Bandas (ou anéis), usar ou não?

Banda ortodôntica é aquele anel metálico que fica em torno dos dentes. Principalmente nos molares de quem usa aparelho ortodôntico.

Mas esse acessório é realmente necessário? Precisa ser usado sempre? Pode ser substituído?

Deve-se usar banda ortodôntica nos molares sempre?

Devemos esclarecer que, com ou sem banda ortodôntica, os molares precisam ser incluídos no aparelho. A peça usada nestes dentes é o Tubo ortodôntico.

O tubo é uma peça bem parecida com o bracket, mas não é igual.

O bracket é aberto e depende da ligadura elástica ou do amarrilho metálico para se prender ao arco ortodôntico.

O tubo é fechado e o arco entra pela lateral da peça. É a peça terminal do aparelho.

Existem variações, mas para ilustrar nosso post vamos trabalhar com essas características que são mais básicas.

O tubo pode ser preso ao dente por colagem direta ou soldado em uma banda que depois será cimentada no dente.

Tubo ortodôntico colado

A colagem do tubo diretamente no esmalte é um procedimento simples, rápido e favorece a higienização.

Por outro lado, como os molares fazem o trabalho mais pesado da mastigação, há uma maior chance de descolamento durante a alimentação.

Como as técnicas e os materiais de colagem evoluíram nos últimos anos, vários ortodontistas optam por colar os tubos atualmente.

Acima, podemos observar um tubo para colagem mostrando a base que recebe a resina usada para colar o acessório.

A base do tubo tem uma tela metálica onde a resina penetra para a fixação, exatamente como um bracket.

Tubo soldado à banda ortodôntica

A banda ortodôntica é um anel metálico, como uma cinta que circunda o dente de forma bem justa. O objetivo é receber um acessório soldado.

Ou seja, a banda é uma forma de fixar um acessório ao dente sem a necessidade de colagem.

No passado, todo o aparelho fixo era montado com bandas, o que dificultava muito a montagem do aparelho e a higienização.

Atualmente usamos a banda ortodôntica quase que exclusivamente nos molares.

Uma banda confeccionada dentro dos padrões, confere maior resistência ao tubo, sendo muito difícil o conjunto se soltar.

A banda pode provocar algum problema?

Se a banda ortodôntica não estiver bem adaptada ou apresentar falhas na cimentação, pode permitir a entrada de resíduos alimentares.

Isso pode produzir um odor desagradável, inflamações gengivais e até mesmo cáries extensas.

Bandas com mobilidade provavelmente estão soltas, ou seja, o cimento que existia entre o metal e o dente se dissolveu e os resíduos estão entrando neste espaço.

Esta situação deve ser resolvida o quanto antes.

Veja neste post mais informações sobre o perigo das bandas mal-adaptadas.

Na imagem observa-se uma banda com tubo soldado.

Cada ortodontista tem suas preferências

Muitos ortodontistas preferem trabalhar sempre com banda ortodôntica para evitar o descolamento das peças.

Outros usam esse recurso apenas eventualmente, para casos bem específicos.

Em algumas situações, contudo, é impossível abrir mão do uso das bandas.

Disjuntores palatinos, arcos transpalatinos, distalizadores, botão de nance e outros aparelhos que se fixam internamente, precisam de bandas para serem usados.

Para visualizar como as bandas são usadas nos disjuntores palatinos veja este infográfico sobre expansão rápida de maxila.

Portanto, pode-se dizer que a escolha entre tubo colado ou bandado depende do ortodontista, do caso e do tipo de aparelho que será usado.

Mas uma coisa podemos afirmar: Os molares devem ser incluídos na montagem do aparelho ortodôntico sempre que possível.

1.399 Comentários para: “Bandas (ou anéis), usar ou não?

  1. Olá Dr, estou com uma dúvida e preciso que você esclareça pra mim.
    Usei o aparelho fixo por 2 anos seguidos e tirei o mesmo ontem (28/12). O meu dentista já tirou o modelo dos meus dentes para “construir” o aparelho móvel/contenção e me dispensou, falando pra eu marcar uma data mais próxima possível para a “meta final”.
    Porém eles vão estar entrando de férias dia 30 (quarta-feira) e só voltam dia 6/01 (quarta-feira). Pedi essa data para a recepcionista porém ela disse que está lotadíssimo até o dia 9. A mesma disse que só tem horários no dia 12 DE JANEIRO. Isso pode prejudicar a posição dos meus dentes? E quando mais rápido eu colocar o móvel/contenção melhor?
    Agradeço desde já!

  2. Thaís,

    Acredito que o seu ortodontista esteja seguro da estabilidade dos dentes na posição.
    Caso contrário, teria dado instruções para marcar a entrega da sua placa com mais urgência.
    O intervalo não está tão grande assim, mas sempre é bom entregar a placa o quanto antes.

    • Dr.André,estou usando aparelho ortodôntico há 5 meses e estou muito desconfiada da minha dentista,pois ela não coloca os “anéis” e nem “separador” ! Um dia perguntei e ela disse que não usava,os dois eram substituídos por uma peça (ela não me explicou que peça era essa) e também meus molares não precisavam,pois já eram alinhados! Os “anéis” só servem para os dentes molares?? Qual a sua opinião sobre o meu caso?

        • Dr. André, eu uso o aparelho fixo à 1 ano e 7 meses, NUNCA tinha soltado um braquete, desde que eu coloquei, porém, hoje eu estava comendo uma bala ( Butter Toffes para ser mais expecífico ), e grudou em um braquete, e eu puxei com a saliva mesmo e soltou o braquete, e ele ficou “sambando” no arco ( risos ), enfim tudo bem, aí continuei com a bala e grudou na banda, e eu tirei com a língua, só que quando eu puxei, a banda descolou do dente ‘-‘, e agora ela está totalmente solta, eu consigo tirar totalmente do dente ( só não consigo da boca porque tá presa no arco ), e conforme eu mastigo, ela fica saindo e entrando no dente, aí liguei pro meu consultório e foi marcada uma consulta pra amanhã (31/01), já que foi hoje de tarde que isso aconteceu, eu queria saber, vai comprometer alguma coisa eu ficar esses dois dias com a banda solta? Quero dizer, por causa disso vou ter que ficar mais tempo com o aparelho? Meus dentes vão entortar um pouco fazendo o procedimento demorar mais?
          Quero dizer, eu ia tirar daqui a 5 meses, quando completasse 2 anos, por causa disso vou ter que usar mais tempo? Já não aguento mais isso, e não vejo a hora de tirar logo, mas agora eu to com medo de ter que ficar mais tempo ‘-‘. Eai, o que você acha?

            • Olá doutor, eu tinha uma banda no dente, meu dentista resolveu tirá-la porque agora estou usando os elásticos, então só colocou um tubo colado, porém com a retirada da banda ficou um buraco no meu dente, não dói, mas agora esta ficando um pouco amarronzado, a parte do cimento ainda não saiu, queria saber se esse buraco também faz parte do cimento ou se é uma carie, mas até hoje ele não tratou. Também queria saber se tivesse uma carie a manutenção do aparelho também seria responsável por removê-la.

              • Anna,

                Em primeiro lugar a remoção da banda inclui a retirada de todo o cimento que tenha ficado aderido ao dente.

                Depois é necessário definir se há uma cárie ou não e tratá-la o mais rápido possível para evitar maiores problemas.

                Mas normalmente é um outro dentista que vai restaurar o dente e este tipo de procedimento não costuma ser incluído no valor mensal da ortodontia.

            • Dr. Andre, hoje colocaram meus separadores. Estranhei, pois antes foi dada uma lixada entre alguns dentes logo antes de por a borracha. Foi utilizada aquela lixa fininha. Isso pode ter enfraquecido meu esmalte? Justo nos dentes onde serão colocadas as bandas. O polimento era obrigatório? O que faço??

  3. ola, gostaria de esclarecer uma duvida. estou a usar aparelho nos dentes e foi necessário extrair 2 dentes em cima para dar espaço aos outros para irem ao lugar. agora tenho dois buracos feios…gostava de perguntar em média quanto tempo demora ate os dentes juntarem e o espaço fechar?

  4. Catarina,

    É difícil falar em tempo para o fechamento sem ver seu caso, pois posso criar expectativas erradas e acabar interferindo na sua relação com o seu ortodontista.

    Por que você não pergunta para ele (a) quanto tempo será necessário?

    Você deve se sentir confortável em fazer questionamentos ao seu ortodontista pois o dever dele é sempre tirar suas dúvidas.

  5. mesmo sem as bandas ou aneis o aparelho resolve?por que meu dentista colocou o aparelho em mim e me disse que não iria prescisar de usar aneu ou banda.. eu te peço que me explique bem estou com medo de usar aparelho e não resolver meu caso!! abrigada!!!!vcs estão de parabes pois sempre dão atenção as minhas perguntas!

  6. Vanuza,

    Como escrevi nesta postagem, se os tubos forem colados no lugar de bandados, não há problema algum, o aparelho funciona da mesma maneira.

  7. ENTÃO DR.MEU DENTISTA NÃO COLOCOU O TUBO NO LUGAR DE BANDA,TB NÃO SEI SE VAI COLOCAR AINDA!POR QUE ELE SÓ COLOCOU APARELHO NA PARTE SUPERIOR;SERÁ QUE CONDO EU VOLTAR QUE É NO DIA 26 DE JANEIRO ELE VAI COLOCAR O TUBO? SE ELE NÕA BOTAR O TUBO O QUE EU FAÇO?

  8. Natalia,

    Desculpe a demora em responder sua pergunta, mas nestes casos só mesmo voltando ao seu ortodontista para recimentar a banda.
    Espero que o problema já esteja resolvido.

  9. Oii..usei aparelho nos dentes por 3 anos, tirei jah faz uns 2 anos quase… E tive que usar de novo, pois meus dentes voltaram a ficar tortos. Coloquei o aparelho hoje, só que o dentista nao colocou a banda. Ele já colou as taxinhas direto, nos dentes da frente. (os 3 ultimos dentes, tanto em cima como em baixo nao foi colocado taxinhas, entao nao fazem parte do aparelho) . Minha duvida é sera que vai resolver ? vai deixar meus dentes certos?

  10. Luara,

    Você deve se informar com o seu ortodontista se as bandas ou tubos serão colocados.
    Caso a resposta seja negativa, pergunte o motivo pelo qual estas peças não serão utilizadas no tratamento.

  11. Olá, Dr. André!!! Agradeço a atenção e agilidade ao responder minha pergunta, mas voltando ao mesmo assunto, como disse anteriormente a dentista não colocou nda nos meus dois ultimos dentes, nem banda, nem tubos, ou seja, eles estao fora do aparelho, será que dessa forma que foi colocado está tendo alguma eficácia? sinceramente não estou colocando fé nese meu tratamento.

  12. Glaucia,

    O ideal é ter estes dentes incluídos no aparelho sim, mas em alguns casos o tratamento pode ser realizado sem os tubos de acordo com a preferência do profissional.

    Se você não está segura deve questionar seu ortodontista.

    Quando eu escrevo isso muitas pessoas entendem que eu esteja levando o cliente a brigar com o ortodontista.

    Mas é exatamente o contrário.

    O cliente precisa compreender tudo o que o ortodontista pretende fazer para ficar tranquilo durante o tratamento. A falta de informação leva o cliente à insegurança e ansiedade. Com o tempo isso se transforma em tensão e pode terminar em desentendimento.

    Questionar o profissional educadamente e exigir respostas claras não é afrontar, agredir ou desconfiar da capacidade do ortodontista.

    Isso é buscar o diálogo e a confiança necessária à realização de um tratamento, seja ele qual for.

    Por isso eu sempre recomendo: Questione e insista em obter respostas claras, seja chato se for preciso, mas não abra mão disso.

    Isso é bom para o cliente e para o ortodontista que passa a ter uma noção maior de quanto seus clientes estão realmente satisfeitos.

    O diálogo e a transparência são fundamentais neste longo relacionamento que é o tratamento ortodôntico.

  13. O normal é o aparelho ser montado no início do tratamento completamente. Mas pode ser que no seu caso especialmente, o ortodontista esteja aguardando alguma movimentação para coloar as bandas.

    Ou pode ser que você já esteja com os tubos colados e nem precise de bandas, pois seu aparelho já está completo.

    É difícil responder sem ver o caso.

  14. Então Dr. usei aparelho fixo por 4 anos fiquei 3 anos livre dele , porém tive que voltar a usar minha dentista disse que eu ficaria de 8 meses a um ano com ele,porém na minha ultima manutenção ao perguntar quando eu iria tirar ela disse que não tinha previsão e qe eu teria que colocar mais 4 aneis no caso estou com 8 aneis vc pode me dizer pra que serve eles ?

  15. Rafaella,

    Talvez ela vá usar bandas nos pré-molares, mas isso não é suficiente para dizer o que se passa com o seu tratamento. O ideal é conversar com a sua ortodontista mesmo.

  16. Olá Dr. André! Minha dúvida é a seguinte, coloquei o aparelho fixo tem mais ou menos uns 2 meses, e semana passada foi colocado um aparelho no céu da boca pra diminuir minha mordida profunda, também foi colada as bandas, mas percebi que as bandas não estão cimentadas no último dente e sim no penúltimo. É normal? Vai fazer o mesmo efeito no tratamento? Ah, já extraí os 4 cisos.
    Obrigada!

  17. Renata,

    É normal as bandas serem cimentadas nos primeiros molares. Se for necessário talvez o seu ortodontista coloque os tubos também nos segundos molares que são os últimos dentes.

  18. Mery,

    Depende do caso, normalmente é recomendável usar tubos nos molares, sejam eles colados ou bandados.
    Mas alguns ortodontistas tratam casos mais simples sem os tubos.

  19. Dr. Usei aparelho fixo durante 3 anos tive que passar pela fonoaudióloga porque eu estava colocando a linguá no meio dos dentes, e agora finalmente tirei meu aparelho dia 17/04, porém hoje notei que meus dentes na frente estão se abrindo, abriu um pouquinho coisa que quase não da para se notar, mas abriu
    antes de eu colocar o aparelho meus dentes da frente eram abertos,o que eu devo fazer? informar ao meu dentista? será que vai continuar abrindo os meus dentes?
    ahh e vou pegar meu móvel só dia 19/05
    obrigada

  20. Jessica,

    Acho que você deve entrar em contato e avisar o que está acontecendo.

    Talvez seja bom tentar adiantar a colocação da placa de contenção.

    E pode ser necessário fazer uma reavaliação com a fonoaudióloga.

  21. Catiane,

    É difícil avaliar a mobilidade sem ver o caso, o ideal é voltar ao seu ortodontista e mostrar a ele para saber se há risco de perda de resultado.

  22. Juliana,

    Não há problema nisso, apenas o aparelho pode ficar mais desconfortável e os dentes ainda não vão se movimentar por que é o arco que faz a movimentação.

  23. Dr. Tirei meu aparelho ortodontico e estou esperando para vir meu movel, e agora meu dentista teve que viajar as pressas por motivos pessoais e vai atrazar mais ainda meu aparelho movel, ja estou a mais de um mês sem ele.. estou em tratamento fonoaudiólogo também e agora comecei a notar que quando eu acordo meus dois dentes da frente estão afastados um do outro, pouca coisa mais tenho medo de eles voltarem porque antes de eu colocar aparelho eles eram abertos.. ja havia ligado para o meu dentista antes de ele viajar e ele disso que isso era normal, mais eu duvido que seja.
    O que eu faço Dr? Acho que o problema está a noite quando estou dormindo, deve ser a postura da lingua que está errada?? pois como eu disse: eu colocava a lingua no meio dos dentes por isso tive que fazer tratamento com a fonoaudiologa.. será isso o problema? pois durante o dia minha lingua fica na posição correta e tudo

  24. Maitê,

    O ideal é voltar ao seu ortodontista o mais rápido possivel para providenciar a placa de contenção.
    E talvez ainda seja necessário fazer mais um pouco de fonoaudiologia.

  25. Dr. eu tenho deficiência da face não sei o tratamento certo meu dentista disse que deveria fazer uma cirurgia pq o maxila também esta deslocado mais já faz 1 mês e meio que coloquei o aparelho fixo ainda não entende pq coloquei o aparelho fixo pois o medico disse que ia fazer de tudo para melhorar o meu caso e ate agora não sei ao certo que fazer, pode mim explicar qual é o tratamento certo para isso? A tenho mordida torta…

  26. Cris,

    Aconselho você a ter uma conversa com o seu ortodontista até entender exatamente o que ele planejou para o seu caso.
    Lembre-se que você precisa saber tudo o que vai ser feito em você para poder aprovar o tratamento.

  27. Olá Dr, gostaria de saber se eu posso limpar meu aparelho móvel com creme dental e com escova, pois tenho uma amiga minha que disse que não pode limpar com pasta de dente porque pode estragar..
    Obrigada pela atenção

  28. Oi Coloquei aparelho tem 3 semanas apenas na parte superior tenho a mordida aberta e os dentes afastados o problema é que vou morar na Noruega.Lá eles disseram que fariam a manutenção e colocariam o aparelho na perte inferior o que o Dr me aconselha.

  29. Eu aconselharia fazer tudo por lá mesmo, mas se o aparelho já foi colado você pode tentar encontrar um ortodontista que concorde em trabalhar com o aparelho colado por outro profissional.

    Mas não se espante se a maioria preferir remover tudo e reiniciar do zero, pois esta é a conduta mais recomendável.

  30. Muito obrigada Dr. Andre.Pode me tirar outra dúvida vou ficar 2 meses lá sem fazer manutenção é o tempo de sair meu visto não vai ter nenhum problema em ficar esses meses sem fazer nada?

  31. Dr parece que eu tenho o mesmoproblema que a Catiane ai de cima né
    bom o meu é assim, depois que tirei meu aparelho fixo que faz mais ou menos uns 2 a 3 meses meus dentes ficaram meio moles, agora eu uso aparelho móvelmais eles ainda estão meio moles, eu falei com meu dentista e ele me disse que é porque eu usei muito tempo aparelho, será que isso é mesmo verdade? quando mecho nos meus dentes da pra ver que estão moles, isso só nos dentes da frente
    o que será que é? porque isso ocorre?
    obrigada Dr.

  32. Oi dr! uso aparelho fico há quase 3 anos, na clínica onde faço tratamento mudou de dentista no meio do tratamento não gostei muito mas não tinha outra opção, a primeira dentista me disse que o tratamento duraria de 2 anos a 2 anos e meio, eu tinha diastema mas agora graças a deus meus dentes estão bem alinhados. Minha dentista quando eu perguntei quando iria tirar o fixo disse que ainda não tinha previsão certa, ai queria saber se é normal de uma profissional a outra mudar assim pois a 1ª dentista disse que seria até 2 anos e meio e isso já passou. Ah, e também se tem risco de meus dentes da frente se separarem novamente, já ouvi gente dizer que os dentes voltaram ao normal mesmo usando o removível corretamente. Obrigada

  33. Laila,

    Como eu já disse, é difícil avaliar a mobilidade sem ver o caso, mas se os dentes começarem a se movimentar é sinal que ainda há uma instabilidade e você deverá voltar ao seu ortodontista para buscar uma solução.

    A mobilidade existe por que o osso não foi totalmente reconstituído em torno das raízes dos dentes. Algumas vezes pode ser pela remoção do aparelho fixo antes da hora, outras por que os dentes continuam recebendo algum tipo de força como por exemplo o toque de um dente antagonista ou pressão da língua.

    Por isso é importante avaliar para saber qual o motivo da instabilidade.

  34. Karen,

    Este é o problema da troca de ortodontista no meio do tratamento: Como cobrar de um profissional o que foi combinado com outro?

    Mas talvez a segunda ortodontista esteja apenas querendo manter o aparelho fixo por mais uns meses para melhorar a estabilidade do caso e evitar problemas como o da Laila aqui em cima.

    Converse com ela e tente ter uma resposta mais clara em relação aos prazos.

  35. Obrigada dr!

    E com relação aos dentes voltarem a posição inicial após deixar de usar o móvel?
    Morro de medo disso, afinal tantos anos de tratamento e eu detestava ter diastema.

  36. Bom dia Dr.

    Coloquei meu aparelho na parte inferior ontem e me gerou algumas duvidas;

    Perguntei a ele se seria colocado a famosa banda nos molares..

    A resposta foi o seguinte..

    Nao seria colocada pois ele não aplica mais essa pratica, e utiliza produtos mais eficazes para garantir que as brackets não se descolassem.

    O motivo da utilização é para solucionar o problema de Diastemas (foi feita cirurgia para remoção do freio), sendo que a mordida esteja correta.

    Isso está correto?
    Ele disse que o tratamento durará de 1 ano a 1 ano e meio.

    Grato desde já.

  37. Ola..Dr. estou com duvidas e muito medo,faz dois dias que colocaram aquele separador entre os dentes amanhã terei que voltar para colocar a banda gostaria de saber se vou continuar com esses separador?e se colocando a banda posso pedir para colocar no mesmo dia o aparelho?Obrigado!!!

  38. Karen,

    O risco da recidiva (perda do resultado) sempre existe.

    Por isso é necessário fazer uma boa contenção ainda com o aparelho fixo na posição, seguido do uso da contenção removível segundo as recomendaçoes do ortodontista e fazer consultas periódicas de monitoramento do resultado.

    Com tudo isso, ainda pode haver alguma perda, mas se houver um acompanhamento, esta será mínima e facilmente revertida.

  39. Vinicius,

    Com uma boa técnica de colagem pode-se tratar a maioria dos casos sem o uso de bandas. Basta colar o tubo diretamente no dente.

    Eu mesmo raramente as uso, por isso acho que o que foi dito está correto.

    Quanto ao prazo, me parece razoável já que a sua oclusão está correta.

  40. Naia,

    Os separadores são retirados e as bandas colocadas nos dentes, você não terá mais os separadores entre os dentes.

    Você pode pedir para fazerem a colagem no mesmo dia, mas isso depende da forma como cada ortodontista trabalha.

  41. Entendo o que o Sr. falou e agradeço pela resposta.. me aliviou

    e me desculpe, mas gerou-me outras duvidas..

    No caso do aparelho.. esqueci de citar que ele foi fixado até o segundo pré-molar..
    E no caso foi colocado um Bracket com um ferrinho minimo em baixo (nos caninos, 1 e 2 pré-molares) mas por fotos vistas pela internet não parece ser um TUBO.

    Poderia acarretar algum problema essas situações??

    Grato!

  42. Vinicius,

    Então o aparelho está indo até o pré-molar apenas e não até o primeiro molar.

    Não é o mais comum, mas não quer dizer que esteja errado. Pode-se inclusive tratar com brackets apenas nos dentes anteriores.

    Talvez ele ainda vá colocar os tubos.

    Mas, repito, este não é o padrão, portanto você pode e deve perguntar ao seu ortodontista por que o aparelho não vai até o molar.

  43. Boa Noite Dr.
    Bom, coloquei o meu aparelho hoje, porém, o dentista falou que preciso fazer uma cirugia pois o maxilar inferior é maior. Ele, recomendou não por o aparelho porque não ia ser vantajoso, porém, optei colocar apenas para alinhar os dentes.
    Minha duvida é : Ele não colocou os anéis, ou o anel (não entendo muito bem) e não incluiu os molares, é certo ?

    desde já agradeço.

  44. Corrigindo ; Mandibula é maior que o maxilar. Desculpe.. não entendo muito bem.
    conhecida como Classe III.
    Mas é necessário mesmo fazer uma cirugia, com o aparelho não tem como dá uma ajustada, não 100% mas diminuir a diferença? 🙁

  45. Ana Luiza,

    Se você foi diagnosticada como Classe III, dificilmente terá um resultado completo apenas com ortodontia.

    Estes casos geralmente precisam de cirurgia para uma solução ideal.

    Quanto a fazer um tratamento ortodôntico para tentar uma compensação e disfarçar o problema esteticamente, é uma decisão que o ortodontista e o cliente devem tomar em conjunto.

    Dificilmente você terá uma oclusão correta, mas pode ser que fique satisfeita do ponto de vista estético. E aí o seu ortodontista deve avaliar se há a possibilidade de algum comprometimento fucional importante que contra-indique esta alternativa.

    Apenas depois destes passos vocês poderão optar ou não por uma correção apanas com ortodontia de um caso que é cirúrgico.

  46. Dr depois de tirar oaparelho fixo todos temque usar aquela contenção né, já estouusandoa contenção mais nãoseipor quanto tempovou ter que ficar usado-a, mais se eu quizer posso ficar usandoela pro resto da vida? talvez pro resto da vida seja muito tempo mais por vários anos? mesmo se odentista falar que não precisa?
    acho que todo mundotem medo que os dentes voltem e eu também tenho, por isso fico com essa duvida na cabeça, pode ou nao?

  47. Boa tarde Dr queria uma opinião.Eu usei aparelho fixo por 5 anos e fiquei dois anos parada sem manutenção pq começei a trabalhar e era longe e ficava dificil pra eu poder sair.E agora ela tirou e disse q se eu estivesse me sentindo esteticanmente bem eu nao precisaria colocar a placa de contenção só q fazem 10 diuas q tirei o fixo e os dentes da frentes estão se abrindo pouquinho quase nem nota mais tenho medo de abrir mais o q devo fazer mando fazer a placa de contenção mas mandaria por outro e nao pela mesma pois é muito distante pra mim

  48. Michele,

    Use a placa de acordo com a recomendação do seu ortodontista e faça uma consulta de revisão com ele anualmente. Desta forma ele poderá monitorar a estabilidade do seu caso e evitar a perda dos resultados.

  49. Karizia,

    Parece haver instabilidade no seu resultado. O ideal seria ter uma placa de contenção para auxiliar na estabilidade e permitir que você perceba se algum dente está se movimentando (quando a placa entrar mais apertada).

    O ideal seria também fazer a placa com a ortodontista que fez o tratamento, mas se não for possível, procure outro profissional e explique a sua situação.

    Você, como todos os clientes de ortodontia, precisa é de um acompanhamento anual para monitoramento do seu resultado.

    Esta é a melhor maneira de assegurar a manutenção do resultado obtido no tratamento ortodôntico.

  50. olá,Doutor usei aparelho dois anos atrás,e só agora os meu dentes do ciso estão nascendo, o que gostaria de saber é se corre o risco deles voltarem a ficar tortos?
    Agradecida.

  51. Doutor, coloquei aparelho á 2 dias, mas a detista naum colocou ainda o anel, disse que vai colocar no mês que vem. O que quero saber é: Enquanto naum estou usando o anel, somente o aparelho, ja vai fazendo efeito nos dentes?

  52. usei aparelho por 6 anos e meio..retirei usei a contençao por 2 anos, parei d usa-la a um ano, percebi recentemente que esta abrindo um espaço nos dentes da frente, bem discreto, quase nem se nota, voltei ao meu ortodontista e obtive o conselho d passar resina no espaço para tampar, o mesmo disse q nao seria necessario colocar o aparelho novamente, que providencia devo tomar neste caso ?

  53. Raíssa,

    Se o arco estiver sendo usado, já deverá haver algum nivelamento mesmo sem as bandas cimentadas nos molares.

    Se as bandas serão colocadas em um mês, não vejo problemas.

  54. Milena,

    Neste caso depende muito da situação. Nem sempre é fácil fazer a restauração em resina quando os dentes estão pouco separados.

    O pouco espaço pode dificultar o trabalho.

    Por outro lado é uma solução mais rápida que a movimentação com aparelho fixo ou móvel.

    Converse com o seu ortodontista sobre as duas alternativas. Só mesmo ele que conhece o seu caso pode dizer qual é a melhor opção.

  55. Pedro,

    É possível que o seu ortodontista ainda venha a usar bandas em você, mas para mim é muito difícil responder por que nem mesmo vi seu caso.

    Mas lembre-se que você sempre pode perguntar isso diretamente para o seu ortodontista. Com certeza ele terá prazer em explicar como será feito o seu tratamento.

    Se você for menor de idade, deve ir à consulta com um responsável para tirar estas dúvidas mais importantes.

  56. olá doutor, é normal colocar o aparelho sem colocar antes os separador? pois isso aconteceu comigo, agora depois de um mes já de uso vou colocar os separadores e as bandas., obrigada pela atenção

  57. Daniele,

    Estes detalhes variam de acordo com as preferências do ortodontista. Dentro de um intervalo de um mês não vejo nenhum problema em fazer as bandas depois da colagem.

    Apesar de não fazer desta forma, não acho que vá prejudicar seu tratamento.

    Mas não custa nada fazer esta pergunta para o seu ortodontista.

  58. Dr. é normal colocar os tubos para segurar o aparelho sem as bandas? as pessoas dizem q meu dentista é doido pq ñ colocou as bandas., Obg

  59. Tirei hoje os separadores e o meu dentista colocou as bandas, depois tirou um molde e tirou elas…e me disse que iria mandar para um protetico…não estou usando nada agora, nem banda e nem separadores…isso é normal?

  60. Izabela,

    Não há problema algum em se colar os tubos diretamente nos dentes. Pode ser um pouco mais difícil posicionar o tubo, mas é sim possível e nada complicado quando o ortodontista está acostumado.

    A chance de descolamento do tubo aumenta um pouco sem a banda, mas a higiene é mais fácil e a gengiva agradece.

    Eu mesmo, raramente uso bandas nos meus clientes e não tenho problemas com os meus tratamentos.

    Fique tranquila que seu ortodontista não é doido não.

  61. Solange,

    Sim, é normal. Ele fez uma moldagem de transferência para confeccionar um aparelho que provavelmente vai passar pelo seu palato como um disjuntor ou um arco transpalatino.

  62. pus o fixo há dois meses e fiz a frenectomia a 1 mês e até agora nada de meus dentes da frente juntarem, as vezes acho que meu dentista tá me enrolando, não sinto dor, nem diferença alguma na hora de apertar. Isso é normal doutor?

  63. Carla,

    Acho que está muito cedo para achar que seu ortodontista está enrolando.

    Em alguns casos o cliente pode perceber alterações em dois meses, mas não em todos.

    Talvez a sua insegurança venha de alguma dificuldade de comunicação entre você e seu ortodontista. Converse com ele.

    Você precisa se sentir à vontade para fazer este tipo de pergunta ao seu ortodontista. Senão seu tratamento será realizado em um clima de ansiedade e desconfiança.

    Comunique-se com ele e questione.

    Tudo de bom para você!

  64. DR.Tenho um certa duvida meu dentista colocou hoje um tal de anel no meu dente de traz eu estou na duvida o que ele vai colocar no segundo meses da minha manutenção eu queria sabe o que ela vai colocar
    dr. me dar um dica ai
    porque estou ficando preocupada.

  65. Sandra,

    Pelo que eu entendi você já está com as bandas nos molares e imagino que o seu ortodontista vá colocar agora o resto do aparelho colando os brackets e colocando o arco ortodôntico.

  66. Prezado Dr. Andre

    Retirei hoje as bandas do meu aparelho, e notei que nos dentes onde haviam as bandas, há estruturas rígidas com pontos amarronzados na superfície. Não tenho dor alguma nem na mastigação nem normal. O padrão de fixaçao de tais estruturas é assimétrico, sendo subgengival no dente da arcada superior esquerda e mediano no dente da arcada superior direita. O padrão de tal estrutura é circular. Gostaria de saber se isso é cárie do esmalte ou alguma sujeira presa ao fixador da banda. O que devo fazer no caso de ser cárie do esmalte?

  67. Guilherme,

    Provavelmente isso é resto do cimento usado na fixação das bandas. Acredito que o seu ortodontista possa remover estes excessos com uma cureta ou usando ultra-som odontológico.

    Eu não recomendo que você tente remover sozinho para evitar acidentes.

    Se você tiver dificuldade em entrar em contato com o ortodontista, qualquer dentista pode fazer a remoção.

  68. Olá Dr. André

    Encontrei seu blog enquanto ” navegava” na web pesquisando sobre ortodontia, pois gostaria de entender mais sobre o mecanismo de funcionamento do aparelho ortodontico fixo. Depois de protelar por anos, comecei a usá-lo a uma semana atrás e uma das razões é a mastigação profunda. Já vi algumas postagens/respostas sobre minha dúvida, porém gostaria de entender melhor. Ao instalar o aparelho, a ortodontista só colocou braquetes até os caninos, somente na arcada superior e me informou que depois colocaria as bandas e após uns 2 ou 3 meses montaria a arcada inferior. Mas, como que o aparelho vai atuar corretamente se está solto nas extremidades? De que forma ele começa a modificar a posição dos dentes para que só “mais tarde” sejam colocadas as bandas? Como que a arcada virá para frente, se não há nenhuma força de tração sobre os dentes (até aquela dorzinha, aquele incomodo que ela disse que teria nos primeiros dias, não senti nada)?. Na consulta não atentei para essas interrogações e antes de voltar e questioná-la, sendo totalmente leigo no assunto, ficarei agradecido se puder me orientar.

    Desde já agradeço pela atenção, parabéns pelo blog e um forte abraço.

    André Cardoso
    Biólogo

  69. Andre,

    A colagem dos brackets apenas nos dentes anteriores não chega a ser um problema, alguns profissionais trabalham assim e não acredito que no prazo de um mês isso comprometa o tratamento.

    Também não vejo problema em colar o aparelho inferior num prazo de dois meses.

    O alinhamento e nivelamento dos dentes anteriores vai ocorrer mesmo sem a parte posterior do aparelho, desde que você esteja com um arco ligando os brackets. Sem arco os dentes não movimentam.

    A dor também vaira muito de uma paciente para outro. O fato de não doer não quer dizer que não vá funcionar.

    Acho que você pode aguardar um pouco mais para ver se os resultados aparecem, mas não deixe de questionar a sua ortodontista sempre que tiver dúvidas. Isso faz parte de um relacionamento profissional saudável e transparente. É bom para você e para ela.

    Sucesso no tratamento!

  70. Olá doutor, obrigado por responder a todos. Me deixou seguro em perguntar:

    Tratei com ortodentista por 4 anos, tirei 4 pré-molares no começo do tratamento pois meus dentes eram muito pra frente.

    Depois do tratamento, tirei o aparelho mas surgiu uma diastema no dente superiores incisivos. A ortodentista usou resina para fechar, ficou muito bom, continuei usando o móvel mas depois de um tempo começou a abrir de novo (detalhe que agora já estou com resina). Então eu uso o móvel durante a noite e meus dentes amanhecem juntos, mas é eu tirar pra eles começarem a se separar levemente.

    Estou com uma dúvida, seria possível usar um fio metálico desses que uso na parte inferior… na parte de cima, para unir os dentes? Qual a melhor solução agora que estou no meu caso, irei conversar com ela, mas quero saber sobre as possibilidades.

    Outra coisa é que acabo dormindo de boca aberta e minha respiração como a lingua podem estar empurrando os dentes, mas, citam para procurar uma fono, o que ela pode fazer por isso? Tem algum aparelho que eu possa usar pra dormir e me acostumar?

    Antes de tirar o aparelho, meus cisos nasceram mas estão perfeitamente alinhados e compensou pela retirada dos outros 4 no começo do tratamento…

    Me ajude, obrigado.

  71. João,

    Parece haver uma instabilidade no resultado do tratamento, mas não há como saber qual é a melhor solução sem uma avaliação clínica.

    Às vezes a contenção colada por trás pode resolver, mas isso depende do que está causando a instabilidade e só a sua ortodontista pode dizer.

    Quanto à fonoaudiologia, também acho que pode ajudar, mas como esta não é minha especialidade, prefiro não opinar.

    Se os sisos estão bem posicionados, ótimo, não há motivos para preocupação.

    De qualquer forma, esta recidiva do diastema é comum mas não é nada demais, fique tranquilo que vai ser resolvido.

  72. Boa Tarde, Dr.!

    Tirei meu aparelho em julho, estou usando contensor só que meus dentes inferiores não estão totalmente alinhados, outro dia dei uma mordida errada e meu dente ficou mole, fui até meu dentista ele colou novamente a linha e só. Existe a possibilidade de por novamente o aparelho na parte inferior se o resultado não estiver de acordo com o esperado. Outra coisa também meus dentes não ficaram juntos uns dos outros terei que fechar com rezinha os espaços causados por dentes irregulares?
    Obrigado.

  73. Dr° fui no dentista para ver um problema que esta acontecendo com minha gengiva ela esta retraindo. Mais ai a doutora disse que eu precisaria fazer a pasta ortodontica e depois ela veria se teve perda ossea ou não, caso não tivesse eu teria que colocar aparelho, pois ela disse que tenho a mordida errada. Eu então gostaria de saber se a realmente a necessidade de usar aparelho por esse motivo, pois eu coloquei e estou muito arrependida, o que eu faço agora ? Liguei para Doutora mais ela disse que preciso e blablabla….e disse que vou precisar usar por 2 anos e meio e meu sorriso é tão bonito, e de aparelho ficou muito feio. Abraços.

  74. Francisco,

    Se os dentes não estão ainda totalmente alinhados, pode-se recolocar o aparelho para corrigir (desde que os dentes tenham boa saúde periodontal, como qualquer tratamento ortodôntico requer).

    Quanto às separações, é preciso saber se ocorreram por que os dentes são muito estreitos, e neste caso, o aumento da largura com resina pode ser uma solução.

    Ou se ainda falta alguma movimentação para fechar os espaços completamente. E isso só o seu ortodontista pode dizer.

  75. OLÁ DR. BOA NOITE,
    COLOQUEI MEU APARELHO FIXO NO COMECO DE JUNHO DESTE ANO MAS SOMENTE A PARTE DE CIMA, SEMANA PASSADA FOI COLOCADA OS ESPACADORES PRA COLOCAR AS BANDAS E HOJE COLOQUEI AS BANDAS NA PARTE DE CIMA E COLOQUEI A PARTE DE BAIXO DO APARELHO GOSTARIA DE SABER SE COLOCA BANDA NA PARTE DE BAIXO TB

  76. Dr. Coloquei o aparelho faz um mes, só que o fio (arco) saiu.. pois comi uma torrada, e acabou arrebentando. O que terá que fazer, sei que tenho que voltar lá.. vai ter que montar o aparelho tudo de novo ? Desde já, agradeço. E gostaria de saber, se é cobrado… além do preço da manutenção. Obrigada.

  77. Guilherme,

    É isso mesmo, você vai voltar e seu ortodontista vai substituir o arco, imagino que sem custo para você por que isso é um problema relativamente normal.

    Mas cada profissional tem a sua forma de trabalhar e cobrar, por isso, não posso dizer se você vai precisar pagar algum valor adicional.

  78. Bom Dia Dr. eu ja estou usando o aparelho fixo mas antes de ter colocado minha dentista queria que eu fissesse uma extração em 3 dentes,optei por não tirar pq eu ja havia tirado um ciso e passei muito mal até desmaiei…a minha duvida seria será que por não ter tirado esses 3 dentes irá me prejudicar no resultado final?não quero tirar pq desmaio desde ja agradeço!!!

  79. DR Meu dentista colocou meu aparelho na parte de cima
    eu queria sabe ser ele vai colocar na parte de baixo
    mas so que eu estou sentindo muita dor sera que e bom tomar algum medicamento pra para de doer!!!

  80. Nadia,

    A extração dos dentes muda completamente a situação da boca e, por consequência, o plano de tratamento e o resultado final.

    Portanto, podemos dizer que o resultado com as extrações é um e sem as extrações será outro.

    Então, se o seu caso tiver realmente indicação de extrações, a falta delas vai prejudicar o resultado. E imagino que a sua ortodontista já lhe disse isso.

    Âs vezes é possível contornar o problema (principalmente em uma situação como a sua em que você passa mal), mas isso só é possível dizer com uma avaliação clínica.

  81. Sandra,

    É difícil dizer, mas acredito que ele vá colocar seu aparelho inferior em breve. Pergunte para ele, lembre-se que perguntar é um direito do cliente.

    Em relação a dor, é necessário entrar em contato com o seu ortodontista antes de se medicar.

  82. Olá Doutor!
    Então,coloquei aparelho faz uns 2 meses com Bandas nos Penultimos dentes na parte Inferior e vou colocar na superior na proxima semana e dai tem um dente que esta sem brecket só o fio de aço porque quando ele colocou escapou na primeira mordida e estava encomodando e voltou a ficar so o Fio de aço e escapa muito e peguei o custeme de ficar mexendo não sei se por isso mas hoje a banda ficou mole e tirei e coloquei Sou Mexelão ;S
    Daew meu outro horario é so na prxima semana pq ele n é da minha cidade. Devo ficar coma banda ou sem estou no começo do tratamento e ele n entorta o fio ele quer que meus dentes vão a ffrente o que eu faço?
    Des de já agradeço.
    Desculpe o texto meio grande!
    Fica com Deus ;D

  83. Mais uma pergunta coloquei 6 borrachinhas no céu da boca e ele disse que vai colocar aparelho pra enlarguecer o céu da boca que tipo de aparelho ele ira colocar ? Paladino

  84. Boa noite doutor.
    Meu dentista colocou 8 separadores na parte superior numa quarta feira depois voltei na sexta feira, ai ele tirou os separadores e colocou as bandas e tirou na mesma hora acho q foi pra medir ñ sei, eu gostaria de saber q tipo de aparelho sera colocado? pq como eu disse ele colocou 8 separadores na parte superior.É normal?

  85. Stevan,

    Você pode “quebrar-um-galho” por alguns dias, mas deve retornar o mais rápido possível para recimentar a banda corretamente.

  86. Stevan,

    Parece que o seu ortodontista colocou separadores e você. Se for isso, pode ser com o objetivo de instalar um disjuntor palatino.

    Existem diversos tipos de disjuntores como o Hirax, o Haas e o Mcnamara.

    Se você fizer uma busca com estes nomes no google imagens deve achar alguma coisa.

  87. Dayvidson,

    Se tiver sido feita uma moldagem ainda com as bandas em posição, então foi uma moldagem de transferência.

    Este procedimento serve para a confecção de um aparelho sob medida para a sua arcada superior.

    Não tenho como saber exatamente que aparelho será.

    Mas tudo isso é normal no início do tratamento.

  88. oi! Meu nome é Sandra eu tenho 15 anos já vai fazer um ano que eu estou com aparelho mais tem trÊs dentes dos debaixo que estao mole o que eu faço será que eu posso perde ou fica assim

  89. Sandra,

    É muito difícil dizer alguma coisa sem avaliar você, mas se os seus dentes estão com mobilidade o seu ortodontista precisa ver isso.

    Só ele pode dizer se a mobilidade está dentro do normal ou apresentando algum risco para a saúde dos dentes.

    Então não perca tempo! Vá logo fazer sua consulta e pergunte o que está acontecendo.

    Boa sorte!

  90. Dr°.
    Usei aparelho, por 3 anos. já fazem se passaram 6 anos.. que terminei o tratamnto.
    Mas agora os dentes, estão entortanto, as presas, então se elevando conforme era, antes. não está mais perfeito como era.
    Gostaria de saber, se tenho q pagar o tratamento novamente, pois pretendo ir até a clinica.?
    pois não paguei, para meus dentes fiquerem perfeitos por um tempo.

  91. Olá Francieli,

    Essa situação é um pouco complicada…

    Eu sempre dou garantia dos meus tratamentos pelo resto da vida.

    Mas esta é a maneira como eu trabalho e existe uma condição para isso: O cliente precisa fazer uma consulta por ano para monitoramento do resultado.

    Eu não sei o que foi combinado entre você e o seu ortodontista na época do seu tratamento. Nem se houve algum contrato.

    Também não sei se você fez algum tipo de acompanhamento nestes seis anos ou se usou placa de contenção.

    Como cada profissional tem uma forma de trabalhar e não há uma regulamentação específica para estes casos, acho que você pode voltar à clínica para conversar e tentar encontrar uma solução.

    Tudo de bom para você.

    Dr. Andre

  92. boa tarde doutor, ontem sexta feira eu coloquei o aparelho expansor palatino, só que esta atrapalhando bastante a minha fala, sera q depois eu vou acostumar e falar direito com esse aparelho?

  93. Dayvidson,

    Você vai se acostumar sim, fique tranquilo quanto à isso, ok?

    Espere uma ou duas semanas e a sua fala vai melhorar.

    Abraços,

    Dr. Andre

  94. Boa Tarde,

    Doutor preciso me mudar e faltam 6 meses para eu terminar meu tratamento ortodontico tinha um diastema nos dentes da frente, meus dentes ja estão todos alinhados ja uso o aparelho a 1 ano e 6 meses. Até eu encontrar um medico de confiança nesta cidade nova pode demorar. A dentista vai retirar o aparelho. Minha duvida é será que vai voltar tudo como era antes quando iniciei o tratamento caso eu não continue o retome?

    Desde já agradeço,

    Daniele

  95. Daniele,

    Talvez seja uma opção você continuar com o aparelho fixo apenas como contenção. Depois você procura um ortodontista só para remover o fixo e moldar para fazer a placa removível.

    Assim você diminui o risco de abrir o diastema de novo.

    Se o seu aparelho não apresenta um alto índice de brackets descolados, eu aco que pode valer a pena. Converse com o seu ortodontista.

    Depois volte e conte como você resolveu, ok?

  96. Dr.
    Ja faz uns 4 meses que estou com aparelho fixo,mas o a minha dentista nao diz nada sobre os aneis ou tubos,ela colocou apenas os braktes e os fios inferiores e superiores.Isso e normal?
    desculpe pelos(braktes).

  97. Oi Renan,

    Se ela não diz nada, pergunte.

    Lembre-se que é seu direito saber tudo o que acontece no seu tratamento e é dever do ortodontista explicar com clareza todos os detalhes para você.

    Seja firme nos questionamentos, mas sempre com educação. Mostre que você respeita o profissional, mas nem por isso vai abrir mão de entender o que se passa no seu tratamento.

    Este tipo de diálogo é bom para ambas as partes.

    Um abraço e boa sorte!

    Dr. Andre

  98. tenho aparelho fixo ha dois e sempre tive problemas com as bandas pois nao consigo comer nada. Sinto uma dor enorme em fisgada como se estivesse enfiando agulha na juncao da banda com a gengiva que incha e as vezes sangra. O dentista diz que a banda nao esta entrando na gengiiva e diz que o tubo de colagem solta sempre. Afirma tambem que pra procurar periodontista que me afirmou que nao tenho doenca periodontal. o que pode ser?

  99. Olá doutor, estou com separadores e está doendo muito é normal ?!
    E semana que vem vou colocar as Famosas Bandas e estou com muito medo, é doloroso ?
    Desde já agradeço,
    Helen

  100. Olá Paula,

    Se a sua gengiva dói, sangra e incha, alguma coisa não está normal, concorda?

    Se você tem uma boa escovação e a banda está bem adaptada não há motivos para estes problemas aparecerem.

    Observe se a banda está com mobilidade, por que se estiver solta pode causar problemas como estes que você relatou.

    Leia mais sobre o assunto neste post:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/o-perigo-das-bandas-mal-adaptadas/

    Além disso, converse de novo com o seu ortodontista e mostre que você ainda está insegura com esta situação.

    Boa sorte!

    Dr. Andre

  101. Olá Helen,

    Separadores são desconfortáveis mesmo, por isso eu prefiro colar os tubos sempre que possível.

    Mas se as bandas forem bem adaptadas funcionam muito bem e o risco de descolamento é eliminado, o que é uma grande vantagem.

    Qaunto à dor, eu acho que o pior já passou. Depois dos dentes separados, a banda entra sem dificuldades.

  102. Olá coloquei 4 separadores no dia 30/08 nos dentes superiores. No dia seguinte notei que caiu 2, um de cada lado, e os dois últimos. Fui ontem na dentista novamente para a colocação, porém hoje caiu 1 novamente (um dos últimos). Vou lá novamente apenas na quinta-feira dia 09/09 para recolocar. Ontem ela até tentou colocar um arame ao invés da borracha, porém ela disse que meus dentes são muito juntos e não conseguiu. Enfim, gostaria de saber se não houver sucesso com os separados se é possível fazer a colocação das bandas sem ele. Ou como será feito. Agradeço a atenção.

  103. Olá Gabriela,

    Se os dentes estão realmente muito juntos, pode ser difícil fazer as bandas sem a separação, mas dificilmente não se consegue uma solução para separar os dentes um pouco. Acredito que a sua ortodontista vá tentar de novo.

    Em último caso pode-se até desgastar um pouco o esmalte usando-se tiras de lixa para facilitar a operação.

    Ou, dependendo da situação, colar o tubo diretamente no dente sem o uso da banda.

  104. oi ,eu acabei de colocar esses tais separadore e os dentes de trás estam doendo,sem falar na hora de morde parece que o dente saiu do lugar e muito dificil comer, é assim mesmo ?quando eu for colocar as bandas vai melhorar?

  105. Boa noite,
    Doutor preciso tirar uma dúvidas eu ja estou faz uns dois meses fazendo tratamento para colocar o aparelho e nada, ja coloquei separador(superior) ai tirei coloquei o anel, ai minha dentista falou que iria colocar os braquetes na proxima consultar, fui chegou lá ela tirou um molde da parte superior e depois tirou os aneis superiores, ela falou que eu tenho que colocar um aparelhinho para corrigir a mordi, ela só fica falando que meu caso e um pouquinho complicado, eu queria saber se é comum demorar tanto tempo assim?
    È se ela quando colocar o tal do Hyrax, pode colocar os braquetes?

    Desde já, muito obrigada.

  106. Vitória,

    É isso mesmo, os separeadores são bastante desconfortáveis, mas esta fase dura pouco e logo você deverá estar com as bandas.

    Como os dentes se afastam acabam movimentando outros dentes vizinhos, por isso incomoda para mastigar.

    Abraços,

    Dr. Andre

  107. Olá Dr. André,

    Coloquei aparelho tem uns 2 meses, e até agora minha dentista só colocou na parte de baixo fico achando que o tratamento está muito devagar.
    Outro problema é que sempre achei que a banda era pra ser colocada no último dente e ela colocou no penúltimo dente dos dois lados.
    Gostaria de saber se isso está certo?

    Obrigada.

    att,

    Letícia.

  108. Dr. André,

    gostaria de fazer mais uma pergunta.
    As bandas quando estão um pouco soltas, comprometem o eficiência do aparelho?
    as minhas estão soltando sempre, sinto que a que solta ela esta larga no dente, já falei com minha dentista sobre isso, mas ela disse que é normal.

    att,

    Letícia.

  109. Letícia,

    Respondendo à primeira pergunta, de acordo com a sua descrição:

    Os penúltimos dentes a que você se refere devem ser os primeiros molares que sempre são incluídos no aparelho e muitas vezes recebem bandas, mas podem ter os tubos colados também.

    Os últimos dentes seriam os segundos molares que nem sempre são incluídos no aparelho, mas que também podem ser bandados ou colados.

    Então não vejo nada de errado até aqui.

    Mas esta situação das bandas soltas eu considero um problema que precisa ser monitorado. Leia mais sobre isso neste post:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/o-perigo-das-bandas-mal-adaptadas/

    Boa sorte!

    Dr. Andre

  110. Dr . eu to pra colocar aparelho e eu não tenho o dente incisivo lateral esquerdo , e isso torna os meus dentes separados na frente . Eu queria saber se vai ser preciso que eu remova o incisivo lateral direito para ficar igual dos dois lados . E o aparelho completo é colocado em um dia só ?
    desde já , agradeço pela resposta !

  111. Evely,

    Casos como o seu são relativamente comuns e podem ter várias soluções diferentes de acordo com a situação.

    Algumas vezes o espaço pode ser fechado e o canino transformado em incisivo lateral através de desgastes e restauração com resina. Esta pode ser uma boa opção quando o espaço está quase fechado e também quando faltam os dois laterais e não há assimetria no sorriso.

    Outras vezes o espaço pode ser aberto até ser possível fazer um implante ou uma prótese do incisivo lateral. Esta é uma alternativa que pode ser usada em casos como o seu, por exemplo.

    Remover o incisivo lateral que você ainda tem pode até ser um caminho, mas nós nunca gostamos muito das opções que incluem extrações. Ainda mais de um incisivo superior.

    Por isso acho que você deve conversar com mais de um ortodontista para ouvir opiniões diferentes e poder tomar sua decisão com mais segurança.

    Quanto à colocação do aparelho ser toda feita em uma única consulta ou por partes, depende do profissional, pois cada um tem uma maneira de trabalhar.

    Espero ter ajudado você.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  112. Boa tarde !!!

    Estou com outra dúvida doutor,uso aparelho há 3 meses e não foi colocado nos dois dentes superiores de trás pq? isso é normal,perguntei a minha dentista ela disse que a princípio não vai colocar só de depois precisar é assim mesmo?

    obrigado por toda sua atenção!

  113. Rosely,

    Nem sempre os segundos molares são incluídos no aparelho ortodôntico, às vezes isso pode não ser problema para o resultado final.

    Mas o ideal é que estes dentes tenham seus tubos instalados e sejam incluídos no aparelho.

    Também é comum o ortodontista aguardar alguns meses para colar as peças nestes dentes e não colá-los necessariamente junto do resto do aparelho.

    Como cada caso tem suas características, recomendo que você pergunte ao seu ortodontista por que os tubos não foram instalados.

    Abraços,

    Dr. Andre

  114. Olá Dr. Já utilizei aparelho uma vez, removi e meus dentes voltaram pro lugar e eu voltei a usar em fevereiro deste ano. Somente ontem (14/10) ela colocou a banda em baixo, meu aparelho não vão até os dentes de traz, tanto em cima quando em baixo, vão até os pre molares q foi onde ela colocou a banda (somente na parte de baixo), a banda q ela colocou não tem nada, é lisa.. gostaria de saber se isso é normal, gostaria tb de saber pra que serve, já que ela só a colocou depois de 8 meses !
    Desde já agradeço !

  115. boa noite DR meu braket caiu e o arco estava me machucando entao cortei um pedacinho sei que o braket nao é caro para recolocar mas e o arco que o envolve?

  116. Sindy,

    Uma banda sem acessórios soldados não tem função no aparelho ortodôntico, mas talvez haja algum aparelho por dentro fixado na banda e você não tenha percebido.

  117. Thiago,

    Isso depende de como o seu ortodontista trabalha. Pode ser que ele cobre pelo arco que você cortou, mas normalmente não se cobra este tipo de coisa.

  118. Sindy,

    Sim, há esta possibilidade, a sua ortodontista pode ter colocado a banda para depois remover e soldar algum acessório nela.

    Mas isso não é um procedimento usual.

    Pode ser que no dia de fazer a banda ela estivesse sem o acessório para a solda e tenha colocado-a provisoriamente para não perder a separação.

    Mas é realmente impossível saber sem ver o caso.

    Com certeza ela poderá explicar os motivos quando você for à consulta.

    E depois venha aqui me contar o que foi, ok?

    Abraços,

    Dr. Andre

  119. Olá, Dr. André. Gostaria de saber por quanto tempo, em média, cada fio é mantido até que seja trocado por outro mais grosso. E qual a duração média da fase de alinhamento e nivelamento dos dentes, antes que se passe ao uso dos elásticos? Abraços, obrigada!

  120. Jaqueline,

    Cada profissional usa uma sequência de arcos diferente de acordo com a sua formação e preferências.

    Alguns arcos podem ser usados por um ou dois meses enquanto outros por até um ano.

    Além disso, o fato de não se trocar o arco não significa que não houve alteração no aparelho, que pode ser feita com molas, elásticos e amarrações entre outros recursos.

    E cada caso requer ações diferentes para ser resolvido. Alguns precisam de mais arcos que outros.

    O próprio uso dos elásticos também varia muito. Alguns ortodontistas usam mais do que outros e ainda existem as variações de tamanho, força e posição em que os elásticos serão usados.

    Ou seja, um tratamento ortodôntico não é uma “receita de bolo” em que sempre se segue um roteiro igual.

    Cada pessoa tem uma necessidade e o planejamento deve levar tudo isso em conta.

    Abraços,

    Dr. Andre

  121. o aparelho fixo de juntar os dentes é colocado em uma só consulta , ou os acessórios são colocados de pouco a pouco ?
    e se for colocado de pocuo a pouco , quantas semanas demoro pra telo
    completo na boca ?

    Desde de já agradeço 😉

  122. Olá, Doutor. Coloquei o aparelho fixo terça-feira(19/10). Quando cheguei em casa percebi q a dentista não colocou o aparelho ate o fim dos dentes, ou seja ficaram os dois ultimos dentes sem aparelho e notei tbm que foi colocado esse tubo, enfim gostaria de saber se colocando esse tubo será necessario a colocação da banda?

  123. Lívia,

    Nem sempre os separadores causam tanta dor, pode ser que seus dentes já estivessem um pouco afastados ou que você não seja tão sensível.

    Ou ainda, que o separador tenha se deslocado e por isso não movimentou os dentes.

    Converse com o seu ortodontista sobre isso.

    Abraços,

    Dr. Andre

  124. Evely,

    Isso depende de preferências do ortodontista.

    Alguns colocam todo o aparelho de uma só vez enquanto outros fazem isso por etapas.

    O problema que o cliente apresenta também pode influenciar na forma como o aparelho é montado.

    Por isso não podemos dizer que há apenas uma maneira correta de se montar o aparelho.

  125. Ione,

    Nem sempre os segundos molares são incluídos no aparelho.

    Pode ser que o seu ortodontista ainda vá colá-los ou que não use estes dentes durante todo o tratamento. Isso só ele pode dizer.

    Se o tubo já foi colado, não será feita a banda no dente. Pois a banda serve para fixar o tubo. É uma laternativa à colagem direta deste acessório.

    Abraços,

    Dr. Andre

  126. Bom dia Dr.
    Estou usando aparelho há aproximadamente 2 meses. Nas duas vezes em que fui ao dentista, na primeira pra colocar, e a segunda para apertar, em ambas as vezes senti pressão do fio no dente nos 2 primeiros dias, e depois é como se “relaxasse”. Nem as dores mencionadas por outros usuários de aparelho fixo eu cheguei a sentir. Gostaria de saber se é normal esse quadro ou pode estar acontecendo do fio não estar sendo apertado corretamente. Obrigado!!

  127. Ricardo,

    Não se preocupe, é isso mesmo que você deve sentir. O que deve ser evitado é a dor excessiva durante o tratamento que sinaliza para uma força exagerada na ativação do aparelho.

    Abraços,

    Dr. Andre

  128. Boa tarde Dr.

    Uso aparelho fixo há mais de três anos, inicialmente era só para consertar um dente que eu tinha torto. Depois de uns 5 meses o sente já estava no lugar, só que os dois dentes da frente foram se separando um do outro. Eu perguntei a minha dentista se era normal e ela disse que sim pois eles estavam se posicionando. No início desse ano eu perguntei se ia demorar muito pra ela juntar esses dois dentes e ela disse que ainda tinha que mudar de fio muitas vezes ainda até que pudesse juntar os dentes. Só que já fazem tres anos e ela não fez nada ainda!

  129. Olha, eu coloquei aparelho faz cerca de 1 mês. Hoje eu percebi que o meu arco ortodôntico soltou do tubo molar (eu não uso banda). E ele não soltou por completo, só a ponta que ficava integrada ao tubo se soltou. Eu vou precisar colocar bandas ou só reencaixar o fio?

  130. Olá Mariel,

    Vou repetir aqui o que digo sempre nestes casos: Você vai precisar conversar com a sua ortodontista e questionar por que não acabou o tratamento ainda, quanto tempo falta e o que será feito daqui para frente.

    Insista em ter um planejamento e um cronograma para definir até onde vai o seu tratamento.

    Estas informações devem ser passadas para o cliente pelo ortodontista.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  131. Lisandra,

    O primeiro arco normalmente é bem fininho e flexível, então pode se deslocar durante a mastigação e sair do tubo independente do uso de banda no dente.

    Provavelmente só será preciso reencaixar o arco no tubo.

    Quando você tiver usando um arco mais grosso este problema vai acabar.

    Abraços,

    Dr. Andre

  132. oi Dra
    coloquei o meu aparelho hyrax essa semana ,porem a banda do dente que fica atras do canino trincou. e parece estar querendo descolar uma parte.nao esta afetando em nada pois esta bem preso no dente..da pra imendar de algum jeito?,vou precisar trocar o aparelho ou nao interfere em nada
    Obrigado
    abraços

  133. Cristian,

    Normalmente um disjuntor palatino precisa estar totalmente fixado nos dentes. Se uma banda estiver solta ou rompida a direção da força pode ser alterada e as consequencias podem comprometar a saúde de um ou mais dentes.

    Procure logo o seu ortodontista para avaliar a situação, ok?

  134. Olá doutor, então, o meu caso é que eu to com o aparelho em cima quase 4 meses só em cima, nada em baixo ainda,
    Eu não uso bandas, só um “puxador” que é colado direto no dente, isso significa que vai demorar mais o tratamento?
    e tambem, meu aparelho só vai até o penultimo dente, o ultimo não tem nada, isso é certo?
    E assim, minha dentista não tira fotos, e nem faz medidas e essas coisas que outros dentistas fazem, pra ver o posiciosamento e essas coisas
    fico inseguro com isso…
    se puder me esclarecer algo sobre isso, obrigado.

  135. Jailson,

    O fato de você estar apenas com o aparelho superior, não ter bandas e não ter o segundo molar incluído no aparelho não quer dizer que tenha alguma coisa errada no seu tratamento.

    Da mesma forma, medir e fotografar são positivos no tratamento (eu faço sempre), mas não garantem um bom resultado.

    Pode ser que a sua ortodontista tenha esta forma de trabalhar.

    Mas converse com ela e questione tudo isso.

    Esta é a melhor maneira de recuperar a segurança no tratamento.

  136. Talyta,

    Isso depende do ortodontista. Alguns usam bandas e outros não.

    Não sei se você leu o post completo, se não leu, recomendo que leia pois vai tirar muitas dúvidas.

    Se depois ainda tiver dúvidas, volte a escrever, ok?

    Abraços,

    Dr. Andre

  137. ola dr. andré, tenho uma duvida uso aparelho e minha dr. falou que devido a isso, o aparelho ta atrapalhando minha fala e vou precisar colocar um botao lingual o que é um botao lingual? como e onde ele é posto? causa algum desconforto? e afinal para que serve?

  138. Dr. usei aparelho durante 1 ano e seis meses e há mais de um ano não fiz mas minha manutenção! a ultima vez que falei com meu dentista ele disse que eu tinha que fazer uma nova documentação pois ela não podia colocar meu aparelho pq fazia muito tempo que eu não fazia manutenção, isso é verdade??
    Outra coisa ele disse que meus dentes poderiam ficar moles e eu perde-los?
    Tbm tenho minha gengiva inchada( ela acabou “cedendo”) devido ao tratamento… O que eu faço??? Preciso de resposta urgente!!

    Obrigada desde já

  139. Olá Dr. gostaria de tirar uma duvida… usei aparelho fixo durante 9 meses nos dentes superiores e tirei segunda feira, vou ficar 5 dias ate chegar o aparelho movel na sexta feira, quando tirei, os dentes estavam perfeitos mas hoje um dia depois de ter tirado notei que um dente entortou e voltou como era antes de colocar o aparelho, levemente para tras, quero saber se o aparelho movel ira coloca-lo no lugar de novo alinhado aos outros como no dia que eu tirei o fixo… ainda continuo com o fixo na parte inferior, será que terei que colocar de novo? Isso e normal?? Desde já obrigado….

  140. Taiane,

    O botão lingual é uma peça de acrílico que fica em contato com a mucosa palatina e serve para ancoragem ortodôntica.

    Ele pode sim trazer algum desconforto na fala em algumas pessoas, mas isso depende de cada um.

    A sua ortodontista vai orientar você na época da colocação do aparelho.

  141. Luana,

    Pelo que entendi, você largou o tratamento e ficou com o aparelho fixo colado nos dentes por um ano sem nenhuma manutenção. E vou responder a sua pergunta baseado nesta conclusão, ok?

    Se você ficou tanto tempo sem nenhum tipo de acompanhamento, é natural que o seu ortodontista queira novas radiografias para saber como está a sua saúde bucal.

    E realmente existe o risco de problemas mais sérios com as raízes dos dentes. Você não deveria abandonar o tratamento por tanto tempo sem ter avisado e combinado com o seu ortodontista.

    Quanto à gengiva, parece estar inflamada, possivelmente pelo acúmulo de placa ao redor do aparelho.

  142. Debora,

    Nove meses me parece muito pouco tempo de tratamento e isso pode estar relacionado à pouca estabilidade dos dentes.

    Não é normal o dente sair da posição um dia depois da retirada do aparelho.

    Mas não tenho como saber se será possível corrigir isso com o móvel ou se seu ortodontista optará por recolocar o fixo.

    Eu particularmente prefiro a segunda opção.

  143. Olá Doutor,
    por favor gostaria de saber se aquela borrachinha azul para separar um pouco os dentes é prejudicial, minha dentista colocou por que eu senti um pouco de dor entre um pré-molar e molar e ela falou que é mais fácil para verificar se há cáries, é normal usar essas borrachinhas para isso?
    obrigada

  144. Olá Daniely,

    Bem, atualmente eu não sou clínico, faço apenas ortodontia, mas este recurso da separação para avaliar diretamente a cárie é um procedimento que eu sempre fazia quando ainda tratava estes problemas.

    Nem todos os profissionais fazem isso, mas eu considero uma ótima alternativa.

    Fique tranquila.

  145. olá Doutor!!!
    Minhas gengivas estão se afastando dos dentes,qro dizer,os pezinhos dos meus dentes ja estão aparecendo,daqui a pouco chega na raiz….o que devo fazer pra elas voltarem….é estranho,as gengivas subiram…pq acontece isso?o que devo fazer p voltarem no lugar?

  146. Dr. Coloquei os aneis inferiores mês passado não incomodou tanto , ontem coloquei os superiores e eles são bem maiores e possuem alguns ganchos que estão me machucando muito, o sr. acha que devo ir ao meu dentista ou esperar pra ver se a mucosa se acostuma ? obg !

  147. Boa tarde doutor,

    Já chorei, já fiz de tudo. Doutor, eu usei aparelho, por dois anos e meio, e tive que colocar novamente, já faz um ano que eu estou usando o aparelho, cuido dos meus dentes, passo fio dental, escovo nem sei mais quantas vezes por dia, faço limpeza, a minha doutora sempre me elogia que eu não tenho placas e nada, que estou com uma boa higiene.
    Acontece que eu não sinto mais os meus dentes duros, só moles, sinto eles moles na hora que eu encosto um dente no outro. Tenho muito medo que pode ser alguma coisa….. Quando será que eles ficaram bem fixos novamente?

  148. Cheila,

    A mobilidade é relativamente normal durante a movimentação, mas não temos como saber o grau de mobilidade dos seus dentes sem um exame clínico.

    Observe se os dentes com mobilidade estão em trauma, ou seja, tocam nos dentes da outra arcada quando você fecha a boca. Isso pode estar acontecendo.

    Mas o correto mesmo é fazer uma radiografia panorâmica para avaliar se as raízes estão realmente com algum problema. E se for o caso procurar um periodontista.

    Boa sorte para você,

    Dr. Andre

  149. Gislaine,

    Você precisa procurar um periodontista que é o especialista que trata das gengivas e dos outros tecidos de sustentação dos dentes.

    É este profissional que pode dizer o que está acontecendo e propor um tratamento adequado para você.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  150. Andre,

    É normal estes acessórios incomodarem logo que são colocados. Acho que você pode esperar até a proxima consulta e conversar com o seu ortodontista para saber se há alguma coisa fora do ideal ou se é assim mesmo que o aparelho deve ficar.

    Abraços,

    Dr. Andre

  151. Bom dia Doutor..
    Muito obrigada pela sua resposta… ontem marquei novamente dentista, e a doutora disse que a mobilidade esta normal, pois com o uso do apaelho fica assim.e ela me explicou tudo sobre a periodontia, que a mesma disse que naõ é o meu caso..

    Abs e obrigada…

  152. Dr., uso aparelho ortodontico à 9 meses, porém creio que haja algo de errado porque todos os meses alguma banda descola..
    As bandas da parte inferior são as mais frequentes à se soltar. Já conversei com meu dentista se a banda estava do tamanho adequado para o meu dente, mas ele diz que o problema deve ser com algo que eu mastigo e atrapalha a banda.. Porém, fico sem saber se pode ser algum alimento mesmo porque eu sigo todas as recomendações do dentista, para não marcar chicletes, balas, etc…

    No mês anterior, fiquei bem sismada porque após a manutenção de rotina, e foi preciso colar uma banda pra variar, passou apenas 2 dias e a banda soltou completamente..

    Ontem passei novamente pela manutenção, o dentista colou a mesma banda que soltou no mes passado, e hoje (1 dia após a manutenção) percebi que a banda está muito solta do dente..

    Dr. não sei o que fazer, preciso muito de sua opinião, porque achei muito estranho nas ultimas 2 manutenções, após dois dias a banda ter se soltado, sendo que não comi nenhum alimento duro que pudesse descolar o aparelho…

    Agradeço sua atenção, e aguardo anciosa pelo seu ponto de vista!!!
    Abraços!!!

  153. Boa tarde.
    Coloquei o separador no dia 24/11. Hoje eu estava me alimentando,e um deles caiu .
    A proxima consulta é só no dia 8/12. Tem algum problema ficar todos esses dias sem um dos separadores?

    Existe algum lugar que venda esses separadores para que eu compre e tente colocar em casa?

  154. Daiane,

    De acordo com o que você está dizendo, é possível que esta banda esteja realmente mal adaptada ao dente.

    Nestes casos, o cimento não consegue manter a banda na posição.

    Mas muitas vezes a anatomia do dente não ajuda. Quando a coroa do dente é muito curta, quando há uma formação atípica do dente ou quando existe alguma restauração como coroas ou blocos, fica mais difícil fazer uma banda bem adaptada.

    Ou seja, o fato da banda não estar adaptada não é necessariamente um erro do ortodontista, mas de qualquer forma, vai ser sempre difícil mantê-la cimentada no dente.

  155. Nayara,

    A banda ou o tubo podem estar altos e por isso você toca em alguma coisa quando fecha a boca. Neste caso seria bom fazer este ajuste para evitar trauma desnecessário.

  156. Olá,

    Eu usei o hyrax para expandir por 20 dias, porém, como ja tenho 24 anos, não expandiu só inclinação dos dentes e parei a expansão quando o dente começou a apontar na gengiva. Tirei o hyrax ontem depois de ter usado 20 dias, meus dentes que estavão os aneis estão moles da até para mexer é normal?

    Grato

  157. Lukas,

    É normal os dentes apresentarem alguma mobilidade devido à movimentação, mas só o seu ortodontista sabe o grau de mobilidade dos dentes e se isso pode se tornar um problema para o tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  158. Dr. André,

    Já vim algumas vezes aqui no site para fazer uma pergunta sobre o arco ortodôntico. Obrigada pela resposta.

    Agora o problema é outro. Eu não chamaria bem de problema, mas o que está acontecendo é o seguinte: eu coloquei aparelho fixo pois precisava consertar dois dentes e a mordida. Um dos dentes estava muito para trás, e o canino esquerdo estava muito para cima. A dentista, quando colocou meu aparelho, disse que o tratamento duraria em média dois anos. Daqui a alguns dias eu completo três meses com o aparelho e meus dentes já estão praticamente arrumados. Existe alguma possibilidade de eu finalizar o tratamento antes do previsto?

    Grata.

  159. Lisandra,

    Esta é uma dúvida muito comum entre os usuários de aparelho ortodôntico.

    A fase de alinhamento e nivelamento costuma ser mesmo muito rápida, mas é necessário consolidar os resultados obtidos, ajustar o encaixe entre as arcadas e trabalhar na inclinação das raízes que é o que demora mais, aparece menos mas é fundamental para a estabilidade do tratamento.

    Por isso acho que você não deve criar expectativas de terminar antes do prazo.

  160. Dr.
    eu tenho 15 anos e tem 1 mês mais ou menos que estou a usar aparelho, minha mordida é totalmente aberta e eu queria saber se há possibilidade do meus dentes voltarem ao lugar sem percisar de cirurgia e se é provavel que isso aconteça .

  161. Thaís,

    Isso depende de uma análise da radiografia do perfil para saber se a mordida aberta é de origem esquelética ou funcional.

    As esqueléticas costumam ter indicação cirúrgica, mas às vezes podem ser corrigidas apenas com mecânica de compensação com aparelhos fixos.

    As funcionais podem ser corrigidas com mais facilidade, mas ainda assim, mordida aberta sempre é um tratamento difícil.

    Infelizmente não tenho como dar uma resposta objetiva para você, mas o seu ortodontista certamente está mais apto a explicar estes detalhes.

  162. Gabriel disse: o meu dentista nao colocou anel no meu aparelho e colou no meu dente que esta perto do sisno esta doendo muito quer que eu faço ligo para ele e reclamo? ou espero o proximo retorno?
    me ajudem.

  163. Gabriel,

    Como já foi dito no post, o uso do anel (banda) é uma escolha do ortodontista.

    Mas se seu dente está doendo muito, certamente você deve ligar para ele e tentar agendar uma consulta o mais rápido possível.

  164. Boa tarde Dr, coloquei aparelho a um pouco mais de um mes e coloquei tbm 1 anel, venho fazendo a higienizacao de costume mas ultimamente venho sentindo um gosto ruim quando faco succao do dente em que tem o anel, estou um poko assustada, pois nunka tive caries , vc pode me dizer o que pode ser
    obrigada

  165. Bom dia,
    Estou com dúvidas pois fui colocar a borrachinha que separa os molares para colocar o anel e o dentista falou q meus dentes eram muito juntos e não dava para colocar mas que ele ia colar o anel, mas quando voltei lá ele só colocou o aparelho na frente sem pegar nos molares e falou que talvez nem precisasse colar nada porque se os dentes se movimentassem sem ele eu iria continuar assim mesmo. Ele também so colocou em cima porque eu tenho a mordida profunda, ele falou q so vai colocar na parte de baixo depois q suspender a mordida em mais ou menos 4 meses, mas a falta do aparelho nos molares que está me deixando preocupada, ele nao colocou o anel e nem colou nada. Aguardo sua orientação. Obrigada!

  166. Danniela,

    Realmente a única parte da história que não está muito clara é o por quê de não se colar os tubos dos molares superiores.

    Já que não foi possível bandar os dentes, que se cole os tubos.

    Inclusive isso facilita o levante da mordida profunda que permitirá a colagem inferior.

    Mas eu não vi o caso e o seu ortodontista deve ter estudado exaustivamente a sua documentação.

    Por isso ele está mais credenciado do que eu à orientar você.

    Converse com ele e exponha suas dúvidas e inseguranças.

    Com certeza você vai compreender os motivos e vai ficar mais segura em relação ao tratamento.

    Feliz 2011!

    Dr. Andre

  167. Olá, gostaria de saber qual a diferença entre Banda e Tubo?, qual a eficiencia?
    pois estou com aparelho a 7 meses e meu dentista opitou por colocar tubo,queria saber se eu opitasse pela Banda ñ seria melhor?
    obrigado estou aguardando resposta

  168. Olá, estou com uma dúvida.
    estou com aparelho fixo nos dentes de cima há 2 meses…e hj minha dentosta colocou resina embaixo de alguns dentes e nao consigo encostar os dentes de cima nos de baixo…
    Gostaria de saber para que serve, e quando ela tirar, o dente vai voltar ao normal?
    Aguardo sua resposta!
    Obrigada e Boa Noite

  169. Larissa,

    Pela sua descrição, sua dentista confeccionou batentes oclusais que impedem o fechamento completo da boca.

    Este tipo de recurso é bastante usado em ortodontia geralmente com a finalidade de permitir a colagem do aparelho inferior sem que os dentes superiores toquem e descolem os brackets da arcada inferior durante a mastigação.

    Quando forem removidos a sua oclusão vai normalizar de acordo com os objetivos do tratamento ortodôntico.

    Fique tranquila.

    Abraços,

    Dr. Andre

  170. Dr. Andre. Usei aparelho fixo durante 3 anos. No começo de dezembro retirei o aparelho e no mesmo dia a minha dentista fez um molde e pediu que voltasse no dia seguinte. Ela não me deu nenhum aparelho móvel prá usar nos dentes de cima e nehum ferrinho como tenho visto em outras pessoas prá usar por dentro dos dentes de baixo. O que ela me deu parece mais uma dentadura acrílica transparente, que serve como uma capa para os meus dentes, tantos os de cima como os de baixo. Muito estranho porque eles não se encaixam perfeitamente nos meus dentes, inclusive alguns deles ficam com poças de saliva. Ela disse que era pra eu usar só prá dormir. Durante o dia não uso absolutamene nada. Quando eu cheguei em casa e coloquei essa nem sei como dizer “dentadura acrílica transparente” achei tudo muito errado e torto, entrei em contato com ela que me disse que é normal e pediu prá que eu voltasse em janeiro. Ela não deveria ter me dado um aparelho móvel prá usar em cima e esse tal de “ferrinho” que é usado por dentro nos dentes de baixo? Ela está prá ter nenem e acho que quis agilizar e não me dando o que realmente seria o necessário. E prá que serve este material de acrílico que ela pediu prá usar a noite que cobre todos os dentes?
    Obrigada

  171. Olá Cida,

    Pelo que entendi sua dentista fez para você duas placas de acetato similares às usadas em clareamentos.

    Alguns ortodontistas têm usado este recurso para substituir os dispositivos de contenção tradicionais.

    Eu particularmente prefiro usar a placa superior com a contenção fixa superior como a maioria dos profissionais.

    Este vídeo pode ajudar você a compreender melhor como a contenção funciona:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/placa-de-contencao-e-o-tratamento-ortodontico/

    Se você não está segura deve conversar com ela e pedir a confecção das contenções tradicionais, nem que sejam feitas por outro ortodontista. Mas não podemos dizer que seus dentes vão sair da posição só por causa destes aparelhos que você está usando atualmente.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  172. Olá, doutor.Há um mês, pus o aparelho na parte superior, mas ainda não coloquei os anéis(apenas as borrachinhas para a separação dos molares).
    Só que eu estava perguntando para a minha ortodontista quando que ela iria colocar aquelas borrachinhas que ficam ligadas aos bracketes(e que podemos mudar de cor todo mês) e ela disse que não iria colocar porque ela espera um resultado rápido(e que essas borrachinhas podem frear o tratamento).Enfim, eu quero saber a sua opinião em relação a essas borrachinhas(se elas desaceleram mesmo o tratamento),já que eu queria usá-las, não só por deixar o aparelho mais bonito(ou menos feio!), como também por acreditar que essas borrachinhas ajudam, sim, no tratamento ortodôntico, tanto é que todos que eu conheço que usam aparelho, também usam essas borrachinhas.
    Também quero aproveitar para fazer outra pergunta.Todas as vezes que me veem com o aparelho(que como disse, uso apenas na parte superior,desde dezembro de 2010), as pessoas me dizem que meus bracketes são muito pequenos.Comparando com o das outras pessoas, percebi que realmente eles são menores.O que o senhor acha?
    O tamanho dos bracketes influencia no resultado?E as borrachinhas são realmente necessárias?
    PS: estou fazendo tratamento através da A.B.O. daqui do MA(cujo valor da manutenção é um pouco menor em relação aos consultórios).Bom, o que a dentista falou foi que, por ter em mente que não vai ficar o tempo todo fazendo o curso(na A.B.O.), foi por isso que ela optou por não inserir as borrachinhas(como eu disse, ela espera um “resultado rápido”).
    Por favor, doutor, me dê sua opinião.O senhor acha que devo continuar com o tratamento?Será que não devo fazer mesmo o tratamento através de um consultório particular?Ou devo continuar pela A.B.O.(até mesmo por ser mais barato)?Diga-me sinceramente.Esperando pela resposta.
    Duam S.M.A.

  173. Duam,

    Sua ortodontista está correta. As ligaduras elásticas geram mais atrito entre o bracket e o arco que os amarrilhos metálicos e isso pode aumentar um pouco o tempo de tratamento.

    Os brackets pequenos são bom sinal já que é mais fácil produzir brackets maiores e os melhores costumam ser menores.

    Se você deve continuar na ABO ou não depende do seu relacionamento com a sua ortodontista, entre outras coisas, mas não vejo motivos para sair.

  174. Obrigado doutor!Pelo visto, agora sei que sempre posso contar com sua ajuda!
    Conversei com a especialista(que supervisiona o curso) e, realmente, é verdade(tudo que minha dentista falou e que o senhor ressaltou aqui).
    E também não vejo mais motivos para sair!
    Mais uma vez, obrigado!

  175. Doutor, é normal os dentes molares ainda ficarem doloridos, mesmo após a retirada das borrachinhas?
    É que usei as borrachinhas(espaçadores) durante três dias.Agora já estou com as bandas, mas mesmo assim ainda dói.A dor está um pouco menor, mas ainda dói!

  176. Raíssa,

    É assim mesmo, se está diminuindo está normal. Os dentes foram movimentados e leva um tempo para voltarem ao estado inicial.

    Fique tranquila.

    Dr. Andre

  177. A minha dúvida é o seguinte:
    Fiz quatro implantes com sucesso há quatro anos atras. Mas agora o lado de dentro da gengiva onde foi feito um dos implantes está dolorido. Está dificil até para comer!! O pior é que o outro lado da boca tbm foram feitos dois implantes e está acontecendo a mesma coisa. O dentista até retirou um dos implantes e deixou sem o dente, para que ver se isso ia melhorar,fêz limpeza e nada. Continua incomodando. Isso tem uns seis meses que vem acontecendo. Antes eu não sentia nada nos implantes. Meu dentista disse que não há nada de anormal na minha gengiva e que ela está saudavél. Confesso que estou preocupada, pois sinto dores dos dois lados dificultando minha alimentação. O que devo fazer? Por favor,não me deixe sem resposta.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Sandy

  178. Olá doutor,eu gostaria de saber se o meu procedimento ortodôntico está certo.Eu vou ao dentista de 15 em 15 dias já coloquei o aparelho fixo na parte superior e inferior mas ainda não foram colocados os anéis nem os tubos.Está certo ou errado?

  179. Olá, doutor!Gostei muito do seu site.Bom, a minha dúvida é a seguinte:
    Pra que serve então aquelas borrachinhas que são colocadas nos bracketes, já que o senhor afirma que elas só aumentam o atrito?São apenas para o aparelho ficar colorido?
    Ah, e sinto muito incômodo nas minhas bochechas e língua, depois do uso desses anéis.Às vezes, até fere um pouquinho.Isso é normal?

  180. Doutor,eu coloquei as bandas e agora me surgiu uma dúvida.
    Por que a dentista colocou resina na parte de baixo dos dentes superiores(onde se mastiga)?É para evitar a contaminação?
    Não seria melhor deixar sem resina, já que pode haver infiltração?
    Ah, também queria pedir uma ajuda.Como posso escovar a língua?
    É porque toda vez tento escovar.Mas me irrito rapidamente.E também sempre sobra sujeira lá no final da língua e nem tem como eu tentar limpar com a escova porque surge vontade de vomitar?!

  181. Drº tudo bem?
    Em Setembro começou doeer mto minha cabeça,ia no hospital direto,tomava soro,remédios e etc..E não resolviaa!Um médico me falou que era problema no Maquicilar,e dps de 1 mês fui na UNESP da cidade vizinha e um professor de Odonto,flou que eu tinha problema no Maquicilar,que eu estava com os trigemios inflamato.
    Bom tive que usar uma placa(usei por 3 meses) ,ele mandou eu fazer na minha cidade pois se fosse na UNESP a placa ia demorar mto.Fiz na minha cidade a Dentista fez a placa errada esqueceu de colocar o ultimo dente de cada lado.Eu tinha os dentes perfeitos,mordida certa e etc..!Enfim esse mês mudei de dentista ele flou que como a placa foi feita errada minha mordida ficou errada tbm..Hoje estou usando as borrachinhas que fica no meio do dente aonde vai ficar a Banda..!
    Queria saber se o aparelho resolverá mesmo..!
    E também em qanto tempo estarei com o aparelho?
    Obrigada!

  182. Sandy,
    Eu realmente gostaria de poder te ajudar, mas sou ortodontista, não faço a parte de clínica geral e jamais fiz um implante em minha vida (nem pretendo fazer).
    Se o seu dentista que fez os implantes não está compreendendo o que está acontecendo, certamente a minha opinião não será útil neste caso.
    Mas você pode procurar a opinião de um implantodontista experiente para buscar uma resposta.
    Procure no site do CRO do seu estado.
    Boa sorte para você,
    Dr. Andre

  183. Larissa,
    A princípio não vejo problema na colocação do aparelho nesta ordem que você citou. Cada profissional tem suas preferências para trabalhar e nas fases iniciais do tratamento com arcos bem finos, a ausência de acessórios nos molares não é tão grave assim.
    Mas acredito que em breve o aparelho estará completo.
    Abraços,
    Dr. Andre

  184. Rafael,
    As borrachinhas têm a função de fixar o arco aos brackets e funcionam muito bem. Elas vêm sendo usadas pelos ortodontistas há muitos anos.
    Mas ainda assim elas apresentam a desvantagem de produzir atrito entre os brackets e o arco.
    As pesquisas científicas que buscavam melhorar a performance dos aparelhos ortodônticos apontaram na direção do desenvolvimento dos brackets auto-ligados que têm uma tampinha para prender o arco e não precisam das borrachinhas.
    Alguns ortodontistas adotam estes brackets em todos os tratamentos, outros (o meu caso) estão introduzindo este tipo de aparelho gradualmente nos seus consultórios enquanto outro grupo de profissionais ainda preferem o sistema tradicional com as ligaduras elásticas.
    O fato é que a redução do atrito traz alguns benefícios mas não garante um bom resultado por si só.
    Um bom ortodontista consegue bons resultados com qualquer tipo de aparelho, inclusive com as borrachinhas coloridas, que podem continuar sendo usadas sem problema.
    Quanto aos ferimentos nas bochechas, é preciso conversar com o seu ortodontista para checar se há algum excesso de material ou se é o contato normal entre a mucosa e o aparelho.
    Abraços,
    Dr. Andre

  185. Tony,
    Pela sua descrição ela fez batentes oclusais para levantar a sua mordida.
    Isso é comum em ortodontia e não traz riscos para os seus dentes. Mas precisa ser removido no final do tratamento.
    Quanto à higiene da língua, é preciso forçar um pouco mesmo. Você vai sentir náuseas mas vá cada vez um pouco mais para a parte posterior da língua.
    Quando der vontade de vomitar, pare e respire um pouco. Depois recomece.
    Só assim você vai reduzir a sensibilidade da língua e vai poder escová-la corretamente.
    Abraços,
    Dr. Andre

  186. Olá Dr. André,

    Uso aparelho há 4 anos e não aguento mais.

    Meu dentista não me explica os motivos dos passos que ele dá no meu tratamento. Há algum tempo senti dores do lado esquerdo, tirei RX e nunca fui informada dos motivos.

    Meu anel já descolou 3 vezes e agora ele me passou o uso de elásticos 1/4 todos os dias, não tirando nem para comer. Não consigo usá-los sempre, me incomodam e dói muito.

    No início do tratamento ele disse que não havia necessidade de extrair os sisos, no entanto, ao longo do tempo tive de extrair os dois superiores. É comum algumas mudanças de opinião do dentista ao decorrer do tratamento? É nós que devemos sempre perguntar o pq dos passos ou é dever do dentista explicar? (até me sinto mal de ficar perguntando sempre, sinto que ele não gosta).

    Para não usar o anel no céu da boca, eu coloquei dois parafusos, os quais segundo ele eram melhores. Já tirei o parafuso do lado direito e não senti nenhuma diferença. E o parafuso do lado esquerdo tem um elástico que o liga ao bracket do canino superior esquerdo.

    Fui em um outro ortodontista para saber sua opinião e ele me disse que não adiantaria eu colocar aparelho sem antes fazer uma cirurgia para corrigir meu Retrognatismo mandibular (disse que é bem leve, alguns pessoas disseram que não dá para notar). Disse que se eu finalizasse meu tratamento com o outro dentista, ele me deixaria uns 6 meses com aparelho, para realizar a cirurgia, e após esta eu o usaria por mais 2 anos.

    Não sei mais o que fazer! A única diferença que sinto nestes 4 anos é a correção dos dois dentes superiores da frente e os inferiores, que eram tortos. Mas sinto meus dentes para frente. Inclusive, ainda há um pequeno espaço nos dentes debaixo devido a uma extração de um pré-molar do lado direito.

    Obrigada por sua atenção.
    Abraços.

  187. Debora,

    Pelo que entendi os últimos dentes ficaram fora da placa e extruíram (saíram do osso) alterando a sua mordida e criando provavelmente uma mordida aberta anterior.

    Mas não tenho como saber como o caso vai evoluir sem ter visto você, sinto não poder ajudar mais.

    Boa sorte no tratamento,

    Dr. Andre

  188. Doutor, é verdade que depois de usar o aparelho fixo, deve-se usar o aparelho removível?Por quê?
    Ah, e o que é batente oclusal e pra que serve?

  189. Olá Juliana,

    Eu gostaria de poder dar uma resposta bem simples e objetiva para você.

    Mas é muito difícil julgar o que está certo ou errado baseado em uma descrição. Mesmo que seja detalhada como a sua.

    Parece que o seu ortodontista está tentando fazer distalizações na arcada inferior enquanto o segundo profissional achou que só com uma cirurgia o seu problema será resolvido.

    Provavelmente os dois estão certos, pois as duas soluções podem ser usadas dependendo do caso e do que o cliente deseja.

    O que posso sugerir é que você procure outros ortodontistas antes de tomar uma decisão. Converse bastante e use as “10 dicas” abaixo se decidir trocar de ortodontista:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

    Espero que dê tudo certo para você,

    Dr. Andre

  190. Larissa,

    Primeiramente, obrigado pelo elogio. Se você quiser apoiar o ortodontista.net siga-me no twitter: http://twitter.com/ortodontistanet , estou precisando de mais seguidores. 🙂

    Respondendo à sua pergunta: Depois de seis meses o normal seria já estar com os tubos nos molares. Mas como sempre, não há uma regra em ortodontia, eventualmente alguns casos mais simples em que os molares já estão bem posicionados, o ortodontista pode optar por não colar os tubos.

    Então acho que você deve perguntar diretamente para ele se estes acessórios ainda serão colocados ou se todo o tratamento será realizado sem os tubos.

    Depois volte aqui e me conte como foi, ok?

    Dr. Andre

  191. Cássia,

    Isso eu não sei, depende do que foi planejado pelo seu ortodontista.

    Normalmente depois de cinco meses a maioria dos clientes estão com os dois aparelhos colados, mas alguns casos podem demorar até mais que isso para a colagem inferior.

    Converse com ele e pergunte o que ele está planejando.

    Abraços,

    Dr. Andre

  192. Dr, eu tenho banda instalado na parte superior do aparelho fixo, e faz uma semana meu ortodontista colou tubos na parte inferior na parte de baixo mas sem banda, e o tubo sem banda machuca mais do que com a banda.
    Dai eu pedi para ele instalar a banda, mas ele disse que não dá
    Mas qual o motivo de não poder instalar banda?
    Att,
    Danrlei Anderson

  193. eu coloquei os espaçadores entre os dois ultimos dentes e to sentindo umas dores de cabeça, mais precisamente na região da fonte.
    é normal?
    ( coloquei ontem, dia 18 01 2011)

  194. Olá Doutor,

    Coloquei hoje minhas bandas superiores hoje e assim que sai do dentista nem conseguia fazer minha oclusao!
    Meus dentes simplismente não se encaixavam.. perguntei da drª se isso era normal e ela disse que sim! Assim que cheguei em casa fui ver no espelho e tinha muito cemento na face oclusal do dente… Isso está incomodando muito ficar sem fechar a boca! Isso é normal!? Uso aparelho para ajustar uns diastemas e por ter mordida profunda!

    Aguardo resposta!

  195. Danrlei,

    Eu acho difícil o tubo sem banda machucar mais do que o tubo com a banda.

    Pode ser que na arcada inferior esteja machucando mais que na superior, mas seria uma diferença entre as arcadas e não entre “com banda” e “sem banda”.

    Também pode ser que o tubo usado em baixo seja diferente, maior ou de outra marca em relação ao superior. Isso poderia levar à esta diferença.

    Mas, repito, não consigo imaginar como com a banda ficaria mais confortável do que sem ela.

    Quanto ao motivo para não instalar a banda, eu diria que a higienização é um deles.

    Abraços,

    Dr. Andre

  196. Ana Paula,

    O cimento na face oclusal não tem utilidade nenhuma a não ser que o objetivo seja mesmo criar uma desoclusão, e neste caso só sua ortodontista pode dizer se era isso mesmo que ela queria.

    Como você tem uma mordida profunda, pode ser que ela tenha feito isso de propósito e aí você vai precisar ter paciência até normalizar a modida e poder remover estes batentes oclusais.

    Converse com ela e tire esta dúvida.

    Abraços,

    Dr. Andre

  197. Mariana,

    Isso pode acontecer e não quer dizer que vá piorar. Mas é bom mostrar para o seu ortodontista quando for fazer sua consulta.

    Abraços,

    Dr. Andre

  198. Olá doutor, tenho algumas dúvidas!
    Fiz um retratamento do canal há um mês e agora percebi que na base da “coroa falsa” está ficando preto/negro/escuro!
    Quero saber se isso é normal. E também quando eu passo o fio dental entre os dentes: no caso entre o da “coroa falsa”, que fiz o retratamento (primeiro molar inferior direito), e o segundo molar, dói um pouquinho. Isso é normal?
    Será que ficou preto, por ter ocorrido um sangramento (e se isso foi por que eu passei o fio dental com muita força?)?
    Ah, a mesma coisa está acontecendo com o primeiro molar inferior esquerdo.
    Está ficando preto, bem pertinho da gengiva e na “base da coroa”.
    Esse dente tem uma restauração enorme. E também quando eu passo o fio dental (no caso, entre o primeiro molar e o segundo pré-molar inferior esquerdo), eu sinto uma dor (acho que mais é na gengiva!); mas será que não é uma cárie entre os dentes?
    Quando eu olho no espelho, tenho a impressão de ver um pequeno buraco na face desse dente (o primeiro molar inferior esquerdo), por isso eu fui ao dentista. Mas ela (no caso, a dentista) disse que não observou nada!
    Eu até levei o raio-x panorâmico (que foi preciso tirar, já que tenho que colocar aparelho), mas mesmo assim, ela disse que não encontrou nada.
    Esse raio-x eu tirei há alguns meses. Será que pode ter sido formado um buraco nesse meio tempo?
    Ah, eu coloquei aparelho só na parte de cima. Agora, estou com medo de colocar na parte de baixo (com todos esses problemas que eu relatei!).
    Eu perguntei à dentista se, nesse caso, não era melhor esperar colocar as borrachinhas (pra ver se realmente tem um buraco na face do primeiro molar inferior esquerdo ou se há cárie entre ele e o segundo pré-molar), e ela disse que sim, já que não encontrou o tal “buraco” ao qual eu me referia. Mas mesmo assim, eu sinto uma pequena dor ao passar o fio dental. E agora, estou sentindo um incômodo (quase uma dor!) constantemente!
    O que se deve esse escurecimento, doutor? É cárie, é um sangramento?
    Me ajuda, doutor!
    Será que devo colocar mesmo esse aparelho na parte de baixo?
    Ou devo esperar mais? Devo tirar mais raio-x da boca? Ou devo confiar na avaliação da dentista (quer dizer, ela ainda ia se formar, estava no último período)?
    E em relação ao dente (quer dizer, meio-dente né? Já que eu só tenho a raiz como natural!), que fiz o retratamento do canal? Devo pedir para que abra novamente esse dente-falso?
    Será que essa coroa (falsa!) não vai atrapalhar, na hora de colocar o aparelho?
    Ah, aproveitando! Eu também quero saber por que que os dentistas falam “dente 45,46…”, se nós só temos 32 dentes? Nesse caso, qual seria o nº 1 e qual é o último número (e a qual dente ele se refere)?
    Nossa, são tantas dúvidas! Eu peço até desculpas para o senhor, por toda essa história! Tomara que o senhor tenha entendido os problemas (principalmente em relação aos primeiros molares inferiores e também à gengiva próxima desses dentes!)!
    Poxa, que pena! Só tenho 18 anos e meus dentes já estão cheios de restaurações!
    E ainda tenho mais esse dente-falso (a coroa de porcelana)!
    Queria tanto meus dentes naturais! Tomara que um dia consigam desenvolver uma terceira dentição completamente renovada (a partir, por exemplo, de células-tronco!).
    Enfim, doutor! Agradeço sua paciência e boa-vontade em me responder!
    Beijos, Matilda!
    PS: Acho que essa foi a maior pergunta/comentário do blog, né?

  199. Olá Matilda,

    Não tenho certeza de que a sua pergunta foi a maior de todas, mas acho que foi sim. 🙂

    Infelizmente as questões mais importantes para você eu não vou responder por que dizem respeito à parte clínica e restauradora. Já faz muito tempo que eu trabalho apenas com ortodontia e não me sinto à vontade para opinar sobre outras especialidades.

    É muito difícil avaliar se você deve ou não prosseguir no tratamento ortodôntico, mas lembre-se que a ortodontia é uma especialidade e o profissional leva em média dois anos para concluir o curso depois de ter se formado.

    Se a sua dentista nem mesmo se formou ainda, será que ela tem experiência suficiente para realizar esta ortodontia com segurança?

    Em todo caso, não custa indicar o post sobre como escolher seu ortodontista:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

    Quanto à numeração dos dentes é o seguinte:

    O primeiro algarismo (dezena) indica o quadrante do dente (1-superior/direito, 2-superior/esquerdo, 3-inferior/esquerdo e 4 inferior/direito)

    O segundo algarismo (unidade) indica o dente contando da linha média para trás (o incisivo central é o 1, o lateral o 2, o canino o 3…)

    Então o dente 13 é o canino superior direito. Compreendeu?

    Tudo de bom para você,

    Dr. Andre

  200. Boa Noite!
    Uso aparelho fixo a mias ou menos 2 anos, um dos meu caninos ainda não está no lugar só que meu dentista não anda com muita boa vontade ultimamente tenho a impressão de que ele está fazendo de tudo pra não apertar meu aparelho pois só falta este meu dente descer para finalizar o tratamento, estou ficando um pouco impaciente pois vai fazer 1 mês que ele está me enrolando para remarcar a minha consulta nem se quer me ligou pra dar uma satisfação, e o pior minha borrachinha do aparelho nem deve está tendo função alguma pois jah até desbotou a cor. e estou quase tirando meu aparelho por conta própria gostaria de saber se eu tirar por conta própria se corro o risco dos meus dentes voltarem a ser tortos?
    obrigada.

  201. Natalie,

    De forma alguma você deve remover o aparelho em casa. Não faça isso.

    Se você decidiu interromper o tratamento, procure um ortodontista e peça para retirar o aparelho da maneira correta.

    Abraços,

    Dr. Andre

  202. Boa noite Doutor…
    Estou com uma duvida, uso aparelho fixo e estou a mais de 5 meses sem fazer a manutenção(meus dentista é fora da cidade em que moro)!Queria saber quais as consequencias, se a risco de meus dentes cairem!!!rsrsrs

  203. Vania,

    Não é uma boa idéia ficar tanto tempo sem acompanhamento do seu ortodontista.

    Existem riscos sim, inclusive de perder um ou mais dentes em casos extremos.

    Se está difícil manter a frequência, procure um ortodontista mais perto de você.

    Abraços,

    Dr. Andre

  204. Olá doutor!!!
    Minha dentista colocou a banda no dente inferior( lado direito) e não ficou bem pois ficou alto de modo que eu fico mordendo o metal e a mordida torta além disso no dente inferior (lado esquerdo) meus dentes não encostam( superior fica no ar) e esse dente desceu devido a uma má obturação no dente inferior correspondente.
    Já falei com minha dentista e ela disse que é assim mesmo…
    Além de incomodar muito pois não consigo ficar com a boca normal.
    Isso pode causar danos na raiz do dente que desceu?

  205. Fernanda,

    Sim isso é normal por que os dentes estão se movimentando de forma muito rápida. Isso acontece sempre que se faz uma separação para confecção de bandas. Mas deve passar em um ou dois dias.

  206. Sara,

    Você está com um contato prematuro e isso pode sim trazer problemas se ficar por muito tempo.

    Eventualmente pode ser necessário fazer um levante na mordida com resina por exemplo, e isso não está errado, mas no seu caso parece que a banda não ficou bem adaptada, ou seja, este toque não foi intencional.

    Converse com a ortodontista e pergunte se não é possível refazer a banda ou ajustar a oclusão.

  207. Olá, doutor!
    Hoje eu coloquei o aparelho na parte de baixo.
    Estava achando meio desconfortável! É que os meus dentes de cima estavam tocando nos brackets de baixo.
    Eu faço tratamento aqui na ABO-AL, pelo curso de ortodontista, pq sai mais barato.
    A minha mordida não estava “fechando”(não sei como é que fala isso!Os meus dentes de cima e os de baixo não estavam se encaixando normalmente, como antes de colocar o aparelho na parte inferior).
    Bom, eu não falei nada porque pensei que estava normal, já que a professora da minha dentista viu e não notou nada de errado!
    Mas quando eu cheguei em casa(depois de 3 horas com a boca aberta) e fui almoçar, advinha o que aconteceu?!
    Quebrou!Ou melhor, saiu! E foram justamente dois bracketes!
    No final da noite de hoje, saiu mais um bracket(os três são dos pré-molares).Agora estou preocupado do outro também sair(já que tá encostando no dente de cima).
    Bom, eu quero saber o que eu posso fazer, já que o curso só retorna mês que vem e eu não posso esperar até lá com esse arame aqui na minha boca!
    O que o senhor acha que devo fazer? Procurar uma nova ortodontista(já experiente) ou continuar na ABo-AL?
    Ah, me responde uma dúvida também.
    É que eu tava pesquisando e vi que a ABO é uma instituição sem fins lucrativos.Mas se é sem fins lucrativos, por que então que ela cobra pra população?

  208. Oi Dr.André!
    Eu fiz uma restauração há dois meses e agora estou percebendo que meu dente está ficando escuro, bem pertinho da gengiva.
    Isso é normal?

  209. Mauro,

    No seu caso acho que será necessário procurar um ortodontista ao menos para resolver esta situação em que você se encontra agora.

    Se você deve trocar de ortodontista é uma decisão pessoal, mas sempre vale ler as 10 dicas para escolher seu ortodontista:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

    Estas dicas se apicam inclusive ao tratamento na ABO.

    Quanto à questão da associação não ter fins lucrativos, é a pura verdade, mas é necessário cobrir os custos operacionais e por isso os pacientes pagam um valor mínimo para custear o tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  210. Ricky,

    Eu só trabalho com ortodontia e faz muitos anos que não restauro um dente, por isso prefiro não dar opinião sobre outras especialidades aqui no blog.

    Converse com o seu dentista para saber o que está acontecendo.

    Abraços,

    Dr. Andre

  211. Olá Dr.

    Coloquei as bandas fazem 2 semanas, e um dos molares tinha sido realizado canal,( que na época doeu muito depois de todo o procedimento/ faz um ano).
    Agora estou sentindo dor ao mastigar e um gosto horrível na boca,( que parece sair do dente ).
    O que devo fazer?
    O dente com canl pode voltar o doer?

    Grata

    Att
    Islene

  212. Dr. André!
    Boa tarde!
    Usei aparelho por muitos anos e depois coloquei uma contenção fixa na parte posterior dos dentes, por uns 5 anos.
    Ontem, o dentista colocou uma contenção na parte anterior dos dentes, como se fosse um aparelho móvel.
    Só que depois que a contenção antiga foi retirada, dois dentes estão bem moles… Isso é normal???
    Obrigada!

  213. Thais,

    Depende de quanta mobilidade estes dentes apresentaram. E neste caso, seria bom conversar com o seu ortodontista para avaliar clinicamente a situação.

    Infelizemente não posso ajudar muito mais sem ter visto você.

    Abraços,

    Dr. Andre

  214. Dr. a um mês foi feita a colagem do meu aparelho, mas não tem tubos e nem bandas. E além disso, a minha manutenção foi ontem e o meu dentista so trocou as ‘borrachas’. Ele esta certo ou errado?

  215. Suelen,

    Acho que ainda é cedo para avaliar, talvez o aparelho ainda receba estes acessórios.

    Recomendo que você conversa com o seu ortodontista para tirar estas dúvidas logo no início do tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  216. Olá, Dr. André.
    Usei aparelho fixo por dois anos e há duas semanas estou usando a placa de contenção na arcada superior. Só que dez dias depois de tirar o aparelho fixo, acabei dormindo uma noite sem o aparelho, pois o tirei para escovar os dentes à noite e esqueci de colocá-lo novamente, por ainda não estar acostumada com ele.
    O problema é que, na manhã seguinte, já notei diferença na posição dos meus dentes, principalmente nos incisivos. O fio não está mais tocando todos eles, o que acontecia antes de eu dormir sem a placa.
    Pergunto: será que acabei comprometendo todo o tratamento por ter esquecido de dormir com o aparelho por uma noite?Há alguma chance de eles se realinharem novamente com o uso da placa ou essa mobilidade indica que meu ortodontista se precipitou ao tirar o aparelho fixo? Nesse caso, será que terei que colocar o aparelho fixo novamente?
    Meu ortodontista está viajando e só vou voltar à consulta no fim desse mês, por isso gostaria que me exclarecesse essas dúvidas.
    Desde já, agradeço.
    Tatiane.

  217. Tatiane,

    A movimentação destes dentes em tão pouco tempo pode realmente indicar uma instabilidade no resultado.

    Não podemos afirmar que foi precipitação do seu ortodontista a remoção do aparelho. Isso pode acontecer e já aconteceu comigo inclusive.

    Eu, particularmente, prefiro colocar logo o aparelho fixo de volta e resolver o problema de forma rápida. Depois costumo usar uma contenção fixa colada (mesmo na arcada superior) para não dar chance para o azar de novo.

    Outros ortodontistas podem escolher a solução com o aparelho móvel, mas isso também depende do grau de perda no resultado.

    Continue usando a placa até poder se consultar com seu ortodontista.

    Abraços,

    Dr. Andre

  218. Olá dr. André.

    Por favor, me ajude.
    Meu filho de 14 anos usa aparelho a 3 anos em um orto muito famoso em minha cidade.
    A 3 meses atrás o orto dele tirou uma banda, a do ladodireito inferior e falou que ele terá que ficar só com 3 bandas até o meio do ano quando só ai irá tirar todo o aparelho.
    Achei esquisito isso, é normal o orto tirar uma banda depois de 3 anos e largar o paciente só com 3 bandas por meio ano?
    Ele não colou nada no ultimo dente do meu filho, o dente sem banda não está mais fazendo parte do aparelho.
    Fui ao orto perguntei e ele me disse que é assim mesmo.
    Levei meu filho a um outro dentista e esse outro disse que prefere não opinar.
    Me diga por favor é normal isso.

  219. Lineu,

    Mordida cruzada ocorre quando um ou mais dentes da arcada inferior ocluem por fora de um ou mais dentes da arcada superior.

    Isso pode acontecer na parte anterior, nos dentes da frente. Ou nas laterais das arcadas, nos dentes posteriores.

    Vou preparar um post só sobre mordidas cruzadas em breve. Fique de olho.

    Abraços,

    Dr. Andre

  220. Carlos,

    A ausência de uma banda não é necessariamente um problema para o tratamento.

    Talvez o ortodontista tenha removido por estar mal adaptada ou criando trauma no dente antagonista.

    Mas o fato é que você tem o direito de saber o motivo da retirada precoce e deve questionar isso ao profissional responsável pelo tratamento.

    Eu entendo que o outro ortodontista não tenha opinado por que é impossível avaliar uma conduta profissional desta forma.

    Se você está inseguro, deve questionar.

    E quem conhece todos os detalhes do tratamento para responder corretamente é o seu ortodontista. Converse com ele.

    Abraços,

    Dr. Andre

  221. Boa noite, faço tratamento ortodôntico com uso de bandas nos prémolares, no entanto essas bandas estão causando irritação na gengiva e sangramento. è normal? o que fazer?
    Grata

  222. Liame,

    Apesar de ocorrer com certa freqüência, este tipo de inflamação não pode ser considerada normal. Mostre isso para o seu ortodontista.

  223. Olá, doutor! Desconfio que tem uma cárie entre dois dentes(na verdade, desconfio, que há um buraco na face do dente).
    Fui no dentista, mas ele disse que não nada de errado!
    O que devo fazer? Já que vou colocar aparelho na parte de baixo!
    Se eu fosse sua paciente, o que o senhor faria?
    Colocaria as borrachinhas pra ver se existe realmente uma cárie(ou buraco)entre esses dentes?
    Devo pedir um raio-X para meu ortodontista?
    Eu sinto uma dor(é a mesma quando a gente come ou bebe algo gelado).
    Pode ser alguma inflamação que cause essa dor?
    Por favor, doutor, me responda!
    O que o senhor faria nesse caso?

  224. Aritayane,

    Uma queixa do cliente sempre deve ser investigada.

    Eu encaminharia você a um clínico geral para avaliar a condição deste dente. Como sou exclusivamente ortodontista, prefiro passar para outros profissionais esta tarefa.

    Este dentista seria responsável pelo diagnóstico do seu problema e faria todos os exames necessários para isso.

  225. Boa tarde!

    Eu fazia meu tratamento em uma clinica X. Precisei mudar de cidade, felizmente, ou não, existia uma filial desta clínica na cidade atual. No entanto, descobri que o atual dentista não é especialista em orto. Estava com fio 20, e na primeira consulta ele colocou fio 18. Um tratamento deve ser realizado com especialista? Ele não deveria atuar como clinico geral? Eu já estou na fase final do tratamento, a previsão da antiga dentista era de 2 a 3 meses. Como garantir que o atual dentista não ficará retardando o tratamento?
    Obrigada!

  226. Olá Doutor, gostaria de tirar uma dúvida:
    Usei aparelho fixo por quase 4 anos, depois tive que usar o aparelho móvel por mais um tempo, porém não usei e gostaria de saber se eu usar agora me trará problemas….Obrigada

  227. Olá, doutor!
    Eu estava lendo uma pergunta feita nesta página, mas não entendi muito bem a resposta.
    Queria saber se o senhor pode me explicar!
    É a respeito da numeração dos dentes(por que que existe o dente 40,41,42…já que só temos 32 dentes)?
    E se essa numeração é relação ao ponto de vista do dentista ou do paciente?
    Grato! Léo!

  228. Jussara,

    Um dentista clínico geral está habilitado pelo CFO a realizar tratamentos ortodônticos, mesmo não sendo especialista.

    Ou seja, apesar de muitas pessoas preferirem ser tratadas por um dentista com título de especialista, qualquer dentista pode fazer tratamentos ortodônticos segundo o Conselho Federal de Odontologia.

    Quanto à garantir o término do tratamento dentro do prazo estabelecido pela outra colega, isso depende de você conversar com o atual dentista.

  229. Ana,

    Agora o ideal é voltar ao seu ortodontista para avaliar se o aparelho ainda serve para manter o resultado ou se seria melhor fazer um novo.

  230. Leo,

    O primeiro algarismo é o quadrante onde o dente se encontra (1-sup/dir,2-sup/esq,3-inf/esq ou 4-inf/dir) e o segundo algarismo é o dente contando do meio para o fim do arco (o incisivo central é o 1, por exemplo).

    O 33 é o terceiro dente (canino) do quadrante inferior esquerdo. E o 48 é o último dente (siso) do quadrante inferior direito.

    Sempre do ponto de vista do dentista.

    Um abraço,

    Dr. Andre

  231. coloquei o aparelho com um dentista que me cobrou 220,00 fiz algumas manutençoes e depois resolvi mudar de ortodontista ,pq a manutençao era mais barata e mais perto da minha casa,acontece que ele ficou com um cheque meu qdo fiz o tratamento dentario,não devo nada pra ele,só que ele não quer devolver o meu cheque pq disse que eu tenho que voltar nele.Isso é certo?o que eu devo fazer?

  232. oi,usei aparelho 8 anos,meu dentista nao conseguiu descruzar meus dentes,dai mudei de dentista e coloquei hj o aparelho hirax,gostaria de saber se ha algum metodo que eu possa ativar sozinha,sem ajuda,pq sempre precisar de alguem???

  233. Olá, doutor! Há algumas semanas, coloquei o aparelho na parte de baixo(só que as bandas ainda não foram colocadas, apenas os brackets e o arco);só que acabou caindo três brackets. Aí eu pedi para minha dentista tirar o arco, já que estava machucando(na verdade, era só ter cortado as pontas!)!
    Só que ela disse que agora ela teria que colocar uma tal de “ponte de resina”(acho que foi isso que ela disse!) porque minha mordida é muito profunda e meus dentes são pequenos!
    Eu queria saber o que é isso? Pra que serve e se vai causar algum problema nos meus dentes?
    Ah, os meus dentes lá do fundo são bem desalinhados. O aparelho também corrige isso?
    Eu também tenho um dente da frente que está mais torto. Queria saber se tem como fazer essa manipulação com dentes individuais ou se o aparelho só pode mover todos os dentes, ao mesmo tempo?
    Ah, mais uma dúvida! Os meus dentes da frente(principalmente os de baixo) têm várias ranhuras(“ondinhas”) na parte de cima do dente.
    Quero saber se isso é normal?!!! E se isso foi tudo(desalinhamento dos dentes, esses dentes tortos e alguns outros problemas) foram causados por que eu chupei dedo até os 10 anos(que mico!)?!!!!!!
    Obrigado, doutor!

  234. Naísla,

    O hirax normalmente é ativado pelo próprio cliente ou por alguém da família.

    Se você conseguir inserir a chavinha e ativar sozinha e essa for a recomendação do seu ortodontista, tudo bem.

    Mas se você não consegue visualizar o parafuso e está com dificuldades, vai precisar de ajuda provavelmente.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  235. Pedro,

    Pela descrição parece que são batentes de resina para levantar a sua mordida e permitir trabalhar com o aparelho inferior sem quebra constante dos brackets. Isso é um recurso usado normalmente em ortodontia.

    Os dentes todos podem ser corrigidos em conjunto ou individualmente em alguns casos.

    As ondinhas estão aí por que os dentes não se desgastaram com o uso e pode estar relacionado à chupar o dedo sim.

  236. Rosangela,

    Estas questões relacionadas à parte financeira dependem do que foi acordado no início do tratamento. Eu não posso ajudar em nada nesta situação. Sinto muito.

  237. Olá, doutor! Hoje, fui colocar o aparelho na parte de baixo. A minha ortodontista retirou as borrachinhas e constatou que havia uma cárie entre os dentes(eu já desconfiava disso!);por isso, ela só colocou banda em um lado. Será que é difícil remover uma cárie entre dentes? O clínico-geral olhou o raio-X, mas não havia constatado nenhuma cárie antes.Foi só depois de ter colocado as borrachinhas separadoras que a dentista constatou(e ela pediu para tratar dessa cárie com outro dentista, para que na próxima sessão, ela coloque a outra banda).É normal isso acontecer(de haver cárie entre dentes)? E será que não existem outras cáries(entre outros dentes)?
    Agora surgiu outro problema. Quando fui escovar os dentes, ainda pouco, vi que estava sem um bracket(provavelmente devo ter engolido e nem percebi).
    Agora estou preocupado. O que faço, doutor? Será que não há risco do bracket ficar preso no intestino? O senhor acha que devo fazer algum exame, pra ver se ele não está causando algum problema, apesar de pequeno?
    Obrigado,doutor! E fique em paz!

  238. Rafael,

    Todas as duas situações são muito normais. Não precisa se preocupar.

    A cárie deve ser bem pequena e por isso não apareceu no RX.

    E engolir brackets acontece frequentemente e nunca soube de qualquer problema relacionado a isso.

    Um abraço,

    Dr. Andre

  239. Olá, doutor! Sou eu de novo!
    Eu ouvi a dentista falar em “batente”. O que é isso e como é feito?
    Mas depois ela disse que não precisava; porque a própria banda suspendia a mordida.O senhor acha, que colocando essa batente, eu teria engolido o bracket(já que, como eu disse, foi colocada apenas uma banda na parte de baixo).
    E essa elevação da mordida não dificulta o alinhamento dos dentes?
    E outra dúvida: no começo do tratamento, minha dentista recomendou que eu extraísse os 4 dentes(2 em cima e 2 em baixo), mas eu preferi não extrair(não gosto da sensação de perder 4 dentes, sabendo que eles nunca mais vão nascer!). Aí ela disse que ia ver como iria ficar e, após 6 meses, caso o resultado não fosse eficiente, ela teria que extrair.
    O que o senhor acha? Devo extrair? O alinhamento é realmente mais eficiente, se eu extrair(já que ela disse que tenho “osso fino” e a inclinação dos meus dentes ocorre tanto em cima, como em baixo)?
    E se eu extrair, quanto tempo demora para que os buracos sejam preenchidos pelos outros dentes?
    Ah, doutor, um desses dentes já foi feito tratamento de canal(e, recentemente, retratamento). Só que aí a dentista nunca tirou uma radiografia(pra ver como ficou). Aí eu pedi pra ela. Só que ela disse que o tratamento não cobre isso. O que o senhor acha? Isso é verdade? Ou tenho que pedir uma radiografia para o dentista que fez o retratamento?
    Obrigado, doutor! E desculpe por tantas perguntas(acho que 8!)!
    Atenciosamente, Rafael(aguardando pelas respostas!).

  240. Rafael,

    A função do batente oclusal é levantar a mordida para permitir a colagem dos brackets inferiores quando não há espaço vertical. Desde que sejam usados de maneira correta não há nenhum problema.

    Quanto às extrações, só com os exames clínico e radiográfico eu poderia dar uma opinião. Inclusive sobre o tempo para o fechamento dos espaços.

    A radiografia do dente com canal tratado deve ser feita pelo profissional que fez o tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  241. Dr . Eu vô ficar 4anos usando e não queria ficar tanto tempo com o aparelho ,então ae vai minha pergunta?
    Por que não é possível usar borracha de separação nos dentes da frente? já que as borrachas separam muito mais rápido.
    (Aguardando resposta)

  242. Fernando,

    Não sei se entendi bem a sua pergunta…

    As borrachas apenas separam os dentes para a inserção das bandas.

    Só o aparelho fixo com brackets e arcos pode alinhar, nivelar, rotacionar e desinclinar os dentes.

    Eventualmente o ortodontista pode lançar mão de separadores ou outros acessórios elásticos para acelerar uma movimentação específica de um dente. Mas apenas por um curto período como um auxiliar, não como o elemento principal.

  243. Boa tarde, gostaria de uma informação.
    Coloquei o aparelho faz 2 meses.Em princípio foi colocada somente a parte superior ( mas não completamente), depois foram colocados os aneis mas, infelizmente uma parte do ferrinho que ia do anel para o restante do aparelho quebrou-se enquanto escovava os dentes. Fui no Ortodontista e ele disse que não precisa colocar o ferrinho faltante mas deixou o anel. Colocou os aneis na parte de baixo, somente os aneis e disse “nos vemos daqui a um mes” Minhas perguntas:
    – Se não precisa colocar o ferrinho, pq deixar o anel?
    – Qual a função do anel se não está ligado ao restate do aparelho? (Isso no caso da parte superior mas em particular na parte inferior onde só tenho os 2 aneis e nada mais)
    Grato

  244. Alessandro,

    A banda serve para fixar um acessório ortodôntico ao dente.

    Uma banda sem acessórios não serve para nada.

    Mas pode ser que o ortodontista esteja mantendo a banda no local apenas para evitar ter que fazer a separação de novo quando for soldar um novo acessório.

  245. Muito obrigado Dr. Moreira!!!! Voltei no consultório do ortodontista dizendo que queria rescindir o contrato, explicando meus motivos. No mesmo, encontrei outro médico que se definiu especialista. Decidiu, depois de 3 meses de tratamento, olhar minha documentação kkk e me disse q efetivamente estava errado e que precisava usar um aparelho ortodôntico móvel do tipo funcional.Será q aos 33 anos o aparelho móvel seja uma boa opção? Estava lendo que é indicado para pacientes em fase de crescimento. Qual a sugestão nesse caso? O “especialista” está fazendo um procedimento certo ou ocultando o erro do colega e dificultando as coisas pra eu me assustar e continuar com o tratamento? Grato desde já

  246. Gostaria de uma orientação sua sobre meu caso! Descobri recentemente um buraquinho na minha gengiva vizinho ao dente siso inferior direito, esse buraco é pequeno, porém profundo e acumula restos de alimentos, o que fazer com isso? Não sinto dor, mais tenho consciência de q restos de alimentos podem causar danos! Agradeceria muito se me respondesse! OBS: Eu já procurei uma dentista, mais queria ouvir uma segunda opinião, a opinião dela foi só de arrancar os sisos dir. e esq. , isso resolve?

  247. Doutor, meus dois Incisivos laterais ficam quase que totalmente atraz dos centrais, e o espaço que tem entre o canino e o central é bem piqueno, gostaria que vc me disesse se seria possivel eles com aparelho ficarem certos, ou teria q retira-los quando for colocar aparelho?

  248. Larissa,

    Um tubo descolado pode não dar nenhum tipo de problema, mas também pode comprometer alguns aspectos do tratamento dependendo da situação.

    Por isso eu recomendo que você entre em contato com o seu ortodontista para avaliar a situação.

  249. Alessandro,

    Eu particularmente não uso ortopedia funcional em adultos. Mas alguns ortodontistas trabalham dessa maneira.

    Mas parece que você está inseguro em relação a esta clínica e neste caso você poderia procurar um outro profissional e pedir uma segunda opinião.

    Abraços

  250. Gabriela,

    Eu adoraria ajudar você, mas trabalho apenas com ortodontia.

    Por isso recomendo que você procure um clínico ou um cirurgião ou ainda um periodontista para ter uma segunda opinião sobre este problema.

    Mas não deixe de procurar uma solução, pois você tem razão: acúmulo de resíduos na boca sempre acabam dando problema.,

    Boa sorte!

  251. Andre,

    Mesmo que não exista espaço suficiente para todos os dentes, os incisivos laterais nunca são extraídos.

    Pode ser que seja indicada a extração dos pré-molares para obtenção do espaço, ou até mesmo que o problema possa ser resolvido sem extrações.

    Mas certamente os laterais não serão extraídos se estiverem livres de cáries ou doença periodontal.

  252. Dr meu filho tem 6 anos e tem um problema nos dentes classe III que o ortodontista disse ser genético, além disso tem rinite alérgica e problemas para falar corretamente algumas letras. Levei num ortodontista e ele disse que meu filho precisa de um aparelho ortopédico. Meu filho não quer usar aparelho. Minhas perguntas são:O caso dele é grave? Se ele não colocar aparelho isso pode prejudicá-lo muito? Posso esperar ele crescer mais para colocar o aparelho? Posso obrigá-lo a colocar o aparelho?
    Não quero prejudicar meu filho mas também não quero gastar dinheiro se realmente não for necessário.
    Desde já agradeço e aguardo a reposta!

  253. …uma ortodontista me falou que esse problema é sofrido para ele, mas eu perguntei pra ele e ele me disse que não dói nem pra falar nem pra comer , pelo contrário ele acha que vai ser sofrido psicologicamente, ele me disse:Mãe os coleguinhas vão rir de mim. Dói pra colocar esse aparelho ortopédico?

  254. Jaque,

    A classe III se caracteriza pelo crescimento exagerado da mandíbula (inferior) deixando a pessoa com um perfil “queixudo”.

    Se for realmente este o caso do seu filho, é possível iniciar o tratamento de forma precoce, mas não tenho como me aprofundar mais no assunto se sequer ter examinado o paciente.

    Como ele está novinho, você pode decidir com calma.

    Converse com outros ortodontistas e vá se informando mais sobre o problema.

    Mas isso não quer dizer “empurrar para fente”, comece logo a buscar um profissional que faça você se sentir segura para iniciar o tratamento.

    Quanto ao aparelho, existem diversos tipos que são usados em tratamentos como este, mas normalmente não causam dor no paciente.

    Abraços e boa sorte!

  255. Dr. Comecei o tratamento no dia 28/02/2011.. coloquei aparelho fixo nos dentes de cima, com um fio bem fino, sem tubo em sem banda, pois o meu dentista disse que era pra adaptação e que colocaria os de baixo e o tubo na proxima manutenção.
    Hoje, 21/03 (2ª manutenção), ele trocou o fio, por um mais espesso e as borrachinhas e deu uma lixada nos meus dentes da frente. Quando questionei sobre a parte de baixo, ele disse que não tinha espaço, q era para esperar os dentes de cima, irem um pouco mais para frente, pois eu poderia morder e descolar os braquetes, e quanto ao tubo, disse que era para esperar a proxima manutenção.
    P.s: Cada dente de baixo tem espaço para colocar 2 braquetes juntos, se necessário. Achei estranho a atitude do Dr, pois essa foi uma das únicas clinicas que me passaram confiança, porém acho que estou enganado.

  256. Jaque,

    Depende do caso, nem sempre resolve totalmente o problema, mas pode melhorar parcialmente.

    Só com uma avaliação clínica é possível fazer este diagnóstico.

  257. Rubens,

    Pela sua descrição não notei nada de errado. É comum aguardar alguns meses para colar o aparelho inferior e mesmo para fazer as bandas.

    Não são todos que trabalham assim, mas não se pode dizer que está errado.

    Mas só você pode avaliar se se sente seguro neste momento com o ortodontista ou não.

    De qualquer forma, questione. É dever do profissional informar com clareza e direito do cliente ter acesso a estas informações.

  258. Oi, Doutor André. Gostaria que o senhor me ajudasse numa dúvida. Coloque um aparelho ontem, na parte inferior, mas meus dentes superiores estão encostando nos Braquetes e está causando muito desconforto, pois não consigo nem encostar os dentes e estou com muita dificuldade de comer. E meus dentes do fundo não estão encostando por causa disso. Quero saber se é normal estas peças encostarem nos dentes. Espero que possa me ajudar.

  259. Noemia,

    Sim isso pode acontecer em alguns casos e normalmente o desconforto vai diminuindo com o passar dos dias.

    Recomendo que você se certifique com o seu ortodontista de que isso era esperado no seu caso. Se for isso mesmo você terá que esperar esta fase passar.

  260. Dr. Andre estou usando aprarelhos fixo para corrigir, alinhar e fechar espaços, espaços devido falta de 4 dentes. E ao contratar o serviço fui informado que poderia demorar dois anos no maximo 30 meses.
    E ja esta findando o tempo e tem muitos espaços para concluir.
    Eu gostaria de saber: Qual seria o tipo de liguinhas é nescessario para utilizar para fechar espaços?

    MUITO OBRIGADO.

  261. Boa noite,
    Uso aparelho ha mais de quatro anos visando corrigir principalmente um problema de apinhamento no canino. Uso a banda ha mais de um ano e ela alem de naum ser presa em nenhum outro dentre, também não foi cimentada.A dentista alega que a banda esta ali para abrir um espaço, ela diz que a correção final dos dentes inferiores sera feita com a contenção. Realmente não sei o que pensar, pois um dentista buco maxilo ao qual me consultei disse q a correção dos meus dentes dó iria acontecer na arcada superior com a extração de pré-molares. Nesses quatro anos naum montei o aparelho em todos os dentes até hoje, pois embora use banda no primeiro molar, naum tenho brackets no segundo pré-molar o que me causa confusão. O que o senhor acha? obrigada

  262. Daniel,

    Não é uma questão de trocar os elásticos. Certamente o seu ortodontista sabe usar os elásticos para fechamento de espaços (aqueles que parecem uma corrente).

    Mas é relativamente comum que tratamentos com fechamentos de espaços compliquem na hora da finalização.

    Pode ser que esteja ocorrendo uma perda de controle vertical e extrusão dos dentes anteriores superiores. Esta situação impede o fechamento completo dos espaços.

    Este é um assunto muito técnico e complexo para ser explicado aqui.

    Recomendo que você converse com o seu ortodontista e tente obter um prazo para a conclusão do tratamento.

    Boa sorte!

  263. oi dr.
    tirei o aparelho fixo a um mes mais ou menos e agora estou usando a contençao, e o que eu pecebo é que entre os dentes que o anel ficava(e ja foi retirado o anel) ficam espacos que TODA hora entra comida entre eles, pedaco de carne, uó! e isso me incomoda muito, queria saber se esses dentes vao juntar com os outros ou vai ficar assim para sempre?

  264. Ariana,

    Este é um problema bem chato que pode ocorrer após a retirada da banda.

    Pode ser que melhore com o tempo, mas em alguns casos o espaço pode persistir.

    Mostre ao seu ortodontista. Pode ser que ele consiga resolver o problema até mesmo com a placa de contenção.

  265. Ola Dr: Andre Mereira : td bem Oi queria saber se é normal quando se usa aparelho fixo os dentes ficar mole .
    Porque tenho um dente mole e gostaria de saber se é normal isso .
    To morrendo de medo de perder este dente me ajude por favor ti agradeço si vc me ajuda bj s

  266. Dr. uso aparelho ja vai fazer dois anos, minha duvida é sobre as bandas, pois meu dentista disse qe nao precisa usar banda, que vai de cada dentista, por qe ele acha qe nao faz diferença, queria saber se faz diferença ou nao ?! (lembrando qe ele nao usa nada nos molares, sao so os braqetes e o fio so isso !)
    outra duvida e sobre os dentes de cima, mais precisamente os incisivo central acho qe é assim o nome, entao eles nao estao alinhados, estao mais voltados para o lado direito, isso faz com qe todos os dentes vao para o lado direito, e fica muito estranho. nao sei se meu dentsta esta me enrolando, pois faz um ano e meio que ele nao mexe nos dentes de cima, so troca as borrachinhas, acho isso estranho ! tenho muitas duvidas mais qeria qe voce esclarecesse essas ! OBRIGADO !

  267. Viviane,

    Alguma mobilidade é esperada quando fazemos o tratamento ortodôntico.

    Mas se a mobilidade estiver muito grande pode ser sinal de problema com o dente, como um trauma oclusão por exempop.

    Só é possível avaliar o grau de mobilidade através de exame clinico por isso recomendo que você mostre este dente ao seu ortodontista para que ele possa avaliar a situação.

    Abraços,

    Dr. Andre

  268. Bruno,

    Como eu explico no post, o importante é ter o tubo no molar, sendo ele bandado ou colado.

    Algumas vezes pode-se optar por não incluir os molares no aparelho, mas isso não é muito comum.

    Quanto à sua segunda dúvida, parece que você tem um desvio de linha mediana superior.

    Converse com o seu ortodontista e peça uma previsão do prazo e dos resultados possíveis no seu tratamento.

  269. Obrigada pelo esclarecimento mais uma vez Dr. André…. minha duvida foi tirada logo no começo…. é que o HIRAX tem um estilo de banda diferenciado da do fixo…. rsrsrsrs…. mas muito obrigada novamente…
    Beijos e fique com DEUS…
    =)

  270. Doutor coloquei aparelho há 3 dia e o meu pré-molar qe esta o anel esta mole , mole que quando eu mastigo ele se meche isso é normal doutor ?

    Ps:tem um ferrinho no céu da minha boca pra afastar os meu dentes, e ele engacham no aneel ..

    to com muito medo de perder meu dentee .:(

  271. Jessika,

    A mobilidade deve ser avaliada pelo seu ortodontista que vai poder dizer se está em um grau normal ou se traz algum risco para o dente.

    Boa sorte!

  272. Boa noite Dr.André!eu levei minha filha numa dentista e ela me informou que minha menina teria que usar aparelho fixo,fiz todo procedimento entreguei a documentação necessaria a ela colocou o aparelho ,na primeira consulta paguei o valor determinado por ela e logo um mes depois na primeira manutenção eu não pude ir e fui tres dias depois ,a secretaria me destratou e queria cobrar outra manutenção no caso 2 pelo atraso de 72 horas com motivo justificado,eu falei que não ia pagar a moça foi um monstro comigo em termos de educação mas a Dr resolveu depois não me cobrar pelo atraso,mas eu não quero mais tratar com ela pois ela nem limpeza fez nos dentes da minha filha e estão com placa e agora com aparelho,quero saber se tenho que pagar alguma multa se eu mudar de profissional sendo que ainda não assinei o contrato me d~e uma luz por favor desde já agradeço Tatyana de Melo

  273. Tatyana,

    Acho que se você não foi atendida como gostaria tem todo o direito de procurar outro profissional.

    Quanto a eventuais custos relacionados à sua desistência do tratamento, eu acho que deve prevalecer o que foi combinado no início.

    Mesmo que não haja contrato por escrito, se você sabe que ficou faltando alguma coisa a pagar, na minha opinião o melhor é quitar.

    Boa sorte!

  274. Pingback: Blog do ortodontista.net» Arquivo do Blog » Desgastes interproximais no tratamento ortodôntico

  275. Olá Dr,
    Usei aparelho por 2 anos,meu caso era biprotusao,tive q extrair 4 pré,bom usei varios recursos para esse espaço fechar ate micro implantes,e resolveu, os espaços foram fechados.Tirei ja tem 8 meses,mas onde tinha os aneis ficaram folgas e acumula mtos residuos.Fui em uma ortodondista para ver se com um aparelho movel podia resolver,ela disse q seria mais facil montar o aparelho sem os aneis,so para juntar onde tem as folgas.Disse q com uns tres meses ficaria bom,so q teria q ficar mais tres para eles estabilizarem ou seja seriam 6 meses.Preciso de uma segunda opiniao o q vc acha doutor?
    Obrigada

  276. Amanda,

    Estes espaços acontecem mesmo com o uso de bandas.

    Acho que a ortodontista está certa nesta proposta, mas mesmo assim ainda pode ficar com algum espaço no final do tratamento.

    Nem sempre os dentes continuam juntinhos quando o aparelho é removido.

  277. dr eu tenho 03 implantes no maxilar inferior e dois no superior .e nos dois dentes da frente tenho pino e coroa de porcelana…mas meus dentes são abertos e segunto dentista tenho dislexia….fica parecendo que tenho 03 dentes na frente….quero saber se mesmo usando pino com coroa e implante posso colocar aparelho para centralizar os dentes e aproximar ums dos outros….e tenho muitos canais e obturações enormes por isso acredito que meus dentes sejam fracos,ainda assim posso usar aparelhos sem quebrar as raizes e os dentes??

  278. Sandra,

    O seu caso com certeza não é simples.

    E com tantos detalhes fica ainda mais difícil dar uma opinião sem ter examinado você.

    O fato é que os implantes não se movimentam.

    Dentes com canal tratado se movimentam normalmente se o tratamento do canal estiver bem feito e o dente sem infecção.

    Dentes perdidos podem ser substituídos por próteses ou implantes.

    Mas para o seu caso específico é necessário fazer uma avaliação clínica.

  279. Ola Doutor tudo bem ? estou fazendo um tratamento e meu ortodontista disse que tenho a mordida aberta, e fiz tbm uma esxtrações na parte de baixo que faltal dois dentes que não tem como bandar certo … ele disse que terei que colocar 2 micro implantes em cada lado da boca e disse que não vai bandar meu aparelho, eese procedimento é correto? o certo é ele montar o aparelho primeiro ou depois do implante ? ! desde jah obrigada !

  280. Nayara,

    Acho que a resposta sobre bandar ou não já está no próprio post.

    Quanto à ordem de colocação do aparelho e do implante, depende do caso e das preferências do profissional.

    Não há apenas uma forma correta de fazer isso.

    Abraços,

    Dr. Andre

  281. Boa tarde.

    uso o aparelho sem as bandas. no meu caso, os fios tanto de cima como o de baixo, foram colocados somente ate os 3ºs dentes de cada lado, ou seja, ficaram 4 dentes em cima e 4 embaixo, sem o arco. por isso esses 8 dentes estao mais pra fora do q os demais. esteticamente, ficou estranho. o tratamento ao qual estou sendo submetida esta correto? ou o correto é passar o fio ate os ultimos dentes?
    Grata,
    Talita

  282. Talita,

    Se os dentes que ficaram fora do aparelho estão mal-posicionados, provavelmente será necessário incluí-los também para corrigir este problema.

    Na maioria das vezes o ideal é levar o aparelho até os segundos molares.

    Muitos tratamentos são realizados com o aparelho até os primeiros molares sem maiores problemas. Mas cada caso requer uma abordagem diferente.

    De qualquer forma, isso independe do uso de bandas, já que os tubos podem ser diretamente colados aos molares.

    Converse com o seu ortodontista e mostre o que você está percebendo.

    Abraços,

    Dr. Andre

  283. Boa tarde Dr. preciso de uma orientação sua.
    Meus dentes eram tortos (arcada superior) e tenho diastema.
    Usei aparelho por 3 anos e 5 meses, tirei e o meu dentista colocou uma contenção em cima e em baixo, e eu precisava fazer a cirurgia do diastema, o que aconteceu: usei o móvel por 2 meses e 15 dias pois perdí e deixei assim, quando foi 7 meses depois a contenção de cima quebrou e vejo que a abertura dos dentes da frente está voltando.
    Corrí a outro dentista pois moro em outra cidade, ele me falou de colocar o aparelho fixo apenas na parte superior, e que eu não precisava usar os anéis e provavelmente também não os tubos.
    Minha pergunta é o seguinte: está certo esse procedimento, é comom usar o fixo sem os anéis e o tubo, sendo q meus dentes já foram tortos e tenho diastema? ele disse que seria coisa de seis meses e que em seguida deveria fazer a tal cirurgia, Gostaria q me respondesse pois marquei p colocar esse aparelho sexta agora. Muito obrigada doutor.

  284. Dr. Coloquei aparelho a um Mês, estouu acustumando porem minha dentista não colocou banda.. disse que quer fazer meu tratamento sem
    é possivel me explicar como os dentesse movimentos sem a banda? sendo que só a vejo trocando os elastiquinhos?

  285. Monique,

    Num casos como o seu de recidiva é relativamente comum usar menos brackets montando um aparelho parcial.

    Mas não quer dizer que seja sempre assim, isso depende de cada caso.

    Podemos dizer que pela sua história a proposta do ortodontista faz sentido, mas de uma maneira genérica.

    Nada posso dizer em relação ao seu caso especificamente pois não examinei você clinicamente.

    Em caso de dúvida você pode sempre pedir uma segunda opinião para outro profissional.

    Abraços,

    Dr. Andre

  286. Juliana,

    Como está explicado no post, o que importa é o tubo e não a banda, mas mesmo assim alguns ortodontistas fazem alguns tratamentos sem incluir os tubos no aparelho.

    Isso depende do caso e das preferências do profissional.

    Abraços,

    Dr. Andre

  287. Boa noite Dr.,

    Estou colocando o aparelho faz uns 4 meses mais ou menos.
    O ortodontista está bandando também meus segundos molares inferiores (porque eles estão um pouco voltados pra lingual), e enfiou a banda toda pela distal que nem dá pra vê-la. Gostaria de saber se houve invasão do espaço biológico periodontal, se há alguma outra maneira dele colocar os dentes em chave de oclusão (sem ser com bandas) e quais as consequências desse tipo de tratamento para o periodonto, caso ele esteja errado…

    Obrigada, Janaina.

  288. Janaína,

    Para fazer bandas nos segundos molares às vezes é necessário fazer isso mesmo, pois este dente costuma ter pouca altura de coroa na distam.

    Você parece ser dentista e neste caso, sabe que isso não é muito bom para o periodonto.

    Este é um dos motivos pelos quais eu sou adepto da colagem direta dos tubos.

    Mas esta questão depende das preferências do ortodontista.

    Alem disso, não podemos afirmar que estas bandas vão comprometer a saúde periodontal necessariamente. Mas se for possível evitá-las, eu acho que é melhor.

    Abraços,

    Dr. Andre

  289. eu tenho uma coroa e estou colocando aparelho uma das bandas está justamente nessa coroa e descolou saiu banda e coroa tive que simentar novamente a tal banda pode ser colocado em outro dente ?estou com medo rsrsrsr e isso é sério, me da um orientação, pois quero ter uma segunda opnião pra ver se bate com o q minha dentisrta disse ,abraço desde já obrigado.

  290. Olá!
    Não tenho os ultimos dentes da parte superior e inferior, e com isto eles se afastaram muito um do outro.Gostaria de saber se tem como corrigir usando aparelho mesmo com as falhas!

  291. Rafaela,

    Isso pode acontecer e não quer dizer que tenha que fazer a banda em outro dente.

    Mas talvez precise refazer a coroa que parece ter se soltado muito facilmente.

  292. Ola, eu passei um mês sem fazer a manutenção do meu aparelho por que tinha rancado dentes. ai quando eu fui fazer a manutenção no mes seguinte a clinica está me cobrando o dinheiro da manutenção do mês anterior sendo que eu nem coloquei os meus pés na clinica alguem pode me ajudar ?

    obrigado..

  293. Ola Dr. Tudo Bem ? aqui estou eu para fazer mais uma consulta;.. hoje tive uma consulta com meu ortodontista e vamos colocar quatro micro implantes , so que ele falou que vou ter que ficar 60 dias com esses micro implantes na boca , com umas borrachinhas a minha duvida é seguinte ele nao vai montar o aparelho agora ? ou tem que montar pelo menos os brakets? como é feito esse procedimento !? Obrigado !

  294. Eva,

    A perda de dentes posteriores pode provocar uma perda de dimensão vertical que muitas vezes leva à uma separação dos dentes anteriores.

    Nem sempre é possível corrigir os diastemas apenas com ortodontia pois não há suporte dos dentes de trás.

    Nestes casos pode ser necessário fazer próteses e/ou implantes.

  295. Nayara,

    Geralmente os mini-implantes são usados em conjunto com o aparelho fixo, mas não tenho como saber quais são os objetivos do seu ortodontista.

  296. ola, dr. o obejtivo do meu orodontista é fazer uma intrusão no meu maxilar ! esse procedimento é feito so com os micro implantes ! Obrigada !

  297. Olá Doutor!!

    começei a fazer meu tratamento e estou com algumas duvida!!

    1° os aneis que são colocados elle estão me machucando bastante é normal?

    2° minha dentista colocou tipo uma molinha no fio do aparelho pra que serve?

    quanto tempo tenho que ficar com a molinha?

  298. Doutor, coloquei aparelhoa a 8 meses, os tubos foram colados, mas depois soltaram, a minha dentista falou que não tinha problema, mas ontem ela disse que no mês que vem vai colocar separadores nos molares, acha que ela vai colocar as bandas?
    Estou com medo, pois uso o aparelho expansor palatino e doeu muito, chorei demais. Felizmente eu vou tirá-lo.

  299. Dr.usei aparelho fixo uns 4 anos atras, depois que tirei não usei o aparelho movel no tempo determinado, hj percebi que um dos dentes teve um leve afastamento,coisa minima, será que se eu usar o aparelho movel ele volta ao lugar? tem algum problema em usa -lo depois de 4 anos?

  300. COLOQUEI UM APARELHO FIXO A CINCO DIAS E NAO GOSTEI SE EU RETIRAR TENHO QUE PAGAR A QUEBRA DE CONTRATO,SÓ QUE EU JA PAGUEI A ENTRADA E QUATRO MESES E SÓ USO A CINCO DIAS…

  301. Raissa,

    As bandas podem incomodar um pouco no início, mas se estiver machucando demais você deve mostrar para o seu ortodontista e pedir uma solução.

    A mola é usada normalmente para abertura de espaço, mas isso só o seu ortodontista pode responder.

  302. Poliana,

    Se ela vai usar separadores é muito provável que vá colocar bandas em você.

    Mas este é um procedimento simples e normalmente não dói.

    Fique tranquila.

  303. Patriany,

    Não volte a usar o aparelho sem consultar o seu ortodontista.

    Isso pode criar outros problemas. Lembre-se que o aparelho é como um medicamento: Pode ajudar mas também pode prejudicar.

  304. Fernanda,

    Estas questões dependem do que foi combinado no início do tratamento.

    Tente conversar com o seu ortodontista e explicar seus motivos para a desistência do tratamento.

  305. Ola Dr. Tudo bem … na segunda feira coloquei dois micro implantes na parte de cima da boca . um de cada lado, so que o orto disse que nao poderia colocar os parafusos por que a minha gengiva não estava totalmente cicatrizada por causa da extração de um dente , ele colocou os parafusos mais nao aquelas roscas do lado de dentro ele falou que ia esperar mais um mes para podermos colocar a rosquinhas e o elastico então irei voltar la mes que vem minha duvida é a seguinte sera que nao tenho problema se eu ficar com esses parafusos todo esse tempo sem ter um acompalhamento do orto ? tem algum problema ? se eu ficar assim? faço a limpeza e tudo certinho mais mesmo assim estou preocupada !

    Obrigada pela atenção mais uma vez e bom dia !

  306. Nayara,

    Neste caso é difícil dizer alguma coisa sem ter visto o caso.

    Mas o seu ortodontista certamente avaliou a situação e julgou seguro fazer desta forma.

    Mantenha uma boa higienização no local e espere mais um pouco pela definição.

    Boa sorte!

  307. Doutor, mesmo após ler o post, não consegui entender a diferença entre anel, banda e tubo?
    Tem como o senhor me explicar de um jeito mais fácil?!
    Desculpe pelo incômodo!
    E obrigado pela atenção!

  308. Ola doutor, tudo bem. Estou com uma duvida que gostaria de uma opinião, bem simples. Uma das bandas que possuo em um dos meus dentes possui ima pequena saliencia, por que a banda não entrou totalmente no meu dente (foi a que ficou melhor segundo o profissional que me atende). O profissional gastou um pouco, mas mesmo assim ainda existe a saliencia que, não me encomoda, mas me deixa na duvida se com o tempo não gastará o dente de cima (A banda fica no molar inferior direito). O senhor acha recomendavel eu pedir que o profissional coloque algo ali ou tente gastar mais, ou uma pequena saliencia não fará mal (posso dizer a saliencia é de +/- meio mm)?

  309. Dr. estou usando aparelho faz quase 3 anos. O tratamento requeriu a extracção de 4 pré-molares (2 sup e 2 inf). O tratamento tem evoluído naturalmente, no entanto nos ultimos 3 meses não tenho visto qualquer evolução. Os meus dentes inferiores ocuparam o espaço dos extraidos no tempo previsto. Agora estou movimentando os dentes da arcada superior e eles há 3 meses que estão na mesma posição. Não mexeram 1mm. Meu médico ja foi aumentando o ferro, mas até agora nada. Qual pode ser a razão?

  310. Oi doutor.

    eu usei o aparelho fixo durante 2 anos e 6 meses, pois tinha meus dois dentes da frete separados. Ontem, dia 05/05 eu fui na minha destista para remover o aparelho e marcar uma data para colocar a contenção. Eu acabei marcando no dia 12/05, exatamente uma semana depois da retirada do aparelho, para colocar a contenção e eu queria saber se em uma semana meus dentes separarão novamente, ou se nesse período eu não poderei comer alguma coisa que danifique minha mordida, porque antes de colocar o aparelho fixo, eu precisei fazer uma pequena cirurgia para cortar o freio de cima e minha dentista disse que poderia haver o caso de precisar fazer essa cirurgia denovo caso o freio ainda estivesse atrapalhondo meus dentes.

  311. Duam,

    Anel e banda são apenas nomes diferentes para a mesma coisa.

    O tubo é a peça do aparelho que pode ser colada diretamente no dente ou então soldada na banda (ou anel) que é cimentada no dente.

    A banda é uma forma de prender o tubo ao dente.

  312. Olá dr. André…

    Tenho uma dúvida, queria muito colocar aparelho, só que em mim falta um canino e um incisivo superior lateral, ambos não nasceram, tirei o dente de leite não faz muito tempo…
    será que o aprelho ortodontico corrige essa falha?
    aguardo a resposta!

  313. Diogo,

    Acredito que o seu ortodontista esteja ciente da situação desta banda e esta pequena diferença não está nem mesmo tocando no dente antagonista.

    Por isso acho que não há motivo para preocupação.

  314. Joana,

    Esta finalização do caso pode passar por momentos mais lentos mesmo. Três meses não é muito tempo para se avaliar.

    Mas continue atenta e converse com o seu ortodontista para saber o que ele está planejando fazer para completar o fechamento dos espaços.

  315. Iara,

    O espaço não costuma abrir em uma semana, não acho que tenha nenhum problema.

    Quanto à alimentação, não há restrições.

  316. Meire,

    Talvez o seu caso precise da colocação de dentes através de implantes pois o aparelho dificilmente vai conseguir fechar este espaço sem perda estética.

  317. Boa noite, Dr. Andre.

    Comecei o tratamento ortodôntico há três semanas, quando os bráquetes foram colados e o fio instalado. Na semana passada a dentista colocou os espaçadores e, hoje, as bandas. Ela optou por quatro bandas na maxila, nos primeiros e segundos molares. Na mandíbula, apenas no 1º molar. Acontece que o terceiro molar inferior do lado esquerdo está “mordendo” a banda do 2º molar superior esquerdo, o que me causa desconforto, pois minha oclusão ficou bem diferente, apesar da ausência de dor. Os pré molares do lado esquerdo não estão mais se encontrando.

    Isso é normal ou a banda pode ter sido mal instalada?

    Em tempo: as bandas não demonstram nenhuma mobilidade, parece que estão bem cimentadas.

    Obrigado.

  318. Doutor,eu tenho 12 anos,e minha dentista disse que eu preciso usar aparelho,mais meu dentes sao muitos juntos,mesmo assim serve colocar o aparelho?

  319. Olá Dr. André, gostaria de saber como funciona a questão da cobrança em relação à mensalidade de manutenção e colagem de banda ou qualquer outra peça que se solte durante o mês. Se existe um procedimento fixado pelo CRO, ou se fica a critério do ortodontista, e, sendo a última alternativa, se este deverá cientificar o paciente antes do início do tratamento mediante contrato. Pois minha ortodontista me cobrou uma consulta, quase no valor da mensalidade, quando uma das bandas descolou em razão da força da borracha que está sendo usada para fechar a mordida, sem prévio aviso. Gostaria de saber se isto é legal e onde eu poderia encontrar algo a respeito. Obrigada.

  320. Marcelo,

    Parece que ficou um excesso vertical em uma das bandas. O seu ortodontista pode resolver isso desgastando esta parte que ficou projetada acima do dente.

  321. Anna,

    Eu não tenho como responder à sua pergunta sem ter examinado você.

    O ideal é conversar com mais um ou dois dentistas para tirar esta duvida.

  322. Alessandra,

    Não existe nenhuma regulamentação do Cro sobre isso.

    Cada profissional tem o direito de cobrar o valor que achar justo da forma que quiser.

    Mas se você achou a cobrança indevida, tem o direito de reclamar.

  323. Obrigado pela resposta, Dr. Andre.

    Como é feito esse desgaste na banda? É necessário retirá-la para executar este procedimento?

    Mais uma vez, obrigado.

  324. Oi Doutor, eu não tenho os dentes do ciso, e nem o 1º molar (inferior). Será necessario fazer um implante para fechar o espaço ou so o aparelho fixo resolve?
    Mais uma duvida, com os raio-x que é feita na documentaçao basica do aparelho já é possivel se detectar cáries?

    Obriigada. Ana.

  325. ola DR. ANDRE ,ESTOU USANDO O APARELHO FIXO PELO MENOS 1 ANO 6 MESES ,NOTEI QUE O DENTE SUPERIOR ONDE ESTA O ANEL ESTA EM POSISÃO DIFERENTE DOS DEMAIS ,ISSO É NORMAL.?QUANDO COMO ALGUMA COISA SEMPRE FICA PRESO NA ABERTURA DENTRE ELES.

  326. Dr, me esclareça uma coisa: ja faz mais de dois anos que estou usando aparelho, no meu caso so é para juntar os dentes, meu médico disse que ia tirar agora neste semestre, so que falta dois meses e nada dele juntar meus dentes! Detalhe: faz mais ou menos uns cinco meses que vou e nada de vê diferença nos meus dentes, sendo que falta bem pouco pra juntar, nem sinto doer quando faço manutenção! as vezes penso que ele esta é me enrolando. É indicado eu completar com resina, caso ele não junte?

  327. Ana,

    O fechamento do espaço do 1º molar pode ser complicado, mas às vezes é possível. Em outras é melhor fazer um implante mesmo.

    A radiografia panorâmica não é a melhor forma de se detectar cáries. Para isso um rx periapical completo é mais indicado.

  328. Alessandro,

    No seu caso só mesmo mostrando para o seu ortodontista você vai saber se está tudo normal com a posição deste dente.

    A retenção de resíduos pode acontecer quando usamos bandas pois os dentes podem se separar um pouco.

  329. Jaína,

    Eu não tenho como saber o que o seu ortodontista está planejando, mas o fechamento destes espaços residuais pode ser feito com resina se não for possível fazer através da movimentação.

  330. Já faz uns cinco anos que uso aparelho e ainda tenho alguns espaços entre os dentes isso é normal? E hoje minha dentista colocou mais quatro bandas, agora no total estou usando oito bandas isso tbm é mormal? Detalhe: Minha dentista está preparando meus dentes para fazer cirurgia, mais ou menos uma ano.

  331. DR ANDRE, boa tarde estou usando aparelho fixo ha dois meses tenho mordida aberta minha dentista nao colocou aneis so ao brackets fios e borrachinhas, e nao colocou nos molares esse procedimento e correto? por favor me ajude obrigado.

  332. Ana,

    Se você está a cinco anos em tratamento e a um ano atrás iniciou uma preparação para cirurgia, é por que houve alteração no plano de tratamento.

    Isso talvez pudesse justificar o prazo mais longo, mas é impossível saber sem um exame clínico.

    Quanto às bandas nos segundos molares, é normal. Principalmente em um tratamento pré-cirúrgico.

  333. Erica,

    Como foi dito no post, o normal é colocar os tubos nos molares, mas alguns casos podem ser tratados sem incluir estes dentes no aparelho. Embora eu prefira sempre incluí-los.

  334. oi, gostaria que tirasse uma dúvida minha…
    semana passada tive que extrair 2 dentes molares um em cima e outro embaixo no mesmo lado e fiquei com um especo enorme entre eles e estou reagindo muito mal a isso, será que a unica solocao e colocar uma protese fixa entre cada um deles ou um implante , ou será que posso colocar um aparelho para tentar aproxima-los?????

  335. Marli,

    O fechamento destes espaços nem sempre dá certo e em algumas situações pode ser mais indicado fazer um implante mesmo.

    Mas tudo depende de uma avaliação clinica com o ortodontista.

  336. O ARAME DO MEU APARELHO JA CAIU A BASTANTE TEMPO, E EU NAO TENHO DINHEIRO PARA UMA NOVA CONSULTA, GOSTARIA DE SABER COMO DEVO FAZER PARA RETIRAR OS PINOS QUE FICARAM COLADOS NOS MEUS DENTE COM COLA

  337. Célia,

    Só um dentista pode fazer a remoção do aparelho com segurança.

    Se você não tem como pagar, pode tentar ser atendida em uma faculdade de odontologia.

  338. dr boa noite gostaria de saber,pq meu dentita so botou os brancts,e o fio,nao botou o anel nem banda e nem tubo.isso ta correto pq eu to cheia de duvida,pergutei ele disse que nao trabalha com o anel.to com duvidas.estou pensando em mudar de dentista. oque faco estou de estar jogando dinheiro fora.me ajude!

  339. Lais,

    Como eu disse no post, o tubo é necessário na maioria dos casos, mas a banda pode ser usada ou não dependendo da preferência do profissional.

  340. ooi dr, assim eu estou usando aparelho á quase 6 mese , ja montem a parte de cima e debaixo , mas ate hoje nao coloquei o anel .
    isso é normal ?

  341. Oi dr, eu uso aparelho a 6 mesmes , e ate hoje eu coloquei nada alem dos breckts . e ja montei em baixo e em cima . minha doutora ainda nao colocou anel nem borrachas nada ..
    isso está certo ?

  342. Dr. Bom Dia!! Uso aparelho a 3anos, no começo do tratamento ela rancou dois dentes de cima, e esse buraco ainda não fechou!! E estou louca pra tirar.. =/ , não aguento mais, o que digo pra ela?

  343. Ola doutor, ontem coloquei as bandas (o aparelho ja tinha sido montado mes passado), e mais um ferro no ceu da boca. A massinha da banda esta me encomodando na hora de mastigar, e o ferro esta cortando minha lingua. Demora muito para esses sintomas passarem. Tem algum medicamento para diminuir esse desconforto na lingua?
    Obrigada.

  344. Anna,

    Sem o arco o aparelho não funciona. Pode-se até não usar as bandas, mas os brackets sem o arco não fazem a movimentação dos dentes.

  345. Dr. André:
    O Sr acha que o uso do aparelho ortodontico pode fechar o espaco de onde foram estraídos dois dentes?
    Um foi extrído do lado inferior direito, e o outro do lado inferior esquerdo.
    Fui ao dentista e ele falou para eu usar aparelho durante três anos, que a falha seria fechada pelo uso do aparelho.
    Preciso de uma orientação.
    Será que realmente o uso do aparelho pode fechar as falhas ocasionadas pela extração?

  346. Ana,

    O cimento usado nas bandas deve ter ficado com excesso interferindo na mastigação. Um desgaste deve resolver isso.

    Quanto ao arco transpalatino machucando a língua, deve melhorar em alguns dias , mas é difícil evitar este desconforto nos primeiros dias.

  347. Valeria,

    Em alguns casos é possível fazer isso, mas em outros pode ser bastante complicado fazer esta movimentação sem criar outros problemas.

    Por isso, vale a pena consultar mais de um profissional para tirar a duvida.

  348. Olá Dr. André….

    Escrevi para você antes, mas estava com problemas em meu micro e não sei se foi enviada a pergunta. Neste caso vou enviar novamente, desde já peço desculpas se já tenha recebido antes….

    Estou com aparelho a quase 10 meses, sinto diferença no tratamento para melhor, mas também percebi que 3 dentes estão ficando desalinhados dos demais, (2 em baixo e 1 em cima), sou muito detalhista e percebi que dois ferrinhos estão colados, estão a uns 2milimetros para baixo de onde os outros ferrinhos dos demais dentes, e no dente de cima, esta como se fosse girar a uns 15° graus, esse ferrinho esta coloda torto também… a posição que estão colados esses ferrinhos, podem estar fazendo com que os dentes ficam mais tortos?

    Agradeço desde já a sua atenção.

    Att,

    Kátia

  349. Boa noite Dr.

    Gostaria de tirar um dúvida. Coloquei aparelho ontem na parte inferior, no qual arranquei dois pré molares. Ontem mesmo o Dr. colocou 2 separadores de cada lado para conseguir colocar a banda. Hoje ele retirou os separadores e colocou a banda, porém não tinha muito espaço e estou sentindo muita dor. Mas oque realmente gostaria de saber é se tem algum problema em ter a banda alta, pois não estou conseguindo morder normalmente pois sinto que a banda esta atrapalhando, sinto que ela esta alta, e além disso quando eu mordo doi bastante pois pressiona o dente e a gengiva que não estão completamente aberto, e isso está acontecendo pois a banda passa do dente, ou seja está alta. Espero que você possa me ajudar.

    obrigada.

  350. Bom dia doutor é o seguinte vou colocar aparelho no dente superior so que nos dentes superios tem ausencia de um dente (primeiro pre molar)ai meu dentista disse que nao vai ser possivel fecha esse espaço e tbm poq o meu dente é pequeno,isso ta certo doutor?

  351. unico dentes que estao ausentes da minha boca é o primeiro pre molar na arcada superior e um molar na arcada inferior e os meus dentes sisos ainda nao nascesram,tenho 19 anos,o dentista disse que nao tem como preencher esse espaços,e tbm o meus dentes sao pequenos!mas ja vi casos de pessoas que nao tinha o pre molar e colocou o aparelho fixo o espaço se fechou.

  352. Katia,

    Sim, brackets mal posicionados podem fazer com que os dentes saiam da posição correta.

    Eu mesmo eventualmente preciso corrigir a posição de um bracket e não há nada demais nisso.

    Mostre para o seu ortodontista que ele vai checar e, se necessário reposicionar os brackets.

    Abraços,

    Dr. Andre

  353. Vanessa,

    O seu ortodontista vai resolver isso na próxima consulta com um simples desgaste deste excesso da banda.

    O que você pode fazer é tentar antecipar sua consulta.

  354. Lohanna,

    Não tenho como saber se é o certo para o seu caso, pois não examinei você, mas nem sempre podemos fechar um espaço com o aparelho ortodôntico.

    Algumas vezes é mais fácil substituir o dente ausente por uma prótese ou implante.

  355. dr. coloquei o anéis no dentes superiores e meus destes superiores não estão se encontrando com os inferiores, isso é normal? Está incomodando muito!

  356. Olá doutor,coloquei o aparelho…e o anel colocado na parte superior…tem um ferrinho na parte de dentro que ta cortando minha lingua toda,nao to conseguindo comer,nem falar direito,e ta doendo.Esse ferro na parte interna é normal,e estar machucando muito?
    Desde ja agradeço.

  357. Gustavo,

    Isso é algum acessório soldado na face lingual da banda. O seu ortodontista certamente planejou esta peça com alguma função no seu tratamento.

    Converse com ele sobre o assunto e veja se há alguma coisa errada como um bordo afiado ou uma rebarba de metal.

  358. olá Dr. Estou muito preocupada. Usei aparelho por dois anos e meus dentes desentortaram. Há dois meses foi tirado o fixo ecolocado a placa móvel superior e a contenção fixa inferior. Voltei um mês após ao meu ortodontista para apertar a placa superior o problema é que um dente superior, em duas semanas, já foi possível vê-lo entortar novamente. Isso é normal ou não? o que deve ser feito?
    Desde já agradeço

  359. Dr , uso aparelho , a 8 meses, so que estou 3 meses sem ir no dentista, pretendo ir daaqui 1 mes, a dentista , disse q se eu quiser posso tira o aparelho e dps coloca de novo mais fico com medo de separa meus dentes novamente ? oq eu faço

    pretendo ir mais rapido possivel

  360. oii,bom doutor faz 1 ano q não faço manutenção do meu
    aparelho, e estou sentindo dores na mandibula..
    Gostaria de saber quais os riscos estou correndo???.

  361. Olá Doutor. Uso aparelho fixo na parte superior há 2 meses. Coloquei as bandas há 10 dias. Tenho uma dúvida: para que servem os brackets que têm no lado interior das bandas, aquelas que ficam incomodando a língua??
    Desde já agradeço!

  362. Marcia,

    Isso é sinal de que há uma instabilidade no resultado obtido no tratamento.

    Coverse com o seu ortodontista para saber como levar este dente de volta para o lugar e como mantê-lo na posição definitivamente.

  363. Aroldo,

    Se você vai continuar sem poder fazer as consultas normalmente, acho melhor remover o aparelho por que existe sempre o risco de um dente sofrer uma força que não foi planejada pelo ortodontista quando o aparelho está na boca sem acompanhamento.

  364. Dayane,

    Você deve procurar um ortodontista para avaliar a situação o quanto antes pois existe risco de cáries, infecções, traumas oclusais, reabsorção radicular, entre vários outros.

  365. Felipe,

    São tubos linguais e podem servir para diversas funções diferentes dependendo do caso. Só o seu ortodontista pode dizer o que quer fazer com estes acessórios.

  366. Vinicius,

    Não tente cortar partes do aparelho em casa. Procure o ortodontista ou então uma clínica qualquer, mas deixe que um profissional cuide disso para evitar acidentes.

  367. Dr Andre
    cada vez q a banda quebra é certo o dentista cortar o arame e deixar a banda sem nada ate a manutenção ou qual o procedimento q deve ser feito
    att marcos

  368. Olá dr. André, uso aparelho fixo a 5 meses e meu problema é diastema nos dentes da frente, no 1° mês o distema fechou e ficou perfeito, só q agora os dentes da frente entortaram um pouco quase formando um triângulo.Minha orto disse q isso mudaria na troca do fio e q els voltariam a se afastar.Isso é verdade?Ela disse tmb q precisarei usar uma boa contenção pelo resto da vida, para q os dentes não voltem a separar!Isso é verdade? Me explique pq acontecem os diastems?
    Desde já agradeço.

  369. Estou reenviando minha mensagem pq havia nuitos erros.

    Olá, Dr.

    Usei aparelho uns 5 anos. O meu problema era dor nas articulações e o ortodontista colocou uma placa e disse-me que era para corrigir a mordida, e se me explicar o pq. disse para eu torcer o pino da placa uma vez por semana. O fato é que quando eu percebi os meus dentes estavam fastando uns dos outros. Então, fui pedir explicações a ela, e ela disse que era para aumentar minha arcada dentária, mas, só aumentou a superior. Depois de um tempo, colocou o aparelho fixo (superior e inferior) mas, nunca disse quando tiraria o aparelho. Então, resolvi mudar de ortodontista. Passou um tempo e ele disse que não tinha mais nada a fazer e retirou o aparelho, acontece que minha arcada dentária superior ficou maior que a inferior, e, meus dentes da frente na parte superior ficaram salientes, ou seja, pra fora. Segundo ele, tinha que ser daquele jeito pq senão quando eu falasse ou sorrisse meus dentes não seriam vistos. O fato, que minha dentadura ficou horrível, e ela era linda. Tirei o aparelho há uns 10 dias e gostaria de saber se é possível colocar o aparelho novamente, após usar tantos anos.

  370. Marcos,

    Tudo depende da situação específica do caso, não existe uma regra única.

    Provavelmente o seu ortodontista achou que esta seria a melhor alternativa no momento.

  371. Raida,

    Sim, você pode voltar a fazer um tratamento ortodôntico se não estiver satisfeita com o resultado atual.

    As radiografias vão mostrar se eventualmente tiver ocorrido algum problema nas raízes dos seus dentes durante o primeiro tratamento.

  372. Oi Doutor, na parte infeiro a minha dentista colocou a liga corrente( aquela que é uma só) mas ela só dura uma semana e sempre estou indo lá recolocar. Ela quebra especificamente no dente que tem o anel do lado esquerdo. Foi preciso colocar essa liga, pois os meus dentes, devido a um espaço que ela mesma abriu, os dentes inclinaram. Gostaria de saber o que essas quebras influenciam no tratamento e se essa seria a única forma de colocar os dentes no lugar novamente? e se a liga quebrando dos dois lados nos dois aneis vai ter uma influencia no tratamento?
    Agradeço desde já a atenção

  373. Silvia,

    Sim, acho que o rompimento do elástico vai atrasar um pouco a movimentação como qualquer parte do aparelho que não funcione corretamente atrasaria.

    Mas esta costuma ser a melhor forma de fechar espaços mesmo.

  374. Boa noite Doutor,

    Então coloquei banda nos dentes superiores com um arco base que tem uma placa de acrílico. Esse arco base é soldado…e os dentes que estão com a banda estao doendo muito..minha mordida esta certa…só que se eu mordo um pouquinho mais para a esquerda percebo que a solda da banda do lado direito está bem maior que a do lado esquerda e incomoda…doí bastante ness lugar…bem mais que a do outro lado. Agora não sei se isso é normal…pois coloquei na segunda feira (04/07) e só fazem 4 dias que eu coloquei e que demora alguns dias para parar de doer, ou se eu devo voltar ao dentista e pedir para ele lixar essa banda que está soldada a mais. E tem um detalhe no dente que está a banda não sei se saiu um pedaço do esmalte do dente ou se é aquele cimento que cola a banda no dente. Espero que vc possa me ajudar.

    Obrigada.

  375. Vanessa,

    Eu sempre digo aos meus clientes que entrem em contato comigo em caso de desconforto criado pelo aparelho. E acho que você deveria fazer o mesmo com o seu ortodontista.

    Aquilo que é um problemão para você pode ser resolvido muitas vezes em poucos minutos pelo profissional. Por isso vale a pena antecipar a consulta.

  376. Ola Dr,
    Gostaria de tirar uma duvida com o senhor tirei meu aparelho fixo faz 4 anos, mas meus cisos nasceram logo apos a retirada do aparelho fixo e por conta disso n usei mas minha contenção… Meus dentes permaneceram normais, mas de umas semanas pra cá notei a uma pequena separação surgindo nos dentes da frente! Estou desesperada, sera q vou ter q colocar aparelho fixo de novo?nao há outro tratamento que eu possa fazer pra ele voltar? e pq apos anos os dentes estao se separando? =/ Agradeço desde já!

  377. Olá Dr,

    Estou usando separadores nos dentes, vou usar o Botão de Nance e o aparelho fixo normal com brackets. Dúvida: qual será a possivel sequencia em que serão colocados esses aparelhos? Os separadores com o tempo param de doer?

    Obrigada.

  378. Luciana,

    Se os dentes chegaram a se separar, só voltarão à posição com ortodontia.

    Entre em contato com o seu ortodontista para uma a avaliação.

  379. Olá Dr,

    Tenho uma dúvida comum, com quanto tempo a dor do aparelho puxando os dentes ameniza? vou usar o botão de nance e o aparelho fixo, se acostuma facilmente com eles juntos? Posso usar algum analgésico?

    Desde já, Grata!

  380. Cris,

    Normalmente o botão de nance é instalado primeiro e depois os brackets são colados.

    Os separadores costumam incomodar mesmo, por isso o ideal é não ficar mais que uma semana com eles.

  381. Oi Dr,
    Estou colocando o aparelho estético, isso já faz mais de um mês que estou colocando e não termina…
    Semana passada fui colocar os aneis e a Dra. disse que meus molares estão muito colados… tentou colocar o separador mais não conseguiu em todos… fiquei com 3 separadores mas assim que fui almoçar um caiu e não consegui ficar com os outros dois porque estavam doendo demais quando comia.
    Hoje voltei no consultorio e a Dra. colou esse tubo no segundo molar do dente superior… a minha duvida é: e o terceiro molar? esse tubo tem o mesmo efeito dos aneis? ela apenas colou no dente. depois vou ter que colocar tambem no inferior.

  382. Olá Dr.

    Estou usando o aparelho fixo à 3 meses coloquei os anéis nos molares superiores a 9 dias porém um dos molares que está com o anel começou a doer MUITO de dois dias pra cá parece que ele esta meio escurecido bem perto da gengiva nao estou entendendo este dente tem canal (4 anos atrás) nao era pra doer né? será que o canal foi mal feito? só consegui vaga no meu dentista pra semana que vem!!!! a dor esta constante nao é só quando mordo!!! me dá uma luz!!!
    obrigada!!!

  383. Olá Dr.

    tenho aparelho fixo ja ha alguns anos, porem ja tem 1 ano pra mais que nao faço manutençao, mudei de cidade e ate agora nao procurei outro dentista para continuar a manutençao. Corro o risco de perder algum dente, tipo cair?? Me falaram q se ficar muito tempo sem fazer manutençao qdo for tirar o aparelho o dente cai, é verdade????

    Obrigada!

  384. Dr. Coloquei aparelho fixo em junho deste ano, porém, só na parte superior, as bandas não foram coladas nos últimos dentes, eu senti que os demais que estão com o arco já se movimentaram e os últimos que estão sem aparelho estão um pouco mais para fora. Na semana passada fiz a minha primeira manutenção, questionei a assistente e ela me disse que não se coloca aparelho nos últimos dentes, ao passar a lingua nestes dentes que estão fora do aparelho sinto como se houvesse uma lombada entre eles e os do lado que estão com os anéis. Outra dúvida, é que desde a montagem do aparelho até a manutenção não foi colocada borrachinha em um dente da frente, desta vez eles colocaram uma especie de fio abertando o braquete. Me ajude nessas duas situações. Obrigada!

  385. Bom dia! Estou com aparelho há uns 4 meses, mas não estou satisfeita com o atendimento da ortodontista, pois a mesma não me esclarece as dúvidas e marca manutenções somente uma vez ao mês, eunão vi minha documentação e não tive explicações do que seria feito durante o tratamento. No papel que assinei, que não pareceu nd com um contraro, diz que se eu desistir do tratamento antes do seu término, terei que pagar o valor referenta a 3 manutenções. Gostaria de saber se isso prcede? Sou mesmo obrigada a pagar ou tem algo no Código de Defesa do Consumidor que me ampara? Pois se não estou satisfeita com o profissional, acredito ser um direito meu procurar outro que me dê confiança. Por favor, preciso deste esclarecimento.

  386. ola DR,
    olha eu vou colocar aparelho fixo para corrigir meus dentes ,so que o meu maxilar inferior esta uum poco para tras em relação ao superior e eu gostaria de saber se com o uso do aparelho ortodontico esse problema podera se resolver ou teria que realizar alguma cirurgia?

  387. Cris,

    O tempo para passar a dor inicial depende de quanta força foi feita, do tipo de arco usado, de quanto os dentes estão apinhados, da própria sensibilidade do paciente, etc.

    Mas podemos falar de dois dias a uma semana como um prazo razoável.

    Se adaptar aos dois aparelhos simultaneamente é realmente mais difícil.

    Analgésicos devem ser receitados pelo seu ortodontista se necessário.

  388. Miguel,

    O terceiro molar não entra no aparelho na maioria das vezes.

    Quanto à diferença entre o tubo ser colado ou bandado, basta ler o post que você vai compreender.

  389. Sabrina,

    É impossível saber o que houve com este dente.

    Mas se houver algum problema no tratamento do canal, pode ocorrer um quadro agudo desencadeado pela movimentação ortodôntica.

    Tente antecipar a sua consulta para saber logo o que está acontecendo.

  390. Gisela,

    Não podemos afirmar que você vai perder um ou mais dentes.

    Mas certamente você está exposta à um risco alto de ter problemas nos dentes ao manter o aparelho na boca sem acompanhamento de um ortodontista.

  391. Anne,

    Realmente isso pode acontecer quando os segundos molares não são incluídos no aparelho. Neste caso vale a pena conversar com a sua ortodontista e perguntar se não é possível estender o aparelho até estes dentes.

    O amarrilho substitui a ligadura elástica na fixação do arco ao bracket.

  392. Fabiana,

    Não tenho conhecimento do código de defesa do consumidor, mas acho que tudo depende do que foi combinado inicialmente.

    O ideal é que seja feito o que se combinou no início do tratamento.

  393. doutor,to com uma grande duvida,usa aparelho fixo nos dentes tem 7 meses e eu nao usar bandas,aneis e nada para segurar o aparelho,qria saber se nao existe nada que possa substituir as bandas e se eu naao tiver vai influenciar no meu tratamento? minha dentista falou q eu nao posso colocar os aneis porque meu cisso comprometeu a raiz dos meus molares devido ao fato deles terem nasciidos inclusos e atravessados ela me disse q houve uma absorção da raiz dos meus dentes e eles ficaram fracos e n suportaria o anel,sinto q nas manutenções nao é feito nada!! porque ela so troca as gominhas coloridas e nao aperta!!!nao sinto dor nenhuma…me explica como vai puxar os meus dentes,se nao ha um suporte para exercer a força??me ajude por favor ja to ficando desesperada!!!!muito obrigada

  394. Dr. André,

    Muito obrigada pelo esclarecimento, caso o meu ortodontista se negue a estender o aparelho, existe algum risco para a minha arcada?

  395. Leidiana,

    Se as raízes dos molares estão comprometidas não se deve usar nenhum acessório nestes dentes mesmo.

    Mas a ancoragem necessária para fazer a movimentação depende do planejamento do caso.

    E quanto a isso eu não posso dizer nada sem ter examinado você.

  396. Dr.Andre com seis anos meu filho amoleceu os dentes da frente da parte de cima,mais não arrancou então levei a um dentista e ele errancou os dois.Mas ele está com 14 anos agora e os dois dentes dele não nasceram ainda,ele usa aparelho e mesmo assim os dentes não descem só apareceram porque fez uma cirurgia e cortou a gengiva ,não sei mais o que fazer pois já penso em um implante .Me responda se já conhece alguma situação parecida e se tem alguma solução

  397. Anne,

    Para responder à sua pergunta seria necessário examinar você.

    Em alguns casos a inclusão dos segundos molares no aparelho é realmente importante, em outros nem tanto.

    O seu ortodontista deve ter julgado que no seu caso não há esta necessidade.

  398. Raquel,

    Se os incisivos apareceram depois da cirurgia, não acredito que seja necessário pensar em implante pois ele tem os dentes. Só precisam ser levados para a posição correta.

    Infelizmente não posso ajudar muito sem ter visto o caso.

    Recomendo que você procure um ortodontista para avaliar a situação.

  399. Renan,

    Desculpe pela demora em responder à sua pergunta, mas às vezes alguns comentários ficam esquecidos no meio do spam…

    No seu caso, se a mandíbula (arcada inferior) está para trás, dificilmente haverá um crescimento ósseo pelo uso do aparelho fixo.

    Se a discrepância for muito grande, talvez a solução seja mesmo uma cvirurgia ortognática.

    Abraços,

    Dr. Andre

  400. olá Dr. André

    Há 3 meses tirei o aparelho fixo e passei a usar o móvel nos dentes incisivos superiores e outro tipo de fixo nos incisivos inferiores. Porém, um dente central superior desceu e ficou desnivelado com o outro. Nenhum dos dois estão doendo. Oque deve ser feito nesse caso? Lixar? Porque isso aconteceu?
    Agradeço desde já.

  401. Olá Dr. Há mais de 1 ano que uso aparelho fixo. Portanto o meu dentista havia falado que eu usaria um aparelho ortodôntico( disjuntor palatino hirax) para que desce espaço para que os outros dentes coubessem na arca dentária. Portanto 2 dias antes coloquei o separador, e logo em seguida foi colocado o aparelho, sendo que o mesmo havia me passado recomendações com uso desse aparelho: os certos “deconfortos” que iria me causar daqui em diante. Só que há um problema, este aparelho está me trazendo muitos transtornos no cotidiano. Enfim os meus dentes sisos já nasceram. Eu pensei assim: é mellhor extraí-los os dentes sisos para dar espaço aos outros dentes do que usar esse aparelho. O que o Senhor acha?

  402. Olá doutor, minha duvida é a seguinte,
    estou usando o aparelho faz 1 mes, já fiz a 1ª manutenção
    mas só foram colados nos 9 primeiros dentes
    uso o “fio” e as “borrachinhas”… não estou usando banda
    isso é normal??

  403. Marcela,

    Extrações de sisos não substituem a necessidade de expansão da arcada.

    Se o seu ortodontista diagnosticou uma atresia da arcada superior será preciso fazer a disjunção mesmo.

  404. Tania,

    Provavelmente as bandas serão colocadas mais à frente, converse com o seu ortodontista para saber quando.

    Mas não vejo nada de anormal até aqui.

  405. Olá Dr,

    Usei aparelho fixo por 3 anos, e depois comecei a usar o aparelho de contenção… porém, com o tempo fui relaxando e deixei de usar. De uns dias pra cá , notei que um dente da arcada inferior já estava saindo de lugar, e achei meu aparelho de contenção, e comecei a usa-lo novamente .
    No inicio senti fortes pressões, mas depois me acostumei… Meu dente voltou ao lugar normal, porém, minha mordida modificou e eu notei que um dente inferior, está tocando um pouco no meu dente superior e isso está me incomodando, é tudo questão de costume? Devo continuar utilizando a contenção?

    Grato, Felipe M.

  406. Felipe,

    Parece que ao retornar a usar a placa o posicionamento dos dentes melhorou. Mas não completamente, por isso ainda há um toque entre as arcadas desconfortável.

    Acho que o ideal é retornar ao seu ortodontista para avaliar a situação.

  407. Dr.
    Tenho 2 dentes afastados para trás !
    Tô usando uma mola para afastar os dentes do lado, e puxar os que estão afastados. Você acha que com quanto tempo, isso fica bom ?
    Obrigado !

  408. Boa tarde.

    Tenho 13 anos e uso aparelho fixo. Fiz a colocação do superior há 1 mês e meio. O inferior foi colocado semana passada, já estou bem adaptada. Agora a pouco notei que o último “ferrinho” do aparelho inferior soltou. Não está me encomodando nem um pouco, só que estou preocupada. O ferrinho é bastante fino e tem aspecto frágil. Gostaria de saber se eu posso colocá-lo de volta no lugar em casa mesmo. O que devo fazer?

  409. Olá, vou extrair o penúltimo dente inferior (antes do siso), o dentista recomendou que eu coloca-se protese fixa ou implante, mais achei caro. Tem algum problema se eu deixar de colocar protese, já que os meus dentes do siso são perfeitos, iguais aos que eu vou extrair?

  410. Opa Dr.

    Usei aparelho móvel por 1 ano e não resolveu nada e mudei pro fixo e usei 4 anos e meio e agora to novamente com o móvel pra contensão, consertou tudo, mas os meus dentes da frente, só eles, continuam separados, bem pouquinho. Não me sinto muito confortável com isso, acoselha-me a usar resina pra fechar esse espaço?

  411. Lukeete,

    Desculpe mas é impossível responder à sua pergunta sem uma avaliação clínica. Só o seu ortodontista pode dizer quanto tempo será necessário para resolver o problema.

  412. Bruna

    Isso pode acontecer quando o arco ainda é muito fino e flexível, mas não costuma dar maiores problemas.

    Se não está incomodando, acho que é melhor marcar um horário e pedir para o seu ortodontista recolocar na posição.

    Se você tentar alguma coisa pode se ferir.

  413. Bárbara,

    Não é uma boa ideía deixar o espaço sem dente pois o antagonista provavelmente vai sair da posição criando maiores problemas no futuro.

    Talvez valha a pena investir num implante.

  414. Gustavo,

    Sim, acho que esta pode ser uma boa opção já que o espaço é bem pequeno.

    Mas o certo é pedir esta opinião ao seu ortodontista que conhece o caso.

  415. Dr. André andei lendo aqui perguntas e respostas e fiquei muito satisfeita com seus esclarecimentos, o senhor realmente ajuda bastante.PELO AMOR DE DEUS ME AJUDE!!!!!KKKK…E que minha ortondontista me colocou um aparelho no céu da boca para fazer ancoragem,ela me disse que era para os dentes de trás não vir pra frente e montar os outros.Eu já pesquisei esse aparelho e pelo modelo que vi o nome dele é botão de nance,é horrível,não consigo falar direito e pior ainda,não consigo comer direito pois a comida fica toda grudada no ferrinho do apareho no céu da boca é muito ruim…Voltei nela e ela me disse que não podia tirar e que eu iria ficar um ano com esse aparelho.Não tem jeito mesmo?Não existe outro método?Por favor,não estou conseguindo comer direito,quero tirar.Tive que extrair dois dentes um em cada lado para dar espaço e agora tem que juntar.Esse aparelho se eu tirar meus dentes não irão juntar?Obrigada.

  416. DR. usei um aparelho so 7 meses,meus dentes do fundo q tinha colocado os aneis, depois q tirei ficou um espaço entre os dentes ai esta ficando muita comida entre eles e esta inflamando. Fui no periodotista e ele me falou q era p ir no orto e colocar os brecks so no fundo p aperta os espaços. O fazer?

  417. Olá,
    Iniciei o tratamento há 9 meses e só agora coloquei a banda na parte inferior (somente banda) e no próximo mês irei extrair um último dente que falta. Mas após colocar a banda não consigo mais mastigar nada, meus dentes não conseguem se unir e triturar o alimento, eles apenas cortam o alimento e isto tem me causado dores estomacais e fome…O que fazer? Pelo que me parece a colocação da banda está correta, mas não consigo morder com nenhum dente.
    Outra dúvida é sobre os sisos, que estão encobertos pela gengiva, mas não fazem parte do aparelho, não tem como traze-los para fora ?
    Aguardo e desde já agradeço.

  418. Joyce,

    O botão de nance está no planejamento do seu tratamento e removê-lo depende de haver uma alternativa para a ancoragem.

    Só quem pode fazer esta mudança é a sua ortodontista.

    Mas pela sua descrição não há nada fora do comum no seu tratamento.

    Se o aparelho for removido os dentes podem se juntar mas da forma errada.

  419. Boa noite, doutor!

    Uso aparelho fixo há 8 anos para corrigir um problema de mordida cruzada, e quando pergunto para minha dentista quanto tempo falta para concluir o tratamento, ela diz que ainda não tem como dizer. Não lhe parece um tempo muito longo? Estou pensando em procurar uma segunda opinião… chego a me questionar se um tratamento tão longo não pode ocasionar a perda dos dentes… Agradeço qualquer informação. Abçs!

  420. Boa noite, Dr. André!

    Seu blog está de parabéns pela qualidade e quantidade de informações /orientações necessárias para quem vai realizar ou está passando por um tratamento ortodôntico.
    Tenho 35 anos e um diastema idêntico ao da Ashley Smith, que já tinha virado minha marca registrada. rs
    Optei por corrigir este “detalhe” e dia 22/08/11 coloquei o aparelho fixo na parte superior. Ainda não consigo mastigar nada, somente alimentos moles. O que esta me incomodando bastante é a sensibilidade na parte superior próximo da gengiva. É tanto que não tenho conseguido escovar os dentes ultimamente, no início sim, mais agora uso somente o fio dental, pasta dental e enxaguante após toda refeição. Retornarei dia 19/09 para primeira manutenção.
    Pergunto: Essa sensibilidade excessiva está dentro dos padrões da normalidade?
    Se não, devo voltar ao dentista o quanto antes?

    Agradeço desde já e aproveito para desejar uma ótima semana!

    Att,

    Patricia Coutinho

  421. Obrigada Dr. André por ter respondido.Ela me disse que há a possibilidade de colocar pinos mas logo disse que não porque achei pinos muito ruim…Porém um cirurgião dentista me disse que não incomoda nada.Estou tão indecisa…Odeio esse aparelho no meu céu da boca,não consigo me acostumar,é horrível!Não tem outro jeito então?

  422. Fernando,

    Eu não vi o seu caso mas concordo que oito anos é muito tempo para ainda não haver definição da data da retirada do aparelho.

    Quanto à possibilidade de problemas nos detes, isso pode ocorrer, mas não necessariamente.

  423. Patricia,

    Eu fico muro feliz com os seus comentários, obrigado.

    Quanto à sua sensibilidade, isto pode ocorrer em alguns casos.

    Tente usar uma pasta para dentes sensíveis se estiver suportável.

    Se estiver aumentando, então acho que vale a pena entrar em contato com o seu ortodontista.

  424. Obrigada Dr. André, adorei seu blog,tem muita informação importante,e o senhor esclarece muito bem várias dúvidas de todos.Parabéns e continue assim pois precisamos muito!!!!Beijossss

  425. Agradeço atencão dispensada e conforme sua orientação vou mudar o creme dental o quanto antes e observar atentamente as mudanças.
    Sempre que possível acompanharei e indicarei seu blog que já é um sucesso de acessos.

    Abraços,

    Patricia Coutinho

  426. Joyce e Patricia,

    Obrigado pelos comentários positivos.

    O reconhecimento de vocês é muito importante para mim.

    Voltem sempre.

    Dr. Andre

  427. Dr.
    Eu usei aparelho fixo por 2 anos e depois coloquei o movel. no inicio usei certinho, ai quando tinha que usar pra dormir eu nao usava todos os dias , dai os 4 dentes da frente de baixo tao entortando denovo. Se eu usar o movel denovo, o dia todo volta ao lugar? tudo alinhadinho? Obrigado pela atençao, Juão

  428. Dr. André,
    Primeiramente queria parabenizar pelo blog e por sua presteza ao responder a todos.
    Não mto diferente dos demais, uso aparelho e estou com dúvidas. Estou finalizando meu tratamento e retirei as bandas, porém percebi que tem mto espaço entres os dentes que estavam bandados e antes não tinha esses espaços. Isso é normal?? Eles voltarão para o lugar quando eu começar a usar o móvel?

    Por favor, me esclareça.

  429. Juão,

    É difícil saber se os dentes vão voltar à posição antiga apenas com o uso da placa de contenção.

    O ideal seria voltar ao seu ortodontista para avaliar a situação.

  430. Fabiane,

    Obrigado pelos seus comentários positivos.

    Quanto ao espaço entre os dentes que receberam as bandas, isso pode realmente acontecer.

    Em alguns casos o espaço se fecha naturalmente, em outros pode ser necessário fechá-lo usando algum dispositivo fixo ou removível.

    Abraços,

    Dr. Andre

  431. Dr ,
    os dentes nao tao muito tortos , começaram a entortar . o que voce acha? acha que vai voltar pro lugar com o uso do aparelho movel? se sim,eu deveria usar o dia todo ou so a noite?

  432. Juão,

    Como eu disse, não posso orientar você desta forma, sem ter estudado o caso ou examinado você pessoalmente. Só o seu ortodontista pode fazer isso.

  433. Juão,

    Isso depende do caso.

    Não tenho como saber apenas pela sua descrição.

    A proposta do blog é de ajudar as pessoas dentro do possível com orientações. Mas eu não posso querer substituir consultas realizadas em consultório por respostas escritas na internet sem nem mesmo ter examinado o paciente.

    E a minha orientação para você é que entre em contato com o seu ou com outro ortodontista para avaliar se a placa de contenção é o instrumento mais adequado para resolver seu problema.

    Quanto mais rápido você fizer isso, melhor.

    Abraços,

    Dr. Andre

  434. Olá Dr Andre! Coloquei ap fixo de porcelana por enquanto somente superior tem 2 semanas. Já sou adulta e confesso que está bem difícil me adaptar.(principalmente para dormir) Mas minha dúvida é: Ainda sinto meus dentes moles. Dá aflição ao mastigar e por isso ainda prefiro alimentos moles. Depois de tantos dias é normal.? Porque dores eu quase nem sinto, só ao tocar mais bruscamente, mas o que incomoda é a sensação da movimentação do dentes. Poderia me informar se é assim mesmo? Obrigada

  435. Olá Dr. André,leva mais ou menos quanto tempo para fechar os espaços onde dentes foram extraídos?Estou usando o botão de nance e aparelho fixo.Tem uma média de tempo que o senhor possa me falar?

    Obrigada.

  436. Prezado Dr. André,

    Usei aparelho fixo por 3 anos e após retirá-lo passei a usar o móvel, durante 2 anos. Já fazem 4 anos que parei de utilizar o móvel. Poucos dias atrás, por curiosidade, tentei voltar a usar o meu aparelho móvel e percebi que alguns dos dentes sofreram modificação. O aparelho se encaixa bem, no entanto, sindo que há pressão em alguns dentes.

    Pergunto se, posso voltar a utilizar o aparelho móvel e se o uso diário pode fazer com que os dentes que se movimentaram, voltem para o lugar certo.

    Atenciosamente,
    Alessandra.

  437. Ola Dr
    Estou muito preocupada, pois usei aparelho 4 anos e tirei nesta ultima sexta- feira dia 9/09 e quando eu coloquei o aparelho era pq eu tinha os dentes da frente separado. Notei hoje pela pmanha, que meus dentes da frente estão se separando novamente, coisa minima mas estão ficando separados. É normal? Vou por o aparelho movel somente dia 27/09. O que devo fazer? é normal separar um pouco?

    Abraços!

  438. Ágata,

    Esta sensação é esperada no tratamento. Os detes ficam realmente com mobilidade enquanto estão sendo movimentados.

    Aparentemente não há motivo para preocupação, mas não custa nada perguntar ao seu ortodontista se tudo esta evoluindo como o esperado.

  439. Joyce,

    Como o fechamento dos espaços depende de diversos fatores (como a situação inicial, a técnica usada, o biotipo facial, etc) somente o seu ortodontista pode fazer esta estimativa baseado no planejamento que ele preparou para o seu tratamento.

  440. Alessandra,

    A minha recomendação é para que você entre em contato com o seu ortodontista para que ele diga se é possível recuperar o posicionamento dos dentes através desta placa ou não.

    Por mais simples que possa parecer, tentar resolver isso sozinha sem acompanhamento profissional pode trazer riscos para a integridade dos seus dentes.

  441. Fabiana,

    Parece haver alguma instabilidade no seu resultado. Talvez seja bom entrar em contato com o seu ortodontista para tentar pegar a placa de contenção com mais antecedência.

  442. doutora eu uso aparelho a 5 meses e não tenho anel e nem banda nos molares nos meus molares tem braquetes comums,isso é correto e alem do mais eu coloquei o aparelho sem fazer nenhum exame e até hoje não tenho nenhum exame, o aparelho funciona mesmo sem os exames?

  443. Ola Dr. Coloquei meu aparelho ontem, mas pelo q eu vi ele naum colocou bandas em nenhum dente. Ele colocou na parte de cima primeiro e mês que vem colocará em baixo… Mas os brackets estão colados e passado o fio ate o penultimo dente (molar). Vai ficar assim mesmo sem bandas ou será que ele colocará mais pra frente??
    Todos os aparelhos fixos é obrigatório usar bandas?
    Obrigada desde já!

  444. Boa tarde,

    Estou usando aparelho á 8 meses, tenho os dentes superiores para frente, e até agora não coloquei aparelho na parte de baixo, é normal, estou preocupada, pois não vejo nenhum resultado e já se passaram 8 meses.

    abs
    Roberta

  445. Eder,

    O funcionamento do aparelho não depende dos exames, mas o planejamento do que será feito sim.

    E sem planejamento, o tratamento tem menos chances de dar certo.

    Eu acho fundamental fazer a documentação ortodôntica antes de iniciar a montagem do aparelho.

  446. Roberta,

    É muito difícil dizer qualquer coisa sem ter visto o caso, O fato de depois de oito meses você ainda estar sem o aparelho inferior não é necessariamente um problema, mas você deve receber uma explicação do por quê deste intervalo entre a colocação dos dois aparelhos.

    Quanto a não ver resultados depois deste tempo, também não podemos dizer que em todos os casos o resultado aparece logo no início. Mas alguma alteração deve ter acontecido, basta comparar a boca com os modelos iniciais. Peça para o seu ortodontista mostrar a diferença para você.

  447. Boa Noite estou usando aparelho faz 7 meses, ja perguntei a minha dentista e ela falou que esta normal.Meu dente inferior que esta com a banda(lado esquerdo) esta entortando, entrando para dentro isso é normal???O que devo fazer???

  448. doutora eu tenho a parte inferior mais a frente que a parte superior, para corrigir esse defeito demora muito?
    estou muito ancioso para corrigir esse problema

  449. Boa tarde Doutor ,

    Faz 3 dias que estou usando o separador em todos os meus molares , tanto na parte inferior, quanto na superior , para poder ta fazendo a colocação das bandas ! os meus dentes estão super sensiveis , nao estou conseguindo mastigar nenhum tipo de alimento , estou vivendo a base de SOPA ..
    queria saber se essa sensação é normal ? e se com o tempo vai passar ?

  450. Daniele,

    Sem ver o caso eu não tenho como responder. O dente pode estar assumindo uma inclinação desejada pela ortodontista ou pode estar com uma inclinação exagerada.

    Como a sua ortodontista disse que está tudo bem, você precisa confiar nela.

    Ou então consultar outro profissional para pedir uma segunda opinião. Mas isso precisa ser feito em uma consulta clínica.

  451. Eder,

    Não tenho como saber sem ter avaliado o caso, mas normalmente uma mordida invertida não é fácil de ser corrigida.

    Mas se na próxima pergunta você me chamar de “doutora” de novo eu não vou te responder mais não. 🙂

  452. Ola, tenho algumas duvidas, depois que coloquei o aparelho faz 6 meses, minha gengiva onde esta a banda doi muito ficam inchadas e sai pus, nao consigo morder nada que seja duro pois a gengiva sangra, fui na orto e ela disse que era pra usar o periogardi, mais nao esta adiantando, é normal as gengivas ficarem sensiveis assim??, porque doi muito….Obrigada e fico no aguardo.

  453. Olá doutor! Não faz nem dois meses que eu estou com
    o aparelho fixo e acho que o meu dentista está me enrolando…
    Eu tenho os famosos dentes “encavalados”, e ele só colocou os
    braquetes e o arco nos seis primeiros dentes de cima e de baixo,
    vou colocar a banda nesse mês somente em baixo, porém
    todas as pessoas que eu conheço, colocaram primeiro em cima, isso pode?
    Eu também não arranquei nenhum dente e somente o siso de cima que está nascendo, e o meu incisivo da frente parece que nunca vai descer para o lugar certo… Morro de medo de extração! Usando os braquetes e o arco somente nos dentes da frente faz algum efeito? Já que todos os dentes da arcada de cima são tortos. Acho que nunca vou ver os meus dentes bonitos..

  454. qual a finalidade do amarrilho.no meu aparelho tem o fio ortodontico, e atras dele um outro fio que fica cruzado passando de canino a canino é um fio mais fino que a dentista chama de amarrilho, vc pode me esplicar pra que serve?

  455. Ola!Usei o aparelho a 3 anos e 5 meses,começei com o aparelho fixo no céu da boca e depois ela pôs o fixo e tiro o do ceú da boca,e o mês passado eu fiz o raio-x panoramico e ela tiro o aparelho e me deu o aparelho movel,mas reparei que o meu dente que era bem torto esta voltando como era antes,eu uso conforme a dentista me orientou que eu usa-se direto.Isso é normal?O que devo fazer?E a minha consulta será só o mês de dezembro.Obrigado!

  456. meu cunhado de 15 anos foi ao dentista e depois de tirar toda documentaçao ele vai ter que extrair quatro dentes e normal ele colocar o aparelho odontologico e depois de tres dias extrair os dentes obrigada aguardo ansiosa beijos………….

  457. Olá Dr. André, estou me sentindo muito mal com esse botão de nance, esse aparelho fez com que minha alimentação ficasse péssima, pois é horrível comer com ele.Vc me falou dos mini-implantes e andei pesquisando sobre eles : é verdade que eles não incomodam?Dói para colocar?Tem alguma contra indicação?Estou com dúvidas e me sentindo infeliz com esse botão de nance que me incomoda muito na hora da alimentação.

  458. Aline,

    O uso de separadores é mesmo desagradável.

    Por isso eu, quando uso, prefiro mantê-los apenas por dois dias que normalmente é o suficiente para criar a separação e fazer as bandas.

  459. Nicole,

    Alguns tratamentos podem ser realizados apenas com aparelho nos dentes anteriores, mas como serão feitas as bandas inferiores, o seu aparelho deverá ser completo.

    O ritmo da colagem e a ordem em que o aparelho será montado depende da forma como cada ortodontista trabalha. E em dois meses é normal ainda não estar com tudo na boca.

    A princípio não vejo nada de errado com o seu tratamento.

  460. Bom dia Dr.
    Estou com uma dúvida, to usando aparelho ha alguns meses, mas para continuar o tratamento preciso extrair alguns dentes, ao todo oito dentes.
    Prucurei uma clínica especializada em extração, pois os dentes inferiores do siso não nasceram e estão deitados, quanto a isso td bem, não tenho medo de arrancar. O que me tirou o sono foi que o cirurgião falou que fará todas as extrações no mesmo dia. É normal fazer isso? Alguns outros dentistas que procurei, me disseram q nesse caso é mais fácil que meu sistema imunológico fique mais sensível… Como nunca soube de caso que tenha sido feito tantas extrações de uma só vez, estou procurando o máximo de informações e opiniões de profissionais da área.
    Se puder me ajudar, eu agradeço.

  461. Leticia,

    Eu recomendo que você tente antecipar sua consulta para evitar que o problema aumente pois parece que há uma instabilidade no resultado.

  462. Simone,

    Eu sempre prefiro fazer as extrações antes de colocar o aparelho, mas errado não está, depende do caso e da forma como o dentista trabalha.

  463. Joyce,

    Os mini-implantes funcionam bem e são bastante confortáveis. A inserção é simples e feita sob anestesia local.

    Só que o seu ortodontista precisa concordar em alterar o tipo de ancoragem do seu tratamento.

    Converse com ele.

  464. Eu posso fazer um molde em gesso e raio x panoramico usando o aparelho ou vai ser preciso tirar para fazer.porque a minha dentista me deu a requizicão de exames mas estou com duvidas se terá que tirar.

  465. Jéssica,

    É possível fazer as oito extrações em uma única sessão, mas não acho que seja uma boa idéia pois o pós operatório será desconfortável demais e a boca aberta por muito tempo pode trazer problemas para as articulações têmporo-mandibulares.

  466. Eu posso fazer um molde em gesso e raio x panoramico usando o aparelho ou vai ser preciso tirar para fazer.porque a minha dentista me deu a requizicão de exames mas estou com duvidas se terá que tirar

  467. Dr. Andre tenhu uma duvida e gostoria que vc a tirasse pra mim é o seguinte eu botei a parte de cima do aparelho aii minha dentista pediu para eu fazer um exame fiz o exame tudo certinho dps botei os aneis de cima aii depois de um mês botei os aneis de baixo ou seja axo que em baixo é ao contrario os aneis primeiro e ai o sim o resto de aparelho gostaria kii vc me tirasse essa duvida se esta tudo correto com o anda mento do meu aparelho …..

    Outra pergunta .. na instalaçao do meu aparelho um pinozinho ficou torto gostaria de saber se na manutençao tem como minha dentista concertá-lo.

    Desculpa o tamanho da pergunta se vc responder agredeço muito essas duvidas acima tao me matando… =)

  468. Ola dr, eu uso aparelho há 9 meses só a parte de cima é normal ficar esse tempo todo sem a parte de baixo? tenho amigos que ja colocaram ambas partes no mesmo dia.

  469. DR Andre,

    coloquei meu aparelho superior no dia 22/09 e senti muita dor e parecia que meus dentes estão moles nos 03 dias seguintes, não conseguindo nem comer. hoje já consegui mastigar….Isso é normal, essa dor que os dentes já estão movimentando-se, pois percebi que meus dentes da frente já não se encaixam com os de baixo, pois não consigo alinha-los para por exemplo tirar uma pelinha (cuticula) do dedo.

  470. Alisson,

    Não existe uma ordem que deva ser seguida sempre na colocação do aparelho. No seu caso não vejo problema na ordem em que os acessórios foram colados.

    Se um bracket está torto, mostre ao dentista e peça para reposicioná-lo.

  471. doutor me tira uma duvida, eu fui fazer a minha manutenção e quando a dentista pediu pra que eu escolhesse a cor eu vi uns elasticos diferentes,eles tinham umas pontas tipo assim O+++. ai eu queria saber qual é a função desse elastico

  472. ola,gostaria de saber o seguinte meu ortodentista me disse q eu tenho q arrancar 4 dentes 2 de cima e 2 de baixo(o dente q fica atras do canino)so q meus dentes estao bons e eu nao quero arrancar ja tem 10 meses q eu coloquei o aparelho.e eu nem sou dentuça,e se eu quiser tirar o aparelho quando fizer 1 ano meus dentes vao volta a ficar tortos. e se eu nao tirar o aparelho e nao arrancar os dentes o q acontece;

  473. Leandro,

    Em alguns casos pode ser necessário realmente aguardar para colar o aparelho inferior.

    O que você precisa é saber o porquê deste intervalo. Pergunte ao seu ortodontista.

  474. Carla,

    No início da movimentação é assim mesmo: começa doendo mais e depois vai melhorando com o tempo. Isso pode variar de uma pessoa para outra, mas a princípio não vejo problema.

  475. Marcele,

    Se há indicação de extrações, o ideal é que sejam feitas.

    Só que isso pode variar dependendo do profissional. Então, se você não está certa de que as extrações serão uma boa opção, pode procurar uma segunda opinião consultando outro ortodontista. Mas isso precisa ser feito através de uma consulta.

  476. Obrigada Dr.
    entrando no assunto da colega Marcele…. eu já extrai os 4 cisos e o orto me disse que precisaria extrair mais 4 (idem Marcele), pois ele me disse que meu perfil é protuso (acho que é esse o nome), mas não sou dentuça.
    Procurei mais 02 ortos para avaliação e os 2 me disseram que não seria necessário fazer a extração desses dentes sadios….o que eu faço Dr.
    Já coloquei o aparelho com o primeiro que disse ter que extrair.

  477. Olá, faz 8 meses que estou com aparelho sem as bandas e nem colocou ainda o aparelho na parte inferior, esta demorando demais não tive quase nenhum resultado devo trocar de dentista?

  478. Olá Dr.
    uso aparelho fixo a 3 anos, e notei que na última consulta meu dentes superiores da frente ficaram “tortos”..minha Dr. colocou um elastico em todos os dente, e está apertando muito. Queria saber se é normal eles ficarem tortos quando usa esse elástico.

  479. dr andre logo vou colocar aparelho fixo mas tenho a mordida cruzada eo dentista disse q na minha mordida escorrega o dente e é só por causa que eu tenho dentes abertos na frente é verdade??

  480. Eder,

    Agora entendi! Isso é um bloco de rotação, usado para corrigir giroversões, ou seja, dentes rotacionados.

    O bloco é preso ao bracket pelos dois furos e, com a pressão do arco força o dente a rotacionar mais rápido.

    É um acessório muito usado na ortodontia.

  481. Carla,

    Eu não posso dar uma opinião sem ter visto o caso.

    Mas se dois outros profissionais contra-indicaram as extrações, há dúvida.

    Como a extração é um procedimento irreversível, talvez seja uma boa idéia colher mais algumas opiniões antes de decidir.

    Por mais que seja chato ter que trocar de ortodontista caso você decida não extrair, ainda é melhor do que arrancar os 4 dentes sem estar segura de que é a melhor opção.

  482. Nicolly,

    Eu acho que você deve fazer estes questionamentos diretamente para o seu ortodontista.

    Dê uma chance a ele de explicar por que o seu tratamento está neste ritmo. Pode haver um bom motivo para isso e só estar faltando uma explicação.

    Mas se você não ficar satisfeita com as respostas, tem todo o direito de procurar outro profissional.

  483. Camila,

    Se for uma ligadura em cadeia (parece uma corrente) que é usada para fechar espaços, ela pode eventualmente fazer com que os dentes fiquem um pouco apinhados por fazer pressão demais. Neste caso basta o ortodontista remover que os dentes voltam a alinhar.

  484. Ana Paula,

    Eu não tenho como responder sobre o seu caso sem ter examinado você, mas o prazo de dois anos é normal em ortodontia.

    Profissa? Sim, eu sou profissa.

  485. dr. a principal função do aparelho é empurrar os dentes para trás?
    por que apos minha manutenção percebi que minha arcada superior esta cada vez mais pra dentro.
    qual é a tecnica que a ortodontista usa pra trazer os dentes de volta pra frente?

  486. Liza,

    Não, isso não é normal. Você deve entrar em contato com o seu ortodontista para saber o que está acontecendo pois há perda de estabilidade do resultado.

  487. Eder,

    O aparelho pode ser usado com vários objetivos, inclusive levar os dentes para trás. Mas se o tratamento não está evoluindo da maneira que você esperava, só o seu ortodontista pode explicar o que ele planejou para você.

  488. Boa noite.
    Sr. dr gostaria que me ajudasse…
    gostaria de saber quais sao os passos que tenho de seguir para a colocacao do aparelho bem como a cirurgia que terei de fazer a seguir,gostaria de ser seguido num hospital publico,sera possivel?

    cumprimentos e excelente blog

  489. porque não colocaram os anéis de banda primeiro nos meus dentes?
    a dentista colocou o aparelho primeiro e nao os anéis? será que está correto ou depende de cada dentista ?

  490. Olá Dr. André, no meu caso ele só colocou os braquets e não usou os ultimos 2 dentes ( o dente do ciso não tenho mais). é normal? para qualquer tipo de tratamento é necesário banda ou tubo?.. o meu caso é o seguinte, já usei parelho durante tres anos, porém o dente do ciso de baixo eu deixei cresce, e como não tinha espaço deu uma acavalada, então fui ao dentista, o mesmo informou que para desentortar o de baixo ele teria que abrir espaço na parta superior, porque se não o infrerior iria se chocar com o superior, não iria encaixar, isso é correto? e ele falou que não utiliza a banda, para fazer tudo isso.. só esqueci de pergunta se ele utiliza o tubo, pois já havia visto seu site.

  491. Bom dia, minha filha colocou ontem um aparelho para abrir o céu da boca, mas ele entrou por dentro da gengiva deixando o dente pra fora e ela reclamou que estava doendo muito, quando acordou hoje ela estava com um padaço do dente na boca. Ela está assustada e quer tirar o aparelho, por favor pode me dizer o que fazer?

  492. Oi Doutor eu coloquei aparelho so na parte superior e ja tem 25 dias so q o meu ortodontista colocou so os braquetes e os arcos e dois ultimos dentes de cada lado estao sem o aparelho e ele pediu toda documentaçao so eu fiz tudo num dia e no outro ele ja colocou o aparelho acho q ele nem chegou a ver os exames. isso ta certo ou pode me pejudicar??
    Obrigado pela atençao!!

  493. Dr. eu fiz um canal no molar superior direito e está com curativo. o senhor poderia me explicar como coloca o bloco. ou se eu não quiser colocar e extrair esse dente o aparelho fecha o espaço?

  494. Bruno,

    O ideal é colocar o aparelho após o estudo do caso através da documentação ortodôntica. Talvez o seu ortodontista tenha considerado o caso bem simples e decidido instalar o aparelho mesmo antes de ver os exames.

    Ou talvez ele os tenha visto e você não saiba.

  495. Eder,

    Eu sou exclusivamente ortodontista e não tenho como dar orientação sobre outras especialidades da odontologia.

    Quanto a fechar o espaço com o aparelho, depende de uma avaliação clínica.

  496. Drº, boa tarde!

    Uso aparelho fixo aproximamente a 1ano e 6meses, meu dentista comentou que na proxima consulta ja vai retirar o fixo de baixo e tirar a forma de cima para o movél….

    mas falei com ele e notei que meus dentes não estão totalmente alinhados.
    ele me respondeu que em alguns casos após adulto os dentes não alinham 100% e meus dentes não estão mais se mexendo…

    isso é correto? qdo estiver usando o móvel ira corrigir essa diferença?

    obs. em vista de como era meus dentes é pouca coisa que está fora, mas gostaria que ficasse 100% alinhados.

    Obrigado.

  497. Felipe,

    Nem sempre conseguimos um resultado 100%, mas não é possível afirmar que isso é o que acontece no seu caso sem uma avaliação clínica.

    Mas acredito que se o aparelho fixo (que é mais eficaz na movimentação dentária) não corrigiu, dificilmente o móvel o fará.

    E se o móvel é capaz de corrigir, o aparelho fixo também poderia ter feito.

  498. dr eu tenho uma presa e quero que ela desça,e vou colocar um aparelho no céu da boca,quantos meses ou anos o senhor acha que vai dura para os meu dentes se separa para min usar um aparelho fixo e a presa desçer?

  499. ola gostaria de tirar uma duvida..fiz canal nos meus dos dentes da frente e um foi aproveitado e outro uso uma coroa gostaria de saber se posso usar aparelho?sou muito dentuça e o nivel já me encomoda sinto muita dor no céu da minha boca ja que os dentes de baixo batem direto nele.queria saber tmb se não corro risco da coroa cair obrigado aquardo uma resposta…

  500. Boa tarde DR , faz pouco tempo que estou de aparelho estou com a parte de cima e ontem dia 18/10 coloquei as bandas . Mas tem uma coisa me encomodando e me deixando muito insegura para mastigar, pois meu dente de baixo esta pegando em uma das bandas . Tenho a sensação que estou mastigando uma pedra e que meu dente de baixo vai quebrar a qualquer momento . Isso é normal acontecer ?

  501. Bom , eu estava vendo as fotos de aparelho ortodontico e vi q todos os dentes sao inclusos na movimentaçao ; mas no meu caso meu dentista montou apenas 10 braquets no superior e 10 no inferior , sem bandas e tubos , apenas os braquets e o arco .
    O que o senhor me diz ? Ele montou meu aparelho errado ? Devo confiar no meu dentista ?
    Eu perguntei a ele se eu iria usar as bandas e ele disse q ACHAVA q nao , pq as bandas sao usadas em caso que precise de mais força pra movimentar os dentes .

  502. Boa noite Doutor! Tirei o aparelho fixo em Julho e estou usando o aparelho móvel direitinho. Só que agora um dos dentes da frente está ficando torto de novo, será que vou precisar colocar o aparelho fixo de novo ou só o móvel consegue resolver? Estou triste… fiz clareamento a laser pra ficar bonito e já ter que colocar fixo de novo 🙁

  503. Sheila,

    Provavelmente é um contato prematuro provocado pela banda que deve estar um pouco mais alta que o dente. Normalmente um simples desgaste resolve o problema.

  504. Adriane,

    Pela descrição os molares ficaram fora da montagem do aparelho.

    Apesar de não ser o normal, não está necessariamente errado.

    Se o caso é simples e os molares estão bem engrenados, o ortodontista pode decidir abrir mão de usar estes dentes no tratamento.

  505. Alessandra,

    Acho que você deve entrar em contato com o seu ortodontista o mais rápido possível para tentar reverter o problema o quanto antes. Assim talvez dê para resolver com o móvel.

  506. Renata Martins,

    Desculpe pela demora Renata, mas acabei perdendo sua pergunta.

    Normalmente dentes com coroas e restaurações podem ser tratados sem problema. Mas isso considerando-se que todos os tratamentos clínicos tenham sido concluídos com sucesso.

    A técnica de colagem em um dente com coroa de porcelana é um pouco diferente da usada em dentes naturais. Mas isso não chega a ser um problema para o ortodontista.

  507. Eu estou usando o aparelho expansor palatino, porém, já concluir meu uso, agora tenho que esperar três meses, para retirar o mesmo. Gostaria de saber quando tempo demora pro meus dente do meio, se juntar um ao outro ?

  508. uso aparelho ortodontico, e meu dentista disse que tenho que extrair os principais dentes:14,24,34,44. Quero saber se doi muito? e se posso extrair 2 de uma vez só?