Aparelho ortodôntico invisível (aparelho lingual) é aquele aparelho fixo que é colado pela face interna dos dentes, a face lingual. Por isso o nome aparelho lingual.
A ortodontia lingual vem se consolidando como uma alternativa eficaz para a correção dentária de pessoas preocupadas com a estética durante o tratamento.
O aparelho ortodôntico invisível é uma das melhores soluções para quem precisa corrigir os dentes mas não quer que o aparelho fique aparecendo na frente do sorriso. Por isso esse é o aparelho mais indicado para adultos e jovens que fazem questão deste detalhe estético.
Vantagens do tratamento com um aparelho ortodôntico invisível
O tratamento com aparelho lingual apresenta diversas vantagens. Vamos falar sobre cada uma delas abaixo:
-
- É um aparelho realmente invisível. Portanto, permite que o cliente continue com suas atividades sociais e profissionais sem o comprometimento estético de um aparelho aparente.
- O aparelho não faz volume sob os lábios, então, não interfere no vedamento labial natural. Não há necessidade de contração excessiva dos lábios para conseguir fechar a boca. Resumindo: Não produz o efeito de “boca bicuda”.
- O aparelho lingual facilita muito que o cliente acompanhe a evolução do seu tratamento ortodônticoor , porque não há nada na frente dos dentes atrapalhando a observação.
- O ortodontista pode se concentrar nos mínimos detalhes na busca de um sorriso perfeito, já que os dentes ficam completamente visíveis.
- É ideal para quem pratica esportes de contato e pode ter lesões nos lábios provocadas pelo aparelho ortodôntico convencional, uma vez que o aparelho não encosta nos lábios.
- As faces vestibulares (da frente) dos dentes ficam livres, por isso é possível fazer clareamento dental e alguns outros procedimentos estéticos restauradores, mesmo durante o tratamento ortodôntico.
Aparelho ortodôntico invisível (lingual) Vs Aparelho ortodôntico convencional
Podemos identificar alguns padrões que se repetem bastante na experiência dos pacientes que fazem o tratamento com um aparelho ortodôntico invisível e com aparelho convencional.
Não podemos afirmar que é uma regra, mas observamos regularmente essas diferenças:
O paciente que usa um aparelho ortodôntico convencional mantém o foco no próprio aparelho. Por isso, a prioridade é sempre removê-lo o mais breve possível.
O paciente que usa um aparelho ortodôntico invisível, por outro lado, mantém o foco no seu sorriso, priorizando o melhor resultado possível.
O paciente que usa aparelho ortodôntico convencional não sabe exatamente como ficou o seu sorriso até remover o aparelho.
O paciente que usa aparelho ortodôntico invisível sabe exatamente como ficou o seu sorriso, antes de remover o aparelho.
Todo ortodontista trabalha com Ortodontia Lingual?
A técnica lingual é muito trabalhosa e requer um treinamento bem específico por parte do profissional.
Por isso, nem todo ortodontista trabalha com ortodontia lingual.
Além de ser difícil visualizar as faces linguais dos dentes, o espaço para se trabalhar é também muito apertado exigindo do ortodontista muita dedicação.
A própria colagem do aparelho ortodôntico invisível (lingual) já é diferente. É preciso colar o aparelho pela técnica de colagem indireta.
O profissional precisa trabalhar muito mais a cada consulta para poder entregar resultados no mesmo prazo que faria com aparelhos convencionais.
A experiência do ortodontista é outro fator importante para levar o tratamento até o final com resultados que satisfaçam os clientes mais exigentes.
Aliás, essa é outra característica da ortodontia lingual: A finalização dos casos é mais complexa.
Quem pode fazer tratamento com aparelho ortodôntico invisível?
A grande maioria dos casos pode ser tratado com um aparelho ortodôntico invisível. A técnica lingual pode ser usada em qualquer pessoa que já tenha a dentição permanente.
Ou seja, é indicado para jovens e adultos que fazem questão desse fator estético.
O perfil dos usuários de um aparelho ortodôntico invisível (lingual) é de pessoas detalhistas, que buscam o melhor resultado possível.
E mesmo aquelas pessoas que não são tão focadas nos detalhes, acabam se tornando mais exigentes na medida em que o tratamento avança.
Esse é um efeito que venho observando ao longo de 14 anos trabalhando com a técnica lingual.
O paciente vê seus dentes o tempo todo, assim, acaba mantendo a atenção no sorriso e não no aparelho, como já foi dito antes.
Esse nível de exigência elevado é o que leva aos resultados mais bonitos e com maior satisfação dos pacientes.
Quer tirar mais dúvidas sobre o aparelho ortodôntico lingual? Entre em contato pelo Facebook, Whatsapp ou pelo Blog.
Abraços!
Dr. Andre Moreira
Boa tarde Dr, estou usando contenção fixa superior e inferior ( higiênica) Estou sentindo um incômodo na ponta da língua. Isso passará?
Daniele,
Provavelmente sim. As pessoas se acostumam com o tempo se a contenção estiver bem feita.
Boa noite! Meu filho de 7 anos colocou este aparelho Ortodôntico Lingual. Porém notei que la no fundo onde o aparelho esta fixado os dentes se encaixam, mas na frente quando fecha a mastigação fica um espaço ou seja os dentes não estão se encaixando fechando a mastigação. Isso è normal??? Obrigado!
Ailton,
Não é comum usar esse tipo de aparelho em uma criança nessa idade. Será que não é um disjuntor palatino?
De qualquer forma, esse aparelho (disjuntor) pode interferir mesmo na oclusão.
Mas não tenho como avaliar se essa interferência está dentro do normal sem ver o paciente.
É possível usar a técnica de ortodontia lingual quando se exige extração de dentes?
Cassia,
Sim, é possível usar ortodontia lingual em casos com extração.
Ótimo trabalho! Venha atender em Maringá-PR 🙂 rs
Obrigado Raíssa!
Bem que eu gostaria. Dizem que é um ótimo lugar para se viver.
estou com aparelho de espançao de palato mas meu medico nao me deu a chave p estar fazendo a abertura. sera que e porque vou fazer tb a intervençao cirurgia.
Veruska,
Isso só ele pode responder. Acho que se você vai ser submetida à uma cirurgia, deveria estar ciente disso.
Gostaria de saber se é possível colocar aparelho lingual em dentes muito pequenos.
Ana,
É necessário avaliar o caso para dizer se há indicação para ortodontia lingual. Dentes pequenos podem dificultar, mas não necessariamente contraindicar o uso deste aparelho.
Dr. preciso saber, tinha um dente com pino e um provisório agora troquei por uma prótese de porcelana que por sinal é cara,mas ficou espaço entre os dentes com isso entra alimento e mesmo higienizando bem, a gengiva doe muito, o dentista que colocou falou k isso é normal , por gentileza sua opinião.
grata!!!!
Silmara,
Eu não trabalho com prótese, apenas com ortodontia, então prefiro não comentar especialidades que não domino.
Olá Dr. André. Usei aparelho vestibular aos 15 anos e agora com 32 os dentres da frente modificaram um pouco, então resolvi corrigi-los, coloquei o meu Ap lingual há 02 dias e estou com mta dor na lingua, procurei numa loja de produtos médicos um protetor de silicone e não encontrei. O sr. teria uma dica a me passar p/ minimizar minha dor? 2a. vou ligar no consultório, é que minha dor na lingua está insuportável.
Grata.
Aline,
Normalmente não tenho este problema em meus tratamentos, a não ser quando há alguma coisa solta no aparelho, ponta de arco sobrando, etc. Neste caso, é necessário ir ao consultório para resolver.
P:S:. Sabe aqueles elásticos? Já usei muito! Em uma semana de uso contínuo fecha, ajeita. Duas semanas sem, volta a abrir. Atualmente estou com 5 em minha boca.
Oi Grazianne,
Isso mostra uma instabilidade do resultado obtido com o uso destes elásticos. Mas, como eu disse antes, não sei se é devido ao seu problema ou apenas uma questão de mecânica.
Dr. André, obrigada pela a atenção. =#
É importante que eu responda aos seus questionamentos, vamos lá!
Dr. André: “O aparelho fixo foi mantido na boca sem ativação por 4 a 6 meses para consolidar os resultados?”
Grazianne: Não. Minhas manutenções mensais eram certas. Essa etapa foi realizada com sério acompanhamento.
Dr. André: “Você usou contenção fixa colada nos seis dentes ântero-inferiores (colada em TODOS os incisivos inferiores)?”
Grazianne: Não. Nunca usei contenção fixa em nenhum dente inferior. Usei a contenção inferior removível, mas aconteceu que eu quebrei sem querer. Até uma nova ficar pronta demorou cerca de dois meses (por motivos profissionais mesmo, fui para fila, rs). Ainda usei um tempo (4, 5 meses), e durante as manutenções o Dr. disse que nós iríamos colar de novo, e acrescentou: “Sua contenção inferior fixa é o próprio aparelho.”
Dr. André: “Você usou contenção removível na arcada superior ao menos para dormir por dois anos?”
Grazianne: Sim. Eu usei contenção removível superior não só para dormir, mas direto! Retirava apenas para comer e algumas comidas como pastosas, eu fazia com ela. Com mais ou menos, 2 anos eu fiquei um tempinho sem usar… Pouco tempo uns 4 ou 5 meses… Advinha? Quando meu odonto viu, aparelho nela! Ainda tentamos só com a contenção apertando aqui e ali, mas findou em bráquetes, fios, cortes, dor… =(
Dr. André: “Foi feito um monitoramento semestral pelo seu ortodontista para observar se a recidiva estava ocorrendo?”
Grazianne: Sim. Fazíamos manutenções da contenção à cada 3 meses. E durante o acompanhamento ele percebia as reincidências.
Dr. André: “Não teria sido mais simples interromper a perda do resultado enquanto ela era pequena?”
Grazianne: Esta eu não sei responder direito, mas acho que muita coisa foi feita, o problema sou eu =(
Dr. André eu te amo! Me ajude! Kkkkk É sério, faça sua parte mesmo virtual dando sugestões, por favor, não reprima sua potência profissional! Meu odontologista e sua esposa (tbm odonto) praticamente me adotaram estudam muito o meu caso, tanto para me ajudar (nos tornamos amigos de infância, rsrs) como para aprender, porém eles… Parece não saberem mais o que fazer =(
Eu topo usar aparelho para o resto da vida numa boa, mas que não seja fixo (se o lingual servir, pode até ser). Ah sei lá a tecnologia só avança; uma contenção removível com alguma coisa nos últimos dentes rsrs que, tipo, encaixe “segurando”, “prendendo”, “firmando” bem a contenção para que ela não mova-se, e eu remova apenas para comer… Será que não há nada pra mim dentro da ortodontia!? =/
No aguardo… =)
Obrigado pela confiança Grazianne!
Bem, eu acho que você deveria sim usar a contenção inferior colada. Eu uso em todos os meus cliente e não confio um dia sequer nos incisivos inferiores livres. Colo a contenção ANTES de remover o aparelho inferior (menos quando estou trabalhando com lingual).
Observe que sempre a perda de resultado ocorreu depois de um período de interrupção no uso das contenções.
Se no acompanhamento pós-tratamento era possível notar a recidiva ocorrendo, era para a placa de contenção não estar mais encaixando corretamente. Se os dentes saem da posição e a placa continua entrando, é por que não está bem justa.
Veja bem que não quero ficar criticando o trabalho do seu ortodontista (até por que nem mesmo pude ver o que foi feito) mas não consigo aceitar que você precise usar aparelho pelo resto da vida, seja ele colado por fora ou por lingual.
E acho que houveram situações que favoreceram a recidiva como acontece com pessoas que não têm o seu problema.
O aparelho lingual é invisível mas não foi planejado para ser usado indefinidamente (nem o convencional), por isso acho que a solução deve passar por um dispositivo de contenção.
Talvez tenha que ser algo diferente do usual, mais resistente ou mais abrangente, mas ainda assim, uma contenção.
Mas Dr. André, existe essa contenção mais resistente e abrangente? Qual o nome, a marca? Como faço para fabricá-lo, rsrs? O senhor já teve oportunidade de trabalhar com uma igual ou semelhante?
Como sugeriu, vou falar pra ele sobre esse procedimento de colar a contenção fixa antes de remover o aparelho (acho que ele desconhece essa maneira nunca propôs nada parecido), continue à vontade para opinar.
Gostei muito de suas orientações, neste contexto, para mim tudo é válido! Sim outra coisa, meu aparelho não está completo, na parte superior falta um bráquete no dente que antecede o dente que cola o anel (desculpa não saber nomear todos os dentes rsrs) ele não colou os anéis dessa vez, o senhor acha importante colar de novo o anel? Pq ele não colou? =S
Tenho imensa consideração pelos os meus odontos, mas… Não sou a única paciente com recidiva: Fato! Por isso estou te importunando, desculpa rsrs e mais uma vez obrigada!
DEUS te abençoe! =#
Grazianne,
Nem precisamos falar de uma contenção diferente. Acho que basta fazer a contenção fixa enquanto os dentes estão no lugar.
E o ideal é que o aparelho esteja sempre completo.
Se estes requisitos não forem atendidos, não podemos descartar que estejam relacionados à recidiva e ligar diretamente esta instabilidade ao seu problema de saúde.
Olá Dr. André,
Tenho um problema de saúde muscular (Amiotrofia Espinhal Progressiva) e como consequência da mesma uma escoliose intensa. Como estou viva e cheia de vida, vida que segue… Colei aparelho ortodôntico aos 18 anos, removi aos 21; aos 24 mais uma vez estava eu lá de aparelho cerca de um ano e meio depois foi removido. Aos 27 anos foi necessário colar de novo! E hoje aos 29 anos me encontro com este chatinho sorriso metálico. O meu odonto diz que devido a doença de base, o meu caso torna-se um pouco mais difícil, pois tem todo um contexto muscular em questão. Preciso estar de aparelho quase sempre, se não sempre! Mas a estética me incomoda muitoo! O problema mecânico já foi solucionado. Acontece é que quando estou sem aparelho, a arcada começa a abrir, os dentes entortarem, eu me mordo, minha mandíbula fica um pouco torta modificando o formato do meu rosto. Colo aparelho tudo se resolve. E nesse ciclo “tira” e “põe” aparelho, sinto-me bem incomodada porque além da estética, aparelho dói, machuca, corta, fere… =(
Penso que a ortodontia lingual me ajudaria demais! Então, gostaria de saber a respeito da dicção e higienização com o aparelho lingual.
Obrigada! =#
Grazianne,
Eu não conheço este seu problema de saúde, mas não acho que se deva pensar em ficar de aparelho indefinidamente.
Será que todos os cuidados foram tomados após as retiradas dos seus aparelhos anteriores?
O aparelho fixo foi mantido na boca sem ativação por 4 a 6 meses para consolidar os resultados?
Você usou contenção fixa colada nos seis dentes ântero-inferiores (colada em TODOS os incisivos inferiores)?
Você usou contenção removível na arcada superior ao menos para dormir por dois anos? No seu caso poderia ser usada uma contenção por todo o tempo removendo apenas para comer.
Foi feito um monitoramento semestral pelo seu ortodontista para observar se a recidiva estava ocorrendo?
Não teria sido mais simples interromper a perda do resultado enquanto ela era pequena?
Acho que se tudo isso fosse feito, você não teria tantas perdas de resultado assim.
Não sei se o aparelho lingual seria a melhor solução para o seu caso. Acho que o mais importante são os cuidados com a contenção.