Bandas (ou anéis), usar ou não?

Banda ortodôntica é aquele anel metálico que fica em torno dos dentes. Principalmente nos molares de quem usa aparelho ortodôntico.

Mas esse acessório é realmente necessário? Precisa ser usado sempre? Pode ser substituído?

Deve-se usar banda ortodôntica nos molares sempre?

Devemos esclarecer que, com ou sem banda ortodôntica, os molares precisam ser incluídos no aparelho. A peça usada nestes dentes é o Tubo ortodôntico.

O tubo é uma peça bem parecida com o bracket, mas não é igual.

O bracket é aberto e depende da ligadura elástica ou do amarrilho metálico para se prender ao arco ortodôntico.

O tubo é fechado e o arco entra pela lateral da peça. É a peça terminal do aparelho.

Existem variações, mas para ilustrar nosso post vamos trabalhar com essas características que são mais básicas.

O tubo pode ser preso ao dente por colagem direta ou soldado em uma banda que depois será cimentada no dente.

 

Siga nosso Instagram

Tubo ortodôntico colado

A colagem do tubo diretamente no esmalte é um procedimento simples, rápido e favorece a higienização.

Por outro lado, como os molares fazem o trabalho mais pesado da mastigação, há uma maior chance de descolamento durante a alimentação.

Como as técnicas e os materiais de colagem evoluíram nos últimos anos, vários ortodontistas optam por colar os tubos atualmente.

Tubo1

Acima, podemos observar um tubo para colagem mostrando a base que recebe a resina usada para colar o acessório.

A base do tubo tem uma tela metálica onde a resina penetra para a fixação, exatamente como um bracket.

Tubo soldado à banda ortodôntica

A banda ortodôntica é um anel metálico, como uma cinta que circunda o dente de forma bem justa. O objetivo é receber um acessório soldado.

Ou seja, a banda é uma forma de fixar um acessório ao dente sem a necessidade de colagem.

No passado, todo o aparelho fixo era montado com bandas, o que dificultava muito a montagem do aparelho e a higienização.

Atualmente usamos a banda ortodôntica quase que exclusivamente nos molares.

Uma banda confeccionada dentro dos padrões, confere maior resistência ao tubo, sendo muito difícil o conjunto se soltar.

A banda pode provocar algum problema?

Se a banda ortodôntica não estiver bem adaptada ou apresentar falhas na cimentação, pode permitir a entrada de resíduos alimentares.

Isso pode produzir um odor desagradável, inflamações gengivais e até mesmo cáries extensas.

Bandas com mobilidade provavelmente estão soltas, ou seja, o cimento que existia entre o metal e o dente se dissolveu e os resíduos estão entrando neste espaço.

Esta situação deve ser resolvida o quanto antes.

Veja neste post mais informações sobre o perigo das bandas mal-adaptadas.

Banda1

Na imagem observa-se uma banda com tubo soldado.

Cada ortodontista tem suas preferências

Muitos ortodontistas preferem trabalhar sempre com banda ortodôntica para evitar o descolamento das peças.

Outros usam esse recurso apenas eventualmente, para casos bem específicos.

Em algumas situações, contudo, é impossível abrir mão do uso das bandas.

Disjuntores palatinos, arcos transpalatinos, distalizadores, botão de nance e outros aparelhos que se fixam internamente, precisam de bandas para serem usados.

Para visualizar como as bandas são usadas nos disjuntores palatinos veja este infográfico sobre expansão rápida de maxila.

Portanto, pode-se dizer que a escolha entre tubo colado ou bandado depende do ortodontista, do caso e do tipo de aparelho que será usado.

Mas uma coisa podemos afirmar: Os molares devem ser incluídos na montagem do aparelho ortodôntico sempre que possível.

Foto de Dr. Andre Moreira
Dr. Andre Moreira

Dr. André Moreira é um renomado dentista no Rio de Janeiro especialista em ortodontia, com mais de 30 anos de experiência. Aqui, ele ajuda você com informações do universo da ortodontia, porque, para o Dr. André, "é sempre um prazer falar sobre ortodontia".

Respostas de 2.220

  1. Olá Dr.,

    Iniciei meu tratamento ortodontico em novembro 2011 ( arcada sup ), em dez 2011 instalou o da arcada inferior e agora em janeiro foi a primeira manutenção propriamente dita. Mandaram eu voltar pra colocar mais 2 anéis na arcada inferior ( no ultimo dente de todos, um anel de cada lado ). Ainda n tinha ouvido falar em dois 4 aneis na arcada inferior, estranhei mas ele disse q era isso mesmo. O que o Sr acha? seria por causa do meu tipo de problema? Na arcada inferior tenho um dente girado ( que ja esta com um anel ), e um espaço por falta no outro lado que será preservado para ser feito um implante posteriormente, além de diastemas naa unidades da frente. Na superior tenho a mordida aberta, classe II, onde terei de extrair 2 unidades depois.
    Muito Grata!

  2. Thanya,

    Isso vai depender de uma avaliação cínica e também do profissional que for atender você.

    Se tiver sido pouca movimentação, talvez seja possível fazer com aparelho móvel.

  3. Thanya,

    Isso vai depender de uma avaliação cínica e também do profissional que for atender você.

    Se tiver sido pouca movimentação, talvez seja possível fazer com aparelho móvel.

  4. Oi Dr.
    Estou em tratamento ortodôntico pra fechamento de diastemas anteriores e correção de maloclusão classe II do lado direito. No plano de tratamento meu orto optou por colocar um micro implante para distalizar os molares em grupo, porém na montagem do aparelho só colocou o tubo até o segundo molar, o fato da não inclusão do 3º molar não impede o movimento? Não tenho espaços entre os molares e o 3º está bem posicionado e com espaço pra distalizar os demais, por isso não recomendou a exo. grato espero sua resposta.

  5. Oi Dr.
    Estou em tratamento ortodôntico pra fechamento de diastemas anteriores e correção de maloclusão classe II do lado direito. No plano de tratamento meu orto optou por colocar um micro implante para distalizar os molares em grupo, porém na montagem do aparelho só colocou o tubo até o segundo molar, o fato da não inclusão do 3º molar não impede o movimento? Não tenho espaços entre os molares e o 3º está bem posicionado e com espaço pra distalizar os demais, por isso não recomendou a exo. grato espero sua resposta.

  6. Ola, usei aparelho 3 anos mudei de cidade e retirei o aparelho e não coloquei o movel meus dentes abriram um pouco será que tenho que colocar o fixo novamente? Ou poderia colocar o movel.

  7. Luciene,

    O Damon é um sistema auto-ligado e existem outros similares no mercado.

    Os sistemas auto-ligados permitem tratamentos com consultas mais espaçadas, mas intervalos de 3 ou 4 meses. Um anos me parece tempo demais para manter o aparelho sem acompanhamento.

    Talvez uma alternativa seja remover o aparelho, fazer uma boa contenção e retomar o tratamento quando voltar. Mas isso depende da avaliação da sua ortodontista.

  8. Fabiana,

    Você vai encontrar todas as informações sobre bandas aqui neste post mesmo.

    Dê uma lida no artigo que está lá em cima e, se depois ainda tiver mais dúvidas, volte a me escrever, ok?

  9. Fabiana,

    Você vai encontrar todas as informações sobre bandas aqui neste post mesmo.

    Dê uma lida no artigo que está lá em cima e, se depois ainda tiver mais dúvidas, volte a me escrever, ok?

  10. Olá.

    Estou com uma dúvida muito grande. Uso aparelho ortodôntico convencioal há 3 anos e meu tratamento não terminou ainda. Inclusive estou com um espaço entre o incisivo central e o incisivo lateral do lado direito que segundo a dentista é normal, pois meus dentes terão que se moverem para que haja o alinhamento. Só que em Abril vou morar na Irlanda e o tratamento ortodôntico lá e mega hiper caro e minha dentista disse que não é possível agilizar o tratamento até a data da viagem. Não gostaria de ficar 1 ano sem aparelho na boca, pois sei que alguns dentes podem entortar novamente. Pergunto o seguinte, existe algum tipo de aparelho que possa ficar por um ano na boca sem que seja necessário a manutenção mensal? Ouvi falar do sistema que é utilizado pela Damon System, saberia me dizer se é uma boa opção? Existem outras marcas de aparelhos semelhantes ao Damon System? A minha dentista não trabalha com este tipo de aparelho. Obrigada!

  11. Olá.

    Estou com uma dúvida muito grande. Uso aparelho ortodôntico convencioal há 3 anos e meu tratamento não terminou ainda. Inclusive estou com um espaço entre o incisivo central e o incisivo lateral do lado direito que segundo a dentista é normal, pois meus dentes terão que se moverem para que haja o alinhamento. Só que em Abril vou morar na Irlanda e o tratamento ortodôntico lá e mega hiper caro e minha dentista disse que não é possível agilizar o tratamento até a data da viagem. Não gostaria de ficar 1 ano sem aparelho na boca, pois sei que alguns dentes podem entortar novamente. Pergunto o seguinte, existe algum tipo de aparelho que possa ficar por um ano na boca sem que seja necessário a manutenção mensal? Ouvi falar do sistema que é utilizado pela Damon System, saberia me dizer se é uma boa opção? Existem outras marcas de aparelhos semelhantes ao Damon System? A minha dentista não trabalha com este tipo de aparelho. Obrigada!

  12. Olá , eu estou usando os separadores na parte de cima , eu ja arranquei os 4 sisos , e agora o dentista me disse que eu tenho que usar o anel , mais eu estou com medo pois eu vi muitas pessoas aqui na internet dizendo que este anel doi que tem que colocar massinha coisa e tal . na verdade pra que estes anel servem ?

  13. Carlos,

    Fico feliz que a solução tenha sido tão simples.

    Agora é só seguir em frente!

    Abraços,

    Dr. André Moreira

    Ps: Se você gostou do blog, curta a página do
    ortodontista.net no Facebook e receba todas as atualizações com o que há de mais moderno na ortodontia diretamente no seu perfil.

  14. Dr. André,

    Obrigado pelos esclarecimentos. Fiquei mais tranquilo ao saber que é normal o desgaste interproximal causar sensibilidade. Minha ortodontista é super competente, mas neste caso achei que ela poderia ter exagerado na dose.

    Como a sensibilidade estava me incomodando demais, comprei aquele creme dental famoso pelo alívio instantâneo. Sinceramente? Me surpreendi!! O danado funciona mesmo. Desde a primeira aplicação não senti mais absolutamente nada! Confesso que eu era completamente descrente com a publicidade da TV…

    Mais uma vez quero parabenizá-lo pelo grande sucesso do blog!! Forte abraço!

  15. Dr. André,

    Obrigado pelos esclarecimentos. Fiquei mais tranquilo ao saber que é normal o desgaste interproximal causar sensibilidade. Minha ortodontista é super competente, mas neste caso achei que ela poderia ter exagerado na dose.

    Como a sensibilidade estava me incomodando demais, comprei aquele creme dental famoso pelo alívio instantâneo. Sinceramente? Me surpreendi!! O danado funciona mesmo. Desde a primeira aplicação não senti mais absolutamente nada! Confesso que eu era completamente descrente com a publicidade da TV…

    Mais uma vez quero parabenizá-lo pelo grande sucesso do blog!! Forte abraço!

  16. Carlos,

    A sensibilidade provocada por líquidos frios ou quentes e doces está relacionada provavelmente ao desgaste e não à força aplicada no aparelho.

    Eventualmente o desgaste pode gerar este efeito que costuma regredir com o tempo. Aplicação de flúor no dente sensível geralmente ajuda bastante.

    Quanto às bandas, não há tanta perda de espaço assim que seja relevante para o tratamento. Apesar disso, eu prefiro os tubos diretamente colados por outros motivos como a higienização, mas sabendo que a chance de descolamento é maior.

    Atualmente os ortodontistas têm tido mais cuidado para extrair dentes pois o excesso de extrações no passado criou muitos problemas faciais no longo prazo como colapso da musculatura labial que deixa a face excessivamente côncava.

    Um abraço.

  17. Carlos,

    A sensibilidade provocada por líquidos frios ou quentes e doces está relacionada provavelmente ao desgaste e não à força aplicada no aparelho.

    Eventualmente o desgaste pode gerar este efeito que costuma regredir com o tempo. Aplicação de flúor no dente sensível geralmente ajuda bastante.

    Quanto às bandas, não há tanta perda de espaço assim que seja relevante para o tratamento. Apesar disso, eu prefiro os tubos diretamente colados por outros motivos como a higienização, mas sabendo que a chance de descolamento é maior.

    Atualmente os ortodontistas têm tido mais cuidado para extrair dentes pois o excesso de extrações no passado criou muitos problemas faciais no longo prazo como colapso da musculatura labial que deixa a face excessivamente côncava.

    Um abraço.

  18. Bom dia, Dr. André.

    Há 9 meses iniciei o tratamento ortodôntico e, há algumas consultas, a ortodontista vem utilizando a técnica de desgaste interproximal em três dentes (canino e pré molares superiores do lado direito). Na última segunda-feira (02/01/12) estive no consultório para manutenção do aparelho, quando percebi que ela levou ainda mais tempo desgastando estes dentes, utilizando a lixa, a broca fina e a broca com aquela lixa redonda na ponta. Após o desgaste e antes de passar o arco, ela transpassou um fio nos braquetes destes três dentes e apertou bem. À partir daí estou sentindo uma sensibilidade muito grande no canino. Mesmo com água em temperatura ambiente sinto uma dor muito forte quando há contato com este dente. Minha pergunta é a seguinte: esta sensibilidade é em decorrência da força maior que foi imposta sobre o dente ou a dentista pode ter errado, desgastando o esmalte demais?

    Outra dúvida: quatro bandas foram instaladas nos 4 molares da maxila. Não é incoerente usar bandas quando não há espaço suficiente para a movimentação ortodôntica, visto que as bandas “roubam” ainda mais espaços? O ideal não seria colar os tubos direto nos dentes para não haver necessidade de realizar os desgates interproximais?

    Obs.: no início do tratamento foi levantada a possibilidade de extração de dois pré molares na maxila, porém a ortodontista desistiu, pois disse que meu lábio inferior é muito grosso e o superior muito fino, fazendo com que, ao final do tratamento, essa discrepância ficasse ainda maior.

    Obrigado e parabéns pelo blog.

  19. Hélio,

    Teoricamente a disjunção pode aumentar a largura da face, mas se este efeito será percebido visualmente não temos como saber.

    Como não tive a oportunidade de avaliar seu caso clinicamente, não tenho como dar uma opinião. Mas normalmente eu não gosto de criar esta expectativa no cliente pois o resultado final pode ser muito discreto.

  20. Hélio,

    Teoricamente a disjunção pode aumentar a largura da face, mas se este efeito será percebido visualmente não temos como saber.

    Como não tive a oportunidade de avaliar seu caso clinicamente, não tenho como dar uma opinião. Mas normalmente eu não gosto de criar esta expectativa no cliente pois o resultado final pode ser muito discreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe

Artigos Recentes