Dificuldade em manter o diastema central fechado

Esta postagem é para responder a pergunta do Renan que está reproduzida abaixo:

Usei aparelhos duas vezes, acabo de tirar e vou colcolar o móvel.mas o problema é que pela segunda vez, assim que eu tirei o aparelhos meus dentes da frente estam ficando separados novamente, como era antes, de eu usar aparelho, eu acho que pode ser problema na gengiva, ou na membrana vertical que tens entre o lábio e a gengiva está inserida um pouco abaixo do normal e por isso os dentes estão afastados. Quais problemas que existem nesse caso , o que Sr. me indica, qual a cirurgia correta que posso esta fazendo?
Desde já agradeço

200 Comentários para: “Dificuldade em manter o diastema central fechado

  1. Então o meu problema não pode ser esse que eu me referia, o Sr. acha que usando a contenção prolongada pode resolver o problema, como que funciona essa contenção prolongada, ela é usada na parte de tras dos dentes? O sr. acha que no caso de cola os dentes pode resolver tambem, e no caso dessa contenção eu teria que usar para sempre?
    Desculpa pelas perguntas Dr.é que eu não intendo muito, e como o sr. demostrou ser um otimo profissional pode me ajudar e muito.
    Desde ja agradeço
    Abraço

  2. Renan,

    Eu não tenho como saber qual a solução do seu problema, por que para isso eu teria que fazer um exame clínico em você. E mesmo assim, o seu ortodontista ainda está mais credenciado do que eu para responder por que é ele quem conhece todos os detalhes do seu tratamento.

    A contenção é colada por trás dos dentes, mas não são todos os casos que permitem o uso deste recurso colado por trás. O tempo de uso também vai depender do caso.

    Não tem do que se desculpar, para mim é sempre um prazer poder ajudar, mas eu posso ajudar apenas falando genericamente, não posso falar especificamente do seu caso ou de qualquer outra pessoa sem uma consulta de avaliação. Por isso digo que o mais importante é voltar a conversar com o seu ortodontista.

    • Olá Dr. Andre Moreira, tenho 15 anos e meus dois dentes possuem uma pequena distância um do outro e isso me incomoda muito. Já perguntei para dentistas se eles iriam se aproximar ainda, mas até hoje nada, bem pelo contrário eles até parecem ter se separando um pouco mais do que o normal. Eu não uso aparelho e nunca usei, e meus dentes de cima se encaixam perfeitamente nos de baixo, ou seja, minha mastigação é perfeita. Eu estou preocupada pois achei que eles deviam se juntar até os 10 anos, e em minha família não tem nenhum relato de alguém que também tenha isso…
      Dr. Andre Moreira, será que é o caso de fazer uma cirurgia? O que devo fazer?
      Agradeço pela sua atenção!
      Atenciosamente Isabely

      • Isabely,

        Seria necessário avaliar você clinicamente para saber se é um caso para tratamento ortodôntico ou se a solução pode ser alcançada com restaurações estéticas. Mas não acho que a primeira coisa a se fazer seja uma cirurgia.

  3. obrigado pela resposta!!!!
    Mas eu tenho um arame no maxilar inferior por dentro e os dentes estão afastar-se lentamente.
    No maxilar superior esta a nascer de um lado o dente do siso não sei se é depois de os dentes do siso nascerem e que se tem de pôr outra vez um aparelho?

  4. Catarina,

    Fico feliz que você tenha gostado da resposta. Se você quiser apoiar o blog, torne-se fã da página do ortodontista.net no Facebook:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/qual-a-idade-ideal-para-iniciar-o-tratamento-de-criancas/

    Pela sua descrição você tem uma contenção inferior fixa que é padrão em ortodontia. Mas se os dentes continuam se afastando, alguma coisa está errada e você deve procurar fazer uma avaliação clínica com o seu ortodontista.

    Na arcada superio é preciso observar a erupção dos sisos para evitar instabilidades no resultado e a necessidade de voltar a usar aparelho.

  5. Boa noite Dr. André, me identifiquei bastante com o Renan

    Uso aparelho á 9 anos, e á 3 anos atrás tirei o aparelho fixo e coloquei o aparelho móvel na parte superior e a contenção fixa inferior e fiz a cirurdia de frenéctomia, minha dentista havia me passado uma ano para o uso dos aparelhos, e então, removi a inferior e continuei usando o superior móvel, pois se eu fixo 1 dia sem usar a noite, meu dentes da frente volta abrir denovo, já estou bastante desesperada com a situação, pois meus dentes tem a marca do arame do aparelho e eu não aguento mais usá-los , e meu problema não foi resolvido, e eu dó joguei dinheiro no lixo, tem algo pra me indicar?
    Será que meus dentes nunca vão ser fechadinhos, como são quando eu uso aparelho?
    Voltei a dentista e ele me talvez seja problema nos ossos, me pediu uma panorâmica com laudo e um rx intra-bucal dos dentes 11 e 12, ela afirma que nunca viu um caso assim, e que a unica solução será aplicar resina entres os dentes, e ficar sem sar aparelho, paa abrir tudo que tiver que abrir, para ele por a resina, mas e se meu dente abrir como antes? Acho que a resina não resolveria ..
    O que você acha ?
    Obrigada
    Gostaria da sua ajuda,

  6. Olá Dayane,

    Que situação desagradável!

    Mas realmente às vezes temos casos que são refratários a todas as tentativas de alcançar estabilidade no fechamento do diastema.

    Nestas situações, ou aumenta-se a largura dos dentes com resina, ou usa-se uma contenção colada por trás.

    Só que antes de decidir isso é preciso ter certeza de que nada mais pode ser feito ortodonticamente para resolver o problema.

    E isso depende da avaliação do ortodontista.

    Se você não está segura procure mais uma, duas ou três opiniões até estar certa de que não há outra escolha.

    Lembrando de que cada ortodontista tem uma visão diferente e é realmente difícil saber para quem entregar a tarefa.

    O que você pode fazer é seguir as “Dez Dicas para Escolher seu Ortodontista” no Blog do Ortodontista.net neste link:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

    Boa sorte para você!

  7. Dayane,

    Para colar uma contenção fixa é preciso haver algum espaço entre os dentes superiores e inferiores.

    Para saber isso também é necessário fazer uma avaliação.

      • Stefanie,

        Com diastema central tudo é possível, inclusive o que ocorreu com você. Se abriu, não tem jeito, será preciso fechar de novo e usar nova contenção. Mas é necessário investigar o motivo da recidiva. Se for o toque dos dentes inferiores por trás dos superiores, por exemplo, não adianta apenas fechar o espaço. Precisa corrigir a mordida.

  8. eu foi ao meu dentista e ele disse-me que como os meus dentes superior tem a forma de triângulo é por isso que os meus dois dentes da frente é que se estão afastar em cima.
    o que é que ele agora tem de fazer?
    Se me pudesse responder agradeço!!

  9. o meu triangulo negro nos dentes da frentes é pequeno é igual ao que esta na 1º figura que me mandou a resposta dos terriveis triangulos negros.
    Eu vou ter que usar aparelho fixo outra vez?

  10. Catarina,

    Se o problema está incomodando você esteticamente, acho que o tratamento ortodôntico pode ser uma alternativa.

    Mas eu não posso responder sem ter examinado você, por isso, procure um ortodontista na sua cidade e faça uma avaliação, ok?

  11. Olá Dr. Andre,
    Primeiro gostaria de parabenizar a sua iniciativa em criar esse blog, pois é muito difícil na internet encontrar um site com essa proposta de”ortodontia pra quem não é ortodontista”.
    Bom, a minha dúvida é a seguinte: Eu já uso aparelho há três anos, em que já fiz a extração dos terceiros molares e dos primeiros pre molares. Agora eu já to em fase de fechamento dos espaços. Os caninos superiores já se movimentaram e estão juntos dos pre molares mas ainda há um espaço entre os caninos e os incisivos laterais(pode ter ficado confuso, pois não sei explicar direito). O fato é que eu acho que está demorando muito essa retração dos incisivos superiores, então queria saber quanto tempo aproximadamente é necessário para fechar os espaços que ficaram por conta da extração dos pre molares superiores?
    Desde já agradeço, Juliana.

  12. Marcos,

    Sim, você pode ter problemas sérios usando um aparelho ortodôntico sem necessidade.

    Poucas pessoas são abençoadas com um sorriso perfeito, usar aparelho “só de brincadeira” sem precisar é arriscar perder tudo isso.

    Um abraço,

    Dr. Andre

  13. Bom dia,
    Gostaria muito de tirar uma dúvida.
    Coloquei aparelho fixo há duas semanas,ainda não noto diferenças positivas.Coloquei aparelho também nos dentes de baixo para endireitar apenas um que se encontra torto,só que acontece que ele permanece torto e o dente vizinho também entortou com o uso do aparelho,ainda por cima é dente da frente e sinto ele cada diz mais torto,Ele era dirteitinho antes de colocar o aparelho,isto será normal?
    Ah, e meu dentista desgastou alguns dentes, ao qual sinto muita sensibilidade.
    Obrigado pela atenção Dr.

  14. Olá doutor, meu marido colocou um aparelho falso nos dentes hoje, gostaria de saber em detalhes o que pode acontecer , quais sao os riscos que ele está correndo?

  15. Sandra,

    Como ainda está muito no início é difícil dizer se há alguma coisa errada com o tratamento. É relativamente normal esta situação que você descreveu nas fases iniciais do tratamento.

    Mas você pode e deve questionar o seu ortodontista sobre o que está acontecendo e pedir uma perspectiva de quando vai conseguir visualizar alguma melhora substancial no alinhamento dos dentes.

    Abraços,

    Dr. Andre

  16. Mônica,

    Eu não sei exatamente do que se trata este aparelho falso.

    Se for um aparelho convencional colocado por um ortodontista sem nenhuma ativação apenas para parecer que a pessoa está passando por um tratamento, eu ainda acho uma má idéia.

    Se for por motivos profissionais, por exemplo: um ator que precise de caracterização para um determinado personagem, ao menos existe uma justificativa.

    Fora isso eu nunca recomendo o uso de aparelho ortodôntico sem necessidade.

    As desvantagens vão desde a dificuldade de higienização até movimentaçoes indesejadas que podem criar problema onde não existe.

    O aparelho é como um remédio, você não toma um comprimido desnecessariamente, toma?

    Se a pessoa não precisa de tratamento ortodôntico é por que tem um sorriso perfeito, correto? Então para que se arriscar a perder isso?

  17. Olá, gostaria de saber, quanto tempo em média demora pra fechar um diastema muito grande (4mm)??

    Sei que é preciso raio X e um um bom médico ortodontista pra dar um diagnóstico preciso

    Mas eu só quero uma média, pois criei coragem pra por aparelho fixo (rsrs) mas não quero ficar muito tempo

  18. Douglas,
    O fechamento do diastema depende de vários fatores.
    Se os dentes inferiores estiverem tocando os superiores por trás pode dificultar bastante.
    Outra situação possível é a largura reduzida dos dentes. Neste caso pode ser necessário aumentá-los com resina restauradora.
    Ainda pode haver uma inserção muito baixa do freio labial superior que requeira uma cirurgia.
    Enfim, são tantas possibilidades que fica difícil responder.
    Se não houverem maiores problemas um diastema pode se fechar em alguns meses, mas casos mais complexos podem demorar bem mais.
    Este vídeo pode ser útil para você:
    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/dificuldade-em-manter-o-diastema-central-fechado/

    Abraços,
    Dr. Andre

  19. Olá Dr. Andre Moreira , eu tenho 23 anos e uso aparelho desde 2007, até então eu extraí 2 dentes na parte inferior por questões de condições que apresentavam estar bastante ruim e canal 1 do lado esquerdo e outro do lado direito. Bom, durante o tratamento, desde que eu coloquei o aparelho, meu dentista falou que eu teria que extrair 2 dentes na parte superior, são os 1° Pré molares lado esquero e direito, mais o problema é que, eu sou uma pessoa que tem muitos problemas de saúde eu tenho problema de palpitação e eu tomo diariamente Ablok 50 mg. Minha mãe está muito preocupada com essa questão de tirar estes dentes porque ela tem medo que possa ocorrer alguma hemorragia devido ao meu estado de saúde , eu posso te dizer que não sou uma pessoa de boa saúde, fui premaura , e ela se preocupa demais comigo , qual é a mãe que não se preocupa com seu filho? Então Dr. a minha dúvida é a seguinte, eu ainda estou usando o aparelho, mais eu queria extrair o 2° Pré molar, algums dentistas disseram que vai demorar para juntar todos os dentes e obter um resultado exato, mas o que o Sr. acha eu em meu estado de saúde , posso correr algum risco, caso eu escolha extrair o 2° Pré molar? Vale a pena eu extrair o 1° Pré molar ou vise e versa?

    Obrigada pela atenção Dr. Andre

  20. olá DR:Andre; gostaria de tirar uma grande duvida cm vc eu vou colocar aparelho fixo so que os meus dois dentes da frente são de resina e um é o proprio dente mesmo que foi colado e estou morrendo de medo de colocar o aparelho e quebra-los de novo pq ja quebrei umas seis vezes o dr acha que eu posso usar o aparelho e nã vai ter problemas? muito obrigada bjão

  21. Maria Isabel,

    Eu prefiro não dar opinião na questão do risco cirúrgico pois não faço cirurgia oral há muitos anos. Acho que você deve procurar um cardiologista para avaliar os riscos deste procedimento da forma correta.

    E você acha que não extrair os prés seria uma opção? Você provavelmente ficaria com a arcada superior mais à frente, mas se isso foi aceitável esteticamente para você, talvez valha a pena manter os dentes.

    Converse com o seu ortodontista sobre isso.

    Tudo de bom para você,

    Dr. Andre

  22. Priscila,

    O risco de fraturar o dente de novo, vai existir principalmente na remoção do aparelho, mas este risco pode ser reduzido desgastando-se os brackets com brocas diamantadas.

    Dá um certo trabalho, mas são só dois dentes, então não vejo dificuldade.

    Procure um ortodontista que aceite fazer desta forma e o risco será pequeno.

    Mas é importante lembrar que se a restauração não estiver com boa adesão ao dente o risco de fratura também aumenta.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  23. Oi Dr, bem a minha duvida é o seguinte, eu coloquei aparelho e já o tirei o problema e que os dentes inferiores ficaram muito pra dentro, o meu dentista disse que eles iam ao lugar, e até agora nada,,,voltei la e ele disse que a parte inferior e muito fechada tem que ficar assim, mas tá horrivél, preferia do jeito que estava antes,,,,gastei dinheiro e olha que não foi pouco e ainda não fico satisfeita e agora o que ei de fazer

  24. Edina,

    Que situação chata hein?

    Isso costuma acontecer quando há problemas de comunicação entre o profissional e o cliente.

    Agora só mesmo conversando para buscar uma solução que satisfaça você.

    Se não funcionar, você ainda poderá buscar a ajuda de outro ortodontista.

    Eu sei que não é muito animador, mas realmente é o que posso dizer para você neste momento.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  25. dr André , é a segunda vez que uso aparelho , na primeira vez nem fechar fechou e agora na segunda vez meus dentes estao fechados por elasticos em cadeia .meu dentista diz que meus dentes vao separar se eu tirar o elastico e que ele vai usar mecanismo para nao separar como uma contençao por traz dos dentes . ele nao quis operar o meu freio porque disse que nao era necessario !
    resumindo : essa contençao pode resolver o meu problema mesmo ? eu tenho que usar para sempre ? meu problema pode ser resolvido sem tirar o freio ? existe casos assim ?

  26. Amanda,

    É exatamente sobre isso que eu falo no vídeo.

    Muitas vezes apesar da cirurgia o espaço volta a abrir. Por isso alguns ortodontistas preferem a contenção fixa colada por trás dos dentes.

  27. Olá, usei aparelho e ao retira-lo meu dentista usou a broa e danificou muito o esmalte…. gostaria de saber se esmalte se reconpoem, e quanto tempo mais ou menos leva?estou preocupada! obrigada. ah, já faz quase dois meses que tirei. E estou fazer clareamento, caseiro. há problema devido a danificação do esmante? abraço

  28. Galego,

    Não, o esmalte não vai se recompor de um desgaste realizado por broca, mas talvez possa ser feito um polimento destes dentes.

    Procure um dentista para avaliar a situação.

    Quanto ao clareamento, eu acho que não deve interferir no resultado.

  29. s.o.s usei aparelho durante 3anos e estou usando o de conteção na parte superior e um arame na parte inferior por traz do dente,so q o inferior estão fastando é não tem nem 1mês que o retirei o aparelho fixo;o que pode acontecer com essa situação.obg dr.ANDRE MOREIRA

  30. Ioneide,

    Você deve voltar ao seu ortodontista e mostrar a ele o que está acontecendo com os seus dentes.

    Só ele pode dizer o por quê deste problema.

  31. Olá Dr. Uso aparelho ortodôntico desde fevereiro de 2011. Não tenho os primeiros pré-molares inferiores permanentes, cairam os de leite e os permanentes não apareceram. Agora devido a um tratamento de canal muito demorado(o intervalo entre as consultas chegou a 1 mês), o dente 46 se quebrou e vou ter q extraí-lo também. Enfim, a demora no tratamento de canal pode ter deixado o dente mais frágil e por isso ele quebrou? Tem como prender dentes falsos no aparelho ortodôntico? Qual seria o nome dessa técnica? Depois de finalizar o tratamento ortodôntico vou colocar implante no lugar desses 3 dentes.
    Agradeço a atenção desde já.

  32. Tatiane,

    Quanto à questão do dente fraturar durante o tratamento endodôntico, eu prefiro não fazer comentários por que esta não é a minha especialidade.

    Para colocar dentes provisórios nestes espaços, talvez seja necessário mais que o aparelho ortodôntico para a sustentação.

    Como são dentes posteriores, a carga mastigatória é maior e pode ser que apenas o apoio do aparelho não seja suficiente.

    De qualquer forma, só mesmo examinando clinicamente é possível dizer qual a melhor maneira para preencher estes espaços durante o tratamento.

  33. Eu já tive com aparelho nos dentes e já tirem à 4 anos, estou com contenção fixa no maxilar de baixo por detrás dos dentes, aqui à dias fui ao meu dentista e fiz um raio X e tenho os meus dentes do siso de maxilar de baixo deitados e do maxilar de cima estão por dentro da gengiva, o meu dentista disse-me que tinha de extrair os dois dentes de baixo.
    O que vai acontecer aos outros dentes depois de extrair estes dois dentes

  34. Gostaria de saber como é feita essa cirurgia?
    E depois de extrair esses dentes vai haver uma movimentação dos outros dentes?
    Vou ter que colocar outra vez aparelho nos dentes?

  35. Catarina,

    Quanto à extração eu prefiro não falar pois não é a minha especialidade. Recomendo que você converse com o cirurgião.

    Depois das extrações pode haver alguma movimentação, mas normalmente não é muita. Pode acontecer de os dentes posteriores se separarem um pouco pela ausência dos sisos.

  36. eu já extrai o dente do siso do direito do maxilar de baixo na quarta-feira e correu bem. mas depois no dia seguinte os dentes da frente do maxilar de baixo onde tenho uma contenção por detrás dos dentes começaram a apertar.
    O que quer dizer isto?

  37. Catarina,

    É difícil tentar responder sem ter visto o caso, mas esta pressão pode ser sinal de alguma instabilidade e acho que seria bom entrar em contato com o seu ortodontista para checar.

  38. Olá, eu tenho um disatema desde sempre, por causa do meu freio, eu gosto muito dos meus dentes separados e não queria juntar, mas parece que a abertura entre eles está aumentando. Gostaria de saber se tem como usar um aparelho para que meus dentes não se separem mais, sem juntá-los.
    Obrigada.

  39. Julia,

    Manter o espaço “meio” aberto pode ser difícil pois esta é uma situação de instabilidade, mas tudo depende de uma avaliação ortodôntica para saber se é viável manter os dentes nestas condições.

    Uma alternativa pode ser usar uma contenção fixa colada por trás dos dentes.

  40. Doutor Quero muito por aparelho fixo mais minha mãe diz que eu não preciso mais ela deixou eu por o FALSO e eu vou por mias oque o senhor me recomendaria pra mim fazer com os meus dentes tenho a mordida torta.
    e o senhor Ou alguém sabe onde eu posso por aparelho falso?
    Amanhã eu vou entrar por favor me de a resposta.

  41. Nataly,

    Eu não tenho a mínima idéia do que seria um aparelho “falso”, mas mesmo sem conhecer já não gostei e com certeza, não conheço ninguém que coloque este “tipo de aparelho”.

    E caso você encontre um dentista que ofereça para você um aparelho “falso” eu recomendo que você saia correndo de lá.

  42. Olá Doutor, usei aparelho durante 4 anos fiz a frenectomia e extraí 2 dentes pré-molares superiores e 2 dentes pré-molares inferiores que o meu ortodontista disse que era necessário para os meus dentes caninos descerem pois eles nasceram em cima dos pré-molares, porém quando eu tirei o aparelho os meus dentes superiores separaram (2mm). Será necessário colocar aparelho novamente ou será que só a resina já adianta?

    Agradeço a resposta desde já.

  43. Jéssica,

    Depois de um tratamento com quatro extrações, isso pode ocorrer.

    Agora é preciso saber por que o diastema se abriru. Dependendo do motivo a solução pode ser ortodôntica, movimentando os dentes de novo, ou clínica, aumentando a largura dos dentes.

    É importante definir o que aconteceu por que se você acrescentar resina para aumentar a largura dos dentes e eles continuarem se movimentando, o espaço volta a se abrir.

    E isso só o seu ortodontista vai poder responder após examinar você.

    Ps: Se você gostou do blog curta a página do ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia.

  44. oiiii….vou precisar extrair dois pre molares 14 e 24 na parte superior, gostaria de saber se demora muito pra fecha, quanto tempo mais ou menos demora…..estou preocupada com meu sorriso rsrsrs…..

  45. Rosy,

    O tempo necessário para o fechamento destes espaços pode variar muito dependendo de diversos fatores e não é possível responder sem ter estas informações.

    Mas o seu ortodontista fez o planejamento do seu caso e provavelmente pode responder a esta pergunta.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  46. Eu já extrai os meus dois dentes do siso do maxilar de baixo e o meu ortodontista disse-me que se tinha de empurrar para dentro os meus dois dentes do maxilar de baixo os que antecedem os dentes do siso para ficar alinhado aos outros dentes.
    O que é que ele irá fazer?

  47. Pois eu já tive aparelho e agora tenho a contenção no maxilar de baixo e eu meu ortodontista disse me que tinha de extrair os dentes do siso do maxilar de baixo e também já foram extraídos.
    E como é que ele irá fazer isso para alinhar os meus dentes do maxilar de baixo, com os outros?
    Pois estão mais para a frente e deveriam estar para trás.
    Irem colocar algum aparelho?
    Obrigado

  48. E sem ser o aparelho fixo, não existe outro aparelho que sirva para empurrar estes dois dentes para dentro e que seja colocado só nestes dois dentes?

  49. olá!

    Eu usei aparelho nos dentes por 3 anos, dos 10 aos 13 anos. Hoje tenho 25 anos. (Eu tambem tratava com Fonoaudióloga pra tratar a posição da lingua, que de acordo com o dentista, minha língua “empurrava” os dentes da frente…)

    Quando eu tirei, passei a usar o móvel, para “manter”. Acontece que usando por 1 ano, 2 anos…quando eu parava de usar, sentia que meus dentes estavam se movimentando…e voltava a usar. Até que um dia eu perdi o aprelho móvel, fui no meu ortodontista e ele disse que até faria um aparelho novo, mas que eu não precisava mais. Aí ele fez um novo, mas quase não usei (isso já uns 5 anos depois de ter tirado o fixo..) falei que meus dentes movimentavam ele disse que era normal que movimentasse um pouco.
    Tudo bem. Só que há uns 2 anos atrás, meus dentes da frente (os 2 da frente) apresentaram diastema…e eu fui no dentista de novo… ele disse que eu poderia usar o aparelho móvel, e que os dentes voltariam um pouco no lugar, mas que meu problema teria que ser resolvido com fonoaudiologo, ele disse que não era pra eu ter parado de vez com a fono, que de 6 em 6 meses pelo menos eu teria q ir, depois do fim do tratamento… e indicou que eu colocasse resina pra fechar o diastema, mas que se eu não tratasse com a fono, esse problema iria persistir. Fecharia com resina e abriria de novo…

    Eu fiz isso. Fechei com resina. Mas hoje o diastema voltou, e estou usando o aprelho móvel pra ver se volta um pouco (ja esta voltando)
    Bom, minha questão é: Isso é possível mesmo? que eu tenha que voltar a fazer fono pra evitar que reapareça o diastema?
    queria a sua opinião sobre o meu problema…
    Obrigada!

    OBS: NUNCA TIVE DIASTEMA ANTES DO APARELHO. MEUS DENTES ERAM TORTOS, MAS NÃO HAVIA DIASTEMA…

    Marina.

  50. Ahhhnn, siimm!!
    bom, eu vou fazer uma visita ao meu dentista e expor meu problema (na verdade o meu incômodo com esse espaço entre os dentes, que nem é grande, mas me incomoda…rs)

    Muito obrigada!!!

    Adorei o blog! Uma iniciativa realmente muito útil pra nós

    Abç

  51. Gostaria de saber referente ao tratamento de canal, pois vou comecar este tratamento, o meu dentista marcou treis quintas feiras, tanto um espaço de uma semana dia 9,16 e 23, fui no dia 09 porem agora disse que não vai poder me atender dia 16, e mudou as outras datas. Gostaria de saber qual e o intervalo de uma consulta para outra. Depois do primeiro corativo(ele abriu e fez um corativo, colocou um liquido etc) quanto tempo eu levo para fazer o segundo tratamento. Pois estou com medo de estar jogando meu dinheiro fora.

  52. Bon dia Doutor.

    Eu usei aparelho fixo na parte superior e quando fui retirar em outubro do ano passado os meus dentes ficaram muito arranhados por todo e eu pensei ser normal.
    O que aconteceu foi que quando chegou a hora de fazer o aparelho de contenção tive um amigo protésico que o fez por por 1/7 do preço que o meu dentista fazia. Expliquei a situação mas acho que ele não gostou muito (o que eu compreendo) e então não fez sequer limpeza nos meus dentes quando retirei o aparelho, e apesar de eu ter me queimado de os dentes estare muitíssimo asperos ele disse ser normal e eu acreditei.
    Como infelizmente só agora pude fazer fazer uma limpeza nos meus dentes fui em outro dentista que já conhecia, e o que ela falou foi que o dr tinha usado uma broca muito grossa e os meus dentes estão com arranhões muito profundos e que para conseguir que eles fiquem de novo lisos e brilhantes o meu esmalte vai ficar muito fino e então viu ficar com muita sensibilidade dentária.
    As minhas questões são: É possível que tenha sido mesmo acidente o que ele fez co os meus dentes, mesmo tendo sido feito em todo o dente e não só na zona onde tinha o braquet ?
    E o que nosso fazer se meu esmalte ficar realmente muito fino e sofrer de sensibilidade dentária?
    será que devia exigir que ele resolva o problema que me criou? terá sido negligência?
    Desculpe o testamento e obrigadissimo por ser tão prestavel.

    Com os melhores cumprimentos
    Sandra Barbosa

  53. Olá Dr. Meu caso é o seguinte. Eu utilizei o aparelho fixo por 3 anos o comecei a utilizar o aparelho de conteção superior, mas parei de utilizar quando um bloco de que tinha no 1º pré-molar caiu o dentista resolveu colocar uma coroa sem de orientar que prejudicaria o tratamento ortodontico. Agora parece que o aparelho de contenção superior quando eu utilizei trincou um pouco os incivos centrais, mas quase imperceptível, tem que ter um boa luz e chegar bem perto para ver. A pergunta é, será que é existe algum tipo de contenção para os dentes superiores assim?
    Grato!

  54. Sandra,

    Acho que o importante neste momento é resolver esta questão estética. E para isso você deve procurar um dentista que trabalhe com esta especialidade e que pode oferecer as soluções para corrigir este problema sem criar sensibilidade nos dentes.

    Como eu não faço este tipo de trabalho, fica difícil falar sobre possíveis soluções para você.

    Boa sorte!

  55. Luiz Eduardo,

    A coroa não prejudica o tratamento ortodôntico se for bem feita.

    A placa de contenção não trinca os dentes. Estas linhas de fratura são comuns mesmo em quem nunca usou aparelho. Você apenas percebeu agora.

    Qualquer tipo de contenção pode ser usada neste caso.

  56. Dr bom dia

    Acabei de tirar o aparelho e vou colocar
    A contecao móvel,já colocaram a contecao
    Fixa superior e inferior
    A minha dentista disse que essas usarei
    Para sempre e verdade
    Abracos

  57. Boa noite Dr.

    Eu tinha diastema, tirei hj eu aparelho fixo, e o de conteção só estará pronto daqui a 1 semana, nesse espaço de tempo o meu dente pode voltar a se separar????

    Desde já agradeço a atenção.

  58. Olá Doutor, poderia-me esclarecer se é possível usar apenas aparelho na parte inferior, visto que os dentes da parte superior estão perfeitamente direitinhos?
    Obrigada!

  59. Adriana,

    Acredito que o seu ortodontista deva ter avaliado bem a situação antes de decidir fazer desta forma. E uma semana realmente não é muito tempo, então acho que você não precisa se preocupar.

    Mas a chance de abrir um pouco existe sim. Fique atenta e avise seu ortodontista se o espaço começar a abrir.

  60. Dr.

    Obrigada pela atenção.

    Bem, estou observando e reparei que está separando um pouco sim…..estou DESESPERADA!!!!!!rsrsrs…..E a minha ortondotista só poderá me atender na próxima 4ª feira, quando o aparelho móvel estará pronto.
    Estou apavorada de separar mais até lá.
    O aparelho de cotenção pode juntá-los novamente?

    Mais uma vez obrigada.

  61. Adriana,

    Sim, o aparelho de contenção pode ser usado para fechar um pouco o espaço, mas é possível que ele fique voltando a abrir já que desde o início mostrou instabilidade. Se isso ocorrer pode ser indicada uma contenção fixa colada por trás.

  62. Dr.

    Usei aparelho fixo durante 3 anos, e agora por causa de um problema tenho q extrair um dente superior número 26. Será q vou precisar usar aparelho de novo?

  63. Já tive aparelho fixo nos dentes, mas agora tenho uma contenção no maxilar de baixo por detrás dos dentes. Quando andava com o aparelho tive várias vezes a gengiva enxada junto aos dentes. E agora que ja tirei o aparelho e tenho a contenção tenho a gengiva enxada no maxilar de cima nos dois dentes da frente por detrás.
    O que é que isto quer dizer? Tem alguma coisa a haver se os dentes poderão estar afastar-se? E porquê que acontece?

  64. Quando tenho a gengiva enxada dura uns dois dias e depois passa. E agora tive e já não tenho a gengiva enxada.
    Acha que devo ir na mesma ao dentista

  65. Já usei aparelho quando mais nova e depois de algum tempo, meus dentes voltaram ao distema central. Coloquei novamente o fixo novamente.
    Hoje, fazem 5 dias que tirei e estou usando a contenção fixa na parte inferior e móvel na superior. Porém tô achando que a contenção está um pouco folgada nos meus dentes. A primeira que usei ficava bem presa, chega a “estalar” quando colocava, essa não, entra e sai facilmente. É comum no início do tratamento com o móvel ele fica mais “folgado”? Obg!

  66. Olá Vivi,

    Obrigado por curtir nossa página no facebook!

    Bem, no caso da contenção folgada, será necessário observar se com o tempo o diastema vai começar a abrir de novo, mas não acho que isso seja o mais importante.

    O que acontece é que mesmo uma contenção muito justa não garante a estabilidade do resultado.

    Se você ficar sem usá-la por alguns dias o espaço pode abrir se não houver estabilidade.

    Por isso eu prefiro usar contenção fixa, principalmente se for um retratamento.

  67. Dr.

    Meu problema é parecido com o da Vivi Sousa, estou usando contenção fixa na parte de baixo e móvel na de cima a 2 semanas. O aparelho esta ‘folgado’ e ja há um espaço visivel nos dentes do meio mesmo usando o aparelho o dia todo. O que eu faço ? Devo voltar no dentista ou esperar mais um tempo ?

  68. Dr, gostaria de pedir sua ajuda para esclarecer uma duvida que tenho espero que possa me ajudar.

    Usei aparelho móvel durante três anos , tirei faz quase uma semana e estou usando aparelho movel em cima. Estou usando o aparelho movel durante 24 hras, so estou tirando pra comer, mesmo assim eu tenho q impressao de que meus dentes estao separando, nao sao os da frente, so os do fundo onde passam os ganchos do aparelho. No canino de cima eu usei elasticos presos no canino e no molar de baixo e estou tendo a impressao q esse canino esta se movendo igual antes de eu usar os elasticos.
    No lado direito da boca os ganchos do aparelho movel vao ate em cima do dente, do lado esquerdo eles vao ate a metade. Sera que é por causa disso? as vezes quando eu falo ele parece ficar folgado e eu tenho q apertar pra ela voltar pro lugar. E o ferro q passa nos dentes da frente? ele me parece bem pouquinho torto e eu nao sinto ele forçar meus dentes.
    espero que possa me ajudar,me explicando essas dúvidas

    Muito obrigado

    • João,

      Os grampos de fixação dos aparelhos móveis podem mesmo produzir alguma separação entre os dentes. Mas você precisa conversar com o seu ortodontista para que ele apresente uma solução para esta situação. É muito difícil dar uma opinião sem ter examinado o cliente.

  69. Dr. André,
    Coloquei aparelho fixo para resolução do diastema,e já faz dois anos e o meus dentes não voltaram a se separar, será que corro o risco dos meus dentes vir a se separar novamente, resaltando que, o meu ortodontista não me indicou nenhum aparalho móvel depois do meu tratamento com aparelho fixo?

    • Guilherme,

      Parece que o seu caso ficou com uma boa estabilidade e isso é ótimo. Principalmente por que você está sem contenção nenhuma.

      Recomendo consultas anuais com o seu ortodontista para monitoramento do resultado, pois o risco de algo sair da posição sempre existe.

  70. dr.André
    Já removi os dois dentes do siso do maxilar de baixo pois eles estavam deitados.
    Já fui ao meu dentista e ele disse me que os dentes do siso do maxilar de cima estão em crescimento mas eu acho que estam sempre na mesma.
    Eles cresceram um bocadinho mas atrás nao cresceram quase nada e já esta assim algum tempo.
    Acha que isto quer dizer que há algum problema com eles e que me faça removê los ou seja que esteja semi-incluso.

    • Catarina,

      Se eles não nasceram completamente estão, por definição, estão semi-inclusos. Mas isso não é necessariamente um problema.

      Acho que o fato de ter removido os inferiores é que vai acabar levando às extrações superiores pois estes dentes ficaram sem os antagonistas.

  71. dr.André
    Eu ando numa clínica de ortodoncia e se o meu dentista dizer que tenho que remover estes dois dentes do siso do maxilar de cima ira haver alguma movimentação dos outros dentes e que faça com que eu uso outra vez aparelho pois quando removi os outros dois dentes do siso do maxilar de baixo não houve muita movimentação pois eu tinha uma contenção por detrás dos dentes do maxilar de baixo e não tenho nenhuma contenção do maxilar de cima.

  72. Dr.André
    Como disse que pode acontecer uma pequena separação entre o primeiro e o segundo molar, se isso acontecer poderei ter que colocar algum aparelho?

  73. Dr,

    Tirei o aparelho fixo faz 1 mês, e estou usando uma contenção que é uma placa de acetato, se não me engano… é para usa-la o dia todo, mas as vezes esqueço e fico sem usa-la durante um periodo, embora curto, do dia… e já vejo um pouco dos diastemas que eu tinha… usando a placa corretamente, ou seja, 24 hrs, soluciona o problema? e outra pergunta, usando o aparelho movel superior, se houver algum diastema reicidivante, tem como a ortodontista “aperta-lo” para fechar o diastema?

    Obrigada!

    • Jackeline,

      Acredito que o uso contínuo da contenção vai fechar os espaços, mas claramente há uma perda de estabilidade no resultado e você ficará dependendo desta contenção para sempre.

      Pode ser uma ideia fazer uma contenção fixa se for possível. Isso evitaria o vai-e-vem dos dentes que impede a consolidação do resultado.

  74. doutor quero saber como se fecha uma diastema muito grande.. eu uso aparelho autoligado a mais d um ano e ate hoje meus dentes estao muito abertos na frente… antes d eu colocar aparelho eu tinha uma diastema grande no meio dos dentes,e umas nao tao grande nos dentes do lado do dente do meio.. dai o aparelho fechou os dois dentes do meio deixando maior o espaço dos dois dentes do lado.. ta muito feio esteticamente.. doutor eu quero saber como q o meu dentista vai fechar diastemas tao grandes…?? ele vai usar aquelas borrachinhas ? me explique por favor.. bjos

    • Bruna,

      Tudo depende do problema que causou a abertura dos espaços. Se os dentes superiores forem muito estreitos, por exemplo, fica difícil fechar apenas com aparelho. Nestes casos é necessário aumentar a largura dos dentes com restaurações.

      Não dá para saber sem ter visto o caso.

  75. Olá Dr. Acontece que retirei o aparelho há 2 anos e usava um aparelho nocturno na parte superior para dormir, há uns meses mudei de pais e então não trouxe comigo o tal aparelho para dormir, agora tenho olhado os dentes e embora ainda estejam “ligados” parece haver um distanciamento mínimo um do outro (frontais) um espaço muito pequeno mas será possível que aumente? E em quanto tempo aumenta em media? O tratamento para uma coisa destas ( se for necessário) é caro? Se souber preços + – agradecia

    Desde já obrigado

  76. Prezado Dr. André Moreira,

    Coloquei o aparelho há poucos dias. Segundo o meu ortodontista, eu passarei, muito provavelmente, no máximo dois anos com o aparelho fixo, pois meu caso é bem simples. Apenas apresento um diastema entre os dentes superiores centrais e um leve apinhamento nos dentes frontais inferiores. Minha mordida é correta. Meus dentes, no geral, são alinhados. Repito, meu único problema é mesmo o diastema. O senhor acha que eu poderei passar mais que dois anos com o aparelho fixo? E quanto ao risco dos dentes voltarem a se separar?

    • Mayane,

      Não posso falar em prazos sem ter avaliado o seu caso. O prazo é um compromisso que deve ser assumido pelo ortodontista que vai realizar o tratamento.

      O risco de instabilidade sempre existe, mas também neste caso é o seu ortodontista quem pode mensurar este risco e assegurar o resultado com o uso correto de contenções.

  77. Olá, estou no final do tratamento e minha dentista ja esta colando as contenções e vou usar o movel. Li muitos casos de dentes que mesmo usando o movel voltou a separar ou entortar , usando corretamente o movel mesmo assim é possivel isso acontecer?

  78. Boa Tarde Dr.Andre Moreira, obrigado pela atenção.
    Eu tenho 20 anos de idade e um diastema entre os dentes da frente, começando com 1 milímetro indo para quase 3 milímetros até o final dos dentes. Tipo um triangulo com aquela ”pele” na ponta, desenho (/ /’\ \)
    Minha pergunta é se vale mesmo a pena fazer uma frenectomia para remover este FRÊNULO LABIAL SUPERIOR e usar por cerca de 2 anos um aparelho fixo. Isso irá resolver o meu problema, ou o diastema vai voltar como no caso de alguma pessoas.
    Eu aceito fazer a cirurgia e usar aparelho mais estou com medo que o problema volte eventualmente.

  79. Olá,
    tinha os dentes separados, usei aparelho por 3 anos e fiz a frenectomia, e agora estou usando o aparelho móvel. Fiquei uma noite sem usar e meu dente abriu um pouco, se continuar usando o aparelho móvel meu dente irá fechar novamente?

  80. bom dia
    o meu maxilar do lado direito costuma dar assim uns estalinhos quando eu abro a boca e também para comer.
    isto aparece de manha quando acordo e esta assim durante umas horas mas depois desaparece.
    queria saber porque e que isto me acontece?

  81. Boa noite,
    Irei terminar de instalar meu aparelho fixo semana que vem, tenho um pequeno diastema de 2mm nos incisivos centrais superiores, e meus dentes estão todos alinhados. Quantos tempo em média esse diastema pode se fechar? Obrigada!!

  82. BOA NOITE!USO APARELHO HÁ QUATRO ANOS,MEUS DENTES ERAM SEPARADOS E PRA FRENTE,DURANTE ESSE TEMPO FECHARAM, MAS,CONTINUAM PRA FRENTE,ENTÃO MUDEI DE DENTISTA,ELE DISSE QUE PRECISO EXTRAIR OS PRÉ-MOLARES,POIS PRECISA DE ESPAÇO.TENHO 34 ANOS E ESTOU COM RECEIO DE NÃO OBTER RESULTADO!!!DESDE JÁ AGRADEÇO!

  83. Nossa adorei seus posts…meu nome e Erika, por favor preciso esclarecer duvidas…procurei um ortodontista ela me pediu a documentação…fiz tudo direitinho voltei e assim q avaliou disse q meu dente da frente superior onde tratei um canal devido uma batida onde quebrei, isso ja fazem uns 15 anos mas tratei o canal dele fazem uns 5 anos e na panoramica deu uma perda ossea encurtamento do dente é isso…então tem q tomar muito cuidado na colocar muita força p eu n perder mais como meus dentes da frente estão tortos eu quero muito arrumar, mas como ela disse se ver q estou tendo mais perda vai tirar imediatamente p colocar um implante ou ate mesmo me encaminhar p um periodontista…pois tb n pode força muito o lado direito do meus dentes pq tenho uma protese fixa..devo confiar nela, disse q n tem necessidade de colocar o aparelho na parte inferior pq estão certinhos..me ajude, Obrigado

  84. Ola Dr. Andre.
    Estou usando a 7 meses aparelho ortodôntico e meus dentes da frente já estão fechando. Minha dentista comentou que antes de puxar e fechar todos os outros dentes, vou ter de preencher com resina composta meus dois incisivos laterais pois eles são deficientes por causa do tamanho e volume.

    Minhas duas perguntas são: Eu não fumo, porém consumo muito café sera que essa resina não irá mudar de cor em menos de um ano ou menos?
    A outra pergunta seria com relação se eu vou ter problemas para tirar essa resina, se meus dentes sofreram algum desgaste…

    Obrigado pela atenção!

    • Henrique,

      Uma restauração de qualidade dura ao menos uns cinco anos na boca, mas pode chegar a dez sem dificuldade.

      A remoção destas restaurações pode ser feita com brocas próprias que não desgastam o esmalte.

      É um procedimento simples, mas precisa ser bem executado.

  85. Olá, Dr. André! Eu tenho uma dúvida… Tenho diastema, meus dentes da frente são separados. Eu uso aparelho há cerca de 8 meses. Pouco antes de usar o aparelho, eu fiz a cirurgia do freio que eu tinha entre os dentes. Enfim, coloquei depois o aparelho, e neste ultimo mês que fui a dentista, ela fez um procedimento que agora sinto apertando meus dentes da frente. Porém, eu estou sentindo dor na gengiva, no local em que foi feita a cirurgia do freio e a gengiva me parece estar um pouco inchada. Isso é normal devido a pressão que está fazendo em meus dentes? Isso pode estar inflamando minha gengiva?
    Aguardo respostas e desde já agradeço!

  86. Boa tarde!

    Tenho diastema nos dentes frontais superiores, meu dentista disse que vou ter que fazer uma frenectomia para concluir o tratamento. Gostaria de saber se tenho que ficar algum tempo sem falar ou mexer muito o labio superior, pois trabalho como operadora de telemarketing, e passo o dia todo falando.

  87. Boa noite
    Tive com um aparelho fixo ortodontia durante 2 anos e já tirei. Tenho os dentes alinhados só que no maxilar de cima tenho os 2 dentes da frentes (incisivos central) maiores que os outros incisivos lateral e os dentes caninos são em bico.
    Existe alguma forma de colocar estes dentes dos mesmo tamanho.

    • Catarina,

      Se os centrais são maiores em comprimento, podem ser intruídos para reduzir esta diferença. Isso é feito com aparelho fixo (mas lembre-se que os centrais sempre são um pouco mais longos).

      Se a diferença é na largura, desgastes interproximais podem ajudar, mas em conjunto com o aparelho fixo também e com um bom planejamento.

  88. Bom dia
    Em relação a minha questão estava mais a falar em relação ao comprimento.
    E em relação aos caninos estão em forma de bico posso tirar essa forma?

  89. Dr, eu fiz todo o tratamento do aparelho fixo e coloquei o móvel , fiz a frenectomia há uma semana e os meus dentes tão separando mesmo colocando o aparelho móvel, ele separa logo depois de tirar o aparelho … isso está ocorrendo devido ao inchaço da cirurgia ?? obg

  90. Olá, tirei meu aparelho fixo recentemente,aguardei ansiosamente pelo aparelho móvel quase duas semanas,durante essas duas semanas, os meus dois dentes da frente se afastaram um pouco,estou usando o aparelho móvel direto,só tiro para fazer as refeições e a limpeza do aparelho.Estou preocupada pois os meus dentes não estão voltando ao lugar ,nem com o móvel

    • Kathe,

      O ideal teria sido não ficar sem contenção durante estas duas semanas. Mas agora que o espaço abriu, precisa ser fechado. Talvez seja possível fazer isso com a placa de contenção, mas provavelmente será necessário que o seu ortodontista ative a mesma para que ela funcione desta forma.

  91. Boa dia Dr. Andre!
    Eu uso aparelho a 9 meses, e os meus dentes incisivos laterias superiores são deficientes no seu tamanho. Por esse motivo o meu dentista me disse que para eu continuar o meu tratamento, preciso revestir esses dois dentes com resina composta. Eu sou bem cuidadoso com o aparelho, nunca quebrei nenhum braquet.

    Na opinião do senhor fazer resina composta vale a pena? No quesito de durabilidade se o paciente for cuidadoso etc…

    Obrigado, e tenha um bom dia!!

  92. ola estou usando aparelho na parte de cima e tenho diatema nos dois dentes da frente faz dois meses que estou usando aparelho e nao se moverão ainda e a questão da frenectomia eu realizei mas vi um caso que o paciente fez frenectomia usou aparelho e se separou do mesmo jeito os dentes da frente no meu caso irei realizar a otognatica tambem classe 3 a minha duvida e depois que eles se juntarem como eu mantenho eles juntos e tambem se e normal ficar dois meses de aparelho e nao ver resultados

  93. Olá, Dr. Andre!
    Após usar aparelho fixo por 3 anos e aparelho móvel por mais 3 anos, agora estou há 2 anos com a contenção fixa, mas percebi esses dias que meus dentes superiores centrais voltaram a se abrir, mesmo com a contenção fixa. Isso é comum? Por que isso acontece? Meu dentista disse p/ eu fazer a frenectomia e voltar a usar aparelho fixo por mais uns 4 meses p/ fechar esse diastema. Eu só queria entender: como os dentes puderam se abrir, mesmo com o fio colado na parte de trás dos dentes? Tenho receio de colocar novamente o aparelho e, mesmo assim, haver recidiva e nunca conseguir me livrar definitivamente desse problema, que é o diastema.
    Aguardo sua opinião.
    Obrigada!

    • Ligia,

      Não é comum, mas já vi ocorrer. Provavelmente o fio deslizou por dentro da resina que foi usada para colar a contenção nos dentes.

      É importante definir o motivo da instabilidade e o seu ortodontista parece ter concluído que é o freio labial.

      Se ele estiver certo, provavelmente o espaço não voltará a abrir, mas isso só quem pode garantir é ele mesmo.

  94. Uso aparelho fixo a 13 meses, e antes mesmo de usa-lo fiz uma frenectomia, tudo isso apenas para fechar um diastema no incisivo central do arco superior, pois bem, o mesmo foi fechado rapidamente, agora pergunto: pq continuar usando o aparelho fixo por mais 01 ano? acho que meu dentista deveria se preocupar com a contenção desses incisivos ! a contenção desse incisivos com fio twist flex seria uma boa solução ?

    • Santana,

      Em primeiro lugar você deve considerar qual foi o prazo dado pelo seu ortodontista.

      Se ele está dentro do planejamento, não vejo motivo para precipitar a remoção do aparelho.

      Como eu disse no vídeo, a manutenção deste espaço fechado não é fácil. Então, um período de contenção com o aparelho fixo pode ser indicado. Mas tudo depende do caso e eu não tive a oportunidade de avaliar você para responder como proceder.

      Particularmente não gosto do Twist flex para fazer contenções fixas.

  95. Meus dentes da frente eram abertos, não fiz frenectomia e coloquei aparelho fixo. Meus dentes estão quase fechados mas o freio entre meio eles, inchou muito, está muito inchado! O que fazer agora? Ainda uso o aparelho!

  96. Dr. Eu fiz frenectomia, e uso aparelho ortodontico fixo à uns 3 anos…
    Meus dentes já fecharam, até um encostar no outro, porém, perdi 1 manutenção. E notei que eles abriram um pouco mais, sendo que meu dentista diz que já estou no final do tratamento, e ele está esperando apenas a “estabilidade” dos dentes para retirar o aparelho. Mas se eu tirar o aparelho, o diastema não vai voltar? Quem me garante que não irá abrir novamente?… Qual a sua opinião?

    Obrigada, abraço.

  97. Boa tarde doutor!

    Uso aparelho fixo já faz uns 5 anos, mês que vem está agendado para tirar, mas eu percebi que abriu um pequeno espaço entre dois dentes da arcada superior.MIinha dentista disse que meus dentes ja estão alinhados e que talvez mesmo se fechar agora eles podem abrir novamente com o uso do móvel. Será que volta sozinho o dente apenas com o uso da contenção e do aparelho móvel? Desde ja agradeço.

  98. Bom dia Doutor!

    Gostaria de tirar uma dúvida. Usei aparelho fixo por 2 anos no intuito de fechar diastema dos dois dentes da parte superior e há 1 mês q já comecei a usar o móvel. Quando vou almoçar eu tiro ele, outro dia fiquei umas 2 horas sem o móvel e percebi q meus dentes estavam se afastando um pouco. É normal ou pode ocorrer de meus dentes voltarem?

  99. Olá dr! Há 8 meses atras, eu coloquei o aparelho, mas eu tive que extrair os dois dentes caninos, os terceiros dente de cima. No dia 5 desse mes, eu retirei o aparelho.
    mas ate hoje, so apareceu uma pontinha do dente de uma lado. o senhor acha que ele ainda vai descer?
    quanto tempo demora?

  100. Olá Dr° André
    Uso aparelho ortodôntico a 7 anos pois os meus dentes superiores estavam muito pra frente, já melhorou bastante, mas tem mês que após a manutenção os dentes acabam se movimentando para frente de novo e não para trás como deveria ser. Já retirei os 4 sisos e os pré-molares também, e o meu ortodontista já marcou a data para a retirada do aparelho.É comum os dentes movimentarem pra frente dessa forma? Ainda quero jogá-los mais para trás.
    Obrigada

    • Regiane,

      Os dentes voltarem um pouco durante a retração não é grave. O prazo do tratamento é que está muito longo.

      O problema é que o seu ortodontista está considerando o caso concluído mas você ainda não está satisfeita, ou seja, vai acabar não removendo o aparelho na data combinada.

  101. Olá Dr. André! Eu tenho problema de diastema, já usei aparelho duas vezes. Na primeira vez, eu coloquei e usei durante 11 meses, usava a contenção porém com um tempo meu dente começou a subir e ficar um menor que o outro, sendo que eu nunca tive um dente menor que o outro e por conta disso tive que por novamente para alinhar, e passei 2 anos e meio, tirei e coloquei uma fixa superior e to usando a móvel superior também. Será que corre risco de voltar?

  102. Olá, Dr. Usei aparelho fixo por dois anos, agora estou usando a contenção, meu dentista disse que é preciso usar a contenção 24h por dia no período de um ano, eu estou usando corretamente, mas mesmo assim percebo que meus dentes estão voltando a abrir, o que eu faço? Já estou desesperada!

  103. Olá Dr, usei aparelho fixo por um período, tirei, e agora estou usando o móvel. Porém, mesmo com o aparelho, meu incisivo central está voltando novamente, e tenho sentido muita dor e incomodo no local. Durante o período da noite, meu aparelho desprende e fica solto, voltei à minha dentista no primeiro mês após ter começado a usar o móvel para relatar isso, e ela afirmou que é normal acontecer. Acredito que esse período de tempo que eu fico com aparelho solto o motivo do insucesso do meu tratamento. Gostaria de saber se existe alguma alternativa, sem ser colocar o aparelho fixo, para alinhar novamente esse dente, e também se o uso do aparelho móvel, no meu caso, está sendo desnecessário ou mal feito, já que não tenho tido bom resultado. Grata

    • Erica,

      Realmente parece que alguma coisa não está dando certo.

      Primeiramente é preciso interromper o processo de recidiva deste dente, ou seja, fazer ele ao menos não continuar piorando. Isso pode ser feito com uma moldeira de acetato.

      Depois você deve conversar com a sua ortodontista para ver como é possível recolocá-lo na posição correta.

  104. Andre, boa noite. Usei aparelho durante 6 anos, retirei o mesmo e foi posto uma resina com fio de aluminio atras dos dentes superiores centrais. Porem caiu e meu dente voltou a se separar, fui ao meu dentista e tive que fazer a cirurgia do freio labial superior hoje, dia 08/12/2015, dia 04/01/2016 irei retirar os pontos. Sera que dessa forma os dentes irao se fechar ou apenas usando aparelho fixo novamente?
    Ou alguma contenção fixa? O meu dentista disse que apos a cirurgia os dentes fecham.

    • Renato,

      Eu não acredito que o espaço se feche sozinho, mas se o seu ortodontista afirmou isso, temos que esperar.

      Quanto tempo ele disse que vai levar para fechar?

      Eu agradeceria muito se você voltasse para me contar como ficou.

      Boa sorte!

  105. Olá doutor, gostaria de tirar uma dúvida. Tirei meu aparelho fixo recentemente, vai fazer um mês agora. Estou usado o aparelho móvel para manter, toda hora como recomendado, só tiro para comer…Só que ele está folgado e eu já fui no dentista várias vezes mandar apertar só que folga novamente. E meus dentes superiores da frente estão separando. O que devo fazer? Vou ter que voltar a usar o aparelho fixo?

  106. Olá, fiz a cirurgia de frenectomia ( que diminuiu o espaço que tinha ) usei aparelho fixo durante 2 anos e não fechou. Usei o aparelho fixo novamente e diminuiu o espaço porém agora retirei novamente e estou usando o aparelho móvel na parte superior, segundo o meu dentista terei que usa-lo “para sempre” e não gostaria! Conversei sobre colocar resina mas ele me aconselhou não colocar devido aos “problemas” que ela oferece. Conversei sobre usar a contenção na parte superior que seria colocada somente nos dois dentes e tenho espaço para colocar, porém me disse que não era relativamente certo, pois os dentes devem ter mobilidade. Gostaria de saber a sua opinião sobre a colocação dessa contenção superior, se com o passar dos anos poderá prejudicar meus dentes, se ela é apropriada , se há algum ponto negativo em relação a ela. Pesquisei sobre ela mas sem êxito.

  107. Olá, Dr. André.

    Usei aparelho fixo durante vários anos. Agora, uso o aparelho móvel na arcada superior e 2 contenções fixas nos dentes inferiores e superiores. A minha dúvida é referente a estruturação do aparelho móvel. Ele se encaixa perfeitamente no meu céu da boca, porém noto que na parte da frente o ferrinho não chega a encostar no dente ficando afastado um pouco menos de 1mm. É normal o aparelho de contenção móvel não encostar no dente e ficar só um pouquinho afastado? Tive diastema e tenho MUITO medo que ele volte a se abrir, já até percebi que o espaço se abriu um pouquinho…

  108. Ola Doutor,
    Tenho problema de diastema e uso aparelho fixo a 8 anos. Fiz recentemente a cirurgia de frenectomia e percebi que ha ainda um pouco do freio abaixo dos meu lábios. Isso é normal? Isso pode fazer com qque meus dentes voltem a separar? Usando a contenção fixa atras dos dentes superiores o risco de recindiva ainda é grande ? Estou muito preocupada, pois foram muito dinheiro e tempo investido nisso e meu sonho é ter um sorriso bacana.
    Desje já obrigada 😉

    • Keila,

      Não tenho como avaliar essa questão do freio sem uma consulta clínica, mas o diastema sempre requer cuidados especiais para evitar a recidiva.

      Uma contenção fixa é sempre útil, mas não pode ficar tocando nos dentes inferiores. Ela pode ser restrita aos dois incisivos centrais superiores para ser usada junto com uma contenção removível, por exemplo.

      Ou pode incluir todo o segmento anterior, indo de um canino ao outro.

      A escolha vai depender muito do caso.

      Eu acho que independente da contenção fixa, uma removível de acetato é sempre interessante (como complemento), pois pode inclusive ajudar a corrigir pequenas perdas, como no caso da quebra da contenção fixa.

      Com diastema central, todo cuidado é pouco…

  109. Olá Doutor,

    Usei aparelho fixo por 6 anos pra corrigir um diastema, mordida e fiz também a retirada do freio. Há 1 ano tirei o fixo e passei a usar o aparelho móvel. Acontece que de um mês pra cá, eu andei negligenciando. Fiz uma viagem e não dava para ficar levando a todos os lugares o móvel, então agora eu percebi um diastema de 1mm. Tem três dias que estou usando sem parar, só tiro pra comer mesmo. Você acha que o diastema vai fechar só com o móvel sendo usando sempre? Não quero ter que voltar a usar o fixo de jeito nenhum. (eu tenho uma contenção nos dois dentes da frente também)

    • Larissa,

      O estranho é ter separado se você tem uma contenção fixa ligando exatamente esses dois dentes.

      Além da instabilidade você pode estar com a contenção quebrada ou solta.

      Recomendo procurar seu ortodontista para avaliar a situação em vez de simplesmente tentar fechar o diastema usando sua contenção removível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*