A Correção de mordida cruzada bilateral era o objetivo dessa paciente que tinha uma queixa tanto estética quanto funcional.
Observa-se a arcada inferior fechando por fora da superior dos dois lados.
Quando a arcada inferior fecha por fora da superior, é uma mordida cruzada.
Quando isso ocorre dos dois lados, é bilateral.
Por isso é uma mordida cruzada bilateral.
Além disso, os dentes anteriores apresentam leve mordida aberta, ou seja, não há o trespasse natural entre os dentes superiores e inferiores.
Por conta disso, é praticamente impossível cortar os alimentos com os dentes da frente. Isso é diagnosticado como mordida aberta.
Também há apinhamento, ou seja, dentes “trepados” nas duas arcadas.
O tratamento foi realizado com aparelho fixo estético de safira.
Foram usados elásticos intermaxilares como acessórios para a correção de mordida cruzada bilateral.
Ao final foram feitos desgastes para regularizar os bordos dos dentes anteriores e harmonizar a linha do sorriso.
Boa noite, Dr. André. É impressionante o seu trabalho. Cheguei ao seu blog depois de pesquisar muito sobre expansão maxilar. Eu iniciei investigações para tratamento de apnéia leve do sono em 2015, sendo que iniciei tratamento ortodôntico em 2014. Até hoje, dezembro/2018, a minha mordida cruzada não foi resolvida…cansei e retirei o aparelho fixo, já fiz nova documentação. Nesse intervalo eu tive que interromper a investigação sobre a apnéia e retomei os procedimentos em agosto/2018, eu estou na fase final de exames com projeção de cirurgia corretiva de septo nasal no final de janeiro/2019. Todavia anteontem, dia 26/12/2018, em consulta com um cirurgião buco-maxilar me foi dito que apenas uma intervenção cirúrgica seria capaz de corrigir a mordida cruzada (eu completo 39 anos em março/2019). Estou muito desapontado com o tratamento ortodôntico feito até hoje, no qual eu investi dinheiro, tempo e relação de confiança com a profissional anterior, bem como também com os mais de 10 cirurgiões especialistas em otorrinolaringologia que nunca me alertaram para o meu palato atrésico. A minha documentação ortodôntica fica pronta no dia 08/01/2019, eu vou realizar nova tomografia computadorizada de seios da face. Eu moro em São Paulo e gostaria de saber se o Sr. avaliaria o meu caso se eu de alguma forma enviasse os exames e documentação que ainda serão concluídos. Eu estou há 13 dias sem o aparelho que eu estava usando e já sinto dificuldades relativas a uma nova disfunção de ATM, bem como leve inclinação dos dentes da arcada inferior. Na arcada superior eu não posso garantir mas me parece que há um início de desalinhamento do lado esquerdo (ponto de vista do ortodontista), mesmo lado onde a mordida está mais cruzada e também aberta.
Olá Péricles! Obrigado!
Desculpe pela demora… O site foi todo atualizado e tenho andado enrolado desde então.
Eu gostaria muito de poder ajudar, mas o Conselho Federal de Odontologia proíbe avaliações sem a avaliação clínica do paciente. Proibição com a qual eu concordo, pois a simples análise da documentação não é suficiente para tomada de decisão, ainda mais em um caso complexo como o seu.
A correção do palato atrésico possa trazer benefícios no aspecto respiratório. A disjunção cirurgicamente assistida me parece ser uma conduta adequada para pacientes na sua idade, mas sempre falando de forma geral.
Para ser específico no seu caso, só mesmo avaliando clinicamente.
Boa sorte!