Os Terríveis Triângulos Negros

Estou escrevendo este post baseado na pergunta da Catarina.

Bem, vamos direto ao ponto. Estes são os triângulos negros:

Quando os incisivos (superiores ou inferiores) têm o formato triangular estes espaços podem se formar mostrando o escuro do fundo da boca. (Isso também pode acontecer em outros dentes, mas é nos incisivos que o problema aparece mais)

Vocês podem ver que na primeira figura o triângulo negro é bem menor por que os dentes têm um formato menos triangular que os da segunda imagem.

Vejam que os dentes já estão se tocando, por isso não adianta tentar aproximá-los mais usando elásticos e fazendo força.

A papila gengival é esta ponta de gengiva que se projeta entre os dentes.

Quando a papila diminui de tamanho pela idade ou problemas gengivais, as ameias, ou seja, os triângulos aparecem.

Às vezes quando alinhamos os dentes com ortodontia estes espaços também podem surgir.

A solução pode ser lixar os dentes no ponto de contato (desgastes interproximais) e juntá-los com o aparelho fixo diminuindo os triângulos.

Algumas vezes o preenchimento com resina pode ser uma opção.

É importante lembrar que este é um problema apenas estético e não traz riscos à saúde dos dentes.

48 Comentários para: “Os Terríveis Triângulos Negros

    • ola ! estou usando aparelho a 5 ano e o dentista me afirmou que meu caso seria apenas estético no inicio do tratamento caso eu quisesse fazer a cirurgia ortognática,porém depois de muitos anos e enrolação … fui em outro dentista cirurgião eo mesmo disse que meu caso é classe ii e se não houvesse cirurgia meus dentes inferiores poderiam cair pela forma que esta sendo forçada pra frente … agora não sei o que fazer, pois a cirurgia é cara , será que o tratamento damom system resolveria ???

      • Vania,

        Um caso de Classe II esquelética, ou seja, o osso da mandíbula não cresceu o suficiente, não pode ser completamente resolvido com aparelho ortodôntico nenhum (nem o Damon).

        Forçar os incisivos inferiores para frente pode mesmo trazer risco para estes dentes. Se isso estiver sendo feito no seu caso, deve ser interrompido e um novo planejamento precisa ser feito.

        Sem a cirurgia o queixo vai continuar para trás e haverá um degrau entre as arcadas ficando a superior mais para frente.

  1. Olá

    Meus dentes eram perfeitos porem eram muitos separados , pra resolver coloquei aparelho, ja tem um ano e praticamente todos meus dentes estao juntinhos eceto os caninos, eu nao sem por qual motivo minha dentista nao consegue puxa-los pre frente, estou preocupada pois ja ouvi varios comentarios de pessoas que trabalham nessa area que duvida que ela vai conseguir… o que faço ja conversei com minha dentista milhares de vezes so que nao vejo resultado.
    obrigada.

  2. Suenia,

    Já que você não consegue uma explicação da sua dentista, talvez seja o caso de procurar a opinião de um outro profissional na sua cidade.

    Mas isso precisa ser feito através de uma avaliação clínica. Por escrito fica impossível ajudar você, sinto muito.

    Desejo-lhe sorte,

    Dr. Andre

  3. Fernanda,

    Procure um ortodontista para avaliar a situação. Normalmente há como resolver isso com desgastes interproximais e aparelho ortodôntico, mas é necessário fazer uma avaliação clínica.

  4. Pingback: Blog do ortodontista » Arquivo do Blogue » Disjunção palatina – Fechamento do diastema com resina restauradora

  5. Usei aparelho por 3 anos e 4 meses, e estava tudo ok. já ia retirá-lo. Detalhe: Uso apenas o superior, pois minha parte inferior é tratada com desgste. Passado todo esse tempo, tive que remover o aparelho por problemas pessoais, mas temendo possíveis estragos, voltei a usar após 3 meses. Meu ortodontista falou que algumas coisas teria, que ser refeitas. Hoje, já faz 1 anos e 7 meses que uso de novo e tenho notado que os meus dentes já estão se alinhando novamente. Será que ainda vou ter que usar por muito tempo? Estou aflito, por favor me ajude! Obrigado!

  6. olá,
    tenho um dúvida, fiz extração de 4 dentes do siso no dia 04/04/2013 a pedido do meu ortodontista, porém em consulta ele me disse que possivelmente além dos 4 dentes arrancados eu necessitaria de arrancar mais dois dentes possivelmente superiores (o de cima), pq meus dentes são popularmente como se dizem encavalados, tenho um dente que parece estar na gengiva e fiz uso do quadriélice na parte superior e ele disse q o aparelho expandiu o máximo e uso o aparelho quadriélice na parte inferior (debaixo da língua).
    minha dúvida em relação é, com o aparelho e a retirada dos sisos o aparelho por si só não puxa os dentes para trás para que eles se aliem?

    obrigada

  7. boa tarde! meus dentes da frente sao bem afastados por causa do uso da chupeta quando era criança. Não usei aparelho e agora quero preencher com faceta de porcelana. acabei perdendo um dente e quero fazer implante. mas tbem perdie alguns em baixo queria por prótese mas não aquela que fica aparecendo um ferrinho?? tem outro modelo?? e quanto o espaço do dente tem como preencher?????????/

  8. Olá Drº André td bem?
    Tenho problema de mordida profunda( mas arcada superior não cobre totalmente a arcada inferior). Faltam extamente 3mm para levantar a mordia superior, ou seja, para ficar normal tipo uma ” tampa de cx de sapatos”( o q é normal).
    Tb tinha diastema entre um dente e outro na arcada inferior, mas graças a Deus e o bom trabalho do dentista, fechou o espaço q era imenso cerca de 6mm, cabia um dente.
    Bem, com relação à mordida profunda q só falta uns 3mm para levantar a mordida, vc acha q demora cerca de quanto tempo mais ou menos?
    Grata , Ana Beatriz!
    Parabéns pelo teu trabalho!

    • Ana Beatriz,

      Obrigado! Mas eu não tenho como falar em prazos de um tratamento que nem mesmo tive a oportunidade de avaliar. Mesmo com a sua descrição.

      Neste tipo de assunto não existe uma regra, cada caso pode se comportar de forma diferente.

      Por isso a pessoa mais indicada para responder é o seu ortodontista que conhece todos os detalhes do tratamento.

  9. Olá doutor!

    Tirei o aparelho ortodôntico há 1 mês e tenho notado a presença de alguns triangulos negros, principalmente nos meus dentes de baixo. Desde que passei o fio dental entre esses dentes a papila parece que retraiu. Fiz profilaxia, faço visitas periódicas ao dentista e gostaria de saber porque isso aconteceu e se voltará ao normal? Muito obrigada!

    • Ana Carolina,

      Normalmente quando há muito apinhamento estas ameias cervicais podem surgir depois do alinhamento. isso ocorre devido à perda da crista óssea que mantém a papila gengival. Converse com o seu ortodontista para saber se pode voltar ao normal.

  10. Estou com espaços negros após o uso de aparelho ortodontico e tratamento periodontal controlado, vou fechar os espaços com resina e o indicado?

  11. Boa tarde,
    Uso aparelho fixo lingual a 2 meses e o que está acontecendo é que um incisivo central superior está subindo e ficando desnivelado em relacao ao outro. Esses dois dentes (os incisivos centrais superiores) eram super lindos e alinhados e agora um está do mesmo jeito e o outro subiu, e formam um triangulo negro com a linha da mordida. Meu dentista falou que é porque esta ajustando a raíz e que o tratamento para tirar esse triangulo seria lixá-los até que fiquem retos denovo. Te digo que fiquei assustadíssima com isso! Minha pergunta é: Vc acha que pode ser um caso de raíz mesmo, e o tratamento seria só esse? Ou será que o bracket está mal posicionado? Posso optar por colocar o bracket de forma que o faca voltar a sua posicao original?
    Te agradeco muitíssimo pela sua atencao!
    Um abraco.

    • Carolina,

      Um bracket mal colado pode produzir este tipo de desnível e neste caso seria indicado reposicionar o mesmo.

      Não tenho como saber o que está ocorrendo no seu tratamento sem avaliar o caso clinicamente. Mas acredito que o seu ortodontista possa explicar em detalhes tudo o que ele pretende fazer e quanto tempo vai demorar para este problema estético ser resolvido. Converse com ele.

      O uso de desgastes interproximais para reduzir triângulos negros é comum e funciona.

  12. Olá, eu acabei percebendo esses pontos pretos no meu dente, só que são na parte da frente e em cima dos dentes geralmente. Tenho gengivite, e mesmo enxaguando a boca com agua oxigenada toda vez que vou fazer a limpeza sangra muito, esses pontos podem ser da gengivite? que procedimento devo tomar?

  13. Olá, tenho diastema central, usei aparelho durante 2 anos e meio.. Tirei em abril de 2012. Desde que finalizei o tratamento uso contenção fixa superior e inferior. E estou na fase do aparelho móvel somente para dormir.
    De uns tempos pra cá, os dois dentes centrais superiores tem separado novamente. Já consultei 2 dentistas que me disseram ser possível a correção colocando aparelho novamente ou fazendo o que seria uma espécie de ”emenda” de resina nos dentes (não sei exatamente o nome).
    O que seria melhor? Algum conselho ou dica?
    Sei que não pode fazer uma avaliação por aqui, mas gostaria de saber se existem outras possibilidades para solucionar o problema do diastema, afinal, não quero continuar com o meu dente separando…rs.
    Obrigada!! 🙂

  14. Bom dia Dr. André! Eu uso aparelho há sete meses, e depois de muita resistência, resolvi extrair um dente da parte inferior a pedido do meu dentista. Gostaria de saber do senhor se demora muito tempo pra fechar a falha…

  15. Dr. André, estou finalizando meu tratamento ortodôntico, só que ainda resta um triângulo negro entre os incisivos centrais. Meu ortodontista já lixou umas três vezes, mas continua o pequeno triângulo com um espaço agora de aproximadamente um milímetro. Se ele já desgastou todo o esmalte, ele não poderá mais desgastar? Terminarei meu tratamento e terei que fechar com resina? Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho excelente.

    • João,

      Se o espaço for muito grande pode não ser possível o fechamento completo com desgastes interproximais e aí só mesmo com enxerto gengival ou aumentando os dentes com resina. Mas vale a pena aguardar alguns meses e manter uma boa higienização para dar chance da gengiva preencher o pequeno espaço sozinha.

      Um abraço!

  16. Ola, Dr. minha oclusão ja foi corrigida, agora segundo meu dentista é necessário fechar mais os meus dentes, pois quando mordo fica um vãozinho na parte da frente entre a arcada superior e a inferior, também o meu canino direito não esta no encaixe correto, estou usando o elástico bilateral em forma de triângulos invertidos, porem não vejo diferença. Esta posição de elásticos é correta e em média qual o tempo para “normalizar” tanto o canino como o “vãozinho” ?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Douglas,

      A forma como o elástico está sendo usado é correta, mas a sua eficácia depende do caso e isso só pode ser avaliado pessoalmente.

      Quanto ao tempo necessário, também depende de diversos fatores como a diferença a ser corrigida, o tipo de arco que está sendo usado, a resistência do elástico, etc.

  17. Uso aparelho há 3 meses para fechamento de diastema e meus dentes já estão encostados, porém ficou entre alguns deles esses malditos “triângulos negros”.
    Posso procurar o dentista para fazer a reanatomização e fechamento desses triângulos negros? Ou terei de esperar a conclusão do tratamento ortodôntico?

  18. Bom dia, Doutor
    Eu uso aparelho ortodôntico há 11 meses, e na parte inferior central abriu um espaço negro com um tamanho razoavelmente grande. Eu perguntei ao dentista se poderia resolver isto e a resposta foi que não porque se pusesse algo (que não me lembro do nome) poderia causar mau hálito depois e que não aconselharia. Ele tem razão ou há forma de resolver? É uma coisa que me incomoda bastante, pois além daquele parece-me que vão abrir mais espaços, e já me fez arrepender de colocar aparelho na parte inferior.
    Obrigada pela atenção

  19. Olá doutor tenho um triangulo negro nos incisivos centrais da arcada dentaria de cima eles não são muito grandes se eu tampar com resina eu vou poder passar fio dental normalmente quais são os contras dessa técnica.

    • Monique,

      Normalmente isso não funciona bem pois a restauração altera a anatomia do dente favorecendo o acúmulo de placa bacteriana. O ideal nesses casos é fechar o triângulo com desgaste combinado com ortodontia.

      Mas o preenchimento da papila gengival com ácido hialurônico é uma opção também.

      • Muito obrigado pela resposta doutor! Vi algumas coisas a respeito do acido hialurônico so que não encontrei muita coisa não e um assunto muito completo ainda e gostaria de pedir se o senhor puder um poste sobre o preenchimento da papila gengival com o uso dele pois esse problema e muito comum nas pessoas que usam aparelho.

        Att.

        • Monique,

          É sempre um prazer ajudar.

          Já estou providenciando um post sobre o ácido hialurônico no preenchimento de papila gengival, realmente as ameias cervicais são um problema muito comum. Fique de olho que em breve devemos ter alguma coisa sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*