Como o aparelho ortodôntico fixo funciona?
O aparelho ortodôntico fixo movimenta os dentes pela aplicação de força.
A peça que é colada no dente é chamada de bracket, é ele que permite a aplicação de força nos dentes.
O arco é o fio metálico que passa pelos brackets. É o principal responsável pela movimentação dentária e pode ter calibres diferentes dependendo da função.
As ligaduras são as borrachinhas que servem para fixar o arco aos brackets. É assim que o arco movimenta os dentes.
Com a ajuda dos acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue corrigir os problemas estéticos e funcionais da boca.
Aparelho metálico
O aparelho fixo metálico é a mais tradicional e antiga alternativa para correção ortodôntica. Apesar disso ainda é uma ótima opção para quem precisa fazer um tratamento ortodôntico, não quer investir muito e não faz questão de um aparelho tão discreto.
Nas mãos de um profissional competente, todos os casos podem ser tratados com esse tipo de aparelho.
Convencional
• Dentro da categoria dos aparelhos fixos metálicos, o aparelho convencional é o mais simples mas funciona tão bem quanto todos os outros mais modernos.
• Neste aparelho o arco ortodôntico é ligado aos brackets através de ligaduras que podem ser elásticas (aquelas borrachinhas coloridas) ou metálicas (amarrilhos com fios metálicos muito finos).
• Acessórios como molas e elásticos são usados para auxiliar a movimentação.
Auto-ligado
• O aparelho metálico auto-ligado se diferencia do convencional pela forma como o arco é preso aos brackets. Esses brackets possuem sistemas de fixação que não dependem de ligaduras elásticas ou metálicas.
• Existem algumas vantagens no uso de aparelhos auto- ligados. A principal delas é o atrito reduzido entre o arco e os brackets, que permite movimentar os dentes com menos força e obter o alinhamentos um pouco mais rápido que no aparelho convencional.
• Além disso, a escovação fica mais fácil por não haver ligaduras elásticas (que retém mais placa bacteriana) e as consultas podem ser mais espaçadas.
• É uma opção interessante para pessoas com menos tempo para ir às consultas.
• Aparelhos auto-ligados também podem ser fabricados com materiais estéticos, normalmente de porcelana. Veja mais na página sobre aparelhos estéticos auto-ligados.
Aparelho estético
Aparelhos estéticos são aqueles em que os brackets são fabricados de materiais com cor e translucidez semelhantes à dos dentes. Da mesma forma, arcos e ligaduras elásticas também são fabricados com essas características, para que o aparelho ortodôntico fique bem discreto. Os materiais usados na fabricação dos brackets estéticos são o policarbonato, a porcelana e a safira.
Adiante vamos entender as características de cada um desses materiais.
Safira
• O aparelho ortodôntico de safira é o mais resistente e translúcido dos aparelhos estéticos.
• Isso ocorre porque a safira é uma porcelana monocristalina, muito mais densa que a usada nos brackets ditos “de porcelana” (policristalina).
• É um aparelho em que raramente temos descolamento de brackets e que se mantém com a mesma translucidez até o final do tratamento, sem escurecer ou amarelar.
Porcelana
• A porcelana, apesar de ser mais opaca e frágil que a safira, ainda é um material de qualidade superior e é indicada para todos os tratamentos.
• Geralmente os brackets estéticos auto-ligados são fabricados com este material.
• É comum que a parte do bracket que prende o arco seja metálica (mas já existem opções totalmente estéticas, sem metal) comprometendo um pouco a estética do aparelho.
• Por outro lado, temos a associação das vantagens dos auto-ligados com a discrição da porcelana.
Policarbonato
• O policarbonato é um tipo de plástico, e, por isso mesmo, os brackets fabricados com esse material são os menos resistentes entre os brackets estéticos.
• A translucidez do policarbonato é menor que a da safira e similar à da porcelana.
• É um aparelho eficaz, mas não recomendado para tratamentos mais longos devido ao índice mais alto de descolamento.
Autoligado
• Aparelhos ortodônticos estéticos também podem se beneficiar de sistemas auto-ligados, que se caracterizam pela possibilidade do bracket se ligar ao arco ortodôntico sem a necessidade de ligaduras elásticas ou metálicas.
• Estes aparelhos normalmente são fabricados de porcelana ou policarbonato e possuem um sistema de fixação do arco que pode ser uma tampa ou pequenas garras, quase sempre metálicas.
• O fato dos sistemas de fixação do arco serem metálicos, pode comprometer um pouco a estética desses aparelhos.
• Algumas pessoas podem considerar essa característica uma desvantagem estética.
• Mas já existem alguns brackets como o Damon Clear, que são auto-ligados e completamente fabricados com materiais estéticos.
Aparelho lingual
O aparelho lingual é colado por trás dos dentes e por isso, fica realmente invisível para falar e sorrir. A face dos dentes que fica voltada para dentro da arcada é chamada de face lingual, por isso, os nomes “aparelho lingual” e “ortodontia lingual”.
Vantagens da ortodontia lingual
A ortodontia lingual permite que os dentes sejam corrigidos sem que o aparelho seja visto. Ninguém percebe que você está de aparelho.
Como o aparelho não aparece, é possível acompanhar a evolução do tratamento com mais facilidade, permitindo ao ortodontista corrigir os mínimos detalhes do alinhamento dos dentes.
O cliente pode usufruir dos primeiros resultados do alinhamento sem a interferência de um aparelho fixo colado pela frente dos dentes.
Diversos trabalhos científicos publicados em todo o mundo comprovam a eficácia da ortodontia lingual. Em muitas situações ela pode ser inclusive mais eficiente que os aparelhos fixos colados pela frente.
Convencional
• O aparelho ortodôntico lingual convencional é o mais usado no Brasil e se caracteriza pela necessidade de fixação do arco aos brackets através de ligaduras elásticas ou metálicas.
• Como sempre, na ortodontia lingual, é necessário um treinamento específico do ortodontista e uma montagem prévia do aparelho nos modelos para a colagem indireta.
• Todos os casos que podem ser tratados com ortodontia convencional também podem ser tratados com ortodontia lingual. Tudo depende da habilidade do ortodontista, já que é bem mais difícil trabalhar com essa técnica.
Auto-ligado
• O aparelho lingual auto-ligado funciona de forma similar ao convencional, com a diferença na forma como o arco se prende aos brackets. Como o nome diz, esses brackets são auto-ligados e não necessitam de ligaduras para se fixarem ao arco.
• Como em qualquer aparelho auto-ligado, temos vantagens em relação ao atrito no sistema, que reduz as forças necessárias para determinadas movimentações, além de uma maior facilidade na limpeza, já que não existem as ligaduras elásticas que podem reter mais placa bacteriana.
• De resto, o aparelho funciona como o lingual convencional.
Prototipado
Sistema Harmony
Sistema Incognito
- O aparelho lingual prototipado é parte de um sistema de tratamento que inclui escaneamento das arcadas, diagnóstico em modelos digitais 3D, customização do aparelho lingual e prototipagem dos brackets individualizados
- O aparelho é totalmente customizado para a arcada do cliente e requer menos habilidade do profissional com os ajustes
- Entre os sistemas prototipados de ortodontia lingual mais conhecidos estão o Incognito, E braces e Harmony.