Produzi este vídeo com imagens 3D para explicar esta classificação que sempre ouvimos quando vamos ao ortodontista. A classificação de Angle que usa os termos Classe I, Classe II e Classe III (assim mesmo em algarismos romanos).
Depois de assistir a este vídeo, eu recomendo este outro, também feito em 3D mostrando Como Funciona o Aparelho Ortodôntico que vocês também vão gostar.
E siga nosso Instagram para ver o que há de mais moderno em ortodontia.
Olá Dr. André, sempre percebi que o queixo de minha mãe parecia muito pequeno de perfil, ela usou aparelho para corrigir a mordida por anos e isso nunca melhorou, quando eu tinha 10 anos, passei a usar aparelho fixo com o mesmo objetivo de corrigir a mordida, mas mesmo após o dentista encerrar meu tratamento com o aparelho 5 anos depois, notei que também tinha esse queixo com aparência pequena e que meus dentes de cima pareciam muito pra frente comparados com os de baixo. Fui atrás de opiniões de dentistas recentemente, e todos afirmaram que meu caso a primeira vista, parece ser muito leve para que necessite de cirurgia, porém, também afirmaram que aparelho não resolverá, meus exames deram que sou classe 1, porém que apresento retrusão maxilar, além de protusão do incisivo superior e inferior. Será que há algum tratamento?
Nicoly,
Não tenho como dizer muito sem avaliar clinicamente. Se você tem a queixa estética mas não tem um problema de discrepância óssea expressivo, talvez seja o caso de fazer apenas uma mentoplastia (corrigir a ponta do queixo) existem alguns procedimentos para isso. Converse com um cirurgião buco maxilo facial.
Doutor , sou classe II e gostaria de saber se o mesmo pode deixar a pessoa com boca funda ! Grato
Caio,
A classe II se refere à relação entre os dentes das arcadas superior e inferior.
Geralmente via estar presente um retrognatismo, que é a mandíbula mais curta que a maxila.
A “boca funda”, que eu entendo como um perfil côncavo, está associado à correção do retrognatismo com extrações de pré-molares superiores.
Não sei se a sua pergunta se refere a isso.
Olá, tenho um situação complexa.
1º – Vou perder os dois primeiros molares inferiores e dois dentistas disseram que, seria tranquilamente possível extrai-los ao invés dos pre molares e fechar o espaço puxando os segundos e terceiro molares, pois a parte da frente ira para trás e a de trás (segundo e terceiro molar) iria para frente, concluindo o fechamento do espaço, mas fico com o pe atrás… Gostaria de saber, Isso é prudente e bom de se fazer ou é melhor implante?
2º – Fui diagnosticado como Classe III com biprotusão dentaria e prognatismo, os meus dentes superiores são projetados para frente, bem inclinados mesmo, disseram que foi devido a lingua, chupetas e mamadeira que os projetaram para frente, eles não estão como classe III do video, estão um em cima do outro e não na frente, foram me dado 2 opções de tratamento, com e sem cirurgia ortognatica, os cirurgiões que consultei disseram que era cirurgico mesmo, um dentista disse que poderia me realizar o tratamento sem a cirurgia e obteria um resultado superior a 90%, meu caso é complexo, pois além de tudo isso tenho problemas com a respiração, ronco, alergia, respiro pela boca e problemas com o posicionamento da lingua, agora, disseram que so posso escolher uma opção, pois se escolher o tratamento sem cirurgia, depois não poderei realizar a mesma, e se escolher com cirurgia, bom ai estará tudo resolvido… Acha que seria bom escolher ir sem a cirurgia, pois não estou muito em condições no momento…
Acha que os problemas de respiração continuariam? Pois se for um problema funcional creio que so a cirurgia resolve e não apenas tratamento ortodontico…
Jefferson,
Apesar do tratamento compensatório ser uma alternativa, é necessário que o ortodontista tenha bastante experiência para lidar com um caso assim.
Dizer que um tratamento pode ficar “superior a 90%” por exemplo, é muito subjetivo. Como avaliar esse percentual?
Recomendo que você converse com mais alguns ortodontistas para ouvir mais opiniões. Recomendo as 10 dicas do blog antes de decidir.
Dr boa tarde! Minha filha tem 10 anos, o caso dela é classe III, ela ja usou o expansor com 6 anos e agora esta usando novamente, minha pergunta é a seguinte, é isso mesmo pode se usar duas vezes? vai precisar usar novamente?
Obrigada
Maria,
Normalmente uma disjunção palatina é feita uma única vez. Mas não há como dar uma opinião sem avaliar o caso clinicamente. Principalmente em tratamentos de classe III em crianças pequenas, onde a abordagem pode variar muito, dependendo do ortodontista.
Dr. Boa tarde!, gostaria de saber em média o valor da cirurgia para correção de classe II, também seria necessário fazer a mentoplastia, sei destas coisas pois já estou á 6 anos aguardando a cirurgia pelo SUS, e estou inclinado a fazê-la particular, mas preciso me preparar para os gastos, desculpe ser tão objetivo, mas é um sonho enorme fazer essa operação, desde já agradeço.
Raphael,
Eu não sou cirurgião e não tenho como falar em valores para esse tipo de procedimento.
Dr. André, boa tarde!
Possuo mordida aberta classe 2. Já extrai 4 sisos e dois pré-molares inferiores. Minha dentista pediu para extrair um pré-molar superior, mas estou insegura. Normalmente não deve extrair o par? Posso extrair apenas de um lado?
Att.
Natália
Natália,
O que achei estranho é extrair dois prés inferiores em um caso de classe II. O esperado era que se extraísse dentes superiores. Quanto à extração unilateral, geralmente é um recurso para compensar uma assimetria. Não é errado por princípio, mas não tenho como dizer se é a melhor opção para o seu caso.
Estou usando Classe 3 a + ou – uma semana, notei que meu canino inferior direito esta se deslocando alem do que deveria, ele não esta mas conectando com o canino superior esta bastante para o lado esquerdo, mas os caninos esquerdos superior e o inferior estão alinhados, e sinto fortes dores principalmente nos 2 caninos que estão certos
Gabriel,
Converse com o seu ortodontista sobre isso, pois não é normal sentir fortes dores.
Olá Boa tarde.
Minha filha tem 14 anos, usa aparelho a 3 anos, possui respiração bucal e por isso ficou com a arcada superior aberta. O profissional desistiu do trabalho com ela e indicou pra fonoaudiologa e nada falou sobre a Ortodontia Funcional dos Maxilares.
Isso resolveria o problema?
Obrigado Dr, fico no aguardo.
Tony,
A Ortopedia funcional é uma ótima alternativa para lidar com a respiração bucal, mas aos 14 anos, a janela de oportunidade para ter resultados está fechada ou quase fechando.
De qualquer forma, vale a pena consultar um profissional que trabalhe com Ortopedia funcional para fazer uma avaliação do caso. A fonoaudiologia vai somar esforços na direção de um resultado melhor e mais estável.
Olá Dr. Andre
Tenho uma leve mordida cruzada, me encaixaria em qual classificação? Tenho 18 anos, uso o aparelho fixo ha 3 meses e gostaria de saber se eu precisaria colocar o aparelho hyrax ou se já passei da idade de usar. Obrigada!
Larissa,
Essa classificação é no sentido ântero-posterior. A mordida cruzada em si já é uma classificação de má oclusão. Na sua idade não há contra-indicação para o uso de um disjuntor. Mas não tenho como dizer se você precisa ou não de uma disjunção.
Boa tarde Dr!
Meu filho tem 18 anos e já realizou tratamento ortodôntico, sua oclusão ficou perfeita e linha média sem desvios, e maxila não atrésica, mas ele é um classe II leve com retrognatismo mandibular, ele procurou uma ortodontista e ela indicou o uso de expansor de maxila e apos uso de aparelho inter-ligado, minha dúvida é se pela idade isto não vai causar apenas movimentos dentários, ou seja vai desalinhar os seus dentes sem ganho esquelético?? por favor me ajude qual sua opinião??
Solange,
Realmente é difícil obter crescimento ântero-posterior da mandíbula nessa idade.
Se o retrognatismo for acentuado, talvez tenha indicação cirúrgica.
Bom dia Dr. André!
Tenho um pequeno desvio de linha média que queria corrigir com aparelho, porém a minha última experiência não foi boa porque a ortodontista só trocava borrachinhas e me enrolava. Fiquei 6 anos com o aparelho e por fim, acabei pedindo para ela tirar porque não via resultado.
Você poderia me indicar algum especialista aqui no estado de São Paulo? Sou do interior do estado e gostaria de achar um bom profissional que disponibilize várias técnicas como você.
Obrigada!
Milena,
Em SP recomendo a Dra Carolina Yori e o Dr. Paulo Coelho. Em Araraquara o Dr. Luiz Gandini.
Em Rio Preto ou Araçatuba você recomenda algum profissional? Seria mais perto pra mim nessas cidades mas se não souber, tento marcar em Araraquara mesmo.
Muito obrigada pela atenção!
Milena,
Não conheço ninguém para indicar nessas cidades.
Tenho 26 anos e biprotrusão superior e inferior, por causa disso sinto que tenho linhas de expressões acentuadas entre o nariz e a boca e sinto minha boca muito pesada, todo mundo fala que sou “bicuda” além de ter um circulo em volta da boca,porém tenho dentes alinhados e super saudáveis, gostaria de saber se minha unica solução é mesmo quatro extrações de pré-molares (dois em cima e dois em baixo), tenho medo de futuramente agravar mais o problema e ficar com o perfil envelhecido ou agravar ainda mais o “bigode chines”. O que eu faço?
Lidiane,
O tratamento para biprotrusão é a redução do perímetro das arcadas. Isso pode ser feito com desgastes ou extrações.
Desgastes criam pouco espaço e são indicados para casos mais suaves. Extrações produzem mais retração e são indicadas para casos mais severos.
É importante definir o grau de protrusão através da análise do traçado cefalométrico, modelos e fotografias.
Só então será possível dar uma resposta com um pouco mais de certeza. Mesmo assim, muitos casos ficam bem no meio do caminho, dificultando a decisão.
Boa tarde doutor,
Usei aparelho ortodôntico por 2 anos e olhando para o vídeo acredito pertencer à classe II pois os meus dentes superiores são um pouco para frente causando um pouco de dor na Articulação Têmporo Mandibular, diastema e desgaste nos incisivos inferiores, pois tenho a mordida muito forte. Neste caso qual seria o melhor tratamento? Não sei nem por onde começar…rs Obrigada.
Conceição,
Comece procurando um bom ortodontista (as 10 dicas do Blog vão facilitar) para diagnosticar seu caso.
Provavelmente ele vai propor soluções separadas para a dor é a estética.
Converse com mais de um profissional antes de decidir.
Vá com calma e só inicie um tratamento quando se sentir segura com o profissional.
Olá Dr. Andre,
Tenho 19 anos e sou classe III, estava fazendo tratamento a 4 anos esperando a hora certa de fazer a cirurgia, mas optei por desistir e tirar o aparelho, e usar um móvel, pois não estou tendo condições de fazer a cirurgia..
Pode me dizer se por eu ter desistido pode causar problemas futuramente? Se for só por questões estéticas eu não ligo muito, mas minha preocupação é caso piore, ou comece a causar dores, perda de dentes, etc..
Obrigada!
Geovana,
Não dá para saber se você pode ter problemas de dor facial no futuro.
Uma condição como a sua aumenta a predisposição para esse tipo de problema.
Mas a desistência do tratamento por si só não pode ser apontada como a causa de.futuros problemas.
Boa Tarde Dr.Andre, gostei muito desse site e do esclarecimento sobre o assunto, desde já agradeço por essa oportunidade. Quero pedir uma orientação sobre o minha situação que é o seguinte, segundo um dentista o meu problema prognatismo é caso de cirurgia ortognata, mas como não pretendo a cirurgia para agora, o que posso no momento é ir para a parte de ortodontia, mas o que acontece é que não estou sentindo segurança e confiança para continuar o tratamento compensatório, pois o primeiro ortodontista me enrolou e dizendo que resolveria e nada resolveu e segundo também me passou insegurança eu pergunto mas eles não me esclarecem o que vão fazer na minha boca, e não sei qual é o método e os procedimentos do tratamento que realmente deve ser feito como faço para saber, cada um diz uma coisa que vai fazer por tal método, já fui procurar uns dois mas não me passaram segurança quanto a compensação e o método. Tenho minha documentação da face e como faço para saber claramente o correto tratamento e procurar o ortodontista mais confiável que saiba fazer a compensação, segundo um disse que meu caso é a classe III. Aguardo resposta.
Muito Obrigado.
Gentilmente,
PRICILA FERREIRA
Pricila,
Se o seu caso é um prognatismo com indicação cirúrgica, optar por um tratamento compensatório pode levar à está situação mesmo.
Em primeiro lugar é importante entender que cada ortodontista vai ter uma visão diferente do caso e vai propor uma solução também diferente.
Não há uma única maneira “certa” de resolver. Ou melhor, a maneira certa é a cirurgia. Fora disso, as propostas podem variar bastante.
E a experiência do profissional vai influenciar muito no resultado final. Nem sempre o tratamento compensatório vai agradar o cliente.
Sugiro que você encontre um ortodontista que te inspire confiança. E faça o tratamento com ele. As 10 dicas do Blog vão ajudar.
Oi Dr, me tira uma hoje tenho 31 anos por muito tempo respirava pela boca devido Adenoidectomia(carne esponjosa no nariz) mas operei quando tinha 14 anos, bom com consequência meus dentes de cima não são alinhandos com os de baixo
eu acredito que meu queijo tem que vir para frente o de cima um pouquinho para trás. nesse meu caso qual o melhor tratamento mais rápido e eficaz ?
Rosemeire,
Pela sua descrição você é portadora de uma classe 2, ou seja, a mandíbula fica um pouco para trás em relação a maxila. O tratamento para esse tipo de problema pode ser apenas através de ortodontia ou em casos mais graves pode, ser necessária uma cirurgia ortognática para corrigir a discrepância óssea entre as arcadas.
Boa noite Dr. André
Pelo que pude reparar no vídeo, me encaixo na classe II. Já usei aparelho fixo por 2 vezes, num período de 4 anos cada. Porém agora, 3 ou 4 anos após ter retirado, os meus dentes inferiores estão abrindo mesmo com a contenção. Já procurei uma dentista e a mesma me sugeriu extrair 2 dentes superiores e recolocar o aparelho em ambos (superiores e inferiores). Acontece que não estou insatisfeita com os dentes superiores, percebo que eles são um pouco para frente, mais não chego a ser dentuça. Minha dúvida é, colocando o aparelho apenas nos dentes inferiores visando junta-los, poderia vir a atrapalhar os superiores, no sentido de alterar a mordida? Obrigada.
Gabriela,
É preciso ter cuidado com a proposta de extração dos pré-molares superiores, pois o seu caso pode ser uma Classe II resultante de uma mandíbula (parte inferior) curta e não de uma projeção da arcada superior.
Nesse caso, as extrações poderiam produzir um excesso de recuo dos dentes superiores prejudicando o perfil.
O fechamento puro dos espaços inferiores deve provocar um recuo e aumentar um pouco o degrau entre as arcadas.
Dr André, em relação a extração de Pré-molares, você costuma dizer que ocorre o envelhecimento da Face e o rosto torna-se concavo.
Foi exatamente o que aconteceu comigo, e num nível elevado…
Estou disposto a fazer o que for necessário para reverter isso. Quais as alternativas?
Tem como reabrir os espaços e colocar implantes?
Uma cirurgia ortognatica seria util nesse caso?
Dr. Andre Moreira
no dia 11 de junho de 2014 às 14:51 disse:
Givanildo,
É necessário avaliar a viabilidade de reverter esse efeito abrindo os espaços e fazendo implantes. Nem sempre é possível fazer isso.
A cirurgia pode ser uma alternativa combinada à ortodontia.
Oi doutor leio sempre seu blog, foram as melhores explicaçoes que encontrei. A principio meu ortodontista me indicou a cirurgia de expansao pois tenho 24 anos e tinha a mordida cruzada dos dois lados, fiz a cirurgia com bucomaxilo e foi ele quem me disse que eu tambem iria precisar da cirurgia de avanço de maxila, li muito sobre o assunto e vi varios casos, no meu caso, meus dentes passa pouca coisa do de baixo porem nao encaixam, gostaria de saber se os elasticos apenas puxam os dentes ou se puxam a mandibula tambem , espero que me comprienda e me responda, desde ja muito OBRIGADA 🙂
Obrigado Priscilla!
Se o caso é de retrognatismo, o uso de elásticos intermaxilares não vai produzir o crescimento da mandíbula necessário à correção da Classe II. Seria preciso a cirurgia de avanço mesmo. Ou um tratamento compensatório sem cirurgia, mas sem avanço da mandíbula.
ola Dr. boa tarde. meus chegaram a descruzar, chegando a sair do topo. depois da retirada do aparelho, usei o aparelho movel durante 30 dias e durante esses trinta dias, que os dentes de baixo deram um retrocesso pra traz. e foi por isso que resolveram. colocar a contencao. eliminando o aparelho movel, deu pra entender? aguardo sua conclusao. um forte abraco. helena.
Helena, se os dentes superiores chegaram a descruzar, é provável que este resultado possa ser recuperado. E aí deve-se ter o cuidado de não perder esta posição na hora de remover o aparelho.
outra duvida. ainda estou com uma contencao, em quatro dentes de baixo isso faz dez meses e mesmo assim os dentes tomaram este rumo depois da retirada do aparelho, mesmo com a contencao.
Helena,
Mas os dentes inferiores cruzaram depois que o aparelho foi removido ou nunca chegaram a ser descruzados?
ola Dr. Andre, boa noite preciso de sua franquesa. tenho 58 anos. fiz 6 implantes e apenas 12 dentes originas, 6 em cima e em baixo, todos na frente, total 6 implantes e 12 originais.mas pro meu azar, tenho a mordida cruzada classe 3. depois dos implantes usei aparelho para alinhar pois a ortodontista alegou nao ter muito o que fazer. Conclusao alinhou muito pouco e fiquei, com os dentes de cima pra dentro e os de baixo pra fora. entao lhe pergunto na minha idade e nessa quantidade dente vale a pena fazer a cirurgia para correcao do maxilar? ou tem alguma forma para corrigir, este problema? gostaria de sua avaliacao. pois tenho o problema da idade e minha situacao financeira nao me permite, fazer nenhuma experiencia, so mesmo se para solucionar o problema. aguardo atenciosamente, pela sua avaliacao e resposta. desde ja muito obrigada.
Helena,
Não tenho como dar uma opinião sem uma avaliação clínica, mas o caso parece ser bem complexo.
Também seria importante ouvir a opinião de um cirurgião buco-maxilo facial sobre a viabilidade de uma cirurgia ortognática.
Certamente a solução não é simples, mas como é um problema que parece incomodá-la muito esteticamente, é preciso considerar todas b as opções para resolver o caso.
Boa Noite Doutor, tenho 19 anos e sou Classe 3, minha arcada inferior está 3mm a frente da superior, minha assimetria facial é perfeita.
Minha dentista disse que eu teria de fazer a Cirurgia Ortognatica, porém eu desisti, porque achei ela muito pesada, então ela propôs a remoção dos pré molares inferiores e puxar o restante para trás, assim os dentes superiores ficariam a frente dos inferiores.
Eu gostaria de saber se isso pode gerar algum futuro problema, eu posso correr o risco de perder a sensibilidade com parestesia? quais são os problemas que podem ocorrer com a remoção desses pré molares?
Obrigado.
Caio,
A cirurgia para extração desses dentes costuma ser simples e de risco baixo (para parestesia, por exemplo).
Os riscos do tratamento compensatório no caso da Classe III, são não ficar com a oclusão totalmente encaixada, não fechar completamente os espaços das extrações, entre outros. Mas muitas vezes pode ser uma boa alternativa à cirurgia ortognática.
Olá,
Meu caso é o seguinte: tenho prognatismo classe 3, e a minha ortodontista disse que era necessário ficar 2 anos com essa “deficiência” ampliada pelo uso do aparelho até a cirurgia e eu me pergunto: será que é possível fazer a cirurgia antes por conta desse inconveniente? Por que tenho que facilitar a vida do cirurgião e do ortodontista e acabar com a minha estética totalmente por 2 anos? Grata
Simone,
A descompensação (o nome desta etapa em que a estética piora) é necessária por padrão.
Acho difícil você encontrar um cirurgião que proponha fazer diferente.
Dr. Andre tenho classe lll e já fui em 2 profissionais , 1 falo que tenho que fazer cirurgia , 2 falo que com o aparelho Damon system resolveria o problema , agora estou em dúvida, Meus dentes inferiores são pra frente uns 0,3 cm
Lissandro,
Não tenho como sugerir uma ou outra abordagem sem ter estudado o caso.
Olá doutor, eu tenho 16 anos e em cerca de um ano e meio deverei fazer a minha cirurgia. Desde pequena fiz acompanhamento ortodôntico, colocando aparelhos para abrir o céu da boca, extrabucal e também o interligado. Dois anos atrás, minha antiga dentista disse que o tratamento estava completo e que tudo estava certo para o resto de minha vida.
Entretanto, ela nunca comentou comigo nem com meus pais que eu era uma paciente orto cirúrgica – fato que descobri poucos meses atrás em uma consulta com uma cirurgiã dentista para retirada de sisos. Ando com muitos problemas de ATM, dores fortíssimas, estralos e enrijecimentos das articulações. Conversando com minha nova dentista, percebemos que é provável que o tratamento de compensação que minha antiga dentista fez comigo possa ter agravado meu problema ósseo.
Eu deverei recolocar o aparelho ortodôntico para alinhar meus dentes conforme minha arcada, já que a antiga dentista os inclinou para frente para disfarçar a minha deficiência de mandíbula e maxilar. O senhor acha que seria justo eu pedir para que minha antiga dentista bancasse com os custos desse novo tratamento ortodôntico? Afinal, de certa forma, se ela tivesse explicado para mim e para meus pais que eu tenho deficiência de mandíbula tudo esse transtorno de pôr o aparelho pela 2a vez pudesse estar sendo evitado.
O que o senhor acha de tudo isso? Passei muito tempo sofrendo e pagando um tratamento errôneo de compensação para, este ano, ter de recolocar e pagar mais um tratamento ortodôntico, para só daqui muitos meses realizar minha cirurgia. Me ajude com sua opinião sincera. Abraços!!
Maria,
Eu entendo a sua situação, mas não tenho como dar uma opinião baseado apenas na sua descrição.
Quem está apta a orientá-la é a sua nova dentista que avaliou você, estudou as radiografias, diagnosticou o caso e planejou o novo tratamento.
Olá Doutor,tenho uma filha de 2 anos e 6 meses e está com oclusao dental classe 2.Nesse caso ela já pode usar aparelho corretivo ou devo esperar ela trocar os dentes de leite?.Obrigada.!
Rafaele,
Nenhuma das opções.
Você deve aguardar até os 3 ou 4 anos para fazer uma avaliação com um ortodontista. Provavelmente a partir dos seis anos será possível abordar o caso com ortopedia funcional para estimular o crescimento ósseo da mandíbula.
Mas não espere até trocar os dentes todos pois aí será tarde para estimular este desenvolvimento.
Muito obrigada doutor,suas informações foram muito válidas pois eu estava perdida e preocupada.Sucesso na sua carreira.!
Por nada Rafaele!
É sempre um prazer poder ajudar. É uma pequena retribuição à tudo o que Deus me deu.
o meu caso é o seguinte eu mordo em cima um dente do outro qual seria minha classe e qual aparelho fixo eu devo usar
Savia,
Não posso dar um diagnóstico baseado nestas informações.
doutor tenho 21 anos, tenho uma classe 2 bem visível, gostaria de saber, se colocando aparelho e elásticos classe 2 corrige parcialmente o problema, já fui informado que vou precisar fazer a cirurgia ortognatica daqui um ano depois do pré tratamento,
Vinicius,
O uso de elásticos não produz crescimento ósseo para corrigir uma Classe II em adulto.
Olá, tenho 16 anos e tenho o retrognatismo classe 1: queria saber se neste nível e idade é possível corrigi-lo apenas com aparelho? porque dizem q a cirurgia é muito arriscada e pretendo n faze-la ao máximo, além disto qual seria o nome do aparelho q eu deveria usar?, por favor me responda doutor.
Bruno,
Na sua idade é difícil obter crescimento mandíbular para corrigir um retrognatismo.
Se for este realmente o seu caso, acredito que o tratamento seja cirúrgico mesmo.
Mas pode ser que um tratamento compensatório possa trazer algum resultado estético sem tanto sacrifício.
Seria necessário avaliar cuidadosamente o caso para ser conclusivo nesta questão.
Olá doutor, gostei do vídeo e mesmo assistindo ainda tenho dúvida, isto acontece porque ainda não consegui identificar o meu caso, mas eu acredito que se encaixe na classe III, pois os dentes de superiores não cobrem os inferiores, eles estão perfeitamente alinhados, os d cima com os de baixo, acredito que seja um problema pois os de cima têm contato direto com os de baixo e com isso eu tive os dentes superiores da frente levemente quebrados por rangir enquanto dormia, o que me faz crer que meu caso é a classe III é o meu queixo, pois é um pouquinho elevado para frente, acho que não é tão grave porque que os dentes ficam naquela de nem classe I nem classe III, então será que daria para corrigir somente com o aparelho?
Raphael,
Você está certo. Pela descrição você tem uma mordida de topo e provavelmente uma classe III leve.
Acredito que seja possível fazer um tratamento ortodôntico compensatório em um caso assim, mas obviamente, tudo depende de uma avaliação clínica.
Boa noite Dr. André,
Gostaria de saber, se para me consultar com um buco maxilo devo ir por encaminhamento de um ortodontista ou se posso marcar a consulta por conta própria?
Outra dúvida, eu começaria minha faculdade de odontologia agora em agosto, porém estou querendo realizar a cirurgia ortognática, pois acho minha mandibula um pouco grande (não muito, seria mais por estética do que por funcionalidade), pois ja fiz uma mentoplastia e ainda estou insatisfeito com meu queixo, eu gostaria de saber se precisarei usar aparelho ortodontico por 6 mêses antes da cirurgia para preparo (ja usei por 3 anos e estou usando novamente faz 4 mêses, mas não para preparo da cirurgia, e sim para alinhar mais os dentes), ou se posso fazer a cirurgia de imediato?
OBS: Creio que eu ja tenha 90% de oclusão dos dentes, por ja estar usando aparelho a um tempo.
Obrigado pela atenção,
Olá Marcos,
Sim, você pode consultar um cirurgiao buço-maxilo facial diretamente.
Mas provavelmente será necessário uma fase ortodôntica de preparação para a cirurgia.
Apesar de você ja estar de aparelho, isso nao significa que você esteja sendo preparado para uma cirurgia ortognática.
O preparo para a cirurgia é diferente de um simples alinhamento e mais distante ainda de um tratamento compensatório, que é o que normalmente se faz em pacientes prognatas que não pretendem operar. Nestes casos é preciso descompensar tudo para que o cirurgião possa trabalhar.
Por isso, acredito que você vá precisar fazer alguma movimentação ortodôntica específica para a sua cirurgia.
Boa Tarde Doutor,
Estou com um problema nos meus dentes superiores, em que a parte superior está entortada na diagonal mas o Canino não chega estar atrás da parte inferior e sim alinhado. Não sei se isso é um problema gostaria que me respondesse desde já obrigado.
Thiago,
Não tenho como afirmar nada baseado apenas na sua descrição.
Mas acho importante você consultar um ortodontista na sua cidade para uma avaliação clínica.
Olá, eu mordo -meio torto- somente com os 2 últimos dentes (mas não nasci assim), ao olhar não sou classe 3, mas tenho a face longa. Meu dentes de cima são normais, mas embaixo minha mordida abre. Vários ortodontistas se assustam! e dizem que meu caso é cirúrgico, ultimo me disse que talvez corrigisse no máximo 60%.
Não posso e nem quero fazer cirurgia mas ele disse que posso ter problemas respiratórios, problemas no sono e estomacais pelo mal processamento dos alimentos.
Será que existe algum recurso nesse caso?
Michele,
Se for uma mordida aberta esquelética, como parece ser pela descrição, o tratamento provavelmente é cirúrgico mesmo.
Mas se você está bem, não acho que deve se preocupar muito com problemas respiratórios e digestivos. Na verdade você já tem estes problemas, mas o impacto na sua vida é que vai dizer se vale a pena passar por este procedimento ou não.
Olá, descobri essa semana que minha filha de 5 anos é classe 3 (mas nã da pra perceber que tem queixo pra frente), o ortodntista disse que precisaria esperar trocar os molares para cmecar tratamento com mascaras. Ela pde ‘escapar’ de uma cirurgia?
Michele,
Sim, em alguns casos é possível evitar a cirurgia com um tratamento precoce.
Não posso dizer que isso se aplica no caso dela sem uma avaliação clínica, mas existe a possibilidade.
Dr. tenho problema de maxilar inferior prognatico (classe 3) , não é tão visível, como em muitos casos que só de observar .. se nota o maxilar avançado. O meu problema é bem reduzido .. mesmo sem avaliar, o senhor poderia me dizer se com um bom tempo de aparelho ortodôntico poderia resolver, ou ao menos amenizar o problema ?
Tatiana,
Não posso afirmar nada sem avaliar o pacinete clinicamente. Mas se você tem um prognatismo leve é bem possível que um tratamento compensatório (sem cirurgia) possa dar bons resultados (desde que realizado por um ortodontista capaz).
Procure um profissional na sua cidade e faça uma avaliação. Recomendo as 10 dicas do Blog.
Boa tarde Dr.
Tinha biprotrusão, então procurei vários ortodontistas para saber opniões e todos me disseram q deveria extrair 4 pré-molares, apenas um disse q não poderia extrair, pois iria mudar meu perfil, e optei por ele, usei 1 ano de aparelho fixo, ele foi fazendo desgastes, melhorou, mas ainda não fiquei contente com o resultado, pois queria meus dentes sem nenhuma protrusão, então mudei de cidade e procurei uma ortodontista que me disse q deveria extrair os 4 pré-molares e q não iria influenciar em nada no meu perfil, usei por mais 3 anos aparelho fixo e fiquei chocada qd tirei, pois meu rosto afinou e meu sorriso ficou em v e agora estou em um dilema, pois será que usando aparelho novamente vou conseguir alargar meu sorriso? Isto está me incomodando bastante, pensei em usar o aparelho lingual
Andreia,
Agora, depois das extrações fica difícil reverter o quadro. Independente do aparelho que se use.
Pode ser que se consiga alguma melhora na inclinação dos incisivos, mas será pouca alteração.
boa noite, eu sou classe 3, so que eu n sabia que precisaria de uma cirurgia, pois minha dentista nunca comentou comigo que eu precisaria, ai eu mudei de dentista por está muito caro a consulta, só que os outros dentista falou que no meu caso é só com cirurgia, e nao querem pegar meu caso, será que eu consigo fazer o tratamento sem fazer cirurgia?
Antenor,
Isso eu não tenho como saber sem avaliar você pessoalmente. Mas recomendo a leitura do post sobre como trocar de ortodontista.
eu quero saber que um paciente classe 3, posso continuar fazendo o tratamento sem precisar de cirurgia?
Antenor,
Isso só pode ser respondido fazendo uma avaliação clínica.
Olá gostaria de tirar algumas duvidas:
Usei aparelho 4 anos tirei e voltei a usar o aparelho, sendo que o dentista extraiu os pré-molares e usei por mais 4 anos após o tratamento percebir que a minha boca “caiu” ficou baixa no meu perfil, e que os dentes do lado esquerdo estão se afastando. . Voltei em dois dentista, e um falou que eu teria que usar um aparelho de classe 3 e outro falou que eu teria que usar aparelho para fechar os dentes e que ele ia forçar um pouco para fora, pois os quais estão ficando para dentro. Afinal n entendir nada. O que os senhor acha?
Fabiola,
Pela descrição vive retração excessiva dos dentes anteriores que foi acompanhada por retração dos lábios deixando esta área côncava. Um resultado desfavorável, mas relativamente comum em tratamentos com 4 extrações.
Infelizmente a solução não costuma ser fácil nestes casos e pode passar até pela reabertura dos espaços e implantes dos dentes extraídos.
Procure se informar e encontre um bom ortodontista antes de tomar qualquer decisão.
As 10 dicas do Blog podem ajudar.
Bom dia Dr. Andre,
estou com 22 anos e tenho classe 3, porém como meu lábio superior é saliente e meu sorriso não inclui os dentes de baixo, esse problema não fica tão visível esteticamente.
Além da estética, quais outros benefícios poderiam me trazer um tratamento para classe 3 por meio da compensação? Outra dúvida é como seriam tratados os dentes da arcada superior: apenas se alinhariam, corrigindo problema de mordida, ou geralmente se tenta “jogá-los” para frente a fim de ficarem na frente dos dentes da arcada inferior.
Agradeço desde já!
Mateus,
Se vice tem a mordida invertida no segmento anterior, o descruzamento pode evitar trauma oclusal e retrações gengivais no futuro. Mas nada disso pode ser afirmado categoricamente, depende do caso.
Normalmente tenta-se avançar os dentes anteriores, nem sempre com sucesso, mas a idéia é essa.
Esta falta de definição é típica dos tratamentos compensatórios. E que fique claro que eu não só acho uma opção como os faço freqüentemente. Mas ainda assim, são tentativas que nem sempre respondem com os resultados que nós gostaríamos.
Olá Dr. André, tenho 17 anos e fui diagnosticado com classe III, fiz todo o tratamento odontológico e a cirurgia ortognática a aproximadamente 1 mês e meio, porém, devido a memória muscular, minha maxila continua sendo projetada. Como proceder? Devo procurar tratamento fonoaudiólogo?
Obrigado
William,
Acho que antes de tudo você deve conversar com o ortodontista e o cirurgião que trataram você. É preciso definir se é uma alteração postural da mandíbula ou se houve crescimento residual mandibular.
No primeiro caso a fonoaudiologia talvez possa ajudar. No segundo não.
OLA EU GOSTARIA DE SABER POR QUE O MEU CASO É O 3 E NÃO ESTOU USANDO APARELHO NEM FIZ NADA E ESTA CADA VEZ MAIS SE AFASTANDO NÃO TENHO ACONDIÇOES E ESTOU SENTINDO DOR DE CABEÇA AS VEZES QUERIA SABER O QUE FAZER POR QUE ESTOU ME SENTINDO MAL …
James,
Não tenho como ajudá-lo sem uma avaliação clínica. Você precisa consultar um dentista na sua cidade.
Como você não tem condições de pagar por um tratamento, recomendo que procure o serviço nas faculdades de odontologia da sua cidade.
muito obrigado DR. Andre Moreira mais meu caso é do cirurgia mesmo se você tiver Facebook esta aqui o meu link (o link foi apagado pelo Dr. Andre. este é um procedimento padrão do Blog)
por favor, me ajuda vou te enviar foto para que o senhor veja meu caso, muito obrigado desde já.
deus te abençoe!!!
Por nada James,
Mas infelizmente eu não posso fazer avaliações baseadas em fotografias. Inclusive o link que você enviou foi apagado para proteger a sua imagem.
De qualquer forma eu nada posso fazer a não ser orientá-lo. Como você afirma que o caso é cirúrgico, imagino que já tenha consultado um profissional que deu este diagnóstico.
Então volto a recomendar que você procure um serviço gratuito ou pelo menos de custo reduzido nas faculdades ou em alguma instituição religiosa. Algumas igrejas católicas têm ambulatórios com serviços de saúde realizados por profissionais voluntários.
muito obrigado valeu mesmo pela dica abraço …
Por nada James!
Fique com Deus!
Ola gostaria de tirar uma duvida com vc, já vai fazer 3 anos q uso aparelho fixo, minha destista disse que o meu caso é classe III, porém até hoje ela nao colocou o aparelho todo na parte de baixo.Isso é correto ? sendo que ela tinha me dado o prazo de 3 anos, pra tirar o aparelho. O que devo fazer ?
Polyana,
Tratamentos de Classe III geralmente são compensatórios e por isso mesmo podem fugir do padrão de montagem do aparelho.
Mas o fato é que o aparelho está incompleto após 3 anos e o prazo se esgotou. Então você tem o direito de ao menos receber explicações claras do que está ocorrendo, quais os próximos passos no tratamento e quando vai terminar.
Bom dia,minha bebê de 11 meses tem classe 3 ,pelo que vi no vídeo a mandíbula está um pouco pra frente,queria saber se em bebês é normal e se com o tempo vai ajeitando…ou nao…..já que em bebês não tem como tratar.
Desde de já agradeço pela atenção.
Andrea,
Nesta idade realmente não dá para tratar, mas não podemos desde já dizer que é uma classe III.
Problemas respiratórios por exemplo, pode levar à projeção da mandíbula dando a impressão de que ela é maior que a maxila (superior) mas é apenas uma mudança na postura mandibular.
Acho que vale a pena aguardar até 3 anos para uma avaliação com o dentista. Enquanto isso, veja com o pediatra se há alguma obstrução respiratória.
Boa noite, Dr. André Moreira!
Eu fiz um tratamento compensatório para classe III , usei expansor Hirax e depois aparelho ortodôntico, mas tirei ha pouco tempo(menos de 2 meses) e meus dentes de baixo já voltaram bastante, tanto que está alinhado com os dentes de cima, então eu sempre bato os dentes… a dentista falou que eu deveria usar o aparelho móvel inferior por 3 anos, mas que minha estrutura é muito forte e talvez daqui uns 10 anos eu tenha que usar aparelho novamente… só que os meus dentes inferiores ficaram muito deitados e até tortos pra poder não encostar muito nos dentes superiores, além disso, minha mordida não encaixa como a de todo mundo…Mesmo tendo melhorado muito, pois além de tudo minha mordida ainda era aberta, eu fiquei muito triste quando tirei o aparelho… será que no meu caso ainda teria como recorrer á cirurgia ortognática ou não tem mais jeito? (Escrevi muito. Não sei se vai conseguir entender, mas se tiver uma forma de mandar foto, eu tenho o antes, durante e depois… posso mandar por e-mail para o senhor avaliar)
Obrigada!
Olá Paula,
Talvez seja possível sim fazer a cirurgia, mas será necessário descompensar o que foi feito até aqui.
Esta inclinação excessiva dos incisivos inferiores para dentro é um dos recursos compensatórios que podemos usar. Mas nem sempre o resultado fica bom para o cliente.
Se você está realmente disposta a refazer tudo, sugiro que converse bastante com alguns ortodontistas e cirurgiões antes de tomar uma decisão.
Recomendo a leitura das 10 dicas aqui do Blog.
Olá Doutor André, tudo bem?
Gostaria de contar com suas palavras e preciosa ajuda:
Sou classe 3, tenho 32 anos, e tenho a mordida “topo a topo” com as 2 arcadas. A superior não ultrapassa a inferior, mas não sou um classe 3 “gritante”. Tenho também mordida cruzada. Meu caso consultando 2 especialistas é realmente cirúrgico, porque já usei aparelho por muitos anos quando adolescente, já extrai os molares e os cisos. Só teria como fazer a raspagem e ganhar um pouco de espaço, mas não fica bom como a cirurgia, longe disso pelo que falam. Estou torcendo para que só se mexa na arcada superior, o cirurgião me falou que a intervenção combinada, nas 2 arcadas é sempre mais trabalhosa e corre o risco de mais sequelas. Eu queria saber de você: A intervenção só na arcada superior de fato é mais tranquila, é uma cirurgia nos padrões de hoje vista como de baixa gravidade? Gostaria de ouvir sua sincera opinião e desde já meu muitissimo obrigado!!!!
Olá Dante,
Obrigado pela confiança, mas eu sou ortodontista, não cirurgião. Não tanta experiência com tratamentos cirúrgicos para dizer se esta seria a melhor opção para você (até por que não vi o caso).
Obviamente ao se trabalhar em apenas uma arcada a complexidade tende a diminuir e com isso o risco.
Mas esta opinião não acrescenta nada ao que você já deduziu sozinho.
Por isso acho que você deve focar em encontrar um cirurgião que lhe passe segurança (as 10 dicas do Blog podem ajudar) e depois seguir a orientação deste profissional.
Desejo-lhe toda a sorte nesta busca.
olá , queria saber qual , que valor que fica minha cirurgia , meu é classe 3 moderado não apresenta tanto, usei aparelho mas não resolveu muito, a dentista falou que para ter uma correção 100% deveria fazer uma cirurgia , tenho 17 anos queria saber se o preço dessa cirurgia varia , no meu caso, prognatismo moderado , queria em media quanto fica essa cirurgia e se o convenio cobre tudo ou a metade? se eu posso fazer com 17 anos?
Geovane,
Não comento valores aqui no Blog por que dependem muito de cada profissional, do tipo de cirurgia, do grau de dificuldade, etc.
Olá Dr. André Moreira!
Estou com um problema muito sério, tira minha paz e sinto dores insuportáveis. Depois que o segundo molar nasceu só tenho contato nesses dentes, estou desesperada não durmo mais as dores são horríveis, já foi feito desgastes q aproximaram um pouco a mordida mas mesmo assim apenas toque do segundo molar, nem minha dentista sabe o que fazer, já tirei todos os sisos… pode me ajudar com alguma solução? existe uma maneira de empurrar ele pra cima para voltar como era antes a mordida? ela não encaixa e nao toca nenhum dente. #ajudaurgente.
Obrigada pela atenção
Pâmela,
Existem alternativas como o ajuste com desgastes (que já foi tentado) e a intrusão dos dentes com uso de aparelho fixo e ancoragem com mini-implantes.
O que acho atípico é ter havido uma erupção exagerada destes dentes sem você estar usando nenhum tipo de aparelho na época.
Oi Dr. desculpa esqueci de avisar eu estava usando aparelho fixo sim, os dentes nasceram virados para cima e como eu mordia a bochecha foi colocado breckt no dente para colocar na posição dai houve esse toque e foi feito o desgaste,adiantou um pouco mas contia tocando, usei um pouco elastico mas as dores são terríveis!!!
Muito obrigado pela atenção.
Pâmela,
Neste caso, possivelmente houve a extrusão dos segundos molares que ficaram em trauma.
Talvez seja interessante soltar estes dentes do aparelho e permitir que voltem à posição inicial. Ao menos este desconforto deve diminuir.
Eu acho que me encaixo na classe III porém o meu não é tão para trás assim como mostrado no vídeo, será que colocando aparelho já não resolveria o problema sem precisar fazer cirurgia ?
Cássio,
Talvez sim, mas isso só pode ser respondido através de uma avaliação clínica.
Dr, boa tarde.
Já usei aparelho fixo durante 4 anos e tirei em 2012, meus dentes ficaram perfeitos, só que eu não usava o aparelho móvel e a arcada dentária superior abriu denovo do lado direito apenas. Esse ano coloquei denovo o aparelho, dessa vez apenas na parte de cima, mas estou com muita dificuldade de me adaptar denovo e estou pensando seriamente em tirar… A dentista disse que precisarei usar aproximadamente por 30 meses (2 anos e meio), estou um pouco desanimado com o tratamento, o que posso fazer para reduzir o tempo que precisarei ficar com aparelho? Ja vi pessoas que resolveram o msm problema com 8 meses de tratamento… O que devo fazer para agilizar o processo? Quais cuidados além da higienização devo ter?
Obrigado!
Marcos,
Não há nada que você possa fazer para acelerar o resultado (você pode até atrasar, mas não acelerar).
O que você pode fazer é ouvir a opinião de outros profissionais para saber se há a possibilidade de um tratamento mais curto. Mas nesse caso você precisaria trocar de ortodontista.
De qualquer forma é sempre importante tratar com ortodontistas que ofereçam alguma garantia de prazo para evitar tratamentos mais longos (e caros) do que você estava imaginando.
Recomendo a leitura das 10 dicas aqui do Blog.
Bom dia Dr,
Gostaria de saber já passei com 3 especialistas buco maxilo,eles disseram que tenho que fazer cirurgia pois minha mordida,é torta e por isso falo com a boca torta onde tem afetado muito minha alto estima,gostaria de saber se tem outro método que posso corrigir sem fazer cirurgia pois não tem condições de pagar uma a cirurgia..
Ronaldo,
Só poderia responder após uma avaliação clínica do caso.
Mas se três especialistas concordaram, a solução deve ser esta mesmo.
Para fazer uma cirurgia desta com segurança e pagando menos, procure uma faculdade de odontologia.
Obrigado por responder Doutor.
Vamos aguardar até que ele complete 19 ou 20 anos.
Ok Ednei,
Tudo de bom.
Dr. Minha dentista falou que sou classe1, mas que posso ser compensada com o uso de aparelho, porém de perfil o meu queixo é visivelmente para trás, tenho bruxismo, não descanso quando durmo. Gostaria de saber se compensar com o uso de aparelho vai mascarar o meu problema e se quando tiver mais velha posso ter apneia quando dormir. Tenho 28 anos.
Caroline,
Se o seu queixo é para trás provavelmente você é classe II.
Só é possível dizer se vale a pena fazer um tratamento compensatório avaliando o paciente.
O tratamento ortodôntico não deve ter impacto no bruxismo.
Boa noite Dr, gostaria de tirar uma dúvida referente a cirurgia buco maxilo, Meu nome é Marcos, tenho 21 anos, sou do RJ e irei iniciar minha faculdade de Odontologia em agosto deste ano, me identifico com a área e pretendo me especializar em cirurgia buco maxilo, pois sempre tive problemas com meu queixo (nunca gostei do mesmo por ser um pouco avantajado). Sendo assim, utilizei aparelho por 4 anos (2008 – 2012), mas o retirei antes do tempo que a dentista solicitou para o tratamento, e ano passado não satisfeito com meu maxilar realizei uma mentoplastia (o cirurgião plástico desbastou meu maxilar alguns centímetros). o resultado ficou bacana, (fará um ano de cirurgia em 19/05/2015) porém não ficou como eu esperava e preciso retrair um pouco o maxilar para ficar com um alinhamento perfeito na face (olhando de perfil). Acontece que por manter o maxilar sempre retraído para ter uma estética facial normal, ultimamente ando sentindo um pouco de incomodo na parte de trás do maxilar. Gostaria de saber se posso realizar uma cirurgia buco maxilo mesmo ja tendo alterado meu maxilar, pois tive perda óssea do maxilar já que ele desbastou meu osso.
Outra pergunta, colocarei aparelho novamente semana que vem, tem como ajustar meu maxilar sem ser por método cirúrgico (mesmo já tendo usado aparelho anteriormente e me submetido a cirurgia plástica no maxilar)?
Muito obrigado pela atenção e aguardo resposta.
Marcos,
Se o mento for ficar muito retraído após a cirurgia ortognática (que retrai a mandíbula inteira) o seu cirurgiãp vai prever isso quando estudar o caso e indicar a correção do mento no mesmo passo cirúrgico, descompensando a compensação que foi feita pelo cirurgião plástico.
Não tenho como saber se um tratamento não cirúrgico vai atender às suas expectativas. Isso só pode ser respondido pelo seu ortodontista.
Olá, Doutor André,
Meu filho tem 17 anos e o dentista de sua escola somente agora (ele estuda lá desde os 7 anos de idade) pediu para que ele procurasse um ortodontista.
Fomos a um ortodontista da cidade e ele o diagnosticou como classe III, me explicou que teria que fazer cirurgia, só que ele não pediu nenhuma radiografia ou cirurgia, e meu filho não tem a mandíbula protuberante, o mesmo ortodontista disse que o perfil dele é bom.
A minha pergunta é: Será que ele terá de fazer a cirurgia ou usando esses aparelhos com elásticos classe III dará uma boa melhora?
Qual sua opinião?
Edinei,
Não tenho como fazer uma previsão de como um eventual tratamento ortodôntico vai evoluir.
Se o perfil está bom, o caso pode ser elegível para um tratamento compensatório, mas é importante lembrar que ele ainda pode ter um surto de crescimento hormonal que leve a mandíbula ainda mais para frente.
Boa tarde Dr.André,eu sou classe 3,estou usando aparelho para “arrumar” alguns dentes,e neste ano meu dentista,Dr.Maxuel,falou que farei a cirurgia. Sabe até o momento eu estava sonhando com a tal cirurgia,mas nessa última consulta em que ele falou que este ano é a cirurgia,me bateu um medão. Alguma dica?. Emerson São Leopoldo Rs
Emerson,
O medão é normal, mas o que vale é a confiança no seu ortodontista.
Se ele está seguro da indicação e tem um bom cirurgião para fazer o procedimento, você pode ficar mais tranquilo.
Olá Dr, desde o início do tratamento que eu questiono o dentista a respeito da linha média e ele sempre falou que isso era o que menos importava, em março de 2014 fez 3 anos de uso de aparelho fixo, em abril paguei a contenção e ela me disse que em uns 4 meses (agosto) já estaria tirando o fixo, porém, quando chegou em agosto ele resolveu se preocupar com minha linha média, fez o desgaste de uns 3 dentes inferiores e em novembro iniciou com aquelas borrachinhas, o meu deve estar uns 3mm desalinhado, já estou no segundo mês usando aquela borrachinha, porém, não consigo ver nenhum resultado, até vejo quando estou com a borrachinha mas quando tiro para comer volta do jeito que estava antes. Só pra eu ter uma base, para alinhar esses 3mm leva em média quanto tempo usando essas borrachinhas, pois se for demorar muito vou mandar tirar pois é a única coisa que está faltando.
Obrigada
Juliana,
É impossível fazer uma previsão do tempo necessário para esta correção. Isso se for possível corrigir esta linha média. Muitas vezes não vale a pena gastar mais tempo atrás desses objetivo.
Olá.Dr.Andre!
Uso aparelho a 5 anos,não estava vendo muito resultado com a médica que eu estava.Hoje fui em outro médico ele falou que eu posso passar 10 anos de aparelho que não vai resolver meu problema.Pois segundo ele eu tenho os dentes cruzados e precisa fazer cirurgia.
Gostaria de saber se não tem outra forma de resolver sem precisar de cirurgia?
Aguardo a resposta!
Abraço!
Ana,
Talvez tenha como resolver sem cirurgia, mas isso só pode ser respondido depois de uma avaliação clínica do paciente.
Siim me esqueci de perguntar….
Se eu não usar nenhum tipo de aparelho ate os 16 anos,meus dentes vao ficar mais para frente …
Pfv responda …to desesperada …
Bjs vanessa
Vanessa,
É possível sim que o caso piore um pouco neste período.
Eu tenho 13 anos.
E meu problema é da classe II , e os dentes de baixo são tortos ….
Eu vou ter que usar que tipo de aparelho? E por quanto tempo?
Eu fui no dentista pra ele botar o aparelho com 10 anos mais acabei desistindo pq eu uso óculos ….
E ele falou que eu tenho que usar tal de “Freio de burro” …
Pfv quero uma resposta …
Bjs Vanessa
Vanessa,
Na sua idade provavelmente você usará aparelho fixo. E o tempo de tratamento deve ficar em torno de dois anos.
Olá doutor, tenho sobremordida, e uso aparelho fixo a mais ou menos 4 anos.. usei um aparelho para puxar o queixo pra frente um mês pq nao aguentei ficar mais tempo já q dói muito.. entao minha dentista esta fazendo uso do elastico e falou q isso me ajudará.. até agr, senti uma grande melhora, nao tenho problemas.. mas tenho medo q futuramente meu queixo volte para tras, o senhor pode me informar se o uso dos elasticos ajudam mesmo?
Ah, esqueci de perguntar se a cirurgia pode ser levada em consideraçao.. tenho 15 anos.
Karen,
Realmente a mandíbula pode apenas se posicionar à frente e depois, com o tempo, recuar por não ter havido crescimento ósseo.
A cirurgia pode ser uma opção, mas só depois dos 18 ou 20 anos de idade
A partir da documentação ortodôntica com todos os raio-x e fotos, o ortodontista identifica se o caso se resolve apenas com aparelho ou com cirurgia ortognática?
Aline,
Sim, baseado na análise da documentação ortodôntica, o ortodontista pode dizer como o caso deve ser tratado.
Obrigada! 🙂
Por nada Aline!
Fique com Deis!
Boa noite!
Tenho ausência de incisivo lateral superior direito, e o outro incisivo é um conoide. Aumentei o canino e incisivo central com resina, mas ainda sinto-me incomodada, sendo que a falha permanece e as vezes entra alimento quando faço minhas refeições. Não sorrio direito e não encontrei até hoje solução definitiva. Quanto ao uso de aparelho, o que me disseram é que seria um tratamento limitado, pois apresento canal no segundo molar superior direito e inferior esquerdo, que correspondem a perdas. Vejo tantos casos terríveis na internet, será que haveria uma solução viável para mim? Gostaria que enviasse resposta ao meu e-mail se possível. Grata.
Maria,
Os dentes com canal tratado não impedem o seu tratamento ortodôntico, que na minha opinião seria a melhor maneira de dimensionar os espaços para depois fazer o implante do dente ausente.
Casos como o seu podem ficar muitos bons a partir desta combinação ortodontia-implante. Mas o simples aumento da largura dos dentes costuma ficar aquém das expectativas.
Olá doutor, eu tenho uma classe 2, fui na dentista coloquei aparelho é um novo equipamento que substitui o “freio de cavalo” só que fica no céu da boca, e eu queria saber quanto tempo terei que ficar com o aparelho?
Lara,
Isso só o seu ortodontista pode dizer.
Sou classe III em fase de alinhamento, dois meses do início. Meu orto de slz me disse que ficaria de 8 a 14 meses entre alinhamento e descompensação, mas me mudei e hj estou em Marabá/PA. E nesses dois meses q iniciei aqui o tratamento, sinto que o espaço entre os dentes superior e inferior esta aumentando, ate minha fala esta pior…
É normal nessa fase tbm descompensar?
Debora,
A descompensação pré-cirúrgica costuma levar a estes problemas mesmo, pois tudo o que o seu organismo fez para se adaptar à discrepância óssea, está sendo desfeito evidenciando ainda mais esta diferença.
Olá Dr…
Gostaria de saber se quando o maxilar se encaixa na classe I não é necessaria a cirurgia ?
(Tenho problema de bruxismo e minha dentista me falou que preciso passar com um especialista buco-maxilo-facial, mas minha mandibula se encaixa na classe I. )
Teodora,
A engrenagem de Classe I diz respeito à relação ântero-posterior entre as arcadas. Neste aspecto você não teria o que fazer. Mas ainda pode ter outros problemas ortodônticos. Até mesmo uma mordida aberta esquelética que precise de cirurgia ortognática para corrigir.
Já em relação ao bruxismo, o ideal é procurar um especialista em DTM, e não um cirurgião buco-maxilo facial.
Ola Dr. Meu dentista disse que preciso estrair os 4 pre molares, pois meu maxilar inferior é muito pra dentro, e meus dentes superiores sao estufados, parecido com a clase ll, so que ele disse que nao ha espaço e seria nescessario estraçao ou progetalos para frente pra alinhalos, so que no meu caso so pioraria pois ja sao estufados e tenho dificuldade pra fechar a boca, gostaria de saber se nesses casos essa e a unica solução. Desde ja agradeço.
Sara,
Apesar da descrição, não é possível indicar o tratamento baseado apenas nestas informações.
É preciso avaliar o paciente pessoalmente para responder.
Dr., usei aparelhos para corrigir prognatismo dos 8 aos 17 anos. Hj, com 35 anos, tenho a impressão de que a mordida está novamente se tornando invertida. Estou com dificuldades em fechar a boca com os dentes na posição correta. É possível que o problema volte após alguns anos? Tb sinto dor na junção da maxila com a mandíbula e parece que até meu ouvido já está afetado.
Ana,
Sim, isso pode ocorrer, inclusive associado ao desconforto na articulação.
Entre em contato com o seu ortodontista para avaliar a situação.
Bom dia Dr.
tenho uma mordida classe 3 e preciso de cirurgia, mais tenho medo de fazer, meu maxilar é bem pra frente. Existe alguma melhoria no tratamento ortodontico para pelo menos ajustar um pouco essa mordida ou só com cirurgia mesmo?
att.
Fernando,
Em alguns casos é possível fazer um tratamento compensatório, mas isso depende de uma avaliação clínica do paciente.
Doutor eu tenho um desvio na parte inferior usei aparelho e extraí dois dentes superiores meu dentista encaixou a superior na inferior quando retiramos o aparelho meu rosto ficou todo deformado, todo torto, agora procurei outro dentista para recomeçar o tratamento me disseram que está muito torto, difícil da arrumar e agora será que tem como consertar?meu dentista anterior deve me devolver meu dinheiro o conserto?
Tayná,
Se o desvio era na inferior, trazer a arcada superior para a engrenagem pode realmente produzir mais assimetria.
Mas não tenho como dar uma opinião sem ver o caso.
Olá Dr. Andre Moreira,
O caso de classe II é, em média, normalmente corrigido com o tratamento ortodôntico ou é frequente a necessidade de uma intervenção cirúrgica, como, por exemplo, uma cirurgia de avanço mandibular?
Obrigada,
Att.
Renata
Renata,
Em adultos o avanço mandibular dificilmente é obtido sem cirurgia ortognática.
Se for este o seu caso, a cirurgia pode ser a melhor opção.
Ola Dr André,
Tenho 17 anos e o meu dentista diz que sou classe III. Nao sei bem com que idade mas sei que quando era pequena fiz os tratamentos que ele me propos. Lembro me que utilizei uma mascara para puxar o maxilar superior para a frente e utilizei um aparelho no ceu da boca que acho que era apertado. Supostamente o que tinha a ser feito foi feito e realmente agora tenho os dentes de cima ligeiramente mais a frente que os de baixo. No entanto noto perfeitamente que tenho o queixo saliente. Noto isso principalmente quando sorrio nao so de perfil mas tambem de frente na medida em que noto que o queixo me alonga bastante a face que deveria ser um bocado mais redonda. O meu dentista diz que isso é normal dado a minha estrutura ser assim, ele diz que sou classe III e é genetico. Para mudar isto so com cirurgia . Mas parece que ele nao recomenda isso nem nos casos que nao tiveram o tratamento de compensação porque diz que a recuperação sao seis meses a dieta liquida. Mas este é um problema que afeta muito a minha auto estima e afeta a minha vida. Eu queria saber se o dr acha que no meu caso fazer a cirurgia é ou nao desnecessário e queria saber mais ou menos como é o pos operatorio.
Desde ja muito obrigada
Sofia,
Não tenho como dizer se você deve optar por cirurgia ou não.
Mas a cirurgia ortognática é uma realidade e funciona. Você precisa é escolher um bom profissional para avaliar e cuidar do seu caso.
Ola doutor,em 28 de fevereiro deste ano fiz a cirurgia ortognatica,meu caso era classe 3,meu prognatismo era bem evidente e tinha o queixo bem pra frente,os dentes também eram desalinhados,após a cirurgia fiquei com os dentes certinhos porem não vi grande mudança estética,já que esta era minha maior reclamação,ainda acho que mesmo após a ortognatica meu queixo continua pra frente,ainda estou na ortodontia fazendo a finalização, mais não creio que irei ter mais alguma melhora estética.Me senti frustrado pois esperava um resultado melhor do que imaginava.Será que teria alguma coisa que eu pudesse fazer pra melhorar o resultado,uma mentoplastia por exemplo,oque você recomendaria
Desde já agradeço
Luan,
Para avaliar a efetividade de uma mentoplastia você precisa ser examinado por um cirurgião buco-maxilo facial.
Pode ser uma alternativa, mas eu não posso afirmar nada sem ver o paciente.
olá doutor usei aparelho por 2 anos e minha dentista disse que estava pronto ansiosa retiramos o aparelho, mas quando vi o resultado quase entrei em depressão, ficou o pior possível nunca tinha vista uma coisa assim, eu tinha fotos de antes e depois e o resultado foi um desastre meu problema era parte superior ser maior que a inferior, e depois de usar aparelho fiquei com a boca torta, com o sorriso torto, minha mordida so encaixou de um lado mas do outro parece que fiquei sem dentes, na parte inferior ja tinha extraído um dente e ela extraiu mais um dente diferente , de um lado ela puxou de traz para frente o que encaixou, do outro lado ela puxou de frente para traz e não encaixou e fiquei com perda no volume dentário desse lado. Na parte inferior faltava um dente fiz um implante, mas ficou com um desvio, tirei fotos e mandei para minha dentista e ela recolocou o aparelho superior e disse que vai abrir mais a arcada dentária superior e encaixar a mordida, mas a inferior ela deixou como está com um desvio que deixou meu queixo torto, como ela poderá arrumar a parte superior se encaixar na inferior ficará também com esse desvio e meu rosto ficará torto o que pode ser feito no meu caso para resolver esse problema?
Silvana,
Realmente, se há desvio da linha média inferior, usá-la como referência para a arcada superior vai acabar aumentando o problema estético.
Nestes casos é melhor abandonar o alinhamento entre as arcadas e focar no alinhamento entre a face (nariz e lábios) e a arcada superior.
Então mesmo fazendo a extracao minha nordina não vai encaixar perfeitamente? Tem outro modo de o faze-lo?
Daniel,
Não tenho como responder especificamente sobre o seu caso sem uma avaliação clínica.
tenho que colocar o aparelho SLIM que tipo de aparelho é esse?como ele é usado?nao encontro nada a respeito desse aparelho
Neto,
Não conheço este aparelho e também não encontrei nada na internet. Vou procurar com mais calma e se encontrar alguma coisa, volto a escrever, ok?
Ola Dr Andre, gostaria de tirar uma duvida contigo.
Tenho assimetria facial e mordida classe II, ha alguns anos extrai os dentes 14 e 24 porque minha mordida era bem para frente e tinha desvio para o lado esquerdo. Uso aparelho fixo a aproximadamente 8 anos e o desvio ainda existe um pouco e devido ao uso de elasticos, creio eu, apareceu em uma nova documentação que estou com reabsorção radicular periapical externa no dente 21. O dr me informou que a reabsorção não tem tratamento e que hora ou outra posso perder o dente. Queria saber se isso é verdade, porque tenho 23 anos e estou assustada com o fato de que posso perder o dente superior.
Jéssica,
Realmente este diagnóstico de reabsorção externa é preocupante. O dente precisa ser monitorado radiograficamente e, se possível, não se aplicar mais força sobre ele.
Também é importante avaliar se este dente está em trauma oclusal. Isso pode ocorrer em casos de fechamento de espaços de extrações. Converse com o seu ortodontista.
Andre, não sei se você tem noção de preço ou pelo menos me orientar, moro no ES, e gostaria de saber como encaminhar uma cirurgia para prognatismo, mas que seja com um preço bem acessível devido a minha condição, minha dentista na época optou por cirurgia, mas era 6 mil reais, então…
Juninho,
Eu não comento valores aqui no blog, mas estas cirurgias costumam ter valores altos mesmo.
Para fazer a um custo menor é indicado procurar as faculdades de odontologia que oferecem os serviços de forma mais acessível.
Boa Noite Doutor, tudo bem?
Tenho mordida classe 2 e desvio da linha media inferior, minha dentista me sugeriu fazer 3 extrações, dois pre molares superiores e um inferior, mas depois de fazer algumas pesquisas e ouvir as opiniões de outros profissionais decidi não fazer as extrações e procurar uma outra a alternativa, foi ai que minha dentista me indicou o Aparelho Propulsor Mandibular (APM), mas sou professor e preciso falar a todo momento, tenho algumas duvidas sobre esse aparelho, atrapalha a fala? deixa o queixo muito pra frente em quanto ele esta instalado? fica meio diferente o rosto? O que senhor acha sobre esse aparelho?
Desde ja Obrigadooo
Ismael,
Não tenho muita experiência com propulsores mandibulares, mas são aparelhos que podem interferir na fala, alimentação e no conforto de forma geral.
Para este tipo de dispositivo a única forma de saber realmente como vai ficar na boca é arriscando instalar o aparelho. Ainda assim, é bem mais simples se arrepender de ter colocado um propulsor do que se arrepender de ter extraído os dentes.
Obrigado Doutor Andre, Na sua opinião, sem o senhor conhecer e ver o meu caso, qual seria a melhor alternativa para a correção da minha classe II, foi me sugerido também o uso de elásticos, porem foi alertado que esse método talvez não solucione todo meu problema, ou seja, não vai ficar muito bom. Estou com muita duvida se uso os elásticos ou se arrisco e coloco o APM.
Ismael,
Realmente os elásticos não são uma alternativa muito promissora. Pode ser que o seu caso seja de indicação cirúrgica, e se for isso mesmo, nenhuma solução não cirúrgica, vai dar um resultado completo.
Mas ainda acho que experimentar o propulsor é um risco menor.
Dr.. eu sempre senti um cansaço na boca. E sempre quando abro a boca ela estrala. Sempre senti pressao na nuca tbm. Pra tirar essa tensao da boca abro ela diversas vezes. So que aconteceu de doer e estralar. E no momento um dente ficou bem sensivel . E agora sinto tipo umas agulhadinhas na atm . E o dente esta sensivel ainda. O que pode ter occorrido?
Ariane,
Veja este post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/tratamento-bruxismo/
Olá Dr.
Eu tenho mordida classe II. Tenho o aparelho há quase 2 anos e meio, fiz a extração dos sisos.
Minha médica diz que estou na reta final, usei os elásticos intra-orais e realmente a mordida fechou, mas ela diz que tem muita tendência em abrir por sí.
Além disso, os meus dentes não retrocederam tanto como queria, incomoda-me.
Ela disse que há limites dos tecidos e que depende muito da estrutura óssea e rosto da pessoa, por isso, não acredita que os dentes superiores retrocedam mais, aliás, disse ainda que se recuarem mais, com a idade fica feio porque o rosto fica “sugado”
É facto? Além de estarem tortos, ver os meus dentes para frente sempre foi algo que odiei e agora questiono-me se a minha médica estará certa ou não.
Denise,
Talvez ela esteja se referindo à opção de extrair pré-molares, que permitiria maior recuo dos dentes ântero-superiores, mas com o risco de deixar o perfil excessivamente côncavo, envelhecendo a face.
Muito obrigada, então ela está certa 🙂
Estou mais tranquila!
Ok Denise, por nada!
Bpa noite Dr, eu gostaria de saber o seguinte. Como uso aparelho a uns 6 anos, tem possiblidade de reabsorçao do osso onde fica exposta a raiz. E que tambem após a cirurgia podem cair meus dentes? Isso é veridico? E se for, há algum tratamento para melhorar ? O buco analisa uma provavel perca de dentes? A e qualquer ortodentista pode fazer o nivelamento dos dentes / preparo cirurgico ou tem que ter alguma especialidade? Ah e depois da cirurgia, e necessario ver o buco com frequência? Muito agradecida
Ariane,
A reabsorção radicular pode ocorrer em alguns casos, mesmo em tratamentos mais curtos, e depende de diversos fatores, não apenas do tempo de tratamento.
A perda de dentes também é muito rara e só é possível dizer se há este risco avaliando o paciente.
O ideal é fazer o nivelamento com um ortodontista que tenha experiência em preparo cirúrgico.
Olá. Há 1 e meio fiz uma cirurgia ortognática na mandibula, queixo e bem acima dos dentes da frente superiores. Eu tinha os dentes de cima mais pra frente que os de baixo e minha mordida não casava mesmo com 7 anos de tratamento ortodôntico. Depois da cirurgia, fiquei com a linha média superior desalinhada e mesmo com a continuação do tratamento ortodôntico, não resolveu. Será que eu teria que fazer uma nova cirurgia para corrigir isso?
Pedro,
Não tenho como responder sem avaliar clinicamente o caso, mas o seu ortodontista pode dizer se este problema é passível de correção pela ortodontia ou não.
Boas Dr. André
Chamo-me Tiago tenho 23 anos e tenho prognatismo classe III, fui a uma dentista que me recomendou cirurgia , estou á procura de outras soluções e já ouvi falar de tratamentos sem cirurgia nomeadamente a colocação de uma aparelho no ceu da boca, o meu prognatismo não é muito grande , nem dá para por um palito entre os dentes, o que me recomenda
abraço
Tiago,
Não posso fazer nenhuma recomendação baseado apenas na sua descrição.
Tratamentos compensatórios são sempre uma opção, mas o resultado nunca fica igual ao do tratamento cirúrgico.
Por isso é importante conversar muito com o ortodontista antes de decidir para ter certeza de que entendeu todas as limitações que esta escolha impõe.
Tem algum plano de saude que cobre a cirurgia inteira? Qual seria melhor unimed ou bradesco?
Ariane,
Não sei responder. Não faço a cirurgia.
Olá Dr. André, já fiz uso de aparelho fixo por duas vezes. Percebo que depois que retirei o aparelho (há mais de 5 anos) alguns dentes voltaram/mudaram um pouco. Atualmente estou incomodada pois sou classificada como classe 2 e quero resolver isso sem cirurgia. É possível? Outra coisa, estou em SP, o senhor atende aqui também?
Grata
Daiane,
Depende do grau de discrepância óssea que você tem entre as arcadas. Se a discrepância for muito grande, só com cirurgia.
Eu atendo apenas no Rio de Janeiro.
Dr. Meu maxilar faz uma pequena curvatura antes de se fechar a boca totalmente.
Uso aparelho fixo para uma pequena correção dentaria.
este problema também pode ser corrigido com o aparelho?
Júlia,
Não tenho como responder sem ver o paciente, mas problemas ósseos não costumam ser resolvidos com aparelho ortodôntico.
Muito obrigada Doutor!
Por nada JUlia!
Dr. boa tarde ! tenho 43 anos e tenho um grave problema, estou a ficar com o maxilar com desvio para o lado esquerdo, sei que não posso usar aparelho ortodontico pois tenho 3 coroas com pino na parte superior e 5 na inferior, além do problema estético tenho muitos encomodos, inclusive dores, gostaria de saber se para fazer a cirurgia ortognatica tem que ser acompanhada com o uso de aparelho ortodontico.
por favor, preciso da sua ajuda
obrigado
Marlene,
Sim, a cirurgia é precedida por um tratamento ortodôntico.
Certo entendo, entao mus dentes tem que voltar a ser como eram antes do tratamento compensatorio? Caso eu nao faca a cirurgia, futuramente meus dentes podem voltar p lugar? Ou me trazer problemas?
Ariane,
Não exatamente voltar ao que era antes, mas descompensar tudo. Se você não tivesse feito um tratamento compensatório, ainda assim precisaria de ortodontia para descompensar.
O que pode ocorrer no futuro depende de como o seu tratamento será conduzido agora. Não tenho como afirmar nada. Podemos dizer que um tratamento compensatório bem planejado não cria problemas para o futuro.
Dr,eu uso aparelho faz uns 4 anos,na antiga clinica onde frequentava trocava de ortodontista com frequência,por esse motivo procurei outro ortodontista,ja faz um ano que estou com ele. Eu sempre notei que havia uma diminuição do meu queixo,mas achava que o uso do aparelho também resolveria,a alguns das atrás questionei a respeito do meu queixo,ele disse que tenho retrognatismo,mas com o uso do aparelho podemos harmonizar a face,procurei um buco maxilo,ele disse que no meu caso é indicado a cirurgia. Agora estou com medo,pois ele disse que eu teria que fazer um novo tratamento pre cirurgia,caso optasse por ela.OU continuo com o tratamento compensatório. Atualmente sinto que dores em frente a orelha,atrás na nuca um desconforto,e ao abrir a boca sinto estalar ”dentro” do ouvido,e também estou com um caroço no céu da boca que por sinal lateja. Caso eu continue com o tratamento compensatório lá na frente quando eu tiver condições eu posso fazer a cirurgia?
Ariane,
O cirurgião está certo. Caso você decida fazer a cirurgia, vai precisar descompensar o que foi feito neste tratamento atual.
Ola Dr. André sou uma paciente classe III , porém não tenho recursos financeiros para realizar essa cirurgia, meus dentes eram certos, criei uma mania de empurrar os superiores, graças a Deus parei porém 4 dentes meus como o incisivos centrais e laterais superiores estão atrás dos dentes inferiores da mandibula. Gostaria de mandar fotos, não sei se é possível, minha mandibula é um pouco para frente que o maxilar porém isso não me incomoda. Gostaria de arrumar apenas os dentes e ouvi falar que retirando os dois primeiros pré molares inferiores através do aparelho fixo há uma compensação, Vc acredita que sim que haveria?
Simone,
Tratamentos compensatórios podem ser uma opção em casos como o seu. Mas para ter certeza disso é necessário avaliar o paciente clinicamente (não adianta enviar fotos).
Recomendo que você procure um ortodontista para avaliar o seu caso e dizer se esta conduta pode trazer bons resultados.
Recomendo a leitura das 10 dicas.
Olá Dr.
Antes de tudo gostaria de parabeniza-lo pelo site.
É o seguinte, meu caso se classifica como Classe III: Após todos os exames, raio x e tal meu ortodontista recomendou o uso do aparelho a não cirurgia, pois seria o suficiente para corrigir, e realmente deu certo, minha mordida foi corrigida, até então tudo beleza, porém, agora após um ano do termino do tratamento tive uma recidiva parcial que está se desenvolvendo cada vez mais, e como solução, foi me apresentado que teria que remover dois dentes inferiores.
Minha preocupação é a seguinte, no inicio do tratamento eu já tirei dois dentes superiores, ou seja, no momento tenho 14 dentes superiores e 14 inferiores, se eu aceitar essa solução ficarei com 12 inferiores.
Existe esta possibilidade? de ficar com apenas 12 dentes inferiores.
E ainda, é possível recorrer a cirurgia agora, mesmo após ter realizado o tratamento com o aparelho (mascara facial, expansor, fixo).?
OBS: não sei como se escreve e se fala, mas pelo o que eu entendi da pronuncia do dentista, o que ele está sugerindo é um tal islash, islaichi, slash.
Desde já Agradeço.
Obrigado Alberto!
A questão não é ter apenas 12 dentes em cada arcada. Se com isso for alcançada a harmonia, tudo bem.
Mas o fechamento destes espaços inferiores provavelmente não será tão simples quanto dos superiores. Esta solução mostra que já está se levando a opção não-cirúrgica ao limite máximo.
Como você fez um tratamento compensatório, já sera necessário descompensar tudo caso se optasse por cirurgia ortognática. Isso tanto no tratamento com 2 quanto no com 4 extrações.
Mas não há como dizer nada de conclusivo sobre o seu caso sem uma avaliação clínica e radiográfica.
Só mais uma pergunta:
Eu posso utilizar o aparelho ortodôntico por um período, retirá-lo para um evento e depois recolocá-lo para continuar o tratamento?
É que o segundo dentista que visitei disse ser possível utilizar o aparelho, mas me deu um prazo de 2 anos, e antes disso é a minha formatura. Quero sair sem aparelho nas fotos para o convite!
Thamires,
Sim, é possível.
Mas dá um trabalhão. Você terá um custo extra e deve deixar isso combinado com o ortodontista desde o inicio.
Olá, Dr. Tudo bem?
Minha mandíbula é levemente maior que a maxila.
Não tenho o queixo projetado para frente, mas como minha arcada inferior é sensivelmente maior que o normal, meus caninos de baixo são um pouco afastados dos demais demais, o que me incomoda.
Fiz a documentação recentemente e a dentista que me avaliou disse que a cirurgia ortognática era uma opção, mas que ela não recomendava pra mim, porque não acha que seja necessário no meu caso, que não tenho aquela projeção da mandíbula para frente.
Disse que o aparelho convencional resolveria pouca coisa, e que o tratamento mais indicado – o que conseguiria resolver o meu problema – seria o aparelho de brackets autoligados.
Entretanto, esse aparelho é muito caro, enquanto o convencional está incluso no meu plano.
Você poderia me informar se há alguma diferença substancial entre esses aparelhos?
Obrigada. 🙂
Thamires,
Não posso dar uma opinião sem ver o caso.
O aparelho auto-ligado pode ter uma pequena vantagem se o ortodontista dominar muito bem o uso.
Mas não sei se faria tanta diferença assim. O fato é que se o caso for cirúrgico, qualquer tratamento compensatório vai ficar aquém do ideal.
Isso não quer dizer que necessariamente você deva fazer a cirurgia, mas também não diria que o auto-ligado é a única solução.
Muito obrigada, Dr.!
Sucesso!!!
Por nada Thamires!
Dr André, quanto custa em média uma cirurgia para a retirada do freio ?
Pamela,
Não comento valores aqui no Blog pois eles variam muito dependendo do profissional.
Dr André, a minha arcada dentária superior encosta exatamente na inferior sem nenhum encaixe, ou seja; o normal seria a inferior ficar por dentro da superior e no meu caso a inferior encaixa com a superior e não vai para trás, eu gostaria de saber em qual classe o meu problema se encaixa,
desde já agradeço,
Rubia
Rubia,
Pela sua descrição, parece ser uma mordida de topo, que costuma estar relacionada à classe III. Mas isso só pode ser definido em uma avaliação clínica.
Minha pergunta é ?
Tenho apararelho a 6 anos , e já fiz 4 extrações 2 em cima e 2 embaixo .
minha dentista alegou que seria para alinhar a linha media .
inferior e superior , mas já estou pra tirar meu aparelho e ela falou que não vai ser possivel alinhar a inferior com a superior , pois o importante é a mordinda estando certa .
Samara,
Eu concordo que o alinhamento das linhas médias não é tão importante se todo o resto estiver bem. Até por que, neste caso a diferença entre as linhas médias será mínima.
Ok
Obrigada pela atenção(:
Por nada Priscila! Volte sempre.
Dr. André, estou no final do tratamento ortodontico, minha dentista diz que já concluímos o alinhamento, os caninos se encaixam certinhos na arcada superior com inferior, porém percebo que a linha central não coincide uma com a outra. Da superior coincide com meu lábio superior mas a inferior está um pouco afastada da superior. É normal ficar assim ou ainda pode melhorar? A dentista comentou que o mais importante era a posição dos dwntes e que estao ok, por isso fico em dúvida, até pq uma vez q estou com o aparelho poderia resolver tudo o q pudesse do que, sei lá, futuramente voltar a precisar.
Priscila,
Se a engrenagem está boa e a linha média superior alinhada com o lábio, não vejo necessidade de estender o tratamento para tentar acertar a linha média inferior que é irrelevante esteticamente.
Dr. André, fui ao dentista, onde ele me informou que sou clase lll e que seria necessária uma cirurgia, pois minha mordida é aberta. depois fui a outro, que me informou que meu caso é classe lll também, mas que agente poderia tentar melhorar minha mordida, mas não garantia, ai ele falou em extrair dente. Meu medo é usar aparelho e piorar minha aparencia facial. tipo eu sou classe lll, mas é porque meus dentes inferiores são na frente dos superiores, mas meu rosto não é torto. gostaria de saber se vai alterar só minha dentição ou aparencia do rosto também? Obrigado!
Marcelo,
A proposta de tratamento compensatório pode ser interessante, mas não temos como saber se o profissional será capaz de entregar um resultado adequado. Principalmente quando se faz extração de dentes com a intenção de recuar os incisivos inferiores. Nem sempre o espaço é completamente fechado e pode haver inclinação excessiva dos dentes.
Enfim, não tenho como te dizer que opção vale mais a pena sem avaliá-lo pessoalmente e entender suas necessidades.
O ideal é conversar com vários ortodontistas antes de tomar uma decisão. E vale a pena ler as 10 dicas para escolher seu ortodontista, aqui no Blog.
Olá Doutor André
Eu tenho prognatismo Classe III, porem ela só é levemente para frente, a dentista me disse que com o aparelho ortodôntico mesmo resolveria meu caso! tem como eu ter uma noção de quanto tempo preciso usar o aparelho para corrigir?
Grata, Isabella.
Isabella,
É a sua dentista quem deve determinar este prazo, baseada na avaliação que foi feita.
Tratamento de prognatismo geralmente é através de cirurgia. Se o caso é leve e a proposta é de um tratamento compensatório, você precisa compreender todos os detalhes e limitações desta opção antes de iniciar o tratamento.
Pergunte bastante pois o trabalho do profissional é responder e esclarecer o cliente antes de iniciar o tratamento.
Olá Dr André.
Fiz a disjunção de palato para fins estéticos .
Apenas uma coisa me incomoda notei que houve uma diferença no naso-labial , a base das minhas narinas ficaram um pouco expostas .
Para resolver o problema consigo alterar esta diferença com tracionamento feito com aparelho fixo ??? Estou muito preocupada pois não gostaria de me submeter a uma Rino, e estou buscando solução .
Obrigada
Vieira,
Não tenho como dar uma opinião sobre um detalhe como este sem ver o caso, mas a princípio, não acho que a movimentação dentária vá resolver o problema.
Desculpe-me mas pelo que li deste seu blog, o Senhor não tem como responder nada em!!!! O pessoal, pelo que entendi, não quer uma consulta, querem apenas uma opnião de alguém que entenda mais do assunto do que eles…… Dê sua opinião por favor…..e sem medo!!!!
Tenho que fazer uma cirurgia ortognatica classe III mas tenho labio leporino, o senhor já teve experiência com este tipo de paciente, a recuperação émais demorada???
Adriana,
Eu entendo a sua reclamação.
Eu sei que as pessoas não querem uma consulta pela internet e que apenas estão ansiosas para ouvir a opinião de um profissional.
Mas a minha proposta aqui é criar um espaço onde a informação possa ser disseminada de forma responsável e ética.
Eu sou um profissional de saúde. Fiz um juramento quando me formei e tenho responsabilidade sobre cada palavra que escrevo aqui.
Apesar de estar sempre disposto a responder, não tenho como dizer se uma pessoa deve ou não se submeter a uma cirurgia ou quando os espaços das extrações vão se fechar.
Não posso responder por tratamentos que não são feitos por mim nem emitir opiniões sem ver o paciente pessoalmente. E não adianta me enviar fotos pois elas não são o suficiente para dar uma resposta conclusiva.
Se é para dar uma resposta “mais ou menos”, prefiro orientar a pessoa a procurar um bom ortodontista e fazer uma avaliação clínica, pois é assim que se consegue um diagnóstico correto.
É claro que muitos ficam frustrados quando recebem este tipo de resposta. Mas este Blog está no ar há muitos anos e é usado como referência por muita gente (são 9.625 comentários até hoje). Qualquer opinião minha pode ser interpretada como uma palavra final e pesar na decisão de alguém que eu sequer examinei. Por isso sou tão cuidadoso.
Então, quando você me pede que responda sem medo, eu peço desculpas, mas tenho medo sim.
Tenho medo de prejudicar em vez de ajudar.
Respondendo à sua pergunta:
Eu não tenho nenhuma experiência com pacientes portadores de lábio leporino. Mas acredito que a recuperação da cirurgia esteja relacionada à extensão dela. Se o procedimento incluir a correção da fissura, o que eu acho que deve ser feito, provavelmente a recuperação será mais lenta.
Acho que a pessoa certa para tirar esta dúvida é o cirurgião que vai operar você.
Desejo-lhe toda a sorte e sucesso na sua cirurgia!
Depois volte aqui para me dizer como ficou, ok?
Olá Dr. Andre,
Tudo bem, Já fiz minha cirurgia ortognática, me recuperei muito bem, mas depois de 4 meses de cirurgia ainda sinto meu queixo meio anestesiado, a questão do lábio leporino não atrapalhou a cirurgia, porém o cirurgião não conseguiu trazer o maxilar tão p/ frente quanto eu gostaria, e ainda ficou um buraquinho na fenda, mas o cirurgião disse que vai fechar. Obrigada pela atenção, até mais…
Por nada Adriana!
Fico feliz que tudo tenha dado certo para você. Acho que o pior já passou, agora é só acertar os detalhes.
Olá Dr. André,
Venho aqui em seu blog para deixar o endereço do meu:http://tia-dih.blogspot.com.br/
Dê uma olhadinha lá conto tudo que aconteceu na minha cirurgia ortognática. Espero que ajude alguém.
Atenciosamente,
Adriana
Olá Adriana!
Adorei seu Blog! Muito bacana mesmo, parabéns!
Vou repetir o link aqui, pois vale muito a pena para quem está para passar por uma cirurgia ortognática e principalmente para quem tem ou conhece quem tenha lábio leporino.
Mais uma vez, parabéns pela iniciativa e pela sua coragem Adriana. Desejo-lhe tudo de bom e fique com Deus.
Segue o link:
http://tia-dih.blogspot.com.br/
Ola DR. André .
Passei por alguns Ortodontistas coletando o melhor tratamento para meus dentes, eu tenho o queixo um pouco para trás, mas não me incomoda esteticamente.. Apenas gostaria de corrigir minha mordida e alinha os dentes de forma que eu não fique dentucinha… Nós últimos Ortodontistas que passei me orientaram sobre a cirurgia ortognastica-avanço de mandíbula… Até me assustei.. Achei que não era pra tanto.. Mas para ter certeza passei numa sexta opinião e ultima me falou que não considera tão importante assim a cirurgia e que ela corrige facilmente com a extração de um pré molar de cada lado superior. Minha preocupação é… Com a retirada desses dentes, o aparelho terá a função de empurrar meus dentes superiores frontais para trás.. O meu rosto pode sofrer muitas mudanças? Arrancar os dentes seria a melhor solução para esse tipo de tratamento… Classe II.. de todos os ortos que procurei com mais duvidas eu fiquei… Uns optam por arrancar… Outros pela cirurgia.. Confesso estou perdida.. Desde já agardeço!
Erika,
Sim, você pode sofrer alterações negativas na face como o excesso de retrusão dos incisivos superiores em relação ao nariz.
Em um caso de mandíbula curta o tratamento correto é o cirúrgico para aumentá-la. Se não for fazer a cirurgia deve-se optar entre continuar com um degrau entre as arcadas (dentucinha) ou ficar com o excesso de retrusão dos incisivos superiores, o que pode envelhecer a face.
Eu particularmente prefiro a primeira opção quando o cliente não quer a cirurgia, pois assim preservamos o ângulo naso-labial que é muito importante para a harmonia da face.
É necessário a extração do ciso para por o aparelho dentário? Eu tenho mordida cruzada e os meus dois cisos inferiores já nasceram.
Ramon,
Nem sempre é necessário. Depende do caso. Mas isso só pode ser respondido depois de uma avaliação clínica.
A Sim! Eu tenho outro problema, meus dentes são pequenos, será que existe algum meio de faze-los ficarem do tamanho ideal?
Ramon,
Sim, se os dentes forem muito estreitos, podem ser aumentados com restaurações estéticas ou facetas depois que os espaços forem criados.
Se forem curtos, existem cirurgias para remoção do tecido gengival (gengivoplastia) que alongam a coroa dos dentes.
Mas não faço estes tratamentos, por isso não tenho como entrar em detalhes sobre como são realizados.
olá doutor andre
eu já usei aparelho duas vezes na vida mas ainda não estou satisfeito com meu sorriso
sei q a ortognática corrige problemas como rinite, sinusite e apneia
que são problemas que me afetam muito de leve. O que mais me incomoda é a desarmonia da face que eu acho muito pequena e recuada.
Vc acha que compensa fazer um novo tratamento?
e pelo fato de meus dentes já estarem alinhados, o preparo ortodôntico será necessário ou será muito longo?
existe algum plano de saúde que cobre a cirurgia ortognática?
^^
Fabio,
É necessário fazer uma avaliação clínica para definir como será a preparação para a cirurgia. Os dentes estarem alinhados não é o suficiente para dizer que esta fase será mais rápida ou simples.
Não trabalho com planos, mas acho que nenhum cobre a parte do cirurgião neste tipo de procedimento.
Quanto a compensar fazer o tratamento, isso eu não tenho como saber sem ver o caso.
Ola Doutor! Tenho prognatismo mandibular, e isso muito me incomoda. Não tive oportunidade de realizar tratamento ou cirurgia na fase de minha vida que isto faria diferença, e hoje isso não é uma prioridade para mim. Mas minha pergunta é em relação a minha filha, ela tem 6 meses, e aparentemente pelo formato facial, não apresenta o problema. Mas sei que deve ser muito cedo para aparecer. De forma alguma quero que ela passe pelo que passei, ainda mais se tratando de uma menina. Gostaria de saber a que sinais devo ficar atento e a idade ideal para que eu a leve a um especialista para iniciar um tratamento eficaz. Obrigado e ótimo ano novo para você e sua família!
Carlos,
Você pode levá-la para uma avaliação com um ortodontista por volta dos 3 anos de idade para checar se já há algum sinal de que ela tenha puxado esta característica sua.
E mantenha consultas anuais para avaliar o desenvolvimento facial.
Se necessário, pode-se começar a trabalhar com seis anos de idade com ortopedia funcional.
Obrigado Doutor! Tudo de bom!
Por nada Adriano!
Ola Dr. Andre, preciso da sua ajuda, moro aqui no ES e eu tenho prognatismo classe III, fui a uma doutora que disse que o meu caso é cirúrgico, mas existe um aparelho compensatório chamado Capelozza, algo assim. A minha duvida é que ela disse que não ia mudar a minha aparencia em nada, somente os dente iriam ser corrigidos, ela está correta? o meu perfil não vai mudar nada, pois isso é oque mais incomoda. O Sr. poderia me dizer a faixa de preço da cirurgia, se souber.
att: Junior, 16 anos. aguardo resposta, obrigado pela atenção.
Junior,
Sim, ela está certa. Tratamentos compensatórios não alteram a estrutura óssea da face.
Se o que te incomoda é isso, a cirurgia é a melhor opção.
Boa noite Dr.
Tenho 37 anos, fiz um exame com o nome de Condilografia. Foi-me dito e diagnosticado mordida cruzada com os dentes topo a topo. Disseram-me que teria que usar aparelhos mas ainda não consegui perceber realmente o resultado que irá ser e ficar no final do tratamento. O orçamento e os aparelhos que deveria usar são: aparelho de contenção fixo; aparelho removível biomecânica maxilar (desconheço e não sei para o que será a sua funcionalidade) ; aparelho de contenção removível; parelho fixo mandibular e aparelho fixo completo maxilar, alem de 3 dentes que terei que repor, devido à ausência dos mesmos. Posto isto, apesar de saber e ser complicado a sua conclusão sobre o mesmo, gostaria de saber se terá alguma opinião sobre o mesmo.
Agradeço toda atenção.
Boa noite
Paulo,
Não tenho como dar uma opinião sem avaliar o paciente. O que você me passou foi uma lista de aparelhos que serão usados durante o tratamento. Tudo isso está dentro do normal, se bem que não costumo usar aparelho móvel em adultos.
Boa tarde Dr. André,
Porque nao se usa aparelhos moveis em adultos? Também sei que será prematuro perguntar mas gostava de ter a sua opiniao em relaçao ao tratamento se ira produzir os efeitos desejados.
Cumprimentos,
Paulo
Paulo,
Leia este post para entender:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelho-movel/
Olá Dr.andré,
Tenho 15 anos, e tenho problema da classe 3, minha ortodentista realizamos exames( todos os tipos) e falou que meu caso é esquelético, mas que eu poderia realizar tentativa com aparelho ou realizar cirurgia ao 21 anos. Mas doutor eu olhando no espelho meu caso nao aparenta. queria saber se eu sem utilizar aparelho a chances de chegar 21 anos sem esse problema ser tao agravante?
Leonardo,
SE o caso é esquelético, nunca vai ficar 100% corrigido apenas com uso de aparelho.
Mas pode ser que você fique satisfeito com um resultado parcial evitando a cirurgia.
O resultado final vai depender de fatores como a habilidade do ortodontista e a gravidade do seu problema.
Oii Dr Andre.
Voltei. hehehe
Minha dúvida é a seguinte ontem fui na minha Dentista e agora estou usando os elasticos intraorais(acho que é isso), aquele que coloca na banda e no ganchinho do canino, conforme foi explicado que eu teria que fazer assim, usar direto tirar somente para comer e escovar os dentes, e trocar quando arrebentar, trocaria os dois pra não ficar defeituoso, só que minha dúvida é ah quanto tempo eu tenho que trocar os elasticos? devido a higienização e pra não dar mau halito.
Se poder ajudar, agradeço. até porque hj é sabado então você respondendo até segunda feira já me ajuda hehehehehe.
Desculpe pelo texto. (:
Beijo
Olá Jessica,
Bem, não deu para responder até ontem, mas normalmente indicamos a troca no mínimo três vezes por dia.
ah ok, obrigada =)
Ok Jéssica!
OLA DR. MEU FILHO TEM 4 ANOS E TEM PROGNATISMO CLASSE III E GSTARIA DE SABER QUAL O TRATAMENTO A SER REALIZADO E SE JA PODE COMEÇAR ALGUM TRATAMENTO. FICO NO AGUARDO
Juliana,
A ortopedia funcional pode ser uma opção neste idade para estimular o crescimento da parte superior, tentando reduzir a discrepância entre as arcadas. Procure um especialista na sua cidade para obter mais informações e fazer uma avaliação.
Bom dia, tenho 34 anos e meu problema é cirúrgico classe III, vou iniciar o tratamento ortodôntico, gostaria de saber se tem algum problema quanto a minha idade, pois, não fiz antes por falta de dinheiro e informação. obrigado.
Jorge,
A princípio não há limite de idade para este tipo de tratamento.
A duas semanas foram retirados meus últimos molares apenas do lado direito. Tenho q tirar o lado esquerdo mas tipo me arrependir de ter começado. N quero mas passar por isso. Óque quero saber é si, se eu n fizer pode ocorrer de ficar com a mandibula torta?
Ingrid,
Não tenho como saber sem examinar você pessoalmente.
Boa Tarde Dr. André, sou classe dentária III, mordida cruzada . Quando durmo, respiro pela boca e isso acabou ocasionando a retração da gengiva, sem falar dos outros problemas dentários ocasionados pela classe III. Eu deveria fazer a cirurgia mas estou com um pouco de medo, então pensei na compensação dentária, somente através da compensação será possível resolver o problema de respiração pela boca? E depois estava pensando em fazer recobrimento da gengiva para resolver o problema da retração. Vale a pena fazer isso, ou é melhor recorrer ‘a cirurgia?
Obrigado
Venicius,
Tratamentos compensatórios podem ser uma opção dependendo do caso. Mas não há garantias de que a sua respiração bucal vá melhorar.
Quanto ao recobrimento das retrações com enxertos gengivais, recomendo consultar um periodontista para avaliar o caso.
Olá doutor
tenho minha mordida errada, e ela é classe 2, aquela em que a arcada superior é mais a frente que a inferior, e na hora de sorrir a mesma tampa a arcada inferior
Segundo a minha dentista, meu tratamento nao precisaria de extração, e nem dos elasticos aqueles que se usa para corrigi a mordida. Pois bem, meu tratamento chegou ao fim, e eu tirei o aparelho sem corrigir essa mordida
e meus dois dentes da frente tem um formato triangular, impedindo eles de alinharem perfeitamente junto com os outros, mas a ortodontista nao tomou nenhuma medida para arrumar isso…no final do tratamento até a caixinha da contençao ele me cobrou
será que fui enganada? ou tem casos em que nao tem como arrumar a mordida e o formato do dente?
Gostaria que você me falasse o que voce acha sobre o caso.
Obrigada, mas acho que essa dentista esta de sacanagem comigo.
Amanda,
Não tenho como dar uma opinião sem avaliar o paciente clinicamente.
O que posso dizer é que dentes com formato triangular podem ser degastados para permitir uma melhor acomodação na arcada.
Quanto a avançar a mandíbula com o uso de elásticos, nem sempre é possível fazer isso pois depois da remoção do aparelho a mandíbula volta à posição inicial.
você é muito especifico em suas respostas, só que mora no RJ, se nao marcaria uma consulta
obrigada
Obrigado Amanda!
É mesmo uma pena, mas certamente você consegue encontrar um bom ortodontista na sua cidade.
Já leu as 10 dicas para escolher seu ortodontista?
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/
Boa tarde Dr.
Tenho 33 anos e estou usando aparelho há uns 3 anos e meio, o meu caso é a ausencia de um dente incisivo lateral esquerdo que foi tirado erroneamente quando eu tinha uns 13 anos +/-, causando assim um desvio na linha média. A princípio a dentista falou que corrigiria com o aparelho, fiz implante de pino pra puxar e nada adiantou. Agora a Dra. me disse que só com cirurgia. Será que a correção da linha média é só com cirurgia e é garantido a correção?
Grata,
Renata,
Não sei se ela se refere a uma cirurgia ortognática, mas não tenho como dar uma opinião sem ter visto o caso. Principalmente em uma situação complexa como a sua. Talvez seja bom conversar com mais de um ortodontista.
Está bem,
Obrigado pela atenção Dr. André.
um grande abraço,
Marcos
Ok Marcos, Boa sorte!
Olá Dr. André, muito bom poder contar com este site.
Dr. André, eu tenho os sisos inferiores que são saudaveis, mas não estou satisfeito com meu perfil, é que apesar de meu queixo ter um tamanho normal e eu ser classe 1, acho meu queixo um pouco recuado, por isto gostaria que ele ançasse. Minha pergunta é: Se eu retirar os sisos os demais dentes vão recuar por sí sós, e com isto meu queixo vai avançar? O que devo fazer para que meu queixo avance um pouco?
Marcos,
Se você já é classe I mas tem o mento pequeno, talvez a solução seja uma mentoplastia, uma cirurgia para aumentar a ponta do queixo. Não vejo como a remoção dos sisos possa alterar alguma coisa na sua face.
Desculpa pelo incomodo, mas doutor gostaria de tirar uma duvida com o senhor. Bem eu tenho 18 anos e uso aparelho desde os 6 anos de idade, pois minha mordida é classe III e foi necessário eu reter o crescimento maxilar já que meus pais não optaram pela cirurgia. Hoje meus dentes estão ótimos, porém eu utilizo o elástico para levantar 2 dentes de baixo (lado esquerdo) os nomes não sei ao certo, mas acredito que seja um do lado do (pré). A minha pergunta é a seguinte, doutor eu tenho um dente de leite ainda, e a minha dentista não quer tirar ele para facilitar o caminho para que possa movimentar esses 2 dentes. O que devo fazer e como convencer a ela sobre isso?
Igor,
Esta é uma questão técnica que deveria ser resolvida pelo ortodontista e não pelo paciente. Mas você pode conversar com ela para entender por que ela quer manter este dente na boca. Certamente ela tem bons motivos.
Oi Dr, uso aparelho ja a quase 2 anos, e como não fiz nenhum tipo de exame para colocá-lo começo a ficar com muitas dúvidas de quais danos isto me causara… NA parte de cima me parece ter ressolvido os problemas, no entanto no inferior meu dentista não esta conseguindo alinhar os dentes.. Estou com medo
Tatielem,
Não tenho como ajudar sem ver o caso.
Ops! nesse texto acima, foi enviado errado, este aqui é que é o certo,mil Desculpas :-\
– Ola Dr, Bom , meus dois dentes incisivos da parte superior são em formato de um arco e gostaria que aumentar – se, queria saber se algum tipo aparelho ortodôntico pode resolver esse problema, abraços (:
Thalila,
Desculpe, mas não consegui entender a situação dos seus dentes.
Olá Dr , uso aparelho já tem 8 meses e nada mudou , tenho dentes separados na arcada superior . e também tenho prognatismo . O aparelho resolverá , sem precisar da cirurgia ?
Andreza,
é impossível responder sem ter avaliado você. Mas o prognatismo pode interferir no fechamento dos espaços superiores.
bom tenho 15 anos e tenho classe III queria saber 3 perguntas
1-a cirurgia pode ser feita pelo sus é gratuito?
2-conforme a cirurgia e realizada diminui o tamanho do queixo?
3-com quantos anos posso fazer a cirurgia?
Anderson,
1- Não sei dizer.
2- Sim, a cirurgia pode obter este resultado.
3- Normalmente depois dos 20 anos.
Olá Dr. Minha dentista me informou que tenho a classe III, e que eu deveria arrancar dois molares inferiores, mas tenho receio em arrancar, penso que ela deve estar errada…
Devo procurar outro dentista para ter uma outra avaliação ?
Sei que não tem volta, não chega ser feio meus dentes, mas eu queria deixar bem alinhado…
Ricardo,
Se você não está seguro deve mesmo consultar outros profissionais para entender melhor o problema e as possíveis soluções.
Ola
Dr Andre Moreira
Meu nome é kezia e pertenço a classe II.
Minha dentista me deu uma noticia muito triste.
ela disse que meu caso só resolveria com tratamento cirúrgico, porque minha mandíbula é curta e não poderia retirar dentes pois ficaria com a imagem mais velha. Pensei em procurar outro dentista depois dessa noticia mas vi que ela se preocupou com minha imagem estética (ainda bate uma duvida as vezes). Ela disse que o valor dessa cirurgia é alta. gostaria muito de saber um pouco da sua opinião, e se você faz ou pode me indicar profissionais que faz essa cirurgia.
agradeço muito se me ajudar, todos tem sonhos e o meu é ter um sorriso bonito :))
atts
kezia
Kezia,
Me parece que a sua ortodontista está no caminho certo. Se o problema é na arcada inferior (mandíbula curta) não adianta extrair dentes e recuar a superior.
Eu não faço a cirurgia. O especialista que faz este tipo de procedimento é o cirurgião buco-maxilo facial.
Só tenho como indicar profissionais aqui no Rio de Janeiro.
Olá Dr. André, eu queria saber se posso usar aparelho estético, pois os meus dentes incisivos de cima são um pouco curtos e os de baixo tem um maior que o outro e tem também uma pequena falha, posso ou não ? Bjs, desde já te agradeço :))
Thalita,
A princípio, qualquer tratamento ortodôntico pode ser feito com aparelho estético.
– Muito Obrigado Dr. André Moreira, agora sim o Sr. tirou minhas dúvidas. Fique com Deus, Bj 🙂
Ok Thalia, tudo de bom para você!
Boa noite dr. André
Estou colocando aparelho fixo em meus dentes,ja estrai os 4 sisos onde os mesmo estavão inclusos, minha dentista disse que meus dentes são classe um de um lado e classe dois do outro, recentemente estrai mais dois dentes que agora não irie saber lhe falar os numeros mais no lado esquerdo foi estraido o dente que vem depois da presa e do lado direiro temos a presa depois temos mais um e estrai o que vem depois no caso o segundo depois da presa , e fiquei um pouco com duvidas se e coreto estrair dentes diferentes nao na mesma linha, gostaria muito que me respondesse se isso e comum
na parte de baixo ela disse que não ira estrai nenhum que apenas gastando um pouco os molares ja terei espaço, não corro o risco de apinhar meus dentes estraindo apenas em cima?
bom se puder me responder algo para que eu possa entender um pouco melhor irei ficar muito grata
desde ja lhe agradeço obrigada.
Paula,
Não é comum fazer desta forma mas deve haver um motivo para a sua dentista ter feito assim.
O ideal era que você tivesse entendido quais eram os objetivos antes de extrair os dentes. Converse com a sua dentista para compreender por que estes dentes foram extraídos. Sem ver o paciente não tenho como saber.
Boa noite, Dr André Moreira,
vou retirar, finalmente o meu aparelho. A minha dentista diz que tenho uma boa classe I, no entanto a minha linha média dos dentes da frente está um pouco desviada 1 a 2 milimetros. Será normal?
Obrigado!
Rui,
Não podemos dizer que é normal, mas é perfeitamente aceitável se todo o resto estiver bom. Principalmente se houver uma classe I bilateral.
O que não vale a pena é o preciosismo de corrigir este tipo de diferença e alongar o tratamento por anos e anos.
Olá Dr André. Estou usando aparelho estético faz 2 meses… e minha dentista pediu para extrair os 4 molares, pois são muito tortos e inflamam com facilidade, além de abrir espaço já q tenho pouco espaço. Porem nos inferiores da frente ela quer extrair um da linha média, falou q os caninos pra trás estam certos e simétricos, não quer alterar a mordida e os caninos. Mas ficarei com ps dentes da frente assimetricos… vale a pena?????? Obrigada desde ja!
Sofia,
Não tenho como dizer se vale a pena. O que posso afirmar é que a técnica de extração de um incisivo inferior existe. Se for bem indicada e realizada pode dar bons resultados, mas vai haver assimetria.
Percebi q a minha filha tem um prognatismo discreto, como o pai, ela tem 10 meses, e só dois dentes inferiores, mas está sempre os colocando para frente. Mama no peito, mas agora pegou mamadeira. Minha dúvida é: devo retirar a mamadeira? Teria tratamento mais cedo possível para evitar cirurgia? Agradeço a atenção.
Auriclecia,
Não acredito que a mamadeira vá prejudicar, mas deve ser usada com moderação.
Ainda é cedo para avaliar o caso. A partir dos 3 anos você deve levar a um ortodontista, antes disso não se pode fazer muita coisa, mas um cuidado com a respiração pode ajudar. Veja este post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/respiracao-bucal-e-compressao-maxilar/
Apesar de não se falar em prognatismo neste infográfico, a respiração bucal também pode agravar este problema.
Tenho mordida aberta anterior classe I. Comecei um tratamento que o orto utilizou elásticos para fazer compensação da mordida. E realmente está quase fechada, no entanto, troquei de cidade recentemente e a nova dentista diz que o tratamento com compensação não é estável e daqui a um tempo a mordida irá voltar (ela afirma que o caso é esquelético). O que fazer, já retirei o aparelho, porque estava apenas acumulando placa. Qual a especialidade a procurar para resolver o problema de uma vez?
*Desde os 10 anos que faço tratamento e nenhum dentista conseguiu resolver nada.
Waleska,
Se for mesmo esquelética a mordida aberta tende a voltar. Neste caso a solução passa por um tratamento orto-cirúrgico.
bom doutor eu queria saber si no meu caso eu usando aparelho ortodontico pode dar um pouco de melhora meu é classe 2 aparelho pode dar bons resultado pode dar mal resultado.?
Ricardo,
Provavelmente sim, mas não tenho como saber sem avaliar você.
OLá doutor,
Por favor me diga com sinceridade se desvio de linha media superior de 4 mm, ou desvio de maxila superior tem correção?
Quero muito fazer uma cirurgia ortognatica, pois é a associada á desvio de septo e base nasal. Por favor me dê uma orientação, por que já procureI um ortodontista que me aconselhou a não fazer o tratamento.
Obrigada.
Ana Paula,
Não tenho como orientá-la sem ter feito uma avaliação clínica. Apenas esta informação de 4mm não é o suficiente para dizer se tem correção ou não.
Por favor me tire uma duvida segundo o meu dentista elediz que tenho classe 3 e que eu teria que fazer cirurgia mas vai tentar corrigir um pouco 100 cirurgia tem como mesmo
Atila,
Não tenho como saber sem ver o caso.
Mas existem casos que mesmo sendo classe 3 não precisa cirurgia?
Marcos,
Sim, alguns casos de Classe III podem ser tratados sem cirurgia.
Olá, eu tenho agenisia (acho que é esse o nome) de 9 dentes, e vou ter que implantar, a dentista já arrumou a posição dos meus dentes, mastigo normal, sempre ouvi ela falar com o outro dentista que tenho CLASSE III, mas até ontem não tive curiosidade de saber o que era, mas enfim, vou precisar fazer cirurgia por ser classe 3 mesmo meus dentes depois de arrumados?Obs; é muito pouco para frente meu queixo, só de eu apertar com o dedo já fica normal, vou precisar fazer essa cirurgia ou uma plástica no queixo resolveria?
Marcos,
Não tenho como saber se você vai precisar de cirurgia sem ter avaliado o caso.
Boa notite Dr Andre, coloquei meu aparelho movel faz uns dois dias, ele me explicou como que se gira a chavinha só que eu não entendi direito se era três vez ao dia ou de três em três dias.
cloquei aparelho só na parte de cima dos dentes, e ele nem me disse quanto tempo eu iria ficar e nem me disse quando eu voltaria lá para o retorno.
me ajuda por favor…
Cesar,
Não tenho como orientá-lo em relação ao número de ativações. Só o seu ortodontista pode dar esta resposta. Entre em contato com ele e aproveite para agendar uma nova consulta.
obrigado !!
É sempre um prazer!
Oi Doutor André,
Estou usando aparelho fixo há um ano e 5 meses.
O meu propósito era apenas alinhas um pouquinho a arcada superior e desentortar 3 dentes inferiores. Tive que usar um batente por 7 meses antes de colocar os braguetes inferiores.tirei o batente, mas fiquei 10 meses com o aparelho na arcada inferior.E agora que tirei o superior somente, percebi que projetou um pouco a mais e estou um pouquinho dentucinha.Queria saber se tem como voltar ao que era antes e quanto o procedimento do novo tratamento? Tenho que usar contenção?
Silvana,
Talvez seja possível, mas isso só o seu ortodontista pode dizer.
A contenção é sempre necessária.
Boa tarde…
Iniciei tratamento com aparelho fixo à 2 meses. Tenho arcada classe III. Os meus dentes superiores tocam nos inferiores, por isso penso que se dá o nome de “topo”. A minha dúvida é a seguinte:
– Somente com este aparelho a arcada superior conseguirá ser projetada para a frente? A minha dentista diz que sim, mas tenho dúvidas em como isso será possível???
Obrigada
Maria,
Casos de Classe III normalmente têm indicação cirúrgica, mas às vezes pode-se fazer um tratamento de compensação.
Se a sua ortodontista diz que é possível, você tem a opção de confiar nela ou de pedir uma segunda opinião consultando outro profissional. Mas precisa ser uma consulta mesmo, não dá para dizer nada sem ver o caso.
Dr andré,
minha nova dentista disse que tenho que extrair os dois pré-molares superiores pelo fato da minha mordida não fechar corretamente. Mas vendo várias matérias a respeito retrognatismo e as caracteristicas faciais, estou achando que tenho! Ja usei aparelho aos 12 anos e tive que tirar, mas esse dentista não disse nada sobre isso, só me aconselhou aquele famoso aparelho freio-de-burro na epoca. Ano passado, aos 18, procurei dois dentistas. Um deles disse essa mesma questão da extração mas eu não fiquei com ele, resolvi ficar com essa dentista mesmo que continua aconselhando essa tal extração. Nenhum deles apontou o retrognatismo. Agora, a minha pergunta: com quem eu deveria olhar essa questão? Se eu tiver retrognatismo e extrair esses dois dentes, isso poderia ocasionar em problemas futuros?
Glenda,
Retrognatismo significa que a sua mandíbula é curta e o queixo fica para trás em relação ao resto da face.
Extrair prés superiores e retrair os dentes anteriores vai trazer a arcada superior para trás também.
O resultado na face pode não ficar bom pois o problema é na arcada inferior.
Se for mesmo um retrognatismo, a solução é avançar a mandíbula cirurgicamente.
Olá, Dr, André Moreira
Antes de mais nada gostaria de agradecer por esse blog e comunicar que está caindo para mim como uma benção, pois estou passando por um momento muito difícil para decidir que caminho tomar com o retratamento de classe II do meu filho.
Igor, meu filho, com 14 anos e 9 meses, com crescimento ósseo do rx de carpo correspondendo a um ano a mais foi comunicado, no final de janeiro 2013, após quatro anos de tratamento com fixo e ATM(sendo que este último sempre arrebentava em curto espaço de tempo) terá que reiniciar todo o tratamento, voltando a colocar o fixo, pois, devido ao estirão sua mandíbula não permaneceu alinhada com o maxilar. A ortodontista, sugere que ele use o ATM, mas o mesmo arrebentava de dois em dois dias. Ela chegou a usar elástico, conseguiu alinhar, mas disse que em pouco tempo voltou por causa do estirão. Estranhei muito, pois ela tinha que ter previsto isso, não?!
Igor tem escoliose, grau 26 e está fazendo tratamento de quiropraxia, pilates e natação com bons resultados, até então. Ele não tem dor aí.
Enfim, ele também tem retificação da lordose cervical e acredito que isso tenha contribuído. Chupou dedo até mais ou menos 6 anos.
Estou com três propostas de retratamento: !) uso de extraoral com placa e posterior implante de placa 2) voltar com fixo e ATM 3) Colocação do fixo e tratamento com elásticos, esse na visão de um ortodontista ortopédico.
Socorro!
Não sei o que fazer. Meu filho prefere o fixo com elástico. Nenhum dos profissionais garante solução. Igor é muito disciplinado e quanto a isso fico tranquila. Qual tratamento devo escolher? Qual caminho tomar?
Agradeço, de coração, o seu olhar e oportunidade de podermos desabafar e nos orientar. Aguardo contato.
Fique na luz e na paz, doutor (ou será um anjo?)
Abraços
Sandra e família
Sandra,
Se o seu filho não teve crescimento antero-posterior suficiente da mandíbula (o que caracteriza a Cl II) acho que nesta idade vai ser difícil conseguir estimular este crescimento ósseo.
Se a Cl II for provocada por crescimento exagerado da maxila, um tratamento de retração com uso de extra-oral pode trazer algum resultado, mas pela descrição me pareceu que o objetivo até aqui foi trazer a mandíbula para frente. O APM (aparelho propulsor mandíbular) serve para isso.
O uso de elásticos pode alterar a posição da mandíbula por um tempo, mas ao remover o aparelho a tendência é que ela volte à posição retraída pois não houve crescimento ósseo efetivamente. Acho que foi o que ocorreu.
Enfim, se o problema for deficiência mandíbular, nesta idade pode não ser mais possível promover o crescimento ósseo necessário à correção da classe II, restando a opção de uma cirurgia ortognática.
Mas tudo isso hipoteticamente, pois eu não tive a chance de avaliar o caso.
Caro Dr André Moreira,
Agradecemos a sua atenção e solicitamos a retirada da seguinte dúvida. Tendo Igor Retificação da lordose cervical e tendo ainda o mesmo não adaptado ao APM considerando que o mesmo “soltava” sempre em pouco espaço de tempo, vale a pena ainda tentar colocar o APM? O caso de soltar sempre está associado a algum outro fator considerando a boa disciplina de Igor?
Moramos em BH/MG. O Dr por acaso faz tratamento por aqui ou tem indicação?
Com abençoados agradecimentos, obrigada, mais uma vez
Sandra
Sandra,
Não tenho como indicar uma alternativa sem ter visto o caso e não costumo trabalhar com APM, por isso não posso ajudar, sinto muito.
Mas posso indicar o Dr. Luiz Fernando Eto em BH.
Boa Noite Dr…Tenho Classe 3, mordida topada e linha mediana desviada pro lado esquerdo, meu dentista sugeriu a extração do meu 2º molar, voce acharia o correto pra corrigir isso? Obrigado.
Igor,
Não tenho como avaliar sem ver o caso.
Ola Drº. Uso aparelho e neste momento estou com elásticos dos dois lados . Pertenço à classe II, mas gostaria de saber se estes elásticos vão fazer com que o meu maxilar inferior venha para a frente ou o superior vá para traz para ficarem alinhados?
Abraços
Nelson,
A mandibula pode avançar, mas é dificil dizer que haverá crescimento osseo para consolidar a correção se você já é adulto.
Boa Tarde Dr. uma dúvida no caso de pacientes classificados em classe 3, o único tipo de tratamento é o disjuntor palatino, ou pode se optar por extrações, se pode quais dentes seriam indicados para extração? Agradeço desde de já!
Fabíola,
A classe III é apenas um dos problemas que um paciente pode ter e pode estar associado à diversas outras maloclusões.
Por isso as opções de tratamento são inúmeras dependendo do caso. Não se pode falar genericamente pois cada paciente Classe III é diferente do outro.
Sim DR. muito obrigado por ter respondido, no meu caso eu sou classe 3 e ainda tenho mordida cruzada, ocorre que como tenho 21 anos optei por não fazer a disjunção palatina, então meu dentista optou por fazer extrações dos pré-molares superiores no qual eu já extrai um, meu medo é, como eu tenho a mandíbula maior e minha maxila é menor tenho muito medo que mude a anatomia da minha face, e a disjunção palatina faria efeito com esse dente extraído?
Desde já agradeço!
Fabiola,
Não posso dar uma opinião sobre qual é a melhor abordagem sem ter visto o caso. Mas extrair dentes superiores vai diminuir o tamanho da arcada superior.
DR, obrigada sei que deve ser dificil avaliar sem poder visualizar clinicamente, já procurei uma segunda opinião com outro dentista que disse que a disjunção é o indicado. Mas como já fiz uma extração, conversei com meu dentista e pedi que me explicasse melhor o tipo do tratamento que ele irá proceder já que não quiz fazer a disjunção ele solicitou a extração de mais dois dentes inferiores, disse que não vai deixar a arcada supeiror retrair muito já que eu tenho um dente desalinhado para”dentro” vai utilizar uma “molinha”, e a extração dos dentes inferiores para retrair a mandíbula já que ela é grande, a minha dúvida é, ele disse que vai fazer um tratamento com elásticos isso ajuda na mordida cruzada e a aumentar a arcada superior? Agradeço dede já, muito obrigado por esta me respondendo sempre
Fabíola,
Realmente são muitas informações e é impossível dar uma resposta conclusiva a você.
O uso de elásticos pode ser útil no tratamento de mordidas cruzadas, mas em alguns casos (se for indicada disjunção, por exemplo) pode não ser o suficiente.
Fabiola!
Eu era classe III e fiz o tratamento com as extrações, altera totalmente a face e não corrige o problema. Lembre-se extração é permanente. Agora em vez de fazer a cirurgia somente no maxilar, vou ter que fazer na maxila também.
Boa tarde Dr. André, estou fazendo um trabalho de ortodontia no curso de graduação e o professor quer que eu descreva tudo a respeito da classe II, gostaria de saber se o Dr tem algum artigo falando tudo a respeito deste assunto. Desde já Muito Grato!
Fernando,
O ideal seria consultar um livro sobre ortodontia para que você aborde o assunto bem do início.
Eu assino revistas especializadas com muitos artigos, mas geralmente mostrando técnicas para se tratar o problema e não definições e características desta maloclusão. Por isso acho que livros de introdução aos conceitos básicos da ortodontia podem ser uma boa fonte para você.
Boa sorte!
Boa Noite Dr.sou de Fortaleza,e uso aparelho a mais de 1 ano e 8 meses,e ha alguns dias,fui a um cirurgião e ele me disse que meu caso era só o avanço da arcada superior,sendo que fui em outros 2 cirurgiões e eles me disseram que meu caso era o recuo da mandibula(classe III)então fiquei com muita duvida,afinal vai mexer com minha aparencia,tenho medo de ficar com o queixo recuado demais ou com a parte superior muito pra frente,gostaria de saber se existe algum programa de computador que dê pra fazer uma simulação?Ou o que devo fazer,pois tenho que escolher entre recuar a mandibula ou avançar a parte da arcada superior,desde ja agradeço!!
Emerson,
Não conheço nenhum programa que faça esta simulação de maneira confiável.
O ideal é decidir qual profissional você gostou mais e depois segue a orientação dele. Não tenho como opinar sem ter examinado você.
Olá Dr. Andre!
Tenho 13 anos e esse é o meu terceiro ano de aparelho, hj fui ao dentista e ela ficou extremamente surpresa e muito contente ao ver que eu tenho um canino classe 1 e um molar classe 3, o que, segundo ela, é muito raro, porém, eu, mesmo assistindo seu video e pesquisando bastante na internet fiquei um pouco em dúvida, e bastante curiosa para saber do que se trata!Poderia por favor me explicar melhor??
Nicole,
Esta classificação está relacionada à forma como os dentes se encaixam, no seu caso o canino em classe I estaria encaixando corretamente com o antagonista dele (o canino inferior) e o molar em Classe III quer dizer que o encaixe entre este dente e o molar inferior não está correto, o inferior está mais à frente do que deveria.
A surpresa vem do fato de haver uma classe III de molar e o canino estar em Classe I, pois o normal seria também estar em Classe III.
Ola, tenho 19 anos, estou no final do tratamento, quase tirando o aparelho, uso por 3 anos. eu usei um tempo os elasticos para corrigir a classe 2, usei uns 3 meses ou mais um pouco. Porem estou sentindo q ta voltando um pouco para tras, e meio q está em duas posições. To quase tirando e nao quero demorar esse tempo todo de novo para concertar isso.. teria problema deixar do modo que esta? a diferença entre as acardas eh de uns 2 milimitros no maximo, mas antes tava quase encostadinho. Beijos e obrigada por responder
Kamilinha,
Isso só o seu ortodontista pode responder pois eu nem mesmo vi você pessoalmente.
Tenho mordida aberta, aprox 1cm, demora muito para fechar?
Larissa,
Depende de outros fatores além da distância entre as arcadas.
Olá, minha arca dentaria na classe III e gostaria de saber se pode ser corrigida sem cirurgia, uso um aparelho para dormir chamado mentoneira e alguns elásticos, meu dentista disse que levará dois anos para o alinhamento e correção da mordida, então esse problema poderá ser solucionado sem cirurgia ?
Maria,
Não tenho como saber sem ter avaliado você, mas casos cirúrgicos podem ser tratados compensando o problema sim. Só que o resultado não é o mesmo do tratamento orto-cirúrgico.
Dr° tenho a minha arca dentaria na classe III, gostaria de saber se pode fazer direto uma cirurgia ou teria que usar aparelho.
pois utilizei aparelho desde 3 anos de idade ate os 14 tirei porque nao estava adiantando , entao parei de usar, hj estou com 26 anos e gostaria de saber se posso fazer cirurgia ao inves de usar aparelho e tbm gostaria de saber se fica alguma cicatriz.
aguardo.
Grazielle,
Não. O tratamento ortodôntico deve preceder a cirurgia. normalmente não ficam cicatrizes.
Boa noite Doutor,tudo bem?Eu possuo um dente torto na arcada dentária superior,e queria saber se ele se encaixa em algumas das classificações de Angle.Quanto as radiografias panorâmicas…elas são realmente capazes de identicar qualquer disfunção na atm,inclusive a posição do disco articular?Não sei bem se essa é a sua especialidade,mas gostaria que me orientasse,muito obrigado.
Sigfried,
A classificação de Angle se refere à relação antero-posterior entre as arcadas e não a dentes isolados.
Quanto ao uso da panorâmica para diagnosticar deslocamento de disco, é possível em alguns casos, mas esta não é a ferramenta mais adequada para fechar o diagnóstico. Existem exames melhores como as radiografias de ATM, ressonâncias e tomografias.
Boa noite doutor, eu gostaria de tirar algumas duvidas. o meu problema é de classe III e já falei com o dentista e o cirurgião e preciso de cirugia mas fica muito cara 10.000, e como não dá para pagar menos de 500 por mes fica dificil ou até mesmo impossivel.. o cirugião disse que sendo assim a unica epotece seria recorrer ao publico, mas pelo que sei, demora muito e não é tão eficiente, mas eu estou disposta a fazer o que for preciso para ter uma cara normal na qual eu consiga rir sem ter problema.. continuando se eu me fosse candidatar a uma cirugia dessas num hospital publico eu teria de esperar cerca de uns 2 anos certo? e como eu tambem tenho de usar aparelho antes, eu gostaria de saber se nesse espaço de dois anos de espera eu poderia colocar o aparelho para ja indo ‘adiantando’ o tratamento e depois so tinha de fazer lá no hospital a cirugia e gostava de saber por quanto fica mais ou menos uma cirugia assim num hospital publico, aguardo a sua resposta acinosamente
obrigada
Liliana,
O ideal é que o cirurgião do hospital oriente você e até indique um ortodontista para fazer a parte ortodôntica do seu tratamento. Além dos hospitais, você pode procurar também as faculdades de odontologia. Mas o valor eu não sei.
Doutor usei aparelho durante 2 anos , e não deu resultado então resolvi parar de ir na mesma dentista , ela arrancou dois dentes meu , vi o seu video e percebi que tenho a classe II , preciso mesmo fazer a cirurgia , corro algum risco?
Cintia,
Primeiro você precisa ter certeza de que só a cirurgia pode resolver o seu problema. Se for isso mesmo, você vai precisar escolher o cirurgião que vai operá-la. Ele é quem vai avaliar os possíveis riscos para você.
Ola gostaria de sanar uma duviva Drº ,eu realizei a cirurgia de avanço de mandibula em 2001 , e houve uma recindica total da cirurgia dos 8 mm, agora em 2012 fui novamente procurar o médico ele me disse que atraves dos documentos radiograficos houve uma reabsorção da cabeça do maleolo onde foram colocados os ´pinos , e me deu 2 alternativas ou realizar novamente a cirurgia ou pedir ao meu ortodontista uma conpensação ,ai ta minha duvida o que sera que devo fazer ,realizar novamente a cirurgia e correr o risco de nova rebsorção ou investir na compensação ,tenho medo de como pode ficar minha estetica facial.E ag ora Dr me de uma luzzz.
Analeia,
Não tenho como dar uma opinião sem ter visto o caso. Acho que pode ser uma boa ideia conversar com outros profissionais antes de decidir.
Olá Dr
Minha dúvida é a seguinte: tenho classe III (embora minha maxila não seja tão para trás como no vídeo) tenho 15 anos e acho a cirurgia bastante pesada. Então no meu caso, teria outros tipos de soluções tirando a cirurgia que surtissem o mesmo resultado? obg
Marcos,
Um tratamento compensatório seria a opção se for possível, mas o resultado nunca é o mesmo do tratamento com cirurgia.
No caso estou fazendo tratamento com um Cirurgião-dentista, Ortopedista…
Maicon,
O que eu quis dizer é que com um bom profissional o aparelho pode alcançar os resultados desejados, inclusive a correção da linha mediana.
Dr André aproveitando o guancho da primeira pergunta,
o paralho fixo consegue corrigir a linha media deixando ela centrada a face? obrigado
Maicon,
Sim, mas depende do caso e da mecânica utilizada.
Lembre-se que quem corrige a linha média ou qualquer outro problema é o ortodontista, o aparelho é só uma ferramenta.
Dr. André estou fazendo tratamento com aparelho fixo e percebi que a linha media dos meus dentes estão desalinhada em relação a ponta do nariz, isso é normal? se é, até que ponto? obrigado
Santos,
Não, o desvio não é normal, mas é preciso saber se ele já não existia antes e estava encoberto por um apinhamento por exemplo. Nestes casos é comum o paciente reparar no desvio só depois que o alinhamento ocorreu.
Salvo em casos com extração, é difícil o aparelho desviar uma linha média que era correta anteriormente.
Bom dia Dr Andre.
Tive prognatismo na infância e graças à preocupação de minha mãe, ela me levou ao dentista e através da utilização de aparelho foi normalizado. Isso foi que eu me lmbre entre os 6 anos a 11 anos..
Hj estou com 31. Sinto que minha mandíbula estala muito e doi as vezes..e ultimamente sinto um pouco a mordida torta. É possível voltar a desenvolver o prognatismo depois de velho? grato pela atenção e tenha uma boa semana.
Alexandro,
Não acredito. Acho mais provável que o deslocamento do disco articular (que produz o estalo) esteja interferindo na forma como você fecha a boca e provocando o desvio.
ola Dr André meu caso é a classe 3 meus dentes de baixo sao para frente e os de cima para traz minha mandíbula é muito grande pelo osso pretendo fazer a cirugia poderia me dar o super de quantas hora dura a cirugia quant tempo de repouso
Obrigado pela atençao
Geovanne,
Eu não faço a cirurgia. O ideal seria ser avaliado por um cirurgião buco-maxilo facial que poderia fazer uma estimativa da duração da sua cirurgia.
Dr André, minha filha tem 13 anos e há 4 se trata com o mesmo profissional. Sendo que a mordida dela era perfeita, há um ano devido aos caninos estarem encavalados o Dr disse que deveria ser extraído os primeiros pré-molares assim foi feito. Sendo que agora ela está classe III. O Sr acha que foi devido a extração destes dentes? Além disso notamos que a mandíbula está maior que a maxila.
Sérgio,
É impossível responder sem avaliar o caso clinicamente. Talvez seja uma boa ideia pedir uma segunda opinião a outro ortodontista.
Olá Dr. André,
Sou “quase” classe III, pois meus dentes da frente ficam um em cima do outro. Usei aparelho disjuntor por 1 ano e consegui abrir a parte de trás da maxila, porém, apesar de usar a máscara, a parte da frente não teve nenhum resultado.
Já comecei a usar os brackets, mas estou com medo dos dentes da frente ficarem atrás da mandibula. Usando a barra inferior e elásticos será possível manter a mordida na posicão correta? E se a mordida superior ficar atrás da inferior haverá uma outra solução para corrigir com aparelhos? Ou somente com a cirurgia ortognática?
Obrigado.
Fernando,
Aparentemente tudo o que está sendo feito no seu caso está correto e o seu ortodontista certamente vai monitorar o risco de cruzamento da mordida evitando que ela chegue a ficar invertida.
Se isso acontecer mesmo assim, talvez seja possível reverter apenas com ortodontia, mas isso só pode ser respondido depois de uma avaliação clínica.
Dr. André, boa tarde!
Eu tenho os dentes de cima para frente e minha ex dentista disse que para puxar para trás deveríamos arrancar dois dentes. Porém, meu atual dentista me disse que ficaria um espaço muito grande arrancar os dentes então iremos “gastar” o espaço entre os dentes para então puxar para trás.
Isso faz algum sentido? Nunca tinha ouvido falar nisso, por isso estou com receio.
Grata
Laryssa,
Tratamentos com extrações são comuns em ortodontia, mas é necessário ter certeza de que o caso tem indicação para extrações, senão pode-se ficar com um problema para fechar totalmente os espaços criados.
Como cada um tem uma opinião, talvez seja uma boa ideia conversar com mais alguns ortodontistas.
Boa tarde, Dr. Andre!
Meu marido, e todos os seus irmãos e quase tds os seus sobrinhos têm a mandibula inferior projetada. Minha filha, q hoje tem 11 anos, iniciou tratamento em 2008, por aconselhamento profissional, classificada como III. Usou inicialmente, aparelhos móveis, e possuia dentes de leite, q foi perdendo ao longo do tratamento. Nos foi dito q o que seria puxado, seria a arcada superior. Em pouco tempo estava alinhado. A ortodontista nos disse q clocou o aparelho fixo p/ alinhar os dentes, organizar, em fim. Depois de algum tempo de uso, sinalizamos p/ a profissional q a mandibula inferior encontrava-se pouco p/ frete novamente. Ela colocou elásticos presos na parte superior e inferior. Quando perguntei, embora ela ñ tenha gostado muito, respondeu q puxaria novamente a arcada superior.
Inicialmente disseram-me q a mandibula ñ para de crescer,é verdadeiro? Se assim for, a cada vez q a inferior projetar-se, tracionaremos asuperior? Qual o procedimento? Onde iremos parar? A profissional ñ se sentiu confortável, diante das minhas dúvidas. Não mais nos recepciona c/ a mesma simpatia de antes. Em contrapartida, também ñ me sinto muito à vontade. Sei dizer q sou observadora e detalhista. E noto , claramente q a fisionomia da minha filha está com cacterísticas bem diferentes. Bercebo q seu narizinho , q é pequeno, ficou como que “enterrado” se posso dizer assim? Por favor como devo proceder? Desde já agradeço!!!
Alice,
Pela descrição a sua filha tem um prognatismo de origem genética.
Nestes casos o tratamento na infância com aparelhos móveis tem o objetivo de compensar a discrepância entre as arcadas, mas não é capaz de resolver o problema completamente. O tratamento deste problema costuma ser cirúrgico e apenas depois dos 20 anos de idade (quando a mandíbula para de crescer).
A princípio não vejo nada de errado com o tratamento, mas isso teoricamente, pois não tive a oportunidade de examiná-la.
Ola eu tenho a minha mandibula igual a da classificação 3 a parte de baixo da mandibula e mais para frente do que a parte de cima, eu não tenho dinheiro para pagar uma cirurgia, teria como eu fazer de graça em algum lugar. eu já ouvi falar que na UERJ eles fazem esse tipo de cirurgia sem cobrar por isso, só que gostaria de saber se realmete é verdade.
Willians,
Não sei se é totalmente gratuito, mas certamente é um valor bem mais baixo que o normal. Mas normalmente a fila é grande, então recomendo que você vá até a universidade se informar.
Olá Dr. André!
Fui à um dentista e coloquei aparelho fixo, e o mesmo me disse que eu tenho classe III, me explicou sobre essa cirurgia e tudo mais, falei que iria pensar se faria ou não. Mas agora tomei a decisão por não fazer, além de ser caro demais, tenho receio. O meu caso não é tão agravante, já vi piores. E observei que o Dr. falou sobre um “tratamento compensatório”
Como seria isso? O senhor obteve resultados satisfatorios dos clientes em que o senhor usou essa medida?
E também ouvir falar que tem como um fonoaudiólogo resolver/disfarçar, também esse problema. É verdade? desde já muito obrigado.
Rodrigo,
Tratamentos de compensação nunca ficam tão bons quanto os cirúrgicos. O objetivo nestes casos e disfarçar o problema, mas não corrigi-lo completamente.
Já fiz diversos tratamentos assim com ótimos resultados, mas tudo depende do caso e da perícia do ortodontista.
Alem disso é bom ter uma longa conversa com o ortodontista para que o paciente entenda bem os limites deste tipo de abordagem.
Olá Doutor.
Recentemente fui a um ortodontista e ele me disse que possuo prognatismo. No entanto é bem sutil, e não influencia muito na estética. 2 coisas me deixam muito aflito quanto a realização desta cirurgia: meu rosto ficar esteticamente pior; e os pinos de titânio me restringirem de algumas atividades como físico (por mexer muito com eletromagnetismo).
Haveria alguma implicação caso eu não corrigisse este quadro?
Há algum outro método de correção além da cirurgia?
Muito grato pela atenção.
Yago,
No caso da cirurgia, se for bem realizada o rosto dificilmente vai ter a estética prejudicada, pelo contrário, o objetivo da cirurgia é melhorar a harmonia facial.
Não sei se os pinos podem sofrer influência do eletromagnetismo ao qual você está sujeito, mas esta é uma possibilidade que deve ser bem explorada. Eu já tive relato de um paciente que sentiu o aparelho fixo sendo tracionado durante uma ressonância magnética.
A princípio não haveriam implicações funcionais caso você não faça o tratamento.
Se o seu prognatismo é sutil, talvez seja possível fazer um tratamento compensatório para disfarçar o problema.
Boa noite Dr. André,
Finalmente consigo encontrar alguém que talvez me possa dar uma luz. Eu tenho uma classe III, em que tenho a parte inferior um bocado avançada e a superior um bocado recuada. Há uns anos, fiz um tratamento ortodontico com uma finalidade cirurgica que acabou por nao acontecer porque os meus pais não deram autorização (naquela altura ainda era menor).
Agora decidi voltar a fazer o tratamento e fazer então a cirurgia ortognática. Mas apareceu me um problema. Tenho reabsorções nos dentes todos por já ter realizado um tratamento ortodôntico, e a minha dentista aconselhou-me tirar os 12 e 22, visto que no plano de tratamento dela necessito tirar dois dentes em cima para alinhar os dentes, e dois dentes em baixo para depois poder cortar aquando da operação.
Fui a outro dentista privado para arrancar então estes dois dentes (a dentista onde realizo o tratamento é no hospital público), e ele informou me que por uma questão de estética nunca se deve tirar os dentes de canino a canino, que é pelos vistos um dos princípios mais importantes da medicina dentária, e que nem precisava de arrancar dentes em cima para alinhar os dentes porque arrancando dentes em cima, ia me fechar mais a mordida.
Falei com a minha dentista deste incidente, e ela disse me que o plano de tratamento deles é assim, tenho de tirar dentes em cima e em baixo, então sugeri tirarem me os 14 e 24 que são os dentes que costumam tirar nestes casos.
Vou arrancá-los daqui uma semana, e tenho uma enorme dúvida, se estarei ou não a cometer um erro. Se é responsável por parte de um dentista tirar então os 12 e 22? Se é mesmo necessário arrancar dentes para alinhar os dentes? É que no tratamento anterior que fiz, apenas me sugeriram arrancar os dentes do ciso todos (que é normal penso eu), nunca falaram em arrancar dentes nem em baixo e muito menos em cima.
Sei que para si, não vendo o caso, nem celafometria é difícil dar uma opinião mas queria apenas ter uma ideia de alguém que me pudesse ajudar de forma
imparcial.
Desde já muito obrigado pela sua atenção.
Stephanie,
Casos orto-cirúrgicos são os mais complexos e podem requerer extrações dependendo da situação inicial. Quanto a isso, nada posso afirmar sem ter avaliado clinicamente.
Extrações de incisivos laterais não são nada comuns em ortodontia e só se justificariam se estes dentes estivessem condenados por reabsorções.
Talvez seja o caso de conversar com outros profissionais antes de tomar uma decisão irreversível.
Olá Doutor André.
Tenho 22 anos e usei aparelho ortodôntico dos meus 8 anos até os 13 aproximadamente, pois tinha mordida cruzada. Os dentes ficaram bem alinhados e continuei indo ao dentista por rotina.
Algo que sempre me incomodou um pouco foi ter o queixo levemente para frente, mas ninguém me disse nada sobre isso, se poderia ser classe III por exemplo, então deixei de lado.
Numa visita da faculdade a um hospital, um dentista disse que eu tinha classe III, que a minha maxila era um pouco mais retraída e que isso poderia ser corrigido.
No caso, os meus molares se encaixam perfeitamente, mesmo assim eu poderia ter classe III? Na minha idade isso poderia ser corrigido sem cirurgia?
Obrigada!!
Bruna,
Se os dentes estão encaixados corretamente você tem uma classe 1, mas ainda assim pode ter o perfil um pouco prognata (queixo mais a frente) ou pode ter apenas o mento (a ponta do queixo) maior.
De qualquer modo, acho difícil ter alterações significativas apenas com uso de ortodontia. Normalmente estes casos precisam de cirurgia.
Mas só é possível afirmar alguma coisa relacionada especificamente ao seu caso através de uma avaliação clinica.
Muito obrigada!!
Mas no caso a classe 1 também não é uma alteração?
Bruna,
Classe I é uma classificação de posicionamento ântero-posterior entre mandíbula e maxila. Você pode ter uma Classe I e ter outros problemas como mordidas abertas, cruzadas, apinhamento, etc.
O fato é que uma oclusão correta começa com a Classe I.
Muito Obrigada!
Boa noite Dr. eu tenho classe 3, e falta de 2 incisivos superiores, porem não modificou a estética do meu perfil ou seja, não gostaria de muda-lo, estou usando aparelho a 6 meses, minha Dra me passou uma placa superior pra ver se levanta a mordida, mais avançou pouco e ainda continua cruzada minha mordida. Ela me disse que unica solução seria extração dos pré molares inferiores, mais acho que se extrair vai mudar totalmente meu perfil e inferior ficara muito adentro! gostaria de saber a opnião do senhor! Muito obrigada!
Amanda,
Seria uma tentativa de tratamento de compensação (o seu caso parece ser cirúrgico), mas nestes casos é fundamental examinar o paciente para dar uma opinião. É necessário ter certeza de que estes espaços (das extrações) serão completamente fechados antes de decidir.
Boa noite Doutor André. Minha mordida é profunda, eu uso o aparelho dentário já faz Cinco anos, mais neste intervalo eu tive que parar o tratamento e tive que mudar de clinica, agora está fazendo o tratamento de novo, já faz Dois anos, e ainda não tenho resultado meus dentes não estão alinhados minha mordida não esta certa, e estou preocupado, porque só estou gastando dinheiro e não tenho resultado, o doutor que faço tratamento falou que eu vou tirar o aparelho até o final do ano, mais meus dentes ainda não estão alinhados. Tento conversar com ele mais ele não faz conta de me explicar o que esta fazendo. Por favor, me ajude.
Alexandre,
Eu entendo a sua situação mas não sei como poderia ajudar. Por isso indico sempre a leitura das 10 dicas para escolher seu ortodontista. Assim você pode perceber que o profissional não costuma dar muitas explicações antes de iniciar o tratamento.
Agora que você está no meio do tratamento a única coisa que pode fazer é procurar outro ortodontista para uma segunda opinião, mas isso precisa ser feito através de uma consulta clínica.
Dr….
Hoje estou com 23 anos.
Bom dia Dr.
Com 10 anos coloquei aparelho e usei durante 5 anos, o meu problema era que os dentes caninos estavam nascendo em cima dos outros dentes, por que não havia espaço. Na época o dentista extraiu os dois dentes que ficam ao lado dos caninos para descer e encaixar o dente canino, até então minha mordida era perfeita. Depois que extraí esses 2 dentes na parte superior minha mordida ficou errada, a parte superior ficou uns 2 centimentros pra dentro e o dentista me indicou a cirurgia. Fui em outra dentista e ela falou que foi um erro do próprio dentista que ao invés de alrgar a parte superior para descer os dentes, ele simplismente extraiu.
Minha dúvida, será que consigo corrigir usando aparelho novamente? ou extraindo mais dois dentes na parte inferior?? (já que extraí 2 na parte superior).
Aguardo Retorno,
Grata.
Laís,
Pelo que eu entendi você ficou com uma mordida invertida na frente (como se fosse “queixuda”). Isso é o que chamamos de prognatismo ou Classe III.
Talvez você já tivesse esta diferença óssea que foi evidenciada ao extrair os dentes superiores. A arcada superior pode ter até ficado bem alinhada, mas não se encaixa na inferior ficando mais para trás.
Não tenho como saber se é possível corrigir com extrações e ortodontia ou se realmente a solução seria cirúrgica. Não pude examinar você.
Às vezes a extração dos pré-molares inferiores pode parecer uma boa ideia, mas há um limite para retrair os incisivos inferiores que se for ultrapassado pode criar outros problemas, então acho que você deve consultar mais alguns profissionais para ouvir outras opiniões antes de decidir.
Recomendo a leitura das 10 dicas para escolher seu ortodontista.
Olá Dr. André,meu caso é cirúrgico, sou de classe III; pois tem a minha parte inferior mais avantajada e a parte superior é menor. Eu queria saber qual é média de custo para fazer essa cirurgia? Se o senhor puder me fornecer seu e-mail, para ver a possibilidade de poder mostrar fotos e o raio x. Desde já agradeço a atenção.
Cidimar,
Valores variam muito dependendo do profissional, por isso não comento preços aqui no Blog.
Eu recomendo que você procure um ortodontista na sua cidade para avaliá-lo. Não é seguro emitir uma opinião baseado em fotografias e radiografias sem examinar o paciente pessoalmente
olá dr! espero que me ajude!
uso aparelho fixo ja faz um ano e minha dentista falou que agora temos que fazer as extrações começamos com as superiores os pre-molares e quando começamos com as inferiores os molares noooossa! dr não aguentei de tanta dor! ela falou que só podemos continuar o tratamento se fizermos as manutenções nas duas arcadas e que não poderia extrair um dos pre-molares inferiores o que me diz sobre a situação? essa semana irei visitar outro dentista pra ver o que ele me orienta.
ficarei muito grata pela opnião!
Raissa,
Não tenho como dar uma opinião baseado apenas na sua descrição.
O que posso dizer é que não é comum extrair molares com finalidade ortodôntica. Normalmente são os pré-molares os escolhidos.
Dr eu tenho o problema da classe 3 como faço pra fica sorrido normal meu sorriso nao aparece bem ?
Joelson,
É necessário passar por uma avaliação clínica com um ortodontista para definir qual é o tratamento mais indicado.
Dr.André eu uso o aparelho fixo o aparelho que fica no ceu da boca a mascara esfacial e um aparelho que sai mas fica na parte de baixo do dente. O aparelho fixo ele nao estar cortando pois acho que ela nao deveria ter posto o aparelho fixo ainda pois a mascara esfacial nao puxou o meu dente de cima. Por favor mande uma resposta o mais rapido possiveu. Fico grata.
Beatriz,
Não é possível dar uma opinião sobre o seu tratamento baseado apenas na sua descrição. É necessário fazer uma avaliação clínica examinando o paciente.
Olá, Dr. Sou do município de Valença-RJ.
Tenho muita vontade de fazer uma cirurgia para realinhamento dos meus dentes. Minha arcada superior, do lado direito, tem dois dentes tortos que me incomodam bastante, mas não gosto e nem consigo me adaptar com o uso de aparelho odontológico. Acho que demora muito. Cheguei a usá-lo durante uns meses, porém o dentista com o qual eu fazia tratamento mudou-se da cidade e simplesmente largou seus pacientes. A minha dúvida é a seguinte:
Existe alguma cirurgia que eu possa fazer para consertar as imperfeições do meu sorriso ou somente o uso do aparelho é capaz? Se sim, qual a estimativa do valor?
Obrigado pela atenção!
Fabiano,
Não existe uma cirurgia que substitua o tratamento ortodôntico.
Mesmo quando temos problemas ósseos e a cirurgia ortognática é indicada, o uso do aparelho fixo é imprescindível antes, durante e depois do passo cirúrgico.
Tenho 29 anos e tenho uma mordida onde cinco dentes inferiore estao a frente dos superiores.Ja fiz alguns tratamentos afim de resolver com aparelho,porem ao final do tratamento e documentaçao fui informado que deveria ser cirurgia. O que acha?. Obrigado!
Celso,
Não tenho como responder sem uma avaliação clínica. Recomendo que você converse com alguns profissionais para ter mais informações antes de tomar qualquer decisão.
Estas 10 dicas para escolher seu ortodontista podem ser úteis.
Doutor, tenho 32 anos e coloquei os bráquetes na parte superior anteontem. Mas desde o início meu dentista-docente (faço tratamento numa Universidade estadual)disse que vou ter que extrair ou o meu INCISIVO CENTRAL ESQUERDO INFERIOR(95% de certeza que vai ser este)ou o INCISIVO LATERAL ESQUERDO INFERIOR(este está com recessão gengival, mas ele disse que futuramente posso fazer enxerto). No dia “D” ele vai chamar os docentes da Periodontia para me falarem e decidirem juntos qual a melhor decisão. Meus dentes são quase perfeitos (eu diria 95% de perfeição e muita gente me pergunta se já usei aparelho), ele mesmo me disse que tenho ótima dentição e uma boa oclusão e meus dentes estão ENTRE classe I e classe II. Disse para ele que se tivesse uma outra solução sem ter que extrair, seria ótimo, pois para mim, perder um dente é como perder um braço aí ele me disse que eu não iria perder, mas sim trocar. Ele é um excelente docente e dentista, mas estou angustiado, amo meus dentes. Sei que é comum extração de molares e 3 molares, eu mesmo já extrai 2 terceiros molares.
* MAS É COMUM EXTRAIR ESTES DENTES DA FRENTE?
* Tem como puxar para trás para abrir espaço?
* Ou tem como alargar a arcada debaixo?
Alexander,
Este recurso de extrair um incisivo inferior existe sim e é uma opção em alguns casos.
Não tenho como saber se eu indicaria esta alternativa para você sem ter avaliado o caso, mas se você não está totalmente seguro deveria pedir uma segunda opinião antes de decidir. Consulte um ortodontista na sua cidade.
Dr. uso aparelho fixo e meu dentista recomendou a extração dos dentes 14 e 24. Pertenço a classe II, a arcada de cima é mais para frente um pouco e ao fechar a boca até cobre os dentes de baixo, em razao da minha arcada inferior ser menor o meu queixo é um pouco menor e com isso ao fechar a boca o baio inferior faz uma pequena curva. Uma ortodontista disse que eu poderia ter feito uma cirurgia pra corrigir, mas que o meu ortodontista tinha optado por extrair os dentes ja ditos anteriormente. Como meu tratamento nesse primeiro tava sendo demorado, achei melhor procurar outro profissional. Só que os meu dentes ainda não ocuparam o espaço dos dentes extraidos pq o dentista disse que ta aproveitando o espação pra “subir” um pouco mais a arcada superior pq isso estaria até atrapalhando de colocar o aparelho na arcada inferior que nao tem tantos problemas, para isso ele usa um fio que possui uma curva. Com isso os um dente a gengiva ao lado do dente que eu extraí retraiu e expos uma parte acima do dente, que causa muita sensibilidade até para escovar e tocar. Procurei uma dentista clinica e ela disse que é normal e só recomendou uma pasta especifica. O que acha do meu tratamento? a demora pode ter provocado esse problema na gengiva? Eu deveria ter arrancado os dentes? Devo fazer uma cirurgia na gengiva?
Logo que coloquei o primeiro aparelho a moça disse que a correção da aracada inferior poderia ser feita ate os 9 anos.
Aline,
As extrações são um recurso bastante usado em tratamentos de CL II, mas não há como saber se especificamente no seu caso haveria a indicação de retração dos dentes anteriores (com extrações) ou da cirurgia para avanço da mandíbula (arcada inferior).
O arco com curva reversa é também um recurso usado para corrigir a mordida profunda que pode atrapalhar o fechamento dos espaços.
A sensibilidade por exposição do colo pode ocorrer, mas precisa ser monitorada para não se agravar.
Enfim, só posso falar genericamente. Não tenho como opinar sem ter avaliado você clinicamente.
Olá Dr. , tenho um desvio da linha mediana e uso aparelho, gostaria de saber se tenho risco de ficar com uma bochecha maior que a outra ou com a boca torta quando o tratamento acabar . Desde já agradeço !
Ana Luisa,
Não tenho como saber se haverá alguma assimetria facial no seu caso sem ter avaliado clinicamente. Mas se você tem desvio de linha mediana, já deve ter alguma assimetria. O que você deve perguntar ao seu ortodontista é se esta assimetria vai ser reduzida ao final do tratamento ou não.
Ola Dr André.
Uso aparelho fixo a quase 5 anos,no principio fui ao dentista porque minhas presas superiores não havia nascido,então minha dentista colocou o aparelho fixo e um aparelho no céu da boca para abrir espaço para nascer os dentes.Mas isso não foi o suficiente ai ela disse que não iria nascer as presas.Infelizmente esse aparelho do céu da boca estragou minha mordida e ela esta como no caso 3.E ela não esta fazendo nada para voltar ao normal só troca as borrachinhas e quer que eu extraio 2 dentes da parte inferior.
Eu estou com muitas duvidas e peço que o senhor me esclareça.
Desde já agradeço!
Miriã,
Eu imagino como você deva estar cheia de dúvidas, mas não tenho como dar uma opinião sem avaliar o caso clinicamente. Você precisa consultar um ortodontista na sua cidade.
Olá Dr. André,
Tenho 30 anos e faço tratamento ortodôntico há um pouco mais de 2 anos. Inicialmente a ideia era evitar o queixo para frente o que já não era tão evidente assim antes do tratamento. Na minha mordida antes do tratamento a arcada dentária superior batia exatamente na ponta dos dentes inferiores. O que acentuava o queixo para a frente era os lábios inferiores que são mais grossos que os superiores.
Com o tratamento houve uma melhora com relação à posição dos dentes, pois estes eram muito afastados uns dos outros, mas meu dentista afirmou que o queixo um pouco para frente era devido ao fato de que eu empurrava os dentes com a língua ao engolir, ele me indicou um tratamento com uma fonouaudiologa para evitar que eles voltem para o lugar de antes, mas eu ainda não o fiz e apresentou uma outra alternativa que seria colocar esporões na parte de trás dos dentes porque assim espetava a língua e evitaria o empurrão. De fato é necessário um tratamento com fonoaudiologo?? estava pensando em colocar os esporões, por acaso há eficiência no tratamento com esporões?? Se eu não fizer nenhum dos dois tratamentos ocorrerá a chance de voltar a separar os dentes principalmente da arcada dentária inferior??
Obrigado.
Mateus,
Concordo com tudo o que foi dito pelo seu ortodontista.
Eu não costumo trabalhar com esporões, mas a técnica existe e é usada por muitos ortodontistas. Se ele ofereceu esta alternativa, acho que você pode tentar.
Olá Dr André. Possuo um desvio da linha média superior cerca de 3 mm para a esquerda. Possuo um 2 molar superior à direita de leite. É possivel corrigir este desvio da linha média extraindo este segundo molar?
Grata, Cintia
Cintia,
Não tenho como responder com certeza sem avaiar o caso, mas acredito que seja possível pois o molar de eite é um pouco maior que o pré-molar e se for extraído e substituído por um implante menor, esta diferença pode ser usada na correção da linha média.
Mas tudo isso teoricamente.
olá André.
Meu namorado tem prognatismo e quer fazer uma cirurgia corretiva. Que tipo de profissionais eu devo procurar? Dentista com que especialização? E são os dentistas mesmos que fazer a cirurgia ou outro profissional?
Você conhece algum bom profissional aqui em juiz de fora?
Obrigada!
Josiane,
Este tratamento é chamado de Orto-cirúrgico e é feito por dois especialistas: o ortodontista e o Cirurgiao buço maxilo-facial ( ambos dentistas).
O tratamento se inicia com o ortodontistas que vai alinhar os dentes com o aparelho fixo. Depois de alguns meses o paciente está pronto para a cirurgia para correção óssea (sem remover o aparelho). Após a cirurgia é feita a finalização ortodôntica.
Eu não tenho profissionais para indicar em Juiz de Fora, sinto muito.
Boa Tarde, DR. André, o meus dentes são classe III, enfim todos os dentistas que já visitei dizem que o meu caso é cirurgico, além de não ter condições financeiras para fazer esta cirurgia, tenho muito medo, o meu queixo ser para frente não é o que mais me incomoda e sim o alinhamento da parte superior. O Senhor acha possível melhorar o meu sorisso sem a cirurgia somente com o alinhamento dos dentes… sei que o resultado não será 100% sem a cirurgia, é possivel?
Daniela,
O tratamento de compensação é uma alternativa possível em casos como o seu, mas para saber se especificamente na sua situação este tipo de tratamento seria indicado é necessário fazer uma avaliação clinica. Não há como responder sem isso.
Bom dia Dr.Andre, Comecei meu tratamento de Correção de Prognatismo – Classe III Com um novo tipo de aparelho que diz ser mais rápido que o convencional, chamado de Damon system o Sr sabe quanto tempo de tratamento é?
Augusto,
Não é possível falar sobre prazos sem ter avaliado o paciente. Esta resposta só o seu ortodontista pode dar.
Fernanda,
É provável que você precise descompensar as inclinações dos dentes se optar por fazer uma cirurgia ortognática.
Olá!
Tenho 27 anos e era Classe III. Usei aparelho até os 17 anos, que corrigiu a minha mordida para Classe I. Porém minha mandíbula é maior que a minha maxila, ou seja, apesar de ser classe I atualmente, continuo com o queixo grande. Isso se percebe mais de perfil do que de frente. Minha correção deveria ter sido feita através de cirurgia ortognática?
Agora que meus dentes já estão compensados, se eu quiser fazer a cirurgia terei que retorná-los à posição de Classe III?
Desde já agradeço os esclarecimentos!
Vera Lucia,
Em primeiro lugar eu diria para você visitar todas as faculdades de odontologia da sua cidade para saber se é possível fazer o tratamento orto-cirúrgico em uma delas sem muitas despesas.
Se você não encontrar nada, a opção pode ser vir ao Rio de Janeiro e tentar nas faculdades daqui como UERJ, UFF e UFRJ.
Aqui no Rio acho que você consegue. Claro que vai haver uma fila e pode demorar bastante, mas se você perseverar acredito que consiga fazer o tratamento.
Além disso, algumas igrejas católicas costumam ter clínicas onde profissionais voluntários atendem o público carente. Esta pode ser também uma opção.
Ou seja, você tem muito trabalho pela frente, mas existem boas chances de conseguir um tratamento para o seu caso.
Desejo-lhe tudo de bom e boa sorte!
Dr.Andre boa noite ,estava pesquisando na internet sobre pessoas que tem os dentes pra fora e fizeram correçao.ai achei o senhor.eu vi o video e minha clasificaçao é 2,eu moro em juiz de fora e fiz uma avaliaçao na faculdade suprema e lá eles não fazem esse tipo de tratamento pois o meu problema é osso a dentista me disse que terei que fazer uma cirurgia de correção cirurgia feia em hospital,ai ela me mandou procurar uma clinica que faz esse tipo de tratamento,mais eu mau tenho dinheiro pra pagar a avaliação,doutor esse problema me causou muitos problemas no decorrer e minha vida sou uma pessoa deprimida não tenho vontade fazer quase nada na vida,por causa disso deixei de fazer várias na minha vida,e de ir a vários lugares porque tenho vergonha,além do mais tenho algumas falhas de dentes,por favor eu não quero morrer assim se o senhor puder me ajudar eu peço pelo amor de Deus pra que osenhor me ajude quem sabe o senhor não conhece alguem em juiz de fora que possa me ajudar,ás vezes me passou na mente a vontade de dessistir mais eu não posso morrer por isso e com isso por favor pelo amor de Deus me ajude não foi por acaso que encontrei o senhor na internet,pensei uma vez em escrever uma carta pra gugu ou raul gil pra me ajudarem mais não sei nem de onde começar.por favor leia omeu email e me de uma resposta,por favor,tenho 45 anos
Rafael,
Não há como responder especificamente para o seu caso sem ter feito uma avaliação clínica.
Se você achou que o queixo mudou muito, é possível que seja crescimento ósseo mesmo. Neste caso a cirurgia pode ser a opção para uma correção completa, mas às vezes o tratamento compensatório é uma alternativa interessante.
Mas como eu disse, só avaliando o caso para saber.
Olá, meu nome é Rafael e tenho 17 anos. Desde pequeno fui classificado como classe 3, mas atualmente esse problema se encontraa bem mais visível. Perdi meu pico de crescimento com um dentista que nao tentava nada entao mudei de dentista ha pouco tempo,, e no meu pico, segundo minha nova dentista, seria mais facil resolver e o resultado seria melhor.
Estou no fim do crescimento, mas a dentista disse que meu problema nao é tão osseo , mais dentario. O problema é que meu queixo mudou bastante de uns dois anos pra ca, e acho q pode ser ósseo. Sera que compensa cirurgia ou um tratamento? abraços
Vinicius,
Não tenho como saber sem ter avaliado o seu caso clinicamente.
Talvez seja uma boa ideia conversar com mais alguns ortodontistas para decidir.
olá , meu nome é vinicius e tenho 17 anos. há 2 anos fui classificado como problema do tipo classe 3 e usei um expansor na minha maxila . o fato é que tenho mordida cruzada porem meu perfil nao apresenta nenhuma caracteristica do problema citado.Comecei um tratamento com um dentista e mudei para outro ,e minha duvida é a seguinte : um dos começou a projetar minha maxila para frente em virtude da minha mandibula ,porem o outro disse que nao precisaria e começou a retroceder minha arcada inferior , pois meu tipo de de classe 3 é leve .tenho medo de nao gostar do resultado posteriormente .. e entao , qual dos dois esta correto? abraços
Diana,
O tratamento ortodôntico pré-cirúrgico é diferente do tratamento de compensação.
Então, não é possível aproveitar as alterações criadas em um tratamento de compensação se depois o cliente mudar de ideia e quiser fazer uma cirurgia.
Olá,
Bom primeiramente tenho 24 anos, me enquadro na Classe 3, minha dentista me aconselhou colocar o aparelho fixo, mas já ressaltando que minha mordida só será correta com cirurgia. Minha duvida é deve colocar aparelho, isso me ajudara quando com resolver fazer a cirurgia do maxilar? Sei que os aparelho será mais para correção dos dentes mas mesmo assim’ fico em duvido se deve prosseguir com tratamento?
Desde já Agradeço!
Lídia,
Em primeiro lugar não é possível estimar o tempo necessário para o descruzamento da mordida sem uma avaliação clínica.
Nem sempre é necessário extrair dentes e só se extrai um único dente quando há uma assimetria na arcada que pretendemos corrigir tirando um dente de um lado só para compensar o problema.
Se o dente foi extraído com finalidade ortodôntica, é necessário usar o aparelho.
Não colocar o aparelho pode criar novos problemas e/ou piorar os que já existem (inclusive mordidas cruzadas).
Mais uma coisa drº,
Para se colocar o aparelho fixo é necessário extraír dentes. A minha dentista disse para extraír um dente de um dos lados (o dente que tem mais tratamentos) para os dentes “poderem rodar melhor”.
Extraír um dente e não colocar aparelho pode fazer com que o problema se agrave, no caso de mordida cruzada.
Obrigada
Quanto tempo mais/menos demora a corrigir uma mordida cruzada.
Lídia,
Existem estudos sinalizando que a correção, quando feita em adultos, não reduz as chances de desenvolver DTM (em crianças sim).
Mas em casos assim qualquer afirmação categórica pode ser um erro.
Não há como garantir que o tratamento ortodôntico vá diminuir o risco, assim como não dá para garantir que não vá…
Por isso eu prefiro orientar meus clientes a decidir pelo tratamento considerando a estética como fator principal.
Olá,
Tenho 28 anos e tenho mordida cruzada, o meu problema não é osseo, mas sim dentário, segundo a minha dentista. Corrigir a mordida cruzada, não impede problemas futuros da articulação? Já sinto estalidos e por vezes dor. Estou a pensar colocar aparelho fixo, segundo a minha dentista não necessito de cirurgia, mas estou com dúvidas, se não corrige ou previne problemas futuros na articulação para quê colocar aparelho?
Obrigado….
Francisca,
A princípio não se pode afirmar que este tipo de problema leve a um problema grave no futuro.
Eventualmente um problema nas articulações têmporo-mandibulares pode estar relacionado ao prognatismo.
Mas a cirurgia não vai garantir que você nunca terá este tipo de distúrbio no futuro, então acho que a principal motivação deveria ser estética.
Tenho Classe III é um problema ósseo e não dentário. Por isso tenho que fazer cirurgia ortognática. eu quero saber se eu não fizer esta cirurgia o que pode acontecer no futuro. Posso ter alguma complicação grave…..
Ana Luiza,
Estimular o crescimento mandibular na sua idade não é fácil. Qualquer opção não-cirúrgica será uma tentativa sem garantia de resultado.
A retirada do freio lingual está na mesma categoria de “tentativa”, pode ajudar, mas não é certo que dê resultado.
Olá Doutor!
Eu tenho 15 anos e tenho classe II, minha dentista está tentando resolver o problema com o uso de um batente fixo nos dentes superiores que não me deixa morder onde eu costumava a morder, porém, apesar de meu queixo ter melhorado, não está 100%. Gostaria de saber se tem outra alternativa a não ser a cirurgia ortognática. Já fui a uma dentista que disse que minha língua é presa, mas não me atrapalha a falar, é somente presa bem abaixo dos dentes inferiores, ela me disse que havia uma cirurgia para desprendê-la e que isso poderia auxiliar no crescimento do meu maxilar. Isso é verdade? Obrigada
Henrique,
Eu não faço a cirurgia, apenas a parte ortodôntica do tratamento.
Mas estou preparando uma matéria bem completa com um cirurgião buco-maxilo facial para publicar aqui em breve. Fique ligado, ok?
Por enquanto, converse com o cirurgião e tente tirar todas as dúvidas com bastante calma.
Dr.andre,
Eu tenho 21 anos estou usando aparelho ja faz 3 anos,meu dentista e outros profissionais avaliaram meu caso e disseram que eu sou classe 3 óssea.Dia 25 eu vou no cirurgião para saber a verdadeira situação, e gostaria de saber a sua opnião.Quais os riscos da cirurgia ortognatica?
Karla,
Você não deve ter vergonha do profissional pois o nosso trabalho é este mesmo: lidar com os problemas estéticos das pessoas e buscar as melhores alternativas para solucioná-los.
Como eu não examinei você, fica difícil dizer o quanto o tratamento ortodôntico pode ajudar, mas se você tem uma mordida cruzada, por exemplo, é possível que o aparelho traga alguma melhora para a harmonia facial.
Olá Dr, estou mt triste em ver como meu rosto está torto, meu olho esquerdo está menor do que o direito, quando tiro foto de frente meu rosto fica totalmente errado, fiz a documentação ortodontica, mas estou com vergonha do meu dentista ver como meu rosto está feio. Será que o aparelho dentária vai me ajudar nesse caso? Vai deixar meu rosto mais normal? De uns tempos pra cá que estou ficando assim.
Obrigada.
Rony,
Sim, o seu ortodontista está fazendo um tratamento de compensação. Não é bem um método e sim uma alternativa de tratamento para pacientes que não querem fazer a cirurgia.
Nem sempre um tratamento de compensação é com extrações, depende do caso.
Quanto ao resultado ficar bom, eu não tenho como saber. Depende do caso e da capacidade do profissional de realizar o que planejou.
Olá Dr. André, tenho 17 anos e a 1 ano e meio uso aparelho fixo. Tenho classe III meu dentista falou que apenas com cirurgia, mas optei por não fazer, então ele me sugeriu arrancar dois pré molares inferiores, acho que o nome é esse (os que veem depois dos caninos) para assim, deslizar os caninos inferiores para o lugar onde os pré-molares foram extraídos. Como eu li em uma declaração sua, que tem outros metodos de chegar a um resultado não tão bom, mas, satisfatório, sem fazer a cirurgia.
Gostaria de saber que metodo é esse. Creio que o meu dentista está optando por isso, já que eu não quis fazer a cirugia, então ele arrancou os pré-molares de baixo para puxar os caninos para o mesmo lugar. O metodo é esse? gostaria de saber. O resultado fica bom? E vou passar a dialogar mais sobre o meu caso com o meu dentista! Me responda, por favor, obrigado!
Gisele,
Eu particularmente não sou adepto deste recurso para o tratamento de distorrelaçoes (queixo curto) exatamente por estes problemas que você esta passando.
Mas muitos ortodontistas usam estes elásticos, então fica apenas a minha opinião pessoal.
Como eu não uso, não sei dizer se existe o risco de deslocamento da articulação, mas acho que vale a pena conversar mais com o seu ortodontista para ter certeza de que esta tudo dentro do planejamento.
Olá! Tenho 21 anos e possuo a mandíbula muito curta, então estou usando elásticos para que eles puxem o maxilar para frente. Coloquei ontem e estou sentindo muita dor na região têmporo-mandibular, é normal? Não há perigo de deslocar o maxilar?
Com os elásticos o maxilar está sempre na posição correta, mas no hora da alimentação só consigo mastigar se deixo ele na posição errada (para trás), isso pode trazer algum prejuíso? (pois penso que devo manter meu maxilar sempre na posição correta, sem ficar alternando ele para frente e para trás)
Liliana,
É possível distalizar molares com diversos dispositivos de movimentação dentária disponíveis atualmente. Mas é necessário avaliar o clinicamente para poder dizer se no seu caso esta seria a melhor opção.
Falar em prazos então é ainda mais difícil sem ter visto você.
O que eu recomendo é que você decida primeiro se está segura com o atual ortodontista e se quer ir até o fim com ele.
Se for continuar vai precisar discutir todos os detalhes daqui para frente até que você esteja certa do que vai ser feito, como vai ser feito e qual o resultado esperado.
Se você decidir trocar de ortodontista vai ter que fazer a mesma coisa com o novo profissional. E ainda recomendo a leitura deste artigo:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/
Oi! Tenho classe II com mordida aberta e decidi colocar aparelho em 2006. Tudo corria bem, até meu dentista decidir extrair meus 2 pré-molares superiores. O que aconteceu foi que meus molares esquerdos se deslocaram para a frente, o que me reduziu bastante o espaço que tinha disponivel para reduzir a classe II, e ainda me alterou a linha média, desviando-a cerca de 0,5 cm para a direita(em relação ao nariz). Acabei por mudar de dentista, e agora depois de reduzir a inclinação dos dentes centrais, já não tenho espaço, para acertar a linha média, e ainda por cima ainda tenho algum espaço do pré-molar direito por fechar, e tenho receio de que a minha média ainda piore mais. O que eu pergunto é, até que ponto é possivel mover molares para trás, no sentido de recuperar esses 0,5 cm ou o mais possivel para tentar acertar a linha média? sei que cada caso é um caso, mas se isso for possivel, quanto tempo em média demora?
Por favor responda, pois eu já estou desesperada…6 anos com aparelho… e sem o problema resolvido…
Flavia,
Abaixo, vários links sobre o assunto:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/disjuncao-palatina-em-adultos/
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/disjuntor-palatino-como-limpar-o-seu/
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/disjuntores-palatinos/
Gostaria de saber se é normal o aparelho usado no céu da boca para abrir o mesmo aumenta o espaço entre os dentes da frente, e se depois estes dentes voltam ao normal.
Isabella,
Estes aparelhos com esporões para reeducar a língua são realmente usados na ortodontia. Mas eu não tenho o hábito de usá-los e por isso mesmo não saberia falar sobre a eficácia em um caso como o seu.
A máscara facial costuma dar algum resultado quando usada regularmente. Mas em casos cirúrgicos tudo isso vai apenas atenuar o problema que só será resolvido definitivamente com a cirurgia.
Eu sei que é chato, mas é importante trabalhar agora para evitar que o problema continue aumentando descontroladamente.
Abraços,
Dr. Andre Moreira
Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.
Olá Dr Andre
Tenho classe III , faço tratamento aproximadamente á uns 3 anos , uso um aparelho chamado ” MASCARA ” , ele iria trazer a maxila para frente. Semana passada coloquei um novo aparelho , desta vez fixo que seria para reeducar minha língua, mas ele fica embaixo e com alguns ferrinhos , que me ferem e não me deixam comer. Gostaria de saber se esse procedimento é correto, e se vai trazer algum resultado, pois meu problema ainda é cirurgico e apenas posso fazer essa cirurgia aos 20 anos . Brigada
Marcos,
As extrações de pré-molares são uma alternatica para a correção de Cl II, mas não tenho como saber se seria a indicação para o seu caso sem uma avaliação clínica.
Eu entendo que você queira uma outra opinião profissional, mas isso só pode ser feito através de consulta realizada em consultório. Não posso receber a documentação por e-mail e emitir uma opinião, sinto muito.
Converse com outros ortodontistas antes de decidir extrair os dentes até ter segurança na decisão, ok?
Boa sorte!
Olá Dr Andre.
Tenho o que chamam de classe 2, já faço tratamento a 3 anos e mês que vem meu dentista disse que termina, confesso que não vi mtos resultados [ dentes continuam pra fora ]
De inicio, ele me disse que fazendo uma coroa nos 4 dentes frontais superiores [ tenho canal feito e os dentes são amarelados ] daria pra puxar um pouco mais para trás os dentes e o problema seria resolvido, mas parece que ele andou mudando de idéia e disse que mesmo com a coroa, não vai ter como encaixar mais a parte de cima com a de baixo, a coroa vai ser só pra acabar com o amarelão dos dentes… Ele puxou um pouco mais os dentes de baixo pra frente, mas não tá legal… Continuo com os dentes bem pra fora e estéticamente feios…
Andei pesquisando, e li que para este tipo de caso, talvez extração de pré molares juntamente com uma ancoragem e a retração dos dentes podia ter um efeito satisfatório, isso procede ? Meus caninos estão perfeitamente encaixados, o problema são os 4 da frente mesmo.
As vezes sinto que ele [ dentista ] tenta me enrolar, pois fala uma coisa em um mês, e esquece completamente no outro… Se quiser e ajudar, posso mandar fotos ou até uma panoramica para seu e-mail, pra ver se tem solução, enfim… Só queria dar um jeito nisso entende…
abs e ótima semana !
Felippe,
Só através de um estudo completo (avaliação clínica e análise das radiografias) é possível dizer se o caso é ou não cirúrgico.
OLA MEU NOME É FELIPPE ALEXANDRE TENHO 17 ANOS, ESTAVO FAZENDO PESQUISAS NA INTERNET SOBRE CLASSE 3,TENHO ESSE E PROBLEMAS VEM DE FAMILIA POR PARTE DA MINHA MÃE, FUI AO DENTISTA COM UNS 11,12 ANOS E ELE DISSE QUE EU ERO MUITO NOVO PARA FAZER ESSE TRATAMENTO, VOLTEM COM 14 ANOS EM OUTRO DENTISTA ARRUMEI A ARCADA DENTARIA DA PARTE SUPERIOR MAS O MAXILAR INFERIOR É +/- 5 MILIMETROS A FRENTE DO SUPERIOR.. QUERIA SABER SE Á ALGUM TRATAMENTO COM APARELHO OU SÓ COM A CIRURGIA MESMO ?? ABRIGADO PELA ATENÇÃO
Thiago,
Se o seu caso realmente não apresenta uma discrepância grande, é natural que a sua ortodontista faça uma proposta de tratamento por compensação, que não vai corrigir o problema e sim disfarçá-lo.
É uma alternativa que pode ser interessante desde que o cliente compreenda as limitações desta abordagem.
Quanto à possibilidade de recidiva, não tenho como comentar pois nem mesmo examinei você. Neste caso só a sua ortodontista pode responder.
Olá doutor.
Bem, fui diagnosticado no meio do ano passado como paciente com classe 3 (apesar de não ter essa característica da classe 3, onde a arcada inferior “sobrepõe” a superior… na verdade, meus dentes estão de topo.).
Bem, procurei uma boa equipe, eles me recomendaram uma disjunção (usei o Hyrax por 10 meses) e iriam avaliar se era possível fugir da cirurgia ortognática.
Ao fim dos 10 meses, disseram que não tinha jeito, ou eu corria pra cirurgia e continuava o tratamento ou ali eles não poderiam fazer mais nada.
Busquei outras equipes, algumas queriam extrair meus pré-molares e inclinar os incisivos inferiores para dentro.
Até que cheguei a uma Dra que cuida de vários amigos meus que me jurou conseguir um resultado satisfatório sem uso da cirurgia ortognática.
A mesma disse que faria uso de aparelho fixo (arcada superior + inferior) com elásticos, etc. E também o uso de um aparelho mio-funcional para “melhorar” a mordida (e se não me engano, posição da mandíbula), enfim…
Fiquei satisfeito, me senti seguro, até pq a mesma cuida de vários amigos meus.
Sendo que comecei a pensar no seguinte, tudo bem, o resultado pode ficar muito bom, etc. Mas e após uns 10~15 anos de tratamento, como EU ficaria após uma possível recidiva?
Bem, não vim aqui julgar minha médica nem pedir pra você contra-dizer o que ela me disse… Apenas queria algumas palavras a fim de conforto e/ou alerta.
Obs.: Apesar de ser um paciente com má oclusão classe III, eu não tenho uma discrepância tão grande entre mandíbula/maxila não.
Um abraço e parabéns pelo blog.
Dra. Cristiane,
O problema pode ser de origem genética com crescimento ósseo exagerado da mandíbula, e aí haveria alguém na família com prognatismo, o que indicaria uma intervenção o mais cedo possível (talvez por volta dos seis anos).
Ou pode ser funcional e neste caso é preciso identificar o que está levando a mandíbula a se projetar à frente. É comum que crianças com estreitamento do espaço aéreo faríngeo levem a mandíbula à frente para facilitar a passagem do ar. Acho que vale a pena considerar esta possibilidade.
Quanto à chupeta e à mamadeira, talvez seja interessante trocar pelas comuns para não estimular mais avanço mandibular.
Depois volte aqui e me conte como está evoluindo, ok?
Abraços,
Dr. Andre
Olá Dr. André. Tenho uma filha de 11 meses que está irrompendo os incisivos centrais superiores decíduos este mês. Os incisivos centrais inferiores decíduos irromperam com 8 meses de idade e desde essa época que noto que ela projeta a mandíbula pra frente. Também sou dentista e gostaria de saber se já posso ir intervindo com algum tipo de exercício para impedir que realmente a mordida anterior fique cruzada, pois toda vez que ela oclui os incisivos inferiores “cobrem” os superiores, e isso está me preocupando bastante. Outra questão que gostaria de saber é o fato dela usar mamadeira e chupeta ortodônticas que estimulam a projeção da mandíbula, se nesse caso seria contra-indicado pra ela ou se poderia manter. A chupeta ela só usa pra adormecer, depois ela solta. Desde já agradeço pela ajuda.
Josy,
Tudo depende do estado destes dentes. Sempre existe algum risco para dentes com este histórico, mas é impossível tentar responder sem analisar o caso detalhadamente.
Olá Dr. Andre Moreira!
Tinha dentes desalinhados, optei por usar aparelho. Na parte inferior, os segundos dentes após o canino eram todos curvados para o lado da língua, a ortodontista pediu para extrair. Usei aparelho durante quase 3 anos e o espaço não foi fechado. Resolvi sair da dentista e pedi para ela retirar os brackets da parte superior (para o meu casamento). Fiquei 2 anos sem voltar ao dentista. Não consigo cortar com os quatro dentes da frente (incisivos), eles não se encontram, resolvir voltar ao dentista e passando por alguns, me disseram que terei q extrair dois dentes na parte superior. Já estou em tratamento com um dentista e ele pediu para que eu extraisse os dentes 14 e 24, mas temo a isso, pois tenho dois dentes incisivos superior direito que são canais e estão muito frágeis. Tenho medo que no momento que força-los para alinhar, eles venham a quebrar. Corro perigo de perde-los?
Obs: Têm mais de um mês que ele pediu para extrair e ainda não tive coragem por esse medo.
Aguardo sua resposta!
Desde já agradeço!
Caroline,
Talvez esta solução possa ser aplicada no seu caso, talvez não.
É impossível responder sem ter feito uma avaliação clínica.
Você já discutiu isso com a sua ortodontista?
Maria,
Talvez você tenha razão e neste caso seria bom ter a opinião de mais um ou dois ortodontista para checar se é possível corrigir o seu caso sem cirurgia.
Pela sua descrição talvez seja possível sim, mas não posso afirmar nada sem ter examinado você.
Doutor, gostaria de saber, se a cirurgia para tracionamento de canino incluso superior, pode ser feito por cima da gengiva, ou só por palato?Estou com medo…eu descobri q tenho um dente de leite, e o permanente está incluso, tenho 25 anos, e vou colocar aparelho, na radiografia panorâmica mostrou o canino incluso atravessado a baixo do meu nariz.Meu dentista me passou outro raio-x, periapicais (13), só com o raio-x , q saberei qual cirurgia fazer?obrigada!
Pamela,
O local da incisão vai depende da localização do dente dentro do osso. Muitas vezes é indicado fazer uma tomografia para ter uma melhor visualização de onde o dente está. Só então você saberá se o acesso pode ser pelo palato ou pela frente mesmo.
Bom dia doutor, tudo bem?
usei aparelho dois anos e meio, como tinha meus dentes um pouco para frente a dentista fez com que eu usasse aparelho extra-bucal, para recuá-los.
Na época eles ficaram muito bonitos.
Porém meus dentes voltaram um pouco e recoloquei aparelho. Agora minha nova dentista disse que não é possível deixá-los para trás.
Minha pergunta: os elásticos podem servir de ajuda? se eu engatar os dois dentes da frente com os dois de baixo eles irão para trás? ou qual seria a maneira correta para isso?
Por favor, preciso de uma opinião sua.
Aguardo anciosa.
Olá Dr. André Por favor me dê uma orientação.
Tenho mordida cruzada classe III, mas no meu caso o espaço entre os dentes superiores e os inferiores é mínimo, são apenas uns 2 milímetros que impedem os dentes superiores ficarem a frente dos inferiores, com isso consigo topar a ponta dos dentes inferiores nas pontas dos inferiores, falta pouco para eu conseguir passar, eu tenho 22 anos, e o meu ortodontista disse que mesmo sendo só poucos milímetros eu tenho que fazer uma cirurgia.
Eu entendi o que ele falou mas não consigo me convencer, porque a maioria das pessoas que fazem esta cirurgia tem o queixo muito projetado para a frente, já o meu é normal não é projetado para a frente, é quase perfeito, e também os meus dentes superiores na frente estão voltados para dentro e não para fora, já os superiores da lateral estão normais e a mordida so é cruzada na frente… penso que se fosse colocado algum aparelho que projetasse esses dentes superiores da frente para fora o problema da mordida poderia ser cirrigido. Já fiz todos os exames, como raio-X entre outros.
Gostaria de uma opinião.
Helen,
Transformar os caninos em laterais é uma das alternativas neste caso.
O resultado final vai depender da anatomia dos caninos, da quantidade de espaço a ser fechado, da técnica do dentista e da oclusão entre outros fatores.
Mas não tenho como dizer se acho uma boa idéia no seu caso sem ter examinado você.
Consulte um especialista em estética para saber se é viável.
Boa noite, achei super interessante o forum e resolvi expor minhas duvidas tambem!
Doutor sou classe II , e tenho agenesia dos incisivos laterais superiores, minha mordida é corretissima, principalmente esteticamente. Mais com esta agenesia um dos meus dentinhos de leite caiu, o espaço é minimo 1cm ou ate menos, entao em consulta ao ortodon optei por fechar os espaços e tranformar os caninos em laterias, conheci uma pessoa que o fez, e esteticamente ficou maravilhoso, li muito sobre o assunto para poder participar da decisão de igual para igual com o ortodon, porem gostaria que o doutor se possivel comentasse o que sabe a respeito, e quanto tempo demora em torno para fechar,alem da estetica. Enfim me fale o que puder!
desde ja agradeço!
Silvia,
Acho que você deve sim procurar outras opiniões.
A mordida aberta pode ser esquelética, ou seja, estrutural, o que levaria a indicação cirúrgica.
Mas nesta idade ela poderia ser tratada com Ortopedia Funcional dos Maxilares. A face está em crescimento e esta oportunidade não deve ser desperdiçada.
Mesmo que a melhora seja parcial pode fazer muita diferença na qualidade de vida da criança.
Ela até pode precisar de uma cirurgia no futuro, mas o problema já não será tão grande.
Ou, com sorte, o problema pode ser resolvido por completo.
Só é importante lembrar que estou falando genericamente pois não examinei a sua filha.
Por isso é importante conversar com outros profissionais. Mas procure ortodontistas que trabalhem com ortopedia funcional.
Boa sorte!
doutor cada vez que eu vou abrir a boca a mandibula estala oq e isso?? e tens algum perigo??
Taise,
Normalmente o estalo não traz riscos, mas é bom ser avaliada por um especialista em DTM.
obg doutor
De nada!
Boa tarde,
Tenho uma filha de 8 anos que tem uma mordida aberta, em que os dentes de tras encostam mas os da frente não, fica um espaço muito grande.
No passao sabado levei a um dentista e fiquei muito triste, disse-me que era um caso grave, e só com cirurgia lá para os 20 anos. que poderia vir a sofre das articulações etc…
Será que devo procurar outra opnião? Não me foi dado nenhum nome para o tipo de mordida, eu também tenho mordida aberta.
Obrigada
Kéren,
Realmente uma extração unilateral pode criar um problema como este.
Por isso mesmo só deve ser usada em casos que já são assimétricos para compensar a assimetria.
Mas eu não tenho como saber se houve erro de planejamento no seu caso.
Eu sei como este tipo de situação é desagradável, mas acho que você deve conversar com o seu ortodontista para tentar atenuar este desvio.
Existem algumas alternativas, mas isso eu prefiro deixar que ele mostre a você.
Boa sorte!
aH, esqueci de um detalhe importante, do lado da extração (lado esquerdo) o dentista diz que está em classe II e do lado sem extração ele diz q tá em classe I.
Bom tarde dr André.
Uso aparelho a quase 4 anos e a questão é que no inicio do tratamento a dentista solicitou uma extração do segundo pré molar do lado esquerdo pois o mesmo era levemente apinhado para dentro e creio eu que essa extração foi mal planejada, pois minha linha média está alguns mm desviada para o lado esquerdo (o lado do segundo pre molar extraído), além da desarmonia que percebo, pois afinal tenho dois pré molares do lado direito e um do lado esquerdo. O dentista disse que esse desvio é sutil, e que o pré molar extraído não tem nada a ver com o desvio. Mas o que me incomoda mais ainda é que eu não tinha esse desvio!!!! Estou muito insatisfeita com meu tratamento, pois ao meu ver, o problema da linha média é a falta do dente pre molar extraído sem um bom planejamento. O que o senhor acha?
Iago,
Estas informações não são suficientes para dar uma resposta para a sua pergunta.
Procure um ortodontista e faça uma avaliação clínica para saber qual é a melhor opção para o seu caso.
Roberto,
Como não vi o caso não posso dizer se há uma alternativa ao uso de disjuntor e máscara.
Eu gosto muito dos aparelhos de Ortopedia funcional e o Regulador de Função de Frankel para Cl III (RFIII) é uma boa opção nesta idade. Mas poucos profissionais usam este aparelho.
O estirão de crescimento normalmente piora a situação com mais crescimento mandibular quando o prognatismo é genético. Eu não contaria com isso.
O aparelho fixo com elásticos seria apenas na dentição permanente e a força é exercida apenas sobre os dentes, diferente da máscara que tem ação ortopédica.
Mas tudo isso que eu estou escrevendo é muito genérico e só com uma avaliação clínica você poderá ter uma opinião embasada sobre o caso da sua filha.
Luana,
Pela sua descrição parece que o seu caso é uma mordida de topo. Quando os dentes superiores fecham exatamente sobre os inferiores tocando-se nos bordos.
Este tipo de problema normalmente não requer cirurgia, mas não é possível afirmar sem um exame clínico.
Por isso eu recomendo que você procue um ortodontista na sua cidade para fazer uma avaliação.
olá dr andre a minha duvida e a seguinte tenho prognatismo em torno de 1 cm e 16 anos de idade e queria saber se esse defeito so pode ser corrigido com a cirugia ?? oou o aparelho pode corrigir ??
Parabéns pelo blog Dr André! Para minha filha, 9 anos, falta de espaço, classe 3, prognatismo talvez(levíssimo, quase imperceptível a meu ver);
1- existe alguma alternativa a disjuntor e máscara facial? Realmente não queremos usar a máscara se possível!
2-Os aparelhos removíveis da ortopedia funcional dos maxilares são uma opção?
Não há prognatas (genética) nas famílias;
3a-será que com o estirão aos 10-12 anos a maxila não cresceria se harmonizando naturalmente com a mandíbula?
3b- e talvez isto pudesse ser facilitado/conduzido por um aparelho funcional removível?
4-porque não um fixo com elásticos (vi vídeos para esta correção) no lugar da máscara, em quais circunstâncias opta-se pela máscara em vez do fixo com elast.? Precisamos de orientação alternativa e muito de segunda, terceira, quantas opiniões for preciso, muito obrigado!
Dr. André,
A minha mordida inferior é levemente pra frente, não chega a ser classe III mas me encomoda muito…Não gosto do meu sorriso!
Quando fecho a boca a mordida inferior fica certinha com a superior e o certo seria a superior cobrir a inferior..ser um pouco mais a frente!
Tenho 21 anos, no meu caso o aparelho fixo resolveria? vc indicaria cirurgia?
Isso me encomoda mto esteticamente =/
Sadrak,
Extrair o canino normalmente não é a melhor alternativa em ortodontia. Este dente é muito importante funcional e esteticamente.
O mais comum é extrair um pré-molar e usar o espaço para posicionar o canino.
olá Dr. andre,
sou de Recife e a minha dúvida é a seguinte:
o meu dente canino direito está mau posicionado,ou seja,está numa posição muito acima dos outros dentes da parte superior ficando um espaço vazio.esse dente deve ser extraído?
Caio,
Isso depende do planejamento que foi feito para o seu caso.
Se o motivo da mordida cruzada for uma discrepância óssea (o que normalmente acontece nos casos de prognatismo) isso pode ser corrigido na cirurgia.
Já as mordidas cruzadas provocadas por posicionamento dentário podem ser corrigidas com o aparelho fixo.
Luana,
Também não entendi o motivo de tanta demora, tecnicamente, não há nada que justifique estes seis meses.
Boa noite Dr. tenho classe III e mordida cruzada, gostaria de saber se tenho que primeiro tratar a mordida cruzada ou é só fazer o tratamento pré-operatório para cirurgia ortognatica?
Ah ia me esquecendo…tenho mordida cruzada e no pedido da documentação estava escrito classe I.
Olá, meu ortodontista disse que preciso de aparelho, então fiz os raio x e as fotos e falaram que isto ficará pronto em 15 dias.Mas hj o dentista disse que só vou voltar lá daqui seis meses para pôr o aparelho, que ele me avisa quando chegar a hora…achei muito demorado isso, porque será?Tenho os dentes muito tortos e acho que vou perder muito tempo esperando…este tempo é normal?
Luciane,
Retrações gengivais podem ser reparadas apenas com enxertos.
Mas esta não é a minha especialidade, recomendo que você procure um Periodontista.
Dr. Andre, nao precisarei usar disjuntor, obrigada pela resposta mesmo assim. Dr. tenho a gengiva de alguns, não todos, dentes retraidas, o que posso fazer, na sua opinião para corrigi-las ou trata-las? obrigada.
Letícia,
A sua ortodontista está tentando evitar um colapso da face que pode acontecer em alguns tratamentos com extrações.
Um outro ortodontista poderia até indicar extrações pois essa conduta pode variar de um profissional para outro.
Sem um exame clínico é impossível dizer se isso se aplica ao seu caso, mas tudo o que foi dito por ela faz sentido.
Se você confia na sua ortodontista, tenha paciência que os resultados devem começar a aparecer em breve.
Ja ia esquecendo eu de perfil meu rosto nao e totalmente reto eu fico com um bico principalmente com os labios superiores e eu nao tiro foto de lado por causa disso pois botei o aparelho com o intuito de melhorar a estetica e melhorar minha mastigaçao mais o meu labios e muito para frente e isso e realmente por causa do dente ou por que eu fiz sucçao de chupeta e dodo meu dente nao esta totalmente para cima so mais para frente que os de baixo ela me explicou tudo que vai fazer mais essa noia de eu nao gosta do resultado nao gosta do que eu esperava me incomoda sei que ela vai fazer um bom trabalho com fez mais a minha ansiedade e demais, adorei seu blog vou recomendar para algumas amigas que tbm usam aparelho fixo e tem duvidas
Oi tenho uma duvida e gostaria de esclarecer uso aparelho a 4 anos tenho mordida aberta o que me encomoda e que quando olho de perfil eu pareço ter bico minha boca fica para frente comentei isso com minha ortodontista e perguntei se o meu perfil i para minha boca ficar totalmente para dentro eu teria que arrancar quatro dentes que sao os pre-molares mais ela falo que como os meus labios sao grossos ela nao vai fazer isso. se nao no futuro minha boca cairia e eu ficaria feia ela falo que vai colocar uns elasticos que fica preso nos brecktes mesmo eu nao arrancando o dente minha boca vai fica mais para tras pois isso me incomoda bastante agradeço desde ja
Ludmila,
As duas propostas de tratamento funcionam em alguns casos de cl lll, mas não há como saber qual é a melhor opção neste caso sem ter visto o paciente.
E alguns casos são resolvidos apenas com cirurgia ortognática.
Por isso é necessário examinar para dar uma opinião.
Luciane,
Não tenho como saber se o seu caso requer disjunção sem ter examinado você, o seu ortodontista pode ter avaliado que no seu caso este procedimento não é necessário ou é contra-indicado.
Mas você pode e deve conversar com ele sobre isso antes de iniciar o tratamento.
Bom Dia Doutor,
Minha filha tem mordida cruzada da classe III ou seja a parte superior esta mais à frente da inferior, e ja estive em dois profissionais e as sujestões de tratamento são diferentes, atualmente ela esta com aparelho fixo nas duas arcadas e com elastico preso no dente superior de tras e no outro inferior na frente nas duas laterais, mas outro profissional me falou q ela teria que usar um aparelho fixo no ceu da boca junto com uma mascara facial externa. A pergunta é será q c eu continuar com o tratamento que ela esta só com esses elásticos preso nos braquetes, resolve o problema do crescimento alterado dos osssos dos maxilares ou somente altera a posição dos dentes?
Dr. André, não seria necessario um disjuntor em virtude do estreitamento das minhas arcadas, elas são inclinadas para dentro? Abraço
Luciane,
A barra é um arco metálico que fica por dentro, entre a língua e a gengiva inferior e vai do molar direito até o esquerdo passando por trás de todos os dentes seguindo o contorno da arcada.
Dr. Andre, fui ao ortodontista e fui classificada como classe III, já iniciei a colocação do aparelho, tenho minhas arcadas sup. e inf. estreitas minha boca é pequena, no contrato não fala nada em aparelho Disjuntor somente em aparelho fixo sop. e inf. e barra inferior. O que é a barra?
Carla,
Os elásticos podem estar sendo usados para várias finalidades desde fechar a mordida até projetar a mandíbula ou ainda recuar os dentes anteriores.
Mas é impossível para mim responder às suas perguntas sem ter examinado o caso clinicamente.
Esqueça a vergonha e esclareça tudo com a sua ortodontista agora.
Seja clara, direta e o mais específica possível nas suas perguntas.
Estes detalhes fazem toda diferença entre o sucesso e a frustração ao final do tratamento e não podem ser ignorados.
Oie dr.andre estou aqui pois tenho uma pequena duvida que nao esclareci com minha dentista pois tenho vergonha seguinte uso aparelho ortodontico desde 2008 minha ortodontista disse que eu usaria aparelho por muito tempo so que eu tenho mordida aberta anterior classe 2 eu acho por que eu chupei dedo ate meus 16 anos depois do aparelho vi otimos resultado. Ela disse que eu vou usar elasticos intermaxilares queria saber se esses elasticos vao empurrar meu dente para tras pois quando sorrio aparecer um pouco a gengiva e tbm saber se os elasticos vao deixar meus labios normal pois tenho os labios protuidos por causa dos dentes superior depois que eu tirar o aparelho eles vao melhorar um pouco ? Aguardo ansiosa pela sua resposta
Gabriel,
Casos de Classe I com pouca falta de espaço normalmente não são tratados com extrações. A não ser que haja uma biprotrusão acentuada.
Mas digo isso de forma genérica pois não examinei você.
Como você já se consultou com um dentista, acho que ele é a pessoa certa para responder a esta pergunta.
Olá Dr. Andre
Meu dentista disse que meus dentes são classe 1 meus incisivos são um pouco para frente(os incisivos mais do lado são para atrás e os da frente são para frente) será que eu vou ter que fazer uma extração.
Agradeço
Glauce,
Bem, este e-mail não é meu, talvez você tenha confundido com outro site.
Esta questão é controversa. Alguns profissionais acham que a mordida deve ser corrigida para evitar problemas nas articulações no futuro.
Outros não relacionam diretamente a correção da mordida cruzada com a prevenção de distúrbios têmporo-mandibulares.
Eu particularmente faço parte do segundo grupo. Acho muito difícil dizer para um paciente que fazendo cirurgia, disjunção e ortodontia ele não correrá mais risco de ter problemas nas articulações.
Assim como acho difícil dizer que se não fizer o tratamento proposto certamente estes problemas aparecerão no futuro.
Mas isso depende do ortodontista que você escolheu para cuidar do seu caso.
Abraços,
Dr. Andre
Boa dia Doutor, tenho mordida cruzada e assimetria facial, a “linha central” entre meus dentes inferiores frontais é em torno de 4 mm para direita em relação aos superiores frontais, minha mandíbula é “mais para a direita”. Uso aparelho ortodôntico e meus dentes estão alinhados, fui informada que meu problema é ósseo, por isso necessito fazer a cirurgia. Preciso mesmo passar por cirurgia? Se optar por não operar terei problemas futuros ou na articulação?
*Tentei enviar um e-mail(cirurgiaofacial@yahoo.com) com minhas panoramicas mas, não obtive sucesso.
Agradeço a atenção
John,
Pode ser que você seja realmente retrognata, que quer dizer ter uma mandíbula mais curta, ou seja, uma discrepância óssea. Neste caso a cirurgia é indicada.
Mas pode ser que seja só uma questão dentária, e aí o aparelho pode resolver o problema.
Consulte um ortodontista na sua cidade para tirar esta dúvida.
Abraços,
Dr. Andre
olá Dr.Andre, meus dentes de cima são um pouco mais a frente que os debaixo, parece que minha boca é um pouco mais pra frente q o normal.
será que eu tenho retrognatismo?
um aparelho ortodôntico resolveria ou preciso fazer uma cirurgia?
Vanessa,
A sua Classe III pode ser um problema ósseo e não dentário. Por isso o ortodontista recomendou a cirurgia ortognática.
Neste caso você teria um prognatismo.
A classificação de Classe III se refere ao encaixe entre os dentes, mas muitas vezes ela é usada pelo profissional para indicar um prognatismo que é a mandíbula (inferior) maior que a maxila (superior).
Isso ocorre por que quase sempre que há uma Classe III ela é decorrente de um prognatismo mandibular.
Se for isso mesmo o caso deve ser cirúrgico.
Mas acho que você deve sim buscar outras opiniões por que mesmo sendo um prognatismo existem opções de tratamentos compensatórios sem cirurgia.
Estes tratamentos nunca vão dar um resultado tão bom quanto o cirúrgico, mas muitas vezes podem ser o suficiente para um cliente que não quer ou não pode fazer a cirurgia.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Dr. Andre
bom doutor eu queria saber si no meu caso eu usando aparelho ortodontico pode dar um pouco de melhora meu é classe 2 aparelho pode dar bons resultado pode dar mal resultado.?
Ricardo,
Teoricamente sim, mas não tenho como ter certeza sem ver você.
Ola Dr. Andre, tenho 17 anos e sou classe III.
Faço tratamento ortodôntico ha 3 anos já usei Haas pois minha mordida era cruzada.
Recentemente retirei o pré-molar inferior para tentar encaixar a mordida(hoje minha mordida não é mais cruzada).
Mas minha mordida ainda não fecha do modo correto, está se encaminhando para encaixar.
Por eu ter 17 anos minha mandibula ainda pode crescer mais ?
Daniel,
Se você tem um prognatismo como parece, mesmo com a extração dificilmente haverá um encaixe 100% correto entre as arcadas.
Isso é uma característica dos tratamentos compensatórios.
Quanto à possibilidade de crescimento mandíbular, sim, pode ocorrer até os 20 anos aproximadamente.
Dr. André,
Hoje fui ao dentista pois estava planejando colocar aparelho, ele me informou que eu não podia usar aparelho porque a minha boca pertencia a classe III e que provavelmente eu iria precisar de uma cirurgia. Assistindo ao video acima, ele fala que na classe III, os dentes inferiores ficam na frente, porem os meus não são assim, os inferiores e os superiores ficam iguais.
É melhor eu buscar uma segunda opnião?
Thaís,
Você pode ser classe III e ter mordida de topo no lugar de invertida.
Isso pode ser um sinal de que a sua classe III não é tão grave e talvez fosse possível um tratamento de compensação (sem cirurgia). Mas isso é apenas uma hipótese. Sim, procure mais uma ou duas opiniões.
Thais!
Procure um profissional da Ortopedia Funcional dos Maxilares, para avaliar a possibilidade de tratamento, não aceite tratamento compensatorio com extração dos pré molares.
Antes de decidir pesquise muito bem sobre alterações faciais em virtude do tratamento ortodontico e descontentamento de pacientes em virtude de tratamentos com extrações.
Neusa,
Obrigado pela sua opinião, espero que a Thaís possa ver.
Eu tinha mordida classe I, fiz cirurgia ortognática para tratamento de apnéia, tem um ano que fiz, utilizando aparelho atualmente, minha mordida está na Classe III. O buco se preocupou em tratar a apnéia e se esqueceu na parte estética.
Sandro,
Que estranho… Nunca vi isso ocorrer.
Boa noite uso aparelho a 3 anos.mas preciso de cirurgia ortognatica. .sou classe 3…queria saber como consigo uma cirurgia pelo sus..ou por outro meio. .pq não tenho condição de pagar. .e não tenho plano de saúde. ..mas preciso muito dessa cirurgia. .espero resposta
Viviane,
Se você não tem como pagar, uma alternativa é recorrer às faculdades de odontologia. Normalmente os cursos de especialização em cirurgia precisam de pacientes para os alunos operarem.
Esses alunos são dentistas formados e os procedimentos são sempre supervisionados por professores experientes.
Então, podemos dizer que é uma forma segura e barata de fazer a cirurgia ortognática.
Ola Dtr.
Recentemente visitei um ortodontista e ele explicou-me que a minha boca pertence ao modelo Classe III e que por isso não havia solução com aparelho fixo para mim, teria de recorrer à cirugia.
A minha dúvida é, devo recorrer a uma 2ª opinião? Nunca tinha ouvido que nem todos os tipos de “dentes” não podem usar aparelho fixo..
Aguardo resposta.
Obg,
Vanessa
Olá Francilene,
Como é que você está em um tratamento ortodôntico sem saber o que a sua ortodontista pretende fazer com os seus dentes?
Você vê como isso não faz sentido?
A comunicação é uma parte fundamental do tratamento e talvez a que mais cria problemas entre o cliente e o dentista.
Se a sua dentista não se comunica com você, se comunique com ela.
Pergunte quantas vezes for necessário até ter suas dúvidas esclarecidas.
Isso pode parecer uma afronta à autoridade do profissional, provocação ou desreispeito para alguns, mas é apenas o direito à informação sendo exercido pelo cliente.
Desde que, você esteja tranquila e seja educada neste momento, não há motivos para constrangimentos.
Mas, se mesmo assim você não sentir que há interesse do profissional em se comunicar com você com clareza e transparência, talvez seja a hora de procurar outra opinião.
E em relação ao inchaço na gengiva, pode ser algum problema sim, por isso tente entrar em contato com a sua ortodontista o quanto antes, ok?
Boa sorte!
Dr. Andre
Ola Dr. André
Estou começando meu tratamento odontologico,meus sisos estavão incluso mas ja estrai os 4, e agora minha dentista comentou que sou classe 1 de um lado e classe 2 do outro
tive que estrair mais 2 dentes superiores mas diferentes não estrai os memos, agora nao vou saber lhe falar a numeração deles mais do lado esquerdo foi estraido o primeiro depois da presa, e do lado direito o segundo depois da presa, mais estou com medo. Isso e comum? estrair dentes diferentes? na parte inferior ela disse que irá apenas desgastalos um pouco. Por favor assim que possivel me responda…. desde ja agradeço
Paula,
Não é comum fazer desta forma mas deve haver um motivo para a sua dentista ter feito assim.
O ideal era que você tivesse entendido antes de extrair os dentes. Converse com a sua dentista para compreender por que estes dentes foram extraídos. Sem ver o paciente não tenho como saber.
DR..TENHO CLASSE TRES E JA TENHO 35 ANOS …MEU SONHO É RELIZAR ESSA CIRURGIA MAS NAO TENHO CONDIÇÕES DE PAGA-LA..SOU DE PRESIDENTE PRUDENTE MAS NAO CONSIGO INFORMAÇÕES DE ONDE FAZEM PELOS SUS!!!!!O DR SABE ME DIZER????
Rosimeire,
Não sei onde você pode fazer essa cirurgia de graça, mas geralmente nas faculdades de odontologia você consegue.
Boa Tarde Dr.Andre, Eu uso aparelho corretivo a um ano e meio, sempre que vou ao dentista acho q ela não faz nada, apenas troca a borrachinha e pronto,minha duvida é que eu tenho um dente de leite e eu não sei qual procedimento ela vai tomar,pois esse dente doi , e hoje acordei com um inchaço na gengiva por cima dele,eu não sei o que fazer.
DR ANDRE
TENHO A MORDIDA INVERTIDA JA ME FALARAM QUE MEU CASO E CIRURGICO POREM TENHO MEDO DA CIRURGIA.. CLASSE 3 SERA QUE APARELHO RESOLVERIA ALGUMA COISA..
Mirna,
Não tenho como responder sem ver o caso.
Ola, boa noite. Em consulta hj com uma ortodontista, foi sugerido o inicio de um tratamento para classe 3. minha filha tem 3 anos. é muito cedo pra iniciar o tratamento com a colocação do aparelho que fixa no céu da boca para abrir a sutura palatina? essa classe 3 pode regredir sem nenhum tratamento?
obrigado
Samir,
Não tenho como responder especificamente sem ter visto o caso. Eu acho um pouco traumático fazer uma disjunção palatina em uma criança de 3 anos. Particularmente eu optaria por ortopedia facial inicialmente.
Dificilmente o caso evoluirá bem sem nenhum tratamento, mas como disse, seria necessário avaliar o caso.