Invisalign attachments são pontos de apoio adicionais usados no tratamento com alinhadores Invisalign.
Temos um post aqui no Blog explicando em detalhes como o invisalign funciona.
Invisalign attachments, o que é isso?
A maioria das pessoas não sabe que o invisalign precisa de pontos de apoio adicionais.
Estes pontos de apoio são os attachments do Invisalign, pequenas aplicações de resina que são feitas nos dentes para otimizar o funcionamento dos alinhadores.
Esses pontos de apoio permitem que o alinhador se encaixe perfeitamente e exerça controle sobre os dentes em todas as direções.
Com isso, o alinhador passa a ter uma efetividade próxima à de um aparelho fixo, com a vantagem de ser removível.
Veja mais sobre Invisalign no nosso Instagram.
Como são confeccionados os Invisalign Attachments?
O ortodontista recebe, junto do conjunto de alinhadores um “template” (ou molde) para fazer os invisalign attachments com máxima precisão.
O template é muito parecido com um alinhador invisalign, mas é feito de outro material e serve unicamente para esta etapa do tratamento.
Na imagem abaixo vemos um template e podemos notar que dois dentes receberão attachments que têm formas diferentes, um é mais quadrado enquanto o outro tem um formato triangular.
A diferença na forma está relacionada à direção e ao tipo de força que será aplicada nos dentes durante o uso do invisalign.
O ortodontista preenche estes pequenos espaços com resina composta na cor dos dentes do paciente. Estes espaços são o molde de cada um dos invisalign attachments.
Os dentes que vão receber os attachments são preparados como em qualquer processo de colagem de brackets.
O template com os casulos preenchidos é inserido na boca do paciente e o ortodontista polimeriza a resina fazendo com que o material fique rígido.
Quando o template é removido os invisalign attachments já estão colados aos dentes formando pequenas protuberâncias que vão se encaixar com perfeição nos alinhadores.
Na imagem abaixo vemos os attachments prontos indicados pelas setas. É possível observar como estes dispositivos ficam discretos quando confeccionados com a resina na cor certa.
Finalmente, o alinhador é posicionado e começa imediatamente a aplicar a força de correção nos dentes.
Os invisalign attachments vão auxiliar na correção de dentes rotacionados e inclinados entre outros problemas.
Os próximos alinhadores também são preparados com casulos para encaixe dos attachments que podem ser usados até o final do tratamento.
Remoção dos Attachments ao final do tratamento
Com o término do tratamento a remoção dos invisalign attachments é feita com as mesmas brocas de acabamento usadas na retirada dos brackets.
Essas brocas permitem a remoção completa da resina sem danos para o esmalte.
O Invisalign é sempre uma alternativa de tratamento estético e eficaz, com um alinhador transparente de primeira linha.
Espero que este post tenha sido útil para você.
Eu sou o Dr. Andre Moreira, credenciado Invisalign
Quer ver mais sobre Invisalign? Clique no botão para acessar o meu site!
Usei invisalign para corrigir mordida profunda, porém após
1 ano e 3 meses não vi resultado.
Paguei caro e agora o que fazer??
Cida,
Não tenho como dizer muito sem ter avaliado o caso. Mordidas profundas podem ser bem desafiadoras. Mas você deveria conversar com o seu ortodontista e tentar fazer mais uma sequência de alinhadores.
Olá, boa tarde!
Para retirar os attachments dói bastante pois parece q está desgastando o esmalte do dente. Depois o dente fica dolorido, como se estivesse quebrado.
Isso é normal?
Não tem uma forma diferente de tirar sem a broca q parece desgastar o dente?
Luiza,
A remoção de attachments ou mesmo da resina da colagem dos brackets deve ser feita com brocas próprias para evitar o desgaste do esmalte.
Não é comum sentir dor durante a remoção. Pode até dar uma sensibilidade devido ao calor gerado pela broca de acabamento, que só desgasta a resina.
Esse tipo de procedimento deve ser executado com muito critério para não danificar o esmalte.
Minha arcada superior e inferior são projetadas para frente… nada que me faça ficar de boca aberta ou parecer Ronaldinho gaúcho… gostaria de saber se o invisalign pode resolver… vi um vídeo da internet de uma menina usando até as borrachinhas com o invisalign… é possível?
Adriana,
Sim. O invisalign é uma boa alternativa para tratar biprotrusão. e o uso de elásticos intermaxilares é possível com esse aparelho.
Olá, eu já utilizei aparelho ortodontico, mas meus dentes entortaram novamento, eu fui em outro dentista e o mesmo me disse que eu teria que extrair 2 dentes para alcançar um resultado desejável, eu me pergunto, se isso é realmente necessário porque o primeiro dentista não fez isso? Eu não quero remover os dentes, pois não sou mais adolescente, aliás, eu fui no dentista com a intenção de usar aquele aparelho transparente “invisalign”, é possível que o dentista esteja equivocado quanto a remoção de dentes?
Mônica,
Não tenho como ter certeza se o caso é para extrações ou não.
Isso depende realmente de uma avaliação cuidadosa.
O primeiro dentista pode ter optado por não fazer e o novo por fazer as extrações. Isso pode ocorrer, principalmente se for um caso limítrofe.
O invisalign pode ser usado para tratamentos com ou sem extrações.
Mas o mais importante agora é você escolher um ortodontista que te inspire segurança e seguir a orientação dele.
Dr. Usei aparelho fixo por 3 anos e vejo que meus dentes Inferiores estão ” abrindo ” novamente. O invisalign poderia ser uma opção ??? Qual a media de custo dele???
Daniela,
Sim, pode ser uma opção. Mas os valores dependem do ortodontista que você escolher.
Uso invisalign, mas percebi que onde está os attachment está arrancando minhas restaurações que estão nas laterais, dentista disse que isso é impossível de acontecer, será?
Jane,
Não tenho como dar uma opinião sem avaliar. Se o seu ortodontista já avaliou e disse que não há problema. Provavelmente não há mesmo. Mas você pode ouvir outra opinião.
Gostaria de saber se o invisalign é recomendado para o meu caso.
Já usei aparelho fixo durante 5 anos, mas agora meus dentes de baixo não estão alinhados com os de cima.
Obrigada.
Shirlin,
Provavelmente é possível resolver seu problema com invisalign, mas isso depende de uma avaliação clínica.
Gostaria de saber se há possibilidade de aplicar resina entre os dentes , mesmo se não houver diastema . Uma vez que tenho dificuldades na hora de comer em relação ao fato dos alimentos ficarem grudado entre os dentes e causando possíveis cáries.
Obrigada!
Mariana,
Isso precisa ser avaliado por um dentista clínico. Eu só trabalho com ortodontia.
Boa noite Dr Andre.
Uso aparelho fixo a dois anos e estou em fase de finalização, irei remove-lo em novembro. Infelizmente tive que trocar de ortodontista devido a mudança de cidade, em agosto, e esse novo profissional comentou que devo usar contenção fixa inferior para o resto da vida. Não gostei da ideia, principalmente porque minha arcada inferior sempre foi alinhada e nivelada, sendo meu principal problema nos incisivos laterais na arcada superior.
Estou pensando bastante a respeito do invisalign, e gostaria de saber se posso usa-lo para manter meus resultados apos o meu tratamento ortodôntico? Além disso, meu incisivo lateral esquerdo está um pouco para fora e o dentista disse que não é possível ele ficar alinhado com o central… Será o que invisalign pode “polir” o resultado que esse meu novo ortodontista parece não saber ajustar? Obrigada
Ananda,
O invisalign pode corrigir um problema leve como o que você descreveu.
E a empresa também produz contenções removíveis de acetato com o nome comercial “Vivera”.
Pode ser uma alternativa no seu caso.
Olá doutor, eu usei aparelho fixo há um ano e ao diminuir o uso da contenção móvel superior (passei a usar só pra dormir), percebi que meu incisivo “central” esquerdo voltou a se posicionar um pouquinho a frente do outro, e também o “lateral” direito nunca me deixou satisfeita na posição final que ficou após o tratamento. É um preciosismo meu, mas gostaria de deixá-los perfeitamente alinhados. Não voltaria a usar o fixo metálico, e o Invisalign é muito caro, não posso arcar no momento. Será que usar uma contenção fixa na arcada superior ou um aparelho móvel amenizaria meu problema?
Amanda,
A contenção fixa superior pode ser uma solução (depois que os dentes estiverem alinhados com o uso de um aparelho móvel ou fixo) para evitar estas perdas pequenas.
Mas nem sempre é viável fazer contenção fixa superior. Depende da mordida.
Um aparelho móvel pode reverter o problema, mas a manutenção do resultado seria melhor mesmo através de uma contenção fixa.
Muito bom o post, não imaginava como eram feitos os attachments do aparelho invisalign.
Obrigado!
Dr. André, o invisalign é indicado para todos os casos? Já usei o aparelho tradicional quando era criança, mas atualmente, aos 27 anos, percebi que meus dentes voltaram a entortar. Um dos meus dentes, o incisivo central, está se sobrepondo ao outro comprometendo a estética. O invisalign seria indicado para esse tipo de caso?
Raisa,
Acredito que o invisalign seja uma alternativa para resolver o seu problema. Mas é necessário avaliar o cliente clinicamente para responder com certeza.
Bom dia, Dr. André.
Bem meu caso é o seguinte possuo dentição classe II, mas não chega a ser em alto nível, só são um pouco para frente meus dentes superiores. Pois bem já extrai os dois terceiro-molares superiores e agora pouco recebi a informação que para meu tratamento avançar de forma mais rápida será necessário retirar mais dois dentes, que são dois pré-molares superiores, mas acho que não será necessário, o que você me aconselha?
Pereira,
Não tenho como aconselhar sem avaliar o caso clinicamente.
Se as extrações forem feitas em um caso que não requer este recurso, o resultado pode ser uma retrusão exagerada dos dentes anteriores produzindo o efeito de “boca murcha”.
Por outro lado, não extrair quando o caso pede extrações pode provocar excesso de protrusão dos dentes superiores mantendo a aparÊncia de “dentuço”.
Por isso o que importa é o diagnóstico correto do problema, para então se fazer o planejamento.
O Invisalign pode ser usado para corrigir mordida cruzada? Tenho a mordida cruzada só de uma lado e meu ortodontista disse que não precisaria usar mais o expansor no céu da boca, mas diz que preciso voltar com o aparelho fixo para “arrastar” os dentes de trás para a posição correta da mordida. Ele não trabalha com esse aparelho.
J,
O invisalign pode ser usado em mordidas cruzadas, mas esta não é a situação em que este aparelho tem o melhor desempenho.
boa tarde! tirei há 2 meses o aparelho fixo de baixo mas ainda mantenho o de cima. o que reparo é que tenho uma assimetria nos dentes mesmo após o uso do aparelho ortodôntico. o incisivo lateral direito de cima está à frente (mas não muito) do dente de baixo – penso que seja o normal -, enquanto que o incisivo lateral esquerdo está mesmo em cima, ou seja, quando sorriu ele pousa em cima do dente de baixo. não consigo entender o problema mas também não tenho coragem de o expor à minha dentista. há problema ou não faz mal os dentes estarem assim? aguardo resposta! obrigada!
Ana,
Você deve sim expor esta dúvida à sua ortodontista pois estará ajudando-a a alcançar um resultado ainda melhor.
Um ortodontista comprometido com o resultado espera isso dos seus clientes.
Não tenho como avaliar se há problema ou não sem ter examinado você pessoalmente.
Tive muita sensibilidade quando os Attachments foram lixados na hora da colocação e ja estou nervosa com o momento de retira-los. É possivel o uso de anestesia para diminuir esta sensibilidade?
Fernanda,
Não faz sentido ter sensibilidade na instalação dos attachments. Só se você tiver sensibilidade sempre com gelado, quente, etc.
Também não vejo motivos para anestesiar um paciente para a remoção dos attachments. Mas, se essa for a única forma de fazer sem sentir dor, é possível sim.