Fechar diastema central com aparelho ou resina?

Fechar diastema central é uma necessidade estética para muitas pessoas que não gostam dos seus dentes separados.

As opções de tratamentos para resolver este problema estético são:

  1. Fechar diastema com movimentação ortodôntica;
  2. Fechar diastema com materiais restauradores;
  3. Combinar as duas técnicas.

A forma escolhida para fechar o diastema vai depender de diversos fatores relacionados à origem do espaçamento entre os incisivos centrais.

Fechar diastema com aparelho ortodôntico

Normalmente o que provoca a separação entre os incisivos centrais é a movimentação destes dentes. Por isso, trazê-los de volta para a posição correta pode ser uma boa ideia.

  • Vantagem: Os dentes são mantidos em seu estado natural, sem restaurações que podem mudar de cor, quebrar ou infiltrar no futuro.
  • Vantagem: Se o paciente tiver outros problemas ortodônticos, estes serão resolvidos simultaneamente, durante o tratamento com aparelho.
  • Desvantagem: A ortodontia é um processo mais lento que o fechamento realizado através de restaurações estéticas.

Apesar da movimentação ortodôntica ser muito eficiente, nem sempre o fechamento do diastema se dá simplesmente puxando um dente na direção do outro.

É importante compreender o que provocou a separação. Fazendo um diagnóstico criterioso do caso.

Diastema provocado por mordida profunda

Em uma mordida profunda, os incisivos inferiores tocam por trás dos superiores, projetando-os para frente e separando-os.

Para fechar diastema neste caso, será necessário corrigir a mordida profunda primeiro, intruindo (movimentando para dentro do osso) os incisivos inferiores.

Só então será possível fechar o espaço da arcada superior. Caso contrário haverá sempre uma tendência à reabertura do diastema.

Observe a imagem abaixo para entender melhor (clique para ampliar):

fechar Diastema com aparelho ortodôntico

Intrusão dos incisivos inferiores seguida do fechamento do diastema através de movimentação ortodôntica

Diastema provocado por perda de dentes

A perda de um ou mais dentes posteriores também pode provocar a movimentação dos dentes da frente separando-os.

Estes casos podem incluir ainda desvios de linha média e devem ser tratados com aparelhos ortodônticos.

Movimenta-se os dentes para suas posições originais para fechar o diastema central e depois recoloca-se os dentes perdidos através de implantes ou próteses.

O mesmo efeito pode ocorrer se houver um dente ectópico, ou seja, fora da posição, como um canino “encavalado”.

Como este dente está virtualmente “fora” do arco, os outros podem se deslocar na direção do espaço, permitindo a abertura do diastema.

Nesta situação, é comum o diastema fechar na medida em que o dente volta para a sua posição correta na arcada.

Fechar diastema com restaurações de resina

A causa do diastema central pode não ser a posição dos dentes, e sim a sua forma ou tamanho.

Nestes casos, as restaurações estéticas, facetas ou lentes de contato são uma alternativa interessante para resolver o problema.

  • Vantagem: Podemos recuperar as dimensões corretas dos dentes e com isso obter sorrisos mais naturais.
  • Vantagem: Os procedimentos são bem mais rápidos que um tratamento ortodôntico.
  • Desvantagem: Se o paciente tiver outros problemas de posicionamento dos dentes, estes não poderão ser resolvidos apenas com restaurações.
  • Desvantagem: Se os dentes já têm no tamanho normal, aumentá-los vai deixá-los muito largos causando ainda mais desarmonia.

Diastema provocado por dentes estreitos

Muitas vezes encontrarmos pacientes com dentes muito estreitos, que, por este motivo, não chegam a se tocar.

Se a largura dos dentes é pequena, movimentá-los para fechar o diastema central pode incliná-los demais para dentro. O resultado fica esteticamente ruim.

Esta situação pode ser facilmente resolvida com restaurações de resina, facetas ou lentes de contato de porcelana como mostra a figura abaixo (clique para ampliar):

fechar diastema comrestauração de resina

Aumento da largura dos incisivos centrais superiores com restaurações de resina (a diferença na cor é apenas para facilitar a visualização)

Dentes conóides (mais largos na altura da gengiva e mais estreitos no bordo), podem criar um “falso” diastema central, pois se tocam junto à gengiva, mas se afastam próximo ao bordo.

Como já existe o toque no nível da gengiva, não há como aproximá-los mais, portanto, não adianta tentar puxar um dente contra o outro.

Este é mais um exemplo em que restaurar os dentes funciona melhor do que movimentá-los.

Fechar diastema combinando ortodontia e restaurações

Existem casos em que a combinação das duas abordagens é a melhor opção para alcançar um bom resultado.

Geralmente iniciando com ortodontia e finalizando com restaurações ou próteses.

É importante que o ortodontista trabalhe com precisão na definição da largura de cada dente para que depois, possam ser restaurados mantendo as proporções e simetria.

Microdontia de incisivos laterais superiores

Um exemplo clássico é a microdontia de incisivos laterais superiores, que é um problema relativamente comum.

Como os incisivos laterais são muito pequenos nestes casos, é comum que os centrais se afastem criando o diastema central.

Devemos corrigir o posicionamento dos centrais, fechando o diastema com ortodontia. A separação passa a ficar entre os incisivos laterais e os centrais.

Os laterais são então restaurados, restabelecendo as dimensões e proporções corretas.

Na figura abaixo podemos ver como isso é feito (clique para ampliar):

 

fechar diastema com ortodontia e resina

Fechamento do diastema com movimentação dos incisivos centrais seguido do aumento da largura dos incisivos laterais.

Anodontia de incisivo lateral

A falta de um ou dos dois incisivos laterais é relativamente comum de ser encontrada e normalmente, vai produzir um diastema.

A ocorrência de um lateral conóide (microdente) com a ausência do outro é mais uma forma de manifestação do mesmo problema.

O procedimento nestes casos é similar ao anterior: O ortodontista vai redistribuir os espaços na boca, mas agora, com o objetivo de obter espaço para o implante do(s) dente(s) ausente(s) no lugar de apenas aumentar a largura dos dentes presentes na arcada.

Se você tem um diastema central e quer fechá-lo, deve procurar um dentista clínico ou ortodontista de confiança para orientá-lo quanto à melhor opção para o seu caso.

Muitas vezes há mais de uma forma de resolver o problema, como vimos nos exemplos acima, então, a orientação de um bom profissional é muito importante.

Depois que o diastema é fechado, precisamos mantê-lo assim para sempre, certo? Esse é um outro desafio para os ortodontistas. Assista ao vídeo sobre “Como manter o diastema fechado” para entender melhor como isso pode ser feito.

 

184 Comentários para: “Fechar diastema central com aparelho ou resina?

  1. Dr. André,

    Sou ortodontista, tenho uma paciente de 17 anos com mordida cruzada anterior com pouca discrepância entre as arcadas. Paciente tem ausência do dente 14 e apresenta leve desvio de linha média para direita. Gostaria de sua opinião sobre qual melhor opção de aparelho ortopédico nessas situações? A paciente está vindo de outro consultório e está usando aparelho fixo superior e inferior, apresenta boa condição de saúde bucal e coopera com o tratamento.Desde já agradeço.

    • Olá Adriana,

      Se você considerou que o caso pode ser tratado sem cirurgia ortognática, eu diria que primeiramente o espaço do 14 deve ser recuperado ou preservado para receber um implante e assim manter o perímetro do arco superior.

      Quanto ao resto, quais seriam os seus objetivos com um aparelho ortopédico?

      • Olá!
        Usei aparelho fixo por mais de 7 anos. Meus dentes ficaram ótimos. Mas não me a adaptei ao aparelho móvel quando tirei o fixo. Agora meus dentes da frente estão com espaço enorme(diastema). O que faço? Não quero usar aparelho novamente. Fechar o espaço com faceta não me parece viável ,meus dentes já são largos…..Estou bastante incomodada com essa situação. Desde já agradeço.

        • Luciana,

          Se seus dentes já são muito largos e você não acha viável fechar o diastema com restaurações, a única forma de fazer isso é movimentando os dentes mesmo.

          E isso só pode ser feito pela ortodontia. O que você pode escolher é o tipo de aparelho que vai usar para resolver o problema. Existem opções mais discretas que outras.

          • Olá Dr. André, estou em um dilema pois uso aparelho ortodontico há um ano e meio e já estou para retirá-lo por já ter corrigido o que era preciso (meu problema principal eram os dentes superiores separados), só que minhas dentistas falaram que eu não posso retirar o aparelho sem fazer a frenectomia senão meus dentes separam novamente. No entanto, sou muito alérgica e a cirurgiã está insegura de realizar a cirurgia diante do meu histórico e já me foi recomendado realizar num hospital. A verdade é que qualquer cirurgia por mais simples que seja para mim é muito mais arriscada. Eu tinha mordida profunda e meus dentes tirando os incisivos centrais são pequenos. Será que existe outra alternativa para não ocorrer a seperação novamente dos dentes que não seja a frenectomia?

            • Amanda,

              Considerando o seu problema, eu acho que você deve buscar outra opção para estabilizar esse fechamento.

              Primeiro é importante ter certeza de que a mordida profunda está completamente resolvida, pois a pressão dos dentes inferiores por trás dos superiores é um dos principais fatores para a reabertura do diastema.

              Depois, acho que uma contenção fixa, colada por trás dos incisivos centrais, combinada com uma removível de acetato, englobando toda a arcada, pode ser uma boa alternativa.

              O tempo de uso da contenção removível vai ter que ser definido pela sua dentista.

    • olá Dr.André uso aparelho fixo a 5 anos para fechamento dos dentes da frente, fiz cirurgia para retirada de um pedaço de carne q tinha entre os dentes, os dentes nao fecharam totalmente, e sinto um encomodo, e ainda um pouco inchado na gengiva bem na parte de cima onde foi feita a cirurgia como se a cirurgia nao tirasse totalmete os residuos, sinto os dentes da parte de cima estufando pra frente e modificando o formato da minha boca, extrai 3 dentes q estavam estragados e nao fiz implante, quero fazer a retirada dos aparelhos mais tenho medo q os dentes separem novamente, o q fazer para para os dentes pararem de estufar pra frente e voltar ao normal e como garantir q eles nao fiq separados novante pois isso me encomoda astante.

  2. Olá, André.
    Sem querer desfocar o seu post, mas já desfocando, eu queria saber se a ausência de um primeiro molar superior impossibilita a instalação do aparelho expansor, ou ele pode ser confeccionado ?

    Valeu desde então.

  3. ola Dr. vou colocar aparelho em breve e tenho diastema de mais ou menos 3 mm. quanto tempo eu levaria para fechar esse espaço com o aparelho. obrigado.

  4. Opôs o uso do aparelho expansor os meus dentes da frente se separaram. Em fim o aparelho fixo pode trazer los de volta ao lugar de origem com rapidez?

  5. Boa tarde, Doutor faço uso de aparelho há quase três anos, tenho diastema e o meu dentista diz que o espaço não fechará totalmente, mas conheço pessoas que fizeram o uso de aparelho ortodôntico e os espaços foram eliminados, então gostaria de saber se pode ocorrer de o diastema não fechar totalmente.

    Desde já agradeço.

  6. Estou com duvida tenho diastema na frente e tenho outro espaços aa serem fechado por que tirei alguns dentes ..tenho duvida se uso aparelo ortodontico ou se uso a resina.. obrigada!!! desde ja

  7. Boa noite,

    Eu uso aparelho há cinco anos, tenho 33 anos e estou no terceiro ortodontista. O primeiro disse que eu precisava arrancar os dois primeiros pré- molares superiores, mesmo relutante confiei no profissional. Mas a contenção, o elástico colocado “arrebentava” toda a semana, até mesmo no dia de manutenção, então procurei outro profissional. Ela não conseguiu resolver os diastemas que ficaram do tratamento anterior, e já a terceira profissional , não tem esperanças que o espaço se preencha com o uso do aparelho, que com ela já está há quase dois anos. Ela me sugeriu a prótese ou o implante, eu não sei mais o que fazer. Me dá vontade de chorar cada vez que olho esses espaços. Acho que preferia ter ficado com dentes tortos, dor de cabeça e mordida cruzada que eu tinha antes do aparelho. Que devo fazer?

    • Clarisse,

      Existem duas opções no seu caso:

      1- As extrações eram necessárias mas os ortodontistas não conseguem fechar o espaço por falta de técnica. Neste caso um profissional mais experiente pode resolver.

      2- Não havia indicação para extrações e será virtualmente impossível fechar os espaços. Neste caso a solução seria com implantes.

      Só que não tenho como saber em que situação você se encontra.

  8. Olá, tenho um diastema de exatamente 1mm, é o único problema e inteiramente estético. Quanto tempo demora para fechar com aparelho ortodôntico? Nesse caso, posso usar aparelho de porcelana?

    • Paula,

      Na verdade o tamanho do espaço é o parâmetro menos importante para se ter uma previsão de tempo para o fechamento.

      A oclusão e a anatomia dos dentes são muito mais relevantes nesse caso. Por isso não é possível fazer uma previsão sem avaliar clinicamente.

  9. Boa tarde Doutor.

    Preciso de orientação . Minha filha de 13 anos tem diastema, apenas estético (herança da mãe, pai,e avós) . O que é mais indicado, aparelho fixo, móvel ou resina ?

    Desde já muito obrigado .

  10. Dr. André,

    Usei aparelho ortodôntico durante 3 anos e 8 meses e precisei retirar antes do tratamento ser finalizado, pois mudei de cidade. Não utilizei a contenção. O fato é que existe um espaço que está me incomodando, entre o canino e o molar (foi feita a extração do dente que ficava entre eles para poder alinhar os dentes), do lado direito. É possível fechar esse espaço com resina e depois retomar o tratamento ortodontico?
    Gostaria de resolver logo, mas só posso retomar o tratamento com um ortodontista quando retornar para a minha cidade natal, pois só pretendo morar neste em que estou por mais 6 meses, tempo que acredito ser insuficiente para finalizar a movimentação dos dentes.

  11. ola doutor , meu dente da frente tbm eh separado só que tenho outros do lado q tbm eh separado ocorreu pelo fato de um dente meu ter esquecido de nascer.. to usando aparelho a uns 5 meses , o problema eh que vai demorar muito pra fechar .. eh possível fechar um pouco o espaço com resina (ou outro metodo) e usar aparelho ao mesmo tempo ?

  12. Dr. Andre tdo bem? tenho 21 anos e desde pequeno sofri com o diastema frontal…usei aparelho ortodôntico por 2 anos e meio e durante o tratamento fiz uma pequena cirurgia para retirar o freio labial pra ajudar fechar o diastema e tambem tive que aumentar com resina 2 dentes o 12 e o 22 para para preencher o espaço… obtive um resultado quase perfeito fiquei muito satisfeito com o resultado porem durando o uso da contenção que usei por aproximadamente 6 meses os dentes voltaram a se afastar um pouco, nao esta nada muito feio mas enfim separou um pouco… nesse caso gostaria de saber qual o melhor procedimento para poder fechar de vez esse diastemas.
    desde ja agraço a atenção.

    • Fabrício,

      No seu caso eu acho que o ideal seria fechar o diastema (com aparelho fixo ou móvel) e depois fazer uma contenção fixa unindo os dois incisivos centrais.

      Além disso eu usaria uma contenção removível combinada para dormir durante dois anos.

      Depois desse período reavaliaria a estabilidade do fechamento.

      • poxa foi de utilidade prá mim essa sua resposta DR!
        Fiquei anos com um aparelho, ficou lindo quando retirei nada de diastema e a dra na época até “lixou’ um pouco para que a “curvatura” do dente não atrapalhasse o fechamento, assim esteticamente ficou bacana, mas quando eu perdi a contenção móvel foi meu terror! já saiu tudo do lugar, ainda penso que foi associado à minha perda ossea (tenho 34 anos, mas já consta perda), mas lendo essa resposta me ocorreu que era necessário manter uma contenção fixa superior tbm! Procede? obrigado!!!!
        Aliás, já fiz a retirada do freio.

        • Que bom Ana!

          Fico feliz pela minha resposta ter sido útil para você.

          A instabilidade nestes casos é esperada mesmo e não tem relação com a perda óssea, que quase todos nós temos nessa idade.

          A a frenectomia nem sempre evita a reabertura do diastema. Por isso o uso da contenção fixa.

  13. Dr. Andre
    A minha dentista sugeriu fazer uma cirurgia de alívio do freio
    mas eu não queria fazer essa cirurgia apesar de ser simples, eu prefiro fazer o tratamento com a resina, os meus dentes são do mesmo tamanho, é possível? e como é feito esse tratamento. Desde já obrigada !

    • Cristina,

      A cirurgia é um recurso para facilitar a estabilidade do fechamento ortodôntico do espaço.

      Se você pretende fazer o fechamento com restaurações, a cirurgia provavelmente não é necessária (isso se for possível fazer o fechamento desta forma). Mas sem ver o caso, não tenho como dizer se isso é possível.

  14. Olá Dr.eu ja usei aparelho fixo para fechar o meu diastema e também corrigir outros defeitos , mas não usei o aparelho móvel como deverias,logo meu diastema voltou , estou na dúvida se faço a correção com faceta e se eu fizer ,qual seria a melhor?

  15. Olá dr, minha mae escolheu por mim fechar meu diastema com reboco(Resina), passado 10 anos fui fazer um clareamento e meu problema voltou a tona, mexeu no meu psicologico, tinha de abrir o maldito diastema de novo, terminado o clareamento o dr quando foi trocar a resina errou a cor, fui em outros consultorios e os outros medicos falaram que é dificil bater cor de dente, meu antigo dentista que fechou meu diastema quanto tinha 18 anos sumiu, nao sei oq fazer. =(

  16. Olá Dr André td bem?
    tenho diastema e qro consertá-lo com o uso de resina. Mas por incrivel que pareça eu não tenho os meus 2 dentes caninos superiores. Teria algum problema??

    Obrigada

  17. Ola dr.. minha duvida e sobre resina pro dente separados na frente como mostra a figura ali , ela pode ser quebrar apos ums dias? em media + ou – ela e muito cara ? e tem que trocar ? desde ja agraço a atenção.

  18. Olá, doutor! Tenho diastema entre os dentes frontais superiores e gostaria de saber se posso usar aparelho ortodôntico e, de forma simultânea, usar a resina para disfarçar este espaço…Desde já, obrigada!

  19. dr., tenho uma separaçao nos dentes da frente horrorosa. tenho desgaste do osso, por isso, o aparelho, è impossivel. posso fazer o procedimento com resina??? obrgda

  20. Olá Dr. ANDRÉ.

    Perdi dois dentes (molar e lateral) tenho diastema nos centrais e de um modo geral não gosto da aparência dos dentes superiores pois os centrais são muito maiores que os demais.
    Penso em arrancar os seis superiores mais visíveis e implantar novos, mesmo que o meu dentista não aconselhe unicamente pelo fato de eu ser novo. Há alguma contra indicação além do fator Idade? (24 anos)

    • Douglas,

      Claro que há contra-indicação. Isso seria uma loucura. Em hipótese alguma faça isso.

      Consulte um ortodontista para saber como melhorar sua estética. Você vai precisar também de um implantodontista para recuperar os dentes perdidos.

      Incisivos centrais muito largos podem ser desgastados para equilibrar a proporção.

      Enfim, há várias técnicas diferentes para resolver problemas como o seu. Mas arrancar tudo e fazer implantes não é uma delas.

  21. Olá Doutor,

    Coloquei recentemente o aparelho fixo, pois tenho os dentes superiores da frente separados e a “mordida profunda”, ao colocar o mesmo minha dentista aconselhou de fazer a cirurgia do freio, para ajudar no fechamento, mas eu não gostaria de faze-la.. É possível fechar o diastema só com o uso do aparelho ou eu não vou conseguir ajeita-lo sem fazer esse procedimento?

  22. Dr. André
    me tira uma dúvida!
    meu dente da frente separou usando e ativando o hyrax em 3 dias
    tenho umas 3 ou 4 semanas de hyrax ( travado em pouco mais de 1 semana de ativação) e coloquei o fixo há 2 dias….
    mas o meu dentista não quis colocar o elastico corrente pra fechar o diastema formado pelo hyrax…. ele fala que o fechamento vai depender do meu organismo ¬¬””””’
    eu não aguento mais, é muito feio…. em quanto tempo fecha esse diastema????
    não tenho vontade de sorrir nem conversar =(

  23. Dr. os dentes em forma de barril não tem como ser fechados? atraves do aparelho? Isto é, se usar aparelho é 100% garantido q os dentes fecham o diastema?

  24. Doutor usei aparelho por um bom tempo para desentortar os dente e depois usei aparelho fixo para fechar os dentes superiores porem eu quebrei e perdi esse aparelho fixo, a doutora falou que n da mais para fechar os dentes pq?

  25. Doutor é o seguinte eu usava aparelho a um tempo para desentortar os dentes depois de certo tempo tirei ai passei a usar aparelho fixo para juntar os dois dentes do meio,porem eu quebrei ele e perdi ,falei para a doutora que cuida dos meus dentes e elaa disse que n tinha como mais fechar pq?

  26. Olá, Doutor. Sempre tive os dentinhos um pouco separados (sobretudo os da lateral superior) e isso me incomodava bastante esteticamente. Meus dentes são estreitos e um pouco pequenos, mas não há nada errado na minha mordida. Utilizei aparelho ortodôntico por mais de 3 anos, com manutenções irregulares. Tirei e não usei contenção porque mudei de cidade… e no começo estava achando tudo ok, até que os 2 da frente que antes de colocar aparelho eram normais, começaram a separar. Coloquei resina nesse diastema agora e adorei o resultado, mas minha dúvida é se há risco de continuar separando mesmo com a resina. Também perdi um molar inferior há uns 3 anos, será que ele influencia nas alterações da arcada superior? Não posso fazer implante agora. Se a resina resolver, quero colocar nos outros pequenos espacinhos que ficaram nas laterais superiores que restaram.

    Obrigada desde já.

  27. Doutor,

    Usei aparelho por 3 anos e ao tirar minha mordida tinha ficado certa e o diastema fechado, porém, ao passar do tempo o dentes se abriram novamente e a mordida ficou um pouco errada pois os dentes centrais foram empurrados verticalmente para frente. Nao penso em usar aparelho novamente entao gostaria de saber se colocar resina para fechar o diastema mesmo com os dentes um pouco verticais ficaria ruim.

    • Gustavo,

      Restaurar os dentes com resina pode ser uma alternativa, se vai ficar agradável esteticamente ou não, vai depender de quanto será aumentado na largura dos dentes
      . Consulte um dentista especialista em estética para avaliar o caso.

  28. Dr. Tenho 17 anos e gostaria de saber se é possível fazer um preenchimento na separação dos meus dentes (não da frente, mas do lado esquerdo) com resina ou algo assim e se é preciso esperar os 18 anos para fazer algum procedimento que os junte,sem ser o aparelho. Os dentes são separados porque demorei um pouco a arrancar um deles quando criança,então nasceu um pouco afastado, porém não torto.

  29. Olá Dr. Vim aqui lhe fazer uma pergunta, Uso aparelho a 1 ano e em Meses pra cá a Dentista ta separando meus dentes da frente. Depois ela fechou ai como ficou muito pra um só lado agora ela vai fazer o tratamento puxando um só dente sendo que ela já puxou todos, tou com uma dúvida sera que ela ta fazendo isso pra demora mais tempo. por favor responda bjs.

    • Vanessa,

      Não é possível fazer uma avaliação sem ver o paciente pessoalmente. Converse com a sua dentista e mostre que você está insegura em relação aos rumos do seu tratamento, provavelmente ela vai explicar porque está fazendo estes procedimentos.

    • Vanessa,

      Não há como afirmar nada sem ver o paciente pessoalmente. Converse com a sua dentista e mostre que está insegura em relação aos rumos do seu tratamento. Provavelmente ela vai explicar por que está fazendo isso. Se você ainda assim, continuar insegura, pode procurar outro profissional para uma segunda opinião.

  30. Doutor, usei aparelho por mais de 4 anos já achei um grande exagero pois não tinha dentes muito tortos ele removeu o aparelho do inferior e ficou fazendo manutenção do no superior, pra corrigir um diastema central, depois desse periodo todo, fechou o central e abril outro na laterial do mesmo tamanho no lado direito, o dentista esta querendo remover o aparelho e colocar resina,não estou interessado em colocar resina na forma que esta no meus dentes, pois possuir tamanho muito similares nos dentes da frente. acho que vou procura outro dentista pois estou muito insatisfeito,

  31. Olá doutor é o seguinte usei aparelho por 2 anos mas não usei um ferrinho que fica atras do dente(esqueci o nome) ai meus dentes voltaram gostaria de saber se eu vou ter que usar aparelho ortodontico novamente? e se eu tiver que usar nao tem risco de entortar mais dentes ou abrir um diastema dps que eu parar de usa-lo?

  32. Olá Dr.Andre!
    Iniciei o tratamento ortodôntico com 12 anos, colocando o aparelho fixo. Hoje estou com 16 anos, e há duas semanas eu retirei o aparelho fixo apenas na parte superior, porém o móvel ainda não chegaste. Nenhum dente se mexeu ainda, exceto meus dois dentes da frente, estão se distanciando, apesar de ser um espaço extremamente pequeno, pode-se reparar. Gostaria de saber o aparelho móvel consertaria esse erro? Pois trata-se de um espaço pequeno. Ou poderia fechar com a resina? Para não começar todo o processo de novo. Mesmo assim muito obrigada pela atenção, Dr.Andre!

  33. Dr boa noite gostaria de saber se tem como fechar diastema entre o canino e o pre molar c aparelho movel ja foi usado o fixo e abriu este diastema ,desde de ja obrigada

    • Sônia,

      Se o espaço não foi mantido fechado mesmo após o uso do aparelho fixo, isso indica que é uma instabilidade, que dificilmente será contornada com um aparelho móvel. É necessário diagnosticar o motivo que levou à reabertura do espaço e então resolver esse problema. Só assim o espaço ficará fechado definitivamente.

  34. Bom dia!

    Dr, Usei aparelho durante 6 anos, porém meu problema era o diastema muito aberto, endireitou meus dentes corretamentes até então, porém não foi feito a cirurgia do freio e meus dentes da frente se espaçaram uns 2 milimetros, Não queria usar aparelho novamente, teria uma outra maneira de fechar esse espaço?

  35. Boa noite Dr. André, primeiramente gostaria de agradecer por responder a tantas perguntas de modo cordial e esclarecedor.

    Eu tenho um diastema, chupei dedo até os 15 anos, isso mesmo, 15 anos.
    Gostaria de saber se nesse caso o uso de aparelho ortodôntico é recomendado, acredito que a causa do diastema seja justamente porque chupei dedo tantos anos, logo acredito que não tenho problema com o “freio” labial, não sendo recomendado a cirurgia, apenas a utilização do aparelho.

    Muito obrigado.

    • Obrigado Ricardo! É sempre um prazer ajudar!

      Sim, o tratamento é recomendado. Quanto à frenectomia, não tenho como saber se é ou não necessária. Isso depende de uma avaliação clínica. Mas tudo leva a crer que foi o hábito de sucção que criou o problema.

  36. Dr. Usei aparelho por um longo tempo e tirei o aparelho, so que sinto meu dente se afastando denovo, se eu colocar resina ele continua a se afastar? E se sim terei q ficar retocando?

    • Siane,

      O fechamento do espaço atual com restauração não impede que os dentes continuem se afastando.

      É importante, antes de qualquer coisa, definir junto ao ortodontista, o que está ocorrendo para que os dentes se separem.

      Depois é preciso resolver a causa, fechar o espaço e usar algum tipo de contenção (de preferência fixa) que evite a reabertura.

  37. Boa tarde!

    Dr. Por que tem dias que o espaço entre meu dentes (DIASTEMA) está fechado, mas tem outros dias que ele vai se espaçando… é muito estranho.
    tem dias que está 2mm Separados. E dias como hoje por exemplo está bem fechado.

    • Viviane,

      Se você usa um aparelho removível de contenção. Esse processo deve estar associado ao uso do dispositivo.

      Mas se você não tem nenhum tipo de contenção, o esperado é que o espaço sempre fosse abrindo.

  38. Boa noite, desde há muito que tenho sido afretada, sobretudo a nível pessoal, devido a alguns problemas de dentição.
    Na parte inferior faltam-me três dentes, possuo ainda um dente de leite que não tem raiz e o movimento das articulações do maxilar provocam ruídos e dores horrorosas.
    A falta desses três dentes causam-me um grande espaçamento entre os dentes existentes o que a nível estético deixa-me completamente de rastos.
    Quais são as hipóteses possíveis para reverter a situação quer a nível do excesso de espaço vazio entre os dentes quer a nível da articulação do maxilar?

  39. Bom dia Dr.

    Comecei meu tratamento com aparelho ortodôntico há 10 meses e meus dois dentes da frente,que sempre foram juntos, estão se distanciando apesar de ser um espaço extremamente pequeno. Será que se pode reparar? Tenho receio de que com o tempo,o espaço cada vez aumente mais e se assim for, prefiro remover o aparelho.
    Qual a sua opinião por favor?

    • Susana,

      Isso pode ocorrer durante o tratamento, mas significa que os dentes vão terminar separados. É um momento que pode inclusive ser contornado com alguns acessórios como amarrilhos conjugados ou ligaduras em cadeia.

  40. Dr. André tenho diastema e ausência dos incisivos laterais, quero corrigir minha arcada dentária por estética, qual a técnica mais aconselhável aparelho ou resina?

  41. Olá tenho ausência de um incisivo superior e uso prótese móvel tenho dentes separados como o caso acima, gostaria de saber se é possível a colocação do aparelho ortodôntico e uma prótese fixa no aparelho?
    Pois esteticamente não me adaptaria a ficar com a ausência da prótese.
    Entendo que cada caso deve ser orientado pelo dentista,mais apenas gostaria de saber se é possível.
    Desde já agradeço a atenção!

    • Maria,

      Sim, é possível usar uma prótese adesiva que também fique apoiada no aparelho fixo durante o tratamento ortodôntico.

      Essa prótese pode se soltar eventualmente e a própria estética vai depender das condições da arcada e da habilidade do dentista que fizer o trabalho, entre outros fatores. Mas é possível sim.

  42. Dr. gostaria de saber se a cirurgia de frenectomia pode ser feita com o paciente(eu) utilizando aparelho odontologico? Seria mais viavel fazer a cirurgia antes de por o aparelho ou quando ja estiver utilizando? To querendo por logo o aparelho pra depois fazer a cirugia estou fazendo o certo?

  43. Doutor, tenho diastema nos dentes superiores da frente, usei aparelho porém a abertura voltou, coloquei resina porém depois de um ano no raio x constou perda óssea. Tive que tirar a resina, e agora??

  44. Dr., eu tinha um diastema de 1mm o dentista me falou que teria que fazer a frenectomia do freio superior, fiz com meu tio que é cirurgião dentista ele raspou na região acima do freio mas na parte da papila proxima ao ceu da boca, não tirou. Usei aparelho por dois anos,meu diastema fechou mais na região próxima a gengiva, o final do dente ainda fica aberto aproximadamente 0,5mm depois de 5 dias da retirada do aparelho abriu neste tamanho mesmo usando a contenção de acetato…meu ortodontista informou que é o formato do meu dente (mais largo em cima e estreito em baixo) que não permite que após tirar o aparelho mantenha-se fechado. Coloquei a resina faz 2 dias e ele está bem fechado agora. Há chances de abrir mais?? por conta da frenectomia não ter sido raspada na região da papila tambem e eu ter q fazer a cirurgia de novo e colocar o aparelho de novo tambem. Ou a resina ja resolve pelo fato do formato dos meus dente da frente serem da forma que citei??

  45. Boa noite,

    Doutor tenho diastema nos dentes da frente são 2,5 mm, já usei aparelho fixo durante 5 anos apenas para fechar-ló mas quando tirei mesmo utilizando o móvel correto ele abriu, depois desse tempo fiquei triste com a odontologia e fiquei do jeito que estava com os dentes abertos novamente, agora se passaram 7 anos resolvi procurar outro profissional que indicaram e é de confiança, ele me aconselhou colocar aparelho fixo novamente mais tem um problema minha raiz dos dentes está ficando curta e posso ter o risco de perder ou não meus dentes e também seria um processo mais demorado por esse motivo. Ai dessa forma pensei em ficar da maneira que estou, ele me aconselhou a fazer a frenectomia e ir na fonoaudiologia porque tenho a língua inrola, mas como por enquanto vi que é complicado meu caso se eu não fizer a frenectomia meus dentes vai abrir mais ou ele permanece da maneira que está? E sobre a resina esse dentista não me aconselhou porque meus dentes tem o tamanho normal e se quiser optar por esse tratamento tenho que abrir um pouco os laterais e fechar o diastema e assim aumenta todos os da frente na proporção mais isso é feito com o aparelho fixo e diante desses problemas não pensei na idéia. Mas será que tem outra forma de resolver?

  46. Boa noite Doutor, tenho 27 e ainda tenho dentes de leite(os caninos superiores).Sendo assim, eles são menores que os demais, ocasionando espaço entre eles, principalmente diastema nos dentes centrais.Qual procedimento seria a melhor solução para correção deles? Muito obrigada.

    • Taianne,

      Em primeiro lugar é preciso fazer uma avaliação do caso, incluindo radiografias para checar se faltam dentes permanentes. Então deve ser feito um planejamento com ortodontia e, eventualmente, implantes para substituir os dentes de leite.

  47. Ola Doutor meu nome é Ana e eu usei aparelho durante muito tempo para juntar os dentes, após tratamento de mais ou menos uns 7 anos eu tive que usar o aparelho móvel e eu o perdi e logo em seguida, fui ao dentista e solicitei outro, mas acabei perdendo de novo e de um dia para o outro meu dente se separou, o doutor acha que se eu colocar a resina entre esse separado é melhor ou voltar com o tratamento ortodôntico seria a melhor opção?

    • Ana,

      As duas opções podem trazer resultado. Um fator a ser considerado é o tamanho dos dentes (se forem grandes, aumentá-los pode comprometer a estética).

      Também é importante saber se a movimentação terminou, senão você pode aumentar os dentes e eles continuarem se separando.

      Vale a pena conversar sobre isso com o seu ortodontista antes de decidir. Mas seria bom uma definição do prazo para que você não fique mais sete anos de aparelho.

  48. Olá Dr. André! Durante 3 anos usei aparelho fixo para corrigir diastema central e nos demais dentes, sempre achei meus dentes pequenos, parecia ter um sorriso infantil. Depois que tirei o aparelho, fiquei com o aparelho fixo lingual e o transparente. Achei o resultado estranho pois os dentes superiores ficaram muito distante dos inferiores, sendo que os inferiores quase não aparecem. Depois de um ano usando o transparente esqueci algumas semanas de usá-lo pois minha rotina havia ficado mais turbulenta por motivo de doença na família. Quando lembrei-me de voltar a usar o aparelho transparente ele não encaixava mais, parei de usar. Durante dois meses observo diariamente os dente e notei que estão separando novamente e os dentes estão indo mais pra frente ainda, sendo que não eram assim . Agora sim que meus dentes inferiores sumiram de vez e estão lá atras. Estou querendo ir a outro dentista tirar o aparelho fixo lingual superior e colocar aparelho novamente para corrigir os dentes que estão indo pra frente, acho até que o aparelho superior está até ajudando a empurrar mais pra frente os dentes. Só que não quero voltar a usar o aparelho fixo. Queria saber se o aparelho móvel pode ser usado no meu caso. Pois agora o que me incomoda são os dentes pra frente as separação ainda esta na medida certa. Desde já agradeço a atenção.

  49. Tinha/Tenho diastema nos dentes da frente, usei aparelho por 1 ano e meio, após retirar o aparelho, com 1 semana notei que a bendita diastema começou a voltar ( de forma mais branda que a original ), eu uso o aparelho móvel ( contenção ) voltei no meu ortodontista e ele apertou e voltou a fechar a diastema, mas tenho que usar a contenção para que ela não volte a abrir. O problema é se eu tiro a contenção os dentes começam a se afastar muito rápido, eu coloco a contenção eles fecham.
    Estou preocupado de causar algum problema.

  50. Olá Doutor, me chamo Daiane.
    Uso aparelho Fixo por aproximadamente 3 anos, só que meu dente diastema superior ainda esta um pouco aberto, não esta separado o dente só que fica tipo uma falha incomoda,
    Meu Dentista disse que é pelo formato do dente.
    Quero saber se usando aparelho posso fazer o pequeno preenchimento com resina?

  51. Dr. André, parabéns por seu trabalho e pela gentileza de elucidar nossas dúvidas!

    Apresento um diastema de pequenas dimensões que está me incomodando. Caso eu o feche com resina, será necessário retirá-la para iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico?

    Isso está nos meus planos, mas só para daqui a vários meses pois por hora estou fazendo outros tratamentos (cinco canais, clareamento, restauração) e, além de cada um ter uma etapa própria, há a questão financeira.

    Uma outra dúvida: algumas pessoas, quando fecham o diastema, permanecem com uma pequena abertura na parte superior desses dois dentes, enquanto outras não. Isso é uma questão definida pelo próprio formato da arcada dentária, que não permite o fechamento total, ou é uma questão da técnica utilizada?

    Agradeço a atenção.

  52. Oi Dr. Estou de aparelho a nove anos e ainda a pequenas fendas entre a parte superior. Porque não fecham? A sete anos fiz a retirada de dois dentes sadios . para dar espaço. O que posso fazer? E também minha mordida não está totalmente corrigida. O meu dentista disse que em alguns casos demora mesmo. Isso está correto?

    • Patrícia,

      Nove anos está bem acima do razoável para um tratamento ortodôntico.

      Recomendo que você converse com o seu ortodontista e peça ao menos uma definição de prazo para a conclusão.

      Não tenho como fazer considerações sobre a parte técnica, mas já está na hora de definir um prazo para terminar seu tratamento.

  53. Boa Noite Doutor!

    Tenho os dentes que se localizam entre o primeiro e o canino muito pequenos (presença de diastema), estou fazendo tratamento ortodôntico, o meu dentista aconselhou já fechar o diastema. Existe problema fazer isso antes de concluir o tratamento?

    • Das Chagas,

      Pela descrição você parece ter microdontia de incisivos laterais. Aumentar o tamanho desses dentes antes de concluir o tratamento, não seria um problema. Até facilitaria a conclusão do caso, pois a largura dos dentes já ficaria definida.

  54. Boa tarde Dr.!

    Por questões genéticas tenho ausência de dentes e dentes de leite. Dos 9 aos 12 anos usei aparelho fixo e sem previsão para o tratamento decidimos retirar e retomar o mesmo quando estivesse adulta, observando as anomalias genéticas. Atualmente, com 25 anos, uso aparelho fixo há quase 2 anos e surgiu o black space frontal superior que eu nunca tive e está me incomodando bastante, quando iniciei o tratamento ele não existia. Perdi a confiança na dentista, pois muitas vezes parece não saber como proceder (desde o início ela sabia que meu caso era bem específico). É possível corrigir o black space rapidamente apenas mantendo o tratamento com aparelho fixo? As peças estão coladas bem na ponta dos dentes superiores, parece inviável olhando como leiga.

    Desde já obrigada!

    • Priscila,

      Não entendi se o termo “black space” se refere ao diastema ou à ameia cervical (triângulo negro). De qualquer forma, A correção depende de outros fatores além do aparelho. Não dá para dizer se a correção pode ser rápida ou não sem avaliar clinicamente.

      Quanto à posição dos brackets nos dentes, o normal é que estejam centralizados, mas isso pode variar um pouco de acordo com os objetivos do ortodontista. Colagens mais para o bordo incisal podem ter como objetivo fazer intrusão dos dentes anteriores, por exemplo.

  55. Olá, Dr. André Moreira. Boa tarde.

    Por gentileza, gostaria de uma segunda opinião de um especialista para decidir qual tratamento seguir. Venho tentando fechar meu distema há algum tempo. O espaço é pequeno, mas gera incômodo por questões estéticas. A primeira vez foi fechada com resina, que foi aplicada apenas no espaço entre os dentes. O resultado ficou visualmente perfeito, imperceptível, mas durou pouco tempo. Em alguns meses, a resina caiu. Depois disso, resolvi optar pelo uso de aparelho e fiz a frenectomia. O diastema fechou e, após retirar o aparelho, usei a contenção fixa. O problema estava resolvido por uns 5 anos, mas depois desse tempo, mesmo usando a contenção fixa, o diastema voltou. Agora a contenção caiu e resolvi procurar novamente um dentista para resolver. O profissional indicou fechamento com faceta de resina, mas eu fico apreensiva porque não dá pra prever o resultado final, é preciso muita confiança sobre o resultado final do tratamento, tamanho final do dente e coloração. tenho medo do desgaste que é feito no dente antes do procedimento. Sem falar que a resina pode novamente cair… ou no caso da faceta não? A dúvida é: vale a pena a faceta? Se o resultado não ficar bom, o procedimento é completamente reversível? É possível corrigir definitivamente a distemia com aparelho + contenção? Eu confesso que não fiz manutenção da contenção e não sei se esse foi o motivo do afastamento.

    • Chris,

      Como ortodontista eu tendo a buscar a solução através da ortodontia. Como o espaço já foi fechado e se manteve estável por cinco anos, provavelmente a solução pela correção ortodôntica é viável. Mas para afirmar com certeza seria preciso avaliar o caso clinicamente.

  56. Bom dia Dr. , usei aparelho por quase 4 anos para acertar uma mordida . Tinha tambem um dente meio torto na parte superior, agora estou prestes a tirar o aparelho e o dente que era meio torto continua torto e agora tem um pequeno espaço entre os dentes , gostaria de saber se o aparelho movel que vou por desentorta o dente e fecha o espaço aberto com o uso do mesmo?

  57. Olá, Dr. André,

    Seu site é sensacional. Agradeço muito por se dispor a tirar dúvidas.mpor gentileza, veja se pode me ajudar:

    Como muitos aqui, usei aparelho fixo (3 anos) e já na fase final de uso da contenção móvel, notei que meu diastema dos incisivos superiores centrais voltava e, quando eu usava a contenção, fechava de novo.
    Comentei isso com o ortodontista e ele disse que é normal voltar um pouquinho e qualquer coisa fechávamos com resina.

    Pois bem, depois que parei de usar a contençao ( há 4 anos, e ainda fiquei usando por mais tempo que o indicado) o diastema voltou mesmo e ficou estável (acredito que entre 1mm e 1,5mm). A mesma coisa de antes do aparelho, mas corrigiu outros problemas, que não voltaram.

    Quero fechar esse diastema, que me incomoda muito. A minha dúvida é:
    Eu ainda tenho a contenção. Tento usar de uns 6 em 6 meses. Quando eu a coloco, é difícil encaixar, mas uma hora encaixa e altera a posição dos dentes. Só que não está mais, de um dia pro outro, fechando o diastema. Só aproxima um pouco os dentes.
    Será que dá pra eu ficar usando a contenção o dia inteiro e dormindo, por vários dias e fechar o diastema? E colocar uma contenção fixa.

    Ou a única solução agora seria a resina? Pois o aparelho fixo não quero encarar de novo, sinceramente.

    Se puder me dar uma opinião, agradeço muito e desculpe se o texto foi longo.
    Obrigado, fique com Deus,

    • Obrigado Matheus!

      Rapaz, eu acho que se você pretende usar a contenção direto para tentar fechar o diastema, isso pode funcionar, mas seria bom ter o seu ortodontista supervisionando esse processo.

      Com o espaço fechado (se fechar completamente) você colocaria a contenção fixa.

      Mas nem sempre há espaço para a colagem de uma contenção fixa superior. É importante avaliar isso também, até porque, a recidiva do diastema pode estar relacionada à uma mordida profunda, e nesse caso, dificilmente será viável colar uma contenção por trás dos incisivos superiores.

      Fique com Deus você também!

  58. Olá Doutor eu gostaria muito de saber quanto custa o tratamento para dentes separados na frente para corrigir com facetas de porcelana , e uma plástica gengival , eu gostaria muito de fazer esse tratamento . Muito Obrigada !!!

  59. Doutor ,tenho 15 anos e tirei meu aparelho ano passado , até então meus dentes estavam perfeitos , porem do meio deste ano para cá eles começaram a abrir. Não está muito aberto , apenas um pouco na parte debaixo . Estou com medo de colocar resinas para dar uma fechada para ficar melhor , e do jeito que estava antes , porem tenho medo de que eles abram mais depois que colocar. Neste caso , se acontecer , tem como concertar de novo ou não ?

    • Rogerio,

      Se seus dentes inferiores estão se separando, imagino que você esteja sem uma contenção fixa colada neles. Nesse caso, a primeira coisa a fazer é resolver isso.

      Entre em contato com o seu ortodontista pois ainda pode ser possível fechar estes espaços de forma simples. Mas não perca tempo.

  60. Olá Doutor, aos 17 anos eu coloquei aparelho ortodôntico fixo, porém, após 1 mês o dentista colocou um expansor palatino, pois o céu da minha boca (palato) é profundo e estreito e os dentes superiores encontram-se cruzados em relação aos inferiores. Infelizmente eu não consegui usar, por ser desconfortável, sendo assim, desisti do tratamento. Hoje tenho 23 anos, e queria fazer algum tratamento pra resolver. Existe algum tratamento a ser feito, que não seja com o expansor palatino, nem cirurgia?

    • Michele,

      Algumas mordidas cruzadas podem ser resolvidas apenas com o uso de elásticos intermaxilares. Mas não tenho como saber se isso se aplica ao seu caso.

      Dependendo do quanto seu palato é atrésico, pode ser que a disjunção seja a melhor opção mesmo.

      Aqui no Blog tem uma categoria só sobre esse assunto com centenas de comentários de quem já usou esse aparelho. Acho que vale dar uma olhada.

  61. Dr. Fiz um tratamento ortodôntico, extrai 4 dentes pré molares.
    porem, um lado não fechou completamente. A dentista disse que não vai fechar, finalizou o tratamento e pediu para eu usar um móvel. Mas os dentes está separando. O que eu faço?
    A dentista que eu passava não está mais atendendo.

    • Gabriela,

      Você tem duas opções: Ou procura outro ortodontista para tentar o fechamento completo, ou faz um aumento de largura e fecha o espaço residual com restaurações.

      Acho interessante ouvir a opinião de um ou dois ortodontistas para saber se ao menos eles consideram o fechamento do espaço uma movimentação fácil de ser feita. às vezes o problema nem é tão complicado assim.

  62. Boa noite,

    fiz uma cirurgia de expansão do céu da boca e meu osso da gengiva sumiu, portanto não pude colocar aparelho, pois o dentista falou que poderiam cair os dois da frente por não ter osso para segura los.

    e agora o que fazer? ele disse que nao posso fazer enxerto pq congelaria os dentes e não poderia juntar mais.

    estou com um espaço de 4mm, para colocar resina ficariam muito grandes.

    alguma dica?

    • Odair,

      Não tenho experiência com esse tipo de problema, mas acho que seria importante consultar mais alguns profissionais (cirurgiões e ortodontistas) antes de tomar qualquer decisão.

      Talvez o problema não seja tão grave quanto parece e um profissional mais experiente possa te dar uma solução melhor.

  63. olá Dr. Andre eu uso aparelho a um ano e meus dentes estão abrindo um espaço é normal??

    Eu acho que não é normal
    ja falei com meu dentista e ele disse que está na fase alinhamento e nivelamento

  64. Olá Dr. André!

    A restauração de resina para fechamento de Diastema central, pode quebrar com facilidade, ou pode ser o material de má qualidade?
    Já é segunda vez que o mesmo quebra, somente ao consumir comidas macias. A dentista informou que isso é comum por ser nos dentes centrais.
    Está correto?

  65. Dr. uso aparelho há cerca de 3 anos. No começo eu tinha um diastema frontal que foi corrigido e logo em seguida meu dentista percebeu que era necessário retirada do freio pois o diastema estava voltando. Depois da cirurgia surgiram diastemas laterais depois dos caninos, dos dois lados. Faço manutenções regularmente e meu dentista falou que o tratamento está proximo do fim. O diastema do lado direito já fechou, com poucas manutenções. Mas percebo que o diastema do lado esquerdo ainda não. E percebo que os dentes do lado esquerdo n estão sequer se movimentando. Já faz algum tempo que percebo que meu dentista tenta fechar e o fim do tratamento esta dependendo apenas de espaço. Pode haver algum motivo para que somente esse espaço não esteja fechando? OBS: nunca arranquei nenhum dente, a mordida já está regular.

    • Alice,

      É difícil dizer sem avaliar o paciente clinicamente, mas um dos motivos mais comuns para essa situação é a presença de mordida profunda, onde os dentes inferiores não permitem o fechamento dos espaços superiores.

  66. Uso aparelho a dois anos e estou finalizando o tratamento, porem com a linha média com desvio de 5 cm na parte superior, a solução proposta pela ortodontista foi a extração ou lixamento dos dentes, mas não concordei, pois tenho medo de ficar com a boca murcha.
    A dúvida é, consigo corrigir com lentes de contato dental ? caso sim, teria que ser feito em todos os dente ou apenas nos dois da frente ?

    • Fabiana,

      o.

      Se são 5 mm, é uma diferença considerável, mas essa resposta depende de um estudo do caso e da simulação da reabilitação estética com facetas ou lentes de contato.

      Para isso, você deve procurar um dentista na sua cidade que trabalhe com estética.

  67. Olá Doutor.
    Estou usando aparelho fixo há 5 meses, para tentar ampliar um pouco minha arcada que é um tanto estreita. Porém meus dentes superiores da frente se separaram formando a diastema frontal. É normal essa separação ao colocar o aparelho fixo? Tem como corrigir de forma que volte ao normal depois? Qual é o espaço máximo correto para se abrir com o uso do aparelho fixo, como no meu caso?

  68. Boa tarde Dr, uso aparelho a mais ou menos 1 ano e meio, quero saber se eu posso fechar os dentes da frente que é onde tem o diastema e colocar algum preenchimento, com resina,ceramica ou porcelana ou algum procedimento ligado a estetica, para nao precisar puxar todos os dentes para fechar o diastema.

    Muito obrigada!

  69. Doutor Andre. usei aparelho por 2 anos e meus dentes superiores ainda a sim continuaram a ter um grande afastamento, porém parei de fazer manutenção os dentistas assim mim recomendaram a fazer uma pequena cirurgia que alegaram que tinha uma carne entre o dente e outro por isso não estava surgindo efeito ,mas com isso eles disseram que teria que voltar usar o aparelho ,mas não deram certeza que os dentes corrigisse. sofro muito com esse problema queria muito poder conserta meu sorriso qual recomendação o senhor poderia sugerir?

  70. Oi Dr. Andre
    Excelente seu post mostrando todas as alternativas para fechar um diastema.
    Eu usei aparelho fixo por uns 5 ou 6 anos e placa de contenção por quase 3 anos. Porém, depois de parar de usar a placa, tenho espaçamento entre o incisivo lateral e o incisivo central, dois dois lados. Um detalhe, é que meus dois incisivos laterais são menores que os outros dentes, então se pudesse fechar com resina seria perfeito.
    Mas o problema é que tenho a impressão que eles estão levemente tortos, mas tenho a impressão também que se preenchesse o espaço essa impressão acabaria.
    Não queria usar aparelho novamente.
    Com essas informações você consegue me responder se posso fechar eles com resina?

    • Obrigado Lucas!

      Pela descrição, é possível que os espaços possam ser fechados com restaurações sim. Não tenho como afirmar sem ver o caso, mas, essas pequenas separações podem ser corrigidas dessa forma em muitos casos.

      Consulte um dentista que trabalhe com estética na sua cidade. Escolha com calma o profissional que vai cuidar do seu sorriso, ok?

      Um abraço!

  71. Boa tarde, tenho 14 anos usei aparelho durante 1 ano e dois meses os meus dentes eram muitos separados quando terminei o tratamento ficaram perfeitos , quando fui retirar o dentista fez o móvel errado não usei o móvel nenhuma semana pois ficava caindo da minha boca o dentista tentou arrumar o mesmo aparelho e me dando novamente para usar, como já era previsto n funcionou ele decidiu colocar o fixo que geralmente se usa embaixo em cima, esse aparelho n segurou em cima fui lá novamente nesse dentista e ele fez de novo um aparelho fixo e colocou em meus dentes e acabou ficando nisso minha mãe acabou desistindo pois sempre que íamos lá o aparelho quebrava, recentemente meus dentes estão se abrindo fomos em outra dentista, ela disse que eu falo fanhoso e isso faz com que eu force os meus dentes fazendo com que eles se separem e também disse que tenho que ir em um fono para ” reaprender a falar” achei o atendimento dela maravilhoso, mas eu gostaria de saber se realmente é a minha fala que faz com que os meus dentes voltem.
    Obrigado

  72. Bom dia! Tenho 28 anos e usei aparelho ortodôntico por quatro anos. Após a retirada, percebi que os dois dentes superiores estão se afastando. Acontece que antes do tratamento eu não tinha esse problema. Quais as possíveis causas? Pode estar relacionado com bruxismo? (sofro desse mal) Obrigada.

  73. Doutor Fechar diastema com prótese é algo muito radical ou deva ser pensando? Meu diastema tem quase 4mm! Já coloquei aparelho e retirei pois achei que não esta adiantando para este fim! E agora vejo que o espaço entre os dentes ainda abriram mais..

    • Rafael,

      Aumentar a largura dos dentes pode ser interessante, mas normalmente é melhor fazer associado à ortodontia.

      Você pode distribuir esse espaço entre outros dentes, aumentando um pouco em cada um (e em cada lado do dente) em vez de deixar dois dentes muito grandes em relação aos outros. Mas isso depende do caso.

  74. Oi doutor!

    Tenho 24 anos e usei aparelho durante 8 anos, foi preciso extrair o segundo pré-molar para abrir espaço, por que meu canino nasceu em cima do dente.
    Usei o móvel também.
    Só que quando eu tirei meus dentes começaram a se abrir fiquei muito triste, e ai fui ao dentista e ele colocou o aparelho de novo e fiquei mais um ano.
    Mas quando tirou novamente se abriram e ele acabou colocando contenções que uso até hoje, meus dentes incisivos centrais não ficaram na linha mediana portanto os incisivos laterais também não, mas mesmo com contenção se abriram de novo.
    Estou desesperada fui ao ortodontista e ela me deu duas alternativas fazer o tratamento com o aparelho para deixar meus dentes na linha mediana ou então reconstrução com resina.

    Poderia me dar uma luz em qual procedimento sairei mais feliz?

    • Janaina,

      Não tenho como dizer qual é a melhor opção para você, sem uma análise cuidadosa do caso.

      Não há uma única solução que seja melhor para todos os problemas de linha média. Cada caso precisa ser estudado através de avaliação clínica, estudo de modelos, radiografias e fotografias.

      Acho que o mais importante é encontrar um ortodontista experiente e comprometido para ajudar você. Recomendo a leitura das 10 dicas do Blog.

  75. Oi, doutor.

    Tenho 18 anos e usei aparelho fixo por 4 anos, tirei o fixo na metade de 2016 e usei o móvel todo dia e toda noite, como recomendado pelo dentista. No início desse ano, 2017, os dois dentes superiores centrais começaram a separar mesmo com o uso do móvel, ora estavam juntos, ora afastados. Fui no meu dentista regular, ele apertou o aparelho móvel, adiantou por alguns dias e depois voltou a movimentar. Procurei outro dentista para uma avaliação, ele também apertou o aparelho, funcionou por uns dias também, mas voltou a movimentar. Não tenho problema com freio.
    Estou pensando em fazer reconstrução com resina, visto que o diastema é quase imperceptível, porém me incomoda muito. Mas tenho medo desses dentes separarem ainda mais, durante o ano essa movimentação foi sempre na mesma medida, nunca aumentou o tamanho do diastema.

    Poderia me dar uma opinião sobre o que fazer e se essa movimentação é normal?

  76. Olá Dr. Andre, usei aparelho fixo por 2 anos e agora após 4 anos de sua retirada percebi uma movimentação dos dentes superiores. Retornei ao dentista e o mesmo informou que é devido ao bruxismo, e passou as duas opções, usar o aparelho novamente ou a resina, e me informou ainda que a melhor opção seria o aparelho.
    Pois bem, irei iniciar um novo tratamento, mais fica a incerteza de que os dentes poderão se movimentar novamente.
    Ele também me indicou o uso da placa para bruxismo, mas não aconselhou o uso de contenção fixa superior por quebrar com facilidade.

    Ocorre com frequência a quebra da contenção fixa superior?

    • Juliana,

      Sim, a contenção fixa superior pode quebrar com mais frequência, mas, muitas vezes é a melhor alternativa para manter um diastema fechado.

      Eu gosto de trabalhar com uma fixa ligando os dois incisivos centrais, combinada com uma removível de acetato, envolvendo toda a arcada superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*