Qual é a idade certa para iniciar o tratamento ortodôntico de crianças?
Esta é uma pergunta que gera alguma polêmica pois nem todos os ortodontistas vêem a questão da mesma maneira.
Alguns ortodontistas consideram que um tratamento precoce (entre seis e oito anos) com aparelhos móveis (Ortopedia Funcional dos Maxilares) acaba ficando muito longo desnecessariamente e vêem os tratamentos mais tardios com aparelhos ortopédicos (propulsores mandibulares e aparelhos extra-bucais) associados a ortodontia fixa, como uma alternativa mais eficaz.
Outros profissionais iniciam seus tratamentos em crianças mais novas, usando aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares com o objetivo de corrigir os problemas ortopédicos e funcionais.
Preciso desde já, me posicionar: Pessoalmente prefiro essa segunda forma de fazer tratamento ortodôntico de crianças.
Prefiro tratar com Ortopedia funcional por que algumas maloclusões podem ser facilmente corrigidas quando iniciamos o tratamento de forma precoce.
Mordidas abertas e mordidas cruzadas são dois exemplos clássicos:
Mordidas abertas
As mordias abertas dificultam a correta posição da língua durante a fala e a alimentação. A língua se interpõe cada vez mais e assim vai abrindo a mordida, num círculo vicioso que só faz o problema aumentar.
Essas mordidas abertas podem ter origem apenas funcional e, nesse caso, a solução é relativamente simples. Em pouco tempo, devolvemos as condições ideais para a boca funcionar e ela volta a se desenvolver normalmente.
Mordidas cruzadas
Uma mordida cruzada lateral como a mostrada na imagem, produz uma função mastigatória desequilibrada. A criança mastiga predominantemente de um lado.
Como a mastigação tem um papel central do desenvolvimento ósseo das arcadas dentárias, sendo feita de forma unilateral, vai provocar um crescimento assimétrico da face.
A correção dessa mordida costuma ser bem simples nessa fase da vida (entre seis e oito anos) e recoloca o desenvolvimento facial na direção certa, prevenindo a consolidação de uma assimetria óssea que já estaria definida ao terminar as trocas dos dentes de leite.
Tratamento ortodôntico de crianças em duas etapas
Após uma fase de tratamento com ortopedia funcional, onde problemas como os descritos acima, são resolvidos com aparelhos removíveis, é comum haver um intervalo, para, agora, sim, aguardar a troca dos dentes e fazer a segunda etapa com aparelho fixo.
Esse intervalo depende de quanto tempo foi necessário na primeira etapa, da idade em que o tratamento iniciou e da magnitude do problema em si. Pode ser de um ano, alguns meses ou até mesmo não haver intervalo, passando-se diretamente para a faes 2 com aparelho fixo.
Mas é importante lembrar que os problemas ortopédicos (ou seja, desenvolvimento ósseo) e funcionais (respiração, mastigação, etc) já ficaram para trás. Agora basta alinhar os dentes, o que é muito mais simples.
Formas diferentes de tratar os mesmos problemas
Apesar das diferenças, não se pode afirmar que uma abordagem seja melhor que a outra. Obviamente, grupos com filosofias distintas vão se empenhar em defender suas idéias.
Existem bons profissionais que obtêm ótimos resultados em seus tratamentos ortodônticos de crianças, trabalhando de uma maneira ou de outra.
Livros e trabalhos científicos publicados em revistas especializadas mostram a eficácia de uma infinidade de abordagens diferentes.
O paciente é o mais importante
Precisamos lembrar que o paciente é o elemento mais importante do tratamento e particularidades de cada caso devem ser consideradas.
Por mais que um aparelho móvel funcione muito bem, estimulando o desenvolvimento facial, a colaboração da criança e da família é fundamental. Se a criança não usar o aparelho corretamente, os resultados não serão alcançados.
Na minha experiência é mais fácil obter a colaboração de uma crianças de 6 anos do que de uma de 10 anos. Esse é outro motivo para iniciar mais cedo.
Por outro lado, como esperar mais alguns anos para tratar uma criança que está sofrendo hoje de baixa auto-estima devido a um dente mal posicionado?
Nos tratamentos ortodônticos de crianças, o profissional de ortodontia precisa ter a sensibilidade para observar a condição emocional do paciente em relação ao seu problema estético.
Se a criança se socializa normalmente, tira fotos sempre sorrindo e não reclama da aparência dos seus dentes, provavelmente ela não está sofrendo com o problema. Obviamente, estamos nos referindo à uma criança que tem algum problema de alinhamento nos dentes.
Mas, se notamos que ela sofre em alguma medida, devido à aparência do seu sorriso (os pais percebem isso facilmente), adiar a solução do problema pode impactar o desenvolvimento emocional.
Nesse caso, não faz sentido esperar trocar todos os dentes, por exemplo. Principalmente se existe uma outra forma de lidar com a situação, que efetivamente funciona e é muito simples: A Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Antes de defender esta ou aquela abordagem, o ortodontista deve defender os interesses do seu paciente. No caso, a criança. Esse é o papel do profissional.
Escolher seu ortodontista
E cabe aos pais escolher um ortodontista que esteja em sintonia com os desejos da família. No link acima, você encontra as 10 dicas para escolher o seu ortodontista.
Esse passo é fundamental. Escolha com carinho o profissional que vai cuidar do sorriso do seu filho. Converse muito e se informe.
Sempre tenha cuidado com posições categóricas. Raramente só existe uma solução para um problema. O mais comum é que existam formas diferentes de tratar o mesmo problema.
Não tome a decisão, nem de fazer o tratamento, nem de adiá-lo, baseado apenas na opinião de um único profissional.
O tratamento ortodôntico de crianças é assim mesmo, pode ser difícil decidir, mas vale a pena fazer o dever de casa.
Se este artigo foi útil para você, eu recomendo a leitura deste outro sobre os diversos tipos de aparelhos móveis.
Dr. Andre, como vai?
Apenas para contar que a mordida aberta fechou quase que totalmente com a retirada da chupeta em questão de 3 meses.
Agora, vamos aguardar para começar o tto p mordida cruzada mais p frente.
Abraços.
Sintia,
Que bom! Fico feliz em saber. Isso é um ganho incrível para o desenvolvimento da criança!
Boa tarde Dr.André,
A minha filha tem 15 anos e desde os 12 anos que usou aparelho pois os caninos estavam muio deslocados em cima.
O dentista queria tirar dois dentes mas achamos que era muito cedo e ele fez intervenção mecânica de 2º grau (elásticos).
A semana passada ela tirou o aparelho mas os dentes estão com uma inclinação muito significativa para dentro. Ele diz que é normal pela falta de espaço que ela tem na boca.
Também achei a que a gengiva ficou muito saliente.
É normal os dentes ficarem inclinados para dentro?
Grata pela sua resposta.
Maria,
É difícil analisar baseado apenas na sua descrição. Se os incisivos superiores ficaram inclinados para dentro, após os caninos serem colocados na arcada, é sinal de que provavelmente não era mesmo necessário fazer extrações de pré-molares. Mas mesmo isso, não dá para ter certeza.
Recomendo que você converse com o ortodontista e tente entender o motivo para tal inclinação. Ele, que conhece o caso, está mais apto a responder corretamente.
Boa noite Dr.
Meu filho tem 3anos e 8meses, tem mordida aberta e cruzada. Tiramos agora a chupeta e mamadeira. A odontopediatra comentou sobre início de tratamento com aproximadamente 6anos.
Qual sua opinião para iniciar os tratamentos necessários? Nesta idade tem algo mais a ser feito?
Sintia,
Como você já tirou a chupeta, agora é deixar a musculatura trabalhar e parte do problema deve se resolver sozinho.
O início do tratamento com ortopedia funcional aos 6 anos está correto.
Vale avaliar a respiração dele. Provavelmente é um respirador bucal. É interessante checar como está a passagem do ar pelas vias aéreas com um otorrino.
bom dia,
Tenho uma filha de 3 anos e 10 meses e a levei a uma odontopediatra para fazer uma avaliação já que ela não usa mais chupeta nem mamadeira. constatamos que ela não tem o dentinho (incisivo superior direito) e pelo raio x a odontopediatra disse que não tem mesmo e que ela precisa imediatamente colocar o aparelho móvel em baixo e em cima por conta da agenesia. Como mãe estou em choque e creio ser muito cedo pela idade dela. O que o sr recomenda?
Obrigada
Amanda,
Em primeiro lugar, fique tranquila. A agenesia de incisivos laterais superiores é mais comum do que você imagina.
Não vejo necessidade de iniciar um tratamento com 3 anos. Acredito que nesse momento o incisivo lateral de leite, correspondente ao da agenesia, esteja firme na boca, certo?
Então, nesse caso, devemos apenas monitorar o desenvolvimento das arcadas.
É possível que todas as trocas ocorram e o dentinho de leite continue lá por anos. Podendo até chegar à idade adulta.
Você só deve intervir se esse dente de leite estiver com mobilidade. Isso significa que ele vai cair em breve. Então seria indicado fazer a manutenção desse espaço para que, no futuro, haja espaço disponível para uma prótese ou implante de um dente na região da agenesia.
Estou simplificando a questão, pois não vi o caso. Mas é muito importante monitorar pelo menos anualmente o desenvolvimento das arcadas.
Mas não recomendo o uso de placas separadas (uma na superior e outra na inferior) em crianças pequenas.
Essas placas se prendem, fazendo “click” e podem interferir no crescimento ósseo. O ideal são aparelhos móveis funcionais que são bimaxilares e ficam soltos na boca sem comprometer o crescimento natural da face.
Doutor, meu filho começou um tratamento com um parelho no ceu da boca ( pq nao tinha espaço para os dentes nascerem) e ele iniciou o procedimento com 07 anos. Porém o aparelho nao chegou sequer a ser usado, pois caia sempre. Agora, julho, faz exatos 12 meses que ele extraiu os 4 caninos por conta desse procedimento,mas ate hoje ele nao utilizou nenhum aparelho. Quando eu propus dar um tempo no tratamento devido ao desgaste que foi esse cola e cai de aparelho, perguntei varias vezes sobre se iria ter problema, ja que ele havia extraido os caninos..mas a orto disse que nao tinha problema …só que eu nao estou segura mais com essa profissional e quero retomar o tratamento pq nao faz sentido ele ter todo o desgaste de ter extraido os caninos ..estou muito preocupada..ja fui atras de outra avaliação e descobri ( para meu desespero) que existiam outras tecnicas que nao precisariam da extração. Tarde demais. ele tem oito anos agora, 4 caninos extraidos e ainda continua sem espaço para os dentes ..me ajude a pensar melhor.
Uma pena ter lhe descoberto somente agora. O senhor é o primeiro profissional que responde tão completamente as nossas duvidas…uma pena eu nao estar na mesma cidade . Abraços. Luisa
Luisa,
Agradeço pela confiança! Eu recomendo que você procure um ortodontista que trabalhe regularmente com ortopedia funcional doa maxilares para avaliar seu filho.
Não recomendo ficar sem acompanhamento nessa condição em que ele se encontra hoje (sem caninos de leite) pois a tendência é perder cada vez mais espaço.
Olá Dr. como vai?
Minha filha tem dez anos e usa aparelho desde os seis. Os dentes estão bem alinhados (hj ela tem 22 desntes no total). Acontece que ela tem o maxilar inferior um pouco retraído e no inicio a dentista dela disse o aparelho ajudaria na correção. Não aconteceu e atualmente ela sugeriu extrair alguns dentes de baixo para corrigir este problema. É isso mesmo?
Olá Simone, vou bem!
Se a mandíbula está retraída, o ideal seria usar ortopedia funcional dos maxilares para estimular o crescimento ósseo. Isso deveria ser o mais breve possível, pois ela já está com 10 anos.
Não vejo sentido em extrair dentes e muito menos, na arcada inferior. Isso só agravaria o problema.
Olá Dr!! Preciso muito de sua orientação.
minha bebê tem 1 ano e 7 meses e já foi diagnosticada com prognatismo mandibular. Gostaria de saber qual especialista devo procurar, e a idade que ela deve iniciar um tratamento,e se esse problema pode ser corrigido ainda na infância. Estou muito preocupada. Se o senhor puder me aconselhar ficarei grata.
Nilza,
Um diagnóstico de prognatismo tão precoce não é muito comum. Talvez seja interessante ouvir a opinião de outro ortodontista fazendo uma consulta.
Se realmente houver um prognatismo, ainda é cedo para tratar com aparelhos, isso seria possível lá pelos 4 anos de idade.
O prognóstico de melhora depende muito do caso.
Mas nesse momento, acho que você deve se preocupar mais em confirmar esse diagnóstico. Depois volte aqui e me diga qual foi a opinião do profissional, ok?
Boa noite! Doutor André, minha filha tem 4 anos e 10 meses. Ela é respiradora bucal. Passa o dia com boca entreaberta e a noite com a boca aberta, mas não ronca. O otorrino descartou problemas e encaminhou para a fono e ortodontista. Passei em três ortodontistas, q orientaram aparelhos móveis, mas recebi indicação de aparelho pronto importado e aparelho a ser confeccionado. Um pediu uma panorâmica e outro uma teleradiografia. Os valores das revisões foram bem diferentes partindo de 100 reais a 400 reais mensais. Fiz os raios x e depois fiquei preocupada com a radiação a q minha filha foi exposta. Os exames foram necessários nesse caso? Enfim, depois de várias opiniões perdi a confiança e não sei se devo começar o tratamento da minha filha agora. Desde já agradeço a atenção!
Renata,
As radiografias são exames normais nesses casos e não trazem risco.
Com a idade dela, você tem tempo para pesquisar com calma. Não tenha pressa em iniciar o tratamento, mas concentre-se em encontrar um ortodontista que te passe confiança.
Leia as 10 dicas do Blog, são um bom começo.
Sua Dica está sendo a melhor até agora sobre o assunto. Meu garoto estava com 6 anos quando começou o tratamento ortodôntico e foi diagnosticado com idade óssea de 8. Já fiz parte do tratamento por 6 meses -com aparelho importado- agora vou iniciar outras etapas, mas estou achando caro o custo dos aparelhos e acompanhamento com otorrino e fono. Esse caminho é mesmo necessário? Meu garoto realmente tem problema e vejo com os novos dentes nascendo, mas a mordida não é estranha. Vi que o senhor deixou claro que a questão filosófica de tratar o prognatismo durante a infância ou posterior é um dilema filosófico. correto?
Cristovão,
Cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional experiente. Principalmente em casos de prognatismo.
Cabe a você escolher o ortodontista que vai cuidar do seu filho. Uma vez escolhido esse profissional, ele vai orientar a família sobre o que ele acredita ser a melhor solução.
Feita a proposta de tratamento, cabe à você, mais uma vez, concordar ou não com o planejamento proposto.
Só não posso deixar aqui a impressão de que tanto faz fazer o tratamento na infância ou na fase adulta. Não foi essa a ideia que eu quis passar no artigo.
Essa é uma decisão que precisa ser tomada com muito cuidado.
Converse com o ortodontista do seu filho sobre o assunto e certifique-se de que você entende tudo o que está ocorrendo no tratamento, quais os próximos passos e qual a previsão para a conclusão.
DR. Adorei o blog, ele me acalmou um pouco pois tinha muito receio e gostaria de confirmar…tenho um filho de oito anos e ao nascer o dente da frente superior permanente ele nasceu por trás do inferior..a ortodontista passou um aparelho móvel com mola na parte superior com pouco mais de dois meses o dente movimentou e descruzou a mordida até ai ok!
Agora os laterais estão nascendo tortos por falta de espaço, no espaço que era para caber dois dentes não está cabendo nem um direito e a mesma ortodontista agora recomendou que ele usasse aparelho de placa em cima e em baixo que será fixo por bandas presas aos dentes e que não será retirado nem para se alimentar (acho que o nome é platibandas ou palatinas), ele disse que será apenas para não perder mais espaço e que talvez ela fara algumas ativações bem leves. Gostaria de saber se essas informações procedem e um pouco mais de explicação sobre esse aparelho.
Obrigado Ana!
Bem, eu não trabalho com este tipo de aparelho. Mas para manter espaço e fazer ativações leves, talvez um aparelho ortopédico funcional fosse mais simples, confortável e higiênico (apesar de depender da colaboração do cliente).
Esta seria a minha opção, obviamente baseado apenas nas informações que você me passou.
Mas não posso dizer muito sobre estas placas pois não as uso.
Boa noite
Dr. André, gostaria de saber algumas informações sobre o caso de minha filha:
– Ela tem 12 anos e 10 meses, possui um canino impactado.
– Seu dente Numero 16 segundo especialista esta condenado.
– segundo dentista sua arcada é pequena com dentes grandes.
– possui 4 dentes de leite.
O ortodontista daqui se recusou fazer o tratamento. gostaria de saber qual a consequência da extração do 16?
Quando expor o dente impactado?
Se o tiver que extrair o canino incluso até que idade é seguro?
Até que idade o canino pode nascer? tem algum procedimento que pode ser realizado antes da cirurgia do canino..
o tratamento com expansor pode talvez ajudar o dente incluso nascer.
Dr. Andre ficaria muito feliz se me respondesse, pois estou insegura só poderei iniciar o tratamento daqui 4 meses , vamos mudar de cidade. minha maior preocupação é com canino incluso.
sem mais agradeço .
Maria,
Não tenho como ter certeza de nada sem uma avaliação clínica, mas o canino ainda pode nascer se houver espaço na arcada. Não acho que haja necessidade de um procedimento invasivo de exposição do dente nesta idade.
A perda o dente 16 é mesmo uma pena, mas agora será preciso manter o espaço e impedir que o dente antagonista invada este espaço pela falta de contato. Tudo isso para que ela possa receber um implante quando for adulta.
Acho que você deve conversar com alguns ortodontistas e escolher o que sentir mais segurança.
Recomendo a leitura das 10 dicas neste link aqui ao lado.
Dr André
Realmente me deixou mais confiante, já havia lido seu link é muito bom, quando encontramos pessoas solidárias como voce percebemos que não estamos sozinhos, obrigada.
Boa noite
Obrigado Maria!
Fico feliz em ajudar. Volte sempre que precisar, ok?
Oi, meu filho tem 7 anos só o 4 dentes da frente cairão dois em cima e dois em baixo, porem os 2 de cima estão muito pra frente, e os 2 de baixo esta meio tortos, meio sobreposto um no outro,levei ele no dentista um bom tempo atras e me disseram q teria de esperar todos os dentes de leite caírem pra colocar aparelho, e disseram q ele tem a arcaria dentaria pequena em relação o tamanho dos dentes,então gostaria de saber se tem que espera ou tem como colocar um aparelho pra ir corrigindo os dentes ate trocar todos o dentes? obrigada aguardo resposta.
Priscilla,
Como eu disse no post, é possível começar a trabalhar antes da troca de todos os dentes.
minha filha estava com o dente mole e demorou pra arrancar, na hora que ela arrancou ficou uma carne grande ela desaparece só.
Sim Ana, vai desaparecer com o tempo.
Dr André
tenho um filho de 7 anos que tem os dois dentes permanentes da frente muito para fora, já não consegue nem fechar a boca, e o dentista recomendou um aparelho fixo para ele, mas é correto um aparelho fixo nessa idade, pois ele ainda tem dentes de leite…
Fabiola,
Eu não costumo usar aparelho fixo neste idade. Pela descrição ele pode ter um problema funcional como respiração bucal e falta de vedamento labial que são corrigidos com ortopedia funcional de forma bem mais simples. Depois, se necessário, complementa-se com ortodontia fixa.
Dê uma olhada neste infográfico:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/respiracao-bucal-e-compressao-maxilar/
Boa tarde Dr André,
Sou carioca, tenho 30 anos, sou respiradora bucal com tipo facial classe II do respirador bucal e desenvolvi os problemas de saúde típicos dessa condição, o que esteticamente é bastante feio e me causou baixa auto estima. Há um ano atrás, ia fazer cirurgia com um cirurgião de cabeça e pescoço e o mesmo indicou um ortodontista para correção pré cirúrgica, mas perdi o emprego e o plano de saúde que cobriria a cirurgia, então ainda não coloquei o aparelho ortodôntico. Eu gostaria de saber se existe, no Rio de Janeiro, algum lugar ou órgão que eu possa procurar para que eu possa fazer estes tratamentos gratuitamente, pois ainda estou sem plano de saúde, mas minha vontade de conseguir tratamento é imensa!
Obrigada!
Adriana,
No seu caso eu recomendaria os cursos de pós-graduação nas faculdades de odontologia onde sempre há necessidade de pacientes. O tratamento é feito por dentistas e supervisionado por professores experientes.
Normalmente há uma fila de espera, mas o valor cobrado é bem baixo e o trabalho é sério.
boa dia ,meu filho tem 11 anos e os dentes caninos nasceram para dentro ,e ele também tem a mordida cruzada.
Celina,
Neste caso é importante consultar um ortodontista.
Dr. André,
Tenho uma filha de 6 anos e 10 meses que está com uma cárie no dente permanente superior direito em consulta a duas dentista uma disse para fazer a restauração em resina e a outra disse que indicaria a de amálgama. Você tem alguma preferência?
Carla,
Eu trabalho apenas com ortodontia, por isso prefiro não comentar assuntos relacionados à outras especialidades.
o que eu posso fazer com meu filho de 7anos que esta com os dentes da frente o incisivo frontal da esquerda esta vindo torto?fiz uma radiografia e monstrou me falaram ke ele etnha ke colocar aparelho??ese fazer so uma cirugia e abrir a gigiva ele não nasce:???o que eu posso fazer estou desesperada?não sei oke fazer me ajuda doutor obrigada!
Vytamara,
Você precisa levá-lo a um ortodontista para avaliar o caso.
Boa tarde Dr. Andre,
minha filha completará 6 anos no proximo dia 1/3.levei -a no ultimo me ao dentista que me orientou a usar um aparelho movel para corrigir a mordida cruzada.
Minha duvida seria no tipo de aparelho, realmente o usado seria de aparelho movel?
o aparelho fixo seria muito mais seguro, partindo do principio que estamos falando de uma criança, que com certeza nao tera cuidado.
obrigada desde ja
Viviane,
Eu particularmente prefiro aparelhos móveis nesta idade. Apesar do risco de perda do aparelho, não é fácil trabalhar com um disjuntor em uma criança tão pequena, o desconforto costuma ser grande.
oi dr. tenho 27 anos e não tenho o canino direito, tenho que fazer cirurgia para traciona-lo já que não nasceu por falta de espaço,gostaria de saber qual o aparelho mais eficaz, posso usar o lingual ou auto ligado convencional?
Cristiane,
Sem ver o caso fica difícil dizer, mas a princípio, qualquer aparelho pode ser usado se o tracionamento do dente for viável.
minha filha tem 10 anos e extraio o dente 55 e vai extrai o 65 gostaria de saber se é de leite ou permanente, para colocar aparelho
Miriam,
São dentes de leite.
Dr. Andre quero saber se o dente 65 e 55 são de leite ou permanente
Keithilly,
Sim, são dentes de leite.
Boa noite, doutor!
Tenho uma filha de 1 ano e 10 meses, ela caiu e bateu a boca e perdeu dois dentes de cima, como era anoite tive que procurar um dentista aberto e infelizmente não deu tempo em reimplantar os dentinhos dela!
Fico preocupada com o futuro dos dentes permanentes dela, se pode causar algum tipo de problema!
Gostaria de saber se posso colocar o mantenedor de espaço e com quantos anos seria certo colocar?
O dentista que levei ela disse que poderia colocar esse aparelho nela mas ele não disse com quantos anos seria o correto e nem disse em marcar a próxima consulta!
Como moro no exterior tenho receio nos dentistas daqui, então resolvi pesquisar direito esse assunto antes de tomar qualquer atitude!
Também gostaria de saber se o mantenedor de espaço pode colocar os dentinhos que ela perdeu no acidente para não ficar banguelinha, pois são dois dentes da frente, agora ela não liga em estar sem dentes e nem na aparencia, mas daqui uns anos talvez isso mude!
Muito obrigado!
Márcia,
O ideal agora seria monitorar a medida do espaço a cada 3 ou 4 meses para ver se está se fechando.
Dependendo de como este parâmetro evoluir, pode-se precipitar a colocação de um aparelho mantenedor ou mesmo um ortopédico funcional para não só manter, mas também estimular o crescimento ósseo.
Dependendo da maturidade da criança, com 4 anos já se pode começar a usar um aparelhinho (se for realmente necessário intervir precocemente), mas com seis anos é mais fácil.
Estes aparelhos podem receber dentes postiços para disfarçar o problema estético.
Dr. terei de remover quatro dentes na boca (nao sao os sisos nem os da frente )nem cogito a probabilidade de colocar routs e eu tenho um problema psicologico com dentistas eu passo mal e ate desmaio por isso fiquei toda a minha juventude sem me precaver! gostaria de saber se há a posibilidade de colocar aparelho corretivo para consertar esta falta ou se há outra solução? aguardo suas respostas/ grato…
Junior,
Acho que este vídeo responde bem à sua pergunta.
Olá doutor
Tenho oclusão do tipo 2 e tenho bruxismo leve, meu dentista pediu para colocar aparelho nos dentes, coloquei, mas não me adaptei e vou tirá-lo com uma semana de uso, não quero usar aparelho, gostaria muito de saber se existe um tratamento que eu possa estar fazendo sem ter que usar aparelho e assim poder preservar meus dentes.
Rosana,
Para tratamento de bruxismo o indicado é o uso de placas estabilizadoras.
Eu recomendo a leitura deste artigo sobre bruxismo.