Trocar de ortodontista – como fazer?

trocar de ortodontista

Trocar de ortodontista no meio do tratamento pode ser necessário, por diversos motivos. Nessa hora surgem dúvidas de como fazer isso sem prejudicar o trabalho.

Para facilitar o entendimento, podemos dividir as situações possíveis em dois grupos  quando se troca de ortodontista:

  1. Quando o próprio ortodontista organiza a troca;
  2. Quando o paciente procura o novo ortodontista sozinho.

Trocar de ortodontista quando o profissional organiza a troca

 

Trocar de ortodontista com ajuda do profissional

 

Uma mudança de endereço repentina (como uma transferência no trabalho) pode obrigar o paciente fazer a troca durante o tratamento.

Em um tratamento com boa evolução e boa relação entre profissional e paciente, a única motivação para a interrupção seria realmente a mudança.

O ortodontista atual deve indicar um colega na outra localidade. Então encaminhar a documentação, planejamento e o histórico do paciente para o futuro ortodontista avaliar.

Havendo concordância entre os dois profissionais sobre a condução do tratamento, o segundo ortodontista pode simplesmente dar continuidade ao trabalho iniciado pelo colega.

Esta é a situação ideal, mas nem sempre é possível, pois depende do ortodontista conhecer ou procurar um colega de confiança na cidade de destino do paciente.

Por isso, é comum o cliente precisar resolver tudo sozinho.

Quando o paciente precisa fazer a troca sozinho

 

Trocar de ortodontista sem ajuda do profissional

 

Quando o ortodontista não participa do processo, as dificuldades aumentam, pois o paciente precisa escolher seu novo ortodontista sozinho.

É comum que o paciente só comece a procurar outro profissional após chegar ao novo destino.

Esse é o primeiro erro. Seria melhor sondar as alternativas antes mesmo de se mudar. Fazer contato com os profissionais é muito fácil atualmente, pois todos querem ser encontrados.

Muitas vezes a intenção do cliente é encontrar um ortodontista que dê continuidade ao tratamento, aproveitando o aparelho e cobrando apenas os valores mensais.

Para que isso ocorra, o novo ortodontista tem que concordar com tudo o que foi feito pelo antecessor, desde o planejamento até a forma como o aparelho foi colado.

Como já foi dito, a melhor maneira de trocar de ortodontista é com o envolvimento dos dois profissionais.

Quando não há esse envolvimento, muitos ortodontistas resistem a assumir o tratamento. Preferem remover o aparelho, fazer nova documentação e novo planejamento.

Por que remover o aparelho antigo ao trocar de ortodontista?

Pode ser frustrante ter que recomeçar e, principalmente ter que pagar de novo a entrada do tratamento ortodôntico. Mas alguém terá que se responsabilizar pelo resultado. E certamente será o ortodontista que vai finalizar o tratamento.

Não adianta assumir o caso e no final justificar um resultado ruim, por erros no planejamento ou na montagem do aparelho feitos pelo ortodontista anterior.

Quando está procurando um ortodontista para dar prosseguimento ao tratamento, o paciente deve ficar atento ao que deseja.

Um ortodontista que assume um tratamento precisa no mínimo pedir uma radiografia panorâmica. Assim pode ter uma ideia das condições em que está recebendo o paciente.

O ideal seria ter os modelos das arcadas, mas não é possível fazer uma moldagem aceitável se o paciente estiver com aparelho fixo colado.

As radiografias e fotografias também perdem em qualidade se o aparelho fixo estiver presente.

Por isso a retirada do aparelho (com todos os custos que possa gerar) costuma ser a conduta mais interessante para o paciente. Ela mostra uma preocupação do ortodontista com a qualidade do tratamento.

Esse profissional sabe que será o responsável por entregar e manter o resultado do tratamento. Instalando a contenção fixa inferior, a contenção removível superior e monitorando a estabilidade do caso ao longo dos anos.

Quando o ortodontista assume o caso sem remover o aparelho antigo

Um profissional pode simplesmente aceitar o paciente e começar a trabalhar sem nenhum planejamento ou estudo do caso.

Mas essa conduta indica que ele não tem ideia da responsabilidade que está assumindo.

A princípio o paciente vai ficar satisfeito por ter poupado tempo e dinheiro na hora de trocar de ortodontista..

Mas com o tempo esta decisão pode se revelar um erro e acabar levando à um tratamento interminável.

As chances de fracasso são maiores por que o profissional assumiu o tratamento sem o material necessário para estudar o caso e fazer um planejamento adequado.

Se você vai trocar de ortodontista, seja por que mudou de cidade ou por estar insatisfeito com o seu tratamento, fique atento ao escolher o novo profissional que vai cuidar do seu sorriso.

Lembre-se que o seu objetivo é ficar com um sorriso bonito e para isso o primeiro passo é escolher corretamente o ortodontista que vai se comprometer com você.

O que faz diferença no resultado é 90% o ortodontista e 10% o aparelho.

Por mais que seja desagradável perder o valor investido, insistir no erro pode levar você a perder mais tempo, ou pior, perder a oportunidade de corrigir seus dentes. Não se preocupe em perder o aparelho e sim em conquistar o seu sorriso.

Se precisar de uma orientação, basta colocar seu comentário aqui.

Talvez você queira saber como funciona o tratamento ortodôntico com garantia.

Foto de Dr. Andre Moreira
Dr. Andre Moreira

Dr. André Moreira é um renomado dentista no Rio de Janeiro especialista em ortodontia, com mais de 30 anos de experiência. Aqui, ele ajuda você com informações do universo da ortodontia, porque, para o Dr. André, "é sempre um prazer falar sobre ortodontia".

Respostas de 379

  1. Depois de escolher um novo ortodontista, terei que retirar o aparelho e fazer nova documentação, e iniciar o tratamento em outro profissional, mas nesse intervalo sem aparelho meus dentes poderão voltar ao que era antes?

  2. Depois de escolher um novo ortodontista, terei que retirar o aparelho e fazer nova documentação, e iniciar o tratamento em outro profissional, mas nesse intervalo sem aparelho meus dentes poderão voltar ao que era antes?

    1. Rozana,

      Depende do intervalo e do estágio em que seu tratamento anterior estava.

      Mas se forem algumas semanas não haverá perda significativa.

  3. Bom dia Doutor. Estou usando aparelho auto ligado estético faz seis meses e não estou nada satisfeito com a profissional que executa o serviço, pois ela em nenhum momento me passa confiança, e além do mais já tive descolamento de brackets umas seis vezes- gostaria de saber se isto é normal; como ela também trabalha em outro estado chego a ficar mais de vinte dias sem o bracket,e creio eu ,que isto prejudica o tratamento . Por tudo gostaria de trocar de profissional.

    1. José,

      Uma media de um bracket solto por mês não chega a ser um sinal de que o tratamento vai fracassar, mas também não podemos dizer que seja normal.

      Problemas assim podem ocorrer eventualmente devido a algum problema na consulta de colagem, mas o que importa é que você está inseguro com este profissional. Então é seu direito procurar alternativas.

  4. Dr. André estou usando aparelho fixo a 1 mês e meio. 45 dias que estou com o inferior e 15 dias com o superior de canino a canino. Quero muito mudar de orto. Ao passar o ácido antes da colagem dos braquetes deixou os meus dentes escuros, amarelados. é visível a diferença entre os que tem braquetes e os que não tem. Quero mudar de orto, tirar o aparelho, aproveitar e fazer um claremento e voltar a usar o aparelho. é possivel? obrigada!

  5. Dr. André estou usando aparelho fixo a 1 mês e meio. 45 dias que estou com o inferior e 15 dias com o superior de canino a canino. Quero muito mudar de orto. Ao passar o ácido antes da colagem dos braquetes deixou os meus dentes escuros, amarelados. é visível a diferença entre os que tem braquetes e os que não tem. Quero mudar de orto, tirar o aparelho, aproveitar e fazer um claremento e voltar a usar o aparelho. é possivel? obrigada!

  6. Olá!

    Gostaria de tirar uma dúvida sobre um procedimento que foi realizado para fechar uma falha entre meus dentes superiores (nos da frente). O dentista usou o motor (aquele para obturação) entre dois dentes, desgastando os mesmos e aumentando o espaço, pois me disse que apesar de eu possuir falhas, o formato do meu dente não permitiria fechar, ainda que eu esteja usando o aparelho. No entanto, não colocou nenhuma resina, ou qualquer outro produto.
    Minhas dúvidas são este processo desgastou o esmalte dos meus dentes? Poderei ter problemas com cáries ou alteração na coloração por causa disso? Pode acontecer de meus dentes se tornarem fracos e começarem a quebrar?
    Agradeço desde já!

    1. Jamile,

      Pela descrição foram feitos desgastes interproximais.

      O procedimento é usado regularmente em Ortodontia, mas precisa ser feito com critério para não comprometer a anatomia dos dentes.

  7. Olá Dr Andre,
    Coloquei meu aparelho há um mês para corrigir minha mordida aberta e um molar cruzado do lado direito. Fiz os exames, coloquei o aparelho(de porcelana) e trouxe o contrato para ler em casa. Então vi que no contrato ela não tem especialidade de ortodontista, pesquisei no CRO e para minha surpresa ela não tem a especialidade . Corro algum risco? Ela pode ser ortodontista sem registro no CRO? Como pergunto a ela? Gosto dela e tenho medo do clima ficará entre nós.

    Parabéns pelo blog! Adoro e acompanho sempre.
    Obrigada

    (Plano: Ela irá descruzar o molar com elástico e fazer desgastes interproximais para fechar a mordida)

    1. Obrigado Camila!

      Só pode se declarar ortodontista quem estiver registrado como tal no CRO. Mas todo dentista pode realizar tratamentos ortodônticos.

      Ou seja, ela só estaria errada se afirmasse ser ortodontista, mas oferecer o tratamento não seria problema.

      Eu acho que a relação entre cliente e profissional deve ser pautada pela sinceridade.

      Então, acho que falar com ela sobre isso deveria ser normal.

      Além disso, ela pode ter feito o curso e ainda não ter se registrado ou estar no meio do curso de especialização. Você precisa saber qual é a situação dela para decidir.

      Se um profissional não reage bem ao questionamento legítimo do cliente, acho que é mau sinal.

  8. Olá, troquei de cidade e estou precisando dar continuidade ao meu tratamento ortodonico, como faço para marcar umaconsulta com vc?

  9. Olá, troquei de cidade e estou precisando dar continuidade ao meu tratamento ortodonico, como faço para marcar umaconsulta com vc?

    1. Olá Patrícia,

      Para agendar uma consulta você pode ligar para o 3325-7681 e falar com a Jane, minha assistente.

      Se tiver alguma dúvida e quiser falar comigo antes, basta pedir que ela nos colocará em contato, ok?

      Abraços,

      Dr. André Moreira

  10. Olá Doutor, tenho uma dúvida, meu dentista não coloca as borrachinhas no aparelho, que eu saiba ele não é auto ligado porque minhas consultas são mensais, ele apenas amarra um fio de metal neles com um tipo de alicate, não sei o nome da ferramenta. Ele está correto? Não deveria colocar as borrachinhas? Obrigada.

    1. Anna,

      Pela descrição ele está usando amarrilhos metálicos, que funcionam tão bem ou até melhor que as ligaduras elásticas (borrachinhas). Então você não precisa sepreocupar com isso.

  11. Boa noite Dr. André!

    Estou preocupada, pois sinto que meus dentes estão moles.
    Uso aparelho desde setembro de 2012.
    A minha preocupação é a seguinte:
    No dia 16/06/2014 fui até o dentista para fazer a manutenção do aparelho. Era para ter voltado lá na semana passada (15/07/2014), mas não deu e hoje (24/07/2014) estou sentindo meus dentes moles. Os dentes ficam moles somente na semana que foram apertados ou mais de um mês depois eles voltam a ficar moles?
    Estou com medo, irei perder meus dentes?
    Próxima consulta será no dia 04/08/2014.
    Obrigada pela atenção!!

    1. Viviane,

      A mobilidade é natural durante a movimentação, mas apenas o seu ortodontista pode dizer se está acima do normal e oferece algum risco para os dentes.

      Esta mobilidade depois de tanto tempo após a ativação pode estar relacionada à trauma oclusal como um bruxismo por exemplo.

  12. ola dr. sim e isso mesmo dia 11 desse mês ela ira colocar o aparelho inferior, porque no mês passado ela colou os tubos superiores.

      1. doutor posso mudar de ortodontista porque a minha ortodontista que cuida, do meu tratamento esta fazendo manutenção e está um pouco caro e também porque em fevereiro vou fazer faculdade e, vou morar em outra cidade então por esse motivo quero mudar de ortodontista.
        Obrigada!

        1. Welen,

          Com certeza você pode. Como eu disse no post, o ideal seria a sua atual dentista indicar uma colega na outra cidade. Se não for possível, recomendo as 10 dicas do Blog para escolher seu novo ortodontista.

  13. ola eu uso aparelho fixo superior e a minha ortondontista falou que vai colocar mês que vem o inferior pôs meus dentes de baixo são tortos e a mordida não encancha até agora estou só com os tubos superiores queria saber se e normal?

  14. Doutor, boa tarde!
    Estou utilizando o aparelho odontológico há 4 meses, e somente ontem minha dentista colocou a parte fixa da arcada de baixo, alegando que os dentes não teriam espaço para se mover, pois minha mordida atrapalharia a movimentação. Queria saber se isso é normal, por que realmente tenho uma mordida torta, e os dentes de baixo são realmente mais tortos do que os de cima. Outra coisa é que a única coisa que ela fez até agora foi a troca do fio metálico e das borrachinhas, meu irmão também usa aparelho há mais tempo que eu, e sempre que vai ao dentista volta com algo novo que sua dentista fez, isso é normal? Ficar durante 4 meses só trocando o fio e as borrachinhas? Também ela ainda não colocou a banda nem o tubo para movimentação, estou com medo de estar fazendo um tratamento e não ter nenhum resultado. Obrigado pela oportunidade!

  15. Doutor, boa tarde!
    Estou utilizando o aparelho odontológico há 4 meses, e somente ontem minha dentista colocou a parte fixa da arcada de baixo, alegando que os dentes não teriam espaço para se mover, pois minha mordida atrapalharia a movimentação. Queria saber se isso é normal, por que realmente tenho uma mordida torta, e os dentes de baixo são realmente mais tortos do que os de cima. Outra coisa é que a única coisa que ela fez até agora foi a troca do fio metálico e das borrachinhas, meu irmão também usa aparelho há mais tempo que eu, e sempre que vai ao dentista volta com algo novo que sua dentista fez, isso é normal? Ficar durante 4 meses só trocando o fio e as borrachinhas? Também ela ainda não colocou a banda nem o tubo para movimentação, estou com medo de estar fazendo um tratamento e não ter nenhum resultado. Obrigado pela oportunidade!

    1. Carlos,

      Sim, este intervalo entre a colocação dos dois aparelhos pode ser necessário.

      O fato de não ter sido feito nada de novo não significa que o tratamento esteja errado, mas você deve questionar a sua ortodontista sobre isso. O trabalho dela também é tirar suas dúvidas.

  16. Olá! Eu uso aparelho há mais de um ano e faz algum tempo que estou sentindo que dois dos meus dentes inferiores estão em atrito com os superiores, e quando fecho a boca nenhum dos outros dentes se encaixam um no outro a não ser esses que estão me incomodando, estou com a impressão que meus dentes inferiores apesar de alinhados estão numa posição incorreta. Gostaria de saber se isso é normal no tratamento ou se pode ser um erro do ortodontista?

  17. Olá! Eu uso aparelho há mais de um ano e faz algum tempo que estou sentindo que dois dos meus dentes inferiores estão em atrito com os superiores, e quando fecho a boca nenhum dos outros dentes se encaixam um no outro a não ser esses que estão me incomodando, estou com a impressão que meus dentes inferiores apesar de alinhados estão numa posição incorreta. Gostaria de saber se isso é normal no tratamento ou se pode ser um erro do ortodontista?

    1. Carol,

      Durante o tratamento isso pode ocorrer. Estes dentes parecem estar em trauma.

      Isso não é problema, mas não deve ser deixado assim por muitos meses.

      Converse com o seu ortodontista que ele vai saber como resolver o problema.

      1. Olá. Tenho algumas duvidas sobre o aparelho e gostaria de conversar com um Profissional. Uso aparelho fixo a uns dois anos e pouco, e tenho apenas um dente torto e ele aindanão “voltou ao lugar correto”, usei expansor por uns 8 meses e percebia a diferença. Mas depois de colocar o aprelho fixo, não senti nenhuma diferença. Será que mudo de dentista? Qual sua opinião?
        Att

        1. Andressa,

          SE você não está segura com o seu ortodontista deve inicialmente tentar conversar com ele e entender o motivo da demora. Depois pedir uma definição de prazo para conclusão do tratamento de forma bem clara.

          Se ainda assim você continuar insegura, talvez seja a hora de ouvir outra opinião. Mas através de uma avaliação clínica.

          1. Bom dia

            Uso aparelho fixo a sete meses. E preciso trocar de dentista. Pois o antigo consultório fica muito longe e não tenho tempo para chegar lá. Existe a possibilidade de eu pedir ao meu dentista a documentação e entregar para o novo dentista ja que se trata de um tratamento com menos de um ano?

          2. Kelly,

            Sim, existe essa possibilidade. O difícil é encontrar um profissional para assumir o trabalho iniciado por outro.

            Não é tão simples quanto parece. Não é só uma questão de trocar arcos. É preciso estar de acordo com o planejamento de quem iniciou o caso.

          3. Boa noite! Faço tratamento para pequenas correções a 1 ano e 5 meses, ainda está dentro do prazo de em torno de um ano que a ortodontista me deu inicialmente. Porém desde março ela me diz que no próximo mês iniciaremks a última etapa do tratamento e nada. Neste mês novamente perguntei porque que ainda não iniciamos ainda a última etapa e ela respondeu que como quebrou peça, não pode dar continuidade, além do mais não tinha novamente a peça para instalar, só no próximo mês. Falei da minha insatisfação por mais um mês sair de lá somente mantendo o que já foi feito e já findando o prazo dado inicialmente. Ressalto que a última vez antes deste mês que quebrou peça foi em fevereiro e foi lá na clínica mesmo durante a limpeza. Fiquei muito desanimada com o tratamento e gostaria de uma sugestão de como proceder de forma ética. Obrigada

          4. Ana Paula,

            Em situações como essa, sempre recomendo uma conversa entre o paciente e o profissional, para esclarecer todas as dúvidas e buscar respostas claras sobre os próximos passos do tratamento e definição de um prazo para finalizar o caso.

      2. boa tarde,coloquei o aparelho a 2 meses , mas a dentista não fez o molde dos meus dentes , só fez a panorâmica. isso e normal? pode ocorrer algum problema?

        1. Boa tarde! Tenho uma aparelho qual faz um bom tempo que não faço manutenção comecei ir novamente em outro dentista ele pediu á panorâmica mais disse que não preciso remover o aparelho que estou pois ele está em bom estado , o que devo fazer será que não terá nenhum problema ?

      3. boa tarde,coloquei o aparelho a 2 meses , mas a dentista não fez o molde dos meus dentes , só fez a panorâmica. isso e normal? pode ocorrer algum problema?
        e se eu quiser trocar de dentista, vou ter que fazer uma documentação nova? vou precisa retira o aparelho?

        1. Debora,

          Os modelos das arcadas são importantes para o estudo e planejamento do tratamento ortodôntico. Não significa que você terá problemas, mas sim que o caso foi planejado sem todos os elementos necessários.

          SE você for trocar de ortodontista, como foi dito no post, depende do novo profissional, mas o ideal seria refazer tudo sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe

Artigos Recentes

Sintomas do Bruxismo

Sintomas do bruxismo podem comprometer sua qualidade de vida. O problema é que nem sempre notamos que estamos apertando os dentes. É difícil notar o

Leia mais
aparelho ortodôntico fixo

Aparelho Ortodôntico Fixo

Se você está pensando em usar Aparelho Ortodôntico Fixo, aqui você encontra as respostas que precisa. Como o aparelho ortodôntico fixo funciona? O aparelho ortodôntico

Leia mais