Aparelho Ortodôntico de Safira

Safira é o nome usado para identificar a porcelana monocristalina que é mais densa, resistente e translúcida que a porcelana policristalina usada na fabricação dos brackets chamados de porcelana.

Isso ocorre devido à uma diferença no processo de fabricação dos dois materiais. A safira é submetida à temperatura e pressão bem superiores tornando-a um material de maior densidade.

Aparelho Ortodôntico de Safira

Aparelho Ortodôntico de Safira

Esta característica traz uma série de vantagens para este aparelho como as listadas abaixo:

  • Os brackets são mais resistentes à quebra e ao descolamento que os de porcelana e os de policarbonato;
  • Têm um coeficiente de atrito com o arco ortodôntico mais baixo, similar ao dos brackets metálicos, ou seja, requer menos força para a movimentação que o aparelho de porcelana;
  • São muito mais translúcidos que os brackets de procelana ou policarbonato;
  • Normalmente são um pouco menores e mais finos por serem fabricados com um material mais resistente.
Aparelho Safira em detalhe

Aparelho Safira em detalhe

Eu tenho trabalhado cada vez mais com este aparelho e os resultados têm sido excelentes, com tratamentos rápidos, sem peças descoladas e com clientes satisfeitos com a estética e do aparelho.

A única desvantagem do aparelho de safira é a remoção dos brackets ao final do tratamento. Este processo não deve ser feito da mesma forma que se remove outros aparelhos pois há risco de fratura de esmalte.

Mas este é um problema simples de se resolver. Basta que o ortodontista use a técnica correta para remoção com o uso de brocas para enfraquecer o bracket antes de removê-lo com o alicate.

Aparelho Safira close

Aparelho Safira close

Selecionei para este post umas fotos bem bacanas do aparelho de Safira que eu mesmo tirei de alguns dos meus clientes.

Aparelho Safira visto por oclusal

Aparelho de Safira visto por oclusal

É isso aí pessoal, espero que vocês tenham gostado das imagens e que sejam úteis para quem está pensando em fazer o tratamento ortodôntico com o aparelho de Safira.

Recomendo uma visita à página sobre aparelhos estéticos no ortodontista.net para quem quiser entender um pouco mais sobre como os aparelhos ortodônticos estéticos (incluindo os de Safira) funcionam.

Aparelho Safira sorriso

Aparelho Safira sorriso

Um abraço a todos,

Dr. Andre Moreira

133 Comentários para: “Aparelho Ortodôntico de Safira

  1. Parabéns, Dr. Suas dicas e explicações são muito valiosas para quem passa por um tratamento ortodôntico. Dividir o conhecimento corresponde a multiplicar virtudes. Vou criar um blog e espero contribuir com quem usa aparelho ortodôntico. Estou usando o aparelho damon (porcelana) ha’ uma semana e vou também compartilhar minha experiencia. PARABÉNS,! Voltarei sempre a esse espaço.

  2. Olá! Adorei ver as fotos desses aparelhos estéticos. Tenho 24 anos e coloquei aparelho de metal semana passada. Como é só por causa de um dente canino torto (sem espaço) não me sentiria bem de passar 2 anos com esse aparelho e gostaria de colocar o aparelho de porcelana ou safira. Porém o de safira é o dobro do preço. Gostaria de saber se esses aparelhos (tanto o de porcelana como o de safira) fazem o tratamento ser mais longo (não tão eficaz como o tratamento com os brackets metálicos) ou se eles têm o mesmo efeito além da gigante vantagem de serem bem mais discretos? Obrigada!

  3. Olá!
    Gostaria de fazer uma pergunta. Procurei pelo blog, mas não encontrei nada falando sobre isso… Após a retirada das bandas/anéis, é normal ficar um pequeno espaço entre o terceiro e segundo molares?

    Se houver a retirada do aparelho fixo, não há problema com esse espaço? No caso, de haver alguma movimentação que prejudique o resultado obtido durante o tratamento?

    Obrigada!

  4. Olá Dr.André,primeiro gostaria de agradecer a você por esse blog maravilhoso.Segundo:tenho uma duvida:pretendo colocar um aparelho fixo e gostaria de saber qual é o custo anual desse tratamento.

    • Obrigado Luciana!

      Mas eu não gosto de comentar valores aqui no Blog pois variam muito de acordo com o profissional. Isso só abriria espaço para discussões sobre preços, o que não é a minha proposta.

      Recomendo que você consulte alguns profissionais na sua cidade para começar a ter uma idéia de valores.

  5. Olá doutor. Excelente site, adorei!
    Você pode me ajudar? Eu usava o aparelho metálico mas devido à restrições em meu trabalho, acabei optando por substituir pelo estético após pouco mais de um ano de tratamento.
    O problema é que esse estético de porcelana está descolando muito! Os brackets soltam “do nada”, mesmo quando não como nada sólido.

    Paguei 600 reais nesse aparelho, parcelado.
    A minha dúvida é se eu terei que continuar pagando essas parcelas que sobraram mesmo que opte por voltar ao tratamento com o metálico, já que descola menos e causa menos problemas?
    Óbvio que continuarei a pagar as manutenções, seria apenas o valor do aparelho em si mesmo.

    Por favor me ajude!

    Abs.

  6. olaa… Eu moro em cuabá – mato grosso… Gostaria d saber se eu posso encontrar esse aparelho ortodontico de safira em qualquer dentista…
    E o preço proximo ou exato que posso pagar por ele…

    Meu orçamento dentario geral saiu por 450 reais…. Mais quanto eu iria pagar pelo aparelho de safira…
    E queria saber se só existe o de safira q possa ser transparente….

  7. Olá DR. Andre Moreira!
    Gostaria de parabenizar pelo site.
    Sou ortodontista e acho muito importante essa inter-relaçâo que vem obtendo com os pacientes de diferentes lugares.
    O site está muito didático e visualmente bonito .
    Gostei muito!! Parabéns!!

    • Olá Dra Samara,

      Primeiramente obrigado pelo seu comentário. Saiba que as suas observações me motivam a trabalhar ainda mais.

      E já que você passou por aqui, que tal sugerir um tema para abordarmos aqui no Blog?

      Conto com a sua ajuda, pois minhas ideias estão se esgotando. 🙂

      Abraços

  8. Ola Dr. tudo bem?
    Então é com muita tristeza que venho escrever aqui no seu blog…
    Coloquei me aparelho de safira ontem, que infelizmente veio acompanhada da barra palatina… o que me deixou muito triste!!
    Achei que essa barra nao fosse me encomodar muito… mais não consigo engolir direito… tudo que como fica agarrado nela… parece um cinto de castidade…. =(
    Eu perguntei para minha dentista durante quanto tempo vou ter que usar a barra e ela me disse que durante todo meu tratamento, ou seja, 2 anos!

    Ela me explicou que essa barra serve de ancoragem dos molares, para que eles nao se movimentem…

    Mais não quero continuar usando…. Gostaria de saber de voce o que pode ser feito para que eu nao tenha que usar essa barra??

    Fico triste pois sou recem casada e essa barra me atrapalha fazer algumas coisas ( que nao preciso dizer aqui)…

    Por favor me ajude!!!

    • Pollyanna,

      Se a sua ortodontista avaliou que existe a indicação para o uso de barra transpalatina, você deve seguir a orientação dela. Mas se alguém pode liberar você de usar este acessório, esta pessoa é ela mesma. Então sugiro que você converse com ela para buscar uma alternativa.

      Eu não posso sugerir nada sem ter visto o caso.

  9. Boa Tarde Dr André
    Tenho 50 anos e vou colocar um aparelho de Safira pois tenho uma certa vergonha de usar o de metal pele minha idade.
    Gostaria de saber se ele fica amarela pela ingestão de café ou líquidos parecidos , e se são resistentes ou deslocam com facilidade ?
    Tenho um pouco de receio pois não conheço e o custo é alto.
    Desde já obrigado.

  10. Vou marcar uma consulta com você porque quero colocar o aparelho de safira.
    Antes preciso saber se você coloca tambem o fio transparente porque varias amigas minhas usam esse aparelho com o fio transparente e eu vi um comentario seu dizendo que eles não são bons,
    Quero muito colocar mas sem o fio prateado.
    pode me ajudar ?

    • Ana Paula,

      Existem dois tipos de arcos ortodônticos estéticos. Os que são realmente transparentes, feitos de fibra como o Optis e os metálicos recobertos com uma camada de tinta branca que são opacos.

      O problema dos arcos de fibra é que são compostos por vários filamentos trançados como em uma corda, o que favorece a pigmentação e a retenção de placa bacteriana. O arco fica manchado de baton e com muitos resíduos aderidos (ao menos esta foi a minha experiência quando testei alguns arcos desta marca). Além disso quebra com muita facilidade durante a mastigação. Além disso, não existem arcos de fibra retangulares (que são os que ficam mais tempo na boca), só os redondos que são usados no início do tratamento.

      Quanto aos arcos pintados, costumam descascar com uma ou duas semanas de uso, o que pode levar à necessidade de trocas com uma frequência maior que a necessária. É verdade que em alguns clientes estes arcos duraram até um mês, mas não há como garantir isso antes de testar na pessoa.

      E nos arcos retangulares o fio é pintado apenas na face anterior, o que também pode comprometer a estética.

      Para finalizar, o atrito entre arco e brackets fica aumentado quando se usa este tipo de arco, o que não chega a comprometer o resultado, mas dependendo do caso, pode atrasar o resultado.

      Mesmo assim eu estou sempre aberto a fazer novas experiências, inclusive com marcas diferentes para poder oferecer esta alternativa para os meus clientes. Mas precisa ser de forma confiável, não adianta iniciar o tratamento com um arco estético para depois “empurrar” um metálico no meio do tratamento por que o outro está dando problema.

      Vou pensar em escrever um post apenas sobre este assunto.

  11. Gostaria de saber se a duração de um tratamento ortodontico com o aparelho de safira é um pouco mais rápido do que o de porcelana? Ou se a duração do tratamento dos dois é igual
    Obrigada!
    Abraço!

    • Letícia,

      O atrito da safira é menor que o da porcelana, então, teoricamente haveria uma diferença. Mas depende muito do problema inicial e também do profissional.

      Tratamentos com extrações podem sofrer um influência maior do coeficiente de atrito devido à mecânica de deslizamento necessária nestes casos.

      Além disso também vai contar a capacidade técnica do profissional.

  12. Boa tarde Dr. !

    Obrigada pela informações … são extremamente úteis!
    Tenho uma dúvida, qual o material o Dr. usa para colar os braquetes de safira ? A mesma resina que o Dr. usa para colar os metálicos? Se não o Dr. pode me indicar alguma marca? Desde já obrigada !!

  13. Minha ortodontista disse que o de Safira é mais propenso a quebra e por isso não me indicou. Disse que ele seria indicado para pequenas movimentações e como a mecânica do meu caso será de classe II e terei de usar APM ou PMW não deveria optar por ele.
    Fiquei confusa agora rsrs

    • Lara,

      Bem, eu não concordo que o aparelho de safira seja propenso a quebra ou decolamentos, pelo contrário, acho um aparelho muito resistente.

      Mas, talvez para usar um APM ela ache o aparelho metálico mais adequado.

  14. Caro Dr. André, obrigado pelo serviço prestado à população sempre com os devidos cuidados éticos. Quero perguntar-lhe sobre como eu posso saber se os braquetes que serão entregues à minha ortodontista serão mesmo de safira (e não porcelana)? Quais as marcas boas mais habitualmente usadas? Muito obrigado.

    • Complementando a pergunta, os kits seguintes são equivalentes em qualidade? Safira Radiance® Plus American Orthodontics e Safira IceRam-S Orthometric.
      Obrigado.

    • Sergio,

      Primeiramente obrigado pelos seus comentários!

      Como eu já disse aqui anteriormente aqui no Blog, o ideal é que você confie o suficiente no seu ortodontista para não precisar se preocupar com isso. Se você não está seguro em relação a este detalhe, talvez seja uma boa ideia consultar outros profissionais que inspirem mais confiança.

      Não é admissível que um profissional com tantos anos de dedicação para alcançar uma especialização, instale um aparelho diferente do que foi combinado com o cliente.

      Quanto às marcas, Inspire, Pure, Radiance, entre outras .

      • Muito obrigado pela opinião. Surgiu uma questão, meu ortodontista disse que a marca dos braquetes tem que ser próprias para a tecnica Edge wise (que é a que ele usa) e as marcas que eu apresentei são para Straigth wire! E agora? Que marca sugiro? Muito obrigado!

        • Sergio,

          Mais uma vez, eu acho que o ideal seria ele já ter uma marca da preferência dele.

          Como eu não trabalho com edge wise, nunca me preocupei em saber se estas marcas oferecem esta opção e não tenho alternativas para indicar.

          Volto a insistir que o normal é o ortodontista já ter algumas opções de marcas para brackets dentro da técnica que ele usa sendo eles estéticos ou metálicos. A não ser que ele nunca tenha usado brackets estéticos antes. Por isso não acho que o paciente deva sugerir uma determinada marca de bracket.

          • Pois foi isso, ele falou que o único estético que usa é o de cer. policrist. (porcelana), que podem ser por edge wise. Hoje descobri contactando foenecedores que os de safira só podem ser por MBT ou Roth, técnicas que meu profissional disse não usar. Só que já estou com uma banda em cada 1o. pré-molar superior e com espaçadores nos 1os pré-molares inferiores.
            Você se sentiria ofendido se fosse seu caso e eu pedisse para parar o tratamento? Estou pensando nisso..

            • Sergio,

              Obviamente ninguém gosta de perder clientes. Mas neste caso há uma restrição que se impõe pela limitação do profissional em trabalhar com uma técnica que não oferece a opção dos brackets de safira (para ser sincero eu nem sabia disso).

              O ideal seria ter esta informação antes de iniciar a colocação do aparelho, mas se você não quer mesmo abrir mão de usar safira, acho que não tem escolha.

              Este tipo de situação faz parte do trabalho.

  15. Olá, doutor! Nossa, seu site é maravilhoso! Esclarece muitas dúvidas. Parabéns!

    Eu gostaria de saber se o senhor recomenda o aparelho de safira para juntar espaços. Eu tenho um espaço razoável entre os dentes da frente e queria fechá-los.

    Desde já muito obrigada!!!!

  16. Dr André,

    Gostaria de saber mais detalhado como você remove o aparelho de safira. Você usando a broca antes nao dificulta a “pega” do alicate no bracket depois? Desde já agradeço,

    Paula

    • Paula,

      O corte é feito na vertical no centro do bracket e depois o mesmo é fraturado com o alicate apertando pelas proximais. Não há dificuldade de pega pois as laterais do bracket continuam intactas. O que não quer dizer que seja um procedimento fácil. Mas também não é nenhum bicho de sete cabeças.

  17. Olá Dr. uso aparelho fixo de metal há algum tempo, e alguns meses atrás dois brackets se soltaram, desde então toda vez que tenho consulta o meu dentista tenta colar, muitas vezes ele se solta no próprio consultório quando ele vai por o arco, outras vezes se solta depois que chego em casa, mesmo sem mastigar nada.
    Minha sobrinha que também vai no mesmo dentista, teve também os brackets descolados, mas quando ele colou não se soltaram mais, o que descarta a possibilidade da cola ser ruim, ou de ser um trabalho mal feito da parte dele.
    Dessa última vez ele até desistiu de colá-los, segundo ele não vai afetar em nada no tratamento, mas fica a curiosidade, porque será que não colam mais?
    Queria saber se você já teve algum caso parecido ou se tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?
    Desde já agradeço

    • Rosana,

      Em primeiro lugar eu tentaria um bracket novo em vez de recolar o mesmo.

      Se isso não resolve, pode-se fazer uma banda, se for no pré-molar inferior(o que eu acredito que seja).

      O motivo pode ser um toque do dente superior no bracket devido a mordida profunda, ou a proximidade da gengiva contaminando a colagem com saliva, ou a qualidade do esmalte na região cervical do dente.

  18. Boa tarde Dr. André,

    Vou precisar colocar aparelho novamente, e a minha dentista indicou o de safira. Pesquisando aqui na internet achei o aparelho para comprar mais barato que o que custaria se eu comprasse diretamente com ela. Será que eu posso comprar pela internet e levar pra ela ou tem especificações para cada paciente? Este seria correto http://www.damerica.com.br/kit-de-braquetes-esteticos-de-safira-radiance-plus-american-orthodontics-roth-slot-0-22-com-ganchos-caninos-e-pre-molares-caso-5×5-prod-2587.html ?

    Obrigada

    • Amanda,

      Não tenho como responder pela sua dentista, mas eu não trabalho desta forma.

      Deixe-me tentar explicar:

      O valor da entrada (que normalmente é chamado de “aparelho”) não corresponde ao valor do jogos de brackets por que inclui o estudo do caso, planejamento do tratamento e a colagem do aparelho.

      Por isso você sempre vai achar o material por um valor menor que o cobrado pelo ortodontista inicialmente.

      O fato é que o jogo de brackets na caixa não é a mesma coisa que o aparelho colado nos dentes após o estudo do caso e o planejamento.

      Recomendo a leitura deste post:

      http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/preco-do-tratamento-ortodontico/

    • Pollyana,

      Os brackets Zetta são a opção de safira da marca Eurodonto. Eu nunca os usei, mas já tratei vários casos com o Maya que é o bracket cerâmico desta marca e gostei. Então acredito que o Zetta também tenha boa qualidade.

      O Crystal parece ser feito de um material que eles chamam de vítrea e usa arcos estéticos. Não tive a oportunidade de experimentar este aparelho ainda.

  19. Olá Dr. estou mais uma vez aqui com uma dúvida, obrigada por responder a todas as perguntas que já fiz aqui!
    Gostaria de saber, como normalmente é feito quando um paciente decide trocar de dentista e já usa o aparelho.
    Se ele é removido pra ser recolocado pelo outro ou se só continua o tratamento de onde parou.
    Pois eu vou me mudar, e consequentemente terei que continuar o tratamento com outro profissional, e quando falei isso para o meu dentista ele disse que meu tratamento estava pronto e marcou a remoção, achei estranho, pois no mês passado ele tinha falado que ainda tinha algumas coisas que ele ia mexer mais pra frente (ele ainda não sabia da minha mudança) estou usando aparelho fixo há pouco mais de um ano.
    Desde já agradeço.

    • Olá Rosana,

      É sempre um prazer ajudar. Se você tiver oportunidade, divulgue o Blog curtindo nossa página no FaceBook, no G+ ou mesmo indicando para quem precisar, ok?

      Agora vamos à sua pergunta:

      Eu, por regra, não assumo casos iniciados por outros ortodontistas. Peço a remoção do aparelho e nova documentação ortodôntica.

      Mas, se o antigo ortodontista entra em contato comigo, explica exatamente o seu plano de tratamento e me passa todos os detalhes do que foi realizado, pode ser que eu assuma o caso pedindo apenas uma ou duas radiografias.

      Então, tudo depende dos profissionais envolvidos.

      O seu atual ortodontista parece ter deixado você insegura com a mudança de planos repentina. Será que ele vai dar o suporte necessário para uma troca tranquila se comunicando com o novo ortodontista? Isso eu não posso responder.

      A sua pergunta merece uma abordagem mais completa, por isso pretendo fazer um post sobre o assunto. Fique de olho que em breve teremos este assunto aqui no Blog.

  20. Olá

    Gostaria de uma opinião sobre algum aparelho que machuque menos.
    Já usei o metálico e devido a deficiência Síndrome de Bechet foi uma tortura e retirei em 2 meses. Isso há 6 anos. Meus dentes entortaram e a carga dentária inferior – está virando para dentro e a superior – os dentes estão entortando. Vou procurar um profissional, mas não quero o metálico.
    Quanto a estética não me importo muito. Att Aline H Rodrigues

    • Olá Aline,

      Dei uma pesquisada rápida e parece que esta síndrome aumenta a predisposição para o surgimento de aftas.

      Bem, acho que a alternativa menos traumática para a mucosa seria o invisalign. Aqui no Blog temos dois posts sobre este aparelho.

      Entre o metálico e os estéticos não acredito que dê diferença pois para a mucosa o metal e a porcelana machucam do mesmo jeito.

      O que costuma fazer diferença mesmo é a forma como o aparelho é montado e não o material com que os brackets são fabricados.

      Por exemplo: colar os brackets e não colocar o arco na mesma consulta pode se muito desconfortável. Assim como a montagem parcial do aparelho.

      Em casos de mucosa muito sensível, até a qualidade das ligaduras elásticas pode fazer diferença.

      Outro fator importante no inicio do tratamento é o uso correto da cera protetora (tem um vídeo aqui no blog sobre isso).

      Amarrilhos mal colocados, molas, bandas mal adaptadas e pontas de arco sobrando são problemas que podem ocorrer em qualquer aparelho, mas que podem ser facilmente resolvidos se o ortodontista disponibilizar tempo para isso.

      Não sei qual é a severidade do seu problema, mas pode ser que nas mãos de um profissional comprometido com o seu conforto, o aparelho fixo possa ser usado (metálico, estético ou Lingual).

      Ou então, fique com o invisalign que e bem adaptado aos dentes e removível.

      • Obrigada pelo esclarecimento.
        Pois é, você confirmou tudo o que o dentista disse há 1 ano.
        Ele ofereceu novamente o tratamento com o fixo metálico mesmo, no meu caso o invisalign não será tão eficiente, e terei que usar o que separa o céu da boca.
        Bom estou tomando coragem pra colocar novamente e frenquentar o consultório por muitas vezes.

  21. Fui no dentista e depois da colocação dos brackets na arcada inferior, um dos brackets encostou no dente de cima. O dentista colocou um cimentinho nos dentes lá de tras para que a mordida fique alta propositalmente e deu uma leve raspada (com broca) na parte de trás no meu dente que estava encostando.
    Esse procedimento é o correto?

  22. Olá Dr. André,

    Gostaria de um esclarecimento: há uma diferença muito grande de qualidade e preço em relação as marcas dos brackets de safira? Qual seria a melhor?

    Obrigada.

  23. Caro Dr. André, antes de qualquer coisa gostaria de parabenizar pela riqueza de informação que disponibiliza no blog e pré-disposição em sanar nossa dividas rapidamente.
    Coloquei recentemente o aparelho ortodônticos metálico, estou sofrendo muito com desconforto devido a deficiência Síndrome de Bechet , já agendei para retirado do aparelho, estou muito preocupado no meu caso. Gostaria de saber mais sobre o Accel Dent, já esta sendo comercializado no Brasil, e por quem e quais principais características e suas indicações e viabilidade em termos de valores. Obrigado..!

    • Obrigado Moises!

      Já houve outra pessoa aqui no Blog com esta mesma síndrome e eu dei esta resposta a ela:

      Dei uma pesquisada rápida e parece que esta síndrome aumenta a predisposição para o surgimento de aftas.

      Bem, acho que a alternativa menos traumática para a mucosa seria o invisalign. Aqui no Blog temos dois posts sobre este aparelho.

      Entre o metálico e os estéticos não acredito que dê diferença pois para a mucosa o metal e a porcelana machucam do mesmo jeito.

      O que costuma fazer diferença mesmo é a forma como o aparelho é montado e não o material com que os brackets são fabricados.

      Por exemplo: colar os brackets e não colocar o arco na mesma consulta pode se muito desconfortável. Assim como a montagem parcial do aparelho.

      Em casos de mucosa muito sensível, até a qualidade das ligaduras elásticas pode fazer diferença.

      Outro fator importante no inicio do tratamento é o uso correto da cera protetora (tem um vídeo aqui no blog sobre isso).

      Amarrilhos mal colocados, molas, bandas mal adaptadas e pontas de arco sobrando são problemas que podem ocorrer em qualquer aparelho, mas que podem ser facilmente resolvidos se o ortodontista disponibilizar tempo para isso.

      Não sei qual é a severidade do seu problema, mas pode ser que nas mãos de um profissional comprometido com o seu conforto, o aparelho fixo possa ser usado (metálico, estético ou Lingual).

      Ou então, fique com o invisalign que e bem adaptado aos dentes e removível.

      Quanto ao Accel Dent, eu não tenho experiência, e ainda não consegui descobrir se já está no Brasil, mas assim que tiver alguma coisa sobre o assunto, publico aqui, ok?

      • Com relação a conforto, Já que metálico e os estéticos não dê diferença, quais modelos de brackets os alto ligáveis ou de ligaduras elásticas são menos agressivos para mucosa, ou seja, melhor aceitação dos pacientes ?

        • Moises,

          Todos os brackets apresentam boa relação com a mucosa. Pelo menos os das marcas conhecidas.

          O que faz diferença é a forma como o aparelho é montado. Colar os brackets e deixar o paciente sem o arco, por exemplo, pode levar à um imenso desconforto. Pontas de arco sobrando no fim do aparelho, também.

          Se o aparelho for bem montado não há diferença na adaptação.

  24. Ola Dr. André,
    No quesito conforto, já que terei que ficar em torno de 24 meses com aparelho, existe diferença entre os de metal, policarbonato, porcelana monocristalina ou porcelana policristalina , ou seja, menos trauma na mucosa por atrito.
    Obrigado,

    • Elmana,

      Todos os aparelhos auto-ligados que conheço são de porcelana policristalina, ou seja, porcelana. A safira é uma porcelana monocristalina e, não sei por que motivo, nunca é usada em brackets auto-ligados.

      Mas posso estar desatualizado e já haver algum bracket assim no mercado.

      Eu indico o de safira que acho mais bonito e resistente.

      • Parabéns pelo blog, Dr. André! Ele é muito esclarecedor.
        Uso o aparelho de safira e o acho muito bonito (na medida do possível).
        Gostaria de saber se o sr. já descobriu se existe aparelho de safira autoligado. A única coisa que me incomoda é ter que usar as ligaduras que amarelam na 2ª semana de uso.
        Outra dúvida: minha ortodontista disse que o aparelho autoligado é mais desconfortável que o outro por possuir um bracket mais alto. Isso ocorre com todas as marcas de aparelhos?

        • Obrigado Raísa!

          Eu não conheço nenhum aparelho auto-ligado de safira. A princípio, os aparelhos auto-ligados estéticos são de cerâmica ou de policarbonato.

          Realmente os brackets auto-ligados costumam ter maior volume devido à tampa que prende o arco ao aparelho, mas isso não cehga a ser um problema em termos de conforto. Pelo menos a maioria dos clientes não reclama.

          Quanto às ligaduras, existem algumas marcas que não amarelam.

        • Dr. Boa Tarde.

          Ontem coloquei o aparelho estético de Porcelana,quem viu me disse que está super discreto, porém gostaria de saber se o de SAFIRA fica ainda mais discreto? Observando em fotos a diferença entre os dois, vejo que o de porcelana imita mais a cor do dente, quanto o de SAFIRA fica mais visivel por ser de outro material.
          O de SAFIRA fica mesmo mais bonito nos dentes ? Fica realmente mais discreto?

          Ontem, minha ortodontista colocou apenas nos dentes superiores, nem colocou ainda as bandas, apenas os espaçadores.
          Eu posso mudar de aparelho para um de SAFIRA, ou prejudica muito os dentes em ter que fazer todo o processo de preparação novamente?

          • Michelle,

            A safira é uma porcelana mais resistente, como eu disse no post, mas acho que agora que você iniciou com porcelana, não vale a pena trocar o aparelho.

            A diferença estética não é assim tão relevante.

            Quanto à prejudicar o esmalte, se a troca for feita corretamente não há prejuízo.

  25. Olá Dr. André,
    Fiquei impressionada com sua delicadeza e atenção nas respostas dadas, Parabéns! rs
    Gostaria de saber se o aparelho SAFIRA seria indicado no meu caso, tenho agenesia dos laterais superiores, sendo que o direito ainda está o decíduo, no esquerdo tenho um espaço grande. A dúvida mesmo é se demora muito com o aparelho de safira ou se o tempo é o mesmo do metálico. Desde já agradeço sua dedicação e ética.

    • Obrigado Luciana! São comentários como o seu que me deixam ainda mais motivado a escrever aqui no Blog!

      Eu acho que o aparelho de safira é uma ótima opção por ser muito resistente além de estético.

      Quanto ao tempo de tratamento, eu não faço diferença em relação ao aparelho metálico, e eu trabalho sempre com prazo fechado. Na minha opinião o prazo é o mesmo para qualquer tipo de bracket.

        • Luciana,

          Existem arcos estéticos, mas eu particularmente não gosto de usá-los, pois até hoje não encontrei um arco que resista sem descascar a pintura por mais de duas semanas. E isso acaba comprometendo a estética.

          Quanto ao tempo de tratamento, eu considero o mesmo que o gasto com aparelho metálico. Mas alguns ortodontistas acham que aparelhos estéticos precisam de prazos maiores. Isso depende do profissional.

  26. Olá Dr! Parabens pelo blog! Tenho uma dúvida. Uso aparelho de safira a exatamente 4 meses e a ultima braquete da arcada inferior se descolou, logo após o mesmo aconteceu com outra braquete da mesma arcada, porém do lado oposto. Optei por este tipo de aparelho por várias razões e uma delas é a resistência! Mais já são duas braquetes descoladas… Procuro fazer minhas refeições com cuidado. Oq gostaria de saber é se isso é normal . Procurei meu dentista para colar uma das braquetes q descolou e ele não tirou a cola que já estava no dente, procurou tirar a cola da braquete e colou, mais no mesmo dia caiu. Ele disse q essa braquete depois q descola, perde o atrito é verdade? Me ajude por favor pois o preço da reposição é muito caro e eu já pago caro na manutenção e no aparelho pra não ter esses problemas. Muitíssimo obrigada!

    • Geisme,

      Brackets de safira não costumam descolar facilmente, mas, depois de descolado, a recolagem realmente não fica com a mesma qualidade. O ideal é a reposição do bracket.

      Porém, é necessário remover a resina do dente e fazer novo condicionamento. Quando a resina se solta completamente do dente, pode ter havido um problema durante a colagem.

  27. Outro sim Dr! Existe uma cola especial para as braquetes d safira ou para todas é o mesmo procedimento ? Meu dentista tirou a cola da braquete e ela perdeu as ranhuras, logo parece q perdeu o Contato… Isso acontece com as braquetes de safira mesmo? Ou meu dentista colou errado? Muito obrigada mais um vez!

    • Geisme,

      Não existe uma resina específica para estes brackets.

      E não conheço brackets de safira com ranhuras na face de colagem. A safira recebe uma preparação química na base que é lisa e não depende de retenção mecânica. Por isso a recolagem é tão difícil.

      Isso, normalmente existe em brackets de porcelana e policarbonato que se fixam aos dentes por retenção mecânica entre a resina e as canaletas da base do bracket.

      A remoção da resina nestes casos deve ser feita com jato de óxido de alumínio que preserva estas canaletas. Se for usada uma broca, por exemplo, as canaletas são removidas e a colagem fica inviabilizada.

  28. Dr.
    Coloquei um aparelho desse porem ele encarde muito facil,e evito sempre molhos e coisas do tipo que contem muito corante mas infelizmente nesse tempo moderno tudo tem corante, gostaria de saber se existe algum produto pra melhorar a limpeza ???

  29. Dr, muito obrigada por existir esse site! ele é bem completinho tem tudo que precisamos! parabens, sou de brasilia e queria saber, qual o valor do aparelho de safira em media? e se ao colocar ele eu nunca mais vou poder comer coisas com corante, tipo coca cola , acaí, pois ja escutei falar com eles ficam manchados. isso procede ? ou nao tem nada a ver.
    obrigada!

    • Muito obrigado Luciana!

      O aparelho de safira não pigmenta. Você pode comer tudo com ele. Não precisa se preocupar.

      Como eu disse, valores não são comentados aqui no Blog. O ideal é consultar um ou mais ortodontistas na sua região para ter uma ideia dos preços.

  30. Dr. Andre,

    Tenho mais uma dúvida: É verdade que a retirada da cola do aparelho estético ao fim do tratamento provoca maiores danos ao esmalte do que no aparelho metálico? É possível evitar esse dano?

    Muito Obrigado!

  31. Dr. Andre

    Trabalho com a Ortho technology e realmente fico impressionado com a translucidez da safira Pure. Pretendo usa-la, existe alguma diferenca no resultado entre safira e metalico?

    Obrigado.

  32. Olá!!

    Estou prestes a colocar o aparelho safira, por querer algo bem discreto, mas vejo que essas fotos que foram postadas estão com um fio metálico. Todos os aparelhos safiras tem esse fio metálico? Porque que não fica da maneira que eu queria.

  33. Olá Dr Andre, boa tarde!
    Meu dentista diagnosticou que tenho corredor bucal reduzido e teria que usar um aparelho. Alem disso, os dentes sisos deixaram os dois dentes da frente da parte interior tortos. Gostaria de usar aparelho estético, mas não sei se atende meu caso. Queria saber em média quantas manutenções mensais terei que fazer com o aparelho de safira.

  34. Olá Doutor,

    Parabéns por todas estas informações, vou colocar aparelho e quero o mais discreto e o melhor em todos os sentidos. Depois de ler muito seus comentários decidi escolher o de safira, pois acho que será melhor, o que o senhor acha?

  35. Boa tarde!!

    Gostaria de saber se o ortoligado 3d é melhor que o safira?
    o aparelho de safira tem que usar gominhas????
    qual vc indica para mordida cruzada???

    • Danielly,

      Não trabalho com o 3D e gosto muito do de Safira (mas ele é usado com ligaduras elásticas).

      Os dois aparelhos podem ser usados na correção de uma mordida cruzada, mas ambos podem precisar de aparelhos ou acessórios auxiliares.

  36. Bom dia, Dr. André.

    Vou iniciar o tratamento ortodôntico para correção da mordida profunda. Minha dentista indicou-me o aparelho auto ligado (Damon) e o de safira nacional. O de safira esta mais acessível… Gostaria de saber se ha diferenças no resultado final destes aparelhos. O resultado do autoligado é superior ao de safira? O autoligado diminui o risco de reabsorção radicular? Poderia fazer o tratamento ortodôntico com o aparelho de safira sem correr risco de reabsorção?

    Obrigada

  37. Dr. Andre, boa tarde. Eu coloquei aparelho superior de safira no dia 24 de novembro. Minha orto já colocou as bandas inferiores e agora me disse que preciso esperar em média 45 dias para colocar os braquetes inferiores, perguntei se era por causa da minha arcada/mordida, ela disse que não, que está era a forma correta de se montar aparelhos de safira. O Sr. concorda? Estou insegura, porque tenho amigas que já usaram este aparelho e a conduta não foi essa, e pedi a opinião de outro orto que não concordou com a explicação dela.

    • Alexandra,

      Não há motivo relacionado ao aparelho de safira para este intervalo.

      A mordida sim, como você deduziu, pode ser um fator que impeça a colagem inferior simultaneamente.

      Ou então uma preferência profissional. Eu por exemplo, não colo as duas arcadas no mesmo dia por que cansa muito e acaba impactando a qualidade da colagem.

  38. Olá!
    Dr. André, gostaria de saber qual melhor marca de aparelho de safira?
    E qual é uma marca boa (media)?
    Poderia me auxiliar nessas questões?

    Muito Obrigada

  39. Sei q o bendito CR da categoria proibe de divulgar valores, mas vc poderia ao menos dar uma margem tipo:

    – O custo do aparelho de ceramica eh aproximadamente entre 1,5 ate o dobro do metalico, e o de safira podendo triplicar ou quadruplicar o valor se comparado ao de metal.

    Nos de uma luz por favor.

  40. uso aparelho estético, não sei se é de safira ou de porcelana. Estou para tirar o aparelho e minha amiga falou q se tira o aparelho com alicate e que dá um medo, parece que vai arrancar os dentes…É assim mesmo que se tira esses aparelhos??? Obrigada doutor

    • Andrezza,

      Os brackets de cerâmica são facilmente removidos com alicate. Os de safira geralmente são cortados com broca antes da remoção. Mas já existe um alicate específico para removê-los sem necessidade do corte prévio.

  41. Dr, coloquei o aparelho porcelana há 2 meses superior e há 1 mês inferior, porém o brackete canino inferior está caindo direto e já estou sem os dois bracketes inferior na frente ao lado do canino, porque o dentista disse que devido ao canino estar torto, esse tipo de aparelho é mais sensível e por isso está caindo. Você acha que pode ser problema na qualidade do aparelho? Porque em cima não tive nenhum problema e não caiu nenhum. Ou é alguma outra questão? Ele está querendo colocar o metálico inferior porque diz que é mais resistente, mais eu não quero de jeito nenhum, escolhi o estético por ser mais delicado e não aparecer muito.

    • Raissa,

      Isso pode ocorrer na arcada inferior por que os dentes superiores ficam tocando no aparelho. E os brackets de porcelana podem soltar mesmo com mais facilidade.

      Nesse caso, pode-se fazer batentes para evitar o fechamento completo da boca por um tempo, ficar recolando os brackets que soltam ou usar um aparelho metálico que é mais resistente (mas ainda assim pode descolar nessas condições).

  42. Prezado dr. André, boa tarde!

    Nesta semana completará um mês que coloquei o aparelho de porcelana nos dentes superiores, mas a minha mucosa continua muito machucada. Estou tão decepcionada que por enquanto adiei a instalação nos dentes inferiores… Não sei qual é a prescrição que a orto está usando, mas sei que são da marca Morelli. Há alguma marca de braquete estético de porcelana ou safira que seja anatomicamente mais confortável independente do preço???
    Agradeço antecipadamente sua atenção.

    • Cristiane,

      Nunca usei brackets estéticos da Morelli. Mas acredito que o problema não esteja no aparelho e sim na forma como você fez a semana de adaptação.

      O uso da cera protetora para dormir de forma preventiva nos primeiros 5 a 7 dias, é uma ótima forma de fazer a adaptação mais confortável.

      Você ainda pode tentar fazer isso. Se não funcionar, pode ser realmente um problema no acabamento dos brackets ou ainda uma sensibilidade exagerada da sua mucosa.

      • Dr. André,
        Muito obrigada por seus esclarecimentos.
        O que realmente está irritando e machucando a minha mucosa são os “ganchos” dos brackets, no caso desta marca, eles têm o formato de “bolinhas”, que parecem agulhas sem pontas que esfolam a mucosa ao longo do dia, tanto que na escovação noturna, sinto ardor com a pasta de dentes! Optei por interromper o tratamento com esta orto, pois ela insiste nesta marca e não me deu outras soluções que poderiam amenizar o meu imenso desconforto…Não dá para ficar todos os dias e o dia todo usando a cera protetora…
        Por gentileza, dentre as marcas de brackets de safira, ( Safira Radiance, Safira Pure, Iceram-S) qual possui o menor perfil? Qual é a marca que seus pacientes menos reclamam de incômodo?

  43. Caro dr. André, seu Blog é muito útil, e sua atenção em responder nossas dúvidas é excepcional.
    Conhece o protetor estético de braquetes Comfort Cover da Ortho Technology? Algum paciente seu já utilizou?

    • Obrigado Cristiane!

      Sim, eu já ganhei alguns para experimentar, mas achei difícil de se encaixar em arcadas muito apinhadas. Ele funciona melhor em arcadas alinhadas e geralmente quando a arcada está assim, o cliente já está adaptado ao aparelho. Por isso não achei muito útil apesar de ser uma boa ideia.

  44. Pingback: sorriso na terceira idade - tratamentos ortodônticos ideais

  45. Boa tarde Dr.
    Desde já parabenizo pela iniciativa e por está disposto a responder os questionamento em tempo hábil e também por partilha sua experiência de forma clara e objetiva para o público em geral.

    Estou pesquisando sobre os tipos de aparelhos e tenho uma predisposição pelo aparelho de safira, mas a minha dúvida é que meus dentes estão um pouco amarelado, ao utilizar o aparelho de safira ele provocará um contraste?

  46. Olá Dr. André,

    Estou com dúvida entre colocar o aparelho de sátira com ligadura ou o autoligado, na prática existe alguma diferença importante? É somente o volume do braquete, segundo meu dentista, que não justificaria o autoligado. O que me preocupa nas ligaduras é o aspecto amarelado depois de alguns dias, e até o hálito, enfim. Se puder me ajudar a decidir!
    Obrigado!

    • Marco,

      O aparelho de safira é muito resistente e translúcido. O auto-ligado pode ser de metal ou cerâmica e, por não precisar das ligaduras, tem uma vantagem na higiene.

      Mas ligaduras de boa qualidade demoram aproximadamente um mês para escurecer, o que permite a troca em tempo hábil para manter a estética. Além disso, uma boa escovação evita que as ligaduras fique sujas a ponto de promover a halitose.

  47. Olá doutor coloquei o aparelho estético de policarbonato a 2 semanas e apenas tomo café somente to evitando de comer coisas de pigmentação escura, e apesar disso os Bráquetes já estão amarelados. quero saber se esse aparelho faz a mesma função do metálico ou demora mais no tratamento? e se posso trocar o aparelho tendo apenas 2 semanas de uso? isso prejudica o tratamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*