Aparelho lingual auto ligado é a associação da estética perfeita com a mecânica otimizada.
Para quem ainda não conhece, a ortodontia lingual é a técnica de correção ortodôntica que usa os brackets colados por trás dos dentes. Na face conhecida como face lingual. Assim, o aparelho fica totalmente imperceptível.
Os brackets auto-ligados são uma tendência na ortodontia e têm a característica de não precisar das ligaduras elásticas para prender o arco aos brackets.
Nos aparelhos auto-ligados, os brackets têm dispositivos como tampas ou travas que permitem a fixação do arco ortodôntico.
A união da estética com a funcionalidade: Aparelho lingual auto ligado
Estas duas características (ser colado pela face lingual e ser auto-ligado) foram unidas em um bracket desenvolvido pela GAC, uma fabricante multinacional de material ortodôntico e o resultado é o In-ovation L.
Na imagem abaixo podemos ver como além de ser inovador também é um bracket muito pequeno:
Minha opinião sobre o aparelho lingual auto ligado
Venho usando estes brackets desde Janeiro de 2012 e estou muito satisfeito com os resultados.
Os pacientes se adaptam ao aparelho lingual auto ligado com bastante facilidade.
Trabalho com ortodontia lingual desde 2004 com os brackets da ORMCO (O da sétima geração e o STb), que são ótimos aparelhos.
Mas estou gostando muito desta nova opção e tenho usado em todos os clientes que me procuram para fazer o tratamento com ortodontia lingual.
Além de ser confortável, é bem mais fácil escovar os dentes por que são as ligaduras elásticas, ausentes neste aparelho, que retêm mais placa bacteriana.
E não podemos esquecer que a escovação correta é fundamental em qualquer tratamento ortodôntico, mas é ainda mais importante quando se usa aparelho ortodôntico lingual, já que o aparelho fica escondido, dificultando a visualização na hora da higiene.
Nesta imagem do In-Ovation L em detalhe (retirada do site da empresa) podemos observar a tampa (ou clip) que prende o arco ao bracket:
É um mecanismo altamente delicado, mas que funciona extremamente bem, proporcionando um tratamento com menos atrito entre o arco e os brackets.
Por consequência, há menor necessidade de força para movimentar os dentes.
Além disso a consulta de manutenção é bem mais simples sem a necessidade de trocar as ligaduras elásticas.
Isso dá mais tempo para o ortodontista observar outros detalhes importantes do tratamento ortodôntico.
Bem, é isso aí pessoal. A ortodontia lingual não para de evoluir tecnologicamente.
Os investimentos das empresas são altíssimos no desenvolvimento de aparelhos cada vez mais eficientes. E vocês ficam sabendo de tudo aqui no Blog do ortodontista.net.
Visite o ortodontista.net para saber mais sobre o aparelho ortodôntico lingual.
Abraços,
oi dr andre boa tarde ja tenho 2 anos com aparelho porem minha ortodontista nao colocou ainda a coroa qual o prazo para ela colocar obrigada
Doralice,
Se você se refere à banda, pode ser que ela nunca coloque pois já deve estar no final do tratamento.
Bom dia,
Estive pesquisando no site e gostaria de saber mais sobre os aparelhos autoligáveis. Ultimamente andei fazendo muita pesquisa… e queria maiores informações sobre eles. Aqui encontro pela rede Euro Orto, o senhor saberia me dizer se são bons?
Pelo que vejo no site deles são de Cristal 3D. Será que amarelam? No final do tratamento existe a necessidade de colocar a contenção?
Estou em dúvida quanto a colocação de aparelho autoligavel e o de safira. Pesquisei e encontrei muitos prós e contras nos dois. Queria saber a sua opinião qual seria o melhor?
No aguardo,
Obrigada.
Elisa,
Eu nunca trabalhei com o aparelho Crystal 3D. Pretendo experimentá-lo e depois escreverei sobre ele aqui no Blog.
A necessidade de contenção sempre existe para assegurar o resultado.
Eu gosto muito de trabalhar com Safira, tenho alguns posts sobre este tipo de aparelho aqui no Blog.
Também gosto dos auto-ligados, mas a maioria dos brackets estéticos auto-ligados têm tampa metálica, o que compromete um pouco a estética. A exceção fica por conta do Crystal 3D e do Damon Clear.
A minha sugestão, como sempre, é escolher primeiro o seu ortodontista, depois deixe ele orientá-la sobre os aparelhos.
Boa tarde,
Obrigada pela resposta.
Quanto ao ortodontista…. acabei indo em vários por indicação e acredito que cada um tenha uma linhagem de estudo/trabalho, me disseram algumas coisas diferentes e outras iguais. No meu caso estou tento que usar o aparelho para tentar amenizar o meu bruxismo e alinhar alguns dentes. Aqui na minha região (interior de SP) somente uma ortodontista trabalha com o autoligável cristal 3D e um outro ortodontista me orientou que o tratamento poderia ser mais rápido com esse tipo de aparelho.
É verdade? Com o autoligável o tempo de uso pode-se reduzir?
O aparelho de safira já vi aqui no blog e o dentista mesmo me disse que teria que fazer as trocas das borrachinhas a cada 15 dias, o que ficaria difícil no meu caso que vou fazer o tratamento em outra cidade.
Só espero que esse material cristal 3D não manche, visto que ficaria horrível ter que usar um aparelho todo amarelo.
E quanto a contenção deve-se permanecer durante quanto tempo? É somente na parte de baixo? Ou tem que usar na boca inteira (superior e inferior)?
Obrigada.
Elisa,
Quanto ao prazo eu recomendo que antes de tudo você questione se é fechado ou não.
Só se pode levar a sério um prazo se ele for garantido pelo ortodontista, caso contrário é apenas uma intenção de terminar o tratamento dentro daquele período. Mas se isso não for alcançado, você continuará pagando e usando o aparelho.
Por isso eu repito: Escolha o ortodontista (de preferência um que dê garantia clara do prazo que está propondo) primeiro, depois o aparelho.
A contenção deve ser usada nas duas arcadas, de acordo com a recomendação do ortodontista que tratou o caso.
Está me ajudando muito com o blog e com as respostas.
Obrigada pela orientação.
Por nada Elisa! Fique com Deus!
Boa noite. Eu tenho periodontia, já com perda óssea e em dente de cada lado dos caninos superiores extraídos. Faço o controle da placa periodicamente e gostaria de saber se nesse caso posso usar o aparelho lingual.
Kely,
Se você está com a saúde periodontal em dia, pode usar qualquer tipo de aparelho, inclusive o lingual.
O que precisa ser definido é se o seu caso é favorável para ser tratado com lingual e se o ortodontista que vai tratar você domina a técnica.
Boa noite,Doutor!
Meu dentista me apresentou a opção de colocar o aparelho autoligado devido aos benefícios que ele promove.Por gentileza,gostaria de saber quais são as suas vantagens ? É verdade que não há necessidade de extração dentária com o uso deste tipo de aparelho?
Paula,
Veja neste link:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelhos-ortodonticos-auto-ligados/
só mais uma coisa que pode ajuda-lo a responder minha pergunta. Eu sou classe II
Maria Julia,
Não tenho como responder se o seu caso pode ser tratado com lingual ou não. Isso não depende apenas do aparelho mas também do ortodontista e da experiência que cada profissional tem com o aparelho. Eu particularmente não costumo indicar este aparelho para casos orto-cirúrgicos, mas existem profissionais que indicam.
Quanto aos valores, o tratamento com lingual auto-ligado pode ser mais caro que com lingual convencional ou não, tudo depende do ortodontista.
Eu só gostaria de acrescentar que realmente adorei o blog. Ando procurando sobre ortodontia lingual a muito tempo, e nunca encontrei um blog completo como o seu, e principalmente, com o criador vindo responder os comentários. Parabéns.
olá doutor,
Eu tenho 14 anos e moro em maceió. Aqui não existe nenhum dentista que trabalha com ortodontia lingual então consegui convencer meus pais a me levara a Recife para fazer uma consulta. Eu já tinha uma doutora muito boa aqui que disse que o meu caso eu usaria aparelho fixo, e depois faria uma cirurgia para puxar o maxilar pra frente. Eu perguntei se poderia usar aparelho lingual. Ela disse que esse tipo de aparelho é apenas usados em casos muito simples, e não serviria para o meu porque eu teria que juntar os dentes, puxa-los um pouco pra trás e abrir mais a minha arcada. Logo após concertar os dentes, eu concertaria a mordida com a cirurgia do maxilar. Acredito plenamente no que ela disse que é preciso ser feito, mas eu pesquisei muito sobre ortodontia lingual e todos os lugares diziam que todos os casos que fosse necessário aparelho fixo, poderia ser usado o lingual. Eu gostaria de saber se, pelo o que eu descrevi do meu caso, é possível usar aparelho lingual. Minha consulta é dia 7 de janeiro na clinica estética bucal com o doutor Guaracy(se tiver algum conhecimento sobre ele, por favor pode dizer) e eu também gostaria de botar o lingual auto-ligado. Sei que o senhor não fala de preços no seu blog, mas gostaria de saber apenas se a diferença é, geralmente, muito grande entre o aparelho lingual convencional, e o auto-ligado. Obrigada pela atenção.