Brackets de Safira realmente existem?

Tenho ouvido falar sobre esta polêmica com certa frequência ultimamente.

Afinal de contas o bracket é realmente de safira ou é apenas mais um brackets de porcelana?

Na verdade a safira é uma porcelana monocristalina enquanto que os brackets ditos de porcelana são feitos com porcelana policristalina.

A diferença está na forma como os brackets são produzidos.

A porcelana policristalina é produzida a partir da precipitação de partículas de óxido de alumínio e passa por um processo de acabamento em que é aquecida e cortada o que pode levar à falhas na estrutura do bracket.

A porcelana monocristalina (safira) é produzida pela fundição das partículas de óxido de alumínio a temperaturas altíssimas seguida de um resfriamento controlado que evita falhas na cristalização.

Então esta peça, que tem uma estrutura molecular muito parecida com a da safira natural (daí o nome) é recortada no tamanho e formato dos brackets originando peças mais resistentes e translúcidas.
Concluindo: O nome “safira” é usado para identificar brackets produzidos com porcelana monocristalina enquanto que o nome “porcelana” é usado para os brackets de porcelana policristalina.

Mas, apesar da porcelana ser um material de ótima qualidade, a safira ainda é superior em termos de estética, atrito e resistência.

153 Comentários para: “Brackets de Safira realmente existem?

  1. BOM DIA,VOU USAR APARELHO ,O DE PORCELANA,GOSTARIA DE SABER SE O ARCO DE VIDRO É MAIS RESISTENTE QUE O DE METAL ?OU APENAS MAIS ESTETICO.É VERDADE QUE ESTE TIPO DE APARELHO NAO SUPORTA APERTO MAIOR,E DEMORA MAIS O TRATAMETO DO QUE O CONVENCIONAL .OBRIGADA.

  2. Neide,

    Os arcos de fibra de vidro são muito bonitos mas ainda não possuem propriedades iguais às dos arcos metálicos.

    Estes arcos não aceitam dobras e são bem menos resistentes.

    Eu ainda acho que precisamos evoluir mais nestes materiais para poder eliminar os arcos metálicos dos tratamentos com brackets estéticos.

    Por enquanto eu continuo trabalhando apenas com os metálicos.

  3. Boa Tarde

    Gostaria de saber se posso colocar aparelho mesmo tendo uma coroa no canino que esta precisando trocar? e a gengiva deste dente sangra!! ja tratei uma x mas nao adianta tem que trocar a coroa mesmo, porem faço oque antes? essa coroa empurrou os dentes laterias p direita perdendo o alinhamento.e ficando um espaço entre o canino e o dentinho da frente.Esse dente (coroa) esta mais branco que o restante dos dentes e maior tambem…e o custo do aparelho uma média qto ficaria?
    obrigada

  4. Sylvia,

    Talvez seja uma boa idéia remover a coroa e fazer um provisório mais bem adaptado. Aí então colar o aparelho e fazer o tratamento todod com o provisório.
    Ao final do tratamento você faria o trabalho definitivo.

  5. Oi Doutor André!
    Hoje, após uma longa semana (sem dores, porém incomoda) fui retirar os espaçadores e colocar a banda inferior. Pesquisei muito sobre a minha clínica ortodôntica (sou atendida por uma equipe, todas as ortos muito competentes, dão aula na ABO, etc), mas mesmo assim surge uma pequena insegurança, pois não conheço ninguém que tenha colocado lá. A banda inferior foi colada nos últimos molares (tenho 3 sisos, dois superiores, um já excluso e um começando a nascer e um inferior). A recomendação, lógico, é de que eu retire os sisos, a mesma de meu dentista. A minha dúvida, na verdade, principal é… Tem problema colar a banda nos últimos molares? (meu problema é espaçamento grande entre os dentes) E também tem problema tirar os sisos com aparelho, ou pode atrapalhar na cirurgia? Outra dúvida que tenho é… Minha orto falou que demoraria em média 5 sessões para concluir a colocação do aparelho. Porém está colocando muito aos poucos e isso me assusta um pouco, pois todos os meus amigos colocaram de uma só vez, ou em partes (espaçadores, depois de uma semana, as bandas, logo após os brackets e o fio). Mas minha orto falou a minha funcionará dessa forma: espaçadores inferiores (após uma semana) bandas inferiores (após uma semana) espaçadores superiores) após uma semana as bandas superiores, depois mais uma semana os brackets e só na semana seguinte a colagem dos brackets, passará o fio. Isso está muito demorado? (eu sei que os tratamentos variam de acordo com o problema de cada um e o próprio cronograma do orto para o tratamento) mas, achei que seria bom perguntar a outro especialista… Muito obrigada pela atenção e desculpe o texto enorme! 🙂

  6. Nina,

    Não há problema em colocar as bandas nos últimos molares desde que sejam bandas bem confeccionadas.

    É mais fácil extrair os sisos sem o aparelho que pode atrapalhar um pouco durante a cirurgia.

    O ritmo de colocação do aparelho é uma atribuição do ortodontista, eu particularmente não faço desta forma, mas não se pode dizer que está errado.

  7. Olá,
    eu coloquei o aparelho na parte inferior há pouco tempo,
    notei que meu dentista instalou muito torto os brackets entre um dente e outro, fazendo assim com que o arco ficasse torto, e estou com medo que alguns dentes que estão retos, desçam por conta de que o do lado está muito para baixo. Isso pode acontecer, ou a instalação é mesmo torta?
    Obrigada

  8. Camila,

    Algumas vezes são os dentes que estão tortos e nós mesmos nunca havíamos notado o quanto.

    E aí quando o aparelho é colado parece que ficaram ainda piores, mas vão melhorando com o tempo.

    Mas também pode ser que os brackets estejam realmente mal-posicionados, neste caso, converse com o seu ortodontista que ele vai reposicioná-los com certeza.

  9. Olá DR. Andre. Falei com meu ortho a respeito dos aparelhos estéticos e ainda fiquei em duvida quanto ao de safira e o de porcelana. Qual você indica aos seus pacientes?

  10. Camila,

    Os dois brackets são ótimos. O de safira é melhor em alguns aspectos, mas também é mais caro.

    Por isso tudo depende do que você quer em termos de estética e resistência e quanto quer investir.

    Leia mais sobre brackets estéticos nestes links:

    http://www.ortodontista.net/aparelho-ortodontico-estetico.html

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelhos-esteticos-amarelam/

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/qual-a-diferenca-estetica-entre-brackets-de-porcelana-e-safira/

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/brackets-de-safira-realmente-existem/

  11. Boa tarde Dr. Andre.
    Pelo fato das borrachinhas amarelarem com facilidade, fiquei sabendo que existe um kit de pinsa que o usuário pode trocar as borrachinhas semanalmente em casa. Inclusive tenho uma amiga que foi orientada pelo seu dentista, e ela consegue fazer isso sozinha.
    Porém ouvi de um profissional que isso não pode ser feito, pois as borrachinhas é que apertam o aparelho, e se caso eu troca-la em casa eu irei movimentar o aparelho e ter uma possivel perca ossea. Isso é verdade?

  12. Olá Lays,

    Esta questão do próprio cliente trocar as suas ligaduras depende do caso, do ortodontista e da relação profissional/cliente.

    Se o ortodontista julgar que o cliente é capaz de realizar a troca e que estas trocas mais frequentes não vão colocar em risco a saúde das raízes dos dentes, ele pode autorizar o cliente a trocar. Mas a responsabilidade é do ortodontista caso aconteça algum problema.

    Por isso eu digo que é uma decisão muito particular do profissional e que também depende de outros fatores.

    Eu, particularmente recomendo que nenhuma pessoa faça alterações nos seus aparelhos ortodônticos, nem mesmo trocar as ligaduras, sem autorização do ortodontista.

  13. Cacilda,

    A sua idade não é problema para a correção ortodôntica.

    Se você deseja corrigir a sua mordida, escolha seu ortodontista com carinho e siga em frente.

  14. Dr. André

    Tenho uma coroa definitiva bem no dente da frente, ja tenho ela tem uns 2 anos. é otima, um dente perfeito, mas agora eu quero colocar aparelho ortodontico, será que é possivel?

  15. Olá dr.é o seguinte tratei de um canal na semana passada só que prescisarei por uma coroa nesse dente .. só que quero por o aparelho logo pois minha documentação ja esta pronta .. posso por o aparelho e depois por a coroa ?? se eu não quiser por a coroa agora e fazer o tratamento com o aparelho primeiro posso fazer isso ?obrigada.

  16. boa noite!
    Gostaria de saber se existe brackts de safira com a tampa de metal?E se é eficaz, pois coloquei esse aparelho e já descolou alguns brackts, estou preocupada…meu aparelho é autoligavél.e custo caro o aparelho.
    fico grata pela att.
    abraços

  17. Cynthia,

    Eu conheço algumas marcas como o In-Ovation e o BioQuick que são brackets cerâmicos auto-ligados com tampa metálica.

    Não conheço nenhuma marca que produza brackets de safira auto-ligados (na verdade, nem sei o motivo, já que a safira é bem mais resistente e raramente descola).

    De qualquer forma, estes aparelhos costumam ser mais caros mesmo.

  18. Ola…coloquei um aparelho q vai no ceu da boca e tem dois bracket um no dente do lado direito e outro do lado esquerdo para depois colar e colocar o aprelho fixo…putz ai é q ta…não estou aguentando de dor,esse bracket esta machucando dimais minha boca por dentro,sera q não existe um bracket sem essas pontas ou um tipo de proteção q não seja CERA,para me ajudar…
    Abraços

  19. Robson,

    Pela descrição devem ser os tubos soldados à banda de um disjuntor.

    Veja se é alguma coisa parecida com isso:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/expansao-rapida-de-maxila/

    Bem, neste caso, acredito que quando o aparelho estiver completo o desconforto vai diminuir.

    Mas por enquanto é difícil prender a cera apenas nesta peça. Existe no mercado uma placa flexível moldável com calor que pode ser usada em você, mas apenas para dormir e não é todo mundo que se acostuma. Converse com o seu ortodontista sobre esta opção.

  20. Boatarde Dr. AndreEstou com perda ossea nos dois dentes dafrente e ainda sofri um trauma neste dente agora eles estão moles o que devo fazer, pois odentista pediu para aguardar um tempo tenho medo que os dentes caitb. estou na menopausa existe algum tratamento para isso obrigada

  21. Boa noite,

    fiz uma consulta hoje e perguntei sobre o aparelho estético. O profissional me informou que só o de porcelana tinha boa resistencia e que os demais quebram facilmente. Me passou um valor aproximado de R$1300,00 para o aparelho de porcelana. Pela internet e até em sites estrangeiros encontrei por muito mais barato, mas não sei se é possível eu comprar o kit e levar para ele(nao vejo problema nisso). Outra duvida também seria quanto as marcas, no caso, as marcas confiaveis de aparelhos. Poderia me ajudar? Obrigado

    • Pedro,

      Como eu sempre digo aqui no Blog: valores variam muito e comentá-los só gera polêmica.

      Eu só posso falar por mim, ok? Mas em primeiro lugar eu não gosto de usar o termo “aparelho” para esta cobrança inicial, prefiro “entrada”. Isso por que na verdade não estou cobrando apenas o valor do material usado, e sim pelo trabalho de diagnóstico, planejamento e montagem do aparelho.

      Não existe regulamentação sobre os honorários dos profissionais de saúde, então cada um pode cobrar o quanto quiser e cabe aos clientes a tarefa de escolher a melhor relação custo-benefício (o que pode ser complicado pela dificuldade de se avaliar antecipadamente a capacidade do ortodontista).

      Para ajudar vocês, usuários do Blog, escrevi as 10 dicas para escolher seu ortodontista e recomendo a leitura antes de tomar qualquer decisão.

      Lembre-se que o aparelho é apenas uma ferramenta mas quem vai produzir o resultado é o ortodontista.

  22. Dr. Andre, obrigado pela atençao prestada.

    Vc poderia me dizer algumas marcas de braquetes que vc conhece e que tenham boa qualidade? Na minha pesquisa encontrei as marcas: Zetta, Ortho Tecnology, Aditek, American Orthodontics e Iceram.

  23. Pingback: Blog do ortodontista » Arquivo do Blogue » Qual a diferença estética entre brackets de Porcelana e Safira?

  24. Olá André
    Parabéns pelo blog. Muito útil e esclarecedor
    Eu sou ortodontista e faço bioprogressiva.
    De fato, nosso controle de ancoragem e tendências menos extracionistas não nos leva muito para o uso dos autoligados.
    Sem entrar no mérito da técnica, gostaria de saber se voce prefere sempre os brackets de safira quando vc opta pelos estéticos.
    Voce costuma usar autoligados estéticos de cerâmica?

    • Olá Andrea,

      Em primeiro lugar, obrigado pelos elogios! Vindos de uma colega ortodontista me deixam ainda mais feliz.

      É verdade, para a Bioprogressiva, os auto-ligados não trazem muita vantagem pois a técnica tem seus próprios recursos para contornar os obstáculos criados pelo atrito.

      Sim, inclusive vou passar a trabalhar exclusivamente com brackets de safira a partir do ano que vem (para clientes que pedem aparelhos estéticos, é claro) pois apresentam um índice baixíssimo de descolamento e quebra.

      Nada contra os brackets de porcelana, mas a safira reduz os contratempos decorrentes de recolagens, principalmente nos pré-molares inferiores. Além de ser mais translúcida e oferecer menos atrito com o arco.

      Já trabalhei com os brackets auto-ligados In-Ovation C (GAC) e gostei muito deste aparelho que, apesar de ser de porcelana sempre apresentou uma resistência muito boa a descolamento. Aliás, se for para abrir uma exceção aos brackets de porcelana, seria para trabalhar com este aparelho.

      Mas a maioria dos clientes reclama da estética das tampas metálicas e dos pré-molares inferiores que são metálicos neste jogo (é sempre bom avisar isso ao cliente antes).

      Gostaria de aproveitar a oportunidade e convidá-la para escrever um artigo sobre bioprogressiva aqui para o Blog, o que você acha da ideia? Estou precisando de colaboradores.

  25. Olá.
    Estava lendo os comentário e fiquei curiosa com uma coisa.
    Quer dizer que os aparelhos estéticos autoligáveis não são tão estéticos assim? Pois as imagens que encontro nos sites dos aparelhos autoligáveis estéticos aparecem como se fossem o de safira normal, ou seja, não aparece nenhuma parte metálica.
    Vou colocar meu aparelho mês que vem e estava na dúvida entre o autoligável estético e o de safira normal (opções apresentadas pelo meu dentista). Mas, pelas suas respostas anteriores, acho que vou colocar o de safira mesmo.
    (ainda assim continuo cheia de dúvidas)

    • Luiza,

      Alguns brackets estéticos auto-ligados têm mais metal aparente que outros, mas todos possuem peças metálicas que são as tampas ou clipes que prendem o arco. Se você observar bem vai ver.

      Tudo depende das preferências do ortodontista e do cliente.

      De qualquer forma, não comece o tratamento se ainda estiver cheia de dúvidas. Pergunte tudo ao seu ortodontista antes. Pode ser chata mesmo. Se ele reclamar diga que foi ideia minha, ok?

  26. Olá! Sou ortodontista e gostaria de parabeniza-lo pelo seu blog!
    Ainda nao tive a oportunidade de trabalhar com o aparelho de safira, e tenho duvidas a respeito da colagem. Uso uma resina q nao necessita do adesivo, posso usa-la na colagem do braquete de safira? A tecnica de colagem é a mesma dos metalicos, nao? E ha problema se precisar remover e recolar?

    • Clara,

      Muito obrigado! O reconhecimento dos colegas é sempre bem-vindo!

      Sinceramente, eu não tenho certeza de que a sua resina vá funcionar bem, mas acredito que sim.

      Eu uso resina restauradora da 3M (não uso resina ortodôntica) e sempre aplico e polimerizo o adesivo nos brackets de safira antes da colagem. Meu índice de brackets de safira descolados é realmente muito próximo de zero. E este é o aparelho mais procurado pelos meus clientes.

      A remoção do bracket inteiro é dificílima (no caso desta técnica que uso) e a recolagem não costuma ficar tão firme segundo o fabricante, mas eu mesmo nunca recolei um bracket desses.

  27. Olá Dr. André, primeiramente Parabéns pelo seu blog, me ajudou muito a entender melhor sobre quais opões de aparelho!
    Gostaria de tirar uma dúvida com relação financeira. Eu li acima que você prefere não divulgar valores, e realmente não tenho encontrado preços, dificultando minha busca.
    Meu ortodontista me indicou colocar o Bracket Inspire Ice – Safira, pois prefiro aparelhos menos visiveis (na verdade preferia um nada visivel)…
    O valor que ele me passou total do tratamento achei bem caro, e como não estou encontrando valores, gostaria de saber se você poderia me informar uma preço médio que teria para aplicação deste aparelho.
    Se preferir, você poderia responder diretamente no meu e-mail para não gerar polemica.
    Agradeço muito, pois sei que é complicado ficar ditando valores, afinal cada um tem seu trabalho. Eu trabalho com vendas e comércio também, e acredito que o consumidor deve ter acesso aos preços para poder melhor compara-los e assim decidir, eu sei que no final das contas estamos pagando pela escolha do Ortodontista e seu trabalho, e não pelo aparelho em si, e com uma base (pois não tenho idéia de quanto vale um trabalho desse), posso escolher melhor.
    Mais uma vez, Obrigada.

    • Bruna,

      Também acho que o cliente deve ter acesso aos preços. Mas esta pesquisa pode e deve ser feita diretamente com os profissionais.

      Há uma diferença muito grande entre os ortodontistas, não apenas na qualidade técnica mas também no atendimento, relacionamento e comprometimento com resultados. Por isso o preço só faz sentido quando você está diante do profissional ouvindo o que ele diz e avaliando a sua experiência durante a consulta.

      Por isso vou continuar insistindo em não comentar valores aqui no Blog. Não gostaria de ver este espaço que é tão útil abrigar debates sobre preços.

      Recomendo que você converse com mais de um ortodontista antes de decidir fazer o seu tratamento, e não apenas por causa do preço.

      Se você gosta e confia no seu ortodontista e não quer fazer uma pesquisa com outros profissionais, aceite o preço dele como o justo.

      Tudo de bom para você.

  28. Boa noite Dr. André,
    estou visitando o blog pela primeira vez e gostei muito, parabéns.
    Estou usando os brackets de safira há + ou – 04 meses, minha experiência não tem sido muito boa, os bracketes tem se soltado com muita facilidade mesmo eu tomando todos os cuidados devidos. Nesses 04 meses de uso já fiz 11 reposições, segundo meu ortodontista os brackjetes de safira quando se descolam não são possíveis de se colar novamente. Na sua experiência, poderia me dar um conselho? estou pensando em retirar os bracketes de safira e colocar o de metal, pois presumo que como trata-se de um tratamento longo os brackets se soltando constantemente só prolongara ainda mais o meu tratamento, além do custo que tenho com as reposições.

    Grande abraço
    Rosângela Moreira

  29. Boa tarde Dr. André.

    Também estou com problemas com os meus brackets de porcelana. Coloquei há 1 semana e logo que saí da cadeira descolou-se 1. No dia seguinte + 3. Voltei e a orto resolveu esses casos. Mas agora voltou a soltar-se. O que pode originar o descolamento dos brackets?

    Obrigada,
    AS

  30. Gostaria de saber se eu consigo adquirir essas borrachinhas transparentes da Ortho Technology, Pearl Blue. Estou usando o aparelho estético porém estou insatisfeita com o resultado pois as borrachinhas amarelam muito fácil, ficando um visual não muito legal.

  31. Boa tarde Dr. André.
    Primeiramente 1ª vez que eu venho ao site e achei muito bom, já me ajudou batante!
    Então, estou querendo compra um aparelho de safira e gostaria de lhe perguntar se a marca eurodonto é muito ruim .. Porque sinceramente não faço a menor ideia se seria uma boa optar por essa, mais continuo pesquisando algumas outras.

    Obrigada.

  32. Eu posso usar aparelho mesmo tendo uma doença na gengiva que fez eu ter perda óssea? Caso eu possa usar eu posso comprar o aparelho de porcelana monocristalina pela internet e levar para o dentista?

  33. Olá Dr. André,
    Tenho muito desgaste nos 6 dentes centrais superiores por estarem muito na vertical e em contato com os de baixo, bruxismo e provavelmente refluxo. Vou precisar usar aparelho para inclinar os 2 centrais para não terem tanto contato com os de baixo. Já fui em alguns ortodentistas e poucos me falam que não seria tão recomendado usar os aparelhos estéticos porque são mais resistentes e na hora de remover os brackets ao final do tratamento seria arriscado quebrar esses dentes mais finos, então o mais indicado seria o Invisalign ou metálico comum. Outros dentistas me disseram que não tem problema, que podem colocar os estéticos (interligado ou safira) mesmo estando finos eles tomam cuidado na retirada e não há risco.
    Corro esse risco mesmo? Gostaria muito de usar o de safira mas aceito o metálico se existir a chance de na retirada dos brackets acontecer algo com meus dentes da frente.
    Você tem ampla experiência com os de safira, já pegou um caso assim?
    Muito obrigada!

  34. Olá , eu gostaria de saber qual é a melhor opção de aparelho, estético de safira , ou porcelana , qual é o melhor ?
    Qual não amarela e qual o preço da manutenção ?

    Atenciosamente , Ana . (:

  35. !olá dr.andre,gostaria de saber se o tempo que ficarei c aparelho c brackets de safira é maior q o metalico? em qnto tempo em media de acordo c o q o sr.ver na pratica? outra pergunta…a manutençao é alternada supeior e inferior ou podem ocorrer juntas….obg

    • Raquel,

      Teoricamente a duração do tratamento com safira é a mesma dos brackets metálicos, isso depende muito mais do ortodontista.

      Quanto às ativações do aparelho, dependem do planejamento do tratamento.

  36. Dr. André,

    Primeiro, muito obrigada por nos dar essa oportunidade única de nos informarmos e nos sentir mais seguros em nossas escolhas ao iniciar um tratamento ortodôntico. Parabéns pelo excelente trabalho!

    Segundo, gostaria de saber: o aparelho de safira da Aditek é uma boa escolha?
    Muito obrigada!

    • Lucélia,

      Obrigado pelos elogios! Saiba que são sempre bem-vindos!

      Eu nunca trabalhei especificamente com os brackets de safira Aditek, mas a marca em si tem qualidade e acho difícil que estes brackets fujam à regra.

  37. Oi eu utilizo aparelho de porcelana,mas ando com problema nos braquetes da arcada de baixo pois 4 deles soltam logo após que saio do dentista.Já tentei a recolagem e soltaram.Tive que comprar novos braquetes dos quais sao caros e soltaram novamente.
    Gostaria de saber se realmente esse material nao pode ser reaproveitado,e qual foi o erro na hora da colagem,para eles terem soltado?
    obrigada,o site é otimo!

  38. Olá Dr.

    Gostaria de saber se quando um braquete do aparelho autoligavel é descolado do dente, a única solução é colocar outro braquete? Já que o braquete descolado terá restos de resina anterior e ao colocar nova resina para aderência ao dente o mesmo não terá a mesma eficiência. Isso é verdade ou é possível reaproveitar o braquete, já que eles têm um custo maior?

  39. Olá, Doutor!
    Primeiramente gostaria de agradecer o tempo que você utiliza para nos informar acerca dos aparelhos. É de grande valia!
    Vou falar um pouco sobre o meu caso e gostaria de saber se é possível ou não o que pretendo fazer.
    Bom, há dois dias atras ao morder um milho de pipoca a metade de dentro do meu segundo pré-molar foi arrancada, ocasionando uma lesão tambem na raiz do dente.
    Fui até o meu dentista e ele me informou que eu teria que extraí-lo para fazer um implante.
    Como sempre fui insatisfeita com os meus dentes separados e por ter acontecido o que disse acima, perguntei se nao seria possível colocar um aparelho ortodontico para puxar os dentes de tras e assim fechar o espaço aberto e aproveitar para alinhar os dentes da frente para uma melhor estética.
    Ele disse para eu procurar um ortodontista e assim saber se era possível.
    O que você acha?
    Tenho todos os 4 cisos.
    Obrigada desde já!

  40. BOM DIA ESTOU QUERENDO COMPRAR BRAQUETES DE SAFIRA GOSTARIA DE SABER SE A MARCA EURODONTO É BOA? OU TERIA OUTRA MARCA QUE VC ME ACONSELHARIA. OBRIGADA

  41. Oi Dr. André, sou o Guilherme do outro post (mordida cruzada), já coloquei a parte superior do aparelho, mas estou bastante preocupado, um dos brackets está praticamente encostado na gengiva, muito torto, e o meu dente não é torto a ponto de justificar essa posição, até cheguei a comparar com a sua contraparte que está normal, bem no meio do dente. os brackets dos molares tbm não estão muito direitos, inclusive os últimos estão praticamente encostados na banda, dificultando demais a escovação que já está difícil.

    Minha pergunta é: os brackets tem que estar no meio do dente ou existe alguma justificativa para colocá-los de maneira diferente? Por exemplo, mais acima ou abaixo dos dentes?

    Estou muito desconfiado e decepcionado porque depositei minha confiança em um profissional, e logo no começo do tratamento já estou passando por isso.

  42. Acabei dando uma pesquisada aqui e descobri que dependendo da localização do bracket, o dente se movimenta de uma forma, uma informação que eu nem fazia ideia e que tbm não foi esclarecida pelo meu ortodontista, enfim, estou mais tranquilo agora, mas não deixarei de perguntar sobre essa questão na próxima vez que for lá.

    Desculpe pelo incômodo, mas sou muito preocupado e qualquer coisa fora da reta me provoca uma ânsia para solucionar o mais rápido possível hehe

    De qualquer forma, sua opinião é muito importante.

  43. Boa tarde Dr. André, também sou ortodontista, eu queria saber qual a marca do aparelho safira que vc usa e se você pode me passar o nome do representante dele e do elastic? Grata

  44. Boa Tarde Doutor!

    Os aparelhos fixos de safira são tão eficientes quanto os autoligáveis no que diz respeito ao tempo do tratamento ou esse último possui uma certa vantagem?

    • João,

      Esta é uma questão polêmica e não há consenso entre os ortodontistas.

      Teoricamente o atrito reduzido dos auto-ligados melhoraria a performance do aparelho, mas ainda há um certo ceticismo de parte da comunidade em relação à reduções relevantes no tempo de tratamento.

      O que posso dizer é que com diagnóstico, planejamentos e execução corretos, o tratamento vai evoluir dentro do prazo com qualquer aparelho.

      E que nenhum aparelho compensa deficiência técnica do profissional. Por isso, se quer um tratamento que termine dentro do prazo, procure um bom ortodontista. O aparelho é um detalhe.

  45. Bom dia,

    Volto ao blog para tirar outra dúvida:
    Fui em outra dentista e ela trabalha normalmente com a empresa 3M e no caso o aparelho estético seria esse: Brackets Cerâmicos Transcend™ Series 6000.
    Saberia me dizer se é um produto de qualidade visto que eles possuem um outro material superior?
    E qual seria o prazo melhor para troca das borrachinhas?

    Obrigada.

    Att.
    Elisa K.

  46. Boas festas Dr. André rs…
    Meu contato é a respeito de uma dúvida sobre tratamento ortodôntico.
    Estou usando um aparelho autoligavel de aço, devido a mordida crusada anterior total que possuo, desde que coloquei o aparelho observei que surgiu uma abração no dente 14 causando sensibilidade, e estou com ponto de contato prematuro posterior no mesmo quadrante. Observei que estou usando um fio quadrando, e este mesmo quadrante está lingualizando, sendo que o quadrante que deveria lingualizar é o oposto. Gostaria de informações se isso tudo pode estar ocorrendo, pois estou muito preocupada. Obrigada.

    • Milla,

      Apesar da sua descrição, não tenho como fazer uma análise técnica do seu tratamento.

      Mas você pode e deve colocar estas dúvidas de forma clara para o seu ortodontista.

      É dever dele explicar tudo o que está sendo feito para tranqüilizar você.

  47. Olá Doutor, os braquetes Pure estão em falta na minha cidade. Só estou encontrando Zetta Eurodonto e Iceram-S Orthometrics. Um dos dois é melhor que o outro?

  48. Olá Dr. tudo bem? então, já que como dito os aparelhos estéticos são considerado “mais fracos” que os de metais normais, poderia haver a possibilidade de colocar os Bráquetes estéticos apenas nos dentes posteriores e nos anteriores poderia ser de metal? Abraços

    • Cleiton,

      Será que você quis dizer o contrário? Brackets estéticos na frente e metálicos atrás? Se for isso, sim é possível, mas se usar brackets de safira, eu diria que é desnecessário, pois estes são muito resistentes.

  49. Olá! Tenho aparelho de porcelana e 2 braquetes vem quebrando a alguns dias. Faço a devida colagem deles no meu dentista mas não passa 1h hora e eles já caem de novo. Meu dentista disse que se cair uma vez o aparelho se perde e terei que comprar outro. É verdade isso ? Ele sempre me trata arrogante,não faço nada para quebrar o braquete assim tão facilmente. Devo comprar outro aparelho ?

    • Ana,

      Brackets de porcelana são sujeitos a descolamento e a recolagem, apesar de ser possível, nunca fica igual a de um bracket novo e não é incomum voltar a soltar.

      Quanto ao cliente pagar ou não por reposições de brackets soltos, depende do que foi combinado no início do tratamento.

  50. Olá Dr. Andre!!
    É tanta informação que venho lendo sobre aparelho ortodôntico que estava quase desanimando, mas li tuas respostas bem mais simples e me pareceram muito sinceras, que resolvi te escrever.
    Eu optei por uso de aparelho para alinhar dentes, fui em 3 profissionais e cada um diz algo diferente…Dúvidas:
    -uso placa de bruxismo à noite pq aperto dentes e tenho dor de cabeça, devo continuar usando com aparelho ?
    -tenho próteses antigas que quero trocar, devo fazer provisória agora e colocar aparelho ou deixar pro final?
    -aparelho autoligado tem um custo-benefício desnecessário?
    -brackets de safira e arco metálico é o melhor custo benefício-mesmo que em estética tenha fio metálico?
    -em aparelhos estéticos importados, quais marcas que tu mais usa por custo-benefício-estética?
    Obrigada!!Adorei tua foto.abraço

  51. Olá Dr., bom dia.
    Gostaria de saber se: a qualidade do aparelho metálico 3M Abzil autoligado NACIONAL é muito inferior a qualidade do aparelho de sistema autoligado importado metálico Ormco.
    Os dois demoram o mesmo tempo para fazer efeito?
    Eles conseguem corrigir do mesmo jeito? Ou um é bem melhor do que o outro?

  52. Dr. bom dia!

    Coloquei aparelho de safira há 6 dias, na parte superior. Tenho tomado todos os cuidados com relação a alimentação e higiene, porém todos os meu brackets descolaram. O que pode ter provocado esse descolamento de 100%? Estou bastante chateada.

  53. Bom dia Dr. André,

    Eu uso aparelho de safira há 2 anos e 3 meses e já estou finalizando meu tratamento (Segundo a ortodentista, mais uns 3 meses). Ao mesmo tempo, meu marido foi orientado a colocar o aparelho para corrigir um problema. Queria saber se é possível reaproveitar os brackets de safira para o tratamento dele, tendo em vista que o custo inicial é bem alto.

    Obrigada!

  54. Boa tarde! Primeiro, parabéns pelo site! Este tem sido um meio excelente para esclarecer a dúvida de muitos de nós.
    Vou colocar um aparelho autoligado estético mas tenho visto que o não são tão estéticos assim. Uma boa parte deles possui um “clipe metálico “. Das que pesquisei a única que vi realmente mais estética foi da eurodonto ( mas foi me dito que há um grande percentual de fratura dos brackets e que atrasa muito o tratamento).
    Tenho 4 opções por enquanto: eurodonto, orthometric, aditek, 3M.
    Você recomendaria qual desses ou que outra marca de autoligado estético?
    É verdade que estes autoligados híbridos/misto apresentam melhor desempenho no tratamento ? Poderia colocar alguns modelos e nos explicar melhor sobre este autoligados estéticos?
    Desde já agradeço!

    • Obrigado Jessica,

      Eu não costumo trabalhar com brackets estéticos auto-ligados, exatamente devido a este problema dos clipes metálicos que comprometem a estética do aparelho.

      Para os clientes que desejam aparelho estético, prefiro o aparelho convencional de safira que é satisfação garantida nesse quesito.

      O único bracket auto-ligado estético que já usei foi o In-Ovation C da GAC. É um ótimo aparelho, mas tem o mesmo problema das tampas metálicas.

      O bracket de qualidade superior que possui tampa estética é o Damon Clear, mas eu também não tive oportunidade de usá-lo ainda.

      Vou trabalhar em um post como você sugeriu.

  55. Bom dia doutor,
    Vou colocar o aparelho de safira Zetta da Eurodonto, estou com receio pois soube que é muito afiado e fere bastante. Quais as reclamalçoes mais frequentes dessa marca?
    Obrigada

  56. Olá,
    Essa matéria é de 2010. Estamos em 2016.
    Existem alguma “borrachinha” nova mais legal do que aquela blue pearl?
    Mais moderna?

    Obrigada!

  57. Boa tarde Dr,

    Perdi meus dois molares inferiores do lado esquerdo e irei retirar meus 4 sisos, para colocar o aparelho a banda sera colocada no canino inferior?
    Estou com muita vergonha de ficar aparecendo demais, pq só colocarei os dois dentes após o tratamento do aparelho, por isso estou achando que o aparelho de porcelana ou safira seja o mais ideal para meu caso.

  58. Olá, André!
    Você poderia dizer, por favor, dentre as marcas das quais você já trabalhou, qual apresenta maior resistência e um menor índice de fratura? Tanto safira quanto porcelana. Eu gostaria de usar os brackets de cerâmica, porque meus dentes são brancos, assim, acho que fica menos chamativo do que o de safira. Porém, foi passado a mim que eles comprometem um pouco o tratamento devido menor resistência. Bem, sei que não é um dado exato, mas em média, qual a frequência desses acontecimentos?

    Obrigada e parabéns pelo blog! É uma ótima fonte de informações.

    • Obrigado Taynara!

      Eu prefiro trabalhar com safira por descolar menos que a porcelana, mas é possível fazer um tratamento inteiro com esses brackets sem nenhum descolamento.

      Quanto às marcas, eu gosto de várias: Orthometric (I-ceram/I-ceram S), GAC (In-Ovation C), Eurodonto (Maya/Zetta), OrthoTechnology (Pure), Forestadent (QuickClear), etc.

  59. Dr , boa tarde

    Uso aparelho com braquetes metalicos e quero trocar pelo de safira pois além da estetica tem a questao do tamanho , eles realmente sao menores e com cantos arredondados o que nos permite maior conforto ?

  60. Boa tarde!

    Estou usando o aparelho de porcelada há aprox 5 meses, segundo meu dentista tenho mais 1 / 1,5 de tratamento. Caso eu trocar para o de safira, o tempo de tratamento pode diminuir consideravelmente? vale a pena trocar?

    • My,

      Não conte com uma redução do tempo de tratamento. O atrito reduzido no bracket de safira em relação ao de porcelana, só é relevante em alguns casos e mesmo assim, nem todos os ortodontistas concordam.

      Acho mais importante você confirmar com o seu ortodontista se esse prazo é fechado, ou se você vai continuar pagando caso o tratamento não termine.

      Se, por exemplo, seu tratamento se estender por três anos? Existe essa possibilidade? Não custa perguntar logo. Se ele garantir que está tudo dentro do prazo, você fica mais tranquila.

      Até por que o prazo que ele deu é o padrão.

      Ainda não há muita coisa que se possa fazer para acelerar realmente um tratamento ortodôntico, mas ainda vemos muitas situações onde há atraso.

  61. Bom dia,
    Gostaria de saber qual aparelho seria mais resistente e o mais eficaz no tratamento: Porcelana autoligado ou Safira convencional.
    Sobre a marca, sabe me dizer se a Orthometric é boa??

    Desde já, muito brigada!

    • Fernanda,

      Eu diria que os dois ficam bem próximos nessa disputa.

      O de porcelana leva vantagem no sistema auto-ligado, que reduz o atrito e facilita o trabalho do profissional. Mas é importante trabalhar com boas marcas, pois a tampa do bracket pode dar defeito com o tempo.

      O de safira é mais resistente e translúcido. Se forem usadas ligaduras elásticas que não ficam amareladas, acaba sendo mais estético, já que o auto-ligado tem quase sempre, a tampa metálica.

      A Orthometric é uma ótima marca. O bracket de safira deles é o I-Ceram S e o auto-ligado de porcelana é o I-Ceram SLB.

  62. Pingback: Qual a diferença estética entre brackets de Porcelana e Safira? - Blog do ortodontista

  63. Pingback: Aparelho ortodôntico é usado cada vez mais pelos adultos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*