O diastema central que é criado durante a disjunção palatina (ou expansão rápida de maxila) é um problema estético para a maioria das pessoas que passa por este procedimento.
E como na disjunção ocorre a ruptura da sutura palatina, não é recomendável que o ortodontista tente fechar este diastema rapidamente pois os dentes precisariam ser puxados para o centro, exatamente sobre a sutura rompida, onde não há osso.
Esta movimentação poderia criar problemas para as raízes destes dentes além de retrações e defeitos no desenho das gengivas.
É necessário aguardar alguns meses para que o osso se forme naquela região e o espaço então pode ser fechado sem dificuldade.
Mas como resolver o problema estético do diastema central (relacionado à disjunção palatina) enquanto os dentes não podem ser movimentados para fechá-lo?
O aumento da largura dos dentes usando resina restauradora é a melhor alternativa.
Este é um procedimento muito simples que pode ser feito pelo próprio ortodontista ou por um dentista clínico.
As imagens mostram um caso que fiz esta semana em uma paciente minha que está passando pela disjunção palatina e que gentilmente me permitiu usar estas fotos.
Após a escolha da cor adequada, os dentes são preparados e as restaurações são esculpidas nas faces mesiais dos incisivos centrais.
A resina é polimerizada (endurecida) e é feito o acabamento e o polimento das restaurações disfarçando o diastema central. Nesta imagem apenas o dente do lado esquerdo (da paciente) foi restaurado e a linha azul tracejada mostra o limite entre o dente e a restauração.
Como vocês podem observar, agora com os dois dentes restaurados, ainda vemos um triângulo negro (seta azul) próximo à gengiva.
Isso acontece por que as restaurações precisam acompanhar o formato das raízes, que nesta imagem aparecem traçadas em amarelo. Não devemos preencher totalmente este espaço e precisamos aceitar esta limitação da técnica. Isso permite a correta higienização do local e preserva a saúde gengival que é muito importante, principalmente neste momento de formação óssea após a ruptura da sutura palatina.
As linhas vermelhas mostram o limite entre as restaurações e os dentes.
É importante lembrar que esta é uma solução provisória, apenas para preservar a estética do paciente enquanto ele aguarda o fechamento ortodôntico do diastema criado durante a disjunção palatina. Depois, na medida em que o espaço vai sendo fechado, o ortodontista vai desgastando as restaurações até que estas sejam completamente removidas.
Os dentes voltam ao seu tamanho normal, o espaço fica completamente fechado e a arcada passa a ter a largura adequada como resultado da disjunção palatina bem-sucedida.
Espero que vocês tenham gostado.
Um forte abraço,
Dr. Andre Moreira
Boa noite Dr, em quanto tempo o espaço entre os dentes centrais da frente voltam ao normal depois de uma disjunção palatina bem sucedida?
Filipe,
Depende muito do caso. A oclusão, por exemplo, pode interferir no ritmo do fechamento. Mas podemos dizer que de dois a três meses é um prazo razoável em circunstâncias normais.
Boa tarde dr!
Eu fiz a cirurgia de expansão da maxila dia 19/10/16, e duas semanas de ativação do hirax, tudo muito bem até agora. O que quero saber é quanto tempo em média se leva para o osso se formar novamente, e mesmo eu já estar com 40 anos isso não se complica?
irei colocar o aparelho fixo ainda neste mês (11) e como vi em seu relato, deve se ter cuidados na hora de fechar o espaço que foi aberto devido a falta de osso no local.
Outra pergunta é quanto tempo em média se leva para fechar este espaço dos dentes?
Att.
Alexandra
Alexandra,
Normalmente eu espero de 4 a 6 meses para estabilizar a disjunção. Nesse tempo o osso já se formou e o espaço pode ser fechado com segurança. Mas essa é a minha conduta e isso pode variar um pouco entre profissionais.
Informe-se com o seu ortodontista sobre o cronograma que ele pretende implementar no fechamento do seu diastema. Certamente ele é a pessoa mais indicada para falar especificamente sobre a sua situação, já que cada paciente tem seu histórico e ele estudou o seu caso antes de decidir que condutas adotar.
Uso aparelho a mais de seis, já fiz a cirurgia e mesmo assim toda vez que a dentista tira as borracha que ficam entre os dois dentes da frente o espaço volta. Meu caso é que não nasceram os caninos.
Qual a melhor técnica para fechar o espaço ? Pois só o aparelho não vai fechar.
Karina,
Não tenho como saber especificamente para o seu caso, mas se você não tem os caninos, provavelmente há excesso de osso e falta de dentes para preencher todo o arco.
Talvez seja preciso aumentar a largura de alguns dentes ou mesmo fazer implantes. Mas tudo isso hipoteticamente, já que não examinei você.
Dr eu tenho um diastema de 1 centímetro quase tamanho de um dente como fechar
Munito,
Comece consultando um ortodontista na sua cidade.
Dr. André, boa tarde.
Dia 02 deste mês realizei uma cirurgia de frenectomia labial, na parte superior.
O cirurgião realizou a operação eu meus dentes, comigo usando aparelho autoligado. O meu freio na parte da frente não era muito acentuado, porém na parte de trás, onde chamam de palato (pesquisei bastante ultimamente na internet) que é quase o céu da minha boca, ele removeu bastante.
Acontece que, agora completando uma semana, percebi que ficou um buraco no lugar da minha gengiva, tanto olhando de frente, como por trás através de um espelho. Acabou ficando um triangulo negro no local onde eu tinha gengiva. Além de não ter ficado esteticamente bacana, também atrapalha minha dicção no momento de usar sílabas com a letra “T”, porque onde era coberto, agora sai ar quando coloco a lingua. Para pronunciar o “S” também fica um pouco difícil.
Minha dúvida é a seguinte, como vai acontecer daqui pra frente? A gengiva vai cobrir com o tempo essa área do triangulo negro, terá que ser preenchido com resina?
Eu coloquei um algodão no buraco apenas para fazer um teste se a dicção voltava ao normal, e com o algodão tapando o buraco e impedindo a saída do ar, a dicção volta ao normal.
Estou preocupado, doutor. Desde já, agradeço a atenção.
Otávio,
Talvez tenha havido uma retração mais forte do que o esperado pelo cirurgião. Agora você deve conversar com o seu ortodontista sobre as formas de fechar este espaço. O desgaste interproximal é uma opção.
Olá td bem?
Faz um mês que fiz a cirurgia de disjunção palatal cirurgicamente assistida, mas ainda sinto um lado da minha bochecha inchado . Isso é normal?
William,
É difícil dizer sem ver o caso… Converse com o seu cirurgião, mas, se este é o único sintoma, acredito que não seja nada importante.