Expansão rápida de maxila (ERM) ou disjunção palatina é um recurso muito utilizado em ortodontia.
A ERM aumenta a largura da maxila que é o osso da arcada superior.
O objetivo é aumentar a disponibilidade de espaço em arcadas muito estreitas.
Para realizar a expansão rápida de maxila o ortodontista usa o disjuntor palatino, um aparelho que é fixado aos dentes e fica junto ao palato.
O aparelho disjuntor palatino
O aparelho disjuntor é dividido no centro e estas duas metades se separam na medida em que o parafuso central é ativado.
Como resultado, há a aplicação de força de forma rápida na estrutura da maxila, que leva à ruptura da sutura palatina.
A sutura é a linha de união entre as duas metades do osso maxilar que podemos até sentir com a língua.
Com a ruptura da sutura, as duas metades se separam e a arcada se expande.
O sinal de que a ERM funcionou é o aparecimento da separação entre os incisivos centrais superiores: O diastema central.
Depois de consolidar a disjunção, mantendo a posição por 4 a 6 meses, o aparelho fixo pode ser colado.
Expansão rápida de maxila – infográfico
Neste infográfico vamos mostrar através de textos e imagens como funciona o disjuntor palatino desde a montagem até o término da expansão rápida de maxila. Nestas imagens usamos o disjuntor Hirax, mas os princípios são os mesmos adotados em outros aparelhos como o Haas e o Mc Namara.
Você vai entender todos os passos do processo, desde como são confeccionadas as bandas ortodônticas até a cimentação do disjuntor.
Também vai ver como se forma o diastema central, aquele espaço que surge entre os incisivos superiores quando a expansão rápida de maxila funciona mesmo.
Veja neste outro post como resolver o problema estético causado pela abertura do diastema durante a disjunção.
Você encontra mais artigos relacionados ao tema aqui no Blog do ortodontista.net, assim como depoimentos de quem já passou por este procedimento nos inúmeros comentários de cada post.
Por isso, vale a pena dar uma olhada com calma em todos os posts sobre este assunto.
Abraços,
Dr. Andre Moreira
olá, doutor!
Preciso fazer uma cirurgia de expansão, mas esqueci de perguntar qual o tempo médio de recuperação desse procedimento. No meu trabalho, muitas vezes, preciso fazer força e não gostaria de ficar muitos meses impossibilitado. Gostaria de saber quanto tempo leva (em média, em um cenário otimista) para uma recuperação que me possibilite voltar a fazer atividades físicas de bastante intensidade. vi em alguns lugares que pode levar entre 1 à 3 meses. Tenho essa preocupação.
Desde já, agradeço. parabéns pelo blog!
Fernando,
Desculpe a demora…
Realmente fica difícil definir esse prazo antes de fazer o procedimento.
Principalmente por que “atividades físicas de bastante intensidade” é uma expressão que deixa margem para variações de impacto no quadro pós-operatório.
Por isso, recomendo que você escolha o cirurgião de confiança e então veja com ele uma previsão de prazo para voltar à atividade.
Obrigado pelo seu comentário, e boa sorte!
Olá Doutor!
Faz uma semana que eu coloquei o expansor, só que a parte da frente do lado direito do expansor caiu e está embaixo de dois dentes, e eu estou sentindo um desses dentes ficando mole.
O que eu devo fazer? Só tenho consulta com a doutora depois do carnaval e estou começando a ficar preocupada com essa parte do expansor embaixo dos dois dentes e está machucando muito.
Daniela,
É importante avaliar isso rapidamente para evitar um problema maior nesse dentes. Mas acho que já havia te respondido pelo chat, certo?
Boa tarde, não estou conseguindo me adaptar ao expansor me dá muita ânsia de vomito, já faz semanas que estou tentando e não consigo, existe outras alternativas para expansão do palatino que não sejam expansores????
Mariana,
Existem opções, mas depende muito do seu caso. Por isso, só o seu ortodontista pode responder quais seriam as alternativas.
Eventualmente um outro disjuntor, com perfil mais baixo, pode ser mais confortável. às vezes o mesmo tipo de aparelho, feito por outro protético, fica mais confortável.
Doutor, coloquei um aparelho no céu da boca na quinta-feira mas se não me engano, é diferente do da foto, ele meio que tem um plástico e fica encostado no céu da boca, meu dentista queria q eu ativasse 2 vezes de manhã e 2 vezes de noite mas depois para não ficar muito pesado, segundo ele, abaixou para 2 vezes ao dia, se eu começar a ativar 4 vezes ao dia( 2 de manhã e de noite) em vez de só 2 vezes ao dia (como eu estou fazendo) o tratamento irá mais rápido?Ativando 4 vezes eu irei tirar antes do tempo determinado?
OBS: tenho 13 anos e ele disse q vou ficar 5 meses com este expansor.
Ana,
Recomendo fortemente que você siga as instruções do seu ortodontista, ok?
Eu não tenho como sugerir nenhuma alteração nas ativações do aparelho. Simplesmente por que não estou acompanhando o caso.
Seu ortodontista sabe o que está acontecendo e só ele pode dizer como apertar o seu disjuntor.
Boa sorte!
Bom Dia Dr. André,
Tenho 30 anos de idade e estou colocando aparelho somente agora.
A Dra, com a qual estou fazendo o tratamento, informou-me que precisarei utilizar o hyrax por aproximadamente 180 dias para corrigir minha mordida e não “arrancar” os braquetes da parte inferior.
Além disto, estou apenas com DUAS BANDAS(no lugar dos separadores) e já fui fazer o molde. devo por o hyrax e a parte inferior do aparelho em uma semana.
Minha questão é, esta certo utilizar somente duas bandas? Não seriam quatro? E o hyrax por 6 meses na minha idade, será que teremos o efeito desejado?
Obrigado pela atenção.
João,
Não tenho como falar muito do efeito do Hirax. Uma disjunção na sua idade é possível, mas não tenho como fazer considerações sem ter avaliado o caso. Mas o prazo é esse mesmo.
Quanto ao uso de bandas nos primeiros e segundos molares, depende do caso, da situação de cada dente e das preferências do ortodontista. Eu, por exemplo, não costumo usar banda nenhuma. A não ser, é claro, para a fixação do disjuntor palatino. Mas na arcada inferior, provavelmente eu usaria tudo colado.
Olá, Dr.Andre. Recentemente fui ao dentista e ele me disse que terei que usar o disjuntor. Só que eu já tenho diastema nos dentes na parte posterior e inferior da boca, minha mordida é cruzada e segundo ele estou inserida na classe III se não me engano. Aíminha dúvida é: Se eu tenho já diastema na parte superior é preciso mesmo usar esse disjuntor? Já não tem espaço suficiente na minha boca? Obrigada desde já.
Débora,
Entendo a sua dúvida, mas é difícil responder sem ver o caso. Principalmente se você é uma Classe III. Esses casos costumam ser cirúrgicos e um tratamento compensatório sempre foge um pouco os padrões. Então, só mesmo avaliando clinicamente para dizer se a sua mordida cruzada requer uma disjunção para ser corrigida.
Bom dia Dr. André!! Parabéns pelo blog!
Vou passar pela cirurgia para expansão do céu da boca no mês que vem, e me preocupo com o tempo de tratamento pós-cirurgia, principalmente com o tempo em que o diastema fica aparente, pois fui informado que o espaço entre os dentes será grande no meu caso.
Quanto tempo em média é necessário para esse espaço fechar?
Flávio,
Dá uma olhada nessa postagem que trata exatamente desse problema que você vai enfrentar:
http://ortodontista-temp.webqualitat.net/disjuncao-palatina-fechamento-do-diastema-com-resina-restauradora/
Boa tarde Dr. André!
Se o sr. puder me ajudar ficarei extremamente grata.
Meu filho de 10 anos é classe II, tem mordida cruzada posterior e oclusão do arco superior. Ele está começando a trocar os primeiros pré-molares. Levei-o em três ortodontistas, sendo que o primeiro indicou o Hawley ou Bionator, o segundo indicou Planas ou Hírax e o terceiro Hírax ou Hass. Todos estes aparelhos tem a mesma função, o mesmo resultado e duração? Não sei por qual tratamento optar.
Priscila,
Esses aparelhos são bem diferentes uns dos outros.
Hirax e Haas são disjuntores palatinos. Esse post tem informações, mas existem outros aqui no blog sobre o assunto. Vale conferir.
Bionator e Planas são aparelhos ortopédicos funcionais. Mas funcionam de forma bem distinta.
Hawley é uma placa. Recomendo a leitura do post sobre aparelhos móveis.
Cada aparelho desses tem vantagens e desvantagens. A escolha depende muito do ortodontista.
Todos são ótimos aparelhos desde que o profissional saiba operá-los e a indicação esteja correta.
Só não posso dizer qual é a melhor escolha para o seu filho sem avaliar clinicamente.
Olá doutor!
Minha filha tem 11 anos e está usando o disjuntor palatino há 1 semana. Os dentes da frente já estão separando, porém ela diz que sente esses dentes da frente moles… é normal?
Renata,
É natural sentir alguma mobilidade durante procedimentos ortodônticos e ortopédicos.
Mas, como não dá para avaliar o grau de mobilidade, é importante que o ortodontista examine sua filha e confirme que tudo está dentro do esperado.
Olá Dr André, tenho 23 anos e possuo somente um dente na parte central da frente ao invés de dois pois quando eu era mais nova o dente que ficava do lado precisou ser arrancado para o dente de leite nascer porém ele não nasceu e o espaço se fechou e agora precisou ser retirado de dentro e descartado.
o meu dentista me informou que precisarei fazer a cirurgia de expansão-rápida-de-maxila para abrir espaço para colocar o dente que falta porém vi casos que não foi preciso a cirurgia e fiquei confusa será que realmente preciso? e também vou colocar o aparelho autoligado antes da cirurgia e vi alguns casos que foi colocado após é normal isso?
Alice,
Normalmente a disjunção é feita antes da colagem dos brackets, isso não é uma regra, mas costuma ser mais prático.
Na sua idade, pode até ser possível fazer sem a cirurgia, mas isso depende muito do ortodontista. O importante, é que se for tentar fazer sem a cirurgia, deve haver um acompanhamento bem próximo da evolução da disjunção.
Boa noite,preciso fazer expansão maxilar , já uso aparelho,gostaria de saber se é possivel com aparelho fixo sem cirurgia e quanto tempo leva pra expandir mais ou menos.
Gostaria que me informasse também quais os beneficios do aparelho auto ligado.O que ele tem de vantagem em relação aos outros .Obrigada.
Karina,
Dá uma olhada nesse post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelho-auto-ligado-produz-o-mesmo-efeito-da-disjuncao-palatina/
E nesse:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelhos-ortodonticos-auto-ligados/
Boa Tarde Doutor!
Meu nome é Fabiana eu estava numa clinica de ortodontia e fiquei lá por 2 anos e a doutora falou que só faltava 4 meses para terminar meu tratamento. perguntei a ela se meus dentes ia ficar assim, ela me respondeu que não tinha mais o que fazer que deveria ter extrair dois dentes de trás da parte de cima mais não fez. Não fiquei satisfeita e fui para outra clinica fiz todos os exames que foi pedido e passei também pela Periodontista, o doutor me explicou o que seria feito que vai ser colocado algo para segurar meus dentes no seu da boca. Existe outro tipo de aparelho sem ser o expansão palatina.
Fabiana,
Existem diversos aparelhos diferentes para ancoragem. Mas só o seu ortodontista pode definir qual é a melhor opção para o seu caso.
Olá, eu estou com o aparelho palatino há um mês e ele tem soltado muito da minha boca. Parece que o cimento não segura o aparelho na minha boca. O que fazer?
Guilherme,
Talvez seja um problema na adaptação das bandas aos dentes. Se não ficarem bem justas, soltam com facilidade.
doutor minha situação é ingual a essa , não consigo nem colocar minha língua toda no céu dá boca, só que eu tenho 24 anos, é eu queria muito fazer tratamento, só q meu dentista não me deu ouvidos sobre isso, é ruim até de me falar, n tem espaço para minha língua se mexer na minha boca. tem como o senhor me me ajudar de alguma maneira, me dee uma dica…
Wellington,
Você deve procurar um ortodontista na sua cidade (siga as 10 dicas do Blog) para orientá-lo sobre como proceder para resolver o seu problema.
Boa tarde
Gostaria de saber se já foi realizada esse procedimento de expansor da arcada superior juntamente com aquela cirurgia feita na maxila, reposicionamento da maxila, osteoplastia de maxila?
Teria como em uma mesma cirurgia realizar os dois processos?
Brenda,
Eu não sou cirurgião então acho que vale a pena consultar um especialista, mas acho que é possível fazer a disjunção no mesmo passo cirúrgico que outras alterações ortopédicas na maxila, durante uma cirurgia ortognática.
Boa noite, Dr. André!
Tenho 31 anos, sou paciente classe II, mordia cruzada. A minha ortodontista indicou o aparelho quadrihélice para expansão da maxila, estou preocupada pois em todas as pesquisas que eu fiz na internet ainda não vi ninguém mencionar que já fez uso deste aparelho, isso está me deixando preocupada! O sr. conhece esse aparelho? Sabe se funciona para minha idade e se é eficaz o tratamento?
Vanessa,
Esse aparelho é um expansor. Se a quantidade de expansão necessária for pequena, ele funciona bem. Se for grande, o melhor é usar um disjuntor.
Muito obrigada Dr. André!
Por nada Vanessa! Fique com Deus!
oi tenho 30anos.eu tenho mordida cruzada e o céu da boca meio fechado.Gostaria de saber se usando o expansor palatino vai me ajudar.porque falaram p mim q meu caso é so cirurgico,mas ñ qro fazer cirurgia.oque vc acha.
Hellen,
Só mesmo avaliando o paciente clinicamente para dizer qual a alternativa mais indicada. Disjunção palatina sem cirurgia aos trinta anos não é impossível, mas precisa ser feita com muito cuidado.
Dr. estou abrindo o hírax, 3 voltas por dia, durante 7 dias e esta doendo na hora de abrir é normal?
Doí no céu da boca e os dentes, mas depois de uns 30 min melhora e não sinto mais dor.
Noélia,
Imagino que nesse momento sua disjunção já esteja concluída e consolidando o resultado. Desculpe pela demora… Mas pela descrição, tudo estava dentro do normal, inclusive a dor passageira. Espero que tudo corra bem para você.