Disjuntor palatino – como limpar o seu

O disjuntor palatino é um aparelho usado para expansão que fica fixo na arcada superior muito próximo ao palato. Por isso, a limpeza dos dentes e do aparelho após as refeições é um pouco mais complicada.

Mesmo assim, quem usa um disjuntor palatino não pode facilitar na escovação, pois os problemas decorrentes de uma higiene deficiente podem levar a necessidade de remover o aparelho antes do tempo prejudicando o resultado da disjunção.

E é sempre bom lembrar que este tipo de aparelho costuma ficar por vários meses na boca, então não adianta empurrar com a barriga.

O uso da escova de dentes comum de maneira eficaz é o primeiro aspecto a ser considerado na limpeza do disjuntor palatino. É necessário repetir bastante os movimentos para ter um bom resultado.

Além disso, há o fio dental que é a parte mais complicada da higienização pois requer uma certa habilidade no uso do passa-fio, um acessório parecido com uma agulha de costura, feito de plástico e flexível que ajuda a conduzir o fio dental entre o aparelho e a mucosa do palato.

O passa-fio é facilmente encontrado nas farmácias.

Para finalizar, recomendo o uso de uma seringa plástica para produzir um jato de água (ou enxaguante bucal, se você preferir) entre o disjuntor palatino e o palato afim de remover os últimos resíduos de alimento que ficam presos neste espaço.

É importante usar apenas a seringa, sem agulha, para evitar acidentes com ferimentos dentro da boca.

Neste vídeo você vai aprender a usar não só a escova de dentes, mas também o fio dental e jatos d’água aplicados com uma seringa para completar a higienização do seu disjuntor palatino.

Para entender melhor como esta fase do seu tratamento vai ser, veja este infográfico sobre disjunção palatina e tire todas as suas dúvidas.

Se você gostou deste vídeo pode aprender muito mais sobre tratamentos ortodônticos visitando o site do ortodontista.net.

Um abraço,

Dr. Andre Moreira

122 Comentários para: “Disjuntor palatino – como limpar o seu

  1. Olá Dr.André tenho uma grande dúvida,por que em algumas pessoas os bracktes são colados no centro dos dentes e em outras são colodos nas ponta?

    Obrigada.

  2. Debora,

    O ideal é que o bracket seja colado no centro do dente.

    Em alguns casos o ortodontista pode escolher colar um pouco deslocado por motivos técnicos.

    Principalmente na arcada inferior para evitar que os dentes superiores toquem no aparelho.

  3. Boa noite, Dr. André.
    Meus dentes da frente são um pouco separados e isso foi algo que sempre meincomodou muito e tenho pavor de usar aparelho. Gostaria de saber se existe alguma maneira de juntar os dentes sem a utilização de aparelho. Pois vejo vários artistas que estreiam com dentes imperfeitos em uma semana e na outra os dentes estão perfeitos (ex.: Keith Urban, Zac Efron, Glória Pires, Ronaldinho…). É verdade que o dentista modifica a estética, no caso tamanho e formato, para o que melhor se adequa ao formato do rosto?
    Gostaria muito de deixar meus dentes assim sem precisar usar o aparelho. Pode me indicar um creme para clareamento, meus dentes são um pouco amarelados?
    Desde já, muito obrigada!

  4. Tamara,

    Sim, em alguns casos isso pode ser feito. É a chamada odontologia estética.

    Procure um dentista especialista em estética para fazer uma avaliação.

  5. Estou muito preocupada com relação ao meu dente, tirei o aparelho ha um a semana e desde então não estou usando aparelho movel pq não serviu na minha boca. Eu ja tinha colocado uma vez aparelho tive que recolocar em outro dentista pq meu dente entortou denovo. Essa foi a segunda vez mais não gostei nada do resultado, um dente meu ficou torto. O dentista disse que ja tinha usado o ultimo fio p arrumar meu dente e que com o tempo ele ia assentar mais não quero q assente e sim que desentorte! O q eu faço? coloco pela 3ª vez o aparelho, não tem problema? ou espero.
    Por favor me dá uma luz pq tô doidinha

  6. Olá Dr. André, parabéns pelo blog tão útil e informativo. Tenho 23 e há três dias iniciei o tratamento com o aparelho Hyrax, ele nem foi ativado e já estou me sentindo bastante incomodado com ele, pois a minha dicção está péssima, embora eu tenha melhorado neste ínterim… Minha pergunta é direcionada ao senhor, mas também aos demais que acompanham o seu blog, (1) Essa situação, a má dicção, pode melhorar? (2) Existe alternativa ao uso desse tipo de parelho que tanto incomoda a dicção (rsrsrsr!), como cirurgias ou qualquer outra coisa? Antecipadamente agradeço!

  7. Carlos,

    Primeiramente obrigado pelos comentários elogiosos. Saiba que são sempre bem-vindos!

    O Hirax é realmente desconfortável no início, mas a tendência é que você se acostume gradualmente e em uma ou duas semanas esteja falando com mais facilidade.

    As alternativas ao Hirax são outros disjuntores tão desconfortáveis quanto ele. E a cirurgia é usada combinada com o disjuntor. Ou seja, nada feito, você vai continuar com ele 🙂

    Abraços,

    Dr. Andre Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  8. Olá Dr. André, minha filha de quatro anos em uma de suas peraltices rsrs, avulcionou os dois incisivos centrais superiores,levamos imediatamente a um ortodontista que indicou o uso de um mantenedor de espaço, no começo, eu pensei que o mantenedor seria aquele em que as proteses são presas por um araminho que passa por tras da arcária e ficam fixas a outros dentes,mas ele usou um tipo de aparelho que além das próteses contem um disjuntor palatino, ele disse que é porque ela esta em fase de crescimeto e que um mantenedor de espaço fixo poderia atrapalhar esse processo,gostaria de uma segunda opinião, pois estou muito preocupada com a dicção dela, fora o fato de se afogar constantemente com saliva, ela esta usando o aparelho a apenas dois dias, esses sintomas melhoram? e há realmente necessidade de alem de um mantenedor de espaçõ ela usar um disjuntor palatino?Dede já muito obrigado.

  9. Vanessa,

    Em uma situação como essa eu acompanharia o espaço dos dentes por um ou dois anos (medindo e checando se está diminuindo) e depois tentaria usar um aparelho de ortopedia funcional dos maxilares (removível) para estimular o desenvolvimento ósseo facial.

    Realmente usar um aparelho fixo que ligue o molar de um lado ao do outro vai interferir no crescimento ósseo. Mas um disjuntor em uma criança tão pequena pode ser difícil de manter por muito tempo. E os definitivos ainda vão demorar um pouco para erupcionar.

    Mas não podemos dizer que o seu ortodontista está errado, eu apenas vejo a situação de outra maneira.

  10. Pingback: Blog do ortodontista.net» Arquivo do Blog » Disjunção palatina em adultos

  11. Olá dr. Andre, primeiramente gostaria de barabenizar pelo blog bastante informativo, bem estou muito assustada com a cirurgia que a dentista disse que eu terei que fazer ela me passou o raio x e outros procedimentos disse que possivelmente ue terei que usar o hyrax mas eu não quero fazer a cirurgia se eu vinher a usar o hyrax e não resolver eu vou poder retirá-lo de fato prefiro ficar com a mordida cruzada do que mexer no que está quieto por favor me ajude estou muito assustada até mesmo porque fui em um outro detista considerado muito bom e ele disse que eu não tenho que fazer cirurgia nenhuma e que é invençaõ estou muito assustada até porque vejo comentários de pessoas que fizeram e não resolveu e ainda sentem dor .ME AJUDE!

  12. Olá Dr Andre, uso aparelho fixo a quase um ano e quero tirar uma duvida, nao tenho o segundo pre-molar e o segundo molar da parte inferior e fiquei sabendo que quando tirar o aparelho os dentes vao voltar pro lugar por causa desses espaços é verdade?

  13. Doutor, a aparelho é formulado para ser travado quando a expansão estiver completa? A dentista pediu para que eu mesma ativasse, mas, como não a vejo há uma semana, não sei se já expandi o suficiente… creio que sim, pois meus dentes da frente começam a se separar, o que me proporciona uma dor absurda… a propósito, o que o senhor indica para diminuir a dor?

    Desde já obrigada;
    Ana

  14. Ana Carolina,

    Normalmente o ortodontista agenda a consulta considerando o número de ativações diárias e calculando quanto de expansão haverá no período.

    Desde que o paciente siga as instruções rigorosamente e não falte à consulta, o profissional mantém o controle do processo e poderá travar o aparelho quando julgar necessário.

    Quanto à dor, recomendo que você entre em contato com o seu ortodontista para tirar esta dúvida, pois eu não posso receitar medicamentos pela internet.

  15. Minha filha tem 7 anos, e está sem espaço suficiente na boca para receber os dentes definitivos. A dentista recomendou o disjuntor palatino na parte superior e outro aparelho na parte interior, para ganhar espaço. Gostaria de saber se esse procedimento é muito doloroso e incômodo para uma criança. E qual o procedimento seria utilizado no futuro, caso não coloque o aparelho agora.
    Agradeço

  16. Boa tarde dr Andre
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog bastante é muito informativo.
    Dr, tenhos os dentes bem separados, e ja tenho 39 anos, não gostaria de usar aparelhos, tem outro meio de junta-los sem o aparelho?

    obg

  17. Alice,

    Sim, a opção é fazer restaurações estéticas aumentando a largura destes dentes. Converse com um dentista clínico para ter mais informações.

    Como eu trabalho apenas com ortodontia, prefiro não me aprofundar neste assunto que não é minha especialidade.

  18. tenho 20 anos e fazem 18 dias que estou usando o expansor palatino,pois tenho mordida cruzada e desvio na linha mediana, até então estava ativando 1x ao dia, gostaria de saber quanto tempo demora aproximadamente para separar os dentes da frente que no caso é o que indica que esta havendo realmente a disjunção. Fui ao meu dentista dia 25/06 ele viu que os dentes da frente ainda não estavam se separando e alternou a 1 , 2 ativação.. ex: 2 ativ. por dia dois dias seguidos, 1 ativ.por dia dois dias seguidos, alternando. Dia 04/07 voltarei novamente, mas ainda não há espaço entre os dentes da frente mesmo com as 2 ativações ao dia. Há a possibilidade de não haver a disjunção ou é normal demorar um pouquinho??

    • Thais,

      Para a disjunção é preciso ativar de duas a quatro vezes por dia. Parece que no seu caso isto não esta sendo feito e aí o que deve ocorrer é a expansão e não uma disjunção palatina.

      Talvez seja este o objetivo do seu ortodontista, converse com ele sobre isso.

      Só não faça alterações na forma de ativar sem consultá-lo antes, ok?

  19. Nossa, muito bem explicado as dicas para a limpeza do aparelho disjutor palatino.
    Ainda bem que eu ja vou tirar o meu aparelho disjutor e começo a usar o “convencional”
    gostei muito das dicas, agora quando tiver minhas pequenas duvidas ou dificuldades entro no blog pra tirar minha duvidas.!

  20. Olá Dr. meu filho tem 7 anos e levei ao ortodentista onde indicou o dijuntor palatino na parte superior, me informou que a crianca ira dificuldade em se alimentar e falar corretamente por algum tempo ate se adaptar, disse que não é indicado o aparelho movel pq esse não abre a arcada dentaria(osso) só abre os dentes. Estava pesquisando e Verifiquei em seu blog uma resposta sua a outra mãe que indica a ortodontia funcional gostaria de saber mais sobre essa tecnica, é um aparelho movel? esse também faz a abertura do osso? Grata, Fátima

    • Fátima,

      Nesta Idade a Ortopedia Funcional dos Maxilares (que é uma especialidade e não uma técnica) funciona muito bem estimulando o desenvolvimento ósseo das arcadas.

      Nem todos os ortodontistas trabalham com esta especialidade e alguns nem mesmo a consideram uma opção.

      Mas se a Ortopedia funcional não funcionasse, não seriam publicados livros, não existiriam cursos, não haveriam profissionais usando os aparelhos em todo o mundo e não seria uma especialidade da odontologia no Brasil. A ortopedia já foi considerada uma técnica dentro da ortodontia, mas conseguiu o status de especialidade se separando e conquistando autonomia por que obtém resultados há décadas.

      É como a homeopatia, apesar de comprovadamente apresentar resultados, ainda existem médicos que não acreditam…

      Mas quando o seu ortodontista falou que o aparelho móvel não vai resolver, ele poderia estar se referindo aos aparelhos expansores que são placas ortodônticas, diferentes dos aparelhos ortopédicos funcionais. Eu recomendo a leitura do post sobre aparelho móvel para que você entenda melhor a diferença.

      Na Ortopedia funcional a colaboração é o ponto crucial pois a criança precisa usar o aparelho o tempo todo. Este costuma ser o ponto fraco destes tratamentos pois exige alto envolvimento da família e da criança para que funcione. Além disso o resultado é bem mais lento por que ocorre de forma natural.

      Em compensação o disjuntor, apesar de funcionar muito bem e mais rápido, é um aparelho desconfortável para crianças muito pequenas atrapalhando na alimentação e higienização. Eu prefiro usar em adolescentes e adultos.

      Concluindo, as duas opções funcionam, mas de maneira bem diferente. Cabe a você se informar e escolher o ortodontista que ofereça a alternativa que você acha mais interessante

  21. Oi, Dr. Agradeço por todas as informações prestadas, li seu post sobre aparelho móvel e me deixou bem claro as diferenças. Parabéns por esse trabalho maravilhoso em seu blog. Abraço, Fátima

  22. Olá Dº André tenho 31 anos e tenho mordida cruzada, coloquei o hirax dia 19 de novembro e o meu maior problema é na hora de comer, pois mal consigo engolir a saliva o aparelho está me incomodando muito e os alimentos insistem em ficar entre o aparelho e o céu da boca. Será que com o tempo vou me adaptar ou tem alguma técnica que me ajude? Outra coisa não consigo mastigar parece que meu maxilar está preso. Por favor me dê uma luz.

  23. Dr. André,

    Vendo o video de orientação para limpeza do expansor, gostaria de acrescentar se possivel , mais uma informação que é a seguinte: Como faço uso do hirax (o modelo maior – na parte aonde é feita a ativação) como a escova de dentes não entra na parte superior, eu faço sempre um fio meio grosso com o algodão coloco creme dental passo ele como se fosse fio dental (faço os mesmos movimentos) em seguida com a seringa uso enxague bucal e fica bem mais limpo!

    Espero que ter ajudado.

    Abs,

  24. Eu tenho 12 anos e recebi a notícia de que terei que usar um disjuntor palatino. Gostaria de saber se DÓI quando coloca e quando ativa, porque minha irmã de 24 colocou e ficou até de cama, de tanta dor. Por favor, me ajude.

    • Mayara,

      Normalmente não dói tanto assim, mas o desconforto depende de diversos fatores como a qualidade da confecção e da cimentação do aparelho, da forma como as ativações são feitas e também da resposta do organismo.

  25. Boa Noite !

    Muito bom o sit, parabéns!!

    Bom meu caso é o seguinte, tenho 22 anos passei com um orto e ele disse q teria q fazer a ciriurgia ortognatica e passei com outro tb né pq achei meio que estranho e este outro falou que n era necessario qe so com este aparelho resolveria mas estou meio preocupado pela minha idade dizem que é mais difiçil eu conseguir um bom resultado so com o aparelho !

    • Caio,

      Realmente a sua idade está perto do limite segundo alguns estudos (mas não todos), por outro lado, temos um depoimento aqui no blog (na verdade, mais de um) de disjunção feita acima de 25 anos, sem cirurgia e com ótimos resultados. Dê uma procurada que você encontra.

      Então não há nada que se possa afirmar de conclusivo para o seu caso. O que vai pesar mais é a forma de cada ortodontista trabalhar.

  26. Tenho 31 anos e preciso usar o expansor palatino. Tenho medo que não dê resultados….. já fui na dentista e ela recomendou o uso, porém fico com medo de não fazer efeito.

  27. dr. .. meu ortondodista me diise q vou ter q usar o torno expansor porq o ”elemento” 13 naum qer nascer por causa de falta de espaço. e tambem o aparelho fixo superior e inferior.. me tire uma duvida .. tem como por o palatino e o aparelho fixo inferior no mesmo dia? e precisa fazer moldagem antes???

  28. Olá.
    Bem eu precisarei colocar o Expansor e pelo que eu entendi é por seis meses…
    Será que ficará muito separado ?
    Meus dentes são certinhos,são apenas um pouco pra frente…
    Me ajuda,estou com muito medo…
    O dentista disse que se eu colocar o aparelho auto-ligado não precisarei colocar o expansor…Está certo isso ?
    Aguardo resposta .

  29. Olá, tudo bom? (: Bom, minha duvida é: Eu estou usando o Hyrax há apenas 1 dias e os dentes, em que ficam os anéis, estão meio doloridos, bom, gostaria de saber quanto tempo demora, mais ou menos, para essa dor diminuir? Obs: Não estou conseguindo comer direito, toda vez que faço força para mastigar os alimentos, os dentes doem.

  30. Olá Doutor ,ontem fui no dentista e um deles me disse que terei que fazer a cirurgia de disjunção de platina ,tenho 22 anos e nunca usei aparelho , to com muito medo dessa cirurgia ser perigosa ,será que não tem outro jeito de eu usar aparelho sem fazer a tal cirurgia?? por favor me ajudeee e qual é o profissional que eu devo procurar? e o valor da cirurgia????

  31. Doutor, por favorr…..

    Tenho 28 anos. Usei o expansor palatino por um mês. Acontece que nos últimos 12 ou 15 dias um lado descolou na frente, e o ferrinho foi arriando até quase tocar nos dentes de baixo. Mesmo com o incomodo, voltei a minha dentista no dia marcado com um mês. Ela desentortou o expansor e recolocou, e mandou-me continuar abri-lo por mais 10 dias; após isso voltei e ela parou o expansor para o osso calcificar. Detalhe, percebi que minha boca, a arcada de cima está torta, diferente da de baixo, mas para um lado do que a de baixo. Estou preocupada, minha boca parece torta! Durante o período em estive alargando o expansor com a chave, também não ficou aquela abertura no meio dos dentes na frente. Minha boca vai voltar ao normal, estou muito preocupada com isto.

    Rachel.

  32. Estou usando esse aparelho no céu da boca e a comida fica mais no aparelho do que na barriga,eu estava jantando aí vi que a comida estava no aparelho,fui até o banheiro e enxaguei,aí vomitei toda a comida.
    Será que eu vou passar mal até o final desse tratamento?
    Tomará que não porque ninguém merece né? Comer e vomitar tudo 🙁

  33. Dr. Andre Moreira, estou com este aparelho vai fazer uns dois meses, tenho 18 anos e foi preciso fazer cirurgia para ativá-lo, passava a chave uma vez na manhã e uma a noite, agora o meu dentista travou o aparelho, e disse que tem que esperar os dentes da frente fecharem sozinho. Você me informar mais ou menos quanto tempo demorar para fechar esses dentes da frente? É um processo lento? Grata.

  34. ola doutor eu extrai os dentes 16 26 36 e 46 a um tempo atraz e naquele momento eu nao coloquei aparelho dentario para possicionar os dentes entao eu comecei a fazer o tratamento agora e consegui arrumar a parte superior da boca mais a parte inferior meus caninos estao mau posicionados e o dentista me indicou a retirada de dentes 34 e 44 sendo que como eu disse anteriormente ja retirei os dentes 36 e 46 porem os espaços se fecharam ai gostaria de saber se existe alguma possibilidade de abri espaços sem a retirada de dentes 34 e 44 para a correção da arcada dentaria inferior

    • Alfredo,

      Eu entendo a sua dúvida. Retirar dois dentes onde você já perdeu outros dois?

      Realmente pode não ser uma boa ideia, mas seria preciso avaliar seu caso clinicamente para responder corretamente à sua pergunta.

  35. olá doutor, estou usando desjuntor palatino superior e inferior, porém são móveis, tenho que retirar pra me alimentar, o superior incomoda quase nada so a pressão na hora de colocar, porém o inferior causa muitas dores e muitas feridas, usei uma semana e parei duas pela quantidade de feridas que ele causa, sem contar nas dor na hora de tirar e colocar, que passa depois de meia hora depois que recoloco, o que posso fazer pra melhorar isso?

    • Hadllaine,

      Este expansor inferior costuma machucar muito mesmo. Eu não tenho o hábito de usar este tipo de aparelho, por isso não tenho como ajudar.

      O que posso dizer é que é muito difícil a arcada inferior expandir desta forma. Por isso o aparelho machuca tanto. A arcada não acompanha as ativações do aparelho que vai ficando cada vez mais apertado.

      • acha que devo procurar outro ortodontista?? porque parei de usar, meus dentes inferiores são muito juntos, a melhor opção seria a extração para abrir espaço?

          • procurei outro orto, ele me mandou parar de usar imediatamente o disjuntor móvel, que na minha idade não iria abrir, fiz 26 dia 28/06, mas ele me encaminhou a outro orto, pois disse q se continuasse poderia perder meus dentes, q o aparelho estava inapropriado, porém não resolveu meu problema, disse q os molares estaõ perfeitamente encaixados, mas os da frente talvez retia q ser usado um implante, ou até sser feito cirurgia. simplismente me encaminhou a outro orto. mas ainda não fui.

  36. Pingback: HIGIENE{1 -Disjuntor palatino | Rocha Odontopediatria Ortodontia

  37. Olá, estou usando um platô bucal para tratar a mordida profunda… Como ele é fixado no aparelho e praticamente colado no céu da boca, estou tendo dúvidas de como proceder com a limpeza, pois percebi que está entrando alimentos e tenho receio de ter problemas com mau-hálito, cárie e entre outros… Como faço a limpeza?

    Desde já agradeço!

  38. Olá Dr. André! Estou usando o hyrax a três meses. Tenho 26 anos. E percebi que um dente está ficando inclinado e acima dos outros. É possível que esse dente venha se alinhar após a retirada do aparelho? Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Obrigado Simone!

      Desculpe pela demora em responder.

      Bem, acho importante que o seu ortodontista avalie est dente assim que possível para se certificar de que está tudo dentro do que foi planejado.

      Eventualmente o disjuntor pode decarregar uma força maior e isolada em um único dente, causando problemas.

  39. Olá, Dr. André!

    Minha filha de 8 anos colocou o disjuntor palatino hoje. Está com muita dificuldade para engolir a comida, mas o que mais me preocupa é a higienização. Ela não vai conseguir sozinha! Hoje acho que ficou metade da carne que ela comeu agarrada nele! Assisti ao vídeo e isso ajudou bastante, mas mesmo assim, demorei muito para tirar toda a comida agarrada, escovar o aparelho e os dentes! O fio dental eu nem tentei pois ela vai fazer vômito se eu colocar o meu dedo lá atrás.
    Estou muito preocupada em como será sua rotina, quando formos comer fora, quando ela for à casa de alguma amiguinha, enfim, como será no seu dia-a-dia? Hoje ela chegou 30 minutos atrasada na escola por causa da demora na escovação e olha que fui eu quem escovei!
    Sei que muitas crianças usam esse aparelho e, sinceramente, não sei como as mães conseguem manter a saúde bucal dessas crianças!
    Por favor, me dê dicas práticas e orientações em como proceder nesse caso!

    Obrigada!

    • Renata,

      Não há muito mais o que fazer além do que está no vídeo. Você tentou usar uma seringa (sem agulha) para produzir jatos d’água entre o aparelho e a mucosa?

      Além disso é preciso considerar se o aparelho está muito afastado do palato, por exemplo, o que pode aumentar a retenção de resíduos.

      • Obrigada por responder, Dr. André!

        Estamos usando a seringa, e tem sido muito prática e útil!
        Hoje já foi bem mais fácil a limpeza e a alimentação também. Aos poucos, vamos pegando o jeito!
        Em relação ao uso do fio dental nos dentes que estão com o aro de metal, vou tentar usar hoje o passa-fio para higienizar melhor.

        Parabéns pelo blog!

        Vou ser uma usuária assídua!

          • Olá, doutor!

            Estou aqui de novo!
            Não consegui de jeito nenhum passar o fio dental nos 4 dentes (na verdade, 8) que estão com os aros do lado de fora e de dentro.
            Estamos usando somente a escova nestes dentes.
            Ela nunca teve cáries, passa fio dental 2x ao dia e o seu dentista sempre elogia a escovação.
            Mas agora, estou preocupada…
            De quanto em quanto tempo devo levá-la para fazer uma limpeza por causa do aparelho?

            • Renata,

              Como este aparelho dificulta muito a limpeza, acho que vale a pena fazer consultas com maior frequência, trimestrais talvez. Mas o ideal é que o dentista dela determine estes intervalos após uma avaliação clínica.

  40. Olá Dr, adorei seu blog e suas dicas… Coloquei o aparelho palatino faz 1 dia, meu dentista disse que provavelmente irei ficar uns 6 meses com o aparelho.. O senhor teria dicas do que comer durante esses 6 meses? Ainda não comecei a ativar, vou começar ativa-lo no próximo dia 22/12… Confesso ao senhor, que tenho apenas 16 anos e não paro de pesquisar/ler sobre o assunto, pois realmente estou com muito medo de sentir dores, medo da higienização, medo da ativação, de não conseguir comer etc.. Em relação a minha fala, sei que tudo é questão de costume, porém em relação as outras coisas estou mais insegura…

    • Obrigado Veleda,

      Bem, a esta hora, imagino que você já esteja mais adaptada ao aparelho… Desculpe pela demora, mas estava em recesso.

      Mas não costumo dar dicas sobre alimentos por que isso varia muito entre os pacientes e também depende um pouco de detalhes na confecção e instalação do aparelho.

      De maneira geral, alimentos grudentos como páo e batata ficam mais aderidos ao aparelho e são mais difíceis de remover.

      Mas você pode contar para nós como foi sua experiência com os diversos alimentos. Seu testemunho será útil para muitas pessoas no futuro.

      • Olá Dr. hoje já estou mesmo super acostumada com o aparelho… Tudo mesmo é questão de costume, tanto pra comer, quanto para falar.. Semana passada estive ao dentista e ele falou que o Hyrax está sim abrindo o meu céu da boca (no começo ele falou, que pela minha idade, correria o risco de não funcionar e ter que ir para cirurgia) e daqui 6 semanas eu irei começar a colocar o aparelho fixo.. Em relação a dor, eu estava super preocupada também, pois todos os relatos que eu lia, todos falavam que quem futuramente usaria, sentiria MUITA dor, mesmo sabendo que varia de caso para caso, eu estava desesperada.. Mas atualmente, vejo que o Hyrax não é um bicho de 7 cabeças como todos falam, é basicamente questão de costume e adaptação… Até hoje, estou esperando sentir as horríveis dores que todos falam que sentem, e até agora (ainda bem) não senti nada.. Apenas dores de cabeça… Agradeço e parabenizo ao senhor Dr. André por todas as respostas e pela atenção que o senhor dá aos leitores do seu blog… Sucesso hoje e sempre!!

  41. Eu coloquei um levantador de mordida é diferente o Platô Bucal ele é um araminho que fica preso nos dentes de trás e com uma pecinha bem no inicio do céu da boca ,devido ao meu mofdo de limpar ele se abaixou um pouco e está atraz dos dentes isso vai atrapalhar alguma coisa?? obs:ele está no mesmo local só se inclinou um pouquinho para baixo.

  42. Eu coloquei esse aparelho disjuntor, mas estou com muita dificuldade para comer, pois a comida sempre agarra no céu da boca,a além da dificuldade pra falar. Alguma dica?

  43. Bom dia Dr. Estou com algumas duvidas. Eu uso o terrível platô, para tratar mordida profunda, e uso também o aparelho tradicional com bracket. A minha principal duvida é: como faço a limpeza desse platô, pois as vezes minha gengiva incha, fica avermelhada e ate dói, tenho muito medo de criar secreção e ficar com mal hálito. A dentista tem obrigação de retirar e fazer a limpeza desse aparelho em todas as manutenções? Como faço a limpeza diária? Eu uso enxaguante bucal, fio dental nos espaços que dá para usar, escovo depois de todas as refeições, mas ainda sim esta inchada e doendo.

    • Camila,

      Você pode usar uma seringa sem agulha para produzir um jato entre o aparelho e a mucosa. E você pode falar com a sua dentista para que ela também faça uma higienização mais completa durante as consultas.

  44. Olá Doutor. Gostaria de saber se existem aparelhos ortodônticos mais delicados do que outros. E se isso pode influenciar na movimentação do dente. Tenho percebido que o meu aparelho é alto em relação a de outras pessoas. Isso é normal? É normal os dentes ficarem moles durante o tratamento?? isso tem um limite???

    • Simone,

      O conforto durante o tratamento depende muito mais do ortodontista do que do aparelho.

      Mas, sim, existe diferença entre os brackets e alguns têm o perfil mais baixo mesmo.

      Quanto à mobilidade, é esperada, mas deve ser avaliada sempre pelo ortodontista para saber se está dentro dos parâmetros de normalidade.

  45. Pingback: Aparelho auto-ligado produz o mesmo efeito da disjunção palatina?

  46. Doutor, estou com o aparelho há 3 dias, basicamente a dor é o de menos, porém gostaria de saber quanto tempo eu vou começar a ver os dentes da frente (superior) tendo um diastema, estou ativando ele 3x manhã todos os dias, como mencionado pela minha Orto, tenho 19 anos, nesses três dias que ativei, um dia senti mordendo de um lado e outro dia sentindo a mordida de outro, está ido bem o tratamento?

    • Yann,

      Não tenho como dizer se o tratamento está indo bem apenas baseado nessas informações. Pelo tempo, ainda é cedo para perceber o diastema. Mas o ideal é saber o que a sua ortodontista planejou e qual a expectativa dela sobre a abertura do espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*