Tratamento do bruxismo

O tratamento do bruxismo é indicado quando ele impacta a sua qualidade de vida.

Uma forma de saber se você tem bruxismo é observar os sintomas mais comuns:

Dores faciais

Um dos sintomas mais importantes do bruxismo são as dores faciais que podem ocorrer principalmente na região temporal, nas articulações têmporo-mandibulares (próximo ao ouvido), na mandíbula ou mesmo nos dentes.

Aliás, dentes doloridos pela manhã, são indicadores de que você passou a noite apertando os dentes.

Se você sente dores faciais com muita frequência, a ponto de interferir nas suas atividades pessoais e profissionais, podemos dizer que este é um quadro em que a sua qualidade de vida está sendo impactada.

A maior incidência de dores faciais relacionadas ao bruxismo ocorre em mulheres entre os 20 e os 40 anos de idade. Mas já observamos cada vez mais outros grupos como mulheres mais jovens e homens com os mesmos problemas.

Fratura de dentes

Como o bruxismo se caracteriza pelo apertamento ou ranger dos dentes, é comum haver fraturas recorrentes de dentes e restaurações. Principalmente nos pacientes que sentem menos dores faciais.

Isso ocorre por que pessoas com biotipos musculares mais robustos podem não sentir dor e por isso mesmo continuam apertando os dentes que acabam sofrendo quebras e/ou desgastes.

Esta é outra situação em que a qualidade de vida sofre impacto, pois com o tempo, a pessoa tem cada vez mais problemas dentários tanto funcionais quanto estéticos.

Cansaço ao mastigar

É possível que a pessoa que faz o bruxismo apresente cansaço ao mastigar alimentos mais resistentes. Isso ocorre devido à sobrecarga que a musculatura recebe pelo apertamento constante dos dentes.

No momento da refeição, esses músculos estão saturados de toxinas e não conseguem manter a eficiência mastigatória durante refeições mais longas como o almoço, por exemplo.

Apertamento Diurno

O apertamento diurno dos dentes é um problema diferente do bruxismo que ocorre apenas durante o sono, mas costuma estar associado e contribui para os mesmos sintomas. Por isso também abordamos este problema no tratamento do bruxismo.

Apertar os dentes acordado é um processo semi-consciente que normalmente está relacionado à tensão emocional.

Os aborrecimentos do dia-a-dia podem levar à contração da musculatura elevadora da mandíbula de forma muito parecida com a contração muscular do bruxismo.

Tratamento do Bruxismo

Em meus consultórios o tratamento do bruxismo é baseado em três pilares principais.

Em primeiro lugar trabalhamos com a conscientização do paciente.

No processo de conscientização o paciente aprende a reconhecer a musculatura relacionada ao bruxismo através da palpação da própria face, identificando as regiões sensíveis.

É importante lembrar que as dores faciais relacionadas ao bruxismo são musculares – como a dor de cabeça na região temporal – ou então estão relacionadas à contração muscular – como a dor próxima ao ouvido que é resultado do trauma na articulação.

Por isso o conhecimento da própria musculatura e de como ela funciona é fundamental para que o paciente possa controlar estas contrações involuntárias. Principalmente aquelas que ocorrem durante o dia, ou seja, o apertamento diurno.

O segundo pilar do tratamento do bruxismo é o uso de placas oclusais rígidas de resina acrílica durante o sono para evitar as contrações musculares que ocorrem em estado inconsciente.

A placa oclusal impede que os dentes se toquem e reduz significativamente as contrações musculares do bruxismo. Mas é necessário que esteja muito bem ajustada para funcionar corretamente. Estes ajustes são feitos durante as consultas e podem ser necessárias de quatro a cinco sessões para se ter uma placa bem equilibrada.

O uso isolado da placa não costuma dar resultados consistentes a longo prazo, pois o paciente acaba voltando a fazer o apertamento mesmo com o dispositivo na boca. Por isso a conscientização é tão importante assim como o terceiro pilar do nosso tratamento.

O último pilar do tratamento do bruxismo é a higiene do sono que consiste de uma série de cuidados que o paciente deve ter tanto com o ambiente em que dorme quanto com as atividades que faz antes de se deitar.

As necessidades profissionais e hábitos pessoais podem interferir diretamente na preparação para o sono.

Responder e-mails, se envolver em atividades que precisem de um alto nível de concentração e tomar decisões importantes imediatamente antes de dormir, principalmente se fizer isso na cama, pode prejudicar a qualidade do sono. Por isso são hábitos que devem ser evitados.

Da mesma forma é necessário dar uma atenção especial à temperatura, iluminação e nível de ruído do quarto para que não ocorram interferências no sono ao longo da noite.

Resumindo, o tratamento do bruxismo é feito através da conscientização do paciente, do uso de placa oclusal para dormir e de cuidados com a higiene do sono.

Este é um tratamento com duração de seis meses, mas que costuma apresentar resultados já nas primeiras semanas nos casos de dores faciais.

Se você acha que esta pode ser uma solução para o seu caso e quiser tirar mais alguma dúvida sobre o tratamento do bruxismo, ligue e agende uma avaliação.

telefone

3325-7681

981069681

Dr. Andre Moreira - Ortodontista

 Dr. Andre Moreira

40 Comentários para: “Tratamento do bruxismo

  1. Olá bom dia Dr. André.
    Queria saber se tem algum jeito de fazer um tratamento que junte meus dentes, pois eu usava aparelho fixo só que um dos meus dentes da frente é uma coroa de porcelana e o braqui sempre descolava desse dente, mesmo usando uma cola especial, com o tempo eu fui desistindo e pedi para o dentista cancelar o meu tratamento e retirar o aparelho. Mais agora meus dentes estão separando cada vez mais, principalmente na frente, queria saber se tem algum tratamento que eu possa fazer? Para que meus dentes juntarem novamente.
    Att Obrigado pela atenção

  2. Olá dr.

    Gostei muito do artigos, bastante didáticos. Gostaria de lhe fazer uma pergunta. Meu filho de 13 anos colocou um disjuntor tipo hyrax (acho que é este o nome) e está sentindo muita dor (ininterrupta) em apenas um dos dentes. O dr. disse que é normal. Mas se fosse para sentir dor nos dentes não teria que ser nos dois locais onde estão os aneis, já que pressão não é a mesma em ambos os lados? Os dentes dele estão sendo empurrados para o lado da bochecha, me parece que são os dentes que estão sendo movidos. Me dê uma orientação por favor.

    Obrigada.

    • Obrigado Ivana,

      Realmente isso pode ser um problema. Quando o osso não sofre a ruptura, a força do aparelho é descarregada nos dentes e pode provocar inclinação para fora do arco.

      É importante que isso seja monitorado com cuidado para evitar uma lesão mais séria.

      Não tenho como ter certeza de que é o que está ocorrendo, mas na dúvida é melhor checar.

  3. Boa Tarde Dr. tenho sofrido com muitas dores na cabeça, e dores na região do ouvido, ao procurar um otorrino ele verificou que não se trata de nenhum problema auditivo, me aconselhou a procurar um profissional especializado em ATM e um ortodontista. Não sei o que fazer as dores têm piorado muito, tem dias que não sei o que doi pois sinto dores na cabeça, nuca, fundo do olho, ouvido como se fosse tudo ao mesmo tempo, não sinto dores ao mastigar, somente uma sensibilidade ao comer alimentos mais duras, alguns dias a dor é mais forte do que outros, em um dia em que tive uma das dores mais fortes, cheguei a ficar com uma certa dormência em um dos lados da face, minha irmã disse que quando era mais nova tinha bruxismo, mas não tenho certeza atualmente estou com 30 anos e as dores começaram do nada. Gostaria de saber sua opinião de isso pode realmente ser ATM?, e quem devo procurar um especialista em ATM ou ortodontista? moro no Rio de janeiro e não conheço nenhum especialista nesta área.se você puder me dar alguma informação serei grata.

    desde já agradeço. Rhayanna.

    • Rhayanna,

      Seus sintomas são compatíveis com uma DTM muscular, que provoca este tipo de dor facial.

      Seu perfil coloca você dentro do grupo de risco (mulheres entre 20 e 40 anos).

      O fato de você ter passado por um otorrino é ótimo pois já foram descartados uma série de problemas mais complexos.

      Se realmente se confirmar este diagnóstico, o prognóstico costuma ser bastante favorável e o tratamento relativamente simples e nada invasivo.

      Como você é do Rio de Janeiro, eu tenho como atendê-la. Faço estes tratamentos regularmente nos meus consultórios.

      Caso queira agendar uma consulta, ligue para o 3325-7681 e fale com a minha assistente.

      Se quiser falar diretamente comigo, ela vai nos colocar em contato por telefone quando for conveniente para ambos.

      Abraços!

  4. Dr Andre,
    Em primeiro lugar parabens pelo o seu blog, tudo bem explicado e claro.
    Bem vamos lá, de uns tempos para cá em um tratamento com dentista, descubri o bruxismo. Percebi que as dores de cabeça só aumentaram e as dores na mandibula tbm. Como estou buscando um profissional na area de ortodontia (que por sinal, estava com duvidas sobre isso, e um artigo seu me esclareceu) para possivel aparelho, segundo um ortodontista que fui, não poderei resolver o caso do bruxismo antes do aparelho. Isso procede???

    • Obrigado Luciana!

      Bem, para tratar o bruxismo, você deve procurar um especialista em DTM. O tratamento está bem explicado neste post.

      Depois de conseguir controlar estas contrações musculares, você pode fazer o tratamento ortodôntico e corrigir a posição dos dentes.

      Concordo com o que o ortodontista disse.

  5. Tenho bruxismo,passo no Buco Maxilo ele disse que sofro de de Sidrome da face curta e que por isso ele disse que devo fazer uma cirurgia no Maxilar ,e que antes da Cirurgia tevo usar um aparelho.Seria necessario eu fazer a cirurgia ou tem outros metodos.

  6. Tenho muitas dores ,nao consigo dormi direito e minha mordida ta ficando cada fez mas forte .meu ouvido doe de mas.Possa ter problema futuramente

  7. Sofro de bruxismo desde criança hoje tenho 38 anos , os meus dentes são gastos , uso placa noturna à um ano, mas sofro tb de bruxismo diurno, gostaria de parar de ranger os dentes é possível?

  8. Dr, mas o estranho é q de algum modo a tensao passou. Sinto como se me desse algumas agulhadas na atm . Mas fraquinho. De algum modo sera q desloquei a atm? Depois daquele estalo sinto o dente sensivel e tbm agulhadinhas na maça do rosto. Devo procurar um especialista em dtm ou atm?

  9. Boa tarde, Dr André! Estava pesquisando sobre bruxismo pois estou sentindo os sintomas e tbm pq minha dentista já me diagnosticou. Porem tive problemas financeiros que me fizeram adiar por um mês o tratamento. Agora, estou com as finanças em ordem e poderei dar continuidade ao meu tratamento. Porém gostaria de saber se há alguma coisa que eu possa fazer para diminuir o barulho que faço pois minha companheira não consegue dormir ao meu lado. Ela já até gravou com o cel e me mostrou é simplismente assustador. Ela disse que alem de bater eu fico rangendo os dentes causando um barulho muito alto, Obrigada!
    Adorei seus artigos! Feliz ano novo!

    • Jane,

      O uso de uma placa estabilizadora bem ajustada costuma resolver o problema.

      Mas é importante consultar um especialista em DTM.

      Qualquer dentista é capaz de fazer uma placa, mas uma que funcione realmente é mais difícil. Além disso o tratamento deve incluir outros aspectos que ficam fora do escopo dos profissionais que não têm uma formação específica.

      O fracasso de uma abordagem simplificada pode levar o paciente a descartar o uso de uma placa como opção.

      Feliz ano novo!

  10. Olá meu nome é Ademir e eu sofro de bruxismo ou coisa pior pois eu ramcho os dentes 24h por dia e gostaria de realizar algum tratamento para parar pois meus dentes ja estão muito estragados caso saiba me dizer o que fazer e uma base do valor eu agradeceria

  11. DR, primeiramente parabéns pela disponibilidade e atenção. Sua atitude é coisa rara nos dias atuais, novamente parabéns. A minha dúvida é quanto ao aparelho macnamara. Minha filha tem 9 anos, mordida cruzada e falta de espaço na arcada. O aparelho foi colocado com cimento e soltou em uma semana. Foi reembasado e colado com o próprio reembasador e durou mais uma semana. Pela terceira vez reembasado e colocado durou 1 dia. Vai ser a quarta vez que vai recolocar. Isso é normal?

    • Obrigado Marta!

      E obrigado novamente!

      Isso não é normal, mas é um problema que pode ocorrer neste aparelho por que os dentes de leite são muito curtos e isso afeta a retentividade do aparelho mesmo sendo cimentado.

      Eu não tenho o hábito de usar esta aparelho. Na verdade nem uso disjuntores nesta idade, prefiro trabalhar com Ortopedia Funcional dos Maxilares.

  12. boa tarde,

    Por favor, preciso de esclarecimentos sobre bruxismo, eu uso aparelho ortodôntico a 2 anos e meio e tenho bruxismo. Existe algo para o tratamento dos dois ao mesmo tempo.Percebo que meus dentes estão ficando muito gastos.

    obrigado

  13. Dr, gostei muito do seu blog, suas postagens são bem esclarecedoras. Já faz váris anos que o meu dentista disse que eu tenho dentes cruzados e que provavelmente eu teria bruxismo. Mas eu não procurei um especialista e deixei o tempo passar sempre sentindo sintomas como dores de cabeça, dores na nuca, zumbido no ouvidoetc. Mas tudo piorou qdo comecei a sentir dores muito fortes de não poder abrir a boca e passar noites com dor dilacerante, então procurei o especialista em DTM, ele fez a consulta, pediu os exames de tomografia da ATM , mas entre consulta e exame e alguns feriados, fui obrigada a tomar loxoprofeno, pois as dores eram muito fortes,eu estava a quase um mês sem conseguir dormir e mastigar, Qdo voltei ao dentista pra ver o resultado do exame, foi comprovado indicio de DTM, e a dor passou a estar localizada em um unico dente e não mais espalhada, então o Dr. me disse que eu deveria voltar ao endodontista para ver se esse dente não estava com trauma, ou ate mesmo fraturado, sendo que eu já havia feito isso antes de ir até ele e o endodontista fez raio x e disse que o dente esta perfeito. Mesmo assim voltei ao endodontista e então ele me disse novamente que o dente esta bom e se recusou a mexer nele, fui a outro que tbém disse o mesmo. Meu dente ficou dormente, as vezes doi qdo mordo, sinto dor na face qdo abaixo a cabeça. Gastei dinheiro com consultas e exames caros e fiquei sem saber o que tenho eo pior com dores. Não sei mais o que fazer.

    • Adriana,

      Este dente parece estar em trauma mas sem um comprometimento endodôntico. O que é bom.

      Mas você precisa controlar o apertamento que é o que deve estar causando as dores.

      Você precisa de um dentista que peça menos exames e examine mais você. Mas que seja especialista em DTM.

      Além disso, e muito importante, consultar um médico para descartar possíveis problemas mais sérios.

  14. Tem o rosto um pouco torto, a maxila pequena e funda, neste caso seria classe 2 ou 3? Já estou fazendo tratamento, mas sempre me esqueço de perguntar para meu cirurgião qual seria a classe do meu caso.
    Desde já agradeço!
    Sâmela

  15. BOA TARDE !

    MEU FILHO TEM 9 ANOS E DE UNS 4 ANOS PRÁ CÁ, TEM APRESENTADO EM ALGUMAS NOITES (QUANDO ESTÁ DORMINDO) O QUADRO DE BRUXISMO. MINHA EX-ESPOSA ACHA QUE ISSO É PURAMENTE EMOCIONAL E QUE DEVERÍAMOS TRATAR COM PSICÓLOGO, POIS ESTAMOS SEPARADOS VAI FAZER DOIS ANOS, APESAR DELE APRESENTAR ESSE QUADRO MAIS OU MENOS DE UNS 4 ANOS PRÁ CÁ. POR FAVOR, QUAL A SUA OPINIÃO ?

    • Luiz,

      Episódios de bruxismo são relativamente comuns em crianças, mas se ele faz isso há quatro anos, é importante passar por uma avaliação com um odontopediatra para checar se houve desgaste excessivo dos dentes.

      Quanto à questão emocional, eu nada posso afirmar pois essa não é a minha área de atuação.

  16. Nao tenho os molares inferiores e superiores de um lado da boca.
    Noto que meus incisivos inferiores estao desgastados.
    De ontem para hoje meu incisivo superior que é uma coroa com tratamento de canal, amanheceu muito sensível.
    Será que tenho bruxismo? Sei que ronco bastante.
    E sinto as vezes dores de cabeça na parte da testa até a noite.
    O ar condicionado pode influenciar?
    Grata
    Apparecida

    • Maria,

      A falta dos dentes posteriores sobrecarrega os anteriores. E ainda pode ter havido um episódio de bruxismo que aumentou o trauma.
      As dores podem ter relação com o bruxismo, o ronco também interfere na qualidade do sono e ajuda a piorar o bruxismo.
      Procure um especialista em DTM na sua cidade.

  17. Boa tarde, Dr. Andre!

    Gostaria de resolver uma dúvida…. tenho quase 40 anos e há 8 meses coloquei aparelho fixo. Nunca tive problema de tórus mandibular e de umas semanas pra cá estou com esse problema … cresceu muito rápido e a minha orto mandou fazer uma placa de relaxamento pra eu dormir pois ela disse que pode ser bruxismo…
    Eu nunca tive diagnóstico de bruxismo e muito menos tórus e de repente aparece tudo de uma vez.
    Fiquei assustada demais e gostaria de saber se isso pode ter se desenvolvido pelo uso do aparelho.
    O que devo fazer?

    Desde já agradeço a ajuda.

    • Paty,

      O crescimento do tórus costuma ser lento, e até onde sei, não está relacionado com bruxismo.

      Da mesma maneira, não acredito que esteja ligado ao tratamento ortodôntico.

      Acho que o mais importante agora é definir se é mesmo um tórus. Se for, provavelmente já estava lá e você não havia percebido.

  18. Oi Dr. parabéns pelo blog, e por se dispor em esclarecer dúvidas sobre o bruxismo.
    Descobri que tenho bruxismo a pouco tempo, tenho 42 anos cerca de 3 semanas comecei a sentir dores em um molar, procurei o dentista e tirei RX nenhum dano foi encontrado.
    Agora tenho sentido dores intensas por todos os dentes de um lado do rosto, como a dor é muito forte tenho ficado assustada, tenho vontade até de arrancar todos os dentes de tanta dor que sinto. Não sei exatamente o que fazer, se puder me ajudar agradeço, não sei de que profissional preciso.

  19. ola,Bom dia dr.
    sofro com bruxismo a uns 10 anos, nunca levei a serio pois nunca senti dor.,apenas desconforto. essa smn estava avaliando meus dentes e as prezas estao desgastadas e meus 2 dentes da frente parece trincado. NÃO sei por onde comecar. Oque fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*