De todos os benefícios que conhecemos sobre a amamentação, existe um que costuma ser esquecido: A relação entre o aleitamento materno e o desenvolvimento facial.
A amamentação é o primeiro exercício da musculatura facial (lábios, língua e bochechas) do recém-nascido. E devemos lembrar que o trabalho muscular estimula o crescimento ósseo.
A amamentação estimula o desenvolvimento dos maxilares.
Durante a sucção o bebê é obrigado a :
- Manter os lábios firmemente colados ao seio materno para evitar o vazamento do leite, isso promove o fortalecimento da musculatura labial que vai ser responsável pelo vedamento labial passivo no futuro (dormir de boca fechada, por exemplo).
- Usar a língua para deglutir estimulando o crescimento transversal (largura) do maxilar superior e a maturação da musculatura lingual (evitando problemas na fala e deglutição).
- Levar a mandíbula (arcada inferior) para frente e para trás repetidamente para “ordenhar” o seio materno estimulando o crescimento ântero-posterior da mandíbula (ou seja, o queixo da criança cresce para frente).
E ainda precisa respirar pelo nariz ao mesmo tempo. Isso estimula o desenvolvimento das fossas nasais e seios maxilares garantindo uma passagem mais ampla para o ar no futuro.
Um bom desenvolvimento das vias respiratórias afasta a chance da criança se tornar uma respiradora bucal.
Por isso, crianças amamentadas têm menos chances de ter atresia da maxila (arcada superior estreita), mordida aberta, travamento mandibular (queixo pequeno) e apinhamentos (falta de espaço para os dentes), entre muitos outros problemas.
Este tema é muito extenso e merece uma atenção especial por parte dos pais.
É preciso que fique claro que muitos dos problemas de desenvolvimento facial das crianças podem ser evitados com o aleitamento materno.
Mães com dificuldades de amamentar podem procurar ajuda com profissionais de fonoaudiologia para evitar a interrupção deste estímulo ao desenvolvimento da face do recém nascido.
Se a amamentação não foi possível ou foi feita por um período muito curto, é importante se informar sobre a idade ideal para iniciar o tratamento ortodôntico da criança e desta forma, impedir que problemas importantes se instalem durante o desenvolvimento facial.
O mais indicado seria fazer a cirurgia para corrigir a língua presa logo na infância então ?
Angelo,
Não necessariamente. Isso precisa ser avaliado com cuidado por um ortodontista.
E se a criança tiver lingua presa,ela pode ser causadora de apinhamento ou algo do tipo?
Angelo,
Como a língua participa ativamente do desenvolvimento das arcadas, não se pode descartar essa possibilidade.
Me senti super sem sorte agora kkkk mamei até 1 ano e meio e tenho todos esses problemas :/ mas estou tratando!
Deve ser culpa da rinite, tem alguma relação??
Sim Thaís,
Os problemas respiratórios estão diretamente relacionados à compressão maxilar. A amamentação é importantíssima no processo mas nem sempre evita o problema que tem origem multifatorial.