Invisalign ou Aparelho Lingual?

invisalign x aparelho lingual

Invisalign ou Aparelho Lingual? Essa é uma pergunta comum para quem precisa de um tratamento ortodôntico mas não quer ser visto usando aparelho.

Podemos dizer que estas duas opções são as que apresentam melhores resultados em termos de discrição e eficiência.

Apesar disso, são formas completamente diferentes de se corrigir a posição dos dentes. E o objetivo desse post é mostrar as vantagens e desvantagens de cada aparelho e responder à pergunta: Invisalign ou Aparelho Lingual?

Invisalign é removível, Aparelho Lingual é fixo

Essa talvez seja a diferença mais relevante.

O invisalign é um sistema de alinhadores de acetato sequenciais customizados. Ou seja, o usuário pode inserir e remover o alinhador sempre que precisar, para se alimentar ou escovar os dentes.

O Aparelho lingual é um aparelho fixo colado na face lingual dos dentes, ou seja, colado por trás, voltado para a língua. Isso significa que o usuário não pode remover o aparelho nunca.

Mas então qual é a melhor alternativa: Invisalign ou Aparelho Lingual?

Isso vai depender muito do perfil do cliente.

Poder comer e escovar os dentes sem o aparelho é sem dúvida uma vantagem interessante para o Invisalign.

Mas essa característica também pode ser uma desvantagem se considerarmos que o usuário pode se esquecer de recolocar o aparelho e usá-lo por menos tempo que o mínimo recomendado, prejudicando o funcionamento dos alinhadores.

É importante destacar que o recomendado é que o Invisalign seja removido EXCLUSIVAMENTE para a alimentação e escovação.

Não há margem para deixar de usá-lo para reuniões de trabalho ou eventos sociais, sem o risco de comprometer o tratamento.

Além disso também há o risco de perda do aparelho sempre que este é removido.

O Aparelho Lingual por outro lado, é fixo e por isso mesmo não depende da disciplina do usuário para usá-lo. Ele não sai da boca. Não há como perdê-lo ou deixar de usá-lo.

Mas a presença do aparelho durante a alimentação e a escovação, com certeza não é uma vantagem. É necessário um cuidado maior com a higienização dos dentes, como em qualquer aparelho fixo.

Invisalign ou Aparelho Lingual? Qual o mais estético?

O Aparelho lingual fica colado por trás dos dentes. Então, quando olhamos de frente para o sorriso, o aparelho é realmente invisível. Só pode ser visto de relance se o usuário abrir muito a boca.

O Invisalign envolve completamente os dentes. Ou seja ele está presente na face vestibular dos dentes (a face visível). É uma película de acetato transparente, então fica mesmo muito discreto. Porém não se pode dizer que é totalmente invisível.

E há um detalhe importante: O invisalign usa frequentemente o recurso dos attachments, pequenas porções de resina da cor dos dentes coladas nas faces vestibulares para aumentar a eficácia do aparelho.

Esses apêndices de resina podem interferir na estética do aparelho, principalmente quando são aplicados nos dentes anteriores.

Há um post aqui no Blog especificamente focado nos Invisalign Attachments.

Qual é o mais confortável, Invisalign ou Aparelho Lingual?

Se na estética o aparelho lingual leva uma pequena vantagem, no conforto o jogo vira para o Invisalign que ocupa menos espaço na boca.

Como o aparelho lingual é composto por brackets colados aos dentes, acaba apresentando maior volume que o Invisalign por dentro da arcada.

Mas não podemos esquecer que pela vestibular (por fora da arcada) o aparelho lingual não tem rigorosamente nada. O invisalign, apesar de bem fino, está presente.

Eventualmente podem haver contratempos relacionados ao aparelho lingual como brackets soltos que podem machucar a mucosa e demandar alguma consulta de urgência.

Como o invisalign é removível, o usuário dificilmente vai se encontar em uma situação de incômodo que só possa ser resolvida pelo ortodontista. Basta retirar o aparelho.

Os attachments não costumam incomodar a mucosa, mas algumas vezes durante a inserção do alinhador o usuário pode ter a bochecha “beliscada”. Nada de muito importante.

Qual dos dois aparelhos é mais eficiente?

No quesito eficiência há um empate. Invisalign ou Aparelho Lingual entregam o resultado desde que o ortodontista que está atuando domine as técnicas.

Mas é importante destacar as diferenças existentes entre as duas opções.

O Invisalign é um sistema fechado desenvolvido pela Align, empresa líder mundial nesse segmento, que hoje já inclui uma infinidade de empresas de alinhadores sequenciais concorrentes.

Apesar da concorrência, o Invisalign ainda é o sistema mais eficaz e, por isso mesmo, pode ser comparado aos aparelhos fixos em termos de controle da posição dos dentes.

A Ortodontia Lingual é uma técnica da ortodontia. Várias empresas produzem aparelhos linguais e existem variações dentro da própria ortodontia lingual, desenvolvidas por diferentes autores.

Inclusive a tecnologia de escaneamento digital das arcadas e prototipagem usados no Invisalign já foram incorporados à Ortodontia Lingual nos aparelhos customizados como Incognito, Harmony e E-Braces.

Podemos afirmar que a eficiência do aparelho lingual depende mais da capacidade técnica do ortodontista? Sim, mas com ressalvas.

Realmente, quando trabalhamos com aparelhos linguais standart, ou seja, aqueles que o ortodontista monta (predominante no Brasil), a capacidade técnica e experiência do ortodontista são muito importantes.

Mas é perigoso considerar que o Invisalign (ou os sistemas linguais prototipados) é um aparelho que não depende ou depende muito pouco do ortodontista.

A própria empresa que produz o aparelho rechaça essa ideia e exige que o ortodontista seja credenciado para que possa oferecer o Invisalign como alternativa aos seus clientes.

Por isso podemos considerar que temos um empate técnico em termos de eficácia.

Qual dos aparelhos traz resultados mais rapidamente?

O tratamento com Invisalign tem a vantagem da previsibilidade pela simulação virtual do alinhamento dos dentes e a definição prévia do número de alinhadores que serão necessários.

Mas é muito importante deixar claro que nem sempre o resultado é integralmente alcançado com o primeiro conjunto de alinhadores. Nesse caso é necessário fazer um refinamento subsidiado, ou seja, solicitar novos alinhadores por um valor relativamente mais em conta.

E esses novos alinhadores, assim como os primeiros, levam de 45 a 60 dias para serem entregues após a aprovação. Isso significa que o cliente pode perder alguns meses aguardando a chegada do material, tanto no início do tratamento quanto em eventuais refinamentos que sejam necessários.

Além disso, será necessário um período de contenção como em qualquer tratamento ortodôntico. Nesse tempo o usuário continua tendo que usar os alinhadores o dia inteiro.

O prazo do tratamento com aparelho lingual depende da definição do ortodontista. E aí é importante se assegurar se o prazo é fechado e não haverão cobranças caso o tratamento atrase.

Aliás, esse é um cuidado que deve ser tomado em qualquer tratamento ortodôntico.

Então, podemos concluir que prazos podem variar bastante de acordo com o caso e que não é possível afirmar que um aparelho é superior ao outro nesse quesito.

Qual o tratamento mais caro? Invisalign ou Aparelho Lingual?

Como sempre repetimos aqui no Blog, valores variam muito de acordo com o profissional, a localização do consultório e a região do país.

Por isso, para ter uma ideia de preços o indicado é consultar diretamente um ortodontista que trabalhe com esses aparelhos. Não entraremos em detalhes sobre valores aqui no Blog.

Mas podemos considerar que esses tratamentos ortodônticos estão no topo das opções e por isso mesmo tendem a ter um valor mais alto.

Porém, por motivos diferentes.

O Invisalign é um sistema que não demanda tanto trabalho manual do ortodontista, mas tem um custo alto para o profissional, principalmente no Brasil, já que o aparelho é produzido fora e cobrado em dólar.

O Aparelho Lingual tem um custo de material consideravelmente mais baixo, mas requer muito mais trabalho por parte do ortodontista. Tanto na montagem para a colagem indireta quanto nas consultas que são bem mais complexas que as dos aparelhos fixos convencionais.

Por isso o preço do Invisalign está mais ligado ao custo do material enquanto o do Aparelho Lingual é decorrente do trabalho do ortodontista.

Podemos concluir dizendo que Invisalign ou Aparelho Lingual são ótimas alternativas para um tratamento ortodôntico eficiente e confortável com o máximo de discrição.

A decisão entre um ou outro está muito mais relacionada ao perfil da cada cliente do que à dificuldade do caso, eficácia ou custo do aparelho.

E é sempre bom lembrar que mais importante que a escolha do aparelho é a escolha do seu ortodontista. Se você tem um profissional comprometido e tecnicamente competente, o aparelho é só um detalhe.

Qual dos dois você gostaria de conhecer melhor? Escolha e clique em um dos botões!

Invisalign Aparelho Lingual

 

 

 

13 Comentários para: “Invisalign ou Aparelho Lingual?

  1. Boa tarde Dr André,
    Tirei o aparelho auto ligado há 02 semanas e a minha contenção fixa ainda não foi colocada,devido ao atraso do protético.Gostaria de saber se é possível nesse espaço de tempo sem a contenção os dentes movimentarem.

  2. Olá Andre,
    Quero usar o aparelho lingual, moro em São Paulo capital e gostaria de encontrar um bom profissional, mas não conheço ninguém que tenha usado, logo não tenho nenhuma indicação de amigos e tenho muito medo de deixar alguém mexer nos meus dentes e fazer alguma besteira como já vi acontecer com algumas pessoas.
    Existe alguma maneira de fazer essa pesquisa? Algum órgão, conselho de dentistas que me indique um alguém capacitado e de confiança?

    Obrigada,

  3. Quero botar o aparelho lingual,mas gostaria de saber media de preço,pque se eu pago 400 a 500 reais de consulta e não posso pagar o aparelho joguei dinheiro fora.

  4. Uso um aparelho na parte de baixo do dente, especialmente na parte de trás, conhecido como aparelho lingual, eu recebi alta do dentista em 2015, mas depois de um tempo eu poderia voltar lá para fazer a remoção, só que eu acabei esquecendo,, pq esse aparelho é quase invisível, e a pouco tempo percebi que meus dentes de baixo ficaram desalinhados, apenas da parte direita dos dentes, não sei se isso aconteceu pq a um tempo atrás, acordei com uma dor na mandíbula, na parte direita, ou aconteceu por causa desse aparelho, fiquei com a mandíbula dolorida apenas uma semana, e meus dentes de baixo eram alinhados. Preciso de alguma resposta, tenho vergonha de voltar ao dentista odontológico….E queria saber tbm ser um dentista não odontológico pode fazer a remoção desse aparelho…

  5. Pingback: Biprotrusão é a condição em que os dentes ficam muito projetados para frente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*