Quem pensa em fazer um tratamento ortodôntico hoje em dia, encontra uma infinidade de opções de aparelhos, preços e formas de pagamento diferentes.
Normalmente a primeira coisa que se nota é que alguns profissionais cobram a avaliação ortodôntica e outros não.
Neste post vou tentar mostrar por que pode ser melhor para o cliente pagar por esta consulta em vez de recebê-la de graça.
Está certo cobrar apenas para avaliar o caso?
Antes de responder a esta pergunta, precisamos definir o que é (ou como deveria ser realizada) uma consulta de avaliação ortodôntica.
A consulta serve para o ortodontista ter uma ideia do problema do cliente e definir em linhas gerais como o tratamento deve ser feito.
É preciso definir que tipo de aparelho será usado, que procedimentos adicionais podem ser necessários (extrações, desgastes, expansão, mini-implantes, etc), qual a previsão de tempo para corrigir o problema e toda a parte financeira.
obs: É claro que algumas questões só poderão ser respondidas após a documentação ortodôntica (radiografias, fotos e modelos) estar pronta, mas normalmente o ortodontista já tem uma ideia do que será necessário pela avaliação clínica.
O cliente também vai poder avaliar o profissional observando a pontualidade e cordialidade no atendimento, a segurança com que este passa as informações, a disponibilidade para tirar dúvidas, a transparência ao lidar com os aspectos financeiros e diversos outros fatores.
Vale a pena se informar há quanto tempo o profissional trabalha no local e se ele pretende se mudar nos próximos anos. Assim evita-se a troca do ortodontista no meio do tratamento.
Seria bom ainda que o cliente pudesse ver fotos de alguns casos (antes e depois) parecidos com o seu e que tenham sido tratados pelo profissional.
Mas não dá para fazer tantas coisas em uma consulta de dez ou quinze minutos, por isso a avaliação ortodôntica precisa durar pelo menos uma hora.
Se você achou muito tempo, lembre-se que estará decidindo um tratamento de dois anos ou mais que vai definir como o seu sorriso será dali para frente. Talvez uma hora ainda seja pouco tempo para uma decisão tão importante.
Agora voltando à nossa pergunta: Está certo cobrar apenas para avaliar o caso?
Se você receber informação suficiente para tomar uma decisão acertada, sim.
E não vejo isso apenas pelo lado do profissional.
Para o cliente é muito melhor pagar pela consulta e se sentir à vontade para tirar todas as dúvidas para poder iniciar o tratamento com tranquilidade. Afinal, ele está pagando por aquele tempo e o objetivo é usá-lo para extrair o máximo de informação sobre o seu tratamento.
Por outro lado, se você passou por um exame rápido, foi informado dos valores, recebeu um pedido para fazer radiografias e teve a consulta encerrada em poucos minutos após uma ou duas perguntas, não sei se vale a pena pagar por isso.
Pagar pela consulta é caro? O que é realmente caro em ortodontia?
É descobrir que aquele aparelho “grátis” precisa ser pago caso você decida interromper o tratamento.
É ficar sabendo que o seu ortodontista saiu da clínica sem aviso prévio e agora você terá que aceitar ser tratado por um profissional que não foi a sua escolha.
É perceber que o prazo do seu tratamento se esgotou, não há sinal de que o resultado esteja próximo e você continua pagando além do que se planejou.
É se sentir inseguro com o tratamento e não ter um canal de comunicação aberto com o seu ortodontista.
Concluindo, não podemos generalizar dizendo que se a consulta for cobrada o dentista é bom e que consultas grátis são sinal de mau profissional.
Cabe ao cliente avaliar o valor das informações que ele está recebendo durante a consulta e decidir se o preço é justo.
Espero que este post seja útil para todos vocês.
Um forte abraço,
Dr. Andre Moreira
Olá gostaria de saber onde consigo tratamento gratuito em São Paulo, pois meu marido precisa de uma cirurgia de expansão maxilar mas não temos condições financeiras para realizá-la.
Bianca,
Provavelmente nas faculdades de odontologia, nos cursos de especialização em cirurgia buco-maxilo facial ou em ortodontia.
Olá! após o fim do tratamento de clareamento dental à laser, quanto tempo devo aguardar para poder voltar a tomar café e comer comidas com molho? são 30 dias?
Pedro,
Só quem pode liberar você para esses alimentos é o seu dentista.
Olá!
Poderia me indicar um ortodontista em Vilhena/RO ?
Obrigado!
Willian,
Infelizmente não. Não conheço nenhum profissional aí na sua cidade.
Boa noite. È normal o dentista montar a parte de cima do aparelho e estipular um prazo de 6 meses pra instalação do mesmo na arcada inferior?
Tiago,
Em alguns casos isso pode ser necessário.
dr coloque aparelho ha uma semana senti muita dor e machucou muito..mais agora estou melhor so que tenho um dente tramelado logo parte frente e to sentidor machucando so neste local e incomodo parece q ta pegando sei la e normal?
Edilaine,
É natural que um dente mais mal posicionado sofra mais no início da movimentação.
Bom dia doutoe.
Eu sou Eudson moro em itubera-ba.
Eu estou querendo colocar aparelho dental fixo.
Depois de fazer o orçamento com quantos dias no minimo eu posso colocar o aparelho??
Eudson,
Isso varia de acordo com o profissional. Mas é necessário fazer as radiografias, fotos e molde das arcadas para o ortodontista estudar o caso e definir um plano de tratamento. Depois disso a colagem pode ser feita.
Dr. André, poderia me indicar bons ortodontistas em SP, zona oeste? Segundo um ortodontista tenho que extrair os 4 sisos e mais 2 pre molares superiores. Os inferiores não, pois não nasceram. Tenho o nariz grande e sorriso largo… Me preocupo de extrair tantos dentes e ficar com a boca murcha.
Muito obrigada!
Andressa,
Procure o Dr. Paulo Coelho:
http://www.drpaulocoelho.com.br/quem-somos/
Bom dia Dr. e obrigada pela resposta.
Em São Paulo, você conhece um bom ortodonto para me indicar.
Muito obrigada,
Rose
Rose,
Atualmente estou sem uma indicação em SP.
Dr. André, boa tarde! Entendo a situação que colocou e concordo que uma consulta rápida demais (gratuita ou não) não é a melhor forma de escolher e iniciar um tratamento. No entanto, eu como paciente me encontro em uma situação complicada porque, posso pagar pela consulta inicial e, de repente, não gostar do profissional por algum motivo técnico ou não. Neste caso este valor pago seria um desperdício já que dessa consulta inicial (por melhor que seja) nada poderei aproveitar caso eu escolha me tratar depois com outro profissional. Escolher um profissional envolve várias questões, além das questões técnicas e pessoais, ainda tem a questão do custo do tratamento, que varia bastante. Na primeira consulta eu posso avaliar o profissional com excelente técnica e verbalização, se sentir confortável e bem recebida por ele (questões emocionais), porém posso considerar os valores muito além das minhas possibilidades. Ou o contrário, posso me sentir confortável financeiramente mas não gostar do profissionais por questões emocionais. Enfim, me sinto insegura em ir em apenas uma consulta (com apenas um profissional) e tomar esta decisão. Confesso que gostaria de conhecer uns 3 profissionais para que pudesse escolher aquele que atende melhor as minhas necessidades (me sentir segura com o profissional, ele ter disponível o tratamento que eu gostaria de fazer, e custo) mas ao mesmo tempo não conseguira pagar para cada uma dessas consultas. Este fator está sendo o meu maior impecílio. O que você me recomendaria?
Olá Catarina,
Entendi o seu dilema.
Acho que você está certa em querer ouvir mais de uma opinião. Acredito que esta seja a melhor maneira de se escolher um profissional quando não se tem uma indicação de um conhecido ou familiar.
Por causa de pessoas como você, eu sempre me disponho a conversar com os possíveis clientes por telefone antes da consulta, o que chamamos aqui de “pré-consulta”, inclusive passando os valores aproximados dos tratamentos que variam de acordo com o tipo de aparelho que a pessoa procura.
Obviamente não posso fechar um valor sem avaliar o cliente clinicamente, mas é possível passar uma idéia da magnitude dos valores que serão cobrados e ao mesmo tempo permitir que o cliente tenha uma pequena amostra de como será o contato (do ponto de vista emocional – como você disse) durante a consulta.
Esta foi a solução que encontrei para o problema que você apresentou.
Recomendo que você procure profissionais que sigam esta linha e se disponham a adiantar algumas informações antes da consulta.
Olá! Dr. Andre, estou com esse mesmo problema, no meu caso, tenho apinhamento dentário, nos dentes 42 ao 33 e mordida cruzada lateral, nos dentes inferiores, fui em 4 ortodontistas – A, B, C e D – e paguei a consulta de 2.
A – Foi super atencioso, demonstrou muito conhecimento, mas infelizmente, algumas coisas me deixaram desconfortáveis e além da impossibilidade financeira, cobrou 9 mil (Portia)
B – Não vale à pena mencionar.
D – Era de uma prepotência absurda, apesar disso, demonstrou conhecimento, e cobrou 4.100 mil no (Portia) e 6.450 mil (Damon System). No Damon daria 10% de desc. à vista nas manutenções ( 180×24 + 1.650 mil do aparelho). Esse último é de uma rede de clínicas.
C – Cobrou 5.500 mil no mesmo aparelho (Autoligado Portia). Atencioso, só que não me passou muita segurança e nem “conhecimento”. Apesar disso, por ser indicação, resolvi arriscar: fiz a pasta e iniciei a troca das restaurações. Ele fez uma restauração e não senti muita destreza, por isso achei melhor ver o D. Acontece que um dia depois da consulta com o orto, uma restauração caiu, e nesse dente, o C havia mencionado que talvez daria canal, por isso achei melhor procurar um especialista, e como já estava nessa clínica D, procurei lá. Segundo o D, a restauração feita no C estava mal feita, e acabei pagando as restaurações lá e fazendo uma overlay (fiquei com o curativo por 15 dias e, segundo a Dr., se não doesse não teria que fazer canal). Só que ela deixou meu dente muito alto, eu reclamei, e acabei ficando com o dente alto por 3 semanas (dente muito sensível; dor ao mastigar; acordava com ele latejando de madrugada). Fiz mais 4 restaurações nessa clínica, só que não estava gostando, não estavam respeitando a estrutura do dente, tudo que tinha como dar errado, deu. Acabou que reclamei para a Dr. que era supervisora, disse que iria procurar outro profissional; nisso ela abaixou a overlay, disse que realmente estava muito alta e meio que “arrumou” as outras restaurações. Eu havia mencionado tbm que o dente 14 AINDA estava com um cheiro ruim, ela disse que era normal, que era resto de alimentos, e disse tb que o dente 15 estava sensível ao mastigar em uma pequena parte, novamente, disse que era normal. Nisso pedi meu dinheiro de volta, tive que pagar uma multa por desistir.
Procurei uma profissional especializada em estética, ela teve que refazer o dente 14, pois estava com excesso marginal, formava um buraco. Infelizmente, quando ela retirou o cimento ela viu cárie, ela me explicou que alguns dentistas que deixam mesmo, mas que essa cárie estava com o tecido mole, muito infeccionada, que deveria ter sido retirada. Agora estou com medo dos outros 3 dentes que foi feito nessa clínica. Tenho fotos que comprovam que tinha cárie e radiografia que comprovam o excesso marginal. Sei que tenho direito de receber meu dinheiro de volta do dente 14. Mas e do 15 que está sensível ao mastigar a mais de 2 meses, e como sei que os outros dentes não estão com cárie tb? Sei que é complicado, mas será que tenho algum direito com os outros 3 dentes de ter meu dinheiro de volta? Ou pelo menos do 15 se eu o refazer?
Procurei uma especialista em endo, fui informada que meu dente ainda estava alto, e que isso podia provocar a “morte” (ela não usou está palavra) da polpa, disse que tudo o que estava relatando era um caso de canal mesmo, mas que em último caso ela o faria, ela abaixou mais ainda o dente, isso no começo de outubro, já tem uns 19 dias, senti uma melhora significativa, mas ainda está sensível a temperatura, não doe mais ao mastigar e nem de madrugada. Essa endo foi super atenciosa, está em contato comigo até hoje, disse que tenho que pagar 150 reais pela consulta, caso dê canal, 1.500mil. Só tenho uma dúvida, será que isso ocorreu pq meu dente estava alto? Tudo é tão complicado de saber, me arrependi amargamente de ter ido nessa clínica D.
Obs: Na clínica D, a equipe não parecia que era feliz, não tem como eu te passar detalhadamente, os acontecimentos e nem o funcionamento de lá, ficaria muito extenso, mas acho que a Dr., era a maior culpada disso, ela que atende e passa tudo para os outros, ela era soberba. Inclusive um dos sócios mentiu falando que não era dono da clínica, e no final fui descobrir que era casado com a Dr. e que os dois eram sócios e donos. Tudo indica que eles pareciam estar visando somente o lucro.
Gastos que já tive:
A e B : Consulta: 450
C : Pasta: 110; Restauração: 140
D: Pasta: 90; Overlay: 600; 4 Restaurações: 400; Multa: 100
Especialista em estética: Radiografia intraoral: 60; 8 Restaurações/1 Profilaxia e raspagem 2.380mil. Obs: 8 dessas restaurações, 2 foram refeitas.
Total: 3.880mil
Especialista Endo: Canal 1.500mil ou 150 consulta.
Mais um desses dois valores.
Estou muito triste, cansada e incrédula! Queria saber se tem alguma indicação de Orto em Cuiabá – MT, ou se poderia pelo menos me ajudar olhando as fotos/radiografia para ver se realmente tenho que usar o aparelho autoligado, pois se não tiver, colocarei o aparelho convencional. Minha preocupação e somente com a higienização e tempo que terei que usar, um dentista disse que era 1 ano e 8 meses no máximo.
Me desculpe se fui muito prolixa. É de grande importância esse trabalho que você faz, de ajudar as pessoas através do site e blog. Espero retorno. Obrigada.
Patrícia,
Eu não tenho um ortodontista para indicar em Cuiabá. Mas acho que você deve se preocupar amis em escolher um ortodontista que te inspire confiança do que com o aparelho ser auto-ligado ou não.
Aparelhos convencionais funcionaram bem por anos e não vai ser agora que vão deixar de funcionar só por que existem os auto-ligados. Da mesma forma que os carros de câmbio manual continuam funcionando apesar do câmbio automático ser uma opção mais moderna.
Um ortodontista capacitado e comprometido com o seu tratamento, vai entregar o resultado dentro do prazo combinado com qualquer tipo de aparelho.
Fique atenta à questão do prazo. Prazo sem garantia não tem valor. Leia as 10 dicas do blog. Elas podem ajudar na sua escolha.
E quanto a higiene, ela é mais fácil no auto-ligado, mas isso não significa que quem usa aparelho convencional não pode ter uma higiene perfeita.
Boa noite!Gostaria de saber se existe diferentes tipos, e valores de extensores.Meu filho tem 9 anos e precisa abrir o céu da boca por ele ser prematuro.Consultei alguns profissionais,e cada um me passou um valor diferente,alguns chegam ate o dobro do preço,mas a duvida é a seguinte,se eu colocar um aparelho fixo mais barato sera que eu vou ter o mesmo resultado que colocar um de 1800,00 no caso!Como fui franca com meu profissional ele me deixou a vontade para escolher,mas sempre enfatizando que o barato pode sair caro!O que faço doutor?Obrigada!
Claudia,
Eu não comento valores aqui no Blog, pois cada dentista tem sua forma de cobrar pelos serviços.
E concordo com o seu dentista, o barato pode sair caro.
Esqueça o aparelho e concentre-se em escolher um bom profissional. O aparelho não faz nada sozinho. É melhor um aparelho nacional na mão de um profissional competente do que um aparelho importado na mão de um menos capaz.
Leia as 10 dicas aqui do Blog.
ola dr tenho um problema quando como qualquer coisa meus dentes todos doi ,eles são saudáveis vou ao dentista regularmente e eu não sei o que acontece. serar que e preciso eu usar aparelho, o senhor poderia me responder porque isso acontece,eu acho ate meus dentes bonitinhos.obrigada
Vaneza,
Não tenho como saber sem ver você. Que tipo de dor você sente?
Boa tarde Dr. André.
Gostei muito da matéria me identifiquei com algumas coisas referentes ao que você disse. Gostaria de pedir orientações.
Uso aparelho fixo a um ano e quatro meses e minha dentista tem cogitado uma operação ortognática de maneira muito tímida e pouco clara sobre os benefícios isso tem me deixado inseguro com relação a todo tratamento.
Sou de São Paulo gostaria de pedir uma referência de algum profissional, para uma nova avaliação, troca e finalização do tratamento, que mostre propriedade e segurança como você me passou.
Desde já muito obrigado.
Luciano,
Obrigado pela confiança. Mas não tenho neste momento um colega mais experiente para indicar em São Paulo. E, pelo visto é isso que o seu caso pede.
Contudo acho que você consegue encontrar um bom ortodontista seguindo as 10 dicas aqui do Blog.
boa tarde me chamo alessandra guedes uso uma ponte fixa nos dentes superior tenho ringidomuito os dentes e são todos tortos sintomuita dor de cabeça dor nas articulações que tratamento devo seguir obrigada
Alessandra,
Você de e procurar um dentista especializado em DTM.
BOA NOITE
OBRIGADA PELA SUA RESPOSTA , FOI ESCLARECEDORA.
ABR. NORMA.
Por nada Norma!
BOM DIA
UMA DUVIDA , ESTOU COM UMA CALCIFICAÇAO NO DENTE 36 , IMPOSSIBILITANDO O TRATAMENTO DE CANAL . VOU TER QUE EXTRAIR , COM APARELHO ORTODONTICO ,CONSIGO FECHAR O ESPAÇO ,TRACIONANDO O DENTE 37 E 38 .?
ME INDIQUE UM ORTODONTISTA DE CONFIANÇA , AQUI EM BELO HORIZONTE -MINAS GERAIS.
OBRIGADA . NORMA NERY.
Norma,
Esta movimentação não é muito simples, normalmente é melhor fazer o implante.
Mas de qualquer forma, procure o Dr. Luiz Fernando Eto em BH.
Bom dia , minha mãe esta fazendo tratamento de aluns implantes, ela estava com muita carie e os dentes comprometidos, fizeram avaliação cobraram um valor, a gente pagou e o implante provisório ficou muito para frente , de acordo com a dentista ela disse que teve que desgastar mais o dente e por isso ficou naquela forma, e agora tivemos que pagar uma nova protese provisória para ficar melhor . Enquanto isso a definitiva esta sendo feita, mesmo assim ela desgastou muito os dentes originais da minha mãe, como já muito cariados estou preocupada se isso não facilitara o surgimento de canal. Fora que estão arrumando alguns dentes e outros não. É normal esse tipo de desgastação do dente original?
Alessandra,
Eu só falo sobre ortodontia que é a minha especialidade. Não trabalho com esta parte de prótese, mas vou recomendar este site aqui: http://drflaviofernandes.com.br/
Olá dr. André primeiro de tudo grato pela atenciosa resposta.
A terceira pergunta foi respondida perfeitamente.
A segunda também e fico feliz por saber disso porque uma das coisas que me desestimularam de fazer uma correção nos meus dentes foi à informação de que se eu tirasse, por exemplo, um segundo pré-molar inferior esquerdo teria que tirar necessariamente um segundo pré-molar superior esquerdo; pois se alegava ser isso necessário para uma perfeita oclusão. Ouvi isso sem apresentar a documentação;
Relacionada à primeira questão é que, deduzi por causa de suas informações, de que não eram automaticamente ‘extraíveis’ aqueles dentes, me referindo a um tratamento ortodôntico, ou mesmo poderia dizer agora, apenas para aliviar a pressão de uma dentição muito justa.
Recentemente foi o que me afirmara um excelente profissional, mas não da área de ortodontia, embora ele se referisse como dispensáveis apenas aos terceiros molares e não aos segundos. Estranhei, pois não acredito em órgãos vestigiais ou coisas assim e acho que somente para evitar algo pior, ou se garantir um benefício maior se deva retirar qualquer dente, um órgão vivo, o que nem sempre é algo simples de se fazer.
Tenho uma projeção acentuada de um canino (inferior direito), e um aperto demasiado entre todos os dentes menos os incisivos o que traz dificuldade para a higienização por mais que eu me empenhe nisso com o fio dental que corta mesmo o fino. Além de tomar tempo já favoreceu cáries insidiosas, inclusive difíceis de tratar; entre outros problemas.
Para mim a preocupação estética é mínima, pois meu sorriso me agrada me bastando preserva-lo (daí não aceitar qualquer mudança nos seis principais), ressalvas à observação que fiz antes.
A questão é quais dentes devo tirar para evitar os problemas que tenho passado (já que são fortes e de boa aparência).
E gostaria de obter uma resposta que não fosse adaptável a preferência do cliente e obviamente o cliente sempre tem.
Não tenho objeção a prazo esperaria mesmo 5 anos se fosse preciso, contando que fique perfeito, primeiro a mastigação e depois as correções estéticas que para mim devem favorecer o melhor cumprimento da função dos dentes no organismo. Ou seja, uma bela dentição é aquela que alia saúde e aparência e nunca a aparência poderá sacrificar aquela.
Abrir o sorriso foi uma ideia de unir o útil ao agradável e por que facilitaria a visualização para a limpeza com o fio dental. Então se não houver objeções ou consequências ruins mais tarde, ótimo.
Para mim o aparelho deve ser móvel e não me incomodo de usar um que seja chamativo. O meu irmão usou um que tinha apoios laterais do lado de fora da boca e ficou excelente. Não gosto do fixo pela difícil higienização e cá entre nós muitos fazem ajustes nos dentes achando um charme usar o aparelhinho colorido na boca rs.
Ouvi de uma novidade de aparelho transparente e móvel, não de metal um tipo de molde plástico. E que uniria qualidade, conforto e mesmo prazo mais curto.
Isso é verdade?
Está questão da boca murcha que por vezes se ouve como receio por extração o que significa?
Já que avancei em expor meu caso é possível uma avaliação ortodôntica preliminar (paga naturalmente) somente analisando o molde dos dentes, e a mordida, portanto, sem a radiografia?
Sei que não é o bastante por isso disse preliminar, pois imagino que profissionais que já trataram de muitos pacientes podem dá-la ao menos como uma primeira impressão. E imagino que seja mais em conta considerando que deverei fazer ainda outra apresentando toda a documentação.
E duas perguntas que ficaram faltando: Uma mastigação eficiente exige o mínimo de quantos dentes? (e talvez, ainda eu diria, quais atrapalham mais essa função quando faltam; e os que menos farão falta?)
E corrigindo a outra que não formulei bem.
Existe ciência e tecnologia hoje que permita transplantar um dente (vivo) para o seu próprio espaço. A pergunta considera a possibilidade de em breve futuro a genética poder produzir qualquer dente a partir do material genético de qualquer um. E por isso tenho interesse de preservar algum dente saudável que venha a retirar para o tratamento ortodôntico.
Em caso da avaliação solicitada ser possível como posso saber do valor?
Espero não estar abusando da atenção. Represento um público que precisa de serviço ortodôntico, mas que resiste por não sentir seguro pelas divergências de parecer sobre o tratamento mais adequado e por que há muito modismo cujos resultados estéticos levam a um padrão de arcada visualmente estranho, ainda que os dentes estejam alinhados.
Neste sentido o seu site é realmente de utilidade pública, transmite segurança trazendo ao leigo informações úteis para que possa fazer a melhor escolha. Apreciei não apenas a atenção, mas a qualidade a linguagem acessível das orientações.
É isso mesmo dr. André. Dizer o que sinceramente se acredita ser o melhor, com base na ciência que se possui, mesmo não correspondendo a expectativa do paciente.
Parabéns e sucesso no trabalho de vcs. Fico no aguardo então.
Abs
Francisco,
O aparelho removível transparente a que você se refere, deve ser o Invisalign. Você pode ler sobre este aparelho aqui no Blog mesmo. Basta clicar na categoria de mesmo nome.
A boca murcha é uma consequência da retração exagerada dos dentes anteriores e ocorre quando um caso que não requer extreações é tratado com este recurso.
A avaliação ortodôntica é sim possível sem as radiografias e inclusive sem o modelo. Imprescindível é a presença do paciente. O valor cobrado depende do profissional.
Não diria que existe um número mínimo de dentes para uma mastigação eficiente. Mas seria bom ter as arcadas completas pelo menos até os primeiros molares.
O transplante de dentes deve ser viável no futuro, mas esta não é a minha especialidade, então prefiro não falar sobre o que não me atualizo.
Você não está abusando de forma alguma. SãO os usuários que fazem este blog existir, então, pergunte o quanto quiser.
Fico muito feliz com os seus elogios e saiba que são sempre bem-vindos.
Um forte abraço!
Boa noite, parabéns pelo site bastante esclarecedor e informativo, sou uma paciente classe ll e meus molares inferiores estão muito comprometidos, será possível realizar um tratamento ortodôntico ?
Obrigada,
Obrigado Tatiane!
Provavelmente é possível sim melhorar o seu sorriso com um tratamento ortodôntico. Mas não tenho como falar muito sem avaliar o caso.
Boa tarde,
Parabéns pelo site
Pelas informações que forneceu se pode concluir então que nem sempre os últimos molares superiores e inferiores são dispensáveis, não fazendo diferença na mastigação (como alguns alegam), e que, portanto, automaticamente seriam elegíveis para um tratamento ortodôntico. E a propósito uma mastigação eficaz exige o mínimo de quantos dentes?
Outra conclusão possível pelo que entendi é que a extração de um dente de uma arcada não implica necessariamente a retirada de outro exatamente alinhado a ele da arcada contrária e que, portanto, é possível que a extração seja feita de pontos diferentes entre a arcada superior e inferior, dependendo da avaliação da documentação. É isso?
Existe ciência e tecnologia hoje que permita transplantar um tipo de dente (vivo) para o espaço que era de outro que não o mesmo?
E por fim, quando os incisivos superiores e laterais estão ótimos e os atrás deles também, porém somente apertados e enfileirados muito atrás dos dois caninos de maneira que num sorriso frontal não se perceba senão praticamente esses seis principais dentes; seria possível um tratamento que modificasse o formato da arcada óssea (como parece ser necessário) de modo que se alargue um pouco a distancia do lado direito e esquerdo atrás dos caninos, sem alterar a posição destes citados seis de cima? Dada a falta de imagens sobre esta questão a resposta visa saber grosso modo, em tese, somente.
Desde já agradeço a atenção
F. Ferreira
Obrigado Francisco,
Bem, não sei se entendi bem esta primeira pergunta. Mas o fato é que os segundos molares não são dispensáveis e a sua presença é importante na mastigação. Não entendi o que você quis dizer com ser elegíveis para o tratamento, seria elegíveis para extração? Ou você quis dizer que eles deveriam ser incluídos no aparelho?
A segunda conclusão está correta. As extrações dependem do estudo do caso e nem sempre serão em ambas arcadas ou em ambos os lados.
A terceira dúvida me parece ser relativa ao corredor bucal. Sim, neste caso é possível melhorar a largura da arcada para que receba mais luz dando uma sensação de sorriso mais largo.
Um abraço
Dr. André
Tenho alinhamento do canino, terei que retirar dois pre molares superiores, no tratamento esta dizendo que será feita uma distalizacao do 13 e 23, procurando na internet entendi que distalizacao é abrir espaço, se terá extração de dentes, porque é necessário distalizacao ? Ou eu entendi errado? Abraços!
Rodrigo,
Distalização quer dizer movimentar os dentes para trás no arco.
Os dentes 13 e 23 são os caninos superiores. No planejamento está escrito que haverá distalização destes dentes. Está correto pois os pré-molares serão extraídos dando espaço para que os caninos se desloquem para trás.
Preciso arrancar dois pré-molares e estou receosa de ficar com a boca murcha porque já acho meu nariz grande.
O que eu faço?
Naiana,
Converse com outros ortodontistas antes de decidir pelas extrações. Se houver indicação, tudo bem, mas se não houver este problema do nariz pode ocorrer mesmo.
Grata.
Dr,
Gostaria de saber quanto custa um aparelho contensor, pois achei muito caro e queria saber se é realmente esse preço.
Att,
Naiana,
Eu não comento valores aqui no blog pois eles variam muito dependendo do profissional.
Eu paguei a consulta de avaliação e valeu muito à pena. Porque eu fui com a intenção de resolver o problema. Não somente para ver o que o Dr. André ia dizer. A avaliação foi criteriosa e fui muito bem esclarecido. Foi 1 hora de consulta. Sem encheção de linguiça. O meu caso era complicado e depois de 2 anos e meio foi resolvido. De que adianta uma avaliação grátis de 15 min. feita rapidinho porque o próximo está esperando lá fora. É assim que acontece em muitos consultórios por aí. Assim nós percebemos quem são os profissionais por excelência.
Obrigado Ricardo!
Fico muito feliz por ter tido a oportunidade de fazer o seu tratamento e principalmente por termos alcançado um resultado tão bacana.
E faço questão de deixar claro que alcançamos este resultado juntos. Trabalhando por um único objetivo que era um belo sorriso ao final do tratamento.
Para falar a verdade acho que a sua parte do trabalho foi a mais dura, pois ficar este tempo todo cuidando bem do aparelho, mantendo uma higiene impecável e comparecendo rigorosamente às consultas não é moleza, mas é o que todo ortodontista quer de um cliente.
Hoje, posso dizer que nos tornamos amigos e este seu depoimento me deixa muito feliz.
E todas estas coisas positivas tiveram início em uma longa consulta de avaliação onde pudemos discutir as opções para resolver o problema e fazer uma escolha que se mostrou acertada afinal.
Mais uma vez, obrigado pela confiança Ricardo!
boa tarde doutor,
uso aparelho a 1 ano e 5 meses antes de iniciar o tratamento extrai 4 dentes (pre- molares inferiores e superiores) mês passado ele me informou que começaria a dar inicio a processo de fechamento da abertura do meu dente, fiquei muito feliz pois não aquentava mais ver aqueles enormes buracos em meu dentes, só que ele não quis iniciar porque o meu anel soltou e de acordo com ele eu estava no 8° ponto e agora voltei para o 2° achei estranho e sinto que ele ta me enrolando.quero mudar de dentista, seria o certo a fazer?
Mayara,
Eu não entendi bem o que seria esta passagem do 8° ponto para o 2° pois este termo não é usado em ortodontia. Mas imagino que ele quis dizer que o tratamento retrocedeu muito devido ao descolamento da banda.
Não tenho como avaliar o caso, mas normalmente bastaria recimentar a banda e seguir em frente.
obrigada pela resposta, sabe onde posso encontrar um bom dentista aqui em bh?
Oi Mayara,
Procure o Dr. Luiz Fernando Eto. Ele é fera.
onde se localiza seu consultorio?
Olá Mayara,
Eu vivo e trabalho no Rio de Janeiro.
Ola Dr. Andre,
Preciso fazer cirurgia de correção classe III.
Ficaria grata se me indicasse um profissional em Belo Horizonte.
Desde já agradeço.
Gisele,
Desculpe, mas não tenho quem indicar em BH para cirurgia, mas em ortodontia, o Dr. Luiz Fernando Eto, que pode indicar um cirurgião.
Obrigada pela indicação e atenção!
É sempre um prazer Gisele!
Dr. André, tenho 16 anos, e vou colocar o aparelho hyrax semana que vem, e preciso saber se tem bastantes chances de tudo ocorrer bem no meu tratamento, nessa minha idade tem tudo para dar certo?
Antony,
Na sua idade as chances são ótimas.