Trocar de ortodontista no meio do tratamento pode ser necessário, por diversos motivos. Nessa hora surgem dúvidas de como fazer isso sem prejudicar o trabalho.
Para facilitar o entendimento, podemos dividir as situações possíveis em dois grupos quando se troca de ortodontista:
- Quando o próprio ortodontista organiza a troca;
- Quando o paciente procura o novo ortodontista sozinho.
Trocar de ortodontista quando o profissional organiza a troca
Uma mudança de endereço repentina (como uma transferência no trabalho) pode obrigar o paciente fazer a troca durante o tratamento.
Em um tratamento com boa evolução e boa relação entre profissional e paciente, a única motivação para a interrupção seria realmente a mudança.
O ortodontista atual deve indicar um colega na outra localidade. Então encaminhar a documentação, planejamento e o histórico do paciente para o futuro ortodontista avaliar.
Havendo concordância entre os dois profissionais sobre a condução do tratamento, o segundo ortodontista pode simplesmente dar continuidade ao trabalho iniciado pelo colega.
Esta é a situação ideal, mas nem sempre é possível, pois depende do ortodontista conhecer ou procurar um colega de confiança na cidade de destino do paciente.
Por isso, é comum o cliente precisar resolver tudo sozinho.
Quando o paciente precisa fazer a troca sozinho
Quando o ortodontista não participa do processo, as dificuldades aumentam, pois o paciente precisa escolher seu novo ortodontista sozinho.
É comum que o paciente só comece a procurar outro profissional após chegar ao novo destino.
Esse é o primeiro erro. Seria melhor sondar as alternativas antes mesmo de se mudar. Fazer contato com os profissionais é muito fácil atualmente, pois todos querem ser encontrados.
Muitas vezes a intenção do cliente é encontrar um ortodontista que dê continuidade ao tratamento, aproveitando o aparelho e cobrando apenas os valores mensais.
Para que isso ocorra, o novo ortodontista tem que concordar com tudo o que foi feito pelo antecessor, desde o planejamento até a forma como o aparelho foi colado.
Como já foi dito, a melhor maneira de trocar de ortodontista é com o envolvimento dos dois profissionais.
Quando não há esse envolvimento, muitos ortodontistas resistem a assumir o tratamento. Preferem remover o aparelho, fazer nova documentação e novo planejamento.
Por que remover o aparelho antigo ao trocar de ortodontista?
Pode ser frustrante ter que recomeçar e, principalmente ter que pagar de novo a entrada do tratamento ortodôntico. Mas alguém terá que se responsabilizar pelo resultado. E certamente será o ortodontista que vai finalizar o tratamento.
Não adianta assumir o caso e no final justificar um resultado ruim, por erros no planejamento ou na montagem do aparelho feitos pelo ortodontista anterior.
Quando está procurando um ortodontista para dar prosseguimento ao tratamento, o paciente deve ficar atento ao que deseja.
Um ortodontista que assume um tratamento precisa no mínimo pedir uma radiografia panorâmica. Assim pode ter uma ideia das condições em que está recebendo o paciente.
O ideal seria ter os modelos das arcadas, mas não é possível fazer uma moldagem aceitável se o paciente estiver com aparelho fixo colado.
As radiografias e fotografias também perdem em qualidade se o aparelho fixo estiver presente.
Por isso a retirada do aparelho (com todos os custos que possa gerar) costuma ser a conduta mais interessante para o paciente. Ela mostra uma preocupação do ortodontista com a qualidade do tratamento.
Esse profissional sabe que será o responsável por entregar e manter o resultado do tratamento. Instalando a contenção fixa inferior, a contenção removível superior e monitorando a estabilidade do caso ao longo dos anos.
Quando o ortodontista assume o caso sem remover o aparelho antigo
Um profissional pode simplesmente aceitar o paciente e começar a trabalhar sem nenhum planejamento ou estudo do caso.
Mas essa conduta indica que ele não tem ideia da responsabilidade que está assumindo.
A princípio o paciente vai ficar satisfeito por ter poupado tempo e dinheiro na hora de trocar de ortodontista..
Mas com o tempo esta decisão pode se revelar um erro e acabar levando à um tratamento interminável.
As chances de fracasso são maiores por que o profissional assumiu o tratamento sem o material necessário para estudar o caso e fazer um planejamento adequado.
Se você vai trocar de ortodontista, seja por que mudou de cidade ou por estar insatisfeito com o seu tratamento, fique atento ao escolher o novo profissional que vai cuidar do seu sorriso.
Lembre-se que o seu objetivo é ficar com um sorriso bonito e para isso o primeiro passo é escolher corretamente o ortodontista que vai se comprometer com você.
O que faz diferença no resultado é 90% o ortodontista e 10% o aparelho.
Por mais que seja desagradável perder o valor investido, insistir no erro pode levar você a perder mais tempo, ou pior, perder a oportunidade de corrigir seus dentes. Não se preocupe em perder o aparelho e sim em conquistar o seu sorriso.
Se precisar de uma orientação, basta colocar seu comentário aqui.
Talvez você queira saber como funciona o tratamento ortodôntico com garantia.
Olá doutor eu não estou muito confiante do meu tratamento , fui em uma clínica fazer minha avaliação a dentista disse que eu teria que usar aparelho , eu fiz apanas a documentação digital , eu estranhei no começo pois ela disse que dava para colocar apreho sem retirar as cáries e ir retirando ao longo do tratamento e na outra semana eu já coloquei o aparelho na minha opinião foi muito rápido , eu não estou sentindo muita confiança nela , aninha irmã também faz tratamento lá mas não viu resultado ainda , estou pensando em trocar de dentista
Olá Ane!
A confiança é fundamental no tratamento ortodôntico. Se você não sente confiança na clínica ou no ortodontista, precisa avaliar se vale a pena investir seu sorriso…
Certamente o tratamento clínico de cáries deve ser antes da instalação do aparelho fixo, afinal, fica muito mais fácil restaurar os dentes sem aparelho.
Olá bom dia doutor, gostaria de como proceder no caso de não querer mais ficar com.o aparelho…
Coloquei o aparelho já faz mais de 6.anos e era com um profissional que sempre verificou como estava a posição dos dentes, sorriso e etc…
Depois ele saiu e passei a fazer a manutenção com uma profissional que em 5 minutos mim atende, apenas troca o ferrinho e musa a cor das ligas conforme a minha escolha, nem olha como está o andamento do tratamento e pago 70,00 na manutenção…
Quero apenas tirar o aparelho e fazer uma limpeza e eles não estão querendo fazer como proceder nesse caso.
Fabiano,
Tudo depende do que foi combinado no início do tratamento. Mas, com certeza, 6 anos é tempo demais para um tratamento ortodôntico.
Por isso é importante pesquisar bem antes de iniciar um tratamento desses.
Ola boa noite, uso aparelho fixo a três anos e meio, enfim chegou o tempo de começar a remover e mudar para o aparelho móvel, gostaria de saber se posso buscar por conta própria outro ortodontista para a colocação do móvel, perto de onde moro?
Aline,
Sim, você pode procurar outro profissional, mas o ideal é que o seu ortodontista finalize, faça a contenção e o monitoramento do resultado.
Olá doutor. Estou à mais de 2 anos com o aparelho daemon system. Como supostamente este aparelho é melhor que os tradicionais, o tratamento deveria demorar apenas 1 e meio, segundo a minha dentista, embora fosse apenas uma previsão.
Acontece que já passaram 2 anos e eu começo a ter dúvidas se a dentista realmente sabe o que está a fazer. Estou com espacamentos enormes entre dentes que antes não tinha, e já estou com os dentes assim há mais de 1 ano, dentes ainda fora do sitio etc.
Sendo que nesta altura o tratamento já deveria estar perto do fim, começo a ter dúvidas se não é altura de procurar outro dentista… Tenho o aparelho à 2 anos e sinceramente sinto que a única coisa que melhorou foi a abertura das arcadas, tudo o resto está igual, os dentes continuam tortos e agora com espaçamento entre eles.
Para 2 anos de tratamento parece-me muito pouco, o que lhe parece?
BRuno,
Não tenho como fazer uma avaliação técnica do que está se passando no seu tratamento. Mas, se você não se sente confiante com o atual profissional, deveria conversar e pedir uma definição de prazo para a conclusão do tratamento, de acordo com a expectativa criada inicialmente. Caso continue inseguro, procurar outro ortodontista pode ser uma opção.
Olá doutor, tenho uma dúvida. Comecei meu tratamento ortodôntico em 2015 e nessa clínica que estou eu troquei de dentistas 4 vezes pois a minha primeira dentista saiu da clínica e os outros também. Agora estou com uma dentista (da mesma clínica) que está dando continuidade ao meu tratamento mas ela nem ao menos fez outra radiografia, está usando a mesma do início do tratamento, e não fez nenhum planejamento apenas deu continuidade e eu já perguntei quando irei retirar o aparelho e ela apenas me diz que vai demorar um pouco. Acha que devo sair desta clínica e procurar outro ortodontista?? Não sei o que fazer desde já agradeço pelo ótimo post.
Ana,
Essa indefinição de prazo e a troca constante de ortodontista, são preocupantes.
No post sobre como escolher seu ortodontista, falo sobre esses dois problemas. Dá uma chacada no link abaixo:
https://ortodontista.net/blog/como-escolher-seu-ortodontista/
Oin meu nome e mariely estou em tratamento em um dentista mas me arempendi de ter colocado aparelho lá pois qualquer coisa que eu comer já meu brats caem pois são muito mau colocado eles não fixam bem dai cai quero tocar de dentista sera que isto e o melhor a fazer
Mariely,
Se você não está confiante no seu tratamento, pode consultar outros ortodontistas para ouvir outra opinião. Mas o ideal é antes, conversar com o seu atual ortodontista e mostrar sua insatisfação e suas dúvidas. Certamente ele irá te orientar.
Um erro? Qual? Fazer o paciente pagar mais por outro aparelho fixo igual?
Não tem lógica essa de querer tirar o aparelho e colocar outro a não ser que queira fazer o paciente gastar mais do que deveria. A situação dos ortodontistas brasileiros é triste porque só querem ganhar nas costas dos pacientes e enrolam a maioria, causando danos e perda óssea por uma má conduta e sequer são responsabilizados por isso. Fazem um contrato UNILATERAL, ou seja, o comum é que deveria ser BILATERAL, mas a escolha é sempre da empresa, nós apenas concordamos, como se fosse um contrato com o estado. É triste demais isso!
Um bom profissional não tem medo de ser abandonado no meio do caminho, pois sabe que está fazendo o trabalho direito. Quem tem esse medo é porque faz cagada no dente do paciente e precisa ter essa garantia para que ele não o abandone.
Julia,
Desculpe, mas tenho que discordar de você.
A questão não é o paciente pagar mais por um aparelho “igual”.
Um dos principais erros que os pacientes cometem é achar que o aparelho é sempre igual.
Os brackets podem até ser os mesmos, da mesma marca, etc. Mas a forma como o aparelho é colado, o planejamento por trás do tratamento, isso sim faz a diferença.
A situação de alguns ortodontistas é triste por que eles acabam acreditando que são meros colocadores de aparelhos. Com isso, não se dedicam a fazer um bom diagnóstico e planejamento, partindo direto para a colagem do aparelho, afim de não perder a oportunidade com aquele paciente.
E realmente é triste que a imagem da ortodontia seja arranhada dessa forma. Principalmente quando vemos alguém generalizando e colocando bons e maus profissionais no mesmo grupo.
Mas muitos pacientes estão satisfeitos com os seus tratamentos. Muitos ortodontistas estão realizados com seus trabalhos e têm ótimos relacionamentos com os seus pacientes.
Mesmo os contratos usados por clínicas e profissionais, não são todos iguais. Existem contratos de teor completamente diferente e é necessário ler com atenção.
Aqui no blog eu tento auxiliar as pessoas a evitarem cair nessas armadilhas, que infelizmente existem mesmo.
E para finalizar, concordo completamente com o seu último parágrafo.
Bia noite. Estou usando aparelho fixo há quase 6 meses. Faço o tratamento em uma rede de clínicas que tem várias franquias, mas irei mudar de cidade. O que devo fazer pra poder dar continuidade ao tratamento? Ps: eu não sei se na cidade tem essa franquia. (Orthopride) Obrigada.
Priscila,
Você deve procurar um ortodontista na nova cidade para dar continuidade. Ou pedir que o seu atual ortodontista indicar alguém na nova cidade onde você vai morar.
Bom dia!minha dúvida é a seguinte:já paguei as parcelas dos aparelhos dos meus filhos,e agora pago somente a manutenção,sendo um aparelho fixo e um móvel e os dois ficam em torno de 360,e não estou tendo mais condições de pagar esse valor por mês,posso muda-los de dentista sem nenhum transtorno?e posso ficar com a documentação feita no começo do tratamento?
Sandra,
Tudo depende do que foi combinado no início do tratamento. Não há regulamentação sobre o assunto e o ideal é conversar com o profissional e explicar a situação afim de resolver da melhor forma possível.
Olá boa tarde, eu fiz a manutenção do aparelho e o meu dentista apenas trocou as borrachinhas. Faz parte do procedimento isto? Achei estranho mais fiquei com vergonha de perguntar.
Tamara,
Eventualmente a consulta vais ser apenas isso mesmo. Mas obviamente, não pode ser sempre assim. Algumas vezes o arco será trocado, ajustes serão feitos, amarrações, uso de acessórios, etc.
Bom dia Doutor!
Eu coloquei meu aparelho fixo no ano passado e fiz a manutenção ate novembro. Mais aconteceu que fiquei desempregada e não pude voltar para fazer a manutenção. Sei que estou errada com isso pois atrasei meu tratamento. Eu entrei em contato com eles e pediram para eu ir la fazer uma avaliação clínica e atraves dessa avaliação o medico ira dizer qual procedimento eu tenho que fazer ou se não precisa de procedimento e faço a manutenção normal. Minha duvida é o seguinte: Quais procedimentos um dentista pode pedir nessa ocasião???
Fico grata pela sua atenção
No aguardo
Bom dia
Gersyane,
Não há como saber antecipadamente o que precisará ser feito. Por isso a avaliação é necessária.
Dr, faz um ano que estou com meu aparelho fixo e não estou gostando dos resultados e não estou me sentindo segura com o tratamento por diversos motivos:
Primeiro, meus dentes deram uma boa alinhada, mas eu continuo com um dentinho levemente torto e já faz 4 meses (manutenções) que o meu dentista só fica tentando corrigir esse dente e obviamente não está conseguindo. Ou seja, ele não faz mais NADA em nenhum outro dente, sendo que minha mordida continua torta, alguns dentes não se encaixam… enfim, tenho diversos outros problemas pra resolver.
Segundo, nesses 12 meses de tratamento, ele nunca usou nenhum “acessório” para corrigir meu problemas ortodonticos, nunca me deu elasticos para usar, nunca colocou banda/tubo, separadores, extensores… nada! Minha manutenção se baseia apenas em ele trocar os fios e as borrachinhas e ficar tentando puxar meu dente torto pro lugar.
Terceiro, passei por alguns dentistas antes de decidir iniciar com o atual. Todos os outros me deram uma previsão de uns 3 anos de tratamento, porém o meu me falou que eu usaria o aparelho por no máximo 1 ano e meio. Como é possível isso??
A impressão que eu tenho, é que meu dentista só está preocupado em corrigir meu dentes de forma mais estética e não de forma mais completa, como levar em conta a mordida cruzada, meus dentes “inclinados” pra frente, minhas dores da ATM etc.
É normal meu destista estar agindo dessa forma ou devo procurar outro?
Obrigada
Aline,
Não há como avaliar a conduta do profissional baseado na sua descrição.
O fato de não ter usado acessórios, não nos permite deduzir que ele está fazendo pouco esforço para alcançar o resultado. Nem todo tratamento requer o uso de elásticos.
O prazo de 1 ano e meio não é um problema em si. Mas, como você já está há um ano em tratamento, pela previsão, faltariam seis meses.
Então, acho que a pergunta que deve ser feita nesse momento é: “O tratamento vai terminar mesmo dentro do prazo previsto?”
A resposta vai mostrar o quanto o profissional está comprometido com esse prazo de 1 ano e meio.
Também acho que você deve perguntar de forma clara e direta se a mordida cruzada, os dentes inclinados e as dores de ATM serão resolvidos também dentro desse prazo. Desde que isso tenha sido prometido no início do tratamento, é claro.
As dores nas ATMs, por exemplo, ele prometeu resolver esse problema com o tratamento ortodôntico? Se prometeu, é natural que você pergunte se isso vai acontecer mesmo, e dentro do prazo estipulado.
As perguntas certas podem ajudar você a tomar a melhor decisão.
Bom dia!
Faço manutenção, mas meus dentes não doem, isso é normal? Ou minha dentista não está fazendo a manutenção corretamente?
Solange,
Não tenho como avaliar seu atendimento baseado nessa percepção, mas o mais importante é você se concentrar no resultado. Se os dentes estão melhorando, é um sinal mais importante do que a dor, que pode variar bastante de um paciente para outro.
Boa noite Doutor! O ortodontista finalizou o tratamento de 9 meses, estou desconfortável por acreditar que o tratamento deixou a desejar, o dentista em questão afirma que todos os meus problemas ortodônticos foram resolvidos. Existe algum exame que eu possa fazer para confirmar isso?
Rilda,
Se você não está satisfeita com o resultado estético, deve consultar seu ortodontista para saber se esse problema especificamente pode ser resolvido.
Em último caso, consulte outro ortodontista para uma segunda opinião.
Dr.
Estou com uma duvida enorme, estou em um tratamento ortodôntico e minha ortodontista, informou que precisarei retirar dentes. Fui em uma Dentista,não ortodontista, amiga de família e ela me informou que o procedimento de retirada de dentes hoje em dia está ultrapassado e n concordava com o método utilizado e eu procurasse opinião de outros ortodontista e me deixou uma confusão enorme agora.
Jonathas,
Alguns casos requerem mesmo extrações. Outros não. E ainda existem situações limítrofes, onde a opinião dos ortodontistas pode variar.
Dá uma olhada nesse post: http://ortodontista-temp.webqualitat.net/tratamento-ortodontico-com-extracao-quanto-tempo-para-fechar-os-espacos/
Boa tarde. Estou com aparelho ortodôntico há três anos e meio. Em fevereiro de 2016, minha dentista alegou que eu precisaria extrair dois dentes. Fiquei muito contrariada, mas diante da alegação que o tratamento só fluiria a partir dessas extrações, extraí os dentes. Acontece que após as extrações o tratamento estagnou. Num lado, o espaço do dente extraído foi fechado. Mas, do outro lado, o tratamento não avança, pelo contrário, retrocedeu. Na tentativa de fechar o espaço, meus dentes são puxados e acabam inclinando para o lado. A arcada inferior ficou toda torta. Numa consulta, a dentista tenta fechar o espaço do dente que foi extraído, aí o que abre é minha mordida. Na consulta seguinte, tenta-se fechar a mordida…e acaba-se abrindo o vão deixado pelo dente. Estamos nesse impasse há quase 2 anos. Fui a dois outros dentistas, porém ambos alegaram que a extração fora desnecessária e pegar meu caso agora seria como reiniciar o tratamento com o agravante de precisar fechar um espaço que não existia inicialmente. Eu fui à dentista para melhorar meus dentes, mas acabei extraindo dois dentes saudáveis e meus dentes continuam tortos. Estou muito triste com esta situação. Já tentei falar com ela várias vezes, mas a dentista alega que o tratamento é demorado mesmo e que o paciente precisa confiar no profissional. Não sei o que fazer. Segundo minha dentista, se eu parar o tratamento, meus dentes ficarão mais tortos ainda. Enfim…não sei o que fazer. Sinto que joguei 4 anos e mais de 6 mil reais fora, porém tenho receio de abandonar o tratamento, mesmo pq, os outros dentista não querem dar continuidade ao caso. Gostaria de uma orientação. Obrigada.
Márcia,
Realmente parar o tratamento agora não vale a pena pois você continuará com o problema e a tendência é piorar ainda mais.
Mas também não adianta continuar no tratamento com uma ortodontista na qual você não confia.
Trocar de profissional é uma opção, mas a forma certa é remover o aparelho, reestudar o caso e recomeçar. Não adianta se iludir com uma “continuidade” desse tratamento. Você precisa de um diagnóstico preciso, um planejamento criterioso e execução de todas as etapas seguindo um cronograma pré-estabelecido.
O fato de você estar com um problemão, não significa que ele não possa piorar na mão de um outro profissional. Escolha seu novo ortodontista com muita calma, ok? Recomendo as 10 dicas do Blog.
Boa tarde Dr.,
venho fazendo tratamento ortodôntico há muitos anos.
Primeiramente iniciei com uma dentista indicada pela minha prima, e após 5 anos sem observar muitos resultados troquei de profissional. Esta também foi indicada por uma amiga minha e fiquei 3 anos com ela, retirei o aparelho e no período da utilização com o aparelho móvel meus dentes frontais superiores voltaram a abrir. Retornei com esta profissional e ela sugeriu extrairmos dois dentes inferiores (problema que eu já apresentava desde o início do tratamento: dois dentes inferiores a mais que a parte superior) e agora já faz 4 anos que estamos “puxando” 1 a 1 na parte inferior para alinhar a modrida.
Me sinto frustrada, pois creio que ela poderia ter sugerido a extração desses dentes “a mais” no primeiro tratamento que fiz com ela, pq a quantidade de dentes superiores e inferiores são diferentes, e atualmente sinto que está demorando demais o tratamento e mesmo assim, sinto que eles estão ficando meio tortos e ela finalizará assim mesmo.
*vale informar que frequento regularmente minha dentista, compareço em todas as consultas.
É normal esse período todo de tratamento? Daqui a pouco completo 40 anos e ainda estarei de aparelho….
Tenho receio de trocar de profissional e o processo demorar mais 3 ou 4 anos…
Realmente não sei o que fazer.
Elizabeth,
Esse tempo de tratamento está muito acima do normal. Pelas minhas contas, foram 12 anos!
É difícil dizer o que você deve fazer, mas é necessário haver uma previsão de prazo para término do tratamento.
Trocar de profissional pode ser uma opção, mas você precisa escolher com muito carinho. As 10 dicas do Blog podem ser úteis.
Bom dia, Doutor!
Estou frustrado com meu orto, fiquei 6 meses arrastando um canino que esta rotacionado e inclinado, o mesmo recomendou a extração do dente 44, acontece que apos esse periodo o canino encostou no 45, com espaco de quase 05mm, inclinado e rotacionado, agora ele acorrentou e esta voltando tudo de novo, perguntei por que, disse que era para girar o canino rotacionado, fiquei em duvida sobre o procedimento e estou me sentindo enganado ja que apos um mês o dente continua rotacionado e voltou para a posição anterior ao inicio do tratamento? Pode argumentar um pouco sobre o caso?
Jônatas,
É difícil falar sobre a movimentação baseado apenas na sua descrição. Seria necessário avaliar o caso clinicamente.
Sinto não poder ajudar…
Olá Doutor
É o seguinte estou fazendo tratamento desde dezembro de 2019 para usar aparelho
Até então não pude colocar pq estáva com muita gengivite
Só que qdo foi em Abril minha dentista disse que tinha acabado a gengivite e que estava tudo ótimo e me pediu para fazer somente uma limpeza e voltar depois de 3 meses para ver se a gengivite não Teria voltado
Então fui lá essa semana de agosto e ela falou q s gengivite não voltou e só marcou outra limpeza e mandou eu voltar depois de 4 meses
Não sei oq fazer mais pq tanta demora assim pra colocar um aparelho
Olá Carol!
Realmente, é necessário dar um outro motivo para esse novo adiamento, já que a gengivite melhorou. Você chegou a perguntar diretamente à ela esse motivo?