Disjuntores palatinos são aparelhos usados na disjunção palatina, que é um procedimento usado na ortodontia para aumentar a largura da maxila (arcada superior), o que pode ser muito útil na correção de mordidas cruzadas e na obtenção de espaço.
Como este é um recurso muito utilizado pelos ortodontistas, eu sempre recebo perguntas relacionadas à disjunção palatina e aos aparelhos usados para fazer a disjunção, os dijuntores palatinos.
Disjuntores Palatinos
Os disjuntores palatinos são aparelhos que se fixam aos primeiros molares e aos primeiros pré-molares através de bandas e possuem um parafuso expansor que ao ser ativado produz uma força de expansão da arcada superior.
Na imagem vocês podem ver um disjuntor palatino do tipo Hirax.
O disjuntor palatino Hirax se caracteriza por ser todo em metal, o que facilita bastante a higienização.
Existem outros disjuntores palatinos como o Haas e o Mc Namara que são parecidos e funcionam praticamente da mesma maneira.
Os disjuntores palatinos submetem a arcada superior (maxila) à uma força de expansão rápida e esta sofre uma ruptura da sutura palatina mediana.
É como se o palato (o céu da boca) fosse cortado ao meio e as duas metades separadas.
Como resultado temos o aumento da largura da arcada e o aparecimento de um diastema central (os incisivos centrais se separam).
Os dijuntores palatinos do tipo Haas apresentam partes em resina acrílica, que aumentam a superfície de contato entre o aparelho e a mucosa. Isso aumenta a efetividade, mas dificulta a higiente.
Apesar de ser possível fazer disjunção palatina em adultos, quanto mais precoce for o tratamento, maiores as chances de sucesso.
Riscos da disjunção palatina
Se a disjunção palatina não acontece (ou seja, se a sutura não se rompe), a força do aparelho pode trazer alguns problemas para os dentes como retrações gengivais.
Para reduzir o risco de problemas como este, o ortodontista precisa saber a idade esquelética do paciente , para avaliar a maturidade óssea e o fechamento da sutura. Isso é feito através de uma radiografia do punho.
Mas além disso, é preciso monitorar o processo, que é uma expansão rápida da maxila, e pode criar problemas se a resposta óssea não for a esperada.
Os dijuntores palatinos do tipo Mc Namara são ainda mais abrangentes, envolvendo os dentes com resina.
Disjuntores palatinos – ativação
O tratamento costuma ser feito com ativações diárias do parafuso por um período de uma a duas semanas.
O parafuso separa as duas metades do aparelho em 1/4 de milímetro a cada ves que é ativado.
É essa speparação, feita de forma rápida, que promove a ruptura da sutura palatina e permite a disjunção.
Depois o disjuntor palatino deve ser mantido na boca sem ser ativado por três a quatro meses. Mas isso pode variar dependendo do caso.
Limpeza dos disjuntores palatinos
É importante que o paciente limpe corretamente o disjuntor. Principalmente quando o aparelho tem uma parte de resina em contato com a mucosa do palato.
Pode ser usada uma seringa plástica sem agulha para injetar água entre o aparelho e a mucosa e assim remover os resíduos de alimentos.
Além disso, uma boa escovação, fio dental e bochechos com atissépticos bucais.
Para um entendimento mais completo de como é feita esta disjunção da arcada superior, eu recomendo o infográfico sobre expansão rápida de maxila aqui no Blog.
Espero que esta informação seja útil para vocês.
Até o próximo post!
Dr. Andre Moreira
Veja mais sobre tratamentos ortodônticos clicando aqui:
Boa noite Doutor André,
Primeiramente gostaria de elogiar seu blog, simples porém tão rico de informações, simplicidade e atenção de sua parte. Também, pela paixão que tem pela profissão.
Usei o aparelho hirax quanto eu tinha uns 13/14 anos e pela minha imaturidade e descuido, ele caia diversas vezes.Não me lembro de ocorrer alguma expansão,tanto que meus dentes da frente não separaram. Resolvi interromper o tratamento, usei o fixo por alguns anos porém tirei antes do tempo, não terminei o tratamento. Agora, com 18 anos(fiz 18 em julho), resolvi ir ao dentista, fiz todos os documentos ortodônticos, raios x, molde etc, e foi decidido que eu teria que voltar a usar o hyrax, porém, seria apenas uma tentativa porque eu tenho 18 já. Meu céu da boca é fundo e estreito. Só que minha formação óssea parece ser um pouco imatura ainda, parece nao ter se desenvolvido completamente ainda. Na sua opinião, sei que você não conhece meu caso pessoalmente, mas você acha muito dificil ter um bom resultado de expansão do osso em si ou apenas dos dentes com 18? E tenho algumas duvidas:
1-No seu texto, você comentou que teria que fazer exame do pulso, mas, não me lembro de ter feito. Você acha que com os exames de raio x, os ortodônticos, já seria possivel saber se minha formação óssea está formada completamente ou nao?
2-Coloquei o hirax ontem,usei os separadores tudo ok. porém ela não ativou ainda. Disse que irá ativar só dia 9 de Novembro(quinta que vem). Entretanto, meus dentes estão doloridos já, é normal? Pois ela não apertou ainda.
3-Acho que tenho ATM, pois meu maxilar estala quando abro a boca, parece que ele desencaixa. As vezes, ele meio que fica travado do lado esquerdo, abro a boca mas parece que se abrir muito ele vai doer, com massagem no local volta ao normal, mas continua estalando quando mordo ou abro a boca. Desenvolvi isso dentro de 1 ano mais ou menos. Eu fazia exercicios de definir o maxilar e eram exercicios que forçavam bastante ele. Pode ter sido isso? Ou porque tenho mordida cruzada, sou uma respiradora bucal e minha boca é bem pequena?
3-Acha que o hirax poderá resolver essa ATM que eu tenho? Ou eu desgastei a articulação ou musculo e ja era?
4-Voce recomenda algum cuidado para que o aparelho nao caia? As vezes coloco a lingua no ceu da boca por tras do aparelho mas nunca empurrei pra baixo. E mastigo normalmente a comida. Sem muitos cuidados excessivos nessa hora. É perigoso cair?
5-Sabe mais ou menos quanto tempo um aparelho fixo(auto-ligado) demora para agir em relação ao fechamento do diastema?
6-Existem exercicios posturais que dizem melhorar a posição do maxilar e problemas na região. Dizem até tratar respiração bucal, você sabe a respeito? Uma fisioterapia ou fono ajudaria?
Desculpe as perguntas grandes, tentei resumir, mas tenho muuuita preocupação nesses assuntos. Espero que possa me ajudar. Obrigada.
Obrigado Brenda!
Acredito na sua idade seja sim possível obter a ruptura da sutura palatina e, consequentemente, a disjunção.
Não acho que seja útil uma radiografia do pulso nessa idade.
Os dentes ficam doloridos devido às instalação do aparelho, é normal.
Não sei que exercícios são esses que você fez, mas podem ter influenciado na instalação dos estalos.
A tendência dos estalos é desaparecerem com o tempo. Pode melhorar após a disjunção, mas não há nenhum tratamento que garantidamente resolva esse problema.
Os cuidados atuais com a alimentação são o suficiente.
Quanto ao tempo para fechar o diastema, depende de cada caso.
Um profissional de fisioterapia ou fonoaudiologia pode agregar qualidade ao tratamento. Pode ser interessante fazer uma avaliação.
Novamente, gostaria de agradecer por me responder.
Só mais uma dúvida:
Minha dentista orientou que eu ativasse meu hyrax 2 vezes por semana, é normal isso?
Ela ativou duas vezes no consultório dela(foi na quinta, dia 9) e disse para minha mãe ativar em casa na próxima quinta, seria amanhã. Porém, vejo na internet que 99% dos casos é todos os dias a ativação. Por conta disso, e por não sentir mais dor desde a ativação, resolvi ativar hoje, duas vezes. Gostaria de saber se há algum problema..
Brenda,
A ativação todos os dias (inclusive mais de uma vez) é o que produz a disjunção. O hirax sendo usado com duas ativações semanais vai produzir uma expansão. São procedimentos diferentes, feitos com o mesmo aparelho.
Não há um problema em si. É uma questão de planejamento.
Oi Dr. Meu filho de 8 anos colocou o aparelho macnamara e ficou por quase nove meses, quando a dentista foi tirar não conseguiu e teve que tirar toda a parte do acrilico na broca, foi horrível a gengiva ficou toda machucada e ficou um pouco de resina no meio do dente perto da gengiva,li que tem que ser uma broca especial para não estragar o esmalte e nem sei se foi a apropriada, demorou 2 horas e meia. Depois de um mes ela fez a limpeza e na hora percebi que ainda havia entre os dentes caninos e o de tras e ela retirou um pouco mais, estou tão chateada, hoje olhando nos últimos dentes com o espelho percebi que ela quase não retirou, será por medo de estragar o esmalte do dente, ela disse que se ficasse um pouquinho e o fio não enrroscasse nao tinha problema. minha dúvida 1) se isso é verdade, pois imagino que isso facilite o acumulo de sujeira no dente. Ela colocou braquete nos dois dentes da frente por 2 meses, não percebi diferença e retirou junto com o macnamara, o dente não ficou lisinho, sinto que ficou cola, vi ela passando o aparelho de polimento,2) isso é normal ficar um pouco de cola?sai sozinho? Estou com muitas duvidas, tenho receio que tudo issso seja falta de experiencia. Ela disse que talvez fara um aparelho movel para usar em cima, sendo que ainda faltam varios dentes apartir do canino para cair, ja não sei se confio, se é necessario esse outro aparelho é comum ter que usar outro? Se o senhor conseguir me dar uma luz agradeço imensamente, pois estou muito chateada com o que ocorreu e não sei até que ponto posso confiar, Os dentes estão certinhos, porem com resina no meio, pois o excesso ocasionou todo o problema. muito grata
Kelly,
Se você não está se sentindo segura com a profissional, talvez seja o caso de consultar outro dentista. Um bom clínico geral pode cuidar da remoção completa dos eventuais excessos de resina da colagem do aparelho.
Depois, com calma, converse com alguns ortodontistas para saber que caminho tomar.
O mais importante é você entender qual é o problema que será tratado.
Se o ortodontista não conseguir fazer você compreender o que precisa ser corrigido, talvez seja melhor continuar procurando.
E não deixe de ler as 10 dicas do Blog para escolher seu ortodontista, ok?
Boa noite.Vou colocar aparelho pela terceira vez,tenho problema de linha media. A dentista vai usar primeiro o expansor para depois usar o fixo.Tenho 39 anos será que vai resolver? Ela acha melhor não extrair o pré molar,pois no passado foi extraído o pré molar esquerdo que dificultou para alinhar meus dentes. Meu sonho é ter meus dentes alinhados.
Fernanda,
Se você vai colocar aparelho pela terceira vez, deve pensar bem se está escolhendo corretamente os ortodontistas que vão cuidar do seu sorriso.
Não tenho como saber se vai resolver, mas recomendo as 10 dicas do Blog para que você escolha seu ortodontista com calma, e possa, finalmente ter um bom resultado.
Ainda mais se já foi extraído um dente, ou seja o caso não parece ser simples.
Ol´! tenho uma pergunta sobre um estrago que fiz em minha boca, usei o Quad Helix por um ano e 4 meses, ele tirou os meus dentes molares da tabua ossea e deixou as raizs expostas, quase arrancou meus dentes, estou tentando salva-los, alguns ortodontistas e endodontistas disseram que é posivel salva-los a menoria diz que devo arranca-los, gostaria de saber se já viu casos como este e se acha que tem como salvar mesmo meus dentes, a parte de fora da gengiva não tem mais osso, porem tirei um raio x especializado para saber se ainda tem osso na parte de dentro atras do dente, mas talvez terei que tirar uma tomografia, acha que tem como voltar meus dentes para o devido lugar e ainda esperar que volte a formar osso onde não tem? E eu ainda tenho mordida cruzada de um lado, mas não posso usar os molares como apoio devido ao ocorrido. Desde já obrigado.
Jefferson,
O caso parece ser bem complexo e não há como dizer se é possível manter esses dentes. Se houve perda da tábua vestibular (o osso que fica por baixo da parte de fora da gengiva) essa não deve se recuperar.
Mas ainda pode ser possível fazer um enxerto gengival. Consulte um periodontista para avaliar a situação.
Boa noite doutor.
Exite alguma relação com o “Homeoblock Appliance” conforme este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=jUleuw7N3Go
Existe algum impacto neurológico no uso do disjuntor ?
José,
Eu nunca ouvi falar em impacto neurológico relacionado ao uso de disjuntor. Apesar da relação próxima com a base do crânio.
Não cheguei a abrir o link, mas quando tiver um tempo assisto o vídeo.
Dr tenho a mordida crusada e estou com 22 anos meu dentista me indicou o hyrax coloquei elen dia 05/08/2016 e ele mandou eu ativar 1/4 1 vez por dia ate o dia 23/08. ja se passou 13 dias e ainda nao vi meu dente separando quando fui nele ele me falou que esta vendo resultado ja mesmo nao separando o dente eu realmente notei que ao morde estou mordendo diferente mais tenho medo de nao da o resultado esperado e de que ele esteja me enrolando. obrigada dr
Larissa,
Com duas semanas, ativando 1 vez por dia, deve haver uma expansão lenta. E, duas semanas seria um prazo ainda curto para ver resultados. Em uma disjunção você ativaria 4 vezes por dia e os resultados aparecem mais rapidamente, inclusive com a separação.
Bom dia Dr… muito bom o seu artigo parabéns! Eu coloquei aparelho há 3 meses e o dentista já colocou um expansor para afastar 2 dentes na parte da frente… é normal o incômodo ao ponto de abrir uma ferida na língua no lado que precisa corrigir? ou pode ter sido colocado de forma errada?… O que acho estranho é que do lado oposto nem sinto que tenho esse aparelho… Até pensei em mandar retirar pelo fato da dor e por essa ferida no formado do aparelho…
Grato!
Abraço
Jucimar
Obrigado Jucimar,
Esse tipo de lesão pode ocorrer sim. Pode ser que a língua faça mais pressão desse lado ou então que o aparelho tenha alguma ponta ou borda que esteja ferindo a mucosa.
Peça ao seu ortodontista para checar o acabamento do aparelho.
olá Dr. minha dúvida É o seguinte meu filho tem lábio leporino bilateral e palato total aberto já foi feita às correção ele hj está com 12 anos mas ainda não colocou nenhuma dessas plaquinha desse tipo de aparelho para abrir o céu da boca ele faz tratamento no centrinho-Bauru. E eles nunca me falaram desse aparelho apesar de eu me informa E saber q tem que por. Ele com doze anos pode ainda colocar apesar dele ser bem resistente É uma luta. Obrigada
Letícia,
Não tenho experiência com o tratamento de lábio leporino e acredito que você esteja em um dos melhores centros de ortodontia do Brasil. Então, acho que o melhor seria conversar com o responsável pelo tratamento dele sobre o uso de disjuntor. Se é necessário e se é possível no estágio em que ele se encontra hoje.
Em pacientes que não são portadores de fenda, o disjuntor funciona bem até depois dos 20 anos de idade. Acredito que o mesmo se aplique ao seu filho, mas certamente é um caso complexo em que outros fatores devem ser considerados na tomada de decisão.
Olá doutor, tenho uma pequena dúvida
tenho 18 anos, fui diagnosticada com classe I e possuo a mordida cruzada.
Fiz a expansão com o hyrax durante um mês, abrindo uma vez ao dia nas primeiras semanas e aumentando para duas vezes ao dia nas ultimas 2 semanas. O diastema abriu logo na primeira semana e foi tudo muito rápido. Nos na penúltima semana de expansão, senti uma dor terrível no palato e no nariz, do lado esquerdo. E após isso, percebi que esse lado do palato “desceu” e se encontra desalinhado agora. Gostaria de saber se isso é normal de acontecer, se volta ao normal depois. O meu ortodontista disse que era normal, porém, eu não sei e fico preocupada, gostaria de uma segunda opinião e não sei com quem conversar, pois morro de vergonha de mostrar minha boca para os outros. 🙁
Ah, após isso acontecer, senti minha ATM estalar e foi horrível, fiquei com muita dor e agora toda vez que mexo a maxila para os lados, sinto meio que uma “pontada” desse lado que abaixou/estalou, seria normal por conta do palato ter se abaixado do lado esquerdo?
Se puder tirar minhas dúvidas… tenho medo de estar acontecendo algo que não deveria acontecer.
Agradeço desde já
Bi,
Eu não me lembro de ter um caso com uma descida do palato durante a disjunção como a que você relata.
Pode ser que você já tivesse uma diferença vertical que foi evidenciada durante a disjunção.A presença da mordida cruzada unilateral costuma criar essa discrepância.
O desconforto na ATM pode estar relacionado, mas não é possível ter certeza disso. Além disso pode ser transitório.
Agora será necessário realmente esperar um pouco por uma definição deste quadro.
Mas avaliar as fotos e modelos do início do tratamento pode ajudar a identificar o problema existindo antes da disjunção. Converse com o seu ortodontista sobre isso.
Olá Dr.André!
Tenho 27 anos,e gostaria de saber de ainda vou obter algum resultado usando o disjuntor.
E gostaria também de saber por quanto tempo terei que usá-lo.
Desde já obrigado!!!
Daniela,
Há uma chance sim de obter resultados na disjunção, mas não há como garantir. Só tentando mesmo.
O tempo de uso do aparelho fica em torno dos seis meses.
Dr.,
Parabéns pelas informações e boa vontade de responder dúvidas. Acho um pouco difícil encontrar detalhes sobre tratamentos ortodônticos (talvez pelas variáveis que envolva?) e seus textos ajudam muito.
Bom, gostaria de um opinião sobre meu caso…
Tenho 26 anos e, por ter a arcada superior estreita, minha ortodontista iniciou o tratamento com um aparelho expansor móvel. Mas, se a disjunção precisa ser feita necessariamente com um aparelho fixo (como você mencionou em um comentário), existe alguma possibilidade desse aparelho ter eficácia?
Obrigado.
Obrigado Daniel!
Na sua idade acho improvável que um dispositivo removível traga resultados sólidos.
Você até consegue alguma expansão, mas sem estabilidade. Depois de alguns dias o resultado se perde.
Se realmente há necessidade de expandir a sua arcada superior (por que não tenho como saber se precisa mesmo), o uso de um disjuntor palatino me parece a melhor alternativa.
Acho que pode ser perda de tempo insistir no expansor móvel.
Boa sorte!
Olá doutor , meu nome é Caio e eu sou classe 3 , entretanto ,minha condição não demonstrava desvantagens estéticas , e por isso , minha dentista optou pelo tratamento compensatório e fez a expansão com o Hírax , e extraiu um dente de baixo para poder abrir espaço , que ela inclusive já fechou .
Acontece que o formato do meu rosto mudou drasticamente , e eu não gostei nada . Meu queixo meio que entrou , e meus ossos da mandíbula , que eram nítidos externamente sumiram . Meu rosto que era quadrado e que eu gostava muito , agora é oval e meu queixo é muito retraído . Temo que não consiga voltar ao que era , pois a tentativa de fechar a oclusão piorou tudo e agora estou desesperado . Será que seria possível reverter esse quadro ? Estou desesperado!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tem como reverter a Disjunção Palatina??
Caio,
Se a sutura palatina consolidou não deve haver recidiva da disjunção. Neste caso só cirurgicamente, se for possível, pois não tenho experiência em uma situação como essa.
Recomendo que você converse com a sua ortodontista e tente melhorar pontualmente cada aspecto em vez de tomar uma atitude drástica.
Caio,
Talvez seja possível reverter parcialmente, mas como um dente foi extraído, o quadro se complica um pouco mais.
Não tenho como dar uma resposta conclusiva sem avaliar você clinicamente.