Aparelho lingual auto ligado – mecânica e estética de ponta

Aparelho lingual auto ligado é a associação da estética perfeita com a mecânica otimizada.

Para quem ainda não conhece, a ortodontia lingual é a técnica de correção ortodôntica que usa os brackets colados por trás dos dentes. Na face conhecida como face lingual. Assim, o aparelho fica totalmente imperceptível.

Os brackets auto-ligados são uma tendência na ortodontia e têm a característica de não precisar das ligaduras elásticas para prender o arco aos brackets.

Nos aparelhos auto-ligados, os brackets têm dispositivos como tampas ou travas que permitem a fixação do arco ortodôntico.

A união da estética com a funcionalidade: Aparelho lingual auto ligado

Estas duas características (ser colado pela face lingual e ser auto-ligado) foram unidas em um bracket desenvolvido pela GAC, uma fabricante multinacional de material ortodôntico e o resultado é o In-ovation L.

Na imagem abaixo podemos ver como além de ser inovador também é um bracket muito pequeno:

Aparelho lingual In-Ovation L

Aparelho lingual In-Ovation L

Minha opinião sobre o aparelho lingual auto ligado

Venho usando estes brackets desde Janeiro de 2012 e estou muito satisfeito com os resultados.

Os pacientes se adaptam ao aparelho lingual auto ligado com bastante facilidade.

Trabalho com ortodontia lingual desde 2004 com os brackets da ORMCO (O da sétima geração e o STb), que são ótimos aparelhos.

Mas estou gostando muito desta nova opção e tenho usado em todos os clientes que me procuram para fazer o tratamento com ortodontia lingual.

Além de ser confortável, é bem mais fácil escovar os dentes por que são as ligaduras elásticas, ausentes neste aparelho, que retêm mais placa bacteriana.

E não podemos esquecer que a escovação correta é fundamental em qualquer tratamento ortodôntico, mas é ainda mais importante quando se usa aparelho ortodôntico lingual, já que o aparelho fica escondido, dificultando a visualização na hora da higiene.

Nesta imagem do In-Ovation L em detalhe (retirada do site da empresa) podemos observar a tampa (ou clip) que prende o arco ao bracket:

bracket in-ovation L

bracket in-ovation L

É um mecanismo altamente delicado, mas que funciona extremamente bem, proporcionando um tratamento com menos atrito entre o arco e os brackets.

Por consequência, há menor necessidade de força para movimentar os dentes.

Além disso a consulta de manutenção é bem mais simples sem a necessidade de trocar as ligaduras elásticas.

Isso dá mais tempo para o ortodontista observar outros detalhes importantes do tratamento ortodôntico.

Bem, é isso aí pessoal. A ortodontia lingual não para de evoluir tecnologicamente.

Os investimentos das empresas são altíssimos no desenvolvimento de aparelhos cada vez mais eficientes. E vocês ficam sabendo de tudo aqui no Blog do ortodontista.net.

Visite o ortodontista.net para saber mais sobre o aparelho ortodôntico lingual.

Abraços,

Dr. Andre Moreira

52 Comentários para: “Aparelho lingual auto ligado – mecânica e estética de ponta

  1. Olá, Dr. André.
    Usei aparelho ortodôntico fixo tradicional durante 2 anos na minha adolescência. Ao termino do tratamento, deveria ter usado um aparelho móvel por um tempo X para garantir o resultado obtido. Porém não o fiz. Assim sendo, parte do que havia conquistado com o aparelho fixo se perdeu, e agora desejo novamente usar aparelho ortodôntico por motivos estéticos. Tenho pesquisado um pouco na internet sobre ortodontia lingual e isso tem me interessado bastante. A minha maior dúvida é a diferença média de preço entre esse aparelho fixo (lingual) e o convencional. O tratamento com este tipo de aparelho custa o dobro do convencional? Peço desculpas caso este não seja o local apropriado para enviar esta dúvida.
    Obrigado pela atenção.

  2. Paulo,

    Realmente eu prefiro não falar de valores no blog, pois eles variam muito de um profissional para outro e abordar este assunto aqui só vai gerar polêmica e terá pouca utilidade prática para vocês usuários.

    Mas podemos dizer que pela natureza da técnica lingual ela é mais complexa e bem mais trabalhosa para o profissional.

    Por isso o valor cobrado por um tratamento com ortodontia lingual costuma ser maior que nos tratamentos convencionais.

    E aqui vale lembrar que existem diversos fatores que devem ser considerados na escolha do seu ortodontista além do preço.

    Por isso criei estas dicas que talvez sejam úteis para você também:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  3. Olá doutor. Usei aparelho durante 3 anos. Tive 04 dentes extraídos desnecessariamente, pois usei aparelho apenas por vaidade e não por precisão. Isso foi há muito tempo, eu era apenas um adolescente que achava bonito usar aparelho. O problema é que acabei com a estética do meu rosto, hoje me arrependo muito, pois a anatomia da minha boca mudou pela falta desses dentes. Gostaria de saber se é possível amenizar a situação e empurrar os dentes para frente novamente assim recuperando o volume que possuía anteriormente. Obrigado.

  4. Olá, Dr. André.

    Estou iniciando o tratamento e tenho algumas duvidas. O meu dentista colou os bracket, mas não colocou o arco. Não é recomendável mesmo colocar no mesmo dia ou ele esta me enrolando?

    E ele só colou 4 brackets (parte superior). Todos aparelhos que eu vejo, tem brackets em quase todos os dentes. Fiquei confusa com isso.

  5. Thiago,

    Agora não é fácil reverter esta condição.

    Talvez abrindo os espaços das extrações e fazendo implantes dos dentes extraídos possa funcionar.

    Procure um ortodontista para avaliar o caso.

    Abraços

  6. Paula,

    Eu particularmente prefiro colocar o arco na mesma consulta em que os brackets são colados. Mas isso depende da forma como cada um trabalha.

    O mesmo pode ser dito em relação à colagem do aparelho: Alguns ortodontistas colam as duas arcadas na mesma consulta, outros uma arcada de cada vez e ainda há aqueles que preferem colar o aparelho por segmento.

  7. Olá ,
    Gostaria de tirar uma dúvida: Vou colocar o aparelho fixo e para tanto meu dentista pediu a extração de 3 dentes, o canino esquerdo, o canino direito ( que é de leite, o permanente está nascendo) e o pré molar direito. Mas li em alguns sites que o usual é extrair os pré molares . Sei que é dificil dizer algo sem conhecer meu caso de perto, mas gostaria de saber se é raro extrairem molares e se devo procurar uma segunda opinião?
    Seu blog é muito legal ! é muito interessante, pois eu não tenho a menor noção de nada relacionado a ortodontia e estou aprendendo um pouco.
    De qualquer forma obrigada.

  8. Layra,

    É realmente difícil dizer alguma coisa sem ver o caso.

    Mas posso afirmar que extrações de caninos permanentes (você disse que apenas o direito é de leite) não são comuns em ortodontia.

    E neste caso, pedir outra opinião profissional pode ser uma boa idéia para que você decida com mais segurança.

  9. Olá Doutor.
    Fui a alguns consultorios, e a diferença de preços entre o autoligado normal e o lingual convencional foi de R$5.000, uma diferença que eu achei muito grande e optei pelo autoligado normal (externo).
    Eu gostaria de saber se esse aparelho é mais barato que o lingual convencional.
    Grata.

  10. Gabriele,

    É normal haver uma diferença grande no valor do tratamento com ortodontia lingual.

    E nem é devido ao custo do material propriamente, mas sim pela dificuldade técnica de se trabalhar com este tipo de aparelho.

    O aparelho auto-ligado funciona da mesma maneira que o convencional.

    Não é necessária uma técnica de colagem indireta nem arcos personalizados para cada paciente.

    Não há dificuldade de visualização e acesso ao aparelho.

    Estas são características da técnica lingual que fazem com que o trabalho do profissional aumente muito elevando os valores cobrados.

  11. Olá doutor,

    faz quase uma semana que eu terminei de colocar o aparelho na parte superior. E na maioria desse tempo minha gengiva esta inchada. Isso é normal no começo do tratamento?

  12. olá Doutor André, meu nome é Rômulo, e desde já peço desculpas se esse não for o local apropriado para fazer as perguntas. Mas a minha dúvida é: se eu extrair dois dentes poderei ser prejudicado na colocação do aparelho? Uma vez que tenho dois dentes que precisam de tratamento especializado em pino e coroa, sendo que isso sairá muito caro. Então gostaria de saber sua opinião.
    OBS: Um dente é na parte superior e o outro na parte inferior. O de cima fica perto da presa (não se vocês-dentistas-também usam essa expressão, mas espero que tenha conseguido entender o que quis transmitir), e o outro fica um pouco mais atras -na parte inferior.

  13. Paula,

    Parece ser uma gengivite. Você deve conversar com o seu ortodontista para saber se isto pode estar relacionado à uma escovação deficiente ou não.

  14. Romulo,

    Se não há indicação para extrações por motivos ortodônticos no seu caso, o melhor é tratar os dentes e não extraí-los.

    Se houver a indicação de extrair apenas um dos dentes comprometidos e tratar o outro, faça isso.

    Algumas vezes pode parecer caro tratar um dente com um bom profissional, mas vale a pena pois dentes perdidos acabam comprometendo a saúde de dentes vizinhos com o tempo.

  15. Olá doutor,
    Extrai 2 pre molares porque não tinha espaço para posicionar os dentes da frente e coloquei aparelho fixo semana passada, gostaria de saber em quanto tempo já posso observar resultados e qual o tempo maxímo para ter todos os dentes alinhados. Muito obrigada.

  16. Jessica,

    O tempo necessário para perceber alterações no tratamento depende de diversos fatores e é impossível para mim responder à esta pergunta.

    Mas o seu ortodontista que fez todo o planejamento do caso tem condições de fazer uma estimativa deste tempo.

  17. Olá doutor.

    Estou querendo usar aparalho para fins estéticos, por isso pensei em optar pelo aparelho lingual.Minha dúvida e receio é quanto a fonação. Sou professora, palestrante, atriz e cantora. Ou seja, trabalho diretamente com minha voz. A ortodontia lingual prejudica muito a dicção? O quanto minha dicção ficaria comprometida durante todo o tratamento? ou seria apenas uma dificuldade inicial de adaptação , que logo poderia ser ultrapassada? desde já, brigada!

  18. Olá Doutor
    Tenho 31 anos, uso aparelho convencional há 3 anos, porém não estou satisfeito, pois os dentes ainda batem de topo e tenho percebido um desgaste nos dentes inferiores.Minhas dúvidas são: o aparelho auto ligado é capaz de abrir a acarda dentária? e em média qual o valor deste aparelho, pois tenho certeza que é a maior dúvida de quem quer migrar pra esse tratamento.

  19. Fábio,

    É difícil dizer se a solução do seu problema seria o uso de um aparelho auto-ligado.

    Mas este aparelho pode ser usado para aumentar a largura da arcada assim como o convencional.

    Quanto aos valores, eu prefiro não abordar este assunto no blog pois cada profissional tem a sua maneira de cobrar. Então não existe um valor “certo” ou “justo” isso depende da avaliação do cliente.

    O ideal é se consultar com um ortodontista na sua cidade para obter esta informação.

  20. Oi Dr André,como você sempre ressalta em seu site,mais importante do que o tipo de aparelho a usar num tratamento,é a capacidade do profissional.Mas convenhamos que o aparelho tem lá sua importância.Diante disse,tenho 2 perguntas a fazer:

    1)Suspeito sofrer de alguma disfunção da ATM.Confirmada essa disfunção,como se procedem as etapas do tratamento?É preciso adiar a ortodontia em função desse fato?

    2)No meu caso,eu já tenho 26 anos,e já comecei e não finalizei,2 tratamentos ortodônticos.Apesar do meu caso não ser nada grave,eu não me sinto confortável em usar aparelhos convencionais.Até os usaria,se valessem a pena.Mas tendo outras opções…Minha dúvida é em relação ao custo do aparelho em si,nem em relação a manutenção.No caso do lingual,estaria em que faixa de preço?Já fui em vários ortodontistas,e o preço varia de 3 mil a 15 mil reais.Acho uma variação muito grande,e estou super perdido.Pode me dar uma luz?

    Grato.

  21. Thiago,

    Primeiro é preciso diagnosticar corretamente a DTM pois cada tipo de disfunção é tratado de maneira diferente.

    Pode ser necessário adiar o tratamento ortodôntico sim.

    Quanto aos valores, eu prefiro não comentar aqui no blog pois a variação é realmente muito grande, tanto nos valores quanto nas formas de pagamento, serviços adicionais, cobrança de peças de reposição, garantia do tratamento, etc.

    Por isso, o principal é encontrar um profissional que passe segurança e transparência para você.

    Eu sei que isso pode ser difícil, mas escolher o ortodontista certo é o passo mais importante para um tratamento bem sucedido.

    Existe um post aqui no blog falando sobre o assunto ( as 10 dicas para escolher seu ortodontista) que pode ser útil para você.

    Boa sorte!!!

  22. olá Dr. André, eu gostaria muito que me esclarecesse uma dúvida,tenho 33 anos, e eu tenho retrusão maxilar classe III com apinhamento dos caninos,gostaria de saber, se o aparelho autoligável resolveria o problema sem precisar de uma cirurgia ortognática? obrigada.

    • Frankilene,

      Os aparelhos auto-ligados funcionam muito bem, mas não se pode dizer que substituem a cirurgia ortognática.

      Podemos afirmar que um tratamento compensatório é possível em alguns casos cirúrgicos. E com um aparelho auto-ligado este tratamento pode evoluir um pouco melhor.

      Mas o resultado será totalmente diferente de um tratamento orto-cirúrgico.

  23. Boa noite Dr. André, muito obrigada pela resposta, agora tenho outra dúvida quanto aos resultados eles são totalmente diferente apenas no caso estético ou tem outras diferenças?
    Agradecida.

  24. Doutor Andre, boa tarde! Tenho varias duvidas,Estou fazendo tratamento de dente (inplantes etc)Preparando-os para usar aparelho.Tenho 65 anos, ate hoje tenho muito complexo dos meus dentes muito pra fora. o dentista me aconselhou usar aparelho. O senhor acha que tenho chance de realizar o sonho de ter uma arcada normal?Estou querendo usar o aparelho Auto Ligado l.Oque o senhor acha? Se usar qual o melhor ,de porcelana ou ceramico?E a manutenção me disseram la na clinica que é de tres a tres meses mas que terei que pagar todos os meses , é certo isso? e a duração do tratamento realmente é a metade do convencional? espero que o senhor me ajudeA tirar estas estas duvidas!Mas se achar que não terei resultado satisfatorio tb por causa da idade, por favor me fale. obrigada!!!!!!!!!!!!!

    • Maria,

      A sua idade não é problema para a movimentação dentária.

      Porcelana e cerâmica são sinônimos, são o mesmo material.

      O auto-ligado permite intervalos maiores entre as consultas e pode fazer o alinhamento ser mais rápido, mas cuidado com a questão do prazo. Ele é garantido? Quando se fala em “metade do tempo de tratamento” é preciso ser bem específico em relação a este prazo. Você viu a nossa enquete? Viu quantos tratamentos levaram mais que 5 anos para serem concluídos?

      Eu particularmente acho que metade do tempo é exagero, mas cada profissional é responsável pelo que promete para o cliente. Se o prazo for garantido acho normal cobrar mensalidades independente das consultas. O problema é atender o cliente a cada 3 meses, cobrar todo mês e depois levar 5 anos para terminar o tratamento. Aí fica complicado…

      • Dr: Andre obrigada pela atençâo! ,mas estou desistindo de usar aparelho,primeiro pelo valor pois ja estou gastando muito com implantes, e para usar o comum vai demorar muito para ter resultado, e mesmo o auto ligado ou o lingual eu creio no que voçe disse, não sera menos de um ano como me disseram.(gostaria que o sr me falase no minimo por qto tempo eu o usaria) Eu acho que se ate hoje eu convivi bem com este problema ,da para conviver o resto da vida.O que o sr acha? Um grande abraço e que DEUS te abençõe muito por esta ajuda que vc nos da.Obrigada!!!

        • Maria,

          Não tenho como falar em prazo sem ter avaliado o seu caso clinicamente.

          Quanto à validade de se fazer o tratamento na sua idade, esta é uma questão muito pessoal. Só você sabe o quanto o problema a incomoda e que sacrifícios faria para corrigi-lo.

          Mas se você não está certa ainda, ao menos amadureça a decisão com mais calma.

  25. olá doutor,

    Eu tenho 14 anos e moro em maceió. Aqui não existe nenhum dentista que trabalha com ortodontia lingual então consegui convencer meus pais a me levara a Recife para fazer uma consulta. Eu já tinha uma doutora muito boa aqui que disse que o meu caso eu usaria aparelho fixo, e depois faria uma cirurgia para puxar o maxilar pra frente. Eu perguntei se poderia usar aparelho lingual. Ela disse que esse tipo de aparelho é apenas usados em casos muito simples, e não serviria para o meu porque eu teria que juntar os dentes, puxa-los um pouco pra trás e abrir mais a minha arcada. Logo após concertar os dentes, eu concertaria a mordida com a cirurgia do maxilar. Acredito plenamente no que ela disse que é preciso ser feito, mas eu pesquisei muito sobre ortodontia lingual e todos os lugares diziam que todos os casos que fosse necessário aparelho fixo, poderia ser usado o lingual. Eu gostaria de saber se, pelo o que eu descrevi do meu caso, é possível usar aparelho lingual. Minha consulta é dia 7 de janeiro na clinica estética bucal com o doutor Guaracy(se tiver algum conhecimento sobre ele, por favor pode dizer) e eu também gostaria de botar o lingual auto-ligado. Sei que o senhor não fala de preços no seu blog, mas gostaria de saber apenas se a diferença é, geralmente, muito grande entre o aparelho lingual convencional, e o auto-ligado. Obrigada pela atenção.

  26. Eu só gostaria de acrescentar que realmente adorei o blog. Ando procurando sobre ortodontia lingual a muito tempo, e nunca encontrei um blog completo como o seu, e principalmente, com o criador vindo responder os comentários. Parabéns.

    • Maria Julia,

      Não tenho como responder se o seu caso pode ser tratado com lingual ou não. Isso não depende apenas do aparelho mas também do ortodontista e da experiência que cada profissional tem com o aparelho. Eu particularmente não costumo indicar este aparelho para casos orto-cirúrgicos, mas existem profissionais que indicam.

      Quanto aos valores, o tratamento com lingual auto-ligado pode ser mais caro que com lingual convencional ou não, tudo depende do ortodontista.

  27. Boa noite,Doutor!
    Meu dentista me apresentou a opção de colocar o aparelho autoligado devido aos benefícios que ele promove.Por gentileza,gostaria de saber quais são as suas vantagens ? É verdade que não há necessidade de extração dentária com o uso deste tipo de aparelho?

  28. Boa noite. Eu tenho periodontia, já com perda óssea e em dente de cada lado dos caninos superiores extraídos. Faço o controle da placa periodicamente e gostaria de saber se nesse caso posso usar o aparelho lingual.

    • Kely,

      Se você está com a saúde periodontal em dia, pode usar qualquer tipo de aparelho, inclusive o lingual.

      O que precisa ser definido é se o seu caso é favorável para ser tratado com lingual e se o ortodontista que vai tratar você domina a técnica.

  29. Bom dia,

    Estive pesquisando no site e gostaria de saber mais sobre os aparelhos autoligáveis. Ultimamente andei fazendo muita pesquisa… e queria maiores informações sobre eles. Aqui encontro pela rede Euro Orto, o senhor saberia me dizer se são bons?
    Pelo que vejo no site deles são de Cristal 3D. Será que amarelam? No final do tratamento existe a necessidade de colocar a contenção?
    Estou em dúvida quanto a colocação de aparelho autoligavel e o de safira. Pesquisei e encontrei muitos prós e contras nos dois. Queria saber a sua opinião qual seria o melhor?
    No aguardo,

    Obrigada.

    • Elisa,

      Eu nunca trabalhei com o aparelho Crystal 3D. Pretendo experimentá-lo e depois escreverei sobre ele aqui no Blog.

      A necessidade de contenção sempre existe para assegurar o resultado.

      Eu gosto muito de trabalhar com Safira, tenho alguns posts sobre este tipo de aparelho aqui no Blog.

      Também gosto dos auto-ligados, mas a maioria dos brackets estéticos auto-ligados têm tampa metálica, o que compromete um pouco a estética. A exceção fica por conta do Crystal 3D e do Damon Clear.

      A minha sugestão, como sempre, é escolher primeiro o seu ortodontista, depois deixe ele orientá-la sobre os aparelhos.

      • Boa tarde,

        Obrigada pela resposta.
        Quanto ao ortodontista…. acabei indo em vários por indicação e acredito que cada um tenha uma linhagem de estudo/trabalho, me disseram algumas coisas diferentes e outras iguais. No meu caso estou tento que usar o aparelho para tentar amenizar o meu bruxismo e alinhar alguns dentes. Aqui na minha região (interior de SP) somente uma ortodontista trabalha com o autoligável cristal 3D e um outro ortodontista me orientou que o tratamento poderia ser mais rápido com esse tipo de aparelho.

        É verdade? Com o autoligável o tempo de uso pode-se reduzir?

        O aparelho de safira já vi aqui no blog e o dentista mesmo me disse que teria que fazer as trocas das borrachinhas a cada 15 dias, o que ficaria difícil no meu caso que vou fazer o tratamento em outra cidade.
        Só espero que esse material cristal 3D não manche, visto que ficaria horrível ter que usar um aparelho todo amarelo.

        E quanto a contenção deve-se permanecer durante quanto tempo? É somente na parte de baixo? Ou tem que usar na boca inteira (superior e inferior)?

        Obrigada.

        • Elisa,

          Quanto ao prazo eu recomendo que antes de tudo você questione se é fechado ou não.

          Só se pode levar a sério um prazo se ele for garantido pelo ortodontista, caso contrário é apenas uma intenção de terminar o tratamento dentro daquele período. Mas se isso não for alcançado, você continuará pagando e usando o aparelho.

          Por isso eu repito: Escolha o ortodontista (de preferência um que dê garantia clara do prazo que está propondo) primeiro, depois o aparelho.

          A contenção deve ser usada nas duas arcadas, de acordo com a recomendação do ortodontista que tratou o caso.

  30. oi dr andre boa tarde ja tenho 2 anos com aparelho porem minha ortodontista nao colocou ainda a coroa qual o prazo para ela colocar obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*