Nova enquete: O que você achou do resultado do seu tratamento?

Depois da enquete sobre o tempo de duração do tratamento, que alcançou mais de dois mil votos, estamos iniciando uma nova pesquisa para saber como cada um de vocês se sentiu em relação ao resultado do tratamento ortodôntico.

A propósito, Vejam como ficou o gráfico da enquete anterior:

enquete gráfico

Como sempre, conto com a participação de todos para fazer este Blog cada vez mais interessante.

Um abraço!

Dr. Andre Moreira

28 Comentários para: “Nova enquete: O que você achou do resultado do seu tratamento?

  1. Boa Noite.Dr, a 7 meses atras eu coloquei aparelho hortodontico fixo, para corrigir o meu incisivo central que nasceu virado tipo vc pegar ele com o dedo e rodar, so que ele nasceu um pouco atras dos outros dentes como o outro incisivo central , o insicivo lateral nasceu na frente mas nao tapando o incisivo central todo.Ai eu tive que estrair os 2 primer premolar para puxar os dentes para traz, para poder caber o incisivo central. O meu dentista antes deu colocar o aparelho me disse que demoraria 6 meses para concertar, mas quando eu coloquei ele me disse que vai demorar 3 anos, ele fica todo mes trocando o fio (arco) do meu aparelho mudando do arco crosso para o fino em vice versa, e tamben os dentes de traz como 2 molar vieram para frente dai meu dentista parou de puxar os dentes da frente e colocou uma mola para empurar o 2 molar para traz e tamben colocou uma mola entre o incisivo lateral e o incisivo central para abrir o espaço entre eles para caber o outro incisivo central mas so que ele torceu a boraxinha que coloca bracket do incisivo central e incisivo lateral formando um oito e com isso o bracket nao anda no arco porque a boraxinha torcida faz uma forca muito grande impedindo com que a força da mola que ele colocou abra espaço entre os dentes, e tanbem me disse que o incisivo central que nasceu fora do lugar a minha lingua vai empurar ele pra frente, mas o meu dente nao nasceu todo virado ele nasceu na diagonal e tem como ele puxar, porque se eu esperar a lingua empurar ele pra frente daqui uns 100 anos ele vai estar do mesmo jeito!!.
    Dr. qual seria a sua opiniao sobre o meu caso??

    • Alex,

      Apesar da sua descrição, não tenho como dar uma opinião sobre o caso sem avaliar o paciente clinicamente, ver as radiografias, etc.

      Se você acha que a abordagem do seu ortodontista não está dando os resultados esperados, deve questionar isso com ele mostrando que não se sente seguro. Inclusive tocando no ponto da alteração do prazo.

      Certamente ela vai explicar o que está ocorrendo e como ele pretende resolver cada problema.

      Se você não receber respostas claras, talvez seja a hora de ouvir outras opiniões consultando ortodontistas na sua cidade.

  2. Olá dr. Meu caso é bel delicado meus dentes da frente eram muito para frente e afastados depois de 2 anos com o fixo isso se resolveu mais agora estou tendo que usar um que empurra o queixo para frente (é horrível doi os dentes doi o queixo doi td) queria saber se o novo aparelho aqueles transparentes podem me ajudar nesse caso eu odeio esse aparelho é muito ruim tô quase desistindo e ainda meus dentes de cima ele esta empurrando para os lados sem necessidade ou seja meus dentes de cima estão voltando para como estava antes então aquele dinheiro de 2 anos td mês pagando foi para o lixo? Então aqueles transparentes resolvem meu caso?

    • grazi,

      Pela descrição este aparelho parece ser um propulsor mandibular. É um aparelho mesmo difícil de se acostumar. Mas se voce se refere aos brackets estéticos ou ao Invisalign para promover o crescimento da mandíbula para frente, não estes aparelhos não vão ajudar.

  3. Olá Dr.Andre, bom dia!
    Ontem eu comecei a colocação do aparelho ortodôntico fixo, coloquei a parte da frente superior, a ortodontista ficou de analisar meu caso para ver se a necessidade de extrair algum dente. Minha dúvida, pergunta, curiosidade… sei lá, em quanto tempo aproximadamente começo ver algum resultado, coloquei o aparelho pois tenho a arcaria dentaria projetada um pouco para frente e os meus dentes também são para frente, o canino em todas as fotos que eu tiro ele sobressai muito, e isso muito me incomoda esteticamente, o único torto além da conta e fora da posição é o canino direito, os outros são projetados para frente, mas alinhados, se é que entende o que quero dizer..rs O ortodontista que me avaliou falou que a arcaria dentária só com cirurgia, mas não me recomendaria porque iria mudar muito o meu perfil e ele não via muita necessidade para algo desse tipo, ele disse que iria “alinhar” o meu sorriso, restabelecer a oclusão dentária, por conta dos dentes superiores serem projetados para a frente. Sei que só a avaliação do meu ortodontista, mas sei também que você é uma pessoa experiente e bem conceituada nessa área, porém em média quanto tempo levaria para eu notar alguma difereça? Me caso em Outubro e não queria casar de aparelho 🙁 Mas se não tivesse outra saida que já ouvesse alguma diferença.
    Espero que tenha dado para entender o que eu quis passar, as vezes escrevemos e nós mesmo nos perdemos noq ue queremos falar. Mas desde já obrigada!

    • Olá Letícia,

      Em primeiro lugar o normal seria estudar o caso primeiro, decidir as extrações e só então iniciar a colagem do aparelho.

      Quanto ao tempo para perceber mudanças, depende muito do caso, algumas pessoas podem notar melhora em semanas e outras podem ter que esparar alguns meses. Sem uma avaliação clínica fica impossível dizer.

      Quanto ao seu casamento em Outubro, acho improvável você estar sem aparelho pois é um prazo muito curto para um tratamento ortodôntico.

      E recomendo que você converse bastante com o seu ortodontista para se certificar de que não existe risco de estar com os dentes desalinhados nesta data tão especial.

      Às vezes os dentes podem ficar esteticamente piores no meio do tratamento (principalmente em casos com extrações) e isso precisa ser evitado ao menos no período do evento.

  4. Olá Dr. uso aparelho a 7 meses nesse tempo nos primeiros mêses arranquei meus pré-molares o espaço já está quase fechado e recentemente comprei uma escova interdental,queria sabe sobre aqueles fio quem vem que troca e para usar e jogar fora ou posso usar mais de uma vez?

  5. Olá Dr. uso aparelho fixo a 7 meses e já arranquei meus pré-molares de cima os espaços já estão fechando e minha dentista mim solicitou que eu arrancasse os meus sisos de baixo sendo que estão inclusos e os de cima estão igual os outros dentes normais nasceu e até agora não mim deu nenhum problema queria sabe porque arrancar e qual a finalidade se meus dentes de baixo não são tortos e ela também disse que ia solicitar os de cima e os meus de cima ja estão todos alinhados sendo que ainda tem uma pequena brecha dos pré-molares fechando

  6. Há pouco tempo venho percebendo umas rachaduras no meus dentes eu achei que era o enxaguante bucal e surpreendi o uso o que você acha Dr.

  7. Olá Dr. hoje na hora do almoço percebi um inchamento na gengiva de um dente da arcada de baixo é normal para quem usar aparelho fixo?
    Ps: Lembrando em baixo não tem espaço e meu dentes já estão todos alinhados.

  8. óla,bom dia estou com um baita medo :3 como disse nos meus cometários lá em cima já faz 1 ano que arranquei meus pré-molares e dentro desse um ano minha dentista colocou um monte de amarilhos no meus dentes da frente com isso fazendo minhas presas se afastarem do meus quatros dentes da frente estou me sentindo já com vergonha de tirar fotos ao passar desse ano minhas presas foram para trás feichando os buracos dos pré-molares e com isso abriu um ernome espaço entre a presa e meus 4 dentes da frente os espaços são tão grande que acho que já é possivel até implantar um dente,sendo que arranquei porque eu não tinha espaço para concertar esses 4 dente da frente e eles já estão alinhados só que ao tirar fotos 🙁 eu sinto que eles uns grandes e uns pequenos,minha dentista já corcetou eles várias vezes mais todo mês acontece ele voltam a crescer…. o que faço???????

  9. Boa noite,
    Eu sempre quis colocar aparelho por questão estética e não só. tenho mordida aberta e diastema e incomoda muito, parece que a língua quer sair por entre os dentes, fazendo uma pressão.
    Tenho 31 anos, e desde os 18 que queria por,mas por questão financeira não coloquei.Hoje me sinto frustrada com a minha aparência dentaria e resolvi pensar na colocação do aparelho, mas uns aconselham a não por e outros que sim, pois tenho perda óssea na parte nos incisivos centrais.
    Os que aceitam por, falam que só mesmo o sistema auto ligado ” Damom” que mesmo assim corro o risco de futuramente e a curto prazo perder os dentes. Para além de ser mais caro do que o aparelho convencional, pensar que posso perder os dentes é dose.
    Mas, Doutor isso pode mesmo acontecer, e existe alternativa de só fechar o espaço dos incisivos centrais empurrando-os um pouco para trás e alargar o espaço dos laterais com resina composta, usando o aparelho fixo 4*2?
    A minha doutora nem põe a hipótese de fechar com resina pois diz que ficaria enorme e pastoso.Mas eu pesquiso e vejo casos idênticos aos meus, uns fecham com resina e outros com aparelho 4*2 e resina. Me sinto frustrada por não ter uma solução concreta. Também não me vejo dois anos com aparelho total e mais anos com contenção.

    • Elisa,

      Sem avaliar clinicamente, não posso dar uma opinião.

      Mas creio que, se o caso pode ser tratado com o Sistema Damon, também pode ser tratado com outros tipos de aparelho, mesmo não sendo auto-ligados.

      É muito importante que você faça uma avaliação com um periodontista, que é o especialista nos tecidos de sustentação dos dentes.

      Se um periodontista julgar que os dentes podem ser submetidos ao tratamento, então você deve procurar um ortodontista que concorde com ele e os dois profissionais devem trabalhar juntos para alcançar o resultado com segurança.

      Além disso, um aumento na largura dos dentes pode ajudar no processo, reduzindo a movimentação necessária.

      Então, comece procurando profissionais que te inspirem confiança. As 10 dicas do Blog vão ajudar a guiar a sua escolha.

  10. Boa noite Dr.
    Uso aparelho há 1 ano e 3 meses e no início do meu tratamento meu dentista me orientou que meus 2° pré-molares são girovertidos e que seria necessário gira-los. O que acontece é que agora ele disse que pelo formato desses dentes não será possível o correto alinhamento..menos ainda gira-los. Fiquei sem entender pois ele disse que devo perder a esperança com esses dentes. Oq você acha disso? Pois coloquei o aparelho para ajustar meus dentes, e ficarei com 2 ainda errados? Obrigada.

          • Boa tarde!
            Gostaria de saber se há algum risco em ficar somente com 12 dentes em cada arcada, pois uma alternativa do ortodontista que passei para o meu caso seria extrair meus 2º pré-molares e fazer uma cirurgia bucomaxilofacial pois informou que minha arcada é mais para frente e a inclinação do meu dente não está certa/reta. Achei invasivo esse tratamento, porém gostaria de saber se há algum risco ou problema futuro que pode ser gerado decorrente a ter menos dentes na boca?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*