Aparelho Lingual – técnica de colagem indireta

O tratamento ortodôntico com aparelho lingual oferece a vantagem indiscutível da estética de um aparelho invisível, mas por outro lado, exige do ortodontista um cuidado especial com a técnica de colagem dos brackets.

Como a visualização e o acesso à face lingual dos dentes é muito difícil, o ideal é que se use uma técnica de colagem indireta para instalar o aparelho lingual. Diferente dos aparelhos convencionais que normalmente são colados de forma direta, ou seja, o ortodontista retira o bracket da caixa e cola diretamente no dente.

Na colagem indireta os brackets são posicionados inicialmente no modelo de gesso da arcada dentária para depois serem transferidos para os dentes do paciente.

Isso permite que se faça a colagem do aparelho lingual com muita precisão  o que é o primeiro passo para um tratamento bem sucedido.

Neste post vamos mostrar todos os passos para a colagem indireta de um aparelho lingual. As imagens mostram um jogo de brackets linguais auto-ligados In-Ovation L da marca GAC.

Montagem do aparelho lingual no modelo

Primeiramente é necessário ter uma moldagem de boa qualidade das arcadas do paciente. Particularmente prefiro trabalhar com moldagens em silicona de condensação (mais qualidade) e produzir modelos em gesso pedra tipo 4 (mais resistência).

Com os modelos em mãos fazemos o traçado das linhas-guia para o posicionamento dos brackets. Com uma lapiseira fina marca-se o eixo do dente e a linha que define a altura de cada peça como pode ser visto na imagem abaixo:

Aparelho Lingual - Colagem indireta 1

Aparelho Lingual – marcação das linhas-guia

As linhas vão orientar a inclinação, altura e deslocamento lateral de cada bracket no modelo de gesso.

Cada peça é cuidadosamente colada no dente correspondente com a mesma resina que depois será usada na boca para a colagem definitiva.

Como o ortodontista trabalha sobre um modelo de gesso e não na boca do paciente, pode posicionar tranquilamente cada bracket sem se preocupar, com lábios, língua ou saliva.

Por isso considero a colagem indireta um passo essencial na montagem do aparelho lingual. Na imagem abaixo podemos observar alguns brackets já em posição enquanto outro é acrescentado:

Aparelho Lingual - Colagem indireta 2

Aparelho Lingual – posicionamento dos brackets

Aproveito para mostrar uma imagem em close do bracket lingual In- Ovation L. É sempre bom lembrar que não tenho nenhuma relação com fabricantes de material ortodôntico. Mostro aqui simplesmente os materiais que uso no meu dia-a-dia, e este é um bracket que realmente me agrada muito.

É possível observar a tampa que prende o arco ortodôntico que agora é dourada. O bracket possui uma tampa por que é auto-ligado, ou seja, não precisa de ligaduras elásticas para prender o arco:

Aparelho Lingual - Colagem indireta 3

Aparelho Lingual -bracket In-Ovation L em detalhe

Depois de aproximadamente uma hora de trabalho minucioso, finalmente o último bracket é colocado. Na verdade o que vemos nesta imagem é o tubo do molar que neste aparelho lingual auto-ligado funciona da mesma forma que os brackets, ou seja, é aberto e tem uma tampa.

Aparelho Lingual - Colagem indireta 4

Aparelho Lingual – montagem em modelo

Confecção das moldeiras individualizadas

Terminada a montagem do aparelho lingual no modelo, seguimos para a confecção das moldeiras de transferência que vão permitir a reprodução exata da posição dos brackets do modelo para a boca.

O interessante é que estas moldeiras são feitas de um material muito simples, mas que funciona perfeitamente bem para este propósito: cola quente. É isso mesmo, aquela cola quente de pistola que todo mundo já usou uma vez na vida.

O material é aplicado com a pistola em torno dos dentes e do aparelho lingual até envolver todo o conjunto.

Aparelho Lingual -Colagem indireta 5

Aparelho Lingual – confecção das moldeiras

Esta técnica de colagem indireta com o uso de moldeiras de cola quente foi desenvolvida pelo Dr. Henrique Bacci, um ortodontista brasileiro de destaque no cenário da especialidade.

Quando as moldeiras esfriam e endurecem ficam com o aspecto da imagem abaixo. Normalmente fazemos três segmentos separados para facilitar a remoção das moldeiras após a colagem.

Aparelho Lingual - Colagem indireta 6

Aparelho Lingual – moldeiras de transferência

Após remover excessos de material as moldeiras estão prontas e os brackets ficaram presos no interior da cola quente endurecida que agora tem a consistência de uma borracha dura.

A base dos brackets que ficará em contato com os dentes é submetida a um jato de areia para aumentar a resistência da colagem. Esta é a última etapa da fase de laboratório antes de colocar o paciente na cadeira para colar o aparelho lingual.

Podemos ver na imagem as moldeiras prontas para a etapa clínica:

Aparelho Lingual - Colagem indireta 7

Aparelho Lingual – moldeiras prontas

 

Colagem do aparelho lingual

Com o paciente na cadeira, se inicia a preparação dos dentes com o condicionamento do esmalte e aplicação do adesivo.

Uma porção de resina é aplicada nos brackets e a moldeira é inserida fazendo com que o aparelho se acomode na face lingual de cada dente, reproduzindo a posição previamente definida no modelo.

Aparelho Lingual - Colagem indireta 8

Aparelho Lingual – Colagem indireta

A resina é polimerizada (endurecida) e o paciente é instruído a bochechar com água quente por alguns minutos afim de amolecer a moldeira e facilitar a remoção.

Pode-se fazer a colagem dos três segmentos e depois remover todas as moldeiras ou colar e remover cada etapa separadamente, que foi a nossa opção neste caso.

Peço desculpas por me estender em tantos detalhes, mas acho que é importante que as pessoas interessadas em fazer seus tratamentos com aparelho lingual entendam como todas estas etapas são essenciais para que se alcance bons resultados estéticos e funcionais.

Nesta imagem podemos observar a precisão no posicionamento do aparelho lingual e a ausência de excessos de material de colagem em torno dos brackets :

Aparelho Lingual - Colagem indireta 9

Aparelho Lingual – colagem

O processo se repete nos segmentos posteriores da arcada (neste caso, a inferior) e o aparelho lingual está pronto para receber o arco ortodôntico e iniciar a movimentação ortodôntica.

Aparelho Lingual - Colagem indireta 10

Aparelho Lingual inferior completo

A ortodontia lingual é uma técnica consolidada com diversos trabalhos científicos e livros publicados. O aparelho lingual funciona tão bem quanto qualquer outro, mas, como foi dito no início, requer dedicação, treinamento e tempo para se alcançar bons resultados.

A técnica apurada de colagem indireta é um ótimo começo para um tratamento que se propõe a oferecer resultados tão bons quanto os obtidos com aparelhos convencionais.

Espero que vocês tenham gostado deste post.

Abraços,

Dr. Andre Moreira

40 Comentários para: “Aparelho Lingual – técnica de colagem indireta

  1. Adorei o blog, parabéns!

    Uso o lingual há dois anos, já estou finalizando meu tratamento, e na época que coloquei o aparelho ouvi muitas críticas! Inclusive de alguns ortodontista que diziam que ele não “funcionava” como o convencional.
    Outra coisa que gerava desconfiança por parte de outros profissionais foi o fato de que após a extração dos pré molares superiores meu dentista colou um provisório, ele era só uma casquinha, pra fingir que tinha dente, e foi cortando à medida que os dentes iam para o lugar. Me disseram que é errado, que atrapalha o tratamento, mas não vi nenhum problema…agora nem tenho mais, pois a falha já fechou.

    Hoje, não dúvidas, se tivesse que fazer outro tratamento escolheria o lingual novamente!

    • Ly,

      Obrigado pelo seu depoimento!

      Certamente você escolheu bem o seu ortodontista que teve ainda o cuidado de preservar a sua estética disfarçando os espaços das extrações com facetas.

      É exatamente assim que se faz e realmente não interfere em nada na movimentação.

      Fico feliz em saber que você teve um ótimo resultado com a ortodontia lingual.

      Tudo de bom para você!

  2. Dr. tenho uma falha nos dentes superiores incisivos centrais(espaço de um dente).
    Este aparelho pode corrigir essa falha, ou tenho de recorrer a outro tipo de aparelho.
    Quanto tempo pode levar a correção?
    Obg.

  3. Olá Doutor, tudo bom?

    Minha pergunta não tem nada a ver com o post… É o seguinte: moro em Brasília, mas, no máximo, até metade de outubro, estarei de mudança para o Rio. Eu uso aparelho fixo há 3 meses. Então… gostaria de saber se o senhor continua tratamento iniciado por outro orto.

    Muito obrigada!

    • Olá Letícia,

      Antes de tudo é necessário avaliar o caso. Seria interessante o seu ortodontista anexar à sua documentação todo o planejamento que foi feito para o seu tratamento, previsão de prazo, necessidade de procedimentos adicionais como desgastes, extrações, etc.

      Também seria ótimo que os dois ortodontistas pudessem conversar sobre o caso antes de você vir para o Rio. Eu terei o maior prazer em trocar impressões sobre o seu tratamento como o seu ortodontista.

      Desta forma é possível saber se os dois ortodontistas concordam com os objetivos e a abordagem adotada. Isso facilita muito a transição e garante a manutenção da qualidade para você.

      Se você quiser falar diretamente comigo para passar mais detalhes sobre o seu caso, basta ligar para o 21-3325-7681, ok?

  4. Tenho 10 anos tenho meus dentes (estramelados) um encima um do outro os de baixo.Os de cima um espaço só que ainda não terminei de arrancar meus dentes! vc acha melhor o fixo ,…,…. ou …..
    qual? obrigadoo!

  5. Estou fazendo um tratamento ortodôntico já a algum tempo e antes de começar a fazer o tratamento já não tinha o primeiro molar esquerdo e direto da parte INFERIOR. Com o tempo o primeiro molar esquerdo e direito SUPERIOR começaram a “descer”, nesse ano o dentista com quem faço o tratamento começou a fazer a intrusão do dente, mas SOMENTE DO LADO DIREITO, oq me surpreendeu, pois eu achei q ele faria dos dois lados, e agora eu sinto muita pressão e sensação de mandíbula cansada do lado q não foi feita a intrusão. Ele só diz q “é normal, é assim mesmo”, oq eu não concordo.
    Por conta disso estou querendo trocar de dentista pra q o novo faça a intrusão do lado q ainda não foi feito, pois tenho certeza q assim a sensação de pressão q sinto desse lado vai melhorar.
    Gostaria de saber sua opinião a respeito.
    Desde já agradeço.

    • Daniel,

      Se você não consegue que o seu ortodontista explique o que está fazendo no seu tratamento, acho que pode ser melhor procurar outro profissional sim. Até por que você não está concordando com o que está sendo feito e ele continua ignorando suas perguntas.

      Não tenho como saber ao certo se a pressão está diretamente relacionada à movimentação assimétrica sem ver o caso, mas você pode estar certo.

  6. Olá eu já fui ao dentista e ele me recomendou uma Disjunção palatina por eu ter 27 anos e tals, mas vem as dúvidas eu vi alguns resultados na net sobre o resultado do hirax e os dentes frontais ficam muitos separados isso demora em média quantos meses para normalizar obrigado pela atenção

  7. Eu gostaria de saber se em Lagoa Santa-MG tem algum centro para ortodontia lingual, ou até mesmo em BH, Vespasiano ou Confins!?obrigada pelo post

  8. Olá, gostaria de saber se é possível usar o aparelho lingual somente nos 4 dentes da frente, junto com o aparelho Hyrax, eu tenho 13 anos e tenho problemas respiratórios, o que deixou a minha arcada muito fina, tenho os 4 dentes superiores tortos, e minha auto-estima é muito baixa por causa disso, e sei que só vai piorar quando eu colocar o Hyrax e ver eles completamente separados, eu não queria usar o aparelho convencional, e queria saber se é possível usar com o lingual? Se não for, é possível usar o aparelho comum? Me ajude por favor

  9. Olá, tenho mordida cruzada, o dentista que fiz a avaliação disse que o meu caso não é dos mais simples. Estou pesquisando os aparelhos que poderia usar para corrigir este problema, me interessei pelo aparelho lingual. Gostaria de saber se no meu caso eu posso usar esse aparelho. A algum tempo atrás usei o aparelho no céu da boca e o fixo.

  10. Bom dia colega! Poderia por gentileza passar por email o contato do representante da GAC que você faz a compra dos braquetes e dos arcos para ortodontia lingual? Ou outro representante se forem diferentes. Obrigado!

  11. olá, gostaria de saber se esse aparelho lingual pode ser usado nos casos em quem os dentes de cima não encaixam com os de baixo( principalmente os dois dentes da frente )?
    obg.

    • Any,

      O aparelho lingual pode ser usado com sucesso na maioria dos casos. Como não pude examinar voc~e, não tenho como afirmar com certeza que o seu caso pode ser tratado com este aparelho, mas normalmente dá sim.

  12. Doutor André , meu nome é Wagner moro em Apucarana , tenho interesse no tratamento lingual , gostaria de mais informações e principalmente o endereço do consultório.
    fico aguardando obrigado

  13. Oi minha filha tem cinco anos e todas as noites em quanto ela dorme percebi que ela range muito os dentes .ela tem os dentes muito frágil será que é por causa disso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*