O aparelho fixo funciona sem as bandas (anéis)?

Quando o ortodontista cola os brackets mas não coloca as bandas nos molares, o aparelho fixo já começa a funcionar? Ou só após a cimentação das bandas é que o tratamento começa efetivamente?

Esta é uma dúvida muito comum aqui no blog e vamos tentar respondê-la de uma vez por todas.

Em primeiro lugar, para quem não compreende ainda os termos “banda”, “anel” e “tubo” eu recomendo a leitura deste outro post: Bandas (ou anéis), usar ou não?

aparelho-fixo-banda-e-tubo-ortodontico

banda e tubo ortodontico

Entendeu agora? Vamos em frente então:

A forma como o aparelho fixo é montado pode variar muito.

Os tubos podem ser instalados* antes, no mesmo dia da colagem dos brackets ou algumas semanas depois.

Pode-se montar o aparelho fixo nas duas arcadas na mesma consulta ou uma arcada de cada vez.

Enfim, nenhuma destas opções está incorreta, são apenas formas diferentes de montagem do aparelho fixo que podem variar dependendo do ortodontista e do caso a ser tratado.

Eu pessoalmente prefiro colar diretamente os tubos e os brackets de uma das arcadas em uma única consulta. O arco também é colocado no mesmo dia e o aparelho já fica ativado.

Se o ortodontista colar os brackets e inserir o arco ortodôntico sem instalar os tubos* nos molares, ainda assim o aparelho fixo irá funcionar iniciando o alinhamento dos dentes.

Apesar desta não ser a forma mais comum de se iniciar, não se pode dizer que está errada. Os arcos iniciais são muito finos e não chegam a movimentar os molares de maneira relevante nestas primeiras semanas.

Mas ainda acho que o ideal é incluir os molares desde o início (inclusive os segundos molares) pois o aparelho fixo fica mais confortável, uma vez que o tubo serve como o “peça final” escondendo a ponta do arco que pode machucar bastante.

De qualquer forma a inclusão dos molares não poderá ser adiada por muito tempo. Lá pelo segundo ou terceiro arco (no máximo) os tubos deverão estar em posição para que o aparelho fixo funcione corretamente.

(*A instalação dos tubos pode ser feita pela colagem direta ou através da banda.)

tubo e banda ortodôntica

Molar com banda ortodôntica e com tubo colado

Importante:

Tudo isso que foi descrito se aplica a tratamentos simples de alinhamento e nivelamento.

Casos com extrações, disjunção palatina (aí não tem como evitar as bandas), distalizações, dentição mista, ausência de dentes, próteses e muitos outros, vão seguir sequências de montagem totalmente diferentes destas opções que comentamos aqui.

Por isso é tão difícil tentar avaliar se uma determinada montagem de aparelho fixo está correta ou não.

E também é por isso que eu insisto tanto na questão da confiança entre o paciente e o ortodontista.

Escolha seu ortodontista com carinho e só inicie o tratamento quando estiver realmente seguro. Quando for necessário, você poderá tirar suas dúvidas diretamente com ele que conhece todos os detalhes do seu caso.

Leia as 10 dicas para escolher seu ortodontista várias vezes até ter certeza de que o profissional que você escolheu é perfeito para você. Lembre-se que vocês vão ficar juntos por muito tempo.

Abraços,

Dr. Andre Moreira

669 Comentários para: “O aparelho fixo funciona sem as bandas (anéis)?

  1. Boa noite, tem 4 meses que eu tenho o aparelho ortodôntico fixo, e até agora meu dentista não colocou os tubos, nem as bandas e nem as borrachas para separar os dentes para colocar as bandas. Perguntei a ele se ele iria colocar ou não, ele me disse que eu não “preciso”. Meus dentes são bastantes tortos. Já estou com o segundo fio na parte superior. O que eu faço ? Conheço muitas pessoas com o meu mesmo dentista e todas tem as bandas e os tubos.

  2. Ludmila,

    O que você pode fazer é questionar por que estes acessórios não serão usados no seu aparelho.

    Certamente há um bom motivo para não usar tubos e o seu ortodontista vai poder explicar com clareza todos os detalhes.

    • Boa noite, Dr. André!

      Primeiramente parabéns pelas orientações, estou absorvendo cada detalhes deste Blog, pois está sendo muito útil tendo em vista que estou no meio de um tratamento ortodôntico, e precisei por motivos financeiros também paraliza-lo durante o ano inteiro de 2012. Bom a situação é a seguinte retornei ao consultório e meu ortodontista nem ao menos solicitou nova documentação ortodôntica apenas a radiografia aquela simples e em sequência pediu pra fazer uma limpeza com clínico. De minha parte já está tudo certo qto a esse pedidos, feito a limpeza e radiografia a qual ele já olhou… Era so ir até lá o consultório e por o fio e tal… Gostaria de saber o que seria necessária para continuar o tratamento depois de um ano sem fazer nada? É ou não necessário fazer uma nova documentação? Lembrando que deve ter alterado minha estrutura óssea, ao passar esse um ano todo, sem manutenção… E só permaneci com banda, tubo, bracket, fio e claro as borrachinhas… E sem manutenção e limpeza, a não claro, fio dental em casa no cotidiano…

      Grata e fico no aguardo de uma breve possível resposta.

      Juliana

  3. Olá, vou colocar o aparelho fixo daqui 2 dias e depois de consultar muitos profissionais, resolvi escolher um, que inclusive foi o único que dispensou a banda. Esse não foi o motivo maior que me levou à escolha, e sim, a confiança no profissional. Enfim, minha dúvida é: pode haver casos em que durante todo o tratamento não haja a necessidade de colocar banda em momento algum?
    Att

  4. Olá, uso aparelhos ortodônticos há 7 anos. Logo após a introdução dos “anéis” nos meus molares, eles se movimentaram, abrindo literalmente. Hoje, os molares inferiores e superiores não se encaixam. Minha mandíbula começou a estalar, e eu não estou mais tão confiante no meu dentista, pois quando falo sobre o assunto ele diz que esses fatores não estão correlacionados, porém não explica direito. Gostaria de saber se será necessário o uso de arco transplatino, ou não. Devo procurar outro dentista? Sei que não tem muito a ver com o assunto, mas estou aflita. Sou de menor e o tratamento é pago por minha mãe, e ela confia bastante no meu dentista. Me ajude, por favor!

  5. Debora,

    Normalmente não há mesmo uma relação direta entre o tratamento e os estalos, mas, como se diz: “em saúde nunca diga nunca”.

    Quanto ao uso ou não de arco transpalatino, depende do planejamento do seu ortodontista, cada caso tem suas características e não existe uma única resposta para todos.

    Acho que você deveria conversar com a sua mãe e explicar que não está se sentindo segura com as explicações. Talvez ela consiga obter respostas mais claras do seu ortodontista.

  6. Dr. André gostaria de agradecer pelos esclarecimentos!seu site é muito bom e me ajudou bastante!coloquei aparelho em março de 2012 e como muitas pessoas que postam comentários tinha muitas dúvidas…principalmente em relação aos anéis!porém, desde o início já estava usando os tubos na arcada superior e não sabia qual a sua função!a montagem da arcada inferior foi mês passado e nesse mês meu dentista disse que eu teria que pôr o anel de fato, pois apenas os tubos não teriam o efeito desejado (tenho um certo apinhamento nos dentes inferiores). O que eu quero deixar para os leitores é que desconfiei mesmo do trabalho do meu dentista no início, mas hoje confio plenamente nele e usarei aparelho o tempo necessário para conquistar um sorriso bacana, pois com apenas 3 meses de tratamento já percebi que tenho um dente descruzando (era horrível) e a arcada superior já está bem melhor que antes!até outras pessoas já me disseram isso e é muito bom!abraços.

  7. Dr. André

    boa tarde!

    Tenho uma dúvida, estou colocando aparelho, porém estou com as bandas, fiquei meio desconfiado no inicio, pois todo mundo que conheci, que tambem estão colocando aparelho não usam, e todos falam que este método é muito antigo, pois é assim que seus dentistas respondem ao questionarem sobre o assunto, alguma pessoas falam que eu corro o risco de perder o dente que esta com a banda. Fico nesta duvida, sem saber o que fazer, afinal a banda é ou não é necessaria? È um metodo antigo, ou não?

      • Dr. André,
        Bom Dia!!
        Estou no meu tratamento há 3 meses, e ontem coloquei os brackets na parte de baixo e em um dos dentes da parte da frente por ser tortinho o bracket não aguentou a pressão, ela disse que não iria ter problema ficar sem neste dente e que depois iria se ajeitando e colava, e estou achando estranho porque a minha dentista não colocou banda, e estou há um mês com uma bracket a menos na parte superior e agora estou com outra na parte de baixo também!! Minha próxima consulta somente em Janeiro. Gostaria de saber se realmente posso ficar sem o bracket na parte de baixo por este tempo?? e se o procedimento está correto?

        • Olá Flavio,

          O ideal é sempre recolar o bracket o quanto antes. Mas isso não quer dizer que você terá problemas. O que não pode é você ficar sempre com brackets soltos durante todo o tratamento.

          Quanto às bandas, como eu disse no post, não são imprescindíveis.

  8. Boa noite pessoal.. Eu gostaria de saber se quando se coloca aparelho a dentista faz tudo de uma vez.. No meu caso tenho que usar em cima e embaixo. Em cima eu tive que arrancar dois dentes então ela não montou td de uma vez, e eu fui la duas vzs para terminar apos arrancar os dentes.
    Agora embaixo ela ira colocar td de uma vez, junto com a coroa.. Ou somente os quadrinhos e dps a coroa ?

    Agradeço muito quem me ajudar, Obrigada
    Abraços..

  9. Dr(a)Coloquei aparelho hoje porém n tenho os ante penultimos dentes na parte superior e inferio. No total quatro. A Dra não começou deles sendo que eu queria fechar esses espaços e o lá da frente. mas tmbém ela não colocou o anel e nem tubo. Só o Braquete e o arame. É CERTO ISSO ?

    • Anderson,

      Pela descrição parece que você perdeu os primeiros molares e nestes casos costuma ser muito difícil fechar estes espaços com ortodontia, o ideal é repor os dentes com implantes (às vezes é necessário abrir o espaço que fechou com o tempo).

      Mas o que é importante aqui é que você não conseguiu uma boa comunicação com a sua ortodontista. Converse com ela e seja claro em relação ao que você espera do tratamento. Ela vai poder dizer se é possível ser feito ou não.

    • Lima,

      Obrigado pelo seu comentário!

      Se você quiser ajudar o Blog a disseminar estas informações, pode curtir nossa página no Facebook e compartilhar com os seus amigos.

      Volte sempre que precisar, ok?

      Sucesso na profissão!

  10. Boa noite…
    Coloquei a parte superior do meu aparelho ontem, e “sobrou” uma pontinha do Fio para fora do tubo, e esta incomodando demais e machucando a parte interna da bochecha.Gostaria de saber se é normal ficar essa pontinha do fio (aprox 5mm) para fora?

  11. meu dentista colocou o aparelho na parte inferior mas nao colocou os aneis isto e possivel mas tambem terei que extrair dois dentes pre molares na parte superior me explica um pouco disso obrigada

  12. dia 29 coloquei os brackets e ontem coloquei a banda, só que o arco não foi passado pelo tubo, isso é normal ou eu terei que voltar ao meu dentista para eles coloquem.

  13. coloquei a parte superior 08 dentes apenas,e imcomoda muito gostaria de saber ae eu posso colocar todo aparelho de vez pelo menos iria doer de vez e nao aos poucos é possivel?

    • Lisbela,

      Sim, normalmente é possível e recomendável que se coloque todo o aparelho de pelo menos uma das arcadas em uma única consulta. Mas você precisa saber se há algum motivo técnico para não ter sido feito assim. Isso só o seu ortodontista pode responder.

  14. Olá! Já faz uns 5 meses que coloquei o aparelho,tanto a inferior como a superior, só que o dentista ainda não colocou os anéis??? Meu caso é de separação dos dentes da frente. Isso é normal ele ainda não ter colocado os anéis??? Desde já grata!!

  15. Dr eu coloquei aparelho dentario fixo a 3 semanas ai tem o anel o tubo que regula não sei se quebrou mais ele soltou sera que minha dentista vai cobrar para consertar ou colocar outro no lugar ?

    oque eu devo fazer levar para ela ver no dia da manuntenção ou eu posso jogar fora ?

  16. Dr: Andre,
    coloquei a banda faz 3 dias,e a parte de tras esta pegando na lingua o que esta causando uma dor e um avermelhamento,isso é normal,se sim,demora a melhorar???

  17. Olá Dr,
    No mês passado minha dentista colocou os espassadores nos meus dentes superiores, um mês depois voltei la para ela colocar a banda e o pino, agora só no mês que vem ela vai montar de fato o aparelho, meu aparelho será o altoligado.
    Minha duvida é:
    É normal esse procedimento, montar nesse longo espaço de tempo?
    O local onde foi colocado a banda esta doendo muito e como trabalho falando doi mais ainda, pra comer então nem se fala isso é normal? A dor é tanta que não estou conseguindo engolir e nem mastigar nada. ja tem tres dias que coloquei as bandas.
    O que o sr acha desse tipo de aparelho? É mais moderno e eficaz?
    Uma ultima pergunta, posso tirar as bandas pois quero parar com o tratamento e recomeçar nas minhas ferias? As bandas ja estão cimentadas.

    Obrigada.

    • Fabiane,

      Os aparelhos auto-ligados são eficazes e eu uso bastante nos meus tratamentos. Mas os aparelhos convencionais também funcionam muito bem. A verdade é que o resultado depende mesmo é do ortodontista.

      Quanto ao tempo de montagem do aparelho, eu tenho o hábito de montar toda uma arcada no mesmo dia, incluindo os tubos, brackets e arcos. Mas cada um tem sua maneira de trabalhar, cabe ao cliente escolher o profissional que inspirou mais confiança (por isso é importante conversar muito antes de iniciar o tratamento).

      Você pode remover as bandas, mas não tente fazer isso sozinha. Peça para o seu ortodontista ou outro dentista removê-las.

    • Luis,

      O normal é fazer uma avaliação clinica, pedir a documentação ortodôntica, estudar e planejar o caso para então iniciar a colagem do aparelho. Não há motivo para pressa já que o tratamento requer um bom planejamento.

  18. Eu coloquei a banda logo no começo do tratamento e houve a inflamação na gengiva, visto que eu estava grávida na época a dentista disse que era esse o motivo da inflamação. Ela retirou a banda e só colocou novamente depois que o bebê nasceu. Acontece que agora estou sentindo um gosto e um cheiro e um gosto horrivel no local, pior do que na primeira vez. é interessante que isso só acontece de um lado, do outro está tudo normal. O que devo fazer? É possivel continuar o tratamento sem banda? Estou até pensando em tirar de vez o aparelho.

  19. oláa boa noite,

    Doutor gostaria de saber se e possivel colocar as bandas nos dentes posteriores a presa, pois arranquei os meus dentes molares e ainda não fiz essa pergunta para minha dentista.

  20. Dr Andre, parabens pelo blog. Minha duvida é a seguinte, montei o aparelho na arcada superior ontem, e hoje pela manha percebi que um bracket descolou, mas não esta me incomodando, ele so esta solto do dente (preso apenas pelo arco) preciso ir ao meu dentista para colá-lo antes da proxima consulta ( que esta maracado para o dia 11/10), se eu nao fizer isso posso ter algum tipo de problema? hoje meus dentes estão doendo demais, é normal sentir essa dor quando se monta o aparelho?

    Outra duvida é sobre as bandas, a banda superior do lado esquerda ficou um pouco alta e me incomoda um pouco na hora de mastigar e acho que será necessário remove-las e cimentar novamente para corrigir ess problema, essa remoção é um procedimento facil?

    • Tiago,

      Um bracket solto pode dar problema em alguns casos e em outros não. Isso vai depender da posição do dente, do momento do tratamento, do tipo de mecânica que está sendo usada, etc.

      A princípio, se não estiver machucando, pode-se esperar aguns dias ra recolar.

      Doer nos primeiros dias é esperado.

      Quanto à remoção da banda, também vai depender da adaptação e da cimentação, algumas se soltam sozinhas (quando mal-adaptadas ou cimentadas) enquanto outras precisam ser cortadas com broca.

  21. Olá Dr. André, tem um mês que minha dentista fez a instalação do meu aparelho ortodontico, fez apenas na parte superior, só os brakets, o fio e as borrachas, antes disso ela pediu que eu fizesse a documentação, que eu fiz e entreguei nas mãos dela, achava que com a documentação pronta ela sentaria comigo e me explicaria qual o plano, mas não foi o que aconteceu, ela não me responde nada quando eu pergunto, por exemplo: ontem fui fazer minha primeira manutenção, ela mandou eu deitar, e perguntou se eu já tinha documentação, (isso me irritou pois a documentação já esta com ela e eu acredito que ela nem olhou ainda), eu apenas respondi que os exames já estavam com ela.. Então ela disse que iria colocar os anéis, quando eu perguntei pra que servem os anéis a dentista me disse apenas que a dor que eu sentiria é normal, e não explicou mais nada, perguntei quando ela vai instalar os inferiores, ela disse que apenas quando a parte superior estivesse mais ajustada, depois não falou mais nada e colocou as borrachas, sangrou bastante mas ela colocou as quatro e mandou eu ir pra casa e voltar no dia 01/10 para terminar a manutenção. Eu já sei das etapas e pra que serve os anéis, pois pesquisei na internet e conversei com pessoas que usam aparelho, mas estou desconfiando da dentista, acho que ela esta me enrrolando, talvez ela não me responda nada pq ela não é dentista de verdade, quero melhorar meu sorriso, por isso não quero interromper o tratamento que começou a um mes. Já usei aparelho quando era mais nova, porem sentia muita dor e arranquei os brakets em casa, depois de interromper o tratamento meus dentes desalinharam em cima e em baixo. Na hora de escolher a dentista pra cuidar de mim procurei o lugar mais barato, agora que comecei o tratamento com essa estou vendo o quando eu fui burra. O que o Dr. acha? Seu blog esta de parabéns, peço que por favor me responda se a conduta da minha dentista esta correta e o que eu devo fazer.. Queria que tivesse um planejamento pra mim e ela como dentista deveria conversar essas coisas comigo. Agora não sei uq fazer. Obs: tenho 18 anos =’(

    • Patrícia,

      Não há nada de errado na conduta tecnica da sua ortodonista (baseado na sua descrição), mas parece que há uma dificuldade de comunicação entre vocês que não é um bom sinal.

      Quem acompanha o meu trabalho sabe o quanto eu valorizo a comuniação clara entre o dentista e o cliente.

      Acho que se você chegou a conclusão de que escolheu o profissional errado para cuidar do seu sorriso, é melhor recomeçar da maneira certa escolhendo seu ortodontista com mais calma, conversando bastante antes de decidir e, provavelmente, pagando um pouco mais pelo tratamento.

      Eu não acredito que apenas profissionais que cobram valores mais altos sejam competentes, mas valores muito baixos precisam ser vistos com cuidado.

      Talvez você perca algum valor que tenha investido ou mesmo precise fazer uma nova documentação, mas você precisa se sentir segura durante o tratamento e a transparência, a clareza e o acesso ao profissional são fundamentais para isso.

      • Olá Dr. André! Com respeito ao meu tratamento, estou seguindo os seus conselhos e buscando algo que me passe mais segurança, na proxima manutenção farei perguntas objetivas a dentista, vou dar a ela uma chance, caso ela não queira esclarecer comigo o planejamento do tratamento com base na minha documentação, estarei logo buscando outro profissional. Dia 02 fui na manutenção e ela instalou as bandas juntamente com uma molinha, perguntei pra que serve e ela explicou que é necessario usar para abrir um espaço para meu dente chegar mais à frente e se alinhar para que o fio do aparelho possa alcança-lo. Mas Dr. na manutenção o senhor faz algum tipo de limpeza nos dentes ou só troca o fio e as borrachas? Notei que ela não usou nenhum aparelho de limpeza. Fico muito grata por ter esclarecido as minhas duvidas. ;D

        • Patricia,

          É isso mesmo, busque sempre a informação clara e direta. Você esta no caminho certo para acertar.

          Quanto à limpeza, esse procedimento não costuma estar incluído no tratamento ortodôntico, mas se isso tiver sido combinado no inicio deve ser respeitado.

  22. Olá bom eu coloquei as bandas nos meus dente e um deles esta encomodando muito,quando mastigo sinto a banda na mastigação só de um lado isso é normal ou terei que pedir para retirar e colocar de novo?

  23. Dr. André, iniciei o tratamento ortodôntico em agosto, pra falar a verdade não pretendia fazê-lo nunca, pois desde novo usava a desculpa de apenas os dentes inferiores serem feios e tortos. Tenho mordida cruzada apenas do lado esquerdo.
    Bem, pra começar meu dentista colocou o aparelho Hyrax, mas não consegui adaptar a fala e comer, fiquei apenas cinco dias e pedi pra ser retirado. Minha língua já estava machucada e emagreci alguns kilos, meu dentista assustou quando viu meu estado e tirou na hora.
    Agora estou usando aparelho fixo estético, coloquei primeiro o superior e 15 dias depois o inferior. O que me incomoda muito é que minha fala mudou, acho que o alinhamento dos dentes superiores fez com que minha língua não tenha mais apoio, e falo palavras com som de S de forma estranha, soprando, tem horas que falo normal, mas depois volta, será que vai demorar muito pra acostumar ou procuro uma fonoaudióloga?
    Outra coisa, será que vai demorar muito para descruzar a mordida apenas com os elásticos?
    Já notei que os dentes inferiores se alinharam tb, o arco ficou muito torto no primeiro dia, agora já está reto, apenas um dente da frente está muito sensível, quando tomo café ou água parece que queima, é normal isso?
    Desculpe por tantas perguntas.

    • Daniel,

      A fala costuma melhorar com o tempo, mas nada impede que você faça uma avaliação fonoaudiológica para ver se é possível acelerar este processo de adaptação.

      Quanto ao descruzamento da mordida, nada posso dizer pois este tipo de previsão é difícil até nos pacientes que eu atendo (principalmente quando se tenta com uso de elásticos).

      Parece haver uma sensibilidade neste dente. O importante é saber o motivo. Comente isso com o seu ortodontista para que ele possa checar.

  24. ola ja tem tres anos que to com aparelho e a dentista nunca colocou os aneis, porém, meus dentes realmente melhorarão muito, é necessario mesmo esses aneis?

  25. Boa Tarde,

    Tenho a mordida correta, porém meus dentes estão desalinhados principalmentes da arcada inferior, meu ortodentista me disse que vai levar quatro meses para instalar o apararelho (1 mês – na aracada superior na parte da frente, 2 mês – aracada superior molares, 3 mês aracada inferior parte da frente, 4 mês arcada inferior os molares), ele esta correto?
    Obs. A clínica cobra por mês a manutenção e não o aparelho

  26. Bom dia Dr.André seu blog está de parabéns!!
    A mnha dúvida é o seguinte, tenho dois dentes de leite ainda e na colocação do meu aparelho não foi colado os “brackts” neles,ela passou um ferro HORRìVELL,em cima dos de leite.
    Estou super desanimada,pq ficou feio sem contar que encomoda na hora de mastigar..
    Ela me disse que não popderia ser colocado.
    É verdade??
    Tem algo q proiba a colocação dos brackts nos q são de leite?
    Aguardo..
    Muito obrigada.

  27. Oi Dr° André
    Uso aparelho ortodôntico a 6 anos e há dois meses estou sofrendo muito com uma dor na dentição 26,27,36 e 37 esquerda, somente nesses dentes. Já fiz uma radiografia e não foi constatado nada de errado com essa dentição.Não estou conseguindo usar nenhum fio que é posto quando faço a manutenção mesmo o fio mais leve está causando muita dor em todo lado esquerdo da minha face,nesse momento não estou usando nenhum fio pois não consigo suportar essa dor e também nenhum analgésico que tomo tem efeito. O que será isso? Será que essa dor está sendo causada pelo fato de usar aparelho a muito tempo deixando então essa dentição sensível?
    Muito obrigada!

  28. oi posso fazer uma pergunta dr hoje eu coloquei meu aparelho na parte de baixo da boca de 1 lado aonde tem a [ bada e o tubo ] minha dentista não colocou o Bracket
    e no outro lado ela colocou isso é esta certo ? na parte de cima da boca ela colocou nos dos lados perto do [tubo e banda]

  29. Olá,gostaria de saber se há problema em usar o aparelho sem as borrachinhas?Logo depois da minha ultima manutenção uma borrachinha saiu e,eu acabei tirando mais uma pra não ficar tão notavel.Uso o parelho estético e por ser transparente não me importei em substitui-las,estou fora da minha cidade e por isso estou preocupa,isso pode atrapalhar no meu tratamento?
    Obrigado.

  30. Coloquei as bandas e está incomodando somente de um dos dentes. Cortando e irritando. Tem algo pra fazer para não acontecer isso?
    Aliás, muito bom post!

    • Luciano,

      Obrigado. Fico feliz que o post tenha sido útil para você.

      No seu caso o ideal seria fazer um desgaste ou ajuste na banda para eliminar o problema. Não é bom ficar com um trauma repetitivo durante todo o tratamento.

      Se não houver como resolver com um ajuste simples, deve se fazer uma nova banda.

  31. Bom dia!

    Oi Dr. André tudo bem?

    Entáo estou começando a colocar o aprelho, na terça-feira fui ao dentista e ele colocou a borracha para separar os dentes e falou que tenho que ficar uma samana com elas,gostaria de saber se é correto ficar esse tempo,pois estou sentindo muita dor.
    Muito obrigada!

  32. Oi td bom Doutor o que está acontecendo comigo é que já estou usando aparelho fixo a uns 4 ou 5 meses e acho estranho por que o meu aparelho não tem banda, ele deixou os ultimos dois dentes de cada lado sem nada só colocou um tubo em um dente faço manutenção 2 vezes por mes e não sinto nada dor nada e como se não estivesse funcionando, perguntei para ele pq ele não ia colocar a banda e ele respondeu que eu não preciso mais e os tubos pq apenas um não era para ter em todos os dentes que ele deixou sem nada estou muito preocupada pago R$100 de manutenção e não estou vendo resultado por favor doutor me responde estou pensando em trocar de medico.
    obrigado

    • Vanessa,

      A falta dos tubos colados e de dor, não quer dizer necessariamente que o seu tratamento não esteja funcionando.

      Mas você precisa ter confiança no seu ortodontista e liberdade para perguntar sempre que estiver insegura.

      Questione tudo isso diretamente com ele. Se a reação for positiva e elemexplicar tudo de maneira clara, é um bom começo, mas se isso não acontecer talvez seja bom conversar com outro ortodontista.

  33. Olá. Gostaria de saber se é possível os bracketes serem colados de forma errada, acabei de colocar aparelho na parte de cima, e parece que eles ficaram desalinhados e com excesso de resina. Da pra corrigir esse problema?

    • Alice,

      Sim, os brackets podem ser mal colados o que pode comprometer a qualidade do tratamento. Converse com o seu ortodontista para saber se isso realmente aconteceu no seu caso.

      Quanto ao excesso de resina, precisa ser removido para não prejudicar a higiene.

  34. Boa noite,
    Coloquei meu aparelho fixo a 3 semanas na parte superior, e meus dentes sempre foram um pouco separadas e percebi que eles estao se separando mais ainda neste tempo. E normal eles se separarem em vez de juntar?

  35. Doutor André,

    Boa noite,

    Coloquei meus aparelho há um mês na parte superior, ontem um bracket descolou, isso é normal? Tenho mantido uma alimentação correta, não entendo o que aconteceu. A próxima visita a minha dentista é somente no dia 27/10, tem algum problema aguardar até lá para colar o bracket? Não estou sentindo nenhum incomodo pq o mesmo está preso pelo arco. Muito obrigada!

    • Alexandra,

      Descolamento de um bracket pode ocorrer e é considerado normal. Se o problema persistir e sempre houver descolamentos, você deve conversar com o seu ortodontista para saber o que está acontecendo.

      Se você puder antecipar a sua consulta, é melhor.

  36. Bom dia!
    hoje vou colocar meu aparelho!só q minha dentista disse q vai colocar somente os brackts s/ o arco esse procedimento é certo?o arco ela vai colocar no prox mes!e a banda no mes seguinte! está correto esse procedimento?

  37. Dr. a banda sempre irá ser colocada no penúltimo dente? ou pode ser no último? caso o você tenha arrancado o seu penúltimo, pode ser posto no último?

  38. Olá! Já faz uns 2 anos que uso aprelho mas essa semana troquei de dr e tive que retirar o aparelho pra colocar outro mas o dr disse que eu ia colocar so os tubos mas quando eu cheguei em casa era os,bracket do lugar dos tubos eu nao achei certo o que faço?

  39. Oi, eu já estou com o aparelho ativado. E sem querer eu consegui quebrar o tubinho da banda. Hoje é dia 30, e eu só vou poder ir ao dentista dia 12/11.
    O que eu faço? O tubinho tá solto da banda mas está preso ao ferrinho que certa o dente. Enfim, eu vou ter que retirar tudo pra substituir? Eu tento remover para nao engolir? :(( pf?

  40. Dr. André primeiramente parabenizo-o pelo site.
    Estou usando aparelho tem 9 meses, tenho 40 anos, e meus dentes são desalinhados da seguinte forma: Meus incisivos laterais superiores se posicionam a metade atrás dos incisivos centrais,extrai os cisos superiores dos dois lados e perdi o primeiro molar direito superior. Meu ortodontista montou o aparelho sem uso das bandas ou tubos, mesmo assim percebi que conseguimos um pequenino espaço, quando questionei o porque do não uso dos tubos ou bandas ele me disse que primeiro precisa conseguir esses espaços. Porque está tão demorado conseguir esses espaços para os incisivos laterais? O ortodontista já tentou puxá-los por três vezes passando o fio em braquetes colados atrás deles e retirou, desistindo e deixando-os fora do aparelho me informando que não conseguira espaço suficiente, acho que já tem muito tempo de aparelho, as bandas não dariam uma força maior para abrir esses espaços? Por favor me dê sua opinião.

    • Katia,

      É muito difícil tentar responder sem ter visto o caso.

      De maneira geral eu diria que a ausência de acessórios nos molares (tubos colados ou bandados) não tem grande influência na obtenção de espaço para incisivos laterais.

      Por outro lado, para manter estes laterais fora do aparelho é necessário usar algum dispositivo (como uma mola) para aumentar a distância entre os dentes vizinhos, caso contrário, os outros dentes vão se alinhando e ocupando ainda mais o espaço que deveria ser do incisivo lateral. Deu para entender?

      Mas, obviamente, tudo isso são hipóteses baseadas em uma descrição do problema, o que é muito pouco.

      A única forma de responder é através de uma consulta clínica.

  41. O meu dentista colocou as borrachinhas esta semana, mas eu ainda preciso tirar dois dentes da parte de cima, esta certo ele colocar as borrachinhas antes de tirar os dentes?

  42. ola,vou por aparelho fixo daqui 2 dias e estou usando as borrachinhas para separar meus dentes,mais uma caiu e nao consigo por dinovo porque meus dentes sao muito apertados.Gostaria de saber se corro o risco de nao por o aparelho daqui 2 dias?

  43. Dr,

    Faz 1 ano e meio que uso aparelho fixo e faz 3 meses que estou usando Elástico Intermaxilar ligado no canino e no molar, dois de cada lado. O ortodontista disse que preciso Trocar a cada dois dias. Disse que mês que vem irei trocar de fio, acho que vou para o 3º fio. Ele me disse que irá remover o meu aparelho em janeiro do ano que vem, porém, faz bastante tempo que estou sem 3 tubos, e gostaria de saber se isso está correto… A algum tempo, notei que tenho um dente Incisivo central superior maior que o outro e, não sei se é devido ao tratamento, se irá alinhar ou ficar maior assim mesmo, maior que o outro. É aproximadamente 1 mm maior que o outro. Algum paciente seu passa por isso?

    • Michele,

      O tratamento não pode terminar com um dente maior que o outro. Você faz o tratamento ortodôntico justamente para corrigir este tipo de problema. Então converse com o seu ortodontista e mostre que este detalhe ainda não está bom.

      Quanto aos tubos faltando, não podemos dizer que está prejudicando o seu tratamento sem ter visto o caso, mas não é a forma ideal de se trabalhar.

  44. Dr. André Moreira botei meu aparelho fixo ha 3 dias e um bracket descolou ,o ultimo , o que devo fazer : esperar ate o próximo retorno ou ir imediatamente ao dentista?

    • Victoria,

      Normalmente, se não estiver machucando não é necessário correr para o consultório, mas em alguns casos a recolagem deve ser feita o mais cedo possível. Como eu não vi você acho que é bom entrar logo em contato com o seu ortodontista pois ele pode dizer se é melhor recolar logo este bracket.

  45. Olá Dr. André, gostaria de parabenizá-lo pelo site. É sempre bom destacar isso, afinal você é um profissional que faz a diferença através da arte de bem informar seus pacientes e as pessoas em geral…

    Eu gostaria de saber o seguinte: meu ortodontista colocou o aparelho fixo na arcada superior no mês de Maio desse ano e quando pergunto quando ele vai colocar a parte inferior, ele sempre adia dizendo que ainda não é o momento porque precisa alinhar a parte superior. Mas eu penso que o tratamento poderia ser agilizado pela colocação do aparelho na parte inferior. Pra ser sincero, ando inseguro com as atitudes do meu ortodontista…

    • Olá Heitor,

      Elogios são sempre bem-vindos, ainda mais de um usuário que está sempre por aqui. Obrigado.

      Esta é uma questão que depende muito do caso. Eu mesmo algumas vezes demoro um pouco mais para colocar o aparelho inferior. Mas nestes casos os meus clientes recebem uma explicação bem clara sobre os motivos deste adiamento e não há influência no valor final do tratamento já que eu trabalho com o prazo fechado desde o início.

      Se você anda inseguro deve conversar sobre isso com ele o mais cedo possível. Por mais que isso possa ser desagradável, ele é o seu ortodontista. Se você não puder conversar francamente sobre as suas preocupações em relação ao tratamento com ele, vai conversar com quem?

      Tudo bem, você pode falar comigo aqui no blog, mas sabemos que não é isso que vai resolver o seu problema.

      Respire fundo é siga em frente. Depois me conte como foi, ok?

      Um abraço!

  46. Bom Dia Dr. Andre Moreira
    Meu nome é Jeferson Bruno Guilherme. Eu tenho 17 anos e estou com o aparelho fixo a 3 meses. E durante o tratamento já usei os separadores, e o expansor palatino e estou com 6 brackets na parte de cima e 8 na de baixo . Ele ainda não colocou a banda mais pelo seu post ele ira colocar em função do expansor.
    A minha pergunta é a seguinte: Eu tenho um canino direito superior muito elevado, qual é o procedimento para coloca-lo no lugar, e qual é o tempo para esse procedimento? E o expansor pode ser tirado, pois percebo que ele não está fazendo nenhuma diferença? ( já está expandido a um mês )
    Meu tratamento irá até 2014
    Agradeço desde-já!

    • Jeferson,

      Não tenho como fazer uma estimativa sobre o tempo necessário para movimentar seu dente. Isso só seria possível se eu fosse fazer o tratamento e após uma avaliação.

      O disjuntor é um aparelho fixo e só o seu ortodontista pode dizer quando pode ser removido.

  47. Dr, fui colocar o aparelho e minha dentista disse que tenho que fazer duas cirurgias, uma para tirar o freio labial e outra para retirar um pedaço da gengiva para que meu último dente fique mais exposto e nele se coloque o que ela chama de anel . pelo que entendi aqui no blog anel é a mesmo que banda certo? Então, minha duvida é saber se este anel só pode ser colocado no ultimo dente ? esta cirurgia é recomendada ? No mesmo dia ela colocou os brakcts e o fio em 8 dentes da parte superior, isto vai servi de alguma coisa? sinto uma grande força sobre os dentes, mais o que me preocupa é que está força na minha impressão , vai é abrir mais ainda o diastema.Pode acontecer isso? obrigado.

    • Castro,

      Anel é a mesma coisa que banda sim e serve para fixar o tubo. Mas o tubo também pode ser colado diretamente e neste caso não precisaria da cirurgia de aumento de coroa.

      O tubos (bandado ou colado) é usado sempre no molar.

      O aumento do diastema pode ocorrer no início da movimentação sim.

  48. Dr. Parabens pelo site ele é otimo e tiram varias duvidas.

    Minha duvida é:
    - Sabado coloquei o aparelho estetico na parte superior, porem nos 2 ultimos dentes (2 de cada lado) não tem Bracket, nem banda e nem tubo. Isso é normal o aparelho funciona do mesmo modo?
    OBS: Estou com bracket, fio e as borrachinhas.

    Obrigada,
    Amanda

  49. Olá. Eu uso aparelho na parte superior a algum tempo, e agora estou para colocar o inferior, e o dentista colocou separadores em cima para colocar mais dois aneis, no total, serão 4 anéis só na parte superior. Achei estranho, gostaria de saber se isso é certo… Att.

  50. Bom dia Dr. André, ontem coloquei meu aparelho ortodôntico na parte superior, porém o dentista não colocou a banda e nem o tubo no molar do lado direito superior apenas no esquerdo achei estranho, talvez porque falta um dente nessa parte de trás, outra dúvida é que um dos brackets quebrou no mesmo dia em que eu coloquei o aparelho e depois de concertado não sinto nenhuma pressão nos dentes nem dor nem nada, acho que eles não apertaram o aparelho ou então pode ser devido aos meus dentes 11 e 12 serem 35% restaurados com resina, sendo assim não podendo haver sobre eles uma pressão maior?. Por favor, esclareça-me, essas dúvidas estão me importunando demais.

    • Helson,

      A ausência de dor não significa que o seu tratamento esteja parado, o uso de força leve (ou força ideal) pode fazer o tratamento ser muito confortável sem comprometer a velocidade nem o resultado.

      As restaurações nos dentes anteriores em nada comprometem a capacidade de exercer força do aparelho. O que pode acontecer é estes brackets se soltarem com mais facilidade.

    • Helson,

      Na minha opinião, quando o paciente paga pela documentação, ele lhe pertence. Mas algumas clínicas incluem a documentação no valor do tratamento e cobram uma multa em caso de desistência ou retém a documentação.

      Eu não gosto deste tipo de relação com o cliente, mas se foi combinado no início, não tem como reclamar.

      Quanto ao aparelho, depende mais do ortodontista que vai assumir o tratamento pois ele pode querer recomeçar com um aparelho novo.

      Eu particularmente, prefiro remover o aparelho antigo, fazer nova documentação e começar do zero.

      Por isso eu dou tanta importância para a escolhe do seu ortodontista. Trocar de profissional depois pode ser complicado.

  51. Dr, meu aparelho foi montado há uma semana e os ”anéis” só serão colocados daqui a menos de um mês. Pois bem, hoje ao escovar os dentes percebi que o braquete do último dente da parte superior descolou, porém não está incomodando ainda. Eu gostaria de saber se é necessário que eu vá urgentemente colar o braquete ou se posso esperar até a próxima consulta que é dia 04/12, quando irei colocar os separadores para depois colocar os ”anéis”. Adoraria que me respondesse ^^

  52. olá, queria tirar uma duvida e nao sei se mudo de dentista pois as minhas amigas me falaram que o preço do meu aparelho é absurdo e deveria ter pesquisado em outros dentistas antes de ter montado o aparelho fixo no valor de 600 reais , o maximo que ja escutei sao valores de ate 200 reais depois que escutei isso achei um absurdo nao sabia que tem aparelhos ate que sao ate de graça e so combram a manunteçao,mas agora ja paguei ,queria saber se eu mudar de dentista para fazer manuntençao que o preço tambem o preço de entorno de 140 rs para um com valor menor vai afetar no tratamento ou pode ser que eu nao terei resultados tao bom ,pois nao é so por estetica é tbm para melhorar a minha mordida poi as vezes sinto uma dor forte quando abro a boca quando estou com sono .e nao sei se eu posso mudar sem dizer nada ao meu dentista acho que meu pai assinou o contrato .Agradeço a sua atençao e espero atensiozamente a sua resposta .

    • Ana,

      Como os valores variam muito dependendo do ortodontista, eu nunca comento preços aqui no Blog.

      Quanto à troca, tudo vai depender da forma como o novo profissional trabalha, mas acho que você deveria conversar antes com o seu atual ortodontista.

  53. Tenho tambem mais uma perguntinha é o valor da minha manuntençao nao é mesma do que a minha amiga ela paga 120 enquanto eu 140 e é o mesmo dentista ele faz o mesmo procedimento troca o fio e as borachinhas e ele nao colocou anel na parte de cima ,apenas na parte de baixo e eu acho que no de cima que é importante pois eu tenho espaço entre os incisivos centrais por causa do freio que tinha entre os dentes que so ia aumentar nao as tiras o resto case nao tem espaços vazios entre eles
    Muito obrigada .

  54. Olá dr, é o seguinte, eu já fui no dentista fiz uma avaliação, segundo meu dentista estava tudo ok, dai ele mandou eu ir fazer minha documentação, fiz isso e ela já chegou ao meu dentista e tenho uma consulta marcada para a próxima semana, será que eu ja iria colocar o aparelho nessa consulta ou vai demorar mais ainda ?

  55. Olá primeiramente gostaria de agradecer o ótimo blog .Gostaria de tira uma duvida, to no 3°mês de tratamento e agora vou por as banda e ainda não estou com a parte inferior do aparelho o que devo pergunta pro meu Dr. sobre isso.

  56. Prezado Dr. Andre Moreira,
    Fiquei muito feliz em encontar seu blog, estava fazendo uma pesquisa sobre aparelhos e cheguei no seu blog.
    Eu usei aparelho dos 25 aos 30 anos, hoje estou com 43 e meus, dentes estao cada dia mais tortos, o que tem me deixado muito chateada.
    Moro nos Estados Unidos e o primeiro dentista que procurei me informou que devido ao fato de eu ter usado aparelho por muito tempo, perdi boa parte da minha raiz, e que eu deveria tomar muito cuidado com os dentes pois corro o risco de perde-loss por qualquer mordida mais forte, e que eu nunca deveria voltar a usar aparelho, isso a 10 anos atras…recentemente voltei a procurar um dentista e apesar de ter tido o que eu menciono acima, ela me disse que nao via benhum problema, que meus dentes eram fortes apesar da curta raiz, e que ela tinha certeza que eu poderia usar.
    Agora estou nesse dilema, nao quero que meus dentes continue tortos ou piorando, mas tambem nao quero ficar banguela :(
    Voce conhece algum caso parecido ou tem alguma opniao a esse assunto?
    Obrigada!

    • Claudete,

      Pelo visto a segunda ortodontista achou que a reabsorção radicular não chegou a comprometer a saúde dos seus dentes, o que é ótimo.

      Nunca dá para ter certeza de que vai tudo correr como nós desejamos, mas com um monitoramento cuidadoso durante a movimentação, talvez seja possível fazer seu tratamento com um risco baixo.

      Só não posso assegurar nada especificamente sobre o seu caso pois não tive a oportunidade de examiná-la.

  57. oi doutor cinto dores no antepenutimo dente superio do lado esquerdo onde esta a banda do aparelho sinto dor quando bebo agua,qual quer coisa gelada oq e isto

  58. Boa tarde Drº,adorei o seu blog
    eu coloquei o aparelho fixo na parte superior na sexta-23/11/2012,ele colocou a banda,mais não colocou o tubo,isso é normal?

  59. Olá td bem?
    Tenho uma pergunta que anda me preocupando.
    Sempre tive um grande desejo de colocar aparelho. Mas, levava corridões de alguns dentistas que diziam ser seriamente desnecessário. Pois bem, começou com uns leves estralos mandibulares, sou acadêmica de Fisioterapia, então sei a importância da saúde, fui a dois profisssionais ortodônticos. Preferi fazer o procedimento de aparelho com o segundo pela comodidade, descobri que uso apenas 4 dentes do fundo direito, meus dentes da frente naum me servem de nada, e o resto quase não uso. Pois bem, fiz duas consultas e ele ainda não quer que eu use borrachinhas e nem colocou a “banda“!! Isso é normal?? Porq ele não colocou ? não é necessário??

    Obrigada pela ajuda, espero anciosa pela resposta!

  60. Depois de 10 anos que arranquei o aparelho , nos dentes inferiores colaram um ferrinho ataras dos dentes da frente e agora ele soltou , tem que colar novamente ???

  61. Bom dia Dr. Já faz um ano e um mês que estou usando aparelho ortodôntico fixo, em algumas consultas minha dentista dizia que logo eu ia por as bandas, mais até hoje nada. E já faz 4 meses que eu uso um elástico para consertar minha mordida mais também não mudou em nada. As vezes eu acho que ela está me enrolando pro meu tratamento demorar o que eu faço ??

    • Alexandre,

      Converse com ela e explique sua preocupação com um possível atraso no tratamento. Questione se o prazo que lhe foi dado inicialmente (não sei qual) ainda está valendo. Mantenha-se sempre informado sobre os rumos do seu tratamento e insista para ter respostas claras e diretas. Esta é a obrigação do ortodontista.

  62. Olá,
    eu uso aparelho fixo a 5 meses, e no quarto mês meu dentista colocou um “botão” no meu dente pelo lado de dentro boca (lado do céu da boca), e pediu que eu usasse um elástico ligando este botão em um bracket pelo lado de fora (lado da bochecha). Nos primeiros dias doeu muito, mas agora não dói tanto e parece não ser tão fortes os elásticos ! Neste mês ele mandou continuar usando,mas será que é possível só com este elástico movimentar minha mordida para fora?
    Eu tenho o lado esquerdo da mordida um pouco pra dentro, como se fosse cruzada, porém o lado direito é certinho, tanto que não precisei usar aquele aparelho no céu da boca pra abrir..
    Desde já agradeço!

  63. Dr André, coloquei as bandas inferiores hoje, um dos tubos inferiores está encostando no dente de cima, devido meu dente inferior ser girado para dentro, o tubo bate, minha arcada dentária não está fechando por causa do tubo. Oque pode ser feito?

  64. Olá, primeiramente parabéns pelo post.
    Hoje coloquei o aparelho fixo superior. A dentista deixou dois dentes sem colocar a borrachinha alegando que colocará daqui a um mês porque senão eu sentiria muita dor pelo fato de os meus dentes serem bastante tortos.
    O que mais achei estranho, é que ela não colocou nada no meu último dente, no 2º molar, sendo este muito torto, possuo os dois, tanto direito quanto esquerdo desalinhados pendendo pra fora.
    Questionei quanto ao uso do anel e ela me disse que atualmente não está se usando muito ele, que eu não iria usar.
    Minha dúvida: já que ela não vai colocar o anel e deixou o 2º molar sem nada, sendo este talvez o mais torto, o que poderá ser feito posteriormente com este dente?
    Não tive oportunidade de questionar isso a ela e a minha próxima consulta será apenas no dia 02 de Janeiro de 2013.
    Obrigado antecipadamente!

    • Álvaro,

      Pode ser que ela cole os tubos dos segundos molares mais à frente para fazer o alinhamento destes dentes. Mas não é necessário fazer as bandas, apenas colar os tubos é o suficiente.

      Eu costumo colar os segundos molares só quando vou colocar o segundo arco pois é uma colagem bem difícil e o melhor é se dedicar apenas à estes dentes neste dia.

  65. Olá Dr. André, muito bom teu blog..
    Tenho 17 anos, comecei a usar aparelho em agosto, meus dentes são corretos e alinhados, não são tortos, “encavalados”, nem coisa do tipo, coloquei o aparelho pra arrumar a mordida, já que eu vinha mordendo a bochecha constantemente e também pra “junta-los” pois os da frente são um pouco separados (o espaçamento é pouco, porem me incomodava, achava feio, ele disse que o formato dos meus dentes da frente apenas, são tipo assim: /\ e não \/ como vi na foto do post “Disjunção palatina – Fechamento do diastema com resina restauradora” aqui publicado).. O meu dentista já colocou os aneis na parte superior e tal, ate aí ok, mas ontem colocou a borrachinha (pra espaçar) na parte inferior, porem não tenho aparelho na parte inferior, é normal isso? Tem mesmo necessidade? Por que colocar o bendito anel se nem aparelho na parte inferior eu tenho? Estou querendo tirar, pois a dor só aumenta e já estou ha muito tempo sem comer..
    Ah, outra pergunta, segundo minha descrição sobre minha arcada dentaria, o senhor acha que sera necessário usar disjuntor palatino?
    Obrigada pela atenção..

  66. Boa Tarde doutor.
    Aos 13 anos até os 16 anos usei aparelho ortodôntico durante 3 anos e meio,e retirei o aparelho porque a ortodontista não era uma boa profissional pois eu não via resultados e ela estava aumentando muito a mensalidade. Agora depois de 3 anos sem usar aparelho resolvi colocar novamente.Fui até uma nova ortodontista e ela me encaminhou para tirar raio x dos dentes.Entreguei para a ortodontista e ela me disse que os meus dentes estão com a raíz gasta porque a ortodontista em que eu colocava aparelho antes apertou muito os meus dentes,e que se eu usar um aparelho ortodôntico básico outra vez alguns dos meus dentes poderão cair.E por isso ela disse que ela não arrisca em colocar o aparelho básico nos meus dentes ,e que ela somente colocaria um aparelho especial para o meu caso.Mas tenho um pouco de medo dos meus dentes cairem mesmo assim.Por isso achei melhor procurar uma segunda opinião,pois o senhor é um especialista nisso e tenho certeza que ficarei mais segura com a opinião do senhor.Desde já agradeço!

  67. Dr André , meus dentes são separados (creio que seja diastema), coloquei aparelho para junta-los , descolo um braquete meu, queria saber quando descola o braquete os dentes param de juntar, o aparelho não funciona ? Obrigado pela atenção e seu blog é ótimo

  68. Doutor, o senhor saberia me responder por favor se é normal quando se usa aparelho acontecer retração na gengiva?
    Eu coloquei aparelho quarta-feira e ontem estava reparando no espelho que o dente superior anterior ao primeiro molar está mais exposto que o normal, porém não sei se só agora que reparei o problema e sempre tive ou se realmente é decorrente recente.
    Muito obrigado!

  69. oi dr. coloquei hj o aparelho 10 12 2012 minha dentista só colocou na parte da frente isso é normal pq ela não me esplicou nada a não ser como passar o fio dental…. fiquei com essa duvida pq só na frente ate dois dentes apos o canino obrigado

  70. Dr André, eu coloquei meu aparelho ortodôntico hoje, porém achei estranho que o fio não ficou alinhado, tem algumas partes que ficou um torto. Os meus dentes estão bem tortos. Mas estou com essa dúvida, porque nunca vi o fio do aparelho ficar torto. Obrigada. Bruna

  71. Dr.
    A minha dentista colocou uma fita que vem com o local do brackt , disse que era pra fechar o espaço e esta doendo muito o senhor tem alguma dica para aliviar esta dor.

  72. Bom dia Dr!
    Coloquei aparelho faz uma semana, e não estou conseguindo usar o fio dental, pois meus dentes são bem pequenos e muito juntos, os brackets, em alguns dentes, quase cobrem a abertura entre eles… e não consigo passar o fio dental nesses dentes…. Na tentativa de passar o fio, já derrubei dois brackets… Falei com a minha dentista e ela não me apresentou uma solução… O que faço?

  73. Bom Dia Dr André…minha duvida é a seguinte:ele passou o fio na parte superior mais nao colocou bandas,eu queria saber se resolve alguma coisa mesmo ou nao,e esta doedo bastante.Queria saber se é normal nao ter colocado as bandas e estar doendo tanto.

  74. Dr eu estou usando aparelho a 5 meses e o dentista colocou 2 elásticos para ajuntar onde esta separado e doi muito nao consigo comer oq faço para aliviar a dor ? e eu tenho que fazer uma cirugia no maxilar no meu caso o aparelho não resolve o problema do maxilar não ?

  75. Dr. tem uns 2 meses que tirei o anel do dente superior, e agora recentemente depois q como qualquer coisa ele dói muito, o que deveria ser??? Pois é uma dor insuportável, me oriente por favor.

  76. Olá Dr.André, então, uso aparelho fixo a 1 ano e 11 meses, e durante todo esse período minha dentista só colocou 1 banda nos meus dentes, ela colocou borrachinha de separação em outros dois, só que as borrachinhas cairam e ela nao fez nada nada, não colocou de novo, não colocou a banda não fez nada, eu queria saber se tá correto o uso de apenas uma banda na arcada de cima dos dentes, porque desde quando ela colocou a banda, eu nao vi diferença nenhuma nos meus dentes, a cada manutenção parece que meus dentes doem mas não mudam nada…e nas manutenções ela só troca a cor da borrachinha, antes eu usava borrachinha normal, um em casa bracelete, aí de uns tempos pra ca ela colocou uma borrachinha unica que parece uma cordinha… fiquei com essa borrachiha de cordinha por uns meses, e depois na minha ultima manutenção ela colocou as borrachinhas separadas normais…. voce acha que se ela colocasse outras bandas nos meus dentes eles ja estariam na posição certinha? pois eles não estão tortos, estão retos porem não estão alinhados um do ladinho do outro, tem uns dentes que estão um pouco pra frente e precisam voltar pra tras pra ficar certinho com os outros…. Obrigada!

    • Ana,

      Não podemos afirmar nada sem avaliar o caso clinicamente. Apesar de ser indicada a inclusão dos primeiros molares no aparelho (eu sempre uso), alguns casos podem ser tratados sem estes dentes receberem os tubos (colados ou bandados), isso depende da forma do profissional trabalhar.

  77. Estou usando o aparelho fixo há mais de um ano e hoje a minha banda caiu, só que estou usando elásticos intermaxilares que ficavam presos na banda, o que eu faço? Minha próxima consulta é só dia 08..

  78. Oi, eu gostaria de tirar uma duvida
    uso aparelho fixo há dois anos e meio e as bandas so foram colocadas depois de dois anos com o fixo porque segundo o ortodontista antes não havia necessidade. Isso é possivel?
    E minha arcada inferior está cada vez mais torta para um lado e os dentes da frente cada vez mais para frente, conversei com o ortodontista sobre isso e ele disse que irá começar as extrações porque não há espaço na minha arcada, mas, de novo, lá no inicio do tratamento ele disse que não havia necessidade de extração. Gostaria de saber se esse tipo de procedimento é normal pois estou desconfiada.
    Desde já agradeço.

    • Melissa,

      Normal não é pois houve alteração no planejamento do caso depois de dois anos de tratamento.

      Acho que vale a pena conversar com o seu ortodontista seriamente antes de decidir extrair dentes. Lembre-se que este é um procedimento irreversível. Na dúvida, peça outras opiniões através de consultas com outros ortodontistas.

  79. Bom , eu tenho uma duvida enorme ! porque eu já estou desesperada. rs
    eu já uso aparelho a 2 anos , e não vejo resultado. nos meus dentes de cima vejo em baixo nada ! eu so uso os brect , fio e elastico. apenas isso.
    e vejo que meus amigos que usam aparelho , usam o anel , banda etc..
    sera que por isso não vejo resultado ? pensei em mudar de dentista .
    eu pago 100 conheço pessoas que pagam menos e ja tem resultados . e usam anel , banda tudo .
    eu perguntei a ele porque eu não uso dai ele sempre desconversa , pergunta da minha mae e tals.

    dez de ja peço obrigado .
    eu leio bastante sobre ortodontia ate porque quero ser dentista . vou começar técnico de próteses Dentária agora!

  80. Doutor quando aperto as minhas gengivas com o dedo e sai um cheiro horrivel da gengiva um cheiro de podre e por mais que eu escove ocheiro continuasaindo, oque pode ser Doutor, por favor estou preocupada

  81. dr. coloquei aparelho na parte superior e a banda ficou um pouco pra fora do dente e amassou um pouco a banda ao mastigar, e ta machucando a gengiva isso e normal?

  82. Coloquei hoje os braquetes,fio e as borrachinhas coloridas é só isso mesmo no começo?Tenho os dentes da frente muito separados e esta doendo muito parece que esta mole é normal também?

  83. Dr, eu estou usando aparelho tem quatro meses e semana passada o meu dente começou a doer (o da banda) eu até suspeitei de canal, mais fui ver o q estava acontecendo e vi q era na gengiva… Ela desceu inteirinha sobre a banda, suspeito q seja rejeição a banda… Isso é possivel? Minha dentista tem espec. mais as vezes acho q ela trabalha com um certo “amadorismo”… A falta de tempo n me ajuda muito… Acha q eu terei q remover a banda?

  84. tenho dentes mto apinhados ,na arcada superior tirei os terceiros molares que não nasciam e só inflamavam e os segundos pre molares,o apinhamento melhorou com o tempo e minha dentista disse que está adequada para usar o aparelho .na arcada inferior tirei os terceiros molares que tbem não nasciam por falta de espaço e minha dentista disse que terei que tirar tbem os pre molares ,mas agora surgiu um problema ,troquei a amalgama do meu primeiro molar por resina ,a resina quebrou, e qdo fui fazer a restauração a dentista que me atendeu me falou que terei de fazer o canal.agora tenho essa duvida será que posso tirar esse dente para pôr aparelho ao invés dos pre molares?ele está bem do lado em que meus dentes são mais apinhados

  85. Olá doutor André, coloquei meu aparelho há 7 meses, o dentista colocou apenas em dez dentes na parte superior e inferior, e já apareceram alguns resultados, porém os dentes superiores estão muito pra frente e chego a não fechar a boca direito e o que soube hj é que ele não colocará nos demais dentes.. o que será que pode acontecer? ou só nesses dentes pode ser corrigido minha arcada???
    o meu problema é que o canino era entreposto dos outros, agora ele já está alinhado mais os dentes estão vindo pra frente!!!!
    Agradeço desde já!!!!!

  86. Olá dr.André. Estou usando aparelho a 2 anos e 7 meses a minha doutora diz que falta pouco para eu tirar o aparelho, só que eu estou usando umas borrachinhas que pegam os dentes de cima e de baixo e nao estou vendo nenhuma diferença, é normal isso demorar tanto,e será que vai ser preciso eu usar aquele ferrinho quando eu tirar o aprelho.Essas são as minhas duvidas.

  87. Bom Douttor nn ttenho os denttes ttão separados , eles são mas nao muito ,, a minha mordida também é um pouco torta rs &’ queria saber se preciso usar aparelho ?

  88. Doutor hoje pus as borrachinhas separadoras pra por o anel, e hoje mesmo caiu uma , a ultima do dente de tras. To tentando colocar mais nao consigo, só tenho consulta na terça feira que vem pra por o aparelho, O que faço agora?

  89. doutor gostaria de saber o seguinte já faz 4 meses que uso aparelho ortodôntico,na parte superior gostaria de saber se é normal o doutor não instalar na parte inferior segundo ele não há espaço, já foi instalado tambem a barra transpalatina.me tire essa duvida ele disse que se instalar na parte inferior meus dentes quebrariam todos da parte inferior,isso procede?fiquei na duvida.

  90. Bom dia doutor estou com uma duvida já perguntei meu dentista ele me disse que é assim mesmo que tem q seguir tudo direitinho porq se não não funciona o tratamento…Minha dúvida é: Já tem 6 meses que coloquei o aparelho tá tudo montadinho já, mas toda vez q vou fazer a manutenção ele só troca as borrachinhas dos braquetes e diz que está trocando os arcos…quanto tempo demora para o aparelho estar pronto para começar a arrastar meus dentes?Quantos arcos tenho que trocar?Tive q extrair quatro dentes dois inferior e dois superior…Acho que ele está demorando demais para começar a arrastar meus dentes.Obrigada.

  91. Olá Doutor, tenho aparelho fixo há 5 anos e cansei dele. Quando fui fazer o orçamento me disseram que o meu caso era simples e em um ano estaria tudo certo. Depois de tanta enrolação resolvi tirar e fui falar com a gerente, ela me disse que tenho que fazer uma radiografia. Isso é mesmo necessário ou estão me enrolando mais uma vez só pra eu dar mais lucro pra eles?
    Obrigada!

  92. oi doutor ! Então , acontece que faz um ano que utilizo o aparelho ortodôntico e minha dentista ainda não trocou a espessura do fio do aparelho, quer dizer , trocou por outro com miníma diferença em espessura . Vejo muitas pessoas que não tem no mínimo 1 ano de tratamento que ja utilizam o fio do aparelho todo entrelaçado e com espessuras de fios metálicos do aparelho bem superiores aos meus . Alias ,meus dentes superiores da frente são separados e ainda não notei diferença pois continuam com uma marfem de distanciamento. Eis a minha pergunta : a espessura dos fios implica em alguma coisa , qual tempo médio de troca dos mesmo ?

  93. oi DR. Andre, eu vou colocar aparelho porem meus dentes são apertados e minha boca não tem espaço,o dentista falou q não precisa extrair nenhum dente,e vai usar o metodo de cerrar um pouquinho de cada dente, isso funciona????

  94. Oi! Eu estou com uma duvida que esta me tirando até a fome!
    Eu tirei meu aparelho fixo ontem e os dois dentes da frente, estao separando- eu coloquei aparelho justamente p junta-los- e todos os dentes superiores estao um pouco para frente!
    Eu ainda vou colocar a contençao, mas eu estou muita preocupada,isso é normal?
    Com a contençao eles ficarão normais? Ficarao juntinhos e na posiçao certa?

  95. Dr, por gentileza, me tire uma dúvida. estou em fase final do tratamento com o aparelho fixo. há 7 dias coloquei os elásticos para correção da mordida, que apesar do incomodo venho usando religiosamente, inclusive durante a alimentação. No entanto, estou um pouco assustado, pois venho percebendo um acentuado afastamento entre meus dentes incisivos centrais superiores. Então Dr. , como será corrigido este diastema? Esse é um movimento normal ocasionado pelos elásticos? Meus dentes se ajustarão com o tempo, haja vista que, iniciei a movimentação há apenas uma semana, ou terei que entrar em uma nova fase do tratamento para ajustar este desequilíbrio estético? desde já, agradeço a atenção.

    • Thiago,

      Só o seu ortodontista, que conhece o caso, pode responder às suas perguntas. O que posso dizer é que não é uma regra a abertura de diastemas com o uso de elásticos de intercuspidação, mas pode ocorrer ocasionalmente.

  96. Olá, Dr André.

    Coloquei aparelho fixo há uma semana e comecei a ter nauseas. Será que estou tendo algum tipo de reação alérgica? A clínica pelo qual estou fazendo tratamento é nova, foi inaugurada recentemente. Não tenho conhecimento dos profissionais que lá trabalham. E sinto que eles não dão muitos esclarecimentos. Estou a ponto de desistir do aparelho, pois foi tirado a panoramica depois que fiquei com o anel separador durante uma semana, sendo q depois da retirada desses elásticos é que foi tirado o raio x e houve a colocação apenas dos braquetes e o fio apenas. Não estou entendendo esses procedimentos, será o correto? Não sou formada nessa área, mas estou achando que tem algo errado. Gostaria de esclarecimentos a respeito, pois observo que o Dr é um profissional experiente.

    Grata.

    • Marcia,

      O normal é se fazer a documentação ortodôntica, depois o planejamento e só então partir para a montagem do aparelho que pode começar pelos separadores quando se usam bandas.

      Iniciar o tratamento pela montagem do aparelho para depois radiografar o paciente não é a maneira mais comum de se fazer ortodontia.

  97. Minha dentista só está usando o tubo para o tratamento dos meus dentes, e estou com o aparelho apenas 2 meses… E por duas vezes já caiu o meu tubo, será que está havendo algum problema na colagem? E qdo cai o tubo tenho que aguardar até a proxima manutenção para recolar? Este procedimento está correto?

  98. Quero colocar aparelho para arrumar meus dentes inferiores, estão desalinhados e tortos, mas os de cima quando eu olho no espelho eles aparentam estarem perfeitos, não tem nenhum torto e estão bem alinhados.
    Minha dúvida é:
    Posso usar o aparelho somente na parte inferior, ou mesmo que na parte superior estejam normais, o tratamento exige que o aparelho seja colocado também na parte superior?!
    Obrigado!

  99. O fio do meu aparelho está torto,eu perguntei a minha dentista se concerta os dentes normalmente,mas eu to desconfiado,então concerta ou não concerta?

  100. Olá Dr André…

    Minha irmã teve muitos problemas de saúde e juntou com depressão, que fizeram ela perder muitos dentes. Ela extraiu os dentes 15 – 17- 25 – 26- 27 – 36 – 38 e 46.
    Os dentistas que ela passou disseram que a perda foi devido a mudança do PH da boca.
    Enfim, hoje ela está com os dentes todos tratados, porém com ausência desses que citei acima. Tem dois dentes da frente que incomodam ela por não estarem alinhados. Existe a possibilidade dela usar aparelho ortodôntico mesmo com ausência de tantos dentes???

  101. Doutor tenho uma dúvida em relação ao aparelho , eu uso aparelho ortodôntico a 6 meses nos dentes de cima e nos dentes de baixo , porém os dentes de cima estão menos desalinhados que os de baixo , é possivel que o aparelho seja retirado em cima antes da parte de baixo ?

  102. Doutor uso aparelho há 8 meses e tenho duvidas sobre a sua estrutura, pois meu dentista não colocou tubo e nem a banda e disse que hoje em dia não se usa mas, então a ponta do arco exposta e me machuca muito, isso está correto?

  103. Ola Doutor,
    Eu fui ao dentista e coloquei meu aparelho. Meus dentes do fundo são desalinhados e meu dentista aplicou o aparelho somente nos dentes dianteiros, excluindo os dentes que são desalinhados. Também não utilizou a banda. Este procedimento pode estar errado?
    Obrigado!

  104. olá! eu usava aparelho ortodontico fixo por 4 anos e por motivo financeiro resolvi tirar por conta propria e agora resolvi voltar o tratamento achei que meu medico ja ia me aparelhar e nao foi bem assim ele pediu raio x panoramico e disse que eu iria usar uma placa movel incinsiva sei la acho que foi isso. gostaria que me respondesse por qual motivo eu vou ter que usar isso. obrigado.

  105. Olá Dr. Andre Moreira

    Gostaria de tirar uma duvida que esta me intrigando, e fiz essa mesma pergunta ao meu dentista, ele já colocou brackets, arco, tubo e banda, mas não sinto que os meus dentes estão se movimentando, na semana passada ele disse que iriamos começar o tratamento essa semana, fui hoje no consultório e ele começou a colocar as bandas no parte de baixo.

    A pergunta é: Os dentes estão se movimentando(alinhando) apenas com as trocas da borrachinhas colorida que segura o arco? porque não estão sendo usados os tubos ainda. e o tratamento irá demorar mais com esse procedimento?

    Obrigado desde já!

    • Anderson,

      Nem sempre você vai sentir pressão nos dentes e isso não significa que o aparelho não esteja funcionando. Além disso não é necessário trocar o arco a cada consulta. Alguns ficam na boca por vários meses trabalhando no alinhamento sem precisar de substituição.

      Quanto ao arco não ir até os tubos nesta fase inicial, não deve ser problema pois estes arcos mais finos quase não alteram a posição dos molares.

      Você disse que fez esta mesma pergunta ao seu ortodontista. E ele respondeu o quê?

  106. Bom dia doutor,
    extraí os pre-molares para colocar o aparelho mas estou notando que os dentes de trás estão ocupando este espaço mais do que os dentes da frente que são projetados mantendo a mordida aberta. Como fazer para que os dentes de trás não ocupem o espaço? Afinal eu extraí os dentes pra que os da frente venham para trás e não os de trás venham para frente ! Não quero me decepcionar com um resultado final depois de tanto tempo .Grata desde já

    • Sabrina,

      Esta é uma questão técnica relacionada à ancoragem. Converse com o seu ortodontista e mostre que está notando esta movimentação para que ele possa resolver.

      Mas não tenho como explicar aqui como ele deve fazer para evitar esta movimentação indesejada.

  107. Boa noite,eu tenho aparelho há seis meses e fiz manutenção a cada dois meses,é errado? meu dentista agora só recomendou para eu ir daqui a três meses,depois que colocou o arco nas bandas.Isso vai atrasar meu tratamento? agradeço desde já.

  108. ola dr bom eu tou com aparelho dentario e hoje eu percebi que esta dando tartaro no dente e eu gostaria de saber se tem como retirar ou se minha dentista ira cobrar para retirar minha manuntenção so é dia 18 de fevereiro

  109. ola dr tudo bem entao? uso aparelho fixo desde dos 13 anos e hoje tenho 24 anos nesse anos ja tirei o aparelho ja usei o movel e o meus dentes sempre afasta dae volto usar de novo porque isso nao aguento usar mais agora ja esta terminando de montar meu aparelho so falta instalar as bandas como posso resolver isso ??? devo usar aparelho pra sempre ??/

  110. Olá, eu uso banda faz tres meses, só que hoje sentir uma sensação diferente no meu dente de tras , quando eu ando sinto uma pressão nele que chegar a doer levemente porem incomoda, o que deve ser? so sinto apenas em um dente. Grata Lorena.

  111. A dentista montou o aparelho nos meus dentes com a documentaçao(radiografia..) Só faltou o modelo.Ela me disse que no proximo mes eu faria , e que ela apenas ia montar isso pode? E os dentes queiros?

  112. ola dr estou com aparelho dentarios todo mes eu vou ao dentista mais hoje eu fui ver e esta dando tartaro em alguns dentes oque eu devo fazer sera que minha dentista retira sem cobrar me de uma ajuda dr ?

  113. oi Dr Andre…

    usei aparelho ortodôntico fixo por quase 4 anos, estou usando o aparelho móvel (placa de contenção) a 5 dias, e percebi um leve afastamento dos dentes superiores. Alem disso, tenho sentido dor na língua e dificuldade para falar, por isso não uso o aparelho no serviço, (trabalho cerca de 6 horas por dia), meu ortodontista recomendou que tirasse o aparelho somente para comer e higienizar, mas, é impossível trabalhar com ele! é normal sentir dor?? é comum a dificuldade na fala persistir? e quanto a recidiva? fiz uma frenectomia superior, a mais de 1 ano, caso meus dentes se afastem o que deve ser feito???

  114. Dr. André, Boa Noite!

    Faço uso de aparelho ortodôntico fixo há 8 meses e há 3 dias a minha ortodontista fez a bandagem do dente 46 (trata-se de um dente que já passou por tratamento endodôntico e cuja coroa metalo-cerâmica precisou ser substituída há 1 mês, devido a uma desadaptação). Ela me disse que iria bandá-lo por se tratar de uma prótese, pois nesse caso não é aconselhável colar o bráquete diretamente na unidade dentária. Só que tenho sentido muita dor desde a colocação da bandagem com todo tipo de líquido que cai encima dele: não consigo beber água, suco ou café sem sentir dor! E a dor é muito intensa! Dura poucos segundos, mas é muito forte! Sinto dor até quanto realizo o enxágue da boca após a escovação. Dr. o que devo fazer? Pedir para que ela retire a bandagem? O braquéte não poderia ser colado diretamente no dente?

    Obrigada pela atenção,

    Carina.

  115. Boa noite! Eu estou usando aparelho fixo há uns 2 meses e meio só na parte inferior, e na parte superior estou usando o Hyrax, e já tem três meses depois que ele travou, mas a dentista disse q ainda tenho que ficar com ele mais 2 meses, é normal? Não precisei extrair nenhum dente, mas ela disse que na minha próxima manutenção vai fazer um procedimento para abrir espaço, que procedimento é esse? Meus dentes são bem tortos tanto na parte inferior, como na superior e mesmo usando o fixo na inferior, eles ainda não foram alinhados e o hyrax incomoda bastante.

  116. Dr, Para separar os meus dentes de trás antes de colocar os aneis, meu dentista colocou ligas de borracha das quais se soltaram no penúltimo dia antes da minha consulta, queria saber se há algum problema, se com um dia sem as borrachinhas os dentes voltam, e o espaço se feche. Estou com medo de não dar para colocar o anel.

  117. Boa noite,
    Eu já usei aparelho ortodôntico e tirei há alguns anos, hoje não preciso mais usar, mas gostaria de colocar novamente apenas por estética, pois eu gostava de usar! É possível colocar apenas os braquets e o fio, sem banda nenhuma, apenas pela aparência? E mesmo nesse caso é preciso manutenção mensal? Obrigada.

  118. Acabei de voltar de uma consulta na orto. Depois de 3 anos de aparelho, ainda nao estou satisfeito e a ortodontista achou o mesmo. Mas apos a documentaçao, ela achou que houve muita reabsorçao da raiz e ate pressionou meus dentes pra eu entender que ja nao estavam tao firmes quanto antes. So que ainda sim, eles estao firmes e penso que se houvesse algum problema serio do tipo que os dentes estivessem realemnte “curtos” ,ela mesmo ja diria para tirar os dentes e implantar.
    Ela disse que caso eu colocasse, o que ela disse que nao podera fazer, seria algo de puxar os dentes frontais superiores 2 mm pra baixo e puxar os dentes inferiores frontais 6 mm pra cima e tanto em cima , quanto os de baixo, estao com esse problema da reabsorçao. Em forums na internet, alguns dentistas disseram que reabsorçao so ocorre se colocada muita força no aparelho.
    Se eu te enviar um scanning da radiografia, voce poderia dizer se vale a pena correr o risco e colocar o aparelho?

  119. Oi eu coloquei aparelho hj mais parece que as pecinhas não estão alinhadas da pra ver que ta meio torto, com o tempo será que vai ficar retinhas umas com as outras ou o meu dentista que está com problema de visão e colocou isso torto? está meio estranho pq são as duas da frente na parte superior…

  120. ola dr andre,gostaria q me tirasse uma dúvida,coloquei aparelho a 1 ano,minha intençao era preencher a falta do meu dente 36 pois tive de arrancalo,porém vi q isso nao seria possivel ai mudei de dentista ,o outro dentista nunk colocou os aneis e essa agora colocou,ela disse q meu dente 37 inclinou coroa para mesial,oq significa isso?.ai ela disse q vai fazer reajustes finais no alinhamento e nivelamento.e desinclinar coroa dente 37.sera q ainda vou continuar com a falha do dente 36?.grata.

  121. uso aparelho há 15 meses, após o decimo mes a orto foi trocada pela clínica, a partir daí sinto que estou sendo enrolada, pois no momento da troca estava usando borrachinhas para puxar meus dentes para tras, e molas para fechar alguns espaços, com a nova dentista as manutenções são somentes trocas de borrachas, mantendo-se os mesmos fios, já fiquei tres meses com o mesmo fio, e pior não doi nada o mes todo e nem vejo difereça, estou fotografando os ultimos tres meses para comparar e realmente estão do mesmos jeito. Já questionei a orto que me disse que está andando sim e que nao precisa doer.Será?

  122. ola coloquei o aparelho fixo ha 2 meses e o meu dentista sempre trança as borrachinhas de cima, mas da parte de baixo nao.
    tem diferença de uma para outra?
    minhas borrachinhas nao sao de correntes, ele torce elas.

  123. Olá Dr. André, minha duvida é a seguinte: coloquei aparelho vai fazer 1 ano, antes de colocar o aparelho arranquei um pré molar e convivo com o buraco desde então, acredito eu que meu tratamento já está chegando ao fim, pois minha dentista me disse que estou usando o ultimo arco(3 meses de uso do mesmo arco) queria saber se ela já não deveria ter colocado a banda nos dentes para ocupar o lugar do “buraco”.
    Obrigada desde já e parabéns pelo blog!

  124. Olá Dr., hoje eu fui a dentista e fiz a instalação do aparelho na parte superior e manutenção na inferior. Porém, a Drª esqueceu de colocar as borrachinhas na parte inferior do aparelho, eu só percebi quando cheguei em casa. Já marquei uma consulta novamente mas, só daqui a 8 dias. Quero saber se isso irá me prejudicar muito, esperar até semana que vem sem as borrachas nos dentes?

  125. Olha Dr. sinto que depois dos separadores superiores (passei dois dias com eles) minha mordida não está como era antes, sinto como se meus dentes não se encaixassem. Coloquei as bandas hoje e continua a mesma sensação. Isso é normal?

  126. Olá Dr. Vou por aparelho ortodôntico daqui alguns dias, meu caso não levaria muito tempo para corrigir, porem vejo que na minha radiografia consta que meus sisos da parte inferior estar em forma de inclusão angular, sabendo que depois de alguns anos ele ira empurrar meus dentes, desfazendo todo o trabalho que o aparelho havia feito (OBS: fui ao cirurgião e ele disse que eu não poderia extrair agora, pois a raiz ainda não estar formada ao ponto de ser retirado, ela disse que mais ou menos a raiz iria aparecer daqui há uns 2 a 3 anos dependendo do paciente.) Sendo que o “tempo” de uso do aparelho terminara antes de formar a raiz. Minha dentista me informou que a partir do momento que eu retirar o aparelho eu teria que extrair logo o siso, sendo que o “tempo” que ela planeja não bate no “tempo” da raiz formada, é tudo muito incerto. Na sua opinião, tem alguma maneira de dar certo ? ou seria, da minha parte, desvantagem eu pôr aparelho agora? Se eu disse algo de errado, me corrija! Desde já agradeço!!
    Este é o segundo dentista que procuro infelizmente os dois disseram coisas diferentes, ainda vou me consultar com mais um, mas gostaria de ver sua resposta, seu blog é ótimo, meus parabéns.

    • Gabrielle,

      Eu não sou cirurgião, mas acho que não é necessário esperar a formação da raiz do siso para poder extraí-lo.

      Se você optar por esperar, o ideal seria extrair os dentes logo após a retirada do aparelho fixo e usar uma contenção fixa inferior desde a remoção do aparelho.

  127. Dr. Andre, preciso que tire uma duvida.
    Fiquei sem efetuar minha manutenção por 3 meses, no contrato diz que tenho que pagar multa.
    Certo!
    Porem foi por motivo de cirurgia!, onde mandei minha namorada ir avisar no 1°mes que não ia dar pra eu ir!!
    Onde ela pediu para colocar em minha carteira, essa observação!! e não colocaram simplismente pediram para que assim que der pra min efetuar minha manutenção eu falo com dentista!!

    fui hoje e cobraram a multa, porem aida não fiz!!

    Gostaria de saber se nesse caso que foi por motivo de saúde essa multa não poderia ser revisada??

  128. Olá , eu faço tratamento no meu dentista ja faz tempo , ja passei pela pare clinica e tudo mais , ela começou a colagem do meu aparelho pelas laterais colocando 3 brackets do lado esquerdo e 2 do direito , sendo que ela me disse que nao colocou tudo por causa da dor que eu ia sentir por nao enta acostumado ai pediu para aguarda 20 dias para a colagem do resto , porém ela nao colocou os aneis nem os separadore ainda , ela pode montar o aparelho e depois coloca-los ? E a parte de colagem dos brackets aos poucos isso é normal ou ela esta me enrolando ?

  129. Ola,boa tarde.Uso aparelho a mais de uma ano.So que não tenho todas as peçinhas,so tenho na metade na boca,sendo que quando tinha doze anos,extrair dois dentes da parte queixal.E ficou com o tempo,um espaço bem menor que o normal,pois os dentes de tras nasceram e ocupara espaço e onde foi extraido o dente,ficou menor.Minha pergunta é:E correto usar um aparelho em praticamente metade da boca,sendo que essa parte e que eu tenho esse grande espaço,o aparelho não chega.Vou ter algum resultado.Estou disconfiando que o dentista esta so me enrolando.J aque eu estou pagando um planos,e so faltam dois anos pra expirar.
    Obrigada,aguardo respost.

  130. Boa tarde! Eu coloquei aparelho fixo e fiz seis meses de manutenção e meu dentista não colocou os aneis, ja troquei o arco 3 vezes e nada dela colocar os aneis. Meu caso é juntar os dentes da frente que sao abertos, e a ponta do arco me machuca d+. Pretendo trocar de dentista e para pegar com ele minha documentação ele me disse que que tenho que pagar o valor da manutenção e remover o aparelho, isso é correto???
    Ja tem meses que nao vou, pois nao gostei do resultado.
    Obrigada!!

  131. Muito legal o site! Eu tinha uma grande preocupação em relação as Bandas, pois a maioria dos meus amigos que possuem aparelho já tinham colocado nos primeiros meses, e eu tinha já uns 6 meses de uso e nada. Então fui procurar meu dentista e perguntei. Ele aplicou somente o tubo e explicou que no meu caso não era necessária a colocação da banda. Cada caso é um caso :P

  132. Olá Dr’ Tenho Prazo de ficar com meu aparelho 3 anos’
    mais eu gosto Muito , De ter o aparelho em minha Boca , Poois da um Visual Diferenciado’

    Caso , dps que vence e o tratamento tiver um bom resultado
    eu posso ficar com o aparelho nos dentes ‘ Tipo Rooby

    Sem prejudicar tbm

    Seria Possivel Isso’ Ou não

  133. Boa tarde, Dt° ,

    optei por usar o aparelho transparente ao invés so aparelho convencional metálico, houve um erro na hora da colocação do meu aparelho e tive que refazer porém não foi colocado as bandas ( que vão ser coladas e não utilizaram os anéis ), devido ao fio ficar soltando pois o tamanho ficou pequeno para pegar todos os dentes, quando comia ele ficava soltando, notei que em um dos dentes da frente o breguete estava ficando frouxo, dai acabou soltando e não percebi.

    Minha a dúvida é: Como meu aparelho foi comprado ( 500,00) passou a ser meu a caixa, diferente do aparelho metálico que é fornecido pelo consultório, sendo assim quando necessita a substituição e cobrado, já que o custo e do consultório, ademais tenho 28 dentes e não 32 o normal para uma pessoa adulta, não entendo porque a dentista esta cobrando se na minha caixa esta sobrando breguets ja´que nem todos vãoser utilizados na minha boca por eu ter menos dentes que o normal, não seria fazer apenas a colagem?

    • Eliana,

      Os brackets são específicos para cada dente e não se pode simplesmente substituir por um que está na caixa.

      Quanto à questões de cobrança, eu não comento estes assuntos aqui no Blog pois cada profissional tem sua maneira de cobrar.

  134. Dr, dia 19/03 eu montei meu aparelho inferior, o dentista nao botou os brackets nos ultimos 2 dentes de cada lado, e também nao usou bandas ou tubos, só colou os brackets .. hoje 02/04, eu fui na consulta, ele trocou as borrachas, e eu perguntei se estava ativado, ele disse que sim. Está ativado? Mesmo sem tubos ou bandas e os 4 ultimos dentes sem nada? :ss

    PS Tenho todos os dentes, menos os sisos que nao nasceram.

  135. Boa noite, Dr. André! Bom minha dúvida é a seguinte: coloquei aparelho só na arcada superior, minha arcada inferior ta toda alinhada, gostaria de saber se posso optar por nao colocar essa outra parte, pelo fato de já ser bem alinhada? Outra duvida é quanto ao pagamento da manutenção, eu pago o mesmo valor de quem tem as duas partes do aparelho, posso exigir pagar só metade do valor porque só tem uma parte do aparelho? Desde já agradeço pelos esclarecimentos já me tiraram muitas duvidas.

  136. Bom dia! Ontem à tarde eu coloquei o aparelho fixo, minha dentista só usou o bracket e o arco. Não senti muita dor ao decorrer do dia só sentia o aparelho, comia normalmente.Quando tentei ir dormir meus denstes começaram a doer, tomei paracetamol, em seguida dormi, mas de hora em hora acordava pois nao aguentava a dor. De início a dor começou em um dente, eu dormia e quando acordava sentia a mesma dor em outro, agora quando eu acordei a dor tomou conta dos dentes da frente, não tenho força nem pra comer, a dor é imensa. Isso é normal? Será que tenho que ir ao dentista? O que pode estar acontecendo?

    • Daniela,

      Esta variação de doer um dente a cada hora é normal. O que não posso medir é a intensidade da sua dor, por isso acho que sempre é bom entrar em contato com o seu ortodontista para avaliar se a dor está dentro do esperado para a movimentação proposta.

  137. Olá Dr, tenho 19 anos, e em agosto do ano passado coloquei aparelho fixo. Eu tenho meu canino direito de leite ainda, fiz um raio -x e nele mostrou que o meu permanente não esta formado e não esta na posição que deveria estar ( ele se encontra no céu da boca) a minha dentista disse que a raiz do dente de leite esta tão profunda e firme quanto a dos dentes permanentes, e que eu teria duas opções, retirar meu dente de leite e esperar o permanente aparecer ( uma vez que ela não conseguiria traciona-lo devido a localização) ou deixar o meu dente de leite , preferi (por vaidade) permanecer com meu dente de leite. E quando eu faço manutenção sinto um incomodo muito grande, sinto ele mole e isso me deixa insegura.. ( certo que todos os outros dentes tambem aparentam estar moles ).
    Ontem fiz uma manutenção, e a dentista colocou na metade dos meus dentes inferiores o famoso elastico trançado, e no resto permaneceu ”normal” … ela alegou que essa parte inferior esta ‘ para fora ‘ do alinhamento e que esse elastico trançado os colocaria no ‘eixo’.
    Gostaria de saber a sua opinião em relação ao meu dente permanente e a esse elastico trançado em apenas parte da arcada.

    Obrigada.

    • Raissa,

      O uso de elásticos em cadeia parcialmente não caracteriza um problema necessariamente. Tudo depende dos objetivos do tratamento.

      Quanto à decisão relacionada aos caninos, não tenho como dar uma opinião sem avaliar clinicamente.

  138. Boa noite, faz alguns dias que coloquei o aparelho com as bandas. Mas percebi que as bandas estão em atrito com as minhas bochechas que estão ficando machucadas. O que devo fazer?

  139. ola! fui ao dentista e ele me disse que tenho que por o aparelho imediatamente, mas disse que dois dentes do lado de cima quando cairam ao invez de nascerem para baixo eles subiram e pode ser que eu tenha que fazer uma cirurgia
    esta cirurgia seria mesmo necessaria?

  140. Olá,

    Qual a importacia do arco/barra (não sei como é chamado) no céu da boca, que fica colado nas bandas?
    Tenho isso no meu aparelho desde a montagem, já uma amiga após meses,somente quando trocou de ortodontista, é que colocaram as bandas e esse arco. Em resumo, ambos os casos precisaram de extração dos pré-molares superiores.

  141. Boa Tarde Dr.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida: já estou usando o aparelho ortodontico a 5 meses.. o meu dentista havia dito no início do tratamento que o meu caso seria de mais ou menos um ano pois era só alinhar os dentes da frente. Passei 2 meses somente com a parte de cima do aparelho montada e até um dente antes do molar , meu dentista dizia que o aparelho deve ser montado primeiro em cima, pois a parte inferior expande mais rapido, correndo o risco de cruzar minha mordida.. e não montou até o final pois eu precisava fazer um canal no molar e como o dente estava quebrado era preciso fazer a coroa,desta forma não dava para montar o aparelho nele..
    Há 2 meses atras fiz meu canal e a cora, ao mesmo tempo monte o aparelho debaixo (acompanhando o de cima, até um dente antes do molar) e hoje coloquei a banda no dente em que fiz a coroa que foi metalica,desta forma meu dentista disse que não havia possibilidade de o bracket segurar no dente sem a banda, então ele bandou somente o molar que havia feito a cora e os outros não, mas montou o aparelho nos 4 molares (os 2 debaixo e os 2 de cima -inclusive o que estava com a banda), porém ele só colocou o tubo semelhante a este da foto acima no dente em que esta com a banda, nos outros molares ele montou um bracket normal como dos outros dentes… este procedimentos estão corretos?

    • Talita,

      Pela sua descrição o aparelho foi montado até os molares com banda apenas no dente que tinha uma coroa. Foi preciso aguardar a conclusão da restauração do molar para montar o aparelho inferior.
      Não vejo nada de errado baseado nestas informações.

  142. Olá Dr. André,

    Comecei a colocar aparelho ortodôntico fixo de metal e já fui a 4 sessões. Na parte de cima, a dentista colocou os brackets e na 2a sessão, colou + 2 nos dentes de fundo.
    Na 3a sessão, começou a colar os brackets de baixo, e na 4a sessão só colou + 1 bracket embaixo.
    Eu me pergunto porque não colou tudo de uma vez em cima e depois embaixo. sendo que não colocava o arco nestes últimos brackets colados. É enrolação para o tratamento demorar mais tempo ?
    Sendo que a colocação do aparelho foi de 15 em 15 dias e não semanal. E que agora só irei 1 vez por mês.
    Até agora, meus dentes ainda não se mexeram.
    Já usei aparelho deste tipo há 13 anos atrás , durante 2 anos, e tirei antes de terminar o tratamento. Na época, faltava 1 ano para terminar tudo.
    Será que agora , com 41 anos, vai demorar muito mais do que 1 ano ? Pois a dentista me disse que vai levar entre 2 anos e meio e 3 anos. Sendo que embaixo um dente saiu um pouco do lugar mas volta rapidinho com uma só puxada.
    Em cima, parece que os dentes não saíram do lugar.
    Não me sinto muito à vontade com esse aparelho, mas resolvi voltar a usar por necessidade (dor de cabeça e mastigação incorreta). Mas tenho pressa de tirar, tipo dentro de 1 ano e meio no máximo.
    Uma outra ortodontista, que fui ver por desconfiar da demora deste tratamento, me informou que não passará de 1 ano e meio a 2 anos, no máximo (e não 2 anos e meio a 3 anos, como a minha dentista alega).

    Agradeço seus comentários para saber se minha dentista quer fazer o tratamento demorar mais tempo para ir garantindo os honorários dela ?

    Abraços,
    Raphaelle

    • Raphaele,

      Se a sua ortodontista deu um prazo de 30 meses e você quer fazer em um ano, acho que você não deveria ter iniciado o tratamento.

      E se você não se sente segura com esta profissional, deveria interromper o tratamento e procurar outro ortodontista que lhe passe mais confiança.

  143. doutor andré boa tarde,
    estou com o aparelho da parte superior há 15 dias e não tow querendo usar mais, não foi colocado o anel nem o separador, gostaria de saber se interfere e se meus dentes que são junto iram se separar.

  144. Bom dia.
    Tenho aparelho fixo e tenho aneis na parte superiores da boca e um dos aneis estão fazendo eu sentir muitas dores….e as vezes sangra o que eu devo fazer?

  145. Bom Dia!

    Uso aparelho á uns 7 meses, tive que tirar as bandas na parte superior porque estava machucando, então minha dentista colocou os tubos diretamente nos meus dentes, porém o que eu achei estranho é que ela colocou os tubos nos últimos dentes também…sempre achei que só poderia se colocar tubos ou bandas somente nos penúltimos dentes… Está certo isso Dr. ??? Fica muito ruim de fazer a higienização…

  146. Meu tratamento acabou ja faz mais de 2 anos mais a Dentista colocou aquele ferrinho nos dentes de baixo , e este ferrinho Caio sera necessário eu colocar ele de novo ?

  147. Bom dia,
    Uso aparelho ortodôntico à exatamente um ano, e meu dentista não colocou a banda. Meu caso é bem simples, só precisava virar um dente pra alinhar, o único que eu tinha “torto”.
    Gostaria de saber se nesses casos mais simples, a colocação da banda é necessária.

    Atenciosamente.

  148. Oie, tudo bem? olha eu coloquei o anel separador só que o inferior do meu lado esquerdo esta enchado causando muitas aftas embaixo da língua e um íngua logo embaixo do maxilar, doi até ouvido!! sabe dizer o que pode ser ?? Obrigada.

  149. Olá Doutor… Tenho uma Dúvida: acabei de colocar o aparelho fixo e a destista que eu fui colocou uma borrachinha mais grossa que a anterior na parte de baixo no intervalo do penúltimo e do último dente…. É normal a dor da borrachinha no dente e a dor dos tubos devido ao atrito na parte interior da bochecha?

  150. Dr Andrè, boa tarde !
    Achei seus pots esclarecedores. Gostaria que o senhor me ajudasse com uma dúvida. Tenho 34 anos qdo adolescente extrair 3 dentes molares inferiores, sendo 2 do lado esq e um do direto qdo era adoslescente. Hj sinto falta desses dentes e procurei um inplantodontista , ocorre que do lado direito q tirei um molar o espaço se fechou e no lado esquerdo, onde tirei 2, só dá pra colocar um, e sobra um pouco de espaço, além disso alguns dentes ficaram um pouco desajustados. Na parte superior a os dentes são perfeitos, totalmente alinhados e sem nenhuma falha. O implantodontista então me mandou para um ortodontista bastante renomado na minha cidade, ele me passou varios exames e em seguida conversou comigo e me trouxe duas possíveis soluções: a que mais me agradou foi a seguinte: extrair os terceiro molares superiores pq não correspondente na parte inferior. Depois, realinhar os dentes na parte inferior deixando espaço para apenas um molar do lado esq, mas me sugeriu colocar os aparelhos na parte superior e inferior. Na minha concepção não há necessidade de usar na parte superior. O que o senhor acha, é possível uma pessou fazer esse tipo de tratamento, com aparelho somente na parte inferior ? è possível ter um tratamento bem sucedido indicando para o paciente aparelho apenas na parte superior ou inferior, dependendo do caso ? Algum paciente seu já fooi tratado assim ? obg

    • Maria,

      Possível, é sim, mas eu não indico tratamento de apenas uma arcada. É necessário ter um encaixe correto entre as arcadas ao final do tratamento e é dificílimo obter um resultado assim apenas tratando uma delas.

  151. dr, eu gostava de saber se o arame deve ser trocado todos os meses? pus aparelho a 6 meses , e ja por duas vezes a dentista nao trocou o arame

  152. Dr.André Boa noite!
    Venho acompanhando este site a algum tempo e percebi como o senhor esclarece bem as duvidas
    Enfim,venho por este comentário,tentar esclarecer minha duvida
    eu coloquei na parte de cima,a mais ou menos 1 ano,meus dentes são separados nos 2 dentes do meio,enfim meu dentista semana passada colocou um elástico não sei o nome,mais não igual o de antes que era a borracha,agora um liga o outro para juntar meus dentes,queria saber se tem algum problema eu não ter uma banda do lado direito,se isso prejudica em algo

  153. Olá Dr.
    A um dois anos eu uso aparelho e a um ano coloquei as bandas odontológicas isto nunca me incomodou a ponto de eu querer tira-las porém nos últimos dias senti muita dor no local ao mastigar e mal hálito hoje ao passar o fio dental no local a banda caiu e pude ver que meu dente estava com um monte de manchas pretas, cortei a banda com um alicate e tirei fiquei assustado com que eu vi nunca tinha reparado nos meus dentes sem a banda já havia acontecido de dor e causar mal hálito mas fui no dentista e ela falou que era pela escovação incorreta, sendo que eu escovava meus dentes muito bem com a escova tradicional e a de aparelho e passava o fio dental, mas jamais desconfiei que por baixo da banda teria esses problemas. Essas manchas são normais? oque pode ser? é reversivel? que procedimentos a dentista fará para remover estas manchas? soube de casos em que o dente caiu por causa disto, procede?

  154. quero saber se o aparelho da parte inferior, puxa a arcada dentaria para frente ou para traz? e tambem todos que usam aparelho precisam colocar as argolas?

  155. oi dr ANDRE fui ao dentista para colocar aparelho dai minha dentista disse q nao ira colocar bandas pq ela falo q as bandas encomodam um pouco
    e q nao é necessario coloca-las..
    Gostaria de saber c sem colocar as bandas irei ter o mesmo resultado do q com bandas..
    Tenho medo de nao colocar e o tratamento nao funcionar …obriGADA responda assim q recebr.

  156. Coloquei as bandas antes de ontem mas só vou fazer a montagem do aparelho dia 19, é normal isso ?, ficar tanto tempo só com esses aneis sem os brackets e tal…

    Obrigado.

  157. Bom, dia

    Uso aparelho há um pouco mais de 8 anos, mudei de ortodontista e ele disse que não se usava mas os anéis, e que iria retirar todos, só que já tem 3 meses com esse novo ortodontista e o mesmo só fez a retirada de um anel, no qual está saindo um mal cheiro horrivel entre os dentes quando uso fio dental até que esse odor sai. O que devo fazer? Será que meu dente está estragado? Aguardo a sua resposta.

  158. boa noite! gostei das suas explicaçoes,esta de perabens e tenho umas duvidas faz 6 mes q estou com aparelho fixo e coloquei o tubo na parte de cima somente hoje e vou colocar na parte de baixo mes q vem isso e certo,e nomal doer muito e nao conseguir mastigar,e ele nao colocou banda colocou so tubo isso e certo,e quantos tubos ou bandas e preciso por,muito obrigado agradeço sua atençao continue sempre assim ajudando muitas pessoas deus abençoe

    • Cintia,

      Como eu disse no post, usar tubo ou banda depende do ortodontista na maioria das vezes.

      Quanto a doer, é relativamente normal, mas deve ser comunicado ao seu ortodontista para saber se esta dor era esperada pelo tipo de ativação que foi feita no aparelho.

  159. Dr. André
    Eu minha dentista colocou os separadores nos dentes de cima e já colocou as bandas e disse que em baixo não vaí precisar colocar os separadores nem a banda mais vou usar aparelho na parte superior e inferior e possível montar aparelho sem banda? Obrigado

  160. E lembrando também, que não tive o respaudo necessário durante o tratamento, o Ortodontista não era claro, não me informava o que estava fazendo durante o tratamento, não fiquei satisfeita e agora pra cancelar o tratamento eles estão me cobrando uma multa de 30% sobre o valor restante vigente no contrato de prestação de serviço.

    • Juliana,

      Por isso eu sempre reforço aqui que é importantíssimo escolher o seu ortodontista com bastante calma para encontrar um profissional que combine com você e atenda suas necessidades durante o tratamento.

      Quanto à questão da multa, depende do que foi combinado no início do tratamento.

  161. Hoje fui fazer a minha manutenção.
    Uso aparelho fixo já faz um bom tempo.
    Todo o tratamento já vai em torno e 2 anos e alguns meses.
    Enfim,minha dentista está de licença,e entrou um substituto.
    Esse mês minha banda se soltou.
    Hoje,na hora da manutenção,ele não colou de novo.
    Disse que o dente já está bem posicionado.
    Não tem problema mesmo,ficar sem a banda?
    (A do outro lado ele deixou. Perguntou se incomodava e tal,eu disse que não.)
    Ps:Ele disse que mais uns 3 meses usando os elásticos na frente,já tiro o aparelho fixo.
    E agora?

  162. Gostaria de saber se existe alguma técnica para que o fio do aparelho autoligavel não ande e fique com aquela pontinha machucando a bochecha? Isso dói demais e acontece sempre depois das manutenções…preciso muitas vezes voltar ao dentista sucessivas vezes para cortar essa ponta, se deixo muito tempo a ponta fica enorme e machucando muito e o outro lado dos dentes ficam sem o fio pois o mesmo já “andou” muito! O que devera ser feito para que isso não ocorra? Já questionei o orto e ele me disse que o aparelho funciona com o fio solto mesmo…

    • Ana,

      A solução para este problema é o uso de stops no arco.

      Estes acessórios são como pequenos tubinhos de aço abertos lateralmente como um “C”.

      O stop é posicionado em torno do arco pela parte aberta do “C” bem junto à lateral do bracket e então o ortodontista aperta o tubo com um alicate “mordendo” o arco e fazendo com que o stop fique firme na posição (conseguiu visualizar?).

      Como o stop não passa pelo slot do bracket, o arco não pode mais deslizar lateralmente e para de sobrar no final do aparelho.

      E isso não compromete as características do aparelho auto-ligado. Na verdade, este recurso faz parte do sistema.

  163. boa tarde! eu uso aparelho movél na parte superior pois a da inferior quebrou,e com isso meus dentes de baixo estao entortando, posso colocar aparelho fixo sa na parte inferior?

  164. Oiii ontem a minha dentista colocou os separadores no meus dentes, ontem doeu bastante + hoje ja está melhor ,so que eu vou ficar com eles por 17 dias ,eu estou achando que é muito tempo ,ou é assim mesmo?? vi pessoas que me disseram na net que ficaram no maximo 4 dias; agora eu fiquei preucupada ,e eu queria saber tambem se no dia que a dentista por as bandas ela poe o aparelho tambem ,ou é cada dia uma coisa??? agradeço a resposta. :)

  165. Dr. tenho uma duvida qto a esse assunto, tenho mordida cruzada unilateral, só que tbm achei mto estranho o caminho que o meu dentista está fazendo ele apenas colou o aparelho fixo sem banda sem tubo, na arcada superior, sendo que os últimos 2 dentes que estão cruzados e justamente nesses dentes ele não colocou aparelho?
    E eu não tenho os dentes pra frente nem nada, o meu problema é só a mordida cruzada mesmo, fiquei sem entender nada… no próximo mês irei conversar com ele se ele n me explicar mto bem desistirei do tratamento, infelizmente nesse meio de ortodontia existem muitos dentistas que se dizem especialistas em ortodontia mas na verdade não são, o Sr. deve conhecer muitos casos de gente com aparelho a anos sem resultado de melhora nenhuma,devido a esses profissionais.
    To até com medo depois das coisas que vi na internet.
    Desde já te agradeço.
    Obrigada.

  166. Olá Dr. Tenho mais uma duvida que se você puder me esclarecer, ficaria muito grata. Quando se vai fazer a manutenção, é necessário trocar o arco todas as vezes? O meu dentista troca. Porem, algumas pessoas me disseram que não pode trocar todas as vezes. Tem que trocar ou não? Desde já agradeço.

    • Olá Beatriz,

      O arco ortodôntico não precisa ser trocado sempre. A tecnologia desenvolveu arcos com ligas metálicas especiais que funcionam por muito tempo alinhando os dentes sem a necessidade de trocas frequentes.

      Uma sequencia de nivelamento pode ser feita com 3 a 5 arcos. Eu uso em média uns 6 ou 7 arcos ao longo de todo o tratamento, ou seja, é muito mais comum eu não trocar o arco do que o contrário.

  167. Boa Noite André, Quero lhe parabenizar pelo blog!
    O meu fio soltou, e duas da borrachinhas que os seguram arrebentaram, e ainda falta 25 dias para manutenção. Se eu retornar lá eu tenho que pagar outra manutenção? E outra pergunta.. A minha dentista colocou a banda só que o fio não está ligando a banda, ela já funciona mesmo não estando ligada ao fio ? Desde já agradeço. Sem mais. Khener

  168. Dr Andre , boa noite.

    Meus dentes eram muito separado na frente , o chamado ”diastema” , usei o aparelho fixo por exatos 3 anos para consertar, o resultado fiou excelente , agora eu estou usando o móvel. Minha dúvida é a seguinte: Após a retirada de vez do móvel , gostaria de saber se a separação pode voltar e se haveria algum procedimento a ser feito para que isso não aconteça. Meu medo é que meu tratamento tenha sido em vão. ”/

    Desde já agradeço , e parabéns pelo blog.

  169. Boa noite Dr Andre, usei aparelho fixo e móvel por 6 anos, agora depois de ficar mais 6 anos sem aparelho, notei que meus dentes estão entortando novamente, estou pensando em retornar com a mesma dentista que tratei anos atras, gostaria de saber se será necessário fazer toda a documentação novamente (raio x e moldes), e se será necessário colocar o aparelho na parte superior toda, já que apenas os dois dentes da frente antes da presa são os que voltaram e estão me incomodando esteticamente, obrigada pela atenção

  170. Dr. percebo que minha banda esta afastada do dente , como se tivesse espaço , oque devo fazer ja que minha dentista disse que isso é normal e não tem oque fazer …

  171. Oi Dr
    O meu aparelho é auto ligado estético ( transparente), não uso banda e sim tubo, do lado direito só tem um tubo (devido a falta do ultimo dente) e do esquerdo dois tubos um pouco diferentes um do outro ambos cor prata.

    A questão é que: fui extrair um siso e o ultimo tubo (lado esquerdo) caiu, agora ficou dois tubos iguais de cada lado, minha consulta é só dia 20 e não poderei ir antes. Gostaria de saber se meu aparelho esta ativado ou não sem essa peça.

  172. Meu dentista colocou banda nos meus dentes, e ela encomoda e tem mal cheiro. Queria saber se tem media de duração do cimento da banda pois quero trocar para tubos colados?obs: faz um mes q coloquei o aparelho

  173. Olá , Queria Saber porque A Minha dentista nao aperta nada no meu aparelho que no caso são os anéis , ela apenas troca so o arco e as borrachinhas .
    Ela só não aperta porque meus dentes são juntos ou não tem nada aver??

  174. Olá DR , Queria Saber Porque A Dentista Não Aperta Meu A aparelho Como a Menina disse Logo aí em cima ela não aperta nada dos aneis .
    Só pode ser apertado se os dentes forem separados , ou todos de qualquer forma necessita pra apertar ?
    Desde De Já Agradeço

  175. Dr. peço que por favor me responda!
    Coloquei aparelho faz 3 dias, dói, incomoda, mas já sabia que doia e tal. Mas, meus dois dentes da frente estão meio que frouxos… Isso é normal?
    E queria saber também se mesmo eu não usando (ainda) os anéis, ele já está, digamos “ativo”?
    Se poder, me explica com detalhes de quais outras coisas que podem acontecer, pois sou novata nisso tudo.
    obrigada *-*

    • Suelen,

      É normal alguma mobilidade nos dentes no início do tratamento. E se os dentes estão moles é porque o aparelho está ativado.

      Como você é novata, vale a pena dar uma pesquisada em todo o Blog, pois aqui você vai encontrar quase tudo sobre ortodontia.

  176. Só sei que coloquei um aparelho aqui faz 2 dias e tá doendo de mais, acho que vou arrancar com a colher, aff, não sabia que doía, quanto tempo demora mais ou menos para parar de doer?

  177. boa tarde,

    coloquei aparelho a 8 dias e descobri que o meu molar esquerdo esta com uma raiz menor do que o outro, fico em duvida se seria necessário fazer um canal antes de ter colocado o aparelho?meu dentista disse que o meu organismo ira reconstituir a raiz, estou insegura quanto a isso.

    obrigado!!!

  178. Bom dia,

    gostaria de um esclarecimento. Eu coloquei o aparelho há pouco tempo, porém o dentista além de não ter colocado as bandas, que somente será aplicada daqui á 3 meses e ao colocar os brackets o fez sem medir, no momento em que estava colocando foi meio que por rumo, já trabalhei anteriormente com uma dentista e sempre era medido o local exato a ser fixado os brackets para o melhor tratamento. Pensei que ele não tinha medido por ser muito experiente, ou coisa assim, porém ao observar verifiquei que mesmo os meus dentes estando tortos os brackets estão perfeitamente alinhados. Gostaria de saber se o aparelho foi instalado corretamente, como saber se não foi? Se eu for em outro dentista ele pode emitir um laudo afirmando que esta incorreto, ou isto irá contra a ética médica? Por gentileza me oriente como posso proceder.

    • Olá Rayane,

      A maioria dos ortodontistas usa um posicionador para determinar a altura de colagem dos brackets. Eu particularmente prefiro não usá-lo, e nestes anos todos não vi diferença na qualidade da minha colagem, até por que a altura é apenas um dos fatores a se considerar no posicionamento do bracket.

      Mas como você mesma disse, se o profissional for experiente e, o principal, se o aparelho ficar bem colado, não há nenhum problema.

      Pela sua descrição, é possível que alguns brackets estejam mal posicionados, mas é impossível avaliar isso sem estar com o paciente na cadeira.

      Você pode consultar outro ortodontista, mas dificilmente vai obter um laudo nestes termos.

      O que eu acho é que se você não está segura com este ortodontista deve pensar bem se vai levar o tratamento adiante. Mas antes de qualquer coisa, converse com ele e exponha as suas dúvidas.

  179. olá Dr. André, gostaria que me tirasse uma dúvida: fiz uma avaliação em uma clínica odontológica para saber o que eu precisava fazer antes de colocar o aparelho. Eles disseram que eu precisava de 3 restaurações e uma raspagem. Como eu moro distante da clínica eu deixei pra fazer tudo inclusive a montagem do aparelho no mesmo dia. Quando eu paguei tudo na recepção e fui para o consultório a doutora me disse que eu não poderia fazer a raspagem naquele dia pois atrapalhava a montagem do aparelho porque sangra, ela instalou a parte superior e disse que na próxima manutenção eu fosse lá tirasse o arco (fio) do aparelho, fizesse a raspagem e depois voltasse lá para colocar o arco novamente. O que eu quero saber é se o senhor acha que ela vai colocar o arco de volta no mesmo dia ou eu vou ter que passar o mês sem o fio e esperar para a próxima manutenção para colocar o arco de volta, pois acho feio o aparelho sem o fio (só as pecinhas penduradas).obrigada……

  180. Dr.
    Eu usei aparelho fixo há três anos atrás e permaneci com o mesmo por 1 ano p consertar – sobremordida. E depois disso eu não usei o aparelho móvel corretamente.
    Há seis meses atrás eu coloquei novamente um aparelho fixo apenas na arcada superior, pois na arcada inferior eu uso uma contenção. Desta vez a p consertar os dentes incisivos centrais que estavam se afastando. Só que agora depois de retirar o aparelho (há 1 semana) meus dentes estão estalando e parece que estão mole.
    Eles podem cair? Será q afetou a raiz? Pois eles nunca ficaram assim, mesmo depois das manutenções.
    Outra pergunta é a seguinte: É melhor eu colocar uma contenção na arcada superior tb ou permanecer com o aparelho móvel??

    • Keila,

      Talvez o período de seis meses tenha sido muito curto para consolidar o resultado e os dentes ainda estejam com mobilidade.

      Quanto à contenção fixa superior, depende da oclusão. Algumas vezes é possível fazê-la.

  181. Por favor gostaria de saber se é normal colocar 4 bandas embaixo, ou seja , 2 de cada lado,pois perguntei a todos que conheço q usam ou usaram aparelho nos dentes e desconhecem isso.. Obrigada!

  182. Olá, tenho duas perguntas na qual gostaria que me respondesse.
    A primeira é uma duvida: é verdade que usar final dental afasta os dentes?
    A outra pergunta é, o ideal de se fazer a manutenção do aparelho é de 15 em 15 dias ou de 30 em 30?

    • Olá Beatriz,

      Não, com certeza o fio dental não provoca o afastamento dos dentes. Você pode e deve usá-lo sem medo.

      O intervalo entre as consultas deve ser de acordo com o momento do tratamento. Algumas vezes é interessante ver o cliente até com intervalos menores que duas semanas.

      Outras vezes é possível ter dois ou três meses de intervalo sem comprometer o tratamento.

      Portanto, vai depender do momento do tratamento e também da preferência do ortodontista.

      Normalmente eu costumo atender com intervalos mensais ou quinzenais.

  183. Gostaria de saber se o aprelho esta funcionando sem o arco ir ate os brackts ?? pos so faço trocar a cor do aprelho quando vou ao consultoria , não sinto dor e nenhuma pressão nos dentes .. e tenho que fazer a cirurgia ortognatica ..

  184. Olá Dr André!

    Estou usando aparelho há dois meses, porém no 1º mês um dos brackets soltou e fui ao ortodontista e ele cortou e não colou de volta. No 2º mês, quando fui colocar aparelho na parte inferior, a ortodontista colou e tal, saí da clínica e em menos de 10 minutos 3 brackets tb soltaram, voltei imediatamente para a clínica e ela só cortou tb, ao invés de colar direito. A pergunta é: o que a ortodontista fez é o certo? não deveria colar de novo?

    • Olá Amanda,

      Se tudo for recolado na próxima consulta não há problema, afinal os brackets podem se descolar e não haver tempo no mesmo dia para a recolagem.

      Mas o que você vai observar é se há um adiamento constante em se recolar brackets soltos. Isso é um dos motivos mais comuns para atrasos nos tratamentos ortodônticos.

      Se o bracket não for recolado na consulta seguinte, o cliente já merece receber uma boa explicação do por quê desta decisão.

      Só não aceite ficar com um aparelho cheio de falhas, pois dificilmente isso vai levar a um bom resultado.

  185. Meus dentes de cima eram muito tortos, estou a 6 meses com o aparelho e meu dentista conseguiu alinha-los perfeitamente, agora ele que colocar o aparelho em baixo, só que os de baixo não me incomodam, nem são tão tortos assim; gostaria de saber se tem algum problema se eu não colocar o aparelho nos dentes inferiores? Obrigado

  186. Olá, preciso tirar uma dúvida, coloquei as bandas nos dentes de baixo, não sei como se chama, mas na parte de dentro não é liso é como se tivesse um tubo na parte de dentro também, está incomodando muito, não vejo necessidade de ter na parte de dentro, na parte de cima sim para usar aparelhos no céu da boca, mas embaixo não vejo necessidade pois vou usar o aparelho do lado de fora e não o lingual, será que poderá ser utilizado pra alguma coisa?

  187. Boa Noite eu coloquei aparelho a duas semanas atrás e as argolas ficaram nos meus dois dentes obturados e dói dentro dele. Será que vou ter que fazer tratamento de canal? ou é normal doer assim?
    Obrigado!

  188. Bom dia,

    Uso aparelho fixo há três anos, os meus tubos estão constantemente a cair. Muitas vezes, assim que saiu do ortodontista. Qual será o motivo? O que posso fazer, para evitar que tal aconteça?

    Obrigada,

    Maria

  189. Boa noite! Coloquei aparelho há duas semanas,minha dentista não colocou as bandas,somente os braquetes,arco e borrachinhas…perguntei porque não colocou as bandas,ela me disse que não era necessário que meus dentes precisavam ser alinhados,que não eram muito tortos.Fiquei com essa duvida,e ela não colocou os braquetes nos molares.Devo procurar outro dentista?

    • Danilo,

      O correto é incluir os molares no aparelho, seja com tubos colados ou bandados. Se isso não foi feito é por que a sua ortodontista julgou que não era necessário. Mas não tenho como dizer se concordo com isso ou não sem ter examinado você.

      Se você não estiver se sentindo seguro deve primeiro questionar isso com ela. Se não houver uma resposta satisfatória, consultar outro profissional pode ser uma opção.

  190. Dr, queria saber se só quem tem a mordida errada é que usa as tais borrachinhas? (tomara que o dr tenha entendida de quais borrachinhas estou me referindo.) Ou quando coloca o aparelho e os ultimos vem com um ferrinho pra cima é pq vai ter que usar tbm? obs: eu não sei se tenho a mordida errada, eu sinto que sim, mas não sei. queria que o dr tirasse essa minha duvida. Obrigado!

    • Suh,

      A maioria dos brackets já vem com ganchos para o caso de ser necessário usar elásticos intermaxilares. Mas não tenho como saber se no seu caso especificamente, será preciso usar este recurso. Isso, só o seu ortodontista pode dizer.

  191. Dr, queria saber se é possível ficar com a mordida errada depois de 2 meses de aparelho? E quando é colocado a tal borrachinha que prende em cima e embaixo? (espero que o Dr esteja compreendendo o tal tipo de borrachinha que estou descrevendo). Agradeço desde já.

    • Suziane,

      Os elásticos inter-maxilares podem ser usados em diversas situações diferentes e só é possível avaliar se está sendo bem indicado vendo o paciente pessoalmente.

      Alterações na oclusão podem ocorrer no início do tratamento.

  192. Tem função diferente o material que se utiliza para preencher o dente que é feito restauração ? Já vi que tem duas cores, um da cor do dente e um da cor prata. Fiz 3 restaurações.
    Em dois dentes a dentista colocou um material da cor do dente, no outro colocou da cor prata. Tem como refazer para colocar o material da cor do dente? Ou é melhor não mexer?

  193. Drº. boa tarde!

    Uso aparelho a 4 anos e em nenhum momento o meu atual dentista colocou banda e tubo. Fora que não tem bracket em todos os dentes como é o de costume. Na parte de cima falta em 6 dentes (3 de cada lado) e na parte de baixo falta em 8 (4 de cada lado). Isso é comum?

    Obrigada!

  194. ola,coloquei aparelho fxo a 4 meses,meus dentes superiores aparentemente eram perfeitos ,meu problema sao os inferiores q sao bem tortos, estou no 2 arco ,ainda nao vi diferença nenhuma so os dentes q estao super apertados ,pra passar o fio dental é terrivel,estou quase desistindo do tratamento ,se desistir tem chance de os dentes entortarem mais ? grata

    • Luanda,

      Acho que você deve ter um pouco de paciência pois em breve será possível perceber alguma diferença.

      Mas mesmo assim, questione com o seu ortodontista se é isso mesmo que ele esperava e em quanto tempo você poderá perceber resultados parciais.

      O cliente tem que perguntar sempre sem medo de ser chato. O trabalho do dentista também é responder e explicar.

  195. dr meus dentes em vez de desentortar aparentemente estao mais tortos os de traz estao com espaço e os da frente muito apertados e os debaixo q eram o problema maior estao muito tortos,tem 4 meses q iniciei o trat,ah qdo mordo so o lado direito encosta parece q estao altos os dentes ,mordo e o lado esquerdo nao encosta o dente debaixo e o dente de cima…. é assim mesmo ?..grata

  196. olá….uso aparelho ortodôntico a cinco anos, sendo que os seis meses iniciais foi usado um expansor palatino, e eu tinha diastema isso resolveu logo que coloquei o fixo, porém como os dentes superiores eram projetados pra frente melhorou pouco durante esses cinco anos, então meu dentista disse que eu tinha que resolver se queria extrair dois dentes superiores para que os da frente tivesse espaço pra voltar, e eu não aceitei, e detalhe na arcada superior ele não usava a banda nem o tubo, como eu mudei de cidade ele me deu uma carta sobre o que ele estava fazendo até o momento e trançou “arames” finos nos brackets dizendo que assim eu não perderia o que ele ja tinha feito, ainda não procurei um dentista, será que eu devo aceitar extrair os dois dentes?
    Obrigada!

  197. olá , minha dentista disse que eu nao preciso colocar as banda (o anel), gostaria de saber se isso é certo , ou se ela esta fazendo errado gostaria de saber se preciso colocar as bandas

  198. Dr..O processo do meu aparelho foi assim, coloquei primeiro o aparelho superior com 3 meses que o dentista colocou o inferior sem as bandas, esse mês perguntei se ele iria colocar na parte de trás, ele falou que não seria necessário, o curioso é que não precisei arrancar nenhum dente no meu tratamento e vejo que ainda há uns espaços nos dentes de trás e os dentes da frente estão um pouco torto.Ele falou que um lado cedeu melhor ao tratamento e vai tentar alinhar os meus dentes, além disso a parte superior está mais alta que a inferior mesmo com o aparelho,ele explicou é pq não extrai nenhum dente mais ele não falou que seria necessário.Qual a sua opinião a respeito , o que devo fazer?

  199. ola dr eu ja estou com aparelho a 1 ano e 3 meses minha dentista falou que o tratamento ja esta acabando falou que dentro de 2 ou 3 meses eu vou tirar eu gostaria de saber se eu vou ter que usar o aparelho movel ou se em alguns caso nao precisa ?

  200. Dr. André, estou para iniciar o tratamento e minha dentista recomendou que eu extraísse os quatro pré molares, tirei os dois de cima ontem, fiquei tão nervosa que fui embora sem perguntar quais cuidados devo tomar nesses primeiros dias.

    Outra coisa que gostaria de saber é se com aparelho autoligado é necessário colocar as bandas.

    Outra dúvida, meus dentes de cima tapam completamente os de baixo na mordida, o senhor acha que seria possível colocar o aparelho na arcada inferior sem que is dentes superiores atrapalhem?

    É comum alguém colocou aparelho não desenvolver machucados e aftas, essas sensibilidades que machucam a boca?

    Seu blog é muito interessante e as informações ajudam muito.

    • Obrigado Juliana!

      Cuidado com alimentos quentes e duros para não provocar trauma na região das extrações. Não faça esforço, nem abaixe a cabeça.

      O uso de bandas depende mais do ortodontista do que do aparelho. Eu não uso bandas nos auto-ligados nem nos aparelhos convencionais. Só quando há indicação específica como no uso de disjuntores.

      Em mordidas profundas a colagem do aparelho inferior pode ser complicada e requerer uso de batentes para levantar a mordida. Obs: mordidas profundas e extrações são uma combinação difícil de tratar.

      Sim, é comum o aparelho não machucar quando alguns cuidados são tomados.

      Boa sorte no seu tratamento!

  201. Doutor, por que o senhor acha que mordida profunda e extração é uma combinação difícil de tratar? Difícil em que sentido? Pode envolver muitos problemas ou resultado pouco satisfatório? E o que são essas batentes para levantar a mordida? Desde já muito obrigada!!!

    • Juliana,

      Quando se faz extrações há uma tendência ao agravamento da mordida profunda. Isso pode dificultar o fechamento dos espaços produzidos pelas extrações.

      Batentes são aplicações de resina que podem ser feitas nos molares para impedir o fechamento completo da boca e permitir a colagem do aparelho inferior sem tocar nos dentes superiores.

  202. coloquei meu aparelho te mais ou menos umas semana e meu dentista nao colocou o anel e diz que so vai colocar quando ele quiser que e mais ou menos um mes ou dois mas so que eu estou comedo de deixar sem anel e prejudica meus dentes ou entao separados.qual e a funcao do anel? e te outra tambem que meu raio-x segundo ele chegou pelo computador e naum pela pasta mas eu naum ve ele olhar no computador eu acho que simplesmente ele colocou o aparelho sem raio-x

  203. coloquei meu aparelho quinta dia 14/11 e aie meu dentista falou que era pra mim ir na seguda 18/11 pra colocar o aparelho da parte de baixo e colocar o elastico pra dar espaco no dente pra sexta 22/11 colocar o anel da parte de cima; minha duvida e que ele esta muito apressada

  204. Bom dia!

    uso aparelho a 6 anos, e depois de muita insistência vou tirar na próxima semana, com certeza fui enrolada durante alguns anos, nunca tive os dentes tão tortos, e ainda vou ter que transformar um canino em molar devido a falta do mesmo. Bom a minha duvida é, eu sinto que meus dentes voltam para o lugar rápido, principalmente os de cima, quando tirar o aparelho eles não vão abrir novamente?

    outra coisa, a clinica quer me cobrar manutenção deste mês, mais o valor da contenção, isso é correto? pois não vou fazer manutenção esse mês!

    obrigada

    • Deise,

      Não tenho como avaliar a estabilidade do seu resultado, mas depois de 6 anos seria bom que não voltassem a se separar.

      O uso correto dos dispositivos de contenção é muito importante neste momento.

      Quanto à cobrança, depende do que foi combinado anteriormente.

  205. estou usando o aparelho, e o meu ortodontista disse que eu preciso fazer uma cirurgia pra diminuir a minha arcada superior ou então fazer duas extrações qual e a melhor alternativa? se eu fazer as extrações ele me disse que ia ficar 98% de melhoramento

  206. Em primeiro lugar: Parabéns pelo seu blog Dr. André.

    Hoje foi concluída a colocação da parte superior do aparelho de minha filha. A Dra. avisou-a na consulta anterior que ela não deveria comer nada por no mínimo meia hora para que nenhuma peça do aparelho descolasse.
    O que foi respeitado por ela…Hoje, a colocação foi finalizada a 13:45 e ela só parou para almoçar as 16:00. Assim que ela começou a mastigar, ela percebeu que estava mastigando algo duro, haviam se soltado um bracket e o tubo do lado direito da boca.
    No momento ela não esta sentindo dor, mas diz que o fio esta arranhando o lado interno da boca, e quando ela foi escovar os dentes percebeu que a gengiva estava sangrando, justamente na posição em que o bracket se soltou.
    Em primeiro lugar: Gostaria de saber se é comum soltar-se com tanta facilidade o bracket e o tubo em vista de que foi respeitado a orientação médica, e a comida fora algo leve…?
    segundo: É comum o sangramento da gengiva ao colocar o aparelho? ou isso pode ter ocorrido quando a peça se soltou?
    Terceiro: Isso pode causar algum transtorno?
    a próxima consulta esta marcada para semana que vem, assim que constatei o ocorrido, liguei para a clinica e em vista de que ela não estava sentindo nenhum incomodo maior, eles me solicitaram que aguardasse até lá. Se piorar?
    Quarto: O fio esta solto na parte de trás, na ponta, ao lado direito da boca, ela diz que quando ri e fala incomoda bastante… Pode acarretar em que mais algum se solte? pode complicar alguma coisa para ela?
    O que o Doutor me aconselha?

    Desde jáagradeço

    • Obrigado Ana!

      Brackets e tubos podem descolar eventualmente e ainda não dá para dizer se há algum problema com a colagem do aparelho. Se isso se tornar uma rotina, aí sim, fica fora do normal.

      O sangramento pode ter sido provocado pela ponta do arco que também costuma ficar prendendo e machucando a bochecha quando o tubo descola. Uma das funções do tubo é esconder a ponta do arco.

      Os transtornos são estes mesmo: machucar mucosa e gengiva. Mas, como eu disse, se for uma vez ou outra não compromete o tratamento. O que não pode é soltar vários brackets toda semana.

      • Grata , Doutor.

        O dela soltaram 4 em uma mesma semana e esta com um frouxo.

        Por favor me envie para este endereço de email o endereço da clinica e como faço para chegar ai, moro na baixada. Se possível me mande o valor da consulta pois caso eu não consiga resolver nada lá, irei até ai fazer um orçamento…

        Um abraço e sucesso.

  207. COLOQUEI APARELHO EM CIMA POREM A DR SO COLOCARIA
    EM BAIXO SE CADA VEZ QUE EU IR N TIVER NENHUM SOLTO CADA VEZ QUE VOU ELA SO MUDA A COR DA BORRACHA ISSO JA FAZ TRES MESES N COLOQUEI APARELHO PRA N TER RESULTADO NENHUM NEM A BANDA ELA COLOCOU PRA MIM E DIFICIL PAGAR PRA N VER RESULTADO,JA N SEI MAIS OQUE PENSAR ISSO E SERTO?

    • Daiane,

      Se você cuida bem do aparelho não há por que soltar brackets sempre. E o que deve decidir o momento de colar o aparelho inferior é o planejamento do caso e não esta questão de peças soltas.

      Se você não está se sentindo segura, pode pedir uma segunda opinião para outro ortodontista.

  208. Olá, estou iniciando meu tratamento com aparelho fixo. Já estou com a parte inferior e superior instalada, mas reparei que em ambos o segundo molar não foi incluído no aparelho. Quando questionei este fato com meu dentista ele argumentou que essa vem sendo a tendencia atualmente. Disse que a ideia é deixar todos os segundos molares na posição original para manter a mordida natural.

    Isso procede?

    Obrigado.

  209. ola Dr estou com uma duvida minha Dr falou que eu vou tirar o aparelho ja.. e na próxima consulta eu vou fazer o molde do aparelho movel minha pergunta é eu vou ter que tirar o fixo no mesmo dia ou ela vai fazer o molde com o fixo msm ?

    e uma pergunta demora para ficar pronto o movel ?

    • Richard,

      Alguns ortodontistas moldam o cliente com o aparelho fixo, enquanto outros removem o aparelho antes. É uma questão de preferência.

      Mas se o aparelho for removido, a contenção não pode demorar muito para ficar pronta. O ideal é uma ou no máximo, duas semanas.

  210. Olá Dr. coloquei o aparelho fixo há 3 meses, e o meu dentista ainda não colocou os anéis- tenho a mordida muito errada (A parte de cima engole totalmente a de baixo puxando para dentro).
    Ele disse no inicio do tratamento q eu precisaria fazer uma cirurgia q custa em média 12000 mil reais-> (Má formação óssea)
    nÃO tenho condições atualmente de fazer essa cirurgia, o meu dentista disse q ia fazer de tudo para me ajudar a consertar a mordida com o aparelho. isso é possível, ou vou só jogar dinheiro fora?

    • Hana,

      Não tenho como dar uma opinião sem ver você pessoalmente. Tratar casos cirúrgicos apenas com aparelho é o que chamamos de tratamento compensatório.

      Os resultados podem ser ótimos ou péssimos dependendo do caso e das escolhas do ortodontista.

  211. Dr. André,

    Faz um ano que uso aparelho fixo e a minha dentista ainda não colocou os anéis.Eu tenho diastema ,e com o tempo os dentes da frente juntaram ,diferente dos demais.Segundo ela ,é preciso que os fios sejam mais grossos para que ela coloque os anéis.Mas ,ela só trocou o número uma única vez. Quando pergunto quando ela irá colocar os anéis ,ela sempre responde “na próxima manutenção.” Sendo que isso nunca acontece.Estou preocupada, pois,acho que isso já deveria ter acontecido.
    O que devo fazer ?

  212. Olá Dr. eu uso aparelho a 10 meses já e minha dentista trocou meu arco somente uma vez, fiz uma extração na parte inferior(o canino esquerdo) e já fazem 4 meses que ela está ”puxando” o dente para colar no molar, tenho um cuidado muito grande com o aparelho porém nos últimos meses os brackets estão descolando, ela não colocou banda e eu uso o arco da mesma espessura que comecei a 10 meses. Quando perguntei se ela ia colar um dos brackets que caiu ela disse que até juntar o dente que está se aproximando do molar não era necessário, pra evitar futuras quedas. Além disso quando um dos brackets caiu quebrou, literalmente, uma parte do arco, por sorte foi na lateral, mas agora todo mês o arco solta do último bracket e fica machucado a boca.
    10 meses não é um tempo muito grande para não haver nenhuma troca de arco? Digo, ele continuaria ativo mesmo com esse tempo? Não sinto dor alguma após as manutenções e nem estou vendo alguma mudança.

  213. ola dr fiz meu molde para o aparelho movel mais to com uma duvida …

    minha dentista so tirou o molde da parte de cima da boca da parte de baixo nao tirou..

    minha pergunta so em cima que precisa ou em baixo tenque ter aparelho movel tmb ?

  214. Doutor, tive que recolocar aparelho fixo porque um de meus dentes estava entortando (o incisivo lateral). Meu aparelho foi colado na sexta, no domingo meu ultimo bracket descolou e estou sem banda, nesse caso meu tratamento fica prejudicado o resto do mês?

  215. Dr, André , uso aparelho , e meu bracket descolou do ultimo dente , eu não uso banda , e falta 10 dias para eu ir na proxima consulta , devo esperar ou ir logo no meu dentista , e pode acontecer de eu perder o bracket se eu deixar assim!!

  216. Oiie Dr.
    Tudo bem ?
    adorando seu site.
    Fiz uma cirurgia de Expansão de Maxila faz 2 meses
    Meu diastema esta bem grande e ainda estou com o distrator na boca.
    Meu dentista ja colocou o aparelho fixo na parte de cima, e não colocou banda, perguntei se ele não ia coloca as borrachas para separar os dentes e ele disse que não q hoje em dia não se usa mais, q o proprio aparelho ja faz isso.
    Estou achando mega estranho.
    Sem contar q ele me ofereceu um aparelho de 710 reais dizendo q era um aparelho intermediário, como estou louca pro diastema fecha logo compre, mais estou achando igual ao comum.

    • Jaqueline,

      Normalmente o disjuntor é preso aos dentes através de bandas. Neste caso, se você ainda estiver com o disjuntor, não haveria como ele fazer as bandas pois estes molares já estariam bandados.

      Se o disjuntor foi removido, os molares poderiam receber novas bandas ou mesmo tubos colados (neste caso nem precisaria de separadores). Eu raramente uso bandas, prefiro colar os tubos.

      Quanto aos valores, eu nunca discuto este assunto aqui no Blog pois cada profissional tem sua forma de cobrar.

  217. Existe algum procedimento em que faz os dentes ficarem todos do mesmo tamanho? Tenho um incisivo central um pouco maior que o outro e os caninos bem pontudos estilo (vampiro). A algo que possa fazer pra deixar todos do mesmo tamanho?

    • Beatriz,

      O nivelamento vertical é feito naturalmente pelo aparelho fixo. Já os caninos muito pontudos, podem ser desgastados para suavizar a anatomia. Mas é necessário muito critério ao fazer estes desgastes para evitar danos irreversíveis.

  218. Olá . botei aparelho a 1 mês e minha dentista ainda não colocou o aparelho na parte de baixo, só na parte de cima, antes do aparelho eu usei o afastador, porém , já coloquei os brackets e o tubo, mas minha dentista ainda não colocou o anel. isso é normal ? desde já agradeço !

    OBS : o motivo pelo qual botei aparelho é que minha mordida é aberta.

  219. Olá Dr. André,
    coloquei o aparelho há 3 dias e minha dentista passou o arco em todos os brackets, exceto um, que ela deixou somente com a borrachinha sem o arco, passando-o por cima prendendo no proximo dente. Gostaria de saber se isso é normal pois o dente que ela deixou sem passar já era retinho e agora está entortando para trás.

    • Giulia,

      Primeiro você deve checar com ela se esta passagem por fora do slot foi intencional ou acidental. Eventualmente este pode ser um recurso usado no tratamento.

      De qualquer forma, como o dente está saindo da posição, vale a pena falar logo com ela.

  220. Dr André, Boa tarde.
    POr favor me tira uma duvida, estou com a parelho fixo a um mês, e não coloquei a banda ainda, e nem fiz nenhum ajuste, minha dentista falou que meu caso o alinhamento não irá ficar 100%, e mesu dentes nem são tão tortos assim. Decidi então interronper o tratamento. Gostarai de saber se posso ter algum problema por não dar continuidade ao tratamento, se isso pode fazer com que meus dentes se movientem e entortem?
    Obrigada.

  221. Olá Dr. André! Meu orto vai tirar as bandas e o o resto do aparelho no mesmo dia, então eu gostaria de saber se vai ficar espaços ao redor dos molares onde hoje estão as bandas, se pode demorar muito a fechar e se isso pode acabar movimentando outros dentes (estou há quase 4 anos usando aparelho).

    • Lilian,

      Geralmente fica um pouco de separação que se fecha com o tempo. Mas como eu raramente uso bandas, não tenho muita experiência de quanto tempo levaria para fechar. Acho que o seu ortodontista pode responder à esta pergunta com mais precisão.

  222. olá Dr. estou meio assim em relação ao meu dentista, ele apenas colocou os brackets e o arco, e ele disse que não tenho necessidade de colocar a banda, porem já vou a 3 vez para manutenção e ele apenas tira o arco e troca as borrachas, e gira um aparelho que não sei lhe dizer oque é… o senhor poderia me ajudar? quero saber se ele está me enrolando ou é o meu caso mesmo? Obrigada

    • Nicole,

      Você precisa questionar o que será feito no seu tratamento. Qual é o planejamento? Quanto tempo vai durar? Quando você vai poder ver resultado? Quais resultados serão visíveis primeiro?

      Se você não sentir segurança nas respostas, talvez seja melhor procurar outro ortodontista.

  223. Boa noite, quebrei a banda do meu aparelho só que meu Dentista só vai poder me atender quarta que vem, vai fazer alguma diferença no meu tratamento? ou só vai funcionar ”mover” para o lado da banda que sobrou piorar o tratamento…

  224. ola,
    faz seis meses que estou usando aparelho ortodontico, e ate agora minha dentista nao colocou o anel nem tubo.. Eu perguntei pra ela, ela disse que nao iria por pos nao era preciso.. mas tenho duvidas como ela vai apertar e se funcionara mesmo sem os aneis e sem tubo. Pois todos que eu conheço que usam aparelhos usam, entao estou com duvidas se funciona realmente, pois ela disse que nao era preciso, disse que acumulava sujeira e mau halito. disse o nome desse que nao precisa, mas nao lembro como se chama.. entao gostaria de ouvir de outro especialista sobre isso.
    desde ja, obrigada

  225. Boa tarde , coloquei meu aparelho hj e nao estou muito confiante na clinica , pq a dentista que me fez o orçamento hava me dito que assim que minha documentação chegasse eu ja comecaria no mesmo dia o tratamento e nao começou , ela havia me passado um valor de manutenção e foi cobrado outro e eu fui colocar o aparelho a orto colocou a parte de cima e so vai colocar a parte de baixo apos mais 1 mês e sera cobrado como se fosse uma manutenção normal , isso pode acontecer ?

  226. E a orto so colocou os bracket na parte superior da minha boca , eu achei estranho pq eu ja usei aparelho qndo mais novo e nao era dessa forma que eu iniciei o tratamento … sera que essa orto esta tentando me enrolar ? me ajude por favor para eu nao iniciar o tratamento e daqui um tempo ver que foi tempo e dinheiro perdido … obrigado

  227. bom dia, coloquei aparelho mes passado dia 27/03 mas esses dias eu perdi o tubo esta sem agr mas faltam so 5 dias para fazer a manutenção mas agr q esta se aproximando os dias sinto que meus dentes estão maus sensíveis, o que pode ser

  228. Boa tarde Dr.,
    Estou terminando a montagem do aparelho na parte inferior no segundo mês, coloquei os anéis ontem mais o desconforto foi tão grande de um dos lados que não aguentei e acabei voltando, ela mexeu horrores e continua doendo, minha lingua e a parte debaixo da gengiva estão avermelhadas e feridas, gostaria de saber se é normal? Perguntei porque um lado doi e o outro não, ela disse que é a diferença de altura da gengiva, nao me convenceu muito… Não sei o que fazer, estou quase desistindo do tratamento.

  229. Dr.
    Acho suas colocações e postagens bem completas e explicativas. Tenho uma dúvida: no 1º dia que coloquei aparelho, apareceram 2 manchas brancas em meus dentes (1 mancha em cada dente), parece que o dente ficou manchado/raspado. o que pode ser?

  230. Olá, tenho uma duvida, o braquet do ultimo dente do lado direito da boca descolou, a doutora me disse que ele não faz diferença e que não precisa colar de novo, mas eu to achando que isso pode puxar meus dentes para o outro lado, visto que a borracha (correntinha) ta mais cumprida do lado esquerdo do que do direito, sera que não faz falta mesmo doutor? Tenho impressão que os dentes do lado que deslocou tao mas aberto, pois entra comida… o que o senhor acha?

  231. Olá, gostei muito do seu site e tenho uma dúvida. Eu coloquei o aparelho mês retrasado (mês 04), ai o ortodontista colcou brackets só até o primeiro pré molar, na arcada de cima e agora na segunda manutenção ele colocou mais um bracket no segundo pré molar de cada lado e colocou as borrachinhas de um jeito estranho, fazendo tipo um “x” no bracket. Isso é normal? Ele não mencionou se vou usar o anel, e disse que mês que vem vou colocar na parte de baixo. Achei um pouco estranho isso. Obrigada. :D

  232. Acho que isso de usar banda, é variável para cada caso. Uso aparelho a quase um ano e não tenho banda. O meu tratamento está quase no fim, e ocorreu tudo certo.

  233. Boa Tarde,eu tenho 14 anos e eu uso aparelho fixo a mais de um ano e até agora o meu dentista só colocou o aparelho superior e nunca colocou os tubos e nem as bandas,e ele coloca aparelho fixo só até os pré-molares,e eu gostaria de saber se tem algum problema de usar o aparelho assim?Obrigada.

  234. É normal acumular resto de alimento entre o dente e a banda? Quando retirei meu aparelho, vi pequenos restos alimentares e meu dente tinha uma mancha escura.

  235. Olá! Bom botei meu aparelho há uma semana, mas hoje me deu conta que ele não tem o suporte para os elásticos intermaxilares. Queria saber se isso é normal já que todo mundo que conheço tem esses “Trequinhos”

  236. Bom dia, gostaria de saber se é normal os ultimos dentes em cima e em baixo ficarem diferentes dos demais? faz 8 mêses que uso aparelho..obrigada

  237. Olá, Dr. Andre Moreira. Estou tendo problemas com minha “banda”, ocorre os sintomas que li em teu artigo.
    Infelizmente, não posso tratar do meu aparelho agora, mas toda a estrutura ainda esta aqui.
    Estou sem os cuidados necessários, e não sei o que faço com esta banda que só está me prejudicando. Devo retirá-la?

    Desde já, agradeço!

  238. Boa Noite
    Faço uso do aparelho a cerca de 4 meses, e hoje dia 16/07/2014 que colocou uma peça nos meus dentes não e o anel nem o tubo, é um outro tipo de peça, e ajuda realmente a puxar meu dentes??.
    E também só colocou a parte de cima, porque demora tanto pra montar o de baixo.??
    E o que faço pra aliviar essas dores intensas a cada manutenção??

  239. Na parte inferior, dois braquetes meus quebraram, isso aconteceu várias vezes(nos mesmos dentes) e o dentista sempre dizia que a culpa era minha… Agora, ele tirou a parte superior do aparelho, não achei que tenha ficado 100%, mas tudo bem. Ele quer tirar a parte inferior, só que vejo que os dentes não estão bem alinhados, sabe? e um deles que está sem braquete tá totalmente estranho! Não sei como proceder, ele disse que não vai voltar com os braquetes, mas eu tambem nao quero ficar com o tratamento assim, pois já venho de outro processo que foi iniciado e não deu pra ser terminado com o mesmo dentista. Me ajude!!!!! Qual o conselho que vc me dá da melhor forma de proceder?

    • Ana,

      SE você não está satisfeita, o tratamento ainda não deveria ser dado como terminado. Converse com o seu ortodontista e mostre que não está satisfeita.

      Se ele insistir em retirar o aparelho, talvez seja melhor remover mesmo e procurar outro profissional para finalizar a correção.

  240. Boa tarde Dr. Andre Moreira,
    hoje foi o dia em que eu coloque o aparelho nos meu dentes mas só na parte de cima, no meu caso o meu dentista colocou só os brackt mais nada, pediu para que eu voltasse depois de 15 dias para colocar as borrachinhas e o arco, e iria colocar a o elástico para separa os dentes de baixo. eu estou na duvida se é esse mesmo o procedimento ou se ele poderia ter feito isso tudo de uma vez só.
    Obrigada.

  241. ola! tenho duvida pois ja uso o aparelho fixo a 6 meses e os aneis me incomodam muito e estao lesionando a minha lingua. queria saber oque devo fazer? se posso pedir para retirar a banda e de dixar so o tubo?

  242. Olá dr, gostaria de saber se caso eu me arrependa de ter colocado o aparelho por causa da dor, posso pedir para o ortodentista retira-lo?
    Existe um tempo mínimo em que preciso ficar com o aparelho? Coloquei os brackets e o fio a uma semana, porém não coloquei a banda. Estou muito assustada com os comentários a respeito de machucados horríveis que a banda provoca.
    Abraço,
    Flávia.

    • Flavia,

      Certamente você pode pedir a retirada do aparelho quando quiser. Só não poderá cobrar resultados do ortodontista.

      Bandas bem feitas não causam problemas. Escolha um bom profissional e não ligue muito para os comentários assustadores.

  243. ola, estive no dentista recentemente, e quando voltei eu notei que o arco não esta enfiado no tubo em uma das bandas, somente de um lado , gostaria de saber se isso atrapalha ou tenho que voltar novamente no dentista . obrigado

  244. Só quero deixar meus PARABÉNS pelo blog, eu estava com dúvidas referente as bandas, pois minha dentista disse que não vou precisar e nunca tinha visto aparelho sem as bandas, inclusive eu já usei alguns anos atrás com bandas, porém tive que interromper o tratamento e retomei agora.

    Mas minhas dúvidas já foram tiradas pelos comentários!

    Mais uma vez Parabéns e obrigada!

  245. Ola Dr. Andre

    Coloquei ontem aparelho fixo na parte inferior, já com as bandas e tubos que inclusive foi colocado um tubo junto com a banda só que na parte interior dos meus molares e que estão machucando muito a minha língua, isso é normal ? realmente essa parte é necessária?, pois conheço vários amigos que não tem esse tubo pro lado de dentro dos molares.

    Pra você entender, meu caso é classe 3 e vou fazer cirurgia semana que vem para colocação de 2 mini-placas inferiores(para puxar minha mandíbula para trás), e será que esse tubo na parte interna do molares realmente precisa? Como eu disse, esta pegando na minha língua e machucando, e ta ruim pra se alimentar e até falar. E também, só um molar doí ao mastigar, sinto que ao morder qualquer alimento, seja ele mais mole ou não, só um molar dói é normal?

    Obs.: Avisei o meu dentista e o mesmo colocou uma massinha na ponta de cada tudo para não cortar a minha língua, mas mesmo assim ta machucando muito.

    Abraço!
    Henrique.

    • Henrique,

      O início do tratamento pode trazer estes desconfortos. Ainda mais no caso de se usar tubos linguais.

      Mas o seu caso parece ser complexo e certamente seu ortodontista vai precisar destes acessórios durante a movimentação.

      O mesmo podemos dizer sobre o molar dolorido. Ainda é muito cedo e logo você vai estar mais acostumado ao aparelho.

      Boa sorte!

  246. Olá Doutor. Há mais de dez anos atrás usei aparelho ortodôntico por um ano e meio porque tinha dentes pequenininhos e precisei usar para liberar o espaço para os dentes de tamanho normal e posteriormente fazer uma restauração estética, aumentando os dentes. Na época usei o aparelho móvel superior por seis meses direto e depois por mais dois anos à noite. Por todos esses anos minha arcada dentária não havia voltado, a superior e a inferior haviam se encaixado naturalmente, mas após nove anos retornei para trocar a contenção inferior e o ortodontista colocou o aparelho inferior por um mês para trocar a contenção. Ocorre que quando tirou o aparelho e colocou a contenção, minha mordida mudou e os dentes de cima começaram mover. Muito chateada, procurei outro ortodontista e resolvi colocar o aparelho novamente, por cerca de um ano, para garantir que não perderia o tratamento anterior. Contudo, já estou com o aparelho há oito meses e o ortodontista atual só trocou o fio nos primeiros meses. Estou fazendo as manutenções a cada 21 dias e desde o fio 16 o ortodontista disse que só vai fazer “dobras” no fio, que este será o último fio e que não é necessário seguir a sequência dos fios. Não estou satisfeito com o resultado, pra mim minha arcada está torta e o dente de cima que estava abrindo está da mesma forma. Pedi que o ortodontista continuasse com a sequência normal dos fios, mas ele disse que não precisa, que meu caso é simples e que a sequência só é necessária para casos de maior comprometimento, Por favor, peço sua orientação, pois nunca soube desse método de “dobras” e não sei como proceder.

    Atenciosamente,

    Matheus Henrique de Oliveira.

    • Matheus,

      o uso de dobras é comum em ortodontia, principalmente na fase de finalização. Mas o normal é fazer isso nos arcos retangulares que são usados mais para o final do tratamento.

      Porém é possível em alguns casos obter um bom resultado trabalhando até o fio 16.

      Acho mais produtivo você se concentrar no resultado e cobrar isso dele. Deixe as questões técnicas por conta do profissional, mas cobre resultados em relação à estética dos dentes.

  247. Irei colocar aparelho ortodontico esta semana. A uns 2 meses tenho sentido estalos no maxilar e recentemente tenho sentido dores ao mastigar. Fiz a documentação e o dentista comentou que a estrutura ossea está tudo ok e que eu não teria problema. A dor é incomoda e suportavel. Gostaria de saber se me aconselha a procurar outro especialista e se poderia ser algo relacionado a ATM, apesar do ortodontista falar que não é. Segundo ele pode ser estressse.