Aparelho ortodôntico invisível

Aparelho ortodôntico invisível (aparelho lingual) é aquele aparelho fixo que é colado pela face interna dos dentes, a face lingual. Por isso o nome aparelho lingual.

A ortodontia lingual vem se consolidando como uma alternativa eficaz para a correção dentária de pessoas preocupadas com a estética durante o tratamento.

Um aparelho ortodôntico invisível é uma das melhores soluções para quem precisa corrigir os dentes mas não quer que o aparelho fique aparecendo na frente do sorriso, sendo indicado para adultos e jovens que fazem questão deste detalhe estético.

aparelho ortodôntico invisível

aparelho ortodôntico invisível

Vantagens do tratamento com um aparelho ortodôntico invisível

O tratamento com aparelho lingual apresenta diversas vantagens. Vamos falar sobre cada uma delas abaixo:

  • É um aparelho realmente invisível. Permitindo que o cliente continue com suas atividades sociais e profissionais sem o comprometimento estético de um aparelho aparente.
  • O aparelho não faz volume sob os lábios e não interfere no vedamento labial natural. Não há necessidade de contração excessiva dos lábios para conseguir fechar a boca.
  • Por ser colado por trás, o aparelho lingual facilita muito que o cliente acompanhe a evolução do seu tratamento ortodôntico. Não há nada na frente dos dentes atrapalhando a observação.
  • O ortodontista pode se concentrar nos mínimos detalhes na busca de um sorriso perfeito. Pois os dentes ficam completamente visíveis.
  • É ideal para quem pratica esportes de contato e pode ter lesões nos lábios provocadas pelo aparelho ortodôntico convencional.
  • As faces vestibulares (da frente) dos dentes ficam livres. É possível fazer clareamento dental e alguns outros procedimentos estéticos restauradores, mesmo durante o tratamento ortodôntico.
  •  

    aparelho ortodôntico invisível vista oclusal

    aparelho ortodôntico invisível vista oclusal

    Aparelho ortodôntico invisível (lingual) Vs Aparelho ortodôntico convencional

    Podemos identificar alguns padrões que se repetem bastante na experiência dos pacientes que fazem o tratamento com um aparelho ortodôntico invisível e com aparelho convencional.

    Não podemos afirmar que é uma regra, mas observamos regularmente essas diferenças:

    O paciente que usa um aparelho ortodôntico convencional mantém o foco no próprio aparelho. Por isso, a prioridade é sempre removê-lo o mais breve possível.

    O paciente que usa um aparelho ortodôntico invisível mantém o foco no seu sorriso, priorizando o melhor resultado possível.

    aparelho ortodôntico invisível visto pelo espelho

    aparelho ortodôntico invisível visto pelo espelho

    O paciente que usa aparelho ortodôntico convencional não sabe exatamente como ficou o seu sorriso até remover o aparelho.

    O paciente que usa aparelho ortodôntico invisível sabe exatamente como ficou o seu sorriso, antes de remover o aparelho.

    Todo ortodontista trabalha com Ortodontia Lingual?

    A técnica lingual é muito trabalhosa e requer um treinamento bem específico por parte do profissional.

    Nem todo ortodontista realiza tratamentos com ortodontia lingual.

    Além de ser difícil visualizar as faces linguais dos dentes, o espaço para se trabalhar é também muito apertado exigindo do ortodontista muita dedicação.

    A própria colagem do aparelho ortodôntico invisível (lingual) já é diferente. É preciso colar o aparelho pela técnica de colagem indireta.

    O profissional precisa trabalhar muito mais a cada consulta para poder entregar resultados no mesmo prazo que faria com aparelhos convencionais.

    A experiência do ortodontista é outro fator importante para levar o tratamento até o final com resultados que satisfaçam os clientes mais exigentes.

    Aliás, essa é outra característica da ortodontia lingual: A finalização dos casos é mais complexa.

    Quem pode fazer tratamento com aparelho ortodôntico invisível?

    A grande maioria dos casos pode ser tratado com um aparelho ortodôntico invisível. A técnica lingual pode ser usada em qualquer pessoa que já tenha a dentição permanente.

    Ou seja, é indicado para jovens e adultos que fazem questão desse fator estético.

    O perfil dos usuários de um aparelho ortodôntico invisível (lingual) é de pessoas detalhistas, que buscam o melhor resultado possível.

    E mesmo aquelas pessoas que não são tão focadas nos detalhes, acabam se tornando mais exigentes na medida em que o tratamento avança.

    Esse é um efeito que venho observando ao longo de 14 anos trabalhando com a técnica lingual.

    O fato do paciente não perder seus dentes de vista, faz com que ele mantenha a atenção no sorriso e não no aparelho, como já foi dito antes.

    Mas no final, todo o trabalho é recompensado pela satisfação de ver o cliente sorrindo.

    Quer tirar mais dúvidas sobre o aparelho ortodôntico lingual? Entre em contato pelo Facebook, Whatsapp ou pelo Blog.

     

     

     

    Abraços!

    Dr. Andre Moreira

70 Comentários para: “Aparelho ortodôntico invisível

  1. Muito bom o blog!!
    Tenho um problema que me incomoda muito: os quatro dentes da frente, tanto da arcada superior quanto da inferior são “deslocados” (>) para frente, eles não são “encavalados”, só são para frente . Gostaria de saber qual aparelho me seria mais indicado. Tenho 18 anos.
    Obrigada.

  2. Olá André. Adorei seu blog. Sou colega de profissão e de especialidade.
    Vc usa quais brackettes linguais? Esses dias assisti uma aula sobre uma técnica lingual, mas não gostei.

  3. Mateus,

    Aqui no blog eu não falo sobre valores pois cada profissional tem preços e formas de pagamento diferentes.

    Então eu acabaria criando mais confusão do que ajudando.

    Para saber os valores você deve consultar um ortodontista na sua cidade.

  4. Olá Doutor, tenho interesse em utilizar o aparelho ortodontico lingual porém moro no interior do Espírito Santo e estou tendo dificuldades para encontrar um profissional que utilize essa técnica. Você conhece algum que atenda em Governador Valadares/MG, São Mateus/ES, Colatianna/ES ou até mesmo em Vitória que possa me indicar?

  5. Boa tarde Dr.
    Estou usando o convencional fixo, e tenho algumas duvidas.
    Percebi que o senhor não cita valores. Mas poderia nos dar uma ideia de quantos % mais caro em média seria o lingual comparado ao convencional fixo?
    Pois pratico artes marciais, e esta me prejudicando muito.
    Os outros aparelhos esteticos como de ceramica, o tratamento dura um pouco mais que o do convencional (segundo o que meu odontologista me explicou), como o lingual é de aço, o prazo seria o mesmo?

    Obrigado, e parabens pelo blog.. um dos poucos que esclareceu minhas dúvidas.

  6. Bruno,

    Eu não comento valores aqui no blog pois a variação é muito grande dependendo da região e do profissional.

    Eu poderia dizer que o tratamento com lingual pode custar o triplo do valor do convencional, mas isso seria puro chute por que cada ortodontista tem sua estratégia de preços.

    Por exemplo, um profissional pode cobrar apenas a diferença entre o valor dos brackets e outro pode cobrar muito mais caro devido à dificuldade de trabalhar com o lingual.

    Por isso acho que não acrescento nada ao entrar em detalhes sobre valores. Provavelmente só vou criar confusão.

    Se o seu ortodontista trabalha com a técnica, basta perguntar a ele. Se não, você precisará encontrar um novo ortodontista e começar tudo de novo.

  7. Bom eu uso aparelho fixo comum há quase 1 ano, bom notei a diferença nos meus dentes pra melhor, conversei com a minha dentista e ela me falou q o meu caso só uso aparelho para arrumar a minha mordida era cruzada , no meu caso eu posso usar o aparelho lingual?

    • Gabriela,

      Seria necessário avaliar você clinicamente para dizer se o seu caso pode ser tratado com ortodontia lingual.

      Mas se você já está em tratamento tem que pensar bem se vale a pena interromper tudo para reiniciar com aparelho lingual. Converse com a sua ortodontista.

  8. Boa tarde, tenho uma questão:

    Eu tenho apenas dois dentes ligeiramente tortos, o incisivo central direito e o incisivo lateral também direito, sendo este o meu caso este método seria eficaz para mim?

  9. Dr. eu uso aparelho fixo a um ano , mas desde que mudei de cidade não fiz mais a manutenção ja tem 8 meses isso pode causar algum problema?

  10. Olá! Gostaria de saber se em caso se biprotusão ( maxila superior avançada ), com extração de 2 molares em cima e 2 em baixo, o aparelho lingual é indicado e se demora mais tempo do que o metálico. É verdade que o de porcelana demora mais tempo? Obg.

    • George,

      Tratamentos de biprotrusão com extração de 4 pré-molares costumam ser difíceis e o aparelho lingual aumenta um pouco mais a dificuldade, mas, ao menos teoricamente, é possível fazer sim. Eu já fiz um caso assim com lingual e ficou um ótimo resultado (mas não foi mole…).

      Quanto ao prazo, acho que o ideal é se informar com o seu ortodontista que conhece todos os detalhes do tratamento.

      Os brackets de porcelana têm maior atrito com o arco e pode haver influência no prazo do tratamento, principalmente em um caso com extrações.

  11. Dr. Andre, neste caso tanto o aparelho de porcelana quanto o de sáfira terão maior atrito, aumentando o tempo de tratamento? Estou querendo fazer o tratamento lingual, mas o meu orotodontista me sugeriu o metálico, pois o lingual sairia por 4.000 reais mais 1 salário mínimo mensal de manutenção. O senhor acha que compensa o custo-benefício? Obrigado.

    • George,

      O aparelho de safira tem menos atrito que o de porcelana, na verdade, similar ao aparelho metálico. Quanto ao aumento no tempo de tratamento, vai depender da opinião do seu ortodontista. Teoricamente o atrito aumenta o tempo de tratamento, mas na prática, nem todos os casos vão sofrer esta influência, ou então ela será muito pequena.

      Outros fatores como erros de planejamento e falta de colaboração podem impactar muito mais no prazo do tratamento.

      Quanto ao tratamento com lingual, eu acho que só você pode dizer se compensa fazer o investimento para ter um aparelho invisível, mas se o seu ortodontista sugeriu o metálico é por que avaliou que o caso é complexo para ser tratado com lingual.

  12. oi..amei o site!!!muito bom mesmo!!
    mas tenho uma duvida:
    gostaria muito de saber se esse aparelho lingual,que eh bem discreto,jah chegou em alguma localidade de Porto Alegre??Sabe me enformar??(gotei muito mesmo deste tipo de aparelho)!!!!!!!!

  13. Dr. André,
    Gostaria de saber algum comentário sobre meu caso.
    Sou biprotusa e estou fazendo um tratamento há um ano e 3 meses. Pretendia usar o aparelho lingual desde o inicio do tratamento. Inicialmente eu tinha mordida cruzada, pois como não tenho o dente 36, o 37 era “virado pra lingua”. Usei o arco lingual para tal correção. E o resultado foi bem legal. Estou com braquetes autoligados na arcada inferior, o que resolveu um leve apinhamento dos incisivos. Na arcada superior tenho apenas uma barra palatina, com o objetivo de “girar p/ dentro” (o dente 16). Mas a protusão ainda não foi tratada. Meu dentista disse que eu teria que extrair os pre-molares.
    Daí surge o problema, apenas agora ele me disse que seria quase inviável usar o lingual, e me sugeriu o aparelho de ceramica.
    Qual seu comentario sobre meu caso?
    Dede já, agradeço.

    • Fernanda,

      Parece que houve um problema de comunicação entre vocês.
      Tudo deveria estar claro desde o inicio do tratamento. Se você deixou claro que fazia questão do aparelho Lingual, ele deveria ter avisado da dificuldade antes de começar a trabalhar. Agora você vai precisar decidir se aceita o outro aparelho.

      Por isso a primeira consulta é tão importante, pois é neste momento que tudo deve ser combinado com bastante calma.

      Quanto à correção da biprotrusão, algumas vezes é possível reduzí-la com desgastes interproximais evitando as extrações. Mas isso depende muito do caso e não tenho como falar especificamente do seu sem ter avaliado.

      Você encontra um artigo bem completo sobre o assunto aqui no blog sobre Desgastes interproximais.

    • Claudia,

      Sim, o tratamento com ortodontia Lingual costuma ser bem mais trabalhoso para o profissional, por isso é normal que seja cobrado um valor mais alto.

      Como preços variam muito entre ortodontistas, eu não comento valores aqui no blog. Você pode encontrar um tratamento Lingual em um ortodontista que fique mais barato que um tratamento convencional com outro profissional.

      Isso acontece exatamente pelo fato de que cada um pode definir seus preços.

  14. Dr. André,
    A parte Superior dos meus dentes são para frente, e a parte inferior é bem para trás quando eu fecho totalmente a boca, a parte superior cobre totalmente os dentes inferiores eu sinto um pouco de dor no décimo quarto dente. Meus dentes laterais são um pouco para dentro fazendo com que meu maxilar fique doendo eu tenho doze anos e estou bastante preocupado.
    Tenho algumas perguntas : terei que utilizar aparelho (fixo ou móvel)? , seria mordida invertida ?

    • Wesllen,

      Apesar do seu cuidado em descrever suas arcadas, eu não posso dar um diagnóstico nem dizer que aparelho você vai precisar sem ter avaliado o seu caso clinicamente. Sugiro que você procure um ortodontista na sua cidade para uma avaliação.

  15. Olá Dr. André, tenho interesse em colocar aparelho lingual, procurei um dentista, o qual me disse que esse aparelho poderia resolver o meu problema, só que nao aconselharia por dois motivos, um que ele só tinha trabalhado uma vez com esse aparelho durante 20 anos de experiência e outro é que me daria muito desconforto. Gostaria de saber se mesmo que o dentista nao tenha experiência, seria arriscado colocá-lo com ele, e se realmente esse desconforto acontece. Lembrando que nacidade onde eu moro não existe especialista com este aparelho. Obrigada

  16. Sou ortodontista e acabei de conhecer seu site, é muito interessante.
    Não tenho nenhuma experiência com ortodontia lingual, mas tenho interesse. Vc indica algum curso? Qual vc fez e gostou, recomenda?

    Att

    • Sarita,

      Eu aprendi a técnica Lingual com o Dr. Luiz Gandini de Araraquara, mas hoje temos outros profissionais ensinando a técnica como Bacci, Prieto e Vellini, entre outros.

      O ideal é fazer algum destes cursos e iniciar com casos simples de CL I com apinhamentos leves e ir progredindo lentamente no grau de dificuldade, pois a técnica requer uma certa habilidade principalmente na finalização dos casos.

    • Tallita,

      O tratamento com ortodontia lingual costuma ser mais caro que aqueles com aparelhos convencionais por que a técnica lingual é muito trabalhosa para o profissional.

      Mas valores podem variar muito dependendo do ortodontista. Por isso nunca falo de preços aqui no Blog.

  17. oi meu nome é juliana, tenho 15 anos , atualmente a dentista fez um aparelho movel pra mim que ela disse que é pra expandir a arcada antes de por o fixo, visivelmente meus dentes nao sao tortos nem separados , mais ela disse que eu preciso colocar para juntar alguns dentes de tras que nao juntam, mais eu nao queria usar o convencional pois acho muito feio , sera que é em todos os casos que se pode ultilizar o aparelho por tras?

  18. Sou paciente do Dr Andre, e quero aproveitar este espaço para deixar meu depoimento:
    Descobri o Dr Andre através deste site há 3 anos atrás enquanto pesquisava na internet sobre ortodontia lingual, fiquei muito interessada pois tinha fracassado em todas as tentativas de usar aparelho devido ao fato de meu tratamento ser cirúrgico e muito complicado, isso me deixava desmotivada e o maior tempo que havia conseguido suportar o tratamento foram 6 meses.
    Quando vi que o Dr Andre tinha consultório próximo a minha casa, resolvi marcar uma consulta, e no final acabei ficando motivada pois ele foi o único dentista que topou o desafio de realizarmos meu tratamento ortodontico sem cirurgia, e que apesar de mais trabalhoso e complexo, poderíamos trabalhar com aparelho lingual. Resolvi investir, e influenciada pelo Dr Andre fui ficando cada vez mais exigente em relação ao meu sorriso, acabamos prolongando em 1 ano o tratamento pois eu mesma fui me surpreendendo com os resultados e querendo melhorar cada vez mais. Enfim, após 3 anos, posso dizer que o resultado ficou muito melhor do que eu esperava. Procurei o Dr Andre com o objetivo de apenas alinhar os dentes e no final consertamos minha mordida, problema considerado cirúrgico para todos os dentistas que havia freqüentado ( e não foram poucos) .
    Hoje, ja sem o aparelho só tenho a agradecer o Dr Andre, um profissional que confio muito e indico a todos. Em relação ao aparelho lingual não ha comparação com o comum, digo isso pois usei os 2, e o lingual além da estética, é mais confortável para higienizar e não precisamos nos preocupar com restos de comida aparentes, a adaptação dura no máximo 1 mês.
    Enfim,
    Obrigada por transformar o meu sorriso Dr Andre!
    Aline

    • Oi Aline!

      Bem, em primeiro lugar, muito obrigado pelo seu depoimento. Fico realmente muito feliz por termos alcançado este resultado juntos depois de tanto trabalho.

      Fazer um tratamento de compensação em um caso cirúrgico já é complicado. Mas fazer isso com ortodontia lingual é um desafio ainda maior.

      Nós vencemos este desafio por termos um diagnóstico correto, um planejamento completo e uma execução acertada de todas as etapas. Mas também por você ser uma cliente colaboradora, paciente e participativa.

      Você aprendeu a observar os detalhes ao longo do tratamento e sempre soube me mostrar o que ainda estava faltando no seu sorriso. É isso mesmo: muitas vezes é o cliente quem percebe pequenos detalhes que o ortodontista deixou escapar.

      Esta comunicação é importantíssima para o sucesso. O ortodontista que trabalha junto com o seu cliente tem melhores resultados.

      Então Aline, mais uma vez, obrigado por confiar no meu trabalho e por me dar a oportunidade de deixar o seu sorriso mais bonito.

      Tudo de bom para você!

      Dr. Andre Moreira

  19. Olá Dr. André,

    Tenho um problema de saúde muscular (Amiotrofia Espinhal Progressiva) e como consequência da mesma uma escoliose intensa. Como estou viva e cheia de vida, vida que segue… Colei aparelho ortodôntico aos 18 anos, removi aos 21; aos 24 mais uma vez estava eu lá de aparelho cerca de um ano e meio depois foi removido. Aos 27 anos foi necessário colar de novo! E hoje aos 29 anos me encontro com este chatinho sorriso metálico. O meu odonto diz que devido a doença de base, o meu caso torna-se um pouco mais difícil, pois tem todo um contexto muscular em questão. Preciso estar de aparelho quase sempre, se não sempre! Mas a estética me incomoda muitoo! O problema mecânico já foi solucionado. Acontece é que quando estou sem aparelho, a arcada começa a abrir, os dentes entortarem, eu me mordo, minha mandíbula fica um pouco torta modificando o formato do meu rosto. Colo aparelho tudo se resolve. E nesse ciclo “tira” e “põe” aparelho, sinto-me bem incomodada porque além da estética, aparelho dói, machuca, corta, fere… =(

    Penso que a ortodontia lingual me ajudaria demais! Então, gostaria de saber a respeito da dicção e higienização com o aparelho lingual.

    Obrigada! =#

    • Grazianne,

      Eu não conheço este seu problema de saúde, mas não acho que se deva pensar em ficar de aparelho indefinidamente.

      Será que todos os cuidados foram tomados após as retiradas dos seus aparelhos anteriores?

      O aparelho fixo foi mantido na boca sem ativação por 4 a 6 meses para consolidar os resultados?

      Você usou contenção fixa colada nos seis dentes ântero-inferiores (colada em TODOS os incisivos inferiores)?

      Você usou contenção removível na arcada superior ao menos para dormir por dois anos? No seu caso poderia ser usada uma contenção por todo o tempo removendo apenas para comer.

      Foi feito um monitoramento semestral pelo seu ortodontista para observar se a recidiva estava ocorrendo?

      Não teria sido mais simples interromper a perda do resultado enquanto ela era pequena?

      Acho que se tudo isso fosse feito, você não teria tantas perdas de resultado assim.

      Não sei se o aparelho lingual seria a melhor solução para o seu caso. Acho que o mais importante são os cuidados com a contenção.

  20. Dr. André, obrigada pela a atenção. =#

    É importante que eu responda aos seus questionamentos, vamos lá!

    Dr. André: “O aparelho fixo foi mantido na boca sem ativação por 4 a 6 meses para consolidar os resultados?”

    Grazianne: Não. Minhas manutenções mensais eram certas. Essa etapa foi realizada com sério acompanhamento.

    Dr. André: “Você usou contenção fixa colada nos seis dentes ântero-inferiores (colada em TODOS os incisivos inferiores)?”

    Grazianne: Não. Nunca usei contenção fixa em nenhum dente inferior. Usei a contenção inferior removível, mas aconteceu que eu quebrei sem querer. Até uma nova ficar pronta demorou cerca de dois meses (por motivos profissionais mesmo, fui para fila, rs). Ainda usei um tempo (4, 5 meses), e durante as manutenções o Dr. disse que nós iríamos colar de novo, e acrescentou: “Sua contenção inferior fixa é o próprio aparelho.”

    Dr. André: “Você usou contenção removível na arcada superior ao menos para dormir por dois anos?”

    Grazianne: Sim. Eu usei contenção removível superior não só para dormir, mas direto! Retirava apenas para comer e algumas comidas como pastosas, eu fazia com ela. Com mais ou menos, 2 anos eu fiquei um tempinho sem usar… Pouco tempo uns 4 ou 5 meses… Advinha? Quando meu odonto viu, aparelho nela! Ainda tentamos só com a contenção apertando aqui e ali, mas findou em bráquetes, fios, cortes, dor… =(

    Dr. André: “Foi feito um monitoramento semestral pelo seu ortodontista para observar se a recidiva estava ocorrendo?”

    Grazianne: Sim. Fazíamos manutenções da contenção à cada 3 meses. E durante o acompanhamento ele percebia as reincidências.

    Dr. André: “Não teria sido mais simples interromper a perda do resultado enquanto ela era pequena?”

    Grazianne: Esta eu não sei responder direito, mas acho que muita coisa foi feita, o problema sou eu =(

    Dr. André eu te amo! Me ajude! Kkkkk É sério, faça sua parte mesmo virtual dando sugestões, por favor, não reprima sua potência profissional! Meu odontologista e sua esposa (tbm odonto) praticamente me adotaram estudam muito o meu caso, tanto para me ajudar (nos tornamos amigos de infância, rsrs) como para aprender, porém eles… Parece não saberem mais o que fazer =(

    Eu topo usar aparelho para o resto da vida numa boa, mas que não seja fixo (se o lingual servir, pode até ser). Ah sei lá a tecnologia só avança; uma contenção removível com alguma coisa nos últimos dentes rsrs que, tipo, encaixe “segurando”, “prendendo”, “firmando” bem a contenção para que ela não mova-se, e eu remova apenas para comer… Será que não há nada pra mim dentro da ortodontia!? =/

    No aguardo… =)

    • Obrigado pela confiança Grazianne!

      Bem, eu acho que você deveria sim usar a contenção inferior colada. Eu uso em todos os meus cliente e não confio um dia sequer nos incisivos inferiores livres. Colo a contenção ANTES de remover o aparelho inferior (menos quando estou trabalhando com lingual).

      Observe que sempre a perda de resultado ocorreu depois de um período de interrupção no uso das contenções.

      Se no acompanhamento pós-tratamento era possível notar a recidiva ocorrendo, era para a placa de contenção não estar mais encaixando corretamente. Se os dentes saem da posição e a placa continua entrando, é por que não está bem justa.

      Veja bem que não quero ficar criticando o trabalho do seu ortodontista (até por que nem mesmo pude ver o que foi feito) mas não consigo aceitar que você precise usar aparelho pelo resto da vida, seja ele colado por fora ou por lingual.

      E acho que houveram situações que favoreceram a recidiva como acontece com pessoas que não têm o seu problema.

      O aparelho lingual é invisível mas não foi planejado para ser usado indefinidamente (nem o convencional), por isso acho que a solução deve passar por um dispositivo de contenção.

      Talvez tenha que ser algo diferente do usual, mais resistente ou mais abrangente, mas ainda assim, uma contenção.

      • Mas Dr. André, existe essa contenção mais resistente e abrangente? Qual o nome, a marca? Como faço para fabricá-lo, rsrs? O senhor já teve oportunidade de trabalhar com uma igual ou semelhante?

        Como sugeriu, vou falar pra ele sobre esse procedimento de colar a contenção fixa antes de remover o aparelho (acho que ele desconhece essa maneira nunca propôs nada parecido), continue à vontade para opinar.

        Gostei muito de suas orientações, neste contexto, para mim tudo é válido! Sim outra coisa, meu aparelho não está completo, na parte superior falta um bráquete no dente que antecede o dente que cola o anel (desculpa não saber nomear todos os dentes rsrs) ele não colou os anéis dessa vez, o senhor acha importante colar de novo o anel? Pq ele não colou? =S

        Tenho imensa consideração pelos os meus odontos, mas… Não sou a única paciente com recidiva: Fato! Por isso estou te importunando, desculpa rsrs e mais uma vez obrigada!

        DEUS te abençoe! =#

        • Grazianne,

          Nem precisamos falar de uma contenção diferente. Acho que basta fazer a contenção fixa enquanto os dentes estão no lugar.

          E o ideal é que o aparelho esteja sempre completo.

          Se estes requisitos não forem atendidos, não podemos descartar que estejam relacionados à recidiva e ligar diretamente esta instabilidade ao seu problema de saúde.

  21. P:S:. Sabe aqueles elásticos? Já usei muito! Em uma semana de uso contínuo fecha, ajeita. Duas semanas sem, volta a abrir. Atualmente estou com 5 em minha boca.

  22. Olá Dr. André. Usei aparelho vestibular aos 15 anos e agora com 32 os dentres da frente modificaram um pouco, então resolvi corrigi-los, coloquei o meu Ap lingual há 02 dias e estou com mta dor na lingua, procurei numa loja de produtos médicos um protetor de silicone e não encontrei. O sr. teria uma dica a me passar p/ minimizar minha dor? 2a. vou ligar no consultório, é que minha dor na lingua está insuportável.
    Grata.

  23. Dr. preciso saber, tinha um dente com pino e um provisório agora troquei por uma prótese de porcelana que por sinal é cara,mas ficou espaço entre os dentes com isso entra alimento e mesmo higienizando bem, a gengiva doe muito, o dentista que colocou falou k isso é normal , por gentileza sua opinião.

    grata!!!!

  24. Boa noite! Meu filho de 7 anos colocou este aparelho Ortodôntico Lingual. Porém notei que la no fundo onde o aparelho esta fixado os dentes se encaixam, mas na frente quando fecha a mastigação fica um espaço ou seja os dentes não estão se encaixando fechando a mastigação. Isso è normal??? Obrigado!

    • Ailton,

      Não é comum usar esse tipo de aparelho em uma criança nessa idade. Será que não é um disjuntor palatino?

      De qualquer forma, esse aparelho (disjuntor) pode interferir mesmo na oclusão.

      Mas não tenho como avaliar se essa interferência está dentro do normal sem ver o paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*