Dentes muito apinhados eram a principal queixa dessa paciente, que também apresentava mordida profunda.
Os dentes anteriores da arcada superior sofreram desgaste irregular nos bordos. Isso ocorreu devido ao longo dos anos devido ao contato com os inferiores muito desnivelados.
Também é possível notar na arcada inferior, como os dentes da frente são muito mais altos que os dentes de trás. Por isso encontramos a mordida profunda ou sobremordida.
Os dentes inferiores quase não aparecem por trás dos superiores, quando os dentes estão se tocando.
A sobremordida reduz o espaço disponível no arco inferior deixando os dentes muito apinhados.
Como foi feito o tratamento
O tratamento foi realizado com aparelho fixo de safira e foram necessários desgastes interproximais porque os dentes eram muito largos e com formato triangular.
Aqui no Blog há um post bem específico sobre desgastes interproximais para quem se interessar em se aprofundar no assunto.
Podemos observar que, quando o desgaste interproximal é realizado com critério e capricho, não é percebido visualmente.
Ao final do tratamento foram feitos pequenos desgastes nos bordos dos dentes anteriores. Assim podemos corrigir os defeitos criados ao longo dos anos mastigando com dentes desalinhados.
Contenção fixa foi instalada na arcada inferior e na arcada superior foi usada uma contenção removível de acetato.
E um clareamento para dar o toque final nesse lindo sorriso.
A partir da remoção do aparelho, a paciente passa a fazer consultas anuais de monitoramento de resultado.
O monitoramento é particularmente importante em casos com dentes muito apinhados.
O paciente deve ser orientado pelo ortodontista a observar sempre os dentes, usar corretamente as contenções removíveis e estar presente nas consultas anuais, porque são os pequenos detalhes que levam à perda do resultado.
Nas consultas anuais o sorriso do paciente pode ser comparado com as fotos ou os modelos do dia da remoção do aparelho, para ter a certeza de que tudo continua no mesmo lugar.
É dessa forma que podemos oferecer garantia real do resultado do tratamento ortodôntico.
Tenho 15 anos e em 2019 tirei o aparelho, usei por 4 anos e nunca havia reparado que meus dentes são um pouco para frente…no meu casa teria que extrair dois pré molares porque “não tenho espaço na boca para tantos dentes”. Seria mesmo necessário arrancar dois pré molares meus para isso?? Nunca me disseram que tinha algo de errado…
Bianca,
Não é possível dizer qual é a melhor estratégia de tratamento (com ou sem extrações) para o seu caso sem uma avaliação clínica criteriosa, associada ao estudo das radiografias e dos modelos das arcadas.
Se você estiver no Rio de Janeiro, posso ajudá-la com uma consulta de avaliação. Caso contrário, você deve consultar um ortodontista de confiança na sua cidade para tirar essa dúvida.
Oi Bianca! Tenho 20 anos e passei pela mesma situação (porém utilizando aparelho por 10 anos) me disseram que para resolver esse problema também teria que tirar os 2 pré-molares de cima. Me conta, você resolveu tirar os 2 dentes? (eu não tive essa coragem).
Oi Vanessa! Não sei se a Bianca vai ver sua pergunta.
Mas a extração dos pré-molares superiores pode comprometer o perfil se for mal indicada. O caso precisa ser bem estudado antes de tomar a decisão.