Aparelhos estéticos amarelam?

Aparelhos estéticos amarelam ou não? Essa é uma pergunta que recebo quase que semanalmente e por isso resolvi esclarecer aqui no blog.

Em primeiro lugar precisamos entender o que leva ao escurecimento dos aparelhos ortodônticos estéticos.

Por que os aparelhos estéticos amarelam?

O amarelamento, ou pigmentação dos brackets estéticos ocorre devido à infiltração de partículas provenientes de alimentos escuros como café, vinho, açaí, refrigerantes, molhos, etc.

Essas partículas penetram na estrutura microscópica dos brackets e vão gradualmente alterando a sua cor.

Como os brackets estéticos podem ser  fabricados com materiais diferentes, é preciso diferenciá-los.

Basicamente temos três opções:

  • Policarbonato: É um tipo de plástico.
  • Porcelana ou cerâmica: Porcelana policristalina.
  • Safira: O nome dado à porcelana monocristalina.

 

Os brackets de policarbonato são os mais que mais escurecem ao longo do tratamento, por ser o material mais poroso.

Os brackets de porcelana, que são produzidos a partir de porcelana policristalina, são mais resistentes ao escurecimento, mas ainda podem sofrer pigmentação, amarelando gradualmente ao longo do tratamento.

A safira é o nome usado para se referir à porcelana monocristalina, que é bem mais densa e compacta que a policristalina. E é exatamente por essa característica, que os brackets de safira mantém sua translucidez até o final do tratamento.

Ou seja, aparelhos estéticos amarelam mais quando os brackets  são de policarbonato.

Mas há um fator que pode comprometer a estética do aparelho, independente do material com o qual ele é fabricado ou do tempo de tratamento: As ligaduras ortodônticas.

Ligaduras ortodônticas amareladas

Quando vemos uma pessoa com um aparelho estético muito amarelado ou escurecido, é possível que estejamos na verdade, vendo as ligaduras elásticas amareladas e não os brackets.

Como as ligaduras elásticas (borrachinhas) no aparelho estético precisam ser transparentes e o elástico é um material bem menos resistente à pigmentação, o amarelamento pode ocorrer bem rápido.

É comum que as ligaduras já apresentem escurecimento na primeira semana, dependendo do tipo de alimentação do cliente.

Aparelhos estéticos amarelam, quando as borrachinhas ficam amareladas.

Nestes casos não há muito o que fazer a não ser voltar mais cedo ao ortodontista e trocar as ligaduras. O procedimento em si é bastante simples, mas a ida ao consultório com tanta frequência pode ser um problema.

Por isso, se estiver pensando em usar um aparelho estético, certifique-se com o seu ortodontista se você poderá trocar as ligaduras (por motivos unicamente estéticos) sempre que precisar.

Assim, você não se arrisca a investir em um aparelho estético e terminar com a sensação constante de dentes amarelados.

Pois, mesmo que o aparelho esteja novo na boca, sem nenhuma pigmentação, se as ligaduras estiverem amareladas, são elas que irão se destacar, dando a sensação de aparelho “sujo”.

Além disso, fazer bochechos e escovar os dentes logo depois daquele cafezinho, molho de tomate ou açaí pode reduzir sensivelmente o escurecimento das ligaduras.

Ligaduras que não ficam amareladas

Atualmente já dispomos de ligaduras estéticas que resistem bem melhor ao amarelamento, suportando até 30 dias na boca sem comprometer a estética do aparelho.

Se o seu ortodontista já oferecer esse tipo de ligadura, ótimo, você não vai precisar fazer as trocas com tanta frequência.

Há um post exclusivamente sobre as ligaduras ortodônticas que não amarelam aqui mesmo no Blog.

Brackets estéticos amarelados

Quando são os brackets que estão pigmentados, a troca das ligaduras não vai ajudar muito.

Isso pode ocorrer depois de algum tempo de tratamento, mais uma vez, de acordo com os hábitos alimentares do cliente.

Principalmente se for um tratamento realizado com aparelho ortodôntico de policarbonato. Depois do primeiro ano, já é possível notar sinais de escurecimento em alguns casos.

Aparelhos estéticos amarelam se os brackets são de porcelana e ficam tempo demais na boca. Como nesses casos em que o tratamento ortodôntico se estende por mais de três anos.

Os pigmentos dos alimentos escuros vão se infiltrando na porosidade da cerâmica e escurecendo o bracket.

Quanto ao aparelho de safira, a estabilidade desse material apresenta uma altíssima resistência à pigmentação, devido à sua alta densidade.

Por isso mesmo, é uma ótima escolha para tratamentos mais longos.

Para finalizar, é importante lembrar que o amarelamento dos brackets não interfere em nada na sua eficácia para movimentar os dentes.

Todos os materiais podem ser usados com ótimos resultados em termos de mecânica ortodôntica.

O foco desse post é nas características estéticas dos materiais, que são relevantes para quem procura e investe em um tratamento ortodôntico com aparelho estético.

 

55 Comentários para: “Aparelhos estéticos amarelam?

  1. Olá!!Quando eu tinha 14 anos precisei retirar o meu segundo pré-molar e o primeiro molar da arcada superior. Desde então este tem sido o meu tormento. Com o passar do tempo (hj tenho 27 anos) tive retração da gengiva e segundo alguns dentistas o ideal seria o impalnte. Mas hoje fui em outra dentista e a mesma me deu uam outra saída: o uso de um aparelho ortodôntico que “puxaria” o siso para frente e dai, só precisaria implantar 1 dente ao invés de 2. Essa seria uma boa alternativa?Quanto tempo levaria para isso?Há alguma contra-indicação?Obtrigada pela atenção!

  2. Luana,

    Esta movimentação é possível em alguns casos, mas muito difícil de ser realizada na maioria das vezes. Certifique-se de que outros ortodontistas considerem esta uma boa alternativa antes de decidir.

  3. Olá Drº preciso usar aparelho e gostaria de usar um estético, mas minha dentista disse que no meu caso tenho que usar um metálico, pois irei movimentar o osso. Isso é verdade?

  4. Fernanda,

    Como eu não vi o seu caso fica difícil dar uma opinião, mas acredito que todos os casos possam ser tratados com aparelhos estéticos ou metálicos da mesma maneira. Só o que muda são os brackets.

  5. Bruna,

    Isso vai depender do seu ortodontista. Só ele pode dizer se isso pode ser feito no seu tratamento sem comprometer o resultado final.

    Abraços,

    Dr. Andre

  6. Bom dia, Dr. Andre,
    gostaria de saber o tempo máximo para uso de um aparelho móvel.? Esta pergunta ocorre, devido eu ter iniciado um tratamento aos 7 anos de idade, e esse tratamento ter durado por 8 anos, até os 15 anos. O que o senhor acha a respeito desde relato? Teria algum documento pelo conselho regional de odontologia, que me informe o tempo máximo que um tratamento móvel, pode vir a levar ?

    att, luciene maia

  7. Luciene,

    Não existe uma determinação sobre o tempo de tratamento.

    Obviamente você passou muito tempo fazendo o tratamento.

    Mas é impossível fazer qualquer julgamento sem avaliar o caso.

  8. Dr. Andre todos os dentista que eu fui ficaram espantados com o meu caso, porque, eu usei dos 7 anos de idade até os 18. Na verdade foram 11 anos de uso. Mas o denstista da época, só assumiu 8 anos de uso. Estou tentando reaver parte do meu dinheiro, pois com isso ele abriu d+ a minha arcada dentária, e me informaram todos os profissionais que eu fui, que eu poderia perder os meus dentes, pois o dente tem posição no osso, ne… a minha esperança era de realmente haver algum tempo, que compravasse o uso demasiado do aparelho.
    de qualquer forma muito obrigada pela sua atenção.
    att,luciene

  9. DR.
    Uso aparelho fixo metálico, mas vou precisar trocar os brackets por outros com ganchinhos, queria aproveitar e colocar o estético, pois os meus brackets são muito grandes e minha dentista disse que o outro pelo qual ela iria trocar seria o mesmo tamanho do que uso atualmente. A questão é a seguinte, sou fumante e pelo que li ai no blog os de porcelana ou de safira não amarelam com o tempo, mas mesmo com o uso do fumo? E os elásticos, normalmente com quanto tempo ficam amarelados com o cigarro? Espero que possa me ajudar, pois preciso dar a resposta pra minha dentista o quanto antes!
    Obrigada!

  10. Pâmela,
    Realmente os brackets não amarelam. Se você fumar com muita freqüência vai haver uma pigmentação na mesma medida que ocorre nos dentes, ou seja, bem lenta.
    As ligaduras elásticas costumam amarelar em duas semanas, mas isso também vai depender de hábitos alimentares como o consumo de bebidas escuras, molho de tomate/soja, curry, açafrão, coloral, etc.
    Já tratei clientes fumantes com aparelhos estéticos sem nenhum problema. Mas é importante lembrar que existem diversas marcas de brackets com qualidades diferentes.
    Converse com a sua ortodontista e decida.

  11. Boa noite, eu uso aparelho e o meu é o de policarbonato e realmente as ligaduras transparentes ficam amarelas rapidamente, mas sei q existe um tipo de ligadura transparente que não pigmenta, poderia me dizer o nome dela ?

  12. Michele,

    Eu não conheço uma marca de ligadura que não fique amarelada com o tempo, mas como eu atendo meus clientes com maior freqüência não me preocupo muito com isso e pode ser que exista algo que eu não conheço.

  13. Dr.Uso aparelho estetico somente ha duas semanas e os brackets ja se descolaram quatro vezes!E nao como alimentos duros,e faço a escovaçao correta,sera que trocando por um metalico acabaria com essa situaçao???

  14. Leidiane,

    Os aparelhos estéticos de policarbonato e de porcelana têm um índice de descolamento maior que os metálicos (principalmente os de policarbonato).

    Já os de safira descolam menos que os metálicos.

    Eu não acho que a solução seja abrir mão da estética por causa destes episódios de descolamento. Com uma boa técnica de colagem, os aparelhos estéticos são uma ótima alternativa para o tratamento de adultos.

  15. Eu vou retirar o meu aparelho daqui uma semana, porém olhei a radiografia e vi que as raizes dos dentes inferiores não estão alinhadas. A contenção seguraria os dentes? Corre o risco de entortar novamente?

    Atenciosamente,

    Angélica

  16. Boa noite Dr.

    Estou usando um aparelho estético há uns 6 meses.
    Fui viajar e fiquei uns 45 dias sem trocar as borrachinhas. Notei que elas ficaram realmente amarelas, mas como em breve trocaria, não me preocupei. Agora voltei, e após duas trocas das borrachinhas não percebo alteração nenhuma no amarelo. Percebi que meus dentes ficaram mais amarelos e mesmo trocando a borracha não adianta.
    O que devo fazer? Meu dentista disse que não tem o que fazer. Achei estranho.

    • José,

      Brackets de porcelana e safira não ficam amarelados. Pode ser que seja a resina usada na colagem ou os brackets, se forem de policarbonato.

      O uso de clorexidina (enxaguatórios como perioxidin e periogard) pode manchar os dentes.

      Uma profilaxia com jato de bicarbonato pode melhorar um pouco este problema se a pigmentação for nos dentes.

  17. Boa tarde!

    Inicie meu tratamento este mês , optei com meu namorado a usar o aparelho estético, o dentista não colocou separador e nem anéis, então iniciou com colagem dos brackets e o fio, saímos da clinica então começou a descolar tudo, voltamos lá ele mandou pagar para colagem, então pagamos, saímos da clinica neste sábado agora a noite descolou um meu e todos do meu namorado, o que faço não consigo mas acredita neste dentista.

  18. Ola doutor,fiquei contente em ver que você realmente procura sanar duvidas e gostaria que pudesse esclarecer as minhas. Uso aparelho metálico a 1 ano e pouco,não nego que a diferença é notável e não me incomoda. Só que de um tempo pra cá estou pensando em colocar o de resina. Li muito na internet e as opiniões são muito controversas,gostaria saber se amarela de qualquer forma,pois não sou adepta de corantes como refrigerantes ou café,mas ouvi muita gente dizer que amarela muito independente. Uma duvida grande que tenho é sobre se é verdade que demora mais o tempo que a pessoa passa com o aparelho de resina comparado ao metálico. Desde já agradeço

    • Olá Dayane,

      Se voce está pensando em usar um aparelho estético, eu recomendo brackets de safira ou porcelana. O policarbonato não amarela facilmente mas quebra e descola com mais facilidade.

      Quanto ao tempo, na minha opinião não faz diferença. O prazo depende muito mais do ortodontista do que do aparelho.

  19. Dr. André, parabéns pelo blog! Muito legal ver que é super disposto a ajudar todos que vem tirar as dúvidas por aqui!

    Eu coloquei os brackets de safira (pure da ortho technology) e no primeiro dia estavam bem branquinhos, agora (duas semanas depois) parece que até os brackets estão meio amarelados…comparando as fotos, eles estavam muito mais brancos nos primeiros dias.

    Será que pode ser a cola que amarelou ou é por causa da pigmentação das borrachinhas que dá a impressão dos brackets também estarem amarelados?

    Obrigada!

    Abs!

  20. Dr. Andre Moreira, fiquei entusiasmada quando percebi que você tenta, na medida do possível, sanar as dúvidas de seus leitores. Já usei aparelho metálico, o objetivo era corrigir os meus caninos, feito isso, não terminei o tratamento e agora penso em por de novo (já que houve deslocamento de alguns dentes)… Gostaria dessa vez colocar um aparelho de porcelana, mas embora seja um aprelho estético, tenho medo que essa tal estética não sirva muito para mim, uma vez que meus dentes tem coloração meio amarelada. Você tem casos assim no seu consultório? Mesmo com os dentes amarelos fica ok a estética? e quanto a machucar, é verdade que os de porcelana agride menos a mucosa da boca? Porque eu sofria com as bochechas e lábios (a parte interna) cortados, não gostaria de passar pelo mesmo sufoco novamente (buáááá kkk). Fico no aguardo, grata desde já.

    • Obrigado Jessica!

      No seu caso eu recomendaria o uso de aparelho de safira. Esse material é mais translúcido, enquanto que a porcelana é mais opaca e esbranquiçada. Provavelmente o resultado estético será melhor com um aparelho de safira. Apesar de ser mais caro, é um material mais resistente e os braquetes acabam sendo ligeiramente menores, o que pode melhorar o conforto para você.

  21. Boa noite Dr. Andre

    Colocarei aparelho porem estou na duvida se o aparelho de acrílico tem o mesmo efeito e por causa de alguns comentários fiquei com medo pelo fato de dizerem que amarela. Minha dentista me disse que a borrachinha que amarela ,mas eu não sei se por ser acrílico pode amarelar ate por que não conheço o material e não sei a diferença entre os outros.Tem como me ajudar?
    Dede já agradeço.

  22. Olá drº, coloquei aparelho ortodontico sem fazer qualquer exame, há algum problema nisso? E aproveitar para dizer que fumo e terei manchas nos dentes quando o remover? Obrigada

  23. Bom dia Dr André…

    Usei aparelho por muito tempo quando criança pois tenho a arcada inferior para trás (osso não desenvolveu), tive um bom resultado porém por questões de respiração, ATM e etc, hoje em dia a diferença ainda é muito aparente.

    Iniciei novamente o tratamento com o aparelho estético, meu ortodentista de agora, vai tentar um tratamento com extração de dois dentes na arcada superior, para tentar a retração. Porém, como minha mordida é classe 1, os dentes embaixo também deveriam ser extraídos.

    Sei que é dificil avaliar sem ter visto raio X, mas na sua experência como dentista, qual a chance desse tratamento dar certo? Compromete muito o perfil se a retração dar certo?

    Obrigada!!

    • Rhana,

      Se você tem um retrognatismo (mandíbula curta) mas tem uma engrenagem dentária de Classe I (o que não é o mais comum), o caso é complexo e pode até ter indicação cirúrgica.

      E um caso assim, deve ser muito bem estudado antes de se decidir extrair dentes. Talvez seja bom ouvir outras opiniões antes de passar por esses procedimentos irreversíveis.

  24. Ola dr.
    uso aparelho móvel e contenção e queria fazer um clareamento com bicarbonato de sódio que vi na internet. Teria algum problema? vi que falaram que poderia sair a colinha que fica na contenção.. é verdade?

  25. Ola irei colocar o aparelho estetico de polibicarbonato mais estou com medo que ele fique amarelo muito rapido, só irei colocar pq eu usava aparelho metalico e tirei e depois de um tempo minha contenção inferior quebrou o q fez meu dente entorta … por isso colocarei sera q o polibicarbonato amarela rapido ?

  26. Olá! inicialmente já agradeço a atenção. Estou usando, há 3 meses, o aparelho estético autoligado de safira (base do bráquete) e cerâmica (parte do clipe que prende o fio). Ele pigmentou com açaí mesmo com escovação logo depois de consumir. As partes da engrenagem do bráquete que escureceu. Alguma sugestão para limpá-lo? Uso o waterpic e não está ajudando. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*