Como escolher seu ortodontista?

como escolher seu ortodontista
como escolher seu ortodontista
Como escolher seu ortodontista?

Ortodontista. Como escolher o seu?

Esta é uma pergunta que pode ser difícil de responder, por isso elaborei um guia para aqueles que estão totalmente perdidos na tarefa de escolher o ortodontista certo para tratar seus dentes.

Dez dicas para escolher seu ortodontista:

10 dicas para escolher seu ortodontista

 

Siga-nos no Instagram: drandremoreira_ortodontista

 

O ortodontista é registrado no CRO?

Dica nº 1: Procure saber se o profissional é registrado no CRO (Conselho Regional de Odontologia) do estado. Isso pode ser feito pelo nome, pelo número do CRO do dentista ou pela especialidade diretamente no site do Conselho. Este cuidado vai ao menos garantir que o profissional escolhido fez um curso de especialização aprovado pelo CRO. Dentistas que não são especialistas são autorizados a executar tratamentos ortodônticos, mas você tem o direito de saber detalhes sobre a formação do profissional.

O ortodontista é acessível?

Dica nº 2: Converse bastante com o ortodontista antes de iniciar o tratamento. Certifique-se que ele está sempre disponível para tirar suas dúvidas por que certamente elas surgirão. Se o profissional responde com clareza as suas dúvidas na primeira consulta já é um bom começo.

Por outro lado, um profissional impaciente, que encerra a consulta prematuramente, que não mostra prazer em dar explicações e não gosta de responder à mesma pergunta mais de uma vez, não deveria estar trabalhando como ortodontista, pois manter o paciente bem informado e tranquilo também é parte do trabalho.

E se houver uma emergência com o aparelho?

Dica nº3: Verifique se o profissional é acessível pelo celular em caso de emergências. Eventualmente você pode ter contratempos como brackets soltos ou bandas mal adaptadas que podem incomodar e até mesmo machucar. Nestas horas é fundamental encontrar seu ortodontista com facilidade.

Como é definido o prazo do tratamento ortodôntico?

Dica nº4: O prazo do tratamento é uma informação importantíssima que deve ser tratada de forma direta e transparente. Até por que pode impactar diretamente o valor total a ser pago pelo cliente.

Alguns profissionais trabalham com prazo fechado definindo o número de mensalidades a serem pagas no início do tratamento.

Esta é uma opção que dá ao cliente a segurança de quanto vai pagar efetivamente mesmo que haja algum atraso na parte técnica. Ou seja, protege o cliente do risco de perdas.

Propostas de tratamento em que o cliente fica pagando até o final (sem definição prévia do número de mensalidades) não são necessariamente ruins. Mas é interessante saber com clareza que forma de cobrança será aplicada no seu tratamento para evitar surpresas no final.

Seu ortodontista vai cuidar de você até o final?

Dica nº5: Pergunte de forma clara e direta se o profissional tem planos para mudar de clínica, pois isso pode ocorrer durante o seu tratamento.

Uma das piores coisas que podem acontecer é ficar “órfão” do seu ortodontista e ter um outro profissional assumindo o seu caso sem ter participado do planejamento e da tomada de decisões.

Como a opinião de cada um pode ser diferente, você pode acabar precisando continuar o tratamento com um profissional que não concorda com o planejamento anterior.

Isso pode ser bastante complicado, pois o ortodontista não se comprometeu com você no início do tratamento e não haverá como cobrar dele a continuidade do que foi planejado por outro profissional.

Imagine se você extraísse os pré-molares seguindo a recomendação do primeiro ortodontista e depois o segundo profissional afirmasse que o tratamento deveria ter sido sem extrações? O que fazer nesta situação?

Se você decidir iniciar o tratamento mesmo sabendo que o ortodontista pretende mudar de clínica (por que sentiu muita segurança no profissional, por exemplo), certifique-se de que ao menos você vai poder segui-lo para onde ele for.

Você será atendido sempre pelo mesmo profissional?

Dica nº6: Informe-se se o seu atendimento será sempre realizado pelo mesmo profissional ou se você será atendido por uma equipe.

O atendimento em equipe não é necessariamente um problema, ou seja, clínicas em que o paciente é atendido por diversos profissionais podem produzir tratamentos ortodônticos com ótimos resultados.

Mas é preciso haver muita organização no acompanhamento clínico. Fichas completas com o histórico do tratamento e cada procedimento realizado, são fundamentais para que um profissional dê continuidade ao que foi feito por outro.

Na verdade, quando o ortodontista trabalha sozinho também precisa ter o mesmo nível de organização. Mas a desorganização costuma criar muito mais problemas quando existem diversos profissionais envolvidos.

O cliente tem o direito e o dever de perguntar sobre este detalhe e ter uma resposta clara.

Você pode preferir ser tratado sempre pelo mesmo profissional, então tem que saber se é isso o que vai acontecer no seu tratamento.

Se você concorda em ser atendido por uma equipe, certifique-se de que há organização suficiente na clínica para que todos os profissionais possam trabalhar em sinergia.

Quanto vai custar o tratamento ortodôntico afinal?

Dica nº7: Informe-se sobre todos os detalhes financeiros antes de qualquer coisa.

Eis algumas perguntas que se forem feitas no início podem evitar aborrecimentos:

O aparelho de contenção será cobrado no final? É bom saber isso desde o início, pois certamente será necessário usar contenção.

Brackets perdidos devem ser pagos pelo cliente?

Em tratamentos com aparelhos móveis, a troca regular do aparelho é cobrada? E a perda ou quebra do mesmo? Quais os valores?

As mensalidades serão reajustadas? Qual o índice? Essa é uma informação importante porque tem impacto direto no valor total.

O prazo do tratamento é fechado ou vou ficar pagando até terminar o tratamento?

Consultas extras serão cobradas? Há limite para o número de consultas que posso fazer em um mês?

Se eu não for atendido em determinado mês, terei que pagar a mensalidade?

Existe multa caso eu queira interromper o tratamento? E neste caso, posso retirar minha documentação ortodôntica?

O tratamento tem algum tipo de garantia de resultado? Por quanto tempo? Como funciona?

Estas são perguntas simples e diretas que qualquer ortodontista pode responder com clareza na primeira consulta. Como cliente você tem o dever de se informar antes de decidir iniciar o tratamento.

Então, use bem o tempo da primeira consulta e inicie o seu tratamento ortodôntico com o pé direito, ok?

Qual o preço justo para um tratamento ortodôntico?

Dica nº8: Não procure apenas pelos tratamentos mais baratos. O preço é muito importante, mas não pode ser o único parâmetro a ser considerado neste momento.

Lembre-se que o profissional precisa investir em cursos, livros e congressos para se atualizar. Além disso, precisa ter tempo disponível para dedicar a estas atividades e também para estudar cada caso e planejar todos os passos de cada tratamento.

Se o profissional atende um volume muito grande de pacientes que pagam muito pouco, o tempo livre para estudar pode ficar comprometido e os recursos financeiros para investimento na formação também.

Por isso, na hora de escolher seu ortodontista, tente sempre unir a confiabilidade a uma boa proposta financeira.

Haverá pontualidade no atendimento ortodôntico?

Dica nº9: Clínicas onde o volume de clientes é muito grande e o atendimento é realizado muito rapidamente precisam ser extremamente organizadas para que não se comprometa a qualidade do atendimento.

Se você notar que as pessoas são atendidas muito rapidamente, a sala de espera vive lotada e atrasos no atendimento são frequentes, fique atento pois pode ser que não haja tempo disponível para o que se dê a devida atenção a cada cliente.

É muito difícil alcançar bons resultados quando o ortodontista está sempre atrasado. Nestas condições é comum o adiar procedimentos importantes como colagens, troca de arcos e reparos no aparelho. O resultado é que estes adiamentos acabam comprometendo o prazo do tratamento.

Observe estes detalhes atentamente antes de decidir onde e com quem fazer o sua correção ortodôntica.

Posso fazer muitas perguntas ao ortodontista?

Dica nº10: Pergunte, pergunte e pergunte. É seu direito ter dúvidas sobre o tratamento e o aparelho, e dever do ortodontista responder de maneira clara e objetiva até que o cliente se sinta seguro para prosseguir.

Não se preocupe em parecer chato. É o seu sorriso que está em jogo.

A primeira consulta é a oportunidade ideal para tirar todas as suas dúvidas, pois você ainda não se comprometeu com o tratamento.

Espero que vocês possam usar estas informações para encontrar um ortodontista dedicado e comprometido com os resultados. Existem ótimos profissionais em todas as cidades brasileiras, é só procurar da maneira certa.

Foto de Dr. Andre Moreira
Dr. Andre Moreira

Dr. André Moreira é um renomado dentista no Rio de Janeiro especialista em ortodontia, com mais de 30 anos de experiência. Aqui, ele ajuda você com informações do universo da ortodontia, porque, para o Dr. André, "é sempre um prazer falar sobre ortodontia".

Respostas de 1.021

  1. Deni,

    Não dá para saber exatamente o que aconteceu, mas certamente faltar
    às consultas não é nada bom para o tratamento.
    É comum alguns pacientes deixarem de comparecer às consultas por diversos motivos. Algumas vezes acham que o ortodontista não está fazendo nada de importante, outras por motivos financeiros ou mesmo falta de motivação com o tratamento.
    Tudo isso só complica a situação, prolonga seu tratamento e compromete os resultados.
    Por isso é tão importante escolher bem seu ortodontista e então confiar nele e sempre comparecer às consultas.

  2. Deni,

    Não dá para saber exatamente o que aconteceu, mas certamente faltar
    às consultas não é nada bom para o tratamento.
    É comum alguns pacientes deixarem de comparecer às consultas por diversos motivos. Algumas vezes acham que o ortodontista não está fazendo nada de importante, outras por motivos financeiros ou mesmo falta de motivação com o tratamento.
    Tudo isso só complica a situação, prolonga seu tratamento e compromete os resultados.
    Por isso é tão importante escolher bem seu ortodontista e então confiar nele e sempre comparecer às consultas.

  3. olá d.andré!olha estou meio confusa,fui ao ordo no mes de junho ,fiz meus exames e mediante a documentaçao ela me disse que ficaria 2 anos de tratamento,pois segundo ela meus dentes precisaria está aliando para fazer os os emprantes que estou precisando.no decorrer do tratamento fiquei 2 meses sem fazer a manuntenção mensal,mais pode observa que meu dente os 2 primeiros da frente desceram e ficou torto,eu fiquei super assustada.
    então mês passado fui e conversei sobre isso,ela me disse que è normal que isso aconteçe devido a falta de manuntenção.
    D.andré por favor me tira essa dúvida ,eu estou pensando em procurar outro ordo.
    aguardo ansiosa pela resposta.
    obrigado.

  4. olá d.andré!olha estou meio confusa,fui ao ordo no mes de junho ,fiz meus exames e mediante a documentaçao ela me disse que ficaria 2 anos de tratamento,pois segundo ela meus dentes precisaria está aliando para fazer os os emprantes que estou precisando.no decorrer do tratamento fiquei 2 meses sem fazer a manuntenção mensal,mais pode observa que meu dente os 2 primeiros da frente desceram e ficou torto,eu fiquei super assustada.
    então mês passado fui e conversei sobre isso,ela me disse que è normal que isso aconteçe devido a falta de manuntenção.
    D.andré por favor me tira essa dúvida ,eu estou pensando em procurar outro ordo.
    aguardo ansiosa pela resposta.
    obrigado.

  5. Laizi,

    Fico muito feliz que este material tenha sido útil para você.

    É um prazer poder ajudar e, na verdade, este é o objetivo do blog: Orientar vocês para que tenham acesso ao melhor tratamento possível, independente de quanto cada um pode pagar.

    Estas dicas funcionam tanto para quem pode pagar tratamentos mais caros quanto para quem está precisando economizar.

    Espero que mais usuários se beneficiem destas dicas.

    Mais uma vez, obrigado pelos comentários.

  6. Laizi,

    Fico muito feliz que este material tenha sido útil para você.

    É um prazer poder ajudar e, na verdade, este é o objetivo do blog: Orientar vocês para que tenham acesso ao melhor tratamento possível, independente de quanto cada um pode pagar.

    Estas dicas funcionam tanto para quem pode pagar tratamentos mais caros quanto para quem está precisando economizar.

    Espero que mais usuários se beneficiem destas dicas.

    Mais uma vez, obrigado pelos comentários.

  7. Dr.Andre parabéns pela matéria ‘como escolher seu ortodontista’.Li está matéria dpois de escolher o meu ortodontista e fiz td exatamente como está escrito no blog e deu certo!estou feliz com a escolha q fiz!E hooo passei por 4 consultórios diferentes a té fazer a escolha certa!q todos sigam a sua dica q ela dá certo mesmo,parabéns mais uma vez e obrigado!blog 10!

  8. Dr.Andre parabéns pela matéria ‘como escolher seu ortodontista’.Li está matéria dpois de escolher o meu ortodontista e fiz td exatamente como está escrito no blog e deu certo!estou feliz com a escolha q fiz!E hooo passei por 4 consultórios diferentes a té fazer a escolha certa!q todos sigam a sua dica q ela dá certo mesmo,parabéns mais uma vez e obrigado!blog 10!

  9. Muito obrigada pela resposta.
    A ortodontista com quem farei o tratamento havia me dito o mesmo. As informações conferem.
    O que mais desanima e preocupa em um tratamento ortodôntico são as extrações.
    Ótimo site. Muito esclarecedor.
    Parabéns e obrigada pelas informações.

  10. Muito obrigada pela resposta.
    A ortodontista com quem farei o tratamento havia me dito o mesmo. As informações conferem.
    O que mais desanima e preocupa em um tratamento ortodôntico são as extrações.
    Ótimo site. Muito esclarecedor.
    Parabéns e obrigada pelas informações.

  11. Simone,

    Um caso bem planejado e executado costuma terminar com os espaços totalmente fechados.

    Mas, eventualmente, mesmo um bom profissional pode ter dificuldades em fechar completamente os espaços.

    Por isso, não posso garantir que isso vá acontecer ou não.

    Nestas situações, geralmente o espaço residual é mínimo e algumas soluções simples são possíveis como aumentar a largura de alguns dentes com resina restauradora.

    Tudo isso depende do caso e apenas com uma avaliação clínica é possível responder completamente a sua pergunta.

  12. Simone,

    Um caso bem planejado e executado costuma terminar com os espaços totalmente fechados.

    Mas, eventualmente, mesmo um bom profissional pode ter dificuldades em fechar completamente os espaços.

    Por isso, não posso garantir que isso vá acontecer ou não.

    Nestas situações, geralmente o espaço residual é mínimo e algumas soluções simples são possíveis como aumentar a largura de alguns dentes com resina restauradora.

    Tudo isso depende do caso e apenas com uma avaliação clínica é possível responder completamente a sua pergunta.

  13. Olá.
    Tenho 31 anos e só agora vou utilizar aparelho ortodôntico.
    Escolhi a profissional que irá realizar meu tratamento. Após análise de minha documentação ortodôntica, ela me disse que precisarei extrair dois dentes na parte superior e que ao final de todo o tratamento precisarei de um implante dentário na parte inferior (um dente não nasceu).
    Sinto confiança nela, mas ter que extrair dois dentes está me deixando muito preocupada. Tenho medo de que os espaços após a extração não fechem. Existe essa possibilidade?
    Obrigada pela atenção dispensada.

  14. Olá.
    Tenho 31 anos e só agora vou utilizar aparelho ortodôntico.
    Escolhi a profissional que irá realizar meu tratamento. Após análise de minha documentação ortodôntica, ela me disse que precisarei extrair dois dentes na parte superior e que ao final de todo o tratamento precisarei de um implante dentário na parte inferior (um dente não nasceu).
    Sinto confiança nela, mas ter que extrair dois dentes está me deixando muito preocupada. Tenho medo de que os espaços após a extração não fechem. Existe essa possibilidade?
    Obrigada pela atenção dispensada.

  15. Marcella,

    Talvez você possa fazer isso mas algumas vezes é necessário concluir a movimentação e resolver questões funcionais para que o tratamento tenha estabilidade, por que sem isso nem mesmo o aparelho móvel é capaz de manter os dentes na posição.

  16. Marcella,

    Talvez você possa fazer isso mas algumas vezes é necessário concluir a movimentação e resolver questões funcionais para que o tratamento tenha estabilidade, por que sem isso nem mesmo o aparelho móvel é capaz de manter os dentes na posição.

  17. Oi!
    Uso aparelho fixo há 1 ano e meio. Meus dentes estão alinhados, mas ainda existem algumas correções funcionais que precisam ser feitas. Decidi desistir do tratamento e não quero que os dentes voltem a ser como antes. Existe a possibilidade de fazer a retirada do fixo e usar o móvel apenas como contenção para manter o trabalho que foi feito?
    Obrigada!

    1. Boa noite Dr. André. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo Blog e a gentileza de responder a todos que aqui se apresentam com suas dúvidas.
      Recentemente fiz uma tomografia computadorizada com o seguinte resultado: Imagem sugere elemento supranumerário na região distal do elemento 48. Imagem sugere canal mandibular por lingual ao elemento dentário 48. Demais estruturas ósseas compatíveis com a normalidade. Será necessário fazer a extração desse dente? Desde já muito obrigado mais uma vez.

      1. Obrigado Vânia,

        Provavelmente será indicada a extração deste dentes que parece estar próximo ao canal do nervo mandíbular, ou seja, deve ser uma cirurgia um pouco mais complexa que a média.

        Por ser interessante procurar um cirurgião buço-maxilo facial.

        1. Bom Dia Dr. André,

          Preciso da sua opinião, o meu filho precisa de usar aparelho pois tem pouco espaço na arcada, o ortodontista quer extrair os molares superiores (7ºs) pois os caninos estão sem espaço para nascer e depois mais tarde colocar os sisos no lugar dos molares.
          Um outro ortodontista disse-me que os molares nunca se arrancam, mas sim os pré-molares.
          Não sei o que fazer…
          Obrigada desde já.

          1. Vera,

            Realmente a extração e molares não é comum. O padrão é a extração e pré-molares.

  18. Oi!
    Uso aparelho fixo há 1 ano e meio. Meus dentes estão alinhados, mas ainda existem algumas correções funcionais que precisam ser feitas. Decidi desistir do tratamento e não quero que os dentes voltem a ser como antes. Existe a possibilidade de fazer a retirada do fixo e usar o móvel apenas como contenção para manter o trabalho que foi feito?
    Obrigada!

    1. Boa noite Dr. André. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo Blog e a gentileza de responder a todos que aqui se apresentam com suas dúvidas.
      Recentemente fiz uma tomografia computadorizada com o seguinte resultado: Imagem sugere elemento supranumerário na região distal do elemento 48. Imagem sugere canal mandibular por lingual ao elemento dentário 48. Demais estruturas ósseas compatíveis com a normalidade. Será necessário fazer a extração desse dente? Desde já muito obrigado mais uma vez.

      1. Obrigado Vânia,

        Provavelmente será indicada a extração deste dentes que parece estar próximo ao canal do nervo mandíbular, ou seja, deve ser uma cirurgia um pouco mais complexa que a média.

        Por ser interessante procurar um cirurgião buço-maxilo facial.

        1. Bom Dia Dr. André,

          Preciso da sua opinião, o meu filho precisa de usar aparelho pois tem pouco espaço na arcada, o ortodontista quer extrair os molares superiores (7ºs) pois os caninos estão sem espaço para nascer e depois mais tarde colocar os sisos no lugar dos molares.
          Um outro ortodontista disse-me que os molares nunca se arrancam, mas sim os pré-molares.
          Não sei o que fazer…
          Obrigada desde já.

          1. Vera,

            Realmente a extração e molares não é comum. O padrão é a extração e pré-molares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe

Artigos Recentes

Sintomas do Bruxismo

Sintomas do bruxismo podem comprometer sua qualidade de vida. O problema é que nem sempre notamos que estamos apertando os dentes. É difícil notar o

Leia mais
aparelho ortodôntico fixo

Aparelho Ortodôntico Fixo

Se você está pensando em usar Aparelho Ortodôntico Fixo, aqui você encontra as respostas que precisa. Como o aparelho ortodôntico fixo funciona? O aparelho ortodôntico

Leia mais

Agende sua Consulta Agora!