Como o aparelho fixo é colado nos dentes?

Como começa o tratamento ortodôntico

Como começa o tratamento ortodôntico


Como se inicia um tratamento ortodôntico?

Às vezes queremos fazer um determinado tratamento mas não sabemos nem por onde começar.

E isso pode atrasar a decisão de procurar um especialista.

No caso do tratamento ortodôntico com aparelho fixo, a primeira coisa a fazer é escolher seu ortodontista. Para ajudar você nessa tarefa, temos o post com as 10 dicas para escolher seu ortodontista.

Para escolher seu ortodontista, você precisa ter um contato com o profissional através da consulta de avaliação. Esse é o momento de fazer todas as perguntas que você achar importantes.

Pode ser que você tenha que se consultar com vários profissionais até encontrar o ortodontista que realmente combina com você.

Consulta de avaliação ortodôntica

A consulta de avaliação inicial é o momento de conhecer e avaliar o ortodontista que vai fazer o seu tratamento.

É importante tirar todas as suas dúvidas sobre o seu caso e conhecer as opções de aparelhos fixo para você.

É preciso entender se haverão procedimentos adicionais como extrações ou desgastes, saber o prazo para a correção e todos os valores envolvidos.

Eventualmente essas informações podem mudar depois do estudo do caso, mas normalmente já é possível ter uma ideia aproximada de como será o tratamento.

Nessa consulta de avaliação alguns ortodontistas fotografam o paciente para visualizar melhor o problema e poder explicar também de forma mais eficiente o que está ocorrendo.

Outros profissionais preferem pedir as fotos junto com as radiografias e os modelos das arcadas.

De qualquer forma, todo esse material deverá ser analisado pelo ortodontista para diagnosticar o caso.

Estudo do caso, diagnóstico e planejamento

De posse de todos os exames, o ortodontista vai estudar o caso e definir quais são os problemas ortodônticos que precisam ser tratados.

Nessa etapa será avaliado se existem problemas na estrutura óssea, assimetrias faciais, falta de dentes, apinhamentos, alterações na mordida, etc.

Quando tudo isso for definido, o ortodontista tem um diagnóstico, ou seja, ele sabe qual é o problema.

Então, passamos para o planejamento do caso.

Nessa fase serão definidos todos os procedimentos necessários, o tipo de aparelho fixo que deve ser usado, eventuais aparelhos auxiliares, etc.

Também será definido o tempo necessário para que tudo seja concluído e definido se algum problema pode não ser completamente resolvido.

Com o planejamento finalizado, chega o momento do ortodontista explicar ao cliente como pretende fazer a sua correção.

Essa é uma segunda consulta, onde você deve estar bem atento aos detalhes que envolvem o seu tratamento.

Se você entender tudo o que foi explicado e concordar, pode-se passar adiante para marcar a consulta de colagem do aparelho fixo.

Colagem do aparelho fixo

O que marca o início do tratamento ortodôntico é a colagem do aparelho fixo.

É neste dia que nós sentimos que realmente começamos o tratamento. Os dentes ficam doloridos, descobrimos como a comida gruda no aparelho e como a cera ortodôntica pode ser salvadora.

Mas também é neste dia que sentimos ter dado o primeiro passo para ter um sorriso mais bonito, para nos livrarmos daquele dente que estraga nossas fotos ou daquele diastema que parece chamar a atenção de todo mundo.

O processo de colagem do aparelho fixo é relativamente simples e não dói nada.

Inicialmente os dentes são condicionados com um ácido, que prepara a superfície do esmalte para o adesivo. É um procedimento que não compromete a saúde e resistência dos dentes.

Depois de condicionado, o dente recebe a aplicação de um adesivo líquido e então o bracket é colocado na posição com um pouco de resina na sua base.

Por fim, a resina é polimerizada com luz alógena (aquela luz azul) e o bracket está colado.

Esse processo se repete para cada dente até que toda a arcada esteja colada.

Então,o arco pode ser colocado e a movimentação ortodôntica começa.

Essa descrição é de uma colagem direta, que é a mais comum em ortodontia. Mas há a alternativa de se fazer uma colagem indireta dos brackets. Nessa técnica o aparelho é montado primeiro no modelo do paciente para depois ser transferido para a boca.

É assim que começa o tratamento ortodôntico com o aparelho fixo.

Se o seu está começando agora, desejo-lhe tudo de bom!

Um abraço!

Dr. Andre Moreira

55 Comentários para: “Como o aparelho fixo é colado nos dentes?

  1. oi doutor! minha barra de contenção quebrou; despegou num dos caninos e só posso ir no medico daqui a 2 dias é possivel o dente entortar novamente?

  2. Olá Doutor Meu Nome é Paulo e eu tenho uma Duvida meu dentista fez a montagem mais estou sem o anel e o seguinte na hora da montagem meu dentista tirou aquelas pontinhas do braquete por que ele fez isso ? todo mundo que eu conheço usa por que eu naum ?

    • Lucas,

      Depende do caso, às vezes o resultado pode demorar um pouco mais para aparecer e outras vezes o paciente não consegue perceber as mudanças. O ideal é conversar com o seu ortodontista e tirar esta dúvida logo para que você fique tranquilo no tratamento.

  3. Olá Doutor! Acabei de colocar o resto da parte do aparelho e não fazem nem 3 horas e um bracket descolou. Não comí nada nesse meio tempo. Pode ter sido mal colado? O que devo fazer? Pois só tenho a próxima consulta daqui a 15 dias.

  4. Viva Dr, já sou utilizador de aparelho ortodôntico à 1 ano e 2 meses e tenho duvidas em relação a como proceder na situação que irei explicar de seguida.
    Durante a colocação dos brackets questionei a dentista como é que estes eram colocados ( que pontos de referência são usados, se é utilizado algum instrumento de medida para que fiquem todos perfeitamente alinhados e centrados durante a colagem ) isto porque durante a colocação ela estava a faze-lo a “olho” ou a “olhometro”. Ela disse que era assim mesmo. Comecei a ver videos de colocação de brackets e reparei que era utilizado um instrumento algo semelhante a uma “regua” para a colocação dos mesmos e comecei a ficar de “pé atrás” com a minha situação… Na consulta seguinte disse que os brackets não estão alinhados e perguntei se iria reposiciona-los, ela diz que no final quando fosse retirar o aparelho que passaria a broca no topo dos incisivos para que os bordos superiores ficassem alinhados. Ao saber disto comecei a sentir perda de confiança nela. Deverei procurar uma segunda opinião? Coloquei o aparelho para endireitar o canino no maxilar inferior e no inicio do tratamento os incisivos superiores estavam alinhados, neste momento estão com ligeira inclinação para a esquerda e com uma diferença de nivel de entre eles de cerca de 2 mm o mesmo em relação aos inferiores. Estou ja na fase final do tratamento e a usar arco quadrangular. Espero que me possa ajudar.

    ps se quiser alguma fotografia poderei enviar.

    • Tiago,

      O uso de posicionadores é indicado para calibrar a altura da colagem, mas eu particularmente colo no “olhômetro” também e não tenho problemas, ou melhor, tenho o mesmo índice de erro que tinha quando usava o posicionador.

      Mas isso vem de muitos anos de experiência.

      Desgastes de bordos de incisivos também são usados para corrigir o desgaste irregular que os dentes sofreram durante os anos em que ficaram fora da posição. Mas não devem ser usados para compensar problemas na colagem dos brackets.

      Ou seja, nenhum destes procedimentos indica problema no seu tratamento necessariamente. Mas o mais importante é que você perdeu a confiança e não acho uma boa ideia prosseguir no tratamento assim.

      Converse com ela e mostre que não deseja ter os dentes desgastados para compensar diferença de altura de brackets. Nestes casos podemos usar dobras para compensar esta diferença sem a necessidade de reposicionamento dos brackets.

  5. olá doutor. queria saber quando dura em media um tratamento com o aparelho fixo em dentes n muitos tortos, sendo apenas os dois da frentes meio tombados para dentro.. 2 anos e meio é muito, n acha?

  6. Dr. Andre Moreira boa noite uso aparelho mas to com a sensasão de que os dentes estão meio colando de sujeira e um poco agarrando quando fico raspando um no outro e isso é normal lembrando que faço higiene tos os dias !!!

  7. Dr Andre, como vai?

    Cheguei até o seu blog efetuando pesquisas a respeito de aparelhos ortodônticos que entortam os dentes. Iniciei o tratamento com a colocação de aparelho ortodôntico fixo na parte superior a pouco mais de dois meses. No primeiro mês já percebi uma melhora no alinhamento de alguns dentes no lado direito da boca e o fio era mais fino. Na primeira manutenção minha dentista trocou este fio para um fio mais grosso, este a gente sente a pressão na hora em que aperta. Muito bem, até gostei mais deste,pois achei esteticamente mais bonito. O problema é que venho percebendo agora que o incisivo superior direito está entortando.Gostaria de saber se isso é normal? E caso seja,por que isto acontece e o que pode ser feito para correção?
    Desde já muito obrigada!

  8. Olá Dr.,

    O site é maravilhoso! Adorei as postagens!
    Tenho uma perguntinha: Coloquei o aparelho fixo ontem e minha dentista disse que por ter as arcadas dentárias muito estreitas e apinhamento leve, ela precisará expandi-las para que não seja preciso remover nenhum dente. Gostaria de saber se o processo de expansão das arcadas demora muito.

    Obrigada!

    • Obrigado Priscilla!

      A expansão pode ser feita com o próprio aparelho fixo, quando a necessidade de expansão é pequena. Neste caso ela ocorrerá no decorrer do tratamento.

      Ou com um expansor palatino, se houver uma discrepância muito grande. E aí ela é feita no início do tratamento e pode levar de 4 a 6 meses.

  9. Dr., eu uso aparelho faz um tempinho ai, mas desta vez quando fui fazer manutenção a minha dentista esqueceu de cortar o fio que sobrou lá atrás, e está machucando minha gengiva, eu tento colocar a cera, mas ela não fica poi o pedaço é grande, e não tenho o número do consultório, espero que vc me responda, Bjos

  10. Olá, Doutor. Fiz a colagem do aparelho fixo há dois dias e percebi que há um bracket solto do arco. Devo voltar ao consultório? Ou isso é normal?

  11. Oi. Dr. Adorei seu Blog excelente!
    Tenho 30 anos e não estou muito satisfeita com o diagnótico que tive de ter que colocar aparelhos nos dentes. Então passei a pesquisar pelos aparelhos estéticos. Estava decidida a colocar os de porcelana que estão mais em conta que os de safira, porém desanimei em relação ao atrito, como todo mundo reclama que dói muito e a informação de que os de porcelana o atrito é maior me deixou sinceramente preocupada. 1° gostaria de saber a média de preços de um e de outro. Moro no interior do MT. E posteriormente minha dentista me informou que eu teria que arrancar todos os 4 cisos, visto que tenhos todos, por eu não ter espaço na boca. É assim mesmo? E como faço também para consultar seu o dentista é devidamente habilitado para colocar o aparelho? obrigada. Abs

    • Obrigado Mustafá!

      Bem, quanto aos valores, eu não comento aqui no Blog pois eles variam muito dependendo do dentista.

      O atrito dos brackets de porcelana não chega a comprometer o seu funcionamento, mas eu prefiro os brackets de safira por serem menos sucetíveis à descolamento.

      Extrair os sisos pode ser necessário, mas não é uma regra para todos os tratamentos. Talvez seja interessante ouvir uma segunda opinião.

  12. Eu já estou com Aparelho a mais de 6 meses e até agora o Dr. não fez a montagens completa. E os fios q sobram estão causando feridas na minha boca. Quando vou falar com ele sobre a montagens completa ele sempre enrola com termos técnicos. o q devo fazer?

    • Miguel,

      Você deve reclamar com ele seriamente. O aparelho não pode ficar ferindo a mucosa indefinidamente. Problemas podem ocorrer e o aparelho pode machucar às vezes, mas isso não pode ser a regra e sim a exceção.

  13. Boa tarde, Dr. André
    Fui orientada a usar o aparelho fixo para acertar a mordida e não por problema estético. Gostaria de saber para este tipo de caso qual a média de tempo com o aparelho? E se posso usar o aparelho fixo de safira ou outro transparente? ou só o de metal é aconselhável? Queria colocar o aparelho para acertar o alinhamento,conforme a orientação, mas tenho receio de ficar com o aparelho indefinidamente e queria que fosse o mais discreto possível. O que o senhor acha? Aguardo sua resposta e, desde já, agradeço.
    Alessandra

    • Alessandra,

      Tudo o que se faz com aparelho metálico pode ser feito com os estéticos.

      Não é possível falar sobre tempo de tratamento sem avaliar o caso.

      Recomendo as 10 dicas aqui do Blog para escolher seu ortodontista e evitar um tratamento interminável.

      • Obrigada pela orientação, Dr. André!
        Agora, tenho receio de ter que extrair todos os cisos, o que, sinceramente, não quero.
        Será que é necessário a extração nestes casos em que só há necessidade de acertar a mordida?
        Obrigada mais uma vez

  14. Olá doutor!
    Em meu tratamento estou na etapa de pré-extração, e infelizmente aconteceu do bracket do 2° pre molar Superior esquerdo se descolar, mas continua preso no fio!
    Dessa forma, os demais brackets e tubos dessa arcada continuam normais, juntamente com o fio, porém só poderei ir ao dentista na semana que vem.
    Assim, minha dúvida é: O fio se encontra desativado em toda a arcada ou somente no dente onde o bracket descolou?

    • Aleff,

      Apenas este dente deixou de estar sob a ação do aparelho. Este tipo de problema não costuma prejudicar o tratamento quando o bracket é recolado logo na consulta seguinte (ou mesmo algumas consultas depois, só não pode ficar direto sem ele).

  15. Olá, Dr. Andre!

    Adorei seu blog, tirei quase todas as duvidas que tinha em relação ao tratamento com aparelhos fixos, antes de ter colocado o meu aparelho, mais ainda me resta uma. Então gostaria de saber em media quanto tempo leva para a correção ortodôntica Classe II com extração dos dentes 14 e 24?
    Desde já agradeço e aguardo sua resposta.

  16. Olaa boa Noite, na minha radiografia mostrou que eu tenho uma reabsorção na raiz dos dentes e uma especialista me disse que so colocaria o aparelho em mediante a minha assinatura em um termo de responsabilidade. Já um outro Ortodontista falou que por ele colocaria sem problemas que risco a de por se tenho a ”tal” reabsorção deveria procurar uma terceira opinião. Obrigada desde já e Parabens por seu exelente desempenho em sua profissão!

    • Obrigado Andréia!

      Esta avaliação do risco de perda do dente em casos de reabsorção é difícil e pode variar entre profissionais mesmo.

      Alguém mais experiente, que já tenha tratado com sucesso casos parecidos vais se sentir mais seguro para encarar o desafio.

      Já profissionais mais jovens podem ficar cautelosos mesmo diante de reabsorções pequenas.

      Converse com mais alguns ortodontistas antes de decidir, ok?

  17. oi bom dia !!!! coloquei meu aparelho e percebi que minha dentista nao colocou os bracket nos dois ultimos dentes e gostaria de saber se e assim mesmo ou ela ainda vai por mais alguma coisa hehe

  18. Dr., estou usando aparelho a pouco menos de 1 ano, e nunca tinha tido nenhum problema de brackets soltos.
    Porém, há umas 7 semanas atrás percebi que o bracket de um dos meus caninos havia soltado, e desde então esse bracket já foi colado e soltou novamente 4 vezes. Na última vez chegou ao cúmulo de se soltar no mesmo dia que tinha sido colado.
    Tomo bastante cuidado ao comer e escovar os dentes, para evitar quaisquer problemas, tanto que nunca tinha tido problema nenhum, e apenas esse bracket insiste em não colar.
    Sabe dizer o que pode causar isso?
    Desde já, obrigado!

    • Ruan,

      Pela sua descrição parece ser um problema no bracket.

      Acredito que se for usada uma peça nova o problema acabe.

      Se isso já foi feito, então pode ser a posição do dente que deixa o bracket sujeito ao impacto durante a mastigação.

      • Muito obrigado pela resposta, Dr.!
        Na minha última consulta ao dentista ele removeu a cola do dente e deixou o bracket solto para que o dente pudesse se reidratar, e disse que usaria um novo bracket na próxima colagem.
        Essa parte da reidratação do dente procede? Quero dizer, isso poderia causar essa descolagem do bracket?

  19. Dr., meus dois últimos brackets tinham se quebrado, um da arcada superior e outro da inferior, e minha dentista disse que não era necessário colar novamente, isso está correto? Detalhe, eu não uso bandas.

  20. Bom dia Dr.
    Tenho uma duvida, meus brackets vive descolando por motivo de eu ter um dente que é uma protese e o outro por ter bastante resina devido a restauração.
    Gostaria de saber se o aparelho com os brackets solto dão resultados, pois tenho a impressão que to jogando dinheiro fora, todo mês fico com os brackets solto ate a manutenção, o que posso fazer neste caso.

    • Rita,

      Existem formas de colar o bracket em restaurações e próteses. Mas são usados produtos diferentes e a técnica também é diferente.

      Se isso não funcionar, ainda pode ser feita uma banda (se não comprometer a estética).

  21. Pingback: Vídeo "Como funciona o aparelho ortodôntico?" - Blog do ortodontista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*