Contenção ortodôntica fixa

A contenção ortodôntica fixa tem a função de manter os dentes em posição após a retirada do aparelho ortodôntico.

Os dentes anteriores da arcada inferior costumam sair da posição com certa facilidade. Por isso, o uso de contenção fixa inferior é padrão para a maioria dos ortodontistas.

A contenção é feita com um fio de aço bem fino colado nas faces linguais dos dentes, ou seja, nas faces internas.

Assim, temos a certeza de que nenhum dente sairá da posição e ao mesmo tempo, o dispositivo fica totalmente invisível.

Existe a opção de trabalhar com a contenção reta ou com a higiênica. Cada uma tem as suas vantagens.

Contenção Ortodôntica Reta

A contenção reta é mais simples. Um segmento de fio ortodôntico de aço é adaptado às faces linguais dos dentes inferiores, indo horizontalmente de um canino ao outro.

Contenção ortodôntica fixa reta

Contenção ortodôntica reta

Quando o arco está ajustado aos dentes, é colado com resina composta (o mesmo material usado na colagem dos brackets).

Para a colagem da contenção ortodôntica fixa são usadas pequenas porções de resina em cada dente.

É importante que a quantidade de material seja suficiente para a fixação do fio, mas sem excesso para não dificultar a higiene.

Em relação à higienização, lembramos que a contenção reta impede a passagem livre do fio dental.

Será necessário usar um passa-fio ou um fio dental com ponta rígida para conduzir o fio entre os dentes e por baixo da contenção.

Isso é importante para limpar aquela parte do esmalte que fica em contato direto com a gengiva.

Esta contenção é mais simples de confeccionar e, normalmente, mais confortável para o paciente pois fica bem justa nos dentes.

Como usar o passa-fio

A sequência de imagens abaixo mostra como usar o passa-fio em uma contenção ortodôntica fixa colada na arcada inferior.

contenção ortodôntica fixa - como usar passa-fio 1


O passa-fio deve ser conduzido seguindo a linha pontilhada. De fora para dentro da boca e por baixo do fio da contenção ortodôntica fixa.

Contenção fixa - como usar passa-fio 2

O passa-fio é como uma agulha de costura feita de plásico que ajuda na passagem do fio dental por baixo da contenção.

Contenção fixa - como usar passa-fio 3

Depois que o fio está posicionado, deve ser tracionado contra o dente que será limpo, com movimentos verticais, subindo e descendo pela face do dente. Repetir a operação nos outros espaços.

 

Contenção Ortodôntica Higiênica

A contenção higiênica foi desenvolvida para permitir a passagem do fio dental sem a necessidade de acessórios como o passa-fio.

Esta contenção também é confeccionada com fio de aço ortodôntico, mas com um desenho ondulado.

O fio desce na direção da gengiva nos intervalos entre os dentes e depois sobe para o ponto onde será colada.

Contenção ortodontica fixa higienica

Contenção ortodontica fixa higienica

É mais difícil de confeccionar e também de colar.

Precisa ficar bem posicionada para permitir a passagem do fio dental. Quando isso ocorre, fica realmente muito mais fácil higienizar os dentes.

Contudo a contenção higiênica pode ser menos confortável por conta do desenho ondulado que pode incomodar a língua.

Esta contenção pode reter mais resíduos de alimentos que a reta. Ou seja, é higiênica por ser mais fácil de limpar com fio dental, mas pelo seu desenho, acaba prendendo mais resíduos alimentares.

 

 Importância do uso da contenção ortodôntica fixa

O risco de perda do alinhamento dos dentes, principalmente no segmento anterior da arcada inferior é realmente alto. Por isso o uso de uma contenção ortodôntica fixa reta ou higiênica, é muito importante.

Também é fundamental que não se deixe passar muito tempo entre a retirada do aparelho fixo e a colagem da contenção. É preciso evitar qualquer perda, mesmo que seja mínima, no resultado do tratamento ortodôntico.

Eu, particularmente, prefiro colar a contenção inferior antes mesmo da remoção do aparelho.

Desta forma tenho a garantia de que nada vai sair do lugar e estragar o resultado alcançado com um grande esforço tanto do profissional quanto do paciente.

588 Comentários para: “Contenção ortodôntica fixa

  1. Oi, estou realmente surpresa com essa informação. Tenho 16 anos e minha dentista não acredita que o hyrax possa surgir efeito em mim, chupei bico então tenho o céu da boca fundo e mordida cruzada. To com o hyrax a 4 dias mais não estava com esperança até ler isso. Fique feliz posso ter esperança (:

  2. Usei aparelho autoligavel por 1 ano e agora tirei e colei a contenção. Mas percebi que a contenção está um pouco tortinha (pegando a parte superior de um canino e inferior de outro…como se estivesse inclinado)… Tem algum problema nisso? Meu dentista só fica brincando o tempo todo, e quando pergunto algo ele diz sempre que está ótimo…. Estou bastante incomodada….aguardo. Obrigada.

    • Fernanda,

      Normalmente isso não causa maiores problemas, apesar de ser esteticamente incômodo (mesmo sendo por trás).

      Se a diferença não for muito grande, acho que vale a pena deixar assim mesmo e corrigir a inclinação apenas quando esta contenção se soltar ou quebrar.

      O importante mesmo é que ela não faça força nos dentes.

      • Entendi. Agora estou com outra duvida: meus dentes da arcada superior estão doendo. Até para comer um pãozinho e almoçar…é normal? Não usei aparelho superiormente…e são eles que estão doendo…estou com medo!

  3. Doutor,

    Possuo má oclusão classe II com overjet. Tenho 20 anos logo já conclui o desenvolvimento ósseo. Queria saber: O aparelho móvel ainda pode surtir efeito e ser um tratamento viável, mesmo que demorando mais? (ouvi dizer que aprox. 4 anos )
    Nesse caso você recomendaria tratamento ortodôntico fixo, móvel ou cirurgia bucomaxilofacial?

    Muito obrigado.

    • Lucas,

      Acho improvável que o uso de aparelho móvel corrija uma discrepância óssea.

      Se a Classe II for por avanço da arcada superior, um tratamento com extrações e aparelho fixo pode ajudar. Mas se for por encurtamento da mandíbula, o indicado é a cirurgia mesmo.

  4. Boa tarde. Podes me tirar uma dúvida? Sempre tive contenção fixa reta nos dentes de baixo e essa sempre foi colada apenas nas pontas. Quando ela caiu faz pouco e fui em outra dentista, ela colocou a resina em todos os dentes que passam pela contenção, o que é muito incomodo para mim, pois sinto a cola. Ela agiu certo? Quando expliquei que nunca tive cola em todos os dentes, ela me afirmou que a mesma deve ter gasto com o tempo, pois nunca viu contenção com resina apenas nas pontas. Não estou louca, pois tenho contenção há anos e sei que nunca tive cola em todos os dentes, pois sempre passei o fio-dental por trás de todos. Talvez minha situação tenha mudado? Como se dá a escolha por uma contenção com resina em todos os dentes ou apenas nas pontas? Obrigada.

    • Rochely,

      Certamente você não está louca.

      Alguns ortodontistas preferem colar só os caninos e outros, como eu, colam os seis dentes na contenção.

      Existem vantagens e desvantagens em cada escolha, então depende mesmo da preferência do profissional.

  5. olá Doutor,

    Fazem 3 meses que retirei o aparelho e no mesmo dia coloquei a contenção fixa, mas o dente do meio esta se abrindo ,
    pode isso acontecer mesmo com essa contenção?

  6. Olá Dr. Andre Moreira,

    eu tenho o meu aparelho de contenção nos dentes inferiores há já quase 8 anos (o fio nunca foi mudado. é o mesmo). Isso pode causar mau hálito? Eu limpo sempre com fio dental e com elixir (bochecho de manhã e noite). Sinto um hálito muito forte, lavo os dentes e o cheiro persiste. Estou a enlouquecer. Fui no dentista e ele disse que n\ao tinha nenhuma cárie.

  7. Olá,

    Primeiramente gostaria de parabeniza lo pelo blog. Bom Dr. eu já uso aparelho por um período de 3 anos e vejo que tenho um desvio de linha mediana que no meu modo de ver é o único problema que falta ser resolvido. Gostaria de saber quais são os tratamentos e procedimentos que podem resolver esse problema pois não posso admitir estar sendo “enrolado” por um “profissional”. Agradeço e aguardo uma resposta, muito obrigado.

  8. Boa tarde,
    Faz 15 dias que retirei o aparelho e optei por colocar a contenção fixa. Hoje após o almoço, percebi que estava sem a superior. O que pode ter acontecido? O que devo fazer? De quem é a responsabilidade? Devo pagar por uma nova contenção? Fico no aguardo. Muito obrigada.

    • Ana,

      A contenção fixa superior tem uma tendência a quebrar e descolar mesmo. Por isso é pouco usada.

      Agora será necessário refazer para não colocar o resultado em risco.

      Quanto à questão financeira, depende do que foi combinado com o ortodontista.

  9. Bom dia!

    Doutor, uso aparelho fixo há mais de 5 anos. Minha mordida era correta e meu sorriso bonito. O que me levou a usar aparelho foi a insatisfação com meu perfil. De perfil minha boca era avançada da linha do nariz (na testa entre as sobrancelhas).

    No começo do tratamento estava bem satisfeita, pois só de colocar o aparelho senti um bom resultado. Extraí 2 dentes superiores e 2 dentes inferiores. Acontece que quando os espaços foram fechando comecei a sentir muito o impacto. Conversando com minha dentista ela dizia “são só uns 2 milímetros, pouca coisa”. Acho que já se passaram 1 ano e meio desde minhas primeiras queixas e hoje sinto que meus dentes chegaram muito para trás. Meu nariz que era muito bonito e “empinado” está agora apontando para baixo e o osso de cima ressaltado. Sinto que minha boca está muito pequena o problema de queixo curto foi acentuado.

    O tratamento não chegou ao final, mas estou extremamente insatisfeita e arrependida. Hoje meu sorriso não é bonito e sinto que minha face, olhando de frente, mudou muito, alterando minha estética que era bonita. Escolhi extrair porque minha dentista disse ser mais fácil e mais barato.

    O que posso fazer pra reverter essa situação?
    Devo aceitar do jeito que sou agora ou vale a pena investir tempo e dinheiro pelo menos amenizando essa insatisfação?
    Quais são as alternativas?

    Espero que me responda.
    Agradeço a atenção!

    • Vanessa,

      Este problema ocorre com certa frequência (por isso eu faço poucos tratamentos com extrações) e nem sempre é possível reverter a situação.

      Mas cada caso precisa ser avaliado individualmente para que uma proposta de tratamento seja feita.

      Se for possível, esta solução pode passar pela reabertura dos espaços e implante dos dentes extraídos.

      Acho que vale a pena procurar um ortodontista que entenda sua aflição com esta situação e seja capaz de apresentar uma solução concreta com prazos e cronograma bem claros e definidos.

      E seria ótimo se ele já indicasse o implantodontista que vai finalizar o caso e que este profissional acompanhasse o tratamento ortodôntico desde o início para orientar a criação dos espaços.

      Espero que tudo dê certo para você.

      Fique com Deus!

  10. Boa tarde, Dr.

    Tirei o aparelho faz uma semana, e estou com a contenção fixa reta, e ando sentindo um gosto horrivel na boca, e estou com a impressão de mal halito, pode ser da contenção?, se sim, demora a passar?

    Obrigada

  11. Olá, Dr.

    Como é feita a reabertura dos espaços, com cirurgia?
    O espaços já fecharam.

    Existe uma forma de não regressar completamente, mas parcialmente para amenizar?

    Fui em outra ortodontista e ela me disse que não é possível fazer nada, apenas inclinar meus dentes pra frente.

    Obrigada mais uma vez!

    • Vanessa,

      Os espaços são abertos com movimentação ortodôntica.

      Como eu disse, nem sempre é possível reverter o quadro, nem mesmo com os implantes, mas desinclinar os dentes pode ser uma alternativa.

      É mais simples, mas o efeito não deve ser muito perceptível.

  12. Olá, Dr.. Um pedaço de cola da minha contenção fixa inferior caiu, há algum perigo em ficar sem esse pedaço de cola ? Estou viajando e só volto pra casa em fevereiro, por consequência, não posso ir no meu dentista. O que devo fazer ?
    Agradeço desde já.

    • Monique,

      Se toda a resina que fixa um determinado dente cair, pode haver uma movimentação. Mas se a perda for apenas de parte do material, o dente não vai se movimentar.

      Se você sentir que está havendo movimentaão deste dente, procure um dentista e peça para refazer esta resina provisoriamente.

      • Dr fui ao dentista por duas vezes porque a resina da contençao inferior soltou a primeira vez foi porque a dentista havia deixado alto a resina incomodou ate soltar a resina e quebrou a arame, na segunda vez foi por causa do passa fio tava muito grosso forçou ao passar soltou a resina e agora ta soltando aos poucos, fui na dentista ela nao quiz colocar mais resina pois diz ela que vai soltar de novo ela vai tentar colocar uma contençao transparente movel, comentei que devido estar soltando a resina parece que meus dentes estao dando diferença diz ela que nao que ta tudo certo. preciso de um aconselhamento

  13. Doutor, quanto tempo dura um fio de contenção reto?
    Tem um tempo mínimo que deve durar a colagem ou um período médio de tempo?

    Fico no aguardo, abraço!

    • Anderson,

      Depende muito do caso. Alguns pacientes ficam anos com a mesma contenção sem quebrar, outros precisam trocar ou refazer em períodos de meses.

      E também há uma variabilidade no próprio dispositivo e na colagem. Se houver algum problema na confecção ou no procedimento de colagem, a vida útil da contenção pode ser reduzida.

  14. Olá , retirei o aparelho inferior ha pouco mais de três meses e apesar de ter um pouco de tártaro o dentista colocou o fio reto e a resina por cima assim mesmo! Ha um mês e pouco comecei a passar o fio dental entre esses dentes, porém hoje notei a presença de tártaro entre os esses dentes inferiores como se estivessem saindo por baixo da resina ! E muito danoso para os dentes ? O que. Significa esse crescimento repentino de tartTaro ? Devo esperar mais três meses para a nova avaliação ou devo marcar logo a consulta para realizAr uma limpeza? Desde já obrigada !

  15. Uso a contenção inferior por 12 anos. Posso retirá-la sem maiores problemas. É bem incômodo esse ferrinho atrás dos dentes por tantos anos.

  16. Doutor, irei tirar meu aparelho mês que vem e minha dentista disse que colocarei a contenção fixa, gostaria de saber se é muito incomodo usar essa contenção, e se é realmente necessário fazer o uso disso?? Pois já vou usar o aparelho móvel por 2 anos.

  17. Olá doutor. Retirei o aparelho fixo ha um ano e cinco meses, usei a contenção superior por uns meses e parei de usar, e agora meu dente entortou um pouquinho, então estou usando a contenção novamente. Gostaria de saber se existe a possibilidade dos dentes voltarem ao normal ( ficar certinho como quando retirei o aparelho fixo) ou eles vão permanecer tortinhos e terei que usar o aparelho fixo novamente? Desde já obrigada!

  18. Ei, doutor!
    Obrigada por este texto e pelo esclarecimento!
    Uso contenção há, aproximadamente, 8 anos e nunca tive problemas, até agora.
    Percebi que um dos meus dentes inferiores está um pouco mais para frente e a contenção subiu de um dos lados e está quase saindo.
    Estou marcando um dentista para olhar isso o mais rápido possível, mas não gostaria de usar aparelho novamente. Mesmo que isso implique que um dos dentes fique um pouquinho para frente.
    Você acha que é melhor colocar uma nova contenção, mesmo que um dos dentes já tenha sido um pouco afetado, ou simplesmente não usar mais?
    Agradeço a atenção.

    Abraços!

  19. Olá, doutor.

    Eu demorei 3 semanas pra colocar a contenção, tem algum problema?

    É normal ter muita salivação?

    E como higieniza aquela contenção que fica no céu da boca? só com água mesmo?

    Obrigado.

  20. Olá, doutor,

    Usei aparelho de 2005 a 2008, e desde então uso a contenção fixa na parte inferior.

    Nunca tive qualquer problemas com ela, mas agora (agora mesmo, há uns 20 minutos) descolaram o canino e o incisivo lateral do mesmo lado. Não apenas isso, como a ponta está espetando na língua.

    Passado esses seis anos, é seguro remover de vez a contenção? Ou é prudente colar novamente? A remoção ou a colagem pode ser feita em qualquer dentista?

  21. Olá, doutor.

    Tirei meu aparelho a quase um mês, depois de 3 anos. O meu dentista colocou a contenção móvel em cima e embaixo. Não vejo muito falar em contenção móvel na parte inferior, por isso minha preocupação. Gostaria de saber opinião do senhor em relação a essas contenções moveis.

  22. SABE O QUE É PIOR ? VC PASSAR CINCO DOLOROSOS ANOS DA SUA VIDA FAZENDO MANUTENÇÃO , PARA NO FIM DO TRATAMENTO, DESCOBRIR QUE VAI TER QUE PASSAR O RESTO DA SUA VIDA USANDO UMA TORTUROSA CONTENÇÃO COLADA NOS SEUS 6 DENTES MACHUCANDO A SUA LINGUA. SE EU SOUBESSE DISSO, NÃO TERIA ME DADO AO TRABALHO E TERIA FEITO LOGO IMPLANTE QUE SERIA MENOS SOFRIDO E TERIA TOMADO MENOS TEMPO DA MINHA VIDA. PORQUE VCS NÃO SE DÃO AO TRABALHO DE INFORMAR ISSO PARA O PASCIENTE LOGO NA PRIMEIRA CONSULTA ? EU ACHO MUITO DESONESTO POR PARTE DE TODOS VCS .

  23. Usei aparelho fixo por 3 anos e usei a contenção por 2 anos.Já tem mais de 3 anos que eu não uso a contenção,meus dentes estão começando a entortar novamente.Posso usar a mesma contenção de 3 anos atrás?

  24. Olá Dr.

    Coloquei a barra higiênica a uns 3 meses mas a mesma está causando sangramento que acredito ser por estar muito próxima a gengiva… Nesses casos em que a gengiva está um pouco inflamada, a barra reta não é mais indicada?

  25. Olá Doutor, bom dia!
    Tenho contenção reta há quase 3 anos. Gostaria de saber, por quanto tempo eu devo usar a contenção e se existe a necessidade de ser feita uma troca da contenção. Porque a minha dentista me diz que devo usar pelo resto da minha vida e que não há necessidade de troca, porém eu acho isso muito estranho já que u já fui em outros dentistas e me disseram o contrário. Queria saber sua opinião quanto a isso, até porque uma das resinas que estava colada a um dente saiu esses dias quando eu passava fio dental.

    Desde já agradeço.

  26. Dr, eu utilizava normalmente a contenção ortodôntica móvel durante o dia e a placa para bruxismo para dormir, porém iniciei um clareamento dentário e fiquei uns 15 dias sem utilizar a contenção e uma semana sem utilizar a placa para bruxismo.
    Essa noite, utilizei a placa, porém o dente 12 ficou bem dolorido.
    Será que ainda posso utilizar a placa para bruxismo?
    Será que o dente saiu da posição que estava quando finalizei o tratamento ortodôntico?
    Com o uso da placa para bruxismo posso abandonar o uso da contenção móvel?
    Obrigado mais uma vez.

    • Jferreira,

      Sim, provavelmente o dente saiu da posição e ficou dolorido por que a placa força ele de volta à posição original.

      Quanto à abandonar a contenção removível, você deve conversar com o seu ortodontista. Só ele pode liberar você.

      Um abraço!

  27. Olá Dr André, comecei a usar aparelho ortodôntico a uns nove meses para alinhamento dos dentes, pois já perdi uns oito dentes alternados e o meu ortodôntista disse que não posso colocar nenhuma prótese agora, só quando os dentes estiverem alinhados, pois devido a essa grande perda dentária os outros dentes ficaram tortos e desalinhados , e precisa ser corrigido, só que por enquanto ele colocou aparelho somente na parte superior, sempre que vou fazer manutenção eu pergunto a ele quando vai colocá-lo na parte inferior, e ele me responde que por enquanto não só quando melhorar a parte superior senão vai bagunçar tudo. O que você acha Dr, será que meus dentes vão ser alinhados com a falta desses dentes ou será somente dinheiro jogado fora. Me responda a essa dúvida.

    • Maria,

      Tratamentos em pacientes com vários dentes perdidos podem fugir do padrão. Ou seja, a forma e ordem em que o aparelho é montado pode variar muito dependendo da situação em que a boca se encontra.

      Por isso, não há como dizer se o tratamento está evoluindo bem ou não sem ver você pessoalmente.

      Mas você deve levar suas dúvidas ao seu ortodontista abertamente. O dever dele é tirar suas dúvidas em relação ao tratamento.

  28. Olá! Coloquei a contenção e sinto muita dificuldade ao falar o aparelho está perfeitamente encaixado aos dentes porém não está encostado no palato ( céu da boca ).Minha amigas que também usam falam corretamente e o aparelho encosta no palato. Falei com a dentista e ela me disse que não é necessário encostar e que isso depende do modelo, isso está certo? obg

    • Rafaela,

      Se o modelo for uma cópia precisa da boca não justifica haver diferença na adaptação do aparelho. O ideal é o aparelho se adaptar perfeitamente ao palato até por uma questão de conforto para o cliente.

      Se não está bom, basta moldar e fazer outro. É simples.

  29. Dr.

    Coloquei o aparelho autoligado somente na parte superior, pois gostaria de apenas corrigir o alinhamento dos meus dentes. Depois de três meses já vejo uma grande diferença e gostaria de remover o aparelho e usar contenção fixa “para o resto da vida”. Isso foi combinado com a minha dentista. Mas passado esses três meses e dizendo pra ela que já atingi o resultado que queria, ela insiste em ficar mais 7 fios para ter um bom resultado, ou seja, por mais ao menos 7 meses.

    Digo por não aguentar mais esses ferros na minha boca. E gostaria de optar em tirar e usar a contensão. Acha que é possível, mesmo usando por apenas três meses ?

    Obrigado.

    • Diego,

      Não vi o caso mas acho um tempo muito curto para se alcançar estabilidade de resultado (mesmo com contenção fixa).

      O que faltou foi um planejamento mais realista que não criasse a expectativa em você de um tratamento de 3 meses.

  30. Olá Dr André Moreira,

    Usei aparelho por 3 anos. E estou com a contenção inferior higiência por 2 anos e 4 meses. Entretanto nos últimos meses a minha gengiva se mostra inflamada, com sangramento, e sinto que a contenção está mesmo muito próxima da gengiva basal dos dentes. Sinto alguma mobilidade dos dentes. Quando movimento a parte inferior parece que os dentes ligeiramente se mexem. Estou imensamente preocupada porque as raízes dos meus dentes inferiores estavam com tamanho inferior ao tamanho normal da população da minha idade. Tenho uma consulta em breve com um novo ortodontista. Mas por favor, há algo que eu possa fazer por minha conta até a próxima consulta para tentar melhorar isso? Estou mesmo um pouco assustada e com medo. Obrigada.
    Cumprimentos,
    Juliana

  31. Olá Dr

    Usei aparelho fixo por um ano e coloquei o móvel há dois dias. Meus dentes ficam bem doloridos quando eu coloco, depois passa; o mesmo acontece quando eu tiro. Isso é normal?

    Quando for comer tem que tirar?

  32. Parabéns Dr. André pelo esclarecedor blog !
    Como não encontrei ninguém com o meu problema segue a dúvida.
    Sempre cuidei dos meus dentes e fui surpreendida no final do ano passado com diagnóstico de perda óssea importante nos dentes superiores e inferiores da frente. Eles chegaram a ficar móveis e com certa inflamação gengival. O periodontista que me tratou na crise disse que esse processo não regride e que dentre os tratamentos profiláticos de periodontia eu poderia colocar uma contenção para impedir a mobilidade e evitar a perda rápida e definitiva dos dentes. A outra solução seria o implante. Esse procedimento de contenção pode prejudicar essa fragilidade óssea? Pergunto isso porque a limpeza será mais difícil pra mim e para o próprio dentista. Como fica a raspagem sub-gengival, quando for necessária? Agradeço a atenção.

    • Obrigado Marta!

      Bem, a higienização fica mais difícil, mas os dentes ficam mais estáveis e isso pode aumentar o tempo deles na boca.

      Apesar de dificultar a limpeza, a contenção não impede você de limpar corretamente, só dá mais trabaho. Como o estado dos dentes parece ser crítico, esta pode ser uma opção a se tentar.

      Como o seu periodontista indicou esta solução, acredito que ele esteja acostumado a fazer raspagens nestas condições. Eu particularmente acho que dificulta, mas não impede. Da mesma forma que a escovação.

  33. Olá! Fazem 11 anos que uso a contenção na parte inferior, minha gengiva nessa area esta bastante inflamada, tenho uma preocupação a mais pois estou diabética e tenho q evitar todo tipo de infecção, gostaria de tirar a contenção , meu receio é porque ainda tenho os dois dentes siso da parte inferior incluso,pode ser uma pergunta boba , mas será que eles podem impurrar os demais dentes?

  34. Depois de 4 anos de aparelho fixo, estou usando contenção móvel na parte superior e na inferior também. Eu também nao consigo falar direito quando uso a contenção movel inferior, isso é normal? Vou conseguir me acostumar a falar normalmente ou isso nao será possivel?

  35. Bom dia Doutor.
    Retirei o aparelho e o meu Dr. recomendou a contenção móvel na parte superior e inferior.
    A inferior esta incomodando muito e não consigo ficar com ela todo o tempo, pois nao consigo falar e machuca muito.
    Ele disse que nos pacientes dele coloca a móvel, porque a fixa e pior para limpar e causa uma serie de danos.
    Gostaria de saber até que ponto esse aparelho móvel inferior vai me ajudar ou seria melhor o fixo ?

    Obrigada

  36. uso contenção a anos é percebi que um dos dentes foi um pouco para traz e a contençao nem quebrou nem nada.
    gostaria de saber se tem como esse dente que foi um pouco para traz tem como volta mas sem precisar usar aparelho novamente
    se pode ter ocorrido alguma problema na contenção como entortado

  37. Boa tarde Dr!!
    Parabéns pelos esclarecimentos!
    Admiro muito sua profissão!
    Então, uso a contenção fixa inferior a 2 anos. E já tive que ir ao dentista umas duzentas vezes para colocar resina novamente, porque só para caindo literalmente!
    Nessa ultima vez, achei que ela colocou a resina muito grossa, logo no dia seguinte a contenção caiu INTEIRA! Voltei lá, e ela me disse que eu tenho sensibilidade nos dentes inferiores, que eles não “aceitam” a cola de forma correta, porém, mesmo assim, ela colocou a resina grossa nos 6 dentes de novo. Ok, se passaram cerca de 1 mês e meio, e hoje já descolou uma resina, sendo que as pontas já estão soltas também. Por que isso está acontecendo? É devido a sensibilidade, como a dentista mesmo falou? Ou será a resina grossa que ela coloca?
    Realmente não aguento mais usar isso. Se não parar de cair vou arrancar tudo e não usarei mais! Já fiquei uns 4 meses quando fui viajar sem a contenção, devido à queda inteira também, e meus dentes não se moveram.
    Afinal, existe algum outro método para que essa criatura de contenção maravilhosa que só incomoda pare de cair?
    Ou existe outro tipo de contenção para o meu caso?
    Obrigado desde já!

    • Obrigado Maria!

      Isso não é comum. Colo contenções diariamente e não tenho este problema.

      Também não acho que seja um problema relacionado ao esmalte do dente, já que você usou aparelho fixo. A colagem é exatamente igual.

      Pode ser que haja cálculo (tártaro) nas faces linguais dos dentes inferiores, o que é muito comum, e que esteja impedindo uma boa adesão. Se for isso, resolve-se com uma raspagem e profilaxia.

      Outra possibilidade é estar colando sobre resina remanescente de colagens anteriores, o que prejudica a adesão também. Neste caso é necessário remover completamente a resina remanescente e deixar o esmalte livre para a nova colagem. É um procedimento meio chato tanto para o dentista quanto para o cliente, mas necessário para uma boa colagem da contenção.

      Tenho clientes com contenção colada há 5, 10 anos e outros que ficam um ano, mas da forma como a sua está soltando não é normal.

      E caso seja mesmo um problema do esmalte e a colagem seja impossível, peça para fazer uma placa de acetato na arcada inferior (parece uma moldeira de clareamento, só que mais dura).

      Eu só não deixaria sem nenhuma contenção.

      • Ok Dr, muito obrigado!

        Conversarei com ela.

        Como viste, lhe enviei o comentário ontem, constando que a resina de um dos 6 dentes havia caído, e que as pontas estavam soltas também. Pois bem, hoje de manhã a contenção caiu INTEIRA novamente! Parece até uma brincadeira! Vou ter que procurar resolver esse problema como tu falaste.

        Obrigado mesmo!

  38. Minha contenção fixa quebrou e saiu. e tirei o aparelho faz 3 anos. devo coloca-la novamente? tenho que pagar? ou saiu porque foi mal colocada? porque ela sempre ficou meio solta.

    • Sabrina,

      Eu recomendo recolocar. Depois de 3 anos é normal isso ocorrer, não quer dizer que foi mal colada. Não tenho como saber se o seu ortodontista vai cobrar pelo procedimento. Se estava meio solta você deveria ter entrado em contato para avisar antes de descolar completamente.

      Mas basta fazer uma nova que tudo voltará ao normal.

  39. Boa tarde doutor. Retirei meu aparelho tem cerca de 1 ano e meio. O meu problema era que os 2 incisivos centrais eram afastados, porém resolvi o problema. Após a retirada do aparelho fixo, foi posto uma contenção superior e inferior. A contenção superior fica muito proxima da minha gengiva pois meus dentes são longos e minha mordida faz com que os dentes inferiores ficam quase 100% cobertos pelos incisivos. Mas creio que está havendo uma gengivite com um acumulo de resíduos no pequeno espaço entre a gengiva e a contenção quando coloco o dedo pra sentir o inchaço, exala um cheiro ruim, além disso durante à escovação sangra, quando mordo maçã ou pão sangra também. Já não é a primeira vez que ocorre isso e minha dentista diz que é má higienização, porém possuo uma boa assepsia dental , passo fio dental em toda escovação e só neste local que acontece isso; e ela diz que não tem o que fazer. Existe alguma forma de colocar essa contenção de outra maneira afim de evitar esse problema ? Tenho medo de tirar a contenção e meus dentes abrirem novamente. Será que a contenção higienica ajudaria ? Obrigado e abraços.

    • Hector,

      Talvez uma contenção higiênica ajude e talvez a sua mordida ainda esteja com muito trespasse vertical, o que limita a área para colagem da contenção nos incisivos superiores. Isso atrapalha inclusive a colagem da higiênica.

      De qualquer forma, não morda maçã inteira pois isso produz muita força sobre a contenção e aumenta o risco de quebra. Corte a fruta em pedaçõs.

  40. ola Dr.!!
    minha dúvida é se meus dentes podem voltar ao normal depois que usei contenção fixa por 4 anos? é que usei aparelho normal por uns quatro anos daí o tratamento deu por encerrado e coloquei a contenção, só que quase um ano depois percebi que estavam mudando e que os dentiqueiros estavam nascendo e não tinha espaço,daí tive que fazer a remoção dos mesmos. Voltei a usar o aparelho comum por um ano e uns meses e depois coloquei a contenção, fazia mais de 4 anos que estava com a contenção e fui ao meu dentista e ele disse que eu poderia retirar, acabei retirando mais estou com medo de voltar. O que o senhor me diz?

    • Iris,

      Nos meus clientes eu mantenho a contenção pela vida toda e fico monitorando anualmente para evitar surpresas desagradáveis.

      É claro que eventualmente ela quebra e é necessário fazer outra, mas faz parte da manutenção do sorriso bonito para sempre.

  41. Ola Dr., coloquei a contenção hoje, porém, não consigo fechar completamente a mordida, pois a parte da contenção superior que fica grudada no céu da boca não permite que minha arcada inferior (apenas os dentes da frente) encoste na parte traseira da arcada superior, olhei no espelho e visualmente a mordida fica bonita, mas queria saber se isso é normal??

  42. Olá Dr.; tenho uma dúvida totalmente diferente sobre conteções. Estou usando o aparelho fixo e já obtive um excelente resultado pois tinha apinhamento de caninos na arcada superior e tenho um prognatismo. Mês passado eu comecei um tratamento de retração com mini-implante na parte inferior, onde tive que extrair dois pré-molares inferiores. Gostaria de saber, por quanto tempo eu terei que usar esse mecanismo de mini-implantes? Do mês passado pra cá já consigo morder um pouco com os dentes superiores sobre os inferiores (mordida aberta). Obrigado.

  43. Bom dia, retirei o aparelho dentário a 10 anos e desde então utilizo uma Contenção Ortodôntica Reta. Gostaria de saber se já posso tirar essa contenção ou se deverei usá-la sempre? Desde já agradeço.

      • Olá, doutor. Eu tirei o aparelho na sexta feira da semana passada e vou colocar a contenção de placa de acetato na parte superior e inferior. Meu dentista ficou de me entregar a contenção na terça, hoje, mas liguei p lá e disseram q ainda n está pronta. No momento de tirar, eu perguntei a ele se da sexta p a terça os dentes se moveriam, e a resposta dele foi q sim, mas que a placa de acetato colocaria de volta ao lugar, diferente da de ferrinho, que teria que fazer o molde com o aparelho ainda e só tirar p colocar qnd a contenção estivesse pronta pq esse n colocava de volta no lugar. Qnd liguei já me disseram q a placa só vai estar pronta na sexta dessa semana, ou seja, uma semana sem usar nada. Os dois dentes que antes eram tortos na parte inferior já estão entortando de novo, e eu estou sem saber o que fazer. Isso da placa de contenção de acetato colocar de o dente de volta ao lugar é verdade?

        • Deborah,

          Se a alteração na posição dos dentes for pequena, é possível que a placa de acetato reverta o problema. Mas se houver muita mudança na posição, pode ser que a placa não entre ou que entre fazendo muita força.

          O ideal é que seja usada para manter o resultado. Em caso de instabilidade, ela pode ajudar a trazer os dentes de volta para a posição. Mas não é seguro ficar contendo com isso.

  44. Boa tarde Dr. Tenho uma dúvida. A contenção móvel superior serve como um aparelho, quero dizer, usei o fixo e agora sinto que a contenção aperta os dentes quando coloco após ficar um dia sem usá-la. Sei que a função dela não é essa, mas ela tem “poder” de ajustar os dentes no lugar? Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Vanessa,

      Sim, ela tem este “poder” mas até certo ponto. Se o dente sair muito da posição a contenção pode nem entrar mais.

      De qualquer forna, esta situação em que você está não é a ideal pois dificilmente os dentes vão consolidar na posição se continuarem sendo movimentados, mesmo que só um pouquinho.

      Converse com o seu ortodontista sobre isso.

  45. Olá, Dr. André,

    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo site e pela sua infinita paciência em responder a tantas dúvidas com tamanho interesse e cuidado.
    Li todas as perguntas e, por não ter achado um caso parecido com o meu, resolvi também enviar o meu problema para receber a sua orientação.
    Usei aparelho fixo por aproximadamente 2 anos para corrigir um “giro” significativo num dos dentes frontais da arcada superior. O meu Orto chegou à conclusão que eram os dentes frontais da arcada inferior que estavam empurrando os frontais da arcada superior.
    Pois bem, passado este tempo, usei o aparelho móvel na parte superior por aproximadamente um ano e, até hoje, estou com a contenção fixa higiênica na parte inferior (quase três anos de contenção fixa). Acontece que, ultimamente, a ponta da minha língua vive machucada. Tenho a impressão de que ela não cabe direito no espaço reservado a ela. Aparentemente, nada mudou e a contenção nunca caiu. O que pode ser isso? O meu Orto sempre diz que a boca eventualmente se “desprograma”, mas depois de um tempo volta ao normal… Só que estes machucados na língua nem saram mais. Uso a pomada Omcilon como um paliativo, mas gostaria de resolver definitivamente este problema. O que o senhor acha que pode estar causando estes machucados na língua? Será que a contenção fixa não impediu que os dentes se movessem, ou, pior, empurrou eles para trás?
    No aguardo do seu retorno, agradeço desde já pela atenção recebida!

    • Obrigado Daniela!

      Não acho que a contenção tenha permitido ou provocado a movimentação depois de tanto tempo estável (a não ser que alguma parte tenha se soltado). Você pode estar pressionando a língua contra a contenção acima do normal por estresse, por exemplo.

      Outro fator que pode influenciar é o acúmulo de tártaro na região.

      Mas não dá para ser específico sobre a causa.

      Eu removeria a contenção higiênica e usaria uma reta pelo menos por um tempo até a situação normalizar. E tente usar o perioxidin gel que adere melhor à ponta da língua e acelera o fechamento das aftas.

      • Olá, Dr. André!
        Muitíssimo obrigada pelas suas preciosas orientações. Acho que o senhor acertou… Tenho andado muito estressada ultimamente e pode ser que a língua esteja mesmo fazendo uma pressão exagerada na contenção. Vou me “policiar” para evitar esta atitude. Se não der certo, tentarei usar a outra contenção, pelo menos temporariamente…
        E obrigada pela dica do remédio. Vou comprar sem demora.
        Um respeitoso abraço,
        Daniela

  46. Olá Dr. André! Parabéns pela paciência e dedicação em responder todas as perguntas. Minha pergunta é muito simples, mas quando usamos aparelho fixo por tantos anos ficamos com receio de estragar os resultados. Removi o aparelho fixo há apenas 8 dias e a contenção inferior já descolou, no canino. A ortodontista disse que se descolasse era pra colar o quanto antes porque os dentes voltavam rápido. Assim que descolou eu entrei em contato e a ortodontista não estava; a secretária só agendou para colar daqui 5 dias. Acho que não é normal descolar em apenas 8 dias, mas o que eu realmente quero saber é se não vai movimentar o dente que descolou a contenção até ela colar novamente, daqui 5 dias. Desde já agradeço.

    • Obrigado Bruna!

      Bem, como os cinco dias já passaram (desculpe pela demora) imagino que a contenção já esteja no lugar. Como a sua ortodontista foi rápida em resolver o problema acredito que não tenha havido nenhuma perda no seu resultado.

  47. Estou usando a contenção fixa inferior a pouco mais de um ano, e a resina hj quebrou um pedacinho em um dos dentes, o da ponta, o canino, queria uma dica sua para eu colar em casa. ainda tem um pedacinho da resina, não descolou completamente, mas, acho que amanhã ja vai descolar.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada.

  48. Boa tarde,gostaria de tirar uma dúvida,gostaria de saber se em um tratamento com extrações de 4 dentes os pré-molares para a correção da biprotrusão apos o fechamento desses espaços se tem alguma chance de voltar a abrir os espaços fechados apos a remoção do aparelho ortodôntico e se os dentes “quero” aqueles que nascem em volta dos 18 ao 21 anos se eles podem fazer gerar uma nova biprotrusão ou se pode deixar eles nascerem normalmente já que se foi extraido 4 pré-molares no tratamento.Obrigado pela atenção 😀

    • Angelo,

      Sim, pode haver alguma abertura do espaço das extrações. Por isso é importante manter contato com o seu ortodontista e fazer um monitoramento do resultado ao menos uma vez por ano.

      Os sisos não vão criar uma nova biprotrusão quando e se nascerem.

  49. Boa tarde Dr. uso aparelho á 2 anos e vou retira-lo agora. Gostaria de saber qual a diferença entre a contençao superior fixa e removivel?
    E em que caso a contenção superior fixa “não” deve ser usada. E que minha ortodontista disse que eu poderia sim usar a contenção superior fixa, mas a minha dentista disse que não!!!
    Por favor vc pode me ajudar? Desde já muito obrigada.

    • Ana,

      Por padrão usamos contenção removível na arcada superior e fixa na inferior.

      Em alguns casos podemos optar por uma contenção fixa superior, mas nem sempre a oclusão permite pois os dentes inferiores podem quebrar o fio ou a resina.

      Então é necessário avaliar as condições para a colagem de uma contenção fixa superior antes de decidir adotar esta forma de controle do resultado.

  50. Dr. Usei aparelho fixo por 2 anos e depois coloquei a contenção inferior, nem eu nem meu dentista sabemos o por quê a resina, cola descola do meu dente fazendo a contenção despregar do dente perdendo toda sua função, devido à esse problema tive que usar aparelho novamente pra fechar a abertura que acabou ocorrendo por falta eficácia da contenção, agora eu ja retirei o aparelho fixo e toda semana tenho que ir ao dentista para colar a minha contenção que vive descolando, peço que me ajude a descobrir um material (tipo de cola) que o meu dentista poderia estar utilizando na minha contenção, obrigada

    • Aline,

      Não há um material específico que tenha uma capacidade maior de colagem do que a resina que todos os ortodontistas usam normalmente. Mesmo marcas mais baratas de resina colam bem.

      Então acho que pode ser necessário fazer uma boa raspagem de tártaro e remover a resina anterior completamente, isso não é tão fácil quanto parece, mas é muito importante para evitar o descolamento.

  51. Olá, Boa tarde!

    Tenho a contenção fixa nos dentes inferiores e ao passar o fio dental a contenção descolou em 1 dente bem da frente e ele está mais alto que os outros. O que faço? tem como tirar a contenção dos outros dentes em casa? será que ao tirar a contenção esse dente volta para o lugar ou terei que usar aparelho novamente?

    Desde já obrigada.

  52. Boa tarde.

    Usei aparelho dos 11 aos 14 anos, quando coloquei a contenção ortodôntica. Utilizei a mesma por 9 anos. Mudei de cidade e perdi o contato com meu ortodentista e, na semana passada, ao me consultar com um dentista (que não era ortodentista), sugeri que a contenção fosse retirada, uma vez que já tenho todos os sisos (eles couberam perfeitamente, não foi necessária realização de cirurgia e terminaram de nascer há 3 anos). O dentista retirou a contenção, mas agora estou com medo de meus dentes entortarem. Acredito que seja efeito psicológico, rs, mas parece que sinto dor como se eles estivessem se movendo.
    É possível que eles entortem com a retirada da contenção mesmo depois de tanto tempo e mesmo com os sisos já nascidos?
    Obrigada

  53. Boa Tarde, Dr, Andre..

    Minha dúvida é a seguinte…Faz 10 dias que estou usando a contenção fixa na parte inferior e a móvel na superior, e estou tendo três probleminhas com cada parte:
    1º – Não consigo amanhecer com a contenção móvel na boca,ela sempre sai durante meu sono a noite. O que devo fazer?
    2º – Observei que meus dentes-incisivo central estão se separando. Fui a clinica onde faço tratamento e apenas apertaram o contenção móvel e não deram muitas explicações, pediram apenas que eu voltasse caso houvesse piora.
    3º – Informaram- me que a contenção fixa inferior é definitiva, isso é realmente necessário? Pois um longo tratamento deveria ser o suficiente para permanecer os dentes alinhados sem a intervenção de uma contenção. Para meus dentes inferiores não desalinharem serei obrigada a usar essa contenção por toda vida?
    Agradeço desde já por sua atenção e ajuda
    Atenciosamente
    Jaqueline Santos

  54. Olá, Dr André Moreira, bom dia. Dr, sobre aquela dúvida que eu tinha de o meu ortodôntista não ter colocada aparelho na parte inferior da boca, perguntei o porque, ele me disse que o meu caso é muito complicado e necessitaria de um processo cirúrgico, no caso uma cirurgia ortogmática, pois a colocação do aparelho na parte inferior poderia causar o amolecimento da raíz do dente e complicar ainda mais o problema, mas assim mesmo ele me perguntou se eu queria arriscar, eu disse que sim, pois ele falou que esse tipo de cirúrgia custa em torno de dez mil reais, e por enquanto minhas condições financeiras não dá, mas assim mesmo ele aconselhou eu a procurar fazer no setor público que também faz esse tipo de processo cirúrgico, embora seja muito demorado. o que faço Dr, ele colocou o aparelho, mas disse que não vai resolver totalmente meu problema, só com a cirurgia me der um conselho, será que eu devo procurar o setor público para fazer esse tratameto. me responda mais essa dúvida.

    • Socorro,

      Eu gostaria de poder dar uma resposta simples do tipo faça isso ou aquilo. Mas estes casos sempre são complicados e a validade de se optar por um tratamento cirúrgico ou compensatório (não-cirúrgico) depende de vários fatores.

      Acho que procurar uma alternativa de tratamento no setor público ou nas faculdades de odontologia é uma boa ideia.

      Mas é importante deixar claro que se o seu ortodontista tentar fazer a compensação, colocando o aparelho agora e tentando “disfarçar” o problema, isso vai atrapalhar na hora de planejar a cirurgia.

      Então se voc~e está pensando em tentar o serviço público é melhor não fazer nada por enquanto.

  55. Olá Dr. André! Bom, eu uso a contenção ortodôntica higiênica há aproximadamente 5 anos e nunca tive problemas com ela. Essa semana, enquanto eu comia pipoca, senti a cola dos 4 dentes do meio descolou, posso até passar a pontinha da unha entre ela e os dentes. Ela não se soltou completamente, pois nos dentes das pontas ela continua colada. O que eu faço? Espero ela se soltar e procuro um dentista? Procuro um dentista logo pra ser feita a remoção? Ela terá que ser colocada novamente?

    Obrigada!

  56. Tirei meu Aparelho ontem e coloquei imediatamente o móvel, meu dentista nem me falou que tinha aparelhos de contenção fixa, fiquei chateada pq ele ñ me deu opções e agr fui ver que tem varias opções, mas enfim o móvel esta me incomodando muito pois não consigo falar direito fica um gosto ruim na boca e está me dando ânsia de vômito e dor de cabeça, gostaria de saber por quanto tempo vou ter que usar isso? porque é mto ruim! Eu perguntei para o meu dentista e ele disse que a vida toda. imagina usar isso a vida td na boca, ficar falando faino. Queria ler a opinião de outros especialistas, obrigada.

  57. Ola Dr.André, uso aparelho há qquase 4 anos, coloquei uma contenção nos dentes inferiores e não tive nem um pproblema meus dentes estão perfeitamente corretos, nos próximos meses vou tirar os braquetes superiores e usar um aparelho móvel, já li e ouvi muitas reclamações desse aparelho de dentes que voltaram à sua posição inicial, existe contenção para dos entes superior?

    • Leidiane,

      Eu recomendo o uso da contenção fixa inferior por toda a vida. Mas isso pode variar de acordo com o profissional.

      Eu faço isso por que é um pequeno sacrifício para manter os dentes sempre alinhados. E a maioria dos meus pacientes concorda.

  58. Boa noite Dr. ha muitos anos deixei de usar aparelho ortodôntico e fiquei com a contenção. No fim ela quebrou e resolvi retirar, já estou mais ou menos 5 meses sem a contenção e meus dentes inferiores entortaram um pouco, gostaria de uma sugestão, se para alinha-los novamente coloco uma contenção novamente ou aparelho ortodôntico seria melhor?

  59. Ola estou usando a contencao superior por pouco mais de 7 meses e as vezes sinto um pouco de dor e principalmente latejar algumas vezes do dia o que podera ser Obs há. Um mês fui para o ortodontista após o seis primeiros meses de contenção e ainda vou usa la normalmente por um ano ! Já agradeço !

  60. Olá, Doutor. Terminei o tratamento há alguns meses, e uso uma contenção fixa higiênica na parte inferior, e uma móvel na parte superior. Hoje pela manhã, estava estudando. Tenho o hábito de morder canetas enquanto estudo, e prendi aquela parte que ´´pendura´´ na calça de uma lapiseira no meu dente – que pateta -. Tive que fazer um certo esforço para tirar, e depois percebi que minha contenção fixa ficou levemente(muito levemente) torta, e a cola descolou um pouco. Escovei meus dentes, e o lado em que a cola estava saindo soltou totalmente. É claro, eu não iria ficar com um lado preso e outro solto, então terminei de tirar. Meu ortodentista só pode me atender na terça… Há algum problema em eu ficar sem a contenção até lá(hoje é sexta)? Estou usando a superior normalmente…

    • Amon,

      Acredito que agora o problema já esteja resolvido. Desculpe pela demora…

      Mas também imagino que depois de alguns meses com a contenção fixa,os dentes já estivessem com alguma estabilidade e não tenham saído da posição.

  61. Olá. Uso a contenção na parte posterior dos dentes superiores e inferiores desde que encerrei o tratamento ortodôntico, há mais ou menos quatro anos. Ocorre que a resina já está bem desgastada, principalmente na parte superior e tenho receio de que os dentes saiam da posição. Também tenho receio da resina se soltar por inteiro. Já fui em vários ortodontistas e eles não querem reforçar a resina. Alegam que só vão mexer se, algum dia, ela se esgotar e o fio se soltar. Mas gostaria de reforça-la antes que se solte, para evitar ao máximo a mobilidade dos dentes. Como faço para convencer os ortodontistas da minha cidade (Resende-RJ) a reforçarem a resina, evitando o descolamento do fio da contenção ?

    • João,

      A resina antiga na boca não permite uma boa adesão com a resina nova. Por isso esse “reforço” não costuma funcionar.

      O ideal é fazer uma nova contenção fixa. Para uma contenção superior, a sua durou bastante.

      • Bom dia Dr. André,
        obrigado pelo esclarecimento.
        Procurei um dentista que entendeu melhor meu caso e refez a contenção superior, como o senhor havia dito… retirou o que sobrou da outra, limpou tudo e refez. Fiquei com muito medo de remover a antiga, porque tive receio de causar algum trauma durante a remoção, principalmente à raiz, mas acho que deu tudo certo.
        De fato, como a inferior ainda estava menos desgastada, preferi deixar para refazê-la depois, até porque o dentista disse que eu teria de ficar uns dois a três dias sem a mesma, para ele realizar um molde e testar a nova contenção, antes de implantar.
        O dentista reaplicou a resina nas que estavam mais desgastadas e uma parte, de fato, soltou.
        Pretendo refazer a de baixo mais para o fim do ano e aproveito para ver se a de cima está perfeita.
        Agradeço a orientação.

  62. Boa tarde Doutor.

    Quanto tempo em media deve-se ficar com a contensão fixa?

    Minha dentista disse que é para sempre, mais acho muito estranho, poderia me explicar?

  63. Boa tarde,

    Tirei o aparelho ortodôntico dia 17/06 e estou usando aparelho móvel na parte superior. Entretanto, meu dentista disse que não havia a necessidade de colocar contenção na parte inferior, pois apesar de meus dentes serem tortos, não houve muita movimentação na parte inferior durante o tratamento, e que a minha mordida iria “segurar” a movimentação dos dentes debaixo.
    Devo ficar tranquila quanto à isso, ou você acha que eles irão retornar à posição inicial?

  64. Olá bom dia, tirei meu aparelho e vou usar contenção, só que eu notei meus dentes superiores tipo dentuços , e eles não eram assim, será que a contenção resolve esse problema? o que devo fazer?

    • Jordana,

      O ideal é que este problema tivesse sido resolvido na fase do aparelho fixo.

      A função da contenção é manter o resultado e não fazer a correção.

      Acho que você deve mostrar ao seu ortodontista o problema e ouvir o que ele vai sugerir. Se for pouca coisa pode até ser possível resolver com um aparelho móvel.

  65. Olá. eu mesmo retirei minha contenção, pois já havia 2 anos que estava com ela, e só estava me atrapalhando, gostaria de saber se você tem alguma dica para me dar com relação a resina que ainda ficou grudada no dente, como faço para tirá-la?

  66. Bom dia!!
    acabei de colocar a contenção no superior ele é móvel, só que o arco não estão alinhadas, interfere no tratamento? fui na dentista ela apertou, achei que tinha voltado a alinhar, mas quando cheguei em casa estava desalinhada novamente.

  67. Olá!
    Bom, retirei meu aparelho fixo a 2 dias e na parte superior uso a contenção móvel e na parte inferior estou usando a contenção fixa. O problema é que esta contenção machuca muito a língua e ainda não me acostumei (sei que ta cedo) com o fato de ter que usar isso pra sempre. Mas o que eu queria saber é se é possível se acostumar com ela? Para uma boa higienização é possível um dia retira-la fazer uma limpeza na onde ela esta?

    • Thaís,

      Todos os meus clientes usam esta contenção sem problema. Se ela estiver bem adaptada não há dificuldade em se adaptar.

      Quanto a removê-la para limpar, é meio complicado, mas não impossível.

      Mas o dentista consegue fazer a limpeza mesmo com a contenção colada.

  68. Doutor bom dia, como já tirei uma dúvida com você tenho outra, usei aparelho durante três anos, tirei meu aparelho agora e meus dentes na parte superior ficaram dentuços, e outra coisa ja faz mais de uma semana que retirei o aparelho e nada da minha contenção ficar pronta, fiquei muito chateada com a clinica e o resultado não saiu do jeito que eu esperava, estou pensando em fazer o tratamento novamente,mas em outro lugar, o que me diz?

  69. olá doutor, ótimo dia.
    Ontem fui buscar minha contenção superior, certo estou usando ela direitinho, mas nos dentes inferiores não colocaram nenhum tipo de contenção, e meus dentes estão ficando desalinhados. corre o risco dos meus dentes voltarem a ser como antes? será a clínica fez certo em colocar a contenção só nos dentes superiores?

    • Jordana,

      O uso da contenção fixa inferior é sempre indicado. Se não foi colocada no seu caso e os dentes estão se movimentando, voce deve voltar à clínica e pedir para que seja colada uma contenção o quanto antes.

  70. Doutor, boa noite!
    Tirei o aparelho essa semana (quinta), porém, 1 dia antes o dentista colocou a contenção. No mesmo dia que o aparelho foi retirado, uma pequena parte da contenção foi descolada. Será que em 3 dias os dentes vão se deslocar, prejudicando o tratamento realizado?
    Pois vou poder ir ao dentista somente na segunda.

  71. Oi , gostaria de saber , eu usei aparelho por 3 anos , a dentista falou que estava na hora de tirar mas ela não fazia a contenção , ela falou que a contenção tinha que ser com resina , então procurei outro dentista que fizesse , fora que ela ainda deixou espaços nos meus dentes pois eram todos separados , e ela falou que não poderia fechar mais , fiz a contenção e botei resina , sendo que a resina saia constantemente ele ( o outro dentista a quem pedi pra fazer a contenção ) falou que era pra eu ir la e ele colocava mais , dessa forma meu dente foi abrindo e eu tive que tirar , pois ele colocou tanta resina que não conseguia escovar direito , resolvi tirar e colocar o aparelho novamente pois os dentes voltaram todos pro lugar , queria saber se essa contenção é pra sempre e agora quando for tirar o aparelho se meu dente vai voltar pro lugar dnv ..

  72. Dr, boa tarde

    Meu nome é Taiane eu retirei meu aparelho fiquei uma semana sem nada e quando completou 7 dias eu coloquei a contenção móvel em cima e embaixo , so que esta doendo um pouco é normal?

    E também ando salivando demais minha boca enche de baba, na verdade nem consigo cuspir rs pois ainda não em acostumei , é normal ?
    Minha dra falou que é somente pra tirar pra comer e dormir , esta certo ?

    E que tenho que fazer manutenção de 3 em 3 meses pois ficarei durante 1 anos com isso.

    Obrigada!

    • Tatiane,

      Sim, é normal doer um pouco no início, por que você ficou uma semana sem a contenção. Deve passar com o tempo.

      A salivação é normal também nas primeiras semanas. Depois melhora.

      Eu costumo indicar o uso apenas para dormir, mas cada caso tem suas características.

  73. Boa noite, Dr. André.
    Tenho uma contenção fixa em baixo e uso aparelho móvel para dormir na parte superior, já um bom tempo.Sinto minha gengiva enxada, talvez, por causa da retirada do sisos em janeiro deste ano. Mas de há três meses sinto que um dos meus incisivos centrais e, um dos meus laterais estão moles e um deles está até com uma fissura na parte superior.
    Na parte inferior, sinto que os mesmos incisivos centrais e laterais estão truncando com os superiores todas as vezes que tento fechar a mordida. Gostaria de saber se isso é normal,se por causa deste probleminhas apresentados na parte superior mantenho integralmente o aparelho móvel, se antecipo a minha idá ao dentista?

  74. Boa noite doutor,
    A minha questão é a seguinte: usei aparelho fixo durante 5 anos e á três dias a trás conclui o tratamento e retirei o aparelho. No entanto a minha médica ficou de férias essa semana e agendou a minha consulta para fazer os moldes para o aparelho fixo móvel superior apenas para daí por 10 dias, mais uns 3 ou 4 dias para ele ficar pronto, eu irei ficar praticamente 15 dias sem qualquer contenção. Tenho bastante receio que os meus dentes entortem, apesar de minha dentista me ter dito que não teria problema estar esse tempo sem o aparelho de contenção. Existe algo que possa fazer para prevenir que os dentes se desloquem durante este período ou não tem mesmo nada a fazer.
    Cumprientos

    • Carolina,

      Não há nada que você possa fazer a não ser procurar outro profissional para fazer uma contenção antes. Eu também acho arriscado ficar tanto tempo sem a contenção, mas se a sua ortodontista garantiu que não há problema, você deve confiar nela.

  75. Bom Dia!
    Uso a contenção inferior há sete anos, sem problema. Precisei fazer um implante com enxerto ósseo no dente 32 (dente que quebrei há uns 30 anos e estava restaurado) e daí a contenção foi retirada. Estou com uma “ponte” provisória cobrindo o lugar e o dente definitivo será colocado em 3 meses. Notei que o dente 41 não está muito fixo. É preciso recolocar a contenção até o término do tratamento do implante?

  76. Bom dia, Doutor!

    Utilizo aparelho ortodontico há 05 anos, tive que remover dois dentes lado esquerdo e direito superior, e os dentes superioriores ainda estão desalinhados, minha dentista informou que devo utilizar os elásticos e aguardar.
    Ela disse que na parte inferior será colada a contenção, porém nos dentes do fundo ela irá manter os braquetes para que eu consiga usar o elástico.
    O problema é que ela nunca informa quanto tempo irá durar esse tratamento. Será que estou sendo enrolada?

  77. BOA TARDE DOUTOR, TIREI HÁ UMA SEMANA MEU APARELHO AUTOLIGAVEL E ESTOU COM A CONTENÇÃ FIXA NA ARCADA INFERIOR… POREM O PASSA FIO NAO ENTRA NO MEIO DA CONTENÇÃO ….. TEM ALGUM PASSA FIO MAIS FINO ….

  78. Pus a contenção fixa reta, mas estou sentindo incomodo ao falar.
    Esta colada corretamente, não sinto dores, nem outra coisa a, além, da fala “estranha”, com certo ‘sopro’.
    É comum?
    Agradeço desde já!

  79. Tirei o aparelho fixo a 8 meses por causa de problemas financeiros ñ coloquei o aparelho movel,os dentes inferiores estao intortando.Dr o q faco?posso colocar aparelho movel no superior para ñ perder tanto o resultado?tenho q fazer outro kit pra isso?me ajuda.

  80. Olá…
    Uso aparelho auto ligável a 9 meses e estou perto para tirar. Minha dentista quer que eu use contra minha vontade a contenção invisalign, e eu acho que é a melhor a contenção superior fixa(aquela apropriada para higienizar). Tenho o direito de escolher a contenção?

  81. Boa noite, Dr. André,

    Usei aparelho ortodôntico fixo por 1 ano, apenas para alinhar os dentes. Retirei-o em abril deste ano e coloquei a contenção imediatamente. Uso corretamente (24h) e busquei a manutenção exatamente três meses após, conforme prazo recomendado pelo dentista. No entanto, como tive que mudar cidade, essa manutenção teve de feita com outro dentista.
    Fiz há quinze dias. Senti apenas que ficou um pouco apertado no momento. Um dia após, meus dentes estavam muito doloridos. A dor durou alguns dias e, além disso, todos as manhãs percebia que o aparelho de deslocava muito em direção à minha gengiva.
    Procurei-a novamente e foi feito outro ajuste; este, há 08 dias. As dores ficaram então mais fortes e persistem até hoje (oito dias após) e o aparelho continua se deslocando em minha boca durante a noite.

    Estou preocupada, pois sinto como se meus dentes da arcada superior estivessem amolecidos. Percebo o aparelho torto e instável, além de apertado em determinadas regiões e solto em outras.Como pode o mesmo apertar e ao mesmo tempo estar tão solto a ponto de se mover enquanto durmo? Essa dor é normal após tantos dias? Tenho receio que isso comprometa o resultado. E tenho receio também que, procurando-a novamente para outro ajuste, o resultado seja pior.
    Gostaria, por gentileza, de sua opinião.

  82. Usei aparelho durante 4 anos retirei o aparelho a uns tres meses a dentista nao colocou o aparelho de contençao alegando que nao precisaria pois tenho um implante e uma coroa na parte superior e que os dentes nao mudaria de posiçao so que estou notando que um dente lateral saiu pra fora do alinhamento e agora o que faço tinha meus dentes perfeitos so que perdi um e a dentista indicou o aparelho ao inves de um implante no espaco que tinha meus dentes superior eram perfeitos mais pra corrigir a mordida com o inferior ela indicou o aparelho estou triste e chateada sem saber o que fazer e eu nao queria encarar um novo tratamento me da uma luz pelo amor de DEUS me diga o que fazer

  83. Oi, meu aparelho inferior (contenção) desses que ficam por detrás dos dentes quebrou e minha dentista viajou por 1 semana. Meus dentes irão entortar se eu ficar 1 semana sem esse aparelho, usando apenas o móvel na arcada superior?

  84. Olá Doutor, retirei o aparelho fixo ontem e estou fazendo o uso de contenção com grade para proteger os dentes da frente da língua. Não tenho certeza se a contenção está se encaixando corretamente na arcada, pois sinto um lado mais alto que o outro na mordida. Quando pressiono com força os dentes, o lado da contenção que ficou alto se movimenta um pouquinho. Nesse mesmo lado estou sentindo uma leve dor. Visivelmente percebo que o ferrinho que contorna o último dente de trás, está aparecendo deste lado, enquanto do outro lado não. Será que isso pode prejudicar a contenção, fazendo com que não contenha corretamente os dentes ou não afeta? Devo retornar ao dentista ou não seria necessário? Muito obrigada.

  85. Olá Dr,

    Poderia me tirar uma duvida?! Usei aparelho por 3 anos e ao final do tratamento foi colocada uma contenção fixa nos dentes inferiores. Isso já faz mais de 10 anos. Esse ano, quando fui fazer limpeza dentária com um dentista, ela saiu, mas o dentista a recolocou novamente. Desde então, senti a mordida dos dentes meio estranha. Pode ter havido o deslocamento dos dentes? Devo voltar ao ortodentista para trocar a contenção? Outra dúvida: essa contenção fixa deve ser trocada após quanto tempo? Ou ela dura para sempre? Desde já, agradeço pela atenção.

    • Anita,

      A contenção deve ter sido colada com alguma ativação, o que acabou movimentando os dentes.

      Recomendo a remoção imediata e uma consulta com a sua ortodontista para fazer uma nova contenção.

      Elas duram bastante em alguns pacientes e quando quebram ou descolam, basta refazer.

  86. Bom dia Doutor,
    Uso a contenção higiênica a 4 anos, porém ela soltou um lado, procurei um profissional ontem ele, retirou limpou e tirou uma carie também, colocou de volta e disse que se o dente ficar muito sensível terei que tratar, é normal ficar sensível por uns dias , ou já esta dando algum problema?

  87. OLá.
    Retirei meu aparelho faz algumas semanas. A clinica na qual eu fiz o tratamento está cobrando para retirada da resina que ficou no dente (ficou muito feio mesmo, tem umas camadas bem grossa). Quero saber se eles podem cobrar esse serviço?

  88. oi doutor passei raiva com minha dentista e acabei eu mesma tirando o aparelho em casa. já ia colocar a contenção tem algum problema eu não colocar pois os meu dentes já estão alinhados.

  89. Dr,

    Coloquei o meu aparelho de contenção superior (removível) e inferior (fixa) essa semana, a barra de ferro da contenção removível não fica em uma posição fixa e as vezes o arco fica batendo na gengiva do canino, é normal essa movimentação e o arco ficar encostando na gengiva? Estou preocupado que isso cause uma retração na gengiva.

    Com relação ao fixo, vi que tem alguns que facilitam o uso do fio dental, entretanto o que eu estou usando é o reto, e os meus dentes são pequenos e muito encostados o que está impedindo a passagem do fio dental, só com passa fio e mesmo assim passando com dificuldades. Posso trocar por um em formato de U?

  90. Bom dia Dr.

    Tenho 56 anos, fiz uma bariatrica a 2 anos e estou com muita perda ossea e com isso meu 2 dentes frontais/debaixo sesta com movimentação grau 2. Os dentistas sugeriram uma contenção com fio até que eu resolva fazzer um implante. O que esta fora das minhas condições neste momento. O que acha? Isso pode ajudar?? Grata

  91. Dr. André,

    Estou com uma dúvida quanto à retirada do aparelho. Minha dentista marcou a retirada num certo dia e marcou para colocar a contenção móvel superior no dia seguinte no mesmo horário.

    E se entornar até a próxima consulta. Corro algum perigo de perda de tratamento de um dia para o outro??

  92. Dr,

    Minha placa inferior caiu semana passada e não tenho mais posse do objeto, liguei para a clínica expliquei o ocorrido e me disseram que seria necessário um novo molde, com um valor relativamente alto…
    Mas a placa inferior parece ser tão menos complexa que a superior, por que eles teriam algum trabalho de confeccionar uma nova?

  93. Boa tarde, Dr. André!

    Certamente já respondeu imensas vezes a estas questões, mas temos sempre a sensação, enquanto doentes, que aquelas “respostas” nunca se enquadram totalmente ao nosso caso. Nesse sentido, vou expor a minha situação, na esperança de ouvir uma “segunda opinião”:

    Tenho 30 anos e apinhamento dentário na arcada superior de classe I (lado direito) e do tipo II (lado esquerdo). No geral, a minha dentição não se inclui nos quadros habituais: nunca me nasceram (nem estão inclusos) os dentes sisos na arcada inferior, já extraí o primeiro molar (julgo que o 46) há doze anos e um pré-molar há mais de quinze anos (julgo que o 15) quando se pensou em iniciar um tratamento ortodôntico (que não seguiu devido a questões financeiras). Tenho sensibilidade dentária devido a alguma retracção gengival (sem, contudo, ter sido necessária até agora intervenção de um periodontista) e grande tendência para cáries (mais de metade dos meus dentes estão restaurados), apesar de achar que tenho imenso cuidado com a higienização bucal.

    Neste contexto, a minha visita numa clínica dentária resultou em:
    – Análise, tratamento e restaurações dentárias de toda a dentição (completa);
    – Plano para colocação de um implante (julgo que o 47) quando a arcada inferior corrigir os pequenos erros que apresenta (portanto, ainda durante o tratamento do aparelho fixo e antes do aparelho de contenção);
    – Plano para extracção dos dentes sisos da arcada superior, bem como do primeiro pré-molar (julgo que o 14);
    – Plano para coroas de cerâmica no segundo pré-molar e primeiro molar (julgo que 15 e 16), após retirar o aparelho fixo e antes da contenção;
    – Plano de tratamento ortodôntico até três anos, com contenções superiores (goteira) e inferiores (fixa) para o resto da vida.

    Preocupações:
    – A retracção gengival não irá piorar com a movimentação dos dentes (tratamento ortodôntico)?
    – Não há risco de perda óssea (dada a minha idade e dentes de natureza “tão frágil”)?
    – Não há risco de dentes fracturados ou até perdas, pela força exercida pelo aparelho, uma vez que a maioria deles estão restaurados?
    – Não há problema (alimentar, estrutural/facila) em retirar mais três dentes para tudo isto (ficando com 26 dentes no total)?

    Obrigada!

  94. Olá Dr André, lembra de mim? Há uns meses atrás lhe disse que teria que fazer uma cirurgia do maxilo (cirurgia ortognática) mas que era muito caro, portanto pedir sua opinião se deveria procurar o setor público que fizesse esse tipo de cirurgia ou seja, pelo (SUS), pois bem, já está com ano e quatro meses que eu uso aparelho ortodôntico e agora fui procurar um hospital que faz esse tipo de cirurgia em minha cidade, conseguir minha primeira consulta com o especialista em um hospital universitário, ele me explicou tudo sobre o processo cirúrgico, depois me pediu que trouxesse toda documentação ortodôntico na próxima consulta, ou seja os exames pra saber como está a arcada dentária depois de um ano usando aparelho, só que neste hospital universitário não faz esses exames, ele disse pra mim procurar outra clínica que fizesse. Dr André gostaria que você me desse um conselho: o que eu faço? devo procurar a clínica onde faço tratamento ortodôntico pra fazer esses exames? Afinal, é o resultado do tratamento que estou fazendo lá, ou eu devo fazer esses exame por minha conta, ou seja particular. me responda. Abraços e tudo de bom. Socorro Maria.

  95. Olá
    Hoje tive alta por conta do meu contrato com a rede de odontologia que fazia o tratamento mas minha dentista recomendou que eu continuasse usando ambas as contenções pois meu caso era cirúrgico porém conseguiram reverter isso com novas técnicas. O meu questionamento pe : está certo continuar usando a contenção de ambas as partes por mais 3/4 anos sendo que já usei um ano inteiro?

  96. Olá Dr. André,

    No mês passado (21/08) retirei o aparelho e coloquei a contenção fixa superior e inferior. Só que hoje (05/09), apenas quinze dias depois, a contenção fixa superior soltou. Tenho duas suspeitas do motivo para isso ter acontecido:
    1º: Um dos dentes estava sem resina (o fio estava solto no incisivo central direito).
    2º: O canino inferior estava tocando na resina do incisivo lateral superior quando eu fechava a boca (o que pode ter contribuído para a resina ir se soltando aos poucos).
    O que acha Dr., minhas suspeitas procedem ou a causa pode ter sido outra?

  97. Bom dia!

    Tenho uma dúvida: uso aparelho durante 2 anos, porém apenas na parte superior. Estou no final do tratamento e irei retirá-lo no próximo mês. Nuca usei aparelho nos dentes inferiores, mas o dentista colocou uma contenção fixa na parte inferior. Ao meu ver, não é necessário, já que nunca utilizei aparelho inferior. Gostaria de saber se realmente preciso continuar com essa contenção inferior.
    Obrigada!

    • Tamilis,

      Acho que pode ser uma boa ideia, já que os dentes inferiores estão bem posicionados. Eu provavelmente também indicaria o uso de uma contenção inferior fixa, mesmo sem ter feito a correção desses dentes. Mas essa é uma opinião que pode mudar entre ortodontistas.

  98. Olá Doutor.
    Usei aparelho removível durante um ano e o aparelho fixo comum durante dois anos. Faz 3 dias que retirei e estou usando o de contenção superior.
    O meu dentista não disse nada a respeito de colocar o inferior, e o ferrinho do meu aparelho está muito embaixo, além disso tenho a impressão de que o meu dente incisivo central está um pouco torto. O que fazer? É normal o ferrinho ficar embaixo, ou ele tem que estar centralizado?

  99. Ola. Estou em um processo para colocação do aparelho ortodôntico, mas tenho muita falta de dentes, meu dentista disse que eu devo coloca 7 implantes ou entao uma protese para os dentes não voltarem ao mesmo lugar depois da retirada do aparelho. Nesse caso a contenção ajudaria?
    Obrigado

  100. Boa noite doutor, gostaria que me esclarecesse uma duvida!
    coloquei o aparelho autoligavel ha um ano e oito meses, segundo a ortodontista eu tinha problema de perda óssea e teria que usa-lo, ela disse que ja estão alinhados e está quase bom, mas sinto que ela esta me errolando, faz e desfaz procedimentos e enquanto isso só vou gastando mais e mais. fui a um outro dentista para ver a questão de uma peça que terei que colocar no dente 45, e de cara ele falou: nossa vamos tirar esse aparelho ja esta na hora! ai combinei com ele de retirar mas estou com medo pois se ocorrer algum problema nao poderei mais procurar minha ortodontista. não sei o que fazer! Realmente meus dentes nao tem mais o que mexer ela só está abrindo e fechando espaço . Por favor me de um conselho.
    Obrigada!

    • Romilda,

      Em primeiro lugar você deve considerar o prazo estipulado pela sua ortodontista no início do tratamento.

      Se ela terminar o tratamento dentro deste prazo com um bom resultado, e isso, parece que você já tem, não vejo problema que justifique abandonar tudo e remover o aparelho com outro dentista.

      Se você não está 100% confiante na sua ortodontista, fale com ela que está insegura e que quer uma definição da data para remoção do aparelho.

      Pelo que entendi, o outro dentista nem mesmo é ortodontista. Então não me parece ser a pessoa mais indicada para determinar o fim do tratamento, do qual ele sequer participou.

      Pense nisso tudo antes de tomar uma decisão, ok?

      • Ok, muito obrigada pela atenção. Realmente você tem razão, não vou abandonar o tratamento com minha ortodontista mesmo porque ela é muito competente, acho que o problema é minha impaciência. Esse aparelho estou usando para correção da arcada, que consequentemente causou perda óssea, e faço acompanhamento na mesma clinica com uma periodontista, ninguém melhor que elas para saber a hora certa de retirar o aparelho.
        Mais uma vez muito obrigada, e que Deus abençoe vc e seu trabalho cada dia mais.

  101. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. A minha contenção está um pouco torta (o fio que segura o dente) e ela sempre fica em baixo do dente e nunca no meio. Tem algum problema? Outra pergunta, a minha dentista disse que não precioso tirar o dente do isso, isso pode interferir no meu travamento mais tarde?

  102. Oi doutor, boa noite.
    Os meus dentes eram desalinhados e um pouco para frente (pouco dentucinha) e a minha intençao era de que os meus dentes ficassem certinhos, alinhados e retos. Eu uso aparelho ortodôntico estético a quase um ano, de acordo com o meu ortodontista ja estou em fase de finalização. Os meus dentes estao alinhados, nao mais sobrespostos, entretanto, ainda continuam um pouco para frente (menos, bem menos do que antes). E eu falei isso com o meu orto, se conseguiriamos deixar os dentes retinhos e tal, e ele disse que para isso teria que extrair pre molares pois sem isso nao haveria espaço para puxar os dentes para trás e ele disse que no meu caso nao valeria a pena alongar o tempo de tratamento com uma extração Os meus dentes estao bem melhores mas ainda nao estou satisfeita.
    Doutor, para eu deixar os meus dentes perfeitamente retos uma extração é mesmo necessaria? e valeria a pena?
    E sobre a contençao superior, a fixa é eficiente? posso escolher pela fixa sem problemas? Vi que tem uma contenção estetica, pode me falar sobre ela?

    • Amanda,

      A extração é um risco pois se melhorou bem sem este recurso, talvez fazê-las crie espaço demais e acabe produzindo um recuo excessivo dos dentes anteriores ou dificuldade para fechar os espaços.

      A contenção superior fixa é uma opção em alguns casos, mas não em todos.

      Contenção estética, seria a de acetato?

      • Então, em quais casos pode ser usada essa contenção fixa?
        A contenção estetica que estou falando é a Placa de Hawley de contenção superior removível com arco retentor estético QCN. Em que no aparelho o arco vestibular é composto por polímero orgânico ( polietileno ). Aí, quero saber se vale a pena e se o resultado é o mesmo da contenção removível comum.

        • Amanda,

          Eu nunca trabalhei com este tipo de contenção, mas já vi e me parece que o material é resistente o bastante para funcionar como contenção.

          Eu uso muito as moldeiras de acetato (que têm vantagens e desvantagens em relação à contenção de Hawley contínuo).

  103. Olá Doutor.
    Possuo uma grande dificuldade em passar o fio por baixo da contenção, a única ponta que passa, é a rígida do superfloss, o restante do fio simplesmente não passa entre meus dentes. Isso é normal ou um erro do dentista? Ou simplesmente meus dentes estão apertados demais?
    Outra dúvida, a parte de cima dos dentes, entre eles, acima da contenção, eu não passo o fio, apenas abaixo dela. Isso é errado? Agradeço desde já.

  104. Olha Boa Noite, eu retirei o aparelho fixo e minha dentista colocou a contençao fixa higienica aquela ondulada, e a mesma esta me incomodando bastante, minha lingua fica bem irritada, gostaria de saber se e normal e se isso passa com o tempo faz um dia que a coloquei,

  105. Doutor, acho que aqui não é o local correta para lhe perguntar, mas uma dúvida que tenho é: deve-se passar o fio dental entre o espaço do último dente e a gengiva? Os dentes sisos de minha filha ainda não nasceram, e ela não passa o fio dental entre o espaço do último dente de trás e a gengiva. Deve-se passar ou não? Obrigada.

  106. Uso aparelho fixo há 5 anos, porém quero retirar, os dentes estao certos mas a mordida nao esta devidamente correta. Posso pedir para o dentista fazer uma contenção para que os dentes fiquem onde eles estão agora? Para q eu possa retirar o aparelho fixo

  107. Olá Dr,

    Gostei bastante de sua explicação, e gostaria de esclarecer uma dúvida.

    Tirei o autoligado superior e mesmo com a contenção móvel extremamente apertada ele está entortando (não tiro para nada, somente comer e após higienizar a coloco novamente). Isso é normal?

    Gostaria de uma posição, pois fiquei bastante chateada com a situação.

  108. Olá, minha dúvida não é sobre contenção, na verdade eu ainda estou usando aparelho. Em todos os lugares que eu vejo, todos usam o aparelho inferior em todos os dentes, porém meu dentista só colocou nos seis dentes da frente, como se fosse uma contenção mesmo, nao entendi o motivo e ele nao me explica claramente. Tenho problema de mordida (a arcada inferior é para trás e meio que mais pendente do lado esquerdo) e por isso faço uso de uma plaquinha que não deixa os dentes se tocarem até que estejam na posição correta. Poderias me esclarecer essa dúvida?

    Obrigada desde já

    • Júlia,

      Pela descrição você pode ter uma mordida profunda e ele está esperando ter melhores condições para colar os dentes de trás da arcada inferior.

      Essa é uma hipótese, mas não tenho como afirmar nada sem ver o caso.

  109. Minha ortodentista colocou a higienica… Mas estou achando estranho ter de sentir esta sensação para o resto da vida. Será que se eu falar com ela ela trocaria pela reta? Ou exisitira usos contra-indicados para ela? Acho que, se possível, seria interessante o dentista sempre discutir antes com o paciente qual parece ser a ideal; afinal, pelo menos no meu caso, é algo que vou ter de usar para o resto da vista…

    • Pedro,

      Concordo com você que seria bom o ortodontista discutir as duas opções com o cliente. Eu faço isso.

      Mas isso não impede que ocorra o que está acontecendo no seu caso.

      A princípio a maioria prefere a contenção higiênica por motivos óbvios, mas ela costuma ser menos confortável que a reta mesmo.

      A troca é possível sim, mas vai dar algum trabalho e provavelmente vai gerar algum custo adicional para você.

  110. Boa tarde Doutor,no mês de novembro irei tirar meu aparelho fixo e irei colocar o móvel,mas eu uso um dente provisório na frente,como meu dentista ira fazer? esse dente vai vir fixado no aparelho provisório? se sim,todas vezes q tira lo para comer,vou ter q tira e o dente tbm??

  111. usei o aparelho fixo, após isso o dentista me deu a contenção, porém meus dentes superiores saíram um pouco de alinhamento. Só a contenção consegue realinha los novamente?

  112. Olá, Dr, André bom dia, como eu havia lhe falado, finalmente levei os resultados das radiografias que o cirurgião-dentista do Hospital Universitário me pediu para ver qual foi a evolução do tratamento ortodôntico que estou fazendo e saber quando eu posso fazer a cirurgia do maxilo, ele olhou os exames e disse que eu não posso fazer essa cirurgia agora, pois ele encontrou vários problemas na arcada dentária, um deles é que os dentes da parte inferior estão na posição incorreta, e algum deles estão um pouco mole e com placa bacteriana, inclusive ele falou que estou com periodontia um pouco avançada e passou uma lista de procedimento ortodôntico que eu preciso fazer. Ele me perguntou se o meu ortodôntista não falava nada sobre esses problemas, afinal faço manutenção todos os meses, quando eu disse que não, ele exigiu que eu mudasse de ortodôntista, e me encaminhou para um amigo dele e disse que é muito bom e que trabalha numa clínica que tem convênio com HU e os dois podem está se comunicando sobre o meu caso.Só que no início do tratamento dentário eu fiz um contrato com essa clínica que dura 3 anos, e lá diz que se eu desistir antes desses três anos sem ter terminado o tratamento eu posso pagar uma multa de 400 reais por desistência. O que eu faço agora, devo continuar o tratamento nessa clínica mesmo contra a vontade do meu cirurgião- dentista? Ou devo fazer o que o que ele me pediu, trocá-lo de ortodôntista? Afinal não sou eu que estou exigindo é um profissional. Será que esses procedimentos vai custar muito caro, me responda a essas dúvidas. Abraços e até mais.

  113. Olá,
    retirei o aparelho fixo há 5 anos (usei por quase 4 anos), sendo que antes do tratamento foram removidos 4 pré molares superiores e 4 inferiores, além dos sisos. Entretanto, sinto meus caninos inferiores estralarem as vezes. Tem a ver com o fato da contenção estar ligada neles?

  114. Dr André, obrigado pelo artigo, bem esclarecedor.
    Estava procurando algo a respeito, pois tirei o aparelho hoje, e colocaram uma contenção fixa “higiênica” que eu pensei ser a padrão para todo mundo. Porém conversando com alguns colegas de trabalho eu vi que dois deles tinham uma contenção diferente. Mais fina e reta. Agora minha pergunta: vale a pena o desconforto dessa contenção mais o acumulo de alimentos quase que certo em cada refeição, pela facilidade de passar o fio dental?

    Outra pergunta, durante meu tratamento de 5 anos e 7 meses (coloquei o aparelho com 14 anos), desenvolvi laterognatismo. Isso pode ter sido causado por uma mau tratamento, ou foi puramente por problemas no crescimento ósseo como minha dentista alega?

    E a última pergunta para finalizar. Eu sei que o preço da cirurgia ortognática pode variar por ”N” fatores, mas há diferença no preço entre casos de proganatismo, retrognatismo e laterognatismo? Se sim, qual seria o caso menos complexo, ou seja a cirurgia mais barata?

    Obrigado,
    e parabéns pelo Blog.

    • Obrigado Guilherme!

      Acho que as duas contenções têm suas vantagens e desvantagens.

      Casos tratados com desgastes interproximais, por exemplo, podem dificultar muito a passagem do passa-fio por baixo da contenção reta, indicando o uso da higiênica.

      E a contenção higiênica pode causar mais desconforto em pessoas com a língua mais volumosa ou com pouca saliva.

      A troca não é um procedimento assim tão complexo. Às vezes pode valer a pena.

    • Continuando Guilherme,

      Não dá para saber o que provocou o laterognatismo sem uma análise criteriosa do caso.

      Quanto à cirurgia, só mesmo um Cirurgião buco-maxilo facial pode responder depois de estudar o caso, pois muitas vezes é necessário combinar técnicas para obter o melhor resultado.

  115. Doutor, tirei meu aparelho essa semana e vou colocar a contenção fixa na arcada inferior e móvel na superior, na próxima segunda-feira, uma semana após a retirada do aparelho. Não sei se é impressão, mas já vejo alguns dentes inferiores um pouco tortos. Isso pode ter acontecido?

  116. olá,

    Tirei meu aparelho fixo fazem 2 semanas e já no mesmo dia foi colocada a contenção fixa na parte de baixo e a móvel em cima.
    Mas estou bastante incomodada com a contenção fixa, parece que tudo que eu falo minha língua bate na contenção e fico toda hora engolindo saliva e a língua batendo nela tbem, parece até que minha língua fica dolorida de tanto que fica relando.
    na hora de falar tbem, parece q todos estão vendo que minha língua bate na contenção, não sei se isso é normal.
    Mas só de pensar que isso vai ficar pra sempre na minha boca me deixa bastante nervosa.

  117. Meu filho usou o aparelho movel por uns 3 a 4 anos depois colocou o fixo por mais uns 2 para 3 anos, agora vai tira-lo e colocar a contenção na parte inferior, mas a dentista disse que coloca-ra um aparelho movel para contenção dos dentes superiores, isso também é necessário, e com isso também tem que continuar o pagamento do tratamento, pois ja estou achando que o tratamento esta se prologando demais, ja a mais ou menos 7 anos, isso nunca acaba? Quanto tempo o tratamento dura em média, isso leva esse tempo mesmo?
    O que deve fazer, continuar ou consultar outro profissional?
    Obrigado pela atenção.

    • Renato,

      Pela sua descrição o tratamento terminou e será usada uma contenção removível superior. Não vejo isso como um tratamento, mas sim como um monitoramento do resultado que deve ser feito por toda a vida, já que os dentes sempre podem se movimentar.

      Eu faço isso através de consultas anuais. Não vejo motivo para continuar cobrando como se estivesse em tratamento ativo.

  118. Olá….. Boa tarde
    Utilizei aparelho fixo durante 1 ano, agora depois de 3 dias tirarei, minha dentista falou que o melhor usar o movel em parte de cima e embaixo o fio (fixo), gostaria de saber no geral qual fixo melhor e mais confortável o fixo ( reto ou zigue-zague) ?
    Tenho outra pergunta:
    Tem um período fixo de não utilizar o movel em cima, para não acorrer o risco de os dentes perdem a linhamento deles (deslocam), por exemplo: nao pode ficar 5 horas por dia sem utilizar o movel no máximo 2 horas . ou necessário usa-lo o dia enteiro sem desculpas?

    O movel como ele afonciona, ou seja, como ele consegue montar os dentes no mesmo lugar ?

    Aguado, obrigado…

  119. Boa tarde,
    coloquei a contenção fixa na arcada inferior e em cada dente tem uma bolinha de resina, o que está me incomodando demais, machucando a língua, uma sensação terrível.
    Acredito que não usarei a móvel corretamente, portanto, gostaria de saber se existe outra opção fixa mais imperceptível que possa me socorrer.

    Agradeço desde já

    • Laura,

      A contenção fixa é assim mesmo. A não ser que seu ortodontista tenha exagerado no volume de resina usado para colar o fio, não há nada mais a ser feito.

      Veja com ele se é possível desgastar um pouco para deixar a contenção menos volumosa.

  120. Olá,

    Fiquei dois anos com o aparelho fixo, retirei-o semana passada, só que não foi colocado o aparelho de contenção no momento da retirada, sendo que ficou marcado para 10 dias depois a colagem.

    Isso pode fazer com que os dentes saiam do lugar, entortando de novo ?

  121. usei a contenção em um mês um dos dente veio pera frente e o dentista fala que a responsabilidade e minha mais o código do consumidor diz que tem que dar 3 meses de garantia no serviço quem esta com a razão.

  122. Doutor sera que ta certo o que a dentista que faze em mim usa a PPR como contenção pq vou tira o aparelho e não tenho os dentes 37 e 46 sei penso que seria melhor fazer implante mas no momento só posso coloca a ppr

  123. Olá, soltou a parte da minha contenção do canino inferior, gostaria de saber qual o valor mais ou menos de uma nova contenção? e pra isso precisa fazer alguma ou a contenção é feita na hora?

  124. Olá Dr, tenho algumas dúvidas… Uso contenção higiênica inferior a um ano e estou com tártaro. É possível fazer raspagem com a contenção? Ou seria melhor tirá-la? Porque a meu ver parece bem complicado remover todo o tártaro. E isso está me incomodando muito. Parece até besteira mas isso está me tirando algumas noites de sono.

  125. Fiz meu tratamento a uns 5 anos atrás e sempre estive com a contenção higiênica, minha contenção acabou saindo ontem (03/01/2016) , tenho que colocar novamente ou posso ficar sem?

  126. Olá Dr.,
    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pelo excelente trabalho desenvolvido, realmente tirou todas as minhas dúvidas.
    Bom, já usei aparelho por duas vezes. A primeira foi por 2 anos e quando tirei coloquei a contenção fixa reta inferior e superior e não conseguia passar fio dental pois a resina ficou entre os dentes. Retirei a contenção e meus dentes entortaram.
    Agora estou no final do segundo tratamento de 2 anos e voltei ao dentista para remover o aparelho e colocar as contenções novamente. O que me surpreendeu foi com relação ao valor. Não me lembro quanto paguei no fim do primeiro tratamento mas desta vez o orçamentou ficou em R$ 500,00 por contenção fixa reta, totalizando mil reais. Fiquei meio sem norte por não saber se realmente é este valor mesmo por isso resolvi lhe escrever.

    Agradeço a atenção.

    • Obrigado Júlia!

      fico feliz em saber que você gostou do blog, mas não posso ajudar muito nesse caso porque os valores cobrados por cada profissional variam bastante e cada um pode cobrar o que achar adequado. Por isso mesmo nunca comento valores aqui no blog.

  127. Olá, sei que o preço pode variar de lugar para lugar, mas gostaria de ter ao menos uma ideia do preço apenas para a colagem do aparelho de contenção inferior? Só colagem. Pois o meu descolou.

    • Francieli,

      Desculpe, mas não comento valores aqui no blog.

      Cada profissional define seu preço, então, a minha opinião sobre um valor adequado para determinado procedimento é irrelevante e ainda pode trazer discussões sobre preços que não são o foco aqui.

  128. Olá doutor, retirei o aparelho ontem e minha dentista optou por contensão na parte inferior… ela me disse que a contenção fixa tem mais facilidade de fãs problemas… só vi pessoas com contenção fica em baixo, será que usando a móvel não terei o resultado esperado ?

  129. Boa tarde.
    Vou fazer uma ressonância magnética da boca (meu buco-maxilar pediu), e gostaria de saber se com a contenção vai ter algum problema. Quando estava com aparelho, não consegui fazer, a contenção fará alguma diferença no resultado do exame?
    Obrigada.

    • Verônica,

      A ressonância magnética pode exercer atração nas estruturas metálicas como a contenção fixa. Pelo volume de metal da contenção, provavelmente não vai haver interferência no exame, mas isso não pode ser afirmado com certeza. O ideal é que o radiologista, que tem mais experiência nesses casos, oriente você.

  130. Doutor, faz mais de 5 anos que uso contenção nos dentes inferiores, mais me incomoda muito e eu gostaria de saber se é possível retirar a contenção? Não quero continuar usando, porem escutei algumas pessoas falando que contenção tem que usar pra sempre, isso é verdade? E se eu retirar a contenção corre o risco do meu dente entortar de novo?

  131. Olá!
    Faz pouco tempo desde que eu retirei o aparelho convencional, e coloquei o móvel, mas por um certo desconforto eu optei – com meu dentista- de colocar uma contenção na parte superior dos dentes. Gostaria de saber se esse tipo de contenção é tão bom quanto usar o móvel?

    Obrigada!

  132. olá boa noite, mim chamo Franciela usei aparelho 6 ano pois minha dentista não trocava todo mes o fio do meu aparelho e isso seria real mesmo não trocar o fio pois ela só trocava as borrachinha , e outra dúvida meus dentre da parti inferior está muito inclinado para dentro seria isso mesmo …

    • Franciela,

      O arco do aparelho não precisa ser trocado todo mês. Normalmente você usa de 5 a 7 arcos diferentes durante um tratamento.

      Se os dentes inferiores não ficaram com boa inclinação, só mesmo consultando um ortodontista para avaliar o caso.

  133. Olá, gostaria de saber sua opinião. Usei aparelho ortodôntico fixo durante 4 anos, Após o tratamento fiquei usando a contenção inferior fixa e a contenção superior móvel. Na contenção móvel meu ortodontista recomendou no minimo 3 anos e máximo 5 anos.
    Sempre achei muito ruim o uso, fiquei usando durante 8 meses normalmente, e os próximos 6 meses fiquei usando apenas para ir dormir. Até que parei o uso.
    Hoje está com 3 anos que parei de usar a contenção, porém nesses últimos meses estou notando que meus dentes superiores não estão como antes, mudou um pouco eles estão subindo. Fiz um teste com a contenção ela está encaixando normalmente.
    Se eu voltar a usar a contenção meus dentes ficaram como antes perfeitinhos ou preciso de aparelho fixo novamente?

    Muito obrigada pela atenção.

  134. Olá Dr. André, uso aparelho móvel há quase 1 ano e minha dentista mudou de endereço e telefone, mas não avisou, devo procurar outro profissional ou deixar de usar o aparelho?
    Aguardo seu retorno.

  135. Bom dia Doutor, há um mês tirei o aparelho fixo da parte inferior, e meu dentista colocou um aparelho móvel removível, e estou sentindo que não está fazendo tanto efeito se fosse colocado uma contenção fixa, pois sinto que meu dente entortou um pouco mesmo eu o utilizando quase 24 hs por dia. Ontem eu tirei o da parte superior, e só vou poder buscar o aparelho móvel semana que vem, tenho problemas respiratórios e tenho medo de meus dentes irem entortando neste período. É possível que ocorra o movimento dos meus dentes durante essa uma semana? Desde já, agradeço pela atenção!

    • Bruna,

      O uso de contenção fixa é mais indicado na arcada inferior devido à instabilidade característica dessa região.

      E essa semana de intervalo pode sim comprometer o resultado. Eu não gosto de arriscar e prefiro fazer uma contenção removível provisória no dia da remoção do aparelho superior.

  136. Boa Tarde,
    Gostaria de esclarecer uma duvida.
    Usei aparelho fixo por cerca de 4 anos e meio, após retirar coloquei a contenção fixa na arcada dentaria inferior e a móvel na superior,
    até hoje uso a contenção inferior, porém a móvel usei por 6 meses somente, retirava pra almoçar, depois pra sair, e acabei parando de usar, fazem uns 2 anos que estou sem usar a contenção móvel, mas não vejo nenhuma movimentação, os dentes continuam alinhados, você acha que eu deveria ir ao dentista e voltar a usar ou não há mais necessidade?
    Dede já agradeço.

  137. Olá Dr. eu retirei o meu aparelho fixo ontem, e hoje ja senti que o dente voltou um pouquinho, a minha contenção só fica pronta daqui a um mês, e eu estou incomodada com isso, eu posso ficar todo esse tempo sem a contenção? tenho muito medo do meu dente voltar,
    Muito obrigada,

  138. Boa tarde Dr. Retirei o aparelho fixo de baixo, ao fim de 4 anos e pouco (finalmente!) e coloquei agora o aparelho de contenção fixo. Uma vez que tenho o fixo, não será necessário utilizar o removível, certo? Até agora não tenho nenhum incómodo nem nenhum problema com ele, estou é sempre com medo que ele possa saltar, uma vez que pelos comentários que vi por aqui, é bem comum isso acontecer. Existem alguns cuidados a ter par evitar que ele salte? Ex: Não escovar com muita força, não trincar coisas muito duras (trincar uma maça), entre outros..

  139. Olá, tirei o aparelho dia 29/01, uso movel em cima e em baixo, porem sinto dor abaixo da lingua do lado direito e depois de tudo nao consigo falar direito, isso eh normal?

  140. Dr.andre é porque meu aparelho do ultimo dente de baixo se descolou hoje e o meu dentista é so dia 25 de março e eu to com medo dele se quebrar.como faço,vou ao dentista logo ou espero chegar o dia de eu ir ao dentista?

  141. Olá, Dr.
    Faz 3 anos que tirei o aparelho fixo e uso contenção inferior fixa e móvel e superior movel. Uso apenas para dormir a móvel.
    Recentemente (última semana e meia), tive que trocar a móvel superior por uma miorrelaxante (tenho muito bruxismo quando durmo) e estou fazendo clareamento caseiro com moleiras. Continuo usando a móvel inferior para dormir.
    Porém, observei que os dentes 31 e 32 estão entortando. Notei quando fui morder e o 21 está roçando levemente no 31. É incomodo. O que devo fazer? Usando o aparelho o dente voltará a ser como antes ou devo contatar alguém (dentista – com quem fiz a placa miorrelaxante e o clareamento- ou ortodontista)?
    Já tinha falado com o orto sobre esta placa, e ele acatou de boa, falando que está tudo bem.
    Aguardo resposta.

  142. Olá, uso aparelho à 3 anos usava uma contenção superior que tinha uma placa pequena, eu troquei de contenção e estou usando uma que é fina mas minha mastigação não fecha direito pois os anéis encosta nos dentes inferiores, gostaria de saber o pq usar a contenção minha dentista não explica direito. Aguardando a resposta!

  143. Bom dia Doutor!

    Me tira uma dúvida, usei aparelho por 5 anos e agora estou usando a contenção fixa. Preciso fazer tres implantes (um do lado direito e dois do esquerdo) da parte de baixo segundo o meu dentista diz que é necessário pois tem espaço para que os dentes voltem a se afastarem e o trabalho todo será perdido, isso realmente é necessário? pois o implante é muito caro, mas ele falou que pode ser uma prótese também só pra garantir a estabilidade dos meus dentes.
    Obrigada!

  144. Eu tirei o aparelho vai fazer dois anos, desde então estou com a contenção. eu vou ficar com essa contenção resto da minha vida? não vou tirar nunca mais?

  145. Gostaria de informações sobre o material que é utilizado para a contenção fixa. Estou perto de retirar o aparelho e meu dentista quer colocar um pedaço do fio que usamos no aparelho fixo. Isso é correto? Não deveria ser um material mais resistente?

  146. Olá Doutor! Eu usei contenção inferior por 13 anos, e acabou desgrudando de um lado, e pra não me machucar acabei tirando, o que não foi difícil. Nesse período de 13 anos eu conseguia fazer de certa forma uma limpeza com fio dental. Em seguida que caiu a contenção, 3 dias, fui ao mesmo dentista pra recolocar, mas dessa vez ele colocou muita resina para a colagem.. sinto um excesso muito grande ( chega a ter perto da gengiva). Ele não colou em cada dente, colou praticamente todos juntos na contenção. E sinto um desconforto nos dentes e gengiva. O fio dental de maneira nenhuma passa entre os dentes. O que eu posso fazer? Deixo assim por ser normal? Ou não é normal e volto ao dentista? E como retirar todo o excesso de resina?

  147. Boa tarde!
    há pouco tempo retirei o aparelho e coloquei a contenção inferior
    gostaria de saber é por resto da vida que vou usar ou tem tempo de determinado?
    e na parte superior a contenção movel nos caninos ficou bem mas alta é assim mesmo

  148. Olá Doutor!
    Usei aparelho ortodôntico por 4 anos e já faz 7 que retirei devido a reabsorção de raiz.Tenho reabsorção de raiz severa nos incisivos superiores, perdi mais de 2/3 das raízes desses dentes. Fiquei desesperada quando descobri, no ano passado, o quão avançada estava a reabsorção, pois meu dentista nunca me explicou sobre isso e nem fez acompanhamento para esse problema, ele disse que a minha reabsorção sempre foi essa e que não acompanhou porque eu nunca me queixei de dor, e por esse motivo perdi a confiança nele e fui em busca de outro profissional para acompanhar meu caso e depois de passar por muitos especialistas apenas um me disse que eu deveria extrai- los para por implantes, porém os outros dentistas que procurei foram contra tal atitude e me disseram que apesar da gravidade se eu cuidar posso manter esses dentes pelo resto da vida. Doutor, sempre usei contenção fixa superior e inferior e acredito que por isso não percebi mobilidade ou algo do tipo nos meus dentes durante esses anos, no entanto no ano passado o dentista que fez meu tratamento ortodôntico colocou um levante de mordida que desde então deixou meus dentes com “estalinhos” , o dentista que agora acompanha meu caso, um excelente profissional, não consegue entender o porquê desses estalinhos, pois meus dentes apesar da reabsorção estão firmes e a radiografia desse ano comparada com a do ano passado continua a mesma coisa, ou seja, não aumentou a reabsorção e nem perdi osso, dessa forma foi decidido estender a contenção de canino a canino para tentar fazer com que esses estalinhos que sinto, principalmente depois das refeições, diminuam, porém mesmo depois de ter estendido a contenção ainda sinto uns estalinhos bem suaves =X. Dr. , o senhor teria alguma ideia do que poderia estar causando esses estalinhos, será que isso é psicológico tendo em vista que não há nada que explique essa sensação ? E a contenção é indicada em casos de reabsorção? Ela não faz aumentar? Vou ter que ficar com elas pro resto da vida?
    Desde já obrigada pela atenção.

    • Jé,

      Se você não teve aumento da reabsorção e não apresenta mobilidade, fica difícil entender o que produz essa sensação.

      A contenção fixa é interessante, principalmente por que evita que os dentes saiam da posição e precisem, mais uma vez, ser movimentados. O que seria mais um trauma.

      E também é importante monitorar a oclusão e os movimentos mastigatórios para ter certeza de que não há trauma oclusal nesses dentes, o que poderia aumentar a perda de raiz.

      Já muitos casos de raízes curtas que ficaram firmes na boca por anos e anos, sem problema.

  149. Boa noite, usei aparelho durante 5 anos e desde maio do ano passado estou usando a contenção móvel superior e fixa inferior. Porém a cada 3 meses a fixa que é higiênica descola totalmente, não como alimentos duros e o fio dental tem dificuldade de chegar até a gengiva. Fui no dentista para recolar e ele disse que isso não é normal e se descolar de novo vai cobrar pelo serviço. Quero saber se ele esta certo? O que posso fazer, colocar a reta?

  150. Oi, coloquei a contenção inferior há 2 dias, meu odonto disse que eu vou precisar usar por um período de 5 há 10 anos, e que tlvz precise usar à vida toda, não curto mt isso.. Gostaria de saber se eu poderia deixar de usar antes desse periodo todo que o odonto deu.. Dr. o que o senhor acha?

  151. Olá, doutor! Há duas semanas coloquei a contenção (superior e inferior). De uma semana pra cá venho percebendo um gosto horrível, meio salgado, na boca. Tenho a impressão que esse gosto está bem intenso na região das contenções. É possível que o material utilizado (resina ou as astes metálicas) provoque este gosto?

  152. Ola Dr. coloquei a contenção inferior mais não se parece com nenhuma dessas duas acima, tem muita cola, não consigo passar o fio e me incomoda muito. o que devo fazer ?

  153. Olá Dr. André, minha trajetória usando aparelho ortodôntico é longa. Inicialmente usei aparelho dos 7 aos 14 anos (2001), no final do tratamento meu orto daquela época colou a contenção nos dentes inferiores apenas nos caninos, passado um tempo meus dentes inferiores se movimentaram, fui em outro ortodontista e ele colou resina nos demais dentes inferiores buscando evitar que a movimentação continuasse, mas não adiantou, eles se movimentaram muito que a resina de um dente descolou. Convivi alguns anos com um dente inferior bem para fora e continuei utilizando a contenção, colada em 5 dentes e descolada no dente que estava para fora. Agora, com 28 anos estou usando novamente aparelho, há mais de um ano, tive que recolocar nas duas arcadas, estou para finalizar o tratamento, e gostaria de saber se eu poderia utilizar duas formas de contenção na arcada inferior? Gostaria de usar para o resto da minha vida, a fixa, colada em todos os dentes e uma móvel, para evitar ao máximo que meu problema volte. Meu medo é que meu dente faça força para frente e descole a resina, como já aconteceu. Já estou usando aparelho móvel na arcada superior, aquele aparelho que lembra uma moldeira de clareamento, não teria como eu moldar esse aparelho móvel para a arcada inferior também depois de ter colado a contenção inferior? Não gostaria mesmo que meu problema voltasse pro isso gostaria de prevenir da melhor forma. Sinto que essa contenção evita que os dentes inferiores se movimente para trás, mas para frente, não acho que ela contenha o suficiente. Meu orto, disse para eu optar entre usar a contenção fixa ou o aparelho móvel na arcado inferior, mas minha vontade era usar os dois. É possível? Obrigada!!

    • Clara,

      O seu dente não se descolou da contenção fixa fazendo força para frente. Foi a contenção que descolou por alguma falha na colagem e permitiu que o dente se movimentasse.

      Então, uma contenção fixa, bem colada aos seis dentes anteriores deve ser o bastante, como afirma o seu ortodontista. Até é possível fazer uma moldeira de acetato recortada para que não toque na contenção fixa, mas ela costuma ficar muito frágil e sujeita a quebra.

      • Olá Doutor!
        Retirei meu aparelho inferior essa semana. Primeiramente, quando fui fazer o molde da contenção fixa inferior, meu ortodontista descolou os brackets dos caninos para trás, e voltei 15 dias depois para colagem da contenção. Porém abriu uma pequena falha em um dos dentes da frente, dos que ainda ficaram com o fio e os brackets colados. Ele colocou o elástico de corrente e com um dia havia fechado a falha e eu retornei para a colagem da contenção.
        Meu dentista disse que devido a esse ocorrido, por precaução ele iria me pedir também para usar essa moldeira de acetato, somente para dormir, juntamente com minha contenção fixa inferior, já colada. Isso realmente é necessário? somente a contenção fixa não me assegura de que os dentes da frente não irão se movimentar gerando novas falhas?

  154. Dr., minha contenção da arcada inferior caiu hoje, sexta-feira, e o dentista está marcado para segunda-feira, ele não tem horário hoje, acha que terá problema de movimentação nos dentes?
    Eu corrigi um dente da arcada que era para trás, em 1 ano e meio de aparelho fixo.
    Estou muito nervosa.

    Obrigada pelo seu empenho.

    • Nathaly,

      A esta hora o problema já deve estar resolvido, né? Desculpe pela demora.

      Mas espero que não tenha havido perda no resultado.

      Isso depende muito de quanto tempo a contenção fixa ficou na posição. Quanto mais tempo, mais estabilidade do resultado.

  155. Olá,

    Usei aparelho móvel por 2 anos e meio, tinha diastema e mordida cruzada.
    Para o diastema não voltar eu e meu dentista optamos pela contenção fixa superior também. Estou com contenção fixa superior nos em 6 dentes da frente (de um canino ao outro), pórem estou achando que esta contenção está entortanto minha mordida, como se estivesse impulsionando minha arcada para frente. Isso é possível ou se trata apenas de paranóia minha?
    Esta contenção é reta e está colada bem rente a gengiva, o que estranhei já que a minha inferior (que é higiênica) fica bem centralizada nos dentes.

    Obrigada!

    • Elaine,

      A contenção superior é colada junto à gengiva para evitar que os dentes inferiores toquem nela. Mas pode ser que isso tenha ocorrido no seu caso e o efeito é esse mesmo: empurrar todo o conjunto dos dentes superiores para frente.

      Volte ao seu ortodontista para mostrar o que está ocorrendo.

  156. Doutor, a resina do dente incisivo central da minha contenção fixa se descolou e agora ela está sem. Notei uma movimentação nos dois dentes centrais. Terei que colocar o aparelho fixo novamente? Só irei ao meu dentista semana que vem e estou preocupado em ter que colocá-lo novamente.
    Obrigado desde já!

  157. eu gostaria de saber qual o melhor aparelho de contensao o fixo ou removivel estou pra colocar mais estou com muitas duvidas a minha dentista ja falou q vai colocar o fixo …

  158. Estou usando a contenção fixa na parte inferior e a móvel na parte superior após a retirada do aparelho fixo. Às vezes acordo à noite e estou com os dentes apertados uns contra os outros. Existe perigo de quebrar algum dente no contato da contenção superior com os dentes inferiores?

  159. Bom dia, tenho contenção, e tenho dificuldade para passar o fio… é aquela reta com uns pingo de resina (parece ate porcelana) oq devo fazer para limpeza de meus dentes?! pq nao consigo passar fio dental..

    Desde ja obg

  160. Doutor uso aparelho a 6 anos eu vou colocar a contenção tirei um dente do siso e ainda tem mais três para fazer a extração. Tem algum risco do meu dente entortar ?

  161. Boa Noite Dr. Parabens pelo blog
    Coloquei contencao fixa higienica superior e inferior hoje, mas nao estou conseguindo falar direito, falo tudo soprando, como se estivesse com a lingua presa, alem de ser bem encomodativo pois machuca a lingua, isso e normal, ou foi mal colocada, sera que a reta melhoraria, o que posso fazer, obrigado

    • Obrigado Clei!

      Contenções higiênicas sempre são mais volumosas. Nas duas arcadas então, pior ainda.

      Acredito que você esteja apenas em fase de adaptação, já que acabou de colocá-las.

      Aguarde mais um pouco para ver se melhora. Caso contrário, pode ser tentada a contenção reta ao menos na superior.

  162. Dr. Tenho 29 anos, e é a 2º vez que coloco aparelho fixo.
    Colei o aparelho semana passada na parte de cima, e a dentista tirou a contenção debaixo.
    Porém ainda nao montou o aparelho de baixo.
    Estou com dor em um dente de baixo, ao pressioná-lo… é normal?
    A dor é tipo um choque, como se eu estivesse de aparelho, mas nao tô ainda com o aparelho embaixo.
    Será que é porque tirei a contenção embaixo, e eles estão movimentando e esse tá doendo mais??

  163. ola doutor
    usei aparelho por dois anos e quando tirei tiver que usar a contençao removivel , mas nao usei como deveria e os dentes começaram a entortar, quase n da p perceber, mas eu vejo q um ja esta na frete do outro, como faço para corrigir? terei q usar aparelho fixo de novo ou da p corrigir so usando a contençao?

    desde ja, agradeço por sua atençao!

  164. ola doutor, eu tou usando aparelho ja vai fazer 4 anos e ja tou pertinho de tirar, mas minha duvida é, todos os pacientes tem que usar a contençao inferior? se a minha dentista não colocar a contençao inferior há algum problema? se não colocar meus dentes inferiores podem entortar? porque meu irmao ele tirou o aparelho e ele só usou a contençao superior porque a dentista que a mesma da minha não colocou nele,e os dentes de baixo dele entortou junto com os de cima. se o senhor poder me responder fico muito grata.

  165. Doutor, saudações.
    Achei este blog por acaso e gostei das informações.
    Uso aparelho fixo há 6 anos e vou à dentista uma vez ao mês apenas para trocar as borrachinhas. Pelo valor que pago e pela quantidade de vezes que vou à dentista, está saindo muito caro. Sinto que dava para ter corrido mais com o tratamento mas a meu ver a dentista foi muito devagar. Fui nela mês passado e ela só trocou as borrachinhas. Voltei nela este mês e ela apenas trocou as borrachinhas que não puxam mais nada, pois, os dentes já estão aonde deviam estar. Ou seja, ela me enrolou!!! Agora ela disse que vai retirar meu aparelho fixo em agosto, mas ela já podia ter feito isso em julho, pois, os dentes já estão aonde deviam estar. Ela disse que colocará contenção embaixo e móvel em cima. Está correto mesmo? Tenho receio de ser enganado por ela, doutor. Já me enrolou por seis longos anos e não quero passar por isso de novo. Vou retirar dia 09/08 e colocar a contenção depois de uma semana, em 16/08. Não é muito tempo sem aparelho na boca, doutor? Uma semana sem aparelho pode comprometer o que já foi conquistado, não? Em quais casos se usa a contenção fixa em substituição a móvel na arcada superior? Obrigado doutor. Abraço!

    • Fabio,

      Eu particularmente, não gosto de arriscar deixar sem nada contendo os dentes. Gosto de fazer pelo menos uma contenção removível provisória no dia da remoção.

      A contenção fixa superior é uma opção quando não há uma mordida muito profunda.

  166. Boa Noite, já faz 5 anos que uso a contenção fixa inferior. Tenho dúvida se ela tem um prazo para ser removida ou trocada. Outrossim, gostaria de saber se ela tem relação com o surgimento de aftas?

    Obrigado

    • Richard,

      Eu mantenho meus clientes com a contenção por prazo indeterminado. Obviamente pode ser necessário fazer uma nova em caso de quebra, mas a contenção deve permanecer mantendo os dentes na posição.

      Quanto a aftas, podem ocorrer, principalmente se parte do fio metálico estiver fora da resina usada na colagem da contenção. Nesse caso é recomendável refazê-la.

  167. Boa tarde Dr. Usei aparelho por quatro anos e quando tirei meu dentista falou que não precisava fazer contenção inferior, pois, o próprio aparelho já fez a contenção e me deu apenas o aparelho móvel superior. Será que mesmo assim devo procurar outro dentista para fazer a contenção inferior?

  168. Olá Dr., boa tarde!

    Coloquei o aparelho e retirei a parte superior com 1 ano.
    Coloquei a contenção (móvel – só tiro para comer e limpar) fazem 10 dias e meus dentes 11 e 21 estão ficando cada vez mais afastados.
    Vou ter que usar novamente aparelho para alinhar ou existe outro meio?

    Obrigada

  169. Boa Tarde! Já usei aparelho ortodôntico por quase 3 anos e agora uso o móvel superior e o fixo inferior. Mas o fixo(higiênico) inferior de vez em quando me encomoda, me dando por vezes pavor. Essa semana pensei em retirar o fixo inferior. Existe um aparelho móvel inferir?

    • Kaitlyn,

      Sim, mas a contenção fixa inferior é mais indicada.

      Você deve checar com o seu ortodontista se está tudo bem com a contenção. A higiênica pode incomodar um pouco mesmo. Ou muito se estiver fora do padrão.

  170. Bom dia. Utilizai aparelho fixo há quase 20 anos atrás e quando retirei foi colocada a contenção inferior fixa. Neste ano estive em um dentista para fazer uma limpeza e este me orientou a retirar a contenção por conta do acúmulo de tártaro o que achei estranho pois todos os outro dentistas que fui durante a vida nunca quiseram retirar. Enfim, retirei, mas fiquei com medo de meus dentes movimentarem o que, segundo o profissional, não ocorreria visto o tempo que já havia ficado com a contenção. Saliento que uso um aparelho bucal contra apneia do sono e que projeta a mandíbula para frente e acaba forçando a arcado inferior.
    Há o risco de meus dentes inferiores entortarem por conta da retirada da contenção e pelo uso do aparelho contra apneia?

  171. Bom dia, Doutor!
    Minha dúvida é a seguinte: Usei aparelho fixo por muitos anos (uns 10 no total), meu caso era uma classe III (mordida cruzada). Recentemente tirei a parte inferior do aparelho (a superior já havia retirado há alguns anos e uso a contenção móvel). O dentista sugeriu uma contenção fixa na parte inferior, porém tenho a impressão que esta contenção apenas impede um possível apinhamento, mas não impede que os dentes “venham para a frente”, juntos em um bloco só. Como o meu caso era exatamente de protusão inferior, não existiria uma outra contenção mais eficaz nesse sentido? Uma espécie de contenção móvel que unisse as arcadas e impedisse que a mordida anterior fique cruzada novamente?

    • Fernanda,

      O seu raciocínio está correto. A contenção fixa é importante para evitar a volta do apinhamento. Mas ela pode ser combinada com uma removível de acetato ou até mesmo com um aparelho bimaxilar, como você sugeriu.

      Tudo depende de conversar com o seu ortodontista que vai avaliar a viabilidade dessas opções.

      • Obrigada pela resposta. Estou usando uma contenção inferior móvel de acetato. Meu dentista não falou nada sobre fazer manutenção dessa contenção. Poderia me dizer se ela precisa ser trocada de tempos em tempos? Como saber que está na hora de trocar?

        • Fernanda,

          Eu costumo trocar a contenção de acetato dos meus clientes todo ano. Não que ela deixe de funcionar, mas na medida em que vai ficando amarelada e com tártaro grudado, a motivação do cliente para usá-la vai diminuindo até parar completamente. E aí, o risco de recidiva aumenta muito.

  172. Olá doutor li nos comentários que alguns dentistas colam a contençao só nos caninos, estou fazendo uma limpeza nos dentes e a dentista disse que minha contenção está solta só colada nas pontas, ela disse que a contenção não está cumprindo a função dela e disse pra procurar o ortodontista que pôs a contenção e colá-la novamente, colei ela à 3 anos posso retirá-la? ou preciso recolá-la a princípio não sinto a contenção solta sinto ela firme na boca, obrigado.

  173. Eu tenho uma duvida, eu estou usando a minha contenção móvel certinha, mesmo assim meus dentes da frente estão entortando. Eu falei com a minha dentista, más ela disse que meus dentes estão certos, até a minha mãe achou que eles estão entortando!

  174. Olá Dr. Andre,

    Vou retirar meu aparelho na próxima semana, e meu dentista disse que vou usar a contenção fixa higiênica na parte inferior e na superior. É correto tal procedimento?
    Quando na maioria das vezes usá-se a contenção fixa apenas na parte inferior.

  175. Gostaria de saber se teria a possibilidade do uso da contenção fixa interna superior? No decorrer de dois anos acabei quebrando 3 contenções removíveis, fazendo assim com os meus dentes começasse a voltar ao estado de inicio.

  176. Dr Estou fazendo o processo de retirada do meu aparelho, já tirei a parte inferior e coloquei contenção móvel por enquanto e mês que vem vou colocar a fixa e tirar na parte de cima colocando contenção móvel.

    Compensa fazer clareamento dental a laser mesmo com contenção fixa ? Pode prejudicar ou impedir algo em relação ao fio? Estou com essa duvida.

  177. Ola Dr! Usei aparelho fixo por 3anos,retirei e no mesmo dia o dentista colocou uma contenção fixa. Fazem 7 anos que estou com essa contenção. Sempre realizo a limpeza dos dentes com fio dental,mas notei que entre os dentes que estão com a contenção,há uma cor diferente. Não há tártaro,apenas,acredito eu,mancha ou na pior das hipóteses inicio de carie. O que o Sr acha, já com 7 anos usando a contenção posso tirá-la? E como solucionar o caso dessas manchas? Poderão ser caries? Obrigada e Shalom

    • Aline,

      Não é comum ocorrerem cáries nesses dentes, mesmo com a contenção. Mas é importante avaliar o caso clinicamente. Faça uma visita ao seu ortodontista e veja o que ele acha da retirada da contenção. Eu não retiro dos meus clientes e faço a limpeza desses dentes anualmente. Acho mais seguro.

  178. Olá! Dr André, Boa Noite! Eu usei aparelho fixo há 12 Anos durante 1 ano e meio e não extrai os dentes do siso. Porém, o siso inferior esquerdo está nascendo “deitado” e empurrando os outros dentes, e a contenção fixa inferior já soltou de um dente, e eu estou sentindo que está forçando os dentes. Quero saber se há urgência para a retirada da contenção neste caso? Acredito que após a extração do siso terei que reiniciar o tratamento ortodôntico, tendo em vista que estou sentindo a movimentação dos dentes, estou errada? Por favor esclareça minhas dúvidas. Obrigada!

  179. Olá doutor! poderia me tirar uma dúvida? usei aparelho fixo por 2 anos e coloquei contenção fixa ortodôntica higiênica tanto na parte inferior como na superior há um ano. Não tive problemas com a inferior mas a superior vive descolando. A última vez não durou nem 2 meses e já descolou novamente. Por que isso ocorre? O dentista que eu vou disse que não é normal descolar em tão pouco tempo e sugeriu colocar a contenção reta na parte superior somente mas será que ela não irá continuando descolando do mesmo jeito que a higiênica? E a contenção móvel não valeria a pena? Eu teria que usar o dia inteiro ou poderia usar apenas para dormir? Qual a desvantagem do móvel em relação a fixa? obrigada!

    • Cíntia,

      Os incisos inferiores podem estar tocando na contenção superior. Por isso ela descola.

      A removível é uma alternativa. Mas quem deve indicar a frequência de uso é o seu ortodontista.

      A contenção fixa reta pode ficar menos exposta ao contrato e resistir melhor também.

  180. Bom dia Doutor. Parabéns pela sua dedicação de responder a todos!
    É o seguinte, usei aparelho fixo por quase 4 anos e depois meu dentista recomendou o uso da contenção removível. Acontece que fiquei um tempo sem usar ela corretamente, e ela não está mais encaixando direito.
    Logo pensei se seria possível o uso da contenção fixa superior, sendo que minha mordida não é profunda…

    • Obrigado Nicolle! É sempre um prazer ajudar.

      Sim, provavelmente é possível usar uma contenção fixa na arcada superior. Se a removível não está encaixando, algum dente já deve ter saído da posição correta. Converse com o seu ortodontista e tente resolver logo isso antes que comprometa a estética, ok?

  181. bom dia.
    Estou com um probleminha..
    usei aparelho e logo em seguida foi coloca a contensão higiênica.
    entretanto, em um dos dentes (o que estava torto e a razão para eu utilizar o aparelho e corrigir) não esta preso a contensão.
    a contensão foi colada duas vezes e soltou, e o dentista não quis mais colar, informando que não iria entortar novamente pois os dentes laterais iria segurar.

    entretanto, estou notando que já houve um grande desalinhamento neste dente.

    o que você me diz? o fato deste único dente não estar colado à contensão é o motivo para isso?

    ou após a retirada do aparelho, mesmo com contensão, sempre há um desalinhamento?

  182. Boa tarde, Dr. André

    Usei aparelho por 2 anos – para alinhamento e abertura ideal entre dois dentes para posterior implante. Depois de dois anos, me agoniei e pedi que o aparelho fosse retirado. Fui procurar um doutor que fizesse o implante. Me assustei com o alto valor. Ele vendo a dificuldade, me orientou a voltar ao dentista e recolocar o aparelho, mas pedindo uma nova avaliação para fechamento do espaço. Assim o fiz. Usei por cerca de três ano. No final do ano passado, retirada do aparelho e colocação de contenções. Aí fui fazer limpeza num periodontista de confiança, competente, ao qual me mantenho fiel há anos. Fiz a limpeza e saí cheio de temores a partir da conversa que meu periodontista teve comigo: Eu estava com perda óssea, mordida antecipada, meus dentes – principalmente do lado direito, onde usei parafuso por meses, um estica e puxa, só Deus sabe as dores – não estavam se encontrando pra uma mastigação perfeita, a estética tava péssima. Voltei aos profissionais da ortodontia e dessa vez pedi para falar com outra doutora – mais competente e sócia proprietária – expliquei tudo a ela e pedi discrição (não era minha intenção prejudicar o doutor que havia me acompanhado por tanto tempo, embora ele não tivesse agido de modo correto comigo). Percebi que a doutora viu a gravidade do problema, mas como ótima profissional que é, tentou manter tudo sob controle e imediatamente tomou a responsabilidade pra si. Comecei ali mesmo, naquele dia o meu novo tratamento, nova análise, novo aparelho (agora um auto-ligado), me senti em boas mãos e fiquei pagando metade do valor que eu pagava. Isso foi em janeiro deste ano. Há poucos dias, removi o aparelho e coloquei contenção fixa e móvel no superior e apenas fixa no inferior. Vou fazer limpeza profunda agora no próximo sábado. Assim, perfeição na dentição do lado direito, sei que nunca mais. Mas está muito bem feito o trabalho de correção da correção mal-feita do profissional anterior. Agora me bateu um desespero lendo os comentários acima. Eu tenho baixo fluxo salivar, doutor André. Minhas limpezas devem ser feitas num prazo muito menor do que o da maioria das pessoas. E justamente por esse problema é que me angustia pensar em ser obrigado a manter qualquer coisa na minha boca por tempo indeterminado. O senhor deve saber do que estou falando! Não sei se vou aguentar… Obrigado pela atenção!

    • Leitor,

      Imagino que você esteja se referindo à formação de cálculo (tártaro) na região da contenção fixa.

      Você pode conversar com a sua ortodontista sobre o uso de uma contenção removível na arcada inferior. Mas a decisão depende dela, pois esses dentes são muito instáveis e a contenção removível pode trazer risco para a manutenção do resultado.

  183. Boa tarde!
    Após o termino do meu tratamento ortodôntico,tive que fazer duas contenções.
    Percebi que a contenção superior não se encaixa da maneira correta nos dentes frontais superiores,e que a contenção inferior está machucando a minha arcada dentaria.
    Você acredita que esses fatores possam atrapalhar a finalização do meu tratamento?
    Haja vista que possuo um diastema na arcada superior.

    Desde já lhe agradeço.

  184. Olá! Gostaria de saber o seguinte, minha dentista colou a contenção inferior com muita resina, a minha é a contenção higiênica, o problema é que entre essa resina e o fio acumulam restos de alimento, mesmo escovando de maneira correta. O que eu devo fazer para potencializar minha escovação? Vou ao dentista de seis em seis meses para fazer uma limpeza, entre esse meio tempo corre o risco de acontecer um problema maior além do tártaro em meus dentes? Obrigada!

    • Daniele,

      Se você faz consultas regulares, provavelmente a formação de cálculo (tártaro) é o único problema que você terá (além de uma gengivite eventualmente). Nada de grave.

      Mas certamente o ideal seria refazer a contenção sem excesso de resina, para uma higienização mais fácil.

  185. OLA, Estou com o aparelho fixo a dois anos, meus dentes não era muito tortos , meu problema era que os dentes inferiores eram um pouco desalinhados,agora estao alinhados , claro, dentro do que eu posso observar, porem vou mudar de cidade e nao vou poder continuar o tratamento, ja fiz os moldes tanto para o movel dos dentes superiores quanto para a contenção fixa nos inferiores, minha dúvida é: mesmo com a contenção os meus dentes podem voltar a entortar ? já que eu interrompi o tratamento ? Outro detalhe, meu siso inferior esquerdo nao tem espaço para nascer , porem ele ja aponta, o siso direito já foi extraído, o siso que estar a nascer tem força para entortar meus dentes inferiores?Obrigada desde já .

    • Thaina,

      Como o tratamento não chegou até o final, ou seja, não foi possível manter o aparelho consolidando o resultado, o risco de perder parcialmente o resultado aumenta sim.

      Mais fácil do que ele entortar os dentes inferiores é ele mesmo dar problema por não conseguir nascer completamente.

  186. a minha contenção de baixo é a higiênica, e ontem ela soltou e caiu, agora eu tenho a impressão de que meus dentes estao moles e vão cair. Oq eu devo fazer?

  187. Boa tarde, Dr. André! Tenho uma dúvida. Tenho contenção fixa reta em meus dentes inferiores já a alguns anos, e não consigo fazer a higienização corretamente com fio dental, pois já tentei tanto o passa-fio quanto o superfloss, mas nenhum deles consegue passar pelo espaço entre a contenção e o dente, pois o espaço é muito pequeno. Nos dentes em que o fio consegue adentrar, não chega até a gengiva, já que meus dentes com a contenção são muito próximos uns dos outros. Nos demais dentes, utilizo fio dental normalmente, e não tenho problemas. Por não conseguir utilizar o fio dental nos dentes com contenção, desenvolvi tártaro. O que devo fazer em relação tanto ao tártaro quanto à higienização correta? Muitíssimo obrigada!

  188. Olá doutor, estou usando aparelho há 7 meses já e só agora fui descobrir que minha dentista não trabalha com contenção! E como o senhor mesmo disse há grandes chances dos dentes voltarem serem ao que eram. O que eu poderia fazer?

    • Marcela,

      O uso de contenção é necessário. Não faz sentido um ortodontista descartar o uso desse dispositivo como regra geral. Eventualmente, o profissional pode achar que um caso específico não requer o uso da contenção, mas aí é uma exceção.

  189. Bom dia Dr André, gostaria de parabeniza-lo pelo suporte que vem dando em seu blog, descobri hoje e com certeza o terei como um auxílio, li quase tudo creio eu, onde me foi esclarecido muitas dúvidas com exceção de duas, me desculpe se já estiver respondido e eu não tenha me atentado, bom são elas:
    ° Ontem foi instalado a contenção fixa inferior e não me foi informado por assim dizer como ela seria, fui pega na surpresa mesmo, fiquei bem chateada com a sensação dela em atrito com minha língua por saber que não é algo com data para término, não comentei nada, porque não gostaria de abrir um conflito sem antes estar ciente do que implicava, e hoje com tudo que li vi que sim é um mal para um bem maior, porém o atrito com a língua é algo que estou temerosa, pois tenho glossite migratória benigna, e ela tem sido um incomodo constante, tanto na região do dorso , quanto na ponta, e isso de certo agravara o desconforto, gostaria de uma sugestão de algum fármaco, porque mesmo que digam não ter jeito,custo crer que não há nenhum tratamento que corresponda a uma melhora tanto na sensibilidade quanto na aparência, é constrangedor e me limita um pouco, pela vergonha, pois muitos não entendem não ser nada contagioso, existe um preconceito pela falta de informação infelizmente, a outra questão continua a se referir a essa contenção fixa inferior , seu material em contato com algum procedimento cirúrgico pode me ocasionar algum choque, uma queimadura? Fiquei tão desnorteada ontem que não consegui formular esses questionamentos que inerentemente estamos sujeitos a passar, sem mas para o momento, um bom dia Dr André.

    • Obrigado Cristiane!

      Não conheço um produto tópico ou sistêmico que tenha ação sobre o seu problema (mas essa não é a minha especialidade).

      Quanto à contenção, eu diria que em primeiro lugar é preciso saber se a sua está bem adaptada e se o volume adequado de resina foi usado na colagem. Uma contenção fixa fora do padrão, pode incomodar muito mais que uma de perfil baixo e bem adaptada.

      Uma alternativa, caso uma contenção bem adaptada continue machucando, é usar uma removível de acetato.

  190. Boa noite Dr. André!

    Uso a contenção fixa nos destes inferiores a quase dez anos. O “ferrinho” da contenção tem um prazo de validade? Ele precisa ser trocado com o passar do tempo? Muito obrigado

  191. Doutor
    Minha contençao caiu no chao e ficou muito tempo no chao, eu inesperiente sobre o material( aminha é a contençao removivel que tem um material q eu nao sei qua é ainda com a forma de ceu ba boca, eu esquentei com agua quente na tentativa de esteriliza-la, mas apos a operaçao percebi que a forma esta diferente(menor) e nao sei o que fazer meu dentista nao vai funcionar ate mes que vem.

  192. Qual a cola recomendada para colar a contenção fixa?
    A minha descolou de um lado e senti um certo desconforto tirei o aparelho tem uns cinco anos.
    Obrigada

  193. Usei aparelho 3 anos e em outubro coloquei a contenção porém após ir na orto apertar ele começou a movimentar, ficou muito apertado ai voltei para afrouxar, mas a contenção está solta ela não encaixa mas, quando encaixa a linha corretamente nos dentes atras fica folgado.
    A mordida abriu e o dente está entortando, disse que é normal e moldou para colocar outra contenção mesmo com ele torto.
    O que você me indica a fazer, estou desesperada e muito triste com o ocorrido.

  194. Olá Dr. André Moreira!
    Eu tenho quase 30 anos e usei aparelhos fixos de 11 aos 15 anos. Meu odontologista praticamente fez um milagre! Mas essa noite fui comer uma barra de chocolate (daquelas grandes que são usadas pra derreter e fazer doces, sabe?) e a minha contenção fixa se soltou. São 15 anos sem aparelho fixo e 15 anos com a retenção. Será que tenho que ir ao meu [ex] odontologista? Se sim, será que pode esperar um tempo?
    Obrigado,
    Felipe.

  195. Por que a opção de colocar a contenção fixa na parte superior além de usar a contenção móvel? Minha dentista colocou a contenção fixa superior, no entanto, meus dentes superiores não apresentavam tanto problema quanto os de baixo. Por que a opção?

  196. Usei aparelho fixo por mais de 2 anos e quando tirei colocaram contenção fixa em baixo e móvel em cima Eu uso a móvel há 3 anos e eu JURO pra você que 1 dos meus dentes gira em 1 hora sem esse aparelho móvel. Eu uso ele quase 24h há 3 anos e mesmo assim se eu tiro por um segundo quando vejo ele já girou.
    Já escutei que seria caso cirurgico, que eu deveria colocar a contenção fixa em cima dentre outras coisas. Eu particularmente gostei da segunda opção, mas queria saber sua opinião e qualquer coisa agendo um horário para avaliação.
    Obrigada

    • Yasmin,

      Na minha opinião a contenção fixa deve ser a melhor alternativa para o seu caso. Pode ser necessário deixá-la por uns dois anos afim de estabilizar esse dente. Depois, faz-se um teste com a contenção removível. Se o dente ainda estiver com instabilidade, pode ser preciso voltar à contenção fixa…

  197. Boa noite, tenho 20 anos, na minha ultima consulta a Dra falou que se eu achasse necessário, eu poderia fazer o uso de aparelho, mas isso faz quase um ano, percebi que meus dentes superiores estão um pouco afastados, tenho medo que isso aumente, mas não é tão afastado, eu poderia usar o aparelho removível? E se usasse o fixo seria em média quanto tempo?

  198. olá, coloquei a contenção fixa mas a dentista deixou de fora um dos dentes, ou seja só 5 estão com o fio. isso é normal? alem disso, tem um dos dentes que parece estar com exesso de resina, tenho a impressão que ela encosta na gengiva e dificulta a limpeza

  199. Eu uso contensão fixa a mais de 5 anos,só depois de um tempo,eu descobrir que ela está me causando mal hálito,pois eu ñ consigo usar o fio dental corretamente nessas partes pois ñ tem espaço,será q eu posso pedir para trocar a contensão?A contensão está muito torta e tudo q eu como fica grudado nela,eu passo maior tempão tenta limpar e ñ consigo,estou realmente muito incomodada,pois o meu dentista ñ quer trocar-la eu posso pedir para outro profissional?

  200. Boa tarde, Dr. André Moreira!!

    Tem um ano e meio que eu estou com a contenção fixa inferior, eu estou com um problema de perca do paladar, será que de tanto a língua ficar com a ponta sobre o aparelho ou até mesmo ficar passando a língua sobre o ferrinho pode causar isso, sinto que a ponta da minha língua esta dormente. Talvez seja uma pergunta sem sentido, mas tenho esta dúvida.
    Desde já agradeço.

    • Maria,

      Nunca ouvi esse tipo de queixa, mas não podemos afirmar que a sua pergunta não faz sentido.

      É preciso investigar. Se a ponta da língua está dormente, pode estar havendo um trauma relacionado à contenção.

      Uma alternativa é remover essa contenção fixa e trocar por uma removível. Depois de um ano e meio, acho que dá para fazer esse teste se você se comprometer a usar a contenção removível regularmente. Converse com o seu ortodontista.

  201. olá Doutor! parabéns pela atenção que dá a todos!! Parabéns pelo excelente trabalho! Tenho uma dúvida, minha filha de 13 anos está tirando o aparelho fixo, já tirou de baixo e vai tirar o de cima. Nossa dúvida é sobre a contenção, pois sabemos que terá que usar para sempre…mais o problema é que a dentista deu a contenção móvel para usar durante a noite e que vai ser o mesmo tipo para usar na arcada de cima. Questionamos com ela sobre colocar contenção fixa…e ela disse que não se usa mais, que é ultrapassado…só funcionam realmente as contenções usadas em forma de placa para dormir, usar só a noite para o resto da vida. Será mesmo que a fixa não funciona e está mesmo ultrapassada? fiquei pensantiva e cheia de dúvidas….gostaria da sua opinião…

    • ~eObrigado Cristiane!

      E desculpe pela demora… Até onde sei, a contenção fixa é o padrão na arcada inferior.

      Eu, particularmente, só uso esse tipo de contenção na arcada inferior. Sendo reta ou higiênica.

      Na superior eu costumo usar removível, mas tenho cada vez mais associado à uma fixa também.

  202. Boa Noite!

    Dr. gostaria de tirar uma dúvida, usei aparelho fixo por quase 4 anos e a 1 mês tirei, no mesmo dia foi colocada a contenção móvel e a fixa higiênica no inferior, mas percebi que o dente incisivo central inferior se movimentou um pouco para trás (foi um movimento mínimo,mas tenho medo que aumente,pois foi por causa desse dente que tive que usar aparelho) será possível se movimentar em tão pouco tempo mesmo com a contenção fixa?

    • Marcia,

      É preciso checar se o dente está preso mesmo à contenção. Mas se ele foi para trás (ou seja, na direção da contenção e não se afastou dela), pode ter sido deslocado pela própria contenção fixa.

      Converse com o seu ortodontista sobre isso.

  203. Olá Dr. André.
    Usei o aparelho auto ligado durante 1 ano e 6 meses, e agora que retirei estou usando aparelho móvel superior e inferior. Porém o superior é aquela contenção transparente, tipo um mordedor sabe? Queria saber se ela possui a mesma eficacia do aparelho móvel convencional? Obrigada

  204. Doutor, gostaria de saber se essa contençao tem um tempo que pode ser usada, ou é pra vida toda?
    eu to so me incomodando toda semana solta uma lado do ferrinho.. uso a 2 anos essa contençao ja, gostaria de saber se posso tirar ..

  205. doutor quando eu tirei meu aparelho coloquei essa contenção e mudei de cidade e nunca mais tirei, ja faz 2 anos que to com a contenção. eu queria perguntar se faz algum mal ficar com a contenção por muito tempo?

  206. Boa Tarde Dr. André

    Eu queria saber qual é o prazo para que esse aparelho móvel esteja pronto?
    Estou desde Abril esperando, ligo no consultório e não está pronto?

  207. Doutor Bom dia. Após finalizar todo o tratamento com aparelhos nos dentes minha dentista colocou aquele fio de metal na parte de trás da arcada inferior (contenção ortodontica reta), e na ultima consulta ela me disse que posso deixar pra vida toda, pois se tirasse, ela falou que os dentes poderiam voltar a entortar. Já estou usando uns 3/4 anos. Posso realmente deixar direto, ou seria melhor tirar?
    Obrigado

  208. Bom dia,
    fiz tratamento ortodôntico durante dois anos com um dentista da minha cidade.
    Após a retirada do aparelho, fiquei um ano sem nada e os dentes saíram da posição. O espaço entre os dentes abriu novamente e fui obrigado a recorrer a outro dentista e colocar novamente os aparelhos fixos.
    Usei por mais um ano e, ao retirar, coloquei contenção fixa reta nos dentes inferiores.
    O dentista solicitou uma radiografia e verificou que eu tive uma reabsorção radicular muito maior do que a normal do tratamento, mas não soube dizer se foi erro do dentista que colocou o aparelho antes ou se foi outro motivo, como predisposição.
    Os dentes de cima movimentaram novamente e eu fui obrigado a colocar o aparelho fixo por mais seis meses e, ao retirar, inseri a contenção fixa reta nos dentes de cima também.
    Esse segundo dentista foi embora da cidade e tive de recorrer a um terceiro.
    O mesmo vinha acompanhando a absorção da raíz com radiografias regulares, e ficamos assim por dez anos, somente refazendo as resinas que desgastavam muito.
    Recentemente, não consegui marcar consulta com ele por mais de cinco vezes.
    Toda vez, tinha um motivo diferente para remarcar e acabei procurando outro dentista, porque uma parte da contenção superior havia soltado.
    O novo dentista removeu toda a contenção superior. Fez uma limpeza (pois tinha até tártaro) e aplicou a contenção fixa higiênica na parte de cima. Quer fazer o mesmo com a debaixo.
    Devido ao meu quadro de reabsorção radicular, acho que não poderei recolocar aparelho fixo em nenhum momento da minha vida. Por isso, a batalha para manter os dentes na posição com as contenções.
    Tenho sentido incômodos com a contenção superior higiênica. Tenho a impressão que ela pode movimentar a gengiva, empurrando-a para cima e expondo ainda mais os dentes…
    Isso procede ?
    Estou com receio de acabar perdendo a dentição.
    Poderia me orientar ?
    Desde já, agradeço.

      • Bom dia Dr. André,
        pretendo voltar ao dentista daqui há algum tempo para refazer, também, a contenção inferior e aproveito para verificar a situação da superior.
        Existe alguma forma para que eu observe e verifique se a gengiva está sofrendo algum trauma com a contenção nova ? algo visível a um leigo ?
        Agradeço a atenção.

        • João,

          A gengiva deve estar sempre clara, sem inchaço ou sangramento espontâneo. Se houver alguma parte da gengiva vermelha, brilhosa, inchada e sangrando ao simples toque, é por que está inflamada. Nesse caso, entre em contato com o ortodontista.

  209. Oi, tudo bem? Vou direto ao ponto… tive que usar aparelho ortodôntico pela terceira vez porque um dente se movimentou, mesmo usando o aparelho móvel superior com frequência. Por esse motivo, assim que meu dentista retirar o aparelho ortodôntico, ele disse que irá colocar contenção fixa na parte superior dos meus dentes. Segundo ele, não irá prejudicar em nada, mas como é um procedimento incomum estou preocupada e gostaria de saber se há algum malefício… Aguardo, obrigada!

  210. doutor bom dia, eu quero saber se uma criança colocar aparelho nos dentes,e ficar usando por muitos anos, se atrapalha no crescimento ou desenvolvimento dos dentes?

    • Klaus,

      Se houver indicação para o tratamento e este for conduzido da forma correta, não só não atrapalha, como ajuda no desenvolvimento da face e das arcadas.

      Há bastante conteúdo aqui no Blog sobre esse assunto. Dê uma pesquisada que você vai ficar bem informado.

  211. Vou tirar o aparelho fixo superior semana que vem. (Usei por pouco mais de um ano devido a um diastema)
    Porém, só vou receber a contenção móvel depois de 20 dias! Mas vou usar a contenção superior fixa…
    Existe algum risco de movimentação nesses 20 dias? Ou a contenção superior fixa é suficiente?

  212. Bom dia Dr. André,
    acho excelentes as orientações que o senhor oferece no seu Blog… são bem acessíveis a pacientes leigos nos assuntos ortodônticos…
    Moro em Resende, interior do Rio de Janeiro e gostaria de saber se o senhor atende em algum consultório próximo à minha cidade ou somente na capital.
    Desde já, agradeço.

  213. Boa tarde doutor a contenção fixa está colada em seis dentes inferiores, porém num deles ela se soltou completamente, mas no restante está normal com a resina. Existe o perigo dos dentes inferiores entortarem? E só vou poder ir no meu dentista no mês de agosto quando o mesmo voltar de férias, que completará 1 mês sem essa parte da contenção. Desde já agradeço a atenção.

  214. Olá Doutor,
    tirei meu aparelho há 1 dia, é a segunda vez que coloco aparelho ortodôntico. Foi colocado contenção fixa embaixo e em cima. Meu arco está certo e meus dentes alinhados, porém sinto que o espaço entre os dentes superiores e inferiores são demais dando um aspecto de sobreposição. Minha língua estava atrapalhando minha fala e com isso comecei o tratamento com a fonoaudióloga, porém agora com as contenções está pior, minha fala está horrível como se falasse com um “sopro”.
    Estou em dúvida se devo procurar um outro tratamento ortodôntico ou se apenas continuar com a fonoaudióloga vai melhorar a mordida e o posicionamento da língua.

    Agradeço desde já.

    • Andressa,

      Provavelmente a fonoaudiologia não vai trazer melhoras para a mordida.

      Quanto à um novo tratamento ortodôntico, seria preciso avaliar o caso para dizer se é possível corrigir esse trespasse horizontal que você descreveu.

  215. Durante a minha infância usei vários aparelhos, lembro-me que foi um no céu da boca e outros tradicionais que todo mundo usa… Já tem mais de 7 anos que finalizei o tratamento e uso contenção fixa, já perdi contato do meu dentista que cuidou de meu aparelho na infância, ele estava me explorando cobrando +300 por limpeza com ultrassom, dizendo que era algo especial… e disse que tinha 3 care só que eu não tinha… depois disso nunca mais quis ir nele.

    Depois que minha contenção quebrou fui numa dentista 3 vezes e recolei a contenção, porém ela não dura mais de 1 ano sem quebrar e eu acho horrível higieniza-la. Diz ela que é devido ao esmalte…

    Depois de minhas reclamações, ela me sugeriu o seguinte: Ficar sem contenção e sempre acompanhar e notar se esta tendo movimentos nos dentes, caso aconteça um movimento desagradável, aplicamos a correção rapidamente e eu volto a usar contenção. O que acha dessa ideia?

    Ela disse que o único perigo que tem é do meu siso nascer e entortar meus dentes da frente, ai teria q tira-los, usar aparelho e contenção novamente. Existe um espaço entre o dente final n6º que ficava a contenção até o outro dente, então existe a possibilidade de eles afastarem nesse espaço? Eu acharia isso bom, mas acho q meu problema não era dentes separados e sim o contrario. Ela disse que meus dentes não tem perigo de ir pra frente ou encima do outro a não ser que o sio nasça, por causa da minha língua e lábios… O que você acha de tudo isso?

    • Kevin,

      Se a contenção durou 7 anos da primeira vez, não dá para dizer que agora ela cai tão rápido devido ao seu esmalte. Possivelmente a resina antiga não está sendo removida completamente, o que pode comprometer a nova colagem.

      Não acho que valha a pena manter sem a contenção e arriscar perder o resultado. Eu não faço isso nos meus tratamentos.

  216. Olá Doutor!

    Uso aparelho fixo há quase um ano, e esse mês agora está marcada minha consulta para retirada do aparelho e a instalação da contenção, meu sorriso é perfeito na parte superior, já na parte inferior não tanto quanto a superior. Gostaria de saber se alguma contenção inferior pode deslocar meus dentes inferiores deixando – os perfeitos?

    • Vicente,

      A finalidade da contenção é manter os dentes na posição alcançada. É um aparelho passivo.

      Se um dispositivo passa a ser usado para correção, deixa de ser uma contenção.

      A contenção fixa inferior não permite esse tipo de aplicação.

  217. Ola Dr, usei aparelho por 6 anos agora ue coloquei a contençao fixa infrior e superior, no mesmo dia inchou minha gengiva e faz 2 meses q sangra , fiz uma limpeza ha 15 dias e eesta sangrando mais ainda, quando vou dormir doi a boca, devo retirar a contençao ? Pois no mesmo dia que a coloquei minha gengiva inchou e nao desincha mais, tenho medo de periodontite, estou usando anti flamatorio topico e fazendo a higiene correta, lembrando que na gravidez tive isso tambem. Obrigada

  218. Boa tarde,

    retirei meu aparelho fazem 4 anos e desde então tenho Contenção Ortodôntica Higiênica essa acima descrita, mas minha dúvida seguinte as duas pontas continuaram coladas, e as três do meio descolados, ficaram uns 5 meses, então ontem fui ao dentista colar e estranho é q dentista colou duas e uma do meio não colou, ao qual esse está um pouquinho pra frentes do outros (ele sempre foi o problema), ao invés de colar ela deixou o dente problemático livre… E minha duvida seria porque isso?? será que o dente ficando sem cola lo na contenção não entortaria muito mais? pode me responder estou com duvida nesse caso? aguardo.

    • Iriana,

      Concordo com o seu raciocínio. Se o dente não estiver colado, pode continuar saindo da posição. O ideal seria recolocá-lo na posição correta e então colá-lo à contenção.

      Eventualmente pode ser necessário até mesmo remover essa contenção para recuperar o resultado.

  219. usei o aparelho por 7 anos, após usei o aparelho movel de contenção superior e o fixo , uma linha , na parte inferior, mas com 1- UM MÊS meus dentes inferiores começaram a se afastar, mesmo usando o aparelho fixo, linha reta, apontado pelo senhor. Estou preocupada com isso, pois me pergunto até que ponto essa situação não foi negligencia da dentista?
    Ressalto que durante esses 7 anos, seguir a risca todo a recomendação , não faltei as manutenções, não quebrei peças, fiz todo procedimento complementar..parte clinica , quando era solicitada.

    • Marineide,

      Certamente o prazo de sete anos de tratamento fica muito acima do normal para um tratamento ortodôntico.

      Mas a instabilidade do resultado pode ocorrer, mesmo com a contenção fixa.

      É preciso avaliar se algum dente se soltou da contenção.

  220. Bom dia !! Usei aparelho fixo durante 3 anos retirei ele inicio de 2017, usando o móvel e a contenção fixa a baixo, porem a contenção fixa ontem (quinta feira) ela caiu e estou desesperada pois minha dentista só vai me atender segunda feira estou muito preocupada pois minha colega de trabalho comentou que os dentes dela entortaram em um feriado, isso é possível? minha dentista disse para ficar tranquila e esperar até segunda feira isso procede meus dentes vão continuar retos?

  221. Boa noite, Dr. André.

    Perdi o penúltimo dente da arcada superior direita e meu dentista disse que por ter 21 anos eu teria que colocar aparelho para não haver movimentação. Coloquei o aparelho em abril/2016. Há um mês e meio era para ter retirado, mas ele falou que não havia espaço para o implante então eu deveria esperar mais um pouco com um arco que ele colocou fixo ao meu aparelho. Há um mês e meio meus dentes superiores estavam perfeitos, mas agora o lado direito (local onde farei concluirei o implante terça feira) está entortando e “subindo”. Voltei ao dentista com essa reclamação pois estava apenas esperando o seu chamado para implantar e retirar o aparelho. Ele me informou que não iria colocar a contenção estética que ele pretendia e sim a contenção de hawley e que não me preocupasse porque ela iria fazer com que voltasse ao que estava há 45 dias. Perguntei se era necessário ficar mais algum tempo e realizar mais manutenções para voltar ao que era mas ele me afirmou que não era preciso. Irei tirar o molde para a contenção dia 10/10 e por isso gostaria de saber se é realmente possível que a contenção pode realizar tal movimentação, pois até então acreditava que ela apenas estabilizava o tratamento para que não houvesse movimentação dentária após a retirada do aparelho.

    • Janne,

      Na verdade a contenção Hawley vai permitir que os dentes superiores desçam até se encontrarem com os antagonistas inferiores. Essa é uma tendência natural dos dentes.

      A contenção de acetato impediria essa acomodação.

    • Jéssica,

      As duas são seguras. A higiênica, por ter mais fio fica um pouco mais flexível e eventualmente poderia deformar com mais facilidade durante a mastigação. Mas na prática, nunca vi isso ocorrer, então não diria que há diferença nesse aspecto.

  222. Boa noite Doutor. Eu retirei o aparelho fixo a dois dias, e hoje no terceiro dia a minha contenção fixa da parte de baixo quebrou. Onde eu faço o tratamento só abre na segunda feira, e hoje é quarta. Tem allgum problema se eu ficar esses 4 dias sem a contençaão fixa? corro risco dos meus dentes entortarem nesses 4 dias? Devo ir em outro dentista ou tem como eu esperar até segunda? desde já agradeço a sua atenção.

    • Raquel,

      Desculpe a demora… Imagino que você já tenha resolvido o problema. Normalmente 4 dias não seria muito arriscado, mas eu não gosto de arriscar nem um dia sequer sem contenção fixa inferior. Espero que não tenha havido nenhum deslocamento dos dentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*