Vídeo “Como funciona o aparelho ortodôntico?”

Esta é uma animação em 3D que mostra os componentes e o funcionamento de um aparelho ortodôntico.

Interessante para quem ainda não compreende como a movimentação ortodôntica acontece.

E para complementar as informações do vídeo eu recomendo esta apresentação leve e divertida sobre como o aparelho fixo é colado nos dentes.
E tem um outro vídeo 3D aqui no blog que mostra a classificação de Angle, aquela que diz se você é Classe I, II ou III.

48 Comentários para: “Vídeo “Como funciona o aparelho ortodôntico?”

  1. o meu aparelho sempre solta 3 brackets. sempre os msm; ja trocaram o tipo de cola, o q pode esta acontecendo, a cola solta toda na boca conforme vai passando os dias

  2. Juliana,

    Na maioria das vezes não se extrai o canino, mas em alguns casos raros isso pode ser indicado.

    Mas deve-se ter muito cuidado antes de decidir extrair um canino, principalmente superior.

  3. Bom , eu gostaria de saber se é necessario o uso das bandas/aneis ; Pois meu dentista montou o meu aparelho completo , mas nao colocou a banda .
    Meu caso é estetico *

  4. Uso aparelho a uns 10 anos, atualmente o arco quebrou do lado direito e fiquei com 5 dentes sem serem presos pelo mesmo. Está certo isso? Voltei ao meu dentista e ele não trocou o arco, manteve o quebrado mesmo, sem fixar os outros dentes.

  5. Renato,

    Eventualmente podemos usar arcos seccionados durante o tratamento e talvez o arco tenha quebrado em um ponto que o seu ortodontista achou que não havia necessidade de substituir.

    Mas o normal seria a troca por um novo arco sim.

  6. mass tenho outra pergunta no ultimo dia 08/03/12 foi colocado somente aqueles ferrinho com as ligas (adianta realmente os ortodontistas colocarem somente os ferros sem o anel pra puxar não seria melhor ser montado o aparelho de baixo colocando de primeiro o separador e depois ser feita a montagem do aparaelho??) obrigado dr andré pelas suas explicações a proposito aonde q você atende em qual cidade??

  7. Murillo,

    Para você entender a utilidade das bandas (anéis) leia este post:

    http://www.ortodontista.net/blog/bandas-ou-aneis-usar-ou-nao/

    Os separadores são usados para fazer as bandas. Aqui você vê uma imagem que diz tudo:

    http://www.ortodontista.net/blog/expansao-rapida-de-maxila/

    Eu atendo no Rio de Janeiro.

    Fico feliz que você tenha gostado do blog e que tenha sido útil para você. Seria ótimo receber seu apoio curtindo e compartilhando com os seus amigos a página do ortodontista.net no Facebook, assim você vai ajudar outras pessoas com problemas parecidos com os seus. E vai colaborar para disseminar informações importantes na internet.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

  8. Eu achei estranho que meu dentista colocou os braquetes na parte extrema superior do dente, ou seja, ele não colou no meio do dente e sim na parte mais extrema de cima do dente, isto é certo doutor?

    • Leonardo,

      Pela descrição, parece que os brackets estão colados mais para cervical (próximo à gengiva), se for isso pode ser intencional. Alguns casos podem requerer uma colagem mais cervical dos brackets como nas mordidas profundas por exemplo.

      Mas só é possível dar uma opinião através de uma avaliação clínica realizada em consultório.

  9. Tenho um problema chamado “Mordida profundo”, os dentes superiores encobre quase que totalmente o inferior. Estou no 3 mês de tratamento. Os dentes da arcária inferior estão bem mais problemáticos e muito fora do normal, mas o ortodontista ainda não colocou o aparelho na parte inferior. Isto está´correto? Meu queixo é fino devido o mal alinhamento dos dentes. Ele vai ficar mais largo?

  10. Meus dentes são tortos na arcada inferior, a superior me parece alinhada. Porém a ortodontica optou por colocar o aparelho nos dentes superiores somente, não entendi o porque não começar o tratamento com os dentes tortos debaixos.
    Está correto doutor?

    • Juciene,

      Acho que você precisa conversar mais com a sua ortodontista antes de prosseguir no tratamento.

      Se ainda no início você já está com este tipo de dúvida, é por que não compreendeu qual é o planejamento da sua ortodontista. E isso é fundamental para que a relação entre vocês seja boa durante todo o tratamento.

  11. uso aparelho faz dois anos. usei o anel mais por increvel que pareca ele entrou na minha gengiva. tive que retirar. mais minha dentista nao colou mais. tenho ainda mordida aberta, e os meus dentes sao para frente. o que eu faço ?

    • Beatriz,

      Não posso dar uma opinião sem ter avaliado o seu caso clinicamente.

      Acho que você deve conversar com a sua ortodontista para saber o que ela planejou para o seu tratamento.

      Se você não estiver satisfeita, pode consultar outro profissional na sua cidade.

  12. Pingback: Blog do ortodontista » Arquivo do Blogue » classe I, classe II e classe III

  13. Dr André, Fiz minha manutenção hoje noemalmente, porém , a clinica informou que a proxima manutenção será no proximo dia 08/12, devido as festividades de fim de ano, questionei devido ao pouco tempo entre as duas manutenções , pois passo em media 10 dias com dores. A minha pergunta é: é correto ? em tão pouco tempo vai conseguir fazer a proxima manutenção de forma eficiente? se eu não for no dia 08 , só farei manutenção em janeiro, isso vai atrasar o meu tratamento ?
    meu aparelho é fixo e já está completo ( com bandas) uso aparelho desde de agosto/12.

    • Franci,

      A princípio não vejo problema, mas não sou seu ortodontista e nem mesmo vi o caso. Por isso é importante ter uma relação de confiança com o seu ortodontista, nestas horas você fica tranquila pois sabe que ele vai decidir o que for melhor para você.

  14. Boa tarde,

    Tudo bem?
    Gostaria de algumas informações por favor.
    Coloquei o aparelho autoligado a dez dias e hoje pela manhã vi que o arco saiu do braquete do canino direito ( que está localizado bem para a cima dos outros dentes, e, meu dentista fez uma “amarração” deste braquete para o arco).
    Eu abrir o braquete e tentei empurrar o arco para o lugar que ACHO correto e tentei fechar de novo mais n foi possivel e percebi que o arco está meio solto.
    E meu dentista volta somente dia 15 de Janeiro.
    Gostaria de saber como devo proceder.
    O aparelho deixa de funcionar?
    Devo ir a outro dentista e pedir para arrumar?
    Por favor gostaria da sua ajuda. Desde já obrigada e parabéns pelo trabalho!

    Att
    Bia Afonso

  15. a partir de quando que os dentes começam a ir para trás?
    ex:quando são postos os elasticos no dente de baixo e o de cima?
    é pq faz 6 meses que uso e eles só alinharam..sera que vai demorar para ele ficar bonito,sem estar para frente..

  16. Olá, tenho 39 anos e iniciei meu tratamento ortodôntico em 08/2011, primeiro utilizei aparelhos móveis nas arcadas superiores e inferiores com o objetivo de obter espaço, depois de um ano fui informada de que o resultado obtido não foi o esperado e haveria a necessidade de fazer as extrações dos pré-molares e a colocação do aparelho fixo, fiz as extrações e o aparelho foi montado colocando-se apenas as bandas, um bracket de cada lado e o arco, fui informada que quando fechar o espaço das extrações, serão puxados os próximos dentes e assim por diante até alinhar tudo, gostaria de saber se este procedimento é correto, porque nunca vi um caso em que apenas uma parte do aparelho foi montada, e os dentes são alinhados dois por vez.

  17. Oláá Dr Andre,

    Estou de volta rs, mas desta vez para tirar dúvidas sobre o aparelho fixo.

    Seguinte; Já faz acho que dois meses fev e março, a Dra amarro os quatro dentes da frente e só encaixo a borrachinha, queria saber porque ela está amarrando no bracket(sozinhos)?

    Outra curiosidade, essa mes que voltei para fazer a manutenção, a Dra colocou o Arco mais grosso que foi um pouco trabalhoso encaixar na banda, queria saber porque aos poucos ela esta trocando os arcos?

    Obrigada :D
    Beijos

  18. Dr. André, é normal que o paciente que coloca aparelho ortodôntico perceba que alguns de seus dentes estejam com mobilidade? Faz apenas alguns dias que estou fazendo uso do mesmo.

    Obrigado!

  19. Olá boa noite, preciso tirar uma dúvida, levei meu filho no dentista e a mesma me informou que meu filho tem (classe III) Gostaria de saber se necessáriamente ele vai precisar usar mentoneira, mascara facial ou sky-nook, e se há outro método a recorrer, ah meu filho tem 10 anos.

    Desde já agradeço a atenção…
    Elisangela Barbosa.

    • Elisangela,

      O tipo de aparelho que será usado no seu filho vai depender, entre outras coisas, das preferências do ortodontista que você escolher.

      Existem diversas abordagens para tratamentos precoces em crianças com prognatismo e classe III que vão passar pela ortopedia funcional dos maxilares até o uso destes acessórios (mentoneiras e máscaras) associados à placas ortodônticas ou disjuntores palatinos.

      Recomendo que você converse com mais de um ortodontista para compreender quais as vantagens e desvantagens de cada opção especificamente para o tratamento do seu filho.

  20. Boa noite Dr. André mais uma vez,

    Aconselharam-me também a usar o aparelho com o nome de Damon, porque é mais rápido no tratamento e não existe tanto atrito em os brackets, se tivessem elásticos.
    Obrigado mais uma vez

  21. Olá eu vou fazer a cirurgia ortognatica,irei fazer no final deste ano, entendi muito bem o video só fiquei com uma duvida…
    Essas molas abertas e esses elasticos em cadeia , independente da classe e da pessoa faz parte do tratamento ortodontico?
    obrigada e parabens pelo video

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>