Se você está pensando em usar Aparelho Ortodôntico Fixo, aqui você encontra as respostas que precisa.
Como o aparelho ortodôntico fixo funciona?
O aparelho ortodôntico fixo movimenta os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de bracket, é ele que permite a aplicação de força nos dentes.
O arco é o fio metálico que passa pelos brackets. É o principal responsável pela movimentação dentária e pode ter calibres diferentes dependendo da função.
As ligaduras são as borrachinhas que servem para fixar o arco aos brackets. É assim que o arco movimenta os dentes.
Com a ajuda dos acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue corrigir os problemas estéticos e funcionais da boca.
Siga nosso perfil no Instagram: drandremoreira_ortodontista
Qualquer pessoa pode fazer um tratamento com aparelho ortodôntico fixo?
É necessário apenas que a pessoa tenha boa saúde bucal, sem cáries ou problemas periodontais (sangramento gengival, por exemplo).
Se uma pessoa precisa de tratamento ortodôntico, ela deve antes fazer uma consulta com um dentista clínico para avaliar a saúde da boca.
Que exames eu preciso fazer para iniciar o tratamento?
Isso depende do ortodontista, mas geralmente são pedidas radiografias, fotografias e modelos em gesso das arcadas.
Você faz toda esta documentação ortodôntica em um único lugar que é indicado pelo seu ortodontista.
Como os brackets são colados nos dentes?
Eles são colados com resina composta, o mesmo material usado para fazer restaurações.
A colagem começa pela preparação da superfície do esmalte dentário com um ácido, o que chamamos de condicionamento.
Depois de lavar e secar os dentes, uma fina camada de adesivo é aplicada com um pequeno pincel.
O bracket é posicionado no centro do dente com uma porção de resina que é responsável pela adesão.
Finalmente os excessos de material são removidos e a resina é polimerizada (endurecida) com luz alógena.
Os brackets estão prontos para receber o arco.
O arco é colocado no mesmo dia da colagem dos brackets?
O ideal é que sim, para que o aparelho fique mais confortável e para que o aparelho comece a funcionar. Quem faz o alinhamento dos dentes é o arco ortodôntico. Os brackets isolados não têm função.
Depois o arco ortodôntico é preso aos brackets pelas ligaduras elásticas. Aquelas borrachinhas coloridas do aparelho.
Todo aparelho ortodôntico fixo precisa das borrachinhas para prender o arco?
Não. Os brackets auto-ligados dispensam as ligaduras, pois o próprio bracket possui uma tampa metálica que fixa o arco. Veja na imagem abaixo a diferença entre o aparelho convencional (à esquerda) e o auto-ligado (à direita).
Eu posso ter cáries ou manchas nos dentes por causa do aparelho?
Se houver cuidado com a higiene, não há problemas. Siga as orientações do seu ortodontista usando corretamente a escova e o fio dental.
A limpeza é mais difícil durante o tratamento, mas só depende de você ter os dentes sempre limpos e a gengiva saudável.
O importante é limpar bem em volta dos brackets dando uma atenção especial à área próxima à gengiva e fazendo com que as cerdas da escova de dentes penetre entre os brackets com movimentos vibratórios.
O uso de uma escova interdental ajuda a remover a placa bacteriana nas áreas mais difíceis de alcançar.
E para finalizar, o fio dental deve ser conduzido por cima do arco ortodôntico com ajuda de um passa-fio.
O aparelho ortodôntico fixo machuca muito?
No início, enquanto as bochechas e lábios ainda não se acostumaram com ele, pode ser necessário usar a cera de proteção para evitar aftas.
Ela impede que os brackets fiquem em atrito com a mucosa bucal. Depois do primeiro mês, geralmente a mucosa se adapta e o incômodo termina.
Em média, quanto tempo dura o tratamento?
Normalmente em torno de dois anos, podendo variar de acordo com o caso. O prazo só pode ser definido com precisão após a avaliação do ortodontista.
É verdade que se eu tiver consultas a cada quinze dias o tratamento avança mais rápido do que se as consultas forem mensais?
Ao movimentar os dentes, precisamos respeitar os limites biológicos para evitar lesões. A solução não é diminuir os intervalos entre as consultas.
O importante é obter o resultado dentro do prazo proposto e que este resultado tenha estabilidade.
Consultas quinzenais ou mensais vão variar de acordo com o ortodontista, com o problema e com o estágio em que o tratamento se encontra.
Por que algumas pessoas precisam extrair um ou mais dentes antes do tratamento ortodôntico?
Simplificando, podemos dizer que as extrações são recomendadas quando não há osso suficiente para acomodar todos os dentes.
O ortodontista vai decidir extrair ou não, dependendo do estudo do caso que é feito na documentação ortodôntica (radiografias, modelos, etc.).
Extrair dentes é um ótimo recurso quando bem indicado, mas, se for mal planejado, pode comprometer o resultado.
Por outro lado, não fazer as extrações quando é necessário também pode levar o tratamento ao fracasso.
Os dentes podem sair da posição depois que o aparelho ortodôntico fixo é removido? Eu vou precisar de aparelho móvel?
No momento em que cliente e ortodontista concordam que o resultado foi alcançado, o aparelho ortodôntico fixo é desativado por aproximadamente seis meses para permitir a recomposição do osso em torno das raízes dos dentes.
Após este período, ele é removido e substituído pela placa de contenção (na arcada superior), que deverá ser usada para dormir durante dois anos (em média).
Mais do que “segurar” os dentes no lugar, a placa de contenção serve como um gabarito da sua arcada ao final do tratamento. Se algum tempo depois ela não se adapta normalmente à sua boca, é por que alguma coisa saiu do lugar.
Nesta situação, o cliente vai entrar em contato com o ortodontista e marcar uma consulta o mais rápido possível para diagnosticar a causa do problema.
Mas é importante frisar que a estabilidade do resultado é obtida com o aparelho fixo, a placa de contenção é um instrumento de controle do cliente.
A contenção inferior é fixa e colada por trás dos caninos e incisivos inferiores, mantendo os dentes firmes na posição já que esta área é bem mais instável que a superior.
Também é muito importante fazer ao menos uma consulta anual com o seu ortodontista para monitorar a estabilidade do caso e evitar surpresas desagradáveis como dentes saindo da posição.
Doutor,tem como o senhor me tirar uma dúvida ?
Eu uso aparelho fixo há uns 5 meses mais ou menos. Tem vezes que eu acabo batendo o queixo e,apesar de eu não sentir que tenha danificado o aparelho,eu fico com muuuuito medo de prejudicar em alguma coisa. Eu queria saber se isso realmente influenciar em algo ou é só neura da minha cabeça mesmo kk ?
Oi Bruno!
Não sei exatamente o que você quer dizer com “bater o queixo”, mas, se o dente bater no aparelho, você pode descolar um bracket ou desgastar o dente.
Seria bom conversar com o seu ortodontista para ter uma resposta mais específica.