Invisalign – Alinhadores quase invisíveis

O invisalign é uma forma de fazer tratamentos ortodônticos usando alinhadores de acetato (um tipo de plástico transparente) que são muito parecidos com moldeiras de clareamento.

Por ser totalmente transparente e ficar muito adaptado à superfície dos dentes o invisalign fica mesmo quase invisível.

Invisalign

Invisalign

Os dentes são movimentados gradualmente na medida em que se troca de alinhador a cada duas semanas.

Cada alinhador é ligeiramente diferente do anterior com as arcadas um pouco mais alinhadas, então esta troca sequencial vai fazendo com que os dentes se movimentem com controle total da força aplicada.

A produção dos alinhadores personalizados Invisalign começa pela moldagem do paciente com um material de altíssima precisão e o envio para o laboratório da Align na Costa rica onde passa por um processo de escaneamento 3D.

Depois que os modelos virtuais são criados, a correção do posicionamento dos dentes pode ser feita com máxima precisão.

O ortodontista aqui no Brasil acompanha tudo através de um software exclusivo do Invisalign no computador até que o resultado esteja exatamente do jeito que ele  quer.

Nesta fase o cliente também pode ver como os dentes devem ficar ao final do tratamento através do mesmo programa (sempre junto do ortodontista).

Quando o ortodontista aprova o resultado (ainda virtual) os arquivos são enviados à fábrica da Align no México para a fabricação dos alinhadores.

Aí é só aguardar a chegada do Invisalign. Todo o material é enviado ao ortodontista de uma só vez e ele vai trocando gradualmente os alinhadores do cliente para alcançar o resultado.

Apenas ortodontistas credenciados pela empresa, após um treinamento específico, podem realizar estes tratamentos.

Clincheck - invisalign

Clincheck – invisalign

O ortodontista credenciado aprende a lidar com o software ClinCheck que permite o planejamento virtual do tratamento e a visualização dos resultados.

Todo o processo de produção envolve tecnologia de ponta de escaneamento 3D e prototipagem em uma fábrica moderníssima onde tudo é automatizado e os alinhadores são produzidos 24 horas por dia.

As principais vantagens do Invisalign são:

  • a estética do aparelho que é quase invisível;
  • o conforto de um aparelho sem fios metálicos que podem machucar;
  • a facilidade de higienização (por ser removível);
  • a previsibilidade dos resultados proporcionada pelo ClinCheck.
invisalign sendo inserido

invisalign sendo inserido

Você quer alinhar seus dentes com Invisalign? Então ligue para mim no 3325-7681 (Rio de Janeiro) para fazer uma avaliação.

Abraços,

Dr. Andre Moreira – Ortodontista Credenciado Invisalign

 

Gostou? Você ainda pode visitar o site oficial do invisalign neste link:

www.invisalign.com.br

38 Comentários para: “Invisalign – Alinhadores quase invisíveis

  1. Olá,
    já usei aparelho até aos 13 anos e agora tenho os dentes de cima tortos na mesma. Fiquei um pouco ‘traumatizada’ com a experiência e gostaria de experimentar este método. Vivo em Portugal e reparei que cá este método não é muito usado. Tenho uma colega dentista que me falou há uns tempos que tinha lido que havia uns aparelhos nos EUA que só se usavam à noite e que até dava para comprar e colocar cá. sabe se isso é possível? este teipo de aparelho pode ser usado por todas as pessoas? Existe alguma outra solução para o meu caso? queria muito ter os dentes direitos ou pelo menos que não ficassem mais tortos mas não queria usar aparelho novamente. usei durante 5 anos e fiquei mesmo com trauma…o que posso fazer?

  2. Ana,

    Acredito que tenha algum ortodontista trabalhando com invisalign em Portugal.

    Não conheço estes aparelhos que você descreve e acho difícil que qualquer aparelho pré-fabricado possa trazer resultados positivos em ortodontia sem acompanhamento profissional.

    Para alinhar os dentes, só com ortodontia mesmo. Mas em alguns casos é possível disfarçar o problema com restaurações estéticas, mas esta não é minha especialidade.

  3. Olá Dr. Andre,

    Muito interessante o procedimento.. Mas o Dr. poderia informar qual seria a média de preço para o tratamento com o Invisalign?

    Obrigada!

  4. Boa Noite Dr. André,

    Tenho intensa reabsorção de raiz devido a aparelho fixo e transtornos
    tireoidianos, e estou com os dentes da mandíbula superior para frente,
    provavelmente por conta de má-colocação da lingua. Hoje, fecho a boca
    com muita dificuldade. É indicada a tecnologia Invisalign?

    obrigada

  5. Dr André, é possível eu te enviar uma fotografia para que o Sr me dê uma opinião? Creio que meu caso seja simples, mas meu dentista não me respondeu com clareza e precisão todos meus questionamentos. Estou iniciando um tratamento ortodôntico e tenho algumas dúvidas. Desde já agradeço muito. Talita.

    • Taliat,

      Não. Não posso dar uma opinião baseado em uma fotografia. É fundamental que se faça uma avaliação clinica completa pois a boca é dinâmica e precisa ser analisada funcionalmente. Análises estáticas podem levar a diagnósticos e planos de tratamentos equivocados.

      Não inicie um tratamento ortodôntico se o ortodontista não foi capaz de tirar suas dúvidas. Neste caso procure outros profissionais antes de decidir.

      Boa sorte para você.

  6. Olá, tem 13 anos, tenho um canino que não nasceu no lugar certo porque não tinha espaço, ele não é trepado, ele nasceu em cima do pequeno espaço, já a os meus de baixo são muito tortos, eu teria como botar o Invisalign ?

  7. Prezado Dr. André

    Tenho apenas os dois dentes da frente superiores com espaço entre eles.
    Todos os outros são super juntos. Alguns fica até difícil o uso do fio dental.Tenho 38 anos e preciso saber se devido a minha idade, este tipo de aparelho resolveria o meu problema.

  8. Olá Dr. André! Gostaria de saber se o tratamento com o Invisalign seria indicado para mordida cruzada. Os alinhadores poderiam substituir o aparelho disjuntor? Muito obrigado!

    • Alexandre,

      Isso depende do grau de estreitamento da arcada e de quantos dentes estão em mordida cruzada.

      Não acredito que um caso que precise de disjunção possa ser corrigido com invisalign, mas mordidas cruzadas unitárias provavelmente podem ser corrigidas com estes alinhadores. E entre estes dois extremos existe uma infinidade de casos intermediários que precisam ser avaliados cuidadosamente para se definir que tipo de abordagem seria mais indicada.

  9. Pingback: Aparelho ortodôntico é usado cada vez mais pelos adultos

    • Edelani,

      Eu não sou credenciado pelo Clear aligner e não conheço o sistema em detalhes.

      Sei que ele é passível de ativações com alicates especiais que são aquecidos em um equipamento vendido ao profissional pela própria empresa.

      Usa menos alinhadores mas não é um sistema totalmente fechado como o Invisalign.

      Acredito que nas mãos de bons profissionais os dois sistemas sejam eficazes.

  10. Pingback: invisalign attachments - como funciona?

    • Leonardo,

      Talvez seja possível, mas é necessário avaliar o grau de cruzamento da mordida e o número de dentes cruzados. Da mesma forma, precisamos saber quanto há de desvio de linha média e qual o motivo deste desvio.

  11. Olá!
    Gostaria de saber se o Invisalign pode fazer todos os movimentos que os aparelhos “convencionais” fixos fazem. Caso não, quais são os que esse aparelho não permite? Poderia explicar os motivos brevemente? Obrigada!

    • Izabel,

      Teoricamente pode sim, mas intrusões e rotações de pré-molares podem ser mais difíceis de se realizar com invisalign.

      O motivo principal é a falta de pontos de apoio. Apesar doa attachments funcionarem bem, ainda não têm a mesma eficácia do sistema bracket-arco do aparelho fixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*