A amamentação e o crescimento facial estão ligados porque durante o aleitamento a musculatura da criança é forçada a trabalhar, estimulando o crescimento ósseo.
Mamar é um exercício importante para a musculatura facial do recém-nascido.
A amamentação estimula o desenvolvimento dos maxilares porque lábios, língua e bochecha são usados para a criança mamar.
Como os músculos da face trabalham durante a amamentação?
Os músculos trabalham de forma sincronizada para que o bebê possa se alimentar corretamente. Veja em detalhes como cada parte funciona:
- Os lábios precisam vedar firmemente o seio materno para evitar o vazamento do leite, isso fortalece a musculatura labial. Lábios fortes vedam bem a boca e evitam problemas como dormir de boca aberta.
- A língua é forçada contra o palato para engolir o leite. O funcionamento correto da língua evita problemas na fala e deglutição.
- A mandíbula (arcada inferior) é deslocada para frente e para trás repetidamente para “ordenhar” o seio materno. Isso estimula o crescimento ântero-posterior do osso (ou seja, o queixo da criança cresce para frente)
- Durante todo esse esforço o bebê precisa respirar pelo nariz. Isso estimula o desenvolvimento das fossas nasais e seios maxilares garantindo uma passagem mais ampla para o ar no futuro.
Como a amamentação e o crescimento facial estão relacionados?
O aleitamento promove o bom desenvolvimento das vias respiratórias.
A respiração pelo nariz permite manter os lábios fechados pois a criança não precisa respirar pela boca.
O vedamento labial (lábios fechados) mantém a língua colada ao palato porque faz vácuo no interior da boca.
A posição correta da língua faz a arcada alargar para receber todos os dentes pois ela faz pressão de dentro para fora.
Uma criança que respira pela boca não mantém a língua no palato (céu da boca) e essa ausência da língua fazendo pressão, faz a arcada superior ficar estreita (atresia).
Por isso, crianças amamentadas têm menos chances de ter atresia da maxila, mordida aberta, travamento mandibular (queixo pequeno) e apinhamentos (falta de espaço para os dentes), entre muitos outros problemas.
É possível evitar os problemas de desenvolvimento facial?
Este tema é muito extenso e merece uma atenção especial por parte dos pais.
Muitos dos problemas de desenvolvimento facial das crianças podem ser evitados com o aleitamento materno.
Mães com dificuldades de amamentar podem procurar ajuda com profissionais de fonoaudiologia para evitar a interrupção deste estímulo ao desenvolvimento da face do recém nascido.
Se a amamentação não foi possível ou foi feita por um período muito curto, é importante se informar sobre a idade ideal para iniciar o tratamento ortodôntico da criança e desta forma, impedir que problemas importantes se instalem durante o desenvolvimento facial.
O mais indicado seria fazer a cirurgia para corrigir a língua presa logo na infância então ?
Angelo,
Não necessariamente. Isso precisa ser avaliado com cuidado por um ortodontista.
E se a criança tiver lingua presa,ela pode ser causadora de apinhamento ou algo do tipo?
Angelo,
Como a língua participa ativamente do desenvolvimento das arcadas, não se pode descartar essa possibilidade.
Me senti super sem sorte agora kkkk mamei até 1 ano e meio e tenho todos esses problemas :/ mas estou tratando!
Deve ser culpa da rinite, tem alguma relação??
Sim Thaís,
Os problemas respiratórios estão diretamente relacionados à compressão maxilar. A amamentação é importantíssima no processo mas nem sempre evita o problema que tem origem multifatorial.