O que é?
A Odontologia Estética engloba uma série de procedimentos que tem como objetivo principal buscar a harmonia do sorriso. Esses procedimentos podem ser aplicados tanto aos dentes quanto aos tecidos gengivais que também são essenciais para alcançar essa harmonia.
Ainda podemos incluir as aplicações de Toxina Botulínica para equilibrar a contração muscular e reduzir rugas em torno do sorriso.
Clareamento
Clareamento dental é um procedimento relativamente simples, não invasivo e que apresenta ótimos resultados para a estética do sorriso (quando realizado da forma certa). Por isso mesmo, é um dos tratamentos mais procurados pelos clientes nos consultórios dentários.
Existem formas diferentes de se fazer o clareamento dentário como você pode ver a seguir:
Clareamento caseiro supervisionado
- Pode ser realizado em casa pelo cliente sob supervisão do dentista.
- Nessa técnica, o gel clareador é aplicado através de moldeiras feitas especialmente para as arcadas do paciente.
- Atenção: O uso de moldeiras pré-fabricadas pode levar à ingestão excessiva de gel, lesões nas gengivas e queda na eficácia do clareamento, por isso é altamente recomendado fazer tudo sob supervisão profissional.
- As moldeiras podem ser usadas durante a noite ou por duas horas durante o dia. Geralmente em três semanas o resultado é alcançado.
- É comum haver um pouco de sensibilidade durante esse período. Alguns pacientes podem precisar interromper o clareamento por um ou mais dias, quando a sensibilidade passa a incomodar demais.
Clareamento de Consultório
- É feito com um gel bem mais concentrado para obter o resultado mais rapidamente. O gel clareador é muito potente e por isso, o processo precisa ser monitorado todo o tempo pelo dentista.
- Além disso, são necessários cuidados adicionais como a proteção das gengivas com o uso de barreira própria e aplicação de um dessensibilizante antes e depois do procedimento para reduzir a sensibilidade provocada pelo gel clareador mais concentrado. O uso do Laser é comum nesse tipo de clareamento.
- A vantagem principal é que o paciente já sai do consultório com os dentes mais claros, porém quase sempre será necessário fazer mais de uma consulta para obter um bom resultado. E nem sempre essa técnica alcança um clareamento tão bom quanto o caseiro supervisionado.
Clareamento Combinado
- As duas técnicas são combinadas. Essa opção costuma ser a que apresenta os melhores resultados, pois, além de ter um clareamento parcial já no primeiro dia, os dentes chegam ao final do tratamento com um grau de clareamento máximo.
- Normalmente inicia-se com uma ou mais consultas de clareamento no consultório, para dar um resultado imediato para o paciente. E então segue-se para a técnica caseira onde o processo continua, clareando ainda mais os dentes.
Facetas laminadas de porcelana
As facetas laminadas de porcelana são restaurações que abrangem toda a face anterior dos dentes, a chamada face vestibular.
Indicações
- São indicadas para restabelecer a estética de dentes cariados, fraturados, desgastados, desalinhados ou escurecidos, recobrindo esses dentes com lâminas de porcelana que harmonizam cor, textura, anatomia e a relação dos dentes com os tecidos de gengivas e lábios.
- É possível promover transformações impactantes no sorriso a partir destes recursos.
Diagnóstico
- Antes de tudo é necessário entender a queixa do paciente e fazer o diagnóstico. Um estudo fotográfico do sorriso, o exame clínico e a análise dos modelos das arcadas são um passo importante.
- Depois é realizado o enceramento de diagnóstico, onde o dentista (ou o técnico em prótese) vai simular o tratamento proposto, aplicando “facetas” de cera sobre os dentes do modelo de gesso.
- Esse enceramento é a base para a construção do mock-up, uma simulação provisória feita na própria boca do paciente, o que permite ter uma ideia bem mais clara de como o resultado pode ficar. Sendo o mock-up aprovado pelo dentista e pelo paciente, inicia-se o trabalho definitivo.
- Eventualmente pode ser necessário fazer alguns desgastes para produzir o mock-up, então isso precisa ser bem discutido entre o dentista e o paciente, já que é um procedimento irreversível.
Confecção
- A restauração começa com um desgaste na superfície anterior do dente (ou do conjunto de dentes) para dar espaço para a restauração laminada. A quantidade de desgaste depende de diversos fatores e pode variar bastante. Mas é sempre o mínimo possível para alcançar o resultado.
- A moldagem das arcadas é feita e os modelos são enviados para que as restaurações sejam produzidas no laboratório de prótese. Isso se aplica para um dente ou para um conjunto de dentes, como todo o segmento anterior, por exemplo.
- Com as restaurações prontas, o dentista realiza a colagem das facetas sobre cada dente. Tudo isso é possível devido à qualidade dos materiais de adesão que temos à disposição atualmente.
- Uma vez coladas, as facetas de porcelana apresentam um aspecto virtualmente idêntico ao do esmalte dental, com brilho, cor e textura de altíssima qualidade.
- Além disso a porcelana tem uma excelente biocompatibilidade com os tecidos gengivais, o que evita escurecimento, retrações e inflamações gengivais.
- É uma restauração pouco invasiva (muito menos desgaste que em uma coroa de porcelana) e que pode trazer resultados estéticos excepcionais de forma relativamente rápida e duradoura.
Lentes de contato de porcelana
- O que faz diferença é a espessura menor da restauração, abaixo de 0,6 mm. Ou seja, são facetas mais fininhas e translúcidas, daí o nome.
- Por isso, as lentes de contato não costumam ser uma boa opção para corrigir a cor de dentes muito escurecidos.
- Por outro lado, são uma ótima alternativa para alterar forma, corrigir a textura e disfarçar apinhamentos leves.
- O termo “lente de contato” também pode ser aplicado à restaurações mais espessas, por exemplo, quando são usadas em dentes que receberam pouco ou nenhum desgaste.
Gengivoplastia
Gengivoplastia ou plástica gengival, é um conjunto de procedimentos cirúrgicos que visam harmonizar o contorno gengival a fim de melhorar a aparência do sorriso.
Isso pode ser alcançado removendo ou acrescentando gengiva ao sorriso.
- A remoção de tecido gengival pode deixar os dentes mais aparentes e reduzir a quantidade de gengiva visível no sorriso. É muito útil em casos de sorriso gengival e dentes curtos.
- O recobrimento (enxerto) gengival serve para corrigir retrações que deixam expostas áreas dos dentes que deveriam estar cobertas pela gengiva. Essas áreas expostas são as raízes, que geralmente são mais escuras e sofrem erosão pela escovação e ação de ácidos na boca.
- Como a gengiva tem uma participação importante na estética do sorriso, as intervenções que trazem simetria e proporção para esses tecidos podem fazer toda a diferença.