Tratamento ortodôntico com extração – quanto tempo para fechar os espaços?

Oi pessoal, hoje vamos falar de tratamento ortodôntico com extração de dentes para ganho de espaço.

Lá vamos nós para mais uma pergunta difícil de responder e que preocupa tanta gente:

“Quanto tempo vai levar para fechar os espaços do meu tratamento ortodôntico com extração?”

Como sempre, não existe uma única resposta para todo mundo e tudo vai depender da situação inicial do paciente além da capacidade técnica do profissional.

Neste post vamos falar sobre tratamento ortodôntico com extração de pré-molares que são os casos mais comuns em ortodontia (vou comentar extrações de incisivos inferiores em outro post).

Tratamento ortodôntico com extração de pré-molares

Normalmente usamos extrações de dois (superiores) ou de quatro (superiores e inferiores) pré-molares para obter espaço para acomodar dentes mal-posicionados, recuar a arcada superior nos casos de Classe II ou recuar as duas arcadas na biprotrusões.

O estudo dos modelos de gesso e da cefalometria (aquele traçado feito sobre a radiografia do perfil) é o passo mais importante para se decidir extrair dentes. Ou seja, o próprio caso mostra ao ortodontista se as extrações são realmente indicadas.

Podemos dividir os casos de tratamento ortodôntico com extração em três grupos:

  • Os que claramente têm indicação de extração,
  • Os que claramente não precisam de extração,
  • Os limítrofes em que a opinião dos ortodontistas pode variar.

Casos que claramente precisam de extrações costumam ser os que evoluem mais rápido. Principalmente quando há pouquíssimo espaço para o canino, pois este dente vai ocupar a área da extração rapidamente durante a fase de alinhamento.

tratamento ortodôntico com extração de pre-molares

tratamento ortodôntico com extração de pre-molares. As setas azuis mostram a movimentação dos dentes fechando o espaço criado pela extração do segundo pré-molar marcado com um “X” vermelho. Clique na imagem para ampliar.

Casos de Classe II que precisam de retração dos dentes anteriores (tratamento ortodôntico com extração de dois pré-molares superiores) têm uma mecânica mais complexa e o ortodontista precisa ter alguma experiência para não ficar com o espaço fechado pela metade.

E os casos de biprotrusão com extração de quatro pré-molares (dois superiores e dois inferiores) costumam ser ainda mais difíceis.

As situações acima são sempre considerando que as extrações eram inevitáveis.

Casos limítrofes em que o tratamento pode ser feito com ou sem extrações de pré-molares

Nos casos limítrofes um ortodontista pode, por exemplo, indicar o tratamento ortodôntico com extração enquanto outro pode indicar desgastes interproximais. Neste caso o cliente vai precisar decidir com bastante calma que opção escolher, conversando com mais alguns profissionais até formar sua própria opinião e sentir confiança na proposta de um ortodontista.

Casos limítrofes podem ser tratados das duas maneiras com bons resultados dependendo muito mais da capacidade técnica do profissional.

Casos em que o tratamento ortodôntico com extrações não é indicado

E para finalizar, temos os casos em que não há indicação de extrações, mas que por qualquer motivo dentes foram extraídos. Esta é a situação em que maior dificuldade será enfrentada, pois inicialmente não havia uma demanda por estes espaços.

Como consequência podemos ter situações em que não se consegue o fechamento completo do espaço criado. É comum que se passe muitos meses e até anos tentando fechar determinados espaços que insistem em voltar a abrir assim que a força é retirada.

Esta instabilidade pode ser consequência da decisão de extrair dentes em um caso que deveria ter sido tratado sem extrações.

Outra situação possível é o excesso de retrusão dos dentes anteriores com perda de volume ósseo sob os lábios deixando a face “murcha”.

Nestes casos o ortodontista consegue fechar os espaços, mas para isso precisa puxar os dentes anteriores muito para trás deixando-os retroinclinados (inclinados para dentro da boca).

Com isso os lábios perdem sustentação e a face perde volume na região entre o nariz e o queixo dando um aspecto de face “murcha” ou “envelhecida” o que pode gerar muita frustração no paciente.

Quanto tempo é preciso para fechar os espaços?

O grau de dificuldade do caso vai influenciar diretamente no tempo necessário para o fechamento do espaço em um tratamento ortodôntico com extração.

Não temos como falar especificamente em prazos, mas considero que tratamentos com extrações que levam de 2 a 3 anos para serem concluídos estão em uma faixa de normalidade. Se o prognóstico for de um prazo maior que este, o cliente deve estar avisado desde o início do tratamento.

E o mais importante: A extração é um procedimento irreversível. Você só deve extrair seus dentes depois que estiver totalmente convencido de que esta é realmente a melhor opção. E para isso pode ser preciso ouvir mais de um ortodontista antes de decidir.

Um Abraço,

Dr. Andre Moreira

460 Comentários para: “Tratamento ortodôntico com extração – quanto tempo para fechar os espaços?

  1. Bom dia Dr. acompanho o seu blog já há algum tempo pois tenho aparelho ortodontico há alguns anos. Estou no final do tratamento, tenho retrognastismo mandibular e o meu dentista quer que recue os dentes superiores. Acho isto bastante estranho pois pensava que deveria ser feito o contrário, ou seja avançar um pouco mais os dentes de baixo. Não sei o que fazer pois tenho medo de arrancar os dentes superiores que o meu dentista quer, ficar com um espaço enorme, recuar e ficar com o meu perfil bastante alterado. O que deveria ser feito no meu caso de retrognatismo? Agradeço a ajuda Dr. André

    • Cátia,

      Você tem razão em estar preocupada. Em casos de retrognatismo as extrações na arcada superior podem até corrigir a relação entre os dentes anteriores, mas o perfil pode sofrer alterações negativas.

      Retrognatismo em adultos costuma ser corrigido com cirurgia ortognática para avanço da mandíbula.

    • Bom Dia Dr.

      O meu caso é que sou um pouco “dentuça” e o dentista disse que para consertar isso eu tenho que extrair 4 dentes, dois superiores e dois inferiores. Ele usou anteriormente um aparelho que fica no céu da boca, mas mesmo assim não deu resultado, e ele disse que somente a extração pra resolver. Fiz extrações de dois dentes na parte inferior. Mas estou completamente arrependida, meu problema não esta sendo nem com os espaços ou com a dor e dificuldade para comer, e sim estou com medo de ficar a boca murcha, sempre achei meus lábios muito grossos, mas agora estou com medo de cair tudo.
      Sei que o processo é irreversível e não tem como colocar simplesmente meus dentes no lugar. Não quero mais puxar os dentes para trás. Gostaria de saber se existe a possibilidade de puxar os de trás pra frente e cobri os espaços, ou até mesmo colocar prótese .

      • Beatriz,

        Trazer os dentes de trás para frente não é nada fácil. Neste caso o melhor mesmo seria recolocar os dentes extraídos com próteses ou implantes. O que é uma pena.

        Agora que os dentes foram extraídos, não há muito que possa ser feito. Por isso eu repito tanto aqui para que se tenha cuidado com procedimentos irreversíveis.

  2. OI DR TUDO JOIA,TO FAZENDO TRATAMENTO COM APARELHO PARA JUNTAR OS DENTES DA FRENTE TEM 6 MESES,FACO AS MANTUNCAO TODO MES,MAS NAO TO VENDO NENHUMA DIFERENCA ATE AGORA,PRLO AO CONTRARIO TO PERCEBENDO Q MEUS DENTES ESTAO SE SEPARANDO MAS,ME AJUDA ,MTO OBRIGADA.

      • O FECHAMENTO DE ESPAÇO NA ORTODONTIA OCORRE GERALMENTE DEPOIS DE NO MINÍMO 9 MESES DE TRATAMENTO,VISTO QUE PARA RETRAIR TODOS OS DENTES PARA FECHAR OS ESPAÇOS O CORRETO É O PACIENTE ESTA USANDO UM FIO DE CALIBRE MAIS GROSSO E ISTO OCORRE SOMENTE A PARTIR DE UM TEMPO…NO COMEÇO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM CERTEZA OS ESPAÇOS TENDEM A AUMENTAR VISTO QUE QUANDO HÁ O PROCESSO DE ALINHAMENTO E NIVELAMENTO DOS DENTES ,OCORRE A VERTICALIZAÇÃO DE TODA ARCADA…..ASSIM SE EXISTIA ANTES ESPAÇOS MÁS OS DENTE ESTAVAM INCLINADOS, QUANDO ELES FICAM VERTICALIZADOS ESTES ESPAÇOS TENDEM A AUMENTAR SOMENTE DEPOIS JÁ EM UM FIO DE CALIBRE MAIS GROSSO E DE AÇO QUE SEU ORTODONTISTA VAI COLOCAR UM ELÁSTICO DE CADEIA QUE VAI FECHAR TODOS OS ESPAÇOS…..ISTO JÁ COM TODOS OS SEUS DENTES BEM VERTICALIZADOS (RETOS).

  3. Olá e Bom Dia Dr.
    Estou usando aparelho Ortodôntico a mais ou menos 6 meses, tenho 28 anos,uso apenas nos dentes superiores! Minha Ortodontista disse que tenho a mordida Cruzada” inversa” , No inicio do tratamento ela havia dito que seria necessário extrair um dente inferior para que ela pudesse deixar os dentes alinhados, só que agora ela pediu para extrair 2 dentes inferiores (1° molar), eu já fiz o recomendado só que na minha opinião como sou leigo no assunto, os espaços estão muito grandes, Me ajuda doutor, será que eu me precipitei ao fazer as extrações, afinal só comecei a me preocupar com isso depois que vi o enorme espaço que ficou entre os dentes!! Os dentes Extraídos foram o N°34 e 44 , os números variam de paciente para paciente ou é padrão??? Socorrooooo.

    • Rodrigo,

      A numeração é padrão e corresponde aos primeiros pré-molares inferiores que são os dentes normalmente escolhidos para serem extraídos.

      Só não tenho como avaliar se a indicação das extrações foi correta ou não pois não tive a oportunidade de avaliar você.

      • tenho 18 anos e estou começando a tratar dos meus dentes..
        meus caninos eram de leite e tive que extrai-los, porém os permanentes estão dentro da gengiva não nasceram encavalados e nunca ficaram moles, um deles esta quase saindo segundo a radiografia o outro esta um pouco torto dentro da gengiva, será que fui mal recomendada pelo meu dentista em extrair esses dois dentes ? o aparelho fixo é capaz de desce-los sem que eu os perca ?
        Att, Thais

        • Thais,

          O tracionamento de caninos impactados é um procedimento comum em ortodontia e costuma dar bons resultados se houver espaço e o dente estiver saudável.

          Mas a solução inclui fazer o tratamento ortodôntico. Apenas extrair os dentes de leite não deve ser o suficiente.

  4. Ola Dr.? Estou usando aparelho já tem uns 06meses e o meu dentista olhou e analisou todo meu raio x e disse que teria que arrancar meus caninos, pois tenho uma mordida aberto na parte da frente e com a extração fecharia a abertura e tambem tenho pouco espaço na boca, e segundo ele com a extração dos caninos resolveria os dois problemas, estou com medo de não da certo. Me de uma opniao por favor.

    • Ludiana,

      Extração de caninos não é usada em ortodontia normalmente, em casos com extração a indicação é de remover os pré-molares. Converse com ele e se certifique de que a indicação é para extrair caninos mesmo. Se for isso, sugiro pedir outra opinião.

  5. Olá Dr. Tive que fazer extração de um dente que ainda era de leite (o da lateral, fica bem visível) , já tenho 26 anos. Já faz 6 meses que estou usando o aparelho para puxar o dente permanente e até agora nada! É incômodo ficar de “janelinha” a essa altura do campeonato! Existe alguma massinha, algo para colocar no aparelho, qq coisa que disfarce, pelo menos até o dente permanente começar a aparecer? Obrigada!

    • Oi Mariana tudo bem?
      Menina estou com o mesmo problema que você! Tenho 23 anos, tirei meu dente essa semana eu vou colocar o aparelhopra puxar amanhã… Por favor me conte, eai seu dente apareceu?.. nossa estou com muito medo de ficar banguela…
      Por favor me responda…
      Obrigada beijão

  6. Dr. Gostaria de saber sua opinião, tive a perda dos dentes 25 e 46, já tentei várias vezes colocar o chamado, pino porém minha raiz e curta e todos os dentes soltavam. Logo após estas tentativas, engravidei e não pude mais fazer o tratamento. Agora voltei ao dentista com a certeza de que seria necessário o implante. Porém para minha surpresa, o clinico me disse e me encaminhou a ortodontista e a mesma tbem afirmou que é possível eu colocar o aparelho nos dentes e o mesmo suprir estes espaços dos dentes que perdi. Eles disseram que como meus dentes são bem juntos um do outro, dá pra fazer tranquilamente este alinhamento. No caso do dente da parte de baixo, a orto disse que como é maior, se for preciso dá pra aproximar mais usando um micro implante.
    Gostaria de saber sua opinião sobre este caso. Fiquei feliz em saber que não seria preciso o implante, visto que morro de medo deste procedimento, e o mesmo tbém pode trazer rejeições né?
    Fico no aguardo e desde já agradeço.
    Cris

      • Cris estou passando por esse mesmo caso já até coloquei o aparelho mais não sei se vou ter tanta paciência de esperar de 2 a 3 anos para fechar esses espaços e ainda vim um comentário nesse blog que pode ter efeitos colaterais só não sei ainda quais são, boa sorte pra nós!

  7. Olá Dr,

    Meu diagnóstico inicial apontou classe I, mesofacial, desvio da linha média inferior para a direita, incisivos laterais sup. vestibularizados, mordida cruzao do primeiro pré-molar superior direito a primeiro molar superior direito, apinhamento anterior inferior, incisivo central esquerdo girovertido, incisivo central inferior direito suavemente girovertido; Logo o meu dentista comenta que o problema real estava mascarado, e hoje me econtro em classe II. Ele sugere a extração dos primeiros pré-molares superiores para correção. Minha dúvida vai desde o tempo de recuperação da extração, se os dois podem ser extraídos no mesmo dia, como fica a alimentação, e se esse procedimento pode alterar muito minha face? É normal esse tipo de diagnóstico?
    Vale comentar inclusive, que ao iniciar o tratamento ortodôntico tive alterações positivas na coluna vertebral. Sempre sofri de dores fortes na lombar (escoliose), e então três meses de tratamento tive uma crise, com paralisia nos músculos dorsais lombares, e fui diagnosticada com retificação, em tratamento de rpg e outros, tive melhora de 100%, e hoje nem ao menos a escoliose é incômoda. Muitas surpresas com o tratamento. O que o Dr, poderia comentar sobre? Obrigado pela atenção!

    • Aline,

      Apesar da sua descrição, não é possível avaliar a evolução do seu tratamento. O que sabemos é que houve uma alteração no planejamento que inclui duas extrações. Isso requer um cuidado especial pois são procedimentos irreversíveis.

      Questões relacionadas à cirugia em si devem ser respondidas pelo Cirurgiao que vai operar você.

      Extrações de pré-molares produzem alterações caçoas sim, por isso devem ser muito bem planejadas.

  8. Dr. Andre, acabo de retirar o aparelho fixo após 5 anos de tratamento. O problema é: tenho usado a contenção móvel estritamente como fora indicado, porém, três dias após, percebo que o espaço entre os dois dentes superiores frontais ficou mais visível, digamos que ele passou a existir, tendo em vista que ao remover o fixo os dentes estavam juntinhos de forma a não se notar espaços entre eles. Isso é normal? É possível que neste pequeno espaço de tempo ocorra qualquer tipo de rearranjo fisiológico dos dentes, mesmo atribuindo-se da contenção? Obrigado!

  9. Oi
    Por favor preciso de ajuda,
    Fui em varios dentistas e quase todos me falaram
    que eu tinha que extrair 4 dentes, 2 em cima e 2 em baixo
    extrai os dois de cima porque o dentita me garantiu que ia colocar uma protese que esteticamente ficava perfeita, mas nao foi isso o que aconteceu,
    me disse tbm que o trat era de 2 anos e ja faz um ano e meio e meus dentes nao se moveram,
    bom..td isso foi na España, depois vim pra Australia que outro dentista me disse que eu poderia usar o invisalin…pode me dizer se é correto essa informaçao?
    ademas me arrependo muito em extrair meus dentes porque meus dentes sempre foram alinhados, mas eu achava que era um poko pra frente, mas nao era uma coisa que me incomodava tanto, na verdade era mais um capricho, agora tenho um grande problema, porque estou sem meus dentes e sem tratamento.
    Help please!

    • Mara,

      Não tenho como saber se o invisalign vai resolver o seu problema sem ter avaliado o caso clinicamente, mas se o ortodontista afirmou que pode resolver, ele deve saber o que diz. Uma opção é consultar outros profissionais antes de decidir.

      • Obrigada, Dr André. Vou procurar um gastrologista na próxima semana, pensei que a movimentação dos dentes pudessem causar enjoos, porem o mesmo que o sr confirmou, a minha ortodontista também. Grata por sua atenção. Parabéns pelo seu blog e suas postagens no yuo tube, têm ajudado muitos internautas.

  10. Boa noite Sr. Dr.
    Tenho 32 anos e graças a Deus tenho todos os dentes, inclusive os do siso. Gostava de saber a sua opinião em relação à extracção de um dente canino inferior. sempre tive os dentes desalinhados e em adolescente não quis usar aparelho (erro crasso), mas enfim. Com o nascimento dos dentes do siso este desalinhamento tornou-se ainda maior. Eu não consigo alinhar os dentes de cima com os debaixo. O dente canino que referi está completamente para fora e não faz a sua função, para além disso já tenho o lábio um pouco deformado pela posição do dente. O espaço entre os dentes de ambos os lados deste dente é mínimo, talvez de 2mm. A minha ideia seria retirar este dente e sem recurso a aparelho esperar que os outros dentes vão preenchendo este espaço. Não posso recorrer a aparelho pois em Portugal são caríssimos e não há comparticipação do estado. Acha que será prejudicial retirar este dente? Será que os outros dentes vão preencher o espaçamento tendo 32 anos? Pode parecer uma dúvida sem sentido, mas gostava de saber a sua opinião. Consultei ontem uma dentista por causa de um dente molar que se partiu e coloquei-lhe esta questão. Na opinião dela, sim, poder-se-à tirar o dente e os outros irão preencher o espaço, mas procuro mais opiniões. Agradeço a atenção e agradecia que me respondesse para o mail, pois é mais fácil. Caso considere importante posso enviar-lhe algumas fotos para ser mais fácil perceber a situação.
    Atentamente, Rita

    • Rita,

      Não aconselho remover um canino permanente sem que um ortodontista tenha avaliado o caso. E acho muito imprevisível contar com o fechamento do espaço sem aparelho ortodôntico guiando o movimento.

      Quanto ao envio de fotos, eu não tenho condições de emitir uma opinião sem ter feito uma avaliação clínica.

  11. ola Dr. usei aparelho durante 5 anos tirei esses dias, e foi colocado o aparelho movel de contenção, acontence que percebi que o arco da frente onde tem aquela curvinha um fica centinho em cima do dente e o outro fica mais tortinho um pouco fora é normal issu? pode trazer complicações no resultado final ?

  12. Boa tarde Dr. André!
    Estou usando o aparelho fixo há 08 meses e tenho visto muita melhora, visto que a previsão é para que meu tratamento esteja completo em 2 anos e meio. Minha dúvida à a respeito de um canino impactado, ele está localizado horizontalmente no osso da arcada inferior, bem no centro da arcada (já estou tracionando um superior, que esta chegando ao lugar correto rapidamente), existe a possibilidade de também tracioná-lo, ou a opinião do meu dentista, que é de extraí-lo, extrair o de leite que está na posição, e colocar um implante é a melhor opção?
    Sei que não conseguirá dar um diagnóstico sem a consulta, porém, gostaria apenas de saber se já viu casos em que foi possível evitar a extração do dente impactado em caso semelhante ao meu.
    Agradeço desde já.

  13. Olá Dr.

    Tenho que arrancar quatro dentes pre-molares, 2 cima 2 embaixo, estou com muito medo pois não sei como será o resultado depois que eu tirar o aparelho, geralmente como fica os dentes depois desse procedimento.

    Obrigado

    • Yago,

      Se houver realmente indicação para extrações, e a mecânica for bem aplicada, o resultado fica bom. O problema é quando se extrai dentes em um caso que poderia ser tratado sem extrações ou quando o profissional não domina as técnicas de fechamento de espaço, que não são simples.

  14. Boa Tarde,

    Dr André, minha ortondontista aconselhou-me a retirar o incisivo de número 32 na parte inferior, este dente era o mais mal posicionado da arcarda dentária fiz a extração e agora estou preocupada do espaço não fechar por ser logo uns dos primeiros dentes da frente.

    • Carolayne,

      A extração de um incisivo inferior é um recurso usado eventualmente em ortodontia e se for bem indicado pode trazer bons resultados.

      Mas não tenho como saber se no seu caso especificamente esta era a melhor opção nem como será a evolução do caso.

  15. Olá, Dr André.

    Eu fiz a extração de um dente, porem antes não houve a retirada do fio do aparelho ortodontico. Isso é normal ou antes da extração do dente deveria ter a retirada do aparelho?

  16. Olá,

    Tudo bom?

    Comecei meu tratamento em abril, quando foi julho estrai meus 2 primeiros pre-molares, em dezembro estavam completamente fechados(em 5 meses), e agora em Abril vou retirá-lo, pois estão certinhos e com sorriso perfeito!Vou colocá-lo uma retenção fixa em cima e atras dos dentes, e usei os elásticos para consertar a mordida. A pergunta é: como tratamento foi rápido e agressivo, colocando a retenção corre o risco de voltarem os espaços? Este tempo (1 ano de tratamento ) pode acontecer? Obrigada

    • suzana, aode foi que vc realizou seu tratamento, extrai meus dentes ja vai fazer 2 anos e ainda eles nao fecharam, por favor poderia me passar o tel do seu dentista?

  17. Ola Doutor, extrai meus pré-molares superiores em agosto do ano passado e logo depois tive que parar o tratamento por motivos pessoais e só agora em fevereiro e que vou voltar a mexer nos dentes. Gostaria de saber em quanto tempo o espaço leva para ser fechado? Os meus dentes da frente no caso nao irão ficar separados ja que serão todos puxados para tras? A minha dentista disse que era necessario arrancar pois minha mordida e muito pra frente, mas nao havia “falta de espaço”, tenho muito medo do meu dente não ficar direito. Não aguento mais esse dente desse jeito. Isso e normal mesmo? Sera que fecha o espaço normalmente? Ou ira separar meus dentes? Quanto tempo aproximadamente? Obrigado desde já .

    • Bruna,

      Como eu disse no post, não há como definir um tempo para o seu fechamento sem que eu tenha avaliado o caso. Esta resposta precisa ser dada pela sua dentista que é quem vai se comprometer com o resultado.

      E o mesmo serve para a questão de abertura de espaços nos dentes da frente. O normal é não abrir, mas depende do caso e da técnica de fechamento usada.

  18. Olá Doutor, tenho 18 anos e já usava aparelho mais extrai meus pré-molares de cima e debaixo devido a minha mordida estar para frente e não ter espaço para eles se movimentarem para trás, quanto tempo mais ou menos esse espaço pode demorar para fechar? Obrigada desde já.

  19. oi Dr .. tenho 14 anos e minhas presas estão crescendo agora e o meu dentista vai extrair 2 dentes 1 de cada lado , to com medo de ficar com janelinhas … será que o aparelho desfarça ?

  20. DRº EXTRAI O PRE MOLAR 24 VISTO QUE O 14 JA HAVIA EXTRAIDO E JÁ FECHOU A FALHA, GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO VAI LEVAR PARA FECHAR A FALHA DE DO 24 VISTO QUE NÃO POSSO RIR POR DA PARA VER.

  21. Doutor, estou a colocar aparelho e me foi solicitado que extraísse 2 dentes inferiores. Meu dente nº35 está praticamente deitado e será extraído. O que me causou estranheza foi que o 2º dente a ser extraído será o nº 44. Não deveria ser extraído o nº 45?

  22. Olá dr andré!
    Eu usei aquele aparelho ‘freio de burro’ aos 12 anos, usei pouco tempo (tive que tirar porque era criança e nao estava cuidando da minha higiene bucal) mas creio que ele teve um pequeno resultado. Agora, com 19, obviamente não posso mais usar esse aparelho para puxar os dentes superiores para trás. Meus dentes superiores, são mais a frente que os inferiores por um pouco mais de meio centimetro de distancia. Minha dentista disse que terei que extrair os pré-molares pra minha mordida fechar direito. Mas eis a minha duvida: sendo que ja usei o aparelho para isso na infancia, não há riscos de ao extrair os pre-molares meus dentes superiores irem muito pra trás deixando a minha mordida cruzada? Se sim, o que devo fazer pra ter certeza de que isso não acontecerá? Ou não tem chance alguma disso acontecer?

    • Gleuza,

      A sua preocupação faz sentido e é muito impostante que a indicação das extrações seja correta.

      Infelizmente não tenho como dizer se o seu caso pode ser tratado de um jeito ou de outro sem uma avaliação clínica. E aí acho que o melhor é conversar com outros profissionais antes de decidir.

  23. doutor, queria saber uma coisa, eu uso aparelho há algum tempo, e tenho mordida cruzada e dente pequeno na frente, é possivel eu fecha-lo mesmo sem ter arrumado a mordida e usando aparelho?? ou tenho que espera retirar o aparelho pra poder colocar resina ou alguma coisa??

    • Rafhael,

      Não é possível dizer qual é a melhor solução para você sem ter avaliado o seu caso. Mas em geral é possível fazer restaurações e disfarçar os espaços mesmo antes do aparelho dar o resultado final. Tudo depende do quanto o paciente está incomodado com o problema.

  24. Olá doutor.
    Eu já usei aparelho uma vez e ficou tudo certinho. No entanto, passados 2 anos achei que os dentes superiores estavam ligeiramente para a frente, sabe? Como quando os dentes ficam alinhados mas um pouco para a frente… Então eu decidi colocar outra vez aparelho… A dentista disse que era necessário extrair 4 dentes, pre-molares… dois em cima e dois em baixo. Tirei em setembro e ainda não fecharam.
    Agora estou com medo porque não sei se minha cara vai ficar murcha, como você disse no texto :(
    A minha mordida ainda tá certa apesar do fecho dos espaços… mas ainda devem faltar uns 4 mm para fechar (nao sei dizer ao certo) e tenho medo que o meu queixo se torne proeminente ou que fique com a pele caída, nao sei… Eu coloquei o aparelho por motivos estéticos somente e agora tou com medo de ter feito errado porque vi vídeos de pessoas dizendo que era muito mau tirar 4 dentes porque a cara muda!
    ah, eu fui nessa dentista porque foi no mesmo consultório que eu fui da primeira vez.
    Que o doutor acha? Fiz errado? A minha cara vai mudar? Meus lábios ficarão mais finos e meu queixo para a frente? Eu sei que parecem perguntas fúteis, mas eu coloquei o aparelho somente por “beleza” :s

    • Maria,

      Não tenho como saber se a sua decisão foi errada nem como o resultado vai ficar sem ter visto o seu caso.

      É verdade que este problema pode ocorrer em tratamentos com extração. Mas isso não acontece sempre, tudo depende do problema inicial do paciente.

      Geralmente este problema se dá quando o caso poderia ter sido feito sem extrações mas os dentes acabaram sendo extraídos.

      Converse sobre isso com a sua ortodontista antes de prosseguir no fechamento dos espaços.

  25. PS: meus dentes ficaram como na imagem da direita, praticamente. Só que quando sorria, de lado, eles me pareciam “muito” projetados, sabe? E faltam menos de 4 mm para fechar, mas é quase isso. Obrigada.

    • Maria,

      Talvez este tenha sido o problema: Seu caso estava resolvido mas com uma pequena protrusão. Na tentativa de reduzir a protrusão os dentes foram extraídos criando mais espaço que o necessário. O fechamento dos espaços acabou levando os incisivos muito para trás deixando-os em retrusão excessiva.

  26. olá dr
    bom eu extrai o meu pré molar superior, gostaria de saber quanto tempo leva pra fechar o espaço?Pois irei colocar o meu aprerelho semana que vem! E tbm gostaria de saber se é preciso arrancar mais de um dente para colocar o aparelho dentario?
    bjuss desde ja agradecia

  27. Doutor meu caso minha dotora falou que é mordida profunda e ela extraiu meu 1º pré molar esquerdo. E eu esotu preocupado com medo de ficar falhas…..me ajudaaaaaaaaaaaaaaaa

  28. Eu tenho 19 anos e coloquei aparelho a 15 dias e o dentista disse que eu vou ter q extrair 4 dentes que ele disse que são os sisos e mais um ou dois de cima para dar espaço pro canino descer mas eu tenho 28 dentes e nunca extrai nenhum é normal esse procedimento, ele não me informou quanto tempo vai durar o tratamento e como eu não tinha me informado muito antes acabei não perguntando nada o que devo fazer?

    • Rosana,

      O fato de ter iniciado o tratamento sem se informar completamente não obriga você a continuar desta forma.

      Converse e questione antes de decidir extrair os dentes. Se necessário, consulte outros profissionais.

      Se você achar que o ortodontista não esta com uma proposta boa para você, procure outro.

  29. Ola doutor, Tenho uma grande duvida…hoje fui a minha dentista e como tenho os dentes de baixo um pouco a frente do normal ( mordida topo), ela disse que terei que extrair o primeiro molar inferior, até ai td bem…Mas estranhei pq ela disse que é somente um o do lado direito provavelmente. Isso é normal?

    • Jhonatan,

      Extração de molares não é comum em ortodontia, mas eventualmente pode se usar este recurso.

      O fato de ser só de um lado também não é muito normal, mas pode ser a sua necessidade.

      Para mordida de topo, a remoção de um molar pode criar espaço demais e depois não ser possível fechar completamente.

      Por tudo isso, talvez seja bom consultar outros ortodontistas antes de decidir.

  30. Olá Doutor, coloquei aparelho há 3 meses, e de vez em quando sinto dor apenas em um dente do lado esquerdo na parte de cima, depois a dor passa, e vai para outro dente do lado direito na parte de cima também, o que é isso??

    • Tati,

      Isso é comum no tratamento. Há uma alternância dos dentes que recebem a força ortodôntica.

      Isso ocorre por que o dente se movimenta em relação aos seus vizinhos, então, a cada momento a direção da força sofre alteração, fazendo com que a dor apareça cada hora em um dente diferente.

  31. Boa Noite,

    Dr. André,

    Fui hoje ao dentista para colocar aparelho. Meus dentes são certinhos,minha mordida é correta, no entanto os dois dentes da frente são separados. Quero fechá-los por conta da estética. O dentista disse que ele consegue fechar meus dentes em torno de 2 a 3 meses, mas que terei que ficar com o aparelho fixo por mais ou menos um ano e meio a dois anos. Tenho 23 anos e terei que fazer a cirurgia para retira do freio na boca. No final da consulta, o dentista falou que mesmo colocando aparelho agora meus dentes podem tornar a abrir, isso por canta da minha idade.

    Fiquei preocupada. O que você acha ?
    Agradecida
    Gleice

  32. Olá Dr! queria fazer uma pergunta, estou em tratamento ortodontico preparatorio para cirurgia ortognatica, sou classe III. Meus caninos inferiores precisam de giroversão, e como não tenho espaço na mandibula me foi recomendado a extração dos 1o pre molares, porem descobri recentemente a necessidade de realizar um canal no meu 2o pre molar, então perguntei ao meu ortodontista se era possivel extrair esse 2o pre molar ao inves do 1o “saudavel”. Ate ai tudo bem, ele disse que podia, porem quando fui marcar a extração com um cirurgião, este me disse que se eu extraisse o 2o pre molar correria o risco de não conseguir movimentar os outros dentes e necessitar de um implante. Por isso te pergunto: é possivel, com a extração do 2o pre molar, movimentar de maneira satisfatoria o canino e o 1o pre molar para preencher esse espaço?

  33. Olá dr.

    Gostaria de não me identificar.
    Meu dentes são muito grandes em relação aos ossos do crânio, por isso cresceram para frente, deixando meu rosto com aspecto de “bico de pato”.
    Há muito anos atrás, procurei um dentista especialista e ele disse que seria necessário extrair 4 dentes na arcada superior(2 de cada lado) e 2 na arcada inferior(um de cada lado).
    Acredito que isso solucionaria meu problema, mas não fiz a cirurgia por causa da extração, anestesia geral, dos buracos que ficariam no sorriso e do aparelho que teria que usar uns 2 ou 3 anos.
    No meu caso teria como extrair menos dentes de uma vez para o buraco ficar menor e depois extrair os outros?
    É possível corrigir a distância deixada pela extração dos dentes de uma forma mais rápido através de cirurgia?
    Parabéns pelo blog.
    Obrigado pela atenção.
    Aguarda uma reposta.

    • Não sei se entendi direito o que você quis dizer.

      As quatro extrações que foram indicadas na arcada superior seriam de dois dentes vizinhos de cada lado? Por isso ficaria um espaço tão grande?

      Se for isso, confesso que nunca vi um tratamento com extrações desta forma.

      Será que a indicação não era de extrair dois pré-molares e dois sisos na arcada superior?

      Bem, de qualquer forma, não há como fechar o espaço mais rápido através de cirurgia.

  34. Olá doutor,

    Estou preocupada, a dois estou usando aparelho, mas não pude ver muita evolução, essa minha dentista havia solicitado que eu extraísse os três dentes sisos, no final mesmo da boca, acho que são sisos. Bem mudei de dentista sem tirar os dentes. A nova dentista disse que eu teria de extrair 2 dentes 38 e 28 lado esquerdo, superior e inferior. Porém que também teria de extrair dois molares superiores na metade da arcada dentária. Fiquei preocupada com isso, pois não pareço precisar tanto disto. Realmente estou com medo, como saber se isso realmente é necessário? desde já grata.

    • Rachel,

      Não tenho como responder baseado apenas na sua descrição, mas se tratando de extrações, é importante ter certeza que que a indicação está correta.

      A única alternativa é ouvir outros ortodontistas antes de decidir.

  35. Doutor, eu uso mais de 4 anos aparelho. No começo, usei 8 meses o movel, e reclamei, pois o movel nao me ajudava em nada. Mudei de dentista, estou 3 anos com ela, e não sai disso. Meus dentes são pequenos e separados. Por minhas falhas, eu não gostava dele. Já fiz um cirurgia de gengiva, pq cresceu demais. Ela fala que meu dente é “torto” atras, só que nunca ouvi isso de nenhum dentista. Minha gengiva “inchou” a um tempo, tipo dando um calombo, e ela falou que juntou as duas raizes do meu dente.
    Mandarei umas fotos, que é o molde de “gesso” do dente.

    (os links para as imagens foram deletados para preservar a imagem do usuário)

    Dê uma olhada, tvz de para vê algo :/
    Obrigado..

    • Eu gostaria muito de poder ajudar, mas não posso realizar avaliações pela internet. Na verdade, nenhum ortodontista deveria emitir opiniões específicas sobre tratamentos baseado em fotografias, sem ter visto o paciente.Por isso nem mesmo vi as fotos que você me enviou (e também apaguei os links).

      Recomendo que você consulte outros ortodontistas para ter as respostas que está procurando.

      Boa sorte!

  36. oi tinha meus dentes bem separados e para frente era horrível usei aparelho por 1 ano e três meses o dente voltou pro lugar e ficou lindo porém.. estou a quatro meses sem os aparelhos e o meu dente esta voltando o que era antes ”está ficando separado de novo” e eu não sei o por que…. uma pergunta Escoliose pode fazer que meus dentes fiquem separados??? pois eu tenho escoliose e uso colete para corrigir a curvatura desde já sou Grata.

  37. Boa noite!

    Meu tratamento ortodôntico inicial seria feito apenas com o desgaste dos dentes inferiores sem agredir o esmalte dos dentes, pois minha mordida está ok, sem necessidade de arrancar dentes para alinha-los, porém ele havia me sugerido que para melhorar meu perfil seria necessário arrancar os pré-molares superior e inferior, pois os dentes tem que se movimentar de forma uniforme, só que tratava apenas de sugestão por ser estético. Depois de 01 mês com aparelho fixo na primeira manutenção ele me disse que ele agora recomenda pois poderei ficar com um “bico”. Não me sinto segura com a extração e na verdade a questão de alinhar os dentes foi decidida por uma questão de
    saúde, como poderei resolver o meu dilema? Sei que extração é uma coisa séria e irreversível e tenho minhas dúvidas em relação ao meu perfil, será que é tão necessário mesmo.

    • Dayse,

      Não tenho como responder sem ter avaliado o caso. Mas acho que vale a pena consultar outros ortodontistas antes de decidir pela extração.

      Só extraia dentes se estiver muito segura quanto à proposta de tratamento.

  38. Olá doutor!

    Já faz mais de 5 anos que estou de aparelho,já troquei de dentista 2 vezes, hoje tenho que extrair meu canino pois ainda é de leite, a minha doutora disse que não será possivel colocar o provisorio pois vai atrapalhar o tratamento. Isso procede? Posso fazer o dente provisorio usando meu proprio dente extraido?
    aguardo anciosamente a resposta,

  39. Oi Dr, eu tive que extrair um pre-molar (14) apenas de um lado eu ja fui em varios dentistas e falaram que eu tenho que extrair o outro do outro lado e colocar aparelho para poder fecha o espaço, so que eu nao tenho dentes sobrando tenho medo de mecher no formato dos meus dentes da frente, queria colocar implante so que o meu dentista falou que o espaço é muito pequeno ae iria fica um dente pequeno e esteticamente nao iria ficar bonito.. sera que a melhor opção seria arrancar mesmo e colocar aparelho?? Sera que arrancando e colocando o aparelho com o tempo os meus lábios perdem sustentação e a face perde volume na região entre o nariz e o queixo dando um aspecto de face mucha, envelhecida?

    • Mardine,

      Esta sua preocupação faz sentido, isso pode ocorrer se a sua arcada não tiver indicação para extrações. Neste caso eu indicaria recuperar o espaço para implantar o pré-molar.

      Se o caso for para extrações, aí sim seria bom extrair o outro pré-molar e fechar os espaços.

      Para decidir com segurança talvez seja necessário consultar mais de um ortodontista.

  40. Olá, Dr. André,

    achei seu blog, muito bom. Me enquadrei no ‘boca murcha’, gostaria de saber se há algum tipo de procedimento para tentar amenizar isso. Um plástico tem alguma técnica para adequar o novo formato dos dentes/osso com os lábios?

    Era classe II severo, fiz Ortognática em 2007, minha orto falava que o overjet era muito grande, ela tentou inicialmente alinhar e nivelar sem extrações, melhorou bastante, mas quando ela pediu uma nova documentação, disse que seria necessário fazer as extrações dos dois pré-molares superiores. Na arcada inferior, não extraiu. Com isso meu sorriso ‘encolheu’ e ficou muito com aspecto de boca murcha. Nossa, ela fez um bom tratamento. Operei, ocorreu tudo certo, mas fiquei muito chateado com o aspecto da boca. Não ganhei só benefício, mas tb essa nova boca que não tinha. Hj em dia alerto a todos a terem muito cuidado ao fazer essas extrações. No meu caso que era muito dentuço, classe II, a modificação foi enorme. Parabéns pelo seu alerta e esclarecimentos.

    Voltando a pergunta: tem algo que eu posso fazer para amenizar esse aspecto de ‘boca murcha’. Sofro muito com isso.

    • Leandro,

      Não tenho como afirmar nada sem ter examinado o paciente pessoalmente, mas é preciso ter cuidado com outros procedimentos para não complicar ainda mais a situação. Não tenho conhecimento em cirurgia plástica para orientar você neste aspecto.

  41. Boa noite Doutor,
    quando criança perdi dois pré molares, um de cada lado na parte inferior e isso me incomoda muito na mastigação. gostaria de saber se usar aparelho para juntar é o suficiente ou se após isso eu teria que fazer algum implante para que eles não voltem a se separar.

    obrigada!

  42. Adorei seu blog, gostaria que me explicasse uma coisa, extrai meu Penultimo dente de cima, e preciso por aparelho, será que pondo aparelho, o aparelho pode cobrir o espaço? E me preocupa se cobrir o espaço, nau a gengiva nau é a mesma, será que nau ocorre risco do dente chegar p trás e nau se segurar e cair? Des de já obrigada

  43. Dr. Pasei 6 anos usando aparelho , no começo usei ate aqueles capacete ( ¬¬) , e continuei o tratamento , enfim o dentista falou que tava BOM , e tirou , 1 a contensão movel não prestou , agora depois de 1 ano meus dentes estão todos tortos novamente , ja vou coclocar aparelho novamente dia 29/05

  44. Dr. Boa tarde!

    Fui classificada pelo meu dentista como classe II, eu nunca tive os dentes tortos, porém sofro muito com estalos há muito tempo e minca boca é um pouco bicuda na parte superior, mas é bem pouco… Depois de consultar tres dentistas e os mesmos me dizer que eu deveria arrancar os primeiros pré molares superiores, eu os arranquei… Agora os meus caninos estão no lugares dos pré molares (arrancados) e os meu dentista começou a puxar os da frente agora… mas estou com medo de ficar um espaço no meio dos dentes da frente… Será que isso pode acontecer? Se isso acontecer seria melhor reposicionar os meus dentes e colocar uma protese nos pré molares.. Já estou com o aparelho há 1 ano e 1 mês…

    Desde já agradeço a atenção…

    • Tamiris,

      Ainda não deu tempo para você ver o resultado. Não é hora de pensar em desistir e fazer próteses.

      Se você está insegura deve conversar com o seu dentista para saber como anda e evolução do tratamento.

      Pela sua descrição não dá para dizer que há algo errado.

  45. Dr. André, muito boa tarde.
    Gostaria de saber se é comum ou ao menos aceitável que a minha ortodontista apenas faça as extrações necessárias após a montagem do aparelho? Fui a uma consulta ontem e ela me disse que só faz extrações em último caso e perante as condições que estão os meu dentes, muito projetados para frente, essas extrações são essenciais, não? Segundo o que ouvi dos 4 dos 5 ortos que visitei, não há espaço algum na minha boca e eu nem tenho mais os 4 sisos. Alguns me disseram que fazendo as extrações após a colocação do aparelho pode acarretar a descolagem dos braquetes e eu fiquei com um certo receio da proposta da ortodontista que escolhi. Agradeço a atenção e aguardo resposta.

    • Stefane,

      Sim, pode haver o descolamento de algum bracket durante a extração, se o aparelho for colocado antes.

      Mas não há como afirmar que as extrações são essenciais para o seu caso sem ter avaliado clinicamente.

      • Dr. Andre Moreira, minha orto tá fazendo retração dente a dente para fazer a correção da linha média, a minha dúvida é a seguinte: ela usa elástico em corrente algumas vezes e outras usa o elástico bengalinha para ligar um brackt ao outro e puxar o dente. Isso é correto? Segundo ela, o efeito do segundo elástico é diferente do corrente. Abs!!!

  46. Olá, eu gostava de ter uma opinião, porque tenho os caninos ainda súbidos, que não escem, e os molares muito afastados para o lado.

    Obrigada.
    Agradeco a opinião

  47. meu ortodontista após ver meu book me indicou extrair os dentes 14 e 24 mas antes colocou brackets nos 4 primeiros dentes da frente e está dolorido, e já extraí o 24, com quantos dias posso extrair o outro e colocar o resto do aparelho e ainda tenho problemas de ATM e tenho 41 anos.

  48. Olá Dr. André,

    Tenho 35 anos e uso aparelho fixo para fins estéticos há +/- 3 anos, já troquei de dentista 2 vezes por n?o estar vendo resultado.
    Ao meu ver seria somente descer (uns 4 mm) o canino superior direito junto com os 2 que estão ao seu lado para fechar a mordida, mas os fatos são:
    - o canino em questão não se move nenhum décimo de milimetro com o fio nem quando usa elastico.
    - quando usa elastico, os dentes inferiores de referencia é que se movimentam causando dor e desalinhamento vertical (sobem)

    Gostaria de alguma explicação sobre este tipo de movimentaçao do canino, se existe alguma relação óssea que trave fortemente o canino e se existe alguma tecnica diferente de usar elasticos.

    Obrigado!

  49. Dr.bom dia!
    Fiz a extração de dois pré molares sexta feira dia 31/05…no meu caso o dentista disse que não precisava dar pontos…fiquei com dois buracos enormes sem pontos…isso é normal? De fato a extração foi tranquila,não senti dor nem antes nem após…

    • Larissa,

      Sua pergunta é sobre a cirurgia em si e eu não faço este tipo de procedimento, então prefiro não fazer comentários fora da minha especialidade, mas você pode entrar em contato com o cirurgião para que ele explique o motivo pelo qual não fez a sutura.

  50. Olá, André.
    Não sei explicar com nomenclarutas técnicas, mas sou um pouco dentuça…e fiz um grande tratamento durante a infância (com muitos tipos de aparelhos móveis, fixo, “freio”, aquele com uma chave para abertura do “céu da boca”…). Aos 25 anos retirei os 4 sisos (com certo atraso…pois os dentes já estavam para frente de novo!). E mais recentemente com 28 anos recoloquei aparelho fixo (mas foi sem “banda” e sem fazer a documentação radiolóliga completa) – ou seja, hoje, estou com 30 anos, e meus dentes parecem alinhados…porém está muito para a frente (voltei a ficar levemente dentuça) e olhando lateralmente dá para notar que os encaixes estão mais voltados para fora.
    Agora, procurei uma nova profissional, e, segundo ela, devo extrair 4 dentes (e superiores e 2 inferiores). Como posso saber se realmente são necessárias as extrações? Tenho medo…
    Obrigada
    Carolina

  51. Boa tarde Dr. Espero que esteja bem.

    Bom, tenho uma dúvida:

    Usei aparelho por 5 anos. A dentista da clínica em que fazia as manutenções nunca me disse o termo correto do meu caso. Mas meus dentes de cima tinham um minímo espaço no meio (bem nos dentes maiores do centro da boca) e meu queixo é pra frente, ou seja, meus dentes debaixo estavam um pouco a frente que os de cima. Usei fixo no céu da boca, fixo móvel, um aparelho que fixava na minha teste e queixo e puxava a parte de cima para frente, elásticos nas laterais… eu percebia a diferença durante o uso, mas depois que tirei o aparelho voltou como era, a única coisa que permaneceu foi o fechamento do espaço que existia. Isso fazem 6 anos, estava pensando em consilultar um ortodontista para verificar se teriz uma forma mais eficiente… será que seria caso de extrair?

    • Fernanda,

      Parece que você tem um prognatismo mandibular que foi tratado com máscara facial e disjuntor palatino. Normalmente estes casos não são tratados com extrações e sim com cirurgia ortognática. Mas é necessário avaliar clinicamente para responder.

  52. ola gostaria de saber quanto tempo demora para fechar os espaços entre os dentes que são retirados por falta de espaço na arcada dentaria? 1 mês, 2meses, 3 meses, que martirio.

  53. Boa noite, Doutor minha dentista montou o aparelho e depois de 3 meses ela colou os tubos nos últimos dentes sendo que anterior a esses tenho banda, com o descolamento desses tubos o tratamento é prejudicado ?
    Outra pergunta é, sendo que de cada lado foi arrancado um dente de leite e do lado direito esta quase fechado e do outro não, eles são pressionados diferentemente? obrigada

    • Maiara,

      Se os tubos foram colados é por que o ortodontista julgou necessário incluir os segundos molares no aparelho. Portanto, se houve descolamento os tubos deveriam ser recolados para prosseguir com o planejamento inicial.

      Quanto à assimetria no fechamento dos espaços, só mesmo avaliando clinicamente para responder.

  54. Olá doutor,uso aparelho há uns 5 anos já, e extrai dois dentes para que houvesse mais espaço.. o tratamento já esta no final, mas devido a um pequeno espacinho que não se fecha de maneira alguma, ele não finaliza por completo.. queria saber se isso é normal, se por acaso nao tem como fechar mesmo esse espaço ou estou sendo enrolada pelo dentista? estou para tirar o aparelho desde o inicio do ano passado, e nao tiro devido a isso..

    • Danielle,

      Não tenho como saber o que está acontecendo sem ter avaliado o caso clinicamente. Mas acho que vale a pena fazer esta pergunta ao seu ortodontista. Depois de um ano e meio sem fechar este espaço é necessário tomar uma decisão e tentar outra alternativa.

  55. olá Dr. Andre obrigado por responder, eu fiz uma manutenção e estou sentindo muitas dores no rosto no nariz aparentemente dentro da cavidade nos ossos, dói mas do lado direito não sei o que pode ser? sera algum dente inflamado? a alguns meses fiz uma obturação no dente mas ta muito sensível ao gelado e ao quente será esse dente o causador do desconforto no nariz? ou a movimentação do dente provocada pelo aparelho odontológico? ou apenas sinusite? rsrsrsrs me responde da uma luz ta doendoooo.

  56. Olá, Dr. preciso usar aparelho pois chupava dedo quando criança, a parte superior ficou bem p frente sendo que meu queixo é grande e pontudo, tenho medo de usar aparelho e o queixo ir mais ainda p frente, isso seria possível? pois o dente superior vai voltar p trás imagino que o queixo fique mais evidente!!!

  57. Olá Dr.,
    foi a uma dentista justamente para realizar o tratamento ortodôntico, ela de cara sem radiografar nem nada já disse que teria que extrair meus 1ºs pré-molares (sup e inf). Meu medo é exatamente esse, pois não tenho apinhamento dental e ainda possuo os terceiros molares, possuo uma diastema nos centrais inferiores e uma pequena classe II do lado esquerdo sup. Seria mesmo necessário a extração dos Pré-molares? Nesse caso não poderia optar pela exodontia dos 3ºs molares?
    Obrigada!

    • Ju,

      Não tenho como dizer se o seu caso tem indicação de extrações ou não, mas certamente extrair os 3º molares não substitui a extração dos prés.

      Se você ainda não está segura, deveria consultar mais alguns ortodontistas para ter outras opiniões. Talvez o seu caso seja limítrofe e aí fica mais difícil decidir.

      O fato é que extrações são irreversíveis e por isso devem ser feitas apenas se houver certeza da necessidade.

  58. olá doutor meus dentes era separados e para frente pois então coloquei aparelhos mas o doutor que me atendeu disse que eu iria colocar o aparelho mas não iria adiantar porque eu respiro pela boca e tals.. fiquei quase 2 anos com aparelho e agora 6 meses sem aparelhos meu dente ta voltando o que era gostaria de saber se tem algum procedimento para eu colocar aparelhos e meu dente não voltar a ficar separado e para frente desde já sou grata. !

  59. boa tarde estou fazendo tratamento para colocar implante na apcd gostaria de saber se depois que fizer a parte cirugica posso engravidar … se corre algum risco poistem que esperar 6 meses para finalizar o implante …obrigada

  60. Oi, sou classe II,
    estou a dois anos e meio, praticamente, em tratamento e nao fechou praticamente nada meu espaço superior, acredito que os dentistas nao estao efetuando corretamente o procedimento, ou e tao lento mesmo o tratamento? Ja pensei varias vezes em trocar de dentista, mas tenho receio. So que queria notar mais diferença e eficacia.

    • Karla,

      Recomendo que você converse com o seu ortodontista e peça uma explicação sobre esta demora em apresentar resultados. O fechamento dos espaços pode ser lento mesmo, mas você precisa saber como o seu tratamento está evoluindo.

  61. Doutor, obrigado pelos artigos, são muito esclarecedores.
    tenho a chamada biprotrusão, mas meus dentes não são muito inclinados para a frente. Meu sorriso é normal visto de frente, mas de perfil a minha boca é um pouco pra frente sim por causa da arcada que é grande e empurra o labio.

    Gostaria de saber se normalmente é possivel tratar desse problema com aparelho fixo e extrações dentarias.

    Obrigado!

    • Tarcísio,

      Sim, é possível tratar este tipo de problema tanto com extrações quanto com desgastes interproximais.

      Na verdade, se você não tem dentes apinhados, pode ser até mais indicado reduzir a largura dos dentes com desgastes e com isso amenizar a biprotrusão, do que extrair quatro pré-molares, o que poderia prejudicar o seu perfil com uma excessiva retrusão.

      Independente da escolha, o aparelho fixo é imprescindível.

      Mas é necessário avaliar o caso clinicamente para dar uma opinião mais embasada.

  62. Olá,doutor!
    tenho 34 anos e uso aparelho há 7 anos. O que me motivou a usar aparelho, foi o fato dos dentes da frente serem inclinados pra frente. Sete anos de tortura, ainda sacrifiquei dois dentes, para o tratamento. Essa semana, o dentista tirou o fixo, e tive a maior decepção de toda a minha vida. É verdade que a mastigação foi bem alinhada, mas a inclinação não melhorou muito. Passei a semana chorando,com a sensação de que joguei 7 anos de sofrimento fora. O dentista falou do formato do meu rosto e dentes,mas não me consola. Eu gostaria de ter sido informada antes, sobre a porcentagem de melhora. E juro que se soubesse, não teria feito o tratamento. Para o dentista, o principal é a mastigação, mas o paciente está preocupado com os dentes que aparecem no sorriso. E não tenho mais vontade de sorrir. Antes havia esperança, pois eu estava com o aparelho,agora que ele tirou, eu me pergunto:-”então é esse o resultado?!” É assim que acaba? Porque ele não foi franco, no início? Estou muito deprimida. E não é coisa da minha cabeça, pois outras pessoas comentam que parece que está do mesmo jeito. Já pensei em me matar no consultório dele, cheio de gente.Acabar com minha vida e com a carreira dele! Estou muito perdida!

    • Andrea,

      Não é a primeira vez que eu vejo alguém desesperado com o resultado do tratamento e eu sei como isso pode ser frustrante.

      Mas acredito, mesmo sem ver o seu caso, que você possa ter um resultado melhor e ter um sorriso mais bonito através da ortodontia.

      Entendo que você teve uma péssima experiência e peço desculpas em nome de todos os ortodontistas sérios. Mas não desanime. Procure um bom profissional com bastante calma. Ouça várias opiniões antes de decidir o que fazer.

      Muitas vezes o resultado está mais perto do que você imagina, mas é necessário um profissional comprometido com os seus objetivos.

      Recomendo a leitura deste post:

      http://www.ortodontista.net/blog/como-escolher-seu-ortodontista/

  63. Olá Dr. adorei o blog. Sou totalmente leiga no assunto aparelho pois coloquei tem dois dias. A classe da minha mandibula é 03 só que leve, já que a mandibula superior topa com a inferior. Minhas duas dúvidas são: É normal sentir dor (pressão) mais em uns dentes do que em outros? E, meu ortodontista me informou antes de instalar o aparelho que mais na frente do tratamento, quando ele colocar um fio mais forte, que iria ter que extrair os pré-molares inferior, só que eu já retirei os 4 terceiros molares. Pode mesmo retirar 6 dentes da pessoa ou não existe essa possibilidade?
    Obrigada!

    • Olá Clara,

      Sim, é normal sentir mais pressão em alguns dentes, assim como é normal que esta pressão mude de um dente para outro com o passar dos dias.

      O problema não é extrair seis dentes, mas sim se a extração destes pré-molares é indicada.

      Se você é Classe III e o seu ortodontista está indicando extrações de prés inferiores, tudo indica que ele esteja pensando em um tratamento de compensação.

      É importante que você esteja ciente disso e possa participar da decisão. Converse mais sobre este assunto com ele.

      Que bom que você gostou do Blog. Adicionei você lá no G+, ok?

  64. Olá, meu nome é Karina e sempre fui biprotusa, isso já é de família, e minha ortondondista quer extrair meus 2 pré-molares superiores, gostaria de saber em quanto tempo meus dentes ficariam todos completos, sem nenhum espaço?

    • Karina,

      Este tempo pode variar muito dependendo de diversos fatores. O ideal seria a sua ortodontista definir este prazo para você antes de iniciar o tratamento.

      Um detalhe: a biprotrusão costuma ser tratada com 4 extrações sendo dois pré-molares superiores e dois inferiores. Tratamentos com extrações apenas de pré-molares superiores normalmente são indicados para Classe II.

  65. Dr. a mais ou menos 4 anos eu tive um queda ao qual quebrei meus dois dentes da frente, daí fui ao dentista e colaram com resina etc. Também já extraí alguns dentes, daí fui ao dentista e ela disse q eu preciso por aparelho fixo pra fechar os espaços, mais estou com medo por causa dos dentes da frente, será que tem algum risco de quebrar ou acontecer algo perigoso devido a minha raiz ter sido magoada?? Me ajude por favor.

    • Rosiane,

      Pode haver um risco de reabsorção radicular em dentes que sofreram trauma como os seus, se forem submetidos à movimentação ortodôntica. Mas o caso precisa ser bem avaliado, não quer dizer que você não pode passar pelo tratamento.

  66. Eu estou com esse medo pq antes de eu começar a me tratar com essa dentista que me recomendou usar aparelho fixo, eu fui em um outro, daí ele disse que eu teria que fazer canal nesses dentes da frente e fazer uns outros procedimentos que agora ñ me recordo, e disse que se eu colocasse o aparelho poderia vir acontecer do meu rosto inchar etc. Eu ñ sei se foi uma pressão psicológica, pq ele nem me mandou fazer algum exame pra que detectasse essa necessidade e já me passou essas informações daí fiquei mt assustada, e essa dentista ñ me falou nada sobre isso, será que q que ele disse foi meio que uma pressão psicológica? Me ajude por favor !!!

  67. Oi Dr Andre,fui a um dentista ele disse que o meu caso era só alinhamento,quando fui entregar a minha pasta das documentações ele me disse que teria que extrair o meu dente inferior da frente,achei bem estranho pois não tenho mais os dois siso inferior.Desde já agradeço.

    • Jorge,

      Extração de um incisivo inferior é um recurso usado em ortodontia. Só não tenho como saber se é indicado no seu caso. Como se trata de um procedimento irreversível, talvez seja bom consultar outros ortodontistas antes de decidir.

  68. Olá doutor, meu caso é o seguinte: perdi o único pre molar superior de um lado da boca que tinha, fiquei com uma vaga enorme… gostaria de saber se há possibilidade de fechar essa vaga ou será que terei que implantar um dente mesmo.

  69. Olá doutor, faço tratamento há 6 meses e o tempo estimado pela minha dentista é de 2 ano, tenho mordida cruzada e na arcada superior extrai um dente de cada lado.
    Ela disse que somente daqui um mês ela vai começar a fechar os espaços, pois estou usando arco 16 .. Minha pergunta é: esse processo esta correto e os espaços demoram geralmente muito tempo para fechar ? obrigada.

  70. Olá! Sou classe 1, tenho apinhamento inferior, escesso de maxila vertical, diastemas, e meu perfil me incomoda um pouco pq preciso forçar para fechar a boca. Não possuo o 1º molar superior direito, e nem o 1º molar inferior esquerdo. Estou mt insegura para iniciar meu tratamento com o planejamento da minha orto… Foi assim… Na minha 1ª consulta ela sugeriu q eu falasse com um cirurgião buco pq eu tenho excesso de maxila vertical e q seria mt interessante para o meu tratamento, inclusive mais rápido optar pela cirurgia ortognática, e que se eu escolhesse por não fazer teria q extrair dois pré molares superiores e um inferior (entendi q era um pré molar inferior já q n tenho mais o 1º molar)… Fui ao cirurgião q perg minha queixa e disse q eram várias mais a falta de selamento labial me incomodava mt. Expliquei a ele a indicação das extrações caso eu n quisesse fazer a cirurgia. E ele n concordou. Disse q faria a impactação da maxila mas avançaria a maxila ao invés de recuá-la, o oposto ao q a orto sugerira. E q n havia necessidade de extração pois minha arcada é estreita e conforme fosse abrindo iria ganhar espaço. Ele pediu um relatório a ela, mas escreveu que o tratamento ortodôntico seria mt mais compensatório. Enfim… falei com ela, q disse q concordava e q me deu a opção da cirurgia para conhecer o procedimento. E ela me deu três opções: -Extrair 4 pré molares(suavizar meu perfil e o melhorar o selamento labial, mas com mal de ficar com linhas de expressões já que meus lábios são grandes); – Extrair 1 incisivo (alinhamento e fechamento das diastemas, mas sem atingir o selamento labial e não alterar o perfil [vou continuar bicuda] ; – Não extrair nada, alinhar e restaurar os espaços que não poderão ser fechados. (Pra esse ela alertou q meu selamento labial iria ficar mais comprometido)… HELP ME! N sei o q faço…

  71. Olá doutor, coloquei meu aparelho ontem, só que no começo do tratamento, que eu fui para a dentista conversa comigo, ela disse que eu teria que arrancar meus 4 sisos e só tenho apenas 15 anos e morro de medo de arrancar dente, e pelo o que eu vi meus sisos então na posição vertical, e na parte superior, meu único dente torto é o incisivo lateral, será que a doutora não poderia abrir um pouco a arcada pra acerta só esse dente ao invés de ter que extrair ?

  72. Olá, Faz 2 meses que tirei o aparelho e não gostei do resultado final. Teria algum e-mail que poderia envia a foto como ficou, para o senhor por gentileza dizer si tenho que volta a usa aparelho novamente…

  73. Dr. extrai os dentes 53 e 14 para a abertura de espaços na boca para que minha presa voltasse ao seu devido local, tenho 16 anos e o método do aparelho que já estou usando é a corrente, então queria saber qual e o tempo necessário para que volte a retornar todos os dentes no devido local. obrigado pela atenção, se possível o retorno .

  74. Olá, sou classe 2.
    No inicio do meu tratamento, eu já estava ciente de que o meu caso era fazer a cirurgia ortognatica. Os meus dentes são para frente e o queixo é um pouco para trás. Meus pais optaram por não fazer essa cirurgia pois ainda sou nova, acabei de completar 16 anos. E realmente temos que concordar, que essa cirurgia é muito violenta… Então optamos por fazer uma extração dos dois pre molares superiores. Eu gostaria de saber se a estética do meu rosto realmente ficará boa e se não irei ficar com a boca meio ”murcha”. Estou preocupada.

    • Gabrielle,

      Se o problema é a mandíbula curta, o tratamento com extrações para retrair a arcada superior pode não ser a melhor opção. E existe o risco de um resultado ruim no perfil facial. Talvez seja bom conversar com outros ortodontistas antes de decidir.

  75. Bom dia ,

    Dr. André , talvez você possa me ajudar numa duvida , tive de extrair um incisivo lateral e um incisivo frontal ,aleatórios ,portanto fiquei com um espaço frontal e um lateral , corrigi com Ponte movél , porém , com o passar do tempo os vão do incisivo lateral ficou muito pequeno , impossibilitando até mesmo na Ponte a aplicação de um dente de tamanho natural , agora estou fazendo um tratamento para correção ,porém as opiniões dos dentistas variam muito , uns acham melhor corrigir somente o frontal e deixar o vão do lateral sem dente , assim ficaria com trê dentes na frente , e outro sugere o uso de aparelhos para afastar os caninos , sei que é complicado mas existe algo que possa me dizer?? muito agradecido.

    • Claudio,

      A recuperação dos espaços com uso de ortodontia pode ser a melhor opção por oferecer um resultado com simetria da arcada, dentes em tamanho natural e fechamento completo dos espaços.

      Mas é importante escolher bem o ortodontista pois esta movimentação pode ser complexa.

  76. Boa noite, aos 13 nos usei aparelho e com 1 ano e 3 meses foi retirado, achei estranho que a linha média não estava alinhada, estava como sempre foi. isso foi certo?
    No entanto, não usei o móvel por muito tempo e com o passar da idade os dentes molares nasceram e empurraram a os dentes inferiores um pouco para frente,tanto q os superiores ficavam na mesma altura que os inferiores, não encaixavam mais.
    Aos 21 anos procure novamente um ortodontista para avaliação pois percebi que meus incisivos centrais superiores estavam desgastando de maneira errada. Ai, estou usando aparelho novamente, com outra dentista a 1 anos e 2 meses. Foi retirado um pré-molar da direita “vizinho” ao canino, pq minha linha inferior é mais para esquerda. O outro pré-molar de traz já juntou ao canino, será que outros de trás também viram, ou não? é normal ficar essa vaga entre os dentes de traz no final do tratamento? demora muito essa junção?

  77. Boa tarde Doutor!É o seguinte:Usei aparelho 4 anos,pois meus dentes eram separados e pra frente a parte superior,durante esse tempo meus dentes juntaram mas continuaram pra frente,meu dentista retirou o aparelho,então não fiquei satisfeita com o resultado e procurei outro dentista,tive que colocar novamente aparelho está com 8 meses,meu dentista atual falou que preciso extrair meus dois pré-molares superiores,estou com muito medo de não fechar os espaços e de me arrepender…num sei!!!!.Tenho 34 anos.me ajude por favor,o que faço?Grata desde já!

    • Aparecida,

      Eu adoraria ajudar, ams não tenho como dar uma opinião sem ter examinado você.

      O que posso dizer é que por ser um procedimento irreversível, é necessário pensar muito bem antes de extrair um dente. Então pode ser uma boa ideia consultar outros ortodontistas antes de decidir.

      Boa sorte para você!

  78. Olá Doutor,
    Uso aparelho a 1 ano e quando adolescente extraí dois dentes inferiores, agora a dentista sugeriu a extração do caninos para abrir espaço para retrair o dentes superiores, só que sou meio bicudinho e tenho medo de mudar muito meu perfil, seria essa a melhor opção?

  79. Usei aparelho ortodôntico durante 6 anos e diante da enrolação da ortodontista tirei por conta própria e meses depois procurei outro profissional e neste momento estou em fase de retratamento. Sou classe II (tenho retrognatismo não tão acentuado)! Minha primeira ortodontista extraiu só o pré-molar esquerdo e procurei retratamento por conta de uma insatisfação enorme que tenho pela discrepância entre o lado direito e esquerdo. O lado direito me parece mais abaulado (mais “gordo” que o esquerdo) e isso me incomoda demais! Tenha a sensação que minha boca é torta! Me queixei disso com a profissional que está me atendendo agora e ela disse que não indicava a exodontia do pré-molar direito, pois desviaria ainda mais a linha média! Estou a mais de um ano realizando retratamento e continuo muito insatisfeita! O canino do lado direito anda me incomodando mais que a vestibularização dos incisivos! Tem alguma solução pra mim?

    • Nilda,

      Provavelmente há uma solução para o seu caso através da ortodontia, mas não é possível dar uma resposta sem avaliar o caso clinicamente. Talvez seja necessário conversar com outros ortodontistas para que você possa decidir qual o melhor caminho a seguir.

  80. Ola, Drº eu comecei a usar aparelho des de novo, quando tinha 13 anos, a dentista fez a instalação da parte superior, mais eu tinha as presas amontadas e uma arcada superior bem grande. Depois da instalação superior com 4 meses meus dentes tavão no lugar, mais air a dentista mim falou que para continuar o tratamento haveria a necessidade de extrair os 2 dentes que ficam do lado da preza, acho que o 14 / 24. Fiz a extração,com 4 meses a dentista ja tinha fechado o espaço dos dentes extraídos. Usei o aparelho por um tempinho a mais, depois removeu a parte superior fiquei usando a contenção, mais air minha contenção empeno e um 1 dente superior estava entortando e minha dentista disse que nao, mim retei e parei de usar. So que com o passar de 1 ano procurei outro dentista retomei meu tratamento e minha arcada superior eh menor que a inferior, claro que os dentes inferior nao passam do superior. mais acabei ficando com a mordida cruzada. o que o senhor acha ? o que pode ser feito pra resolver esse problema:?

    • Matheus,

      Apesar da sua descrição, eu não tenho condições de dar um diagnóstico e oferecer uma solução sem ver o caso.

      Talvez você tenha um prognatismo e o tratamento seja cirúrgico, mas isso só pode ser respondido por um ortodontista que avalie você pessoalmente.

  81. Boa tarde, dr. Andrade!
    Estou indo para o meu 32º mês de tratamento. Á partir de minha ultima consulta comecei a usar o elástico e gostaria de saber aproximadamente quanto tempo ainda tenho de tratamento. Meu dentista me disse q ja estou a caminho de finalizar. Fico aguardando retorno.
    Obrigada!!

    • Boa tarde Gisela, mas eu não sou o Dr. Andrade, sou o Dr. Andre :)

      É impossível dizer qualquer coisa sobre o seu tratamento sem ver o caso.

      Mas se o seu sorriso está bonito e você está satisfeita com o resultado, confie no seu ortodontista que deve estar mesmo acabando.

  82. Dr André
    Meu dente canino não caiu na adolescência, e o permanente começou a nascer no céu da boca, coloquei aparelho, minha dentista fez a extração, e começou a puxar meu dente permanente que nem nasceu por inteiro, só tem uma pontinha, já faz uns 6 meses que ela está puxando e nada desse dente crescer. e normal isso? será que ele vai crescer mesmo? quanto tempo mais vai demorar?

    AGradeço

    • Kamila,

      Estes caninos inclusos podem demorar mesmo para nascer. Mas é importante checar se o dente está anquilosado, ou seja, se “grudou” no osso. Neste caso, não será possível movimentá-lo. Converse sobre esta possibilidade com a sua ortodontista.

  83. Olá, gostaria de tira uma dúvida, meus dentes inferiores são bastante tortos, iniciei o tratamento ortodôntico,dai minha dentista falou que meu dente incisivo lateral ñ voltaria ao local por conta que ele estava na linha central e ñ voltava de jeito nenhum é a solução era a extração visto que ele está por trás dos outros dentes ai fiquei meio que em dúvida se isso procede, vejo que se estiver um certo espaço o dente é capaz de volta a seu devido lugar visto que tem varias técnicas. o que vc me diz doutor?

    • Will,

      Você tem razão, muitas vezes é possível criar espaço para dentes mal posicionados, inclusive em situações em que o espaço é zero. Como o incisivo lateral é muito importante esteticamente, acho que você deve conversar com outros ortodontistas para ouvir opiniões diferentes.

  84. Dr. André, Boa tarde!

    Tenho dois dentes de leite, os molares superiores, ultimamente tem me dado bastante problema, na verdade já extraí um, pois tive uma inflamação na gengiva onde localizava este dente, agora estou com retração na gengiva no outro dente, e sensibilidade, terei que extraí-lo também. A dúvida é no preenchimento do espaço destes dentes, pensei no implante, mas como tenho uns dentes para correção irei colocar o aparelho, sendo assim será que conseguiria fechar estes espaços com o próprio aparelho ortodôntico? sem a necessitar de colocar implante? o espaço se fecha por completo?

    Obrigada!

  85. Olá, Dr.!

    No próximo mês completo 1 ano de tratamento odontológico com o aparelho fixo. Em menos de 2 mêses fiz a extração de 1 dente na parte superior (à frente do canino, segundo a dentista estava sobrando e era responsável pelo desalinhamento dos outros).
    Até então faço a manutenção todos os meses mas a falha do dente extraido continua, me parece que estou sendo “enrolado” e poucas vezes ela trocou o fio de aço ou apertou o aparelho…o que é feio em todas manutenções é a troca das borrachinhas…e todo procedimento não dura mais de 5 minutos.
    É um pouco complicado tirar as dúvidas com a dentista, pois a sala de espera está sempre lotada e há muito atraso nas consultas, o que acaba fazendo com que seja tudo muito corrido, não tendo espaço para uma conversa.

    O que você me sugere?

    • Kássio,

      A minha sugestão é que você insista em uma conversa séria sobre os rumos do seu tratamento com a sua ortodontista.

      Se isso realmente não for possível, talvez seja melhor procurar outro profissional para tratar você.

      Provavelmente haverá um prejuízo financeiro e de tempo para você. Mas é melhor perder um ano do que dois, três, quatro…

  86. Olá. doutor.
    Uso aparelho fixo há três meses e o meu dentista recomendou a extração de dentes na arcada superior pois tenho caso de classe II. No entanto, existe a possibilidade de extrair os pre-molares ou os sisos, os quais no meu caso são normais. A minha dúvida é se o tempo de tratamento varia dependendo de quais dentes eu irei extrair. Eu preferiria extrair os sisos, pois a possibilidade de ficar com um grande buraco na parte da frente me assusta um pouco e interferiria em meu trabalho. E neste caso, eu teria de extrair os sisos inferiores também?

    • Debora,

      Existe uma enorme diferença entre extrair pré-molares e sisos para correção de uma classe II.

      São mecânicas muito diferentes, então eu não diria que é uma decisão tão simples assim. Se fosse a mesma coisa, todos optariam por extrair os sisos, concorda?

      Portanto, acho que você deve se informar bem antes de tomar qualquer decisão. Inclusive buscando a avaliação de outros ortodontistas, se achar necessário.

  87. Boa Tarde!
    Dr. tirei meus dois dentes siso e ja tem uma semana e não para de doer,
    quanto tempo demorar para me recuperar e quanto tempo eu consigo abrir a boca direito?
    Obrigada.

  88. Boa tarde doutor,

    há dez anos atrás, eu usava o aparelho ortodôntico e segundo a avaliação da dentista, teria q extrair 8 dentes, sendo 2 primeiros pré molares inferior e 2 pré molares superior, além dos 4 cisos. Na época meus dentes não eram tortos ou grandes, coloquei o aparelho devido a um único dente, o primeiro da frente, q tinha a pontinha em cima do vizinho (11 e 21), ou seja, pela estética de um único dente. Minha boca no entanto é pequena e apertada, mas os dentes eram alinhados. Extraí os pré molares inferiores e os cisos do lado esquerdo, contudo comecei a perceber que ao falar, meus dentes inferiores começavam a aparecer demasiadamente, como se estivessem ido muito para trás..chateada, resolvi tirar o aparelho após três anos de uso. O espaço do pré molar direito já estava praticamente fechado e o da esquerda não. Passei os últimos dez anos com o dente 11 do jeito que estava antes de por um aparelho na boca, um espaço no pré molar esquerdo e quando eu me comunico, todos os dentes inferiores aparecem salientemente, me deixando com muito baixo auto estima. Agora, com 34 anos resolvi recolocar o aparelho para fechar o espaço que falta e tentar mudar os dentes inferiores que tanto aparecem quando eu falo. O meu dentista, outro profissional dessa vez, diz que como eu extraí os pré molares inferiores anos atrás, preciso extrair os superiores para haver harmonia. Isso procede ou não necessariamente tenho q extrair os de cima também? já tenho a boca e os dentes pequenos, tenho mt receio de envelhecer ainda mais, visto que passa essa impressão com os inferiores tão a mostra no meu comunicar. Me oriente, por favor. Obrigada desde já.

    • Glauce,

      Se você acha que já tem a boca e os dentes pequenos, acho que deve ter muito cuidado com extrações de pré-molares superiores.

      A minha orientação é para conversar com outros ortodontistas antes de qualquer decisão.

      O risco de envelhecer a face existe sim.

      • Mas uma vez que já extraídos os pré molares inferiores, devo necessariamente extrair os superiores para ocasionar harmonia? ressalto que a distância ficou grande entre os dentes inferiores (que foram empurrados pra trás) e os superiores .

        • Glauce,

          A distância da arcada superior ou trespasse horizontal é um problema, sem dúvida. Teoricamente as extrações são necessárias.

          Mas recuar os dentes superiores com extrações pode deixar a face sem sustentação para os lábios, envelhecendo a fisionomia. Às vezes é melhor continuar “dentucinha”. Isso vai depender do que o cliente acha da sua própria face.

          É uma decisão difícil que deve ser bem discutida com o ortodontista.

  89. ola dr
    eu tenho um dente canino para se puxado mas ele não quer desce, então o meu ortodontista me caminhou para outro dentista para puxar o dente, mas eu não sei como explicar para esse dentista o que é para fazer. já da de senti o dente encostado na gengiva passando com a lingua, sera que o senhor pode me ajudar.
    obrigado

  90. Olá,
    Estava lendo os comentários e usei aparelho por 6 anos e tambem extraí 4 dentes porém na época não fui informada que meu perfil seria comprometido e quando tirei o aparelho não gostei do resultado, ficou feio, mudou completamente meu rosto e meus lábios ficaram finos demais.
    Não teria como usar aparelho novamente e puxar para frente?
    Existe algo para ser feito?

    Obrigada.

    • Monique, me aconteceu a mesma coisa, com os dentes inferiores. Ficaram pra trás demais e qd eu falo só eles aparecem. Triste viu..sei a angustia que vc esta passando!

  91. Coloquei aparelho e tenho que extrair dois dentes para dar espaços para ir para trás. Os dois dentes da frente são tortos, gostaria de saber se teria algum dente exato para ser extraido, consertar os da frente para que possa dar espaços para puxar os demais para trás

    • Fabiane,

      Normalmente são extraídos os primeiros ou segundos pré-molares com finalidade ortodôntica. Mas é sempre bom lembrar que é um procedimento irreversível, então é preciso estar bem segura de que o ortodontista é capaz de resolver o caso e fechar completamente os espaços das extrações.

  92. Olá, eu tenho o meu dente C.S.D muito acima do I.L e do 1° P.M, meu dentista disse que tenho que usar o aparelho, os aparelhos geralmente demoram muito tempo, 2 anos 3 anos para resolver o problema, não tem algum outro método mais rápido para alinhar esse dente? Visto que os outros dentes são todos alinhados inclusive o C.S.E ..
    Obrigado desde já..

  93. Olá extrai meu dente pré molar hoje e terei que extrair outro mês que vem, pois meus caninos debaixo não nasceram, então eu coloca um implante ou extraia dois de cima, optei por extrair, só que agora tô com muito medo que fique a boca murcha ou então que demore o espaço pra fechar, faz 4 anos que uso aparelho, estou com 18 anos e o espaço debaixo não foi fechado, ai mudei de dentista e ele me disse que vai fechar, que só não fechou ainda se não a arcada debaixo vai ficar muito pequena, a de cima é muito maior.Será que fiz bem em extrair? E ele não deu pontos, disse que para fins ortodônticos é melhor não dar pontos. quero saber se vai demorar muito pra esse buraco fechar?

    • Olá Daianni,

      Não tenho como saber se a indicação do seu caso era para extração sem ter avaliado você pessoalmente.

      Pelo que entendi você ainda não extraiu os dentes superiores, certo?

      Neste caso acho que você deveria consultar outros ortodontistas antes de decidir.

      Se o caso não for para extrações você pode sim ficar com a boca murcha e depois não tem jeito. Aí é melhor fazer os implantes dos dentes inferiores que foram extraídos e tratar sem extrações.

      Pode parecer loucura implantar os dentes que foram extraídos, mas é melhor que ficar insatisfeita com a sua face pelo resto da vida, concorda?

      Boa sorte para você!

  94. Oi Doutor,arranquei o meu dente de leite da parte de baixo e sem ser o canino o outro depois dele,coloquei aparelho fixo,só q a dentista disse que vou ter q implantar dentes pq não pode ser puxado os dentes de tras para fechar o vão dos que foram arrancados e tenho muito medo de implantar ou mexer nos meus dentes,contando que os da frente eram bem juntos meio q encavalados sabe,estou usando o aparelho há 3 meses.meu ajuda,realmente não existe possibilidade de puxar os dentes para frente?
    Parabéns pelo site :)

  95. Extrai dois dentes,sendo o Primeiro molar de cima do lado esquerdo e o primeiro molar de baixo do lado direito,iria usar implante pois não são mas de leite mas fique sabendo que poderia usar aparelho para unir e cobrir a falha dos dentes perdidos,fiquei em duvida..é possível?
    Desde de já agradeço!

    • Cristine,

      É possível, mas geralmente é uma movimentação difícil de ser realizada e há risco de inclinação excessiva dos dentes durante o fechamento do espaço.

      Como você perdeu um dente inferior de um lado e um superior do outro, o fechamento pode levar à uma assimetria facial. Talvez seja mais indicado fazer o implante mesmo.

  96. Olá Dr André!

    Comecei usar aparelho fixo faz um mês, no momento estou só com o aparelho nos dentes superiores.O meu caso a dentista disse que há possibilidade de extração dos dois pré-molares superiores para que minha arcada superior recue.
    Consultei outros ortodontistas e alguns me falarem que essa técnica de extrações são antigas e que é possível sim recuar a arcada superior sem extrações de pré-molares mesmo quando o caso é classificado como caso 2
    Eu não vejo a necessidade de extrair meus pré- molares, pois meus dentes superiores não são tortos eles só são projetados para frente mas nada absurdo.Gostaria de saber se posso lhe enviar uma foto dos meus dentes para que vc tenha uma noção e posso me responder,posso?

    desde já agradeço!

    • Felipe,

      O recurso da extração é realmente usado há muito tempo na ortodontia, mas não é necessariamente ruim. Tudo depende do caso.

      É possível recuar a arcada superior, mas nem sempre.

      Mas eu não faço avaliações baseado em fotografias. O exame clínico é fundamental. Por isso não poderei ajudá-lo desta forma. Mas acho que na dúvida, você deve consultar mesmo outros ortodontistas antes de decidir extrair.

  97. Olá doutor, o canino dos meus dentes superiores do lado do primeiro pré-molar é muito em cima, e o dos meus dentes inferiores do outro lado é muito embaixo, meu dentista me solicitou a extração dos dentes 24 e 34 e ficou um espaço enorme e do outro lado do canino que deveria descer, diz o dentista que seria para afastar e consertar a “linha média”, será que me precipitei ao extrair?

    • João,

      Não é possível dizer se a decisão foi acertada ou não baseado apenas na sua descrição. è necessário avaliar o paciente clinicamente para responder.

      Mas o fato das extrações serem do lado oposto ao da falta de espaço, não é por si só indicativo de que houve erro.

  98. olá Doutor
    estou fazendo tratamento para colocar aparelho, meu dentes superiores são tortos e são projetados para frente, tenho “2″ dentes incisivo lateral superior esquerdo (22). Um dos dois é o de leite permanente, eu extrai ele ontem, a anatomia dele era bem diferente dos outros, o meu canino superior esquerdo (23) ele é montado não desceu totalmente e o “outro incisivo lateral superior esquerdo (22)” esta imprensado com o (23), o espaço do leite permanente (22) ficou enorme, será que quando montar o aparelho estes dentes que tenho irão para o seu devido lugar, sem que o que foi extraído faça falta. e quanto tempo levaria para “essa correção”?
    Gostaria muito de voltar a sorrir novamente como antes… é horrível estar banguela! rs
    Muito Obrigada pela a atenção!

  99. Olá, Dr. tenho diastema generalizada, os espaços de milímetros entre cada um dos dentes, faço tratamento ortodôntico há 3 meses e coloquei o anel separador na ultima manutenção, que ocorre a cada 30 dias. Esses espaços entre os dentes requerem a utilizaçao de elastico em cadeia? Se sim, existe um periodo para o dentista inciar essa fase do tratamento? Pois eu vou para a formatura em dezembro, ou seja, daqui a 3 meses… e gostaria de, até chegar a essa data, ter pelo menos amenizado parte desse aspecto estético… Desde já, agradeço pela resposta!

    • Pedro,

      Acho que você deve conversar de forma bem clara com o seu ortodontista sobre a sua expectativa de estar com este resultado parcial até dezembro.

      Apenas ele, que conhece o seu caso, pode dizer se é possível alcançar este resultado neste prazo.

      Não é uma simples questão de usar ou não elásticos em cadeia. Certamente este é o recurso mais usado nestes casos, mas há um momento certo para se forçar este fechamento que depende de diversos fatores que devem ser avaliados pelo ortodontista.

  100. Olá Dr. Dr. Andre Moreira,
    Extrair um dente no arco superior, no caso o segundo dente molar hoje por conta de uma obturação de amálgama antida que se quebrou feio e não quiz fazer canal porque o procedimento ia ser bem complicado, segundo a minha dentista, os meus dentes são um pouco sensível, a minha dúvida é o seguinte! Tenho que digamos os dentes perfeitos, quero dizer que os meus dentes são bem retinho e nunca usei aparelho odontológico, genética do meu pai Rs. Agora a minha preocupação é que se os meus dentes vão se separarem por causa da extração?

    • Olá Cynthia,

      Se você tem a arcada perfeita acho que seria bom substituir o dente perdido com um implante para evitar a movimentação dos outros dentes na direção do espaço da extração. Isso pode desorganizar toda a sua oclusão.

      Se você não puder ou não quiser fazer isso logo, eu recomendo o uso de uma placa de contenção removível para impedir a movimentação dos dentes.

  101. Bom dia Dr. Andre:
    Extraí dois dentes molares.
    Pode ser isto que me causou labirintite ?
    Tenho 55 anos e jamais tive esta doença.
    Gostaria de receber a tua opnião.
    Grato, Razuk !

  102. Oi Doutor, coloquei o aparelho fixo somente em cima, e semana que vem vou colocar em baixo e colocar um levante (por 6 a 8 meses) pois tenho mordida profunda. Minha dentista disse que talvez eu precise extrair 2 dentes em cima, por não ter espaço pra deixar alinhado… Mas ela disse que vai depender do levante pra resolver se extrai ou não. Queria saber a função do levante além de ajeitar a mordida profunda. E além disso, tem aquele gancho no canino pra colocar elástico, em que o elástico pode ajudar? Obrigada.

    • Tainara,

      A função do levante é destravar a oclusão facilitando a movimentação dos dentes.

      As extrações servem para obter espaço para alinhamento e retração das arcadas.

      Os elásticos são usados para ajudar na retração dos dentes superiores.

      Mas eu não tenho como saber de que forma estes recursos serão usados no seu tratamento. Que deve responder a esta pergunta é a sua ortodontista.

  103. Olá doutor! Uso aparelho há pouco tempo e no início do tratamento meu dentista havia informado que faria o tratamento usando mini-implantes para melhor ancoragem. A questão é que não estou muito seguro sobre colocar o mini-implante. Na verdade, não gostaria de colocá-lo por vários motivos.

    Tenho apenas o incisivo central e lateral um pouco torto, mas, no pouco tempo que estou usando o aparelho fixo, já vejo resultados muito bons, mesmo sem usar nenhum outro recurso.

    Sei que é difícil opinar sem avaliar clinicamente, mas você vê a necessidade de utilizar mini-implantes? Existem outros métodos de corrigir simples apinhamento assim?

    • Robson,

      O mini-implante serve para ancoragem ortodôntica, geralmente para movimentações da maior magnitude. Não é usado especificamente para nivelamento e alinhamento.

      Então você precisa entender (ele precisa te explicar) exatamente por quê o mini-implante será necessário.

  104. OLA DR.TUDO BEM,ME TIRA UMA DUVIDA,MINHA FILHA USOU AQUELA APARELHO QUE PARECE UM CABACETE,O FAMOSO FREIO DE BURRO,USOU 1ANO E 2MESES,AI A DENTISTA TIROU FAZ UNS 1ANO E MEIO,AGORA ELA QUE VOLTAR O MESMO,PARA MELHORAR O QUEIXO QUE E VIRADO P BAIXO,COM ESSE APARELHO ELE GIRA E FICA NA POSIÇAO CORRETA,MAS ACONTECE QUE ELA JA TEM 15 ANOS,FICOU MENSTRUADA COM 14 ANOS,O SR. ACHA QUE VAI RESOLVER O PROBLEMA,POIS ELA NAO VAI CRESCER MAIS,SE CRESCER VAI SER MUITO POUCO,QUAL SUA OPINIAO.

    • Dalva,

      Não tenho como dar uma opinião sem uma avaliação clínica. Principalmente quando o caso requer uso de aparelho extra-bucal e existem tantos aspectos a se considerar. Acho que você deve tirar esta dúvida com a própria ortodontista.

  105. OI,DR,BOA TARDE!

    COMEÇEI MEU TRATAMENTO AGORA IREI FICAR 3 ANOS COM O APARELHO, MEU DENTISTA DISSE QUE PRECISO EXTRAIR OS DOIS DENTES MOLARES SUPERIOR, E COMO EU JÁ TENHO A BOCA UM POUCO MUCHA,ELE DISSE QUE DEPOIS QUE TERMINAR O TRATAMENTO MINHA BOCA VAI MUCHAR UM POUCO POR CAUSA DA EXTRAÇÃO PODE ACONTECER ISSO MESMO DE MUCHAR MAIS A MINHA BOCA????

  106. Olá DR Tudo bem?? Acho que o senhor tá cansado de mim ,eu vivo te encomodando rsrs ,mais é que sempre que eu saio do consultorio da dentista me vem um monte de duvidas ,ai venho encher o senhor rs ,pois bem ,dessa vez é sobre arrancar os 2 primeiros pre molares superior ,o céu da minha boca é muito fechada ,já usei Hyrax e ele só descruzou meus dentes ,agora a dentista que arrancar os dentes para ter espaço pros outros e assim arrumar o meu sorriso ,eu queria saber se é seguro mesmo arrancar esses dentes ,tipo sei lá e se não der o resultado esperado e realmente esses buracos que vão ser feitos eles vão fechar? e se fechar quanto tempo demora pra isso?? doí pra arrancar ,to com medo e já tá chegando o dia pra eu ficar sem esses dentes ,me ajuda por favor??

    • Olá Jady,

      Extrair dentes é sempre uma decisão difícil por ser um procedimento irreversível.

      Não tenho como saber se o seu caso tem ou não indicação para extrações. Isso só o seu ortodontista pode responder.

      Se você não estiver segura, pode consultar outros ortodontistas na sua cidade, mas eu não posso ajudar sem uma avaliação clínica.

  107. Dr. Percebi que depois da remoção do aparelho ortodontico que usei durante 5 anos minha boca está torta. Meus dentes estão alinhados, mas minha boca está torta principalmente quando sorriu. Isso é normal depois da remoção? O que fazer agora?

    • Danilla,

      Não tenho como dar uma opinião sem avaliar clinicamente o paciente. Mas o ideal seria que a boca não ficasse torta. O que precisa ser observado é se esta diferença já existia antes do tratamento mas não era percebida.

      Depois dos dentes alinhados pode ter ficado mais fácil de se ver esta assimetria. Já vi isso acontecer diversas vezes.

  108. Bom Dia!

    Tive que retirar um dente antes do terceiro Molar.No entanto não gostaria de colocar uma protese dentaria gostaria de saber se é possivel movimentar esse terceiro molar para frente ja que vou ter que arrancar ele.

    • Olá Julia,

      Como eu disse no post, depende do caso. Algumas vezes vale a pena e outras não. Isso só pode ser observado em uma avaliação clínica.

      E é importante que o ortodontista tenha experiência com este tipo de movimentação para que o caso não complique se estendendo por muito mais tempo que o programado.

      Talvez seja interessante ouvir mais de um ortodontista sobre o assunto.

  109. Olá dr.

    Meu canino é encavalado, então vou extrair o meu pré molar para dar espaço para o canino descer. Quero saber quanto tempo demora para isso acontecer.

  110. Olá doutor, estou indo para o nono mês com aparelho ortodôntico, e minha dentista está alinhando-os SEM fazer força antes de começar a fechar os espaços, isto está correto ? No próximo mês ela vai começar fechar os espaços, mas acho que não mudou muita coisa.
    Desde já agradeço.

    • Mai,

      Não sei o que você quer dizer com “SEM fazer força”, mas se os dentes estão se alinhando é por que a força está sendo aplicada.

      SE você não sente dor, ótimo, é sinal de que está sendo usada a força correta no seu aparelho.

      Então, a princípio, não vejo nenhum problema no seu tratamento.

  111. Olá Dr. fiz a extração do meu primeiro molar em fevereiro de 2011, em abril no mesmo ano eu coloquei a aparelho na parte de baixo, só que até agora o segundo molar e o terceiro molar não encostaram no segundo pré molar, será que esta certo? vou todo mês no consultório e a minha dentista só troca as cores das borrachinhas e pede para eu usar o elástico, do segundo molar até o canimo da parte de cima, gostaria de saber se esta correto, ou o Dr. sugere que troco de clinica.
    Meu muito obrigado.

    • Francisco,

      Fechar um espaço destes não é moleza. Por isso, muitas vezes é mais interessante fazer o implante mesmo.

      Não tenho como avaliar o caso sem um exame clínico, mas depois deste tempo todo, acho que deveria haver algum resultado.

      Por outro lado, trocar simplesmente de clínica não resolve o problema necessariamente. Converse com alguns dentistas e ortodontistas para ouvir outras opiniões.

  112. Olá Dr. tive uma queda e meu incisivo central inferior saiu por completo, agora uso um rot, gostaria de saber se posso usar aparelho ortodôntico para fechar ou alguma outra sugestão possa ser aplicada.
    Obrigada.

  113. Oi Dr. estou prestes a colocar aparelho para juntar meus dentes por serem todos da frente separados, os de cima e os de baixo.
    Eu já sei vou que vou ter que fazer a cirurgia da gengiva mais a frente, e por isso é que eu venho lhe perguntar: Esse tipo de cirurgia dói ?, pois meu irmão já fez, e para fazer a cirurgia ele tomou uma injeção na gengiva para ficar dormente, só que ele disse que dói muito. Tem outro tipo de cirurgia sem doer, ou só com essa injeção na gengiva ?

    • Flávio,

      O desconforto da cirurgia depende muito do profissional que vai fazer o procedimento, mas a técnica é esta mesmo, com anestesia local. Mas não faço cirurgias, então pode ser que haja alguma técnica nova que eu não conheça já que esta não é a minha especialidade.

  114. Tenho 14 anos e meus dois caninos não nasceram , fiz uma tomografia e foi constatado que eles estão deitados e por estarem assim o dentista disse que não pode tracionar que tera que arrancar ,estou com medo pq tem que tomar anestesia geral para a cirurgia. Vc tem outra solução para mim? posso colocar aparelho sem arrancar esses dentes? posso esperar ate 18 anos?Por favor me aconselhe.

    • Maria,

      Dependendo da posição pode ser melhor mesmo extrair os caninos do que tentar tracioná-los. Mas eu não tenho como saber qual é a sua situação sem examinar você pessoalmente.

      Quanto à anestesia geral, converse com outros cirurgiões para ver se é possível fazer com anestesia local. Às vezes é melhor fazer duas cirurgias do que extrair os dois dentes juntos, pois o tempo que a sua boca vai ficar aberta pode deixá-la com dores e até mesmo lesionar suas articulações têmporo-mandibulares.

      Esperar até 18 anos para extrair os dentes pode ser um problema se estes caninos estiverem pressionando raízes de dentes vizinhos.

  115. Boa noite Drº André,
    Estou com uma dúvida.Fiz uma prova de concurso e tinha o seguinte caso clinico na questao:

    Paciente criança que esta realizando tratamento ortodontico para desalinhamento dental e foi feita a indicação de extração dos primeiros pre-molares inferiores,porem,a dentista extraiu os segundos pre-molares inferiores,quais as consequencias desse equivoco?

    • Olá Marie,

      Bem, eu diria que são poucas informações para uma resposta conclusiva. O que pode ser dito sobre este caso é que haverá uma diferença na ancoragem.

      Com a extração dos primeiros pré-molares você teria os seis anteriores sendo retraídos contra a ancoragem dos molares mais os segundos pré-molares.

      Extraindo-se os segundos pré-molares você passaria a ter oito dentes no segmento anterior contra apenas os molares.

      O risco de perda de ancoragem com mesialização de molares seria maior neste caso.

  116. Bom dia Dr. André Moreira

    Fiz uso de antibióticos para o estômago e isso fez com que meus dentes enfraquecessem e precisassem de tratamento de canal. Já havia arrancado meus sisos, os quatros, e hoje por causa dos tratamentos de canal vou ter que arrancar os dentes 15, 16 e 25 e 26. Há possibilidade de mesmo assim usar aparelho fixo?

    Obrigada

  117. Olá, bom dia.

    Minha ortodontista me disse que o meu tratamento necessita da extração de somente um pré-molar (unid 44) para que o canino 43 deslize para trás e assim sucessivamente com os incisivos inferiores (onde eles “entrarão” e ficarão na posição onde os incisivos superiores possam cobri-los), uma vez que tenho mordida cruzada e assim há um desalinhamento da linha média. Confesso que estou muito preocupado com essa técnica. Será que conversando com ela, há outro jeito de corrigir essa mordida cruzada e fazer esse “deslizamento” dos dentes para o ajuste. Realmente eu não queria ficar sem meu pré-molar, por ter medo de nao fechar o espaço e assim eu ter problemas (imensos) no futuro.

    Desde já fico muito agradecido pelo uso de seu tempo. Um abraço.

    • Olá Willams,

      A sua preocupação faz sentido. É preciso ter muita certeza da necessidade de extrações. Principalmente se for unilateral.

      Mas baseado apenas nesta informação, não tenho como dizer se a indicação está certa ou não.

      A extração unilateral por si só não está errada.

      Se você não estiver se sentindo seguro, não prossiga. Converse com outros profissionais para ouvir opiniões diferentes antes de tomar uma decisão.

      Mas lembre-se de que uma proposta de tratamento sem extração também não pode ser considerada melhor apenas baseada neste fato.

      Faça o seguinte: primeiro escolha o ortodontista com carinho. Depois deixe ele decidir o que é melhor para você, ok?

  118. Olá Dr. André, gostaria muito de uma orientação: Tenho 34 anos e uso aparelho fixo há 30 meses para correção de sobremordida(minha mordida é profunda).Extrai 2 pré molares superiores para ajustar a arcada há quase 2 anos e até o momento o espaço não foi totalmente fechado.Já questionei minha ortodontista que diz ser normal todo o andamento do tratamento.Estou insegura,pois em todo este periodo, não percebi minha arcada superior “ir para trás” e harmonizar meu sorriso,muito pelo contrario,sinto eles mais a frente.No arco onde há o espaço do dente extraido ele faz uma volta( parecido com a letra T ) e nas consultas ela apenas tem trocado as borrachinhas.Lendo seu artigo sobre extração,fiquei intrigada.Será que falta algum procedimento a ser executado no meu caso?Desde já agradeço

    • Olá Thereza,

      Não tenho como falar especificamente do seu caso, mas mordidas profundas e extrações de pré-molares são uma combinação complicada.

      Como o fechamento dos espaços costuma acentuar a mordida profunda, estes casos podem complicar chegando a um ponto em que o ortodontista não consegue o fechamento completo.

      Não sei se é este o seu caso, mas vale a pena questionar qual é a previsão para o término do seu tratamento e o que falta para que os espaços sejam completamente fechados.

  119. Boa noite Dr, estou usando aparelho a mais de 2 anos ja retirei 2 cisos na parte esquerda, e tirei um pre-molar da parte esquerda de baixo, minha dentista diz que para alinhar o sorriso. Agora essa sema ela ritirou mais 2 pre-molares de cima dizendo que para acertar os dentes então ja foi retirados 5 dentes fora os dois cisos do lado direito o que daria 7 dentes. Ela no inicio disse que para eu usar um aparelho importado ao inves do nacional pq era de qualidade maior dizendo que em 2 anos ja estaria livre do tratamento, depois dessas extrações vejo que terei mais 1 ou 2 anos de tratamento fora o que estou a cara do TIRIRICA sem os dentes em cima e embaixo!!!

  120. Bom dia Dr. André,
    uso aparelho a quase 3 anos e ja extrai 4 pré-molares ( 2 em cima e 2 em baixo). Em minha última consulta o dentista solicitou que eu extraisse mais quatro, os terceiros molares, mas ainda não o fiz. Da primeira vez a explicação que me foi dada é que não havia espaço para alinhamento, agora, a justificativa para a segunda é que os terceiros molares estão inclinados demais em direção aos segundos molares e a extração deve ser feita para que se mantenha o progresso atual e dar continuidade ao tratamento. Nunca ouvi dizer em extração de 8 dentes e por isso estou com receio. o que você acha?

  121. Comecei o tratamento há 4 meses…já fiz a extração do pré molar,pois minha boca não tem muito espaço.Agora estou com tudo certo…aparelho em cima e embaixo.
    Média de quanto tempo leva para o canino tomar a posição correta?

    Essa dor no osso da boca é normal?

    Minha dentista disse que é porque os dentes estão se movimentando e que isso é um bom sinal.

    Obrigada!
    Att;

    • Olá Tatiane,

      Sim, a dor, desde que não seja muito forte, é normal e mostra que está havendo movimentação dos dentes.

      Mas não tenho como dizer quanto tempo vai levar para o canino entrar na posição pois isso depende de diversos fatores que são observados apenas em uma avaliação clínica.

      O ideal seria que o seu ortodontista tivesse esta informação no planejamento e cronograma do seu tratamento. Você já perguntou a ele?

  122. oi Dr. André Moreira meu caso é o seguinte
    meus dentes são pra frente sou dentuça, então fui ao dentista e ele optou o seguinte. me perguntou se eu aceito tirar os 2 dentes caninos e colocar aparelhos para os dentes vim para frente. só que eu gostaria de saber se vou ficar banguela ou vou ter que colocar implantes ou provissorio ou algo assim.
    e se vai adiantar alguma coisa pois sou dentuça de mais.
    obrigada ju

    • Juliana,

      Extrair caninos não é nada comum em ortodontia. Existe uma grande chance de um resultado ruim na face. Você não deve extrair os caninos nem outros dentes enquanto ainda estiver cheia de dúvidas sobre como o seu tratamento vai ser feito.

      Converse bastante com o seu ortodontista antes de decidir.

  123. Olá Dr. estou com o aparelho a dois anos já e eu acho que o Dr. responsável pelo tratamento está me enrolando. Ele tirou o 1º pré molar alegando que não tinha espaço, eu tinha indicado a ele que era para empurrar para trás no lugar no siso. Eu acho a maneira que ele está fazendo errada pois ele deixa sempre o mesmo ferro só mudando a cor da borrachinha que é aquela toda entrelaçada não faz nada de mais e cada consulta é mais $$ eu queria que pelo menos ele colocasse um elástico em cima e em baixo para puxar mais rápido pelo menos. Agora para completar começou a nascer meu siso eu não vou dizer nada a ele pois assim o dente empurra os de trás e fecha mais rápido…. E outra coisa eu tinha o sorriso perfeitoooooo só o canino um pouco torto, ele era um pouco mais para trás na boca e agora quando eu dou risada para fotos eu noto que minha boca ficou TORTA…. Um lado é mais aberto e mais caido sei lá… Pode me dizer o que fazer??? Estou entrando em surto já que nem limpeza ele quer fazer dizendo que depois que tirar o aparelho eu vou fazer clareamento ¬¬

    • Jéssica,

      Não tenho como avaliar seu caso sem vê-la pessoalmente. Mas extrair apenas de um lado pode sim criar um desvio de linha média em alguns casos.

      Como parece que você não está muito segura com este ortodontista, acho que vale pena pedir a opinião de outro profissional através de uma consulta.

  124. Eu estava fazendo um pesquisa na internet e achei seu site que falava sobre esse assunto que tenho muitas dúvidas.
    Infelizmente os dentistas dizem coisas distintas e fico mais confusa. Gostaria muito da sua opinião porque me parece ser bem entendedor do assunto.
    Bem, eu nao tenho o primeiro pré molar superior do lado esquerdo, quando era mais nova tive que arrancar.
    Hoje tenho 22 anos, eu sou um pouco dentuça e sempre quis colocar aparelhos, quando fico com a boca relaxada ela se abre e os dois dentes da frente (inciso central) ficam um pouca amostra .
    Então Dr, resolvi colocar aparelhos, um dentista me disse que eu teria que arrancar o outro 1º pre molar do lado direito, pois não tenho o do lado esquerdo. Fui em outra dentista, ela me disse que seria melhor colocar o aparelho, mas disse q nao sabia se seria possivel fechar esse espaço que tenho e que talvez teria que implantar um dente, disse que isso era melhor que arrancar o outro ja que sou nova.
    Agora estou com essa dúvida, arranco ou implanto?
    Gostaria mt da sua opinião, tem problemas em arrancar mais um dente?

    Muito obrigada pela atenção! Ficaria muito feliz se pudesse me responder.

    atenciosamente,
    Thamires Borges

  125. Muito cuidado com os casos de extrairem os pré-molares pessoal. Digo pq fui vítima de uma péssima ortodontista que me recomendou as extrações dos superiores e inferiores. Simplesmente se for feito inadequadamente a pessoa fica com um perfil totalmente diferente, a boca fica muito recuada em relação ao nariz fazendo com que o mesmo “aumente” de tamanho e ainda a boca murcha bastante reduzindo inclusive a bochecha do paciente. É praticamente uma descaracterização do indivíduo. Eu particularmente estava com vergonha de sair de casa, é algo que mexe muito com a autoestima. Estou tratando com outra pessoa e graças a Deus está bem melhor! Mas fica a dica: consulte pelo menos uns 5 profissionais antes de pensar em extrair pré-molares!

    • Thiago,

      Fico triste pela sua insatisfação com o resultado do seu tratamento. Mas o fato é que isso ocorre com uma certa frequência. E este efeito de aumentar o nariz também é comum.

      E a sua dica é ótima: Na dúvida, converse com vários profissionais antes de decidir extrair dentes, pois o procedimento é irreversível.

  126. Oi Dr. André, faço tratamento a 2 anos e foram extraídos os 4 primeiros pré-molares(2 superiores e 2 inferiores) e confiei na Ortodontista. Mas a situação chegou num ponto em que fiquei bastante insatisfeito com tamanho recuo no meu perfil. Estou tratando agora para tentar ficar mais próximo do que era antes das extrações, já que fiquei satisfeito com no máximo 2 meses após extração dos superiores e infelizmente deixei o tratamento continuar até próximo ao fechamento dos espaços. Queria saber até onde isso é possível já que achei inclusive que perdi bochechas com a extração dos dentes, e também se seria possível implantar dentes um pouco menores que os originais no lugar dos extraídos visando dar mais massa óssea à face. Ah e além disso já não tenho nenhum siso.
    Obrigado pela atenção, seria muito esclarecedor se respondesse.

    • Thiago,

      Talvez a reabertura dos espaços e a recolocação dos dentes através de implantes possa amenizar o seu problema de excesso de recuo do terço inferior da face.

      Mas não tenho como afirmar nada sem uma avaliação clínica.

      Quanto à implantar dentes um pouco menores no local das extrações, pode ser uma ideia, mas depende da avaliação do implantodontista.

      Desejo-lhe sorte nesta segunda tentativa.

      Um abraço!

  127. Olá doutor,
    Coloquei aparelho fixo há 2 meses e agora vou extrair 2 dentes (molares superiores), devido há uma suposta perda óssea que ñ existe, de acordo com outros 5 dentistas que passei. Gostaria de saber qto tempo demora aproximadamente pra fechar esse espaço que vai ficar e se conforme vou ajustando o aparelho pra fechar o espaço, pode acontecer de ficar feio, com a boca murcha??? O ortodontista q estou fazendo o meu tratamento é muito bom, conheço o trabalho dele, mas ainda tenho dúvidas qto ao meu resultado. Obrigada!!! Até mais!!

    • Eliane,

      Extrair molares não é muito comum em ortodontia, então é preciso estar muito seguro de que há uma indicação para este procedimento.

      Não entendi se o objetivo das extrações é ortodôntico ou se os dentes estão condenados por perda óssea. Se for ortodôntico, por que não extrair os pré-molares que é o natural? Se o problema é a perda óssea, por que outros 5 dentistas não viram este problema? São perguntas que precisam ser respondidas.

      É impossível tentar estimar o tempo para fechamento dos espaços sem uma avaliação clínica. e o risco de ficar com a “boca murcha” existe se os dentes anteriores recuarem demais.

  128. Boa tarde Dr. André, queria so comentar do meu caso e se o senhor puder me dar alguma recomendação. A uns 2 anos iniciei meu tratamento em uma clínica onde trabalham vários dentistas a principio tentei sempre ir no mesmo dia e na mesma dentista. Acontece eu tinhas um pouco a mordida cruzada de um lado e nesse mesmo lado meu dente esta encavalado ( não sei se é assim mesmo que se fala) não tendo espaço para descer, o primeiro dentista que me atendeu la disse para a doutora que me travava colocar um espaçador no céu da boca ( hyrax eu acho) para corrigir minha mordida e arrumar espaço. Fiquei com esse aparelho uns 6 meses , senti uma diferença minha mordida tinha melhorado muito , entretanto, meu dente ainda estava no alto. Assim que foi removido o aparelho do céu da boca a doutora que me travava falou que ainda faltava espaço para descer o dente, ai como você comentou ela começou a desgastar meu dentes para arrumar espaço e amarrou o dente encavalado aos outros para forçar ele a descer. A conclusão da historia é que ele ao invés de descer , entortou os outros e minha dentição ficou toda para cima , uma coisa horrível mesmo , parece que eu fiquei banguela de um lado da boca. Após isso a mesma doutora falou que não obteve o espaço necessário e me encaminhou para extrair o dente anterior ao encavalado, mesmo assim ele continuava torto e em cima dos outros. Depois de 6 meses que extrai o dente resolvi mudar de dentista pois não vi nenhum resultado e meus dentes estavam todos tortos. Estou a 1 mês no dentista novo e ele mandou eu refazer os exames e esta iniciando o tratamento com elástico para tentar descer meu dentes , e até me falou que caso não desça irei usar pinos. Tinha os dentes todos alinhados antigamente agora estão todos tortos e já se foram 2 anos de tratamento deixo aqui minha indignação e a minha história para que outras pessoas saibam escolher bem seus dentistas para não passarem oque eu estou passando. Desculpa ai qualquer erro escrevi rápido pois estou no trabalho, abraço.

    • Olá Bruno,

      Infelizmente histórias como a sua se repetem diariamente.

      Isso ocorre por que muitas vezes a sequência Diagnóstico-Planejamento-Execução é ignorada pelos dentistas.

      É comum que tanto os clientes quanto os dentistas se preocupem principalmente em colocar o aparelho. Mas sem um bom planejamento que defina o que o aparelho deve fazer, não adianta começar a trabalhar.

      E sem entender qual é o problema (diagnóstico) não é possível fazer o planejamento.

      Desejo-lhe toda a sorte nesta nova etapa e espero que tudo dê certo.

  129. Olá Doutor, terei que extrair 4 dentes e gostaria de saber se com isso os meus dentes se movimentarão mais rápido dentro da boca após a retirada e o prazo é de 3/4 anos pra tampar o buraco mesmo?

    • Felipe,

      Se as extrações foram bem indicadas, a tendência é que os dentes se movimentem para fechar os espaços. Mas não tenho como dar uma opinião sem ter examinado você.

      O prazo parece estar um pouco longo, mas, como eu disse, sem ver o caso não posso dar minha opinião.

  130. Olá Dr. boa tarde!

    Seguinte, uso aparelho precisamente há 5 anos, nos quais os dois últimos, admito ter sido bem relapsa com as manutenções, pela distância até a minha ortodontista, por questões financeiras e por falta de tempo.
    Eu tinha os dentes superiores bem tortos em função do canino esquerdo que estava incluso.
    Fiz a cirurgia de extração dele e do pré molar direito, usei barra palatina durante um ano e meio mais ou menos e depois o aparelho móvel que já faz uns 2 anos que a ortodontista dispensou.
    O tratamento tem obtido sucesso, pelas questões já mencionadas, já faz uns 6 meses ou mais que não retorno ao dentista.
    Ainda tenho uns espacinhos pra fechar, mas o que mais me incomoda são uns 2 milímetros que sobraram entre o incisivo e o canino direito.
    A minha pergunta é: me caso em Janeiro e queria muito não estar de aparelho.
    Existe alguma possibilidade, ou de tentar fechar esses espaços nesse pouco tempo, ou tirar o aparelho e colocar de novo depois, ou tirar e optar por um aparelho móvel, enfim…
    Sei que fui relapsa, mas minha ortodontista nunca é aberta em relação ao tempo de acabar o tratamento e isso causa uma enorme ansiedade, principalmente quando envolve custos e falta de tempo de fazer o tratamento corretamente.

    Agradeço se puder me orientar.

    • Olá Tatiane,

      Realmente a falta de um prazo definido pode causar ansiedade no paciente.

      Bem, acho que as três possibilidades existem.

      Fechar o espaço depende das condições da arcada e de disponibilidade para fazer as consultas antes do seu casamento. Mas ainda assim, haverá risco do espaço abrir por não haver consolidado o resultado.

      Remover o aparelho fixo e recolocá-lo é possível, mas dá trabalho e deve haver um custo para isso.

      Se o tratamento está quase concluído, um aparelho móvel pode ajudar, mas nunca funciona com a mesma precisão que o fixo.

      Talvez a melhor opção seja mesmo remover e recolocar o fixo. Por mais trabalho que possa dar, me parece ser o mais seguro a se fazer.

  131. Oi ,minha pergunta é a seguinte outro dente opode ocupar o lugar do dente do siso ?
    Coloquei aparelho e o dentista disse que o espaço do dente do siso é um espaço morto não serve pra nada ,então mesmo assim vou ter que tirar mais dois dentes ,isso pode ?

  132. Boa tarde Dr. Andre Moreira,

    Durante o período dos 14 aos 16 anos de idade usei o aparelho ortodôntico fixo, e por mais 1,5 ano fiz uso do móvel que foi o tempo recomendado pela minha antiga dentista. Entretanto, por uma eventualidade acabei perdendo o móvel, estou sem usá-lo por 10 meses, e já estou sentindo diferença nos meus dentes, estão separando onde não eram separados e a arcada superior está um pouco para frente.
    Fui em um outro dentista, e este percebeu que eu tinha biprotusão dentoalveolar, ele disse que minha antiga dentista alinhou os meus dentes, mas não corrigiu este problema. Então, o dentista recomendou-me extrair 4 dentes (os primeiros pré-molares inferiores e superiores), estou com medo de extraí-los tanto pelo fato de ficar banguela, quanto pelo fato de que esses possíveis espaços abertos não fechem ou demorem de fechar. Diante desta situação ele me deu a opção de não extrair caso eu use o fixo por 18 meses, e posteriormente que eu faça o uso do móvel pelo resto da vida. Gostaria de saber do senhor Dr. Andre Moreira se caso eu não extrair os dentes, o meu problema de biprotusão pode ser corrigido? Qual opção o senhor como especialista acha mais viável.
    Atenciosamente,
    Danielle

    • Danielle,

      A biprotrusão é um diagnóstico baseado na angulação dos dentes. Se for leve, pode ser amenizado com desgastes interproximais. Se for severo é indidado extrair pré-molares.

      Mas não tenho como responder sem uma análise criteriosa do seu caso, pois há o risco dificuldade no fechamento e excesso de retrusão dos dentes anteriores, com comprometimento da harmonia do perfil.

      Recomendo conversar com mais de um ortodontista antes de decidir.

  133. Olá! Meu irmão está fazendo um tratamento ortodontico e para isso extraiu os 2 primeiros pré molares superiores. Isso já ocorreu a cerca de 1 ano. Até agora não notei nenhuma evolução no fechamento dos espaços e na época, o bucomaxilo que retirou os dentes disse que houve uma perda óssea na região devido as raízes que eram muito profundas. Ele já tem 30 anos. O ortodontista diz que é um caso complicado, mas diz q está fazendo o possível, sem dar maiores detalhes, mesmo qdo solicitado. Gostaria de saber se diante desse quadro a probabilidade dos espaços não fecharem é realmente muito real. E qual seriam as providencias que deveriam ser tomadas diante do exposto. Agradeço desde já, a atenção.

    • Marcela,

      Não tenho como avaliar as chances de fechamento dos espaços baseado na descrição.

      Recomendo que vocês conversem com o ortodontista e insistam para ter respostas mais objetivas.

      Se não for possível fechar os espaços, isso deve ser passado logo para vocês para que não se perca mais tempo.

      • Sim. Mas qdo perguntamos a ele, ele responde que está com medo de não fechar (isso não deveria ter sido avaliado antes de ter mandado tirar???)… E a idade do paciente (30 anos) pode interferir nesse processo?
        Outra coisa… olhando, temos a impressão de que os dentes já estão alinhados e a mordida ajustada… mas existe cerca de uns 6mm de espaço para fechar ainda de cada lado!
        Sem contar que é complicado vc discutir com um profissional que está cuidando de algo que vc não pode resolver sozinho, né!

        • Marcela,

          Concordo com você. O estudo do caso serve exatamente para isso: definir que caminho seguir no tratamento. Optar por extrações requer um cuidado ainda maior na tomada de decisão.

          Se os dentes estão alinhados e ainda há espaços de 6 mm, prova elementos haverá uma retrusão dos dentes anteriores.

          É preciso ficar atento quanto à uma retroinclinação exagerada que pode comprometer o perfil.

  134. Dr, tenho 16 anos. e meus caninos nunca amoleceram.. (ou seja, sao de leite) mas de repente nasceram outros dentes por cima! nos dois caninos! fui ao dentista, ele disse pra eu extrair os dentes de leite e colocar aparelho.. mas estou muito preocupada com a questao da estetica! costuma demorar muito pra descer o dente? lembrando que são dois dentes e eles já estão bastante visiveis :(

  135. boa tarde doutor,

    tenho três peguntas para fazer:

    1) meu dente que se localiza atras do pre-molar inferior(dente extraído) e antes do meu dente que possui um anel, esta doendo e também inchado devo me preocupar com isso?

    2)a maioria dos casos que extrai os 4 pre-molares o paciente fica com a boca murcha? ou não são poucos casos e como eu posso saber se no meu caso vou ficar assim?isso depende de qual dentista vai fecha -los?, li a matéria que postou, não sabia que tinha essa possibilidade, to muito preocupada.

    3)vou trocar de dentista, pois tenho os 4 pre- molares extraídos (extrai antes de começar o tratamento) e o espaços nem começaram a fechar, se eu trocar de dentista posso começar o tratamento de onde parei, posso pedi para começar já fechando os espaços, tenho medo de perder o tempo do tratamento (2 anos), li no seu blog que normalmente leva 2 a 3 anos para fechar os espaços, ai vai somar com o tempo que já tenho ou não vai zerar, vou ter que esperar mais 3 anos para ver meus dentes bonitos? me ajude doutor estou desesperada, sei q não tem como avaliar exatamente porque não viu meu caso de perto mas pelo menos me der um noção do q acontece geralmente.agradeço desde ja.
    obs. meus dentes eram levemente encavalados, mas meu dentista falou que eu deveria extrai pq minha arcaria dentaria era pra frente, só que olhando visualmente não parecia q precisava de extração, neste caso a extração normalmente é correta?
    me ajude por favor !!!!!!

    • Mayara,

      1- Dente com dor e inchaço sempre deve ser avaliado por um dentista. Pode haver problema nele sim.

      2- Como eu disse no post, depende da situação inicial e também da mecânica usada pelo ortodontista.

      3- A troca de ortodontista geralmente leva a um atraso no cronograma e também à mudanças no planejamento. Eu, por exemplo, nunca continuo com o aparelho anterior. Peço a remoção, faço nova documentação e planejo como um caso novo.
      Não tenho como avaliar se as extrações eram indicadas sem ver o paciente pessoalmente.

  136. boa tarde,

    doutor, se eu fizer manutenção duas vezes por mês em vez de uma, consigo fechar os espaços q que ficaram pela extração dos 4 pre- molares mais rápido?

  137. boa noite doutor,

    li sua matéria no qual dizia que para saber se o dentista é um bom profissional o primeiro passo é verificar se ele é registrado na cfo, entao pesquisei dois dentista que conhecia e o nome deles estavam la, mas constatei tbm que eles nao se especializarao em uma area na odontologia, isso significa que eles nao sao bons dentistas? devo procurar um que é especializado?

    • Mayara,

      Não. Isso significa que eles não se registraram como especialistas. Mas não que não sejam bons dentistas.

      Eu recomendo a pesquisa no CFO por que o cliente tem o direito de saber se o profissional é especialista ou não.

  138. boa noite,

    doutor vi muitas respostas suas à perguntas dos usuarios em que o senhor disse que não é facil fechar espaços feitos por extrações, se é tao difícil pq é tao comum os dentistas pedirem isso pra gente e o senhor ja tratou algum caso que o espaços fecharam em um ano e o paciente nao ficou com a boca murcha, mas pelo contrario teve um bom resultado? tô
    começando a achar que todas as pessoas que extrai ficam com a boca murcha.

    • Mayara,

      Não é fácil mesmo, é uma mecânica bem mais complexa do que a usada em tratamentos sem extrações.

      Na minha opinião as extrações são usadas com um certo exagero às vezes.

      Eu já tratei vários casos com extrações e com bons resultados. O fechamento mais rápido se dá nos casos em que o espaço para os caninos é zero ou quase isso.

      Mas é fundamental indicar extrações corretamente para evitar o recuo excessivo dos dentes anteriores que produzem o resultado da “boca murcha”.

      • bom dia doutor,

        nao entendi, se quando extraimos os dentes fica um espaço enorme , um buraco,como é que o fechamento mais rápido se dá nos casos em que o espaço para os caninos é zero ou quase isso

        • Mayara,

          Por que o canino ocupa todo o espaço criado pela extração. Quando já há espaço para “meio canino”, por exemplo, parte do espaço da extração do pré-molar não será preenchido com o canino e será necessário trazer os dentes anteriores para trás afim de fechar o espaço remanescente.

  139. Bem coloquei o aparelho faz 4 meses minha mordida e errada e tenho a canino encima de outro dente não tem espaço dai meu dentista colocou o aparelho e até hoje nenhuma melhora só piora dois dente de baixo foram empurrados pra traz o que faço pois acho que esta ficando é pior .

  140. Dr, André, tenho uma dúvida.
    O meu canino nasceu um pouco acima de onde deveria ter nascido, os espaços estão ocupados, as pessoas não percebem que não é o canino que está ali, existe a possibilidade de simplesmente fazer uma cirurgia para retirá-lo, ao invés de ter que extrair o dente que está no lugar e depois usar aparelho para puxá-lo para baixo?

    • Thiago,

      A princípio podemos dizer que esta opção deveria ao menos ser considerada. Mas o normal é extrair o pré-molar e tracionar o canino para a posição correta. Esteticamente costuma ficar melhor.

      Mas esta decisão depende de uma avaliação clínica e radiográfica criteriosa.

  141. Dr. eu estou usando aparelho a um ano e meu dentista disse que ele não usa anéis pois existe outros tipos de tratamento, e o bracket sempre solta e eu não to vendo nenhuma melhora no meu caso, eu estou pensando em ir para outro dentista mais eu não sei como dizer a ele que vou desistir do tratamento.O que eu devo fazer?

  142. Por favor, tenho um dente inferior que tem uma retratação na gengiva, pois coloquei metade de uma coroa, agora uso aparelho ortodôntico e o orto disse que tenho que extraí-lo, se não vou perdê-lo, mas estou com medo, o que me aconselha?

  143. boa tarde,

    doutor não entendi vc disse que o fechamento mais rápido se dá nos casos em que o espaço para os caninos é zero ou quase isso, mas como isso é possível se quando ocorre a extração fica um espaço, um buraco enorme no local onde foi extraído o dente.

  144. Dr. a minha dentista disse que devo arrancar o molar dente 36,porque disse não ter como fazer o tratamento de canal estou com medo, e estou procurando outra opinião, pergunto se for necessário arrancar o que fazer acho horrível aquelas pontes moveis não tenho dinheiro para colocar dente fixo que é muito caro o que devo fazer ?

    • Evandro,

      Recomendo usar um aparelho mantenedor de espaço removível enquanto você economiza para fazer o implante com um bom dentista. Só não deixe o espaço livre pois os dentes vão se movimentar e desorganizar sua oclusão.

  145. Bom Dia, Dr. André Moreira;
    Gostaria de saber se tem como fechar um espaço que tenho nos 2 dentes primeiro pré- molar, uso prótese há mais de 6 anos e minha odonto disse que não tem como porque os dentes já esta nos lugares certos e se mexer vai ficar errado e não pode fazer isso. Devo confiar nela ou procuro uma segunda opinião? Qual sua opinião? Obrigada desde já!

  146. Olá! Bom Dia!!!
    Meu Dentista recomendou uma cirurgia ortognatica, mas eu acho meu perfil não é tão grave para uma cirurgia, gostaria de saber se não há outra forma? a retirada de dentes? Isso pode me prejudicar? ou esteticamente falando, vai obter resultados significativos?ou não?
    Pesquisei muito sobre essa cirurgia, e não acho meu perfil tão grave, como os que eu vi!!!!
    Já usei aparelho por 4 anos e não vi resultados! o Dentista me recomendou a retirada de dentes depois de 4 anos do uso de aparelho, e não tive coragem de retirar!!!!! Tirei o aparelho!!!
    Mas quero voltar a usar!!!!
    o que eu faço Dr?

    • Mariângela,

      Em primeiro lugar você precisa encontrar um ortodontista de confiança para orientá-la na sua decisão.

      Um tratamento compensatório pode ser uma alternativa em alguns casos, mas se for bem realizado. Por isso tudo depende do profissional.

      Recomendo a leitura das 10 dicas para escolher seu ortodontista, aqui no Blog.

      Depois que vocÊ encontrar o ortodontista certo, tudo fica mais fácil.

  147. Olá dotor tenho 16 anos e meus dentes ainda estão emd esenvolvimento a 6 meses retirei o dente incisivo esquerdo superior e um canino do lado direito superior a dentista diz que vai nascer quanto tempo leva para nascer esses 2 dentes ??? detalhe estou usando aparelho ao mesmo tempo so que sem as pedrinhas apenas nos 3 da frente superior .

      • concordo com o senhor sobre o espaço isso tb estranhei pq logo apos extrair meus dentes eles foram fechando o espaço do dente isso do lado esquerdo , e sobrou um buraquinho assim . pensei que estava puxando os dente para preencher o buraco . entao ela fica dizendo que vai vim um dente mais nao da uma noção em quanto tempo possa vim

  148. Olá Dr. Vou começar o meu tratamento ortodôntico. Tenho os dentes superiores muito inclinados para frente. A minha ortodontista disse que é necessário usar um disjuntor e cirurgia ortognática. Porém as cirurgias são muito caras. Se não optar pelas cirurgias posso ficar com os lábios murchos mesmo? Tem outra forma de tratamento sem cirurgia que tenha um resultado satisfatório?

  149. boa noite doutor,

    onde posso comprar prótese pra colocar no buraco entre meus dentes, conseguente da extração dos pre- molares?.

    Obrigado pela atenção.

  150. Ola Dr. Eatou com uma dúvida, sei que um profissional sabe, oq faz. Mas tem tantas opiniões diferentes. Enfim, extrai 2 dentes inferiores, uso aprelho superior a 1 mes por enquanto por recomendação da Dr. Ela falou q inferior só poderia por depois da extração, ae eu perguntei se poderia colocar o aparelho depois de dois dias da extracção. Ela disse q sim , q não havia problemas, haveria se fosse no mesmo dia porqsa do sangue. É correto? Pq vi por algumas pesquisas na net so poderia colocar depois de 7 a 15 dias. Por favor espero resposta!

  151. Ola Tudo bom? tenho cinco dentes inferiores frontais entre os caninos quando o correto é quatro e 02 dentes inferiores estao saindo para fora e estaõ pegando nos de cima e me incomodando. Sem espaço para corrigir um ortodentista quer extrair o mais torto e colocar aparelho. tenho 52 anos nesta idade meus dentes inferiores se fecham com aparelho. O Ortodentista disse que entre 06 e 08 meses fecham. Estou com medo de extrair. Peço sua opinião obrigado.

  152. eu tenho os dentes grandes e ao sorri eu mostro muito a gengiva por que meu labio sobe muito tem alguma coisa que posso faser pra que meu labio nao suba tanto assim a tanto de mostra tanto minha gengiva ? urgente…

  153. Ola Dr. Tenho 40 anos e a 6 meses estou usando aparelho fixo. Fui diagnósticado como “classe II” (dentuço). A 1 mês extrai os pré-molares da arcada superior. Minha grande preocupação é quanto ao tempo de fechamento do “buraco” formado, mais o senhor já reiterou que isso depende de cada caso. Minha dúvida é como se dará o fechamento… Meu ortodontista disse que os caninos irão “deslizar” para o local que antes estavam os pré-molares, ocupando aquele espaço. Mais isso não irá apenas “transferir” o buraco de local, abrindo um novo entre o incisivo e o canino? após o deslizamento dos caninos como os outros 4 dentes irão se movimentar? Não ficará um espaço na frente? Grato pela atenção e parabenizo pelo espaço.

    • Francisco,

      Se a movimentação for feita em bloco este espaço mais à frente não aparece. Mas se apenas o canino for retraído, isso ocorrerá e depois o espaço será fechado com a retração dos incisivos.

      São técnicas diferentes que dependem da preferência do ortodontista e do caso a ser tratado.

      Converse com o seu ortodontista para saber o que ele pretende fazer.

      • Vou perguntar a ele mais pelo que entendi a movimentação não será em bloco. Os caninos já estão se movimentando (cerca de 1,5 mm). Mais Dr, a retração dos incisivos podem ser feita concomitante? Isso seria em “bloco”? ou tenho q esperar os caninos se posicionarem e só depois fazer a retração? Então posso imaginar que, em tese, o aspecto da arcada superior ficará mais “reto”? Outra coisa… sou um pouco bochechudo. Pela sua experiência o Sr acha possível reduzir o tamanho das bochechas com a retração da arcada? O sr teria como disponibilizar fotos de antes e depois de casos de extração? pode ser por e-mail. Grato mais uma vez pela atenção.

        • Francisco,

          Sim, é possível retrair todos os seis dentes ao mesmo tempo.Isso é camado de retração em bloco.

          Mas a escolha do tipo de mecânica depende do ortodontista e do caso.

          A arcada não fica reta se os caninos forem rotacionados e o segmento anterior não for achatado.

          Quanto à bochecha, não tenho afirmar nada sem ver o caso.

  154. Dr, ótima iniciativa, obrigado pelo espaço! Bom, fiz tratamento ortodôntico, e por não ter escolhido um bom profissional, tive problemas. Primeiramente, usei um expansor que “abriu” apenas um lado do céu da boca. Após o ocorrido fui indicado a extrai 4 pre molares… acabei saindo deste ortodontista comecei um outro e minimizei os problemas. Todavia, continuo com uma leve diferença entre os espaços do lado da boca. Tipo, qundo sorriu, um lado aparece mais abertura do que o outro – não há simetria- e sei lá, fiquei com a boca meio murcha. Nada exagerado, mas a perda ossea e a flacidez da pele, futuramente aumentarão a visibilidade. O que devo fazer? Recorrer a uma cirurgia ortognática resolveria o problema? Abraço

    • Obrigado Bruno!

      Tratamentos com extrações podem produzir este resultado.

      Não saberia dizer se há uma solução para recuperar o volume da face sem uma avaliação clínica, mas se o problema é pequeno, talvez uma cirurgia ortognática seja uma medida um pouco drástica para resolvê-lo.

      De qualquer forma, não custa nada conversar com um cirurgião e ouvir a sua opinião.

  155. Olá! Terei que extrair 2 dentes 911 e 21), por causa de uma lesão radicular. Quero saber se até cicatrizar a gengiva terei que ficar sem os dentes? Tem como colocar uma prótese provisória pelo menos quando for sair?

  156. Bom dia, Dr. Andre!

    Em primeiro lugar, peco desculpas quanto a ortografia, pois o meu teclado nao admite acentuacao grafica…

    Realizei uma extracao de pre-molares inferiores ha cerca de 20 dias e ontem, no retorno com o ortodontista, foi optado por realizar o fechamento dos espacos com elastico simples (nao me refiro a cadeia elastica, mas sim ao mesmo que rotineiramente e usado para correcao da mordida aberta, que geralmente vincula a arcada superior com a inferior mas, no meu caso, liga um ponto de ancoragem soldado no fio proximo ao canino inferior ao segundo dente molar inferior, em cada lado).

    Por ter conhecido um amigo que realizou o fechamento de espaco com um gancho metalico e, por ter tido a ciencia da existencia das cadeias elasticas, por meio do seu blog, fiquei na duvida a respeito de qual tecnica, entre as tres que eu discuti no meu post, seria mais adequada em relacao a rapidez do fechamento desse espaco.

    Outra duvida que eu tenho, eh em relacao a higienizacao/acumulo de placa na borrachinha que esta auxiliando no fechamento desse espaco e, tambem, na eficacia da mesma apos alguns dias de uso, pois nao fui orientado com nenhuma recomendacao particular nem em realizar a troca dela ate a proxima consulta, em um mes.

    Estou em tratamento ortodontico como finalidade pre-cirurgica para retrognatismo. No entanto, percebo que, as vezes, as condutas sugeridas pelo cirurgiao (no qual confio totalmente, pois sempre foi claro quanto aos objetivos e no que eh possivel atingir com o tratamento, um profissional muito bem preparado que tem uma postura de interacao clara, concisa e preocupada com o cliente bem semelhante com a que o Dr. tem desenvolvido neste blog – site esse que, na minha opiniao, merece varios elogios :-) ) nem sempre sao respeitadas pela equipe que vem desenvolvendo a minha ortodontia que, a meu ver, carece de transparencia. Tendo em vista o que expus, o Dr. acha que, no meu caso, seria interessante discutir essa etapa de finalizacao ortodontica com outro profissional?

    Atenciosamente,

    Gustavo

    • Obrigado Gustavo!

      O uso de elásticos intermaxilares requer a troca regular dos mesmos. normalmente 3 vezes por dia. Não acredito que a força se manterá por tanto tempo sem a troca dos elásticos. Em uma mecânica como esta o uso de cadeias seria mesmo mais indicado.

      Se você não sente segurança no ortodontista que está fazendo a preparação e confia no cirurgião, eu acho que você deve pedir uma recomendação de um ortodontista da confiança dele ao menos para ouvir uma segunda opinião.

      Boa sorte na cirurgia!

  157. Boa tarde Dr André,

    Iniciei meu tratamento ortodôntico há 6 meses e desde o início do tratamento foi-me indicada a extração dos 4 pré-molares, mas ainda não os extrai, pois estou insegura quanto a minha futura satisfação frente ao resultado das extrações.
    Minha dentista disse que eu tenho apinhamento dentário, mordida aberta anterior (porque minha língua empurra os dentes) e biprotrusão.
    Eu perguntei para ela se seria possível continuar meu tratamento sem extrair dentes e ela me disse o seguinte : que poderia “colocar meus dentes no lugar” e fechar minha mordida sem extrair meus dentes, mas conforme os dentes fossem “colocados no lugar” eles ficariam mais projetados para frente (pois eu tenho, principalmente na arcada inferior, os dentes para frente e a gengiva para trás). E cabe a mim decidir entre extrair ou não meus dentes.
    Assim, eu queria saber o seguinte :
    1) há alguma outra forma de tratar a biprotrusão que não seja a extração dos pré-molares e os desgastes (pois acredito que este último procedimento não me seja indicado, pois tenho apinhamento nas arcadas superior e inferior e os dentes muito juntos na inferior) ?;
    2) se eu optar por não extrair meus dentes (pois tenho medo de que as alterações faciais me desagradem) e, assim, não tratar minha biprotrusão, terei meu tratamento prejudicado com uma possível regressão do apinhamento ou da mordida aberta após a retirada do aparelho?
    3) Minha biprotrusão ficará muito acentuada conforme os dentes forem “colocados no lugar”?

    Desde já, agradecida,

    Luciana

  158. Olá doutor tudo bem ? meu dentista falou que irei fechar dois espaços ao lado do canino com resina pois meus dentes são pequenos em comparação aos outros, gostaria de saber se posso fechar esses espaços antes do tratamento acabar, para ficar mais estético ? obrigada

  159. Oi, boa tarde.

    Fiz a extração dos pré molares superiores há 5 anos. O espaço do lado direito foi fechado em 2 anos. E o do lado esquerdo não, desconfiada que havia algo errado fiz um RX, e descobri que havia um pedaço da raiz deixada na extração, que estava impedindo o fechamento do espaço. Então, tirei esse resto de raiz. E mesmo assim, depois de 1 ano, nada do espaço fechar. Já uso aparelho há 5 anos. Estou muito desanimada, não sei oq fazer. :/
    Atenciosamente,

    Fernanda Galdina.

  160. boa noite doutor,

    eu já escrevi alguns comentários no seu blog em relação se é certo ou não trocar de dentista pelo fato de não esta satisfeita com meu atual, sendo que o mesmo pediu pra eu realizar extrações dos 4 pre molares mais ja vai fazer 2 anos que eu uso e mesmo assim não fechou nada. bom procurei dois dentsista em clinicas diferentes, o 1° me disse que continuaria o tratamento e q levaria em torno de 1 ano e pouco para fechar a abertura o 2° segundo me disse que tambem continuaria o tratamento e que levaria de 1e meio a 2 anos. Eu estou pensando em optar pelo q falou q o tratamento é mais rápido, a minha duvida é se dependendo do dentista ele consegue fechar o espaço mais rápido ou não independente o dentista o prazo é o mesmo. o que o senhor acha que eu devo fazer.

    * outra duvida o senhor acha que nos primeiro meses o dentista ja poderia tentar fechar o buraco ?

    * um dos dentista me disse que iniciaria ja colocando o elastico isso ja serve para começar fechar o espaço?

    • Mayara,

      Se você está levando em conta o tempo de tratamento, recomendo questionar se o prazo é fechado e garantido ou se você continuará pagando mesmo que leve 2, 3 ou 4 anos de tratamento.

      Certamente um dos fatores que influência na conclusão do tratamento é a capacidade do profissional.

      O uso de elásticos é um recurso usado para fechar espaço, mas depende de aplicação correta por parte do ortodontista.

      • boa tarde doutor.

        obrigada pela resposta,tenho outra duvida hoje fui em outro dentista e ele me disse que primeiro tem que abrir minha mordida para depois começar a fechar os espaços dos meus dentes com o argumento de que se não for feito assim não conseguiria fechar os espaços dos pre molares superiores e para abrir a mordida duraria 6 meses e para fechar o espaço em torno de 1 ano, existi isso mesmo, o senhor ja tratou um caso que teve que abrir a mordida do paciente?

        • boa noite doutor,
          abrir a mordida é realizado com expansor? li o caso do bruno que por ter usado o expansor ficou com diferença no espaço da boca, abrindo a mordida eu corro esse risco?

          • Mayara,

            A mordida aberta é medida no plano vertical, assim como a mordida profunda ou coberta. O expansor trabalha no plano horizontal (transversal). Mas uma expansão pode produzir uma abertura da mordida sim.

            Só não tenho como saber se você corre este risco sem ter avaliado o caso clinicamente.

        • Mayara,

          Sim, faz sentido. Uma mordida profunda pode inviabilizar o fechamento completo dos espaços criados pelas extrações.

          E sim , eu já tratei casos similares em que a abertura da mordida era necessária para o fechamento dos espaços.

  161. boa noite Dr. Estou com uma duvida para colocar aparelho ortodôntico tive que tirar um dente canino de leite que eu tinha porque tenho um no céu da boca que apareceu com a chapa ortodôntica mais não deu para terminar o tratamento e não fui puxar o outro dente como deveria fazer segundo a minha dentista tirei o aparelho e ficou um espaço grande entre os dentes .Agora vou colocar aparelho de volta mais queria saber se tem como eu colocar o aparelho e não puxar o dente deixar ele na onde ele esta tenho medo de puxar o dente do céu da boca gostaria de saber se tem outra possibilidade de não puxar o dente

  162. BOM DIA DOUTOR…
    Faço uso do aparelho ortodontico há dois anos, a principio meu dentista pediu pra que eu arrancasse os 4 cizos e dois da arcada superior, fato é que coloquei dois mini implantes para puxar os dentes da frente pra traz, os dentes alinharam-se mas não fechou os espaços e agora ele diz que vamos tirar os mini implantes pra puxar os de traz pra frente, estou super preocupada.
    pode me explicar o pode ter havido?
    agradecida!

  163. doutor boa tarde,

    lendo seu site descobri que meu caso é classe I, qual seria a forma mais apropriada para casos com extração dos premolares, a com elastico ou metal?existe com outra forma?
    Alias, parabens pelo site e pelo blog, os dois sao bastante esclarecedores.

    grata.

    grata

    • Obrigado Mayara!

      O tratamento com extrações é sempre complexo e a melhor opção depende de um estudo criterioso do caso. Os recursos usados para a movimentação podem variar de acordo com as preferências do ortodontista. Mas o importante é um bom planejamento e execução.

      Eu uso tanto amarrilhos metálicos quanto elásticos, dependendo do caso.

  164. ola doutor tinha os dentes de cima p frente ”dentuça” coloquei aparelho a 2 anos,extrai 2 dentes de cima ,um lado fechou a muito tempo e o esquerdo não fechou,então meus dentes ficaram tortos p direita,os 2 da frente estão bem tortos ,quando sorrio todos percebem,ja reclamei com meu ortodontista ,mas ele diz que meus dentes são assim mesmo e ele não pode fazer nada,ele ja ta doido p tirar meu aparelho e colocar o móvel,mas o dente ta muito torto,e ele não aceita, não quero tirar com eles assim,teria um jeito de melhorar ,”alinhar um pouco” eles?como faço se meu dentista não aceita que estão visivelmente tortos?por favor preciso de ajuda

    • Celle,

      Se o espaço não está fechado, o tratamento não pode ser considerado concluído.

      O desvio da linha média poderia até estar presente antes do tratamento, mas isso pode ser facilmente checado pelas fotos e modelos iniciais que o seu ortodontista deve ter.

      • doutor,depois que fechar o espaço,tem como consertar o desvio da linha média ou pelo menos melhorar um pouco?Esta muito torto os 2 dentes da frente estão bem p o lado,ele disse que sempre tive esse desvio,mas se realmente tinha não era perceptivel,mas agora esta demais,tanto que outras pessoas estão reparando,ele disse que pela minha idade e não ser mais uma adolescente é impossivel ,pois abriria o espaço do outro lado do dente,isso é verdade,não teria como?não gostaria de terminar o tratamento e ficar com os dentes da frente tortos como estão ,por favor doutor me ajude ,obrigada

  165. Boa Tarde Dr.

    Acabei de conhecer seu blog, adorei, se eu tivesse essas informações antes talvez não estivesse um pouco frustrada hoje. Retirei o aparelho há uns três dias atrás, estou usando a contenção e fiquei um pouco triste com o resultado, pois fiz essas extrações e acho que fiquei um pouco com a boca mucha. Com relação a estética dos dentes ficaram ok, eu tinha desgastes nos dentes da frente, tantos superior quanto inferior, o Dr. falou que tinha mordida de topo, isso foi resolvido, mas estou estranhando minha boca. No inicio do tratamento até ouvi outras opiniões, mas optei por esse tratamento pois ja conhecia o trabalho do Dr., é bem falado na cidade, então confiei no tratamento proposto por ele. Será que não teria algo que eu possa fazer para melhorar isso?

    • Obrigado Larissa!

      Bem, se o caso foi bem conduzido e os espaços foram fechados, acho que não há muito o que fazer para mudar o resultado no seu perfil facial, infelizmente.

      Este é um problema que pode ocorrer em tratamentos com extrações, mesmo quando são realizados corretamente.

      De qualquer forma, vale conversar com o seu ortodontista, que conhece o caso melhor que qualquer outro, e perguntar se ele sugere alguma alternativa.

      Boa sorte!

  166. Olá doutor, ainda falta um ano para minha retirada do aparelho, e meu dentista falou q o dente ao lado do canino ficará com um espaço que deverá ser fechado com resina, pois o canino ficará no lugar certo.
    Gostaria de saber se esse espaço pode ser fechado antes do tratamento acabar, e como funciona a resina, demora pra ser colocada ? e custa caro?

  167. Olá, queria saber se é normal um dentista indicar a extração de dente da arcada inferior apenas de um lado, realizei a extração de 5 dentes, os 4 dentes do siso e apenas um 2º pré-molar inferior do lado direito, o problema mudei de dentista e ao fechar o espaço, os meus dentes inferiores acabaram entortando para o lado direito, a minha atual dentista está tentando reverter. Queria muito saber se é possível consertar, se vou ter que realizar mais alguma extração ou se vai me causar algum prejuízo e também se o erro ocorreu na extração ou na forma como o espaço foi fechado. Pois já estou com mais de 3 anos de tratamento e angustiada com esse problema.

    • Darlene,

      A extração assimétrica é recomendada quando se deseja compensar uma assimetria. Ou seja, se a arcada é torta para um lado, extraímos um dente do outro lado para compensar (simplificando bastante a explicação), ok?

      Mas se não há assimetria e se faz a extração apenas de um lado, pode-se criar uma assimetria, que parece ser o que está ocorrendo no seu caso.

      Não tenho como saber o que é possível ser feito no seu caso sem avaliá-la pessoalmente. Talvez extrair o dente do outro lado seja uma solução, mas pode ser melhor reabrir o espaço e fazer um implante do dente extraído. Ou ainda pode haver uma solução intermediária sem extração ou implante.

      Também não tenho como dizer se houve realmente um erro na decisão de extrair ou na forma como o espaço foi fechado sem avaliar o caso.

      Mas recomendo que você converse com mais de um ortodontista antes de tomar qualquer decisão. Você já está há muito tempo em tratamento e não pode continuar sem um resultado consistente.

      DÊ uma olhada nas 10 dicas para escolher o seu ortodontista. O post está aqui no Blog.

  168. Olá Doutor André!

    Existe alguma técnica para puxar os molares para trás?

    Uso aparelho há seis meses. O meu primeiro molar inferior direito encontra-se para frente, empurrando toda a arca dentária inferior para a esquerda. O meu dentista sugeriu fazer um desgaste nos dentes (pré-molares inferiores direito), mas eu não queria desgastar.

    • Rony,

      Teoricamente é possível movimentar um molar para trás. Mas é realmente muito difícil tentar responder sem ver o caso. Não tenho nem como dar uma opinião.

      O que posso dizer é que deve-se estar seguro de que o desgaste é a melhor opção pois este é um procedimento irreversível.

  169. ola dr. Andre Moreira , uso aparelho a quase dois anos , mais fiquei um bom tempo so trocando de borrachinha , ate tomar uma atitude e chamar atencao do dentista . Mais ontem 13/03/2014 ela deu inicio para poder ajuntar os meus dentes com a borrachinha transada . meus dentes sao pequenos e separados sao quase 10 em cima e 7 em baixo , quanto tempo voce acha que leva para ajuntar todos ?

  170. Dr., Boa noite.

    Gostaria de saber se algumas raizes ficarem expostas apos tratamento ortodontico é normal, principalmente nos que receberam aquela coroa de metal. Detalhe: uma raiz do 1º molar inferior esquerdo parece q saiu do osso e esta muito estufada para fora. o que faço?
    Qual especialista procurar? Periodontista?
    Obrigado

  171. Dr. Andre, extrai os dois pré molares superiores e estou fazendo um tratamento usando mini implantes ortodônticos. Primeiro o implante foi colocado entre o segundo pre molar e o primeiro molar e os meus dentes foram alinhados, e o espaço dos dentes extraídos continuaram lá . Agora estou usando os mini implantes entre o o incisivo lateral e o canino e puxando os dentes de traz para frente. Gostaria de saber se esse procedimento de movimentação dos dentes de traz demora muito?

    Quando extraí os dentes perguntei para o meu ortodontista antes quanto tempo iria demorar para fechar totalmente os espaços e ele me deu um prazo de de 6 a 7 meses, mês que vem completa 7 meses que comecei usar os mini implantes para fazer a ancoragem e não esta nem perto de fechar os espaços. Tô ficando louca…rsrs

    Obrigada!

    • Bianca,

      Parece ter havido uma mudança no planejamento, que inicialmente era de retrair dentes anteriores e agora passou para avançar com os posteriores (que é uma movimentação bem mais difícil).

      Neste caso é natural uma alteração no prazo. Mas o que precisa ficar claro para você é o motivo que levou à esta mudança no planejamento.

      • Muito obrigada Dr. Andre. Parabéns pelo blog e obrigada por ter respondido com tanta rapidez. Pelo jeito vou ter que esperar esses dentes se moverem, né?!?!

        Abraço!

  172. Olá Dr Andre .. bom tenho 17 anos , tenho vergonha de sorrir , pois tenho um dente torto .. Tenho vergonha de colocar aparelho dentário , mais esse ano decidi que vou colocar , mas estou com medo , pois nao quero ficar muito tempo , tenho apenas o dente canino torto , o Sr poderia me dar essa informação se no meu caso demora muito ? os outros dentes são todos retos , é apenas 1 canino ! Obrigado pela compreensão . Agradeço ‘

    • Barbara,

      Não tenho como falar em prazos sem ver o seu caso. Além disso o tempo de tratamento também depende muito da capacidade do profissional que vai cuidar de você.

      Consulte um ortodontista na sua cidade para ter uma ideia do tempo necessário.

      Recomendo a leitura das 10 dicas aqui ao lado.

  173. OLÁ DR ANDRE MOREIRA FIZ UMA AVALIAÇÃO PARA COLOCAR APARELHO ORTODONTICO ,MAIS TIVE QUE FAZER UMA PANORAMICA E DEU REBSORÇÃO DAS CRISTAS OSSEAS ,JA LEVEI PARA A ORTODONTISTA ,ELA DISSE QUE VAI COLOCAR O APARELHO MAIS NÃO VAI PODER APERTAR MUITO DEVIDO ESSA REABSORÇÃO OSSEA ,TBM TENHO DOIS DENTES QUE FORAM EXTRAIDO E ELA DISSE QUE O APARELHO NÃO VAI FECHAR O ESPAÇO QUE FALTA OS DENTES DEVIDO O ESPAÇO MAIOR ,TENHO UMA COLEGA QUE TINHA O MESMO PROBLEMA QUE O MEU ELA ESTRAIU DOIS DENTES E O APARELHO FECHOU O ESPAÇO ,SERA QUE O MEU É DEVIDO A MINHA IDADE O DR PODE TIRAR ESSA DUVIDA ,PRQ ELA NÃO ME EXPLICOU BEM ,SÓ ME DISSE QUE TALVES QUANDO EU RETIRASSE O APARELHO EU TENHO QUE FAZER UM IMPLANTE OU OPTAR POR UMA PROTESE ADESIVA……

    • Patrícia,

      Cada caso tem uma solução diferente e não temos como comparar o seu com o da sua amiga. Além disso, como não avaliei você, fica impossível dizer se dá para fechar ou não.

      Mas se ela não explicou bem, volte a perguntar. Não inicie o tratamento se você não entendeu tudo o que será feito. Você precisa se sentir completamente segura com o seu ortodontista.

  174. Olá doutor, tudo bem? eu continuo tendo apertamento dentario durante a noite por causa do bruxismo mesmo com aparelho ortodontico, e minha dentista disse q eu precisarei usar a placa.
    Minha pergunta é, as placas de contenção transparente funcionam como placa para o bruxismo? obrigada

  175. ola Dr.
    gostaria muito que vc pudesse me ajudar.
    já tenho meus dentes bastantes separados, mas mesmo assim, o meu dentista disse que seria preciso extrair dois dentes molares superiores. tenho medo por que já tem muito espaço.. talvez de não ser preenchido. o que devo fazer?

    • Mara,

      Acho que vale a pena ouvir outras opiniões antes de decidir extrair os dentes.

      O mais comum é extrair pré-molares e não molares.

      Converse com mais alguns ortodontistas e tome esta decisão com bastante calma.

      Recomendo a leitura das 10 dicas aqui no Blog.

  176. Olá ! Eu não tenho o segundo pré-molar do lado direito,e como o primeiro molar do lado esquerdo está pra fazer canal,ele reomendou a retirada desse primeiro pré molar.Tudo bem extrair um segundo pré molarde um aldo e o primeiro pré molar do outro pra fazer a correção ? ou trato canal do primeiro pré molar e retiro o segundo do lado esquerdo também?

    • Karen,

      Não dá para afirmar com certeza sem ver o caso, mas entre os dois pré-molares não há tanta diferença (normalmente) e pode ser uma alternativa extrair o dente que já apresenta problema no canal.

      Por outro lado, a mecânica passa a ser assimétrica demandando maior experiência do ortodontista. Ou seja, depende do caso.

  177. Olá tenho 21 anos, eu arranquei meu canino ontem pois ele era de leite, estava doendo e também bastante bambo e inflamado, minha dentista disse que se eu colocar aparelho consigo que esse espaço seja preenchido com o outro dente permanente e também posso corrigir outros dentes que estão tortos. Se eu colocar o aparelho posso corrigir esse problema, posso sumir com esse espaço sem precisar por outro dente no lugar? e em quando tempo posso ter esse resultado? não quero ficar com essa ”janelinha” porque é incomodo pra mim. O que vc me recomenda? por aparelho pra fechar o buraco ou implantar um dente no lugar? pooor faaavor me ajude com sua opinião! Obrigado, Beijos!

    • Paula,

      A decisão entre fechar o espaço ou fazer um implante depende do caso.

      Em primeiro lugar, é preciso saber onde está o canino permanente, Você não tem o dente? Está incluso? Já foi removido?

      Fechar o espaço de um canino não é muito comum em ortodontia. O resultado nem sempre fica bom, podendo haver alteração na linha média, por exemplo.

      Possivelmente também será preciso fazer ortodontia para fazer o implante pois o espaço pode ser pequeno para o novo dente.

      Enfim, não há uma única resposta. Tudo depende de uma avaliação clínica e radiográfica cuidadosa.

  178. Dr André, tenho caso de biprotusão e coloquei aparelho faz uns dois meses…fui em dois dentistas antes de escolher e os dois disseram que precisaria extrair os quatro pré-molares. Ontem foi minha segunda manutenção e ele não extraiu. A minha dúvida é: tem o tempo certo pra extrair? pq eu vi casos nos quais o dentista extrai antes mesmo de colocar o aparelho no paciente, e o meu ortodontista disse que não vai poder extrair tão cedo pois se extraisse agora ia demorar muito pra fechar os espaços, então primeiro ele trabalharia com o aparelho pra depois ficar só no “ponto” de fechar o espaço. Em torno de uns 8 meses…isso está mesmo certo? Ele fazendo dessa forma, o espaço demora menos pra ser fechado ou não faz diferença?

    • Nicole,

      Normalmente extraímos os dentes antes de colar o aparelho. Talvez o seu ortodontista tenha um bom motivo para não fazer isso, mas eu não sei qual é.

      O tempo para fechar o espaço varia muito dependendo do caso e da mecânica usada.

      • Obrigada!! de qualquer forma confio muito no meu ortodontista, sempre me responde com calma e sobre o que está fazendo nos meus dentes. Só tem um problema…pago 130 por mês. No primeiro que eu fui consultar era apenas 50 reais e não cobrava pelo aparelho mas decidi não ficar por achar barato demais! 130 está um preço exagerado Dr,André? Ou é um dos preços que o orto pode/deve cobrar? Ele tem especialização e é bem conceituado…não acho que esteja me enganando em relação a extração dos meus pré-molares mas achei bem diferente a decisão dele de extrair depois… :( Isso é tão complicado…E ah! outra dúvida…antes de começar o tratamento eu perguntei sobre o tempo e ele disse que 1 ano e 8 meses ou dois anos no máximo, pois meu caso era simples. Quando precisa extrair quatro pré molares, esse tempo é realmente suficiente?

        • Nicole,

          Que bom que você confia no seu ortodontista. Isso é o mais importante.

          Bem, eu nunca comento valores aqui no Blog pois cada profissional cobra o que acha justo.

          Sim, é complicado, mas ele é quem pode explicar tudo o que será feito. Então pergunte, pergunte e pergunte. O nosso trabalho também é tirar as dúvidas dos nossos clientes.

          O prazo de dois anos é o padrão. Se for feito neste tempo está ótimo.

  179. Dr. uso aparelho há 1 ano e 9 meses. Só agora o meu dentista retirou um pré-molar. Isso é normal? A retirada de apenas um dente é normal? Ele classificou meu caso como CLASSE II. Ah, ele ainda quer fazer ‘desgaste’ em outro dente, contraio ao lado que fora extraído. Será que devo pedir explicações maiores a ele ou isso é comum?

    • Jeny,

      Explicações sempre são importantes, principalmente quando se pretende extrair ou desgastar dentes.

      Provavelmente há uma assimetria que ele quer corrigir extraindo apenas de um lado. Isso pode ser considerado normal, desde que haja indicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>