Como escolher seu ortodontista?

Ortodontista. Como escolher o seu?

Esta é uma pergunta que pode ser difícil de responder, por isso elaborei um guia para aqueles que estão totalmente perdidos na tarefa de escolher o ortodontista certo para tratar seus dentes.

Dez dicas para escolher seu ortodontista:

O ortodontista é registrado no CRO?

Dica nº 1: Procure saber se o profissional é registrado no CRO (Conselho Regional de Odontologia) do estado. Isso pode ser feito pelo nome, pelo número do CRO do dentista ou pela especialidade diretamente no site do Conselho. Este cuidado vai ao menos garantir que o profissional escolhido fez um curso de especialização aprovado pelo CRO. Dentistas que não são especialistas são autorizados a executar tratamentos ortodônticos, mas você tem o direito de saber detalhes sobre a formação do profissional.

O ortodontista é acessível?

Dica nº 2: Converse bastante com o ortodontista antes de iniciar o tratamento. Certifique-se que ele está sempre disponível para tirar suas dúvidas por que certamente elas surgirão. Se o profissional responde com clareza as suas dúvidas na primeira consulta já é um bom começo.

Por outro lado, um profissional impaciente, que encerra a consulta prematuramente, que não mostra prazer em dar explicações e não gosta de responder à mesma pergunta mais de uma vez, não deveria estar trabalhando como ortodontista, pois manter o paciente bem informado e tranquilo também é parte do trabalho.

E se houver uma emergência com o aparelho?

Dica nº3: Verifique se o profissional é acessível pelo celular em caso de emergências. Eventualmente você pode ter contratempos como brackets soltos ou bandas mal adaptadas que podem incomodar e até mesmo machucar. Nestas horas é fundamental encontrar seu ortodontista com facilidade.

Como é definido o prazo do tratamento ortodôntico?

Dica nº4: O prazo do tratamento é uma informação importantíssima que deve ser tratada de forma direta e transparente. Até por que pode impactar diretamente o valor total a ser pago pelo cliente.

Alguns profissionais trabalham com prazo fechado definindo o número de mensalidades a serem pagas no início do tratamento.

Esta é uma opção que dá ao cliente a segurança de quanto vai pagar efetivamente mesmo que haja algum atraso na parte técnica. Ou seja, protege o cliente do risco de perdas.

Propostas de tratamento em que o cliente fica pagando até o final (sem definição prévia do número de mensalidades) não são necessariamente ruins. Mas é interessante saber com clareza que forma de cobrança será aplicada no seu tratamento para evitar surpresas no final.

Seu ortodontista vai cuidar de você até o final?

Dica nº5: Pergunte de forma clara e direta se o ortodontista tem planos para mudar de clínica e se isso pode acontecer durante o seu tratamento.

Uma das piores coisas que podem acontecer é ficar “órfão” do seu ortodontista e ter um outro profissional assumindo o seu caso sem ter participado do planejamento e da tomada de decisões.

Como a opinião de cada ortodontista pode ser diferente, você pode acabar precisando continuar o tratamento com um profissional que não concorda com o planejamento anterior.

Isso pode ser bastante complicado, pois o ortodontista não se comprometeu com você no início do tratamento e não haverá como cobrar dele a continuidade do que foi planejado por outro profissional.

Imagine se você extraísse os pré-molares seguindo a recomendação do primeiro ortodontista e depois o segundo profissional afirmasse que o tratamento deveria ter sido sem extrações? O que fazer nesta situação?

Se você decidir iniciar o tratamento mesmo sabendo que o ortodontista pretende mudar de clínica (por que sentiu muita segurança no profissional, por exemplo), certifique-se de que ao menos você vai poder segui-lo para onde ele for.

Você será atendido sempre pelo mesmo ortodontista?

Dica nº6: Informe-se se o seu atendimento será sempre realizado pelo mesmo profissional ou se você será atendido por uma equipe.

O atendimento em equipe não é necessariamente um problema, ou seja, clínicas em que o paciente é atendido por diversos profissionais podem produzir tratamentos ortodônticos com ótimos resultados.

Mas é preciso haver muita organização no acompanhamento clínico. Fichas completas com o histórico do tratamento e cada procedimento realizado, são fundamentais para que um profissional dê continuidade ao que foi feito por outro.

Na verdade, quando o ortodontista trabalha sozinho também precisa ter o mesmo nível de organização. Mas a desorganização costuma criar muito mais problemas quando existem diversos profissionais envolvidos.

O cliente tem o direito e o dever de perguntar sobre este detalhe e ter uma resposta clara.

Você pode preferir ser tratado sempre pelo mesmo profissional, então tem que saber se é isso o que vai acontecer no seu tratamento.

Se você concorda em ser atendido por uma equipe, certifique-se de que há organização suficiente na clínica para que todos os profissionais possam trabalhar em sinergia.

Quanto vai custar o tratamento ortodôntico afinal?

Dica nº7: Informe-se sobre todos os detalhes financeiros antes de qualquer coisa.

Eis algumas perguntas que se forem feitas no início podem evitar aborrecimentos:

O aparelho de contenção será cobrado no final?

Brackets perdidos devem ser pagos pelo cliente?

Em tratamentos com aparelhos móveis, a troca regular do aparelho é cobrada? E a perda ou quebra do mesmo? Quais os valores?

As mensalidades serão reajustadas? Qual o índice?

O prazo do tratamento é fechado ou vou ficar pagando até terminar o tratamento?

Consultas extras serão cobradas? Há limite para o número de consultas que posso fazer em um mês?

Se eu não for atendido em determinado mês, terei que pagar a mensalidade?

Existe multa caso eu queira interromper o tratamento? E neste caso, posso retirar minha documentação ortodôntica?

O tratamento tem algum tipo de garantia de resultado? Por quanto tempo? Como funciona?

Estas são perguntas simples e diretas que qualquer profissional pode responder com clareza na primeira consulta. Como cliente você tem o dever de se informar antes de decidir iniciar o tratamento.

Então, use bem o tempo da primeira consulta e inicie o seu tratamento ortodôntico com o pé direito, ok?

Qual o preço justo para um tratamento ortodôntico?

Dica nº8: Não procure apenas pelos tratamentos mais baratos. O preço é muito importante, mas não pode ser o único parâmetro a ser considerado neste momento.

Lembre-se que o profissional precisa investir em cursos, livros e congressos para se atualizar. Além disso, precisa ter tempo disponível para dedicar a estas atividades e também para estudar cada caso e planejar todos os passos de cada tratamento.

Se o profissional atende um volume muito grande de pacientes que pagam muito pouco, o tempo livre para estudar pode ficar comprometido e os recursos financeiros para investimento na formação também.

Por isso, na hora de escolher seu ortodontista, tente sempre unir a confiabilidade a uma boa proposta financeira.

Haverá pontualidade no atendimento ortodôntico?

Dica nº9: Clínicas onde o volume de clientes é muito grande e o atendimento é realizado muito rapidamente precisam ser extremamente organizadas para que não se comprometa a qualidade do atendimento.

Se você notar que as pessoas são atendidas muito rapidamente, a sala de espera vive lotada e atrasos no atendimento são frequentes, fique atento pois pode ser que não haja tempo disponível para o que se dê a devida atenção a cada cliente.

É muito difícil alcançar bons resultados quando o ortodontista está sempre atrasado. Nestas condições é comum o adiamento de procedimentos importantes como colagens, troca de arcos e reparos no aparelho. E estes adiamentos acabam comprometendo o prazo do tratamento.

Observe estes detalhes atentamente antes de decidir onde e com quem fazer o sua correção ortodôntica.

Posso fazer muitas perguntas ao ortodontista?

Dica nº10: Pergunte, pergunte e pergunte. É seu direito ter dúvidas sobre o tratamento e o aparelho, e dever do ortodontista responder de maneira clara e objetiva até que o cliente se sinta seguro para prosseguir.

Não se preocupe em parecer chato. É o seu sorriso que está em jogo.

A primeira consulta é a oportunidade ideal para tirar todas as suas dúvidas.

Espero que vocês possam usar estas informações para encontrar um ortodontista dedicado e comprometido com os resultados. Existem ótimos profissionais em todas as cidades brasileiras, é só procurar da maneira certa.

662 Comentários para: “Como escolher seu ortodontista?

  1. Oi!
    Uso aparelho fixo há 1 ano e meio. Meus dentes estão alinhados, mas ainda existem algumas correções funcionais que precisam ser feitas. Decidi desistir do tratamento e não quero que os dentes voltem a ser como antes. Existe a possibilidade de fazer a retirada do fixo e usar o móvel apenas como contenção para manter o trabalho que foi feito?
    Obrigada!

    • Boa noite Dr. André. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo Blog e a gentileza de responder a todos que aqui se apresentam com suas dúvidas.
      Recentemente fiz uma tomografia computadorizada com o seguinte resultado: Imagem sugere elemento supranumerário na região distal do elemento 48. Imagem sugere canal mandibular por lingual ao elemento dentário 48. Demais estruturas ósseas compatíveis com a normalidade. Será necessário fazer a extração desse dente? Desde já muito obrigado mais uma vez.

  2. Marcella,

    Talvez você possa fazer isso mas algumas vezes é necessário concluir a movimentação e resolver questões funcionais para que o tratamento tenha estabilidade, por que sem isso nem mesmo o aparelho móvel é capaz de manter os dentes na posição.

  3. Olá.
    Tenho 31 anos e só agora vou utilizar aparelho ortodôntico.
    Escolhi a profissional que irá realizar meu tratamento. Após análise de minha documentação ortodôntica, ela me disse que precisarei extrair dois dentes na parte superior e que ao final de todo o tratamento precisarei de um implante dentário na parte inferior (um dente não nasceu).
    Sinto confiança nela, mas ter que extrair dois dentes está me deixando muito preocupada. Tenho medo de que os espaços após a extração não fechem. Existe essa possibilidade?
    Obrigada pela atenção dispensada.

  4. Simone,

    Um caso bem planejado e executado costuma terminar com os espaços totalmente fechados.

    Mas, eventualmente, mesmo um bom profissional pode ter dificuldades em fechar completamente os espaços.

    Por isso, não posso garantir que isso vá acontecer ou não.

    Nestas situações, geralmente o espaço residual é mínimo e algumas soluções simples são possíveis como aumentar a largura de alguns dentes com resina restauradora.

    Tudo isso depende do caso e apenas com uma avaliação clínica é possível responder completamente a sua pergunta.

  5. Muito obrigada pela resposta.
    A ortodontista com quem farei o tratamento havia me dito o mesmo. As informações conferem.
    O que mais desanima e preocupa em um tratamento ortodôntico são as extrações.
    Ótimo site. Muito esclarecedor.
    Parabéns e obrigada pelas informações.

  6. Dr.Andre parabéns pela matéria ‘como escolher seu ortodontista’.Li está matéria dpois de escolher o meu ortodontista e fiz td exatamente como está escrito no blog e deu certo!estou feliz com a escolha q fiz!E hooo passei por 4 consultórios diferentes a té fazer a escolha certa!q todos sigam a sua dica q ela dá certo mesmo,parabéns mais uma vez e obrigado!blog 10!

  7. Laizi,

    Fico muito feliz que este material tenha sido útil para você.

    É um prazer poder ajudar e, na verdade, este é o objetivo do blog: Orientar vocês para que tenham acesso ao melhor tratamento possível, independente de quanto cada um pode pagar.

    Estas dicas funcionam tanto para quem pode pagar tratamentos mais caros quanto para quem está precisando economizar.

    Espero que mais usuários se beneficiem destas dicas.

    Mais uma vez, obrigado pelos comentários.

  8. olá d.andré!olha estou meio confusa,fui ao ordo no mes de junho ,fiz meus exames e mediante a documentaçao ela me disse que ficaria 2 anos de tratamento,pois segundo ela meus dentes precisaria está aliando para fazer os os emprantes que estou precisando.no decorrer do tratamento fiquei 2 meses sem fazer a manuntenção mensal,mais pode observa que meu dente os 2 primeiros da frente desceram e ficou torto,eu fiquei super assustada.
    então mês passado fui e conversei sobre isso,ela me disse que è normal que isso aconteçe devido a falta de manuntenção.
    D.andré por favor me tira essa dúvida ,eu estou pensando em procurar outro ordo.
    aguardo ansiosa pela resposta.
    obrigado.

  9. Deni,

    Não dá para saber exatamente o que aconteceu, mas certamente faltar
    às consultas não é nada bom para o tratamento.
    É comum alguns pacientes deixarem de comparecer às consultas por diversos motivos. Algumas vezes acham que o ortodontista não está fazendo nada de importante, outras por motivos financeiros ou mesmo falta de motivação com o tratamento.
    Tudo isso só complica a situação, prolonga seu tratamento e compromete os resultados.
    Por isso é tão importante escolher bem seu ortodontista e então confiar nele e sempre comparecer às consultas.

  10. Prezado Dr. André,

    Boa noite!

    Gostaria de sua opinião. Aos 19 anos iniciei o tratamento ortodôntico para a correção de uma mordida cruzada bilateral (o lado esquerdo era o mais grave e o segundo molar também estava cruzado. O lado direito encontrava-se de “topo”). Utilizei o expansor Hyrax e após uma semana de ativação, ambos os lados descruzaram. Fiquei com o aparelhor inativo durante 8 meses como contenção. Após removido o aparelho, em duas semanas aproximadamente, o arco se fechou um pouco, deixando a oclusão dos primeiros molares de ambos os lados de topo novamente. Após isso foi instalada uma BTP a qual manteve a oclusão estável e auxiliou também no descruzamento. Esta foi utilizada durante 3 meses. Após a retirada, o arco se fechou novamente. Após alguns meses, utilizei elásticos intermaxilares em ambos os lados para novamente descruzar os primeiros molares. Com este procedimento, o molar direito descruzou e se manteve em boa oclusão com o molar inferior. Já o esquerdo voltou a cruzar, ficando novamente de topo. Foi percebida uma giroversão deste molar para a mesial. A princípio era esta a causa da dificuldade de oclusão do molar. Na ocasião a ortodontista utilizou de diversas técnicas para tentar girar o molar para a posição correta para então proceder com o descruzamento novamente, porém nenhum dos procedimentos teve sucesso. Passados 3 anos de tratamento, mesmo sem resolver a o oclusão do primeiro e segundo molar superior direito, solicitei a retirada do aparelho, pois segundo a ortodontista, não teria mais nada a se fazer. A princípio a oclusão estava estabilizada e não causaria maiores problemas. Fazem 4 meses que o aparelho foi removido. Hoje sinto um pequeno desconforto no lado esquerdo. A mordida permaneceu em topo no primeiro molar e o segundo nem toca o inferior. Gostaria de saber se o meu caso seria solucionado apenas com cirurgia ou se teria alguma mecânica efetiva para este tipo de mal oclusão. Caso não haja nada a ser feito, gostaria de saber quais seriam as possíveis consequências se a oclusão permanecer como está. Pretendo consultar uma Ortodontista aqui da minha região, a qual parece ser muito competente para uma nova avaliação. Aproveitando as informações interessantes do site, resolvi consultá-lo também. Se puder me dar alguma orientação, ficarei grato.

    Grande abraço!

  11. Israel,

    Pela sua descrição o descruzamento da mordida aconteceu já na primeira tentativa. Talvez tenha sido apenas a falta de uma contenção mais longa que levou à recidiva do problema.
    Depois dos 8 meses de contenção com hirax eu teria usado um arco trans-palatino para manter a distância entre os molares estável. E manteria este arco por todo o tratamento para assegurar a estabilidade.
    Mas é claro que uma avaliação clínica se faz necessária para poder dar uma resposta conclusiva.
    Quanto a problemas futuros relacionados à mordida cruzada, eu não acho que você deva se preocupar, mas esta questão é polêmica e muitos ortodontistas acreditam na ligação entre mordidas cruzadas e DTMs.

  12. Grato pelas informações…

    Na ocasião, questionei a ortodontista sobre a retirada da barra trans-palatina, afinal ela não estava incomodando. Ela alegou que a barra deveria ser retirada pelo fato de que os anéis dos molares teriam que ser trocados afim de efetuar outras correções e assim não haveria como soldar o suporte para a barra nos novos aneis. Realmente as divergências de opiniões dos Ortodontistas em relação a mordida cruzada são muitas. Uns acreditam que podem até ocorrer deformidades na face pelo crescimento incorreto dos maxilares. Até aí eu também acredito, mas no meu caso tive sorte. Meu cruzamento era bem severo, mas felizmente não tenho nenhuma assimetria facial. Já outros profissionais se apegam ao fato de o cruzamento causar desgastes nos dentes, o que hoje em dia já não é mais motivo de espanto tendo em vista o grande número de pessoas que praticam o apertamento dos dentes e o bruxismo.

    Novamente agradeço a atenção! Parabéns pelo Blog.

  13. Israel,

    Obrigado.

    Realmente as mordidas cruzadas podem promover alterações ósseas significativas. Mas em um adulto estas alterações já estão instaladas e são irreversíveis. Mesmo corrigindo os dentes, a estrutura óssea permanece alterada.

    Estudos mostram que corrigir uma mordida cruzada em uma criança é relevante como medida profilática contra DTMs, mas esta regra nçao se aplica a adultos.

    E o bruxismo sim, é considerado o grande vilão no desenvolvimento de DTMs.

    Desejo-lhe tudo de bom no tratamento.

  14. Olá, por favor, tenho uma dúvida…coloquei aparelho para encerrar um distema, porém achei estranho que meu dentista colocou a banda no molar e deixou sem colocar o aparelho no siso e no dente antes do siso…está correto? Pois penso que o diastema vai fechar e o espaço ficará presente entre o molar da banda e o dente antes do siso, sei lá, fiquei meio assim…

    Agradeço sua atenção.

  15. Tenho 24 anos e dois dentes de leite sem permanente para nascerem. Posso colocar aparelho fixo sem retirá-los ? É recomendável retirá-los e puxar os outros para preencher o espaço que ficará ? Qual a melhor opção nesse caso ? Há algum tratamento em que possa continuar com os dentes de leite ?
    Obrigada

  16. JF,

    A colocação do aparelho apenas até o primeiro molar não chega a ser um problema, principalmente se for apenas um fechamento de disatema.

    Quanto à abertura do espaço lá atrás, é improvável, mas converse sobre isso com o seu ortodontista.

  17. Débora,

    Não há como dizer muito sem avaliar o casop, mas muitas vezes a opção de manter os dentes decíduos pode ser uma boa idéia.

    Converse com alguns ortodontistas e decida com calma. Não extraia os dentes precipitadamente.

  18. Estou insatisfeita com o meu ortodontista e penso em trocar de profissional, mas não sei como isso ocorre, se tenho que pagar multa, se tenho que refazer a documentação, se o dentista tira o aparelho, queria saber um pouco sobre isso.
    Agradeço a atenção desde já.

  19. Marina,

    Isso tudo depende do que foi combinado no início e do relacionamento que você tem com o ortodontista atual.

    Não existe uma regulamentação sobre o assunto.

    O ideal é que tudo seja feito com tranquilidade.

    Você pode conversar com o seu ortodontista e explicar que vai interromper o tratamento e gostaria que ele removesse o aparelho.

    Quanto a documentação, um bom ortodontista deve pedir tudo de novo para fazer o planejamento do caso. Por isso não acho que valha a pena se estressar por causa da documentação antiga.

    Mas se ele entregar a documentação, tem o direito de pedir um recibo para você de que esta foi entregue.

    Aproveite e leia as “Dez dicas para escolher seu ortodontista” aqui mesmo no blog para evitar ter que trocar mais uma vez.

    Boa sorte.

  20. uso aparelho a 05 meses e hoje coloquei uma barra na parte superior,estou sentindo muito desconforto gostaria de saber o que poderia fazer para amenizar a dor e conseguir comer pois esta bem ruin paracomer qualquer coisa.desde já agradeço.

  21. Danycarlos,

    Parece ser um arco transpalatino. E neste caso não há muito o que ser feito.

    Não entendi exatamente qual é o desconforto. Se forem os dentes doloridos, um analgésico (recomendado pelo seu ortodontista – nada de auto-medicação) deve aliviar e isso passa em alguns dias.

    Se for ulceração na mucosa, deve ser na língua. Neste caso, evite alimentos ácidos e muito quentes. Tente usar a cera protetora (quase impossível nesta situação, eu entendo) e você pode usar um gel bioadesivo a base de clorexidina (o nome comercial é perioxidin gel) para atenuar o desconforto na mucosa.

    Não deixe de conversar com o seu ortodontista para avaliar se é possível fazer mais alguma coisa.

    Boa Sorte!

  22. Olá Dr. André.

    Li seu artigo sobre DTM e gostaria de sua ajuda.
    Estou no meio de uma crise de enxaqueca (há 4 dias a base de remédios), sinto muitas dores nas têmporas, bem na altura da ATM.
    Ocorre que já fui diagnosticada por uma dentista como tendo bruxismo e só não tratei porque ía colocar aparelho ortodôntico para corrigir os dentes e a má oclusão.
    Mas ela disse que eu não tinha DTM, apenas bruxismo, sendo que a dor é terrível, mas não tenho travamento nenhum.
    Já uma ortodentista me indicou cirurgia no maxilar, para chegá-lo para frente (o inferior), devido a minha má oclusão, mas também não mencionou DTM.
    Fiquei com medo da cirurgia e nada fiz!
    Nenhum deles fez qualquer exame em mim, apenas observação.
    Então gostaria de saber qual o profissional que diagnostica DTM: é o próprio dentista ou ortodentista? Dentre eles, há alguns que são especializados e outros não? A quem devo recorrer?
    Agradeço desde já sua atenção !
    Simone

  23. Simone,

    Você precisa de um especialista em DTM, este é o profissional mais capacitado para buscar uma solução para as dores que podem ser manifestação de uma DTM muscular.

    O fato de você não ter travamento ou estalos quer dizer que você não tem uma DTM com deslocamento de disco articular, mas pode ter uma DTM muscular, que é a dor resultante do apertamento do bruxismo.

    O que não quer dizer que sua enxaqueca seja só uma DTM, você pode estar sofrendo das duas formas de dor simultâneamente, inclusive uma pode desencadear e potencializar a outra.

    E por isso um tratamento como este deve ser multidisciplinar.

  24. Bom meu caso é o sequinte,já usei aparelho ortondotico por 2 anos
    só que meu dentista não colocou a contenção após a retirada do aparelho
    resultado meus dentes estão ficando como antes e até pior,pois estou com
    essa infelicidade de ranger os dentes dormindo,eu quando vejo meus dentes
    no espelho tenho vergonha,estão muito desgastados pelo ranger,minha
    dúvida serar que vou poder usar o aparelho com esse rangimento(bruxismo)
    afinal são 2 problemas,e hoje em dia é muito defícil achar dentistas corretos
    o que eu estava me sacaneou feio,desde já muito obrigado.

  25. Alexandre,

    Você precisa tratar este bruxismo para evitar maiores danos aos seus dentes.

    Para fazer o tratamento ortodôntico simultâneamente, você teria que usar um dispositivo para controlar o bruxismo que não interferisse na movimentação ortodôntica.

    Eu gosto de trabalhar com um aparelho pré-fabricado que é o” Trainer T4B da Orthosource”, se você fizer uma busca no google com estas palavras vai encontrar o aparelho.

    Mas só o seu ortodontista pode orientar você para o uso do aparelho.

  26. Auriane,

    Medo de dentista é normal, eu mesmo tenho medo de sentar naquela cadeira e deixar alguém mexer nos meus dentes.

    Mas ficar com o sorriso bonito vale a pena, não?

    Siga as dicas, converse com alguns ortodontistas (só conversa, sem stress) e veja se você se identifica com algum deles.

    Vá se informando aos poucos, que com informação o medo vai diminuindo e logo você vai estar usando seu aparelho sem problemas.

    Boa sorte!

  27. MINHA FIHA ESTA FAZENDO UM TRATAMENTO , COLOCOU APARELHO ,O ELA TEM 2 DENTES DE LEITE QUE NÃO VÃO NASCER DE NOVO ESSES DENTES TEM QUE SER EXTRAIDO ,E COLOCAR UM IMPLANTE NO LUGAR OU PODE DEIXAR O DENTE DE LEITE MESMO

  28. Elma,

    Pelo que entendi a sua filha não tem os dentes permanentes e por isso os dentes de leite acabaram não caindo com o tempo.

    Agora, a proposta de tratamento que você recebeu é extrair estes dentes de leite e fazer implantes para substituí-los. Certo?

    Se for realmente isso, eu acho que pode ser uma ótima idéia manter os dentes de leite no lugar.

    Estes dentes podem resistir na boca por muitos anos.

    Se e quando caírem, você faz os implantes.

    Mas o correto é procurar outro ortodontista para fazer uma avaliação e ter outra opinião.

    Eu não tenho como responder com certeza através do blog, estou fazendo apenas uma consideração genérica baseada no que você me informou.

  29. Ola Bruna,

    É bom saber que você gosta tanto do aparelho ortodôntico.

    Mas, infelizmente, você não pode usá-lo sem uma indicação concreta.

    Seria como tomar um remédio só por que é gostoso.

    O aparelho é como um remédio, se for usado de forma errada pode trazer problemas sérios para você.

    O seu sorriso já é bonito. Mantenha seus dentes sempre saudáveis e distribua sorrisos sem moderação.

    Tudo de bom para você,

    Dr. Andre

  30. Lucivone,

    Se você está com medo deve procurar o ortodontista assim que for possível para uma avaliação clínica.

    Eu gostaria de poder ajudar mais, mas é impossível sem ver o caso.

    Desejo-lhe tudo de bom.

    Dr. Andre

  31. Olá Doutor André.
    estou usando aparelho fixo à 2 anos,devido a uma mordida cruzada que estava me trazendo grandes problemas na articulação sem falar nas dores.
    Durante esse tratamento já utilizei vários recursos,aparelho expansor para o céu da boca,teve um resultado bom,mas por outros motivos troquei ortodontista,essa doutora que continuou com o tratamento ,me aconselhou a extrair os dentes 14 e 24,pois minha arcada é bem fechada e apesar de os dentes estarem em ordem fica sempre um vão entre os de cima e os de baixo.
    A pergunta seria se ela está correta nessa avaliação?eu poderei me arrepender depois?mudará muito a minha aparencia?e diminuindo esse vão melhorará a mordida?
    Quero fazer o melhor para mim,mas vemos hoje em dia tantos erros médicos que fico sem saber o que fazer.Por favor me dê um conselho.
    Abraços!
    Elaine.

  32. Elaine,

    Dizer se as extrações são a melhor solução para o seu problema é impossível.

    Apenas através de uma avaliação clínica um ortodontista pode dar sua opinião.

    Se você está insegura, consulte mais um profissinal antes de decidir.

  33. Olá Dr. André
    Vou botar aparelho fixo,minha doutora disse que eu terei que arrancar 2 pré-molares superior , porqe meus caninos são encavalados
    queria saber se ira demorar muito para descer os caninos, e se esta correto a retirada desses 2 dentes.
    Abraços

  34. Estou usando aparelho fixo há 6 meses, irei mudar de cidade e por isso terei que mudar de dentista, o meu dentista só devolverá a minha documentação se eu retirar o aparelho (disse que é responsavel se algo acontecer). Minha pergunta é: preciso retirar o aparelho e colocar um novo?
    Já consultei dois dentistas, o primeiro disse: que será uma pena eu retirar, pois devo perder +/- 1 mês até colocar o novo e toda a movimentação feita até agora nos dentes será perdida. e me orientou em não voltar no antigo dentista, ficar com o aparelho e refazer a documentação.
    O segundo dentista já me orientou totalmente ao contrario. disse que realmente o dentista esta certo, pedindo para retirar…disse, que terei que colocar um novo aparelho e refazer a pasta de exame.
    O que eu faço?
    Quanto a pasta esta ok vou refazer.
    E quanto ao aparelho? é correto tirar ou não? perderei a movimentação feita? poderei colocar o aparelho de cima e embaixo junto ou terei q colocar um de cada vez como na primeira vez?
    e na segunda assinarei contrato…pagarei rescisão contratual no caso de saída antes do término do tratamento. esta correto isso?
    Agradeço a ajuda.

  35. Oi Vinicius,

    A extração de pré-morales é comum em casos de caninos sem espaço, mas não posso dizer se no seu caso especificamente esta é a melhor decisão sem uma avaliação clínica.

    Quanto ao tempo para o fechamento dos espaços, varia um pouco, mas deve ser alguma coisa entre seis meses a um ano.

    Abraços,

    Dr. Andre

  36. Danielle,

    Esta troca de ortodontista no meio do tratamento é mesmo complicada. Não existe uma regra.

    Nenhum dos dois está errado.

    O que você deve fazer é decidir qual o ortodontista vai cuidar do seu caso. E então siga as orientações dele.

    Faça a sua escolha pelo profissional e não pelo procedimento.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  37. Olá Dr André, tenho 38 anos e uma duvida eu tenho mordida cruzada e um canino incluso pois não tenho espaço na boca pra ele. Minha orto falou se fizessemos uma tração para ele descer isso levaria aproximadamente 5 anos pra ele descer completamente, eu teria que extrair um dente para descida desse canino. Ela optou por extrair futuramente esse canino do que extrair um dente bom e que ja está no lugar. Qual sua opinião a esse respeito? Desde já agradeço a sua atenção.

  38. Lisiane,

    Os aparelhos fixos são usados normalmente para fazer disjunção. Uma separação rápida das duas metades da maxila bem na sutura palatina.

    A expansão é um processo mais lento feito com aparelhos móveis normalmente e o crescimento do osso acontece nas laterais em resposta ao movimento dos dentes para fora da arcada.

  39. Andréia,

    Esta é uma situação em que as duas soluções são possíveis dependendo das circunstâncias.

    Eu mesmo já realizei tratamentos das duas maneiras.

    É claro que se for possível preferimos um canino no lugar do canino.

    Mas se for para fazer um tratamento muito mais longo, se houver o risco do canino não chegar na posição ou se o cliente for passar por procedimentos muito desconfortáveis, pode ser melhor manter o pré-molar e transformá-lo em canino.

    Por isso eu não tenho como ajudar muito sem ver o caso, mas como cliente você sempre pode pedir a opinião de outro profissional através de uma consulta de avaliação.

    Talvez isso ajuda na sua decisão.

    Abraços,

    Dr. Andre

  40. iniciei meu tratamento há pouco tempo,o ortodontista disse não ser necessario colocar as bandas,fiquei com dúvidas, pois usei aparelho anos atrás , mas sem sucesso,espero ter escolhido o profissional certo. Por favor me responda para esclarecer esta dúvida

  41. olá.faço tratamento ortodontico e tenho elemento 23 incluso ,a buco com quem eu trato junto com minha orto quer fazer a cirurgia de tracionamento,extraindo o pré molar para descer este canino(palatino).Se esse dente não vier eu terei que fazer uma cirurgia para retiirá-lo e ainda um implante para preencher o local do pré molar retirado.Eu vou ter que tomar anestesia geral,já fiz todos os exames,deu tudo ok,mas mesmo assim eu to com medo,eu já tive síndrome do pânico ,elas sabem disso.Estou pensando em não extrair nada deixar o dente incluso lá onde ele ta mesmo .posso fazer isso?Tenho 30anos.

  42. Olá Melissa,

    O tracionamento do canino é um procedimento que pode ser muito difícil ou não dependendo da posição do dente.

    Por isso é difícil dizer se vale a pena o risco sem ver o caso.

    Imagino que a equipe que está fazendo o planejamento tenha concluído que as chances são boas. Mas o risco sempre existe.

    Quanto a deixar o dente incluso para o resto da vida também pode ser arriscado por que pode se formar um cisto no local.

    Uma alternativa seria fazer apenas a extração do canino e usar o pré-molar como um canino fazendo alterações na anatomia do dente através de desgastes e acréscimo de resina composta.

    Mas esta é uma solução que não vai agradar a todos os ortodontistas. Até por que o pré-molar nunca será realmente um canino e o resultado estético pode não ficar ideal.

    Mas como eu disse, tudo depende da situação do dente incluso. É isso que vai determinar qual será a solução mais adequada para você.

    Espero ter ajudado você.

    Boa sorte!

    Dr. Andre

  43. Dr., uso aparelho expansor hyrax há mais ou menos 4 meses, há 3 está travado; falei com meu dentista para retirarmos, porém ele me disse ser arriscado, que o correto é ficar com o aparelho travado 5 meses (tenho 19 anos), no entanto venho sofrendo demais com a adaptação. Se eu retirar agora o hyrax, com apenas 3 meses travado, corro o risco de os dentes voltarem pro lugar ? Ou a barra transpalatina ajuda a mantê-los no lugar ?
    obrigada.

  44. Karol,

    O ideal é manter o Hirax mesmo, a barra é melhor que nada, mas o disjuntor tem mais controle sobre todos os dentes.

    Abraços,

    Dr. Andre

  45. Dr. André, boa tarde!
    Por gentileza esclareça-me uma dúvida:
    Fui à um ortodontista em minha cidade, interior de SP, me queixando de fortes dores faciais (os médicos até “achavam” que poderia ser nevralgia)e este me disse que eu não precisaria usar aparelhos, que meus dentes são certos, só se fosse por questão de estética. Não contente com a explicação pouco esclarecedora, fui à uma clínica conceituada em uma outra cidade, e a ortodontista da clínica disse que meu caso era de aparelho sim, pois a minha mordida estava torta, os dentes de cima mordem juntos com o debaixo, eles se tocam ao morder, e isso ta ocasionando um desgastes nos dentes da frente superiores, e provavelmente por esse motivo, estaria sentindo fortes dores no rosto, na cabeça.
    Agora minhas dúvidas:
    1.Ao olhar, sem fazer nenhuma radiografia, nem panorâmica, o ortodontista consegue diagnosticar a mordedura errada e a necessidade do uso do aparelho?
    2. Pelo o que relatei, que tipo de aparelho acha que tenho que usar? Se tiver que usar algum e se pudesse optar, gostaria que fosse o fixo, e não aqueles aparelhos que ficam no céu da boca, ou aqueles de silicone que parecem placas, porque não posso utilizar nada que dificulte muito a fala, devido a minha profissão.
    3. A ultima pergunta.. Normalmente tenta-se trazer os superiores para frente ou os inferiores são levados para tras?
    Deveria ter feito essas perguntas a minha dentista, mas nao hora não me veio perguntas a cabeça, e como tenho consulta na sexta feira 22/10, já queria ir com essas dúvidas sanadas.

    MEUS DENTES APARENTAM SER PERFEITOS, COM UM LEVE “ENTORTAMENTO” NOS DENTES QUE ANTECEDEM AOS CANINOS, QUE FICAM AO LADO DOS DENTES DA FRENTE!

    OBRIGADA PELA ATENÇAO E PERDOA-ME POR TANTAS PERGUNTAS.

    UM ABRAÇO… Luciana Oliveira

  46. Olá Dr. Andre. Usei aparelho ortdontico durante quatro anos pra corrigir os dentes que era ‘para frente’, antes da colocação o ortodentista disse que nãos eria necessário a extração de nenhum dente porque havia espaço suficiente para fazer o tratamento. Após os 4 anos tirei o aparelho fixo e usei o contensor durante 2 anos, só que os dentes sisos nasceram e os dentes que estavam perfeitos voltaram a sair do lugar. Meu ortodontista pediu que eu fizesse a extração dos 4 cisos e recolocasse o aparelho, estou com o aparelho novamente a 2 anos e meio só que os dentes superiores não voltaram a ficar alinhados e ele me sugeriu agora que fizesse a extração de 4 pré molares, 2 na arcada superior e 2 na inferior. Esse procedimento esta correto? Pela minha documentação ele não poderia ter feito a avaliação dessa necesisdade no inicio do tratamento? Vou precisar retirar o aparelho pra fazer as extrações e depois recolocar ou posso extrair os dentes usando o aparelho?

    Desde já agradeço sua atenção Doutor!

  47. Trato uma mordida cruzada do lado esquerdo superior, a 3 anos, entretanto ainda sem resultado. A previsao de tratamento era de 2 anos e dpos de 2 anos e meio e agora nem previsao ha. Esteticamente meus dentes eram corretos mas passaram a apresentar desnivel no lado direito superior entre outras aberturas nos dentes que nao tem me agradado e que receio permanecerem. tentei mudar de dentista mas os que consultei informaram q iniciariamos outro tratamento retirando o aparelho, o que me levou a desanimar e persistir neste q nao tem me agradado. o q posso fazer ja q a ortodontista nao tem apresentado resutado? posso penalizar (judicialmente) a dentista por isso e requerer o investimento feito para que possa iniciar outro tratamento?

  48. Olá Fernanda,

    A extração de pré-molares é bastante comum na ortodontia e eventualmente o ortodontista pode iniciar o tratamento considerando que o caso é tratável sem extrações e depois mudar de idéia.

    Mas normalmente é possível definir esta questão no primeiro momento através do estudo das radiografias e dos modelos das arcadas. principalmente em tratamentos de adultos.

    Mas o que é importante para você neste momento é ter certeza de que a única maneira de resolver o seu problema é com estas extrações.

    Para isso pode ser que você precise de outra opinião. Como cliente você tem o direito de perguntar a outro profissional se não estiver totalmente segura quanto a extrair quatro dentes permanentes.

    O procedimento pode ser realizado com o aparelho, mas algumas peças podem descolar durante a cirurgia.

    Tudo de bom para você,

    Dr. Andre

  49. Erica,

    Primeiramente eu acho que você deveria questionar sua ortodontista sobre o andamento do seu tratamento.

    Se você está insatisfeita mostre isso claramente e tente encontrar uma solução que não passe pelo conflito.

    Muitas vezes a tensão é criada pela falta de comunicação.

    Pode ser que ela esteja próxima de fechar o seu caso e você pode acabar saindo do tratamento na hora errada.

    Também pode ser que não, mas você só saberá se perguntar.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  50. Lu,

    Mil descupas. Eu simplesmente esqueci a sua pergunta lá em cima e não respondi. Mas agora vai.

    1ª Pergunta: Sim, o ortodontista pode diagnosticar uma má oclusão através do exame clínico e determinar a necessidade de tratamento ortodôntico. As radiografias vão fornecer informações adicionais importantes no planejamento do caso.

    2ª Pergunta: Eu não recomendo o tratamento de adultos com aparelhos removíveis, então no seu caso eu indicaria o tratamento com fixo apenas pelo fato de você ser adulta, mas não examinei você e apesar da descrição, não tenho como ser mais específico.

    3ª Pergunta: Isso depende da situação. Cada caso requer um planejamento diferente. Podemos inclusive fazer os dois movimentos se necessário.

    Desejo-lhe toda sorte no seu tratamento e prometo que vou ficar mais atento para evitar esquecer alguém de novo.

    Abraços,

    Dr. Andre

  51. Olá!

    Dr. André, há anos notei leve desgaste nos caninos do lado esquerdo, desgaste que se acentuou (atribuo a piora a períodos de stress e fatores emocionais – mas isso é uma observaçao minha, nao profissional).

    Ocorre que recentemente, notei leve desgaste nos caninos do outro lado, do lado direito.

    Observando a minha forma de mastigar, desse mesmo lado, do lado direito, noto que os caninos se esbarram, justamente na posiçao de desgaste.

    Um detalhe importante, a noite estou usando uma placa protetora de silicone, para evitar maiores desgastes (mas isso há, apenas, 2 semanas).

    Imagino que seja difícil responder sem ver…

    A minha pergunta, para tentar entender um pouquinho essa sistema mastigatório tao complexo, é a seguinte: os caninos devem realmente se tocar durante a mastigaçao? De que forma?

    Obs.: a aparência do meu sorriso é de dentes alinhados. Olhando o contorno da gengiva pelo lado de fora os dentes seguem alinhados. Pelo lado de dentro, o penúltimo dente, antes do siso, avança um pouco para o lado de dentro (nao sei se isso pode ser considerado desalinhamento, ou é o normal).

    Obrigada e um abraço.

  52. Claudia,

    Realmente eu não posso avaliar o seu caso pela descrição, mas posso explicar superficialmente como os caninos superiores e inferiores funcionam.

    Sim, existe contato entre os caninos nos movimentos mastigatórios. É o que chamamos de “guia canina” ou “guia de lateralidade”.

    Os caninos “guiam” o movimento lateral da mandíbula desocluindo todos os outros dentes durante o movimento.

    Ou seja, quando você movimenta a mandíbula para a direita, a ponta do canino inferior direito desliza pela face lingual (interna) do canino superior direito afastando os outros dentes.

    Por isso é bastante comum encontrarmos desgaste nestes dentes principalmente em quem faz bruxismo.

    Como você está usando uma placa, os dentes estarão protegidos daqui para a frente. Eu prefiro as placas de acrílico rígido do que as de silicone, mas isso depende de cada profissional.

    Abraços,

    Dr. Andre

  53. Dr. André:

    Quero agradecer a atençao, e aproveitar para parabenizá-lo pelo seu trabalho aqui desenvolvido por intermédio deste site!

    Certamente é muito difícil avaliar os casos a partir de descriçoes, mas esteja certo que com suas explicaçoes acaba por nos trazer maior paz e segurança em relaçao às dúvidas que tanto nos incomodam! (as vezes, verdadeiros “monstros”, risos)

    Mais uma vez, obrigada e parabéns!

    Cláudia.

    Obs.: meu dentista fez uma placa de acrílico (que nao se ajustou adequadamente a minha arcada, mesmo com diversos ajustes e desgastes, dentro e fora da placa)… Enfim, ainda nao me adaptei a ela, talvez faltem ajustes, ou até mesmo refazê-la… Por isso, continuo usando a placa de silicone, para garantir a proteçao. Será que o uso contínuo de uma placa de silicone pode me prejudicar de alguma forma?

  54. Claudia,

    Eu também agradeço por que sem as perguntas de vocês usuários eu não teria nada para fazer aqui.

    E saiba que comentários como o seu são um combustível extra para continuar escrevendo no blog. Obrigado.

    Respondendo à sua pergunta, não acredito que o uso da proteção de silicone possa trazer prejuízo para a sua saúde bucal a curto prazo.

    Mas ainda acho que você deveria tentar refazer a placa de acrílico com o seu dentista.

    Tudo de bom para você,

    Dr. Andre

  55. Dr. André, novamente, só me resta agradecer sua atençao.

    Por favor, nao deixe de escrever… Este espaço é muito importante para nós usuários… Vejo nesse sistema, perguntas e respostas, a forma mais atual e interativa de trazer ao debate assuntos tao importantes, ademais de esclarecer dúvidas!

    Com sua licença, passarei mais vezes por aqui, para esclarecer dúvidas, curiosidades, neuroses (risos)… que sempre surgem, pertinentes ao tema!

    Parabéns pelo site, e mais ainda, parabéns pela atitude!

    Um abraço e felicidades,

    Cláudia.

    Obs.: o seu blog já está adicionado ao meu “favoritos”!!

  56. Caro Dr. André, boa noite!

    Primeiramente, parabéns pelo blog.
    É muito difícil encontrar pessoas dispostas a auxiliar os pacientes com tamanha dedicação e excelência. Após muitas pesquisas tive a satisfação de me deparar com seu blog. Foi uma agradável surpresa poder contar com as informações aqui prestadas, de forma simples, mas de incomparável profissionalismo.

    Pois bem. O que me levou à pesquisa é minha busca por um bom ortodontista para iniciar meu tratamento. Consultei 5 profissionais indicados por amigos.
    E, agora, a dúvida é entre dois profissionais. E as questões são as seguintes:

    1º) ESPECIALIZAÇÕES NA ÁREA, REGISTRO CFO e PREÇO
    O primeiro é um profissional de renome, participante da Diretoria das Associações de classe, com especializações, doutorado e publicações. O preço do tratamento é elevado, com valores iniciais altos e taxa de manutenção igualmente elevadas.
    O segundo, é uma profissional mais simples, que não tem maiores especializações. No seu registro no CFO, não consta a atuação de uma especialidade específica. Contudo, tem uma abordagem mais atenciosa com o paciente. O preço do tratamento é menor, praticamente a metade do valor indicado pelo primeiro profissional mencionado.

    2º) PROCEDIMENTOS
    Aqui, registro que ambos me pareceram igualmente capazes e esclareceram minhas dúvidas de forma eficaz.
    Mas o primeiro, fará pessoalmente apenas a parte de ortodontia: aparelho e manutenção. Não fará as extrações, profilaxia, etc. Esses procedimentos serão realizados por outro profissional indicado por ele.
    Já o segundo, informou que pode realizar todos os procedimentos. Assim, faria pessoalmente todos os procedimentos, tanto de ortodontia como de clínica.

    Como se pode ver, são perfis completamente diferentes.

    Realmente, não sei como avaliar quais critérios devem ser ganhar mais peso na hora da escolha. E, finalmente, qual seria a melhor opção.

    Por favor, agradeceria muito se pudesse contar com seu auxílio.

    Abraços!

    Monica

  57. oi Dr. estou muito confusa, me ajude por favor. Tenho um dente incluso o canino, e já faz mais de um ano q/ meu dentista está tentando puxar ele c/ o uso de aparelho, tenho 27 anos e ele até agora nem se mexei, estou quendo tirar e por um dente artificial. Meu destista me falou q/ talvés ele esteja colado c/ o osso e daí seria impossivél descer, nossa eu já ñ aguendo mais esse dente aí, ficar meio banquela está me tirando do sério, deixai de sorrir por causa disso. Me dê uma luz por favor………brigada pela atenção!

  58. Monica,

    Primeiramente, muito obrigado pelos comentários positivos sobre o blog.

    Bem, esta é difícil…

    Não temos como negar que o currículo do primeiro é mais robusto, mas por outro lado o outro profissional foi mais atencioso com você.

    Na verdade é como se você mostrasse dois momentos na carreira do mesmo profissional: uma etapa inicial onde ele ainda atua como clínico e um ortodontista maduro e valorizado que pode cobrar mais.

    Se o seu caso for simples a hipotética diferença técnica entre os profissionais perde um pouco do peso.

    Mas se for um tratamento complexo com extrações e necessidade de grandes movimentações, talvez um especialista experiente seja mais indicado que um profissional que está ainda em formação.

    Acho que este é um parâmetro que você pode usar para decidir.

    Outra coisa que pode ser um diferencial é o prazo fechado que influi diretamente no valor total do tratamento. Algum dos dois se comprometeu com isso?

    Espero ter ajudado um pouco, mas sei que no final você terá que decidir sozinha mesmo.

    Desejo-lhe toda a sorte no tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  59. Marli,

    Pode ser que o dente esteja mesmo anquilosado (ou seja, colado ao osso) e nesse caso, não vai se movimentar de maneira nenhuma.

    Se isso for confirmado, talvez seja melhor extrair este canino e fazer um implante no local do dente perdido.

    Converse com o seu ortodontista para ter uma definição da situação e buscar a solução mais adequada para você.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  60. Bom dia Dr. André.

    Fiz uma radiografia panorâmica da minha filha ( 4 anos de idade ) e descobrimos que ela não possui o canino inferior direito ( nem o de leite e nem o permanente ).
    Confesso que fiquei bem surpresa e chateada também, tanto pelo lado estético, quanto pela funcionalidade do dente.
    Gostaria de saber se isso é normal ( uma vez que eu possuo os 32 dentes ) e que tipo de tratamento ela deveria ter.
    Fico no aguardo de um breve retorno.
    muito obrigada!
    Aline

  61. Aline,

    Estas anodontias são relativamente normais e a forma como o caso da sua filha será tratado depende da relação entre as arcadas, espaço disponível, tamanho dos dentes, enfim, só com uma avaliação completa é possível pensar em um plano de tratamento.

    Mas provavelmente será necessário fazer ortodontia.

    Apesar da idade dela, recomendo que você procure um ortodontista para monitorar o desevolvimento das arcadas desde agora.

  62. Sr. André.

    Adorei seu blog. Super esclarecedor. Por isso, tomei a liberdade de lhe escrever e tentar esclarecer algumas dúvidas.
    Faz muito tempo que minha boca faz um movimento torto para fechar. Eu já sabia que se tratava de Atm mas como isso não me incomodava e eu nunca quis usar aparelhos fui deixando.
    Recentemente, senti uma dor forte perto do ouvido. Mal conseguia mastigar ou abrir a boca. Minha dentista me aconselhou a procurar um ortodontista ou um buco. Fiz isso. Não acreditei muito no ortodontista que me atendeu. Disse que precisava trocar todas as obturações, fazer clareamento. Enfim, parecia querer ganhar mais dinheiro do que eu estava disposta a pagar. O buco me disse que a placa já resolveria o caso.
    Eu faço fisioterapia há muito tempo para corrigir problemas na coluna que o oftalmo me disse que podem estar relacionados com a Sindrome de Duane (que tenho). Essa doença altera o posicionamento da cabeça. Talvez também seja esta a razão do problema na Atm.
    Tenho medo de não conseguir um tratamento adequado. Gastar dinheiro e sofrer com um tratamento ineficaz.
    O uso do aparelho vai corrigir o desvio da ATM? As dores que estou sentindo e os estralos vão desaparecer? É verdade que pessoas com problemas respiratórios não conseguem corrigir o posicionamento dos dentes?
    Muito obrigada pela atenção.

    Diana

  63. Olá Diana,

    Não sei até que ponto a síndrome de Duane pode ter relação com o posicionamento mandibular e com a atm por consequência, por sso prefiro não opinar nesta questão.

    Quanto às outras perguntas:

    O aparelho ortodôntico dificilmente vai ajudar com o desvio na trajetória de abertura e fechamento mandibular ou com os estalos.

    se as dores que você sente forem de origem muscular (isso só pode ser diagnosticado em exame clínico) a placa estabilizadora é uma boa alternativa.

    Os problemas respiratórios podem participar da instalação de uma má oclusão durante o desenvolvimento facial da criança. E podem também influenciar o prognóstico e a estabilidade dos tratamentos, mas não impedem que o tratamento seja realizado.

    De qualquer forma, é indicado que nos casos em que existam problemas como respiração bucal, estes sejam tratados para aumentar a estabilidade dos resultados, bem como a qualidade de vida do paciente.

    Abraços,

    Dr. Andre

  64. Dr. André,

    Minha ortodontista disse que preciso fazer uma cirurgia ortognática (retrognatismo), entretanto a cirurgia me assusta um pouco. Gostaria de saber se existe alguma outra forma de diminuir o problema visto que o fato de ter a mandibula inferior um pouco mais para tras que o normal nunca me incomodou ou causou algum tipo de incomodo?
    Obrigada
    Gisele

  65. Gisele,

    A mandíbula (arcada inferior) não vai crescer a não ser com a cirurgia.

    Mas se isso não incomoda você esteticamente, talvez seja possível fazer apenas um tratamento de compensação em que o ortodontista vai tentar disfarçar o problema.

    Mas este tipo de tratamento pode não atender às expectativas do cliente. Por isso é importante conversar bastante antes de decidir.

    Boa Sorte,

    Dr. Andre

  66. Boa Tarde,
    Estou usando um expansor palatino há uma semana.Já o abri 3 vezes. Estou notando que o lado esquerdo de meu rosto está bem mais largo que o direito. Estou com medo de ficar com o rosto deformado. Isso é possível? Tenho 37
    anos, e só coloquei o aparelho pq meu caso grave e minha arcada esta fechando-se.
    Muito Obrigado
    Joelma

  67. Joelma,

    Acho que você deveria mostrar esta assimetria que você está percebendo ao seu ortodontista.

    Se realmente houver algum problema com a expansão ele vai saber como proceder e vai buscar outra solução para o seu caso.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  68. Dotora eu fui HJ dia 07-12-10 no dentista e ele disse para mim que meu dente canino não tem espaço para nascer e que eu tenho que usar aparelho urgente porque se não ele vai sair na minha gengiva me ajude porque eu quero saber qual aparelho eu vou usar manda uma imagem pro meu E-mail OBRIGADU…

  69. Luana,

    Provavelmente será um aparelho fixo, mas não tenho como entrar em detalhes sem ter examinado você.

    Mas saiba que é bastante comum a falta de espaço para os caninos e os ortodontistas estão acostumados com este tipo de tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  70. Olá, Dr. André
    Eu tenho um dente incluso, o 23, já fiz a cirurgia e o meu médico achou melhor não tirar, pois disse que tem como esse dente nascer, ele colocou um fio ortodontico para puxar ele para o lugar do canino que ele extraiu que era de leite, extraiu também um pré-molar, gostaria de saber quanto tempo demora para essse dente incluso descer parao lugar.

    Certa de sua aténção

    Roberta

  71. Olá Roberta,

    Bem, nestes casos é muito difícil fazer previsões, ainda mais sem ver o cliente, o tracionamento de caninos não é o procedimento mais simples da ortodontia, mas a maioria dos profissionais já o realizou várias vezes com sucesso.

    Como foi extraído um pré-molar, deve haver espaço suficiente para o dente e isso é um problema a menos.

    Além disso vai contar também a posição, inclinação e rotação do dente incluso na velocidade como o tratamento vai evoluir.

  72. Obrigada Doutor

    Tenho outra dúvida, tem como corrigir a mordida cruzada sem faze.r expansão, por que não vai ter como fazer expansão , pois o pre molar foi extraido e não tem como prender o extensor

    Grata

    Roberta

  73. Roberta,

    Existem maneiras de descruzar mordida usando elásticos inter-maxilares, mas não tenho como saber se se aplicam ao seu caso.

    Assim como é possível usar um dispositivo para expansão apenas nos molares como um arco transpalatino.

    Tudo isso depende de um planejamento baseado no estudo da documentação ortodôntica e no exame clínico do paciente pois cada caso tem características únicas.

    Converse com o seu ortodontista para ter respostas mais objetivas.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  74. Olá, Dr. André, tenho uma duvida.

    Uso aparelho fixo há 2 anos e inicialmente procurei o tratamento porque meus sisos estavam nascendo e entortando meus dentes superiores.
    Mas quando iniciei o tratamento ainda tinha um dente de leite, o canino inferior. Meu orto disse que seria melhor resolver isso logo pois um dia ele iria cair e aproveitariamos assim logo o tratamento. Me deu duas opçoes: um implante ou fechar o espaço com o pre molar.
    Estamos fechando o espaço com o pre molar. Foi o melhor a ser feito? Gostaria da sua opinião.

    Obrigado.

  75. Olá doutor Andre,queria que o senhor me tirasse uma dúvida meu filho de 17 anos vai colocar aparelho fixo,,fizemos a radiografia panoramica e constou que ele tem um dente incluso e o dentista disse que o mesmo tem ser retirado pois o mesmo não tem nehum necessidade.O dentista disse também que primeiro ele tem que fazer a cirurgia do dente incluso pra depois colocar o aparelho,este dente incluso se encontra entre os dois dentões da frente.Tem necessidade de retirar este dente mesmo pra depois por o aparelho?qual o risco continuar com ele?Ele disse que antes da cirurgia meu filho tem que tomar um antibiotico,Lizador e um antiflamatorio,o certo não é entrar com o medicamento depois da cirurgia?

    Grata

    Elizangela

  76. Renata,

    É impossível julgar assim sem ver o caso.

    Mas esta é uma das opções aceitáveis para um caso como o seu. Se a movimentação for bem sucedida acho que você terá um bom resultado.

    Boa Sorte para você,

    Dr. Andre

  77. Elizangela,

    Pela descrição parece ser um mesiodente, um dente extranumerário que ocorre eventualmente.

    Neste caso a extração do dente antes de iniciar o tratamento costuma ser a melhor decisão. E mesmo que não se faça o tratamento ortodôntico a extração é recomendada.

    O risco de continuar com ele é a ocorrência de uma lesão nas raízes dos incisivos centrais quando este forem movimentados.

    Quanto à medicação está correto fazer uma profilaxia antes da cirurgia.

  78. Olá Dr. André, tenho um canino incluso, Ja fiz a cirurgia para a exposição e hoje a orto Ja colocou um breket com um fio grudado nos dentes para puxar esse dente. O grande problema é que em 40 dias viajo para o exterior para fazer intercâmbio e Nao sei como vou poder dar continuidade no tatamrbto. Tenho medo de tirar o aparelho fixo e tudo o que aconteceu ate agora com meus dentes se perder, mas também tenho medo de ir com o fixo e Nao fazer a manutenção por 6 meses, ficar com algo na boca que Nao vai fazer efeito. Gostaria de saber o que me recomenda, qual e a sua opinião, e também quanto tempo demora Pra esse dente descer, em media. Caso o Dr. Me recomende procurar um dentista no pais que vou, acha que devo mesmo deixar um desconhecido mexer na minha na minha boca? E o preço? É caro dentista la fora? Vou para nova Zelandia! Acho que uma boa noticia é que na panorâmica mostra que a raiz esta reta. Estou muito confusa, aguardo ansiosamente a sua resposta. Muito obrigado!!

  79. Karen,

    O aparelho ficar seis meses sem acompanhamento até é possível, mas eu não recomendaria em uma situação de tracionamento de canino que requer um acompanhamenmto bem próximo.

    Procurar um ortodontista por lá me parece improdutivo pois ele terá muito pouco tempo para realizar alguma coisa.

    Se o seu canino estiver bem exposto e o ortodontista avaliar que não há risco de ser recoberto pela gengiva, talvez seja melhor retirar tudo, fazer sua viagem tranquila e na volta recolocar o aparelho.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  80. Olá, Doutor Andre.

    Tenho 45 anos, sou um pouco dentuça (bem pouco), perdi o primeiro molar superior esquerdo há uns 8 anos e nunca coloquei nada no local desse dente perdido. Bom, hoje em dia tenho tido terríveis dores de cabeça e segundo minha dentista, é devido ao excesso de trancamento das mandíbulas, sempre estou travando sem perceber até ela me chamar a atenção. Qdo me dou conta que estou mordendo, relaxo imediatamente as mandíbulas. Também estou usando uma placa para dormir, mesmo sem ranger os dentes, a dentista me disse que era para evitar o trancamento das mandíbulas durante o sono.
    Com isso tudo, os dentes solitários por causa da perda do 1 molar estão com as gengivas bem contraídas, deixando bem exposto a dentina. Ela diz que pode tb ser por conta da força da escovação que esteja agravando, pois os outros dentes tb apresentam em níveis menores a retração da gengiva.
    Ela me aconselhou a procurar um ortodontista para uma avaliação e ver o que seria melhor para o meu caso (aparelho ortodôntico ou implante para correção da falha)
    Pergunto ao senhor: Com a minha idade é possível fazer essa correção aproveitando o espaço já existente, já que sou um pouco dentuça? Tenho receio, pois todos os molares possuem grandes restaurações de resina, tenho medo de danificá-los e acabar perdendo os dentes.
    Muito obrigada pela ajuda.

  81. Ana,

    A idade não é problema. Os dentes restaurados também não (se estiverem bem restaurados).

    Mas não tenho como responder especificamente sobre o seu caso sem ter avaliado clinicamente, mesmo com a sua descrição.

    Tudo o que foi dito pela sua dentista faz sentido, acho que você deve pedir que ela te indique um ortodontista.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  82. Olá Dr. André,

    Minha procura por um ortodontista começou porque um canino inerior estava quase deitado sobre os outros,o que me incomodava bastante. Mas apesar de só querer esta modificação, meu ortodontista fez inúmeras alterções, uma delas eu simplesmente detestei e gostaria de saber se há como reverter: meus dentes incisivos laterais seguiam na mesma direção que os centrais na altura da gengiva; agora os dentes incisivos laterais desceram bastante o que me deixou muito “dentuça”, como se os incisivos centrais tivessem quase o dobro do tamanho dos laterais. Posso ter meu sorriso de volta? Há como o ortodontista reposicioná-los deixando-os como eram antes ?

    Obrigada.

  83. Ola!
    Meu filho usa aparelho móvel a cinco anos, a ortodontista disse que ele terá que usar o fixo, pois um dos molares esta nascendo torto. Outra dentista que nos indicou para o aparelho na época disse para esperar, pois ele ainda tem dente de leite.
    Ele colocou aparelho com 8 anos, hoje esta com 13 anos.
    Posso tirar o aparelho móvel e aguardar os dentes permanentes nascerem, para colocar o fixo?
    A Ordontista não aceita muito opinião, e eu estou com medo de abandonar o tratamento. O que devo fazer?

  84. Olá Raquel,

    Bem, não sei se eu entendi corretamente, mas acho que a altura do colo gengival dos incisivos laterais abaixou e isso fez com que os centrais avançassem mais sobre a gengiva ficando longos e os laterais estivessem mais recobertos pela gengiva parecendo mais curtos, seria isso?

    Se for este o caso, talvez uma gengivoplantia resolva o seu problema.

    Mas se os centrais estiverem parecendo maiores porque estão sobrando no bordo, ou seja, há um degrau entre o central e o lateral onde os centrais são mais compridos, então a solução passa pelo aparelho ortodôntico, basta intruir os centrais um pouco.

    Será que consegui responder?

    Abraços,

    Dr. Andre

  85. Meire,

    Eu também sou adepto dos tratamentos em duas etapas sendo a primeira com ortopedia funcional (móvel) seguida de ortodontia fixa.

    Mas acho que com 13 anos ele já está quase com todos os dentes trocados e o aparelho móvel não deve fazer muito efeito além do que já fez.

    Talvez seja interessante dar um descanso para ele e aguardar o término das trocas.

    Mas lembre-se que a minha opinião não foi precedida de uma avaliação clínica e por isso não pode ser considerada a única decisão correta para o caso do seu filho.

    A opinião de um ortodontista que tenha avaliado o caso tem mais peso.

    Abraços,

    Dr. Andre

  86. Dr. Andre Moreira, uso aparelho desde 2007 e até agora não teve grande resultado.
    Minha dentista na epoca pediu para que eu extraisse meu canino que ainda era de leite. Mas algum tempo depois ela pediu raio – x pois o dente não estava descendo. Quando levei o resultado ela me disse que ele estava atravessado e que eu teria que fazer uma cirurgia pra tentar coloca-lo no lugar, após fazer a cirurgia (em 2008) ela disse que usaria uma mola para conseguir espaço para este dente descer (a mola conseguiu abrir espaço, mas ainda assim o dente não desceu), logo não vi resultado e por um ano parei de fazer a mautenção do aparelho.

    Este ano voltei ao consultorio, agora com outra dentista, e ela disse que vai colocar a mola novamente pois é a melhor alternativa neste caso, mas não garante que va funcionar. Tambem disse que é um processo demorado. Ela pediu tambem uma Tomografia Kone Bean para avaliação do dente 13, para ver melhor o dente que está atravessado, e tambem pediu uma pasta nova (documentação basica).

    Alem deste problema, a dentista atual disse que meus dentes de cima são mais pra dentro, e os de baixo pra fora. Ela disse que o certo seria o contrario, e disse tambem que o problema provavelmente não possa ser corrigido com aparelho e que futuramente eu terei que fazer uma cirurgia para arrumar o meu maxilar.

    Gostaria da sua opinião sobre o assunto, a dentista está escolhendo a melhor alternativa? Ou devo procurar outra pessoa?

    Att, Bianca Rubim

  87. Bianca,

    A questão do canino depende de uma análise do RX para saber em que posição o dente está. Algumas vezes é melhor desistir do dente em vez de ficar tentando tracioná-lo indefinidamente.

    O segundo problema pode ser um prognatismo (queixo grande, projetado) e neste caso, muitas vezes só mesmo com cirurgia ortognática.

    Talvez seja melhor ouvir mais algumas opiniões antes de decidir.

    E use as 10 dicas para escolher um ortodontista para tratar do seu caso.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  88. DR. ANDRE Ja estou com meu aparelho a 2 anos e preciso usar mais um ano.Vou desistir do tratamento .Eu quero saber se os dentes q arrumei tem perigo de voltar?e se um eu quizer colocar denovo vo poder usar a mesma documentaçao?

  89. Carla,

    É possível que você perca parte dos resultados obtidos com o tratamento ortodôntico sim.

    Se você vai interromper o tratamento acho que a melhor maneira de fazer isso é combinando com o seu ortodontista um intervalo e deixar mais ou menos acertado um retorno quando for possível para você.

    Desta forma pode ser possível aproveitar a documentação antiga e ele pode tentar estabilizar os resultados.

    Mas se você trocar do ortodontista é provável que seja pedida uma nova documentação.

    Evite abandonar o tratamento sem um planejamento.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  90. Olá,lendo as dicas do site
    procurei o nome da dentista q estou para começar um tratamento ortodontico,para colocar aparelho fixo,achei o nome dela no CRO,só que a situação está escrito caducidade! Agora estou com medo,sera que ela cometeu algum erro grave e foi denunciada ou algo assim???
    Por favor espero respostas,
    Att,
    Tamiris

  91. eu quero saber q para q os dentes conserte todos engua prescisa colocar os dois de vez.porq eu so estou usando o de cima.eu quero saber tambem c a manuntensao é so a troca do verro q passa entre os brets ou tem q dar uma limpeza?

  92. Simara,

    O ideal é fazer o tratamento com o aparelho nas duas arcadas.

    Quanto à fazer limpeza dos dentes, isso depende do que foi combinado no início do tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre

  93. Tamiris,

    Eu realmente não sabia que o CRO podia caducar, ou seja, perder a validade.

    E nem sei se este termo quer dizer isso nesta situação.

    Acho que você deveria entrar em contato com o CRO para tirar esta dúvida da maneira certa.

    Abraços,

    Dr. Andre

  94. Tenho trinta anos e após ter um grande problema com um ceratocisto, passei a ter muito medo de dentista, pois tive que retirar os cisos (os quatro) e ainda perdi o último dente antes do ciso na parte de baixo. porém, o meu dente da frente na parte de cima é muitooo para frente, ou melhor, fica a frente de toda a minha arcada. Consultei um ortodontista e ele me disse que talves tivesse que retirar dois dentes na parte de cima, fiquei com tanto medo que não voltei. Após dois anos, conhececi um amigo que está terminando a especialização em ortodontia e me disse que meu caso não é complicado e que provavelente não perderia nenhum dente e que em 6 meses o colocaria no lugar, qundo o outro dentista me deu +- 1 anos e oito meses. Ele tb me disse que os dentistas demoram muito a terminar o tratamento pq enrolam para ganhar nas manutenções. O dente cavalado de um amigo ele colocaou no lugar em 3 meses. Esses procedimentos são corretos ou podem trazer algum tipo de problema atual ou futuro. Eu gostaria de colocar com ele, mas parece que td é tão fácil que fico com um pouco de receio. Desde já obrigada!!!

  95. Michele,

    Acho que este colega que está se especializando está um pouco empolgado com a velocidade com que os dentes se movimentam.

    E isso é verdade, os dentes se movimentam mesmo muito rápido, mas isso não é tudo, é necessário corrigir as inclinações das raízes dentro do osso, o que é bastante demorado mas é o que garante a estabilidade do tratamento.

    Também é preciso obter uma correta engrenagem entre as duas arcadas e garantir as guias dos movimentos mastigatórios.

    Enfim, se fosse assim tão fácil, teríamos todos os ortodontistas oferecendo tratamentos ultrarápidos e cobrando mais caro, concorda?

    Acho que muitas pessoas pagariam o dobro se pudessem reduzir o tempo de tratamento de dois anos para seis meses, não é mesmo?

    Mas, acredito que se você seguir as dicas deste post tem ótimas chances de conseguir um bom profissional para cuidar dos seus dentes.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  96. Boa Noite,
    estou com um dente canino incluso, mas que o mesmo está a prejudicar os meus dois dentes frontais de cima, que tendo este um espaço entre eles, gostaria de os corrigir, pelo que foi dito pela clinica onde estive, é que este teria mesmo de ser retirado, so depois podria proceder a correcção dos dois dentes.
    pergunto:
    é muito doloroso e complicado extrair um canino incluso pelo >ceu da boca?
    o pós operatório ou cirúrgico é complicado e demorado??

    os aparelhos transparentes são bons??

    obrigado pela ajuda

    abraço

  97. David,

    A cirurgia pode variar muito dependendo das condições do dente como inclinação, posição e contato com os vizinhos.

    O mais importante é procurar um cirurgião de confiança que seja comprovadamente competente.

    Assim, dificilmente você terá complicações durante e depois do procedimento.

    Leia sobre os aparelhos estéticos aqui: http://www.ortodontista.net/aparelho-ortodontico-estetico.html

    Abraços,

    Dr. Andre

  98. boa noite ,
    tenho 26 é preciso por aparelho, so que!tenho um dente leite que nao nascera o permanente.eu posso fazer este tratamento sem remove este dente de leite ou tenho que tira?qual a melhor forma ?me ajude por favor.

  99. Dr. André,
    Obrigado pela resposta, o cirurgião já me pediu um TAC, para confirmar a posição exacta do dente para ver se está profundo superficial etc.
    tendo em conta as outras consultas onde estive, e que nunca foi tal coisa prenunciada, está atitude da parte do cirurgião fez com que pareça um bom profissional,.
    o que li sobre os aparelhos apenas me preocupa parte de estes se poderem partir ou se descolar, o que estou a ponderar o uso dos transparentes, e claro a situação deste ficarem amarelos visto eu beber café diariamente.
    obrigado por tudo

  100. boa noite doutor!
    minha esposa ja usa aparelho a um ano e meio,mas o tempo prestivo que o dentista garantio era de seis meses.bem,passou-se esse tempo td e ate agora nada mudou.chegou um tempo que ele colocou aquele elastico em forma de corrente heim todos os braquetes duranta uma semana, mas tirou por que um braquetes soltou. e disse que ia voltar a coloca depois que o braquetes tivesse bem colado, porque se colocasse naquele momento o braquetes nao ia aguentar, bem e isso ja faz tres meses.minha esposa ja esta bem triste com este tratamento! ela esta querendo desiste e resolve o problema com outro pois era so pra junta os dois dentes da frente que tem um espasso pequeno de um sentimetro mais ou menos.por favor me ajude.
    boa noite doutor

  101. KEKE,

    Sim, normalmente você pode fazer o tratamento sem remover o dente de leite, mas sempre existirá o risco deste dente cair durante ou depois do tratamento. Aliás, este risco existe mesmo se você não fizer o tratamento ortodôntico.

    Só que para ter uma opinião especificamente sobre o seu caso você precisa passar por uma avaliação com um ortodontista. Procure um profissional na sua cidade.

    Abraços,

    Dr. Andre

  102. David,

    Concordo com você, este profissional me pareceu bastante cuidadoso.

    Quanto aos aparelhos estéticos, o de safira é o mais resistente e não amarela nunca.

    Abraços,

    Dr. Andre

  103. Dr. André,

    Uso expansor nos dentes inferiores para abrir mais a arcada e colocar o aparelho. Já utilizo aparelho ortodôntico na parte superior e tive que extrair 2 dentes pré-molares. Fiz um tratamento de canal no dente 46, e agora infelizmente vou ter que arranca-lo pq estou com uma infecção entre as raízes do dente. E agora? Como vai ficar meu tratamento? Ainda tenho q arrancar 2 pre-molares da parte inferior?

    Aguardo resposta.

  104. Raquel,

    Essa é uma decisão difícil e depende de uma série de fatores que só o seu ortodontista conhece.

    Mas algumas vezes é melhor não tentar aproveitar o espaço de um molar perdido que é muito grande. O fechamento pode criar outros problemas na arcada.

    Sinto não poder ajudar mais,

    Dr. Andre

  105. Olá Dr.André estou te escrevendo pois estou dezesperada em relação ao que acontéce com meu filho de 9 anos, ele sofreu um acidente e teve os dois dentes incisivos central superior intruídos, um entrou muito e o outro entrou menos na gengiva, bem..levei ele em vários dentistas e um deles tirou radiografia e disse que a situação dele está melhór doque ele imaginava, que o melhór a fazer no momento é colocar aparelho ortodôntico e que ia ficar acompanhando os quatro dentes superiores centrais onde dois foram dirétamente atingidos pelo acidente e que de momento não seria o caso de fazer canal. Já outro dentista que eu levei hoje,me deixou muito tensa e com medo, disse que eu tenho que me preparar para o piór, que ele vai ter que fazer canais nos dentes e se for o caso talvez poderá até perder os dentes, porém não fez radiografia. Por favor Dr. me da uma dica, oque faço? o caso do meu filho é grave mesmo? Oque é melhór fazer no momento? colocar o aparelho ou deixar os dentes descerem naturalmente? lembrando que um deles entrou muito. E se eu por aparelho nos dentes dele é certeza que voltarão ao normal? Qual é o tempo mais ou menos para isso acontecer? Um grande abraço que Deus abençõe você Dr. André.

  106. Olá Graziela,

    As opções neste caso são: Aguardar a erupção espontânea dos dentes intruídos, reposicioná-los cirurgicamente ou movimenta-los com ortodontia.

    Depois os dentes devem ser esplintados, ou seja, colados uns aos outros para facilitar a fixação.

    Segundo um estudo da Dra. Flavia Artese, dentes que não são reposicionados costumam apresentar um prognóstico melhor que aqueles reposicionados tanto cirurgica, quanto ortodonticamente.

    A reerupção espontânea pode demorar de dois a treze meses.

    Abaixo o link para o artigo científico:

    http://www.scielo.br/pdf/dpress/v12n2/06.pdf

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  107. Ola Dr. Andre

    Adorei as dicas de como escolher o seu ortodontista! Seria muito eficaz para mim na minha escolha pena que eu tive a ignorância de escolher o mais barato na época e agora estou com sérios problemas e peço a sua orientação no que eu poço fazer.
    O meu dente primeiro pré molar não nasceu por completo e a minha dentista disse que em um ano ele iria descer por completo só que já faz dois anos que ela puxa com elásticos presos da parte de cima para a parte de baixo e só o que a conteceu foi entortar minha boca, os dentes de baixo subiram formando uma onda e os de cima foram puxados pelo primeiro pré molhar e também formam uma onda!Quando dou risada só aparece dente de um lado da minha boca! Por favor, doutor me de uma dica do que fazer minha dentista esta certa em ficar puxando com elásticos? Eu entrei com apenas um dente torto e agora estou com minha boca inteira torta

  108. Felipe,

    É muito difícil tentar ajudar sem ver o caso. Mas parece que o dente está resistindo à força aplicada e os antagonistas acabaram se movimentando no lugar do pré-molar.

    Existe a chance de ser uma anquilose e neste caso, o dente não vai se movimentar mesmo usando mais força.

    Mas isso é apenas uma hipótese, você precisa ser avaliado clinicamente para ter certeza do que esta acontecendo.

  109. Dr. André,

    Tenho 16 anos e coloquei o aparelho fixo há mais ou menos um mês. No mesmo dia em que coloquei o aparelho, um bracket havia soltado, ate marquei para colá-lo novamente, mas como a dor havia diminuido, resolvi desistir e resolver o problema na proxima manutençao.

    Pois bem, fui ate lá e ela colou o bracket e colocou o aparelho na arcada inferior tbm…mas no dia seguinte um bracket tbm se soltou… isso é considerado comum? atrasa muito no tratamento passar muito tempo com um bracket a menos?Mal coloquei e ja estou louca para me livrar desses ferrinhos.

    Obrigada

  110. Thamires,

    Um ou dois brackets se soltarem logo após a colagem não pode ser considerado um problema no tratamento.

    Problema é quando se soltam cinco ou mais brackets de uma só vez ou quando os brackets ficam caindo durante todo o tratamento.

    Não acredito que isso vá comprometer o seu resultado ou o prazo.

  111. Boa Noite Dr. André

    Obrigada pela dica referente ao caso dos dentes do meu filho que foram intruidos. Vou aguardar sim a erupção, até porque no momento não é nem possível a colagem do aparelho ortodôntico, pois um dos dentes entrou demais na gengiva.
    E já aproveitando a comunicação gostaria de saber se meu filho não sentirá dores enquanto esses dentes não voltarem ao lugar e se ele pode ter uma vida normal tipo ir a praia, comer de tudo…já que parte da gengiva está exposta.
    Muito obrigada Dr. André

  112. Olá, gostaria de tirar uma duvida.
    Recentemente extraí dois dentes, o penúltimo antes do ciso(que também já foi extraido) superior direito, e o 4º antes do ciso inferior esquerdo.
    Cada dentista tem uma indicação diferente e nem sei mais o que fazer.
    Tenho os dentes superiores para frente e o ceu da boca profundo devido a utilização de bico quando criança, minha duvida é a seguinte:

    “Posso usar o aparelho para ‘ajeitar minha arcada dentaria’ ao invés de colocar implantes nos locais onde dentes foram extraídos?”

    Não quero mais ter que passar por procedimentos cirúrgicos.

    Agradeço desde já pela ajuda!

  113. Graziela,

    Acredito que ele não vá ter problemas como os que você citou, mas é impossível afirmar que nada vá acontecer depois de um trauma violento como esse.

    Será necessário um acompanhamento regular tanto clínico quanto radiográfico para antecipar possíveis problemas neste período.

  114. Dr. André

    Desculpe, mas tenho mais uma dúvida que esqueci de incluir na pergunta anterior.

    Tenho o mau hábito de ranger os dentes a todo momento, e tenho a impressão que eles são um pouco moles, mesmo antes de usar o aparelho ortodôntico.

    E aí vão minhas perguntas:
    -O aparelho ortodôntico funciona tipo uma contenção?
    -Quando eu retirar o aparelho, a contenção será capaz de fixar os dentes na posição correta mesmo com o ranger de dentes e mesmo eles sendo moles( apesar de todos já serem dentes permanentes) ?

    Obrigada e me desculpe pelo tom de ansiedade nas perguntas.
    🙂

  115. Tábata,

    Se você acabou de extrair estes dentes, imagino que os espaços não tenham se fechado.

    Neste caso, dependendo da situação, pode ser mais interessante fazer os implantes.

    Mas isso depende da sua oclusão e eu não tenho como avaliar isso sem ver o paciente.

    Recomendo que você procure um profissional para orientá-la.

    Apesar da idéia de fechar os espaços com os dentes remanescentes ser atraente, às vezes pode ser mais complicado que fazer os implantes.

    Boa sorte,

    Dr. Andre

  116. Thamires,

    O ranger (bruxismo) leva trauma oclusal para os dentes que os deixa com mobilidade.

    O aparelho fixo não elimina este hábito e você deverá usar uma placa estabilizadora (indicada para bruxismo) ao final do tratamento para evitar a continuidade do trauma nestes dentes.

    Se o bruxismo não for controlado, pode comprometer não só o resultado do tratamento como também a sua saúde bucal.

  117. Oiii…eu usei aparelho fixo por 3 anos e depois usei a contenção por 2 anos. Já fazem 10 anos que tirei o aparelho, mas de 1 ano para cá, sinto que meus dentes estão se movimentando, queria saber se usando somente a contenção novamente meus dentes voltariam a se alinhar….obrigada…

  118. Tatiane,

    Acho que o melhor mesmo é voltar ao seu ortodontista para avaliar a estabilidade do resultado.

    É normal depois de tanto tempo os dentes saírem da posição gradualmente. Por isso eu acompanho meus clientes anualmente após o término do tratamento.

    Faço isso pelo resto da vida para poder observar pequenas movimentações e evitar que seja necessário um novo tratamento ortodôntico.

    E recomendo que se faça isso sempre. Mesmo que o seu ortodontista não tenha o hábito de monitorar os resultados periodicamente, você pode dar esta ideía a ele marcando consultas anuais de revisão.

    Mas voltar a usar a placa de contenção depois deste tempo todo sem nenhum acompanhamento pode ser arriscado.

    Boa sorte!

    Dr. Andre

  119. Olá Dr. André,

    Tenho 30 anos , e só agora pude iniciar meu tratamento ortodôntico.
    Tenho mordida aberta e cruzada, e estou no momento usando o aparelho Hyrax, o que acaba me prejudicando um pouco no trabalho pois a fala fica muito distorcida.Tenho as seguintes dúvidas:

    1º – Há risco de agressão das raízes dentárias pelo uso desse aparelho?

    2º – Minha dentista me disse que ficarei usando o aparelho por um mês, ativo apenas 1 vez ao dia, pela minha idade. Ela disse que se eu conseguir , não sentir dor, posso ativar duas, isso está correto?

    3º- Terei de ficar ainda mais tempo depois desse um mês com o aparelho mesmo??

    4º – Há chance de eu usar o aparelho e não funcionar, não abrir??

    Desde já agradeço sua atenção.

  120. Bianca,

    Respondendo às suas perguntas:
    1-Sim, há risco de problemas nas raízes, mas é mínimo se forem tomados os cuidados de praxe para qualquer tratamento ortodôntico.
    2- Sim, as ativações podem ser duas vezes por semana. Mas uma disjunção se caracteriza por ativações diárias pois precisa ser rápida.
    3- Sim, normalmente uns seis meses após a disjunção.
    4- Sim, isso pode acontecer devido à sua idade.

    Abraços,

    Dr. Andre

  121. Olá,

    A uns 3anos meu dente pré-molar estava mole, não quis arrancar pra não ficar sem ele, depois ele começou doer, e fui quebrando o dente, só q me disseram q ele não nasceria mais pela idade que tinha( 15 anos), então fiquei com medo, só que em decorrer do tempo, ele foi quebrando e estava com algumas impurezas, e hoje finalmente caiu, aos 18 anos. Queria saber se há alguma possibilidade de outro dente nascer se aquele fosse de leite?? pq já me disseram tantas coisas sobre os dentes pré-molares e molares q não sei mais de nada!

    Agradeço se poder me ajudar!
    Abraços!

  122. Emanuela,

    Pode ser que você ainda estivesse com o molar de leite que foi se quebrando com o tempo.

    Neste caso existe uma chance de você ter um pré-molar abaixo dele. Mas normalmente quando o dente de leite não cai é por que o permanente não existe para absorver a raiz dele.

    Mas se este dente era um pré-molar mesmo, certamente não há outro dente abaixo para erupcionar.

    Resumindo: Se o dente era de leite, dificilmente vai nascer outro no lugar e se o dente era permanente, certamente não vai nascer outro no lugar.

    Mas é muito mais fácil fazer uma radiografia e tirar logo esta dúvida.

  123. olá,,,queria esclarecer algumas duvidas, tenho 28 anos, consultei cirurgião dentista, tenho que por um dente que quebrou, ele me pediu 800,00 reais pelo dente de porcelana, e 180,00 reais pelo provisório, só que como meus dentes tem espaços na parte de cima e são amontuados na parte de baixo, gostaria de por aparelho, ele ñ cobra o aparelho, cobra 100,00 reais de manutenção, só que tem que ser feito antes do definitivo, ele disse que pode manchar o dente definitivo. Ele disse tbm que o provisóriodura só uns 2 meses, e se eu fosse por aparelho ele faria um mais resistente. Estes valores estão num valor alto ou é este preço mesmo.
    …desde já agradeço….

  124. olá bom eu tenho um desvio pelo lado esquerdo eu vim dar isso a pouco tempo depois q fiz tratamento e fiz canal,pois quando eu abro a boca ela estrala, ela trava,pois fui no dentista semana passada eu tenho um dente para canal de pre molar,e limpeza e colocar o aparelho ortodontico,se eu colocar o aparelho ñ vai piorar o q devo fazer?
    é normal desvio?
    uma vez eu no dentista quase ñ fechei a boca o que devo fazer?
    desde de já eu agradeço…

  125. desculpe esqueçi de te perguntar:
    eu não tenho dois dentes um de cima de tras e outro penultimo de baixo gostaria de saber se eu posso colocar alguma coisa para tapar esse espaço e isso ñ vai atrapalhar o aparelho ortondontico???
    e fiz um canal molar ele ñ cai c um tempo?
    meus dentes só é torto mais ñ um por cima do outro tenho q usar freio de burro???

  126. Dilair,

    Eu nunca faço comentários sobre valores cobrados em tratamentos.

    O preço é uma atribuição do profissional e há uma variação enorme no mercado.

    Além disso o próprio material usado por cada profissional pode variar bastante.

    Por isso eu recomendo que se procure outro profissional quando não se tem certeza de que a proposta é boa. Uma segunda opinião não faz mal nenhum.

    Mas a idéia de fazer o tratamento usando um provisório reforçado para confeccionar a prótese definitiva após a remoção do aparelho é muito comum.

  127. Geisa,

    Estes sintomas de estalo e dificuldade de abertura ou fechamento da boca sugerem que você tenha dtm e o ideal seria procurar um especialista em DTM para avaliar o seu caso.

    Quanto a parte clinica eu prefiro não opinar pois faço apenas ortodontia.

    É impossível sabe se você vai precisar de um aparelho extra-oral sem ter examinado seu caso.

  128. Patricia,

    Imagino que os brackets fechados sejam os tubos que possuem o slot totalmente fechado e o arco só pode ser inserido lateralmente.

    E os brackets abertos seriam os brackets convencionais que não possuem uma parede vestibular e o arco é colocado pela frente e depois preso pelas ligaduras elásticas.

    Acho que era essa a sua dúvida. Ou não?

  129. Olá Dr André Moreira, precisava de uma rapida resposta, pois minha dentista estás a me precisonar para fazer uma cirurgia nos dentes, uso aparelho a quase um ano, pois tenho uma abertura , que já esta quase fechado devido o uso do aparelho, mas a doutora diz que senão fizer a cirurgia, vai fechar e depois que tirar o aparelho vai voltar abrir de novo esta falha que tenho nos dentes superior da frente…..disse me que a cirurgia será preciso tomar uma anestesia geral….me diz por gentileza se é mesmo preciso fazer esta cirurgia, pois sei que será uma grande cirurgia, pois vai até por dois pinos , para não voltar como era antes, ela me diz que volta, por causa da força que tenho na lingua…..fico grato se me responder esta questão….Sem mais outro assunto, agradeço imensso.

  130. oi, gostaria de saber uma informação. Eu tirei meu aparelho fixo a quase 1 ano (julho 2010) e estou vendo que meu dente da frente esta voltando a ficar torto. Tem alguma coisa que eu possa fazer sem colocar novamente o aparelho fixo ou vou precisar realmente fazer um tratamento de novo?
    Agradeço desde já

  131. Renata,

    Acho que você deve procurar seu ortodontista para avaliar a situação.

    Talvez ainda seja possível resolver com um aparelho móvel.

  132. Olá , eu tenho 12 pra 13 anos , uso aparelho fixo há 2 anos e acharam melhor arrancar os meus caninos superiores , até hoje não nasceu , estou há um ano sem eles eu acho , quero saber se ele tem como nascer ainda ou é melhor arriscar a cirurgia ? Estou com medo da cirurgia pelo que eu vi a coisa não é muito fácil !

  133. Dr. André, estou começando a analisar a idéia de usar aparelho, já que, devido a experiências de outras pessoas, certamente será chato ir todo mês ao dentista por 2 anos no mínimo. Mas enfim, eu removi 2 dentes siso inferior a uns 5 anos atrás. Para colocar aparelho certamente precisarei remover os sisos superiores? Segundo o dentista, a 5 anos atrás, eles nunca nasceriam devido a posição estar horizontal.

  134. Lohrana,

    Na sua idade ainda podemos esperar o canino nascer sozinho, mas precisa haver espaço para que ele possa erupcionar.

    Talvez seja apenas falta de espaço, mas só o seu ortodontista pode dizer o que realmente esta acontecendo.

  135. Flavio,

    Pela descrição parece ser uma frenectomia. Se for isso mesmo, normalmente pode ser realizada com anestesia local.

    Só não entendi que pinos seriam estes, ou seja, pode ser que sejam procedimentos combinados e neste caso fica difícil avaliar a situação.

  136. Doutor, usei disjuntor durante 8 meses e aparelho fixo durante 2 anos. Tirei há quase um mês e estou usando a contenção, entretanto não gostei do resultado: meus incisivos superiores estão pra frente (antes não eram) e um incisivo superior (lateral) ainda dá a impressão de estar torto e na parte de dentro sinto a ponta do dente. Voltei ao meu ortodontista e ele disse que tem casos que os dentes não chegam todos para trás (para a posição correta) pois senão iriam expor as raízes e que o dente que eu acho que está torto, é impressão pois como ficou muito tempo torto (antes da correção) ele ficou com outro formato. Gostaria de saber se é isso mesmo, não tem mais possibilidade ou se tem correção. Estou muito insatisfeita com o resultado final.

  137. Liziane,

    Como os inferiores já foram extraídos, o ideal é remover também os superiores de uma vez.

    Mas não podemos dizer que estas extrações são necessárias devido ao tratamento ortodôntico sem ter visto o caso.

  138. Elaine,

    Respondendo de maneira geral, já que eu não vi o seu caso, sim, existe um limite para o recuo dos incisivos e o seu ortodontista julgou que este limite foi alcançado.

    Mas isso não impede que você peça uma segunda opinião a outro profissional, esse é um direito de qualquer pessoa.

    Mas até para isso é necessário ter cuidado. O fato de um profissional dizer o que você quer ouvir não quer dizer que possa ser realizado com segurança.

    Por isso a relação entre o ortodontista e o cliente deve ser de extrema confiança.

    Quanto ao dente que ficou mal posicionado por muito tempo, sim, nestes casos é possível haver um desgaste irregular do bordo do dente que muitas vezes causa a impressão de que esteja inclinado.

  139. Olá!!
    Vou começar o tratamento ortodôntico pois tenho os caninos encavalados. O dentista disse que vou precisar extrair os pré molares para que os caninos possam descer e se “encaixar” corretamente.
    Gostaria de saber se este procedimento é correto e se sim, quanto tempo leva para os caninos descerem e ocupar o espaço que vai ficar.

  140. Bianca,

    Este procedimento é muito usado em ortodontia. Extraímos os pré-molares para obter espaço para os caninos.

    Mas não há como saber se esta é a melhor escolha especificamente para o seu caso sem ter examinado você.

    Se você não está totalmente segura com as extrações, converse mais com o seu ortodontista ou mesmo peça a opinião de outro profissional. Não há nenhum problema em se pedir uma segunda opinião antes de extrair dentes saudáveis.

    Quanto ao tempo necessário para que os caninos fiquem na posição, também depende de diversos fatores e é impossível tentar responder à esta pergunta sem uma avaliação clínica.

    Abraços,

    Dr. Andre

  141. Olá, gostaria de sua ajuda, estou muito tensa uso aparelho fixo a 6 meses ele colocou agora em baixo, disse que se tentasse fazer o tratamento sem arrancar os dentes como eu queria que fosse minha mordida ficaria pra frente, nao ficaria tão bom e demoraria mais…ficou-se resolvido arrancar 4 dentes 2 em cima os dentes logo apos os caninos que sao o problema, não desceram completamente, e dois em baixo o quarto dente do meio pra traz do lado direito e o 5 do lado esquerdo. será que é necessario arrancar tantos dentes assim e de fato e o melhor para ter a mordida correta e os dentes desceram segundo ele, com mais rapidez? onde me deram 2 anos de tratamento e 8 meses para fechar os espaços…quanto tempo demora pra fechar os espaços? nao vou ficar banguela pra sempre ne? isso vai ajudar nao piorar ne? nao quero arrancar dentes se nao for pra realmente melhorar estou morrendo de medo… obg

  142. Silvia,

    Extrações de 4 pré-molares são bastante comuns em ortodontia, mas é muito importante que a indicação das extrações seja correta.

    Senão o tratamento pode se complicar.

    O que é difícil para o cliente é que cada ortodontista tem sua maneira de pensar, ou seja, um pode indicar extrações de 4 dentes, outro de apenas dois dentes e um terceiro pode achar que as extrações são desnecessárias.

    Por isso a escolha do profissional é tão importante.

    Este é o objetivo deste post: ajudar você a escolher o seu ortodontista da melhor maneira possível.

    Mas infelizmente eu não posso dizer se no seu caso é melhor extrair ou não.

    Para isso seria preciso examinar você.

  143. Boa tarde DR.
    Meu ortodontista, após a análise de minha documentação, me mostrou em uma radiografia uma coisinha branca como se fosse um dente q nao nasceu, um germe, acho q era esse o nome do possivel problema, e disse pra procurar um cirurgião pra uma possivel cirurgia. Fiquei bem apreensiva diante desse fato, me pareceu q ele nao sabe direito o q é… Ele me foi mto bem recomendado mais diante desse fato me bateu uma certa insegurança. O q faço agora? Vou procurar o cirurgião, mais será q dá pra confiar nesse profissional, até mesmo pq o preço da manutenção dele está um pouco acima da média… Me ajude por favor!!
    Parabéns pelo blog, q aliás encontrei diante das minhas pesquisas. Rs.
    Abraços e desde já mto obrigada!!

  144. Ah doutor esqueci de perguntar…
    Nesse caso da cirurgia, ela custa mto caro, se o problema for realmente esse tal de germe? É mto dolorida? É simples ou complexa? O repouso é de mais ou menos quanto tempo?
    Obrigada mais uma vez…
    Abraços!!

  145. Letícia,

    Um germe dentário de um dente extranumerário poderia ser o seu caso hipoteticamente.

    O nível de dificuldade da cirurgia, assim como o custo e a recuperação dependem das condições deste hipotético germe.

    Ou seja, só o cirurgião vai poder responder a você.

    Quanto à confiança no profissional eu sugiro a leitura das dicas deste post para ajudar na sua decisão.

    Não tenho como ajuda-la na escolha do seu ortodontista além disso.

    Boa sorte!

  146. Assim faz pouco tempo que coloquei aparelho inferior,já usava o superior mas agora esta muito dolorido para comer e etc.que remedios posso tomar?
    Pq doi a parte interna do nariz?o que faço para me acostumar mais rapido?

  147. Fabiani,

    Eu não posso receitar medicamentos pelo blog, você deve entrar em contato com o seu ortodontista para que ele indique as soluções para aliviar o seu desconforto.

    Sinto muito por não poder ajudar você, mas esta é uma questão de responsabilidade profissional e só o seu ortodontista pode responder à esta pergunta.

    Tudo de bom para você,

    Dr. Andre

  148. Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida, ao retirar os aparelhos percebi que os dentes superiores na gengiva, estavam mais abaixo dos que os que não entraram no aparelho, ficando assim com dentões. É possível com o uso do aparelho móvel fazer estes dentes voltarem a posição anteiror?
    Grata!

  149. Sheila,

    É difícil dizer sem ver o caso, mas se é um problema vertical como parece pela sua descrição, não deve ser fácil corrigir com aparelho móvel.

    Veja com o seu ortodontista qual é a melhor solução.

  150. Dr. André,
    Muito obrigada! Ah, tenho um outro probleminha decorrente do uso de aparelhos: meus dentes eram branquinhos, mas mesmo com todo o cuidado que tomei quando retirei os aparelhos eles estavam bastante amarelados. Apelei para o branqueamento a laser, na hora ficou igual ao de artista, mas dois dias depois já não estavam tanto, ficou muita resina do aparelho ainda. Esta resina sairá com o tempo? Obrigada mais uma vez!

  151. Boa tarde Dr. André,

    Tenho 32 anos e comecei a usar o aparelho fixo, e há menos de 4 dias meu dentista colocou a barra transpalatina, mas tem me incomodado muito, pois minha língua está sangrando, e tem uma parte que essa barra esta pegando que a lingua já esta até sem pele… não consigo nem comer, pois arde muito…Vi na net algumas fotos dessas barras, mas todas estão bem prox. ao céu da boca, a minha do lado esquerdo esta prox ao céu da boca , mas o lado direito tem um espaço de 1cm pro ceu da boca, e o centro da barra estabem mais pro lado direito… até na hoara da instalação da barra, eu escutei ela comentar com a atendente se essa barra era a unica que tinha na minha caixinha… vi que ela teve bastante trabalho pra colocar… mas como nunca usei aparelho antes achei normal… por favor me ajude, se quiser eu tenho até a foto e te envio, pra vc enterder melhor… eu não estou gostando muito desse ortodontista, pois não me atende nas emergias… Aguardo contato.

  152. olá,

    tenho 30 anos e resolvi começar um tratamento ortodontico. meus dentes são muito apinhados doutor , muito juntos e o dentista que fui me consultar falou que eu tinha que extrair os 4 cisos. mas na radiografia ele viiu uma grande problema no dente anterior ao ciso e(canal) e resolveu tira-lo. mas o ciso esta na posição horizontal e ele falou que consegue levanta-lo e colocar no lugar. isso esta correto Doutor André?é possivel mesmo?

    grato pela atenção

  153. Olá doutor, me ajude por favor. Tenho um caso meio complicado de se resolver tenho mordida aberta e também cruzada e tenho o canino direito superior muito encavalado começarei o tratamento usando o Hyrax, será que esse será um bom início de tratamento?
    Obrigada.

  154. Leila,

    Não é comum uma barra transpalatina machucar desta maneira.

    E pela sua descrição ela parece estar muito afastada da mucosa e assimétrica.

    Portanto, acho que você deve mostrar tudo isso para o seu ortodontista e pedir, se possível, a substituição da barra por outra mais confortável.

  155. Olá Durval,

    Possível é sim, mas bastante complexo.

    O resultado depende do grau de inclinação do siso, do sistema de forças e ancoragem usado e também da capacidade técnica do ortodontista.

  156. Renata,

    O disjuntor é a solução escolhida pelo seu para a mordida cruzada.

    É um recurso muito eficiente e podemos dizer que seria uma boa maneira de iniciar o tratamento falando genericamente.

    Mas é impossível afirmar qualquer coisa sem ter examinado o cliente clinicamente.

    Por isso não posso ajudar muito no seu caso.

    Mais importante que um bom inicio de tratamento é um tratamento bem diagnosticado, planejado e executado.

    Converse com o seu ortodontista e certifique-se de que ele tem tudo isso definido desde o inicio do tratamento.

  157. Boa tarde Dr. André.

    Uso aparelho fixo há quase três meses e gostaria de saber se é normal um dente ou outro ficarem um pouco doloridos depois de quase um mês que foi dada a manutenção.

    Obrigada

  158. Boa tarde Doutor. Estou com aprelo dental faz 2 anos.Coloquei o aprelho prq meus dentes superiores eram separados e hoje eles já estão juntos só que faltam a junção dos denetes laterais Estou insatisfeita com o consultório em que faço minhas manutenções dentárias.Meus breguetes vivem soltando e sempre tenho de pagar 5 reais para repolos e além do mais houve alteração no pagamento mensal,minha insatisfação é que eu não contribuo para q estes breguetes soltem e eles todo e mes soltam. No inicio do tratamento a médica disse que eram prq o esmalte do meu dente ñ aceita totalmente está colagem…Então ressolvi mudar de dentista e ela disse que devo pagar 120 reais para a remoção do aparelho.Minha dúvida é a seguinte, posso mudar de dentista e ir para um que tenho indicação sem precisar remover o aparelho no consultório dentário em que faço meu tratamento?Ou o médico que irei precisa-rá do exame em que fiz a exatamente a 2 anos?

  159. Thamires,

    Sim, isso pode acontecer e não significa que haja algum problema com o seu tratamento.

    Mas é sempre bom relatar isso ao seu ortodontista.

  160. Charllene,

    Ao trocar de ortodontista você deverá seguir as instruções do profissional que vai assumir o caso.

    Ele pode pedir a documentação antiga ou não. Assim como pode aceitar trabalhar com o aparelho atual ou preferir montar tudo de novo.

    Tudo depende das preferências do ortodontista que vai assumir o caso.

  161. Olá, Dr. André
    Dr. tenho um dente implantado e vou colocar aparelho. Gostaria de saber se pode ou não colar o bracket sobre este dente que é fixo. Já ouvi opiniões nos dois sentidos. Muito obrigada. excelente trabalho!

  162. Evelise,

    Você pode usar um bracket no implante mas deve ter cuidado durante a aplicação da força por que este dente não vai se movimentar.

    O ideal é manter o aparelho passivo no bracket do implante.

  163. Thallys,

    Quando você coloca o aparelho fica mais evidente que os dentes estão tortos por causa do arco que também acaba ficando torto.

    Quanto à dor no tratamento, depende do seu caso e da forma como o seu dentista ativa o aparelho.

  164. Ola doutor,
    em 2008 fiz uma ciruirgia pra tracionar um canino incluso. Durante a exposiçao ele venho sendo puxado pela geniva na frente. Ano passado em junho mais ou menos o dentista tirou a mola que estava la pra abrir mais espaço ja que ele chegara na arcada. Depois disso ele ficou muito pra fora e ele foi ´´empurrando´´ com muito cuidado pra dentro. Agora no inicio do mes ele tirou o aparelho do nada e nem tinha pevisao, mas o meu canino ainda esta digamos pra frente. Estou aora com o o aparelho movel..mas tenho duvidas sera que meu dente vai ficar assim mesmo..porque esteticamente é feio e as vezes ele doi.

  165. Juana,

    Você deve questionar por que o aparelho foi removido de repente e mostrar que ainda não está satisfeita com o resultado.

  166. Olá, estou usando a arco transpalatino, mas não consigo comer direto. E acredito que não vou aguentar muito mais tempo usando esse treco. Então vou pedir para a dentista retirar de qualquer jeito. Gostaria de saber se há alguma alternativa viavel para o uso deste equipamento sem tanto desconforto?.

  167. Hermes,

    O arco transpalatino fica bem confortável se estiver bem próximo à mucosa do palato.

    Talvez o problema seja no ajuste do arco. Converse com o seu ortodontista e veja se é possível fazer alguma coisa a respeito.

    Como alternativa para ancoragem temos os mini-implantes.

  168. Bom dia, eu coloquei o hyrax vai fazer dois messes, eu tenho ou tinha mordida cruzada, so que ate agora na vi resultado, me falaram que meus dentes da frente ia separar so que nao separou, quanto tempo mas tenho que fica com esse hyrax, nao aguento ms ele?

  169. Deborah,

    O normal seria o aparecimento da separação depois deste tempo ativando o disjuntor regularmente. Mas só mesmo o seu ortodontista, que conhece todos os detalhes do seu tratamento, pode dizer o que está acontecendo.

  170. Olá, tudo bem?
    bom meu caso é o seguinte, eu sou dentusa, uso aparelho há 1 ano
    e to sentindo que os dentes estão chegando mais pra frente e amigos
    também ja me falaram isso, conversei com o dentista sobre isso, pq logo no inicio
    ele falou que ia ser necessario eu extrair 2 dentes de cima e 2 de baixo
    e agora eu fico combrando isso direto a ele, pois acho que os dentes so iriam chegar pra tras arrancando e ele diz que ta avaliando que talvez n seja necessarioa mais, e isso ta me deixando muito chateada pq to sentindo que to gastando dinehiro em vão, o que faço Dr?

  171. Driele,

    Se você não está sentindo segurança nas decisões do seu ortodontista, é um direito seu pedir uma opinião a outro profissional.

    Acho importante ter certeza antes de decidir extrair dentes pois este é um procedimento irreversível.

    Boa sorte para você.

  172. Boa noite Dr. Andre, eu estou usando o aparelho ortodôntico a 17 meses colocado em uma clinica chamado odontofix, mais eu não estou vendo resultado no meus dentes superiores. Será porque cada vez que eu sou atendido é um(a) Ortodontista diferente ?

  173. Aislan,

    Bem, este é um dos detalhes que eu cito nas dez dicas para escolher seu ortodontista neste post.

    Realmente isso pode ser um problema se não houver muita organização da clínica. Mas não há como saber com certeza sem uma avaliação clíinica.

  174. Dr andré, usei aparelho fixo por 3 anos, a principio era para corrigir a mordida e tbm a estetica, pois eu tinha o canino alto(na gengiva) e os dentes de baixo desalinhados, como se estivesse em duas carreiras, porém a 8 meses tirei o aparelho e não estou satisfeita com o resultado, uso contenção e tenho a impressão de que meus dentes estão mechendo, e qdo falo ao dentista ele sempre corrige de qualquer jeito. Meu namorado faz tratamento com outro profissional e ele alinha altura dos dentes, possicionamento e tudo mais que o meu dentista não fez. Fiquei 3 anos com aparelho só para ele possicionar os dentes de baixo na mesma linha e baixar o canino, mas as alturas dos dentes continuam irregulares. Tem algo que posso fazer a respeito?

  175. Elaine,

    Sim, você pode conversar com ele e mostrar sua insatisfação.

    Se não der certo, talvez só mesmo trocando de ortodontista.

  176. Dr André, uso aparelho há apenas 6 meses e quando os coloquei a minha dentista não pediu nenhuma radiografia, apenas fez o que ela denomonou de modelagem, entretanto, agora,a aos seis meses de tratamento ela disse-me que preciso fazer uma cirurgia no ciso e fico insegura, pois todas as minhas amigas, inclusive que fazem tratamento com ela, fizeram a radiografia. Por favor, me oriente.

  177. Eliane,

    O normal é fazer as radiografias antes realmente.

    Não entendo o por quê da não ser fazê-las no início do tratamento.

    Mas, já que houve esta mudança nos rumos do tratamento, você deve questionar os motivos e tentar esclarecer tudo antes de dar mais este passo.

    Só prossiga se estiver se sentindo segura.

    Enquanto houver dúvidas, pergunte. Pode até ser chata que isso é um direito do cliente.

    E o ortodontista tem o dever de esclarecer todas as dúvidas que surgirem durante o tratamento.

  178. Olá Dr André, estou analisando dentistas para decidir com qual irei fazer o tratamento, sua matéria me foi muito útil. Gostaria da sua opinião sobre meu problema, sou classe III, um dentista me indicou para cirurgia, mas pelo preço p/ mim é inviável, então outro profissional sugeriu outro tratamento onde as inclinações dos incisivo serão mantidas e terei que arrancar dois pré molares inferiores, até aí tudo bem, o problema é que ela me disse que eu precisarei me tratar com uma fonoaudióloga, porque sem isso o resultado do alimento não ficará bom e que eu ficarei com a lingua presa, isso é possível?Sem isto meu tratamento não vai funcionar mesmo?

  179. Andressa,

    A proposta é de um tratamento de compensação, o que sempre traz algumas limitações.

    É difícil afirmar qualquer coisa sem ter visto você, mas alguns tratamentos podem realmente precisar de tratamento fonoaudiológico como complementação.

    Só não sei se no seu caso isso seria realmente necessário.

    Na dúvida, você pode consultar outros ortodontistas. Principalmente por que a decisão inclui extrações de dois dentes.

  180. Dr. minha filha tem 8 anos e seu dentista aconselhou um aparelho Hyrax para descruzar a mordida. Todos os dentes dela são de leite e tem falta de espaço para os dentes definitivos. Acha que é uma boa solução colocar já nesta idade?

  181. Olá Doutor… Tenho 23 anos e vou colocar aparelho. O meu dentista disse que tenho que fazer o uso do Hyrax,mais estou com muitas dúvidas. Será que vai funcionar já que não sou mais uma criança? E o uso do Hyrax pode ser feito com o aparelho fixo? Pq a dentista falou pra mim que primeiro vou ultilizar o Hyrax para depois montar o fixo,isso é certo? Já fiz o molde e estou esperando ficar pronto! Em média quanto tempo vou ficar com o Hyrax?
    Desde já agradeço!!!

  182. Dr. André, boa tarde!

    Faço tratamento com Ortodentista a 4 anos, uso aparelho móvel em cima, para expandir o céu da boca, e fixo em baixo. Minha duvida é a seguinte: Segundo minha dentista terei de fazer uma cirurgia puxar um dente que está incluso, ao lado do canino, sendo que só fui saber da existência dele depois da panorâmica.
    Minha dentista falou que só depois poderei colocar o aparelho móvel em cima. Será que a cirurgia é mesmo necessária?

    Obrigada!

  183. Ana,

    É uma alternativa, mas eu prefiro usar aparelhos Ortopédicos Funcionais removíveis nesta idade.

    Por isso não tenho experiência com disjunções em crianças nesta faixa de idade.

    O que não quer dizer que a escolha da sua ortodontista esteja errada, como eu disse, é uma das opções de tratamento.

  184. Carla,

    A ordem é esta mesmo: primeiro o disjuntor.

    Se tudo der certo você fica com este aparelho por uns sete meses.

    Boa sorte para você.

  185. Boa tarde DR.André, estou com uma grande dúvida, eu usei aparelho quase 2 anos, depois de ser retirado passado um mes os dentes voltaram ao normal, eu gostava de saber que responsabilidade tem a médica neste caso, e que posso eu fazer?

  186. Olá doutor Boa noite!! quero colocar aparelho, tenho 29 anos, mas meus dentes não são tão tortos, só um pouco, minha dentista já me indicou o lugar para tirar os raios x e as fotos para colocar o aparelho fixo, perguntei quanto tempo terei que ficar com o aparelho, ela disse que no meu caso seria no máximo 1 ano e meio,mas eu li algumas coisas aqui que me deixaram assustadas e confusas, terei que arrancar algum dente? e depois que terminar o tratamento tenho que colocar uma contensão? é isso mesmo? e qt tempo terei que ficar com isso na boca? e com essa contensão tenho que fazer manutenção também? eu desejo engravidar daqui a dois anos, tem algum problema? Por Favor me ajude!! Bjs!

  187. ola no meu caso tenho fiz uma reconstrucao no meu dente e nisso com o decore do tempo a recostrucao caiu e depois o dente caiu tambem nao sei o que aconteceu exatamente mais fiquei muito insatisfeita ,nao posso ficar sem meu dente o que devo fazer ? meus dentes eles sao muito fracos .

  188. doutor andré;

    tenho 20 anos e usei aparelho durante pouco mais de 2 anos, fui indicado a usar a contençao mas além de nao usar tambem mandei retirar o ferrinho que vai atrás dos dentes de baixo. há 2 anos ou mais q estou sem o aparelho. sinto meus dentes frouxos e doi às vezes. os 4 da frente embaixo como nao tem como entortarem pois estao bem alinhados fazem força e vao para frente, fazendo com que os de cima fiquem cada vez mais para frente tambem. mas mesmo assim permanecem alinhados…todos…menos os caninos de baixo q vao um pouco para dentro…estou por colocar o aparelho de volta mas antes queria saber se tem algum problema, ou se os dentes podem ficar maiores do que eram antes ao colocar o aparelho denovo?

    muito obrigado!

  189. Maria,

    Se depois de um mês tudo voltou ao que era antes, você deve falar com a sua ortodontista para saber o que houve. Certamente ela vai resolver o problema.

  190. Soll,

    Não tenho como saber se o seu caso é com extrações, mas a contenção normalmente é usada sim.

    Mas não vejo problemas relacionados à gravidez.

  191. Jessica,

    Eu não trabalho com esta parte da odontologia. Sou exclusivamente ortodontista.

    Você deve procurar um dentista clínico geral para avaliar a situação.

  192. Lucas,

    Se houver retração gengival os dentes vão parecer mais longos e isso é irreversível. Só não sei se é exatamente isso que está te preocupando.

  193. Olá, já extrai 4 pre molares, pois segundo meu dentista a arcada inferior n havia espaço, por que os dentes eram apinhados, mas a superior não tem apinhamento e tive q tirar mesmo assim, Os dentes vao fechar os espaços completamente ? vai mudar a aparencia do meu rosto, ficando com a face achatada ?

  194. Boa tarde Dr.André
    eu ando muito tensa porque meu tratamento ta sendo muito demorado e eu não to vendo resultados,comecei meu tratamento com uam profissional mas devido a mudança de cidade tive que procurar outro.a mais de um ano ele me propos extrair o pre molar direito superior pois minha mordida é errada ,mas ate agora parece q nem os dentes nem sairam do lugar..eu sempre qustiono e ele sempre diz que é assim mesmo,já ñ sei o que fazer tenho medo de ficar assim por muito tempo,,e não resolver meu problema.Voce acha que devo procurar outro profissional?

  195. Jessica,

    Não tenho como saber como o caso vai evoluir sem uma avaliação clínica. Sinto não poder ajudar, mas o seu ortodontista estudou o caso e chegou a conclusão de era necessário fazer as extrações.

    Então ele deve achar que esta é a melhor alternativa para você.

  196. Samira,

    Se você não está sgura no tratamento, tem o direito de consultar uma segunda opinião com outro profissional.

    Tente seguir as dicas de como escolher o seu ortodontista desta vez para evitar que esta situação se repita.

  197. boa tarde
    tenho 25 anos usei 3 anos aparelho com uma dentiste retirei nao gostei do resultado estava retos mais meu problemas q tenho face pekena e meus dentes são muito grande meio q bocuda e nao conseguia ainda fexar os labios naturalmente , mudei dentista ele aconselhou q extrai-se 4 dentes feitos issu , queria saber qto meses levam pra fexar esses espaço pois ja faz quase 3 meses e nao vi nenhum resultado, a contrario reparei q ele meios q inclinara as pontas para frente

  198. Drika,

    O tempo necessário para o fechamento dos espaços varia muito de um tratamento para outro e é impossível para mim tentar responder através do blog.

    Mas certamente o seu ortodontista pode lhe dar uma estimativa deste prazo baseada no planejamento dele para o seu tratamento.

  199. coloquei aparelho fixo so que quando acabar o tratamento e meu dentista que vai retirar o aparelho? ele vai cobrar para fazer isso? como funciona para retirar o aparelho e doi?

  200. Jonathan,

    Não sei se o seu dentista vai cobrar para remover o aparelho por que cada profissional trabalha de um jeito diferente.

    Mas não precisa se preocupar por que não dói nada.

  201. Olá doutor!
    procurei um ortodontista para meu filho, porque ele tem 5 dentes entre os caninos, ele está com o aparelho a mais de 2 anos, questionei dela não extrair um dos dentes, ela disse que são todos dentes normais por isso não iria extrair, passei ele num buco maxilo e ele me recomendou procurar um outro ortodontista, assim fiz e o profissional disse que ela deveria ter feito a extração, questão ela tentou alinhar os dentes inferiores que eram certinhos pelos superiores que são fora de alinhamento e segundo o dentista vai fazer a extração e alinhar os superiores, só que os inferiores já não dá mais pra arrumar, porque pode ter encurtamento nos nervos, ele disse que se ela tivesse extraido o dente a mais o tratamento seria rapidinho, agora meu filho está com o rosto feio dá pra ver que está torto, meu marido está querendo processar essa dentista. O que o sr. me diz sobre tudo isso? Obrigada

  202. Marlene,

    Eu não tenho como emitir uma opinião sem ter examinado o paciente.

    O importante é que você escolha o próximo ortodontista com muito carinho.
    Tente seguir as dicas deste post para escolher um profissional que esteja de acordo com as suas expectativas e não deixe de questionar todos os detalhes relacionados ao tratamento.

    Lembre-se que o fato de ter dado errado na primeira vez não quer dizer que não possa dar errado de novo. Então seja bastante exigente antes de decidir.

  203. Dr, achei esse site e queria muito um opinião. Uso aparelho desde 2003 (era metalico), mudei de cidade (em 2005) e mudei de dentista, como tive que mudar de aparelho, optei pelo estético( acho que é de resina). Como a equipe de ortodontia era de outro estado, so iam uma vez por mes e nesse tempo até 2010 mudou 3 vezes de dentista e nao colocaram o aparelho em baixo ( disseram que eu tinha mordida profunda) e só em out do ano passado a quarta dentista colocou o aparelho embaixo.( 5 anos so com aparelho em cima) Ou seja mais de 8 anos de tratamento sendo 6 anos em uma unica clinica. MÊs passado fiz outra documentação e a dra quer tirar o aparelho em out/nov sendo que eu nao estou satisfeita com resultado, princ na parte de baixo. Semana passada fui em outro dentista (outra clínica) e ele falou q o lado direito estava bom, que o esquerdo teria que melhorar mais e que se eu fosse fazer com ele, demoraria ate 6 meses. Não aguento mais gastar dinheiro, princ por causa desses 6 anos em uma única clínica, lembrando que meu caso não era complicado. Me ajude, o que eu faço?? Posso processar a clínica?( os dentistas ja nao trabalham mais lá) Como não estou satisfeita, o dono da clínica pode responder por outros dentistas?Ou pagar outro dentista para mim? E esse tipo de aparelho de resina será que atrapalhou? Obrigada

  204. DS,

    Eu gostaria de poder ajudá-la a resolver este problema depois de tanto tempo perdido. Inclusive este post de como escolher o seu ortodontista foi escrito para evitar que as pessoas acabem ficando nesta situação.

    Mas agora o que posso fazer é recomendar que você procure um profissional com carinho para resolver este problema de uma vez por todas e siga as instruções contidas neste artigo.

    Eu sei que não é muito animador, mas os dentes não vão para o lugar sozinhos e você vai precisar de um ortodontista. Então, faça a sua escolha com calma desta vez.

    Não acho que o aparelho de resina atrapalhou por que já usei este tipo de brackets muitas vezes sem problema nenhum.

  205. Bom dia Dr.
    Gostei muito do seu Blog.
    A minha filha de 22 meses apresenta um pequeno(espero eu) problema. O 1º molar inferior não deixou espaço para o canino inferior direito sair. Já nasceram os 2º molares inferiores e nada o canino que ainda falta.
    Vou leva-la ao médico mas gostaria de ter a sua opinião.

    Cpts
    Mto obrigada de antemão

  206. Iva,

    Não é comum a falta de espaço na dentição decídua, mas pode ocorrer.

    De qualquer forma, não deve ser nada para se preocupar.

    Mas é fundamental uma consulta com um especialista para ter respostas mais objetivas.

  207. Dr. eu tenho 14 anos e o penultimo dente de tras da parte inferior esta c um buraco, ele e de leite e esta mole, eu posso tira-lo sem o perigo dele n nascer mais?

  208. Olá, doutor.

    Procuro cuidar bem dos meus dentes, escovando-os após cada refeição e usando fio dental. Porém, me descuidei com um deles. Ele apodreceu e eu não pude tratá-lo pq estava desempregada. Ele quebrou, e agora vou arrancar a parte que ficou. Ele é o 1° prémolar. Tenho 22 anos e meus dentes cisos ainda não nasceram. Com o uso de aparelho ortodôntico tenho como fechar o buraco (ex.: puxar os dentes de trás até fechar o espaço) ou apenas com implante dentário?

    Desde já, obrigada!

    Parabéns pelo site!

  209. Rebeca,

    Depende muito do caso.

    Às vezes tentar fechar o espaço pode levar a um tratamento longo e com resultados esteticamente inferiores. Nestes casos um implante costuma ser a melhor opção.

    Mas se houver falta de espaço para o canino do mesmo lado, por exemplo, o fechamento do espaço pade ser uma boa escolha.

    O ideal é procurar alguns profissionais e colher informações antes de decidir.

  210. Eu fui a uma clinica, e me informaram que por causa de um dente (que por sinal tenho ainda de leite(canino), e o que era para nascer no lugar dele ficou no ceu da boca) eu terei que extrair quatro dentes, dois de baixo, um canino que nao e ele com o do ceu da boca. Ela disse que se não tirar os dois da parte inferior ficarei com a mordida torta, o de leite entendo que precisa, mas o outro canino não. 🙁
    É certo isso mesmo? Tô com receio de fazer essas extrações. Obrigada!

  211. Gisele,

    Não é Possível dar uma opinião sem ter avaliado o caso clinicamente.

    Mas como o tratamento envolve muitas extrações, é preciso estar segura em relação à decisão de extrair.

    Enquanto você estiver insegura, não decida.

    Pergunte tudo e seja chata mesmo. Esse é um direito de todo cliente.

    Qualquer coisa é melhor do que se arrepender por ter arrancado um dente.

  212. Boa Tarde Dr. Andre,

    Tenho uma dúvida sobre documentação.
    Há dois anos atrás, fiz uma documentação ortodôntica, e somente agora, irei realmente colocar o aparelho. Fiz extrações de alguns dentes, e gostaria de saber, se esta documentação é válida? Há prazo de validade?

    Grata.

  213. Ana Claudia,

    Não existe um prazo de validade fixo para a documentação. É uma decisão do ortodontista aceitá-la ou não.

    Como você fez extrações e o valor de uma documentação hoje em dia é bastante acessível, acho que vale a pena fazer uma nova.

  214. Dr. André,
    Boa noite.

    Uso aparelho há 3 anos e estou quase no fim do tratamento, porém estou mudando de cidade e devo mudar de ortondotista.
    Como funciona? O aparelho original deverá ser retirado para que o novo ortodontista coloque um novo aparelho ou posso ir para um novo ortodontista com o aparelho colocado há 3 anos ? Qual o melhor a fazer ?

  215. Neuza,

    O dente pode ter nascido para dentro devido à falta de espaço ou a algum trauma no dente de leite.

    Se o problema for falta de espaço, provavelmente será necessário estimular o crescimento ósseo com aparelhos ortopédicos.

    Mas, mesmo que o dente tenha saído da posição por trauma, acho que pode ser difícil corrigir isso apenas com a cirurgia

  216. Serena,

    Isso vai depender do ortodontista que vai assumir o tratamento.

    Posso responder apenas por mim: Eu sempre retito o aparelho antigo e peço nova documentação para assumir tratamentos na situação em que você se encontra.

  217. Dr.André,
    Boa Noite.
    Bom,Tenho 12 anos e extraí hoje dois dentes de leite que não queriam amolecer.(São os dois caninos superiores)
    Meu dentista me disse que iria ter que arrancá-lo pois senão os outros não iriam descer.
    Aí que tá…
    Esses dois dentes estão colados no osso,e,ele disse que não seria preciso fazê-los descer pois,é capaz que eles desçam sozinhos.Até lá teremos que esperar e todo mês teremos que fazer um raio-x para saber se eles estão descendo.Gostaria de saber,quanto tempo mais ou menos o senhor acha que vai demorar até que os outros caninos desçam?
    Obrigada pela atenção.

  218. Simone,

    Depende do caso. às vezes é possível mas em outras não vale a pena o trabalho pois o siso, que ocuparia o lugar do segundo molar, inclina demais.

  219. Ana Cláudia,

    É impossível para mim responder à sua pergunta.

    Se mesmo com as radiografias é difícil falar em tempo para estes dentes erupcionarem, imagine então sem ter visto sequer estas imagens…

    Neste caso só o seu ortodontista pode ajudar.

  220. Olá, Boa noite!

    Gostaria de saber quanto geralmente os dentistas cobram para colocar aparelho de contenção, pois a minha dentista me cobrou R$218,00 e achei muito caro.

  221. Bom dia,
    Tenho 19 anos e no mês de Agosto tive que fazer um tracionamento pois meu dente era de leite e o canino permanente não queria descer, estou preocupada pois todo mês que faço a manutenção sinto muita dor, e até agora não apontou p fora o dente permanente, quanto tempo em média demora?
    Desde já, grata.

  222. Kassia,

    Eu não comento valores aqui no blog, como cada profissional tem a sua forma de cobrar, fica difícil abordar este assunto sem criar mais confusão.

    Eu só acho que tudo deve ser combinado com antecedência para evitar surpresas e desentendimentos durante o tratamento.

  223. Olá, boa tarde
    Perdi um dente na arcada inferior e o correspondente de cima está descendo. Vou fazer um implante. Gostaria de saber se é possivel corrigir esse problema com a parelho.
    obrigada

  224. Renata,
    O tempo necessário para a descida de um canino incluso pode variar muito dependendo de diversos fatores.
    A posição e inclinação inicial do dente e o espaço disponível para o dente se posicionar são fatores importantes.
    Além disso cada dente apresenta um comportamento diferente quando submetido à força de tração. Enquanto alguns respondem rápido outros podem até mesmo anquilosar (se fundir ao osso) inviabilizando o tracionamento.
    Se até mesmo para o seu ortodontista fica difícil dizer quanto tempo será necessário, imagine para mim que nem mesmo vi o caso.
    Por isso não tenho como responder à sua pergunta.

  225. Maria,

    Em alguns casos é possível sim fazer a intrusão do dente antagonista superior que desceu.

    Normalmente com auxílio de mini-implantes para ancoragem.

  226. Dr. André Moreira,

    Desde que decidir colocar aparelho tenho acompanhado seu blog, suas colocações são sempre muito úteis,estou com uma grande dúvida: Deixei minha documentação ortodôntica com uma dentista, já coloquei os anéis, mas até agora não tivemos uma conversa sobre o tratamento, ela apenas disse que será difícil, terceirizou essas primeiras intervenções para uma dentista aux.Não estou confiante no serviço.Tem um dentista que cobra valores bem elevados, mas é referência na minha cidade, estou pensando em não dar prosseguimento com a atual ortodontista.Posso fazer isso ? E os anéis já colocados seriam retirados ? Lí as dicas do tópico e percebi que há alguns pontos negativos.Desde já agradeço.

  227. Olá, eu fui à minha dentista para pedir para colocar um aparelho ortodôntico, porém ela falou talves seja necessário extrair alguns dentes, porém estou meio receoso, por isso eu queria enviar meus exames para vocês (se puder claro) para vocês analisarem e me dizer qual é a opinião sobre os meu dentes. Obrigado e bom trabalho.

  228. Igor,

    Acho que o tratamentop já está começando errado pois o aparelho começou a ser instalado antes do cliente estar ciente do plano de tratamento.

    Se além disso você não está confiante, talvez seja mesmo uma boa ideía ouvir outro profissional antes de iniciar o tratamento efetivamente.

    A remoção das bandas é muito simples e pode ser feita em minutos, por isso, mesmo que tenha algum custo adicional, não acho que este fator deva influenciar a sua decisão.

  229. Diego,

    Infelizmente não posso receber sua documentação para avaliar. É imprescindível que se faça uma avaliação clínica no consultório dentário para emitir opinião sobre um tratamento ortodôntico.

    Mas você pode consultar mais de um profissional antes de decidir iniciar o tratamento. Eu sempre recomendo isso quando o cliente não está 100% seguro.

  230. Olá dr,

    A mola que os ortodontistas usam também servem para fechar espaços entre os dentes? Ou só servem para criar espaços? A profissional que me atende está há muito tempo tentando fechar os espaços gerados pelas extração na arcada inferior, porém sempre que ela coloca a mola, os dentes se movem para o lado oposto. Quando ela usa elásticos não movem para lado nenhum… Estamos nessa brincadeira a mais de três anos. Qual o conselho que você pode me dar? Agradeço a atenção.

  231. João,

    Infelizmente eu não posso ajudar na questão técnica sem ter avaliado o caso clinicamente.

    O conselho que eu dou é conversar com o ortodontista e explicar que você está preocupado com os rumos do tratamento.

    Peça uma definição sobre o prazo para conclusão e certifique-se de que ele tem alternativas para movimentar estes dentes caso estes recursos que estão sendo usados hoje não funcionem.

  232. Olá! Dr. Eu uso aparelho ortodontico já fazem uns 5 anos pois a mordida é cruzada,já mudei de consultório 2 vezes pois não vi resultados, a ainda estou em um que estou vendo meus dentes piorarem e estao ficando mais tronxos do que antes não sei se saio ou desista.Os dentes da frente estão se enclinando para dentro da boca estou desesperada! o QUE FAÇO?

  233. Suely,

    Talvez seja a hora de tentar recomeçar e fazer tudo com mais cuidado desta vez.

    Mas antes de decidir remover o aparelho, consulte outros ortodontistas e só retire o aparelho quando tiver escolhido um profissional que atenda às suas necessidades.

    Acho que vale a pena usar as dicas deste artigo para orientar a sua decisão.

  234. Olá doutor!

    Uso aparelho ortodôntico há 11 meses e cada vez que me vejo no espelho fico realmente espantado com o efeito que o tratamento teve sobre os meus dentes, e por consequência sobre o meu sorriso.

    O meu caso era bem difícil. Eu tinha um diastema enorme entre os incisivos superiores (uns 7 mm) e minha arcada superior era muito projetada para frente, chegando a encostar os incisivos inferiores atrás, no céu da boca.

    Apenas com o uso do aparelho, hoje o diastema desapareceu e minha arcada superior recuou muito para trás, está quase coincidindo com a inferior.

    Como eu não fiz frenectomia, faz alguns dias que apareceu um inchaço muito grande, dolorido e avermelhado na gengiva logo acima de onde havia o diastema e atrás dos dentes. Será que vai ficar assim? Como posso aliviar a dor? A frenectomia ainda pode ser realizada depois do fechamento de um diastema?

    Agradeço muito a atenção e aproveito para parabenizá-lo pelo excelente blog.

  235. Eu tenho a gengiva um pouco pra frente e queria saber se tem alguma cirurgia pra isso. Usei aparelho por três anos, mas não vi resultado, só juntou meus dentes. O céu da minha boca é alto e a gengiva também tem uma aparência de inchaço. Será que o SUS também faz cirurgias desse tipo, se fizer?

  236. Luís Fernando,

    Sim, é possível fazer a frenectomia agora após o fechamento. E pela evolução é provável que seja necessário.

    Se você conseguir higienizar o espaço com fio dental pode ajudar um pouco, mas normalmente, quando ocorre este crescimento de tecido fica difícil até mesmo limpar a região.

    Fico feliz que você tenha gostado do blog.

  237. Ana Carolina,

    Você precisa consultar um periodontista que é o especialista em tecido gengival.

    Não sei dizer se no SUS você consegue fazer este procedimento.

  238. ola por favor, estou aflita e preciso de uma resposta.
    Ocorre que usei aparelho fixo por anos e faz alguns meses (4meses) que retirei,
    e passei a usar o móvel, porem, o movel quebrou e há poucos dias pedi para fazer outro
    e o dentista pediu o mesmo molde, agora que recebi o aparelho ele ficou lum pouco largo (caninos) , o que devo fazer?
    Grata

  239. Dr. André
    Eu não tenho os dois incisivos laterais,e no lugar deles estão os caninos,e meus dentes também não tem espaço,e eu vou colocar aparelho ortodôntico,para alinhar meus dentes,mas e depois eu queria fazer daí o implante dos meus dois dentes que falta os incisivos laterais,mas será que vai ter lugar para fazer o implante,ou não tem como fazer???
    Obrigada,espero resposta!

  240. Ana,

    Você deve entrar em contato com o seu ortodontista e pedir para que ele tente fazer um ajuste na placa de contenção.

    Se isso não for possível, será necessário moldar de novo para fazer outro aparelho.

    Ps: Se você gostou do blog curta a página do ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia.

  241. Thamiris,

    Tudo vai depender de quanto espaço pode ser obtido para os incisivos laterais.

    Também é importante definir se vale mais a pena fechar os espaços e transformar os caninos em laterais ou abrir os espaços para fazer os implantes.

    Estas decisões precisam ser tomadas baseadas em avaliação clínica e estudo da documentação ortodôntica, por isso eu não posso responder especificamente para o seu caso.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog curta a página do ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia.

  242. Josefa,

    Talvez seja possível sim, mas só quem pode dizer isso é o seu ortodontista que conhece todos os detalhes do seu tratamento.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  243. olá entao eu uso aparelho a 2 anos eu era dentusso ai o dentista disse que eu tinha que arranca 4 dentes 2 em cima e 2 em baixo os molares e eles realmentes estao endireitando os dentes mais eu quero saber se o espaço que fico por extrair os dentes vao feixar ou nao ?

  244. Boa Noite Dr,

    Estou fazendo tratamento para colocar aparelho, pois o canino do meu lado esquerdo não desceu. E já fizemos a documentação e tudo e a dentista disse que terei de extrair um dente para o canino descer.

    Gostaria de saber se esse procedimento está correto de ter de extrair um dente para o canino descer?

    Grato

  245. Rafael,

    É difícil dizer se no seu caso esta é a melhor decisão sem nem mesmo ter visto você.

    Para isso é necessário fazer uma consulta clínica em consultório dentário.

    O que posso dizer é que em alguns casos é necessário extrair dentes e em outros não, mas nada posso afirmar sobre a sua situação. Sinto muito.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Conheça o canal do
    ortodontista.net no YouTube
    e veja todos os vídeos em um só lugar.

  246. Dr,

    Meu canino direito não nasceu no lugar correto, ele está no céu da boca, mas não encomoda de forma alguma e não é visível, é bem escondido, meu dentista disse que podiamos tirá-lo caso viesse encomodar, mas tenho uma grande falha na frente, é bem visível em fotos, fica um lado maior que o outro, minha mordida é cruzada e estou usando uma placa para corrigí-la, mas não vejo mudança em relação a falha que tenho na frente, será que tem jeito de corrigir essa falha?

    Abraço

  247. Boa tarde,

    Meu dentista me aconselhou a arrancar meus pre molares 2 sup e 2 inf.
    Arranquei, mas minha dúvida é será que vai fechar?
    E quando eu tirar o aparelho meus dentes não podem se movimentar e ficar espaços entre os dentes?

    Obrigada
    Janaína

  248. Maria,

    É didícil tentar responder sem nem mesmo ter visto o caso.

    Você terá que recorrer ao seu ortodontista para tirar esta dúvida pois para mim fica impossível dizer alguma coisa.

    Sinto não poder ajudar mais.

    Abraços,

    Dr. Andre

  249. Janaína,

    Quando o ortodontista recomenda as extrações é por que ele estudou o caso e concluiu que é capaz de fechar completamente os espaços.

    Só não tenho como assegurar o que outro profissional vai fazer, então é à ele que você deve perguntar se os espaços vão fechar completamente ou não.

    Abraços,

    Dr. Andre

  250. Boa noite.

    Dr. André, estou realizando tratamento ortodôntico a 06 meses, e a rotina mensal do meu atendimento é de trocar as borrachinhas e o fio…não seria necessária uma limpeza a cada manutencão, ou pelo menos de tempos em tempos? Isso é uma escolha do profissional, ou o correto seria além dessa troca de fios e borrachinhas, corrigir, ou pelo menos orientar da necessidade de alguma limpeza ou outro tipo de reparo nos dentes?

    Me preocupo pois tenho percebido muito tártaro na parte de trás de meus dentes.

    Grata pelo auxílio.

    Fernanda.

  251. Bom Dr. Andre gostaria com urgencia saber por que extraie o dente 34 inferior e estou com 6 dias sentindo dor e tem um negocio amarelo não aguento comer doe muito o que eu faço estou usando aparelho e extraie esse dente por que o meu dentista disse que falta espaço?aguardo resposta urgente

  252. Fernanda,

    Normalmente não é atribuição do ortodontista cuidar desta parte, mas isso pode ser feito se o profissional quiser. Tudo depende do que foi combinado no início do tratamento.

    Eu, por exemplo, não faço nenhum destes procedimentos, mas encaminho o cliente para realizar consultas periódicas com o dentista clínico.

  253. Completei 14 anos a pouco tempo, e meus dentes caninos de cima ainda não tinham caido, arranquei um essa semana e minha dentista falou que o dente permanente ja esta formado a raiz, então vai demorar pra descer.. Mas o menos quanto tempo demora pra nascer esse dente ? Haveria condições de usar uma prótese móvel para enquanto ele não decesse ? obrigada

  254. Olá Dr André, Tenho 17 anos estou a 2 anos e 3 meses com aparelho fixo superior e inferior, era previsto somente para 2 anos, meus dentes eram normais só que era separados na parte superior como se fosse um V, e ainda estou em tratamento. Mas meus dentes já estão perfeitos, todos alinhados com a mordida correta só que quando vou a manutenção a Drª fala que falta só mais um pouquinho e nada !! e tipo se eu faltar uma manutenção percebo que no proximo mês quando vou ela não troca o fio, somente as borrachinhas e as vezes nem aperta,(claro acho que nao tem mais para onde apertar pois já esta tudo normal rsrs )!! Só coloca as borrachinhas em duração de uns 10 a 15 minutos ela faz isso e pago 100,00RS por mês… Estou pensando em pedir para tirar o aparelho pois sinto que meus dentes ja estão bem fixados e colocar a contenção. Mass estou com medo de meus dentes voltaar!!!!! qual conselho vc me dá ? me ajudaa !!

  255. oi Dr. André, tenho 48 anos tenho meus dentes para frente, bicudinha mesmo, tenho chance de conserta-los com aparelho fixo, existe algum problema por causa da idade? obrigada!!!

  256. Gercer,

    Acho que se o tratamento foi bem-sucedido, a sua ortodontia merece um crédito e você deveria seguir as orientações dela.

    Muitas vezes parece que os dentes estâo estáveis e quando tiramos o aparelho o resultado se perde. Por isso o profissional prefere manter por mais alguns meses.

  257. OLá DR. André, primeiramente parabéns pelo blog.
    Bom tenho 29 anos,procurei um dentista com a intenção de colocar uma ponte por não ter 3 dentes superiores do lado direito, no 1º como eu reclamei de dores no maxilar e as vezes em todos os dentes ela me disse que era bruxismo e que eu estava apertando os dentes esmo durante o dia,disse que eu precisava de uma plaquinha pra usar pra dormir e ponte mesmo.Porém procurei uma segunda opinião e esse me disse que eu usar aparelho pra corrigir o espaço pra por a ponte ou implante,e tb alguns dentes que são virados,e não falou nada a respeito do bruxismo, não tenho coragem de por implante tenho medo, e não sei o que é correto fazer se corrigir o bruxismo só com a plaquinha que me sugeriu ou se realmente é necessário usar aparelho pra depois corrigir o bruxismo. Desde já obrigada pela atenção.

  258. tenho 28 anos e possuo varios dentes de leite os permanentes não desceram tenho alguma chance desse dentes descerem se extraidos existe algum aparelho que possa me ajudar nesse ponto?

  259. Sheila,

    A sua idade não é problema desde que a sua saúde bucal esteja em boas condições.

    Se você tem uma biprotrusão, provavelmente isso pode ser amenizado com ortodontia, mas tudo depende de uma avaliação clínica.

    Consulte um ortodontista na sua cidade para ter informações mais precisas, ok?

  260. Hellen,

    Vamos por partes:

    Se você faz apertamento dos dentes e sente dor, possivelmente uma placa estabilizadora bem ajustada vai aliviar estes sintomas.

    Quanto ao espaço, realmente pode ser uma boa idéia desinclinar os dentes antes de fazer próteses ou implantes.

    Como o seu caso parece ser complexo, recomendo que você continue conversando com outros profissionais até encontrar um que sinta segurança.

    As dicas contidas neste post podem ser úteis para você.

  261. oladoutor,econtrei o site em uma pesquisa pela web e gostei da atenção q o sr da as respostas. dr fiz a pastadia 19/12/11 e até agora não tive nem sinal do dentista. o molde demora tanto tempo assim pra chegar?tem alguma análise antes de colocar o aparelho? até agora paguei a pasta e estou no aguardo.nem sei se tem caries,e se tiver, é feito tratamento antes da instalação? sou fumante,tem alguma contra-indicação? obrigado

  262. Rafael,

    Como você fez a documentação no final do ano, é normal um atraso por conta das festas. Os modelos costumam levar uns dez dias para ficarem prontos.

    Se você estiver com cáries é bom tratar antes de colocar o aparelho.

    O fumo tem um monte de contra-indicações 🙂 , mas não vai interferir na movimentação ortodôntica.

  263. Olá Dr. André.

    Eu coloquei o aoarelho fixo a 3 dias , meu dentista disse que vou ter que colocar o Hirax mes que vem , mais todos que conheço nunca colocaram os dois aparelho juntos . Esta correto colocar os dois juntos ? não é mais dolorido ?

    Obrigado desde já ..

  264. Monique,

    Normalmente o disjuntor é usado antes, mas não podemos dizer que está errado usar os dois juntos.

    Certamente o seu ortodontista tem um bom motivo para fazer a montagem do aparelho desta forma baseado no planejamento que ele fez para o seu tratamento.

    E só ele pode responder o por quê desta estratégia.

  265. Boa noite Dr André.

    Tenho 19 anos e ainda possuo os dois caninos superiores de leite. Comecei a 8 dias o tratamento ortodontico com o aparelho fixo, porém nos caninos de leite, os brackets nao foram colocados. E a radiografia mostra que os permanentes ainda estao muito longes da gengiva. Minha ortodontista nao me deu uma posição coerente quanto ao que fazer com eles. Me encaminhou para um buco-maxilar, e disse que provavelmente ele optaria por “puxar” esses dentes, mas fico com muito receio quanto a essa alternativa, pois vi pela radiografia que os permanentes estão muito longes ainda, acima do nariz, e temo por ser uma alternativa muito dolorosa. O senhor nao acha que a colocação do aparelho foi precipitada por parte da ortodontista? Já que nao foi dada nenhuma solução quanto ao que fazer com os caninos de leite, sem falar que mesmo nao possuindo os brackets, sinto uma enorme pressao neles, devido aos outros dentes que já começam a forçá-los.

    Obrigada pela atenção.
    Parabéns pelo Blog.

  266. Daniela,

    Como os valores variam muito dependendo do profissional, eu prefiro não falar sobre preços de tratamento aqui no blog.

    Cada ortodontista tem a atribuição de definir os seus preços e é o cliente quem vai decidir se o valor está justo ou não.

    E o mesmo vale para as formas de pagamento. Alguns profissionais preferem cobar um valor inicial enquanto outros cobram só o mensal.

    Mas se você seguir as dicas deste post vai acabar encontrando um ortodontista perfeito para você.

    Boa sorte.

  267. Caroline,

    Como eu não tive acesso às radiografias e nem examinei você pessoalmente, não tenho como dizer muita coisa sobre o tratamento.

    Mas, na sua idade é possível que os caninos não erupcionem sozinhos e realmente seja necessário fazer o tracionamento destes dentes.

    A radiografia pode enganar quanto à real posição dos dentes no osso. Por isso o pedido da opinião do cirurgião.

    E os caninos de leite normalmente não recebem brackets mesmo.

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  268. Coloquei aparelho ha 5 dias ms a dentista colocou so em cima. Disse q completa o superior na px consulta e embaixo apenas em fevereiro.ta certo isso? Disse q tenho um ciso q precisa arrancar!sou obrigado?

  269. Boa noite Dr. Andre,
    A alguns anos meu ortodontista disse que precisaria extrair meus 4 pré- molares, na época fui contra, mas ele disse que seria necessario no decorrer do tratamento, mas, ápos 1 ano e 4 meses de tratamento resolveu retirar o aparelho do nada, os meus dentes ficaram funcionalmente bons, mas, esteticamente ficaram tortos ao olhar lateralmente, o que me incomoda bastante, de frente são normais, mas mesmo assim não estão tão alinhados.
    Gostaria de saber os dentes do fundo estão todos alinhados, tanto em cima quanto embaixo, o problema são os incisivos, os debaixo entortaram com o tempo, e os de cima são mais para trás no meio, ao se encontrarem, e para frente nas laterais, assim causando um desalinhamento, se arrancar os pré- molares como o dentista queria, o novo dentista pode mexer só nos dentes da frente sem interferir nos de trás que já estão alinhados? Fazendo o tratamento do 1° molar para frente quanto tempo pode levar? É possivel apertar o aparelho toda semana ou isso pode forçar muito os dentes? Obrigada.

  270. Olá Dr. André gostaria de esclarecer algumas dúvidas . Usei aparelho durante 3 anos e acabei extraindo muitos dentes ao meu ver . Foram os 4 cisos e os 4 pré molares ( eu acho ) Bom, os dentes após os caninos , ma epoca a minha dentista disse que esteticamente ficaria melhor pois eu era um pouco dentuça mas não muito . Ao final do tratamento noto que minha boca ficou bem menor, meus dentes ficaram muito para dentro e meu sorriso está muito diferente . Conversei com uma amiga dentista e ela me disse que eu não poderia ter retirado tantos dentes pois perdi tonos e com o tempo posso ficar cada vez com a boca mais murcha . Estou apavorada !!! O que fazer? será necessário o uso de aparelho novamente para corrigir ou implantes …?

  271. Rafaelpxt,

    Sim, está certo.

    Quanto a extrair o siso, você precisa confiar na orientação do seu ortodontista, mas é uma escolha sua extrair o dente ou não.

    Por outro lado, o profissional pode não concordar em fazer o tratamento sem as extrações.

  272. Natache,

    Ao refazer o tratamento com extrações toda a arcada será alterada, inclusive os dentes posteriores, isso não há como evitar.

    O tempo pode variar de dois a três anos dependendo do caso, mas isso só o seu ortodontista pode determinar.

    E não, não é possível apertar o aparelho toda semana para ir mais rápido. Isso pode levar à lesões graves nas raízes dos dentes.

    Eu entendo que você esteja querendo resolver tudo o mais rápido possível já que ficou tanto tempo de aparelho. Mas desta forma, as chances de você ficar frustrada com o próximo tratamento são ainda maiores.

    Quer um conselho? Escolha seu ortodontista com muita calma e só inicie o tratamento quando estiver realmente segura.

    Enquanto isso, leia as dicas para escolher bem:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

  273. Luciane,

    Realmente este tipo de situação pode ocorrer em tratamentos com extrações e não é muito simples de se reverter.

    A alternativa seria esta mesmo: Reabrir os espaços com ortodontia e fazer os implantes dos quatro dentes extraídos. Mas tudo depende da situação atual. Só mesmo com uma avaliação clínica para responder com certeza.

    Eu sei que isso não é muito animador, mas procure um ortodontista para avaliar a situação.

    Boa sorte!

  274. Olá Dr. Andre,
    Tenho 24 anos e minha mordida é cruzada, meu dentista disse que teria que usar primeiro o expansor palatino, mas li alguns comentários dizendo que não é aconselhavél colocar este tipo de aparelho nessa idade mas sim que seria melhor uma cirurgia, por isso gostaria de saber se tem idade especifica para usar o expansor e se tem contra indicações …

  275. Olá Dr. André, boa noite!

    Há aproximadamente 10 anos atrás, iniciei um tratamento dentário, usei aparelho fixo nos quatros dentes da frente. Em curto prazo eles foram alinhados.
    Foi pedido que extraísse os dentes caninos, que eram de leite, para assim proceguir o tratamento. Mas infelizmente tive que parar o tratamento e retirar o aparelho por condições financeiras.
    Alguns meses depois o dente canino esquerdo naceu mas o direito não! Passado alguns anos, este dente ainda não tinha surgido. Fui ao uma outra clínica, pois aquela a qual realizei o tratamento mudou de endereço. Hoje estou com 23 anos, descobri que este dente que não nasceu está dentro do meu palato através um raio x panorâmico.
    Tenho dúvida no que pode ser feito em relação a este dente. Há possibilidade que este dente volte? Vou precisar extraí-lo e optar por uma prótese?
    Existe algum tratamento especializado neste tipo de caso?

    Muito Obrigado!

    Hudson.

  276. Josi,

    É importante frisar que a cirurgia é seguida do uso do mesmo disjuntor, ou seja, você tem a opção de disjunção com uo sem cirurgia.

    O objetido do procedimento cirúrgico é produzir a ruptura da sutura palatina permitindo a disjunção e reduzindo o risco de efeitos negativos em pacientes adultos.

    Mas o limite de idade não é muito claro, alguns estudos dizem que na sua idade ainda é possível fazer a disjunção sem cirurgia, outros não.

    Recomendo a leitura do depoimento da Roberta (25 anos) que foi postado neste link:

    http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/disjuncao-palatina-em-adultos/

  277. Olá Dr. tirei meu aparelho fixo dia 19, mas meu dentista irá viajar e so poderei colocar a barra de contenção e pegar o aparelho móvel dia 9. São 3 semanas. Estou preocupado, se o meu dente pode voltar a entortar denovo nesse tempo. O que voce acha ?

  278. Olá Dr. Andre Moreira, boa noite, primeiramente gostaria de dizer que gostei muito dessas dicas, descobri muita coisa que não sabia. Também vi que responde atenciosamente a cada pergunta e procura ser muito claro e sincero, está de parabéns! Gostaria que me respondesse uma coisa: Eu uso aparelho cerca de 8 meses e não assinei nenhum contrato, desde o início do tratamento venho tenho problemas com o dentista e por uma série de fatores incluindo a distancia da clinica para a minha casa estou decidido a mudar. Já estou com a documentação e está praticamente como antes, não houve mudanças que pediriam outra documentação, mais enfim o que quero saber é se meu dentista atual pode me obrigar a tirar o aparelho, se ele tem esse direito, ou se é direito meu ficar com o aparelho e só mudar de dentista já que tem sido insatisfatório, eu só pago pela manutenção. Não é de hoje que quero mudar e já até encontrei outro dentista que assumiria as próximas manutenções até o fim do tratamento só não mudei ainda para evitar essa situação chata. No caso dele tirar e eu ter que colocar tudo de novo no outro dentista, isso iria interferir em alguma coisa no tratamento, digo porque quando meu dentista fica só trocando as borrachas meus dentes não ficam moles e seria só o tempo de tirar em um e colocar no outro, coisa que deve levar no máximo 1 mês. desde já agradeço e te desejo tudo de bom Dr.

  279. Olá Dr André

    Gostaria de uma segunda opinião mesmo que superficial.
    Comecei o tratamento ortodôntico em novembro em que a intenção é fechar o espaço de três dentes perdidos no maxilar inferior, onde acredito que terei de fazer ao menos um implante e alinhar com o superior os quais a Dra me falou que pretende extrair dois.
    Não sou dentuça e meus dentes (mesmo com a falta dos três inferiores) encaixavam-se perfeitamente e ficamos de decidir depois.
    Na primeira consulta ela só colou 6 brackets no superior,
    Na segunda apenas 2 e trocou as borrachinhas,
    Na terceira ela tentou colocar os separadores e não conseguiu pois meus dentes são muito juntos, o que depois de 15 dias ela conseguiu com separadores menores, o que me deixou irritada por ela não ter tentado o menor na consulta anterior.
    Pois bem, ontem fui colocar os benditos anéis(ainda nos superiores) e a Dra disse que não ia se estressar com meus dentes juntos e colocou os anéis bem na pontinha, cortou o excesso com a broca(eu acho), ficou terrível, arranhando, os dentes não encaixam mais e pior tô com sensação que tô mordendo o tempo inteiro um pedaço metal (o que na verdade estou). Sabe a sensação de quando a gente morde algo duro quando está mastigando? Essa minha sensação é contínua, tenho que mastigar bem de leve, pra não ter atrito.
    Não estou satisfeita, acho que essa Dra é super desleixada e pretendo pedir pra mudar de ortodontista,
    Por favor! Dr André me dê uma luz, sei que é complicado, mas aguardo.
    Adorei o blog e te desejo muito mais sucesso.
    Abraço!
    Janaína Muritiba

  280. Raynner,

    Depende muito do caso, mas eu já tive problemas de estabilidade na arcada inferior principalmente com períodos pequenos como este sem a contenção.

    Por outro lado, imagino que o seu ortodontista tenha avaliado a situação e esteja seguro da estabilidade do resultado.

  281. Filipe,

    Obrigado pelos seus comentários, fico feliz que você valorize este trabalho aqui no blog.

    Veja bem, eu vou lhe dizer como eu trabalho, ja que cada profissional pode fazer do seu jeito.

    Eu nunca aceito dar continuidade a um tratamento com o aparelho colado por outro colega. Eu sempre vou indicar a remoção completa do aparelho antigo e preciso de uma nova documentação para aavaliar o caso e planejar o tratamento.

    Faço isso por que não se pode dividir a responsabilidade pelo resultado, então eu prefiro fazer tudo da minha maneira e assumir toda a responsabilidade por resolver o problema do meu cliente.

  282. Janaína,

    Pela sua história você já está decidida a trocar de ortodontista. E me parece que a sua confiança nela se esgotou. Neste caso, talvez seja a melhor solução mesmo, até por que o tratamento ainda está iniciando.

    Então agora você vai precisar se dedicar bastante para encontrar um profissional que esteja em sintonia com o que você quer.

    Siga as orientações contidas neste post que já é um bom começo.

    Boa sorte para você!

  283. Boa tarde Dr. Andre Moreira,

    Bom faço tratamento ortodontico desde novembro de 2011, passei por 4 ortodontistas para saber opinião de cada uma delas, as quais me passaram que as mesmas me informaram que eu teria que fazer extração dos meus 4 pre molares, observo que tenho todos os dentes
    inclusive os sisos.
    Sendo assim a ultima que fui ao avaliar informou que nao seria necessario extrair meus dentes pois são retos tenho 2 que são levemente tortos que é o que me encomoda. Porém aos fazer a panoramica de frente e lateral a mesma observou que os meus dentes são levemente projetados para frente foi onde ela me passou que teria que extrair os 4 pre molares ai fiquei triste depois ela informou para tirar 3, dois superiores e um da parte inferior do lado esquerdo (do lado esquerdo meu canino é gasto por rangir o dente e a parte superior com a inferior não ficam alinhadas uma embaixo da outra ficam meio tortas talvez levemente cruzadas.
    Será que contudo devo tirar os 3 dentes, a mesma disse que os sisos é para deixar la que de momento é para ser mechido nos pre…

    O que acha Dr. tenho medo de tirar e ficar sei la aparencia feia mandibula menos.

    Obs: aparelho que eu utilizo é o de porcelana.

    Agradeço desde ja pela atenção.

  284. Eduardo,

    A decisão entre extrair dentes ou não em um tratamento ortodôntico é muito complexa e irreversível.

    Para mim é impossível dar uma opinião sem ter estudado cuidadosamente o seu caso.

    Como você não está 100% seguro do resultado final, talvez seja uma boa idéia pedir a opinião de um outro ortodontista. Mas isso precisar ser feito através de uma consulta.

  285. Olá!
    Moro no Japão e meu filho de treze anos começou um tratamento para corrigir os dentes.
    Ele está usando um expansor palatino ha dois meses e daqui um mes vai ser trocado por outro expansor que ele vai usar por mais alguns meses e depois serão extraidos os primeiros pre molares superiores direito e esquerdo para então depois colocar o aparelho fixo…
    Minha dúvida é,se ele está usando o expansor,ele ainda tem que extrair esses dois dentes?É mesmo necessário?
    Tenho que me interar sobre o assunto,já que o dentista aqui não gosta de muitas perguntas e não tira nossas dúvidas.
    Desde já agradeço!

  286. Boa tarde!

    Escolhi a odontologia como minha futura profissão, só que tenho dúvidas se quero ser cirurgiã dentista ou ortodontista, pode me esclarecer o que um profissional ortodôntico faz? e além da faculdade, o que é preciso para trabalhar na área?

    Obrigada desde já.

  287. olá Doutor André, estou conhecendo seu blog hoje e de ‘cara’ ja gostei, pois o sr me parece ser bastante atencioso, um dos principais requesitos que um profissional deve ter, enfim.. me pergunta é a seguinte: Eu uso aparelho ha mais ou menos 9 meses e vi uma melhora significativa nos dentes inferiores, todos os meses faço manutenção, hoje qdo fui , percebi que a dentista mudou o fio, colocou um mais fino se comparando com os anteriores. Isso é normal? e nao estou sentindo dor alguma, pois pra mim, manutenção so faz efeito qdo se sente dor nos primeiros dias, é assim, ou eu tou equivicada? desde ja agradeço . Ah e qdo eu tiver com mais duvidas virei novamente, hehe

    claudia

  288. Fabiana,

    Sua dúvida faz sentido, talvez seja interessante ter uma segunda opinião antes de decidir pelas extrações.

    Mas eu não posso ajudar sem uma avaliação clínica, você terá que procurar outro profissional aí mesmo.

  289. Kamilla,

    Todo ortodontista é antes um dentista.

    Depois de formado o dentista pode optar por fazer um curso de especialização em ortodontia onde vai se aprofundar nas técnicas ortodônticas.

    Então ele pode começar a realizar os tratamentos.

  290. Claudia,

    Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer seus comentários positivos, saiba que são sempre bem-vindos, assim como as suas perguntas.

    Eventualmente o ortodontista pode “recuar” o arco reduzindo o calibre do mesmo por uma série de motivos diferentes.

    Como o seu caso está evoluindo bem, acho que você deve dar um voto de confiança ao seu ortodontista e perguntar o motivo diretamente a ele.

  291. Olá, coloquei o elastico intermaxilar para juntar/ajustar a mordida, mas não me recordo como colocar de volta, se é só passar por cima dos dentes ou é algo mais…

  292. Saudações,
    tenho 33 anos e após avaliação de um dentista foi sugerido a colocação de aparelho como a muito tempo era um desejo decidi fechar um contrato com o consultorio. Acabei assinado o contrato sem antes saber como seria feito esse tratamento, visto que no contrato não explica de maneira clara para meu entendimento de quais os possiveis processo do tratamento. O contrato é categórico ao dizer que se eu disistir do tratamento antes de completar 24 meses pagao multa de 12 mensalidades valor do tratamento. Mesmo sabendo disso assinei, fiz a documentação marquei a coloção do aparelho, o dentista só sentou comigo e me explicou o caso após ter colocado o aparelho onde me mostrou os raio x etc. até ai tudo bem compreendi só que ele me disse que meu caso so seria resolvido com a extração dos dentes caninos fiquei apavorada pois não quero que retire esses dentes ou seja dente nenhum a não ser o siso e ele disse que é a unica forma. Olha na minha opinão esses tipos de informação deveriam se comentadas antes de qualquer assinatura de contrato estou super mal com essa situação e preocupada pois se eu disistir do contrato vou pagar uma multa alta. Eu posso chegar no dentista e dizer que continuo o tratamento mas desde que não precise realizar a extração dos dentes? Que fazer numa situação dessa? por favor estou apavorada tentei falar com o dentista hj, porém não consegui, o aparelho foi colocado ontem.

  293. Elizangela,

    Em primeiro lugar temos que reconhecer que você cometeu um erro ao assinar o contrato sem saber como seria o tratamento.

    Agora acho que você deve voltar a clínica e argumentar que não recebeu as informações necessárias para tomar sua decisão.

    A extração de caninos é um procedimento raríssimo em ortodontia pois este dente é muito importante tanto na função quanto na estética.

    Então, como a sugestão é para extrair justamente estes dentes, o que não é nada normal, você tem o dever de consultar outro profissional para ter outra opinião. Acho que é por aí que você pode reverter a situação criada pela assinatura prematura deste contrato.

    Depois que resolver este problema, tenha mais cuidado ao escolher seu ortodontista, ok?

  294. Ola,

    Dr, tenho 20 anos e aos 13 eu coloquei aparelho fixo para corrigir a mordida. Passados 2 anos o dentista retirou o aparelho fixo e passei a usar o móvel. Porem não achei muito interessante essa decisão ja que minha mordida continuava errada e durante o tratamento um dos incisivos inferiores gastou muito, é de assustar. O aparelho móvel logo não conteve os dentes e logo já não encaixava mais. Meus cisos nasceram e decidi ir a outro dentista que me disse que eu teria que tirar os 4 cisos. Estou sem os cisos, mas desanimada em buscar um novo tratamento principalmente com medo de desgastar meus dentes com o aparelho fixo. A dúvida principal que tenho é: Submeter a outro tratamento de aparelho fixo é perigoso pelo desgaste que gera nos dentes com a questão de colocar e tirar os braquetes? Lembro que quando tirei o aparelho móvel doeu demais, especialmente quando passa tantas vezes aquela máquininha ( que faz barulho) para tirar o excesso de resina.

  295. Olá Dr. Andre Moreira

    Eu colocou o aparelho fixo ,e mes que vem tenho que colocar o Hirax , más o normal é colocar primeiro o Hirax , depois tira-lo e ai entao colocar o aparelho fixo ,
    minha dúvida é .. Doi mais colocar os dois aparehos juntos , do que um de cada vez ?

    Desde já agradeço

  296. quero perguntar algo ao Doutor.
    faço minha ortodontia há 6 meses e meus dentes eram separados e ainda continuam, se é que nao está pior.
    será que tem algo errado?
    sei que é pouca informação, mas nao melhorou quase nada em 6 meses.
    me deram 3 anos de tratamento para que meus dentes ficassem certinhos, juntinhos..
    na proxima manutencao terei uma conversa séria com uma das dentistas lá que me atender..

    abraços ao doutor!!

  297. Emilly,

    A remoção da resina dos dentes não deveria desgastar o esmalte. Existem brocas apropriadas para este procedimento que desgastam apenas a resina.

    Além disso é necessário que seja feito com bastante cuidado. Ou seja, se a remoção for feita corretamente, não há problema.

    Portanto, não há nenhum problema em refazer o tratamento.

  298. Olá, tenho 19 anos e há um 1 ano e meio iniciei o tratamento ortodôntico. Inicialmente, usei o aparelho expansor Haas. Em Dezembro/2011 instalei o aparelho fixo. Tenho o canino superior direito incluso, e minha dentista falou do tracionamento. Confesso que me dá um desânimo ao saber que terei que arrancar um dente, esperar todo um tempo para esse espaço fechar e isso me incomoda. Ela me disse que o recomendável seria fazer o tracionamento, pois, ao final do aparelho faria falta esse dente canino. Gostaria de saber se eu deixo esse dente de leite ou faço o tracionamento? Ao final do tratamento caso eu não tracione existe um risco do lado direito da boca ‘ ficar torto ‘ pela ausência desse canino direito? Obrigado.

  299. Boa tarde dr andre…
    bom tenho uma duvida grande,algum tempo atras fui em alguns dentista pra mim orientar sobre meu caso.Tenho a mordida cruzada posterior,mas todos que olharam minha boca disseram que tenho que fazer cirurgia,apenas um dentista pegou meu caso e coloquei aparelho fixo em baixo,movel em cima com elasticos nas laterais puxando o maxilar para tras.SERA QUE É POSSIVEL VOLTAR A MORDIDA PRO LUGAR USANDO APENAS O APARELHO SEM FAZER CIRURGIA…?
    tenho muito medo e nao quero fazer cirurgia,e o dentista garante que com os anos eu vou conseguir….
    o que acha….?

  300. Ola Dr, uso aparelho ortodontico e um dos dentes da frente esta descendo, morro de vergonha de sorrir pois todo mundo percebe. Quero saber se é normal no tratamento acontecer isso. Aguardarei a resposta, desde já agradeço.

  301. Ana Paula,

    Quando o canino está em boa posição para ser tracionado, vale a pena sim pois você ficara com muito mais harmonia no sorriso.

    Se o dente estiver numa posição muito difícil, pode ser melhor extraí-lo, mas deixá-lo na boca incluso não é recomendável.

  302. Jean,

    Fechar espaços na arcada superior normalmente depende do posicionamento dos dentes inferiores. E às vezes pode demorar mesmo para se conseguir as condições ideais para iniciar o fechamento. Ou seja, não é só uma questão de apertar o aparelho.

    Então pode ser que seja só isso. Mas acho ótimo você conversar com a sua ortodontista para ter certeza do que esta acontecendo.

    Um abraço!

  303. ta ok doutor, nenhum problema quanto àquilo… =D
    obrigado pela resposta..
    vou perguntar serio a dentista que fez meu plano ortodontico..
    obrigadao…
    abraços…!!

  304. Olá Dr. Andre Moreira

    Uso aparelho fixo , e semana que vem vou colocar o Hyrax , alguns amigos meus disseram que com o uso do Hyrax os dentes da frente se separam.Gostaria de saber se mesmo usando o fixo isso acontece ?

  305. Boa noite Dr. Andre
    é o seguite , uso o disjuntor Hyrax e tbm o aparelho fixo . Minha duvida é : apenas com os brackets o aparelho trabalha de alguma forma ?

  306. Oi estou com muitas duvidas.coloquei o aparelho 1 e 2 meses, minha dentista disse que tenho que retirar um dente perto do canino.confiei nela,ela disse que minha arcada esta torta extrairam o dente, agora ela me pediu pra ir no especiaalista para avaliaar o dente que tinha o anel alegando mobilidade e disse que teria que colocar um implante ortodontico.como que ela nao observou isso antes.fui no especialista ele disse que nao tem perigo algum a mobilidade é pouca.depois disso ainda nem fui nela ,ela me ligou e disse que tava com problemas e que me ligaava pra marca? Nao me ligou e quando ligo me disseram q esta com muitos clientes…ué e eu como fico com uma abertura do dente que retirou.ligo ninguem me atende.sera que fui vitima de erro medico

  307. oi dr.andre , tenho 15 anos ,uso aparelho fixo e hj coloquei o hirax,minha dentista nao tirou o arco ( fiozinho ) , ela disse que eu nao precisava ,esta certo isso?
    muito obrigado desde ja , e parabens pelo blog .

  308. Coloquei um aparelho fixo a dois dias para corrigir meus dentes que são tortos, só que é desconfortável, sinto uma sensação horrorosa, como se fosse um corpo estranho dentro da boca, não estou conseguindo comer nada e nem falar direito e gostaria de retirá-lo. Caso o paciente opte por não mais usar o aparelho ele pode ser retirado em quando tempo depois da colocação do mesmo?

  309. Olá Dr. Andre Moreira , eu vou fazer uma extração esse mês do meus pré molares superiores,e gostaria de saber se ao arrancas estes dentes o meu Dentista pode puxar os meus caninos para o lugar do que foi extraido ? isso pode ser possivel ?é porque estou muito ansioso para que meus dentes voltem ao lugar .
    Obrigado desde já !

  310. Outra pergunta ,faz duas semana que arranquei meus pre molares da parte de baixo e nessa semana comecei a sentir dores nas laterais da gengiva onde eles se encontravam,essa dor é normal ??

  311. Olá, bom dia, Dr.

    Eu uso o aparelho transparente, e tem 8 meses que não faço a manutenção, porque mudei de País, e até hoje não encontrei um Dentista que me passasse confiança, Só que já está ficando crítico!! Vejo que meu aparelho está desgastando!!!! A pergunta é.. Posso trocar o aparelho??sem danos??
    O que me recomendaria??

    Desde já, muito obrigado,Dr André 😉

  312. Adailton,

    Sim, os caninos podem ser movimentados para os espaços criados pelas extrações. Inclusive, imagino que o objetivo seja este mesmo.

    Quanto à dor após as extrações, recomendo que vocÊ converse com o cirurgião que atendeu você.

  313. Olá eu tenho 18 anos coloquei um aparelho já faz dez meses, no entanto os meus dentes já eram retinhos só coloquei porque meu dentista disse que a minha mandibula não tinha crescido o tanto que deveria e também que eu possuo um canino que morde em cima de outro canino, eu já estou com vontade de tirar o aparelho pois não vejo resultado algum, porém gostaria de saber que problemas existem em um canino que morde em cima do outro?
    Aguardo resposta. Desde já agradeço sua atenção.

  314. Dr. André boa noite.

    Tenho 29 anos e por volta dos 12 tive um odontoma que acredito ter ocasionado alguns problemas. Tenho o canino direito incluso, e consegui manter meu dente de leite até os 27, porém ele caiu e já faz quase dois anos que estou com o aparelho, pois o pré-molar estava girado e deitado, porém já foi corrigido. Minha maior preocupação é que o espaço do canino está vazio, e fiz já uma tomografia que mostra que o canino não está reabsorvendo, porém a dentista me informou do risco de não conseguir tracionar, uma vez que fiz a cirurgia pra expor o dente, o cirurgião colou o botão e quase um ano depois da cirurgia ainda não expôs meu dente. Na consulta de hoje ela frisou sobre o risco da reabsorção e que não consegue dar um grau do risco da reabsorção, além do risco de não conseguir tracionar, me sugerindo o implante. Como tenho um “buraco” exatamente do lado do canino, não quero fazer o implante, pois fiquei 40 dias com o rosto extremamente inchado a ponto de não abrir o olho direito e se isso aconteceu quando criança, que a recuperação é mais fácil que dirá hoje. Preciso ter uma idéia se casos como o meu são frequentes e qual o percentual de sucesso de casos como o meu ( na minha idade) pois ouço a dentista dizer que é mais dificil enfim, preciso saber dr André se devo continuar com esta dentista, ou se ela está correta com relação ao meu diagnóstico, pois não quero colocar um implante, pois se fosse pra implantar, que fosse dito logo, sem eu ter passado por cirurgia, ( que aliás foram duas, pois na primeira o botão não colou) me ajude doutor por favor.

  315. Thayz,

    Infelizmente a situação é esta mesma, não há como falar em números percentuais sobre as chances de sucesso em um caso de dente incluso em paciente adulto.

    O que pode ser feito é tentar tracionar o dente, mas sem garantias de que ele vá responder bem à forca aplicada.

    A tomografia é o exame indicado nestes casos, então não acho que haja nada de anormal na proposta da sua ortodontista.

    Não existem estatísticas confiáveis por que nenhum caso é igual ao outro, então fica difícil fazer a comparação.

  316. Dr. Andre,
    tinha bruxismo anos atrás mas não sei se ainda tenho. Coloquei o aparelho fixo há 1 mês (na parte de cima) e só me da vontade de ficar puxando os dentes da frente com a força da arca inferior sobre a superior… fico quase o dia todo fazendo isso…mexendo os dentes da frente com os de cima. O meu dentista não disse nada sobre o bruxismo. O aparelho funciona nessas condições? É normal sentir essa vontade de puxar os dentes da frente com a arcada inferior? OBRIGADA

  317. Boa tarde Doutor André,

    Utilizei aparelho fixo por 2 anos, sem saber como seria o tratamento futuro do dente incluso. Após o tratamento com o aparelho, o canino nasceu no palato. Hoje, por completo. No lugar, tenho um dente de leite.
    Na época, o ortodontista me disse que eu poderia removê-lo.

    Em conversa com outros, me deram as seguintes situações: de fazer a extração ou utilizar novamente o aparelho. Porém, a segunda opção será a longo prazo e, enquanto não finalizasse, deixaria a estética ruim.

    Queria sugestões se realmente eu poderia fazer a extração e se eu poderia manter o dente de leite, pois entre todos que consultei, alguns me colocaram “medo” dizendo que eu sofreria na remoção, pela raiz ser grande.

    Obg!

  318. Olá Dr. Andre, faz 1 mês que estou com o aparelho fixo e sinto como se meus dentes estivesse moles…fico toda hora mexendo a arcada de baixo na de cima, tipo um bruxismo… isso é normal?

    grata,

    Gabriela

  319. Marcela,

    É verdade, a extração do canino vai deixar uma depressão no osso, mas com o tempo ela vai se normalizando.

    Mas não tenho como dar uma opinião sobre as opções de tratamento sem ter avaliado o caso.

    Aliás, em casos como o seu esta decisão costuma ser difícil até para o profissional que está com toda a documentação planejando o tratamento. Você percebeu isso ao conversar com profissionais diferentes, não foi?

    A minha sugestão é que você siga as 10 dicas e escolha o seu ortodontista de confiança. Depois deixe ele decidir o que é melhor para você.

  320. Dr. André,
    Utilizo aparelho fixo há 2 anos e 10 meses. Sou servidor a pública e vou fazer um curso em outra cidade pelo período de seis meses e depois retorno a minha lotação. O curso não foi uma escolha minha, mas uma determinação da Administração. Tentei negociar com a Clínica com a qual possuo contrato, mas o proprietário foi taxativo ao afirmar que vai exigir as mensalidades, independente do meu comparecimento, pois ele precisa pagar os profissionais. Ainda, que não posso ter o acompanhamento de outro profissional, pois o contrato prevê que devo realizar todo o tratamento com a referida Clínica. Não existe a possibilidade do ortodontista que me atende prescrever os procedimentos a outro colega para que eu possa efetuar as manutenções? E qual o risco de ficar sem manutenção por seis meses?
    Obrigada.

  321. Dr. Eu acabei colocando meu aparelho móvel no lixo, por engano claro. E por uma questão de higiene, preferi nem pegá-lo de volta. Meu dentista precisará tirar o molde outra vez? E se eu ficar 1 semana sem ele, fará diferença?
    Obrigada.

  322. Jane,

    Esta é uma situação peculiar.

    O ideal seria que o seu ortodontista preparasse o seu aparelho para ficar por este período sem nenhuma manutenção. E que você tivesse um profissional na outra cidade apenas para resolver eventuais emergências com o seu aparelho.

    Mas tudo depende do caso e isso só se pode responder com uma avaliação clínica.

  323. Obrigado por responder minha pergunta mais acima !
    Mas quando eu disse se poderia puxar os caninos para o lugar dos pré-molares,queria dizer se pode fazer isso no mesmo momento q ocorrer a extração do pré – molar,ou seja,o meu cirurgião arranca meu pre-molar e na mesma hora ja puxa o canino pro lugar do mesmo e faz os pontos,pode ser feito isso ??
    Aguardando resposta !!..
    e agradeço desde de já .

  324. Doutor, eu uso aparelho a dez meses, meus dentes já eram retinhos antes de eu por o aparelho, eu só coloquei porque meu dentista apontou motivos que agora não vem ao caso. Não estou satisfeita com o tratamento pois ao invéz de melhorar agora notei que está criando frestas entre os meus dentes da frente, quero pedir ao senhor se no caso de eu tirar o aparelho, se prejudicaria de alguma forma meus dentes, se eles poderiam entortar ou ao invéz de ficar como antes, ficassem pior. Obrigada

  325. ME RESPONDA POR FAVOR????ola dotor me tira uma duvida… fiz um tracionamento do canino que era dente de leite pela 3 vez eu estava indo no outro dentista mais eu cai fora por que ela não conssegui tracionar meu dente ela fez a cirurgia em mim colocou o botão mas ela não apertava só amarrava o arame no fio mais não colocava força, então ai ela acabou quebrando o arame fiquei nervosa fui procurar um professor cirurgião de dentista ele fez a cirurgia em mim e disse que tem que colocar força se não como esse dente iria vir ah dotor e tem mais a dentista que eu passava antes ela queria furar meu dente isso é de antigamente néh que loka então ai eu fiz a cirurgia no ano passado ele colocou o botão e o elastico e disse que era pra mim comer com elastico ai eu comi com elastico e quebrou é mole, então agora eu fiz outra cirurgia na semana passada to com elastico, mais me tira uma duvida!!! vc acha que até o final de junho esse dente desce então pelo que a minha dentista disse ela falou que o dente ta facil de descer ta quase na ponta que acha que daqui 2 mesês desce mais ela disse que depende do osso como assim ela ja me desanimou rs eu vou casar no final do ano eu não quero casar banguela… rs eu tava quase querendo fazer o implante mais vou esperar..Obrigada

  326. Gabriele,

    Separações podem ocorrer durante o tratamento e em alguns casos o problema estético pode piorar antes de começar a melhorar.

    Mas só o seu ortodontista pode tirar as suas dúvidas pois apenas ele conhece todos os detalhes do seu caso.

  327. Bruna,

    Sim, tudo é possível, mas para Deus, não para mim.

    Eu não posso prever quanto tempo um dente vai levar para se movimentar (principalmente um canino incluso) nem mesmo nos meus clientes.

    Um canino incluso pode inclusive, parar no meio da movimentação e anquilosar (grudar no osso) e nunca mais vai se mover.

    Mas tentar fazer uma previsão como essa sem nem mesmo examinar o paciente, baseado em uma descrição enviada pela internet é totalmente impossível, ou, se eu fizesse seria totalmente irresponsável.

    Seria mais fácil chutar alguma coisa como “deve levar uns quatro meses” e você ficaria bem mais satisfeita com a resposta. Mas que utilidade essa informação teria para você?

  328. Olá Dr. Andre Moreira
    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo seu trabalho no blog, as matérias são muito esclarecedoras, ótimas para quem esta a procura de informações sobre ortodontia.

    Eu pretendo utilizar o aparelho ortodôntico, mas ainda não coloquei porque ainda não me senti segura com nenhum ortodontista nos quais eu fui. Fiz a avaliação com 3 profissionais, eles me disseram que será necessário extrair 4 pré-molares (2 superiores e 2 inferiores) para que os dentes fiquem na posição correta, tenho as duas arcadas projetadas para frente e atualmente não há espaço na arcada.
    Tenho receio de fazer as extrações e de posteriormente ficar algum espaço entre os dentes. Gostaria de saber em média quanto tempo demora para fechar o espaço e também se o uso de do aparelho pode causar retração da gengiva.
    Obrigada

  329. Olá Dr. Andre, tenho mais uma dúvida!

    Meu dentista disse que meus dentes só vão se movimentar se eu arrancar
    meus 4 sisos que estão inclusos, pois minha boca é pequena….mas estou com muito medo, não sei se é verdade essa história de que o siso atrapalha. Tenho 19 anos e nenhum siso nasceu. Há riscos de ficar com a boca paralisada após cirurgia da extração do siso? Estou com tanto medo…não consigo nem parar de pensar nisso.

    Obrigada

  330. Paloma,

    Obrigado pelos comentários!

    Não é possível fazer uma previsão de tempo para o fechamento dos espaços sem ter avaliado o seu caso. Isso pode variar muito dependendo do caso e da perícia do profissional.

    Inclusive existe risco de não haver o fechamento completo se o planejamento e a execução não forem bem conduzidos.

    Quanto a retrações, sim existe o risco, mas para avaliar o gru deste risco também é necessário examinar o paciente.

  331. Obrigada pelas informações doutor!

    Caso haja lesão no nervo durante a cirurgia, é possível que após dias sem sentir a boca a sensibilidade volte ao normal ou a situação é irreversível?

    Obrigada e parabéns pelo trabalho!

  332. Olá, estou colocando o aparelho para corrigir a mordida cruzada tenho 23 anos ja coloquei o aparelho da parte de cima na semana passada hj coloquei umas borrachinhas para dar espaço nos dentes para amanhã colocar a banda e depois colocar os elásticos . A minha dúvida é a mordida cruzada nao chega a me encomodar e meus dentes também não são tortos apenas estou colocando com medo de que a mordida cruzada de problemas no futuro, ela pode ser corrigida? porque sinceramente não senti firmeza na minha ortodontista ela disse que o tratamento leva dois anos e meio mais estou inseguro de estar colocando o aparelho e nao resolver nada. Outra dúvida é se caso resolver interromper o tratamento antes do previsto quais são os riscos? Desde já muito obrigado a atenção!

  333. Fernando,

    Parece que você não está muito certo de que quer mesmo fazer este tratamento.

    O fato é que ninguém pode garantir que você não vá ter problemas de atm após o tratamento, como também não é possível dizer que os terá se não fizer nada hoje.

    Então acho que você deveria amadurecer esta questão com calma e talvez conversar com outros profissionais antes de decidir.

    O que eu não recomendo é iniciar o tratamento já pensando em desitir

  334. Ola Meu dentista informou que no proximo mes estarei retirando o aparelho que uso ha mais ou menos 3 anos. Fiz o molde para o aparelho fixo, mas ele nao solicitou a pasta ortodontiga, gostaria de saber se esse procedimento é correto, nao é necessario fazer essa nova avaliaçao para verificar como os dentes ficaram?

    Agradeço

    Giannye

  335. Olá, eu usei aparelho por 2 anos e depois que retirei coloquei a contenção nos dentes de baixo, só que faz um 6 meses mais ou menos que eu quebrei minha contenção e meus dentes entortaram, eu gostaria de saber se se eu arrumar a contenção eles voltam pro lugar.
    Obrigada

  336. Giannye,

    Sem dúvida é interessante fazer, mas nem todos os ortodontistas costumam pedir uma documentação no final do tratamento.

    Isso não chega a ser um problema. Mas se você quiser, basta pedir uma solicitação para ele e agendar a documentação em uma clínica.

  337. Boa Tarde Dr. André,

    fiz um tratamento de canal no 1º dente pré molar superior esquerdo, no final da sessão o dente fraturou uma parte. A dentista achou melhor fazer um bloco no próprio dente. Dois meses depois, formou um pequeno abcesso com pus. Gostaria de saber se existe a possibilidade de continuar com o dente e se no caso de extração, quando colocar o aparelho ele pode fechar o espaço.

    Obrigada,

    Karla

  338. Dr. André, tudo bem?

    Por gentileza, tenho 25 anos e desde os 18 anos passei por vários ortodontistas na esperança de “concertar” minha mordida cruzada, porém todos me disseram que no meu caso devido à idade somente a cirurgia poderia ser feita. Já havia desistido da idéia de arrumá-los quando estava fazendo uma limpeza na dentista e ela comentou em me encaminhar novamente para o ortodontista pois acreditava que no meu caso ainda se poderia arrumar essa mordida cruzada. Consultei com a orto e ela me indicou utilizar o hyrax, me avisou que não ficará tão perfeito como a cirurgia mas já vai melhorar bastante o visual da minha mordida cruzada.
    Diante pesquisas feitas na net fiquei meio receosa, afinal já tenho 25 anos e a estrutura óssea está totalmente formada.
    Então eu pergunto, será mesmo que com esta minha idade posso utilizar este aparelho sem riscos? Não irá “quebrar” o osso do céu da boca? Será muito dolorido?

    Obrigada

  339. Boa Tarde Dr. André,

    tenho mordida cruzada. Uso o aparelho Hyrax , o lado esquerdo da arcada ficou bem aliado com os de baixo mais o direito ficou mt pra fora , nao se encaixa com os de baixo . Gostaria de saber se isso esta certo e se com o aparelho fixo se ageita ? obs: ja uso o aparelho fixo.

  340. Dr, um dos meus dentes caninos da parte superior esta nascendo no céu da boca. E o outro eu consigo sentir que também está no céu da boca, mas ainda não está nascendo. Coloquei aparelho a cerca de 4 meses, e meu dentista que não é cirurgião, aconselhou que eu extraisse um dos molares pra puxar o canino. Porém, posso fazer uma cirurgia também para extrair os caninos do céu da boca. Gostaria de saber qual o procedimento que o senhor indica. Mas prefiro fazer a cirurgia pois o procedimento é mais rápido. Esse tipo de cirurgia é dolorosa ou perigosa? Obrigada!

  341. Ana Letícia,

    Tudo depende da condição do canino incluso e do grau de dificuldade para trazê-lo para a posição correta.

    Se estiver muito difícil para trazer o dente, pode ser indicado extraí-lo. Se ele estiver na direção certa com boa inclinação pode valer a pena tracioná-lo.

  342. Dr André, estou muito triste pois coloquei aparelho há 6 anos e 2 meses e ainda tenho dentes abertos pela ortodontista que me trato, de vez em quando fecham alguns dentes, ela meche e abre outros. Isso é normal?Estou sendo motivo de risos e questionamentos na faculdade onde faço pós- graduação, pois duas colegas são dentistas e riem de mim e dizem que tem alguma coisa errada com meu tratamento, o que eu faço ? mudar de dentista agora seria prejuizo não é?

  343. Andréa,

    Você se refere ao prejuízo financeiro? Sim, mas este já está consolidado.

    O prejuízo maior é para a saúde dos seus dentes e para a sua auto-estima.

    Seis anos está muito além de um prazo razoável para um tratamento (a não ser que ela tenha avisado isso desde o início).

    Então, acho que já é hora de procurar uma segunda opinião.

    Se vocÊ decidir trocar de ortodontista siga as dicas contidas neste post para evitar novos problemas.

  344. bom dia doutor!
    tenho uma linda filha de 1 aninho, e percebi que ela tem o freio do labio superior grudado no labio e no meio dos dentinhos, e tbm tem a mordida cruzada, acho que é classe 3. levei ela em uma odontopediatra, ela me disse que eu tenho que esperar ela cair um tombo para romper o freio, e sobre a mordida e para eu continuar usando chupeta que pode puxar os dentinho de cima, não senti segurança…será que tem como fazer alguma coisa agora para evitar que ela fique queixuda e tbm cortar o freio do labio para melhorar a estetica dela…tenho medo de esperar e ser tarde, ela tem 2 dentinhos em cima e dois em baixo…por favor me ajude doutor andré?

  345. Coloquei, aparelho,em outubro do ano passado, fiz a pasta, panoramica etc.
    então oaparelho foi colocado em outubro em novembro .Eu deveria voltar para colocar as borrachinhas de separação , para colocar a banda, mas tinha trocado a ortodentista, por um rapaz que esta na faculdade ainda, e ele me disse que não poderia por a banda pois eu tinha caries no molar e prémolar e tambem infiltração numa restauração de dois anos atras, e eu teria que fazer esse tratamento com eles,antes de colocar a abanda e , continuei com o aparelho, mas não pude fazer as restaurações em dezembro, e comecei a fazer em janeiro, mas não terminei quero cancelar o contrato, e para isso eu tenho que pagar o valor do aparelho de 500 reais, mas não concordo, comoposso preceder?

  346. Elizete,

    Acho que ainda é muito cedo para se preocupar com isso. Uma cirurgia de freio é muito complicada em uma criança tão pequena.

    Espera até os três anos e faça uma nova avaliação já com a dentição definida.

  347. Olá Dr. Andre,
    tenho 31 anos e meus dentes são apinhados e grandes, extrai os 4 cisos e infelizmente tive que extrair o ultimo molar direito inferior (fiz um canal em 2005 mas ano passado o dente “rachou” e tive que extrair) em setembro/11 coloquei o aparelho fixo, meu ortodontista nas ultimas duas revisões me disse que teria de extrair dentes em cima e em baixo por ter “face dólica” (?) os dentes frontais superiores estão começando a abrir como se eu tivesse chupado bico (chupeta).
    Já foi lixado os dentes superiores (stripping?)
    Estou muito triste pois não queria ter de extrair mais dentes (não tenho problema com dor) só não queria extrair mas tem um dente que está atras do outro e parece não conseguir ser puxado para o lugar.
    Minhas duvidas são:
    1. não tem como usar elásticos para puxar os dentes para trás já que extrai os cisos?
    2. se eu extrair esses dentes como é que vai puxar e fechar o espaço?
    3. coloquei o inferior a um mes não é muito cedo para indicar a extração de dente inferior também?
    O que me preocupou foi a informação de que é possivel a reabsorçao da raiz dos dentes da frente superiores se não for extraido esses dentes.
    Agradeço desde já a sua boa vontade e paciencia de responder.

  348. Boa Noiite Dr. André

    Usei aparelho fixo durante 2anos e 1mes
    comecei a usar agora o aparelho de contençao(acrilico transparente) senti uma ligeira impressao nos dentes.
    É normal?

  349. Nadia,

    1-Nem sempre é possível movimentar os dentes para trás (distalização), principalmente em pacientes dolicofaciais. E nestes casos as extrações de pré-molares podem ser indicadas.
    2- A mcânica para fechamento de espaços pode ser feita com elásticos, molas ou alças no arco, mas tudo isso é muito técnico para explicar aqui.
    3- A indicação de extrações deve ser feita durante o planejamento do caso, bem antes de colar o aparelho.

    Casos de reabsorção podem ocorrer em qualquer tratamento, mas tentar um tratamento sem extrações quando elas são necessárias pode trazer outros problemas como retrações gengivais e inclinação excessiva dos dentes.

  350. Boa Noite Dr. André,

    Uso o aparelho fixo há 8 meses, e de certa maneira vejo uma ‘melhora’; só que na semana passada tive que extrair o dente 24 da parte superior da boca; pois o meu canino nasceu ‘em cima’ de outro dente; sou modelo e trabalho com a minha imagem; será que demora muito pro dente ocupar o espaço do outro dente extraido?

  351. Amanda,

    Isso depende de quanto espaço havia disponível para o seu canino antes da extração.

    Quanto menos espaço inicial, mais rápido o canino ocupa o espaço da extração.

    Quando a falta de espaço inicial é pequena, fica sobrando mais espaço depois da extração e com isso o canino não preenche tudo aumentando o tempo necessário para o fechamento completo.

    Deu para entender?

  352. minha filha tem 12 anos e foi ao dentista para a colocação do aparelho, o dentista viu na radiografia que o dente Incisivo Lateral é de leite e que tem outro para nascer,sendo que esse dente já foi trocado. (nesse caso já estaria indo para o terceiro dente, isso é possivel?)
    o dentista disse que tem que fazer um cirurgia para retirar o dente e puxar o outro.
    o que você diz a respeito disto.
    obrigada.

  353. Elizangela,

    Se for isso mesmo, é um dente supranumerário, e nestes casos a extração costuma ser a solução na maioria das vezes.

    Mas é importante ter certeza de que é isso mesmo já que extrações são procedimentos irreversíveis.

  354. Olá Dr
    eu uso aparelho desde quando tinha 15 anos, meus dentes
    eram praticamente um em cima do outro
    mais falaram que meu caso era cirurgia
    e eles puxaram a parte inferior + para frente, e agora fica visivel, desisti da cirurgia, tem 2 anos q não vou hj tenho 20 anos, tenho uma amiga q teve o msm caso q eu, e ela arrancou dos dentes da parte inferior e puxou para traz, o rosto dela continuou a msm coisa, mais os dentes foram para traz, deu uma boa disfarçada!! E Eu quero fazer o msm. O que o Dr acha sobre isso?? Gostaria de saber sobre sua opinião, pois tenho uma amiga do meu curso q fez essa cirurgia, e foi muito dolorosa, prefiro arancar 2 dentes!!
    Obrigada

  355. Olá Doudor sou eu de novo, do comentario de cima!!
    meus dentes ja estão preparados para cirurgia, mais como eu disse ali em cima… ja tem 2 anos q não vou, e quero arrancar 2 dentes e puxara para traz, pelo menos para da uma disfarçada, pois meu rosto nem é grandão
    e tbm n sinto dores de cabeça ouvido…
    tem como fazer isso??
    Obrigada e tenha uma Boa noite

  356. Dr. , eu uso aparelho há dois anos e no mês que vem vou tirar meu aparelho, pra colocar o móvel, pago manutenção de 40,00 reais e agora que vou tirar meu dentista disse que precisarei pagar o valor de 300,00 para poder prosseguir com o tratamento e colocar o móvel, isso é verdade? venho desconfiada de muitas coisas que sua recepcionista diz e faz. Gostaria de saber se é mesmo esse valor, pois tenho uma prima e um amigo que fizeram tratamento em outro lugar diferentes mas nesses dois lugares não foi cobrado nada, foi junto com o tratamento. Obrigada desde já.

  357. Bia,

    Pela descrição o seu caso é cirúrgico e você gostaria de fazer um tratamento sem cirurgia (compensação).

    Este tipo de tratamento pode ser interessante, mas é preciso entender bem quais são as limitações desta opção pois o resultado nunca ficará perfeito.

    Escolha seu ortodontista e converse bastante com ele sobre o assunto antes de decidir.

  358. É, eu estou atraz de um ortodentista que cuide do meu caso!!
    pra fazer essa compensação para mim, eu fui em um a 2 meses
    e ele não quis fazer isso pra mim, Mas eu tbm não levei muita fé nele,
    agora vou em uma outra dentista, tomara que ela possa me ajudar, pois estou doida pra arrumar logo e tirar o aparelho!!!
    Ah e obrigada pela dica, eu to consciente que o resultado não vai ser tão perfeito, pois o rosto não vai mudar, mais tbm o que ta pegando não é o rosto, é esse espaço que o aparelho fez entre eles!!
    Mais vai da tudo certo!! assim que eu conseguir, eu venho no seu blog e dou noticias!!
    Tenha Um bom final de semana!!

  359. Bia,

    É isso aí! Parece que você está bem consciente do seu problema e das soluções.

    Este é o primeiro passo para ter sucesso no tratamento.

    Agora é escolher seu ortodontista com muito carinho e começar a trabalhar.

    Vou esperar você aqui no blog contando como foi a sua história.

  360. Tenho 42 anos,mas tenho um grande complexo com o meu sorriso,tenho diastemas muitos espaçosos,são hereditários,daí minhas filhas herdaram e hoje usam aparelhos,ainda tenho o sonho de poder sorrir sem receio de mostrar os dentes,mais dizem que o aparelho não vai mais dar resultado e já pago as manutenções das menina,gostaria de saber se existe cirurgia pelo sus,pois as pessoas falam que fico bonita apenas quando não estou sorrindo,isso me deprime.

  361. Magdália,

    A sua idade não é problema para fazer a movimentação dos dentes, quanto a isso, não precisa se preocupar.

    Não sei de pelo SUS você consegue fazer este tipo de tratamento, mas nas faculdades de odontologia sim, não de graça, mas com valores bem mais baixos que o normal.

  362. Boa terde Dr André, preciso de uma ajuda. Meu namorado é prognata e já perdeu alguns dentes na parte superior e inferior da boca. Falo pra ele se cuidar mas ele é muito resistente e tem medo de dentista. Minha dúvida é se dá pra arrumar os dentes sem precisar de cirurgia ou se, no caso do prognata tem que fazer cirurgia antes do tratamento. Como posso convencê-lo de que precisa arrumar seus dentes? Dê-me uma luz por favor! Abraços. Su

  363. Su,

    Não sei como você poderia convencê-lo de fazer o tratamento, este tipo de decisão é muito pessoal. Eu mesmo nunca tento convencer ninguém de fazer o tratamento.

    E para saber se o caso é ou não cirúrgico é necessário um exame clínico, não tenho como saber sem ter visto.

  364. Boa tarde. Estou com muita dúvida..
    Pois eu preciso extrair 2 dentes, o primeiro molar do lado esquerdo e o segundo molar do lado direito, pois minha raiz foi perfurada, então tenho a opção de um possível implante ou o aparelho, tenho 19 anos, contudo o dentista aconselhou o aparelho, pois ele disse que com essa idade os dentes tem mais facilidade de se movimentar, e meu dente siso já nasceu, e está em perfeitas condições o que facilita fechar as falhas, mais eu to com medo, e não sei o que é melhor nessa situação, aparelho ou implante?

    Me ajudem, muito obrigada!

  365. Boa tarde! Minha filha tem 11 anos e como extraiu os dentes de leite muito cedo os permanentes que nasceram ocuparam o lugar errado, agora o canino um não tem espaço suficiente e o outro não tem espaço nenhum de acordo com a documentação um canino esta totalmente fora da posição e como não tem espaço de acordo com o ortodontista talvez seja necessário uma cirurgia fiquei preocupada será mesmo necessário?

  366. Boa tarde Dr. Tudo bem?

    Doutor, estou com o expansor palatino há 10 dias, estou com cortes profundos na língua e nesse cortes há feridinhas, não consigo falar, comer e há dificuldade até para tomar água, esse procedimento foi indicado para mordida cruzada. Não estou aguentando de dor e vou solicitar que ele seja retirado, meu tratamento pode ficar como esperado devido a essa interrupção? Tenho 33 anos. Muito obrigada!

    Att,

    Adriana Cristina

  367. Adriana,

    Com esta idade ainda faltam uns dois anos para estes caninos erupcionarem. Mesmo que não haja espaço, ainda assim eles podem nascer, fora da posição provavelmente, mas podem nascer.

    A cirurgia de exposição dos dentes só seria necessária se não acontecesse a erupção naturalmente.

    Então acho que neste momento deve-se diagnosticar o caso com cuidado para saber se há alguma chance de obter o espaço para estes dentes ou se o caso é para extrações de pré-molares. Esta é a resposta mais importante.

    E isso pode variar muito de um profissional para outro. Por isso recomendo que você tenha bastante calma ao escolher um ortodontista. Alguns tendem a trabalhar mais com extrações que outros.

    A partir daí, será feito o planejamento completo e a decisão da cirurgia fica para a época dos dentes erupcionarem.

  368. olá tenho 23 anos e dentro de alguns dias estarei colocando meu aparelho fixo no momento estou com os espaçadores nos dentes, mas a duvisa em questão é q tenho um dente de leite sem permanente para nascer e a dentista disse q terei q remover, mas a principio ela apenas não iria colar os braquetes nele, no meu caso não tem acredito eu como puxar os de traz para fechar o espaço pois tenho muito pouco dentes 11 em cima e 14 em baixo, esse meu dente de leite fica em cima ao lodo da presa, ela disse q terei q fazer um implante do dente mas isso só qndo tirar o aparelho.
    achei este site tão confiavel gostaria de uma opinião pois tenho medo da minha dentista estar me empurrando uma solução dessas q é carissima de proposito, gostaria de saber também se dá pra colar o braquete e tentar alinhar esse dente de leite, antecipadamente agradeço.

  369. Bárbara,

    A minha posição em relação aos dentes decíduos retidos por ausência do permanente correspondente (deu para entender?) é de mantê-los sempre que possível.

    Mas para saber se o ideal é a extração ou a manutenção é necessário um exame clínico do paciente.

    Talvez seja interessante você conversar com outros ortodontistas para ouvir opiniões diferentes antes de tomar sua decsão.

    Parece que você tem várias agenesias (dentes faltando) então cada dentinho de leite íntegro que você tenha na boca deve ser valorizado.

    Pode ser que precise mesmo extrair, mas é fundamental ter certeza absoluta disso.

  370. Olá Dr. André Moreira. Estou como uma dúvida com relação ao tratamento a que fui submetido. Os meus caninos, por algum motivo não desceram. Tenho 40 anos e só agora procurei o tratamento adequado, já estou com 11 meses de tratamento e não vi muito resultado. No exame de imagem, eles aparecem, porém não desceram. Há alguma possibilidade de fechar os espaços sem ter que extraí-los? E na sua sincera opinião, qual o melhor procedimento a ser feito? O meu filho está com o mesmo problema, acho que é hereditário, nos ajude Dr., sua opinião será muito respeitada.

  371. Sidney,

    Estes dentes não podem ficar retidos dentro do osso. Se a opção for por fechar os espaços, mesmo assim, será necessário extrair os caninos.

    Talvez não seja mais possível tracionar estes dentes no seu caso, mas isso precisa ser confirmado através de uma tomografia que pode mostrar se existe anquilose destes dentes.

    Se houver anquilose, os dentes não vão se movimentar e a extração será indicada.

    Se não estiverem anquilosados existe a possibilidade de movimentação. Aí depende da mecânica aplicada e do espaço disponível.

    Quanto ao seu filho, procure logo um ortodontista para avaliar o caso e aproveite para colher outras opiniões sobre o seu caso.

  372. Oi Dr. Preciso de sua opinião , tenho 30 anos , comecei o trtamento de orto a exatamente 3 anos atrás, isso se passa em um clinica que varios ” profissionais ” atuam , já tracaram 5 cinco x de dentista em meu tratamento , no ano passado conversei com a atual da epoca ,e a mesma me falou que em dezembro de 2011 o tratamento estava concluido , em janeiro questionei , ela me falou que não gosta de ser questionada quanto ao prazo , solicitei um profissional que não tivesse problemas com isso , uma vez que acredito ser meu direito , a Proxima e ultima Dr a me informou que agora sim , mais 5 meses e estaria concluido o tratamento, e ontem quando fui na manutenção mensal , a mesma me deu um prazo de + 6 meses de tratameto , alegando que a fisilogia de cada um é diferente , então fica dificil me dá um prazo aproximado . entrei em contato com a adm e a mesma me falou que p não pagar multa e pegar minha documentação , tenho que aguardar a alta de dentista , ou seja : pode ser 6 meses ou 6 anos , Solicitei que me desse por escrito e assinado o periodo de conclusão e a mesma me negou .

    • Graciele,

      É por causa de situações como a sua que eu criei este post de como escolher seu ortodontista. Se você tivesse a chance de lê-lo antes de iniciar o tratamento, agora não estaria nesta clínica.

      Neste momento o que eu recomendo é que você comece a procurar um novo ortodontista seguindo estas dicas. Quando encontrar um profissional em quem você realmente confie, reinicie o tratamento com ele.

  373. Doutor gostaria de saber se mesmo qndo o aparelho está com o fio ortodontico mais fino e sem nenhuma dobra e sem nenhum tipo mola ou outros acessórios mesmo assim ele está trabalhando no dente? minha outra pergunta é q estou com um braquete colado no dente de leite, seria possivel movimenta-lo ao longo desses anos e por fim poder tranformar ele atravez das facetas de porcelana em um dente maior e mais apresentavel, no final do tratamento? ou seria sempre ariscado perde-lo?

    • Barbara,

      Sim o arco mais fino atua no alinhamento e nivelamento dos dentes mesmo sem outros acessórios ou sem que você sinta dor.

      Quanto à movimentação do dente decíduo, não é possível fazê-lá como em um dente permanente.

      Não há problema em se colar o bracket no dente de leite, mas ao usar força nestes dentes pode-se provocar a esfoliação, ou seja, o dente cair.

  374. Pingback: Qual a idade ideal para iniciar o tratamento de crianças? | Blog do ortodontista

  375. Olá Dr. André!
    Estou uma duvida, uso aparelho há dois anos, já fui em três dentistas e eles me falaram que eu deveria arrancar os meus pré molares 14 e 24. Mas tenho medo de ficar com espaços e depois ter que fazer implantes para corrigir esses espaços! Eu nunca arranquei nenhum dente. Meus sisos ainda estão nascendo, perguntei ao meu ortodontista se não era melhor arrancar os sisos e ele disse que não, pois o tratamento demoraria mais tempo. Meus dentes já estão bem alinhados, por mim eu já tiraria o aparelho agora! E agora arranco ou não? Desde já agradeço a atenção!

    • Tamiris,

      Se três profissionais diferentes concordaram que o caso em indicação para extração, é provável que seja isso mesmo.

      Não quer dizer que você seja obrigada a extrair os dentes, você pode optar por encerrar o tratamento, mas neste caso estará indo contra a recomendação do ortodontista e o resultado não será completo.

      Eu só não posso dar uma opinião sobre o seu tratamento sem ser o seu ortodontista e sem avaliar o seu caso clinicamente.

  376. Iniciei meu tratamento ortodôntico há cerca de 2 meses, no mês passado perguntei ao meu dentista sobre os bráquetes autoligáveis, por conta de relatos felizes de ausência de dor e rapidez no tratamento de uma amiga, e ele me disse que existem estudo que comprovam maior reabsorção radicular com estes bráquetes, e sou curioso e gosto de odontologia, pesquisei mas não achei nada, não sei o que conversar com ele, já me neguei a colocar a banda, que estraga os molares, estou com um ponta do fio rasgando minha bocheca faz uma semana, pois ele só me atenderá em 2 dias, enfim no início eu gostei muito das explicações e da atenção dele, mas agora estou com receio pela contradição sobre o que perguntei e até pensando em procurar um profissional que esteja mais atualizado e conheça estes novos aparelhos e métodos, ex.: Damon, In-Ovation, SmartClip e Evolution.
    Alguma indicação em São Paulo ou Guarulhos?

    • Ricardo,

      Os aparelhos auto-ligados são uma boa alternativa para tratamentos ortodônticos, mas não fazem milagres. Às vezes é melhor um aparelho mais simples com um ortodonista dedicado do que o contrário.

      As bandas também não são necessariamente fonte de problemas para os molares. Quando bem confeccionadas não dão problema nenhum.

      Não vi estudos mostrando uma maior incidência de reabsorções com aparelhos auto-ligados, mas também não existem muitos estudos independentes conclusivos sobre ausênca de dor e tratamentos mais rápidos com este tipo de aparelho.

      Eu particularmente gosto de trabalhar com auto-ligados, mas não gosto da idéia de propagar super-poderes para estes aparelhos.

      Pense numa ferrari. É um carrão muito acima da média, não é? Mas ainda é um carro, não voa, concorda? No transito de SP uma ferrari anda na mesma velocidade que um carro comum, não dá para passar por cima do engarrafamento, ou seja, o transito limita a velocidade do veículo.

      A velocidade de um aparelho ortodôntico é limitada pela capacidade de remodelação do osso, um aparelho com baixo atrito como o auto-ligado é um pouquinho mais eficiente, mas não vai escapar da limitação imposta pelo osso.

      Lembre-se que quem faz a diferença é o ortodontista e não o aparelho.

      Me envie um e-mail que eu mando o contato de uma colega em SP.

  377. Ola Dr André, estou com uma duvida, iniciei meu tratamento ortodontico a dois meses e sou uma paciente cirurgica, tenho que espandir e avancar maxila e talvez tenho que diminuir a mandibula, mordida cruzada, mas o caso da mandibula ainda nao foi decidido se sera necessario. Bom minha duvida é como fui em muitos ortodontista e todos me disseram que fazendo o tratamento certinho eu teria um excelente resultado estetico e funcional, porem o orto que esta me atendendo me deixou apreensiva, foi pessimista dizendo que resolveria so 50% do meu caso, deixando claro que nao sera esse excelente resultado que todos me disseram, eu posso confiar nesse percentua ou’todos os outros estavam com a razao sendo possivel sim um resultado bem satisfatorio? Por gentilez eu preciso de uma opinião?

  378. olá tenho 31 anos comecei um tratamento ortodontico fixo em fevereiro e foi colocado nos dentes de cima em março no debaixo e não colocou nos molares ainda, o que são e para que serve? é obrigatório extrair o ultimo ciso e quais as consequencias? não estou gostando do tratamento pois os dentes da frente estão meio inclinados assim / o que não era e o ortodontista lixou as laterais dos dentes os 4 da frente para fechar devido as pontas serem mais largas que as bases do dente, estou muito insatisfeita pois ele não me mostrou a documentação não falou nada sobre o tratamento não explica o que está fazendo, quero mudar de ortodontista, meus dentes melhoraram muito mas estão parecendo franja ou seja inclinado na transversal / assim como uma barra esteticamente e não eram assim.

    • Gisele,

      Em primeiro lugar eu recomendo que você converse com o seu ortodontista e mostre toda a sua insatisfação com os rumos do seu tratamento. Muitas vezes isso funciona.

      Mas se você não receber respostas claras e definições sobre prazos e objetivos, talvez seja o momento de consultar outro profissional para uma segunda opinião.

      Eu não posso emitir a minha opinião especificamente sobre o seu caso sem ter avaliado você clinicamente, mas você pode consultar um ortodontista na sua cidade.

      E sempre é bom dar uma olhada nas 10 dicas para escolher seu ortodontista. Assim você evita escolher um profissional que não tira as suas dúvidas.

  379. além disso ele disse que vai colocor o anel e puxar os molares o que isso significa? e aonde está o aparelho é até o dente 2º pré molar nos molares não tem aparelho.

  380. o anel no molar pode fazer uma expansão transversal? como corrigir o aspecto / barra franja do lado esquerdo para o direito? aonde está o aparelho a arcada ficou mais estreita que o arco onde está os molares o anel corrigi isso fazendo com que fiquem de novo no mesmo contorno dos molares ou mexe somente neles adaptando-os ao arco formado pelo aparelho e que por sinal não estou gostando pois está muito pequeno ou seja o arco está menor do que era.

  381. Olá!
    Terminei meu tratamento mas percebo um pequeno desvio com relação à linha média. Os incisivos centrais ficaram mais para a direita, isso é normal?

  382. Dr, fiz uma documentação ortodôntica no fim do mês de julho de 2012, gostaria de saber qual seria o prazo de validade dessa documentação?

  383. Doutor, utilizei o aparelho por 2 anos e 4 meses , senti que estão bem alinhados e cancelei o tratamento, uso um elastico nos dentes superiores da frente e assim que uso sinto que les ficam perfeito.Tem a possibilidade de os meu dentes da frente ficarem estufados novamente?

  384. estou desesperado. tenho 27 anos. minha mordida é funda a parte de baixo quase encosta no céu da boca. coloquei o aparelho faz quase 2 anos. a 1 ano atrás tive que arrancar os dois pre molares. ate hoje o espaço não fechou. nunca utilizei banda e o elástico da parte superior quebra com muita facilidade. eu acordo com esses elásticos arrebentados. a ortodontista vem apenas 1 vez por mês e o dentista não coloca o elástico quando quebra. não vejo os caninos indo para traz mais os pre molares vem pra frente e cria um vão atras. emfim não estou vendo acontecer nada e tenho bastante dor nestes pre molares. estou muito arrependido de ter arrancado os dentes porque eles eram mais bonitos antes do aparelho. e não sei mais o que eu faço não queria colocar outro dente mais não acredito que acontecera algo na minha boca. o que eu faço pelo amor de Deus? eu estou horrível.

    • Fabio,

      Eu entendo o seu desespero, a insegurança em relação ao fechamento dos espaços é terrível.

      Não é possível dar uma opinião técnica sem ter avaliado você pessoalmente, por isso recomendo que você converse seriamente com o seu ortodontista para que ele defina qual é a estratégia do tratamento, o que você pode esperar daqui para frente, qual a previsão para o fechamento dos espaços, enfim, uma definição do quadro geral.

      Se você não sentir seguro após esta conversa, talvez seja a hora de procurar uma segunda opinião consultando um outro ortodontista na sua cidade.

  385. muito obrigado. eu já perguntei muitas vezes. quando arranquei os dentes ela me disse q no final do ano passado o espaço seria minimo. mais até hoje é enorme. ela nunca me da uma definição completa e por isso agendei uma consulta com outro ortodontista

    • Fabio,

      Então é isso. Você vai precisar conversar com outros profissionais agora para poder tomar uma decisão sobre os rumos do seu tratamento.

      Siga as 10 dicas para escolher certo desta vez, ok?

      Boa sorte nesta nova fase.

  386. Ola Dr Andre .

    Meu caso é o seguinte , tenho os dentes antes dos caninos que nasceram atras , e agora comecei a colocar o aparelho e o orto disse que tem que extrair 2 dentes para ter espaço para os 2 de trás ir para frente , só que eu fui em um orto e ele ia começa com a banda e esse outro já não começou com a banda , se é o mesmo caso é possível duas opiniões diferentes , vai dar certo isso ?

  387. Olá,
    Fiz a colocação do meu aparelho ortodontico fixo, à pouco mais de 2 meses, o que acontece é que não estou a gostar minimamente do ortontologista que o colocou e que faz a manutenção, é muito pouco simpatico, e faz-me ficar nervosa só de pensar que lá vou. Será que posso fazer manutenção com outro dentista em outra clinica? ou por norma os medicos não aceitam fazer manutenções de aparelhos colocados por outros?

    • Vera,

      Não há uma regra para isso, tudo vai depender do ortodontista que for assumir o caso. Eu, por exemplo, não costumo pegar casos iniciados por outro profissional.

      Nesta situação eu recomendo recomeçar o tratamento com o novo ortodontista desde o inicio, fazendo nova documentação, novo planejamento e a colagem do aparelho sendo feita por quem vai executar o tratamento.

  388. Olá Dr. André,

    Preciso muito de sua opinião. Tenho 27 anos e somente agora tive oportunidade de colocar apararelho. Meu canino direito é inclusoe isso está me tirando o sono. Estou fazendo meu tratamento ortodontico com a Dra. (o nome da profissional foi editado) e segundo ela é melhor extrair meu canino do que tentar puxá-lo pelos seguintes motivos: Tenho 27 anos e meu dentes já estão habituados com a ausencia do canino; o dente canino pode estar preso ao osso, dessa forma, eu extrairia 1 pré molar à toa , visto que se o dente estiver colado no osso o mesmo não descerá e não há como saber se o dente está colado no osso a não ser fazendo a cirurgia. A Dra. disse também que o meu 1° pré molar substituiria o canino ( o desenho dele é bem parecido com o canino). Estou em dúvida se é melhor extrair ou tentar puxar. Por favor, pode me ajudar?

    • Amanda,

      Em alguns casos esta solução pode ser mesmo a melhor opção. O pre-molar pode substituir o canino razoavelmente e o tratamento fica bem mais simples.

      Desde que não haja desvios de linha média ou problemas na engrenagem entre os dentes posteriores, esta pode ser uma boa alternativa.

      Mas não tenho como saber se eu faria isso no seu caso pois não tive a oportunidade de avaliá-la.

      Na dúvida, consulte outro ortodontista na sua cidade para uma segunda opinião antes de extrair o dente. A extração é irreversível.

      Boa sorte para você!

      • Ok Dr. André.

        Eu falo de Ipanema, Rio de Janeiro.

        Eu já possuo desvio da linha média.
        Com a ausência do canino direito, todos os meus dentes superiores correram para este lado resultando no desvio da linha média. A intenção é arrancar 1 pré molar esquerdo para resolver este problema…

        Estou muito confusa e preocupada, mas muito obrigada por seu auxílio. Procurarei outro ortodontista para uma segunda opinição.

        Muito Obrigada.

        • Amanda,

          A decisão de extrair o pré-molar de um dos lados ou abrir espaço para o canino (ou um implante) do outro depende muito da relação entre as duas arcadas.

          Além disso o diagnóstico de anquilose não é fácil de ser feito. Eu estou atualmente tracionando um canino que apresentou suspeita de anquilose nas radiografias e na tomografia.

          Como o dente estava numa posição favorável, decidi junto com a cliente tentar o tracionamento.

          Felizmente o dente respondeu bem e está se movimentando, mas nunca saberíamos disso se ele tivesse sido extraído.

          Por isso a avaliação cuidadosa é fundamental nestes casos.

          Caso você queira fazer uma avaliação no consultório do Leblon, basta ligar no 3325-7681 e agendar uma consulta.

  389. olá..sou de campinas-sp. eu gostaria de saber se tem alguma cirurgia ou alguma coisa que eu possa fazer e quanto custa para eu resolver este problema. È o seguinte eu não tenho um dente pré-molar e nem a raiz da parte superior da boca,ou seja é defeituosa,estou usando aparelho a 1 ano e não tem espaços entre os dentes e estão todos alinhados mais o porem é que estão caidos para o lado direito da boca e quando eu dou um sorriso da pra se notar que os dentes maiores estão para o lado eu tenho até vergonha de sorrir e gostaria de saber se tem alguma cirurgia para arrumar este defeito e colocar um pré-molar e implante de raiz para poder trazer os dentes para o lado esquerdo já que estão puxados para o lado direito. Eu falei com meu doutor e ele falou que não compensaria pois é muito ariscada a cirurgia e sempre me enrola para me encaminhar a um cirurgião. Por favor peço que me ajudem. obrigada!

    • Jessica,

      Pela sua descrição parece que seria necessário abrir o espaço para o dente que falta e depois fazer o implante.

      Mas neste caso não haveria necessidade de nenhuma cirurgia (a não ser a do implante) então não sei a que cirurgia você ou o seu ortodontista se referem.

      Como você já está em tratamento, o ideal é conversar com o sue ortodontista. Mas se você não se sente segura com este profissional deve procurar uma alternativa.

  390. dr. andre vou colocar aparelho so que janeiro pretendo mudar para outro estado será que posso dar continuidade lá tenho que pagar algo o que devo fazer? tenho medo de falar e este dentista nao querer por mais e preciso muito deste aparelho meus dentes sao muito tortos.

    • Roseli,

      Não acho que valha a pena fazer isso. É melhor deixar para fazer o tratamento na sua cidade de destino, iniciando e concluindo o tratamento com o mesmo profissional.

      Não posso falar pelos outros ortodontistas, mas eu raramente aceito clientes que vêm com o aparelho colado por outro colega. Normalmente removo tudo e peço nova documentação para reiniciar o caso com o meu planejamento.

  391. OLÁ DR. ANDRE ! TEMOS QUE AGRADECER A DEUS POR O SR. EXISTER ! Digo que a maior parte dos ortodontistas realmente, não tem a menor vontade de debruçar-se em cima da documentação dos pacientes e acompanhar de fato, tais casos. haja vista, tamanho é o descompasso entre dentista e pacientes!
    no meu caso, simples!! fui a 22 ortodontistas !!! no rio de janeiro, parece mentira, mas, infelizmente é pura verdade. um caso de verticalização 2ºs molares inferiores e melhorar a oclusão. Que nada! 2anos e 6 meses de aparelho fixo, tenho a impressão que a coisa está pior. conclusão retirei todo o aparelho e botei um ponto final. agora não sei o que faço, até porque tenho q. fazer a verticalização PARA PREENCHER OS ESPAÇOS VAZIOS, por causA da DTM. parabens a sua boa vontade par conoscos, pessoas aflitas.

    • Iva,

      Bem, primeiramente, obrigado pelos elogios! Saiba que são bem-vindos!

      Casos de verticalização de molares podem ser bastante trabalhosos. Nem sempre o ortodontista acerta de primeira a melhor mecânica a ser aplicada. E nem sempre a tentativa de verticalizar estes dentes é uma boa ideia. Depende de diversos fatores.

      Não há como dar uma opinião sobre o seu caso sem fazer uma avaliação clínica. Como você é do Rio de Janeiro, posso oferecer a oportunidade de uma avaliação clínica para tentar orientá-la nesta situação.

  392. Dr . André , tenho 17 anos , Fui ao ortodentista porque eu nao tenho os dois incisivos Laterais superiores , entao os dois caninos se juntaram ao incisivo central .., e tambem nao tenho o primeiro pré molar , sabendo q a unica falha desde entao que eu tinha era essa, O Ortodontista acha melhor usar um aparelho ortodontico para separar os caninos do incisivo central e quando eu tiver uns 19 anos colocar dois implantes, que seriam os incisivos Laterais , e em seguida colocar o pré molar , Mas esse processo de separar os dentes da frente vai ser ruin, porque vai ser como se eu tivesse uma falha na frente , vc acha q vale a pena eu fazer isso agora? porque pensa bem , ate eu conseguir abrir um espaço para colocar os implantes, isso provavelmente vai demorar uns 2 anos , para colocar os implantes , pra provavelmente depois ter q colocar outro aparelho para eles ficarem certinho .. Voce acha q vale a pena eu passar por isso . Logo agora com 17 anos? e sei la quando vai ficar pronto … Seria tão mas facil se ele colocasse só um pré molar,e entao eu colocaria um aparelho só pra acertar , porque assim nem da pra perceber que eu nao tenho os dois incisivos laterais superiores , sevc tiver um face pode me passar ? eu realmente preciso tirar essa duvida.. tenho que voltar la dia 26/ 10 , Desde ja agradeço a sua resposta .

    • Sylvia,

      Acho que já respondi à sua pergunta no facebook, mas como você mesma disse, é necessário pensar bem antes de abrir um espaço entre os dentes anteriores.

      Mas se esta for realmente a melhor opção você sempre poderá usar uma prótese adesiva provisória que disfarça muito bem (quando bem feita) este tipo de espaço na medida em que vai abrindo.

      Obviamente isso precisar ser combinado com o ortodontista que pode fazer ele mesmo este trabalho ou encaminhar para outro dentista que trabalhe com prótese, por exemplo.

      Tudo de bom para você.

  393. Pingback: Blog do ortodontista » Arquivo do Blogue » Mordida Cruzada

  394. Dr Andre, eu tenho uma enorme duvida.
    Usei aparelho durante 4 anos, porque meu dente canino superior está incluso, dai eu tive que fazer uma cirurgia de tracionamento e usar aparelho para puxar, mas o problema é que meu dente nunca desceu, ficou praticamente na mesma posiçao, e por isso tirei o aparelho. Agora to querendo extrair esse dente e colocar um implante, ja que esse dente nao vai vir mesmo. Só que todo dentista em que eu vou, fala sempre a mesma coisa: pra continuar tentando puxar esse dente, mas eu to cansada de usar aparelho, usei 4 anos e continua a mesma coisa. Entao queria saber se é comum demorar assim, anos e anos pra puxar um dente. Eu sei que implante nao é a mesma coisa que um dente natural, mas to cansada de usar aparelho, e nem tenho certeza se vou obter resultado. Nao quero jogar dinheiro fora. Desde ja agradeço sua resposta.

    • Denise,

      Realmente é uma situação bastante chata.

      Se o dente estiver anquilosado não vai se movimentar de jeito nenhum. Se estiver com uma inclinação muito desfavorável ou muito longe da posição dele, também pode ser difícil trazê-lo para o lugar certo.

      Nestes casos a indicação seria de extrair o dente e fazer o implante.

      A opção de continuar tentando o tracionamento equivale a considerar que a mecânica usada nestes 4 anos foi ineficaz, pois é tempo suficiente para movimentar este dente.

      Só que eu não tenho como avaliar o caso sem ter visto você, então acho que você deveria primeiro se concentrar em encontrar um dentista ou ortodontista de confiança para ajudá-la nesta decisão.

      Comece seguindo as dicas deste post.

      Boa sorte!

      • Bem eu acho que o provavel é que o dente esteja anquilosado mesmo, pois pelo o que percebi no raio x e segundo opiniao de varios dentistas ele está com uma posição favoravel pra puxar. E realmente eu penso a mesma coisa quando dizem para continuar puxando: que a mecanica foi ineficaz. Mas por acaso existe algum outro metodo pra tracionar um dente? Ja consultei varios ortodontistas e vejo aquele ar de duvida na maioria deles, e isso me deixa confusa. Eu nao queria um dente artificial, mas nao vejo outra soluçao. Estava pensando na possibilidade de extrair o canino incluso e movimentar o pre-molar para frente e assim substituir o canino. Nao sei se isso é viavel, ate porque nem sei o tempo que isso poderia levar, levando em conta minha idade tbm, tenho 20 anos. Mas para verificar se o dente está realmente anquilosado, seria necessario fazer uma tomografia, ou apenas com a panoramica é possivel saber? Obrigada.

        • Denise,

          A opção de tentar trazer o pré-molar para o lugar do canino pode até funcionar dependendo do caso, mas eu acho difícil.

          Para saber se o dente está anquilosado a tomografia é mais precisa, mas mesmo assim eu estou atualmente terminando o tracionamento de um canino inferior que foi diagnosticado como anquilosado na panorâmica e na tomografia, ou seja, para ter certeza, só tentando tracionar.

          Agora cabe a você decidir se arrisca mais uma tentativa de tracionamento ou parte para a extração e implante.

          Acho que vale a pena fazer ao menos uma tomografia antes de decidir.

          • Bem, vou fazer a tomografia e dependendo do caso posso tentar mais uma vez, e procurar um ortodontista mais experiente com base na dica do post. Muita obrigada pela atenção Dr André, parabens pelo blog, me ajudou muito, e não só eu, como muitas outras pessoas tambem. Muito obrigada!

  395. Dr. Andre, gostaria de tirar um dúvida coloquei o aparelho em março deste ano, só tenho banda do lado esquerdo em cima e embaixo, e elas não são coladas só encaixadas, isso é normal? pois as vezes a banda da arcada de baixo solta aproveito e até limpo, pois acumula resíduos alimentares, gostaria de uma opinião sua.

  396. Ola dr. Sempre fui dentuça. Eu usei aparelho dentario desde muito novinha, mas eu resistia demais ao tratamento. Na fase da minha adolescencia, eu usei aquele aparelho externo e depois o fixo. Na epoca, fiz 4 extrações (dois superiors e dois inferiores). Logo apos a extração, eu retirei o aparelho p seguir a carreira de modelo (incrivelmente, na agencia, eles me estimularam a parar o tratamento, porque havia mercado para meninas dentuças). Enfim, passei por um periodo de depressão pos traumatica e passei essa epoca sem escovar os dentes ( minha mãe fazia por mim). Perdi mais 3 dentes. Enfim, agora curada, voltei as minhas atividades, a faculdade e ao tratamento ortodontico. Eu procurei varios ortodontistas e eles disseram que eu iria passar anos com aparelho mas que eles não iriam conseguir deixar o meus dentes do jeito que gostariam, porque eu nao poderia extrair mais nenhum. O meu dentista atual disse que conseguiria sim. Efim, depois de um ano, seguindo a risca o tratamento e nunca faltando as consultas, vou tirar o aparelho. Eu insisto que ainda estou dentuça, mas o meu ortodontista afirma que a oclusao esta perfeita e que a minha arcada dentaria é essa, dentuça. Isso é verdade? Nao consigo me conformar com a insistente protusao dos 4 dentes da frente.

    • Rafa,

      Não tenho como dar uma opinião sem ter visto você pessoalmente. Só através de uma avaliação clínica poderia dizer se é possível reduzir este seu trespasse horizontal (dentuço).
      Sinto não poder dar uma resposta mais conclusiva.

  397. Oi Dr André, eu precisava de tratamento Ortodôntico então antes de dar inicio, visitei três consultórios, em todos os três, os dentistas me informaram que no meu caso o prazo para o tratamento seria de 12 meses. Sendo assim eu dei preferencia a Dentista em novembro de 2007 pois segundo a avaliação dela pela minha documentação também seria este mesmo prazo.Porém no final de três anos eu ainda estava com o aparelho, e foi quando eu engravidei, durante a minha gestação percebi que minha gengiva superior havia estufado, fiz um comentário com ela a respeito disto, de uma forma muito grosseira a dentista me disse que aquilo havia acontecido por conta da minha gravides, disse que era normal isto acontecer em algumas mulheres. Minha filha veio a nascer, e o problema continua, mostrando claramente que houve algum erro grave da parte dela. Hoje eu estou usando o aparelho móvel mas desejo que esse erro seja corrigido. Eu entrei em contato com a fiscal do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, mas até agora ninguém se manifestou, tem como corrigir um problema desses ? Obrigada.

  398. Olá, li algumas matérias no seu blog e achei bem interessante. Tenho algumas dúvidas desde que coloquei aparelho e não foram esclarecidas mesmo após sua retirada.
    Fiquei 1 ano e 2 meses com aparelho fixo, após tirá-lo achei que meus dentes não estamos perfeitos, porém a dentista disse que sim. De um tempo para cá venho percebendo que meus dentes de cima estão entortando novamente, mesmo não fazendo muito tempo que tirei meu aparelho (2 anos atrás). Os dentes de baixo não entortaram pois tem contenção, porém o segundo molar que eu tinha torto antes de colocar o aparelho continua na mesma posição pois ela não tentou consertar esse dente, ela colocou aparelho apenas até o primeiro molar sem o “anel”, pois assim esse dente não iria atrapalhar. Ela me disse que arrumar esse dente não era necessário pois não atrapalha minha mordida. Isso está certo? Há casos que um único dente não precisa ser consertado? Ao contrário de consertá-lo ela adaptou o dente de cima, ficando também um pouco torto.
    Ao tirar o aparelho demorou mais de um ano para o dente que tinha o anel em cima (segundo molar) se juntar ao terceiro molar. Ela disse que isso é normal, pois por muito tempo usei o anel e isso vez com que o ultimo dente chegasse mais para trás e demoraria até vir totalmente para junto do outro.
    Gostaria de saber se após 2 anos já é possível que meus dentes estejam entortando ou é por que ela não corrigiu tudo que deveria. Também gostaria de saber se há casos de só um dente não ser “consertado” e se é normal os dentes de trás ficarem separados por tanto tempo após a retirada do aparelho.

    • Ana,

      Sim, após dois anos ou até menos é possível perder parte dos resultados dependendo de como o tratamento foi conduzido.

      Quanto a deixar o segundo molar fora da posição, não é o ideal, mas não compromete o resultado necessariamente.

      E o espaço deixado pela banda pode ser mesmo bem inconveniente. Este é um dos motivos pelos quais eu evito usá-las. E pode demorar bastante para fechar.

  399. Comecei a usar aparelho fixo há uns 4 meses atrás, para tratar a mordida cruzada, meus dentes são perfeitos, porem a mordida errada, sem contar que sofro com DTM, minhas dores melhoraram uns 60%, no entanto ainda esse ano me vejo impossibilitada de continuar o tratamento, já que irei estudar em outra cidade e dependerei da renda da minha mãe para o essencial.

    O que fazer, será que existe a possibilidade de realizar a manutenção a cada 2 meses, atrasaria o tratamento? aparelho de contenção seria ideal?

  400. Oi. Quero saber quantos anéis(bandas) são necessários em um tratamento ortodôntico? Eu já tenho quatro (2 em cada arcada) e minha dentista quer colocar mais 4. Esta certo isso?

  401. Ola
    tenho 16 anos,tenho diastema de 2mm,e gostaria muito de remove-lo.
    coloquei aparelho faz 2 dias, e a medica disse que não havia chegado o molde e os exames que fiz anteriormente nas mãos dela e do mesmo jeito ela colocou o aparelho… gostaria de saber se isto esta certo ? e ela disse que eu deveria fazer frenectomia com um tempo.. gostaria de saber aproximadamente o tempo que levaria para meu diastema fechar ou até mesmo reduzir uns 50% de tamanho ? obg

  402. olá, dr andré, tenho 3 perguntas a fazer…

    Primeira Pergunta: tenho minha mordida errada, e segundo minha dentista é a classe ii, onde a arcada superior é mais a frente que a inferior… porem minha dentista disse que nao vou precisar corrigi a mordida, sendo que a uns 3 meses atrás ele disse que precisava, e que minha mordida era a classe ii… Quando foi ontem, fui ao meu dentista, e ele disse que mes que vem eu tiraria o aparelho e que eu teria de colocar ( nao me lembro o nome) pra tampar os espacinhos que vao sobrar dos dentes da arcada inferior.. aproveitei e perguntei a ele sobre a mordida, e ele disse que eu nao iria precisar de corrigi-la, só que da pra ver que a arcada superior é bem a frente da inferior… O que eu faço ? será que estou sendo enganado ?

    Segunda Pergunta: eu comecei o tratamento em um dentista dps de 6 meses, troquei, isso pode ter prejudicado em algo ?

    Terceira Pergunta: é possivel um profissional só ter certeza de que a extraçao é necessaria apos um tempo de tratamento ? foi oq minha primeira e segunda dentista disse
    o que me encomoda é que no final das contas eu nao extrai nem nada, e meu dente ” entre o canino e o da frente” o que fica do lado dos dois, é um pouco torto, deixando o da frente tbm com um leve entortamento, e nao fica ”perfeitamente alinhado”

    pf to muito inseguro com esse tratamento, tente me ajudar na melhor maneira possivel

    obrigado.

    • Gustavo,

      Não tenho como dar uma opinião sobre o desenvolvimento do seu tratamento sem ter visto o caso.

      Mas certamente a troca de ortodontista não é benéfica para o tratamento pois cada um tem uma visão do caso e das possíveis soluções.

      Quanto à decisão de extrair dentes, normalmente é tomada no início do tratamento após o estudo da documentação ortodôntica.

      • Pois é, as duas deixaram pra decidi se eu teria que extrair dente, após um tempo de tratamento, acabando decidindo que nao… quando a mordida, o bracket do canino e do pré molar tem até aquele ”ganchinho” que seria pra passar o elastico.

        • Gustavo,

          O importante é que o resultado esteja dentro do que foi combinado no início do tratamento, sendo este com ou sem extrações.

          Se ainda não ficou bom, converse, pergunte e insista até ter o resultado que foi prometido.

  403. Estou a três meses fazendo tratamento ortodôntico e o ortodontista ainda não colocou as bandas ou tubos, tenho sobre mordida, apinhamento e a falta de dois dentes, mesmo sem as bandas o aparelho faz efeito no meu caso? A minha amiga já faz tratamento a mais de três anos e nunca teve as bandas colocadas nos dentes e não tem previsão de quando vai terminar o tratamento.

  404. Olá doutor, o meu caso é cirurgia, minha arcada inferior é maior que a de cima!! Só que eu n quero fazer a cirurgia… queria corrigir tirando os 2 pre molares,, mais fui em uma dentista ela não quis pegar meu caso… pq o resultado n vai ficar completamente bom! mais eu to ciente q não vai, pq o maxilar vai continuar do msm jeito… so q n quero mudar minha estetica, meu maxilar nem e tão grande assim! To sem saida :/

    • Bia,

      Você deve consultar outros ortodontistas até encontrar um que seja de confiança e aceite fazer um tratamento compensatório (se isso for realmente possível).

      Mas é preciso escolher com carinho pois este tipo de tratamento não é tão simples quanto parece.

  405. olá Dourtor eu tenho perca de dois dentes a 6 anos fica bem do ladinho, eu queria fazer o implante dentário mais o dentista disse que o aparelho pode fechar um pouco ele disse que não vai fechar muito mais que vai melhorar bastante, é possivél um aparelho fechar o espaço de um dente?

  406. Doutor, boa tarde.

    Meu nome é Francisco, estou fazendo tratamentos ortodôntico a exatos 8 anos. Infelizmente minha primeira ortodontista mudou da cidade e tive que mudar de profissional, fui atendido por ela. durante aproximadamente 4 anos. O profissional seguinte, informou que foi adotado tratamento indevido o que provocou consequências negativas em minha mandíbula. Estou com esse último profissional, mas percebo que o tratamento está moroso, por isso resolvi consultar outro ortondontista. O novo ortodontista solicitou as radiografias anteriores para comparar o antes e depois…

    Minha pergunta é: Meu ortodontista deve entregar os meus exames realizados a 4 anos, ou, é facultado a ele devolvê-los?

    Aguardo respostas.

    Obrigado.

    João B. Filkres

  407. Olá Dr. Andre, minha dúvida é a seguinte: Tenho um dente canino incluso do lado direito, e minha dentista disse que ele está deitado e não vai ser possível tracioná-lo e o melhor a fazer é extrair. Tenho 17 anos e minha vontade é não extrair e tentar tracioná-lo mesmo assim!
    Há algum problema se eu não extrair e a presa continuar inclusa?
    Obrigada, 🙂

  408. Prezado Dr.Andre,

    Estou prestes a colocar aparelho ortodôntico. Porém, a busca pelo profissional é sempre uma tarefa bem delicada. Enfim, já estive em três consultórios… Sendo que a técnica que estou inclinada a escolher é a dos aparelhos ortodônticos interligados estéticos, visto que a considerei como sendo muito interessante pelos resultados serem mais rápidos e causar menos desconforto e dor, além de não ser necessário o uso das borrachinhas. Gostaria de saber se:

    1) de acordo com seu entendimento, está técnica é realmente boa e com os resultados garantidos, levando-se em consideração o bom profissional e também o organismo de cada pessoa ao reagir ao referido tratamento?

    2) Em relação a ortodontia tradicional, a interligada pode ser considerada mais vantajosa com relação ao tempo de tratamento e demais fatores?

    3) Utilizada esta técnica autoligável, mesmo assim é necessária a visita mensal ao dentista com a finalidade de ser verificado o bom andamento do tratamento ou o prazo da consulta pode ser ampliado para 2 ou 4 meses de intervalo?

    4) Tenho uma “pequena abertura” entre os dentes da frente, na arcada superior. Dois dentistas indicaram a necessidade de uma frenectomia antes da colocação do aparelho, para evitar que após a correção dos dentes, este espaçamento retorne. Só que o terceiro dentista disse não haver necessidade desta cirurgia, pois ela não garante que o espaçamento não volte. Apenas o uso da contenção é que garantirá o resultado definitivo. Isto procede?
    Devo ou não fazer a referida cirurgia?!

    Enfim, como pode perceber, estou apreensiva. Afinal, meu orçamento é curto e também tenho pressa no resultado.

    Desde já, agradeço pela atenção dispensada.

    Um abraço.

    Christiane

    • Christiane,

      1- Aparelhos auto-ligados têm algumas vantagens e eu os uso regularmente. Mas não é o aparelho que vai garantir um bom resultado e sim o ortodontista.

      2- Esta questão do tempo de tratamento gera muita polêmica. Nem todos concordam que aparelhos auto-ligados apresentam resultado mais rápido. Acho que isso também vai depender muito mais do profissional.

      E quando se fala em prazo é importante saber se a proposta é de prazo/custo fechados desde o início, certo?

      3- As visitas mais espaçadas são propagadas como uma das vantagens dos aparelhos auto-ligados, mas eu particularmente prefiro fazer consultas mensais mesmo com estes aparelhos para acompanhar a evolução do caso. Por outro lado, já fiz tratamentos convencionais com consultas mais espaçadas e com sucesso. Como eu gosto de dizer, o aparelho auto-ligado é ótimo de se trabalhar, mais higiênico e facilita alguns movimentos. Mas não faz milagres e não é um super-aparelho como às vezes nos fazem pensar.

      4- Concordo com o terceiro ortodontista.

      • Muito obrigada pela atenção, Dr. André!
        Fiquei muito feliz com os esclarecimentos que recebi. Acrescentaram de maneira bastante significativa a minha decisão de colocar os autoligáveis.

        Um abraço.

        Christiane

          • Dr. André,
            Mais uma vez peço sua ajuda…
            Parece que quanto mais a gente tira dúvidas, mas elas aparecem.
            Estou prestes a escolher o profissional que irei colocar o aparelho. Mas, minha dúvida é a seguinte: tenho duas opções: O primeiro dentista é amigo do meu sobrinho e é considerado um bom profissional. Sendo que ele não costuma utilizar os aparelhos esteticos autoligáveis. Aliás, ele não acredita muito nos benefícios do mesmo e considera esta técnica até um certo ponto como “fantasiosa”, puro marketing. Já utilizou uma única vez a não se adaptou ao fabricante, encontrando dificuldades com a “porta”. Diz preferir o aparelho tradicional e acha que obteremos o mesmo resultado. Porém, constatou que o tratamento andou mais rápido. Sendo assim, gostaria de saber, se mesmo ele não estando acostumado com a técnica, pode realizar um bom trabalho com o autoligavel, tendo em vista o fato de ser um bom profissional? Ele pesquisou e encontrou um fabricante alemão “Forest” e me deu como opção este aparelho, já que quero tanto o autoligavel. Ele precisaria de um curso especifico para lidar com a técnica ou apenas pelo fato de ser um bom ortodontista já está apto a realizar um bom trabalho e saberá como tirar um bom proveito de todos os benefícios/vantagens que a referida técnica oferece? Enfim, minha dúvida é esta. Tenho receio de contrata-lo e no final perceber que ele não era eficiente na técnica autoligavel, somente na tradicional. Como segunda opção, tem uma empresa chamada Euro orto. Estive consultando com eles. Aparentemente gostei. Porém, como não conheço nenhuma referência do profissional e da empresa, tenho receio. Fiquei sabendo deles por intermédio de um programa de televisão. Então, decidi ir conhece-los. Eles se dizem especialistas no método e trabalham com a marca Crystal 3G. Preciso decidir isto esta semana. Já prorroguei demais. Estou perdendo tempo. Eis a questão, optar pelo profissional sem experiencia na técnica autoligavel, mas que sei ser um bom profissional ou pelo profissional da referida franquia Euro orto, mas que não tenho referência alguma?! Será que pode me ajudar a tirar mais esta dúvida?! Desde já, agradeço.

            Christiane

            • Christiane,

              O primeiro ortodontista está certo em considerar exageradas as qualidades propagadas pelos fabricantes de aparelhos auto-ligados. Mas isso não quer dizer que não seja ótimo trabalhar com este tipo de aparelho. Eles apenas não fazem milagres.

              Se ele não tem experiência com este aparelho seria bom começar com um caso simples. Se o seu caso for simples, talvez valha a pena.

              Quanto à clínica, recomendo que você volte a ler o post, e faça as perguntas das 10 dicas. Aliás, também vale fazer para o amigo do seu sobrinho.

              Quem pontuar melhor fica com a cliente.

  409. Dr. André estou com algumas dúvidas referente a aparelho e gostaria de saber se poderia me ajudar. Hoje retirei meu aparelho em um consultório de um plano que pago devido a na minha opinião haver constantes enrolações, digo isso pelo fato de ter saído uma banda do meu dente e estou a mais de 4 meses pra esse banda ser recolada… O que aconteceu, a dentista que estava passando saiu de licença maternidade e no lugar dela veio essa que quando foi me recolocar a banda que quebrou, ela simplesmente pegou a banda quebrada usada e soldou e recolocou de volta, nada com sucesso pois a mesma saiu em questão de horas, soltar a banda quebradas é um procedimento normal? Quando minha dentista retornou da licença falei do ocorrido pra ela e quanto aquilo me deixou com raiva, pois na minha opinião o mínimo que a outra devia ter feito era colocar uma banda nova… Para minha surpresa ela olhou e disse que eu não precisaria mais ter banda naquele local pois o dente já estava no lugar, assim foi até o retorno no mês seguinte que novamente para minha surpresa ela olhou e disse que precisaria bandar no mesmo lugar que havia dito não precisar antes, deu exemplo que precisaria continuar puxando os dentes para o lado e que necessitaria, bom fica minha dúvida se agora precisa então porque não colocou antes já que meu dente não mudou nada do mês seguinte para o próximo? Pois aí começou minha jornada para essa banda ser colocada, ao invés dela colocar os separadores só disse para voltar mês seguinte. Voltando no mês seguinte ela colocou o separador e fiquei com ele em torno de 1 mês, há necessidade de ficar todo esse tempo? Quando finalmente voltei no mês seguinte ela colou a banda porém não passou o fio alegando que precisaria colar e se passasse o fio poderia soltar… Há necessidade disso também? Fique mais um mês com essa banda colada e quando finalmente retornei no outro mês para passar o fio, ela passou na quinta e na quinta mesmo o tubo da banda se soltou… Consegui retornar na segunda feira e achando que ela iria resolver meu problema, só cortou o fio que estava em excesso, não me colocou uma banda nova e mandou voltar mês seguinte… Isso é só um resumo básico do que venho tendo que aguentar de uns meses pra cá… Agora indo a parte que queria perguntar é, tirei meu aparelho para colocar em outro orto pois não estava aguentando mais tanta enrolação, só que ao ver meus dentes na parte de cima pareciam certos, mas quando tirei o aparelho eles estavam tortos e desalinhados… Não estavam em uma posição que apresentão naturalidade e antes de tirar ouvir por algumas vezes dela que a parte de cima já estava pronta e não precisaria mais mexer, quanto a parte de baixo ela ainda estava mexendo porém notei que o alinhando está assustador, pra alinhar os de baixo com o de cima preciso entortar meu maxilar e sorrir de uma forma que eles encaixem pois normalmente eles estão muito fora do correto… Esse não posso falar muito, mas minha dúvida é o seguinte, é normal os dentes ficarem desalinhados assim, será que houve erro dela? Sinto que o tempo que passei lá foi um pouco desperdiçado depois de ver o resultado após tirar, mesmo sabendo que não está pronto. Posso enviar umas fotos caso necessário… Desculpe pelo texto enorme, mas estou meio frustado e apreensivo, pensando em diversas coisas como, se houve erro não poderei melhorar mais meus dentes e justo eles que sempre foram um problema para mim.

    • Fernando,

      Entendo que você esteja frustrado, mas não posso dar uma opinião sobre o tratamento sem avaliar o paciente clinicamente. Por isso mesmo não adianta me enviar fotos. Eu nunca avalio fotos enviadas. Não é possível fazer uma consulta desta forma.

      O que posso dizer é que uma semana costuma ser o suficiente para uso de separadores (normalmente uso por dois dias) e que a confecção da banda, cimentação e inserção do arco podem ser feitas na mesma consulta.

  410. Olá Doutor!
    Estou usando aparelho a seis meses…comecei o tratamento com uma dentista mas o mesmo saiu da clínica. Fui par um outro dentista que pediu a extração de dois dentes superiores…Apesar do dentista esclarecer as minhas dúvidas, estou com medo, pois ninguém gosta de ficar sem dente né!
    Busquei esclarecer algumas dúvidas com alguns profissionais da clínica, mas não fiquei muito satisfeita…Estou pensando em mudar de clínica… O que acha? Se eu mudar, posso pedir a minha documentação?
    Obrigada!

  411. Boa tarde Dr. André,
    Adorei seu blog tirei muitas duvidas que meu dentista não tira, já tentei por varias vezes conversar com ele, tirar duvidas,mas não senti firmeza nas respostas dele, por isso estou trocando para uma nova dentista onde mesmo não sendo minha dentista ela ja tirava minhas duvidas. Porém gostaria de tirar uma duvida, meu dente do ciso so lado direito esquerdo na parte debaixo estão nascendo, na vdd o do lado direito ja saiu quase que inteiro, falta so uma pontinha de nada e o dentista que eu vou e não tira duvidas disse que terei q extrai-los, porem do lado direito não tenho o segundo dente depois do canino, no fundo. E como o ciso nasceu ele empurrou meu dente fechando um pouco o espaço do dente q não tenho, uso aparelho faz 10 meses, vou mesmo precisar retirar o dente do ciso?

    • Obrigado Tamiris!

      Entendo que você esteja pensando em usar o siso para fechar o espaço do dente ausente. Talvez isso seja possível, mas não tenho como afirmar se você deve ou não extrair o siso. Isso depende de uma avaliação criteriosa do caso.

  412. Caro Dr. André
    Tenho 33 anos e sempre me incomodava o fato de um de meus dentes incisivos inferiores ter nascido totalmente atravessado entre os demais. Nunca fui ao dentista até os meus 15 anos de idade pois até então não tive (dor de dente) ou cáries o que, infelizmente, como em muitos lugares do interior do Brasil, era o único motivo de se ir ao dentista. Quando precisei fazer algumas restaurações nenhum dos profissionais comentou sobre o fato do tal incisivo. A algum tempo procurei um ortodontista, pois notei desgaste nos dentes incisivos, principalmente inferiores, inclusive no tal atravessado, e fiz a documentação com radiografias e moldes. Este profissional me assustou bastante e deu duas opções de tratamento. A primeira com a cirurgia ortognática de avanço mandibular e a segunda com a extração dos quatro pré-molares. Busquei outra opinião e a segunda profissional disse que o uso do aparelho fixo resolveria o problema sem cirurgia e sem extrair nenhum dente. Como podem haver diagnósticos tão diferentes? Será que se desatravessar o dente não vai haver um apinhamento ainda maior na mandíbula?
    Tenho constantes dores de cabeça e ouço estalos ao mastigar.
    Sei que é difícil um diagnóstico sem uma consulta pessoal, mas gostaria de saber sua opinião. Grato.

    • Milton,

      Ao que parece são propostas com objetivos diferentes.

      Se houve indicação de cirurgia para avanço mandibular, é sinal de que o profissional avaliou que sua mandíbula é curta.

      Extrações de 4 pré-molares geralmente estão relacionadas à biprotrusões.

      A correção de um incisivo rotacionado é uma simples movimentação ortodôntica, mas que precisa de espaço para ser realizada. E isso pode ser conseguido com extrações ou desgastes interproximais.

      As dores de cabeça e estalos são ainda um outro problema que provavelmente não será resolvido com ortodontia.

      Mas, como você mesmo disse, não há como avaliar o seu caso especificamente. Talvez você precise consultar mais alguns profissionais antes de decidir.

  413. Olá Dr. André, coloquei aparelho fixo á seis meses, estou muito triste, pois antes de fazer o tratamento meus dentes encostavam uns nos outro sem problema, agora estou com a mordida aberta, coloquei aparelho apenas para corrigir alguns dentes tortos, e agora estou com este problema, ela pediu que eu fizesse uma avaliação com outro dentista do consultório q vê a parte óssea, fiz a avaliação e o mesmo disse q tenho q fazer uma cirurgia, mas achei um absurdo, pois nunca tive mordida aberta, tenho várias fotos antes do tratamento onde mostra claramente q meus dentes não tinha este problema, a dentista disse q não foi o aparelho, o que pode ter acontecido Dr. gostaria de mudar de Dentista, mas tenho contrato o q faço?

    • Cristiane,

      Em relação à parte técnica, eu não tenho como afirmar nada sem ter avaliado você clinicamente. Eu recomendaria consultar outros ortodontistas para ouvir opiniões diferentes.

      Quanto à parte contratual, eu acho que todo contrato deve ser respeitado.

  414. Olá Dr. preciso de ajuda!
    enquanto beijava o freio da minha língua lesionou e ficou como se eu tivesse cortado um pedacinho. Doí quando beijo, quando coloco a língua pra fora pra escovar, chegando a sangrar quando faço isso. E agora? O freio se reconstitui, se regenera, ou vou ter que fazer cirurgia? Me ajude por favor. será que não vou poder mais beijar?