blog) e depois deixe que ele oriente você na escolha do aparelho.

      No seu caso então, acho que a escolha do ortodontista é ainda mais importante. Seu caso pode ser de indicação cirúrgica e nenhum aparelho vai mudar isso.

      Mas um tratamento compensatório bem planejado pode trazer bons resultados.

  130. Eu uso o aparelho damon, meus dentes não tem grandes dificuldades, mais na parte inferior, gostaria de saber se é possivel tira-lo antes de 1 ano?

  131. Dr. André

    Antes de mais parabéns por esse espaço e obrigada pelas informações que nunca são de mais.
    Estou no processo para colocar aparelho, já fiz o RX, os moldes e já coloquei os separadores, com os quais tenho k ficar por 15 dias.
    Entretanto a minha dentista disse que durante esse período ela vai estar estudando o meu caso, para colocar o aparelho. Gostaria de perguntar para o Dr. na realidade que significa “estudar o caso”?

    Obrigada

    • Obrigado Vânia!

      O estudo do caso consiste em fazer medidas nos modelos, avaliar os valores do traçado cefalometrico e analisar as fotografias afim de definir exatamente qual é o problema e qual a melhor forma de resolvê-lo.

      A partir daí é possível decidir qua é o tipo de aparelho mais indicado, os eventuais acessórios necessários e o prazo para conclusão do tratamento.

      Só acho muito tempo de separador. Eu diria que entre dois e sete dias é o suficiente.

  132. Olá DR,
    Já usei aparelho fixo para acertar os dentes superiores, pois eles eram protusos. Na verdade qdo coloquei a dentista nao usou o fixo em todos os dentes, ou seja, n`fez o q chamam de ancora.
    Hoje, ainda insatisfeita estive em outros profissionais p avaliaçao.
    Qdo as opinioes foram divergentes: colocacao de aparelho funcional bionator e outro c aparelho movel p/ expansao de arcadas superior e inferior.
    Realmente n`sei qual conduta devo seguir.
    Grata

  133. Olá Dr. Tenho 28 anos coloquei aparelho a pouco tempo, meu dentista colocou junto com aparelho uma barra palatina como ancora, e falou que eu teria que usar até o final do tratamento! Gostaria de saber se é realmente necessário o uso até o final, pois não consigo engolir os alimentos minha língua está toda cortada e também sinto muita dificuldade para falar, o problema é que dependo da fala pois sou professora!

  134. Pingback: Aparelho Lingual - a melhor opção de tratamento ortodôntico invisível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*