Aparelho estético amarelado

Aparelho estético amarelado tem solução?

Aparelho estético cerâmico

Aparelho estético cerâmico


Apesar de apresentarem boa estabilidade de cor, os brackets cerâmicos (de porcelana) podem sofrer pigmentação ao longo do tratamento. Isso ocorre devido ao consumo de alimentos escuros como café, vinho tinto, açaí, etc.

Essa pigmentação pode deixar o aparelho estético amarelado ou escurecido depois algum tempo de tratamento.

O problema é que quando se escolhe esse tipo de aparelho, o objetivo é ter uma qualidade estética ao longo de todo o período de tratamento. Logo, a pigmentação dos brackets compromete essa finalidade.

A questão que se levanta é: Há alguma forma de melhorar a aparência de um aparelho estético amarelado?

Como clarear brackets cerâmicos amarelados?

Recentemente, a revista da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO) publicou um estudo sobre a ação dos enxaguantes bucais clareadores sobre brackets cerâmicos pigmentados. O resultado é animador para pacientes e ortodontistas.

Aqui está o link para a matéria: http://www.ortociencia.com.br/Artigo/Index/32299

Apesar de ser uma notícia promissora, devemos ter cautela para não criar expectativas exageradas nos usuários de aparelhos de porcelana.

O estudo foi realizado “in-vitro”, ou seja, os brackets foram analisados em laboratório e não no meio bucal.

Esses brackets foram expostos a soluções corantes por 14 dias. Essas soluções reproduzem os alimentos escuros que provocam o manchamento da cerâmica.

Depois de manchados, os brackets foram imersos em soluções para bochechos clareadoras diversas vezes, de forma controlada.

A análise dos resultados foi baseada em comparação de fotografias digitais feitas antes e depois da imersão dos brackets nas soluções clareadoras.

Os resultados foram positivos para a redução da pigmentação. Os melhores resultados foram observados principalmente nos brackets com maior grau de escurecimento.

Foram testadas diversas marcas de soluções para bochechos clareadores. E também foram usados brackets cerâmicos de diferentes marcas comerciais.

Não houve diferença significativa nem entre as marcas dos brackets, nem entre as marcas dos enxaguantes bucais testados.

Vale a pena usar enxaguantes clareadores?

Como estamos falando de produtos aprovados pelos órgãos competentes para uso oral, podemos dizer que vale a pena fazer a experiência.

Para quem estiver observando seu aparelho estético amarelado, pode ser interessante fazer um teste com um desses produtos.

Por enquanto não há uma definição de quanto tempo de uso desses enxaguantes seria necessário para remover a pigmentação do aparelho estético amarelado.

Obviamente, o resultado vai depender de fatores como o grau de escurecimento do aparelho, a frequência de consumo de alimentos escuros, os hábitos de higienização do paciente, entre outros.

Mas é ótimo saber que há uma alternativa testada para reduzir o escurecimento dos brackets de porcelana. Uma vez que este aparelho pode ficar bastante amarelado em tratamentos ortodônticos mais longos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*