Invisalign attachments – como funciona?

Invisalign são de alinhadores sequenciais transparentes e personalizados que movimentam os dentes gradativamente para a posição correta de acordo com o planejamento do ortodontista.

Temos um post aqui no Blog explicando em detalhes como o invisalign funciona.

Invisalign attachments

A maioria das pessoas não sabe que o invisalign precisa de pontos de apoio adicionais em alguns casos. Estes pontos de apoio são os invisalign attachments, pequenas aplicações de resina que são feitas nos dentes para otimizar o funcionamento dos alinhadores.

Aqui nós vamos mostrar imagens dos invisalign attachments sendo confeccionados.

Para fazer estes pontos de apoio o ortodontista recebe junto do conjunto de alinhadores um “template” (ou molde) para fazer os invisalign attachments com máxima precisão.

O template é muito parecido com um alinhador invisalign, mas é feito de outro material e serve unicamente para esta etapa do tratamento.

Na imagem abaixo vemos um template e podemos notar que dois dentes receberão attachments que têm formas diferentes, um é mais quadrado enquanto o outro tem um formato triangular.

A diferença na forma está relacionada à direção e ao tipo de força que será aplicada nos dentes durante o uso do invisalign.

Template do Invisalign

Template do Invisalign

O ortodontista preenche estes pequenos espaços com resina composta na cor dos dentes do paciente. Estes espaços são o molde de cada um dos invisalign attachments.

invisalign template preenchido

invisalign template preenchido

Os dentes que vão receber os attachments são preparados como em qualquer processo de colagem de brackets. O template com os casulos preenchidos é inserido na boca do paciente e o ortodontista polimeriza a resina fazendo com que o material fique rígido.

invisalign confecção de attachments

invisalign confecção de attachments

Quando o template é removido os invisalign attachments já estão colados aos dentes formando pequenas protuberâncias que vão se encaixar com perfeição nos alinhadores.

Na imagem abaixo vemos os attachments prontos indicados pelas setas. É possível observar como estes dispositivos ficam discretos quando confeccionados com a resina na cor certa.

invisalign attachments

invisalign attachments

Finalmente, o alinhador é posicionado e começa imediatamente a aplicar a força de correção nos dentes. Os invisalign attachments vão auxiliar na correção de dentes rotacionados e inclinados entre outros problemas, acelerando o alinhamento.

Invisalign alinhador e attachment

Invisalign attachments

Os próximos alinhadores também são preparados com casulos para encaixe dos attachments que podem ser usados até o final do tratamento.

Com o término do tratamento a remoção dos invisalign attachments é feita com as mesmas brocas de acabamento usadas na retirada dos brackets, sem danos para o esmalte dos dentes.

O Invisalign, com attachments ou não é sempre uma alternativa de tratamento estético e eficaz.

Espero que este post tenha sido útil para você.

Eu sou o Dr. Andre Moreira, credenciado Invisalign

22 Comentários para: “Invisalign attachments – como funciona?

  1. boa tarde! tirei há 2 meses o aparelho fixo de baixo mas ainda mantenho o de cima. o que reparo é que tenho uma assimetria nos dentes mesmo após o uso do aparelho ortodôntico. o incisivo lateral direito de cima está à frente (mas não muito) do dente de baixo – penso que seja o normal -, enquanto que o incisivo lateral esquerdo está mesmo em cima, ou seja, quando sorriu ele pousa em cima do dente de baixo. não consigo entender o problema mas também não tenho coragem de o expor à minha dentista. há problema ou não faz mal os dentes estarem assim? aguardo resposta! obrigada!

    • Ana,

      Você deve sim expor esta dúvida à sua ortodontista pois estará ajudando-a a alcançar um resultado ainda melhor.

      Um ortodontista comprometido com o resultado espera isso dos seus clientes.

      Não tenho como avaliar se há problema ou não sem ter examinado você pessoalmente.

  2. O Invisalign pode ser usado para corrigir mordida cruzada? Tenho a mordida cruzada só de uma lado e meu ortodontista disse que não precisaria usar mais o expansor no céu da boca, mas diz que preciso voltar com o aparelho fixo para “arrastar” os dentes de trás para a posição correta da mordida. Ele não trabalha com esse aparelho.

  3. Bom dia, Dr. André.
    Bem meu caso é o seguinte possuo dentição classe II, mas não chega a ser em alto nível, só são um pouco para frente meus dentes superiores. Pois bem já extrai os dois terceiro-molares superiores e agora pouco recebi a informação que para meu tratamento avançar de forma mais rápida será necessário retirar mais dois dentes, que são dois pré-molares superiores, mas acho que não será necessário, o que você me aconselha?

    • Pereira,

      Não tenho como aconselhar sem avaliar o caso clinicamente.

      Se as extrações forem feitas em um caso que não requer este recurso, o resultado pode ser uma retrusão exagerada dos dentes anteriores produzindo o efeito de “boca murcha”.

      Por outro lado, não extrair quando o caso pede extrações pode provocar excesso de protrusão dos dentes superiores mantendo a aparÊncia de “dentuço”.

      Por isso o que importa é o diagnóstico correto do problema, para então se fazer o planejamento.

  4. Dr. André, o invisalign é indicado para todos os casos? Já usei o aparelho tradicional quando era criança, mas atualmente, aos 27 anos, percebi que meus dentes voltaram a entortar. Um dos meus dentes, o incisivo central, está se sobrepondo ao outro comprometendo a estética. O invisalign seria indicado para esse tipo de caso?

  5. Olá doutor, eu usei aparelho fixo há um ano e ao diminuir o uso da contenção móvel superior (passei a usar só pra dormir), percebi que meu incisivo “central” esquerdo voltou a se posicionar um pouquinho a frente do outro, e também o “lateral” direito nunca me deixou satisfeita na posição final que ficou após o tratamento. É um preciosismo meu, mas gostaria de deixá-los perfeitamente alinhados. Não voltaria a usar o fixo metálico, e o Invisalign é muito caro, não posso arcar no momento. Será que usar uma contenção fixa na arcada superior ou um aparelho móvel amenizaria meu problema?

    • Amanda,

      A contenção fixa superior pode ser uma solução (depois que os dentes estiverem alinhados com o uso de um aparelho móvel ou fixo) para evitar estas perdas pequenas.

      Mas nem sempre é viável fazer contenção fixa superior. Depende da mordida.

      Um aparelho móvel pode reverter o problema, mas a manutenção do resultado seria melhor mesmo através de uma contenção fixa.

  6. Boa noite Dr Andre.
    Uso aparelho fixo a dois anos e estou em fase de finalização, irei remove-lo em novembro. Infelizmente tive que trocar de ortodontista devido a mudança de cidade, em agosto, e esse novo profissional comentou que devo usar contenção fixa inferior para o resto da vida. Não gostei da ideia, principalmente porque minha arcada inferior sempre foi alinhada e nivelada, sendo meu principal problema nos incisivos laterais na arcada superior.
    Estou pensando bastante a respeito do invisalign, e gostaria de saber se posso usa-lo para manter meus resultados apos o meu tratamento ortodôntico? Além disso, meu incisivo lateral esquerdo está um pouco para fora e o dentista disse que não é possível ele ficar alinhado com o central… Será o que invisalign pode “polir” o resultado que esse meu novo ortodontista parece não saber ajustar? Obrigada

  7. Gostaria de saber se há possibilidade de aplicar resina entre os dentes , mesmo se não houver diastema . Uma vez que tenho dificuldades na hora de comer em relação ao fato dos alimentos ficarem grudado entre os dentes e causando possíveis cáries.
    Obrigada!

  8. Gostaria de saber se o invisalign é recomendado para o meu caso.
    Já usei aparelho fixo durante 5 anos, mas agora meus dentes de baixo não estão alinhados com os de cima.
    Obrigada.

  9. Dr. Usei aparelho fixo por 3 anos e vejo que meus dentes Inferiores estão ” abrindo ” novamente. O invisalign poderia ser uma opção ??? Qual a media de custo dele???

  10. Pingback: Invisalign ou Aparelho Lingual? - Blog do ortodontista

  11. Pingback: Ortho Aligner - alinhadores transparentes - Blog do ortodontista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*