Trocar de ortodontista no meio do tratamento pode ser necessário, por diversos motivos. Nessa hora surgem dúvidas de como fazer isso sem prejudicar o trabalho.
Para facilitar o entendimento, podemos dividir as situações possíveis em dois grupos quando se troca de ortodontista:
- Quando o próprio ortodontista organiza a troca;
- Quando o paciente procura o novo ortodontista sozinho.
Trocar de ortodontista quando o profissional organiza a troca
Uma mudança de endereço repentina (como uma transferência no trabalho) pode obrigar o paciente fazer a troca durante o tratamento.
Em um tratamento com boa evolução e boa relação entre profissional e paciente, a única motivação para a interrupção seria realmente a mudança.
O ortodontista atual deve indicar um colega na outra localidade. Então encaminhar a documentação, planejamento e o histórico do paciente para o futuro ortodontista avaliar.
Havendo concordância entre os dois profissionais sobre a condução do tratamento, o segundo ortodontista pode simplesmente dar continuidade ao trabalho iniciado pelo colega.
Esta é a situação ideal, mas nem sempre é possível, pois depende do ortodontista conhecer ou procurar um colega de confiança na cidade de destino do paciente.
Por isso, é comum o cliente precisar resolver tudo sozinho.
Quando o paciente precisa fazer a troca sozinho
Quando o ortodontista não participa do processo, as dificuldades aumentam, pois o paciente precisa escolher seu novo ortodontista sozinho.
É comum que o paciente só comece a procurar outro profissional após chegar ao novo destino.
Esse é o primeiro erro. Seria melhor sondar as alternativas antes mesmo de se mudar. Fazer contato com os profissionais é muito fácil atualmente, pois todos querem ser encontrados.
Muitas vezes a intenção do cliente é encontrar um ortodontista que dê continuidade ao tratamento, aproveitando o aparelho e cobrando apenas os valores mensais.
Para que isso ocorra, o novo ortodontista tem que concordar com tudo o que foi feito pelo antecessor, desde o planejamento até a forma como o aparelho foi colado.
Como já foi dito, a melhor maneira de trocar de ortodontista é com o envolvimento dos dois profissionais.
Quando não há esse envolvimento, muitos ortodontistas resistem a assumir o tratamento. Preferem remover o aparelho, fazer nova documentação e novo planejamento.
Por que remover o aparelho antigo ao trocar de ortodontista?
Pode ser frustrante ter que recomeçar e, principalmente ter que pagar de novo a entrada do tratamento ortodôntico. Mas alguém terá que se responsabilizar pelo resultado. E certamente será o ortodontista que vai finalizar o tratamento.
Não adianta assumir o caso e no final justificar um resultado ruim, por erros no planejamento ou na montagem do aparelho feitos pelo ortodontista anterior.
Quando está procurando um ortodontista para dar prosseguimento ao tratamento, o paciente deve ficar atento ao que deseja.
Um ortodontista que assume um tratamento precisa no mínimo pedir uma radiografia panorâmica. Assim pode ter uma ideia das condições em que está recebendo o paciente.
O ideal seria ter os modelos das arcadas, mas não é possível fazer uma moldagem aceitável se o paciente estiver com aparelho fixo colado.
As radiografias e fotografias também perdem em qualidade se o aparelho fixo estiver presente.
Por isso a retirada do aparelho (com todos os custos que possa gerar) costuma ser a conduta mais interessante para o paciente. Ela mostra uma preocupação do ortodontista com a qualidade do tratamento.
Esse profissional sabe que será o responsável por entregar e manter o resultado do tratamento. Instalando a contenção fixa inferior, a contenção removível superior e monitorando a estabilidade do caso ao longo dos anos.
Quando o ortodontista assume o caso sem remover o aparelho antigo
Um profissional pode simplesmente aceitar o paciente e começar a trabalhar sem nenhum planejamento ou estudo do caso.
Mas essa conduta indica que ele não tem ideia da responsabilidade que está assumindo.
A princípio o paciente vai ficar satisfeito por ter poupado tempo e dinheiro na hora de trocar de ortodontista..
Mas com o tempo esta decisão pode se revelar um erro e acabar levando à um tratamento interminável.
As chances de fracasso são maiores por que o profissional assumiu o tratamento sem o material necessário para estudar o caso e fazer um planejamento adequado.
Se você vai trocar de ortodontista, seja por que mudou de cidade ou por estar insatisfeito com o seu tratamento, fique atento ao escolher o novo profissional que vai cuidar do seu sorriso.
Lembre-se que o seu objetivo é ficar com um sorriso bonito e para isso o primeiro passo é escolher corretamente o ortodontista que vai se comprometer com você.
O que faz diferença no resultado é 90% o ortodontista e 10% o aparelho.
Por mais que seja desagradável perder o valor investido, insistir no erro pode levar você a perder mais tempo, ou pior, perder a oportunidade de corrigir seus dentes. Não se preocupe em perder o aparelho e sim em conquistar o seu sorriso.
Se precisar de uma orientação, basta colocar seu comentário aqui.
Talvez você queira saber como funciona o tratamento ortodôntico com garantia.
Estava fazendo um orçamento em um Ortodontia e o mesmo “Quebrou” o molde de gesso e decidi não fazer com ele e sim com outro, ele tem que me pagar o valor do molde?
Desculpe a demora…. Acho que ele poderia ter feito uma nova moldagem para você.
Fico “feliz” em ver que tem mais pessoas aqui com problemas parecidos, doutor eu faço tratamento ha 7 anos durante 5 eu esperei tranquila porque precisei fazer uma cirurgia ortognatica pelo sus que demorou porém faz 1 ano que fiz essa cirurgia quando finalizei me falaram que em 5 meses no máximo eu retiraria o aparelho porém tive um desvio de linha média o dentista colocou borrachas mas depois teve que lixar alguns dentes o problema é que as borrachas não estavam adiantando e ele demorou muito até achar a solução de lixar o que acabou entortando um pouco os dentes de baixo, eu pedi para alinhar embaixo e retirar o aparelho porque não aguentava mais tanto tempo ele alinhou porém já faz 4 meses que vou ao consultório para fazer a retirada do aparelho mas nunca acontece vou dizer o que aconteceu nas ultimas na primeira fizemos o molde então ok ai na segunda ele retirou 4 braquetes o que eu até agora não entendo ai depois ele retirou mais 4 e fez a linha da minha contenção ai agora na 4 consulta ele colocou a contenção mas adiou para o próximo mes a retirada, reclamei com ele que após tantos meses é possível que meus dentes já não estejam iguais quando fiz o molde além de que minha linha média possa ter piorado, procurei outro ortodentista vou pagar bem caro para fazer apenas a retirada mas perdi a confiança no primeiro, você acha que estou certa? existe algum tratamento em que a retirada do aparelho é feita assim aos poucos? desde já agradeço
Veronica, não tenho como avaliar seu caso baseado na sua descrição, mas realmente o normal é remover ao menos o aparelho de uma das arcadas de uma vez. Mas, como eu disse, cada caso é diferente e o seu parece ser relativamente complexo.
Boa tarde Dr.
coloquei meu aparelho sem documentaçao alguma, pois a dentista nao pediu, coloquei o autoligado em cima e em baixo no mesmo dia, vai fazer dois meses que nao fiz manutencao pois perdi a confianca nela.
ela colocou dois tipos de aparelho na minha boca, braquetes do autoligado e do convencional, meus dente que estava alinhado intortou e estao moles…estou tentando mudar de clinica, o que devo fazer? me ajude estou desesperada ja
Edileide,
Procure um ortodontista de confiança na sua cidade e peça que ele te oriente sobre como fazer essa mudança. Veja o post com as dicas para escolher seu ortodontista.
Olá, Doutor a minha dúvida é:
Iniciei meu tratamento em uma clínica odontológica a mais de 1 ano, e queria saber se mesmo assim a pouco tempo, se caso eu querer mudar de clínica tenho direito a o documento odontológico. Ou terei que refazer tudo novamente!?
Jessy,
Isso depende do que foi combinado no início do tratamento.
Uso aparelho metálico a 1 ano e 9 meses e gostaria de trocar pelo estético. Meu plano cobre o estético e sua manutenção Mas a clínica disse q não estão mais s trabalhando c o estético p meu plano somente o metálico por questão de custo.
Posso questiona lós ou eles podem se negar?
Jana,
Essa questão relacionada a planos depende da clínica. Eu não trabalho com planos então não saberia te responder.
Boa tarde tenho uma dúvida a clínica trocou o ortodontista que eu faço tratamento a mais de 3 anos e a desista que entrou no lugar não e ortodontista o que devo fazer
O ideal é entrar em contato com o seu ortodontista inicial e tentar continuar com ele o tratamento.
Boa tarde!
Você poderia me indicar o que posso fazer depois que ler, por favor?
Então eu estava fazendo tratamento com uma dentista há dois anos, como ela mudou de cidade, me passou para um outro. Fiquei nesse mais um ano e pouco e agora ele saiu da clínica. Na primeira consulta em que ele estava fora, fui atendida por uma dentista. Nos outros dois últimos por um outro dentista.
E parece que eles estão fazendo testes com meus dentes, porque eles chegam e não sabem nada sobre o meu histórico. Aí cada um faz o que acha o que é o certo e sempre são coisas diferentes.
A questão é que esse segundo dentista, após a primeira ter me passado para ele, não retirou o aparelho para colocar um novo e na tentativa de fechar os espaços dos meus dentes, o da frente acabou entortando um pouco.
Agora que estou com outro dentista, nessa mesma clínica, ele é um pouco bruto quando atende, e machucou minha gengiva duas vezes.
Hoje dia 14/10/2021, fui me consultar com ele e falei que queria apenas consertar o dente da frente e tirar logo, aí ele retirou a pecinha do dente da frente e estava olhando de que jeito teria de colocar a peça para meu dente voltar ao que era antes. Nisso, ele colou e tirou as peças 3 vezes. O ruim disso é que ele teve de lixar meu dente para retirar a cola também 3 vezes e machucou minha gengiva, além da sensação ser horrível, porque acho que lixou meu dente também, porque ele ficou bem quente.
Agora estou receosa e não confiante com isso tudo. Não sei se devo processar, procurar a dentista ou outra coisa.
Franciele,
Essa situação de troca constante de profissionais não é nada interessante para o sucesso do tratamento. Talvez seja o momento de buscar um outro ortodontista na sua cidade. Dessa vez, leia as 10 dicas aqui do blog antes de escolher seu ortodontista.
Dr, estava fazendo tratamento na clinica e deixaram de atender meu convenio, e agora quero minha documentação e estão negando a entregar pq preciso passar por uma revisão com eles só que nunca tem data pra me atender, como devo proceder, tem canal de denuncia?
Camila,
Esse tipo de problema depende do que foi combinado no início do tratamento. Não tenho experiência com questões assim aqui no meu consultório, então não sei como te orientar.
Muito esclarecedor o seu post, Dr. Andre, mas tenho uma dúvida.
Estava pesquisando sobre os alinhadores Invisalign pois tenho os dentes da frente da arcada inferior apinhados, mas é provável que eu me mude para outro país no 2º semestre de 2022.
Como o tratamento com Invisalign é mais previsível, além de toda a tecnologia envolvida (ClinCheck, scanner iTero, etc.), seria mais fácil fazer essa troca de ortodontista? Gostaria de iniciar o tratamento ainda este ano, mas com a tranquilidade de poder dar continuidade se ele for terminar após a minha mudança. Muito obrigado!
Oi Julio! Desculpa a demora!
Sim, o Invisalign tem essa vantagem de poder dar continuidade com outro ortodontista credenciado.
Olá dr, faz mais de 3 anos que estou com o mesmo ortondontista e fui pedir minha documentação e a clinica disse que tinham sumido, que não estão mais com eles. Neste caso, posso trocar de clínica e de ortondontista?
Beatriz,
Você sempre pode trocar de clínica ou de ortodontista. Ninguém pode ficar preso a um tratamento. Principalmente se não vê resultado.
Procure um ortodontista bem indicado na sua cidade e faça nova documentação.
Olá doutor eu não estou muito confiante do meu tratamento , fui em uma clínica fazer minha avaliação a dentista disse que eu teria que usar aparelho , eu fiz apanas a documentação digital , eu estranhei no começo pois ela disse que dava para colocar apreho sem retirar as cáries e ir retirando ao longo do tratamento e na outra semana eu já coloquei o aparelho na minha opinião foi muito rápido , eu não estou sentindo muita confiança nela , aninha irmã também faz tratamento lá mas não viu resultado ainda , estou pensando em trocar de dentista
Olá Ane!
A confiança é fundamental no tratamento ortodôntico. Se você não sente confiança na clínica ou no ortodontista, precisa avaliar se vale a pena investir seu sorriso…
Certamente o tratamento clínico de cáries deve ser antes da instalação do aparelho fixo, afinal, fica muito mais fácil restaurar os dentes sem aparelho.
Olá bom dia doutor, gostaria de como proceder no caso de não querer mais ficar com.o aparelho…
Coloquei o aparelho já faz mais de 6.anos e era com um profissional que sempre verificou como estava a posição dos dentes, sorriso e etc…
Depois ele saiu e passei a fazer a manutenção com uma profissional que em 5 minutos mim atende, apenas troca o ferrinho e musa a cor das ligas conforme a minha escolha, nem olha como está o andamento do tratamento e pago 70,00 na manutenção…
Quero apenas tirar o aparelho e fazer uma limpeza e eles não estão querendo fazer como proceder nesse caso.
Fabiano,
Tudo depende do que foi combinado no início do tratamento. Mas, com certeza, 6 anos é tempo demais para um tratamento ortodôntico.
Por isso é importante pesquisar bem antes de iniciar um tratamento desses.
Ola boa noite, uso aparelho fixo a três anos e meio, enfim chegou o tempo de começar a remover e mudar para o aparelho móvel, gostaria de saber se posso buscar por conta própria outro ortodontista para a colocação do móvel, perto de onde moro?
Aline,
Sim, você pode procurar outro profissional, mas o ideal é que o seu ortodontista finalize, faça a contenção e o monitoramento do resultado.
Olá doutor. Estou à mais de 2 anos com o aparelho daemon system. Como supostamente este aparelho é melhor que os tradicionais, o tratamento deveria demorar apenas 1 e meio, segundo a minha dentista, embora fosse apenas uma previsão.
Acontece que já passaram 2 anos e eu começo a ter dúvidas se a dentista realmente sabe o que está a fazer. Estou com espacamentos enormes entre dentes que antes não tinha, e já estou com os dentes assim há mais de 1 ano, dentes ainda fora do sitio etc.
Sendo que nesta altura o tratamento já deveria estar perto do fim, começo a ter dúvidas se não é altura de procurar outro dentista… Tenho o aparelho à 2 anos e sinceramente sinto que a única coisa que melhorou foi a abertura das arcadas, tudo o resto está igual, os dentes continuam tortos e agora com espaçamento entre eles.
Para 2 anos de tratamento parece-me muito pouco, o que lhe parece?
BRuno,
Não tenho como fazer uma avaliação técnica do que está se passando no seu tratamento. Mas, se você não se sente confiante com o atual profissional, deveria conversar e pedir uma definição de prazo para a conclusão do tratamento, de acordo com a expectativa criada inicialmente. Caso continue inseguro, procurar outro ortodontista pode ser uma opção.
Bom dia!!!
Doutor tenhom uma dúvida quero trocar de clínica por muitos motivos .
Posso trocar de clínica?
Ruth,
Sim, você pode trocar.
Olá doutor, tenho uma dúvida. Comecei meu tratamento ortodôntico em 2015 e nessa clínica que estou eu troquei de dentistas 4 vezes pois a minha primeira dentista saiu da clínica e os outros também. Agora estou com uma dentista (da mesma clínica) que está dando continuidade ao meu tratamento mas ela nem ao menos fez outra radiografia, está usando a mesma do início do tratamento, e não fez nenhum planejamento apenas deu continuidade e eu já perguntei quando irei retirar o aparelho e ela apenas me diz que vai demorar um pouco. Acha que devo sair desta clínica e procurar outro ortodontista?? Não sei o que fazer desde já agradeço pelo ótimo post.
Ana,
Essa indefinição de prazo e a troca constante de ortodontista, são preocupantes.
No post sobre como escolher seu ortodontista, falo sobre esses dois problemas. Dá uma chacada no link abaixo:
https://ortodontista.net/blog/como-escolher-seu-ortodontista/
Oin meu nome e mariely estou em tratamento em um dentista mas me arempendi de ter colocado aparelho lá pois qualquer coisa que eu comer já meu brats caem pois são muito mau colocado eles não fixam bem dai cai quero tocar de dentista sera que isto e o melhor a fazer
Mariely,
Se você não está confiante no seu tratamento, pode consultar outros ortodontistas para ouvir outra opinião. Mas o ideal é antes, conversar com o seu atual ortodontista e mostrar sua insatisfação e suas dúvidas. Certamente ele irá te orientar.
Um erro? Qual? Fazer o paciente pagar mais por outro aparelho fixo igual?
Não tem lógica essa de querer tirar o aparelho e colocar outro a não ser que queira fazer o paciente gastar mais do que deveria. A situação dos ortodontistas brasileiros é triste porque só querem ganhar nas costas dos pacientes e enrolam a maioria, causando danos e perda óssea por uma má conduta e sequer são responsabilizados por isso. Fazem um contrato UNILATERAL, ou seja, o comum é que deveria ser BILATERAL, mas a escolha é sempre da empresa, nós apenas concordamos, como se fosse um contrato com o estado. É triste demais isso!
Um bom profissional não tem medo de ser abandonado no meio do caminho, pois sabe que está fazendo o trabalho direito. Quem tem esse medo é porque faz cagada no dente do paciente e precisa ter essa garantia para que ele não o abandone.
Julia,
Desculpe, mas tenho que discordar de você.
A questão não é o paciente pagar mais por um aparelho “igual”.
Um dos principais erros que os pacientes cometem é achar que o aparelho é sempre igual.
Os brackets podem até ser os mesmos, da mesma marca, etc. Mas a forma como o aparelho é colado, o planejamento por trás do tratamento, isso sim faz a diferença.
A situação de alguns ortodontistas é triste por que eles acabam acreditando que são meros colocadores de aparelhos. Com isso, não se dedicam a fazer um bom diagnóstico e planejamento, partindo direto para a colagem do aparelho, afim de não perder a oportunidade com aquele paciente.
E realmente é triste que a imagem da ortodontia seja arranhada dessa forma. Principalmente quando vemos alguém generalizando e colocando bons e maus profissionais no mesmo grupo.
Mas muitos pacientes estão satisfeitos com os seus tratamentos. Muitos ortodontistas estão realizados com seus trabalhos e têm ótimos relacionamentos com os seus pacientes.
Mesmo os contratos usados por clínicas e profissionais, não são todos iguais. Existem contratos de teor completamente diferente e é necessário ler com atenção.
Aqui no blog eu tento auxiliar as pessoas a evitarem cair nessas armadilhas, que infelizmente existem mesmo.
E para finalizar, concordo completamente com o seu último parágrafo.
Bia noite. Estou usando aparelho fixo há quase 6 meses. Faço o tratamento em uma rede de clínicas que tem várias franquias, mas irei mudar de cidade. O que devo fazer pra poder dar continuidade ao tratamento? Ps: eu não sei se na cidade tem essa franquia. (Orthopride) Obrigada.
Priscila,
Você deve procurar um ortodontista na nova cidade para dar continuidade. Ou pedir que o seu atual ortodontista indicar alguém na nova cidade onde você vai morar.
Bom dia!minha dúvida é a seguinte:já paguei as parcelas dos aparelhos dos meus filhos,e agora pago somente a manutenção,sendo um aparelho fixo e um móvel e os dois ficam em torno de 360,e não estou tendo mais condições de pagar esse valor por mês,posso muda-los de dentista sem nenhum transtorno?e posso ficar com a documentação feita no começo do tratamento?
Sandra,
Tudo depende do que foi combinado no início do tratamento. Não há regulamentação sobre o assunto e o ideal é conversar com o profissional e explicar a situação afim de resolver da melhor forma possível.
Olá boa tarde, eu fiz a manutenção do aparelho e o meu dentista apenas trocou as borrachinhas. Faz parte do procedimento isto? Achei estranho mais fiquei com vergonha de perguntar.
Tamara,
Eventualmente a consulta vais ser apenas isso mesmo. Mas obviamente, não pode ser sempre assim. Algumas vezes o arco será trocado, ajustes serão feitos, amarrações, uso de acessórios, etc.
Bom dia Doutor!
Eu coloquei meu aparelho fixo no ano passado e fiz a manutenção ate novembro. Mais aconteceu que fiquei desempregada e não pude voltar para fazer a manutenção. Sei que estou errada com isso pois atrasei meu tratamento. Eu entrei em contato com eles e pediram para eu ir la fazer uma avaliação clínica e atraves dessa avaliação o medico ira dizer qual procedimento eu tenho que fazer ou se não precisa de procedimento e faço a manutenção normal. Minha duvida é o seguinte: Quais procedimentos um dentista pode pedir nessa ocasião???
Fico grata pela sua atenção
No aguardo
Bom dia
Gersyane,
Não há como saber antecipadamente o que precisará ser feito. Por isso a avaliação é necessária.
Dr, faz um ano que estou com meu aparelho fixo e não estou gostando dos resultados e não estou me sentindo segura com o tratamento por diversos motivos:
Primeiro, meus dentes deram uma boa alinhada, mas eu continuo com um dentinho levemente torto e já faz 4 meses (manutenções) que o meu dentista só fica tentando corrigir esse dente e obviamente não está conseguindo. Ou seja, ele não faz mais NADA em nenhum outro dente, sendo que minha mordida continua torta, alguns dentes não se encaixam… enfim, tenho diversos outros problemas pra resolver.
Segundo, nesses 12 meses de tratamento, ele nunca usou nenhum “acessório” para corrigir meu problemas ortodonticos, nunca me deu elasticos para usar, nunca colocou banda/tubo, separadores, extensores… nada! Minha manutenção se baseia apenas em ele trocar os fios e as borrachinhas e ficar tentando puxar meu dente torto pro lugar.
Terceiro, passei por alguns dentistas antes de decidir iniciar com o atual. Todos os outros me deram uma previsão de uns 3 anos de tratamento, porém o meu me falou que eu usaria o aparelho por no máximo 1 ano e meio. Como é possível isso??
A impressão que eu tenho, é que meu dentista só está preocupado em corrigir meu dentes de forma mais estética e não de forma mais completa, como levar em conta a mordida cruzada, meus dentes “inclinados” pra frente, minhas dores da ATM etc.
É normal meu destista estar agindo dessa forma ou devo procurar outro?
Obrigada
Aline,
Não há como avaliar a conduta do profissional baseado na sua descrição.
O fato de não ter usado acessórios, não nos permite deduzir que ele está fazendo pouco esforço para alcançar o resultado. Nem todo tratamento requer o uso de elásticos.
O prazo de 1 ano e meio não é um problema em si. Mas, como você já está há um ano em tratamento, pela previsão, faltariam seis meses.
Então, acho que a pergunta que deve ser feita nesse momento é: “O tratamento vai terminar mesmo dentro do prazo previsto?”
A resposta vai mostrar o quanto o profissional está comprometido com esse prazo de 1 ano e meio.
Também acho que você deve perguntar de forma clara e direta se a mordida cruzada, os dentes inclinados e as dores de ATM serão resolvidos também dentro desse prazo. Desde que isso tenha sido prometido no início do tratamento, é claro.
As dores nas ATMs, por exemplo, ele prometeu resolver esse problema com o tratamento ortodôntico? Se prometeu, é natural que você pergunte se isso vai acontecer mesmo, e dentro do prazo estipulado.
As perguntas certas podem ajudar você a tomar a melhor decisão.
Bom dia!
Faço manutenção, mas meus dentes não doem, isso é normal? Ou minha dentista não está fazendo a manutenção corretamente?
Solange,
Não tenho como avaliar seu atendimento baseado nessa percepção, mas o mais importante é você se concentrar no resultado. Se os dentes estão melhorando, é um sinal mais importante do que a dor, que pode variar bastante de um paciente para outro.
Boa noite Doutor! O ortodontista finalizou o tratamento de 9 meses, estou desconfortável por acreditar que o tratamento deixou a desejar, o dentista em questão afirma que todos os meus problemas ortodônticos foram resolvidos. Existe algum exame que eu possa fazer para confirmar isso?
Rilda,
Se você não está satisfeita com o resultado estético, deve consultar seu ortodontista para saber se esse problema especificamente pode ser resolvido.
Em último caso, consulte outro ortodontista para uma segunda opinião.
Dr.
Estou com uma duvida enorme, estou em um tratamento ortodôntico e minha ortodontista, informou que precisarei retirar dentes. Fui em uma Dentista,não ortodontista, amiga de família e ela me informou que o procedimento de retirada de dentes hoje em dia está ultrapassado e n concordava com o método utilizado e eu procurasse opinião de outros ortodontista e me deixou uma confusão enorme agora.
Jonathas,
Alguns casos requerem mesmo extrações. Outros não. E ainda existem situações limítrofes, onde a opinião dos ortodontistas pode variar.
Dá uma olhada nesse post: http://ortodontista-temp.webqualitat.net/tratamento-ortodontico-com-extracao-quanto-tempo-para-fechar-os-espacos/
Boa tarde. Estou com aparelho ortodôntico há três anos e meio. Em fevereiro de 2016, minha dentista alegou que eu precisaria extrair dois dentes. Fiquei muito contrariada, mas diante da alegação que o tratamento só fluiria a partir dessas extrações, extraí os dentes. Acontece que após as extrações o tratamento estagnou. Num lado, o espaço do dente extraído foi fechado. Mas, do outro lado, o tratamento não avança, pelo contrário, retrocedeu. Na tentativa de fechar o espaço, meus dentes são puxados e acabam inclinando para o lado. A arcada inferior ficou toda torta. Numa consulta, a dentista tenta fechar o espaço do dente que foi extraído, aí o que abre é minha mordida. Na consulta seguinte, tenta-se fechar a mordida…e acaba-se abrindo o vão deixado pelo dente. Estamos nesse impasse há quase 2 anos. Fui a dois outros dentistas, porém ambos alegaram que a extração fora desnecessária e pegar meu caso agora seria como reiniciar o tratamento com o agravante de precisar fechar um espaço que não existia inicialmente. Eu fui à dentista para melhorar meus dentes, mas acabei extraindo dois dentes saudáveis e meus dentes continuam tortos. Estou muito triste com esta situação. Já tentei falar com ela várias vezes, mas a dentista alega que o tratamento é demorado mesmo e que o paciente precisa confiar no profissional. Não sei o que fazer. Segundo minha dentista, se eu parar o tratamento, meus dentes ficarão mais tortos ainda. Enfim…não sei o que fazer. Sinto que joguei 4 anos e mais de 6 mil reais fora, porém tenho receio de abandonar o tratamento, mesmo pq, os outros dentista não querem dar continuidade ao caso. Gostaria de uma orientação. Obrigada.
Márcia,
Realmente parar o tratamento agora não vale a pena pois você continuará com o problema e a tendência é piorar ainda mais.
Mas também não adianta continuar no tratamento com uma ortodontista na qual você não confia.
Trocar de profissional é uma opção, mas a forma certa é remover o aparelho, reestudar o caso e recomeçar. Não adianta se iludir com uma “continuidade” desse tratamento. Você precisa de um diagnóstico preciso, um planejamento criterioso e execução de todas as etapas seguindo um cronograma pré-estabelecido.
O fato de você estar com um problemão, não significa que ele não possa piorar na mão de um outro profissional. Escolha seu novo ortodontista com muita calma, ok? Recomendo as 10 dicas do Blog.
Boa tarde Dr.,
venho fazendo tratamento ortodôntico há muitos anos.
Primeiramente iniciei com uma dentista indicada pela minha prima, e após 5 anos sem observar muitos resultados troquei de profissional. Esta também foi indicada por uma amiga minha e fiquei 3 anos com ela, retirei o aparelho e no período da utilização com o aparelho móvel meus dentes frontais superiores voltaram a abrir. Retornei com esta profissional e ela sugeriu extrairmos dois dentes inferiores (problema que eu já apresentava desde o início do tratamento: dois dentes inferiores a mais que a parte superior) e agora já faz 4 anos que estamos “puxando” 1 a 1 na parte inferior para alinhar a modrida.
Me sinto frustrada, pois creio que ela poderia ter sugerido a extração desses dentes “a mais” no primeiro tratamento que fiz com ela, pq a quantidade de dentes superiores e inferiores são diferentes, e atualmente sinto que está demorando demais o tratamento e mesmo assim, sinto que eles estão ficando meio tortos e ela finalizará assim mesmo.
*vale informar que frequento regularmente minha dentista, compareço em todas as consultas.
É normal esse período todo de tratamento? Daqui a pouco completo 40 anos e ainda estarei de aparelho….
Tenho receio de trocar de profissional e o processo demorar mais 3 ou 4 anos…
Realmente não sei o que fazer.
Elizabeth,
Esse tempo de tratamento está muito acima do normal. Pelas minhas contas, foram 12 anos!
É difícil dizer o que você deve fazer, mas é necessário haver uma previsão de prazo para término do tratamento.
Trocar de profissional pode ser uma opção, mas você precisa escolher com muito carinho. As 10 dicas do Blog podem ser úteis.
Bom dia, Doutor!
Estou frustrado com meu orto, fiquei 6 meses arrastando um canino que esta rotacionado e inclinado, o mesmo recomendou a extração do dente 44, acontece que apos esse periodo o canino encostou no 45, com espaco de quase 05mm, inclinado e rotacionado, agora ele acorrentou e esta voltando tudo de novo, perguntei por que, disse que era para girar o canino rotacionado, fiquei em duvida sobre o procedimento e estou me sentindo enganado ja que apos um mês o dente continua rotacionado e voltou para a posição anterior ao inicio do tratamento? Pode argumentar um pouco sobre o caso?
Jônatas,
É difícil falar sobre a movimentação baseado apenas na sua descrição. Seria necessário avaliar o caso clinicamente.
Sinto não poder ajudar…
Olá Doutor
É o seguinte estou fazendo tratamento desde dezembro de 2019 para usar aparelho
Até então não pude colocar pq estáva com muita gengivite
Só que qdo foi em Abril minha dentista disse que tinha acabado a gengivite e que estava tudo ótimo e me pediu para fazer somente uma limpeza e voltar depois de 3 meses para ver se a gengivite não Teria voltado
Então fui lá essa semana de agosto e ela falou q s gengivite não voltou e só marcou outra limpeza e mandou eu voltar depois de 4 meses
Não sei oq fazer mais pq tanta demora assim pra colocar um aparelho
Olá Carol!
Realmente, é necessário dar um outro motivo para esse novo adiamento, já que a gengivite melhorou. Você chegou a perguntar diretamente à ela esse motivo?
Prezados, bom dia!
Ótimo blog, parabéns!
Uso aparelho estético pelo Convênio, tenho ótimo atendimento pela minha dentista, porém, tenho que mudar de estado/cidade onde não possui rede da clinica. Então, minha dúvida é:
1 – Caso possua multa, eles podem são obrigados ou “podem” cobrar multa?
2 – Como faço pelo convênio, estou cancelando o convênio empresarial, eles podem cobrar multa por isso?
3 – Indo embora para outro estado/Cidade e/ou cancelando o convênio sem informar ao meu dentista sobre desistência pode gerar multa, podem sujar meu nome ou ter outro tipo de problema?
4 – O tratamento que fiz foi totalmente pelo convenio desde do inicio e o aparelho foi enviado pelo próprio convênio (demorou bastante para envio) a clinica pode ser recusar à entregar as peças do aparelho a mim? Em caso positivo, é correto?
Não informaram que teria contrato e nem multa. Mas, fui informado do término do tratamento.
Obrigado pela ajuda e conto com seu apoio!
Um abraço!
Obrigado Jefferson!
Eu gostaria de poder te ajudar, mas nunca trabalhei com convênios. Por isso não tenho nenhuma experiência no assunto.
Mas, normalmente essas situações estão previstas no contrato do próprio convênio.
Ola
Meu filho, com 17 anos, colocou um aparelho metálico no dia 08 de agosto do corrente ano. Teria uma manutenção no dia 09 de setembro próximo. Por razões estritas de vida, precisou mudar-se de cidade, mas dentro do estado de São Paulo. Porém naquela cidade não há o convenio da Oral Master, em que estava iniciando o tratamento.
Dialogamos com a profissional que iniciou o tratamento, mas esta está irredutível e quer cobrar 1.500,00 pelo inicio do tratamento, que constou de uma consulta, uma panorâmica e a colocação do aparelho metálico. O que faço.
Valci,
Acho que vale o que foi combinado no início o tratamento.
perdi tempo lendo…. vc mais se atrapalhou do que ajudou….eca!!!!!
Jonathan,
Desculpe por tomar seu tempo. Não foi minha intenção.
Fica com Deus!
Boa Noite! que felicidade encontrar seu blog!
Estou mais perdida que cego em tiroteio com o tratamento do meu filho. Ele tem oito anos e começou um tratamento funcional ( ortopedico?) ano passado: extraiu os 4 caninos , colocou um bracket nos dois dentes centrais superiores ( a dentista disse que era pra nao correr o risco deles se afastarem e ocuparem mais espaço) e fez o molde pra colocar o aparelho fixo no céu da boca . O problema é que foram três tentativas frustadas de colocar o bendito aparelho , e na terceira vez que caiu eu resolvi não seguir com a tentativa. ( o dente dele é muito rasinho para o tamanho do aro do aparelho). Agora , após oito meses, ele fez uma nova panorâmica e ainda continua sem o espaço para os dentes nascerem . Resolvi ir em busca de uma outra avaliação e fiquei chateada ao saber que ele poderia nem mesmo ter feito essa extração ( foi muito desgastante), e além do mais, como foi feita a extração e de fato ele nao colocou o aparelho ,corre o risco dos molares avançarem…enfim…é muito desgastante,porque eu pesquisei, fui atras de indicações de profissionais e simplesmente o tratamento inicial nao deu certo por conta do bendito aparelho que caia todas as vezes ( ela nao me deu nenhuma explicação plausivel para o fato do aparelho nao segurar, e ainda afirmou que quando ele retomasse o tratamento , seria aquele mesmo aparelho)…não sei o que fazer…as vezes penso em deixar que os dentes cresçam e lá na frente ele comece um tratamento ortodontico..mas eu fico me sentindo culpada, principalmente pq nao é apenas questao de estetica, ele tem adenoide e o tratamento funcional ajudaria nessa questao. Fiquei chateada por ver que a primeira profissional começou o tratamento apenas com uma panoramica, sem fotos e documentação detalhada ,como a que profissional de hoje me mostrou…estou me sentindo muito frustrada. se e pudesse voltar no tempo,teria me consultado com quatro profissionais diferentes. Estou pensando em recomeçar tudo de novo com essa profissional de hoje, ela disse que iria pedir toda a documentação e só dai avaliar o que fazer..à primeira vista, seria colocar um aro nos molares de cima e de baixo para manter o espaço, ja que ja foram extraidos os 4 caninos. Doutor, e se ele pular a etapa funcional e deixar pra fazer o tratamento ortopedico lá na frente ( ele tem 8 agora)..seria muito prejudicial?
Luna,
Entendo o seu desespero e vou tentar orientá-la, ok? Lembrando, que tudo o que disser aqui, será baseado na sua descrição.
Sem ver o caso, fica difícil fazer afirmativas, mas eu, provavelmente indicaria ortopedia funcional dos maxilares.
Isso que foi tentado nele, me parece ser a cimentação de um disjuntor ou expansor, que deveria ser fixado por bandas nos molares.
Isso é ortopedia, mas não é ortopedia funcional. Deu para entender?
E, como você percebeu desde o início, a coroa dos molares ainda é muito curta e não é capaz de reter as bandas. Por isso o aparelho nunca ficou na posição.
O uso de um aparelho de ortopedia funcional, seria muito mais simples, já que é um dispositivo removível (mas depende de colaboração do paciente, é importante lembrar).
Há muito sobre esse assunto aqui no Blog e lá no site. Dê uma olhada na categoria “ortodontia em crianças”.
Você vai entender melhor como esses tratamentos funcionam.
Só não acho que vale a pena deixar de tratar, ainda mais depois de ter extraído os caninos de leite.
Dê uma olhada também nas 10 dicas do Blog antes de escolher um ortodontista, ok?
Tudo de bom para você!!!
Continuação:
Sobre o tracionamento dos caninos, ouve 3 cirurgias, a 1° foi paga e 2° ultimas a cirurgia disse que eu não precisaria pagar. E também foram feitas 3° raio x para saber como estava o dente por dento apos as cirurgias sem custo algum para mim, Na mudança de clinica, terei que pagar pelas cirurgias e raio X que saiu de “Graça” para mim?
Cinara,
Essas questões financeiras dependem sempre do profissional. Não há uma regulamentação sobre isso.
Bom dia. Dr.
Obrigada por me responder, porém, sobre a mudança de clinica está quase ok, o dentista me pediu que refaze-se toda a documentação novamente, visto que a realidade hoje é diferente e também fui a clinica que estou saindo pra remover o aparelho e realizar a limpeza. A dentista cobrou R$200,00? Achei caro, mas porém para não sair de lá de mal, resolvi aceitar e começar do zero. Espero que dê certo.
Por nada Cinara! Desejo-lhe toda a sorte dessa vez!
Bom dia.
Estava lendo seu artigo e achei interessante.
Referente ao meu caso , inicie meu tratamento odontologia á cerca de 2 anos atrás e o ortodontista vem realizando minhas manutenções só trocando o fio e as borrachinhas. Durante esse tempo, vinha fazendo exames para tratar sobre dois caninos inclusos que tenho e a manutenção vem focada somente nesse dentes, esquecendo dos demais, sendo que minha arcada dentaria é certa, a sua aparência demostra como se eu já tivesse usado aparelho um dia.
Acontece que o ortodontista em 3 cirurgias realizou o processo de tracionamento dos caninos para seus lugares mas, não houve sucesso e a partir dessa tentativas se pensou em extrair los para colocação de implantes.
Estou com grande problemas nesse tratamento por já ter procurado um outra clinica e levando toda a documentação e os exames que já fiz, o dentista relatou que houve erros no decorrer do tratamento e que sugeriu que trocasse de clinica e que nessa troca visse um novo plano de tratamento melhor direcionado.
E sobre isso gostaria de sua opinião e se na mudança de clinica seria interessante tirar o aparelho ou mantenho? Outra coisa, o dentista me disse que pagaria para retirar o parelho, isso conferi?
Cinara,
Recomendo que antes de qualquer decisão, você leia as 10 dicas do Blog para escolher seu ortodontista. Depois reavalie se esse ortodontista para o qual você está pensando em trocar atende às suas necessidades.
Uma vez que você tenha escolhido o seu ortodontista de confiança, siga as orientações dele. Inclusive em relação à decisão de tirar o aparelho ou não.
Quanto a pagar para retirar o aparelho, depende do profissional.
Ola Dr. eu estou utilizando elasticos para acertar os maxilares. Meu maxilar de baixo esta muita para tras na mordida. e agora que estou usando os elasticos faz 1 mes, estou sentido alteracao somente de um lado e normal?e os meus dentes da frente estao se separando sera normal tambem?
Sandro,
Não tenho como avaliar a evolução do seu tratamento baseado apenas nessas informações.
Como sempre, eu recomendo que você converse sobre isso com o seu ortodontista. Ele certamente tem as respostas para essas questões.
E é importante que você confie no que ele vai dizer. Se você não está seguro com o seu ortodontista, deve tentar melhorar a comunicação entre vocês. Se isso não for possível, talvez seja melhor procurar outro profissional para tratar você.
Na verdade eu queria saber o que é necessário, pro exemplo: se ele vai pedir um novo Raio-x ou só precisa pegar o que ja estava com dentista anterior!
Igor,
Isso depende do ortodontista que vai assumir o caso.
boa tarde, estou com o contrato de uma clinica odontologica onde eu irei mudar de localidade onde no contrato informa qe tenho que pagar as parcelas restantes caso tenha a desistencia. mas nao está falando de desvinculo de unidade eu devo somente assinar o termo de responsabilidade ou tenho que tambem pagar essas taxas? eu mudando de localidade é considerado desvinculo ou desistencia mas mesmo que nao tenha no contrato. aguardo
Mayara,
Eu não tenho experiência com esses contratos. Desculpe, mas não tenho como responder.
Oi.
O meu problema é o seguinte: coloquei aparelho ortodôntico porque havia apenas 1 dentinho superior mais pra frente/torto. Já uso há mais de 1 ano e meio, gostaria de saber se eu já posso pedir o dentista pra tirar, e se ele irá tirar.
Isabela,
Isso só o seu ortodontista pode dizer, pois foi ele quem planejou o tratamento.
doutor ,uso aparelho ortodontico convencional ha 1 ano e 2meses e meu dentista nao troca o numero do fio do aparelho ortodntico da arcada superior ha 3 meses e passei dois meses usado na arcada inferior o mesmo numero de fio. isso e normal ou ele esta me enrolando?
Rosa,
Não existe uma única forma e fazer o tratamento. Pode ser que no seu caso, seja necessário deixar os arcos por mais tempo. Não tenho como saber.
Mas você pode perguntar a ele, se esse ritmo está normal, se o tratamento está evoluindo dentro do esperado, etc.
obrigada pela sua atencao,gostei do seu blog.Vou conversar com ele para tirar minhas duvidas.Tenha uma boa noite e mais uma vez obg!!!
Por nada Rosa!
Fique com Deus!
Olá,
Dr. André, uso aparelho a 3 anos e ultimamente acredito que o meu ortodontista está me enganando. Meus dentes caninos superiores eram encavalados e assim comprometendo minha arcada superior que era muito pra dentro ( o que continua um pouco). Atualmente, o que me incomoda é que meus dentes incisivos superiores foram muito pra frente (tenho dificuldade pra morder uma maçã, por exemplo). Falei com outro ortodontista e a mesma disse que tem muito erros ainda para serem corrigidos ( e se ela tivesse colocado eu já estava sem o aparelho). A ortodontista disse que eu deveria ter extraído dois pré molares para que esses dentes que estão pra frente pudessem voltar ao lugar. Sendo que meu dentista atual comentou anteriormente que extrair pré molares seria desperdício de dente. Não sei o que fazer exatamente. Estou pensando em mudar de ortodontista. Caso eu mude, como devo proceder? Peço apenas a pasta de documentação.
Aguardo resposta.
Obrigada pela atenção
Mily,
O mais importante é você escolher o seu ortodontista com bastante carinho. Talvez essa outra dentista que você consultou seja a melhor opção, mas considere ler as 10 dicas do blog e veja se essa profissional está dentro o que você deseja para o seu tratamento.
Quanto à documentação, depende muito do ortodontista que vai assumir. Eu, por exemplo, prefiro fazer tudo de novo.
Uso aparelho desde Agosto/2014 e comecei a ficar insatisfeito com meu ortodontista. Ele parece não mexer no aparelho a cada nova consulta, tem preguiça de atender, só atende às quintas-feiras (ou seja, se quebra um bracket na sexta eu só consigo fazer a manutenção com ele na quinta seguinte), tem preguiça de explicar o tratamento, enfim… Acabei perdendo a paciência. Solicitei a substituição do aparelho por um móvel mas após a troca gostaria de fazer sozinho a troca de acompanhamento por um outro profissional, mesmo que custe caro! Como proceder nesse caso, doutor?
Gustavo,
Se você está decidido a trocar de ortodontista, deve, inicialmente escolher um profissional que atenda às suas demandas, as 10 dicas do blog podem ser muito úteis.
Quando você definir o seu novo ortodontista, ele mesmo vai orientá-lo em relação à fazer ou não nova documentação, manter o aparelho antigo ou trocar tudo, etc. Pois essas questões dependem muito da conduta de cada profissional e do caso em si.
Dr Andre estou passando por um problema serio utilizo aparelho a 32 meses o meu ortodontista tinha me dado o prazo de 20 meses para a conclusão do tratamento com o aparelho autoligado estetico porem durante o tratamento fui atendida por 5 pessoas diferentes e não obtinha resultado nenhum,com 24 meses de tratamento reclamei e o Dr responsável removeu o aparelho sem me dar nenhuma explicação e disse que iria montar outro no mes seguinte o aparelho de safira foi montado na parte superior por outro profissional que trabalha pra ele, pensei que o problema fosse ser resolvido só que no outro mês quando ele foi montar a parte inferior montou um outro aparelho de policarbonato que não correspondia ao valor que paguei assim reclamei novamente com o Dr responsável assim o aparelho foi trocado para o mesmo de safira ,novamente pensei que o problema tivesse sido resolvido só que o profissional que me atendia não sabia me responder nenhuma pergunta e não sabia me orientar sobre a forma de utilizar os elasticos o que levou a braquetes se soltarem vivo com a boca toda machucada e acho que os aneis estão mal adaptados ele demonstrava claramente que não enten de nada do meu caso gostaria que vc me orientasse o que posso fazer pois não confio mais neste ortodontista e descobri que o rapaz que estava me atendendo pode ser estudante e meu tratamento já foi todo pago mais gostaria de mudar pois não confio mais neste ortodontista e equipe
Ingrid,
Pelo que você disse, não há muito mais o que fazer a não ser procurar outro ortodontista para fazer seu tratamento.
Recomendo a leitura das 10 dicas aqui do blog para que dessa vez você escolha um profissional que combine com você.
Doutor, preciso mudar de cidade e por isso não poderei continuar o tratamento com o meu ortodontista. Ele me disse que devo pagar um certo valor no dia que eu for buscar a documentação. Ele também disse que não há necessidade de remover o aparelho. É correto ele me cobrar essa taxa?
Flávia,
Quanto à cobrança, depende do que foi combinado no início do tratamento. Não há uma única diretriz nesse sentido.
O mesmo vale para o aparelho. Não há uma regra. Se houver um profissional que aceite assumir o caso na nova cidade, a princípio, não há problema nisso.
Dr. André, quero muito trocar de dentista. Uso fixo há 2,6 anos. Não assinei nenhum contrato e nunca me disseram quanto tempo ficaria usando o aparelho. Sempre fui insatisfeito com o atendimento dos profissionais, mas deixei acumular mais alguns motivos e decidi sair, interrompendo o tratamento, para no ano que vem, usar o invisalign em outro consultório. Meu caso não é tão sério e eu só comecei a usar pra fechar uma pequena lacuna e encaixar o canino superior. E já são quase três anos, apesar de dizerem que é 1mm por mês.
Dadas as informações, pergunto: Eles podem cobrar pela retirada do aparelho e entrega da documentação?
Edi,
Nesses casos vale o que foi combinado no início. Sendo por contrato ou por palavra.
Mas é aquele tipo de consultório que não se combina quase nada, ou nada. Por isso estou querendo migrar, justamente pela falta de compromisso com o paciente.
Agradeço a atenção Dr. André! 😉
Edi,
Se essa é a sua percepção em relação à clínica, talvez seja melhor buscar mesmo um profissional que se enquadre nas suas expectativas (que eu acho, estão corretas).
Mas não tenho como responder à sua pergunta original, se eles podem cobrar pela retirada.
Depois desses anos todos eu, particularmente, não cobraria, mas não há uma regra que defina isso. Sempre recomendo tentar conversar e resolver pelo bom senso.
Dr.Andre Moreira!
Estou a 5 anos usando aparelho, vou a cada 15 dias para fazer a manutenção, mas mesmo obtendo um certo resultado, o tempo estimado era de 1,5 anos.
Busquei outro profissional para dar uma avaliada mas foi passado que realmente ainda demoraria mais alguns meses, pois se eu refisesse com eles teria que reiniciar o tratamento.
Continuo no dentista arual ou busco mais avaliações?
Diego,
O atraso já está muito grande para não haver uma definição de término de tratamento.
Talvez seja a hora de fazer uma avaliação mesmo, mas entendendo que nenhum ortodontista sério vai pegar seu caso para fazer mais alguns meses de tratamento.
É possível que seu caso ainda esteja longe da solução.
Olá, estou de aparelho há 5 anos. Acho que é tempo demais pois a previsão era de 3 anos. Nunca tive carie na vida e depois do aparelho tive 7. Os dentes não estão mais acertando como nos primeiros 2 anos. Alegam que se eu mudar de clínica ainda vai ser mais demorado. Será que devo trocar de dentista?
Anita,
Se depois de cinco anos o caso não está definido, talvez seja melhor mesmo ouvir outra opinião.
Essa afirmação de que pode demorar ainda mais é muito vaga. Até por que não é só uma questão de “terminar” precisa ficar bom.
Você pode cobrar do seu ortodontista uma definição de prazo para conclusão do tratamento. Mas a resposta deve ser clara e objetiva. Se você sentir que continua uma indefinição no ar, fica difícil levar adiante.
O meu problema é que meu Orto não conversa comigo, não sei qual o meu problema, provavelmente é mordida aberta. Não sei sobre valores e não tenho uma previsão de quanto tempo vai durar o meu tratamento.
Fora o absurdo que ele não me encaminhou a um periodontista antes de iniciar a montagem do aparelho, já que tive um problema periodontal no passado. Tive que ir por conta própria já que minhas gengivas apresentaram uma inflamação logo na segunda semana, ele disse que é NORMAL a gengiva sangrar durante o tratamento. Pode isso! Deixo claro que faço todas as recomendações de higiene. Comprei até aquela famosa escova de 5 mil cerdas. E gasto pelo menos 20 minutos do meu dia utilizando o passa fio após cada refeição. Sei que isso é importantíssimo.
O Fio do meu aparelho escapou 5 VEZES do meu aparelho nesse primeiro mês. Na última vez, foi no mesmo dia da manutenção. Então, retornei ao consultório e ele deixou o último bracket sem o fio. Isto é, um dos brackets ficou sem o arco. Imagino que mês que vem ele irar trocar o arco!?
O pior de tudo é que ele é um profissional bem avaliado aqui da minha cidade e tem até relativa experiencia já que tem bastante tempo de atuação. Porém, ele pisou na bola comigo. Não confio mais nele. Agora, terei que ter coragem para desfazer o erro.
Uma pena que eu não encontrei as suas 10 dicas antes de escolher o profissional. Nesta segunda (9), não vai ter jeito, irei romper. EXISTE ALGUM RISCO EM RETIRAR O APARELHO APÓS 5 SEMANAS DE USO?
ps: Uma pena que não sou do Rio pra poder ir até você. Desejo sucesso!
Willian,
Obrigado pela confiança!
Não há risco na remoção do aparelho após algumas semanas de uso.
Pode ser mais desconfortável por que os dentes devem estar com alguma mobilidade e isso provocar alguma dorzinha na hora de remover o bracket, mas nada demais.
Desejo-lhe toda a sorte na escolha do seu novo ortodontista.
Cancelei o meu tratamento ortodontico por falta de resultados positivos e por trocarem os profissionais que mim tratavam no ato do cancelamento eles me cobraram 100 reais pelo o aparelho ortodontico o mesmo valor da manutenção essa cobrança esta correta
Whandersson,
Isso depende do que foi combinado no início do tratamento.
o combinado foi 80,00 ele foi muito sacana comigo, mas tranquilo ja resolvi estou com outro profissional…brigado ai
Ok Whandersson. Boa sorte!
Ola! eu uso aparelho ha 3 anos… e já estou me sentindo incomodado com essa situação…acho que já passou tempo por demais..penso de mudar ortodontista, pois já estou desconfiado de super faturamento.
no caso o ortodontista tem a obrigação de me passar o que já foi feito? como as fotos e modelo?
Luiz,
Em primeiro lugar acho que você deveria conversar com o seu ortodontista atual. Três anos não é um prazo tão fora do normal se o tratamento estiver já perto do fim.
Mas se o resultado não está te agradando e você percebe que ainda está muito longe do final, talvez seja o caso de consultar outro profissional.
Quanto à documentação, depende do que foi combinado no início.
Boa Tarde,
Primeiramente gostaria de agradecer pela matéria, ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas. Bom, vi que é normal ter que trocar todo o aparelho. As minhas perguntas são: Tendo a documentação antiga em mãos mesmo assim se faz necessário fazer documentação nova? No caso do meu cunhado de 14 anos de idade é necessário colar os tubos? E o excesso de cola pode prejudicar o giro do dente? Qual é o tempo máximo de uso de aparelho colado direto no dente?
Jéssica,
Sim, uma nova documentação é necessária, na minha opinião, para que o novo ortodontista possa assumir o caso baseado nas condições em que a boca se encontra naquele momento.
Sim, os tubos são sempre necessários. Colados ou bandados.
Dependendo do excesso, pode sim.
Não há um tempo máximo. O ideal é que o prazo do tratamento seja definido no início do tratamento. Entre 2 e 3 anos costuma ser o suficiente para a maioria dos tratamentos.
Olá, tudo bem?
Bom, uso aparelho já deve ser 6 anos e parece não ter fim sério, há um tempão atrás seguindo cuidadosamente tudo que o dentista solicitava e pelo que achava que era a última vez que era para usar umas borrachas laterais para poder corrigir a arcada dentária, e poder finalizar o tratamento só que ele sempre dizia que daqui a um mês você usando direitinho já podemos tirar seu aparelho e nisso agora já deve fazer quase dois anos nessa enrolação, eu já estou exausta de usar este aparelho sério e não sei o que fazer, pois agora quase um ano sem fazer manutenção, pois não aguento mais. Eu estava querendo muito tirar o aparelho ou trocar de dentista, mas como estou bastante tempo sem ir lá, não sei como proceder, pois eu sinceramente nem queria ir mais lá, eles nem se preocupam em ligar para marcar manutenção mais, e isso já faz quase um ano, minha preocupação é que quando eu faltava um mês eles me cobravam mesmo assim sem ter ido, mesmo justificando minha falta, pois quando tenta remarcar no mês mesmo às vezes não se consegue, eu não sei mesmo o que fazer. E, bom acredito que nem exista mais contrato, pois já faz tempo em que não é renovado. Por favor, me ajude, quais seriam minhas alternativas neste caso?
Grata pela atenção!
Poliana,
Talvez seja melhor procurar um outro ortodontista para avaliar o caso.
Uma opção seria remover o aparelho e avaliar se o resultado está ok. Caso contrário, seria necessário fazer uma nova documentação para estudar o caso e planejar um novo tratamento.
Olá Dr. estou com um problema. Frequento uma clínica a mais de 4 anos, extraí meus pré molares e depois fiquei uns meses sem fazer manutenção, depois voltei a fazer o tratamento e não parei mais, nesse tempo trocou o meu dentista 4 vezes, isso me incomodou bastante… Fui pedida em casamento e 6 meses atrás conversei com minha Dra perguntando se esse espaço dos pré molares fechariam a tempo, ela me garantiu que fecharia, passou uns dois meses ela disse e iria melhorar bem, e ontem fui em minha manutenção totalmente frustrada, além de não ter melhorado, PIOROU! Os caninos movimentaram para trás e os quatro da frente ficaram abrindo um espaço enorme entre os dentes. Até aí ok, combinei com eles de colocar um aparelho estético para ficar “menos pior” e me deram um bom desconto, mas em minha ultima ida ao dentista, ela colocou um ferro pra puxar meus caninos ainda mais para trás, hoje que acordei pela manhã, olhei no espelho e a banguela está maior ainda, horrível, só me restou chorar e me caso final desse mês. Enfim, não sei o que fazer, vou trocar meu fixo convencional pelo aparelho estético, mas se ficar com essa banguela vai ficar mais feio ainda, que alternativas tenho Dr. que sejam baratas, de repente uma prótese descartável para usar um dia só (que seria no casamento) alguma coisa pra disfarçar esse buracos, me ajuda Dr!!!
Obs: ela me disse que meus dentes não fecharam porque os de baixo não deram espaço, me senti lesada por ela demorar tanto pra perceber isso.
Beatriz,
Isso pode mesmo ocorrer. Pena ter sido detectado tão em cima da hora…
Beatriz,
Realmente agora a alternativa é tentar disfarçar estes espaços com restaurações, aumentando a largura de alguns dentes para reduzir os espaços. Mas é difícil te orientar sem ver o caso. Procure um dentista que trabalhe com estética.
Olá, Dr. André! Tudo bem? Fui em um dentista que retirou os quatro dentes do siso e vi que o meu rosto ficou um pouco diferente de um lado e não era assim. Procurei ajuda em outro dentista e ele disse que resolveria com o aparelho. Tem um ano que estou com o aparelho e finalizando tratamento com as borrachinhas. No entanto, a dentista disse que já vai retirar e tem dentes que estão desalinhados, até mesmo os os lados direito e esquerdo; de um lado os dentes estão mais fundos que o outro, sendo assim gerou mais uma diferença no rosto, não muito perceptível mas vejo diferença. Segundo a dentista o que deve está alinhado é o arco e está tudo certo. Mas se é de fato só o arco porque um dente entortou drasticamente e ela teve que colocar algo para ele voltar para o lugar e outro está embicado em sentido ao outro dente. Isso porque ela nem havia percebido mas eu que perguntei se ele iria ficar daquele jeito foi quando ela decidiu arrumar. Penso muito em trocar de dentista, porém agora ela já vai retirar o aparelho e meus dentes não ficaram como esperava. Estou tremendamente insatisfeita. Me senti enganada pois ela mexeu nos meus dentes mas eles afundaram de um lado. Depois colocarei o aparelho de contenção e ele ficará com esse molde. Por favor, me dê um conselho de como preceder. Obrigada pela atenção!
Tudo bem Lary,
Bem, nesse caso, o que você pode fazer é consultar outro profissional para ouvir uma segunda opinião sobre a possibilidade de se alcançar esse resultado que você deseja.
É uma situação desagradável, mas ainda dá tempo de procurar um ortodontista que entenda o que você quer e te inspire confiança. Leia as 10 dicas do Blog, podem ajudar na escolha desse profissional.
Bom dia Dr º , o meu ortodontista saio do local aonde eu fazia
e ate agora não colocaram outro
desejo remover meu aparelho , posso ir em outra clinica ?
Tainá,
Sim, você pode.
Boa tarde,uso aparelho fixo a mais de 6 anos.
Me encontro insatisfeita com atendimento atual que venho tendo,Não renovei contrato e a cada ano que passa a manutenção só vai aumentando!
De mês a mês,só troco a borracha,fio e o uso de elástico pra acertar a mordida e isso já esta levando 5 meses,entro e saio do consultório sem nenhum esclarecimento,já disse que quero parar com o tratamento e tirar o aparelho e mesmo assim não tenho sucesso.
Gostaria de saber qual melhor forma,para trocar de profissional e em fim ter o sorriso em que tanto investi durante todos estes anos.
Tatiane,
Se você está decidida a interromper o tratamento nessa clínica, deve ser clara e encerrar o processo.
Seis anos é tempo demais para um tratamento ortodôntico, principalmente se você não recebe sequer uma explicação sobre os motivos dessa demora.
Agora é procurar um novo ortodontista para avaliar seu caso. Leia as 10 dicas do Blog.
Bom dia!
Sou de MINAS GERAIS e que saber o seguinte; Coloquei o aparelho fixo, minha dentista falou que eu iria ficar dois anos e um mês usando ou melhor ela simplesmente falou pra mim que o valor do tratamento seria 25 de parcelas x… aí vi que daria dois anos e um mês. É normal um dentista falar isso para o paciente?
Arlindo,
Sim, ela definiu o número de mensalidades que você deve pagar. É uma garantia para você caso o tratamento atrase.
tenho duas perguntas….
ao iniciar meu tratamento perguntei as pessoas que usaram aparelho se elas haviam feito o molde antes da montagem e todos disseram que sim.. ja eu nao fiz… tem algo errado nesse procedimento…..
uma outra duvida eh ao final do tratamento os profissionais fazem ajustem nos dentes em relação ao tamanho dos mesmo
deixando eles retos, caso sejam muito desproporcionais ….. desde ja agradeço pela atenção
Geovane,
O correto é fazer o molde para estudar o caso.
Esses desgastes com finalidade estética podem ser feitos, mas é opcional.
Boa Noite,
Estou no final do meu tratamento, então o dentista retirou só a parte de baixo do aparelho. Mas os 4 dentes frontais na arcada superior estão meio que “pra frente” deixando um espaço considerável em relação aos dentes que estão na arcada inferior. Gostaria de saber se é possível corrigir isso, só com o aparelho na parte de cima, já que não tem mais brackets na parte de baixo. Obrigado!
Jean,
Talvez seja possível, mas não tenho como saber sem ver o caso. Converse com o seu ortodontista sobre isso.
boa , noite, meu filho usa aparelho uns 3 anos, e mudei para outra cidade, e meu filho ainda continua indo na dentista a cada 15 dias, ,esta dificl para ele , outra coisa, os dentes dele da frente esta como antes ainda nao mudou muita coisa, ela so troca o fio e nao aperta, meu filho nao sente nada, sempre assim e ela falou q ele usario ate uns 2 anos, quero trocar ele de dentista, e quero saber se tenho q pagar uma multa ou se posso fazer outra documentaçao com outro dentista e abandonar essa e se nao suja meu nome como funciona ? obrigada
Dauci,
Isso depende do que está combinado desde o início do tratamento.
Boa noite,,, minha duvida é muito simples…. apenas quero saber se antes de iniciar meu tratamento ortodôntico,,,se existisse a presença de carie no dente o profissional me alertaria……
Geovane,
O exame do ortodontista geralmente é mais superficial. Você precisaria de uma avaliação com um dentista clínico para saber se tem cáries.
Prezado Dr. André, veja a minha situação.
Usei aparelho fixo durante 2 anos, com a finalidade de “ajustar” a mordida (tenho hoje 37 anos) para diminuir o bruxismo e consequentemente tentar diminuir o desgaste pelo atrito entre os dentes. Não gostei do resultado, ou melhor, não aconteceu nada do que foi combinado. Ao final do suposto tratamento, foi colocada uma “contenção” na parte interna dos dentes inferiores da frente (desculpe, não sei os termos técnicos), um pedaço de arame colado com resina. Durante os dois anos seguintes, solicitei à profissional (que escolhi por ser especialista há mais de 25 anos, com referências bem consolidadas aqui na cidade onde moro) por diversas vezes que fosse estabelecido um prazo aproximado para retirada desta contenção, e que pelo menos ela fizesse algum acompanhamento. Após meses de muita insistência, finalmente ela aceitou marcar uma consulta. Chegando lá, a “consulta” era para a secretária me entregar os raio-x e um molde de gesso. Sem qualquer explicação. A secretária disse que a dentista estaria passando por “sérios problemas pessoais” e que estaria devolvendo a documentação para mim procurar outro profissional.
Aí entra meu problema, consultei com uma meia dúzia e nenhum quer retirar e nem mesmo mexer na tal contenção! Todos me disseram a mesma coisa: “ah, mas eu não sei em que condições foi colocado, ou com que função, ou para que prazo seria…” E agora? O que fazer? As resinas estão porosas e pontudas, e há tártaro acumulado. Grato.
Cesar,
Remover a contenção é uma decisão que você pode tomar. Mas há o risco de perda do resultado. Por isso eu não recomendo.
O que deve ser feito é uma manutenção periódica, limpando, removendo o tártaro e inclusive substituindo a contenção por uma nova em caso de quebra.
Agradeço por sua atenção, Dr. Moreira.
Porém minha dificuldade é justamente esta, não consigo encontrar um profissional que aceite fazer a manutenção. Por isso gostaria de retirar a contenção. Abraço.
César,
Nesse caso você pode remover e depois procurar um ortodontista que coloque uma nova contenção.
boa tarde!
estou em tratamento a um ano e meio e uso o aparelho estético, mas todo mês des da primeira vez que o aparelho foi colocado um ou dois braquets dos dentes de baixo solta e eu sei que quando o aparelho esta solto o aparelho não tem efeito, como so passo uma vez por mês ela cola e pronto não sinto diferença em nada nos mus dentes tem vez que quando o braqueti quebra os dentes de baixo se encavalam mais, a dentista colocou levante mas os mesmo vive descolando tbm e quando descola ao invez dela passar o motorzinho para colocar um novo levante ela simplismente cola o levante por sima do restante que fica em meus dentes estou frustrada com meu tratamento pois não pago barato na manutenção e não consigop ficar nem um mês sem quebrar o aparelho , tenho todo cuidado do mundo na hora de comer , mas mesmo assim quebra
Viviane,
Realmente é uma situação desagradável. Mas você deve conversar com a sua ortodontista sobre esses problemas. Se ela não se mostrar disposta a dar uma solução, talvez seja melhor consultar outro profissional.
A minha dentista trocou de clinica, quero dar continuidade com o tratamento com ela porém fui informada pela clinica que terei que pagar uma taxa para retirada da documentação bem como remoção do aparelho.
Procede?
Ellen,
Isso depende do que foi combinado no início do tratamento.
Olá,
Eu comecei o tratamento com aparelho fixo a uns 2 anos, fiz mais o menos uns 6 meses de manutenção e depois por alguns motivos tive que abandonar o tratamento, mas continuei com o aparelho, ou seja, estou a 1 ano e meio usando o aparelho e nao fazendo a manutenção, observando que a minha dentista neste 6 meses so colocou o aparelho nos 6 dentes da frente da parte superior. Queria saber se para ir em outro dentista apenas para remover o aparelho necessita da documentação? e gostaria de saber se o dentista pode apenas retirar o aparelho sem dar continuidade ao tratamento
Layra,
Apenas para remover o aparelho, não é necessária a documentação.
boa tarde ! tenho duvidas em relaçao ao prossedimento de aparelho fixo ..fui ao dentista , paguei a panorramica e colocaram o aparelho ..isso ta correto meu dente sao tortos e um pouco grande …to com medo de pagar uma coisa atoa …
Nathalia,
Fazer as radiografias antes de colocar o aparelho é normal. Não tenho como dizer muita coisa sem ver o caso.
Olá, eu já usei aparelho há 12 anos atrás e agora estou usando novamente só a parte de cima, só que no consultório onde vou, todos os meses muda de ortodontista e cada um diz coisas diferentes. Uns dizem que tenho que colocar aparelho na parte de baixo, outros dizem que não, e meu dente não tinha diferença e agora o dente da frente um está mais alto que o outro. Será que eu teria que trocar de clínica?
Lívia,
Essa situação em que toda hora troca de ortodontista, certamente não é boa para você. Procure um profissional que faça seu tratamento até o final. Leia as 10 Dicas aqui no Blog.
BOA NOITE…
MEU DENTE QUE ERA RETRAIDO, ESTOU SENTINDO ELE BATE DO DENTE DE BAIXO,, SIGNIFICA QUE ELE ESTA SE MOVIMENTANDO PRO LUGAR CERTO….
Geovane,
Não tenho como saber sem ver o caso. Mas dentes anteriores não devem tocar os antagonistas durante a mastigação.
Olá,
Gostaria de mudar de Dr. pois fica muito longe onde eu moro no momento, gostaria de saber se a minha Dra antiga pode me fornecer a pasta com meus raiox e exames feito no inicio do tratamento para que eu possa continuar em outro consultório.
ela pode me cobrar pela entrega desta pasta?
Stephany,
Isso depende muito de você conversar com ela.
Bom dia! Iniciei meu tratamento há mais ou menos 3
anos e na ultima manutenção meu ortodontista me disse que provavelmente poderei tirar o aparelho mês que vem. O problema é que os dentes ainda não estão alinhados. Eu tinha um dente encavalado e, apesar de ter melhorado um pouco, ainda não está como deve ser. Eu percebo que quase todas as pessoas usam aquelas gominhas que se encaixam nos dentes no formato de triângulo durante o tratamento, e eu não as usei em nenhum momento. Gostaria de saber se em um mês tem a possibilidade dos dentes acertarem mesmo sem o uso das gominhas e sem sentir incomodo nos dentes dessa área. obs: uso aparelho convencional mesmo, não é o de porcelana
Letícia,
Não tenho como responder sem avaliar o caso clinicamente. Mas o uso dos elásticos intermaxilares não é obrigatório. Depende do caso.
Bom dia Dr André, gostaria só de esclarecer uma dúvida pois já tentei mas ainda não obtive uma resposta correta.Usei aparelho fixo por 3anos mas com o passar dos anos comecei a ter dificuldades em dar continuidade ao tratamento.resolvi então tirar ,falei com minha dentista e ficou tudo certo ela iria retirar o mesmo a unica exigêcia que ela fez era pra mim fazer uma nova documentação para ela.Fiz e levei para ela estranhei pois qdo entreguei em mãos ela nen se deu ao trabalho de olhar já q ela exigiu .entã em 17 de março ela retirou e logo em seguida fez o molde para fazer o aprelho móvel.Passado algum tempo agendou para que eu fosse até o consutório dia 13 de maio mas caabou desmarcando então finalmente fui no dia 31 de maio ao por o movél não serviu me causando muita dor.Resumindo estou até hj sem nem um tipo de contenção na boca e apesar de questionar se havia problema de ficar sem o aparelho movél ,se não iria alterar a posição de qdo tirei, se era normal esse procedimento a reposta foi que era assim mesmo .Mas me sinto prejudicada mesmo sendo leiga percebo a mudaça de qdo retirei ela disse que qdo eu começar a usar o movél ele volta ao lugar (dentes).Nem um novo molde fiz .gostaria de saber se essa informaçoes são corretas e se é esse o procedimento correto e se tenho direito a documetação q fiz .Obrigado aguardo resposta um bom
dia
Luciane,
O ideal é que as contenções sejam instalados o mais cedo possível para evitar a perda parcial dos resultados.
Olá Dr!! Chegou o momento de retirar o aparelho, só que no dia a ortodontista foi bastante agressiva em tirar o aparelho. Cheguei a chorar de tanta dor nos dentes incisivos inferiores. A ortodontista fez muita força. No momento de colocar a contenção móvel, percebeu-se que ela estava errada. Assim também como a contenção fixa inferior.Tive que fazer outra moldagem, e recebê-la somente oito dias depois. Mas percebo que após três dias de ter tirada o aparelho, minha gengiva de alguns dentes está ficando vermelha e alguns dentes com alterações de movimentação. Fiquei muito decepcionada e preocupada. Meus caninos da esquerda estão encostando. Acho que o ortodontista não fez um bom trabalho. Vou procurar outro profissional para ver o meu caso. E esses problemas que eu citei são simples doutor? estou preocupada.
Simone,
É difícil dizer se estes problemas são de simples solução sem ver o caso.
A gengiva inflamada provavelmente não tem relação com o aparelho e costuma melhorar com cuidados durante a escovação.
O toque entre os caninos pode ser resolvido com ajuste oclusal, mas isso depende do caso.
Dentes que saíram da posição precisam ser reposicionados. A questão é se dá para fazer com aparelho móvel ou se será preciso voltar ao fixo.
BOA NOITE. ACABEI DE VER SEUS COMENTARIOS E ADOREI A MANEIRA COM QUE LEVA TUDO……. TENHO UMA DUVIDA SOBRE MEU TRATAMENTO QUE INICIEI NO DIA 13 DE ABRIL DE 2016
ESTOU SEM OS TUDOS E TAMB SEM AS BANDAS E O INFERIOR AINDA NAO COLEI…
APENAS DO JEITO QUE ESTA EH POSSIVEL NOTAR DIFERENÇA, OU MELHOR EH POSSIVEL VER RESULTADO MESMO SEM OS TUBOS….
AH MAIS UMA COISA… TENHO UM DENTE RETRAIDO,QUANTO TEMPO DEMOREM MEDIA PRA ELE COMEÇAR A VIR PRA FRENTE…..
Obr Geovane,
Sim, é possível perceber mudanças mesmo sem os tubos montados no aparelho. Mas o ideal é que estes acessórios estejam no aparelho.
Quanto ao tempo para ver o dente se movimentar, depende do caso. Não tenho como responder.
ok obrigado pela atenção!!!
Por nada! Um abraço!
Olá Dr. André
MInha filha de 12 anos tirou o fixo em março deste ano, usou aparelho fixo por um ano, no início expansor de palato por 4 meses. Está usando o de contenção, porém reclama que alguns dentes da arcada superior estão batendo com dentes da arcada inferior. Relatando o problema ao ortodontista, pediu para aguardar a acomodação dos dentes e que possivelmente isso deixaria de acontecer. Olhando os dentes, acho que a inclinação dos dentes debaixo não está correta, por isso batem nos de cima. Em minha opinião de leiga a retirada do fixo foi precipitada. O que acha? Como devo proceder?
Denize,
Acho que você deve mostrar sua opinião para o ortodontista. Muitas vezes o cliente vê um detalhe que não é percebido pelo profissional. Nesse caso, a opinião do cliente, mesmo sendo leigo, pode ser útil e ajudar a alcançar um resultado melhor.
Olá, gostaria de tirar uma, duvida, mudei de cidade e a clinica onde faço o tratamento ortondologico disse que não eu não poderia sair da clinica porque eu fiz um contrato com a mesma e se eu quiser sair de lá preciso pagar o valor de 5 manutenções!
Porem eu fiz a documentação em outra clinica que eles indicaram.
Eu sou obrigada mesmo a continuar fazendo o tratamento lá? Porque eu preciso viajar todo mês para fazer a manutenção. Resumindo, eu quero saber se tem como eu pegar minha documentação na clinica sem precisar pagar nada!
Elhe,
Eu não trabalho com este tipo de contrato que penaliza o cliente em caso de desistência. Por isso não tenho experiência nesse tipo de situação.
Boa noite Dr.André,
Uso aparelho e estou usando mini implante, sai da clinica que estava fazendo o tratamento por conta da localidade. Infelizmente não tenho como entrar em contato com o dentista que fazia meu tratamento para ele entrar em contato com o que vou procurar para continuar o tratamento. Ainda assim o senhor acha que é possivel continuar o tratamento ?
Talita,
Isso vai depender do novo ortodontista aceitar pegar o seu caso no ponto em que está. Eu particularmente não costumo fazer isso. É muito difícil assumir um tratamento iniciado por um colega que sequer conhecemos.
Além disso, ao se responsabilizar por um tratamento, o ortodontista deve ter uma documentação de qualidade com modelos, fotos e radiografias do momento em que assumiu o caso. E a qualidade dessa documentação fica muito comprometida quando é feita já com o aparelho na boca.
É comum os clientes buscarem um ortodontista que se adapte aos seus desejos, por exemplo: “quero um dentista que continue meu tratamento com esse aparelho”. Mas isso não garante que ele seja competente e comprometido. Concentre-se em encontrar um profissional que te inspire confiança, depois siga as orientações dele. Use as 10 dicas do Blog para ajudar nessa escolha.
Bom dia.
Uso aparelho fixo há 3 anos e meio. Mudei de cidade há 4 meses e tive que mudar de dentista, consequentemente. Antes de sair da minha cidade, o meu antigo dentista já estava demonstrando interesse em retirar o aparelho dos meus dentes, alegando estar tudo ok. Porém, eu não estava satisfeito (e ainda continuo) com um dos dentes superiores frontais, que não está totalmente alinhado com os demais. Inclusive, sugeri que ele tentasse movimentar um pouco esse dente pra frente, mas ele disse que não havia nada de errado com o meu dente. O novo dentista (que também se chama André) alega a mesma coisa. Não acredito que seja coisa da minha cabeça. O único dente que me impede de tirar o aparelho é esse e não consigo fazer com que o dentista “enxergue” a minha reclamação, mesmo sendo totalmente visível e perceptível pra mim. Inclusive tenho a língua presa e ela toca apenas esse bendito dente, aumentando ainda mais a minha tese de que ele precisa de mais alguma movimentação. Qual a sua sugestão, Doutor?
Miltcharles,
Fotografias. Peça ao seu ortodontista para fotografar a arcada por diversos angulos e depois avaliem o caso juntos. Se ele não tiver uma máquina fotográfica no consultório, pode fazer um pedido para que sejam feitas as fotos em uma clínica radiológica.
Olá Dr. Andre Moreira !
Eu uso aparelho fixo a 6 anos ( usei por 1 ano, aos 13 anos e 6 meses, aparelho móvel para abrir minha arcada dentária) depois desse 1 ano, fui para fixo, e ali fui ficando.. Não tinha nenhum dente encavalado, minha mordida era cruzada, e tive que fazer tracionamento de um dos caninos, meus dois laterais eram um pouco para trás..
Quando cheguei aos 3 anos de uso de fixo, meus dentes estavam alinhados, porém minha mordida ainda estava cruzada e aberta dos dois lados, meus dentes inferiores e superiores não se tocavam.. Eu perguntava a minha ex ortodontista, como estava indo o tratamento e ela sempre me dizia que iria depender do meu dente.. OK
Foi então que resolvi trocar de orto.. troquei quando estava a 4 anos e alguns meses..
Agora estou com a atual vai uns 8 meses, minha mordida não esta mais cruzada e fechou bem e hoje toco meus dentes..
Porem ela quer melhorar mais, quer descer alguns dentes que não estao tocando 100%
Mais infelizmente eu não aguento mais aparelho, quero tirar e ja ate marquei pra moldar.. porém estou com medo de meus dentes voltar.
E outra coisa que percebi, sempre que ela coloca corrente, um dos meus laterais volta um pouco para tras..
Sou apaixonada por odonto, por dentes e sorrisos bonitos..E gostaria muito de ter dentes bem alinhados sem ficar com medo de voltar tudo oque ja fiz..
Minha dúvida e pergunta é, deveria tirar ou aguentar mais um pouco ?
Ele realmente vai voltar se eu tirar? e usar o móvel certinho e a contenção nos inferiores ?
Obrigada desde já !!
Camila,
Se você confia na sua ortodontista, deve seguir a sua orientação. Peça uma definição de prazo para a conclusão do tratamento para que você possa se planejar e aguente mais um pouco.
Olá Dr. André. Meu dentista disse que tenho discrepância de botton, e que meus dentes não vão mais pro lugar mais do que já foram. Ele disse que a única solução seria completar os espaços com resina, o que não é bom, pois não dura nem 15 dias, mesmo eu cuidando muito bem. Queria saber sua opinião, se ele está certo ou devo procurar outro dentista. E se essa for mesmo a solução, o que o Sr acha de colocar implante nos 4 dentes superiores da frente.?
Me chamo Pedro, tenho 17 anos.
Pedro,
Aumentar a largura de alguns dentes com restaurações, facetas ou lentes de contato é perfeitamente viável e não existe isso de durar quinze dias. Procure um dentista que trabalhe com estética.
Boa tarde
Uso aparelho ha uns 2 anos e meio. Nasci sem dois dentes na minha arcada inferior. Os dentes abaixo se juntaram, porem empurrou muito os de cima. A ponto de minha pronúncia do S, alterar um pouco.
Quero a opinião de outro ortodontista. Pois já uso a meses a borracha para trazer os dentes de baixo mais para frente e não vejo qualquer resultado.
Muito Grata
Verena,
Não tenho como dar uma opinião sem avaliar o paciente clinicamente.
Olá Doutor, tudo bem? eu fui ao dentista, ele olhou meus dentes, disse que eu tinha uma boca classe 3, e logo colocou o aparelho, hoje na sexta, pedido para eu retornar na segunda para arrumar dois dentes de trás que estão com care, algo assim, não tenho conhecimento algum, mas ele não pediu nenhum exame.. o que eu faço??
Wallison,
O ideal teria sido tratar as cáries antes de por o aparelho.
Olá Dr.
Eu estou em dúvida com meu tratamento.
Coloquei meu aparelho em junho de 2015, no primeiro e segundo mês meus dentes tiveram efeito, ou seja,estavam se fechando. De lá pra cá a dentista tem feito manutenção de forma que não está fazendo efeito, ou seja, meus dentes pararam de juntar. A arcada de cima ela só troca as borrachinhas e a arcada de baixo ela troca tudo, mas também não estão juntando meus dentes. É como se eu tivesse só indo lá trocar as borrachinhas, já que os dentes não estão juntando mais.Isso é normal?
Patrícia,
Isso pode ser apenas um momento do tratamento.
Fale com a sua ortodontista e mostre que está com dúvidas sobre o andamento do tratamento. Ela vai explicar o que está ocorrendo. Caso contrário, você pode consultar outro profissional para ter uma segunda opinião.
Olá Dr.
Falei com ela, e ela me disse que meus dentes não precisam fechar mais nada. Só que ainda tem um espaço pequeno entre os dentes da arcada de cima e de baixo também. E eu perguntei, por que ela não tirou meu aparelho ainda, ela me respondeu que eu tinha que esperar completar um ano.
Se não precisa fechar mais nada, por que eu continuo com a manutenção do aparelho fixo Dr., não teria que mudar já para o móvel?
Ela não me dar uma resposta que me deixe satisfeita, por isso vou procurar outro profissional e tirar minhas dúvidas direito.
Eu só não troquei de dentista porque assinei contrato e não sei o que fazer ainda.
Obrigada por responder minhas perguntas Dr.!
Patrícia,
Após os dentes chegarem na posição desejada, é importante manter o aparelho parado na boca por alguns meses para permitir a formação de osso em torno das raízes dos dentes, consolidando o resultado.
bom dia dr..
meu filho iniciou um tratamento ortodôntico, fez toda documentação e começou a usar um aparelho móvel por um tempo..dai ela pediu pra esperar arranca todos os dentes de leite pra colocar o aparelho fixo . assim que voltamos pra ele colocar o fixo tive um desentendimento com ela por que os valores que eu havia pago não batiam com que estavam documentado, ou seja eu tinha saldo ainda na clinica, mas ela disse q não. por conta desse ocorrido ela simplesmente desistiu do tratamento do meu filho pedindo pra eu levar a pasta e procurar outro dentista! como faço? ela pode simplesmente mandar pegar a pasta? vou pagar nova documentaçao em outra clinica?
Dany,
Não estou acostumado a lidar com esse tipo de desacordo. Mas se a dentista não quer fazer o tratamento, acho melhor mesmo procurar outra opção.
Ou você vai acha que vale a pena colocar seu filho nas mãos de um profissional que já declarou não querer fazer o tratamento?
Desisti do meu tratamento ortodontico em uma clínica,na qual antes de iniciar de fato o tratamento fiz todo o processo de confecção da pasta, a qual foi paga por mim, agora que desisti eles alegam não poder me entregar a pasta pois precisa ficar nos arquivos da clínica. Esta informação procede, existe alguma lei que defina isso?
Fabiana,
Tudo depende do que foi combinado no início do tratamento.
Estou saindo de um tratamento com um dentista por motivos de locomoção e procurei por conta própria outro dentista. Primeiro eu conversei com minha dentista avisei que não poderia mais ir, porem ela não queria deixar eu sair de jeito nenhum, pedi meus exames e ela meio que me ignorava. Vendo que o caso não iria pra frente procurei um consultório dentário mais perto de mim. Voltei a ela para explicar a minha situacão mais uma vez e ela tirou meus ferros, uso aparelho fixo por volta de um ano e meio, e me pediu uma panorâmica, sentindo que ela estava me enrolando um pouco, fui no consultório que tinha visto, marquei uma consulta e a dentista de lá me pediu alguns exames para ela saber como lidar. Essa semana minha dentista anterior me mandou um telegrama dizendo que eu tinha até 5 dias para comparecer ao consultório SOB PENA DE ABANDONO DE TRATAMENTO. Mas uma coisa que eu estava lembrando depois que abri o telegrama é que quando fui nela pela ultima vez e conversei com ela de novo e pedi meus exames, ela falou que era pra eu fazer a paranorâmica e que quando o exame estivesse pronto, era pra eu voltar lá que eu assinaria um documento de fim de tratamento, sendo que eu nunca assinei nada para o início do mesmo.
gostaria de saber como devo agir nessa situação.!!!
PS: quando comecei o tratamento com ela, comecei em um consultório, um ano atras por motivos que eu não sei quais foram ela se separou desse consultório e abriu o dela e eu fui junto.
Laís,
Eu entendo que você esteja insegura. O seu problema é a reação da dentista à sua intenção de trocar de profissional, além de questões contratuais e de relacionamento.
Esses problemas são comuns, mas de nada adianta me posicionar aqui sobre situações como essa.
Eu sou útil orientando tecnicamente as pessoas, mas não sou capacitado para orientar pacientes em desacordo com profissionais.
Sinto não poder ajudar nesse caso.
Olá Dr. iniciei o tratamento com o ortodontista para realização da cirurgia ortognática, meu caso é grau 3. Já estou a 1 ano e 2 meses com o aparelho, ele disse que é em média um ano e meio para a cirurgia. Então até ai tudo bem. A preparação está em andamento só que ele disse que antes de finalizar para a cirurgia que eu tenho que pagar $ 4 mil a ele do projetista, é correto isso?, tem cabimento? . Obrigada desde já aguardo resposta!
Franciele,
Eu não comento valores aqui no Blog por que cada ortodontista tem sua forma de cobrar e não há nenhuma regulamentação, tabela oficial de preços ou limite máximo permitido sobre isso.
Olá Dr,gostaria de esclarecer uma dúvida sobre meu atual dentista.Uso aparelho a ums 8 meses e tenho dois dentes de leite e ele me disse que eu teria que retira pois com um tempo logo iria perdelas .Isso seria seria o certo Dr?
Fernanda,
A tendência é que os dentes de leite sejam perdidos com o tempo, mas isso pode demorar muitos anos para ocorrer. Varia muito de uma pessoa para outra.
Extrair esses dentes sem que eles estejam com mobilidade pode ser precipitado, mas tudo depende do planejamento do caso.
Boa tarde Dr, no caso de trocar o ortodentista apenas para manutenção de contenção movel e inferior há algum problema?
Marcello,
Isso vai depender do ortodontista que assumir o caso.
Olá, uso aparelho fixo a pouco mais de um ano, irei me mudar de cidade e no consultório me disseram que irão retirar o aparelho. Não sei quanto tempo demoro para encontrar um novo profissional, meus dentes voltarão a ser como eram no início do tratamento? Esse processo irá atrasar meu tratamento? Desde já agradeço.
Amanda,
Se o aparelho for retirado haverá perda no resultado. Provavelmente não total, mas parcial. E isso, deverá atrasar sim o seu tratamento.
boa tarde dr.Andre,minha filha usa aparelho a mais de 2 anos,mas ta ficando muito caro,pois começou com 70.00 e agora foi pra 90,00,sendo que todos cobram em media 60 a 70,00,entao to querendo interromper o tratamento e pedir pra dentista tirar o aparelho,pois o meu marido nao ta mais conseguindo pagar e ela fica sem ir nas consultas, pois o aumento foi alto devido a essa crise fica dificil bancar..devido ao contrato posso fazer essa retirada? eu nem onde ta o contrato aguardo sua resposta desde jà te agradeço
Maria,
Tudo depende do contrato que você firmou com a clínica.
meu filho usa aparelho há quatro anos, e agora a dentista del me pediu uma avaliação com outro profissional pra dizer se o aparelho já pode ser retirado. isso é correto?
Sirlene,
Não é muito comum um ortodontista pedir opinião de outro para a finalização do tratamento. Mas é possível que ela esteja consultando um profissional mais experiente para tirar alguma duvida em relação a algum aspecto especifico do caso.
Ola Dr. gostaria de tirar uma duvida eu ainda vou demorar a voltar na dentista mas eu to sentindo que a banda do lado esquerdo superior ta entrando na gengiva isso ta machucando um pouco. Isso é normal durante o tratamento?
Tatiane,
Isso pode ocorrer mas não é normal. Precisa ser logo resolvido.
oi eu queria tirar uma dúvida, uso aparelho e queria mudar de clínica vou te que fzr td de novo tira os raio x e te mais?
Deborah,
Provavelmente vai sim.
olá, tudo bem?
Comecei meu tratamento a dois anos.
Ele disse que o tratamento duraria 3 anos.
O meu caso é tipo 2
a arcada inferior está alinhada
já a arcada superior os dentes 11, 12, 21 e 22 estao para frente
faço o uso dos elásticos ortodontico para tracionar os dentes, mas faz um ano e os dentes não se moveram, e os dentes de apoio do elastico inferior ficaram totalmente rotacionados, já perguntei para a dentista se há outra forma de tracionar os dentes e ela disse só com o uso do elastico, troco os elásticos todos os dias pela manha então por este motivo tenho certeza que não está funcionando, pois sei que tenho que usar a todo momento e retiro apenas para higienizar. É a hora de eu procurar um novo profissional para avaliar o meu caso?
Renata,
Talvez. Se você não está confiante depois de tanto tempo, vale a pena ouvir outra opinião. Mas siga as 10 dicas do Blog para escolher um novo ortodontista, ok?
Tudo bem, muito obrigada. =)
Por nada Remata.
Fique com Deus!
Bom dia Dr . Gostaria de esclarecer uma duvida. Uso aparelho na parte inferior e percebi que nem todos os meses é trocado o fio e sim apenas as borrachinhas, nos ultimos 3 meses por exemplo não houve a troca, isso procede? Obrigada pela atenção.
Simone,
Sim, procede. O arco não precisa ser trocado sempre.
olá quando eu quiser trocar de dentista,sou obrigada a pagar para retirar minha pasta?
Evelyn,
Isso depende do que foi combinado quando você iniciou seu tratamento.
olá boa noite e preciso troca todo mes o fio q segura as borrachinha
Edva,
Não, o arco não precisa ser trocado mensalmente.
Boa tarde,durante meu tratamento ortodontico eu sofri um acidente e um dente saiu inteiro.Tive que fazer todo um tratamento para recuperar o sorriso,para voltar ao tratamento ortodontico…
Hoje após quase 5 anos,hoje estou insatisfeita com o resultado final e acho que vou ter que colocar novamente.. estou com contenção a mais de 6 meses.
Criei coragem e marquei uma avaliação em outra Orto. para fazer uma revisão, alguma dica?
Aline,
Acho que as 10 Dicas de como escolher seu ortodontista são um bom começo para você. O link fica aqui na barra lateral.
Olá Dr. Tenho uma dúvida que está me incomodando bastante. Uso aparelho ortodôntico já a quase 8 anos. Na manutenção passada meu ortodontista falou que já chegou ao final do tratamento e que vai retirar o aparelho. Só que percebo que um dente da arcada superior o incisivo central do lado esquerdo está com aponta sobreposta sobre o outro dente do lado direito. O mesmo ocorre com dois dentes da arcada inferior incisivo central e lateral. Questionei com ele a respeito e ele me disse que os dentes estão alinhados. Na minha opinião ainda falta alinhar esses três dentes onde eu ficaria totalmente satisfeita. Será que realmente já está no tempo de tirar, converso novamente com ele para manter o aparelho e ver alguma técnica para o término do alinhamento destes dentes que faltam ou procuro um um outro profissional?
Roseli,
Se depois de 8 anos ainda não está completamente alinhado, eu procuraria outro ortodontista.
Você pode manter por mais uns meses, mas certifique-se de ter um prazo definido. Este tipo de problema não deveria demorar para ser resolvido.
Doutor fiz minha primeira manutenção e o dentista so trocou as borrachinas e mais nada isto esta correto ??
E outra duvida ele marcou uma consulta pro final do mes pra por o aparelho enferior de uma vez so pode? Pois o seuperior foi um processo diferente foi 1 os separador, 2 as bandas e 3 a colagem.
Beatriz,
Nada do que você descreve pode ser considerado errado.
Olá Dr.
Comecei um tratamento pra Atm . A dentista achou por bem colocar aparelho fixo (que esrou a 2 meses) e uso a plaquinha todas as noites pra dormir pois tenho bruxismo. Não tenho grandes desvios, meus dentes são certos. Ela disse que vou ficar 8 meses com o aparelho superior e depois 1 ano com o inferior. Ainda não entendo o porque
Preciso estar com esse aparelho fixo. Não seria o caso de apenas usar a placa? Fico achando Q a clínica que apenas me segurar e esse aparelho incomoda. Gostaria de retirar. O que acha.
Elisabeth,
Concordo com você.
O uso de placa (bem ajustada) associada a conscientização e higiene do sono deve ser suficiente para controlar o bruxismo, se este for o seu problema.
Além disso, fica difícil usar uma placa rígida associada ao aparelho fixo.
bom dia!
uso aparelho a dois anos e resolvi interromper o tratamento, porem meu dentista pediu que eu fizesse uma pasta final a qual teria que pagar alem das mensalidades. pergunto: é obrigatório fazer esta pasta sendo que eu não vou utilizar?
Cristina,
Ele quer documentar como ficou o seu caso no final, o que é bom. Mas você não é obrigada a pagar por isso. Pelo menos, na minha opinião.
Ola doutor eu faço tratamento a 4 anos com aparelho mais minha dentista mudou de consultório para outro município desde então continuum com ela ja tem uns 6 meses mais esta sendo muito longe pra mim ela tem a obrigação de me encaminhar pra outro dentista ou não
Aline,
Ela não tem a obrigação porque depende de conhecer um profissional de confiança para continuar o trabalho dela. E isso nem sempre acontece.
Por outro lado, em 4 anos já deveria haver uma definição do seu tratamento. Então pode ser que já esteja no final. Pergunte a ela sobre o prazo para terminar. Se não houver uma definição clara, talvez seja melhor ouvir outra opinião.
Bom dia! Estou com aparelho fixo há oito meses só que a dentista nunca tocou em meus dentes, ela só olha quando chego no consultório e passa para a assistente o que tem que ser feito, depois do procedimento eu saio sem que a dentista veja se esta correto ou não, e só vejo ela no mês seguinte,todo mês é uma assistente diferente, elas são estudante de odontologia, pode? é correto isso? Obrigada.
Ivonete,
Pode até ser correto, mas será que vai dar o resultado que você espera?
Veja as 10 dicas do Blog:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/
Boa noite!
Fiz a documentação de aparelho com um consultorio, porem a dentista nunca tem horario disponivel nos dias em que eu posso ir ate la, pensei em trocar de consultorio, porem fui informada que seria quebra de contrato, você sabe me dizer como é esse contrato?
Helena,
Não. Eu não trabalho dessa forma então não tenho experiência com estes contratos.
Eu coloquei aparelho transparente fixo com arames amarrados, mas Agora estou arrependida e queria o autoligado que nao precisa de fios nem borrachinhas.
Gostaria de saber a opiniao do dr. se eu poderia trocar, ou seria melhor continuar com o aparelho que tenho.
Obrigada.
Veja bem Norma,
Amarrilhos metálicos podem ser necessários inclusive nos aparelhos auto-ligados e a estética geralmente fica comprometida devido às tampas metálicas mesmo nos aparelhos estéticos auto-ligados.
Acho que você deve continuar o que iniciou. Principalmente se confia no seu ortodontista.
Eu me mudei recentemente, moro na Zona Sul e não tenho como ir no meu dentista, sendo que gostaria de retirar meu aparelho, não consigo achar um dentista que somente retire o aparelho e remova a resina, sendo que não aguento ter que passar por um novo tratamento, foram 08 anos e ainda tive que extrair dois pré-molares perfeitos. Por que os dentistas não gostam de remover o aparelho, mesmo que o paciente faça uma declaração se responsabilizando pelo resultado final?
Angela,
Da minha parte, não vejo nenhum problema em remover o aparelho de um cliente que deseja fazê-lo.
O tratamento é seu, a boca é sua e o aparelho também é seu.
Eu não concordo em assumir um tratamento iniciado por outro profissional, mas interromper este tratamento é uma decisão que o cliente tem o direito de tomar independente da vontade de qualquer ortodontista.
Se você é do Rio e deseja remover o aparelho, eu posso fazer isso para você. Basta me ligar e agendar um horário.
Olá, faço uso do aparelho fixo de porcelana há um ano, e ate agora meu dente nao mudou nada, eu tenho a mordida aberta lateral, como se fosse uma fresta entre as arcadas superior e inferior, bem pequena , mas nao mudpou nada, quero tirar pois nao vi nenhum resultado.
Andreia,
Nesse caso você deve falar com o seu dentista.
Oi, então eu uso aparelho ortodôntico já faz 1 ano e 5 meses, tenho diastema, os dois dentes da frentes são separados e desde que coloquei o aparelho até hoje está tudo na mesma, se duvidar até separou mais! Agora quero trocar de dentista, será que eles são obrigados a devolver o molde, as fotografias e as radiografias que fiz lá se eu pedir? Agora minha dentista veio com a ideia de fazer uma cirurgia pra cortar a raiz que não deixa meus dentes se juntarem porque senão não vai fechar, mas ai eu pensei, pra que isso se ela nem tentou fechar ainda sem essa cirurgia? Ela ainda me disse esses tempos, “é tu tem que fazer logo a cirurgia pra gente começar a fechar”, quer dizer que to usando já faz 1 anos e 5 meses e ainda não começou nem a mexer esses dentes meu Deus? Odiooo, kk !
Aguardo uma resposta. abraços!
Aline,
Concordo com você que se a cirurgia era fundamental para fechar o espaço, deveria ter sido feita no início.
E por que indicar a cirurgia se nem mesmo foi tentado fechar este diastema apenas com o aparelho?
Talvez seja mesmo melhor ouvir outra opinião.
Dr, boa tarde!
comecei meu tratamento á um ano e meio, e quando fiz minha primeira consulta o orto me disse que em nove meses estaria resolvido, porem acredito que estar sendo enrolado, pois minha arcada inferior ainda nem começaram a se mover. estou muito incomodado, e estou querendo mudar de orto.
o que voce me indica ? será que peço para o atual tirar o aparelho que estou e procuro outro ?
Luiz,
O que posso dizer é que não é recomendável fazer o tratamento com um ortodontista em quem não se confia.
Tente conversar com ele e cobre explicações sobre o andamento do tratamento. Se não receber respostas claras e objetivas, talvez seja melhor ouvir outra opinião.
Olá, doutor!
Utilizei aparelho ortodôntico por 4 anos para corrigir a posição de alguns dentes, principalmente os caninos, que eram “encavalados”.
Realizei todo o tratamento corretamente, mas após o término, percebi que apenas um dos caninos foi para a posição correta. Conversei com a minha dentista, ela optou por montar o aparelho fixo mais uma vez para fazer a correção e após mais 1 ano de tratamento nada mudou. Agora, estou utilizando a contenção, exatamente da maneira que ela me recomendou. Gostaria de ter a opinião de um outro profissional sobre o por quê do meu dente canino não ter ido para o lugar correto.
Thayná,
Acho justo você querer entender por que o seu resultado ficou aquém do esperado.
Mas para ter uma opinião você vai precisar consultar um ortodontista na sua cidade para avaliar o caso.
Eu não tenho condições de emitir uma opinião baseado apenas nessas informações que você passou.
Bom dia Dr André,
Iniciei o tratamento há mais ou menos 1 ano e meio. Tempo este, que a princípio, a dentista havia me falado que seria o tempo total do tratamento, já que meus dentes não eram tão tortos. Na verdade o que me incomodava era um dente na arcada inferior que estava encavalado pois não tinha espaço suficiente para ele. A dentista optou por extrair o dente vizinho e conservar o outro já que era mais largo e assim preencheria mais facilmente o espaço. O espaço está quase que totalmente preenchido, mas estou percebendo que cada vez mais o dentes inferiores estão ficando desalinhados. É comum durante o tratamento acontecer isto, os dentes ficarem piores pra depois melhorarem ? Parece que está regredindo, hoje tenho vergonha de sorrir, de um lado os dentes se encaixam, o superior passando do inferior e do outro lado, os superiores encostam nos inferiores. A dentista falou que depois os dentes serão alinhados mas estou achando muito demorado. Acha que eu deveria procurar outro profissional ?
Obrigada
Danielle,
Casos tratados com extração de incisivo inferior podem criar estas assimetrias.
Se a falta de espaço era inicialmente pequena, o fechamento do espaço criado com a extração vai ser mais difícil e pode criar problemas em outros pontos da arcada.
Talvez seja interessante ser avaliada por um ortodontista experiente.
Olá doutor,
Agradeço a sua resposta.
É possível indicar-me algum ortodontista aqui em São Paulo ?
Obrigada
Danielle,
Por nada. INdico a Dra. Carolina Yori em SP.
Não quero que esse comentário soe ofensivo, mas sim como um alerta. Sinto muito em dizer isso mas a grande verdade é que existem em sua grande parte, dentistas picaretas que querem lucrar absurdos de dinheiro com aparelhos ortodônticos. haja vista esse aparelho autoligado (link abaixo) que é vendido pela internet por R$130,00 e aqui em brasília dentistas cobram R$1.900,00 + R$200,00 de “manuntenção”. Esse é um modelo simples, imagina aqueles de safira ou porcelana (estéticos) que são vendidos por mais ou menos R$4.000,00 em clinicas odontológicas e nesse mesmo site custam menos de 10% desse valor.
Por esse motivo dentistas não pegam aparelhos montados por outros dentistas, pois vão deixar de lucrar esse absurdo com a compra de um aparelho novo pelo paciente/cliente !
Infelizmente profissionais picareta existem em todas as áreas. NÃO SÃO TODOS, mas existem!
(link deletado pelo Dr. Andre)
Cesar,
Quem acompanha o Blog sabe que eu nunca comento preços exatamente porque cada ortodontista pode cobrar o valor que achar justo pelos seus serviços.
Aliás, esta regra também se aplica a médicos, advogados, professores particulares, cabelereiros, consultores, fisioterapeutas, arquitetos e qualquer outro profissional autônomo. Todos podem definir seus preços.
Profissionais de uma mesma profissão se encontram em níveis diferentes de acordo com a experiência, investimento feito em cursos de aperfeiçoamento e credibilidade junto à sociedade.
Então, diferenças de valores cobrados são naturais e cabe aos clientes pesarem os prós e contras de cada proposta.
O valor do material usado é apenas um dos itens que compôem o preço final.
Me preocupo muito mais com os tratamentos intermináveis e com a falta de garantia do resultado a longo prazo, do que com o preço que é comunicado antes de forma clara e permite ao cliente escolher seu ortodontista comparando as propostas.
Mas entendo a sua colocação e concordo com você que em todas as áreas encontramos bons e maus profissionais.
O link que você postou foi deletado como de costume aqui no Blog.
Um forte abraço!
Doutor, gostaria de uma orientação.
Coloquei o aparelho estético de porcelana há dois meses.
Porém estou estranhando o comportamento da clinica onde coloquei o aparelho. Pois desde o inicio minha maior preocupação era que fosse atendida por um dentista e não por um técnico em saúde bucal.
Me garantiram que o técnico iria apenas auxiliar a dentista. Porém nas colocações de aparelho quem realizava todo o serviço era a técnica, a dentista só no final analisava o serviço.
Agora na colocação da parte inferior do aparelho percebi que era uma técnica novata, muito atrapalhada, tanto que é que no mesmo dia um dos braquetes descolou. Procurei a clinica e mandaram eu aguardar até quarta -feira para fazerem a recolagem visto que estou com o braquete descolado desde sexta-feira passada.
Você me aconselha a procurar outra clinica?
Kellen,
Pelo que você conta, a clínica disse uma coisa e depois fez outra. Isso, na minha opinião, já cria um problema de confiança.
Ser atendido por assistentes treinados não é um problema, desde que isso esteja combinado desde o início.
OLA ja uso o aparelho auto ligado a uns 14 meses mas estou percebendo que meus dentes superiores estao enclinando para lado, conversei com meu ortodontista mas ele me explicou que e normal que o fim do tratamento ele arruma sera devo confiar meus dentes estao estranhos
Priscila,
Isso pode ocorrer eventualmente em alguns tratamentos sem que seja um problema. Mas não tenho como saber se há algum risco no seu tratamento sem avaliar o caso.
olá Dr.
Eu uso aparelho à aproximadamente 6 anos.E faz uns 9 meses que nao vou ao dentista , porque me mudei de cidade e nao tenho tempo pra ir no consultorio antigo.
estou me organizando pra iniciar um novo tratamento aqui mesmo na minha cidade.
Gostaria de saber se o fato de estar à 6 meses sem ir ao dentista vai me trazer muitas consequencias?
Lilian,
O risco existe sim, dependendo de como está o seu aparelho.
Tente resolver isso o mais rápido possível consultando um ortodontista para avaliar a situação.
Certo!
Obrigada!
Por nada Keli!
Dr. estou com grande dúvida em relação ao comportamento de uma clínica odontológica: iniciei um tratamento nesta clínica pelo plano da empresa que trabalho, fui extremamente bem tratada por estes, porém devido algumas incorreções me foi sugerida uma avaliação ortodôntica,na qual foi sugerida colocação de aparelho para tentar corrigir o problema(este profissional também muito educado e atencioso), então foi-me vendida uma venda casada do tratamento, com a pasta ortodôntica sugerida por eles.Fiz tudo direitinho. detalhe: os outros tratamento não haviam terminado e iria demorar, já que as consultas são marcadas com intervalo de 15 a 20 dias e até um mês, só esqueceram de avisar que a tal pasta tem validade! Quando deram conta que a validade da pasta estava terminando sugeriram colocar o aparelho na parte superior, porém a dentista não tinha feito a limpeza ainda.Mesmo vendo que a colega não tinha feito a limpeza ainda reclamou, mas marcou para colocar o aparelho. Quando fui colocar passando mal fiquei uma hora esperando, ela chamou em minha frente todos que não estavam agendados, era somente para avaliação. Detalhe: eu já havia pagado a mensalidade assim que cheguei 15min. antes. Perguntei se não era possível continuar com o profissional que fez a 1a. avaliação mas disseram que não era possível. Depois desse tempo todo piorei visivelmente e não tive condições de esperar mais. Eles remarcaram. mas como ainda não estava me sentindo bem, liguei desmarcando e disse que quando estivesse em condições eu mesma marcaria, foi então que me disseram que a pasta estava vencendo.. Não entraram mais em contato comigo,para falar mais nada e nem para me dizer do pagamento que tinha feito sem nem ao menos entrar no consultório. Agora recebo uma ligação da CDL dizendo que tenho um dèbito de mais de 800,00 sem eles terem feito nada!!! E no contrato assinado está claro que se o aparelho não foi colocado não tem o que pagar. Alem de me cobrarem por um serviço não prestado,
, não me devolveram o que paguei no dia que não fui atendida! Dr. este tipo de conduta é normal?
Simone,
Não este tipo de conduta não é normal. E não existe um “prazo de validade” para a documentação ortodôntica. Pelo menos não desta forma.
Dr.André, gostaria de saber o que fazer, pois vou mudar para o RJ e preciso continuar o tratamento, mas o que fazer? preciso procurar um dentista novo, gostaria de saber também se pode poderia pegar isso já que é dentista? me mande por e-mail a resposta, Obrigada!
Keli,
Você pode me ligar diretamente pelo telefone aqui do Blog.
Doutor,
Parece que o meu caso é bem mais grave que os relatados aqui. Em 2003, iniciei o tratamento ortodôntico com uma dentista que me explicou que eu precisaria de duas cirurgias: expansão do palato e ortognática. Como na época eu não tinha plano que cobrisse as cirurgias, tentamos a expansão do palato com aparelho móvel, mas não deu certo e eu parei o tratamento. Em 2013, já com um plano que cobria as cirurgias, consultei primeiro com o buco que pediu para a ortodontista instalar o aparelho hyrax para fazer a cirurgia do palato. A cirurgia foi um sucesso. Então o buco pediu para que a ortodontista fizesse preparo ortodôntico para a ortognática. Ele não especificou como seria esse preparo, pois julgou que a ortodontista fosse capaz.
Depois de dois anos usando o aparelho, ela fechou uma lacuna do segundo pré-molar superior, avançou a linha média (que estava alinhada) deixando fora da linha nariz-incisivos-queixo. Consultei com o buco e ao verificar os novos moldes e panorâmica, ele disse que agora é impossível fazer a ortognática por conta do tipo de procedimento que foi feito pela ortodontista. Estou extremamente desolada, pois o meu objetivo era a ortognática por uma questão de respiração (tenho apneia) e não de estética. O buco me indicou outro tipo de cirurgia, mas disse que vai melhorar 50% da apneia. Ele também afirmou que não é possível reverter o que ela fez porque eu correria o risco de amolecimento da raiz dos dentes, ou seja, meus dentes poderiam cair.
Gostaria que o senhor me desse uma orientação. Meu desgosto está mexendo com meu emocional. E o pior de tudo é que nesta situação, que ortodontista sério assumiria o meu caso?
Adriana,
Houve um problema de comunicação entre os profissionais que acabou resultando em um problema para você.
A não ser que haja um sério comprometimento das raízes, não vejo por que não seja possível reverter a movimentação e preparar para uma ortognática (falando hipoteticamente pois não vi o caso).
Recomendo que você ouça outros profissionais e escolha uma dupla ortodontista-cirurgião que trabalhe junto e em sintonia. Procure com calma e siga as 10 dicas aqui do Blog.
Boa sorte e fique com Deus!
Obrigada!
Por nada Adriana!
Olá doutor , boa tarde!
Bom estou com uma dúvida muito grande , eu uso aparelho a 3 anos e pouco e eu não sinto diferença nenhuma , meu sorriso está feio , horrível , eu me olho no espelho e não vejo nada de legal , e a clinica que eu estou muda de dentistas e assistentes todo hr , eu não sinto uma segurança sabe? tenho medo de estar gastando um dinheiro alto que no caso é R$110,00 por mês para não ter um sorriso bonito e legal. doutor não sei oq eu faço. Será que uma mudança agora seria ruim visto em conta todos esses argumento que te falei? abraços.
Jeferson,
No seu caso acho que buscar um novo ortodontista, mais comprometido com o seu tratamento, é inevitável.
Recomendo as 10 dicas do Blog para escolher seu ortodontista com mais sucesso desta vez.
Iniciei um tratamento odontológico “Coloquei aparelho” com um plano, esse plano expirou devido a idade e então passei a pagar a totalidade do serviço todo mês.
Minha mãe que tinha esse plano e eu era dependente. Foi ela que deu inicio, mas não lembra de ter assinado contrato e eu tbm não assinei contrato nenhum.
Bom, em janeiro retirei o aparelho e coloquei a contenção, foi uma nota, a mulher flw que eu teria de retornar em 1/2/3 e 6 em 6 meses depois.
Bom, tem 6 meses e não fui nas duas primeiras, eles podem me cobrar essas 2 meses?
Sendo que não marquei essas 2 consultas.
Julio,
Isso depende da clínica e do que foi combinado no início do tratamento.
Se houver algum tipo de garantia relacionada a estas consultas, a cobrança ainda faz sentido. Caso contrário, não.
Doutor, boa tarde.
A troca de ortodontista na transição entre retirada do aparelho fixo e início do uso de contenção seria mais fácil? Ou seja, é mais fácil encontrar um profissional que dê prosseguimento direto ao tratamento começando da fase de uso das contenções?
Creio que precisarei fazer isso.
Obrigada.
Att,
Renata
Olá Dr. André, tudo bem? Encontro-me em meio a um dilema. Sou militar e posso fazer o tratamento ortodontico a um preço muito baixo, ENTRETANTO eles não tem o tipo de aparelho que eu queria: o de porcelana. Fui em uma dentista fora da base militar e ela me cobrou 1200 pelo aparelho. A pergunta é: posso colocar com ela e fazer a manutenção na base? A diferença de preço é significativa, mas a diferença estética do aparelho também é grande pra mim. Grande abraço e bom trabalho! Adorei o site!
Olá Muniz!
Acho dificil o ortodontista aceitar trabalhar com um aparelho que não foi instalado por ele. Mas não custa perguntar lá na base se isso é possível.
Bom Dia Dr.
Estou passando por uma situação a qual surge algumas dúvidas. Estava fazendo um tratamento com uma dentista a mais de 02 anos e meio, ela me fez usar durante 03 meses até aparelho do céu da boca, sendo que tive que mudar de cidade a trabalho, porém consequentemente tive que mudar de dentista. Sendo que essa minha nova dentista está fazendo o procedimento todo diferente da anterior, da ultima vez que fui na minha ex dentista ela disse que iria tirar o aparelho em 02 meses. Mas na dentista atual ela falou que não tem condições, que meus dentes de cima ainda está pra frente e não pode ser assim, que tenho que fazer um mini implante ortodôntico, que a minha linha média não está correta, a de baixo não está no meio, realmente isso já tinha percebido, tanto essa linha média, como os dentes de cima estavam pra frente, pois meus dentes antes do aparelho não era assim, a linha média era correta.
Estou totalmente confusa, com medo,imagino que esse tratamento de aparelho nunca tem fim e sinceramente agora estou até pensando em tirar o aparelho de vez, pois essa historia de mini implante me deixou super assustada. Grata,
Beatriz,
Há uma divergência entre os ortodontistas em relação ao seu tratamento.
O que você precisa saber é se confia no julgamento desta profissional que vai dar continuidade. Se sim, siga a orientação dela.
Ola Dr. André — Gostaria de contar com seu conhecimento para tirar uma duvida . Para fechar um espaço entre dois dentes frontais um Raio X Panorâmico e Fotografias já é o necessário para se fazer esta correção pois foi isto é o que meu ortodontista solicitou dispensando o molde esta correto? Obrigado
Olá Paulo,
Eu considero os modelos de gesso fundamentais em qualquer caso que se pretenda estudar, diagnosticar, planejar e tratar.
Provavelmente seu ortodontista ainda vá moldar você antes de iniciar o tratamento.
Como vai Dr. André?
Estou com algumas dúvidas, explanarei após o (breve) relato.
Há aproximadamente cinco meses coloquei um aparelho ortodôntico de porcelana. O custo desse aparelho foi de R$ 800,00 . Atualmente não estou muito satisfeito ou em dúvida quanto ao meu ortodontista; pois que, passado esse tempo, percebo que os dentes superiores frontais parecem estar mais afastados do que quando do início do tratamento; outros problemas também ocorrem, como, por exemplo brackets soltos ou mal colados (sempre o mesmo, por duas vezes). Na última avaliação, na quarta manutenção, foram colocadas borrachas para separem os dentes inferiores para o encaixe dos anéis objetivando a colocação do aparelho na arcada inferior, porém, ao retornar para colocar o aparelho parte inferior, o ortodontista não conseguiu, disse que os dentes não separaram e que eu teria que voltar somente no mês seguinte ! para colocar novamente os separadores e deixar por mais tempo, para tentar recolocar o aparelho. Entendi que o retorno somente no mês seguinte, referente a um procedimento que deveria ser executado esse mês e foi mal sucedido, seria atrasar o tratamento. Em face ao exposto, pretendo fazer uma avaliação clínica com outro profissional, objetivando também não cometer uma injustiça com o atual ortodontista e também evitar ser precipitado, atrapalhando o tratamento.
Pois bem, eis minhas questões: É normal não ser perceptível o resultado em quatro meses de tratamento ou, pior, perceber que os dentes se separaram mais, se comparado ao início? Não acha que os separadores deveriam, então ser recolocados imediatamente, evitando atrasar o tratamento, adiando o procedimento para o mês seguinte? Quanto ao aparelho, por ser estético e com um custo elevado, há a possibilidade de ser reaproveitado caso troque de ortodontista? Em sendo positiva a resposta, como ficaria a colocação da parte inferior, pois que já paguei pelo aparelho e ainda não foi colocado? Deveria ser encaminhado ao novo ortodontista para que efetuasse a colocação ou terei que custear um novo aparelho? Me sinto perdido nessas dúvidas.
Me perdoe por ser tão prolixo e obrigado pela atenção.
Rodrigo,
Sim, pode ocorrer de você não ver resultados e até alguma coisa piorar neste período, mas nestes casos é necessário que o ortodontista explique o que está acontecendo para tranquilizar o cliente.
Sim, o ideal seria recolocar os separadores para evitar perda de tempo.
Quanto a reaproveitar o aparelho e a forma como isso pode ser feito, depende do profissional. Eu particularmente prefiro remover tudo e começar do zero.
Boa noite Dr André,
Minha filha tem uma arcada pequena , com pouco espaço e ainda tem dentes para serem trocados ( tem 12 anos ). A dentista indicou um aparelho móvel ( monobloco ). Esse tipo de tratamento costuma durar quanto tempo ? Depois ainda coloca um aparelho fixo ?
Achei o preço da mensalidade cara ( R$ 400,00 ), o preço é esse mesmo ? Sem falar o custo do aparelho… Estou insegura.
Obrigada pela atenção .
Dani,
Eu uso este aparelho em crianças menores e deixo por 1 a 2 anos em média, mas depende muito do caso. Fale com ela sobre este prazo para evitar um tratamento mais longo do que você esperava.
Na maioria dos casos ainda é necessário o aparelho fixo depois.
Os valores dependem de cada profissional e eu não comento este assunto aqui no Blog.
Se você está insegura, não inicie o tratamento ainda. Converse com outros ortodontistas.
Recomendo as 10 dicas do Blog.
Obrigada pela a resposta.
E me desculpe pela indelicadeza em falar em valores, foi pq achei muito acima do que haviam me falado…
Vou sim procurar outros ortodontistas.
Att Dani
Dani,
Não é indelicadeza sua perguntar sobre valores. É uma dúvida muito comum.
Eu apenas criei esta regra desde o início do Blog há 7 anos para evitar polêmica sobre os preços cobrados.
Como cada ortodontista tem liberdade para cobrar o valor que quiser, nós encontramos uma enorme variação nestes valores.
Me posicionar classificando preços como “caro”, “barato”, “justo”, etc, seria uma irresponsabilidade, não traria benefício para ninguém e ainda poderia gerar desentendimento entre profissionais e clientes.
O seu julgamento, por outro lado, tem muito valor. A comparação entre ortodontistas, seus preços e propostas de trabalho são a principal forma do cliente encontrar um ortodontista que atenda suas necessidades.
Por isso eu sempre recomendo pesquisar com bastante calma antes de tomar qualquer decisão.
Boa sorte na sua busca e quando encontar seu ortodontista venha me avisar aqui, ok?
Olá Dr. Andre,
Mais uma vez obrigada pela resposta.
Procurei outro ortodontista, que me indicou um tratamento diferente da 1ª . Disse que teria q extrair os dentes de leite e colocaria um aparelho fixo e depois, caso ainda precise de espaço , extrairia tb os pré molares. Difícil, né ??? O outro, praticamente garantiu nenhum dente seria extraído.
Não seria melhor esperar essa troca de dentes acontecer naturalmente?
Pelo o que eu entendi, ela vai trocar os caninos e os primeiros pré molares, porém ela já tem quase 13 anos e pelo o que eu li a troca acontece a partir dos 11 anos.
Eu acho q essa demora é pq ela demorou para trocar os primeiros dentes de leite que aconteceu C quase 9 anos.
Realmente estou perdida !!! Gostaria de uma opinião sua .
Att Daniela
Olá Dr André
Consegui ir ao um 3º ortodontista, me explicou o seguinte: 1º iria tratar a mordida cruzada , arrancando um canino de leite q está sendo empurrado por um dente q está praticamente no céu da boca e colocaria um aparelho p segurar os molares ( duraria 6 a 7 meses), depois daria uma pausa de quase 1 ano, para esperar a troca dos outros dentes de leite. A partir disso iria pedir novos exames p ver q tipo de tratamento indicar.
Nunca pensei q seria tão difícil!!!
Por favor me ajude .
Atenciosamente Dani
Dani,
Esta me parece ser uma abordagem mais próxima à que eu uso. Talvez você esteja encontrando o caminho certo.
É importante resolver logo a mordida cruzada.
Evitar o avanço dos molares é um recurso muito eficaz para obter espaço adicional para os dentes anteriores.
E aguardar a troca completa dos dentes (depois de ter resolvido estes problemas) simplifica o uso do aparelho fixo.
EStá vendo? É difícil mas não impossível. Você vai conseguir.
Dr. Andre,
Mais uma vez obrigada pela resposta.
Att Daniela
Por nada Daniela!
Dani,
Esperar a troca dos dentes pode ser interessante se o problema for exclusivamente dentário. Mas se houver necessidade de estimular crescimento ósseo, o uso de aparelhos funcionais antes do término das trocas é a melhor alternativa.
E nesse caso, a demora nas trocas é positiva por que dá mais tempo para trabalhar com Ortopedia Funcional. è como se ela fosse mais nova.
Eu entendo como você se sente perdida. Mas para mim é difícil indicar um caminho sem ver o paciente e sem conhecer o ortodontista que vai tratar. Por isso só tenho como passar orientações genéricas.
Dr. Andre
Mais uma vez obrigada pelos esclarecimentos!!
Att
Daniela
Por nada Dani!
Dr. Andre, utilizo aparelho desde janeiro de 2014 devido apresentar mordida cruzada em um dente da arcada superior. Porém um e três meses após ainda não coloquei aparelho na arcada inferior, estou usando expansor para para abrir maior espaço para este dente. É comum ficar sem aparelho nos dentes de baixo? Tenho a percepção que meus dentes estão ficando inclinados isso é normal?
Ana,
Está um pouco demorado para colar o inferior, mas alguns casos podem ser mais lentos mesmo. Só que nestes casos o cliente precisa receber explicações muito claras sobre os motivos desta demora e uma previsão tanto para a colagem quanto para a finalização do tratamento.
Bom dia, meu namorado quer trocar de dentista, pois esta insatisfeito com o tratamento dele referente ao aparelho, e a dentista dele disse que vai tirar o aparelho pq ele não pode ficar com o aparelho que ela colocou, mesmo antes dele ir em outro pra ver se pode continuar o tratamento com o mesmo aparelho, isso é legal?? não é direito do paciente ou do outro dentista decidir isso???
Eliane,
Ele pode consultar outro profissional ainda com o aparelho na boca e depois decidir se continua com a dentista atual ou se troca.
Mas certamente ninguém pode remover o aparelho de uma pessoa se ela não permitir.
Só um detalhe: um ortodontista sério raramente aceita dar continuidade a um tratamento aproveitando um aparelho já instalado. Ele não poderá ter uma boa documentação de quando pegou o caso pois nem fotos, nem modelos ou radiografias ficam boas se o paciente estiver de aparelho.
Recomendo a leitura das 10 dicas do Blog.
ola Dr Andre eu gostaria de esclarecer uma duvida,eu iniciei um tratamento com o aprarelho alto ligavel sem borracha,mas quando fui por o outra parte com 30 dias depois,depois da colagem ele me perguntou qual cor eu queria ,na hora achei estranho ai to com essa duvida, a parte de cima completa sem borracha e de baixo com,,,existi esse procedimento? sendo q na escolha eu optei pelo sem borracha….
Claudemir,
Se foi oferecido o aparelho auto-ligado, entende-se que é para as duas arcadas. Apesar de não haver problema em se trabalhar com um aparelho “misto” como você descreve, é importante avisar ao cliente que isso será feito e explicar o motivo.
Mas também pode ser que você esteja com um aparelho auto-ligado inferior, e que por algum motivo o seu ortodontista tenha decidido colocar ligaduras elásticas.
Este tipo de aparelho não precisa delas, mas elas podem ser colocadas em algumas situações.
faz uns 4 meses que eu coloquei aparelho, e toda vez que eu saio da manutenção uma semana depois descola alguns braquete e eu estou evitando como qualquer coisa que possa prejudicar porem eles descolam sozinhos, eu gostaria de saber se eu posso quebrar o contrato e mudar de dentista porque eu estou super insatisfeito com isso.
Iago,
Não tenho como responder à sua pergunta por que não tenho experiência com este tipo de problema.
Dr.
Meu odontologista ate então vem fazendo meus procedimentos dentários, assim, “bem não e´´ uma bras…, mas da pra ir levando. So que ele quer retirar um toros (elevações de ossos na cavidade inferior da boca, mais precisamente embaixo da língua), eu me recuso, pois e ereditario e mesmo sei la , e apenas um , mas pra continuar com os devidos trabalhos terei que me submeter a essa cirurgia. Gostaria de saber quais os riscos que corro, ele não me ofende,, gostaria de saber os riscos que corro…
Helena,
A remoção de torus não costuma ser indicada, salvo em casos de colocação de próteses removíveis. Mas esta não é a minha especialidade. Consulte um cirurgião.
Dr. André, estou há alguns anos em tratamento ortodôntico e já estou usando o aparelho fixo… Faz uns 3 meses que comecei a usar os elásticos intraorais. Após uma manutenção, já em casa, eu “descobri” que colocando dois eslásticos no mesmo lugar eu aceleraria tratamento e meu problema de mordida aberta se resolveria mais rápido, porém fiquei receoso em quebrar o aparelho por exesso de força. Gostaria de saber qual a sua opinião sobre o assunto…
José,
Não recomendo alterações na prescrição do seu ortodontista.
O excesso de força pode trazer consequencias graves para a saúde dos dentes. Quebrar o aparelho é o menor dos problemas.
Mas você pode falar com ele sobre isso e perguntar se é possível aumentar a carga.
Como ele acompanha o caso, pode até liberar este aumento, mas só ele, ok?
Obrigado pela atenção, Doutor. Conversarei com a minha ortodontista sobre o assunto.
Por nada José,
E sempre siga a orientação do seu ortodontista, ok?
Um abraço!
Favor desconsiderar o post anterior e considerar este Dr. Andre.
Doutor,
Tenho 46 anos e uso aparelho deste 3 de agosto de 2011, ou seja, há exatos 3 anos, 3 meses e 14 dias. Inicialmente, eu apenas queria fazer 2 implantes inferiores cujos dentes perdi na infância. Como leiga, achava que apenas teria que juntar os dentes da frente para obter espaço. Mas além disso, o dentista disse que eu tinha mordida cruzada e etc e tal. Após adquirido o espaço suficiente, ainda com o aparelho, o dentista me encaminhou para um implantodontista para que fossem feitos os implantes, sendo que um já é definitivo; o outro, provisório. Ocorre que meus dentes da frente inferiores começaram a ficar desnivelados e após muita conversa com o ortodontista, não senti firmeza em suas respostas e meus dentes estão cada vez mais tortos. Optei por trocar de ortodontista, passando a ser atendida por outro da mesma clínica, que trocou o aparelho por um metálico. Ocorre que não estou gostando deste dentista também porque das duas vezes que fui lá, desde que recomecei o tratamento, o fio saiu após alguns dias. Agora mesmo, estou sem fio nos dentes de baixo há duas semanas. Iria nele hoje para recolocação, mas a secretaria da clínica me ligou para cancelar, pois ele não irá trabalhar hoje. Sinto que estou perdendo tempo e dinheiro, pois meu tratamento é particular, já que não tenho plano dental.
Não sei se o primeiro dentista agiu certo em já mandar eu colocar os implantes antes de tirar o aparelho.
Diante do que expus acima, peço-lhe encarecidamente um conselho, pois estou desorientada com tudo isso e até um pouco deprimida.
Agradeço antecipadamente,
Maria.
Maria,
Como o tratamento foi reiniciado pelo segundo ortodontista, pode ser que ele esteja trabalhando com arcos muito finos, o que é comum no início e explica o fato do arco ficar saindo.
Se for isso, este problema deve ser resolvido com o tempo e a troca para arcos mais resistentes.
Quanto ao aspecto geral da escolha do ortodontista, o meu conselho é avaliar este profissional atual baseada nas 10 dicas aqui do blog.
Boa noite Dr. André!
Meu caso antes do aparelho fixo era Classe dois (tenho a mandíbula retraída), bom há 1 ano e 9 meses atrás conversei com minha odonto, ela indicou a cirurgia de avanço de mandíbula, eu disse que tinha medo de fazer, então entramos num consenso de não fazer e cuidar apenas da estética, onde o tratamento consistiu em retirar os dois pré-molares superiores e corrigir o sorriso… Conforme combinado, o procedimento foi feito, estou com os dentes no lugar, porém insegura pois minha ultima manutenção (ajuste) foi há um mês atrás e nessa semana já retiramos o aparelho e estou usando as contenções… Você indica que eu procure um outro profissional para avaliar??? Obs: Estou insegura pelo fato de tudo ter ocorrido rápido demais e tenho medo de perder tudo o que foi alcançado… O que você orienta?
Obs: Parabéns pelo seu trabalho! Sempre te acompanho!
Obrigado Ariane!
Acho que se o resultado ficou bom você deve dar um voto de confiança para a sua ortodontista. Mas não deixe de conversar com ela sobre esse receio.
O maior risco nestes casos é o espaço reabrir parcialmente comprometendo o resultado.
Mas não acho que o primeiro passo seja procurar outro ortodontista já que o seu tratamento foi concluído.
Dr. Eu utilizo aparelho fixo (o normal) já alguns anos, e por impossibilidade da minha dentista fui para uma outra. Nessa nova dentista já estou em 9 meses de tratamento, ela me falou que tenho que ir progredindo nos fios, eu estava no fio nº. 8, então meu “break” quebrou, ela falou que por essa motivação eu teria que voltar para o fiode nº. 1, e assim o fez.
Gostaria de saber se essa informação procede, terei que ficar mais 8 meses utilizando aparelho?
Natiele.
Não conheço esta numeração dos arcos, provavelmente ela usou didaticamente para que você entenda que há uma sequência. Mas voltar tantos arcos assim devido a perda de um bracket não é muito comum.
Muito obrigada Dr. conversei com outros da sua área que me falaram o mesmo.
Por nada Natielle!
Fique com Deus!
Depois de escolher um novo ortodontista, terei que retirar o aparelho e fazer nova documentação, e iniciar o tratamento em outro profissional, mas nesse intervalo sem aparelho meus dentes poderão voltar ao que era antes?
Rozana,
Depende do intervalo e do estágio em que seu tratamento anterior estava.
Mas se forem algumas semanas não haverá perda significativa.
Bom dia Doutor. Estou usando aparelho auto ligado estético faz seis meses e não estou nada satisfeito com a profissional que executa o serviço, pois ela em nenhum momento me passa confiança, e além do mais já tive descolamento de brackets umas seis vezes- gostaria de saber se isto é normal; como ela também trabalha em outro estado chego a ficar mais de vinte dias sem o bracket,e creio eu ,que isto prejudica o tratamento . Por tudo gostaria de trocar de profissional.
José,
Uma media de um bracket solto por mês não chega a ser um sinal de que o tratamento vai fracassar, mas também não podemos dizer que seja normal.
Problemas assim podem ocorrer eventualmente devido a algum problema na consulta de colagem, mas o que importa é que você está inseguro com este profissional. Então é seu direito procurar alternativas.
Dr. André estou usando aparelho fixo a 1 mês e meio. 45 dias que estou com o inferior e 15 dias com o superior de canino a canino. Quero muito mudar de orto. Ao passar o ácido antes da colagem dos braquetes deixou os meus dentes escuros, amarelados. é visível a diferença entre os que tem braquetes e os que não tem. Quero mudar de orto, tirar o aparelho, aproveitar e fazer um claremento e voltar a usar o aparelho. é possivel? obrigada!
Maria,
Sim, é possível. Mas o ácido não costuma produzir este efeito. Talvez seja excesso de material de colagem.
Obrigada pelas respostas.
Vou tomar coragem e perguntá-la.
Faça isso Camila, é seu direito perguntar sempre.
Olá!
Gostaria de tirar uma dúvida sobre um procedimento que foi realizado para fechar uma falha entre meus dentes superiores (nos da frente). O dentista usou o motor (aquele para obturação) entre dois dentes, desgastando os mesmos e aumentando o espaço, pois me disse que apesar de eu possuir falhas, o formato do meu dente não permitiria fechar, ainda que eu esteja usando o aparelho. No entanto, não colocou nenhuma resina, ou qualquer outro produto.
Minhas dúvidas são este processo desgastou o esmalte dos meus dentes? Poderei ter problemas com cáries ou alteração na coloração por causa disso? Pode acontecer de meus dentes se tornarem fracos e começarem a quebrar?
Agradeço desde já!
Jamile,
Pela descrição foram feitos desgastes interproximais.
O procedimento é usado regularmente em Ortodontia, mas precisa ser feito com critério para não comprometer a anatomia dos dentes.
Dr André,
Poderia me indicar um ortodontista em Vitória-ES (ou qualquer cidade aqui do Espírito Santo)?
Obrigada
Camila,
Sinto muito, mas não tenho como indicar um colega no Espírito Santo.
Olá Dr Andre,
Coloquei meu aparelho há um mês para corrigir minha mordida aberta e um molar cruzado do lado direito. Fiz os exames, coloquei o aparelho(de porcelana) e trouxe o contrato para ler em casa. Então vi que no contrato ela não tem especialidade de ortodontista, pesquisei no CRO e para minha surpresa ela não tem a especialidade . Corro algum risco? Ela pode ser ortodontista sem registro no CRO? Como pergunto a ela? Gosto dela e tenho medo do clima ficará entre nós.
Parabéns pelo blog! Adoro e acompanho sempre.
Obrigada
(Plano: Ela irá descruzar o molar com elástico e fazer desgastes interproximais para fechar a mordida)
Obrigado Camila!
Só pode se declarar ortodontista quem estiver registrado como tal no CRO. Mas todo dentista pode realizar tratamentos ortodônticos.
Ou seja, ela só estaria errada se afirmasse ser ortodontista, mas oferecer o tratamento não seria problema.
Eu acho que a relação entre cliente e profissional deve ser pautada pela sinceridade.
Então, acho que falar com ela sobre isso deveria ser normal.
Além disso, ela pode ter feito o curso e ainda não ter se registrado ou estar no meio do curso de especialização. Você precisa saber qual é a situação dela para decidir.
Se um profissional não reage bem ao questionamento legítimo do cliente, acho que é mau sinal.
Olá, troquei de cidade e estou precisando dar continuidade ao meu tratamento ortodonico, como faço para marcar umaconsulta com vc?
Olá Patrícia,
Para agendar uma consulta você pode ligar para o 3325-7681 e falar com a Jane, minha assistente.
Se tiver alguma dúvida e quiser falar comigo antes, basta pedir que ela nos colocará em contato, ok?
Abraços,
Dr. Andre Moreira
Olá Doutor, tenho uma dúvida, meu dentista não coloca as borrachinhas no aparelho, que eu saiba ele não é auto ligado porque minhas consultas são mensais, ele apenas amarra um fio de metal neles com um tipo de alicate, não sei o nome da ferramenta. Ele está correto? Não deveria colocar as borrachinhas? Obrigada.
Anna,
Pela descrição ele está usando amarrilhos metálicos, que funcionam tão bem ou até melhor que as ligaduras elásticas (borrachinhas). Então você não precisa sepreocupar com isso.
Boa noite Dr. André!
Estou preocupada, pois sinto que meus dentes estão moles.
Uso aparelho desde setembro de 2012.
A minha preocupação é a seguinte:
No dia 16/06/2014 fui até o dentista para fazer a manutenção do aparelho. Era para ter voltado lá na semana passada (15/07/2014), mas não deu e hoje (24/07/2014) estou sentindo meus dentes moles. Os dentes ficam moles somente na semana que foram apertados ou mais de um mês depois eles voltam a ficar moles?
Estou com medo, irei perder meus dentes?
Próxima consulta será no dia 04/08/2014.
Obrigada pela atenção!!
Viviane,
A mobilidade é natural durante a movimentação, mas apenas o seu ortodontista pode dizer se está acima do normal e oferece algum risco para os dentes.
Esta mobilidade depois de tanto tempo após a ativação pode estar relacionada à trauma oclusal como um bruxismo por exemplo.
ola dr. sim e isso mesmo dia 11 desse mês ela ira colocar o aparelho inferior, porque no mês passado ela colou os tubos superiores.
Ok Welen,
Então é só aguardar a instalação completa do aparelho.
doutor posso mudar de ortodontista porque a minha ortodontista que cuida, do meu tratamento esta fazendo manutenção e está um pouco caro e também porque em fevereiro vou fazer faculdade e, vou morar em outra cidade então por esse motivo quero mudar de ortodontista.
Obrigada!
Welen,
Com certeza você pode. Como eu disse no post, o ideal seria a sua atual dentista indicar uma colega na outra cidade. Se não for possível, recomendo as 10 dicas do Blog para escolher seu novo ortodontista.
ola eu uso aparelho fixo superior e a minha ortondontista falou que vai colocar mês que vem o inferior pôs meus dentes de baixo são tortos e a mordida não encancha até agora estou só com os tubos superiores queria saber se e normal?
Welen,
Não sei se entendi bem, você está só com os tubos, sem bandas? Se for isso, não tem problema.
Doutor, boa tarde!
Estou utilizando o aparelho odontológico há 4 meses, e somente ontem minha dentista colocou a parte fixa da arcada de baixo, alegando que os dentes não teriam espaço para se mover, pois minha mordida atrapalharia a movimentação. Queria saber se isso é normal, por que realmente tenho uma mordida torta, e os dentes de baixo são realmente mais tortos do que os de cima. Outra coisa é que a única coisa que ela fez até agora foi a troca do fio metálico e das borrachinhas, meu irmão também usa aparelho há mais tempo que eu, e sempre que vai ao dentista volta com algo novo que sua dentista fez, isso é normal? Ficar durante 4 meses só trocando o fio e as borrachinhas? Também ela ainda não colocou a banda nem o tubo para movimentação, estou com medo de estar fazendo um tratamento e não ter nenhum resultado. Obrigado pela oportunidade!
Carlos,
Sim, este intervalo entre a colocação dos dois aparelhos pode ser necessário.
O fato de não ter sido feito nada de novo não significa que o tratamento esteja errado, mas você deve questionar a sua ortodontista sobre isso. O trabalho dela também é tirar suas dúvidas.
Olá! Eu uso aparelho há mais de um ano e faz algum tempo que estou sentindo que dois dos meus dentes inferiores estão em atrito com os superiores, e quando fecho a boca nenhum dos outros dentes se encaixam um no outro a não ser esses que estão me incomodando, estou com a impressão que meus dentes inferiores apesar de alinhados estão numa posição incorreta. Gostaria de saber se isso é normal no tratamento ou se pode ser um erro do ortodontista?
Carol,
Durante o tratamento isso pode ocorrer. Estes dentes parecem estar em trauma.
Isso não é problema, mas não deve ser deixado assim por muitos meses.
Converse com o seu ortodontista que ele vai saber como resolver o problema.
Obrigada!
Por nada Carol!
Olá. Tenho algumas duvidas sobre o aparelho e gostaria de conversar com um Profissional. Uso aparelho fixo a uns dois anos e pouco, e tenho apenas um dente torto e ele aindanão “voltou ao lugar correto”, usei expansor por uns 8 meses e percebia a diferença. Mas depois de colocar o aprelho fixo, não senti nenhuma diferença. Será que mudo de dentista? Qual sua opinião?
Att
Andressa,
SE você não está segura com o seu ortodontista deve inicialmente tentar conversar com ele e entender o motivo da demora. Depois pedir uma definição de prazo para conclusão do tratamento de forma bem clara.
Se ainda assim você continuar insegura, talvez seja a hora de ouvir outra opinião. Mas através de uma avaliação clínica.
Bom dia
Uso aparelho fixo a sete meses. E preciso trocar de dentista. Pois o antigo consultório fica muito longe e não tenho tempo para chegar lá. Existe a possibilidade de eu pedir ao meu dentista a documentação e entregar para o novo dentista ja que se trata de um tratamento com menos de um ano?
Kelly,
Sim, existe essa possibilidade. O difícil é encontrar um profissional para assumir o trabalho iniciado por outro.
Não é tão simples quanto parece. Não é só uma questão de trocar arcos. É preciso estar de acordo com o planejamento de quem iniciou o caso.
Boa noite! Faço tratamento para pequenas correções a 1 ano e 5 meses, ainda está dentro do prazo de em torno de um ano que a ortodontista me deu inicialmente. Porém desde março ela me diz que no próximo mês iniciaremks a última etapa do tratamento e nada. Neste mês novamente perguntei porque que ainda não iniciamos ainda a última etapa e ela respondeu que como quebrou peça, não pode dar continuidade, além do mais não tinha novamente a peça para instalar, só no próximo mês. Falei da minha insatisfação por mais um mês sair de lá somente mantendo o que já foi feito e já findando o prazo dado inicialmente. Ressalto que a última vez antes deste mês que quebrou peça foi em fevereiro e foi lá na clínica mesmo durante a limpeza. Fiquei muito desanimada com o tratamento e gostaria de uma sugestão de como proceder de forma ética. Obrigada
Ana Paula,
Em situações como essa, sempre recomendo uma conversa entre o paciente e o profissional, para esclarecer todas as dúvidas e buscar respostas claras sobre os próximos passos do tratamento e definição de um prazo para finalizar o caso.
boa tarde,coloquei o aparelho a 2 meses , mas a dentista não fez o molde dos meus dentes , só fez a panorâmica. isso e normal? pode ocorrer algum problema?
Débora,
O modelo de gesso é um elemento importante para o estudo do caso e o ideal é que seja feito sim.
Boa tarde! Tenho uma aparelho qual faz um bom tempo que não faço manutenção comecei ir novamente em outro dentista ele pediu á panorâmica mais disse que não preciso remover o aparelho que estou pois ele está em bom estado , o que devo fazer será que não terá nenhum problema ?
Dayellen,
O normal é remover o aparelho para fazer nova documentação.
boa tarde,coloquei o aparelho a 2 meses , mas a dentista não fez o molde dos meus dentes , só fez a panorâmica. isso e normal? pode ocorrer algum problema?
e se eu quiser trocar de dentista, vou ter que fazer uma documentação nova? vou precisa retira o aparelho?
Debora,
Os modelos das arcadas são importantes para o estudo e planejamento do tratamento ortodôntico. Não significa que você terá problemas, mas sim que o caso foi planejado sem todos os elementos necessários.
SE você for trocar de ortodontista, como foi dito no post, depende do novo profissional, mas o ideal seria refazer tudo sim.