Qual é a idade certa para iniciar o tratamento ortodôntico de crianças?
Esta é uma pergunta que gera alguma polêmica pois nem todos os ortodontistas vêem a questão da mesma maneira.
Alguns ortodontistas consideram que um tratamento precoce (entre seis e oito anos) com aparelhos móveis (Ortopedia Funcional dos Maxilares) acaba ficando muito longo desnecessariamente e vêem os tratamentos mais tardios com aparelhos ortopédicos (propulsores mandibulares e aparelhos extra-bucais) associados a ortodontia fixa, como uma alternativa mais eficaz.
Siga-nos nos Instagram: drandremoreira_ortodontista
Outros profissionais iniciam seus tratamentos em crianças mais novas, usando aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares com o objetivo de corrigir os problemas ortopédicos e funcionais.
Preciso desde já, me posicionar: Pessoalmente prefiro essa segunda forma de fazer tratamento ortodôntico de crianças.
Prefiro tratar com Ortopedia funcional por que algumas maloclusões podem ser facilmente corrigidas quando iniciamos o tratamento de forma precoce.
Mordidas abertas e mordidas cruzadas são dois exemplos clássicos:
Mordidas abertas
As mordias abertas dificultam a correta posição da língua durante a fala e a alimentação. A língua se interpõe cada vez mais e assim vai abrindo a mordida, num círculo vicioso que só faz o problema aumentar.
Essas mordidas abertas podem ter origem apenas funcional e, nesse caso, a solução é relativamente simples. Em pouco tempo, devolvemos as condições ideais para a boca funcionar e ela volta a se desenvolver normalmente.
Mordidas cruzadas
Uma mordida cruzada lateral como a mostrada na imagem, produz uma função mastigatória desequilibrada. A criança mastiga predominantemente de um lado.
Como a mastigação tem um papel central do desenvolvimento ósseo das arcadas dentárias, sendo feita de forma unilateral, vai provocar um crescimento assimétrico da face.
A correção dessa mordida costuma ser bem simples nessa fase da vida (entre seis e oito anos) e recoloca o desenvolvimento facial na direção certa, prevenindo a consolidação de uma assimetria óssea que já estaria definida ao terminar as trocas dos dentes de leite.
Tratamento ortodôntico de crianças em duas etapas
Após uma fase de tratamento com ortopedia funcional, onde problemas como os descritos acima, são resolvidos com aparelhos removíveis, é comum haver um intervalo, para, agora, sim, aguardar a troca dos dentes e fazer a segunda etapa com aparelho fixo.
Esse intervalo depende de quanto tempo foi necessário na primeira etapa, da idade em que o tratamento iniciou e da magnitude do problema em si. Pode ser de um ano, alguns meses ou até mesmo não haver intervalo, passando-se diretamente para a faes 2 com aparelho fixo.
Mas é importante lembrar que os problemas ortopédicos (ou seja, desenvolvimento ósseo) e funcionais (respiração, mastigação, etc) já ficaram para trás. Agora basta alinhar os dentes, o que é muito mais simples.
Formas diferentes de fazer tratamento ortodôntico infantil
Apesar das diferenças, não se pode afirmar que uma abordagem seja melhor que a outra. Obviamente, grupos com filosofias distintas vão se empenhar em defender suas idéias.
Existem bons profissionais que obtêm ótimos resultados em seus tratamentos ortodônticos de crianças, trabalhando de uma maneira ou de outra.
Livros e trabalhos científicos publicados em revistas especializadas mostram a eficácia de uma infinidade de abordagens diferentes.
O paciente é o mais importante
Precisamos lembrar que o paciente é o elemento mais importante do tratamento e particularidades de cada caso devem ser consideradas.
Por mais que um aparelho móvel funcione muito bem, estimulando o desenvolvimento facial, a colaboração da criança e da família é fundamental. Se a criança não usar o aparelho corretamente, os resultados não serão alcançados.
Na minha experiência é mais fácil obter a colaboração de uma crianças de 6 anos do que de uma de 10 anos. Esse é outro motivo para iniciar mais cedo.
Por outro lado, como esperar mais alguns anos para tratar uma criança que está sofrendo hoje de baixa auto-estima devido a um dente mal posicionado?
Nos tratamentos ortodônticos de crianças, o profissional de ortodontia precisa ter a sensibilidade para observar a condição emocional do paciente em relação ao seu problema estético.
Se a criança se socializa normalmente, tira fotos sempre sorrindo e não reclama da aparência dos seus dentes, provavelmente ela não está sofrendo com o problema. Obviamente, estamos nos referindo à uma criança que tem algum problema de alinhamento nos dentes.
Mas, se notamos que ela sofre em alguma medida, devido à aparência do seu sorriso (os pais percebem isso facilmente), adiar a solução do problema pode impactar o desenvolvimento emocional.
Nesse caso, não faz sentido esperar trocar todos os dentes, por exemplo. Principalmente se existe uma outra forma de lidar com a situação, que efetivamente funciona e é muito simples: A Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Antes de defender esta ou aquela abordagem, o ortodontista deve defender os interesses do seu paciente. No caso, a criança. Esse é o papel do profissional.
Escolher seu ortodontista
E cabe aos pais escolher um ortodontista que esteja em sintonia com os desejos da família. No link acima, você encontra as 10 dicas para escolher o seu ortodontista.
Esse passo é fundamental. Escolha com carinho o profissional que vai cuidar do sorriso do seu filho. Converse muito e se informe.
Sempre tenha cuidado com posições categóricas. Raramente só existe uma solução para um problema. O mais comum é que existam formas diferentes de tratar o mesmo problema.
Não tome a decisão, nem de fazer o tratamento, nem de adiá-lo, baseado apenas na opinião de um único profissional.
O tratamento ortodôntico de crianças é assim mesmo, pode ser difícil decidir, mas vale a pena fazer o dever de casa.
Se este artigo foi útil para você, eu recomendo a leitura deste outro sobre os diversos tipos de aparelhos móveis.
Olá Dr, boa tarde. Por favor gostaria de possível tirar uma dúvida, minha filha está com 6 anos e começou a perder os dentes de leite com 4 anos, passamos pela odontopediatra, ela solicitou raio-x e os dentes permanentes já estavam todos lá, agora ela já perdeu 12 dentes, a maioria na parte superior e lado esquerdo. Analisando o exame, a odontopediatra disse que ela está muito adiantada e que por isso não terá espaço para nascer todos os dentes, pois para cada um que tenta nascer, ele “derruba” dois e que é necessário colocar um aparelho para aumentar esse espaço. Mas estou com medo da minha filha não se adaptar ao aparelho, pois terá que ser um fixo para o resultado ser mais rápido. O problema é que ela faz ânsia muito fácil, até a escova de dentes se for um pouco maior, ela não consegue usar.. por favor, será que seria possível deixar ela sem usar o aparelho e esperar o tempo passar para ver se os dentes dela vão conseguir se “ajeitar” sozinhos
Lilian,
Quando a falta de espaço é muito grande é recomendável iniciar o tratamento nessa idade de seis anos para promover o crescimento ósseo.
Não tive a chance de avaliar o caso, então não tenho como dizer se é o momento para a sua filha ou não. Mas, teoricamente, o ideal seria iniciar logo com um ortodontista de confiança.
Muito obrigada dr.
O problema está sendo ela conseguir usar o aparelho fixo, pois ela não consegue engolir nada, ela entra em desespero! Gostaria que houvesse outra forma de aparelho
Lilian,
Um aparelho de Ortopedia Funcional pode ser uma alternativa. É um dispositivo removível.
Dr. Andre, como vai?
Apenas para contar que a mordida aberta fechou quase que totalmente com a retirada da chupeta em questão de 3 meses.
Agora, vamos aguardar para começar o tto p mordida cruzada mais p frente.
Abraços.
Sintia,
Que bom! Fico feliz em saber. Isso é um ganho incrível para o desenvolvimento da criança!
Boa tarde Dr.André,
A minha filha tem 15 anos e desde os 12 anos que usou aparelho pois os caninos estavam muio deslocados em cima.
O dentista queria tirar dois dentes mas achamos que era muito cedo e ele fez intervenção mecânica de 2º grau (elásticos).
A semana passada ela tirou o aparelho mas os dentes estão com uma inclinação muito significativa para dentro. Ele diz que é normal pela falta de espaço que ela tem na boca.
Também achei a que a gengiva ficou muito saliente.
É normal os dentes ficarem inclinados para dentro?
Grata pela sua resposta.
Maria,
É difícil analisar baseado apenas na sua descrição. Se os incisivos superiores ficaram inclinados para dentro, após os caninos serem colocados na arcada, é sinal de que provavelmente não era mesmo necessário fazer extrações de pré-molares. Mas mesmo isso, não dá para ter certeza.
Recomendo que você converse com o ortodontista e tente entender o motivo para tal inclinação. Ele, que conhece o caso, está mais apto a responder corretamente.
Boa noite Dr.
Meu filho tem 3anos e 8meses, tem mordida aberta e cruzada. Tiramos agora a chupeta e mamadeira. A odontopediatra comentou sobre início de tratamento com aproximadamente 6anos.
Qual sua opinião para iniciar os tratamentos necessários? Nesta idade tem algo mais a ser feito?
Sintia,
Como você já tirou a chupeta, agora é deixar a musculatura trabalhar e parte do problema deve se resolver sozinho.
O início do tratamento com ortopedia funcional aos 6 anos está correto.
Vale avaliar a respiração dele. Provavelmente é um respirador bucal. É interessante checar como está a passagem do ar pelas vias aéreas com um otorrino.
bom dia,
Tenho uma filha de 3 anos e 10 meses e a levei a uma odontopediatra para fazer uma avaliação já que ela não usa mais chupeta nem mamadeira. constatamos que ela não tem o dentinho (incisivo superior direito) e pelo raio x a odontopediatra disse que não tem mesmo e que ela precisa imediatamente colocar o aparelho móvel em baixo e em cima por conta da agenesia. Como mãe estou em choque e creio ser muito cedo pela idade dela. O que o sr recomenda?
Obrigada
Amanda,
Em primeiro lugar, fique tranquila. A agenesia de incisivos laterais superiores é mais comum do que você imagina.
Não vejo necessidade de iniciar um tratamento com 3 anos. Acredito que nesse momento o incisivo lateral de leite, correspondente ao da agenesia, esteja firme na boca, certo?
Então, nesse caso, devemos apenas monitorar o desenvolvimento das arcadas.
É possível que todas as trocas ocorram e o dentinho de leite continue lá por anos. Podendo até chegar à idade adulta.
Você só deve intervir se esse dente de leite estiver com mobilidade. Isso significa que ele vai cair em breve. Então seria indicado fazer a manutenção desse espaço para que, no futuro, haja espaço disponível para uma prótese ou implante de um dente na região da agenesia.
Estou simplificando a questão, pois não vi o caso. Mas é muito importante monitorar pelo menos anualmente o desenvolvimento das arcadas.
Mas não recomendo o uso de placas separadas (uma na superior e outra na inferior) em crianças pequenas.
Essas placas se prendem, fazendo “click” e podem interferir no crescimento ósseo. O ideal são aparelhos móveis funcionais que são bimaxilares e ficam soltos na boca sem comprometer o crescimento natural da face.
Doutor, meu filho começou um tratamento com um parelho no ceu da boca ( pq nao tinha espaço para os dentes nascerem) e ele iniciou o procedimento com 07 anos. Porém o aparelho nao chegou sequer a ser usado, pois caia sempre. Agora, julho, faz exatos 12 meses que ele extraiu os 4 caninos por conta desse procedimento,mas ate hoje ele nao utilizou nenhum aparelho. Quando eu propus dar um tempo no tratamento devido ao desgaste que foi esse cola e cai de aparelho, perguntei varias vezes sobre se iria ter problema, ja que ele havia extraido os caninos..mas a orto disse que nao tinha problema …só que eu nao estou segura mais com essa profissional e quero retomar o tratamento pq nao faz sentido ele ter todo o desgaste de ter extraido os caninos ..estou muito preocupada..ja fui atras de outra avaliação e descobri ( para meu desespero) que existiam outras tecnicas que nao precisariam da extração. Tarde demais. ele tem oito anos agora, 4 caninos extraidos e ainda continua sem espaço para os dentes ..me ajude a pensar melhor.
Uma pena ter lhe descoberto somente agora. O senhor é o primeiro profissional que responde tão completamente as nossas duvidas…uma pena eu nao estar na mesma cidade . Abraços. Luisa
Luisa,
Agradeço pela confiança! Eu recomendo que você procure um ortodontista que trabalhe regularmente com ortopedia funcional doa maxilares para avaliar seu filho.
Não recomendo ficar sem acompanhamento nessa condição em que ele se encontra hoje (sem caninos de leite) pois a tendência é perder cada vez mais espaço.
Olá Dr. como vai?
Minha filha tem dez anos e usa aparelho desde os seis. Os dentes estão bem alinhados (hj ela tem 22 desntes no total). Acontece que ela tem o maxilar inferior um pouco retraído e no inicio a dentista dela disse o aparelho ajudaria na correção. Não aconteceu e atualmente ela sugeriu extrair alguns dentes de baixo para corrigir este problema. É isso mesmo?
Olá Simone, vou bem!
Se a mandíbula está retraída, o ideal seria usar ortopedia funcional dos maxilares para estimular o crescimento ósseo. Isso deveria ser o mais breve possível, pois ela já está com 10 anos.
Não vejo sentido em extrair dentes e muito menos, na arcada inferior. Isso só agravaria o problema.
Olá Dr!! Preciso muito de sua orientação.
minha bebê tem 1 ano e 7 meses e já foi diagnosticada com prognatismo mandibular. Gostaria de saber qual especialista devo procurar, e a idade que ela deve iniciar um tratamento,e se esse problema pode ser corrigido ainda na infância. Estou muito preocupada. Se o senhor puder me aconselhar ficarei grata.
Nilza,
Um diagnóstico de prognatismo tão precoce não é muito comum. Talvez seja interessante ouvir a opinião de outro ortodontista fazendo uma consulta.
Se realmente houver um prognatismo, ainda é cedo para tratar com aparelhos, isso seria possível lá pelos 4 anos de idade.
O prognóstico de melhora depende muito do caso.
Mas nesse momento, acho que você deve se preocupar mais em confirmar esse diagnóstico. Depois volte aqui e me diga qual foi a opinião do profissional, ok?
Boa noite! Doutor André, minha filha tem 4 anos e 10 meses. Ela é respiradora bucal. Passa o dia com boca entreaberta e a noite com a boca aberta, mas não ronca. O otorrino descartou problemas e encaminhou para a fono e ortodontista. Passei em três ortodontistas, q orientaram aparelhos móveis, mas recebi indicação de aparelho pronto importado e aparelho a ser confeccionado. Um pediu uma panorâmica e outro uma teleradiografia. Os valores das revisões foram bem diferentes partindo de 100 reais a 400 reais mensais. Fiz os raios x e depois fiquei preocupada com a radiação a q minha filha foi exposta. Os exames foram necessários nesse caso? Enfim, depois de várias opiniões perdi a confiança e não sei se devo começar o tratamento da minha filha agora. Desde já agradeço a atenção!
Renata,
As radiografias são exames normais nesses casos e não trazem risco.
Com a idade dela, você tem tempo para pesquisar com calma. Não tenha pressa em iniciar o tratamento, mas concentre-se em encontrar um ortodontista que te passe confiança.
Leia as 10 dicas do Blog, são um bom começo.
Sua Dica está sendo a melhor até agora sobre o assunto. Meu garoto estava com 6 anos quando começou o tratamento ortodôntico e foi diagnosticado com idade óssea de 8. Já fiz parte do tratamento por 6 meses -com aparelho importado- agora vou iniciar outras etapas, mas estou achando caro o custo dos aparelhos e acompanhamento com otorrino e fono. Esse caminho é mesmo necessário? Meu garoto realmente tem problema e vejo com os novos dentes nascendo, mas a mordida não é estranha. Vi que o senhor deixou claro que a questão filosófica de tratar o prognatismo durante a infância ou posterior é um dilema filosófico. correto?
Cristovão,
Cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional experiente. Principalmente em casos de prognatismo.
Cabe a você escolher o ortodontista que vai cuidar do seu filho. Uma vez escolhido esse profissional, ele vai orientar a família sobre o que ele acredita ser a melhor solução.
Feita a proposta de tratamento, cabe à você, mais uma vez, concordar ou não com o planejamento proposto.
Só não posso deixar aqui a impressão de que tanto faz fazer o tratamento na infância ou na fase adulta. Não foi essa a ideia que eu quis passar no artigo.
Essa é uma decisão que precisa ser tomada com muito cuidado.
Converse com o ortodontista do seu filho sobre o assunto e certifique-se de que você entende tudo o que está ocorrendo no tratamento, quais os próximos passos e qual a previsão para a conclusão.
DR. Adorei o blog, ele me acalmou um pouco pois tinha muito receio e gostaria de confirmar…tenho um filho de oito anos e ao nascer o dente da frente superior permanente ele nasceu por trás do inferior..a ortodontista passou um aparelho móvel com mola na parte superior com pouco mais de dois meses o dente movimentou e descruzou a mordida até ai ok!
Agora os laterais estão nascendo tortos por falta de espaço, no espaço que era para caber dois dentes não está cabendo nem um direito e a mesma ortodontista agora recomendou que ele usasse aparelho de placa em cima e em baixo que será fixo por bandas presas aos dentes e que não será retirado nem para se alimentar (acho que o nome é platibandas ou palatinas), ele disse que será apenas para não perder mais espaço e que talvez ela fara algumas ativações bem leves. Gostaria de saber se essas informações procedem e um pouco mais de explicação sobre esse aparelho.
Obrigado Ana!
Bem, eu não trabalho com este tipo de aparelho. Mas para manter espaço e fazer ativações leves, talvez um aparelho ortopédico funcional fosse mais simples, confortável e higiênico (apesar de depender da colaboração do cliente).
Esta seria a minha opção, obviamente baseado apenas nas informações que você me passou.
Mas não posso dizer muito sobre estas placas pois não as uso.
Boa noite
Dr. André, gostaria de saber algumas informações sobre o caso de minha filha:
– Ela tem 12 anos e 10 meses, possui um canino impactado.
– Seu dente Numero 16 segundo especialista esta condenado.
– segundo dentista sua arcada é pequena com dentes grandes.
– possui 4 dentes de leite.
O ortodontista daqui se recusou fazer o tratamento. gostaria de saber qual a consequência da extração do 16?
Quando expor o dente impactado?
Se o tiver que extrair o canino incluso até que idade é seguro?
Até que idade o canino pode nascer? tem algum procedimento que pode ser realizado antes da cirurgia do canino..
o tratamento com expansor pode talvez ajudar o dente incluso nascer.
Dr. Andre ficaria muito feliz se me respondesse, pois estou insegura só poderei iniciar o tratamento daqui 4 meses , vamos mudar de cidade. minha maior preocupação é com canino incluso.
sem mais agradeço .
Maria,
Não tenho como ter certeza de nada sem uma avaliação clínica, mas o canino ainda pode nascer se houver espaço na arcada. Não acho que haja necessidade de um procedimento invasivo de exposição do dente nesta idade.
A perda o dente 16 é mesmo uma pena, mas agora será preciso manter o espaço e impedir que o dente antagonista invada este espaço pela falta de contato. Tudo isso para que ela possa receber um implante quando for adulta.
Acho que você deve conversar com alguns ortodontistas e escolher o que sentir mais segurança.
Recomendo a leitura das 10 dicas neste link aqui ao lado.
Dr André
Realmente me deixou mais confiante, já havia lido seu link é muito bom, quando encontramos pessoas solidárias como voce percebemos que não estamos sozinhos, obrigada.
Boa noite
Obrigado Maria!
Fico feliz em ajudar. Volte sempre que precisar, ok?
Oi, meu filho tem 7 anos só o 4 dentes da frente cairão dois em cima e dois em baixo, porem os 2 de cima estão muito pra frente, e os 2 de baixo esta meio tortos, meio sobreposto um no outro,levei ele no dentista um bom tempo atras e me disseram q teria de esperar todos os dentes de leite caírem pra colocar aparelho, e disseram q ele tem a arcaria dentaria pequena em relação o tamanho dos dentes,então gostaria de saber se tem que espera ou tem como colocar um aparelho pra ir corrigindo os dentes ate trocar todos o dentes? obrigada aguardo resposta.
Priscilla,
Como eu disse no post, é possível começar a trabalhar antes da troca de todos os dentes.
minha filha estava com o dente mole e demorou pra arrancar, na hora que ela arrancou ficou uma carne grande ela desaparece só.
Sim Ana, vai desaparecer com o tempo.
Dr André
tenho um filho de 7 anos que tem os dois dentes permanentes da frente muito para fora, já não consegue nem fechar a boca, e o dentista recomendou um aparelho fixo para ele, mas é correto um aparelho fixo nessa idade, pois ele ainda tem dentes de leite…
Fabiola,
Eu não costumo usar aparelho fixo neste idade. Pela descrição ele pode ter um problema funcional como respiração bucal e falta de vedamento labial que são corrigidos com ortopedia funcional de forma bem mais simples. Depois, se necessário, complementa-se com ortodontia fixa.
Dê uma olhada neste infográfico:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/respiracao-bucal-e-compressao-maxilar/
Boa tarde Dr André,
Sou carioca, tenho 30 anos, sou respiradora bucal com tipo facial classe II do respirador bucal e desenvolvi os problemas de saúde típicos dessa condição, o que esteticamente é bastante feio e me causou baixa auto estima. Há um ano atrás, ia fazer cirurgia com um cirurgião de cabeça e pescoço e o mesmo indicou um ortodontista para correção pré cirúrgica, mas perdi o emprego e o plano de saúde que cobriria a cirurgia, então ainda não coloquei o aparelho ortodôntico. Eu gostaria de saber se existe, no Rio de Janeiro, algum lugar ou órgão que eu possa procurar para que eu possa fazer estes tratamentos gratuitamente, pois ainda estou sem plano de saúde, mas minha vontade de conseguir tratamento é imensa!
Obrigada!
Adriana,
No seu caso eu recomendaria os cursos de pós-graduação nas faculdades de odontologia onde sempre há necessidade de pacientes. O tratamento é feito por dentistas e supervisionado por professores experientes.
Normalmente há uma fila de espera, mas o valor cobrado é bem baixo e o trabalho é sério.
boa dia ,meu filho tem 11 anos e os dentes caninos nasceram para dentro ,e ele também tem a mordida cruzada.
Celina,
Neste caso é importante consultar um ortodontista.
Dr. André,
Tenho uma filha de 6 anos e 10 meses que está com uma cárie no dente permanente superior direito em consulta a duas dentista uma disse para fazer a restauração em resina e a outra disse que indicaria a de amálgama. Você tem alguma preferência?
Carla,
Eu trabalho apenas com ortodontia, por isso prefiro não comentar assuntos relacionados à outras especialidades.
o que eu posso fazer com meu filho de 7anos que esta com os dentes da frente o incisivo frontal da esquerda esta vindo torto?fiz uma radiografia e monstrou me falaram ke ele etnha ke colocar aparelho??ese fazer so uma cirugia e abrir a gigiva ele não nasce:???o que eu posso fazer estou desesperada?não sei oke fazer me ajuda doutor obrigada!
Vytamara,
Você precisa levá-lo a um ortodontista para avaliar o caso.
Boa tarde Dr. Andre,
minha filha completará 6 anos no proximo dia 1/3.levei -a no ultimo me ao dentista que me orientou a usar um aparelho movel para corrigir a mordida cruzada.
Minha duvida seria no tipo de aparelho, realmente o usado seria de aparelho movel?
o aparelho fixo seria muito mais seguro, partindo do principio que estamos falando de uma criança, que com certeza nao tera cuidado.
obrigada desde ja
Viviane,
Eu particularmente prefiro aparelhos móveis nesta idade. Apesar do risco de perda do aparelho, não é fácil trabalhar com um disjuntor em uma criança tão pequena, o desconforto costuma ser grande.
oi dr. tenho 27 anos e não tenho o canino direito, tenho que fazer cirurgia para traciona-lo já que não nasceu por falta de espaço,gostaria de saber qual o aparelho mais eficaz, posso usar o lingual ou auto ligado convencional?
Cristiane,
Sem ver o caso fica difícil dizer, mas a princípio, qualquer aparelho pode ser usado se o tracionamento do dente for viável.
minha filha tem 10 anos e extraio o dente 55 e vai extrai o 65 gostaria de saber se é de leite ou permanente, para colocar aparelho
Miriam,
São dentes de leite.
Dr. Andre quero saber se o dente 65 e 55 são de leite ou permanente
Keithilly,
Sim, são dentes de leite.
Boa noite, doutor!
Tenho uma filha de 1 ano e 10 meses, ela caiu e bateu a boca e perdeu dois dentes de cima, como era anoite tive que procurar um dentista aberto e infelizmente não deu tempo em reimplantar os dentinhos dela!
Fico preocupada com o futuro dos dentes permanentes dela, se pode causar algum tipo de problema!
Gostaria de saber se posso colocar o mantenedor de espaço e com quantos anos seria certo colocar?
O dentista que levei ela disse que poderia colocar esse aparelho nela mas ele não disse com quantos anos seria o correto e nem disse em marcar a próxima consulta!
Como moro no exterior tenho receio nos dentistas daqui, então resolvi pesquisar direito esse assunto antes de tomar qualquer atitude!
Também gostaria de saber se o mantenedor de espaço pode colocar os dentinhos que ela perdeu no acidente para não ficar banguelinha, pois são dois dentes da frente, agora ela não liga em estar sem dentes e nem na aparencia, mas daqui uns anos talvez isso mude!
Muito obrigado!
Márcia,
O ideal agora seria monitorar a medida do espaço a cada 3 ou 4 meses para ver se está se fechando.
Dependendo de como este parâmetro evoluir, pode-se precipitar a colocação de um aparelho mantenedor ou mesmo um ortopédico funcional para não só manter, mas também estimular o crescimento ósseo.
Dependendo da maturidade da criança, com 4 anos já se pode começar a usar um aparelhinho (se for realmente necessário intervir precocemente), mas com seis anos é mais fácil.
Estes aparelhos podem receber dentes postiços para disfarçar o problema estético.
Dr. terei de remover quatro dentes na boca (nao sao os sisos nem os da frente )nem cogito a probabilidade de colocar routs e eu tenho um problema psicologico com dentistas eu passo mal e ate desmaio por isso fiquei toda a minha juventude sem me precaver! gostaria de saber se há a posibilidade de colocar aparelho corretivo para consertar esta falta ou se há outra solução? aguardo suas respostas/ grato…
Junior,
Acho que este vídeo responde bem à sua pergunta.
Olá doutor
Tenho oclusão do tipo 2 e tenho bruxismo leve, meu dentista pediu para colocar aparelho nos dentes, coloquei, mas não me adaptei e vou tirá-lo com uma semana de uso, não quero usar aparelho, gostaria muito de saber se existe um tratamento que eu possa estar fazendo sem ter que usar aparelho e assim poder preservar meus dentes.
Rosana,
Para tratamento de bruxismo o indicado é o uso de placas estabilizadoras.
Eu recomendo a leitura deste artigo sobre bruxismo.
Bom dia Doutor,
Tenha uma filha de 01 ano e 05 meses, ela está com os dentinhos da frente manchados, o pediatra disse q isso aconteceu por ela tomar o sulfato ferroso. Eu já substitiu pelo o ultrafer, em fim, gostaria de saber, essas manchas nos dentinhos se eu não leva-la ao dentista para remove-las correm o risco de quebrar os dentes??
Maura,
Eu acho que você deveria consultar um odontopediatra para avaliar o caso. Eu sou excusivamente ortodontista e só falo sobre esta especialidade aqui no Blog. Certamente existem profissionais com experiência neste tipo de problema para orientá-la corretamente.
Oi,minha filha vai fazer 11 anos mes q vem,acerca de um ano ela extraiu 2 dentes de leite da frente e mais 2 q tinha a mais,e nao nasceram ainda ja fez radiografia e os dois dentes estao lá só q nao saem…por favor me responda..obrigado!!!
Sandra,
Acho que você precisa do acompanhamento de um dentista para avaliar se estes dentes estão retidos por algum motivo específico ou se é só uma questão de tempo para que eles erupcionem.
Boa noite Dr. André, tenho um filho de 13 anos e ele está colocando aparelho nos dentes, e só depois que o dentista colocou o aparelho, percebeu que falta um dente em cima do lado do dente canino. O dentista me disse que terá que fazer um implante. Gostaria de saber se isso esta certo e se pode fazer um implante com essa idade. dizendo ele tem afastar o dente para que possa fazer o implante. Preciso de uma outra opinião. Agradeço pela atenção Cleide.
Cleide,
Eu não sou implantodontista e por isso não sou a pessoa indicada para responder.
Até onde eu sei não se faz implante nesta idade, mas recomendo que você consulte um especialista no assunto.
Daiany,
Estes são os segundos molares decíduos superiores que serão substituídos pelos pré-molares.
Mas normalmente as bandas são fixadas aos molares permanentes que ficam depois destes, lá atrás, e não há necessidade de extrair os de leite, até por que não haverá dente nenhum ali logo após a extração para ser usado como apoio para o aparelho.
BOA NOITE DR. ANDRÉ.
TENHO UM FILHO QUE VAI COMPLETAR 8 ANOS EM JULHO. LEVEI-O PARA UMA AVALIAÇÃO NUM DENTISTA POIS OS DOIS DENTES DE LEITE AO LADO DOS FRONTAIS SUPERIORES JÁ CAÍRAM A MAIS DE 1 ANO E ATÉ AGORA NÃO NASCERAM OS PERMANENTES. O DENTISTA PEDIU UM RAIO X E ME DISSE Q ERA NECESSÁRIO O USO DO APARELHO EXPANSOR POIS NAO HÁ ESPAÇO PARA ESSES DENTES NASCEREM E SUA ARCADA É MUITO FECHADA. NO RAIO X O DENTISTA PERCEBEU QUE OS DENTES ONDE SERIAM FIXADAS AS BANDAS ESTÃO COM AS RAÍZES CORROÍDAS POR CONTA DOS PERMANENTES Q ESTÃO EMPURRANDO-OS, SÃO OS DENTES 55 E 65, ENTAO ELE ACHOU MELHOR A EXTRAÇÃO DESSES DOIS, POIS O DENTISTA DISSE QUE NESSA IDADE JÁ ERA PARA TER NASCIDOS ESSES DOIS PERMANENTES. GOSTARIA DE SUA AJUDA PARA SABER SE É NECESSÁRIA A EXTRAÇÃO OU SE PODEMOS ESPERAR ATÉ QUE OS DENTES DE LEITE 55 E 65 CAIAM.
OBRIGADA PELA ATENÇÃO
Murilo,
A sua dor pode estar relacionada à mordida, à pressão alta ou aos dois fatores simultaneamente.
Acho que a pressão oferece um risco alto e isso certamente você pode tratar na rede pública.
Depois que estiver com a pressão controlada você pode procurar uma faculdade de odontologia para tratar da mordida a um custo baixo.
bom dia doutor. tenho 21 anos tenho mordida cruzada agora estou sentindo muita dor de cabeça costante e minha pressao arterial esta subindo tam bem
nao cosigo achar um tratamento em conta para min isso teria como ser atendindo na rede publica. se voce puder me ajudar obrigado.
Sara,
Quando os incisivos inferiores nascem desta forma é sinal de falte de espaço, mas nada grave.
De qualquer forma acho que vale a pena consultar um ortodontista para avaliar o caso.
Elizete,
Você precisa passar por uma avaliação com um periodontista para saber se há comprometimento das estruturas de sustentação dos dentes.
Bom dia doutor!meu filhinho de 6 anos já arrancou dois dentinhos de leite na parte inferior, os definitivos estão nascendo só que um está atravessado gostaria de saber se é normal se depois ele cai no lugar sozinho ou tem que arrancar o outro de leite do lado dele p/ter mais espaço?Desde já agradeço!
Boa tarde Dr. tenho quarenta e nove anos e os dentes bem tortos, gostaria de tratar com aparelhos mas o ortodontista disse que meus dentes vão cair pelo movimento dos dentes. Tenho descalcificação, acho que é isso não me lembro muito bem da palavra. Quero saber sua opinião, a tratamento? Por favor resoda,obrigada.
Fabiola,
Eu nunca vi isso acontecer relacionado ao tratamento ortodôntico, ao menos não comigo.
Agora, acredito que seja necessário monitorar estes dentes radiograficamente por um tempo para saber se está tudo bem.
Oi Doutor foi feita uma radiografia ontem a orto e a endo avaliaram que não há nada nas raízes dos dentes porém o teste de vitalidade(frio) deu negativo.Meu filho não sentiu absolutamente nada no dente com esse estímulo.Na percussão o barulho está meio oco.
O dente pode ficar escuro somente por causa do aparelho?O aparelho móvel poderia afetar o dente desta forma/
Obrigada pela atenção
Fabíola,
Não é possível avaliar a situação sem uma consulta, mas talvez seja uma boa idéia pedir uma radiografia.
Raquel,
Você deve levá-lo a um ortodontista para avaliar se há pouco espaço para a erupção dos dentes permanentes.
obrigado
Bom Dia doutor!
Meu filho está usando aparelho móvel na arcadada superior desde dezembro de 2011.Em janeiro comecei a perceber que os dois incisivos laterais estavam ficando com uma coloração diferente dos outros dentes(meio acinzentados).A dentista fez uma limpeza, aplicou flúor, mas não houve melhora.
Gostaria de saber se a movimentação dos dentes pode causar isso, já que esses dentes eram os que precisavam de mais correção.
Obrigada
Ola Doutor,
Meu filho tem 6 anos, virando 7. Ele comecou a perder os dentes de leite com 6 anos. Agora esta nacendo um outro dente na parte inferior na frente do dente definitivo. gostaria de alguma informacao sobr isso, e o que devo fazer, sera que ele tera que arracar esse dente que esta nascendo? Obrigada desde ja.
Olá, doutor,
Estou com uma preocupação, meu filho tem 7 anos está com um dos dentões da frente mais atrás que o outro, acho que isso aconteceu pois o dente permanente nasceu antes do de leite cair. Não sei se o de leite atrapalhou o outro. Fui ao dentista e ele informou que agora nao poderia usar o aparelho pois ele tem muitos dentes de leite e que era para ele forçar com a lígua e o dedo o dentinho para ver se ele vai para frente. Será que eles vão ficar tortos assim?
Lauro,
O ideal é levá-la a um odontopediatra para que seja feita uma avaliação.
Mas, normalmente o dente de leite deveria ser extraído se o permanente correspondente já nasceu.
minha filha tem 6 e meio os dentes dela não caio mas ta nascendo outro na parte de baixo por trás do dois dentes da frente o que eu devo fase espera que caia ou manda arranca desde já eu agradeço obrigado
Fabiane,
A remoção do freio é uma das abordagens para este tipo de problema, apesar de tudo depender de uma avaliação clínica, eu acho muito cedo para este procedimento. Até por que esta separação não traz nenhum risco para a saúde bucal.
Prezado dr.
Minha filha de 7 anos tem os dentes da frente abertos e o dentista recomendou uma pequena cirguria para retirada do freio. isso é de fato aconselhável nessa idade?
o problema se resolveria naturalmente?
obrigada,
Jessica,
Você deve consultar um ortodontista para saber se já há indicação para extrair estes sisos ou se basta monitorá-los. Mas isso não impede de iniciar o tratamento ortodôntico.
Dr. tenho 20 anos e meus sisos ainda não nasceram, e meus dentes são separados, sendo que os dois dentes da frente na parte de baixo estão muito juntos e ficando tortos e o restante dos dentes da frente separados e sinto que os dentes de cima estão mais para frente que os debaixo, então gostaria de colocar aparelho para corrigir esses erros mas não sei se posso, devido aos meus sisos que ainda não nasceram, se eu colocar e depois meus sisos nascerem me trará algum problema e terei que colocar novamente? Dr. o senhor me aconselha a esperar ou devo colocar o aparelho logo. Desde já obrigada pela atenção!
Zilma,
Normalmente estas manchas brancas não podem ser eliminadas a não ser com restaurações de resina.
Mas esta não é a minha especialidade, consulte um odontopediatra para avaliar o caso.
Dr.
meu filho quando tinha 5 anos caiu e machucou o dente da frente e ficou uma mancha preta , agora que já é um dente permanente ficou uma mancha branca . Levei -o num dentista e ele disse que não tem como tirá-la .
Agora ele saiu uma bolha de carne com pus num dente inferior , o dentista o extraiu , ele está com nove . já era tempo de extrai mesmo e quanto a mancha tem como elimina-la?
aguardo resposta.
Paulo,
Talvez seja possível reposicionar este dente com o aparelho móvel (nesta situação eu prefiro recolar o fixo), mas dificilmente ele vai ficar estável, afinal, ele já mostrou que há instabilidade.
O ideal seria fazer uma contenção fixa colada por trás para manter este dente na posição correta após o reposicionamento (sendo ele feito com aparelho fixo ou móvel).
Boa tarde Dr. André.
Já quero dizer, que não tenho um bom relacionamento com meu ortodontista. Cansei de várias vezes entrar no consultório, ele fazer a manutenção e me liberar sem dizer nada.
Tenho 20 anos, e usei aparelho fixo durante 3 anos e meio. Nessa semana passada ele retirou o aparelho fixo superior e me ofereceu o móvel. A partir daí comecei a usar o móvel e percebi, que após o uso recomendado pelo ortodontista, um dos dentes da frente deslocou-se um pouco pra frente, causando um pequeno desalinhamento! Gostaria de saber se esse problema é possível de ser corrigido só com o uso do aparelho móvel, ou então dele voltar a utilizar o aparelho fixo para ter tal correção.
Desde já agradeço
Paulo
Cicera,
Sim, a placa estabilizadora é o tratamento correto (associado à outros elementos) para quem faz apertamento dentário e tem dores musculares por conta disso.
Mas é impossível dizer se é realmente este o seu problema ou se a sua placa está adequada para você sem ter feito uma avaliação clínica.
DR.tenho 20 anos e alguns anos tenho estralamento no maxilar e sinto muitas dores de cabeça.fui ao dentista e ele me passou uma protese superior transparente pra min usar alguns meses,comecei a usar mas tenho dores direto de cabeça e nao passa.gostaria de saber se essa protese é o tratamento correto ou tenho que procurar outro?
Graziele,
Parece que há pouco espaço para a erupção do dente permanente e por isso ele acabou nascendo por trás do de leite.
Isso fez com que a raiz do dente de leite não fosse completamente absorvida pelo permanente e o dentinho não amoleceu completamente.
Mas ele vai acabar caindo com o tempo.
De qualquer forma, vale a pena começar a fazer um monitoramento com um ortodontista para avaliar a falta de espaço para a dentição permanente e, se necessário, fazer um tratamento preventivo.
Dr. Tenho uma filha de 5 anos e 7 meses e ela está com um dentinho mole, mas o outro está nascendo bem atrás. Quando vi fiquei preocupada pois o dentre que está nascendo atras parece ser bem maior e tb por sua localização. Achei que o dentinho ia cair e no lugar dele ia nascer outro.
Isto é normal? Todos os dias estou tentando amolecer mais o dentinho dela pra ver se cai mais rapido, pois estou com medo dela ficar com os dentinhos tortos ou em uma localização errada! o que devo fazer??
Juliana,
Não precisa se preocupar muito pois se o dente já está ficando mole, logo vai ficar mais fácil de removê-lo usando o fio dental como você fez da primeira vez.
O dente que está nascendo por trás está com pouco espaço, provavelmente por que o osso não se desenvolveu completamente (o que acontece em quase todas as crianças atualmente).
É possível que ele precise de tratamento ortodôntico no futuro, talvez lá pelos 8 ou 9 anos você deva levá-lo para uma avaliação ortodôntica.
Abraços,
Dr. Andre
Dr° meu filho de 5 anos que vai completar 6 agora dia 28 de dezembro de 2011 caiu o primeiro dentinho de leite as o outro nem ta mole de arrancar mas ta nascendo um permante atrz o que devo faer amoleceu o outro do mexendo todo dia mas o de traz continua a nascer as pontinhas e outra coisa ele é especial tem mielomeningocele e hidrocefalia e é autista só que intende bem as coisinhas mais ele não goste que mexam na boca dele tanto que pra escovar eu seguro as mãos dele e cloco no colo pra escovar e pra arrancar o 1° tive que mostrar primeiro no meu pra ele deixar eu colocar um fio dental que arranquei foi com um fio dental ??? to com dúvidas não estou sabendo o que fazer será que pra arrancar este dente dele vai ser preciso ceda-lo no dentista ??? ou posso colocar o fio dental e puxa-lo lembrando qua não ta muito mole mas também não ta duro o que fazer me dê uma luz obrigada desde já ??? no lugar do site estou mandando meu orkut !!! bjs!!!
Lucas,
Uma opção neste caso é fazer restaurações aumentando a largura dos dentes.
Doutor, eu tenho diastemas em todos os dented centrais com cerca de 2 milímetros cada um.
Já usei aparelho móvel e não adiantou.
Há algum meio de fechar sem a interferencia de um aparelho?
É indicado fazer uma cirurgia? Qual o preço da cirurgia?
Obrigado.
Andreia,
Se realmente foi o dente permanente que caiu, não vai nascer outro. Mas eu acho que o mais provável é que tenha sido o dente de leite.
Consulte um dentista e faça uma radiografia para confirmar, ok?
Abraços,
Dr. Andre Moreira
Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.
tenho uma filha de seis anos e ela ja trocou os dentes da frente,porém ela bateu com a boca e o mesmo amoleceu a uma semana depois caiu . será que ele nasce d novo/ o que devo fazer?
Valeria,
Não há uma regra para extração de dentes. Depende muito do caso e só com uma avaliação clínica é possível definir quais serão extraídos (se for necessário extrair algum dente).
dr gostaria de saber quais os dentes que devem ser extraidos para colocaçao do aparelho , pois teria que usa-lo e devera ser extraidos por favor me ajude!
Nanda,
Os incisivos superiores costumam nascer por volta dos 8 anos de idade. Durante este tempo é importante observar se o espaço está se mantendo ou fechando.
ola,meu filho tem 4 anos e 3 meses,ha 2 meses ele caiu e bateu o dente de cima,passado esse tempo deu um absesco na gengiva e a dentisra achou melhor remove-lo para nao prejudicar o permanente qdo vier.a minha pergunta e a seguinte,o dente dele pode demorar anos p/ nascer?ele comecou nascer os dentes aos 5 meses de vida.obrigada
Michele,
Para saber se só uma cirurgia resolve o seu problema é necessária uma avaliação clínica, por isso eu não tenho como responder.
Quanto às dores de cabeça o ideal é consultar um especialista em DTM que é o profissional que realiza este tipo de tratamento.
Mas lembre-se que dor de cabeça pode ter diversas causas e nem sempre um dentista pode dar todas as respostas, por isso é importante consultar um médico também.
Boa noite!
Tenho 33 anos ,Sou classeIII ,gostaria de saber se somente com cirurgia,resolvo o problema ou posso usar aparelho para amenizar minhas dores de cabeça?
Agradeço desde já!!!!!!!!!
Danielle,
Eu não tenho experiência com crianças tão novinhas, acho importante você conversar com o pediatra para saber se este comportamento pode estar relacionado à algum outro problema ou não.
Dr.
TENHO UMA FILHA DE 4 MESES E ELA FICA MOVIMENTANDO MAXILAR DE UM LADO PARA O OUTRO, ESTRALANDO DEVO ME PREOCUPAR?
ATT.
Gilcelly,
Acho que você pode aguardar que em breve os dentinhos devem começar a nascer.
Mas mesmo que houvesse o problema de ausência de algum dente, nada poderia ser feito agora.
Então, é esperar mesmo.
doutor minha bebe tem 10meses e ainda nao nasceu nenhum dente .ela ainda e banguelinha e eu estou desesperada pois a pediatra me falou que e normal sera mesmo doutor por favor me ajude
Bruno,
Isso depende da situação.
Em alguns casos colocamos os brackets mesmo sem ter todos os dentes permanentes na boca. Outras vezes pode ser melhor aguardar o término das trocas.
Para saber qual a melhor opção no seu caso, consulte um ortodontista na sua cidade.
Dr. Tenho uma pequena duvida sobre o aperelho. Eu precisarei de colocar aparelho no entanto cairam-me todos os dentes de leite porém ainda nao nasceram todos que cairam poderei por aparelho antes de todos os dentes novos nascerem?
Renata,
O fechamento do espaço depende de diversos fatores.
Algumas vezes os dentes inferiores ficam tocando os superiores por trás e dificultam o fechamento.
Outras vezes os dentes são estreitos demais e fica difícil conseguir aproximá-los sem abrir espaços em outros locai da arcada.
Enfim, só mesmo avaliando o caso clinicamente para fazer uma estimativa do tempo necessário para a correção.
Abraços,
Dr. Andre
Flavio,
Desculpe pela demora em responder. Estive fora nestes dias.
Pela idade do seu filho pode estar ocorrendo a erupção dos primeiros molares permanentes.
Este tipo de desconforto pode estar relacionado à erupção destes dentes.
Continue monitorando e consulte o dentista da família assim que possível.
Abraços,
Dr. Andre
Olá Dr Andre, espero que esteja tudo bem.
Doutor, meu filho tem 5/6 anos mas é bem grandinho. Ele está com os molares muito inchados, na verdade, parece uma carne sobre os dentes e isso o incomoda bastante ao ponto de prejudicar sua fala e mastigação. Ele teve estomatite, ainda está tomando antibióticos mas essa “carne” continua inchada. Nosso dentista está em férias e estou aguandando retorno no hospital do servidor público SP, pois podemos usufruir desse serviço, mas aguardado agendamento que é demorado.
É devido essa infecção, (estomatite) ou pode ser algum dente que está vindo?
Desde já, agradeço pelo seu carinho, atenção, sobretudo abnegação.
Obrigado.
Flavio Lima
sao pequenos e nao muito grande mais existe uma certa distância quanto tenpo demora para fecha essa abertura
Dr eu tenho um distânciamento nos dois dentes da frente quanto tempo pode demorar para fechar tenho 15 anos e gostaria de saber
Roberto,
O risco que existe é o de reabsorção radicular. Mas isso não está necessariamente relacionado ao tempo longo de tratamento, mas a diversos outros fatores como uso de força excessiva e predisposição do paciente.
De qualquer forma, este período está realmente um pouco fora da média de duração de um tratamento ortodôntico. Acho que vale a pena conversar com o seu ortodontista para saber qual é a previsão de conclusão.
Rayssa,
O tempo do tratameno está fora da média realmente, mas não quer dizer que você vá perder os dentes por isso.
O que você precisa é fazer uma radiografia para saber como estão as raízes dos seus dentes e conversar com o ortodontista sobre o prazo para finalizar o tratamento.
Jessica,
Como o nome diz o aparelho serve para manter o espaço em caso de perda de um dente. Se não há perda de dente, não há necessidade do mantenedor.
A não ser que uma cárie tenha destruído parte do dente e ela esteja pensando em impedir que o dente vizinho invada este espaço.
Não sabemos o que a odontopediatra quer fazer e isso só ela pode responder.
Patricia,
Se os sisos estão impactados será necessário extraí-los independente do tratamento ortodôntico.
As gengivas suspensas seriam retrações gengivais? Se for isso, depende muito da avaliação clínica e neste caso você deverá ser encaminhada para a periodontia dentro da própria faculdade.
Dr. Andre, tenho 20 anos e uso aparelho há aproximadamente 6 anos. Durante um tratamento de coroa dentária, minha dentista falu algo sobre eu correr riscos de perder meus dentes por conta do tempo que estava usando o aparelho.
Existe algum risco de eu perder meus dentes por usar aparelhos há muito tempo?
Obrigado!
Obrigado e parabéns pelo espaço, onde podemos esclarecer nossas dúvidas
Dr. André, tenho 19 anos e uso aparelho ha quase 6 anos, tou fazendo uma coroa no dente 16, a doutora se espantou quando soube a quanto tempo usava. Ela me disse que eu poderia perder todos os meus dentes. É verdade?
Boa tarde, meu filho de 04 aninhos esta com os dentinhos estragados, na verdade foi devido a minha gravidez complicada, fiquei internada e tomei muitos remedios, inclusive antibioticos. entao quando os dentinhos dele comecaram a nascer ja esfarelavam e estragavam. ele fez o tratamento necessario com uma odonto pediatra, mas agora, a dentista sugeriu que colocasse tipo um mantenedor de espaço, mas sem extrair os dentes , acho que ela quer colocar por cima dos dentinhos. fiquei um pouco em duvida pois todos os outros dentistas me falaram que precisa extrair os dentes para colocar um mantenedor de espaço. o que voces acham?
Bom dia Dr., gostaria de saber a necessidade de extrair meus cisos para colocação de aparelho ortodontico, haja visto q tenho dentes encavalados na frente, segundo rx panoramico tenho cisos colados no osso, deitados, nossa um horror, alem de estar com minhas gengivas suspensas isso também vai requere cirurgia para a colocação do aparelho? Estou fazendo tratamento numa boa faculdade de minha cidade (Belém/Pa), porem o nervoso q isso me causa é realmente muito desagradável, tenho um longo caminho até a colocaçao do aparelho???
Desde já muito obrigada
Talita,
Sim, é possível fechar estes espaços com o tratamento ortodôntico.
ola, Dr Andre, gostaria de saber se com o aparelho posso “puxar”os dentes que tenho para fechar espaços q tenho, devido a extraçoes que fiz. obs: o dente é o 4 depois do canino na parte superior dos 2 lados, é possivel
Danielle,
Provavelmente isso já é sinal de falta de espaço na arcada.
Os dentes permenentes estão erupcionando fora da posição e por isso os dentinhos de leite acabaram não caindo (são os dentes permanentes que absorvem as raízes dos dentes de leite fazendo-os cair).
Apesar dela ser bem novinha e o tratamento ainda não ser indicado, vale a pena levá-la à um ortodontista para começar a acompanhar o desenvolvimento das arcadas desde agora.
oi meu nome é danielle eu tenho uma filha com quatro aninhos e ela esta com os dois dentinhos de baixo mole mas logo atras já esta nascendo dois dentes e nem ao menos os outros cairam eu queria saber se é normal
Paula,
Provavelmente há falta de espaço para a erupção destes dentes permanentes.
Há ainda uma chance pequena de anodontia de incisivos laterais, ou seja, a falta destes dentes. É raro, mas pode acontecer.
Acho que uma consulta com um ortodontista e uma radiografia panorâmica devem preceder qualquer decisão de extrair dentes. Mesmo os de leite.
Procure um ortodontista na sua cidade e depois me conte como foi, ok?
Olá Dr. Andre, tenho um filho de 8 anos os 2 dentinhos da frente ainda não cairam, mas os do lado desses cairam um a 1 ano e meio, e outro a 10 meses, e nem sinal deles, um odontopediatra me disse q seria melhor arrancar os 2 dentes da frente, para acelerar o processo, mas fico na dúvida e com medo de agilizar isso, de fazer iso antes do tempo, os dents q ficam lá no fundo e nascem aos 6 anos, os do meu filho, estam nascendo só agora e só de um lado, penso se devo mesmo arrancar os dentes dele, ou dar tempo ao tempo, gostaria de saber uma opinião sua, por favor !!
Rogerio,
É preciso avaliar esta criança para saber se está tudo bem. Muitas vezes os dentes demoram mesmo e não é nada demais.
Mas outras vezes pode ter algum problema relacionado à este atraso dos dentes permanentes.
Procure um odontopediatra ou mesmo um dentista clínico para ter uma opinião.
tem um menino de 8 anos a quaze un ano caiu os dois dente da frente e ate agora eles nao naceu por que vc pode mim esprigar obrigado e que deus li paga
Célia,
Não aceite ser ignorada. Insista nas suas perguntas e seja chata se for necessário.
O dentista precisa ouvir o cliente e tirar suas dúvidas.
Se o profissional não faz isso, é um bom motivo para procurar outro.
Pois o problema é que o dentista parece ignorar o que eu digo. Diz que primeiro vai me tirar os 2 dentes do ciso que me faltam tirar so depois se ve isso. o meu medo é neste espaço estar a piorar, e mais ´tarde ser mais dificil um possivel tratamento.
Muito obrigado desde já doutor pela atenção prestada.
Lilian,
A troca dos dentes é esperada nesta idade e pode haver alguma influencia do aparelho na cronologia.
Mas a princípio não acho que seja motivo de preocupação.
De qualquer forma, conversa com o ortodontista para ter certeza se esta tudo bem.
Célia
O especialista em DTM é um dentista.
Nem sempre é fácil encontrar um profissional com esta especialidade, mas é o que você precisa.
Olá Dr. André,
Minha filha de 6 anos é prognata e usa aparelho móvel à noite há 1 ano. De uns tempos para cá alguns dentes de leite começaram a cair, embora com o irmão gêmeo dela isto não tenha acontecido. Hoje caíram 2 dentes em momentos diferentes, totalizando 8 até o momento. O uso do aparelho pode estar acelerando o processo? É normal que isso aconteça ou devo procurar outro ortodontista?
Obrigada,
Lilian
Dr.
Qual é a especialidade que devo procurar, um médico dentista??
Esta situaçao piora com o passar do tempo??
Vanussa,
Nunca ouvi falar em anestesia interferir na erupção dos dentes permanentes.
Mas esta demora pode ter diversos motivos como falta de espaço para todos os dentes, uma gengiva muito fibrosa que dificulta a passagem do dente ou até mesmo a falta de um ou mais dentes em alguns casos raros.
Se você radiografou e os dentes estão lá, não se preocupe que eles devem nascer em breve. Mas mantenha sempre o acompanhamento da odontopediatra.
Se ainda não radiografou, talvez valha a pena fazer isso para se certificar de que está tudo bem.
Celia,
Parece que você tem uma Disfunção das articulações têmporo-mandibulares (DTM), pelo menos todos os seus sintomas sinalizam nesta direção.
Mas você precisa procurar um especialista em DTM para avaliar o seu caso.
Inclusive se existe risco de travamento da mandíbula. Tudo isso depende de avaliação clínica realizada em consultório.
Boa tarde Dr.
Eu estou com uma dúvida, queria saber quanto tempo leva os dentes da frente de uma criança de 6 anos para crescer.
A minha filha tirou os dentes desde o dia 12 de dezembro de 2010, e ainda não começaram a crescer, e fico a ouvir comentários que os dentes quando levam anestegia para ser tirado não cresce é mito ou verdade?
Estou aflita por uma resposta
Obrigado desde já.
Eu tenho 24 anos comecei por tirar 2 cisos faltando ainda retirar-me outros 2 mas desde dezembro k tou Ppara tira-los mas em todas as consultsa tenho sempre problemas e nao deu para tirar, tenho muita sensibilidade custa me comer uma simples pera doi me os dentes todos. no inicio do mês de março apareceu me uma genero de uma bolinha na gengive o dentista cortou um bocado dessa bolsa mas continua com a bolsa um poco mais pequena mas continua. o que será isto??
Por baixo dos dentes caninos a gengive ta cada vez mais reduzida até está branca com uma transparencia que parece k vejo a raiz do dente. Esta tudo ligado?
Agora desde o inicio do mês de março k ando com dores no ouvido esquerdo que passa por baixo dos dentes tudo do lado esquerdo tenho dores e sinto k parece uma sensaçao de pontos algo k prende por baixo da boca. O dentista a semana passada nao encontrou nenhumainfeçao nem dente estragado disse k nao podia fazer nada. FUi a medica de familia pensando que era umaotite, amedica disse k nao tinha nada k era da rinite alergica,à qual tou a fazer tratamneto. o alergologista na passada quarta feira plos meus sintomas disse me na horak o meu problema é nas articulaçoes e corro o risco de ficar com a boca aberta e nao a conseguir fechar. isto é grave???
cada vez me sinto pior tenho dores nos ouvidos na cabeça ja me custa abrir a boca e ate mastigar. Terei algo grave?
So tenho consulta dia 27 de abril no dentista. tenho medo de ir para uma vaga e isto nao ser grave. o k é certo é k nao me sinto nada bem ate com falta de forças.
Muito obrigada pela atençao
Cristiane,
O fato de ter uma ou mais falhas na arcada não impede que se faça o tratamento ortodôntico necessariamente.
Mas você precisa passar por uma avaliação com um ortodontista para saber exatamente o que é necessário para que você recupere a saúde e a estética do seu sorriso.
Boa sorte!
Dr. Andre
Lúcio,
Provavelmente há falta de espaço para a erupção dos dentes permanentes.
Procure um ortodontista para fazer uma avaliação da sua filha.
João,
Eu não vi o seu caso então não posso dar uma opinião.
Mas acho que tudo o que pode ser feito com o móvel pode ser feito com o fixo também. Prefiro sempre fazer tudo com o fixo e usar a placa apenas para contenção.
eu tenho 33 anos tenho os dentes tortos e tenho falha de dentes na parte de cima quero saber se eu tenho que usar aparelho agora para corrigir os dentes… Obrigado pela atenção
bom tarde doutor,tenho uma filha de 6 anos e percebir que esta nascendo um dente atras do dente de leite na parte inferior,mas o dente de leite nao esta mole,e o dente que esta nascendo e bem maior,isso e normal?
Oi….uso aparelho ha cinco anos, tudo deu certo, exceto o fato dos meus dentes incisivos superiores centrais estarem inclinados para frente. Agora, a minha ortodontista vai retirar o aparelho fixo, pois disse que o movel vai resolver o problema, isso procede? ou tecnicamente todo esse tempo que fiquei com o aparelho em relaçao a inclinaçao dos meus dentes da frente de nada adiantou?
Agradeço demais pela ajuda, já me deixa um pouco mais tranquila.
Tenho 43 anos e ela é filha única, então tudo me deixa preocupada em dobro e tento não cometer erros – principalmente se tratando de dentes.
Não sei se ela vai aceitar usar um espassador, pelo que conheço da minha filha eu acredito que não.
A odontopediatra me mostrou um aparelho pequeno que é tipo um aparelho móvel só que de criança e tem um dentinho. Disse que ela tira apenas para comer e escovar ( não perguntei se tira tb para dormir ).
Mas sabendo também que se ela não se adaptar ao aparelho podemos monitorar de 3/3 meses tb me deixa tranquila.
Agradeço muito sua atenção.
Obrigada, bom trabalho e fique com Deus
Carla,
Pela sua descrição parece que o dente está mesmo condenado e não há como evitar a extração.
Neste caso, será necessário decidir se usa-se um mantenedor de espaço ou não.
Decidindo usar, é preciso definir qual o tipo de aparelho seria ideal para o caso.
Se você optar por não usar, deve fazer um monitoramento periódico (trimestral, por exemplo) para medir o espaço. Se estiver estável continua o monitoramento. Mas se começar a fechar será necessário entrar com o aparelho.
Espero ter ajudado.
Dr. Andre
Dr.
Em 2009 minha filha com 1 ano e meio foi empurrada na creche e bateu com o dentinho da frente. De lá pra cá ela é acompanhada com uma odontopediatra.
Ao longo destes quase 2 anos ela brincando teve outras batidas no mesmo dentinho que então escureceu um pouquinho e amoleceu um pouquinho.
Agora, no último rx que fizemos a doutora disse que teremos que tirá-lo, porque ele desceu e envolta dele escureceu.
Ela disse que é para tirarmos e colocar um espassador.
Gostaria de saber se é este mesmo o procedimento. Hoje minha filha tem 3 anos / 6 meses e estou com muita peninha dela.
Também estou preocupada dela não aceitar usar este espassador e gostaria de saber se ela não aceitar usar até que ponto pode prejudicá-la.
Savana,
Que bom então, acho que esta tudo dentro do esperado, mas ainda assim você deve procurar um profissional para avaliar o caso.
Dr Andre obrigada pela informação , e até tenho uma nova noticia.. ontem percebi que os dois dentes incisivos estão moles.. isso é um bom sinal então???.. e só um que atras está nascendo outro dentinho ..
Ester,
Talvez valha mais a pena fazer um implante quando o dente cair. Apesar de ser posssivel, esta movimentação é complexa e nem sempre funciona bem.
Além disso, o implante pode ser feito no Brasil com um profissional indicado.
Abraços,
Dr. Andre
Savana,
Acho que deve estar faltando espaço para a erupção dos dentes permanentes e por isso o incisivo erupcionou por trás do dente de leite. Isso é muito comum e não é motivo para grandes preocupações.
Mas recomendo uma avaliação com um ortodontista por que é bem provável que ela precise de tratamento.
Olá Aline,
Os dentes podem ser separados por diversos motivos. Eles podem ser muito pequenos ou podem estar muito inclinados para frente. Pode ser também que algum dente ainda não tenha nascido e por isso tenha espaço sobrando.
Você deve pedir que seus pais levem você a um ortodontista para fazer uma avaliação das suas arcadas.
Mas na sua idade é fácil resolver a maioria dos problemas.
Boa sorte para você,
Dr. Andre
Dr Andre,
Tenho um problema com um dente que nao possui o permanente que descobri aos 9 anos mantenho o mesmo dente de leite com todo o cuidado para nao perde-lo, pois sei que nao terei outro no lugar.
Hoje tenho 26 anos e ele ja esta bem mole.
Tenho quatro sisos e gostaria de saber se teria como eu cobrir a falha do meu dente arrastando o sisos para frente com aparelho ortodontico.
Por favor me ajude se puder.
Moro fora do brasil e tenho muito medo de pedir opiniao por aqui.
obrigada!
Tenho uma filha que irá completar 5 aninhos , para minha surpresa, descobri um dentinho nascendo atrás incisivo central na arcada inferior , que não está mole. Estou muito preocupada.. vou levá-la a um dentista mas como encontrei este site e gostei muito do seu trabalho resolvi lhe pedir ajuda também.
Agradeço antecipadamente pela atenção.
oi eu tenho 10 anos e a maioria dos meus dentes são separados será que eu preciso colocar aparelhos ?
Lucas,
Esta movimentação pode ser difícil em alguns casos.
Às vezes o implante é uma boa alternativa.
Converse com um ortodontista para saber o que seria mais adequado para você, ok?
Abraços,
Dr. Andre
Dr. eu gostaria de perguntar uma coisa. Meu segundo bicúspede não nasceu eu tenho um buraco na minha arcada dentaria e tenho uma grande vergoha disso, quanto tempo demoraria para um aparelho puxar os dentes de trás para tapar esse buraco?
Dayane,
Apesar de não saber sua idade, estou imaginando que você tenha uns 13 anos, então, neste caso, é relativamente normal esta demora. Principalmente se houver pouco espaço para o seu dente nascer.
Mas pode ser uma boa ideía procurar um ortodontista para avaliar o espaço disponível para este dente e evitar que ele fique desalinhado.
Boa semana para você,
Dr. Andre
meu dente d eleite canino caius ha uns tres meses e até hoje só cresceu uma pontinha; é normal??
Patrícia,
Fico feliz que esteja tudo bem com o seu filho.
Tudo de bom para você e muito obrigado por retornar ao blog.
Dr. Andre
Boa noite, Dr. André.
Primeiramente quero agradecer pelo rápido retorno que me deste no dia 25/01, quando pedi uma opnião sobre a situação do meu filho. Enfim, eu o levei a odontopediatra e ela disse que não seria necessária extração do dentinho, mas que o molar superior (lado direito) nasceu com pouco esmalte e faremos aplicação de flúor trimestralmente.
Mais uma vez, obrigada e sucesso!!!!
Olá Luana,
O problema da placa removível de acrílico é que pode interferir no crescimento da arcada.
A placa se prende em toda a arcada e não acompanha o crescimento ósseo. Por isso, depois de algum tempo vai impedir o crescimento ósseo normal ou então o osso vai crescer e a placa não vai mais encaixar na posição.
De qualquer forma o objetivo se perde.
Nesta idade talvez fosse mais interessante usar um mantenedor do tipo alça e banda que atua apenas no espaço interdentário.
Ou então um aparelho ortopédico funcional como um Bionator ou um Ativador Aberto de Klamt, mas neste caso seria necessário fazer realmente um tratamento com acompanhamento periódico e o ideal é que seja feito por um ortodontista.
Quem sabe você não consegue um ortodontista de bom coração que faça este pequeno favor?
Abraços,
Dr. Andre
olá, tudo bem? Eu sou dentista, endodontista…
Apareceu uma criança em meu consultório da zona rural, e ela está com os dois molarzinhos inferiores ( 75 e 85) necessitando de tratamento endodôntico e coroa de aço! O paciente não tem condições de realizar o tratamento e tem aproximadamente 8 anos (eu me esqueci da idade exata do paciente, mas vou averiguar na ficha de anamnese e qualquer coisa voltarei aqui…)
A única solução cabível financeiramente para a criança é a extração, o que prejudicaria o espaço para os permanentes!
Fiquei sensibilizada e não gostaria de deixar a criança na mão…
posso fazer uma placa removível em acrílico ou silicone e recomendar que a criança durma com ela?
Aguardo resposta,
agradeço desde já!
Aguardo resposta.
Marcia,
Não precisa se preocupar, os dentes permanentes estão um pouco adiantados, mas nada fora do normal.
Abraços,
Dr. Andre
Dr. André…
Tenho uma filha de 4 anos e 9 meses, e hj percebi que os dois dentes da frente parte inferior estão moles, o que devo fazer? Pois as pessoas falam que só é normal os dentes de leite amolecerem apartir dos 6 anos. Me ajude!
Desde já agradeço.
Olá Jéssica,
Se a cirurgia foi realizada corretamente o desconforto é mínimo. Tanto na extração dos dentes de leite quanto na exposição do canino.
Quando o efeito da anestesia acaba, se for necessário você pode tomar um analgésico recomendado pelo seu dentista para evitar a dor.
Uma compressa de gelo também ajuda bastante.
Quanto ao prazo, eu prefiro não opinar sem avaliar clinicamente o caso.
Mas fique tranquila que tudo isso é bastante comum em ortodontia e os profissionais estão acostumados a trabalhar nestes casos.
Boa sorte para você,
Dr. Andre
Dr. André,
Coloquei aparelho fixo ha mais de 1 mês..os dentes qe estao do lado dos da frente, sao um pouco tortinhos.. e tenho 2 caninos de leite e daqui ha uns meses, vou ter qe arrancá -los pois os caninos permanentes estão em cima dos dois dentes da frente(dentro da gengiva). Vou ter qe fazer um cirurgia daki ha uns 8 ou 9 meses pra puxar esses permanentes pro lugar. Só qe estou com muito medo por isso.. uns amigos meus dizem que dói demais quando se arranca um dente e mesmo sem anestesia, qando anestesia passar, a dor é muito forte. Realmente dói bastante ao arrancar o dente, e tbm na cirurgia p puxar os permanentes?
Meu denstista de um prazo de mais ou menos 2 anos e meio p encerrar o tratamento. Queria saber no máximo, quanto tempo a menos qe isso.. será qe em 2 anos ficaria pronto ?
Agradeço desde já.
Maria,
É muito difícil dar uma opinião desta forma, eu nem mesmo sei que dentes estão faltando.
Mas quando a decisão é sobre arrancar dentes é sempre bom pedir outra opinião já que o processo é irreversível.
Recomendo que você procure outro ortodontista na sua cidade e faça outra avaliação.
Sinto não poder ajudar mais.
Abraços,
Dr. Andre
Tenho quatro dentes de leite,na parte superior dois de cada lado,meu destista me disse q tenho q rancar,porq os dois caninos estão nascendo do lado dos insicivos da frente tambem vou teq rancar dois insicivos,mas tenho medo de ficar com muita falhas,oq devo fazer…
Patrícia,
Eu não avaliei o seu filho e não posso afirmar nada categoricamente.
Mas acredito que esteja tudo normal. O dente pode erupcionar com um pouco de inclinação e como ainda não é possível visualizá-lo completamente o problema pode parecer pior do que realmente é. Ou nem mesmo haver problema algum.
Mantenha a calma e depois da consulta volte aqui para me contar como foi, ok?
Boa sorte,
Dr. Andre
Boa tarde, Dr. Meu filho tem 2 anos e 3 meses, já nasceram todos seus dentinhos, mas reparei a semana passada a pontinha de um outro dente nascendo (último dente do fundo), do lado de dentro da boca.
Já marquei consulta com uma odonto pediatra, mas estou preocupada se será necessário uma cirurgia.
Por favor, me se sua opinião!
Obrigada!
Josiane,
Como ela é muito novinha eu acho que se for começar o tratamento agora, é melhor que seja com ortopedia funcional (aparelhos móveis) que estimulam o crescimento ósseo desde cedo.
Nas classes III é necessário estimular o crescimento da maxila (superior) para reduzir a diferença para a mandíbula (inferior).
Mesmo assim, dependendo do grau de severidade da Cl III (ou prognatismo) esta intervenção precoce pode não ser o suficiente para evitar a necessidade de uma cirurgia ortognática na idade adulta.
A minha posição é de sempre tentar algum ganho precocemente com ortopedia funcional.
Muitas vezes um tratamento com este enfoque não resolve o problema completamente, mas mantém o perfil do paciente relativamente harmônico e deixa a cirurgia como uma opção pessoal.
Quando não fazemos nada, a cirurgia pode acabar sendo inevitável na fase adulta pois o perfil fica muito “queixudo”.
Escolha bem o ortodontista que vai acompanhar o caso pois o tratamento costuma ser longo.
Mas acho que vale a pena. principalmente em meninas que têm um perfil mais delicado e uma percepção de estética mais acurada.
Veja neste post como escolher o ortodontista:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/
Boa sorte,
Dr. Andre
Dr André, tenho uma filha de 4 anos e 8 meses. Quando ela tinha 1 ano eu percebi que a mandíbula dela era muito para frente, cheguei a levar ela para olhar, mas me disseram que ainda não era o caso de fazer nada pois ela era muito pequena. O tempo foi passando e foi piorando, as pessoas chegavam a comentar. “Nossa como os dentinhos de baixo de são para frente.
Mais uma vez procurei auxílio e me disseram que era para eu preocupar só quando ela tivesse com 7 anos, pois ai poderia se iniciar um tratamento.
Mas a pouco tempo fui levar ela pra fazer aplicação de flúor e o dentista me recomendou procurar um Ortodontista para que ele pudesse avaliar o caso dela.
Fui em 2 e ambos disseram que ela é Classe III e tem a mordida cruzada, porém um sugeriu tratamento com aparelho móvel usando por 8 horas ao dia. disse que ela é muito nova ( 4 anos e 8 meses) , e que esse tratamento iria ajudar.
O outro mandou fazer fotos, radiografias, e sugeriu um aparelho (não sei o nome) que fica no céu da boca, que seria para alargar. E disse que o ideal é começar o tratamento agora.
Sinceramente eu to meio perdida. Pois não sei qual aparelho realmente ela deve começar a usar, e qual é a idade ideal para se começar esse tratamento.? Esse aparelho colocado no céu da boca não seria difícil para ela se adaptar?
Nao sei o que fazer.
Sirneia,
Se os dentes de leite caírem antes da hora pode hvaer perda do espaço para a erupção dos dentes permanentes correspondentes.
Neste caso é importante procurar um odontopediatra ou ortodontista para acompanhar o desenvolvimento da dentição do seu filho e evitar problemas no futuro.
Abraços,
Dr. Andre
dr andre meu filho tem tres anos e cinco meses ele caiu quebro a metado do dentinho da frente com um semana percebi que estava os dois da frente mole oq acontece se os dentinho dele cair antes da hora oq eu faço socorrrooo obrigada
Simony,
Não se desespere, o dente permanente está nascendo e o de leite vai cair, isso é muito normal.
Se o dentinho de leite estiver bem mole você pode tirá-lo sem problemas. Use uma gaze para segurar firmemente e puxe o dente.
Boa sorte,
Dr. Andre
Minha filha tem 4 anos e sete meses,esta com 2 dentinhos moles,sendo que embaixo de um deles ja tem outro nascendo,estou desesperada rs,
gostaria de saber se isso é normal e se posso extrair em casa mesmo.
Desde ja agradeço.
Andressa,
Isso é normal, fique tranquila.
Este tecido gengival costuma crescer por dentro da coroa do dente de leite que fica oca devido à absorção da raiz. Mas logo vai desaparecer e tudo volta ao normal.
Abraços,
Dr. Andre
ela tem 06 anos e é o terceiro dente que cai.obrigado!
dr.andre
caiu o dente de leite da minha filha da frente (encima)mas ficou uma carninha que parece um dente no lugar,e essa carne estava dentro do dente dela “dava para ver antes do dente cair”.isso é normal?oque eu devo fazer?desde ja agradeço ao senhor por ter boa vontade de ajudar e tirar as duvidas das pessoas.deus te abençoe!
Olá Ana paula,
Parabéns, você é a primeira a escrever no blog em 2011!
Esta separação é uma característica da disjunção palatina mas é corrigida quando os brackets são colados, logo estes dentes estarão juntos de novo e o seu sorriso vai ficar ainda mais bonito.
Você pode ler mais sobre os dijuntores palatinos neste outro post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/disjuntores-palatinos/
Um ótimo 2011 para você,
Dr. Andre
Ola! eu tenho 11 anos e estou usando um aparelho que tem que ativar 2 veszes por dia durante 15 dias mas hoje é o decimo dia e os meu dentes da frente estao muitos afastados e astes eles eram juntos (tenho vergonha de falar e sorrir em pulblico e antes nao era assim )e agora o que eu devo fazer?
Barbara,
Não há nenhum problema em trocar meu nome, o importante é que você está aqui.
Bem, parece que você tem um prognatismo e pelo visto algum ortodontista já examinou você e recomendou uma cirurgia ortognática, certo?
Se for isso mesmo, o que posso recomendar é que você busque atendimento em uma faculdade de odontologia na sua cidade.
As faculdades sempre precisam de pacientes e o custo costuma ser bem inferior.
No seu caso, você seria paciente de um curso de especialização, ou seja, seria atendia por dentistas formados que estariam sendo orientados por professores experientes.
A desvantagem é que normalmente as filas são grandes e você pode demorar para ser atendida, mas ainda acho que vale mais a pena.
Desejo-lhe toda sorte,
Dr. Andre
me perdoee Dr. Andre. Me confudi com seu nome.
ola tenho 19 anos qnd falo desse assunto fico mt mt triste 🙁 pois tenho o maxcilar inferior para frente,tenho mt vontade de rir como td mundo q tem os dentes perfeitos. Nao tenho inveja de nada mais de ter um sorriso perfeito eu tenho,tenho vergonha de tirar fotos e td mais… Qnd as pessoas conversam comigo numca olham para mim e sim para minha boca. Isso baixa mt a minha alto estima. Dr.Bruno o que devo fazer nao tenho condiçoes de fazer cirurgia. Me ajuda! Aguardo resposta.
Alessandra,
Provavelmente já está havendo falta de espaço para os dentes permanentes erupcionarem.
Mas isso precisa ser confirmado através de uma avaliação clínica com um ortodontista.
Apesar da idade dele, acho que você deve procurar um profissional ao menos para diagnosticar se realmente há pouco crescimento ósseo, o que leva à falta de espaço.
Mesmo que não se inicie um tratamento agora, você já passa a monitorar o desenvolvimento facial do seu filho e evita que o problema evolua descontroladamente.
Gostaria de repitir que só um profissional examinando o seu filho pode responder com precisão à sua pergunta.
Boa sorte,
Dr. Andre
Ola doutorAndré tenho um filho de 6 anos e11 meses o primeiro dente dele ficou mole ai eu tirei mas o segundo começou a ficar mole,fui tirar e logo vi que já estava nascendo o outro atrás,será que este dente vai voltar para o lugar dele ?
Thais,
O ideal seria procurar um especialista em DTM para avaliar você.
Estes estalidos normalmente não causam dor e é difícil eliminá-los, mas tudo isso depende de uma avaliação clínica.
Ola Dr André…eu tinha os quatro sizos nascendo mal.entao tive k arrancar todos porque estava fazendo com que os meu dentes estivessem voltando para frente.tive que tirar os sizos para voltar novamente a por o aparelhor fixo…pois ja tinha usado a dez anos atraz…só que desde que coloquei aparelho o meu maxilar eskerdo estrala….sera que esta acontecendo alguma coisa errada com o meu tratamento…a minha medica disse que eu teria que usar boqueira para que relaxasse os musculos do maxilar para parar de estralar…gostaria de uma ajuda obriga
Catiane,
Não há como responder sem ter avaliado o seu caso, o seu dentista é quem pode dizer qual a melhor alternativa para você.
mais seria possivel usar aparelho é porque se solocar a protese vai dar para ver o ferro em cima quando eu der risada ?
Lígia,
Eu, particularmente, prefiro a contenção fixa inferior e acho que se você vai ficar fora por um tempo esta pode ser uma boa escolha.
Mas estas coisas dependem da preferência do ortodontista. Atualmente acho que a maioria usa contenção fixa na arcada inferior.
Dr. André,
Terei que confeccionar um novo aparelho de contenção inferior, pois o que eu uso já não se encaixa mais perfeitamente. O meu é de contenção móvel de acrílico, tenho notado que a maioria usa o de contenção fixa na arcada inferior, então perguntei ao meu dentista qual seria o melhor, ele disse que tanto faz. O tempo de manutenção (a cada 3 meses) é o mesmo para os dois tipos de aparelho ou o fixo exige menos frequência na manutenção? É que há a possibilidade de eu ficar fora do Brasil por um tempo, então gostaria de saber qual é o mais indicado no meu caso, e se o fio fixo descola com facilidade, se sim, então talvez o móvel seja melhor, mesmo que eu não faça a manutenção a cada 3 meses. Ou não?
Viviana,
Sim, possivelmente você não tem os sisos, por isso não nasceram, mas você só saberá com certeza se fizer uma radiografia.
Lígia,
Veja a minha opinião neste post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/dificuldade-em-manter-o-diastema-central-fechado/
Adriana,
Pela sua descrição foi um dente incluso. Só não sei dizer que dente foi.
Mas parece que agora já está tudo bem com você.
Boa Tarde
Tenho 33 anos e não nasceu nenhum dente do ciso… Isso é normal?
Grata!
Oi, Dr.!
Minha dúvida é com relação à remoção de freio labial superior. Sempre tive diastema central, usei aparelho fixo durante 3 anos e o espaço foi fechado; porém, agora uso aparelho de contenção há 2 anos e tenho notado que, se fico algumas horas sem ele, o espaço volta a abrir e isso tem me preocupado bastante, pois não quero voltar a ter os incisivos centrais separados. Aí eu percebi que tem uma saliência, como uma bolinha, na gengiva bem na junção dos dentes centrais superiores, acredito que seja o final do freio labial, será que, se eu fizer a cirurgia para removê-lo, meus dentes permanecerão juntos para sempre, mesmo após a retirada do aparelho de contenção? Meu ortodontista sugeriu que eu usasse um aparelho de contenção fixa para o resto da vida, isso é muito desanimador, pois não quero me tornar escrava de aparelho para sempre. Aliás, meu dentista nem tinha percebido esse freio, eu é que perguntei para ele se tinha algo a ver, se este não seria o motivo de os meus dentes estarem se separando, aí ele olhou e disse que tenho freio hipertrofiado e que, se tirasse, ajudaria. Poxa, fico chateada por ninguém ter me avisado antes, de repente, esse problema poderia ser resolvido ainda no começo do meu tratamento com o aparelho fixo. O senhor poderia me dar uma opinião a respeito do meu caso, por favor? Acha que é tarde demais para fazer a correção por meio de frenectomia? Será que resolveria meu problema de uma vez? Tenho 28 anos. Grata!
bom quando eu tinha 9 anos eu tinha um dente de leite que ele nunca ficava mole ,minha
mae me levou pro dentista pra saber oq que eu tinha ai eles falaram que o que eu tinha era muito raro,eu tive que fazer uma cirurgia pra arrancar o dente de leite e depois eu tive que fazer outra pra arrancar o outro dente e colocar um ferrinho pra puxar o outro dente ,isso tudo no mesmo lugar depois disso tudo eu fiquei sem o meu dente um bom tempo ,foi a pior fase da minha vida não podia falar com ninguem era muito chato depois de um tempo eu começei a usar aparelho e o meu dente ainda nem tinha nascido bom eu fiquei uns 4 anos usando aparelho e nada ai eu peguei e sair do dentista que tava e fui pra outro, ai eu tirei o aparelho que tava e coloquei outro denovo,fiquei 3 anos usando aparelho e o meu dente nasceu bom eu fiquei 7 anos usando aparelho e hoje eu to com 16 anos e ate hoje eu uso eu queria saber qual se chama esse problema que eu tivesse .
obrigada beijos
Catiane,
Se a situação é esta o espaço fica realmente muito grande e talvez seja melhor fazer implantes ou próteses para substituir os dentes perdidos.
bom eu arranquei dois dentes do mesmo lado e juntos e minha dentista me falou que eu nao posso colocar aparelho porque o espaço é muito grande e nao ia adiantar . é verdade?
Lucia,
Fica muito difícil tentar responder a sua pergunta sem examinar a sua filha.
Mas acho difícil que ela tenha dois dentes a mais no mesmo lugar.
Na região dos incisivos centrais pode ocorrer um dente supra numerário, ou seja, um dente a mais.
Dois dentes destes até é possível, mas muito raro.
Você só terá uma resposta definitiva quando o dentista tiver uma radiografia panorâmica da sua filha nas mãos.
Boa tarde,
Minha filha de 06 anos foi ao dentista hoje o dente de leite da frente dela não caiu, houve um espaçamento grande , as gengivas cresceram aos 03 anos a prima caiu em cima dela e este mesmo dente ficou escuro, porém na eopoca levei ao dentista e não houve nada e agora como citei acima além disso ela diz que tem tres dentes nascendo no mesmo lugar e é preciso extrair o dente de leite… e os outros tres dentes que nascerão no mesmo lugar?
mto obrigada Dr. suas palavras ja foram um grande alento…
Deus t abençoe!!
Regi,
Muitas vezes um caso tratado com extrações pode ter um resultado abaixo do esperado não por causa das extrações em si e sim pela forma como os espaços foram fechados.
Não se desepere por ter extraído os dentes, por que pode ser possível retratar o caso e corrigir possíveis falhas técnicas no fechamento dos espaços.
Não estou afirmando que existem falhas (nem mesmo vi o caso), nem que retratar depois de tanto tempo é uma boa notícia.
Mas quase sempre há uma solução para situações como a sua.
E, em último caso pode-se abrir os espaços de novo e fazer implantes dos pré-molares.
Sim, eu sei que isso dá uma sensação péssima de jogar tudo fora, mas ainda é melhor que não conseguir mais mastigar um pedaço de carne por exemplo.
Tudo isso são hipóteses baseadas na sua descrição, mas eu acho que você deve tentar conversar com a sua ortodontista para ter respostas sobre o seu caso.
Ou então procurar um outro profissional para avaliar a situação.
Boa noite Dr. André, gostaria inicalmente de agradecer-lhe pela boa vontade de nos esclarecer essas duvidas, pois são informações especificas da sua área q somente um profissional habilitado poderia saber.
Bom, minha situação é bem complicada, gostaria de saber sua opinião sobre isso. Uso aparelho fixo, iniciei essa tragédia na minha vida em 2006, de inicio ja foram retirados meus 4 dentes do ciso, depois minha dentista começou a insistir pra eu retirar mais 4 dentes na frente alegando q nao tinha espaço na minha boca, eu relutei mto até q decidi dar um voto de confiança a ela, enfim, o tempo foi passando e eu ficando cada dia mais descontente e insatisfeita com a situação, pq acho q ela retirou dentes demais, tenho somente 24 dentes e tenho 28 anos de idade, foi a pior coisa q aconteceu na minha vida, me sinto mutilada, mto triste. Nem tanto pela estética, pois minha aparência não mudou drasticamente, mas pela parte funcional, qdo ela começou a puxar a parte inferior para fechar os espaços dos dentes q foram retirados comecei a sentir minha língua apertada e um incômodo sem tamanho, não consigo mastigar um pedaço de carne por exemplo, sinto q a parte de baixo está mto menor q a de cima q agora se sobrepõe a ela. Os efeitos emocionais destas extrações foram gravíssimos, hj sinto dores terríveis na parte posterior do pescoço e perco o sono a noite pensando no dano irreversível q sofri.
Meu tratamento ainda não acabou mas sinto q vai ser mto difícil me libertar desta sensação horrível, tem sido um tormento, um sofrimento sem fim. Acho q cometeram um erro na minha boca e extraíram MUITOS dentes sem necessidade.
Gostaria de saber se o senhor conhece algum caso parecido, se tem alguma palavra de conforto nesta situação.
Obrigada!
Gabryel,
Eu realmente gostaria de poder responder à sua pergunta, mas não tenho como saber que tipo de aparelho você vai precisar sem ter examinado seus dentes.
Mas você pode fazer uma avaliação com um ortodontista para saber exatamente como será o seu tratamento.
Hoje em dia é muito simples fazer uma consulta dessas e às vezes nem é cobrada.
Boa sorte,
Dr. Andre
olá, queria saber qual aparelho que eu vou botar , sabe porque os meus dentes de cima tapa os de baixo ?
Luciana,
Apesar de existirem técnicas indicadas para dentição mista como a bioprogressiva e este tipo de opinião variar muito de um profissional para outro, eu acho que ele é bem novinho para ortodontia fixa.
Mesmo assim, se a técnica for bem aplicada e a criança tiver boa higiene, não há motivos para contra-indicar esta abordagem.
Mas você precisa conversar com a ortodontista e entender o motivo deste inchaço gengival. Por que em uma criança todo cuidado é pouco quando movimentamos dentes.
Converse bastante até se sentir totalmente segura. Seja sempre educada e firme nos questionamentos.
Lembre-se que o trabalho do ortodontista inclui explicar todos os procedimentos para o cliente ou seus responsáveis.
E o cliente tem o direito de receber explicações claras e diretas sobre o andamento do tratamento.
Este diálogo é sempre bom para ambas as partes.
Boa sorte!
Dr. Andre
Olá Drº André
Meu filho iniciou o tratamento ortodôntico há 4 meses ele tem 7 anos, a ortodentista optou pelo aparelho fixo, somente nos dentes da frente que são permanentes, estou notando que a gengiva dele esta bem inchada cobrindo a metade do dente, será que este tipo de aparelho vai impedir o crescimento do dente e esta provocando este inchaço ?
Estou preocupada, acredito que ela sabe o que esta fazendo
aguardo retorno, desde já agradeço
att. Luciana
Olá Mariana,
Bem, respondendo à primeira pergunta, eu nunca tive a oportunidade de lidar com um caso como o do seu afilhado, mas encontrei uma bula mostrando como minimizar o problema (imagino que você já tenha lido isso, mas de qualquer forma reporiduzi abaixo):
“O escurecimento dos dentes pode ser evitado com o uso de comprimidos entéricos, colocando-se a solução na parte posterior da língua ou usando um canudo.”
Quanto à segunda pergunta, se o problema não é muito frequente, você pode ir monitorando e procurar um especialista em DTM se os episódios de dor aumentarem.
Evite a sobrecarga das articulações com alimentos muito duros ou fibrosos.
Abraços,
Dr. Andre
olá dr. andré,
tenho um afilhado de 4 anos que convive com deficiencia de ferro.
por isso, ele toma frequentemente o sulfato ferroso, que tem causado escurecimento nos dentes da frente, por mais que façamos a higiene logo após o uso do remédio.
consultei um dentista que me disse que não há o que fazer e que não é necessário fazer nada, pois os dentes são de leite.
acontece, que além da questão de saúde, existe uma questão estética.
o senhor já viu algum caso desse?
tem mais uma coisa…. às vezes, quando bocejo, meu maxilar estala e no momento estou há uns 10 dias com dores por causa do último estalo.
isso é normal? não ocorre com muita frequencia, mas quando ocorre é bem incômodo.
obrigada,
Olá Sandra,
Eu não gosto da ideía de extrair os dentes decíduos desta maneira.
Existe um técnica chamada de “extrações seriadas” que preconiza este tipo de conduta, ou seja, até existe respaldo para se fazer isso.
Mas eu acho o dente decíduo muito importante para estimular o desenvolvimento ósseo além de manter o espaço e guiar o dente permanente na erupção.
Além disso seria muito traumático para ela ser submetida à um número de extrações tão grande.
Iniciar o tratamento cedo foi consenso entre os dois ortodontistas e eu também concordo, mas acho que você deve pedir outras opiniões neste caso antes de decidir pelas extrações.
Eu gostaria muito de poder ajudar mais, mas sem uma avaliação clínica fica impossível.
Boa sorte e tudo de bom para a sua filha.
Dr. André, Boa Tarde!
Tenho uma filha de de 11 anos, a cerca de 7 meses ela esta usando aparelho somente na parte superior. Antes de colocar o aparelho consultei 2 dentistas que me disseram a mesma coisa, que seria necessário colocar o aparelho logo antes da 1 mestruação. Os dentes dela são tortos tanto na parte superior quanto na inferior, tem mordida cruzada e range os dentes quando dorme. Na última consulta de manutenção o dentista me disse que será necessário arrancar os dentes de leite para que os permanentes tem espaço para nascer, no inicio do tratamento ele já havia relatado que talves fosse preciso extrair os dentes de leite antes mesmo de ficarem moles. O dentita pediu para extrair 5 dentes o 53, 55, 63, 65 e 85.
Esse procedimento é correto? estou com medo.
Devo consultar outro profissional?
Por favor, me dê sua opinião.
Obrigado,
Sandra.
Catarina,
Eu respondi uma pergunta parecida com a sua neste post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/dificuldade-em-manter-o-diastema-central-fechado/
Veja se ficou claro para você e volte a escrever, ok?
Os meus dentes estão a afastar-se depois de ter usado um aparelho dentário.
Vou ter que usar outra vez aparelho nos dentes?
Luana,
Isso acontece muito.
O cliente só entende realmente a extração quando vê aquele buracão na boca.
Eu não sei quanto tempo vai levar para fechar por que não vi o seu caso, mas você pode conversar com o seu ortodontista e pedir para ele fazer uma faceta presa em um dos dentes vizinhos ao espaço para disfarçar.
Funciona bem durante o período do fechamento.
E, na medida em que o dente vai se movimentando, ele vai desgastando esta faceta.
Dá bastante trabalho para fazer e quebra com certa facilidade, mas eu uso nos meus clientes com regularidade.
É claro que você vai precisar arcar com algum custo pelo trabalho extra, mas acho que pode valer a pena.
Arranquei um dente que fica depois do canino, mas não posso mas rir que o buraco aparece, estou desesperada quanto tempo demora para fechar esse espaço?
William,
Os sisos superiores podem dificultar a confecção da placa de contenção superior devido à sua posição muito distalizada (para o fundo da arcada).
Imagino que a sua ortodontista esteja se referindo à isso.
Carla,
É assim mesmo. Os aparelhos de ortopedia funcional dos maxilares funcionam soltos na boca e são indicados para crianças nesta faixa etária.
A Ortopedia Funcional trabalha com princípios diferentes da ortodontia. Enquanto a ortodontia usa força para movimentação dentária, a ortopedia funcional estimula o correto funcionamento da musculatura oral atuando nas funções respiratória e mastgatória principalmente.
As duas especialidades são complementares e quando bem combinadas costumam produzir os melhores resultados.
Não sei se você leu no próprio site a página sobre aparelhos móveis. Se não leu, aproveite e leia aqui: http://www.ortodontista.net/aparelho-ortodontico-movel.html
Desejo-lhe sucesso no tratamento do seu filho
Boa tarde doutor, gostaria de esclarecer uma dúvida pedindo uma segunda opinião.Usei aparelho durante 3 anos com meus 4 dentes sisos normais sem atrapalhar o tratamento em nada,mas agora chegou a hora de remover e minha dentista me falou que tenho que extrair os dois superiores prq senão o aparelho móvel ñ surtirá o mesmo efeito.Essa informação procede ou ñ?Desde já agradeço sua atenção.
Olá Boa noite
Meu filho tem 8 anos e colocou um aparelho mas o aparelho fica solto na boca
nao entendi e o dentista disse que é assim mesmo ,preciso de uma segunda opinião se puder me ajuda por favor.
Obrigada
Carothers,
Sim é correto fazer uma abordagem nesta idade.
Mas é preciso fazer a intervenção com a técnica correta, neste caso, com ortopedia funcional (aparelhos móveis) ou usando-se a técnica fixa bioprogressiva que se ajusta bem ao tratamento de dentição mista.
Dependendo do caso, pode ser melhor aguardar o final das trocas para começar a tratar.
E aí, só mesmo avaliando a criança para dizer com certeza, não há como generalizar as condutas.
Dr. Andre,
Minha enteada tem 11 anos e tem os 2 caninos superiores fora do lugar, sao encavalados, o ortondotista disse que ela deve usar aparelho. Minha duvida eh, ela nao tem todos os dentes permanentes os pre molares e molares sao de leite, eh correto usar aparelho nesta idade, sendo que ainda vai haver uma alteracao na denticao? Qual a idade ideal para a crianca usar aparelhos?
Agradeco sua atencao.
Zuleika,
Está dentro da faixa normal, algumas crianças iniciam o processo mais cedo e outras mais tarde.
Mas é sempre recomendável uma avaliação ortodôntica nesta idade para observar se há espaço suficiente para todos os dentes permanentes que são maiores que os decíduos no segmento anterior.
Dr. André,
Tenho uma filha que irá completar 5 aninhos no próximo dia 30/06 e, para minha surpresa, descobri um incisivo central na arcada inferior que está mole. A minha dúvida é: “Está cedo para ela trocar os dentinhos ou é normal?” Estou muito preocupada.
Agradeço antecipadamente pela atenção.
Geisiane,
Muito obrigado, fico realmente muito feliz em poder ajudar.
Bem, vamos lá:
Se você tem prognatismo, provavelmente a sua maxila (superior) não se desenvolveu completamente e por isso a falta de espaço para os caninos.
Neste caso extrair pré-molares pode não ser indicado.
A cirururgia quando bem indicada e executada é a melhor solução para o prognatismo e seu problema estaria resolvido.
Quanto à limpeza, é sempre recomendável fazê-la antes da colocação do aparelho.
Eu trabalho no Rio de Janeiro e você encontra todos os meus endereços no próprio site.
Ola, parabéns pelo seu trabalho , é brilhante e ajuda muito mesmo.
bom gostaria de saber também , porque eu tenho os dentes caninos montados , se por acaso eu fosse colocar aparelho , teria que extrair algum dente ? e tambem se antes de colocar o aparelho teria que que fazer limpeza nos dentes , e se eu fosse fazer a cirurgia , depois dela meu problema de Prognatismo estaria resolvido ? Muito obrigada pela atençao e tambem gostaria de saber de aonde o senhor trabalha , em que estado, a depender marcarei consulta.
Geisiane,
Realmente o tratamento para prognatismo costuma ser cirúrgico.
Mas se o seu caso for realmente leve, talvez seja possível fazer um tratamento de compensação que vai apenas disfarçar o problema, mas não corrigí-lo completamente.
Contudo, é impossível afirmar qualquer coisa sem ter avaliado você.
Procure alguns ortodontistas e colha duas ou três opiniões antes de tomar uma decisão, já que você ainda não está segura do diagnóstico.
Ola gostariia de saber , como eu resolvo o meu caso , eu tenho Prognatismo mandibular , um dentista me disse que preciso de cirurgiia , mais na verdade nao acreditei porque se eu naum falasse desse meu problema ele nem iria dizer nada , tenho 13 anos e meu caso nao e avançado , quero colocar o aparelho , será que vaii adiantar? e que tipo de aparelho devo usar ? Desde ja agradeço a atençao e porfavor responda pois sofro muito com isso , tenho varios apelidos e quero que isso acabe.
Vânia,
Realmente o ideal seria ter feito tudo no mesmo lugar.
Agora tudo vai depender do ortodontista que vai tratar de você na outra cidade.
Quanto à documentação, não existe regulamentação sobre o assunto, mas normalmente o próximo ortodontista pediria uma documentação nova.
Por isso talvez não valha a pena você se aborrecer por causa desta documentação antiga.
Olá…bom Dia!
Eu coloquei aparelho na parte de cima a dois dias, e descobri que vou ter que mudar para outra cidade. Fui ao meu dentista pra ele colocar a parte de baixo do meu aparelho e ele me falou que ñ era nem pra eu ter colocado nem a parte de cima já que eu ia ter que mudar de cidade,
Tem problemas se eu mudar de dentista e fizer minha primeira manutenção com outro médico??? e com respeito à documentação ortodôntica eu tenho que levá-la comigo, pq ele me falou que ele tem que ficar com ela já que ele iniciou o processo.
Aguardo!!
ok..brigada!
Bela,
Isso depende do motivo que levou a abertura dos espaços. Se forem os dentes inferiores pressionando por trás dos superiores, pode demorar vários meses.
O diastema pode ser provocado por inclinação excessiva dos dentes, mas também pode ser por largura reduzida dos mesmos.
Por isso é necessário avaliar o caso para poder falar em prazos para o fechamento dos diastemas.
meus dentes superiores da frente são separados (diastemas)tem 3mm d espaço,quanto tempo demora pra fexar com o aparelho fixo ?
Mara,
É importante consultar um odontopediatra ou um ortodontista para avaliar a situação.
Ele ainda é bem novinho, mas é necessário acompanhar o desenvolvimento das arcadas para checar se há perda gradual do espaço para os dentes permanentes.
Neste caso, um mantenedor de espaço pode ser indicado.
Ou mesmo um aparelho de ortopedia funcional, talvez daqui a um ano.
Uma radiografia panorâmica também pode ser uma boa idéia para avaliar se houve algum dano às raízes dos dentes permanentes.
Boa noite !!!!
Doutor meu filho de 5 anos teve dois dentes arrancados por uma colega da escola, sendo que esses dentes ainda não estavam na hora de estrai-los, isso pode acarretar no futuro, problemas na dentiçao dele?
Obrigada!!
Mara
Dra Lilian,
Em primeiro lugar, muito obrigado pela sua mensagem. É estimulante receber a aprovação de colegas de profissão.
Na verdade eu não tenho como dar pareceres aqui, o que muitas vezes me obriga a ser repetitivo dizendo que as pessoas devem procurar um bom profissional nas suas cidades para uma avaliação clínica.
O meu objetivo principal aqui é aconselhar as pessoas sobre como conduzir o relacionamento com o profissional de ortodontia quando o tratamento apresenta contratempos.
Acredito que o cliente tem direito à informação de forma transparente e que nós temos a obrigação de nos comunicarmos com eles de maneira clara e objetiva.
Como você mesma disse o tratamento da DTM é possível desde que juntos (clientes e profissionais )determinem um plano de tratamento onde a confiança se torne a base de tudo.
A confiança é a base de tudo. Mas não podemos pedir que o cliente confie em nós cegamente. Precisamos conquistar esta confiança oferecendo a informação de uma maneira que seja simples para o cliente compreender.
Para terminar, eu gostaria de convidá-la para participar ativamente do blog respondendo às perguntas sobre DTM. Com certeza a sua participação vai ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Sinta-se à vontade para postar sempre que desejar, este é um convite oficial e você é muito bem-vinda.
Solange,
A musculatura labial pode realmente promover a inclinação dos incisivos para trás, mas não posso afirmar que seja este o caso sem ter avaliado clinicamente.
E o fato de o problema aparecer somente agora também não sinaliza necessariamente um problema na condução do tratamento. A troca dos dentes pode evidenciar a falta de espaço que na dentição decídua não aparecia.
Do ponto de vista prático você poderia dar um intervalo no uso do aparelho já que este tratamento está sendo muito sacrificante para a família com resultados pouco expressivos. Mas também é muito difícil (sem uma avaliação) dizer que a correção pode ser feita no futuro sem nenhuma perda na qualidade do resultado final.
Como todo cliente você tem direito a pedir uma segunda opinião para outros profissionais. Se, após uma avaliação você receber uma opinião favorável à interrupção do tratamento para uma tentativa futura com ortodontia fixa, então esta passa a ser uma opção.
E neste caso, você poderia aproveitar este período sem aparelho para fazer um tratamento fonoaudiológico.
A fonoaudiologia pode promover o relaxamento da musculatura labial e manter o apinhamento sob controle até o momento de voltar à ortodontia.
Desejo-lhe toda sorte.
olá ….. Dr.que belissimo site…é dificil dar esses pareceres sem uma documentação em mãos para analise dos casos…e que saia justa hein…sou bucomaxilo e acredito muito no tratamento da DTM desde que juntos (clientes e profissionais )determinam um plano de tratamento onde a confiança se torne a base de tudo…hj a evolução dos tratamentos e os estudos são capazes de milagres jamais vistos…mais uma vez parabéns!!!
Olá doutor, tenho filhas gemeas que estão usando aparelho a 2 anos e meio. Uma delas na parte inferior tem os dentes inclinados para dentro e a dentista disse que é a força dos lábios que joga-os para tráz. Um dia eu me cancei de ir 2 vezes por mês por 2 anos e não perceber nenhum resultado, tive uma conversa sobre o assunto com a dentista ai então mudou para o fixo e o encrível é que e 4 meses os dentes já estão retos.
A outra criança é uma paciente renal crônica, que passa por tratamento conservador e continua usando o aparelho móvel. Nos últimos 6 meses os dentes inferiores também inclinaram para traz. Aí veio a explicação que é a força dos lábios.
Por favor, me ajuda a entender, ela viveu 8 anos sem aparelho e os dentes inferiores retinhos e só precisava de espaço quando os definitivos nascessem, e após 2 anos de uso do aparelho, o lábio começou a forçar os dentes para dentro? É possível um aparelho provocar tal inclinação ou eu estou enganada?
Para conversar com a dentista eu preciso de argumentos fundamentados em teorias que me ajude a tomar uma decisão quanto ao tratamento. Trata-se de uma criança que está cansada, pois ela toma muita medicação que altera um pouco o metabolismo dela, e ela esquece muito das coisas, então não consegue se lembrar do aparelho. O tratamento está cansativo, exaustivo e estressante tanto para ela que sofre uma pressão e para mim que tenho que levá-la ao dentista mesmo ela apresendo quadro de dores e mal-estar devido ao problema de saúde dela.
Grata
Lidiane,
Este é um caso em que pedir uma segunda opinião para outro especialista pode ser uma boa idéia.
Ola doutor, estou apavorada! Tenho um diastema vou colocar aparelho fixo e meu dentista quer que eu arranque dois dentes, mas se já tenho o diastema que é um espaço e ainda vou arrancar dentes nao vai ficar falhas entre meus dentes? Na radiografia parece que tenho um “ovo” na boca como diz meu dentista. E ele disse q tem que puchar tudo pra trás mas estou muito ensegura!!!
Muito obrigada, me esclareceu bastante. Nesse caso não era para ser placa , e sim elos fixos com arcos para manter espaço, não sei pq a dentista mudou e o aparelho móvel não fez o click e ela colou. Quando questionei ela parece que não gostou e eu tive que recorrer para a pesquiza. Mais uma vez obrigada.
Sandra
Sandra,
É importante explicar que existem dois tipos de aparelhos móveis: Os de ortopedia funcional e as placas ortodônticas.
Os aparelhos ortopédicos funcionais estimulam o crescimento ósseo e regulam o funcionamento da musculatura facial. Estes aparelhos são monoblocos que pegam as duas arcadas e ficam soltos na boca. Considero a melhor opção para tratamento de crianças e nunca devem ser fixados à arcada.
As placas de movimentação ortodôntica são usadas para exercer força nos dentes e por isso devem ser fixadas, ou seja, fazer “click” e prender mesmo na arcada. Placas são apenas para uma arcada por isso o cliente pode usar uma ou duas dependendo do caso.
Se o aparelho da criança em questão é uma placa, o que eu acredito, a fixação pode se justificar, se for um aparelho funcional, não deveria ser fixado.
Como sempre vou recomendar que você converse com a ortodontista e peça uma explicação clara dos motivos para amudança de plano. Com certeza ela vai esclarecer suas dúvidas.
Dr. gostária de saber, que depois de exames ,a ortodentista chega a conclusão de um aparelho móvel para uma criança de 8 anos, para consertar mordida e falta de espaço, e depois de vária tentativas ela resolve prender com massa o aparelho que era móvel e assim vira fixo, isso é normal acontecer?
Monica,
Alguma coisa deve estar errada com o seu tratamento para, depois de tanto tempo ainda não estar resolvido.
Entendo a sua situação, mas retirar o aparelho não resolve o problema.
Já pediu a opinião de um outro ortodontista?
Uso aparelho ha quase 8 anos e tenho vontade de tirar,sem autorização ,posso tirar?
Giselle,
Estes tratamentos compensatórios de prognatismo nem sempre dão o resultado esperado.
A função do quadrihelice não é projetar os dentes para frente e mesmo que se tente isso, é improvável ter sucesso em um caso de prognatismo cirúrgico.
Mas fica impossível dar uma opinião sem ver o seu caso.
oi,sou classe 3 cirurgica mais nao quis fazer a cirugia entao optei pelo tratamento com dentista ele colocou o quadriheliçe em mim mais so ativou uma vez e disse que acha que nao vou ter que ativar mais so que meus dentes nao foram pra frente e tb tenho um desvio na linha media.so que eu queria que ele abrisse mais o ceu da minha boca pra ver se assim os dentes iam mais pra frente pois minha clase 3 nao é daquelas queixudas é disfarçada me de sua opniao grata
Luciana,
É possível, mas improvável. Tudo deve se normalizar com a correção do ortodontista.
Seria possivel um erro grave de ortodontia acontecer em um mes. Meu medo é que eu coloquei aparelho ortodontico há 3 meses, meu orto viajou e eu fui atendida por um outro dentista que nao é orto. Quando retornei ontem da consulta a dentista disse que tenho q voltar o fio pq o outro dentista colocou o elastico errado. É possivel que tenha acontecido algo grave com meu dente em apenas 1 mes?? Estou angustiada… por favor, me responda o mais rapido possivel… Obrigada
É difícil dizer alguma coisa sem avaliar o caso.
Só acho que depois de cinco anos, decidir por uma extração me parece uma alteração de rumo no tratamento que deve ser muito bem explicada para o cliente.
Olá Dr. André, estou usando aparelho já há 5 anos e meu dentista pediu a extração do 1º pré molar superior esquerdo (24), já tirei o do lado dioreito, mas agora penso se é necessario extrair um dente bom….será que está correto? e não vai me fazer falta? estou com esta dúvida, e quero saber sua opinião o mais rápido possível, pois minha extração é dia 09/12. aguardo resposta. obrigada.
Izabella,
Você tem toda razão. De nada adianta iniciar um tratamento precocemente se não houver competência e comprometimento do profissional com os resultados.
O erro que os pais cometem não é na decisão de fazer o tratamento ainda cedo. E sim na escolha do ortodontista para cuidar do desenvolvimento facial dos seus filhos.
O tratamento infantil pode ser muito bom ou muito ruim,crianças com problemas respirátorios ou de movimentos,devem ser tratadas mais cedo pois isso irá ajuda-lá a viver melhor.Porém para um início ainda na infancia deve-se ter o profissional ideal,digo isto pois comecei o tratamento as 8 anos e me arrependo muito já que meu problema se quer foi solucionado,e a cada dia que passa vejo mais pais cometendo os memos erros.
Deborah,
Talvez 3 anos seja um pouco cedo, eu diria que seis anos é uma idade razoável para iniciar tratamentos que precisam de uma abordagem mais precoce.
Sinto não poder entrar em detalhes, mas sem examinar a criança fica impossível dar uma opinião mais específica.
Olá doutor, É o seguinte, tenho um bebê de 1 ano e 7 meses, que tem dentes frontais enormes, abertos, e ainda pra frente…levei ele a primeira vez com 5 meses ainda não tinha dentinho, e mesmo assim a doutora yara disse que ele havia de usar aparelho aos 3 anos pra corrigir antes da idade escolar, mas busquei uma segunda opnião, e me disserão que mesmo usando aparelho nesta idade, os dentes permanentes vão nascer iguais os de agora, e com essa idade ele tem apenas 11 dentinhos, são bem demorados de nascer, começou a nascer com 10 meses, depois que comprei complexos de calcio a ele, então doutor o que vc me diz de tudo isso, será que o aparelho é realmente necessário quando ele tiver 3 anos??? muito obrigada
Thaise,
Se o diagnóstico é de classe III cirúrgica, qualquer tratamento puramente ortodôntico vai ter limitações em relação ao resultado final.
Desgaste no osso não é um termo claro, não entendi o que seu primo quis dizer.
Quanto ao tipo de aparelho, depende do que o ortodontista pretende fazer.
Rita,
Em alguns casos é realmente necessário fazer extrações. Mas se você não está totalmente segura tente se informar mais sobre a proposta de tratamento do seu ortodontista conversando com ele e questionando os seus motivos.
oi tudo bem?? tenho classe tres já fui em tres dentistas tds falaram q preciso fazer a cirurgia na mandibula.. mas nao me incomoda em nada.. e nao tenho coaragem de fazer..
Meu primo é dentista e fiz tds os exames pra colocar aparelho com ele..
mas ele nao quis colocar aparelho em mim..
faz 4 meses q coloquei aparelho com outro dentista..
o meu primo falo q eu pode da complicação por causa do aparelho?? q pode desgasta meu osso?
preciso saber se isso é verdade..
ele falo tb q ainda por causa do aparelho posso usar parafuso na boca na boca preciso muito saber se é verdade??
obrigada pela atenção
espero retorno
pra ver tenho os dentes retos d lateral so um da frente que e meio torto fica meio em cima do outro e o meu ortodontista diz que eu tenho q arrancar um dente d cada lado superior p/ melhor resultado mais tenho muito medo ja nao basta ter q perder dente quando estiver mais velha será q pesissa arrancar mesmo estes dentes por vafor me responde.
Sandra,
É possível que você tenha que arrancar sim, mas o ideal é fazer uma avaliação em um dentista de confiança.
Rita,
Sem examinar a criança fica difícil responder, mas eu não costumo usar aparelhos fixos nesta faixa de idade.
Estes dentes ainda estão formando suas raízes e o uso de força pode interferir no desenvolvimento destas estruturas.
Tenho preferência pelos aparelhos de ortopedia funcional que estimulam o crescimento ósseo criando espaço para que os dentes se organizem com auxílio da musculatura de língua, lábios e bochechas.
Se, ao final desta fase, já com os dentes permanentes erupcionados, ainda houver necessidade de corrigir alguns dentes, então uso aparelho fixo (brackets) para finalizar o caso.
Mas, repito, é necessário avaliar o caso para dar uma opinião com embasamento clínico.
Se você não estiver segura, procure outro profissional e peça outra opinião.
oi meu nome e sandra e tenho 33 anos sendo que agora que o meu ultimo dente ciso esta rompendo,estou com dor e ja tive que arrancar 02 dentes cisos e parace que falta 01,sera que vou ter arrancar este tambem.por fico no aguardo de uma resposta.
Dr.André Boa noite ! tenho um filho de 7 anos e ele começou a trocar os dentinhos de leite com quase cinco anos e os inferiores dois estão tortos o medico pediu um rx panorâmico e disse que ele tem falta de espaço, e vai colocar aparelho fixo já tirou o molde ,a minha pergunta é pode uma criança de 7 anos usar aparelho fixo?
Esta resposta depende de vários detalhes. a cirurgia só é necessária se o freio labial estiver realmente interferindo.
É preciso avaliar também se os incisivos inferiores tocam por trás dos superiores o que pode dificultar o fechamento.
Olá Dr.
é o seguinte, possuo um diastema central, de mais ou menos 1mm, e gostaria de saber quanto tempo usando aparelho fixo demora pra fecha esse diastema! ou eu teria que fazer uma cirurgia pra poder juntar? 1 mm é muito?
Juliana,
É difícil dizer alguma coisa sem avaliar o caso, em algumas situações pode ser possível movimentar os dentes em um intervalo tão pequeno, mas é necessário ter estabilidade pós-tratamento, senão existe a possibilidade de perda dos resultados.
Rita,
Procure um especialista em DTM.
Eliane,
Pela descrição você pode estar sofrendo os sintomas de uma DTM (disfunção têmporo-mandibular) e o especialista em DTM (um dentista) é a indicação para buscar a solução para você.
Não acredito que o tratamento ortodôntico possa assegurar a melhora dos sintomas.
Desejo-lhe tudo de bom.
Dr. André, estou fazendo tratamento odontológico, mais pela estética, pois só tenho dois dentes tortinhos, mas gostaria de saber a opinião de mais um dentista.
Coloquei meu aparelho ontem, e pretendo tira-lo em março!
Duas amigas minhas, com o mesmo problema que eu, fizeram esse tratamento de seis meses, indo fazer manutenção duas vezes por mês.
Porém minha dentista vai contra esse tratamento…Mas eu não quero ficar mais que 1 ano com o aparelho.
O que o doutor acha?
Obrigada.
ola, eu tenho bruxismo qual medico devo procurar para fazer tratamento.
Boa noite Dr. Andre
Preciso de ajuda e ja não sei mais o que fazer ou em quem confiar. Sinto dores de cabeças diariamente, ja tratei com neurologista e de nada adiantou, ate me indicarem um buco maxilo, que eu teria problema de atm, enfim fui até esse especialiste e o mesmo passou exames e a conclusão foi uma artoplastia, fiz no dia 28/08/2008, acabei engravidando nesse periodo por t parado o remédio, e as dores de cabeça continuaram do mesmo jeito. Voltei ao médio e ele me indicou uma ortodontista que me passou uns exames que na epoca não fiz por causa da gravidez, e voltei tempo depois e ele me passou uma placa de cilicone e depois voltar q talvez tenho q usar aparelho. A placa não esta adiantando, não estou aguentando mais, todos os dias tenho q tomar no minimo 2 analgesicos e tenho um filho de 7 anos e o bebê de quase 4 meses, marido,casa…. tem dia que fico tão irritada que da voltade de sumir(mais sei que não vai adiantar). Enfim, alem da dores de cabeça, sinto dores na fase, ou melhor, em volta do maxilar ate o ouvido, as vezes estala quando bocejo. Me ajude, o que posso fazer? não quero usar aparelho fixo sem ter a certeza d q vai ser 100% garantido, não quero mais atirar no escuro.
Desde ja agradeço a atenção.
Ana,
Todas as cores estão disponíveis em uma série de tonalidades.
Gabriella,
Não necessariamente. Muitos tratamentos podem ser iniciados ainda com os dentes de leite.
olá
gostaria de saber quais as cores disponoveis para os elásticos dos brackets?
Dr. André,
Para colocar o aparelho e preciso, já ter rancado todos os dentes de leites, e nascido os outros ?
Simone,
Acho que vale a pena fazer uma avaliação com um ortodontista.
Dr. Andre,
Agradeço as informações úteis em seu site.
Tenho um filho de 5 anos e todas as noites ele range e muito os dentes, é o caso de procurar já um tratamento?
Não necessariamente, em alguns casos pode ser necessário e em outros não faz diferença no planejamento ortodôntico.
Doutor,gostaria de saber se é necessário extrair os sisos para colocar aparelho ortodontico?
Sophia,
Obrigado pelos elogios, fico feliz que você tenha gostado do site.
Fica difícil dar uma opinião sem ver o caso, mas eu considero seis anos uma idade adequada para iniciar o tratamento com ortopedia funcional. Só não uso aparelhos móveis em apenas uma das arcadas, o ideal são os aparelhos funcionais que atuam simultaneamente nas duas arcadas.
Dr. Andre,
Antes de tudo gostaria de parabeniza-lo pelo excelente site. Tirou várias dúvidas minhas sobre a diferença e indicação dos diversos tipos de aparelho. Tenho uma filha de 6 anos que irá iniciar esse mundo agora. O ortodontista que a acompanha sugeriu o uso do aparelho móvel inferior por faltar espaço para os permanentes que estão chegando. Ele disse que ela tem uma mordida perfeita, toda certinha, mas os dentinhos são largos demais para o pequeno espaço deixados pelo dente de leite. Gostaria de saber a sua opinião se vale a pena iniciar esse tratamento agora (ela não se recusa e está aparentemente gostando da novidade), para que os permanentes venham no lugar correto. Isso evitaria um fixo no futuro? Po ter a mordida correta o tratamento duraria qto tempo +/- ? Obrigada!
Recomendo a leitura do tópico “Dez dicas para escolher seu ortodontista” e uma consulta ao site do CRO de São Luiz- MA.
meus dentes são tortos mais quero saber o melhor lugar de são luis-ma que eu possa confiar para botar um aparelho especificado!!!
Sandra,
Você pode procurar atendimento nas universidades de odontologia buscando a clínica de DTM.
O melhor serviço que eu conheço é na universidade de medicina de Petrópolis.
Boa tarde, me chamo sandra, 46, rj. desde os 20 anos de idade sofro de dores fortíssimas de cabeça , hoje temos conhecimento dessas disfunções , fiz varios tramentos infelizmente sem exito. hoje as dores e o agravamento aumentaram . preciso de ajuda e retornar a um tratamento, por favor me indique um bom profissional mas q seja gratuito ou com preço bem acessivel . desde ja agradeço atenciosamente sandra santana
Marisa,
Sim, já fiz vários tratamentos compensatórios e esta é uma solução para quem não quer a cirurgia.
A decisão também depende muito do grau do problema, por isso só mesmo examinando clinicamente para dar uma opinião mais embasada.
ESTOU USANDO APARELHO FIXO SÓ NA MAXILA POR ENQUANTO, GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE SOU CLASSE 3 E MORDIDA LEVENTE CRUZADA, MINHA ORTODONTISTA E EU OPTAMOS EM FAZER COMPESAÇÃO JÁ QUE UMA CIRURGIA NÃO ME AGRADA MUITO PELO RISCO….
MAIS ENTÃO VC JÁ TRATOU ALGUM CASO SEMELHANTE? E O QUE VC ACHA DESSE PROCEDIMENTO? DESDE JÁ AGRADEÇO…
Marilza,
Realmente o bruxismo varia de acordo com o estado emocional, procure um especialista em DTM.
bom dia! Doutor Andre,gostaria muito de fazer umas perguntas;tenho 33 anos,desde criança ranjo os dentes,isso me encomoda muito,fico com dores maxilares,não é todos os dias,persebo que quanto estou preoculpada ou anciosa é mas frequente.ja procurei alguns medicos,mas não ouve resultado.Qual especialidade procurar?Estou muito preoculpada,pos meus dentes estão se desgastando. Grato.
Lucas,
Pela sua descrição, você tem um diastema central que é o nome dado a este espaço entre os incisivos centrais.
O problema pode ser resolvido com movimentação ortodôntica ou através de restaurações aumentando a largura dos dentes com um material restaurador estético.
A cirurgia não é para fechar o espaço, mas pode ser usada com o objetivo de remover tecido gengival ou a inserção do freio labial entre os dois dentes.
Não acredito que a erupção dos sisos influencie no fechamento do espaço.
Obviamente é necessário avaliar seu caso clinicamente para dar uma resposta precisa, por isso recomendo que você procure um ortodontista para tirar estas dúvidas.
Boa noite Dr. André.
Sei que a consulta com o dentista é o ideal (e irei fazer isso em breve), mas gostaria de uma opinião sua. Alias, 2 opiniões.
Bom, entre meus 2 dentes frontais superiores (incisivos, acho) há um espaço de aproximadamente 4mm, e isso já está me causando problemas (como por exemplo, não consigo mais dar risada sem levar a mão até a boca para “tapar” o defeito).
A solução desse problema é apenas o uso do aparelho fixo? E, em média, quanto tempo demora para concluir o tratamento?
Sei que existe como resolver cirurgicamente (como fez o jogador Ronaldo “Fenômeno”). Essa opção é viável ou o preço ainda é acessível somente para jogadores milionários?
Também gostaria de saber em relação aos sisos. Meus sisos estão nascendo (tenho apenas 3, sendo o inferior direito o inexistente). Como os superiores vão nascer, há chances de eles mesmos empurrarem meus dentes, fazendo com que o espaço entre meus dentes frontais se feche?
Obrigado desde já.
Elaine,
Você não deve ter vergonha de procurar um profissional para resolver este problema. Acredito que o indicado seja um especialiste em DTM.
Eu ranjo os dentes o dia inteiro, aliás é só o do lado esquerdo que me encomoda, tenho que apertar um contra o outro (o de cima). Eu queria saber se isso é bruxismo mesmo ou apenas um cacuete como outro qualquer. Eu tenho sentido muitas dores na região da face, da cabeça, enfim. Tô muito encomodada e, o pior de tudo é que tenho veronha de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja, mesmo um profissional. Por favor, preciso de ajuda. Obrigada