Eventualmente acontece de um cliente deixar de comparecer às consultas do tratamento ortodôntico.
Os motivos para isso acontecer variam: Algumas vezes o cliente pode achar que o ortodontista está só trocando as borrachinhas e que não há mal em sumir por alguns meses.
Existe também a situação em que o cliente passa por problemas financeiros e na impossibilidade de pagar deixa de ir ao consultório.
Outras vezes pode ser a falta de motivação para continuar o tratamento. Ou por que o resultado está demorando, ou por que não está ficando bom.
Independente do motivo, nunca vale a pena desaparecer, abandonar o tratamento. Mesmo que seja por apenas alguns meses.
Se o problema for de ordem financeira o ideal é conversar abertamente com o ortodontista e pedir um prazo para normalizar a situação. Se você já está no tratamento a algum tempo e sempre pagou em dia, dificilmente o ortodontista vai se negar a negociar.
Mas se o problema financeiro não tiver prazo para acabar o melhor é pedir para o seu ortodontista remover o aparelho e voltar a tratar quando a situação estiver melhor. Mas nunca fique com aparelho e sem ortodontista, é arriscado demais.
Se você estiver achando que seu ortodontista só fica trocando as borrachinhas sem fazer mais nada no aparelho, questione.
Como eu sempre recomendo, você deve conversar e perguntar educadamente tudo o que precisa para se sentir seguro no tratamento. Desaparecer por que o dentista está “enrolando” não é uma opção. Ou você faz o tratamento ou remove o aparelho, mas não empurre o problema para frente.
Também é importante lembrar que o tratamento costuma começar apresentando resultados expressivos em pouco tempo, mas depois é normal o ritmo diminuir e dar a sensação de que nada está acontecendo.
Na verdade, nestes momentos as raízes dos dentes estão desinclinando, o osso está se remodelando e o resultado se consolidando. E tudo isso precisa ser monitorado pelo profissional para que o tratamento possa ser finalizado dentro dos padrões de qualidade necessários.
Mais uma vez precisamos abordar a questão da confiança no profissional. Você tem o direito de saber o que acontece em cada fase do tratamento. Então mostre que confia no seu ortodontista e pergunte a ele.
Questione, argumente, negocie, mas não abandone seu tratamento ortodôntico. Seu sorriso agradece.
Olá Dr. Andre Moreira, tenho uma dúvida sobre a troca das borrachinhas do aparelho. Eu uso o aparelho estético e com o tempo as borrachinhas vão manchando, a manutenção tem variado com a minha dentista. Às vezes ela marca de 15 em 15 dias e outras só depois de um mês. Eu posso exigir que ela troque sempre que eu puder essas borrachinhas? Isso tem comprometido a minha estética.
Jéssica,
Não sei se é o caso de “exigir”, seria mais apelar para o bom senso e manter o aparelho sempre com boa aparência, já que quando foi oferecido a você, era um aparelho estético.
Uma consulta rápida apenas para trocar ligaduras resolve isso facilmente.
Ola Dr. Primeiramente quero parabenizar seu trabalho com o blog. Achei muito legal vc responder as pessoas com tanta simpatia. Bom, eu vim aqui porque estou com uma duvida. Em 2010 eu coloquei o aparelho fixo por causa dos meus diastemas frontais e dentes tortos embaixo (eu tinha 11 anos na epoca). Porem, minha dentista so juntou meus dentes em maio de 2013. Em outubro do mesmo ano, ela disse que iria tirar o meu aparelho o mais breve possivel (antes do ano novo). Ok. Chegou no dia 23/12 e ela disse que eu tinha que esperar mais um pouquinho, que eu iria tirar em fevereiro.Chegou fevereiro e ela disse que ia tirar em abril. Chegou abril e ela disse que iria tirar em junho. Chegou junho e ela disse que eu iria tirar em outubro por causa de “novos fios”. Porem, na consulta desse mes ela me disse que eu iria tirar so em dezembro! Eu nao sei mais o que eu faco.
Obrigado Juliana!
É necessário que se estabeleça uma previsão clara para o término do tratamento. Como você é menor de idade, seus responsáveis precisam conversar com a dentista para pedir esta definição.
Quatro anos é mais que o suficiente para finalizar um tratamento ortodôntico na maioria das vezes.
Olá,tenho 22 anos e comecei a usar aparelho há dois meses, já está na época de retornar para fazer minha manutenção, mas estou na duvida se quero continuar com o tratamento . Sempre tive vontade de usar aparelho pois meus dentes são um pouco tortos, nada fora do normal, mas me incomodavam pois ao serem olhados pelo lado direito do meu rosto se era bem perceptível que eram tortos, mas agora que coloquei me arrependi, pois doí muito e acho que meus dentes estão puxados demais para dentro, fiquei apavorada na primeira semana, fui a dentista e ela me explicou o que estava acontecendo. Mês passado coloquei o aparelho de baixo e sofri muito. Agora já preciso retornar, mas estou com muito medo , pois quero tirar o aparelho e que eu sorriso volte a se o que era antes, estou super preocupada e ansiosa, pois tenho medo de que ela diga que não é possível que meu sorriso volte ao normal. Tenho medo de tirar e meus dentes cairem, pois percebo que estão moles. Não compartilhei esse medo com ninguém, pois sei que todos vão fala que é besteira e que não deveria ter colocado o aparelho. Gostaria que me ajudasse, e respondesse se os meus dentes voltaram ao lugar que estavam se eu parar o tratamento, pretendo ir a clinica ainda essa semana para conversar com a dentista. Obrigada
Diwlay,
Pelo tempo que você está de aparelho, acredito que volte ao que era antes se você retirar, mas não tenho como dar certeza.
Ola, Doutor
Gostaria de saber quantas visitas ao mês, sao necessárias ao consultório do Ortodontista, para fins de manutenção como por exemplo: Corrigir alguns detalhes do aparelho, fazer os ajustes necessários e, para ver se tudo vai bem.
Antecipadamente,
Agradeço.
Aguardo seu retorno.
Vilma,
Não existe uma regra.
Eu costumo fazer consultas mensais, mas posso alterar a frequência dependendo do momento do tratamento.
O que vai fazer diferença é um diagnóstico correto, um bom planejamento e uma execução disciplinada. O número de vezes que se atende o paciente deve seguir a necessidade do momento. Muitas consultas não vão necessariamente resultar em bons resultados.
ola queria por meu aparelho amanha só que já gastei semana passada 80 reias com meu dentista sera qe ela coloca p mim pgr mês que vem Dr.
Julia,
Isso precisa ser conversado com o profissional.
Dr. eu estou a 3 anos e meio no meu dentista, meus dentes superior são para frente, meu dentista só troca a borrachinha e esses tempos ele colocou um “fio” translaçado encima do arco do aparelho, eu pergunto para oque serve ele não me explica, você poderia me explicar para oque serve esse “fio” e se o procedimento que ele está executando de só trocar a borrachinha está correto? ou é de outra forma que trás os dentes para frente mais pra trás?
Grata.
Pamela,
Não se pode dizer que há algo errado baseado apenas no fato de que o seu ortodontista tem se limitado a trocar as ligaduras.
Pode ser só um momento do tratamento em que é necessário deixar o arco trabalhar.
O problema maior é a falta de explicações. Neste caso eu acho que você deve insistir e até mesmo ser chata para entender o que está acontecendo.
O fio trançado pode ser um amarrilho conjugado usado para fechar espaços entre outras coisas.
DR. ANDRÉ
DEVO MUDAR DE ORTODENTISTA, JÁ QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFICIL PARA VOLTAR PARA O ANDAMENTO DO TRATAMENTO, SENDO QUE
O PROPRIO ORTODENTISTA NÃO ESCLASCE OS PROCESSOS FUTUROS?
OBS: JA TENTEI ESCLASCER MINHA SITUAÇÃO E O ORTODENTISTA NÃO LIGA, É COMO SE EU NÃO TIVESSE FALADO QUE ESTOU MORANDO FORA
E CONSEGUI UM ESTAGIO.
JA CONVERSEI
DIVERSAS VEZES COM MEU ORTODENTISTA, O CHATO QUE ELE NÃO DIALOGA SOBRE O ANDAMENTO, EU NUNCA SEI QUAL É O PROXIMO PASSO DO
TRATAMENTE, ASSIM NÃO SABENDO NÃO POSSO COBRAR, ACABO POR DEDUZINDO O TRATAMENTO, SEI QUE HÁ UM LIMITE DE EXPANSÃO DE
1 MM POR MÊS, PORÉM QUANDO COLOQUEI O APARELHO ORTODONTICO CONVENCIONAL, PRIMEIRO ELE COLOCOU SOMENTE A PARTE SUPERIOR,
DEPOIS DE MUITO INSISTIR ELE COLOCOU A PARTE INFERIOR APÓS DOIS ANOS DE TRATAMENTO, AGORA VEJO QUE FALTA POUCO ESPAÇO, ESTÁ
NA RETA FINAL, PORÉM EU ESTOU ESTUDANDO FORA E ACABO QUE NAÕ CONSIGO VOLTAR A CADA 15 DIAS. QUAL SUA OPINIÃO?
DETALHE DA MINHA ARCADA:
ARCADA SUPERIOR – SEGUNDO PRÉ-MOLAR, DESLOCADO PRA DENTRO DA ARCADA SUPERIOR. OBJETIVO TRAZER SEGUNDO PRÉ-MOLAR E ALINHÁ-LO, PORÉM
PARA ISSO NECESSITOU DE VARIAS MOLAS PARA FAZER O AFASTAMENTO DO PRIMEIRO PRÉ-MOLAR COM O PRIMEIRO MOLAR
ARCADA INFERIOR – ENTRE O CANINO E O SEGUNDO PRIMEIRO PRE-MÓLAR. NÃO TENHO O PRIMEIRO PRÉ-MÓLAR, OBJETIVO JUNTAR O ESPAÇO
ENTRE O CANINO E O SEGUNDO PRE-MOLAR.
Guilherme,
Não tenho como dar uma opinião técnica sem ter visto o caso.
E quanto ao relacionamento entre você e seu dentista, acho que você deve insistir em questionar pois este é um direito seu como cliente.
EU NÃO TENHO DENTE TORTO MAS GOSTO DE APARELHO E QUERIA POR EU POSSO?
Thalia,
Não. Eu não recomendo o uso de aparelho ortodôntico sem indicação. Você pode acabar criando problemas que não existiam. Definitivamente não vale a pena.
Começei meu tratamento dentario colocando o alargador, na outra semana voltei e coloquei a banda e a dentista colou todas as borrachinhas nos dentes de cima, mas não colocou o fio, pediu pra voltar no proximo mes disse que tenho que me acostumar, mas no proximo mes terei que pagar mais uma manutenção, sendo que de nada vai adiantar ficar so com essas borrachinhas coladas no dente.Será que a dentista esta me enrolando?
Suelen,
Parece que este profissional tem esta forma de trabalhar. Não se pode dizer que esteja errado, mas realmente o aparelho só vai funcionar quando estiver com o arco.
Vinicius,
Obrigado pelo elogio! Eles são sempre bem-vindos!
Esta oportunidade de conversar com as pessoas aqui no blog já faz parte da minha rotina há muitos anos e eu faço isso com o maior prazer.
E quando alguém faz um comentário apenas para elogiar como você, eu sinto que estou no caminho certo. Muito obrigado mais uma vez.
Quanto ao autor, sou eu mesmo como em todos os artigos publicados aqui no Blog.
Abraços,
Dr. Andre Moreira
Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.
Dr. André Moreira, primeiramente parabéns pelo artigo (só faltou autor) e ainda mais pela atenção dada aos seus leitores. Com certeza você realiza um excelente trabalho para com a atenção dos seus clientes.
Roberta,
Esta sua desconfiança em relação aos objetivos da ortodontista precisa ser resolvida o quanto antes pois, pela minha experiência, isso vai acabar em desentendimento mais à frente.
Por isso eu acho que os tratamentos deveriam ser feitos com prazo fechado, desvinculando o pagamento de mensalidades do andamento técnico. Assim o cliente fica tranqüilo quanto ao valor total que vai pagar independente da duração do tratamento.
Mas é importante frisar que o fato de você não sentir dor não é necessariamente um problema ou um indicativo de que o tratamento não está funcionando.
Atualmente é possível trabalhar com muito menos desconforto do que havia alguns anos devido ao desenvolvimento tecnológico de materiais, ligas metálicas, etc.
Acabei de colocar aparelho, a orto só colocou de canino a canino… lembro que usei aparelho quando eu era mais e eu tinha q usar banda, meus dentes ficaram moles no começo, doiam… não estou sentindo nada agora! Parece até que ela colocou aparelho só de “enfeite”. E questionei porque é que ela nao colocou em baixo, sendo que os dentes de baixo também sao tortos…. ela veio com uma de que é só daqui uns 8 meses, porque se colocar os dois ao mesmo tempo eu nao vou aguentar e vou querer tirar… senti que isso é pura enrolação, afinal, quanto mais tempo demorar pra ela colocar o aparelho embaixo, mais tempo vai demorar para o tratamento terminar e mais manutenções terei q pagar…
Thiago,
Você está se arriscando a ter problemas que vão desde cáries até perda de dentes.
Ou você comparece às consultas, ou remove o aparelho.
Não continue com o aparelho sem acompanhamento profissional.
Abraços,
Dr. Andre
Ogrigdo ……
gostei muito deste blog…..
Dr. Eu coloquei o @prelho j@ tem uns 10 meses, fis m@nutenç@o @te
novembro e @té o presente momento n@õ fui m@is @o dentist@ seis meses no c@so sem f@zer m@nutenç@õ, qu@is s@o os perigos que eu corro?
Felipe,
Para marcar uma consulta, basta ligar para um dos números que estão no site http://www.ortodontista.net
Isso se você for do Rio de Janeiro.
Um abraço,
Dr. Andre
descupe pelo os erros
eu queria marca uma consuta para eu sabe se eu preciso esa aparelho responde o mais rapindo possivel porfavor
Juliana,
Pelo que entendi ele está cobrando o mês de novembro mesmo você não tendo ido à consulta, não o dobro da mensalidade.
Neste caso eu concordo com o seu ortodontista.
Na minha opinião a parte financeira não deve ficar vinculada aos atendimentos. Isso por que alguns clientes acabam deixando de fazer algumas consultas para economizar nas mensalidades, o que pode comprometer o andamento do tratamento.
Mas esta é apenas a minha opinião, não e existe uma regulamentação sobe o assunto, tudo depende do que foi combinado no início do tratamento.
Por isso eu prefiro usar o termo “mensalidade” em vez de “manutenção” que gera este tipo de confusão.
De qualquer forma, conversa com ele e tente negociar isso. Muitas vezes estas situações são resolvidas com uma simples conversa sem desentendimentos.
Tudo de bom para você,
Dr. Andre
oi doutor..
aki..coloquei o fixo á 1 ano e meio..
só pq faltei o mês d novembro, meu dentista quer me cobrar o dobro do valor da manutenção no próximo mês..
gostaria d saber se tenho obrigação d pagar..
acho q num devo pagar por uma coisa q num fiz..
gostaria muito q me esclarecesse..obrigado…
Olá Ana Maria,
Esta questão do prazo volta e meia causa confusão.
Como cada ortodontista tem uma forma de trabalhar, fica difícil para o cliente saber como proceder.
Eu acredito sim que esteja havendo algum problema na comunicação entre vocês.
Mas você como cliente tem direito à informação. Tem o direito de perguntar e receber uma resposta clara do profissional que cuida da sua saúde.
Talvez você possa tentar outra abordagem.
Eu acredito que um questionamento feito com tranquilidade, educação e firmeza funciona bem e costuma resultar em uma melhoria na relação profissional-cliente.
Prepare-se para esta conversa listando todas as suas perguntas e não perca o foco caso a situação fique tensa.
Boa sorte!
Dr. Andre
Coloquei o aparelho fixo há 4anos.
Seria somente para colocar um dos molares na posição correta pois as pontas dele estavam para frente,aí vi que não era só isso.Depois de 3 anos
foram resolvidos os outros problemas e agora resolveu o problema do molar.
Mas o prazo era de 2anos a 2,5anos e já está em 4anos.
Sendo que tentei sair do meu ortodontista 2x por conta do meu horario de estagio e faculdade,mas ele não aceita que eu saia de lá.
A última vez foi em agosto ele me deu o prazo de 2meses.
Já está no final de outubro e nada.
Será que ele está me enrolando ou tem falha na comunicação(mas não posso falar nada que levo um fora dele
Ana,
Se você está em tratamento a tanto tempo, já deveria haver alguma mudança para melhor em relação à esta retro-inclinação dos incisivos.
Se não houve pode ser por diversos motivos.
Muitas vezes esta é uma característica facial da pessoa e não há como alterar muita coisa.
A largura dos dentes também é um fator importante, pois dentes muito estreitos têm tendência a inclinar para dentro da boca mesmo.
Isso sem falar nas extrações de pré-molares que podem levar a esta situação.
O ideal mesmo é conversar com o seu ortodontista para saber o que está acontecendo.
Abraços,
Dr. Andre
eu tenho os dentes superiores para dentro e fica muito feio meu perfil,uso aparelho fixo a 1 ano e meio.O aparelho os deixara mais para fora?grata desde ja.
Ana
Marília,
Muito obrigado e volte sempre aqui no blog.
Dr. Andre
Me senti privilegiada com sua declaração.
Vc é uma pessoa iluminada.
São para poucos essa benção!
E o melhor, é por que você usa esse dom para fazer o bem!
Fique com Deus.
Sucesso!!!
Olá Marília,
Esta oportunidade que eu tenho tido nos últimos anos de ajudar as pessoas através da internet, tem sido uma experiência muito gratificante.
E, apesar de algumas pessoas acabarem efetivamente se transformando em meus clientes, eu considero todos vocês um pouco meus clientes por que em algum momento confiaram no meu trabalho.
Por isso, eu agradeço a você Marília, como representante de todos aqueles que vieram aqui no blog ou enviaram e-mails com suas dúvidas e que me permitiram ter este espaço para propagar a boa ortodontia.
Obrigado,
Dr. Andre
Não vou escrever uma duvida, por que a minha dúvida o Dr. André já a exclareceu.
Eu vim aqui agradecer, pela forma maravilhosa pela qual o Dr. André trata as pessoas. E olhe, que infelizmente eu não sou sua paciente.
Agradeço imensamente o carinho e a consideração que o Sr. teve por mim e pela minha aflição, e isso tudo sem cobrar nada, pelo simples prazer de ajudar o proximo.O q hoje em dia é muito dificil de se encontar.
Um enorme beijo
e que Deus te abençõe muitissimo!
Viviane,
De maneira nenhuma você deve fazer qualquer alteração no aparelho.
Eu entendo que o seu objetivo é ajudar, mas apenas um profissional habilitado pode ativar o aparelho ortodôntico.
Infelizmente não posso ajudá-la nesta situação.
Você deve procurar o ortodontista responsável, e se for o caso, pedir a remoção dos brackets e retomar o tratamento no futuro quando for possível fazê-lo da forma correta.
Por mais que você já tenha trabalhado com um dentista, repito: não faça alterações no aparelho, ok?
olá drº André qual é o fio indicado p/ o inicio de tratamento nos dentes 11,12,21,22 p/ uma criança c/ 8 anos , porém usava o móvel e ñ teve um bom resultado daí a drº instalou o fixo, porém o fio saiu e só sei que é o 0´12 mais o tipo de fio tem que ser o nitinol, qual é o mais indicado porém ela ñ está indo mais ao dentista qual devo comprar e colocar só p/ ñ ficar feio , pode me endicar um que posso comprar e colocar o elastico até ela voltar ao tratamento e qtos centimetros devo cortar o fio? ou só acompanhar o brakets, lado a lado .obrigado
Quel,
E fico muito feliz que você tenha gostado do blog.
Volte sempre que desejar.
Quel,
Parece que o tratamento já está começando com problemas de comunicação e confiança.
Se continuar assim, tem tudo para dar errado.
Eu recomendo que você converse com o seu ortodontista e tire todas as dúvidas agora no início.
Se ele continuar não lhe dando a atenção que você acha que merece como cliente (e eu acho que todo cliente merece toda atenção) talvez ainda dê tempo de procurar um outro profissional que combine mais com você.
Pode parecer estranho esta história de “combinar mais com você”, mas não podemos esquecer que um tratamento ortodôntico é um relacionamento longo e se não houver empatia, confiança e respeito fica difícil evitar desentendimentos.
Muitas vezes um ortodontista competente tem problemas com um cliente não por causa dos resultados da movimentação ortodôntica, mas por detalhes que podem parecer menos importantes, mas não são.
Converse com ele e depois volte aqui para contar como foi, ok?
muito obg! adorei seu blog! bjo..
bem! fiz todos os prosedimentos que tinha de fazer, 1 o orçamento depois fiz o tratamento, por ultimo agora coloquei o aparelho, só que não fiquei muito satisfeita com o meu ortodontista não me deu muita atenção colocou o aparelho e pronto mandou eu voltar no proximo mes.. e ainda colocou primeiro as borrachinhas para depois colocar os aneis dai voltei lá depois de trez dias e ele tirou as borrachas tentou colocar os aneis e não conseguiu disse que meus dentes era muito apertados colocou somente o aparelho nos dente da frente e disse que ia colocar as borrachas só quando eu fosse fazer a manuntenção achei extranho..pensei que ele fosse colocar de novo e depois de trez a quatro dias eu voltasse la pra colocar os aneis.. queria saber se ele fez certo ou não fiquei com duvidas quanto a isso!
Olá Desirée,
Para mim é muito gratificante receber a aprovação de um colega de profissão.
Obrigado pela sua presença aqui.
E gostaria de convidá-la a participar ativamente sempre que desejar. Basta entrar diretamente com um comentário dando a sua opinião.
Afinal, eu mesmo sempre digo que uma segunda opinião nunca é demais.
Seja bem-vinda.
Olá, sou ortodontista também, atuo em São Bernardo do Campo-sp, queria parabenizá-lo pelo blog, de excelente qualidade e consiso.
Fernanda,
Infelizmente não tenho condições de avaliar você desta maneira, sinto muito.
Eu recomendaria uma visita a um ortodontista para uma consulta de avaliação.
Eu compreendo que isso não ajuda muito, mas realmente não posso fazer consultas aqui no blog, apenas orientar e mostrar o caminho correto.
Ola! Eu tenho uma dúvida… Atualmente resido no exterior mas quando estava no Brasil, fui em um dentista e quando eu disse que queria usar aparelho ele não achou necessário, voltei ao Japão mas eu ainda penso em usar por estética mesmo. Se você puder entrar no meu orkut e ver minhas fotos, poderiam me dar uma prévia avaliação se eu posso usar aparelho fixo por favor! E se eu puder, qual o tempo mínimo de uso?? Desde já eu agradeço, pois aqui no Japão os dentistas são muito inferiores e não tenho esclarecer essas dúvida! Obrigada!
Monica,
O ideal é você procurar um especialista em DTM para fazer uma avaliação e acompanhar você daqui para frente.
O tratamento ortodôntico não é a primeira indicação.
boa noite. O meu ortodontista disse que o meu problema é no osso do maxilar superior, por isso que eu sou bicuda, e que para meu caso é indicado uma sirurgia. Mas como eu não quero fazer essa sirurgia e ele disse quem não é preciso eu fazer se não quiser, ele disse que o aparelho resolve, será? E ele disse também que não vou ficar 100% com o sorriso alinhado, mas que vai dá uma camuflada. O que o Senhor acha? Me responda por favor, devo procurar outro ortodontista?
Vanessa,
Não tenho como dar uma opinião sem ver o caso. Mas certamente duas formas diferentes de tratar vão dar resultados também diferentes.
Vale a pena ouvir outras opiniões antes de decidir.
ola,eu tenho disfunção de atm,quero saber se eu preciso usar aparelho ,apezar de que ja fazem muitos anos que eu tive disfunção de atm e nunca mais me acometeu ,so que de vez em quando da umas dorsinhas bem discretas mais eu morro de medo de doer pra valer ,essa dor e horrivel,então tem como eu usar um aparelho pra essa disfunção de atm?