O que é o aparelho móvel?
Aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou removíveis, mas o termo “aparelho móvel” costuma gerar confusão por ser usado para diferentes aplicações dentro da ortodontia.
Na sequência você vai entender melhor cada situação em que usamos aparelhos móveis.
Ortopedia funcional
A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade separada da Ortodontia que aplica o uso de aparelhos removíveis para corrigir problemas de desenvolvimento facial em crianças pequenas.
Diferente da Ortodontia que usa a força para movimentar os dentes, a Ortopedia Funcional trabalha com estímulos de crescimento ósseo e correção das funções como a respiração e a mastigação.
Dessa forma, é possível reverter problemas importantes precocemente, em crianças a partir de seis anos de idade
É um tratamento indolor, simples e eficaz, mas a colaboração da criança (usando corretamente o aparelho) e a participação da família são fundamentais para alcançar bons resultados.
Placas Ortodônticas
Placas Ortodônticas são aparelhos para aplicação de força assim como os aparelhos fixos. Mas são menos precisos. Por isso mesmo a sua aplicação é limitada.
Podem ser usadas para expansão de arcada superior em crianças, mas por pouco tempo, pois podem interferir no desenvolvimento facial.
Outra aplicação é para pequenas movimentações sem necessidade de muita precisão, como a correção de uma mordida cruzada, por exemplo.