Manutenção do aparelho ortodôntico

Manutenção do aparelho ortodôntico é um assunto que gera muitas dúvidas em quem usa aparelho ou pretende passar por um tratamento ortodôntico.

Por ser um pagamento mensal, a manutenção (ou mensalidade) está diretamente ligada ao preço total do tratamento.

Manutenção do aparelho ortodôntico fixo

Como comparar valores de manutenção de aparelho ortodôntico?

Para começar a entender essa questão, precisamos lembrar que existem 3 fatores importantes no cálculo do valor total do tratamento ortodôntico:

  1. O valor da entrada (quando houver);
  2. O valor das mensalidades;
  3. número de mensalidades.

Podemos resumir o cálculo do valor total do tratamento ortodôntico dessa forma:

Entrada + (valor da mensalidade x número de mensalidades) = valor total

Tratamento pagando só a manutenção do aparelho ortodôntico?

Alguns ortodontistas e clínicas cobram um valor inicial pelo tratamento ortodôntico que pode ser chamado de “entrada” ou “custo do aparelho”.

Outros não cobram esse valor para começar o tratamento. É comum isso ser tratado como “aparelho grátis”.

Então vamos encontrar propostas de tratamento que cobram um valor de entrada e outras que não cobram. Há um post sobre entrada do tratamento ortodôntico falando sobre este assunto aqui no blog, que recomendo a leitura.

Mas é importante ficar atento à possíveis cobranças de multa recisória, no caso de desistência do tratamento. Isso é muito comum nessas propostas de tratamento em que não se cobra a entrada.

Quanto é a manutenção do aparelho ortodôntico?

Gostaria de fazer uma observação antes de começar:

O termo “manutenção” nos leva a pensar em um pagamento relacionado à consulta. Mas a maioria das vezes esta cobrança é mensal, independente do número de vezes que o cliente foi atendido. Por isso acredito que o termo “mensalidade” seja mais adequado.

Quanto ao valor das manutenções (ou mensalidades), não há muita dúvida. Geralmente isso fica bem claro para o paciente desde o início.

Ainda assim, é importante se informar sobre outras despesas possíveis como:

  1. Reajustes das manutenções;
  2. Cobranças adicionais por quebra do aparelho;
  3. Multa em caso de desistência do tratamento.

Quantas manutenções do aparelho vou pagar?

Esta é a questão mais importante: Precisamos definir quantas mensalidades serão pagas, o que  geralmente fica na dependência da duração do tratamento.

Isso não seria um problema os tratamentos terminassem sempre no prazo ou se os eventuais atrasos fossem sempre pequenos entre 2 e 3 meses.

Mas, e se um tratamento previsto para durar dois anos, leva o dobro do tempo para ser concluído (e o cliente continua pagando todo mês)?

O valor total será multiplicado por dois. Muito maior do que o cliente achou que ia pagar no início.

Sabemos que um tratamento ortodôntico está sujeito à contratempos que podem atrasá-lo. Mas se isso impacta o valor total a ser pago, o cliente deve considerar este detalhe quando for escolher um ortodontista.

Uma definição clara do número de parcelas resolve o problema do cliente. que pode calcular o valor exato do tratamento e comparar com outras opções.

Tratamento ortodôntico com prazo fechado

O tratamento ortodôntico com prazo fechado separa a parte financeira da parte técnica. Ou seja, se o tratamento atrasar o cliente não continua pagando.

Desta forma o ortodontista assume parte do risco que antes ficava só para o cliente. Cabe ao profissional fazer uma análise criteriosa do caso e definir o prazo de forma realista.

A falta de definição do prazo mantêm o valor total do tratamento indefinido, deixando o cliente exposto a um risco difícil de calcular em termos financeiros.

Por isso a ideia do prazo fechado é tão importante, tanto para os clientes quanto para os ortodontistas.

Aos profissionais, interessa ter a ortodontia valorizada como uma especialidade, que funciona com precisão, a partir de um planejamento bem elaborado.

E que as pessoas entendam a importância da formação sólida e do compromisso do ortodontista tanto com a qualidade do resultado quanto com o prazo.

Aos clientes interessa iniciar um tratamento sabendo quando realmente ele será concluído e quanto exatamente irá pagar pelo serviço.

Os clientes não querem passar todo o tempo do tratamento ansiosos sem saber até quando vão continuar pagando a manutenção do aparelho ortodôntico.

Quando você estiver escolhendo um ortodontista, lembre-se de levar em conta este detalhe e pergunte sempre se o prazo (ou seja, o número de mensalidades) é garantido pelo profissional desde o início do tratamento.

Quer saber como funciona o tratamento ortodôntico com garantia?.

Clique no botão e veja no site do ortodontista.net.

Tratamento com Garantia

89 Comentários para: “Manutenção do aparelho ortodôntico

  1. Olá boa noite! As perguntas e respostas tem ajudado a muitas pessoas, inclusive eu!
    Coloquei aparelho a 2 dias, e não estou conseguindo mastigar os alimentos, o aparelho fixo inferior do incisivo central parece que está colocado alto, pois meus dentes superiores, quando mordo os incisivos centrais superiores param em cima do aparelho do incisivo central inferior, este aparelho fixo esta colocado corretamente? Estou insegura pois, meus dentes de trás não encostam um no outro, dificultando a mastigação do alimento. O que deve ser feito? Ja usei antes aparelho e não aconteceu isso! Péço para colocar novamente estes 2 brackets?

  2. Muito interessante sua postagem. Recentemente comecei a trabalhar com a opção de um valor de tratamento fechado também. Deixando claro a necessidade de cooperação do paciente.

    Acredito que isso construa uma relação de confiança melhor entre o profissional e o paciente, já que ambos tiram o aspecto financeiro do tratamento, e o paciente vai ter a certeza que você está se dedicando 100% a conclusão do caso (o que infelizmente não é a realidade absoluta na nossa profissão).

    Também sou contra o termo “manutenção”, já que isso remete a idéia de que algo está quebrado. O que fazemos é um tratamento em consultas! Manutenção é o que a gente dá na geladeira ou no carro.

    Parabéns pela postagem

    • Olá Alexandre!

      Fico feliz em saber que outros ortodontistas compartilham desta opinião.

      O seu posicionamento aqui no Blog é importante para que os usuários, que na maioria são pacientes e não dentistas, percebam que a Ortodontia vai muito além de colar brackets e trocar borrachinhas.

      Precisamos mostrar às pessoas como identificar os profissionais comprometidos e com isso valorizar a nossa profissão.

      Obrigado pelo seu comentário e volte sempre que desejar.

      Um abraço!

  3. doutor eu preciso fazer um tratamento de canal so q eu n tou podendo fazer esse tratamento agr e queria sbr s o aparelho pode ser colocado sem o testamento

  4. Olá fiz e normal sentir dores após dias da manutenção, pois fiz a manutenção dia 08 de setembro, e hoje doi tanto, sensação que meus dentes estão moles..não consigo mastigar é norma?? Obrigada!!!

  5. oi,então eu queria saber se eu sou obrigado a pagar a manutenção mesmo sem ter colocado o aparelho,pq eles querem cobrar sem ter gastado nd,eu ia colocar essa semana,já paguei raio x e td mas daí apareceu uma cárie e não posso colocar aparelho sem tratar,e agr vai completar um mês que assinei o contrato do aparelho mas não coloquei ele,e eles querem cobrar a manutenção

  6. Olá!
    Gostaria de saber se sou obrigada a pagar a manutenção do aparelho móvel, pois a dentista falou que seria feita a manutenção de 1 em 1 mês, de 3 em 3 meses, 6 em 6 meses, e depois de ano em ano, e assim por 5 anos, e não explica de quantas vezes seria em cada tempo de manutenção.
    por exemplo: de 1 em 1 mês, ela não diz quantas vezes será.

  7. Olá Doutor.
    Uma dúvida quanto ao tempo entre as manutenções.
    Qual é a frequência adequada?
    mo meu tratamento não há uma padronização, as vezes é entre 3 semanas outro mês em 5 semanas.

  8. Olá Doutor,

    Tenho duas dúvidas, tenho aparelho pago uma mensalidade de R$ 70,00 isso já faz 3 anos quando eu tirar o aparelho os dentes ficam amarelados? sem sim sou abrigado a pagar um clareamento ou já faz parte do tratamento?

  9. olá, coloquei o aparelho ortondótico, me foi cobrado uma parcela de 450,00, o valor do tratamento seria 4.500,00, desisti no outro dia, de continuar o tratamento nessa clinica, não foi assinado nenhum acordo, posso desistir sem que isso me cause trastorno?

  10. olá estou com uma dúvida , a dentista pode me negar marcar a consulta em casos de urgência ? meu aparelho e auto ligado porém minha última consulta foi em julho ela marcou para novembro , isso atrasa meu tratamento pois tenho uma cirurgia para realizar , eu posso recorrer ? pois ela se nega a marcar antes minha consulta

  11. Olá doutor!
    Coloquei aparelho a 02 meses e na segunda manutenção, a dentista não trocou o fio, só as borrachinhas. Perguntei a ela e a mesma disse que o fio só troca com um tempo e o que aperta o aparelho são as borrachas, por isso tem que trocar. Isso de fato procede?

  12. Ola boa Tarde!!!

    Minha filha iniciou um tratamento Ortodôntico e a dentista não me falou nada sobre pagar a manutenção se caso ela não fosse, ou sequer assinei um contrato onde me deixava ciente sobre o fato, percebi que ela não estava indo fazer a manutenção mas era o pai que arcaria com esse custo, então deixava ela se resolver com ele, quando ela foi apos 02 meses e foi efetuar o pagamento da então manutenção a dentista não quis atende-la dizendo que ela estava atrasada e não poderia fazer a manutenção, não achei correto, pois não fomos informada, não ficou claro, como devo proceder, mesmo pq ela não quis devolver a documentação que foi pago pelo meu convenio.

  13. boa tarde doutor queria tirar uma duvida se caso eu chego no consultório o dentista não chega no horário marcado e eu tenha um outro compromisso depois da minha consulta que impede de fazer a manutenção eu sou obrigado a paga a manutenção ???

    explo: minha consulta estava marcado para 9:40 o dentista chegou as 10: 28 e eu tinha um outra consulta no medico que nao poderia fica ali sou obrigado mesmo assim paga se caso for embora sem passar pela manutenção

  14. Doutor meu dentista faz muitos meses que não troca meu fio.
    Pedi pra ele trocar e por pelo menos um novo fio da mesma grossura e ele só diz que não, me cobra 75,00 só pelas borrachinhas.
    Isso posso fazer em casa, dai fui cobrar ele do meu aparelho em baixo e ele disse q quando os de cima alinha ele bota em baixo ta correto?
    Só botei aparelho para arrumar minha mordida pois meus dentes são perfeitos so a mordida que é torta.
    O que devo fazer?

    • Lisiane,

      Quem deve decidir o momento da troca dos arcos é o profissional.

      Você pode decidir se quer fazer o tratamento com esse profissional ou não.

      É muito importante que o paciente confie no ortodontista. Se você não se sente segura, talvez seja interessante trocar de ortodontista. Mas vale a pena tentar conversar com ele e mostrar que você não está tranquila.

  15. ola Dr Andre.
    vc pode me o q exatamente o dentista faz na manutençao do aparelho, quais os procedintos certo a se fazer? Pq eu acho q o meu dentista ta me enganando, tem mes q vou la e ele praticamente só troca as borrachinhas… Ai ñ da ne?A gent confia no proficional pra ele ficar nos enganando??? obg.

    • Iara,

      Sem confiança no profissional fica muito difícil fazer o tratamento.

      Cada caso requer uma abordagem diferente e cada consulta requer procedimentos diferentes. E mesmo a simples troca das ligaduras, não siginifica que o tratamento não está evoluindo.

      Se você não confia no ortodontista, é melhor pensar em procurar outro profissional. Mas antes você pode fazer perguntas diretas à ele para tentar entender o que está sendo feito.

  16. ola, a um ano nao fui mais ao dentista, porem querem me cobrar um valor muito alto, eu estava devendo 65 manutençao do aparelho, devo pagar só o 65 e continuar a manutençao ou terei que pagar juros e multas?

  17. Bom dia !!
    È correto pagar o aparelho e as manutenções?Pois fiz alguns orçamentos estou com todos os exames em mãos, e cada dentista me cobra valor diferente está difícil confiar infelizmente .

    Desde já agradeço.

  18. Doutor,
    Coloquei meu aparelho superior a quase 4 meses e vou colocar o inferior nesse mês? Estou com muita dúvida pq já fiz essa pergunta pra vários amigos e falam que a diferença foi de no máximo 2 meses.

  19. Ola boa tarde, comecei um tratamento de correção dos meus dentes, primeiro só colocou aparelhos em cima, é correto?…fui cobrado para retirar o antigo aparelho, é correto?…fiquei dois meses sem aparacer pq não tinha horário disponiveis no dentista, agora que tem vaga, é normal ele me cobra 90,00, por 2 meses de atraso, sendo que isso não foi informado e não tem contrato assinado, valor da manutenção R$45,00…isso é correto me cobrar 90,00?

  20. Caro Dr.

    Fi uma consulta e estou para colocar o aparelho ortodôntico, porem a minha médica dentista, cobra o aparelho e uma taxa mensal de manutenção. O que me esta colocando em duvida é que muita gente me diz que não se cobra mais o aparelho.
    Isso procede, ou são algumas raridades no meio?

    • Peterson,

      Valores e formas de pagamento dependem do profissional. Não há uma regra para isso. O que importa é o valor final do tratamento (quando se fala exclusivamente em comparar preços). Por isso fique atento ao prazo e ao número de mensalidades que você vai pagar.

  21. Boa tarde. Meu dentista disse que o aparelho autoligado não é melhor que o convencional quando se trata de desvio da linha media, pois meus dentes estão nivelados e o problema é a linha media superior e inferioir. Isso é verdade?

    • Carlos,

      Se a correção da linha média for possível (nem sempre é) e o ortodontista for capacitado, o aparelho não vai fazer diferença nesse caso. Falando genericamente, já que não tive a oportunidade de avaliar o seu caso.

  22. BOA TARDE DOUTOR, TUDO BEM?
    PRECISO QUE ME ESCLAREÇA UMA DÚVIDA, COLOQUEI FAZEM 03 MESES O APARELHO EM CIMA, E ONTEM O DEBAIXO, PORÉM A DOUTORA NÃO APERTOU OS DE CIMA, ESTÁ CORRETO ISSO?

  23. Bom dia poderiam me tirar uma dúvida?
    Eu uso aparelho a mais de 1 ano, me disseram que mesmo que eu não apareça na consulta , mesmo justificando eu terei que pagar a mensalidade do aparelho.
    Mas em caso da dentista não ir na consulta, exemplo uma quinzena ela faltou por cirurgia, na outra ela teve uma convenção ou seja fiquei um mês (não corrido em quinzenas diferentes) sem manutenção ainda assim devo pagar integral?
    E outra muitas vezes meus braquetes caem, ai ela disse que é para eu esperar a outra consulta para repor, as vezes acabo de sair do consultorio da cerca de 2hrs cai , é correto isso? Eu ter que esperar?

    • Gislaine,

      Questões relacionadas à cobrança, preços e formas de pagamento, são definidas pelas clínicas e pelos dentistas. Não há uma regulamentação sobre isso.

      Por isso mesmo eu não comento esses assuntos aqui no Blog. Apenas acho que aquilo que foi combinado no início, é o que vale.

      Quanto aos brackets se descolarem, isso pode ocorrer uma vez ou outra, mas se você não está sentindo segurança na sua ortodontista, deve tentar conversar sobre isso com ela.

      Se não der certo, pense em procurar outro profissional.

  24. Eu coloquei o aparelho autoligafomno final de 2014 para tratar a DTM. Valor de manutenção 300 reais, quanro eu quebrei 2 braquetes ela me cobrou 380 reais fora a manutenção. No final de março depois de uma manutenção acordei com os dentes desalinhados e muita dor. Diagnosticaram miosite aguda. Tomei relaxante muscular e antiinflamatorio. Mesmo assim não resolveu. Fiz por conta propria uma panoramica e deu que a minha mandibula está fora do lugar e estou com a mordida cruzada. Eu não tinha mordida cruzada. Isso é normal? Esse valor cobrado é normal?

    • Marcella,

      Se a mordida cruzou durante o tratamento, o seu ortodontista deve estar atento e certamente vai descruzar. Converse com ele sobre isso.

      Quanto a valores e formas de pagamento, cada profissional tem sua maneira de trabalhar. Cobrar por brackets descolados ou não vai depender de cada ortodontista.

  25. Boa Tarde !

    Parabéns pela postagem, bem explicativa !!

    Estou com uma dúvida, eu uso aparelho a 2 anos e meio e quando comecei assinei um contrato de 3 anos, agora preciso encerrar o tratamento pois não posso continuar pagando as mensalidades. Gostaria de saber se sou obrigada à pagar uma multa de R$ 400,00 que a clínica está me cobrando. Salvo que, o contrato não é reconhecido em cartório, não tem o endereço da clínica e nem os meus dados. Apenas uma rubrica minha no fim da folha.

    Desde já, obrigada !

  26. Boa tarde.
    minha filha já esta usando aparelho a 2 anos ,mas como é criança a dentista sempre diz que ela não faz o uso correto.Tda vez ao sair do dentista o arame arrebenta e eu sempre ligo reclamando a respeito , ,ela sempre dizia que a criança havia comido ou feito algo que arrebentou.Eu mesma vi varias vezes ele arrebentar logo ao sair do dentista.e ai todo aquele trabalho que dá com o arame machucando a boca. Nesse ultimo mês a dentista não colocou o arame. Gostaria de saber se o procedimento é correto?

    • Roseli,

      Se você se refere ao arco ortodôntico, o correto é o aparelho estar sempre com o arco.

      Eventualmente, pode ser necessário (não é comum) remover o arco, mas só a sua ortodontista pode explicar o motivo pelo qual isso foi feito.

      Se você não está sentindo segurança no profissional depois de dois anos de tratamento, é preciso reavaliar se esse é o profissional certo para conduzir o caso.

      Converse com a sua ortodontista e tente entender qual o prazo para terminar o tratamento e quais os passos a seguir daqui para frente.

  27. Olá Dr. fiz o orçamento do meu aparelho estético e foi feito todo os procedimentos iniciais, agora irei colocar o inferior a dentista quer me cobrar uma manutenção para colocar esse aparelho inferior, sendo que já foi acordado por ambas as partes que não irei farei continuidade por motivos de viagem, caso fosse continuar iria pagar a manutenção desse mês, e ela colocaria o aoarelgo inferior sem mais nenhum custo, acreduto que ela está agindo de má fé. esta correto essa cobrança sendo que a data da manutenção seria mais adiante.

  28. Pingback: Trocar de ortodontista - como fazer? - Blog do ortodontista

  29. Olá dr, Boa Noite. Tenho mordida profunda, tenho 22 anos e minha dentista falou que só ia corrigir com cirurgia, mas no meu caso nao valeria a pena, porque apesar de ter a maloclusao, estava bem harmonico e sem defeitos estéticos graves, ela disse que ia colocar os elasticos pra tentar melhorar um pouco…

    passado 2 meses ja com o aparelho, perguntei se de alguma forma o elastico pudesse amenizar e melhorar um pouco a maxila, e ela disse que nao que só com cirurgia, que o elastico iam puxar apenas os meus dentes pra trás.. mas os dentes indo pra trás com o elastico, consequentemente a maxila tbm iria ou não ? será que ela me interpretou mal e achou que eu perguntei se ia corrigir por completo ?

    você acha que usando os elasticos, minha maxila pode chegar nem que seja um pouco pra trás junto com os dentes ?

    Obrigado

    • Gustavo,

      Não. A maxila não vai se deslocar para trás, mesmo que os dentes recuem um pouco.

      Se o caso é cirúrgico, será possível disfarçar o problema com um tratamento compensatório. E pode inclusive ficar muito bom, mas não haverá correção da estrutura óssea.

  30. Olá, tenho uma dúvida. Há um numero minimo de tempo para uma pessoa ficar com o aparelho? Um numero mínimo de manutenções. Que ao passar dessa quantidade mínima, é obrigação do dentista fornecer a Contenção?

  31. Então doutor, hoje já com os elasticos fazem 3 semanas de uso 24 horas por dia, percebo que os dentes de baixo começaram a aparecer bem pouquinha, onde só aparecia a gengiva, estou usando os elasticos intermaxilares de classe 2, nao seria esse o tratamento compensátório? ela disse que nao valeria a pena a cirurgia mas que ia pedir pra eu usar os elastico bastante e dependeria da minha cooperação.. que coisa confusa, se é o elastico de classe 2, nao seria um tratamento compensatório?

      • Pois é aí que entra a contradição, porque quando eu perguntei se mudaria o meu perfil, ela disse que não que só com cirurgia.. mas acredito que mesmo que nao mude 100%, alguma mudança terá mesmo que minima.. será que ela respondeu, achando que eu perguntei se ficaria 100% ou o tratamento compensatorio nao dá absolutamente nenhuma diferença no perfil?

        Obrigado pelas respostas

        • Gustavo,

          Essa questão é complexa. É comum os pacientes perguntarem “quantos por cento vai mudar minha face ou meu perfil”. Mas é impossível responder nesses termos sem o risco de criar falsas expectativas no paciente.

          O fato é que, sem cirurgia, não haverá alteração na estrutura da face. Por isso o caso é considerado cirúrgico.

          Mas, a movimentação dos dentes pode produzir alterações na posição dos lábios, por exemplo. Isso vai alterar o perfil.

          Respondendo sua pergunta de forma objetiva: Sim, o perfil pode ser alterado com um tratamento compensatório, mas não da mesma forma que um tratamento cirúrgico.

  32. olá!
    gostei do post.
    eu coloquei aparelho recentemente, deixei de ir a uma consulta, por motivos de saúde na família. estava agendada para uma sexta, avisei no mesmo dia. porém o dentista me avisou que a cobrança seria gerada, mesmo com o meu não comparecimento. achei isso um absurdo, uma vez que ele não utilizou “sua mão de obra”, eu compreendo que avisei em cima da hora. ele acabou não cobrando, devido ao acontecimento. Mas gostaria de saber o seguinte de vocês, qual o prazo limite para se avisar sobre não ir? para não ter que pagar sem ter feito a manutenção? pq eu penso que existe esse termo, uma vez que tiramos férias, viajamos a trabalho etc. não acho justo ficar presa ao tratamento todo mês, sendo que podemos em alguns meses não poder comparecer.

    • Obrigado Luana!

      Questões relacionadas à cobrança do tratamento, dependem de cada profissional ou clínica.

      Não há uma regulamentação sobre o assunto e cada um pode fazer como achar melhor.

      O importante é que isso seja combinado e explicado ao paciente desde o início. Uma vez combinado, não há mais dúvida de como será feito.

  33. Faço uso de aparelho e quero saber se mesmo eu entranto em contato e cancelando uma manutenção e reagendar eles podem comprar por este dia que nao fui, mesmo ligando paracancelar e remarcar?

  34. Ola, Boa tarde, tudo bem ..

    FIz a documentação do aparelho, e hoje fui ao dentista, paguei a manutenção de 90 reais e 70 da raspagem.
    Ao chegar dentro da sala o Dentista me avaliou, e falou que eu teria que pagar mais 200 reais em um aparelho especifico que abra o ceu da boca( os dentes não me lembro direito). Fiquei na duvida, pois eu ja paguei a manutenção, ela não teria que cobrir qualquer tipo de aparelho, ou seja o valor da manutenção não refere-se a nada..
    Gostaria da sua ajuda, pois sou leigo nesse assunto.

    • Fernando,

      Questões relacionadas a valores dependem de cada profissional.

      Não há uma tabela ou regulamentação que obrigue o dentista a cobrar de determinada forma.

      Por isso, eu não comento valores e formas de cobrança aqui no Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*