O valor do tratamento sempre é uma questão polêmica: O aparelho é cobrado? Só paga manutenção? Se não for à consulta tem que pagar? O prazo é fechado? Vou ficar pagando até quando?
Bem, eu vejo o tratamento como um serviço que deve ser vendido ao cliente por um determinado valor. Valor este que é definido pelo ortodontista.
Aqui cabe uma observação: Nenhum órgão ligado à profissão estabelece um teto para valores de procedimentos odontológicos, não existe uma tabela oficial e os profissionais têm liberdade para cobrar o que acharem justo pelos seus serviços.
Da mesma forma os clientes têm o direito de negociar e escolher a melhor opção. Ou seja, nada diferente de qualquer compra que realizamos no dia-a-dia.
Atualmente temos muita variação nos preços e nas formas de pagamento dos tratamentos ortodônticos, mas no final das contas o cliente vai pagar um valor total.
Este valor pode ser cobrado na forma de mensalidades, com ou sem entrada e até mesmo à vista.
Eu vou focar este post na questão da “entrada” ou “aparelho”, enfim, aquele valor inicial que é cobrado por alguns ortodontistas.
Acredito que o uso da palavra “aparelho” pode levar o cliente a pensar que está pagando apenas o custo do material, o que pode ser verdade em alguns casos, mas nem sempre é assim.
Então está errado cobrar mais que o valor do material no início do tratamento?
Não, não está errado.
O ortodontista precisará dedicar tempo para estudar o caso e elaborar um plano de tratamento. Ele pode cobrar um valor que ache justo por este trabalho inicial.
Mas ele também pode apenas repassar os custos de material para o cliente.
Assim como pode preferir não cobrar nada com a intenção de criar um diferencial de preço.
Ou seja, cada profissional decide de que forma quer cobrar pelos seus serviços, mas devemos lembrar que o aparelho é a ferramenta de trabalho do ortodontista e seu custo sempre estará incluído no valor total do tratamento assim como o custo do conhecimento do profissional e o custo operacional da clínica.
Como o preço não deve ser a única coisa a se avaliar na hora de escolher seu ortodontista, eu recomendo a leitura deste post: como escolher seu ortodontista
No próximo post vou falar sobre as “manutenções” que eu prefiro chamar de “mensalidades”.
Abraços,
Dr. Andre Moreira
Oi doutor queria q vc me esclarecesse uma coisa. Eu fui em dentista q se dizia ser gratuito; uma avaliação a documentação e instalação de aparelho fixo. Fechei contrato e deixei paga minha primeira manutenção que eu iria ter fazer. Ok fiz os exames depois de 1 mes fiz a colagem do aparelho passou mais 1 mes chegou o dia da minha 1• manutenção, q eu fui achando q ja teria deixado paga, E TINHA, eles me falaram no dia q eu fiz a colagem aquilo ja foi cobrado como uma manutenção, sendo q na propaganda q eles tavam fazendo falavam q a INSTALAÇÃO ERA GRATIS ta certo isso doutor? Por favor me explique. Eles me disseram q a instalação se n fosse gratuita eu iria ter q pagar mais.
Isabella,
Não tenho como explicar o que houve, por que eu não trabalho dessa forma.
Olá Dr. Minha filha colocou o Hyrax mas ele caiu? É correto a dentista cobrar por um novo aparelho? Não pode usar o mesmo?
Liana,
Não há uma regulamentação sobre isso, mas eu pessoalmente não cobraria por um aparelho que não ficou firme na boca.
Sobre usar o mesmo, depende do caso, pois o aparelho pode ter quebrado quando soltou ou mesmo ter soltado porque quebrou.
Olá, Boa tarde!
Dr. Andre eu uso aparelho odontológico a 1 anos e 11 meses e quando completei creio eu 8 meses de tratamento meu arco do aparelho passou a romper, já teve mês como o de outubro rompimento 3 vezes ele simplesmente quebra do “NADA” se rompe a minha própria dentista não consegue localizar o problema, porem passei por tratamento radioterápico a 3 anos atras, ela acredita que seja minha saliva acida de mais e acaba rompendo o Arco esse mes rompeu a primeira vez em um determinado lugar na parte de baixo apos alguns dias rompeu em outro lugar prox a banda arrumou passou menos de uma semana e la estava rompido de novo.
Sr. Sabe dizer algo sobre esse “problema ” que vem se passando ?
Att
Guilherme
Guilherme,
Rapaz, realmente eu nunca vi um caso parecido com o seu. Mas não parece ser um problema localizado em um único ponto da arcada, ou seja, as quebras não parecem ter origem mecânica.
Pode ser que haja alguma ação química da saliva sobre o arco mesmo. Mas não tenho como afirmar nada sem pesquisar.
Vou tentar achar alguma coisa sobre o assunto.
Volte aqui para me cobrar uma resposta em uma semana, ok?
Obrigado Dr Andre,
Ficarei no aguardo se caso encontrar alguma pesquisa,pois é tem essa possibilidade de haver algo mais acido na minha saliva, mais estranho igual este mês que passou se rompeu no mesmo lugar, na primeiro em um lugar e as duas ultimas no mesmo lugar fico a pensar teria que ter sido em outro local então se for a saliva heheh acertou no mesmo que arrumei digamos uma semana atras. Mais creio que pode ter diso isto mesmo pois até minha dentista não tem explicação disso além desta que me passou, obrigado pela atenção e aguardo sua pesquisa.
Boa noite!
Guilherme,
Além disso, se houver uma ação química da saliva sobre o arco que chegue a quebrá-lo em um determinado ponto, deveria ser notado ao menos algum grau de corrosão no resto do arco também, concorda?
Uma suposta ação da saliva deixaria marcas em todo o arco. Uma fratura limpa, sem sinais de desgaste em nenhum ponto do arco, sugere uma ação local, ou seja, um toque de dente antagonista naquele ponto do arco.
Outra possibilidade é uma falha estrutural no arco que pode ser produzida por uma dobra feita pelo ortodontista.
Outro fator local possível seria um grande desnível entre os dentes vizinhos ao ponto da fratura. Este desnível provocaria uma deflexão acentuada no arco sobrecarregando a estrutura molecular da liga metálica naquele ponto especificamente.
Qualquer um destes fatores locais associado ao trabalho mastigatório pode levar à quebra do arco.
Eu tbm sofro com essa maldita e2nsia Nunca tive um pcneiate que fosse pior que eu com e2nsia.. Ate9 hoje sf3 uma amiga que estudou comigo conseguiu colocar aquela moldeira absurda com alginato sem me das e2nsia Nunca mais hahaha Eu pelo menos nunca vomitei Mas tenho pe9ssimas recordae7f5es. Como ser moldado num centro radiologico com o equipo quase totalmente deitado, alginato molenga sabor tutti frutti, moldeira q ia ate9 a favula e o alginato suficiente pra moldar meu rosto inteiro hahhahh Pronto, desabafei Hahahha
Mohamed,
É verdade… A moldagem às vezes pode ser uma tortura.
dra. tenho dois pre-molares totalmente quebrados um em cada lado(esquerda e direita) tenho 27 anos qual o melhor tratamento tem como extrair e usar aparelho para cobrir a falha de possivel extração?
vale lembrar que ainda nao tive acompanhamento de um proffisional capacitado.desde ja agradeço.
Gerson,
Realmente tudo começa por uma avaliação clínica do caso. Algumas vezes dá para fechar com aparelho e outras o implante é melhor.
Há um post sobre isso aqui no Blog. Dê uma procurada que você acha fácil.
Eu sou adepto de uma terceira abordagem com ortopedia funcional dos maxilares. É menos agressiva que a disjunção, mas demorar mais para apresentar resultados.
fiquei na duvida Dr com esta informação!
o uso do HYRAX, nao e aconselhável ? ou e mais e agressivo?
devido morar no interior não tem esse profissional de ortopedia funcional. o que preocupo e ser de forma agressiva esse HYRAX e acaba machucando a boca, a criança não querer alimentar ou não poder direito, ter restrições a alimentos. O que eu quero e resolver o problema da dentição para futuramente não ter problemas maiores.
O Dr aconselha espera mais para resolver o problema de outra forma ou essa e a idade correta para começar o tratamento??
obrigada
Cacia,
A idade é correta para iniciar o tratamento, mas eu faria com ortopedia funcional.
Vocêr pode conhecer mais esta especialidade nestes links:
http://www.ortodontista.net/aparelho-ortodontico-movel.html
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelho-movel/
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/respiracao-bucal-e-compressao-maxilar/
Dr. amei este sites que o Sr indicou tirou todas as duvidas.
vou procurar um Ortodontista especializado em ortopedia funcional para uma nova avaliação.
parabéns pelo site!
a sua ajuda e muito importante
Olá Cacia,
Fico feliz que você tenha gostado do site que indiquei. Até por que é o meu site 🙂
Este aqui é o meu Blog, onde eu converso com pessoas como você. O site é mais para expor as informações. Mas tudo faz parte de uma estrutura única e é muito bom saber que foi útil para você.
Tudo de bom no tratamento do seu filho!
BOA NOITE!
tenho um filho de 08 anos e os dentes permanentes que estão nascendo estão amontoando devido a falta de espaço na boca.Ao procurar o 1 dentista este informou q deveria extrair os dentes de leite para que os demais nasçam evitando assim os amontoamentos dos dentes. Fiquei na duvida e procurei outro profissional onde o mesmo foi contra a extração e indicou que usasse este aparelho por nome de HYRAX, informando que devido ser criança e ter a idade correta para conserto da arcaria dentaria o tratamento ideal seria esse.
duvida: a segunda opção e a mais correta?
porque a tanta divergência entre os dentistas?
quero fazer o tratamento correto e gostaria que o Dr. ajudasse
Obrigada!!!!!!!!!!
Cacia,
Eu sou adepto de uma terceira abordagem com ortopedia funcional dos maxilares. É menos agressiva que a disjunção, mas demorar mais para apresentar resultados.
As divergências existem por nos formarmos em escolas com filosofias diferentes. Ou seja, não quer dizer que apenas uma opção seja correta, normalmente o que pesa mais é a capacidade técnica do profissional.
Concluindo: é muito mais o “COMO” é feito do que o “O QUE” é feito para resolver o problema.
Ainda assim, apesar de não ter avaliado seu filho clinicamente, não simpatizo muito com extração de dentes de leite.
ola. meu ortodontista me disse que tenho um pre molar inferior supranumerário impactado , mas acha melhor deixa-lo onde esta, pois tirar poderia causar danos no molar. gostaria de saber se pode ser feito o tratamento com ele .e se ele se movimentar depois, posso tirar?
Maria,
A resposta depende de uma avaliação clínica e radiográfica do caso. Não tenho como dar uma opinião baseado apenas na sua descrição.
olá doutor,fiz tratamento de canal no dente 36 e 46 porém o 36 simplismente se quebrou e demorei um pouco a procurar um dentista por motivos financeiros,e agora que pude recorrer a um fui informada que não tem mais jeito terei que extrair,e meu dente 46 comecei a sentir um incomodo uma dormencia e fui também informada que meu canal estar calcificado então não foi corretamente feito,agora estar minha duvida eu tenho que usar aparelho pois tenho um dente acavalado na parte superior devido a esses transtornos estou pensando em tbm extrair o dente 46 pois não quero mais fazer canal o que vc me aconselha.
Patricia,
Você só deve extrair o 46 se houver indicação. O espaço do 36 deve ser preenchido com uma prótese ou implante.
Bom dia Dr. André,
Eu usei aparelho há uns 9 anos e depois que tirei o fixo não usei direito o móvel então meus dentes voltaram e tive perca óssea, resolvi procurar um orton e ele disse que eu deveria procurar uma periodonto então fiz todo tratamento com ela e ela me liberou para colocar o aparelho, mas meu ortodontista quiz cobrar um valor inicial de R$ 2.500,00 então gostaria de saber se esse valor é justo como funciona porque da outra vez que coloquei não tive que pagar esse valor somente as manutenções. att Simone
Simone,
Os valores variam muito dependendo do profissional, por isso eu nunca comento preços aqui no Blog.
Como eu disse no post:
“Nenhum órgão ligado à profissão estabelece um teto para valores de procedimentos odontológicos, não existe uma tabela oficial e os profissionais têm liberdade para cobrar o que acharem justo pelos seus serviços.”
Tenho duas filhas (12 e 15 anos) em tratamento ortodôntico e a profissional marca duas visitas mensais, as quais tenho pago duplamente. Isto é certo? Outra dúvida está no tempo, uma vez que as duas já estão há mais de 03 anos em tratamento. Estou incomodada e gostaria de saber como proceder. Agradeço.
Lina,
Prazos e valores precisam ser combinados no início do tratamento. Se esta era a proposta, não há nada de errado em cobrar por consulta.
O prazo de 3 anos está um pouco acima da média, mas o que deve ser observado é se o tratamento está próximo do final. Se não, você pode questionar quanto tempo ainda falta para terminar.
Olá, gostaria de saber se o aparelho expansor quando vamos colocar normalmente pagamos o aparelho mais a manutenção ou esse aparelho o dentista coloca e pagamos somente a manutenção mensalmente?
Juliana,
Valores dependem do que foi combinado entre o cliente e o dentista. Não existe uma regra.
nao sei oque fazer levei minha filha de 7anos para 2 dentista e cada uma fala um aparelho diferente um diz que tem que ser movel e outra diz fixo nao sei o que fazer
Patrícia,
Isso é assim mesmo, ortodontistas divergem bastante dependendo da formação de cada um. Por isso eu recomendo que você escolha o profissional que inspirou mais confiança.
Gostaria de saber qual é o custo aproximado de um aparelho expansor palatino. Meu filho de seis anos irá colocar. Gostaria de saber também sobre os custos de manutenção e como é a remoção ( se é tranquila, quanto tempo leva e se há custos)
Janaína,
Os valores variam muito entre cada profissional. Por isso eu não comento preços aqui no blog.
O ideal é consultar um ortodontista de confiança na sua cidade e pedir uma avaliação.
Cristina,
Pelo que entendi, você está chateada por estar apenas com dois brackets colados nos dentes e gostaria de ter o aparelho completo colado para ficar mais armonioso, é isso?
Bem, se for isso mesmo, a decisão depende do seu ortodontista, ele deve ter algum bom motivo para não colar os brackets dos dentes anteriores.
A única coisa que você pode fazer é conversar com ele e mostrar este ponto de vista estético. Talvez seja possível colocar os brackets sem passar o arco, apenas emnome da estética.
Boa sorte,
Dr. Andre
Boa Noite! Tenho um problema de Periodontia, tive perda óssea
significativa, só teve resultado porque parei de fumar,
após o tratamento foi indicado colocar aparelho, por problemas
de Oclusão, e outros.
Coloquei dois pinos, para que os arames e molas pudessem passar,
só esta ativado o lado esquerdo ainda, e meus 04 dentes da frente
estão sem nada.
o Ortodontista disse que não pode ainda, só que fica muito feio, não é possível que seja assim! A Formatura do meu filho e mês que vem 17/12, como vou dar um belo sorriso, mesmo com aparelho, sei que posso dar um belo sorriso; mesmo que Prateado.
Desde já fico agradecida!
Cristina Andrade.