Expansão rápida de maxila (ERM) ou disjunção palatina é um recurso muito utilizado em ortodontia.
A ERM aumenta a largura da maxila que é o osso da arcada superior.
O objetivo é aumentar a disponibilidade de espaço em arcadas muito estreitas.
Para realizar a expansão rápida de maxila o ortodontista usa o disjuntor palatino, um aparelho que é fixado aos dentes e fica junto ao palato.
O aparelho disjuntor palatino
O aparelho disjuntor é dividido no centro e estas duas metades se separam na medida em que o parafuso central é ativado.
Como resultado, há a aplicação de força de forma rápida na estrutura da maxila, que leva à ruptura da sutura palatina.
A sutura é a linha de união entre as duas metades do osso maxilar que podemos até sentir com a língua.
Com a ruptura da sutura, as duas metades se separam e a arcada se expande.
O sinal de que a ERM funcionou é o aparecimento da separação entre os incisivos centrais superiores: O diastema central.
Depois de consolidar a disjunção, mantendo a posição por 4 a 6 meses, o aparelho fixo pode ser colado.
Siga-nos no Instagram
Expansão rápida de maxila – infográfico
Neste infográfico vamos mostrar através de textos e imagens como funciona o disjuntor palatino desde a montagem até o término da expansão rápida de maxila. Nestas imagens usamos o disjuntor Hirax, mas os princípios são os mesmos adotados em outros aparelhos como o Haas e o Mc Namara.
Você vai entender todos os passos do processo, desde como são confeccionadas as bandas ortodônticas até a cimentação do disjuntor.
Também vai ver como se forma o diastema central, aquele espaço que surge entre os incisivos superiores quando a expansão rápida de maxila funciona mesmo.
Veja neste outro post como resolver o problema estético causado pela abertura do diastema durante a disjunção.
Você encontra mais artigos relacionados ao tema aqui no Blog do ortodontista.net, assim como depoimentos de quem já passou por este procedimento nos inúmeros comentários de cada post.
Por isso, vale a pena dar uma olhada com calma em todos os posts sobre este assunto.
Abraços,
Dr. Andre Moreira
Olá dr. boa tarde!
Tenho mordida cruzada e faz uma semana que comecei a usar o Hyrax.
A minha grande preocupação é que tenho 28 anos e leio bastante artigos, informando que o uso desse aparelho só é eficaz quando criança.
Será que estou fazendo a coisa certa?
Tenho medo de estar apenas perdendo o meu tempo para algo que não irá resolver o meu problema.
Bárbara,
O Hirax pode funcionar em pacientes da sua idade, mas é preciso um monitoramento constante para evitar inclinação dos molares. Converse com o seu ortodontista sobre isso.
Gostaria de indicação de profissionais em
São Paulo capital que façam esse tipo de tratamento com aparelho expandir palatino em adultos pois tenho 26 anos e dizem que não vai expandir mais, porém vejo resultados bem positivos.
Observação fiz ortognatica há cinco anos
Oi Aline! Desculpe a demora, mas não tenho atualmente quem indicar em SP. Sou do Rio de Janeiro.
olá, doutor!
Preciso fazer uma cirurgia de expansão, mas esqueci de perguntar qual o tempo médio de recuperação desse procedimento. No meu trabalho, muitas vezes, preciso fazer força e não gostaria de ficar muitos meses impossibilitado. Gostaria de saber quanto tempo leva (em média, em um cenário otimista) para uma recuperação que me possibilite voltar a fazer atividades físicas de bastante intensidade. vi em alguns lugares que pode levar entre 1 à 3 meses. Tenho essa preocupação.
Desde já, agradeço. parabéns pelo blog!
Fernando,
Desculpe a demora…
Realmente fica difícil definir esse prazo antes de fazer o procedimento.
Principalmente por que “atividades físicas de bastante intensidade” é uma expressão que deixa margem para variações de impacto no quadro pós-operatório.
Por isso, recomendo que você escolha o cirurgião de confiança e então veja com ele uma previsão de prazo para voltar à atividade.
Obrigado pelo seu comentário, e boa sorte!
Olá, tenho 41 anos. Fiz a cirurgia semana passada.. acredito que 15 dias já consiga algo de esforço, só os primeiros 4 dias pós são bem complicados aí melhora gradual. Pelo menos no meu caso.
Obrigado pelo seu testemunho!
Olá Doutor!
Faz uma semana que eu coloquei o expansor, só que a parte da frente do lado direito do expansor caiu e está embaixo de dois dentes, e eu estou sentindo um desses dentes ficando mole.
O que eu devo fazer? Só tenho consulta com a doutora depois do carnaval e estou começando a ficar preocupada com essa parte do expansor embaixo dos dois dentes e está machucando muito.
Daniela,
É importante avaliar isso rapidamente para evitar um problema maior nesse dentes. Mas acho que já havia te respondido pelo chat, certo?
Boa tarde, não estou conseguindo me adaptar ao expansor me dá muita ânsia de vomito, já faz semanas que estou tentando e não consigo, existe outras alternativas para expansão do palatino que não sejam expansores????
Mariana,
Existem opções, mas depende muito do seu caso. Por isso, só o seu ortodontista pode responder quais seriam as alternativas.
Eventualmente um outro disjuntor, com perfil mais baixo, pode ser mais confortável. às vezes o mesmo tipo de aparelho, feito por outro protético, fica mais confortável.
Doutor, coloquei um aparelho no céu da boca na quinta-feira mas se não me engano, é diferente do da foto, ele meio que tem um plástico e fica encostado no céu da boca, meu dentista queria q eu ativasse 2 vezes de manhã e 2 vezes de noite mas depois para não ficar muito pesado, segundo ele, abaixou para 2 vezes ao dia, se eu começar a ativar 4 vezes ao dia( 2 de manhã e de noite) em vez de só 2 vezes ao dia (como eu estou fazendo) o tratamento irá mais rápido?Ativando 4 vezes eu irei tirar antes do tempo determinado?
OBS: tenho 13 anos e ele disse q vou ficar 5 meses com este expansor.
Ana,
Recomendo fortemente que você siga as instruções do seu ortodontista, ok?
Eu não tenho como sugerir nenhuma alteração nas ativações do aparelho. Simplesmente por que não estou acompanhando o caso.
Seu ortodontista sabe o que está acontecendo e só ele pode dizer como apertar o seu disjuntor.
Boa sorte!
Boa noite doutor. Por acaso não tem um ortondontista em Portugal que me possa recomendar? Obrigado.
Rúben,
Sim! o Dr. Daniel Ribeiro em Lisboa. Procure no google.
Bom Dia Dr. André,
Tenho 30 anos de idade e estou colocando aparelho somente agora.
A Dra, com a qual estou fazendo o tratamento, informou-me que precisarei utilizar o hyrax por aproximadamente 180 dias para corrigir minha mordida e não “arrancar” os braquetes da parte inferior.
Além disto, estou apenas com DUAS BANDAS(no lugar dos separadores) e já fui fazer o molde. devo por o hyrax e a parte inferior do aparelho em uma semana.
Minha questão é, esta certo utilizar somente duas bandas? Não seriam quatro? E o hyrax por 6 meses na minha idade, será que teremos o efeito desejado?
Obrigado pela atenção.
João,
Não tenho como falar muito do efeito do Hirax. Uma disjunção na sua idade é possível, mas não tenho como fazer considerações sem ter avaliado o caso. Mas o prazo é esse mesmo.
Quanto ao uso de bandas nos primeiros e segundos molares, depende do caso, da situação de cada dente e das preferências do ortodontista. Eu, por exemplo, não costumo usar banda nenhuma. A não ser, é claro, para a fixação do disjuntor palatino. Mas na arcada inferior, provavelmente eu usaria tudo colado.
Olá, Dr.Andre. Recentemente fui ao dentista e ele me disse que terei que usar o disjuntor. Só que eu já tenho diastema nos dentes na parte posterior e inferior da boca, minha mordida é cruzada e segundo ele estou inserida na classe III se não me engano. Aíminha dúvida é: Se eu tenho já diastema na parte superior é preciso mesmo usar esse disjuntor? Já não tem espaço suficiente na minha boca? Obrigada desde já.
Débora,
Entendo a sua dúvida, mas é difícil responder sem ver o caso. Principalmente se você é uma Classe III. Esses casos costumam ser cirúrgicos e um tratamento compensatório sempre foge um pouco os padrões. Então, só mesmo avaliando clinicamente para dizer se a sua mordida cruzada requer uma disjunção para ser corrigida.
Boa noite DR. Minha filha de 8 anos começou usar o hyrax, usou por 15 dias ativando até expandiu bem, e depois o Dentista dela travou o aparelho ela ficou aproximadamente uns 14 dias e uma das partes do hyrax soltou, levei ela ao dentista e ele fez a remoção do aparelho,e falou q n precisava mais ela usar pois pois a expansão não tinha como voltar ao que era antes, mas achei muito prematuro, já que tem q usar o hyrax por no mínimo 2 a 3 meses e ele removeu com menos de 15 dias, minha dúvida é será que foi em vão o tratamento?
Fabiana,
Realmente a remoção foi feita antes do tempo normal. Seria importante medir a largura da arcada e monitorar a estabilidade da expansão obtida pelo Hirax. Essa é a única maneira de ter certeza de que o resultado não será perdido.
Bom dia Dr. André!! Parabéns pelo blog!
Vou passar pela cirurgia para expansão do céu da boca no mês que vem, e me preocupo com o tempo de tratamento pós-cirurgia, principalmente com o tempo em que o diastema fica aparente, pois fui informado que o espaço entre os dentes será grande no meu caso.
Quanto tempo em média é necessário para esse espaço fechar?
Flávio,
Dá uma olhada nessa postagem que trata exatamente desse problema que você vai enfrentar:
http://ortodontista-temp.webqualitat.net/disjuncao-palatina-fechamento-do-diastema-com-resina-restauradora/
Boa tarde Dr. André!
Se o sr. puder me ajudar ficarei extremamente grata.
Meu filho de 10 anos é classe II, tem mordida cruzada posterior e oclusão do arco superior. Ele está começando a trocar os primeiros pré-molares. Levei-o em três ortodontistas, sendo que o primeiro indicou o Hawley ou Bionator, o segundo indicou Planas ou Hírax e o terceiro Hírax ou Hass. Todos estes aparelhos tem a mesma função, o mesmo resultado e duração? Não sei por qual tratamento optar.
Priscila,
Esses aparelhos são bem diferentes uns dos outros.
Hirax e Haas são disjuntores palatinos. Esse post tem informações, mas existem outros aqui no blog sobre o assunto. Vale conferir.
Bionator e Planas são aparelhos ortopédicos funcionais. Mas funcionam de forma bem distinta.
Hawley é uma placa. Recomendo a leitura do post sobre aparelhos móveis.
Cada aparelho desses tem vantagens e desvantagens. A escolha depende muito do ortodontista.
Todos são ótimos aparelhos desde que o profissional saiba operá-los e a indicação esteja correta.
Só não posso dizer qual é a melhor escolha para o seu filho sem avaliar clinicamente.
Olá doutor!
Minha filha tem 11 anos e está usando o disjuntor palatino há 1 semana. Os dentes da frente já estão separando, porém ela diz que sente esses dentes da frente moles… é normal?
Renata,
É natural sentir alguma mobilidade durante procedimentos ortodônticos e ortopédicos.
Mas, como não dá para avaliar o grau de mobilidade, é importante que o ortodontista examine sua filha e confirme que tudo está dentro do esperado.
Olá Dr André, tenho 23 anos e possuo somente um dente na parte central da frente ao invés de dois pois quando eu era mais nova o dente que ficava do lado precisou ser arrancado para o dente de leite nascer porém ele não nasceu e o espaço se fechou e agora precisou ser retirado de dentro e descartado.
o meu dentista me informou que precisarei fazer a cirurgia de expansão-rápida-de-maxila para abrir espaço para colocar o dente que falta porém vi casos que não foi preciso a cirurgia e fiquei confusa será que realmente preciso? e também vou colocar o aparelho autoligado antes da cirurgia e vi alguns casos que foi colocado após é normal isso?
Alice,
Normalmente a disjunção é feita antes da colagem dos brackets, isso não é uma regra, mas costuma ser mais prático.
Na sua idade, pode até ser possível fazer sem a cirurgia, mas isso depende muito do ortodontista. O importante, é que se for tentar fazer sem a cirurgia, deve haver um acompanhamento bem próximo da evolução da disjunção.
Boa noite,preciso fazer expansão maxilar , já uso aparelho,gostaria de saber se é possivel com aparelho fixo sem cirurgia e quanto tempo leva pra expandir mais ou menos.
Gostaria que me informasse também quais os beneficios do aparelho auto ligado.O que ele tem de vantagem em relação aos outros .Obrigada.
Karina,
Dá uma olhada nesse post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelho-auto-ligado-produz-o-mesmo-efeito-da-disjuncao-palatina/
E nesse:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelhos-ortodonticos-auto-ligados/
Boa Tarde Doutor!
Meu nome é Fabiana eu estava numa clinica de ortodontia e fiquei lá por 2 anos e a doutora falou que só faltava 4 meses para terminar meu tratamento. perguntei a ela se meus dentes ia ficar assim, ela me respondeu que não tinha mais o que fazer que deveria ter extrair dois dentes de trás da parte de cima mais não fez. Não fiquei satisfeita e fui para outra clinica fiz todos os exames que foi pedido e passei também pela Periodontista, o doutor me explicou o que seria feito que vai ser colocado algo para segurar meus dentes no seu da boca. Existe outro tipo de aparelho sem ser o expansão palatina.
Fabiana,
Existem diversos aparelhos diferentes para ancoragem. Mas só o seu ortodontista pode definir qual é a melhor opção para o seu caso.
Olá, eu estou com o aparelho palatino há um mês e ele tem soltado muito da minha boca. Parece que o cimento não segura o aparelho na minha boca. O que fazer?
Guilherme,
Talvez seja um problema na adaptação das bandas aos dentes. Se não ficarem bem justas, soltam com facilidade.
doutor minha situação é ingual a essa , não consigo nem colocar minha língua toda no céu dá boca, só que eu tenho 24 anos, é eu queria muito fazer tratamento, só q meu dentista não me deu ouvidos sobre isso, é ruim até de me falar, n tem espaço para minha língua se mexer na minha boca. tem como o senhor me me ajudar de alguma maneira, me dee uma dica…
Wellington,
Você deve procurar um ortodontista na sua cidade (siga as 10 dicas do Blog) para orientá-lo sobre como proceder para resolver o seu problema.
Boa tarde
Gostaria de saber se já foi realizada esse procedimento de expansor da arcada superior juntamente com aquela cirurgia feita na maxila, reposicionamento da maxila, osteoplastia de maxila?
Teria como em uma mesma cirurgia realizar os dois processos?
Brenda,
Eu não sou cirurgião então acho que vale a pena consultar um especialista, mas acho que é possível fazer a disjunção no mesmo passo cirúrgico que outras alterações ortopédicas na maxila, durante uma cirurgia ortognática.
Boa noite, Dr. André!
Tenho 31 anos, sou paciente classe II, mordia cruzada. A minha ortodontista indicou o aparelho quadrihélice para expansão da maxila, estou preocupada pois em todas as pesquisas que eu fiz na internet ainda não vi ninguém mencionar que já fez uso deste aparelho, isso está me deixando preocupada! O sr. conhece esse aparelho? Sabe se funciona para minha idade e se é eficaz o tratamento?
Vanessa,
Esse aparelho é um expansor. Se a quantidade de expansão necessária for pequena, ele funciona bem. Se for grande, o melhor é usar um disjuntor.
Muito obrigada Dr. André!
Por nada Vanessa! Fique com Deus!
oi tenho 30anos.eu tenho mordida cruzada e o céu da boca meio fechado.Gostaria de saber se usando o expansor palatino vai me ajudar.porque falaram p mim q meu caso é so cirurgico,mas ñ qro fazer cirurgia.oque vc acha.
Hellen,
Só mesmo avaliando o paciente clinicamente para dizer qual a alternativa mais indicada. Disjunção palatina sem cirurgia aos trinta anos não é impossível, mas precisa ser feita com muito cuidado.
Dr. estou abrindo o hírax, 3 voltas por dia, durante 7 dias e esta doendo na hora de abrir é normal?
Doí no céu da boca e os dentes, mas depois de uns 30 min melhora e não sinto mais dor.
Noélia,
Imagino que nesse momento sua disjunção já esteja concluída e consolidando o resultado. Desculpe pela demora… Mas pela descrição, tudo estava dentro do normal, inclusive a dor passageira. Espero que tudo corra bem para você.
Oi Dr.! Parabéns pelo blog!
Tenho 32 anos, minha mordida é cruzada e aberta… todo os ortodontistas que visitei falaram que preciso fazer a tal da cirurgia ortognática, tenho muuuuito medo, mas meu caso não parece ser tão grave, o que me preocupa é que já tenho retração na gengiva, muitas dores de cabeça e um zunido insistente no ouvido… A questão estética não me incomoda, mas se eu não fizer a cirurgia esses sintomas podem piorar? uma dentista falou q posso perder meus dentes, quase chorei! Quais complicações uma mordida cruzada e aberta pode ocasionar? existe outra forma de corrigir esse problema?
Sou de Brasília e estou precisando de indicações de um bom cirurgião e um ortodontista para avaliar meu caso, tu podes de passar algum contato?
Grata!
Abçs
Eli,
Não tenho quem indicar em Brasília, mas as dores de cabeça podem estar relacionadas à uma disfunção têmporo-mandibular. Procure um dentista especialista em DTM e leia os artigos desta categoria (DTM) aqui no Blog.
Talvez seja possível aliviar esses sintomas sem precisar corrigir a mordida cruzada. Mas isso só pode ser afirmado por um profissional capacitado que tenha examinado você.
Boa sorte!!!
Boa Tarde Dr,
Fiz a cirurgia de disjunção à 25 dias,e terei que fazer de classe lll ano que vem, estou abrindo com o Hyrax porém percebi que está abrindo para o lado esquerdo, colocando uma linha no centro do meu rosto dá para ver que está totalmente pro lado esquerdo a abertura, isso causa algum problema?Perguntei ao ortodontista diz ele que não, mas não sei fiquei na dúvida..gostaria de uma opinião sua, pois já deve ter visto casos parecidos.
Outra coisa, os dois dentes da frente que estão separados, a gengiva não esta totalmente rente a eles,vi algumas pessoas comentando do “buraco negro”, tem a possibilidade desse osso do meio e/ou gengiva não formar?Obrigada.
Cassiane,
A abertura do espaço é natural e o fechamento dos dentes, que será feito depois, deve evitar a formação dos triângulos.
Quanto à expansão ocorrendo mais de um lado da arcada, pode ser apenas uma assimetria, que já existia, e que está ficando mais evidente com a expansão, mas não tenho como ter certeza sem ver o caso.
Boa tarde!
Há cerca de um ano realizei a cirurgia de disjunção cirúrgica para expansão palatina. Apesar do hirex estar totalmente acionado não apresentei diastema central, isso é normal? Meu lábio superior, parte da narina e a gengiva superior ainda apresentam falta de sensibilidade. Existe algum tipo de tratamento para recuperar a sensibilidade como acupuntura, drenagem linfática ou algum tipo de medicamento?
Obrigada!
Angela,
O esperado é que apareça o diastema após a disjunção. Quanto à falta de sensibilidade, só o seu cirurgião pode dizer o que está ocorrendo e qual a previsão para a reversão desse quadro.
Bom dia Dr. André,
Como já li algumas matérias falando sobre o uso de extensor no palato, alguns comentários falam que ele não é aconselhado para adultos, meu dentista me disse que terei que usar. Procede? Posso colocar sem receios?
Meiry,
Adultos podem sim fazer disjunção palatina. Algumas vezes a cirurgia é recomendada, mas nem sempre.
Quanto a fazer sem receio, isso só o seu ortodontista pode assegurar.
Eu usei esse aparelho , porém precisei tirar antes do tempo para o meu casamento, hoje amanheci com o maxilar meio travado, gostaria de saber se isso está relacionado ao uso inadequado desse aparelho, ou se tem como resolver fácil , sem precisar de tratamento cirúrgico .
Danielle,
O travamento pode ser apenas tensão muscular. O ideal é consultar um especialista em DTM.
Dr. eu gostaria de saber com quantos dias q aparece a porteirinha? Tenho 17 anos, estou usando o aparelho tipo HAS já tem 13 dias, morro de dores de cabeça e até agr n vi diferença ><
Erika,
Normalmente nesse prazo já seria possível ver a separação.
Olá Dr. Meu nome é Suely tenho 37 anos e minha dentista solicitou que eu fizesse a disjunção palatina e cirugia ortognática. Então gostaria de saber qual o tempo de recupuração para esses procedimentos. e quanto tempo dever se usar disjunção palatina.
Fico no aguardo.
Grata.
Suely,
Quem pode responder é o cirurgião que vai operar. Isso, depois de avaliar o seu caso.
Cada cirurgia é um procedimento único e existem muitas variações na forma como isso pode ser feito.
Por isso, o indicado é consultar um cirurgião buco-maxilo facial para uma avaliação completa do seu caso.
Boa tarde Dr.André,
Levei minha filha de 9 anos para avaliação e o ortodontista disse que ela precisa usar primeiro o aparelho para expandir os ossos, pois os dentes são grandes e não tem espaço, que precisa ser urgente antes que ela entre na puberdade, porém estou muito insegura pois sei que ela irá sofrer muito com dor e com a alimentação, já que não toma sopas, e será difícil a adaptação, a pergunta é:
-Precisa ser mesmo urgente? ou posso esperar ela ficar mais mocinha?
E vi que no seu blog o senhor explica sobre uma cirurgia ao final da expansão, meu ortodontista não me informou sobre isso, aliás o seu blog foi muito esclarecedor, pois não recebi as informações detalhadas anteriormente.
Muito obrigada Doutor André.
Nair,
Não tenho como saber se a sua filha precisa realmente de uma disjunção palatina sem ver o caso.
Mas, pela idade dela, eu tentaria usar ortopedia funcional com aparelhos removíveis para estimular o crescimento ósseo. O ideal seria fazer isso com uns seis ou sete anos, mas ainda deve dar tempo de conseguir resultados se ela for uma paciente muito colaboradora, ou seja, usar o aparelho corretamente.
Caso não seja alcançada expansão suficiente, a disjunção pode ser feita mais à frente, com 12 ou 16 anos sem dificuldade.
Procure um ortodontista usando as 10 dicas do Blog e acrescente a necessidade de ser um profissional que trabalhe com ortopedia funcional dos maxilares.
Leia também os posts da categoria ortodontia em crianças.
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/category/ortodontia-em-criancas/
Bom dia Dr. André Moreira,
após a retirada do disjuntor é preciso usar uma placa de contenção? Existe risco de voltar a forma original mesmo depois da calcificação? Meu filho tem 9 anos e ainda tem dentes de leite. Imagino que não irá usar o aparelho fixo agora.
Agradeço desde já as informações esclarecedoras do site. Paula Manceira.
Paula,
Se ele vai ficar sem aparelho fixo, o uso de algum tipo de contenção é recomendável.
ola dr, sou do paraná tenho 25 anos, a clinica em que faço tratamento encontrei um dentista cirurgião, ele trabalha em um hospital que faz ortognática e disjunção, então ele vai fazer pra mim pelo sus.
A duvida é ele diz estar no 3 ano de residencia ele pode me operar?
adorei seu post muito bem explicado obrigado.
Obrigado Joelma!
Não sei dizer. Mas se ele está trabalhando no hospital público, imagino que esteja habilitado.
Boa tarde,
Gostei muito do seu informativo. Vou fazer a cirurgia de expansão rápida, ja avisaram que vou ficar 06 meses com o aparelho e que ele atrapalha na fala, mas como canto em coral gostaria de saber se vai atrapalhar, sera que com 01 mes eu consigo voltar a cantar?
Carla,
O canto particularmente é uma atividade muito específica, e é difícil assegurar que você vai ter uma boa adaptação ao aparelho a ponto de não interferir.
Em um caso como o seu só o tempo dirá como será voltar a cantar com o aparelho na boca.
OLA DR. ANDRÉ
FIZ A CIRURGIA DE EXPANÇÃO DO PALATO VAI FAZER UM MÊS, ATIVEI O HIRAX POR UMA SEMANA 2 VEZES AO DIA, GOSTARIA DE SABER QUANDO VOU PODER USAR O APARELHO FIXO PRA FECHAR O DIASTEMA, AINDA ESTOU COM O HIRAX
AGUARDO RESPOSTA
Cissa,
Isso, só o seu ortodontista pode dizer. Depende do caso.
Boa tarde Doutor André,
Eu realizei a cirurgia de expansão de maxila há um mês.
Porém aconteceu algo estranho e não consigo encontrar casos similares.
Eu abri o hyrax por três semanas (ontem ele foi travado). Até a última sexta feira, meus dentes estavam bem separados, porém bem alinhados entre si.
Ao acordar no sábado, notei que meu lado direito da maxila estava “caído”. O meu dente incisivo direito está bem mais baixo do que o esquerdo e levemente inclinado para fora. Todos os outros dentes da parte direita estão mais baixos, porém os incisivos são os mais diferenciados.
Isso é comum de ocorrer? O ortodontista me explicou o que pode ter ocorrido, porém eu gostaria de saber como foi a recuperação de alguém que já teve esse mesmo problema.
Muito obrigado
Olá Gulherme,
Eu não tenho experiência com um problema similar ao seu. Por isso acho que não vou poder ajudar muito…
Mas acho importante conversar com o cirurgião para entender exatamente o que ocorreu e como será solucionado.
Desejo-lhe boa sorte!
Boa Noite Dr.!
Meu filho tem 11 anos e tem a arcada superior estreita(fechada). O dentista colocou esse aparelho e na primeira vez deu um espaço de 10 voltas com a chave. Ele sentiu a sensação de que a narina e a testa estivessem se abrindo. O procedimento será feito no consultoria um vez por semana. Este ato procede para a idade dele?
Maria,
Pela descrição está sendo feita uma disjunção palatina no seu filho.
A princípio é um procedimento adequado para essa idade.
Olá Dr.,
Tenho 17 anos e já faz 4 meses que uso o disjuntor palatino McNamara (a minha doutora disse que o tratamento seria entre 4 a 6 meses), o problema é que não noto diferença nenhuma desde o início do tratamento. Gostaria de saber se seria motivo de preocupação, pois penso que seja devido ao facto de não notar nenhuma alteração…
Muito obrigada pelo tempo despendido!
Ana,
Pela descrição não se pretende uma disjunção, pois nesse caso, o resultado estaria presente desde o primeiro mês. Então deduzo que se pretenda fazer uma expansão lenta. Mas aí já seria perceptível alguma alteração na largura da arcada.
Talvez essa diferença já exista e você simplesmente não consegue perceber.
De facto, à primeira vista, não noto qualquer diferente desde o início do tratamento. Visto que poderá ser uma expansão lenta, durante mais ou menos quanto tempo pensa que irá demorar até ao fim deste tratamento? E acrescento ainda que ainda não tenho o diastema central, algo que aparentemente iria ter…
Ana,
Não tenho como dizer quanto tempo irá demorar para fazer esta suposta expansão lenta. Eu particularmente não tento esse procedimento em adultos.
O diastema só é esperado em casos de disjunção rápida.
Olá Dr meu nome é Douglas tenho 29 anos estou fazendo um tratamento ortodontico porem minha dentista esta analisando a documentação do aparelho porem ela disse que teho a mordida cruzada e que seria ideal eu fazer uma cirurgia que seria Disjunção palatina abertura sutura palatina disjuntor de hirox porem disse que tambem poderia ter uma segunda opção que seria a extração de alguns dentes para ter mais espaço na boca porem me disse que a cirurgia seria mais indicado por questoes esteticas porem nao possuo um convenio medico e essa cirurgia nao é barata em hospital entao queria sua opiniao será que devo tentar fazer a segunda opção apenas extrair dente para dar espaço ou corro o risco de ter problemas futuramente ?
Douglas,
Não tenho como dar uma opinião sem ter examinado o paciente. Talvez seja bom fazer uma consulta de avaliação com outro ortodontista antes de decidir.
Ola ,
Meu dente abriu no meio , faz 1 semana , quando que pode colocar o aparelho fixo ?
Daniele,
Isso vai depender do seu ortodontista.
Dr Boa tarde!
Estou fazendo um tratamento ortodontico para expasão de espaço para que meu canino que está ocluso consiga “subir”, o espaço que tem é consideravel pois até mes passado meu dente de leite estava aqui, ( acabei de tira-lo) meu dentista disse que não é necessario o uso de “banda” e que em quatro meses ele conseguira abrir o espaço necessario e depois esparara o canino nascer ou se não fazer o tracionamento. O dente está praticamente na posição correta, tenho 21 anos.
Gostaria muito de saber sua opinião sobre o caso!
Aguardo
Lucas Bezerra
Lucas,
Pela descrição está tudo dentro do padrão. Mas, sem ver o paciente não posso emitir uma opinião sobre o plano de tratamento.
Boa tarde Dr. André.
Meu filho tem cinco anos e retirou a cinco dias o aparelho fixo e agora vai colocar o móvel, gostaria de saber pois após a retirada o mesmo esta sentindo dores de cabeça, se a retirada do aparelho pode causar estas dores devido a separação do palato. obrigado.
Renato,
A disjunção pode produzir estes efeitos, mas é importante falar sobre isso com o ortodontista.
Boa tarde Dr
meu dentista disse que vou ter que usar esse aparelho embaixo do ceu da boca (expansor) mais as pesquisas que fiz diz uma idade minima de 16 anos estou com 20 ,pode haver algum problema?
Anny,
O uso de disjuntores paladinos na sua idade é perfeitamente normal.
Obrigada ,Dr.
Por nada Anny,
Fique com Deus!
Boa tarde dr mais uma vez..tenho uma fillha com 7 anos que colocou um expansor removivel á cerca de meio ano,a dentista diz que a mordida ja descruzou e que agora terá de continuar a usa-lo por mais meio ano durante o dia e a noite e que ao final desse meio ano passaria a ficar com ele a penas de noite(para não haver recidiva) ate aos 12 anos .É normal usar assim tanto tempo mesmo que o use apenas de noite?obrigada pela atenção
Ana,
É importante manter o resultado, mas o aparelho pode interferir no desenvolvimento das arcadas se for mantido por muito tempo sem ser trocado.
Eu particularmente gosto de trabalhar com ortopedia funcional nessa fase de consolidar o descruzamento da mordida.
São aparelhos que são mai liberdade para o crescimento ósseo do que as placas, que ficam presas à uma das arcadas (nesse caso, na superior).
Boa tarde dr… a dentista da minha filha nunca me falou desse aparelho de ortopedia funcional….e esse aparelho sera usado apenas de noite ou durante o dia tambem?obrigada pela atenção mais uma vez
Ana,
A ortopedia funcional é uma especialidade da odontologia e os aparelhos são usados o dia todo e não só para dormir.
Olá Dr. Coloquei o aparelho hyrax, e estou ativando com a chavinha 2 vezes ao dia, duas voltas .. durante 6 dias. Porém a minha mordida é cruzada somente do lado esquerdo, e conforme estou abrindo o lado certo da minha mordida tmb está abrindo demais, falta pouco pro meua dentes do lado direito, cobrir por completo os dentes da frente. Quero saber se isso é normal? Se depois o lado que abriu demais tem como voltar pro lugar certo ?
Agatha,
Isso pode ocorrer e depois a mandíbula se reposicionar. Mas não posso dizer se especificamente no seu caso está havendo algum problema ou não.
Doutor, boa noite. Preciso de uma opinião sobre correção de mordida cruzada com a preservação estética do sorriso. Sou modelo fotográfico de catálogos de grandes marcas/grifes, tenho 32 anos e ainda atuo em eventos de moda, então a minha imagem é o meu ganha pão! Tenho contratos até o outubro de 2016, e me encontro num dilema, entre continuar trabalhando e corrigir meu problema de mordida cruzada… Acredite, só da para perceber que minha mordida é cruzada se olhar bem de perto. Meus dentes tem um bom alinhamento, quase todos certos, mas a minha mordida é cruzada (transversal) o que me preocupa, pois percebo que agora está um pouco mais cruzada que no ultimo ano, ao mastigar principalmente…isso tem causado um pouco de desgaste em alguns dentes laterais(bem discreto), e 1 dente da frente está um pouco(bem pouco mesmo) montadinho…. é tão discreto que as vezes eu esqueço do problema. Entretanto já visitei um ortodontista e um cirurgião bucomaxilofacial, e os dois me disseram que meu caso e cirúrgico, o que me espantou, dado o fato dos meus dentes serem quase nada desalinhados e a mordida cruzada não ser tão aparente… Aparentemente é muito discreto, mas os especialistas sempre falam em cirurgia e diastema(help!). Pois então, meu problema – primeiro: a utilização de expansor e o diastema me assustam e podem interferir no meu trabalho….. segundo: eu tenho interesse no uso de aparelho ortodontico lingual, para que eu continue fazendo fotos sem problemas(mesmo tendo que gastar mais nesse aparelho, não me importo com o valor)… quais seriam a minhas alternativas? Realmente no meu caso é escolher entre os trabalhos que tenho previstos, ou corrigir o problema com tudo que vem junto(cirurgia, diastema e uso de aparelho na frente dos dentes) – O que seria um grande problema pois preciso trabalhar para pagar o aparelho e tudo mais! Me ajude! Tenho alternativas??? Em face disto, vivo adiando resolver meu problema ortodôntico, porque(graças a Deus) vive aparecendo trabalho novo pra mim.
Olá Fernanda,
Desculpe pela demora…
Bem, para dar a minha opinião sobre a possibilidade de fazer o descruzamento sem cirurgia e disjunção, seria necessário avaliar clinicamente o caso.
Mas muitas vezes isso é possível, inclusive usando o aparelho lingual.
Então,podemos dizer que, hiopoteticamente, essa seria uma alternativa que não iria interferir no seu trabalho. Mas isso vai depender muito do ortodontista que for tratar de você.
Os profissionais nem sempre concordam com a mesma abordagem para o problema. Enquanto um ortodontista opta por fazer disjunção, outro pode escolher a movimentação dos dentes para obter o resultado.
É importante deixar claro que não são todos os casos que permitem essa “escolha”. Alguns claramente só podem ser tratados com disjunção enquanto outros obviamente não precisam desse tipo de procedimento.
Os casos limítrofes são os que geram maior discordância entre os ortodontistas no que diz respeito à forma como devem ser tratados.
Então, se o seu caso estiver nessa categoria, pode ser possível resolver sem procedimentos que comprometam a estética.
Dr,queria saber se depois da espanção do maxilar que no caso quando os dentes se separam, sa pode retirar o Hyrax( que é o meu caso),ou é necessário ficar durante três meses, pra dps por o fixo
Luana,
É necessário esperar este tempo para consolidar o resultado.
Ola doutor fiz 18 anos dia 17 de abril de 2015 eu gostaria de saber assim tenho o rosto largo e arcada dentaria pequena , minha mordida não esta cruzada , mas olhei no espelho e vi que meus dentes estão pra dentro , eu queria um sorriso mais projetado , tipo a arcada mais larga , já fui no dentista e ele falou que está normal mais não me convenceu será que posso usar o hyrax .ou há outro metodo.obrigado pela atenção
Natan,
Pela descrição seus dentes são inclinados para dentro do arco. Isso é uma característica sua. Alterá-la pode ser possível, mas provavelmente isso passaria pelo aumento da largura dos dentes com restaurações (combinado com ortodontia).
Olá Dr. André, minha filha tem 7 anos de idade, e foi diagnosticada pela fono, que o problema dela é no maxilar, passei na dentista do sus e diagnosticou má oclusão classe lll e me alertou que terá que usar aparelho disjuntor para ampliar o céu da boca de imediato, pois a dentição dela é mista, até o momento só trocou 3 dentinhos inferiores. Mas acabamos de descobrir pela otorrino que minha filha tem adenóide hipertrofiada, e dificuldade respiratória,provavelmente isso tenha causado a má oclusão pelas informações que obtive na internet. A otorrino afirmou que dá para fazer a cirugia da adenóide até os 10 anos de idade. Gostaria de ter sua opinião, se devo por o aparelho disjuntor antes da cirugia da adenóide. Pois pelo sus só vou consegui vaga para cirurgia no ano que vem, 2016.
Desde já agradeço pela suas orientações, das quais tem ajudado esclarecer as dúvidas de tantos leigos como eu. Deus o abençoes sempre, abraços!
Obrigado Dejanira!
A disjunção não vai resolver o problema da Classe III sozinha, mas pode ajudar.
Além disso, costuma melhorar a passagem do ar pelas fossas nasais.
Isso pode influenciar o vedamento labial e a postura da língua.
A língua bem posicionada por sua vez pode parar de estimular o crescimento excessivo da mandíbula, pois a língua baixa “empurra” a mandíbula para frente.
Num cenário otimista, até a retirada das adenóides poderia ser evitada caso a disjunção funcione bem.
Mas veja bem que tudo isso é hipotético.
Casos de prognatismo (classe III) são sempre complexos e muitas vezes têm indicação de cirurgia ortognática.
Não tenho como dizer nada de conclusivo sem avaliar o paciente criteriosamente.
Mas a disjunção pode trazer benefícios se for feita agora (e se for feita corretamente).
Desejo tudo de bom para você e sua filha.
Fiquem com Deus!!!
Muito Obrigada Dr. André, pena que sou de São Paulo, pois contaria com seus serviços, caso morasse aí no Rio. Que Deus continue sempre iluminando os teus caminhos. Muito Obrigada, Abs!
Obrigado pela confiança Dejanira!!!
Pena não poder atendê-la.
Fique com Deus!!
Estou com o dsjuntor palatino tipo HAAS há uma semana e vou colocar o fixo junto por quanto tempo vou ficar com ele ?
Thayna,
Isso só quem pode dizer é o seu ortodontista.
Doutor , fiz a essa cirurgia faz exatamente 9 dias só que tive um estranho problema com os pontos , há uns 3 dias eu senti no local dos pontos um lugar aberto ( tipo um buraco ) dando a impressao que havia soltado um dos pontos , começou a sair sangue de vez em quando , falei com meu bucomaxilo que me operou e ele disse que era normal até entao sangrar um pouco… Mas ai hoje quando estava deitado , senti um incomodo no nariz e fui cutucar e quando consegui tirar era um fio dos pontos , deve ter soltado daquele mesmo lugar onde senti o buraco e que sangrava..É normal isso ?? E se tem problema deixar 1 dos pontos aberto , ele nao sangra mais igual antes , de vez em quando só e bem pouco… Obrigado , ahhh e ta sendo dificil a recuperaçao viu haha me deu muita febre esses dias mas ja estou melhorando.
Gustavo,
Como eu não sou cirurgião, acho difícil te ajudar. Mantenha contato com o seu cirurgião para monitorar a evolução, mas parece que o problema está diminuindo.
Obrigado doutor , ele viu , ta tudo certo , só nao soube dizer o que era o fio mas tambem nao é de nenhum problema…Vc sabe quanto tempo leva geralmente para os dentes da frente voltar para o lugar denovo ??? Ë muito feio isso hahahahaha
Ok Gustavo,
O tempo para fechar este espaço não depende apenas dos dentes superiores, mas também da oclusão com os inferiores, por isso é difícil dizer sem ver o caso.
Olá doutor, lembra de mim? quanto tempo não faço uma pergunta ao senhor não é mesmo! bom como você deve se recordar eu lhe fazia perguntas sobre o uso do aparelho Haas. Pois bem depois de alguns meses estou prestes a tirá-lo, porem meus dentes ainda doem às vezes, e qualquer força, por mais fraca que seja, “forçando” os dentes pra baixo tenho a sensação de quase estar arrancando os mesmos. Então estou com medo de tirar pois eu vi na internet que os dentistas usam um tipo de ganho para remover o aparelho. O que você me recomenda fazer? ou isso é normal?
Obrigado
Olá Kennedy!
Sim, eu lembro de você. Tudo bem?
Essa sensação pode ocorrer quando os dentes estão sujeitos à uma força um pouco maior, que é o que temos na disjunção.
Acho que você deve dizer isso ao seu ortodontista e mostrar que está com medo de ter algum problema durante a remoção do aparelho.
Não há nada de errado em estar preocupado com a possibilidade dos dentes saírem junto do aparelho (não que eu ache que isso pode acontecer, ok?).
O cliente tem direito a ter medo de tudo e o profissional tem o dever de explicar por que ele não precisa se preocupar.
Pode encher seu ortodontista de perguntas até você se sentir tranquilo.
Abraço!!!
Ok Dr. Muito obrigado pela atenção de sempre!
Por nada Kennedy!
Fique com Deus!
Olá Dr André,
Coloquei o aparelho expansor Hyrax aos 17 anos e fiquei com ele durante 4 meses,
funcionou perfeitamente. Hoje tenho 25 anos e há alguns anos terminei esse tratamento. Minha dúvida é: depois que o palato é expandido, o espaço que foi aberto entre as duas placas do palato é calcificada pelo nosso organismo em quanto tempo? Ou as placas ficam espaçadas? Como saber se o palato esta “fechado” ou continua “aberto”?
Nane,
Depois de seis meses já há calcificação da sutura rompida e com o tempo vai ficando cada vez mais consolidada.
Olá, Dr. André.
Antes de mais nada, parabéns pelo seu blog.
Tenho 51anos, e fiz a expansão de maxila em 08/04, pois tinha atresia posterior (mais do lado esq.). Durante a expansão, a coroa de um dos dentes ( do lado esq.) em que estava alicerçado o Haas não suportou, e quebrou. A orto,então, colou com resina o aparelho em 3 dentes para que a expansão pudesse continuar, caso contrário correria o risco de “perder a cirurgia”. A abertura foi de 1 cm. Dia 31/08, retirei o aparelho. Meus dentes estão meio saltados, as gengivas dos dentes incisivos estão muito elevadas, fazendo com que a região acima dos lábios fique super proeminente (igual a aquelas pessoas que usam uma prótese muito grande ou mal ajustada ). Estou com a aparência muito grosseira e diferente do que era. Enfim, me sinto péssima e deprimida. Gostaria de ouvir um comentário seu. Desde já, agradeço.
Obrigado Ana!
Como você sofreu alterações ortopédicas importantes, é natural que estranhe a sua própria face. Mas agora tudo o que pode ser feito é esperar a conclusão do tratamento.
Mas você deve conversar com a sua ortodontista sobre este desconforto estético e questionar por possíveis soluções.
É importante sentir que o profissional compartilha da sua preocupação e que está se dedicando seriamente à encontrar uma solução.
A situação é difícil e você precisa de um ortodontista comprometido com você para alcançar um resultado estético que foi o seu objetivo desde o início.
Desejo-lhe tudo de bom. Fique com Deus!
Boa tarde. Vou precisar fazer tratamento para mordida cruzada e para biprotrusão também. Estou com medo da expansão agravar momentaneamente o problema da protrusão. Os dentistas que procurei disseram que a biprotrusão era consequência da falta de espaço para os sisos nascerem e que precisaria realizar extração. Só com a extração dos sisos e uso do expansor conseguiria resolver o problema da mordida cruzada? O tempo de utilização do aparelho ortodôntico é apenas o suficiente para o fechamento do espaço?
Andressa,
A expansão é a forma mais comum de corrigir uma mordida cruzada lateral de vários dentes.
A biprotrusão geralmente está relacionada ao biotipo facial e a extração dos sisos não deve ajudar muito. A dos pré-molares sim pode ser uma opção, mas é preciso estudar o caso muito bem antes de decidir.
O seu ortodontista vai definir o tempo de tratamento para resolver todos os problemas, não só o fechamento do diastema.
Olá Dr. André! Minha filha têm 13 anos está a usar o hyrax há uma semana e um dia! A expansao foi rápida tendo em conta que só tinha 2 dentes cruzados, agora q Já está concluída irá trancar o aparelho Na segunda feira! De seguida terá que usar o aparelho de brackets durante 2 anos quando o poderá colocar? Acha q em outubro Já poderá começar esse tratamento?
agradeço à sua resposta
Rita,
Isso só mesmo o seu ortodontista pode definir. O normal é manter o disjuntor em contenção por 4 meses.
Prezado Dr André,
Precisarei fazer esse expandimento da maxila e gostaria de saber quanto tempo dura esse tratamento e qual seria o preço aproximado do mesmo.
Agradecendo desde já,
Maiara
Maiara,
Valores eu não comento aqui no Blog.
Quanto ao tempo, de 4 a 6 meses.
Doutor, bom dia
Tenho 25 anos e mordida cruzada posterior, minha dentista disse que não vou usar o aparelho para abrir e que ela irá descruzar a mordida puxando com as borrachinhas, mas parece que eu acho a parte de cima bem menor que a de baixo, você acha que nessa idade eu ainda consigo consertar a mordida com a borrachinha?
Obrigada!
Ps: parabéns por responder os seus leitores!
Obrigado Érica,
Depende muito da sua mordida cruzada. Se houver realmente uma atresia forte da arcada superior com muitos dentes cruzados, a mecânica com elásticos inter-maxilares pode não ser a melhor escolha.
Mas para responder com certeza seria preciso avaliar você pessoalmente.
Olá doutor, após um mês com os elásticos minha ortodontista resolveu que seria melhor usar o hyrax, estou ativando há três dias, duas ativações por dia e não abriu nenhum espaço entre os incisivos, há a possibilidade de (em casos como o meu, já com 25 anos) disjuntar sem aparecer o diastema ou posso perder essa esperança? rs
Obrigada!
Erica,
Há a possibilidade de uma expansão, mas para dizer que houve disjunção o diastema deve estar presente.
Obrigada pela resposta, estava um pouco apreensiva pelo processo ser difícil na minha idade, mas deu certo! no nono dia de ativação disjuntou e apareceu o diastema que ficou com cerca de 2 mm.
Maravilha Erica!
Sucesso no seu tratamento!
E fique com Deus!
por favor, uma dúvida… quando ocorre essa expansão a estrutura nasal eh alterada? obrigada
Sim Daniele.
olá, eu estou usando esse aparelho a quase 2 meses e ja parei de ativa-lo, porém expandiu mais que o esperado. gostaria de saber se volta para o lugar, pois esta me encomodando e está muito feio. Desde já agradeço.
Yasmin,
Normalmente volta um pouco quando o aparelho é removido.
Dr. tenho 29 anos e estou usando o aparelho móvel para expandir a arcada. Em sua experiencia quanto tempo vou utilizar ele? Já que estou ativando uma vez ao dia e só estou removendo ele uma vez ao dia para a higienização. Outra coisa, é normal ele ferir um pouco o céu da boca? estou um ferimento pequeno.
odrigo,
Eu não uso este tipo de aparelho em adultos, então não tenho como dizer quanto tempo você irá usá-lo.
bom dia Doutor.
tenho 39 anos será que ainda seria possivel eu usar o aparelho para expandir a acarda superio?
obrigado.
Cristiano,
Provavelmente sim, mas pode ser que precise fazer a cirurgia antes da disjunção.
Bom dia Dr.
Coloquei o Hass a 6 dias, tenho 29 anos e a dentista orientou que ativasse ele uma vez ao dia. Não estou vendo afastamento dos dentes ainda. É normal essa lentidão por só ativar uma vez? Poderia ativar duas vezes ao dia se a dentista mandasse?
Rodrigo,
Com uma ativação diária você deve obter uma expansão e não uma disjunção. O afastamento, se ocorrer, deve ser pequeno.
Já iniciou o afastamento, vejo na facilidade de passar o fio dental. Estou sentindo dores no palato, como se estivesse havendo uma separação, uma dor chata, tipo resgando por dentro até na frente em baixo do nariz. Esse afastamento tem um máximo de espaço que pode ser alcançado Dr.?
Rodrigo,
Já vi espaços de 10 mm, mas não saberia dizer se é o máximo. O que importa é o que será feito no seu caso e isso só o seu ortodontista pode definir.
Minha filha de 6 anos começou a troca dos dentes de leite, porém seus dentes de leite são bem juntinhos e já apinhados e os dentes permanentes que estão começando a vir são bem maiores, tanto na arcada superior como na inferior. Na radiografia panorâmica pedida pela ortodontista podemos ver os dentes bem aglomerados então a profissional nos sugeriu usar o expansor durante 6 meses para prevenir um pouco desse apinhamento dos dentes permanentes e futuramente não precisar extrair dentes permanentes. Pergunto? Este aparelho expansor é realmente necessário já nesta idade? Se ele for colocado a arcada inferior irá mesmo acompanhar a abertura da arcada superior????
Lisi,
Nestes casos eu prefiro trabalhar com ortopedia funcional dos maxilares.
Dê uma olhada no post sobre aparelho móvel.
Oi Dr. seu site é muito bom, tem explicações de fácil entendimento e muito completas.
Tenho algumas perguntinhas, fiz a cirurgia para expansão da maxila a 3 semanas, o aparelho usado para expandir foi um reto, é um ferrinho que vai de uma gengiva a outra, não nos dentes. Nunca vi ninguém usando esse aparelho ele é comum ?
E depois de um tempo um lado da mordida desceu muito, está bem torto, isso é normal? vai voltar conforme o osso crescer ou só com aparelho?
E a última rs… meu maxilar é meio torto, ele é mais para a direita, talvez resultado da mordida cruzada onde os dentes tentavam se adequar, pois bem, meu buco está abrindo mais minha mordida do lado direito, para ficar correto com meu maxilar, mas isso é correto? porque não é a parte de baixo que deve se adequar com a parte cima? ele fazendo isso não vai deixar minha boca torta já que um lado da maxila vai ser maior que o outro? D:
Estou muito cabreira…. por favor me tire essa agonia rs
Desde já obrigada e parabéns pelo trabalho e pelo belo site.
Obrigado Aline!
O seu aparelho deve ser fixado diretamente ao osso. Isso é comum em expansões cirúrgicas.
Em relação a estas assimetrias faciais fica difícil dar uma opinião sem ver o caso, mas certamente a mordida cruzada influencia no desenvolvimento assimétrico da face.
Já a mandíbula precisa de espaço (obtido com a expansão) para se reposicionar. A princípio não vejo nada de errado.
Muito obrigada pelas respostas Dr!!!
No caso da assimetria que falei, aconteceu depois da expansão, ele está abrindo mais um lado da mordida e neste lado todo os dentes desceram, bastante. É muito visível que um lado está no lugar correto e o outro está caído. Ele falou que é normal pois os dentes estão buscando sustentação. Mas conforme o osso crescer vai voltar um pouco ou só com aparelho?
Aline,
Isso não há como responder sem avaliar cuidadosamente o paciente.
Mas acho importante continuar se informando com seu dentista sobre o andamento do tratamento.
Boa tarde dr andre…antes de mais parabens pelo seu trabalho e pelo facto de se disponibilizar a tirar as duvidas que temos.O que eu queria saber era:os aparelhos de ortopedia funcional das maxilas saõ a mesma coisa que os expansores ?Coloco esta questaõ porque a minha filha de 7 anos foi á ortodontista e foi-nos dito k tinha mordida cruzada e para corrigir seria necessario colocar um expansor.Agora que consultei o blog ficou com duvidas,dada a idade da minha filha,se optar por aparelho de ortopedia funcional ou expansor….Qual a diferança?obrigada.aguardo a resposta
Obrigado Ana!
No caso de uma mordida cruzada lateral, normalmente é necessário expandir a arcada superior mesmo.
Isso pode ser feito com expandires fixos ou removíveis.
Geralmente está etapa leva poucos meses e depois usamos aparelhos ortopédicos funcionais para posicionar a mandíbula e consolidar a correção da mordida.
Ou seja, concordo com a abordagem proposta pela ortodontista da sua filha.
Antes de mais obrigada pela sua resposta….Entaõ neste caso saõ preciso 2 aparelhos numa primeira fase o expansor e numa segunda oaparelho ortopedico funcional?Ja agora aproveito para colocar mais uma questaõ existe a possibilidade da mordida cruzada voltar aparecer?ou depois de corrigido jamais regride?mais uma vez obrigada.
Ana,
Isso, a sequência é esta mesmo.
A recidiva da mordida cruzada pode ocorrer em alguns casos.
em que casos doutor?é mt comum?obrigada
Ana,
Mordidas cruzadas tÊm uma tendência a recidivar e a forma de evitar este problema é monitorando o resultado periodicamente com o seu ortodontista.
mt obrigada pela seu atenção.fiquei esclarecida
Por nada Ana!
Olá Dr. eu uso o aparelho Haas ele é bastante desagradável pois inflama o céu a boca e machuca muito, mais enfim, eu queria saber sem é comum quando se ativa ele eu sentir uma dor no palato como se estivesse esticando a mucosa?
Kennedy,
Sim, essa sensação é comum.
Olá Dr. Eu uso o aparelho Haas a 1 semana ativo 2/4 de volta pela manha, porém o diastema ainda não ocorreu, pelo que eu li o Ortodontista pede a radiografia da mão e do punho mais a minha ortodontista nao pediu, e eu queria saber se pode ocorrer risco da disjunção nao der certo tenho exatos 15 anos. OBRIGADO
Kennedy,
Na sua idade acho improvável não ocorrer a disjunção. O rx do punho é uma ferramenta importante, mas não imprescindível para a realização deste procedimento.
Olá Dr. obrigado por sua resposta, más eu tenho mais uma dúvida, eu dou uns leves petelecos nos segundos pré-molares e sinto um certo tipo de cosquinha la na região da raiz dele. Isso pode ser perda óssea?
Obrigado pela atenção
Kennedy,
Não posso afirmar nada sem avaliar o caso, mas não creio que isso seja um sinal de perda óssea.
Só não deixe de levar a sua duvida ao seu ortodontista. Só ele pode dar uma resposta conclusiva depois de avaliar você.
Olá Dr. Mais uma pergunta kk, hoje quando fui ativar o meu disjuntor, percebi que ele está muito rígido a ponto de eu ter que fazer força pra ativar, estou com medo, pois senti uma pressão que eu nunca tinha sentido um pouco atrás dos dentes incisivos ( que por sinal até hoje o diastema não aconteceu). Isso é normal?, ou tenho que relatar isso à minha ortodontista!? Muito Obrigado pela sua Atenção, Admiro muito o seu trabalho!!
Outra dúvida, corre o risco do dente ser arrancado na remoção do disjuntor? Por que eu faço leves pressões pra baixo nos dentes em que o aparelho se apoia e parece que eles estão “fora do lugar” parece que eles desceram um pouco. isso é normal?
Kennedy,
A remoção do disjuntor deve ser feita com muito cuidado, mas nunca ouvi falar em perda do dente durante este procedimento.
Obrigado Kennedy! É sempre um prazer ajudar.
Mas neste caso fica difícil saber o que houve. Pode ter sido o esgotamento do parafuso, mas não entendi o motivo da pressão nos incisivos.
Certamente você deve falar sobre isso com a sua ortodontista. Na verdade, imagino que já tenha feito isso a esta altura… 🙂
Olá Dr. Estava procurando por matérias sobre expansão e disjunção palatina e encontrei seu blog. Muito relevante esse post. Usei o disjuntor hyrax por 4 meses, aparentemente funcionou, mas apenas depois de três semanas de ativação houve abertura dos dentes(sutura), já tirei o aparelho, mas minha dentista preferiu esperar por dois meses para montar o aparelho fixo, pois ela teme que haja recidiva. É possível que os dentes voltem para a posição onde estavam? Se isso acontecer existe algum outro tratamento para esses casos ou somente a cirurgia?
Mariene,
A espera é correta, mas deve ser feita com ao menos um aparelho móvel mantendo a disjunção. Se for para remover o disjuntor e deixar sem nada é melhor iniciar logo com o fixo.
Olá Dr. André! Parabéns pelo seu blog!! Tenho 32 anos e vou colocar o expansor palatino na próxima semana e desde já venho pesquisando bastante à respeito pra já ter uma ideia do “sofrimento” que passarei. rsrs Seu blog tem me ajudado bastante mesmo, aplacando um pouco a ansiedade que já está me consumindo. huhauahu
Bom, no meu caso, meu dentista disse que vai colocar o expansor e o aparelho fixo juntos. No que isso acarreta, Doutor? Além do incômodo que imagino que vai ser de início, qual é a diferença se colocados os dois juntos? Será que, caso a expansão ocorra, a separação entre os dentes da frente será menor, já que o aparelho já vai estar “agindo”?
Não entendo a necessidade de colocar tanto ferro na boca ao mesmo tempo, apesar de que, eu acho que faço sim, qualquer coisa que possa fazer diminuir o tempo de tratamento.
E então doutor, o que o senhor acha??
Desde já, obrigado pela resposta! 🙂
Obrigado Alice!
O problema em se fazer a disjunção com o aparelho fixo já montado é que você separa as duas metades da maxila, mas corre orisco de não permitir o afastamento dos incisivos.
Se os incisivos não acompanham o osso acabam “caindo” no espaço sem osso que a disjunção cria e isso pode provocar defeitos ósseos e gengivais.
Se fosse possível fazer a disjunção sem criar o diastema, por que os ortodontistas fariam isso com os seus clientes?
Concluindo, acho que deve-se ter muito cuidado com esta abordagem.
Olá Doutor , coloquei o aparelho Hyrax a uma semana e nao sinto dor alguma,apenas a pressão quando aperta o aparelho, Isso é normal ??
SSabrina,
Sim, nem sempre o paciente sente dor durante a disjunção.
Oi Dr tenho 16 anos e minha dentista disse que minha mordida era cruzada e que se botasse o aparelho fixo ia piorar a minha situação, que o meu problema era ósseo e precisava de uma cirurgia por que meu palato ja estava fechado, falou também que a minha boca não ia sofrer mas nenhuma alteração por conta disso. Isso pode, sendo que eu só tenho 16 anos e estou em fase de crescimento?
Optamos em fazer uma tentativa com o aparelho móvel do céu da boca,ela disse que não temos garantia se vai dar certo.
Dr. vai resolver mesmo ou vou ter que fazer a cirurgia?
Por favos me responda o mas rápido que puder 🙂
Silvania,
Não posso responder especificamente sem avaliar o paciente, mas na sua idade, se existe uma atresia maxilar a indicação seria de disjunção palatina que tem mais chances de resultado que um aparelho móvel.
Boa tarde,
estou com uma dúvida.
O meu filho tem 12 anos e tem o palato arcado, que lhe provoca obstrução nas narinas (dorme de boca aberta) e os dentes tortos.
Está a fazer tratamento, mas o dentista em vez de colocar primeiro o aparelho de expansão, colocou o aparelho fixo. É normal ?
Obrigada
Elisabete,
Nesta idade a indicação é de fixo mesmo. O ideal teria sido iniciar o tratamento mais cedo já que ele tinha estes problemas todos.
Dá uma olhada nestes links:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/qual-a-idade-ideal-para-iniciar-o-tratamento-de-criancas/
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/amamentacao-e-crescimento-facial-da-crianca/
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/aparelho-movel/
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/respiracao-bucal-e-compressao-maxilar/
Olá Dr. boa noite!
Fiz a disjunção a um mês e fui liberada pra mastigar, me sinto insegura pra comer as coisas inclusive se tiver que fazer força. Porém a sensação de bambeza nos dentes é frequente e sinto eles mexendo bem pouco mas sinto, é normal? Voltei para o pastoso por medo de perder um dente.
Ana,
Se a disjunção ocorrer da forma correta os dentes não sofrem nada.
O fato de você sentir esta insegurança não significa que houve algum problema. Pode ser só impressão sua.
Mas é sempre bom checar com o seu dentista se está tudo bem.
Obrigada!
Por nada!
Minha ortodontista já fez diversas tentativa no intuito de descruzar a minha mordida, que além de cruzada é também aberta, colocou anéis, elásticos e nada adiantou. Estou usando um dijuntor a 10 dias, ainda não vi nem um resultado positivo. Minha pergunta é: O dijuntor pode ser colocado sem remover os aparelhos fixos? E se o problema não for resolvido com esse dijuntor?
Ivania,
Normalmente o disjuntor é colocado antes do fixo, mas não se pode dizer que está errado colocá-lo simultaneamente ao aparelho fixo.
Mas deve-se ter o cuidado de permitir que os incisivos centrais se separem durante a disjunção. Isso pode ser feito cortando-se o arco no centro e deixando os dois lados da arcada independentes.
Ola Dr. Eu tenho 23 anos é minha acada superior é tão fechada que meus 2 incisos lateral estão atrás, à espaço para 1 vir pra frente, se eu colocar esse aparelho, tem chance de da certo ?
Nathan,
Sim, há chance, na sua idade a disjunção costuma dar bons resultados, mas não espere muito para fazer sua avaliação, ok?
Olá Dr. adoro seus posts! Parabens!
Dr. só tenho uma dúvida quanto a estetica, quando eu fizer a disjunção terá um grande diastema de mais de 4 cm no infografico informa que dentro de algumas semanas ele comecará a fechar, claro depedendo de cada pessoa, mais em média quanto tempo demora para fechar doutor?
Jessica,
Isso varia muito por que depende de diversos fatores, inclusive da oclusão entre as arcadas.
Se houver um obstáculo ao fechamento provocado pelos dentes inferiores, por exemplo, o espaço não pode ser fechado, precisa ficar esperando até ter as condições ideais.
Por isso é melhor se informar com o seu ortodontista que conhece o caso.
Olá Dr. O diastema aberto pelo hirax, causa alguma alteração no nariz e face, pois meu filho tem rinite alérgica.
Marcia,
Pode ocorrer alguma alteração sim, mas quando há obstrução a tendência é de uma melhora na passagem do ar após a disjunção.
Olá Dr André ~, o aparelho autoligado substitui o hirax? pois levei meu filho a uma orto e ela disse que ele não precisaria do Hirax, indicado por 2 outras dentistas. Ele tem mordida cruzada dos molares, mordida aberta na frente e é classe 3, tem 14 anos. É difícil escolher um bom profissional sem indicação. O Hirax estraga os dentes nos locais aonde ficam as bandas?
Marcia,
Esta questão é meio polêmica. Alguns ortodontistas acham que sim e outros não concordam.
Eu acho que em alguns casos temos como escolher entre as duas abordagens, mas quando há uma compressão maxilar importante, é difícil evitar a disjunção (ou a expansão lenta se for uma criança mais nova).
O hirax é fixado por bandas e elas podem trazer risco se estiverem mal adaptadas (leia o post sobre bandas mal adaptadas), mas eu uso este aparelho regularmente e nunca tive casos de cáries nos dentes de ancoragem.
Quanto à escolha do ortodontista, é difícil mesmo. Por isso é tão importante se informar bem antes de tomar uma decisão.
Na idade do seu filho já não há necessidade de tanta pressa pois já é uma boca adulta.
Como ele é classe III, o importante é saber se a discrepância entre as arcadas é grande o suficiente para fazer com que o caso seja cirúrgico ou se um tratamento compensatório seria possível. E isso também varia muito de um ortodontista para outro.
Não desanime. Você vai encontar um profissional que atenda suas necessidades.
Olá Dr. André,
Atualmente estou morando em Paris e descobri recentemente que vou ter que fazer uma disjunção palatina. Estou planejando fazer a cirurgia no Rio de Janeiro pois confio mais nos médicos brasileiros e porque no Rio tenho minha família pra me ajudar na recuperação.
Só tem um pequeno problema. Eu já acho meu nariz grande e não quero que aumente mais ainda com a cirurgia. Aqui em Paris já estão praticando um novo tipo de corte no palato. O corte vem de tràs dos caninos formando um triângulo até o meio do céu da boca e depois continua da ponta do triângulo com um corte reto. (mais ou menos assim: >- ).
Com esse novo corte, além de não mudar o nariz, o processo é bem mais rápido (pelo menos no meu caso, pois vou fechar os buracos da arcada colocando implantes no lugar dos pré-molares em vez de puxando os dentes de trás pra junto dos caninos. É uma longa história. rs).
Queria saber se o Dr. já está familiarizado com esse tipo de corte e se já praticam isso no Brasil também.
Agradeço desde já.
Abs,
Aline
Aline,
Esta secção óssea segue a divisão da maxila em 3 setores de crescimento, separando a pré-maxila dos segmentos laterais e estes entre si. Neste caso não será criado um diastema central nem haverá risco de alterações na base do nariz.
Eu não faço cirurgia e não tenho experiência em tratamentos que incluam esta técnica, então não posso dar uma opinião sobre a validade desta alternativa.
oi DR ANDRÉ….meu filho tem 8 anos e a tres meses colocou um aparelho respirador bucal na arcada superior…so que estou achando que abriu muito…mudou o rosto dele…agora a dentista disse que vai por no debaixo…e vai igualar…ele tinha o ceu da boca muito profundo…agora esta em forma de U…
Viviane,
Pode ter havido expansão exagerada da arcada superior ou não. Mas não tenho como saber sem avaliar o paciente clinicamente.
Olá Dr.! Adorei a página…irei colocar o aparelho expansor nesta sexta e na segunda farei a cirurgia para ativar o aparelho. Estou insegura com pós operatório visto que não sou ‘novinha’ (tenho 33 anos), porém confiante! O que me assusta é que este não será o tratamento definitivo, pois tenho problemas de ATM que ainda precisam ser resolvidos, um deles seria a cirurgia ortognática que deve ficar para daqui 1 ano e meio.
Bom, vou acompanhar aqui os comentários de todos pq certamente me ajudará a lidar com os desconfortos do tratamento.
Obrigada!
Abs,
Obrigado Gisleide!
Recomendo que você consulte um especialista em DTM antes de decidir por uma cirurgia ortognática para tratar problemas de ATM.
Antes de qualquer coisa é necessário diagnosticar que tipo de DTM você tem.
Dê uma olhada na página sobre DTM no meu site:
http://www.ortodontista.net/desordens-temporomandibulares-dtm.html
Olá Dr!! Já fazem 22 dias da minha cirurgia e 02 semanas que estou ativando o aparelho. Como era previsto o diastema está ocorrendo muito rapidamente, em 10 dias de ativação (02 x ao dia) já estava com 6,5mm de abertura. Confesso que fiquei assustada! Fora o fator estético,o desconforto, o problema de se alimentar, a dicção prejudicada, salivação excessiva…De acordo com meu dentista tenho que atingir no minimo 11mm e depois ficarei cerca de 02 meses com ele estático para calcificar, volto nesta quinta para saber exatamente o tempo de tratamento, mas vi muitos dizerem que ficaram de 04 a 08 meses com o expansor.
Gostaria de perguntar se o fato de ter realizado a cirurgia reduz o tempo com o aparelho?
No aguardo.
Abs,
Gisleide,
Sim, a cirurgia facilita a disjunção e reduz as chances de recidiva, por isso pode ser feita a contenção por menos tempo.
Dr. André. Minha filha segundo um dentista será obrigada a usar o expansor do palato antes da colocação do aparelho fixo, mas segundo outro dentista é desnecessário, pois ele consegue corrigir direto com o fixo…aí pairam as duvidas…e agora???? Existe mesmo essa possibilidade de correção sem extensor? ou uma vez a arcada estreita, só se conserta com expansor?
José,
Esta decisão vai ser influenciada tanto pelo diagnóstico, ou seja, quanta expansão é necessária no caso, quanto pela preferência do profissional (alguns usam disjuntores com mais freqüência que outros).
Então podemos dizer que genericamente as duas alternativas podem ser interessantes, mas para responder especificamente sobre esse caso, seria preciso examinar a paciente.
É possível expandir um pouco a arcada e até descruzar mordidas apenas com aparelho fixo. Mas alguns casos requerem disjunção palatina para dar o contorno adequado à arcada.
Prezado Doutor,
Primeiramente parabéns pelo blog que é de muita relevância.
Eu passei por uma cirurgia ortognática há 06 meses. Porém, observei que não apareceu o sorriso prometido e esteticamente fiquei quase do mesmo jeito (não aparecem os dentes superiores de canto a canto, sobra um ponto escuro no final dos lábios e os que aparecem, aparecem pela metade). Pesquisando por minha conta, constatei que o arco do maxilar superior está do mesmo tamanho do inferior, então, hipoteticamente falando (POIS, AINDA, não consultei um novo cirurgião), penso que eu deveria ter passado pela cirurgia de disjunção palatina. Suponhamos que o meu cirurgião por algum motivo, tenha dispensado esta cirurgia. Caso seja necessário fazer a cirurgia de disjunção palatina, poderei fazer após ter passado pela ortognática nível III (operei maxilar e mandíbula)? Esta cirurgia de disjunção palatina é feita igual a ortognática, ou seja, com anestesia geral e duração de 2 a 3 horas?
Obrigado Ailton,
Mesmo supondo que o seu raciocínio esteja correto (e faz sentido), eu não sou cirurgião e não tenho experiência para dizer como o seu problema seria resolvido.
É realmente desagradável não alcançar o resultado esperado e agora você vai precisar conversar com o seu cirurgião ou com um novo profissional para buscar uma alternativa.
Além disso, o seu ortodontista também pode ser uma opção para melhorar alguns parâmetros da sua oclusão.
A cirurgia pré-disjunção é um pouco mais simples, mas como você acabou de passar por uma ortognática, o caso é atípico. Prefiro não dar uma opinião sem informação suficiente e ainda mais fora da minha especialidade.
Desejo-lhe toda a sorte e se puder, volte para me contar como tudo terminou, ok?
Ok, muito obrigado! Depois postarei o resultado de tudo isto!
Ok Ailton, um abraço!
Boa tarde, eu coloquei aparelho fixo nos dentes de cima há 5 meses e agora coloquei o expansor palatino com o qual vou ficar 6 meses e tenho as seguintes dúvidas:
1) Como tenho o aparelho fixo vou ficar na mesma com a separação nos dentes da frente?
2) A minha fala/dicção vai voltar ao normal com o expansor? Quanto tempo em média é que demora a voltar a falar direito?
Pedro,
Eu não uso o disjuntor associado com o aparelho fixo, então não tenho experiência com esta situação. Sempre faço a disjunção primeiro (e caso precise fazer com o aparelho fixo em posição, deixo sem o arco).
A dicção costuma melhorar em alguns dias.
Dr., boa noite
Tenho ausencia dos dois incisivos centrais e um lateral devido a um acidente.
Fui verificar para fazer os tres implantes, porem a ortodondista que o cirurgiao dentista me indicou para passar antes disse que tenho mordida cruzada (hoje consigo ate ver isso).
A ortodontista disse que preciso fazer uma ERM cirurgica antes de fazer os implantes, pois tenho 33 anos e somente o aparelho nao iria resolver.
Pergunta, consigo fazer a cirurgia e os implantes na mesma cirurgia, o Sr. faz estas atividades ou ha como recomendar quem execute.
Qual o tempo de recuperacao deste processo, em 20 dias consigo fazer e me recuperar para trabalhar normalmente?
Roberto,
Não sou cirurgião, mas acho que não vale a pena fazer a cirurgia de expansão rápida combinada com a dos implantes. Principalmente sendo estes na região de incisivos, onde a ruptura da sutura palatina vai ocorrer.
Se você for do Rio de Janeiro, posso indicar profissionais, tanto para a ERM quanto para os implantes.
Boa tarde.
Tenho 38 anos e me falaram que preciso fazer cirurgia para concertar minha mordida cruzada. A minha gengiva já retraiu bastante em função da minha mordida (segundo 2 dentista). Uma dentista ha 25 anos atras me falou que vai ficar fundo no meu rosto pelo fato da arcada de cima ser mais estreita. A cirurgia é cara para minha condição mas tenho panico de ficar com o rosto feito por causa disto, já tenho marca entorno da boca mais acentuada e deve ser por isso. A cirurgia realmente vai fazer diferença neste aspecto estético ou vai ser pouca a diferença. Vai valer a pena me sacrificar financeiramente só pela estética externa do rosto (no futuro) pq se não fizer tanta diferença assim nao vou faze-la, pois hj meus dentes sao bonitos a pesar da mordida cruzada. Quais as consequencias se eu nao operar e nao usar o aparelho?
Grata.
Paula,
Não acredito que a face vá mudar tanto daqui para frente devido à sua mordida cruzada. O problema relacionado à esta mordida como assimetria facial, neste momento já está presente.
Obviamente eu não tenho como dar uma opinião conclusiva sem avaliar o paciente, mas, se você não está incomodada esteticamente, talvez seja melhor não fazer a cirurgia.
Olá Doutor, eu usei pela terceira vez este aparelho nos ultimos seis meses, mas infelizmente não houve exito. Há alguns dias meu dentista me deu algumas opções quando fui retirar o aparelho, já que ele não resolveu o meu problema, elas foram: 1. Fazer a cirurgia; 2. retirar quatro dentes e 3. colocar o aparelho fixo somente para alinhar. Bom, eu não gostaria de perder quatro dentes e tenho muito medo dessa cirurgia. Ele me disse sem a cirurgia os meus dentes ficariam alinhados, mais angulados e “sem” oclusão. O que vc me sugere? tenho 20 anos
Aline,
Talvez seja bom ouvir outras opiniões antes de decidir.
Se há indicação de extrações, não fazê-las pode ser um erro.
Mas é preciso ter certeza de que são mesmo necessárias, pois extrair dentes sem indicação também seria um erro.
Bom dia Doutor, gostei muito do seu site e encontrei muitas informações esclarecedoras aqui. Gostaria de possível de uma opinião, tenho 32 anos e fiz recentemente minha disjunção palatina cirúrgica e estou usando o modelo da KLS Martin (RPE), fazem 10 dias que parei de fazer a ativação, pq alcancei 6mm (mais oq já começou após a cirurgia). No entanto, apesar da aparência da mucosa estar boa, eu ainda não recuperei a sensibilidade dela (é como se tivesse uma massa por cima da gengiva) e ela ainda se encontra inchada. Faz 1 mês da minha cirurgia, gostaria de saber se é normal eu ainda não ter recuperado minha sensibilidade e estar inchado? Agradeço desde já!!!
Obrigado Rafael!
Não tenho experiência com este tipo de disjuntor, mas acredito que não seja nada importante. Você deve tirar esta dúvida com o cirurgião que é quem realizou a cirurgia a sabe de todos os eventos ocorridos durante o procedimento que possam estar relacionados com estes sintomas que você sente.
Além disso é necessário avaliar clinicamente a magnitude deste inchaço e outros aspectos da mucosa como a cor e a textura.
Dr extrair o terceiro molar pode fazer a parte superior descer
Paulo,
A falta de um dente sempre pode resultar em extrusão do antagonista.
Boa tarde, tenho 27 anos e estou usando o aparelho hyrax á 3 meses pois tenho apenas o lado direito é cruzado,minha dentista disse que ficarei mais 4 meses com ele desativado para “formar osso” mas li em alguns lugares que esse tipo de aparelho para pessoas adultas não resolve pois depois que tira o estreitamento volta. Isso é verdade? se sim qual o melhor tratamento para o meu caso? é realmente necessário todo esse tempo com o aparelho hyrax?
Suellen,
Se a disjunção for conseguida e a contenção for feita corretamente, (estes 4 meses são suficientes) a perda no resultado não é comum.
Então, sim, é necessário aguardar este tempo para retirar o disjuntor.
Boa tarde Doutor Andre,
Em 2001 fui diagnosticado como classe III com atresia maxila severa, causando mordida cruzada bilateral posterior. Na ocasiao, o tratamento contemplava uma fase de nivelamento e em seguida cirurgia ortognatica para expansao palatina, avanco e giro da maxila. Por medo e falta de informacao nao realizei o tratamento. Atualmente, com 40 anos, estou pesquisando para me encorajar a fazer o tratamento. Fiquei mt satisfeito com seu trabalho, que mt nos ajuda neste momento. Assim, gostaria de lhe perguntar pq nao me foi proposto o uso do aparelho para expandir a palatina. (seria pq nao existia na ocasiao (2001) ou em razao da quantidade necessaria para expansao?). Outra questao, corrigindo a expansao da palatina atraves de cirurgia, bem como o avanco e giro da maxila e definitivo ou corre-se o risco de voltar? E pra finalizar, se e possive expandir, avancar e girar a maxila em um unico procedimento cirurgico?
Ficarei mt grato pela sua atencao.
Julio,
A disjunção simples não foi proposta por que ela resolveria apenas o problema transversal (na melhor das hipóteses) deixando de fora as questões vertical e sagital (antero-posterior).
Quanto à estabilidade do resultado, recomendo que você converse com o seu ortodontista e o cirurgião sobre isso, pois cada caso tem suas características e dependemos de avaliação clínica para esta definição.
Sim, normalmente tudo é feito em um único passo cirúrgico, mas, mais uma vez, depende muito da situação inicial do paciente.
Um abraço!
Doutor parabens pelo grande trabalho sou estudante de odontologia e admiro muito o seu blog ele me tira dúvidas e me ensina muita coisa!
Estou com uma dúvida referente ao hirax, estou usando a 5 dias senti uma sensibilidade maior nos superiores, estou ativando apenas uma por dia e o aparelho nao está encostado no palato pois eu consigo colocar a lingua na abertura poderiae tirar a seguinte , neste caso esta sendo feita a expansao lenta e nao a disjunçao nao é mesmo? A outra duvida é sobre o diastema ele so aparece na disjunçao? Pois fique preocupa pois apesar de ter sentindo a diferença não tenho menhum diastema!!!
Obrigado pelo excelente trabalho
Obrigado Luan!
Com uma ativação por dia, você está mais para expansão lenta do que para disjunção. E a ausência do diastema confirma isso.
Mas não significa que esteja no caminho errado. Apenas se certifique com o seu ortodontista se o objetivo era este mesmo e se tudo está correndo como ele planejou, ok?
Desejo-lhe sucesso na profissão e pode contar comigo se precisar de alguma coisa no futuro.
Dr.coloquei o aparelho a uns 18 dias, fiquei uns dias sem ativa-lo, agora percebo que os meus dentes estão um pouco mais tortos do que antes isso é normal. Estou desesperada, será que os meu dentes irão se alinhar?
Cris,
Realmente não tenho como dizer nada sem ver o caso. Se você está fazendo uma disjunção, a separação dos dentes anteriores é esperada e pode ser apenas isso que você está percebendo.
ola doutor irei colocar meu disjuntor palatino agora no fim de semana e irei ficar com ele 20 dias expandido e 4 meses pós expansão, gostaria de saber se logo após a expansão o diastema irá fechar conforme a expansão ou somente quando eu colocar o aparelho?
Luan,
Normalmente fecha um pouco durante a contenção da disjunção, mas completamente, só depois com o aparelho fixo.
Olá, Dr.
Iniciei meu tratamento mês passado, estou utilizado o expansor palatino. Porém eu tenho prognatismo, e minha dentista falou que ela consegue endireitar a mordida mas não consegue “segurar” mais meu queixo, pois eu tenho 16 anos, e pra que isso pudesse ser feito, segundo ela, eu teria que ter iniciado o tratamento com 11 ou 12 anos. Não entendi muito bem o porque, o sr. poderia me dar uma ajuda esclarecendo isso para mim?!
Obrigada desde já!
Naiara,
A sua face já é considerada “adulta” e praticamente cresceu tudo o que tinha para crescer, ou seja, o problema esquelético está consolidado.
Não é possível reverter o prognatismo apenas com ortodontia, nestes casos a cirurgia ortognática é necessária.
Nos casos de mordida aberta, a correção é feita somente através do aparelho Daemon System? Ou também é possível corrigir a situação de mordida aberta recorrendo ao aparelho fixo?
Muito obrigada pela sua disponibilidade em responder a estas dúvidas.
Marcia,
O Damon é uma marca de aparelho fixo auto-ligado que funciona da mesma forma que aparelhos similares de outras marcas.
Seja com aparelhos fixos auto-ligados ou convencionais, o fechamento de mordidas abertas funcionais é possível.
Neste caso a capacidade técnica do profissional é muito mais importante que a tipo e a marca do aparelho.
Mordidas abertas estruturais ou esqueléticas normalmente têm indicação cirúrgica.
Olá Doutor. Tenho um filho de 9 anos , que está usando o disjuntor Hírax. ele descola a cada dois dias e eu não sei o que fazer, pois não sei por que isso acontece.Tenho que está no dentista a cada três dias para que a dentista cole o aparelho novamente. O senhor poderia dizer o porquê isso acontece ou os prováveis motivo?
Juliana,
Pode estar racionado à pouca altura dos dentes posteriores, o que deixa as bandas muito estreitas e reduz a retenção do aparelho.
Oih
coloquei esse aparelho a um tempo atras e fiquei ativando ele por 2 semanas depois a dentista travou o aparelho e deixou os dentes voltar ao normal, hoje faz quase 3 meses que estou com o aparelho desativado na minha boca. quero saber se é normal fica tanto tempo sem mexer no aparelho e se vou tirar ele logo ??
Sim Poliana,
O procedimento é este mesmo.
Oi !
É normal o diastema fecha ainda quando estiver fazendo as ativações ?
Bianca,
Pode haver um fechamento parcial ainda nesta fase em alguns casos.
Olá Dr tenho 35 anos e tenho Classe III. Tenho inúmeras batalhas a enfrentar e a primeira é o uso do Disjuntor palatino que coloquei há 10 dias no qual foi feito em sala de Cirurgia com anestesia geral. O modelo que uso não achei na internet. Ele é num formato cilindrico onde giro com uma chave de boca. A vantagem dele é que não fica comida grudada no ceu da boca. Mas nem tudo são flores !
O que acontece que quando expando-o no dia seguinte a distancia entre os dentes volta a largura anterior.
Hoje mesmo de manha estava com três milímetros de distancia entre os dentes . Depois de umas 12 horas retrocedeu e ficou com 2 milímetros novamente.
Será que o aparelho está com defeito?
Ele não deveria estar retrocedendo!
Estou ficando desanimado pois segundo meu medico Bucomaxilo eu necessito ter 10 milímetros de distância entre os dentes.
O medico esta me avaliando dia sim e dia não ,para ver o andamento, porem ele mexe no disjuntor apertando as porcas laterais e ele fica duro mais no outro dia o disjuntor fica mole.
Será que este modelo que deve ser novo no mercado é realmente eficiente?
abs
Cristiano,
Não consegui identificar o aparelho pela descrição.
Mas o que importa é a largura da arcada aumentar e isso pode ser checado na distância entre os molares. Os incisivos podem estar se movimentando para dentro do diastema fechando-o gradualmente.
Boa noite, Dr. Fiz duas restaurações nos últimos dentes dos dois lados na quinta e na sexta coloquei o disjuntor. Hoje, terça, estou sentindo uma dor/sensibilidade muito grande nos dentes que foram restaurados. Até então sentia muita dor, mas pelo usado do aparelho. Essa dor é comum por causa do aparelho? Ou será que tem alguma coisa errada com as restaurações? Obrigada, Nayara.
Nayara,
É difícil dizer alguma coisa sem ver o paciente. Mas o aparelho costuma produzir uma dor relacionada à movimentação, o dente fica dolorido quando você morde alguma coisa.
Uma dor relacionada à restauração normalmente é mais aguda e pode estar relacionada à estímulos como o frio e o quente.
Olá Dr André,
Resolvi escrever pois vi que você sempre responde =) Tenho 32 anos, e mordida de topo, os dentistas indicam cirurgia ortognática para puxar a maxila (superior) pra frente, pois dizem que o resultado seria melhor do que só aparelho. Mas eu não tenho coragem, acho a cirurgia muito agressiva e não sinto essa necessidade estética, quero apenas resolver a mordida pois meu segundo molar sempre quebra. Com aparelho, o dentista irá colocar um Damon (autoligável) pois diz ser mais rápido e conseguir melhores resultados. Minha dúvida é: Ele vai conseguir expandir e manter a expansão após a retirada do aparelho (24 meses)? Dizem que este Damon é mais rápido, por isso meu medo, se após 24 meses vai manter a expansão. Corro o risco de ficar com o lábio superior elevado, tipo aquelas pessoas que não conseguem manter a boca fechada devido a inclinação dos dentes pelo uso do aparelho?
Obrigada desde já pelo auxílio!
Wanessa,
Se o caso for cirúrgico, o tratamento proposto é compensatório e está sujeito às restrições que este tipo de abordagem impõe.
Isso não significa que você ficará insatisfeita mas os detalhes sobre como resultado vai ficar só podem ser passados pelo seu ortodontista.
ola dr.Andre,gostaria que me tirasse uma duvida!eu tenho 32 anos a uns dois meses comecei sentir dor no meu maxilar e no ouvido direito,procurei um ortodentista que me indicou a cirurgia pois tenho mordida cruzada,ele falou que iria tentar descruzar a mordida com o aparelho,em 7 dias com o aparelho ele disse que deu certo que abriu,mais eu mesma nao consigo notar meus dentes nao estao abertos,sera que pode acontecer de abrir a mordida sem aparecer os dentes da frente abertos?obrigado espero a sua resposta
Rosangela,
Peça a ele que faça uma medição da largura da arcada no modelo inicial e também na sua boca. Se houve expansão, vai haver diferença nas duas medidas.
Esta é a forma mais simples de checar o resultado.
olá tenho 13 anos,estou com o aparelho a 4 dias meus dentes estao começando a se separar!!
meu dentista disse que vou ter que ficar apenas um mes com o aparelho,sera que vai ser só isso?
estou com medo de ficar esperando tirar em um mes e depois ter que ficar mais tempo!!
Thaynara,
Normalmente o disjuntor fica por mais tempo na boca, mas o seu ortodontista deve ter motivos que só ele sabe (pois estudou seu caso) para fazer desta forma.
Oi. Estou com meu aparelho expansor hyrax há 1 mês e meio aproximadamente. No meu dente anterior ao anel quebrou em mais ou menos 1/4 dele, o que devo fazer? Corro risco de perder o dente?
Me ajude!
Andréia,
Não entendi se foi o dente ou o aparelho que quebrou…
Ola Dr.
eu estou com aparelho hyrax modificado de solda, tem um vero tipo uma volta dos dentes caninos, ja faz umas 3 semanas e ele se afasto do dente e ja cinto nos meu labios qnd esta fechado, e normal este afastamento dos dentes ou ele deveria ir pra frente mais puxando o dente tbm? esta ate machucando sera q a dentista pode cortar? obgd
Daiane,
Se o aparelho está machucando os lábios você deve entrar em contato com a sua dentista.
Dr. Andre Moreira em media quanto fica esses Disjuntores palatinos?
Desculpe Mateus, mas eu não comento valores aqui no Blog.
Olá Dr.
Tenho 45 anos, na infância tive o molar inferior esquerdo extraído, com isso meus dentes de baixo deslocaram-se muito para esse lado, ao ponto do canino inferior alinhar-se com o incisivo lateral superior do mesmo lado.
Gostaria de saber se é possível, através de aparelho ortodôntico, a correção desse tipo de problema.
Muito grato! Parabéns por esse belíssimo trabalho.
Obrigado Alexandre!
Provavelmente é possível sim recuperar pelo menos parte do espaço perdido.
Mas não é uma mecânica fácil, por isso recomendo que você procure um bom ortodontista para tratar do seu caso. Acho que as 10 dicas do Blog podem ajudar.
Boa Tarde!
Eu fiz a expansão da palatina mais ou menos há 7 anos e estou usando aparelho até hoje.
Porem estou preocupada, meus dentes estão desalinhados com os labios e percebi que perdi um pouco da cirurgia.
Quanto tempo devemos usar o aparelho apos a cirurgia e é comum os dentes voltarem um pouco?.
Faço a manutenção mensal
Eliana,
Acho sete anos muito tempo. Recomendo que você converse com o seu ortodontista e questione quanto tempo falta e quais os próximos passos daqui para frente.
Sem um planejamento fica difícil concluir o tratamento.
Obrigada Dr. pelas dicas, e parabéns pelo belo trabalho
Por nada Eliana!
Obrigado e boa sorte para você!
Olá doutor, bom tenho 21 anos e estou usando o hyrax a alguns dias e venho ativando o aparelho duas vezes de manhã e duas vezes à noite desde o dia 30 de julho (recomendado pela dentista), porém hoje ao ativar ouvi um estalo e então parei, não consigo ver se quebrou algo mas fiquei com medo de ativar novamente. O que eu faço, continuo ativando ou não, minha próxima consulta é dia 09 no sábado, não sei se espero a consulta ou se entro em contato com a dentista? Desde já agradeço.
Juciane,
Desculpe pela demora… A esta altura você já deve ter feito sua consulta e sua ortodontista é respondeu à sua pergunta, certo?
Olá Dr. André, tenho 27 anos e minha dentista me explicou sobre expansão lenta de maxila. Ela disse que não era certeza se poderia expandir minha maxila e que meu caso é difícil pois tenho mordida aberta (na frente) e cruzada nos dentes de trás.. Mas eu não vou e nem quero fazer a cirurgia.. Será q devo tentar com o Hyrax? Vc já viu muitos casos que deram certo? Qual a porcentagem?
Ane,
O descruzamento posterior costuma abrir mais ainda a mordida na frente, ou seja, teoricamente é um caso difícil independente de fazer cirurgia ou não.
Não vale a pena falar em porcentagem por que cada caso tem suas características. O ideal é que a sua ortodontista avalie o seu biótipo facial afim de calcular (aproximadamente) o risco de piora deste quadro durante a expansão.
Olá Dr.
Tenho 30 anos e estou em processo de colocação de aparelho. Meu interesse é apenas estético, alinhamento dos dentes frontais. Estou satisfeito com minha mordida, mesmo sendo cruzada. Gostaria de saber se é necessário e obrigatória a colocação do hirax ou pode-se colocar diretamente o fixo. Pois não quero passar por tal incomodo por algo que não é o meu objetivo.
Grato.
Mateus,
Se não é seu objetivo descruzar a mordida, converse com o seu ortodontista sobre isso.
Mas nem sempre o profissional vai concordar em fazer o tratamento desta forma. Neste caso você pode ouvir outras opiniões.
Além disso, ao final do tratamento, quando os dentes estiverem alinhados, esta mordida cruzada pode se revelar um problema estético para você.
Olá Dr. gostaria que me tirasse uma dúvida. tenho 34 anos, coloquei aparelho fixo, com a extação dos pre molares, fechou o espaço e os meus dentes que muito inclinado para frente ficou na posição . entretanto a minha boca ficou “bicuda”. uma outra dentista me disse que o disjuntor poderia resolver porque a minha arcada superior é muito estreita. pois será que na minha idade é aconcelhavel?
vai resolvel a questao da gengiva?
Anita,
Pela descrição os dentes recuaram mas a gengiva (osso) ficou ainda à frente.
Se for isso, não acredito que a disjunção vá resolver. Deve ser uma característica da sua estrutura óssea.
Mas eu não tive a oportunidade de avaliar você, então não posso responder com certeza.
Meus dois dentes da frente já são separados mas eu tenho um dente encavalado e o espaço para ele não é muito grande, gostaria de saber se vai demorar muito o processo com o expansor. E se meus dentes vão ficar mais separados ainda.
Obrigada.
Carla,
Se for uma disjunção, costuma levar duas semanas para expandir a arcada.
Boa tarde Dr. André
Depois de muitos ortodontistas hj passei pela última opinião. Ela me disse que teria que fazer uma cirurgia de disjunção palatina, porém estou com 39 anos e não quero. Ela me disse que o uso do hyrax não é recomendado no meu caso pois tenho uma significativa perda óssea e isso poderia piorar. Ela me disse se eu for colocar o aparelho não corrigiria a mordida cruzada, apenas o apinhamento. Será que vale a pena??Com 40 anos?? Obrigada. Um abraço. louise
Louise,
Se vale a pena, só você pode dizer, pois tanto o sacrifício quanto o benefício serão seus.
O que posso dizer é que na sua idade a disjunção sem cirurgia não é indicada.
E que a correção ortodôntica sem o descruzamento da mordida posterior é uma alternativa, mas o resultado não será o mesmo.
Um tratamento mais simples, vai ter menos benefícios, mas também menos custos.
Obrigada pela resposta.
Esqueci de dizer, tenho uma placa na mandíbula pois tive uma fratura com 23 anos. Além desta fratura depois disso machuquei o queixo que me deixou com estalos no côndilo esquerdo. Há dois anos estes estalos pararam mas meu côndilo esquerdo está bem mais fino que o direito. A ortodontista me informou que estes estalos podem voltar com a colocação do aparelho e isto também me fez desanimar. O que acha de tudo isso. Um abraço e muito obrigada.
Louise,
Acredito que este risco exista, mas não sei dizer se a probabilidade é alta ou baixa.
Com o seu histórico de trauma e reabsorção do côndilo, um tratamento mais simples é a melhor opção (teoricamente falando, pois não vi o caso).
Obrigada
Por nada!
Parabéns Dr. André pelo site e pelo infográfico do disjuntor palatino.
Obrigado Rafael! Um abraço!
Ola, doutor primeiro gostaria de parabenizar por esse espaço. Bem esclarecedor.
Bom, no final de 2010 fiz uma cirurgia para expandir a maxila. Após a cirurgia foram 6 meses de muito apoio da família e amigos pois meu rosto mudou um pouco.
Gostaria de saber se após a cirurgia de expansão há a possibilidade da maxila voltar ao que era antes, ou os dentes ficarem desalinhados, após a retirada do aparelho fixo.
Obrigado Vivianne!
O risco de recidiva sempre existe nos tratamentos ortodônticos, mas no caso da disjunção, se tudo for feito dentro do padrão e o tempo de contenção for respeitado, as chances são pequenas.
DE qualquer forma sempre vale a pena fazer revisões anuais com o seu ortodontista para monitorar o resultado.
Minha dentista disse que eu teria q colocar o disjuntor edepois o fixo mais lendo os comentarios vi q antes tinha q fzr uma cirurgia esse é meu kaso?Ela n me informou desta cirurgia
Carla,
Nem todo mundo precisa da cirurgia. Depende do caso.
Oi fui ao dentista dia 11 e ela me informou que eu teria q usar esse desjuntor,E marcou para fazer o molde dia 12 do outro mês,Porem ainda esstou em duvida pq eu sempre mexii na quela clinica mais a mulher que vai realizar essa cirurgião e mmt nova tem um 24 anos e eu sou a primeira paciente dela,Oq acha q eu teria q fazer neste caso?..Qual disjuntor faz com que o processo seja menos demorado
Hyrax
Hass?Já agradeço sua resposta obrigado
Carla,
A dentista ser nova não significa que não seja capaz, mas por outro lado, não ter experiência anterior com este tipo de cirurgia pode ser um problema.
Acho que você deve decidir baseada na confiança que sentiu nela.
Quanto aos dijuntores, depende muito da preferência do ortodontista, mas funcionam mais ou menos da mesma forma.
Bom Dia,
O meu djuntor maxilar quebrou no dente lateral de trás a esquerda.
Queria saber qual é o processo e se é correto o dentista cobrar o valor novamente?
Tenho consulta hoje com ele e não sei como agir, já que não foi por culpa minha que o aparelho quebrou.
Victoria,
Desculpe pela demora em responder.
Cada profissional tem o direito de cobrar da forma que desejar, mas o ideal é que se faça o que foi combinado inicialmente.
Eu particularmente, não cobraria de novo, mas não tenho como saber o que o seu dentista vai fazer.
Olá Dr!!
Estou usando o aparelho expansor a duas semanas, tenho 22 anos, o diastema já apareceu e evoluiu bastante, até aí ok, mas minha dentista nesta semana me falou que vou precisar usar um outro aparelho no céu da boca após retirar este, que servirá para empurrar meus molares para traz, sendo que terei que retirar os dentes do siso… e eu não esperava por isso, pensava que após esse viria o aparelho de brakets . Sei que não podes me dizer muito sem analisar o caso, mas procede ter que usar mais um aparelho para criar espaços, sendo que a disjunção ocorreu e evolui bem? Me ajuda, por favor…
Obrigada
Paloma,
Desculpe pela demora…
Pela descrição é um distalizador e realmente pode ser necessário o uso de um aparelho como este para movimentar os dentes posteriores para trás.
É uma forma diferente de obter espaço e não substitui a disjunção e sim complementa.
Mas não tenho como dizer se é necessário no seu caso sem uma avaliação clínica.
Boa tarde!
Dr. André,
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, desde o ano passado venho lendo e achei muito interessante e útil o conteúdo.
Realizei a cirurgia de disjunção palatina no dia 08/04/14 , foram algumas horas de cirurgia. Após a cirurgia não senti dor nenhuma, recebi alta no dia seguinte. Em todo o pós operatório não senti dor alguma, os dez primeiros dias foram bem chatos, por causa da alimentação(10 dias comendo sopa, gelatina,suco,vitamina) isso foi bem difícil pra mim porque sou uma pessoa que come muito…rsrsrs . uma semana depois comecei a ativar o aparelho, meu dente separou demais, muito mesmo. um espaço de um dente todo, mas minha buco deu um jeitinho e colocou um dente provisório 🙂 . Emagreci 4 quilos em 1 mês. Mas não me arrependi em nenhum momento, hoje fazem exatamente 63 dias da cirurgia, meu rosto mudou muito e pra ser sincera não gostei dessa mudança até o momento, fiquei com a bochecha maior e a boca mais larga, porém sei que ainda estou em fase de tratamento, vou realizar um radiografia oclusal maxila total nos próximos dias, e retornar na médica pra ver se já posso tirar o aparelho do céu da boca. Estou ansiosa e agoniada com esse aparelho incomodando a fala rsrs.
Queria contar minha experiência para as pessoas que tem receio de realizar tal procedimento, em primeiro momento é assustador a cirurgia. Mas depois percebemos que vale a pena o sacrifício.
Com um profissional de confiança e qualificado, os resultados são ótimos.
Parabéns pelo blog novamente.
Sempre irei acompanhar !
bjs
Olá Luana!
Muito obrigado por compartilhar sua experiência aqui com a gente!
É importante que as pessoas vejam que quando há comprometimento dos profissionais e colaboração dos pacientes, os procedimentos são bem sucedidos e o resultado é o sucesso.
Fico feliz que tudo tenha dado certo para você. Com certeza você acertou na escolha do profissional que cuida de você. E é isso que desejo a todos os que vêm aqui buscar informação: Que encontrem um ortodontista e um cirurgião comprometidos com o resultado.
Tudo de bom para você!
E volte para contar como ficou o resultado final, ok?
Boa tarde Dr.
É necessário extrair o siso pq, na ERMC.
att
Não necessariamente Mi.
Ola Dr ,
Tenho algumas duvidas. Bom tenho 19 anos , com 18 anos coloquei o aparelho Hyrax , mas o uso do tal não teve sucesso , pois tive perda de um dos dentes onde o anel era fixado , e faço uso de uma coroa dentária ,então meu dentista me falou sobre a possibilidade da cirurgia ou o uso do aparelho fixo apenas para alinhar os dentes , como nao tenho condições para pagar a cirurgia , eu optei pelo alinhamento dos dentes , mas hoje , depois de aproximadamente 1 ano , não estou gostando do meu sorriso ,do formato da minha boca etc…
Gostaria de saber se caso eu queira fazer essa cirurgia um dia ( pretendo o mais rápido possivel , estou procurando pelo SUS) se será possivel fazer a cirurgia , se vou precisar colocar o Hyrax denovo , ou se nao vou precisar de usar o Hyrax, apenas o aparelho fixo .
Meu Diagnóstico : Classe III de Angle ( mandibula p/ frente em relacao maxila) , mordida cruzada posterior e desvio linha média.
Michael,
A cirurgia ortognática para corrigir prognatismo é diferente da que precede a disjunção palatina. Inclusive as duas podem ser combinadas dependendo do caso.
Mas não tenho como responder sem avaliar você pessoalmente.
Olá Dr. Eu fui a um ortodontista a algumas semanas e ele me afirmou que eu necessitaria de uma cirurgia ortognatica, sendo eu retrognata. Esses dias então busquei uma segunda opinião, e desta vez, o ortodontista me disse que o meu problema deve ser resolvido com o disjuntor palatino e aparelho fixo sendo que tenho 17 anos e vou crescer mais um pouco. Obviamente não peço sua opinião final sobre meu caso sem me ver, mas as dúvidas desde então me atormentando são:
1- Um retrognata não tem a arcada superior maior que a inferior? Posso estar errado, mas mesmo a largura, sinto que a da arcada superior é maior, que lógica teria portanto o uso do disjuntor?
2- No 1º ortodontista que fui, ele me falou que a minha estética facial poderia ficar prejudicada caso optasse por não fazer a cirurgia. É verdade?
3- Tem como fazer o tratamento com o disjuntor sem o aparecimento do diastema?
4- Não tenho um selamento labial, eu vou ter melhora com o uso do disjuntor neste quesito? ou apenas depois de colocado o aparelho fixo?
Obrigado desde já, e aliás parabéns pelo excelente trabalho que faz e nos disponibiliza.
Felipe,
1- Concordo, mas se houver uma compressão maxilar, esta pode estar relacionada ao travamento da mandíbula. Neste caso uma disjunção poderia ser útil.
2- Sem cirurgia o queixo continuará curto. Só você pode dizer se isso seria um problema estético.
3- O diastema é o resultado da disjunção, então, teoricamente não.
4- O selamento é um parâmetro difícil de prever até mesmo vendo o paciente. Não tenho como saber.
Um abraço!
OLÁ Dr.quero deixar aqui meu relato e ajudar de alguma forma as pessoas q querem fazer a cirurgia de dijunçao palatina:tenho 38 anos fiz a cirurgia de expansão da maxila;coloquei o aparelho hyrax 4 dias antes da cirurgia sem nenhum tipo de dor;incomodo somente c a salivaçaõ. 3 dias após a cirurgia o inchaço já era bem menor;as ativações do hyrax começaram com 6 dias após o procedimento cirúrgico sem nenhuma dor somente uma leve pressão na arcada dentária.HJ com 15 dias após a cirurgia já tenho espaço nos dentes da frente p colocar outro dente kkk,as ativaçoes dos 3 dias anteriores senti uma certa dor nos dentes de tráz e hj estou sentindo um pouco de dor no céu da boca na parte da frente;mas são dores bem suportáveis,e tbm uma leve dor na deglutição…………. é normal Dr.
Olá Roberta,
Obrigado pelo seu depoimento.
É sempre bom ouvir histórias com final feliz.
Acho que tudo correu bem na sua disjunção e agora é só aguardar a consolidação óssea para iniciar a movimentação com o aparelho fixo.
Boa sorte!
Estou usando o expansor móvel superior e inferior…mas o expansor móvel inferior me causa muito desconforto… quando retiro e coloco pra me alimentar…causou ferimentos…q não melhora nem com uso de pomada da s e inflamatórios. …..chego a chorar e evito me alimentar pra não ter q tirar. ..o superior é tranquilo tendo só o desconforto da pressão…mas a parte inferior meus dentes são muito juntos…será q com o tempo para de ter ferimentos? Estou usando a 4 dias..mas ia sinto vontade de desistir..tenho quase 26 apos.
Hadlaine,
Desculpe pela demora.
Expandir a arcada inferior não é fácil e este tipo de aparelho pode machucar bastante mesmo.
Eu particularmente não tento isso em adultos.
Mas talvez seja possível fazer alguns ajustes e desgastes no aparelho para que fique mais confortável. Converse com o seu ortodontista.
olá dr, meu nome é cristiana e tenho 25 anos, fiz essa cirurgia de expansão e ja estou usando o disjuntor, fiz a cirurgia dia 29 de abril de 2014, gostaria de saber quais os cuidados que tenho que ter e quando poderei comer normalmente alimentos solidos……Grata.
Cristiana,
Estas recomendações precisam ser feitas pelo seu cirurgião que é quem sabe como foi o procedimento. Recomendo que você entre em contato com ele para tirar estas dúvidas de maneira correta, ok?
Com os comentários e respostas aqui postadas, senti muito confortável em compartilhar o meu caso a todos que tem duvida sobre a disjunção palatina.
Fiz a famosa cirurgia disjunção palatina e os resultados são surpriendente, estou com o diastema (falha no dente central), quase um dedo de falha, tudo isso para descruzar minha mordida, minha mordida foi descruzada e agora irei ficar com ele durante 3 meses para que o osso ossifica (não sei se este termo e o correto para cicatrizar e fechar o espaço criado). Agora estou no processo quase final do tratamento, falta essa “cicatrização no osso” em seguida colocarei o aparelho fixo para que os dentes fiquem alinhados e finalmente eu tenha um sorriso perfeito.
Mas quero em primeiro lugar dizer que se tiver que fazer a cirurgia, pode fazer sem medo, mas claro procure um bom profissional de preferencia um cirurgião buco maxilo e um ortodontista para ir acompanhando o tratamento em conjunto. Estou a disposição para futuras duvidas…
Olá Eduardo,
Primeiramente obrigado pelo seu depoimento. Ele será util por muito tempo e para muitas pessoas aqui no Blog.
Fico feliz que tudo tenha corrido bem na sua disjunção.
E a sua colocação final foi perfeita ao recomendar que as pessoas façam a cirurgia sem medo, MAS procurando um bom profissional.
Desejo-lhe tudo de bom e o comentário está aberto para quem quiser falar com você.
Um abraço!
Olá Dr.
O site está ótimo, muito esclarecedor.
Eu fiz a cirurgia ortognatica, faz 14 dias, para a abertura da maxila e mandíbula.
Eu estou usando outro tipo de aparelho na maxila, comecei a ativar o aparelho neste sábado e já estou com diastema central, minha pergunta é qual o tempo de fechamento?
Obrigado Tamires!
O tempo para o fechamento depende de diversos fatores como a relação entre as arcadas, a quantidade de expansão e a posição inicial dos dentes. Por isso é muito difícil dizer alguma coisa sem ver o caso.
Eu posso acabar criando um expectativa em você que não condiz com a realidade. O melhor mesmo é fazer esta pergunta ao seu ortodontista que conhece todos os detalhes do seu caso.
Boa noite!
Gostaria de entender, fiquei uns 5 ano com o aparelho, pra resolver a mordida bilateral cruzada, e por um tempo com o “quadrielice” acredito que seja esse o nome, resolveu, porém um determinando momento depois de um certo tempo o esse aparelho soltou e o dentista resolveu não colocar mais…enfim hoje depois de 5 anos de manutenção, o aparelho foi retirado e mordida cruzada bilateral continua, e sinto algumas dores no maxilar. O que eu deve fazer?
Ali,
O quadri-hélice faz apenas uma expansão da arcada, talvez o seu caso tivesse indicação para disjunção palatina, o que teria dado maior estabilidade ao resultado provavelmente.
Olá Dr. Tudo bem ?
Bem, antes eu gostaria de relatar um pouco sobre o uso do Hyrax, em seguida gostaria de fazer uma pergunta. Eu tenho 19 anos, coloquei o Hyrax na sexta feira dia 21/03/2014, a minha dentista informou que eu deveria fazer 4 ativações por dia, 2 pela manha e 2 a noite, equivalente a 1 volta do aparelho, isso durante 7 dias. Nas ativações até hoje 23/03/2014, ainda incomoda um pouco, pois da uma certa dor de cabeça (acho que devido a pressão que o aparelho faz). percebi que os dentes estão se abrindo mais, principalmente o lado esquerdo pois os dentes desse lado já tinham uma posição correta, já os do lado direito também já estão quase no lugar correto. Os dentes da frente também ganharam um certo espaço entre si, mais percebi ou é impressão minha, que entre uma ativação e outra eles se abrem mas se fecham um pouco. Isso é normal? na minha terceira ativação eu escultei meio que um estralo, não foi bem um estralo e sim um barulho como se fosse pressão do aparelho contra a ativação. Isso é normal ? O aparelho pode se fechar sozinho novamente ? Ah e por fim antes que eu esqueça, pode ser usado o aparelho fixo após as ativações e durante o uso do Hyrax?
Olá Wanderson,
Sim, você pode perceber um fechamento sutil do diastema durante a fase de ativação.
Não tenho como avaliar o estalo, mas o importante é que o aparelho esteja firme na posição.
O aparfuso pode ceder em alguns casos. Isso precisa ser checado pelo ortodontista durante as consultas. Mas é raro.
O ideal é aguardar a consolidação da disjunção antes de iniciar o trabalho com aparelho fixo. Mas cada caso tem um planejamento, então acho que você pode conversar sobre isso com o seu ortodontista.
Ola doutor Andre. tenho 21 anos e 3 três meses, e a quatro meses atras coloquei o Hyrax minha ortodontista disse na minha idade seria muito dificil ocorrer a disjunção do palato mais que iria tentar, eu ativei o aparelho por uma semana e eu sentia força no palato como se fosse se romper porem no quarto dia de ativamento a banda descolou e eu continuei a ativar mais ja não sentia a pressão no palato, com uma semana depois fui na ortodontista e ela colou a banda novamente e fechou um pouco o Hyrax e disse para eu continuar a ativar pois como havia descolado a banda aquelas ativações foram perdidas, ativei por mais uma semana sempre duas vezes ao dia desde o começo, na semana seguinte ela disse estava boa a expansão e bloqueou o aparelho e eu fiquei 4 meses e meio para calcificar. No dia 18 de março 2014 tirei o Hyrax e eu ja havia colocado o aparelho fixo na parte superior a cerca de um mes atras, e ela disse que os dentes se expandiram um pouco mais que o necessário e disse para que eu ficasse sem o arco do aparelho fixo por uma semana para que foltasse um pouco os dentes. no começo eu sentia que iria acontecer a disjunção mais depois que ela colou a banda novamente não sentia mais força alguma no palato ao ativar o Hiyrax.
Gostaria de saber por quanto tempo normalmente se ativa o Hyrax?
Eu acho que no meu caso iria acontecer a disjunção só com o aparelho gostaria de saber se esse procedimento que ela esta fazendo é certo??
sinto que meu primeiro e segundo molar se inclinaram demais parece que meio que saiu um pouco fora da arcada.
Obrigada!
Cristiane,
Normalmente se ativa o Hirax por duas semanas.
O aparelho fixo pode até fazer alguma expansão da arcada, mas nunca uma disjunção.
Caso a expansão/disjunção passe do ponto, é normal remover o aparelho e deixar acomodar a oclusão.
Mas não tenho como saber exatamente o que ocorreu no seu caso sem avaliar clinicamente.
Em primeiro lugar quero agradecer pela sua ajuda,e muito importante pra nós mães lega no assunto,hoje levei ela ao dentista,ela me disse que teve sim a abertura e que o parafuso não foi suficiente para abrir a arcada toda,e que ela vai ficar com ele três meses para não perder o que foi feito,depois vai colocar outra a partir da abertura que está ,sugeri que a troca imediata,fazendo outro aparelho com o modelo que ela tem com um parafuso bem maior,na troca colocar ele já na abertura que está o mesmo,ela me disse que não pode,e não da certo,agora vamos ter que esperar três meses para colocar novamente e muito complicado isso osr. não acha,tres meses a frenta já dava para tirar e não colocar aparelho,um abraço,Deus te abençoe você,que vc continuie sendo está pessoa iluminada sempre.
Obrigado Dalva,
Não tenho como saber o que deve ser feito sem ver o paciente. Fazer um novo disjuntor agora, sem perder a expansão que foi obtida pode ser mesmo complicado. Neste caso você terá que esperar como a ortodontista orientou.
Uma opção seria remover o disjuntor, moldar para fazer uma placa removível (para manter a expansão até a chegada do novo disjuntor) que precisaria ser entregue, de preferência, no mesmo dia, moldar para o novo disjuntor e ficar usando a placa direto até a cimentação do novo disjuntor.
Ou seja, é uma operação muito complexa e que depende do laboratório de prótese trabalahar em sicronia com o ortodontista. Não é impossível, mas muito complicado.
OLA Dr.Andre,tudo bem,estou com uma duvida,minha filha de 15 anos,está usando o aparelho haas,fez 8 dias hoje,até ontem dava duas volta cedo e a noite,ouve a abertura do diastema,mas muito pouco,ai a dentista falou que agora vou dar so uma volta cedo e a noite,e que o parafuso está quase no final,mas acontece que o problema do dentes p frente continua, a famosa mordida aberta,como pode o parafuso estar no fim e a abertura da boca dela nao ficar igual a que eu vejo no blog,pq se acontece a abertura igual do blog certamente que os dentes iriam se encaixar ,ia tirar aquela abertura que fica quando ela encosta os dentes uns no outro,certo de seu esclarecimento ficarei no aguardo,um abraço.
Dalva,
Se o disjuntor não produziu expansão suficiente da arcada, possivelmente será necessário trocar o aparelho. Mas isso não é comum. Talvez a expansão tenha ocorrido sem tanta abertura do diastema.
Infelizmente não tenho como saber sem ver o caso.
Sim doutor, eu já vi essa matéria pra ajudar a disfarçar o diastema com restaurações provisórias. Vai fazer 3 semanas que parei de abrir o disjuntor e os dentes estão começando a se arrumarem, já não esta tão feio, mas muito obrigada! 🙂
Ok Joyce, tudo de bom para você.
Doutor e quantos milímetros os dentes da frente abrem? Os meus começaram a abrir ontem e estou achando tão feio assim :/
Joyce,
Depende de quanta disjunção for feita. Mas você pode disfarçar o diastema com restaurações provisórias. Tem um post aqui no Blog com fotos sobre isso. Já viu?
Dr. queria saber quanto tempo demora pros dentes voltarem ao normal, dps de parar de ativar o aparelho.
Talia,
Normalmente por volta de seis meses.
Doutor gostaria de saber se em todos os casos é necessário a abertura dos dentes da frente conforme no desenho? E quero saber com quanto tempo depois da expansão palatina já posso colocar o aparelho fixo?
Obrigada
Joyce,
A abertura do diastema é um sinal de que a disjunção funcionou, então é sim esperada em todos os casos.
A segunda pergunta depende da análise do seu ortodontista.
Dr. Fiz uma cirurgia de expansão rápida da maxila, no entanto, 3 dias dois após começar a acionar o aparelho (diastema central se formou) o aparelho quebrou uma banda do pré molar. Como devo proceder? corro o risco de perder a cirurgia? Será que a disjunção foi mal feita?
Aguardo sua resposta. Att
Marcos,
Este tipo de problema pode ocorrer. O importante é voltar logo ao seu ortodontista para recompor o aparelho.
Oii , eu sou a Sula , eu coloquei meu aparelho (haas) há 1 mês mais ou menos , porque o meu queixo era muito pra frente , ai , o meu dentista mandou eu abrir o aparelho durante 15 dias , e 2 vezes ao dia , 1 de manhã e 1 a noite , e o meu dente ta muito aberto na frente , e não esta nada bonito , eu vou ir ao dentista dia 22/01/14 será que ele vai colocar o aparelho fixo ?
Sula,
Isso, só ele pode responder, mas normalmente o aparelho não é colocado logo depois da disjunção.
a minha dentista disse que tinha de usar o disjuntor durante 15 dias, mas tenho lido em alguns casos que usam durante 5/6 meses, também vou ter de usar?
outro caso é que ela disse que podia usar o disjuntor e o aparelho inferior ao mesmo tempo, será de dificil adaptação?
Catarina,
A fase ativa do disjuntor costuma durar duas semanas, mas o período de consolidação pode chegar a seis meses.
A adaptação depende de diversos fatores como o tipo de oclusão, sensibilidade de mucosa e a forma como o aparelho é montado.
Olá doutor fiz a cirurgia para expandir o maxilar, faz 50 dias e agora meus dentes incisivos central e lateral estão doendo e parece que estão moles é normal? Estou muito preocupada. Obrigada Dieniffer
Dienifer,
Não tenho como saber sem avaliar clinicamente, mas recomendo que você converse com o seu dentista para saber o que está ocorrendo.
Dr.em primeiro lugar parabéns pelo seu trabalho,fiz a cirurgia de Disjunção palatina no último dia 12/12,tenho muitas dúvidas e medos primeiro esse diastema terrível fecha um pouco com o passar dos dias? e outra tenho medo do meu nariz largar por conta desta cirurgia tenho o nariz bonito e não quero mudar.E posso fazer algum preenchimento com resina para amenizar o diastema?
aguardo sua resposta Dr
Obrigada
Obrigado Adriana!
O diastema vai se fechar mas pode demorar um pouco mais do que você gostaria.
Existe um post aqui no blog sobre o fechamento provisório com resina para disfarçar o problema. É fácil de encontrar na categoria “disjunção palatina”.
Quanto ao nariz, não costuma apresentar alterações relevantes em consequência da disjunção, mas pode ocorrer de forma sutil.
O meu alterou e muito !!!! As bases nasais ficaram expostas e largas …
Carol,
Então fica registrada aqui a sua experiência, que, pelo visto não foi positiva.
Mesmo quando o risco é pequeno, ele ainda está lá.
Na disjunção há este risco (baixo) de alterações faciais indesejadas, como o alargamento do nariz. Não é comum, mas pode ocorrer, como no seu caso.
Como faço para não erar no beijo ? mim ajudaaaaaaaaaaaaa
Bianca,
Acho que não vou poder ajudar neste caso…
Olá, eu tenho 15 anos e vou ter de usar esse aparelho… os dentes da frente ficam muito separados? com o tempo não se voltam a unir? quanto custa em media o aparelho fixo? aguardo uma resposta obrigada 🙂
Marta,
Sim, os dentes da frente se separam mesmo, mas depois voltam ao normal.
Quanto aos valores, depende de cada ortodontista.
Olá doutor. Vou precisar colocar o hyrax, mas no molar que será colocado tem uma grande restauração, ele vai aguentar a força do hyrax pra expansão? Obrigada
Anna,
Isso precisa ser avaliado clinicamente.
Olá Dr André
tenho 21 anos e tenho a mordida cruzada unilateral usei aparelho 6 anos e depois disso fiquei com mordida cruzada e com problema de articulação. ja comecei o tratamento ortodôntico novamente e minha dentista perguntou se eu queria ou nao usar o disjuntor se eu nao quizesse nao era necessario mas seria melhor se eu usasse mas se nao precisasse eu nao gostaria de usar, gostaria que fosse somente o fixo. o que posso fazer?
Quézia,
Não tenho como saber sem avaliar o paciente pessoalmente. Mas o ideal é que sua ortodontista defina se é necessário usar o disjuntor ou não.
Dr. Boa tarde,
Nesse sabado dia 16/11 fiquei muito aflita, pois o aparelho, uma das bandas do lado direito soltou do meu dente, a pressão foi intensa, tive que voltar as ativações que já se davam por 8 dias e quando fui desativando ele se soltou dos outros dentes, estou com os dentes moles, parecem que vão cair…meu Deus.
Abç
Leka,
Desculpe pela demora em responder. Os dentes ficam com mobilidade durante a movimentação, mas é preciso avaliar o grau de mobilidade para saber se há risco.
Ola, Dr Andre. Eu preciso usar o disjuntor pois tenho a arcada estreita. Gostaria de saber se o aparelho autoligavel- metal substitui a necessidade de usar o expanssor do palato?. Obrigada
Andreia,
Alguns ortodontistas acham que substitui. Eu acredito que em casos onde é necessária uma disjunção mesmo, só o disjuntor resolve.
ok, obrigada.
Obrigada Dr. André
Porém a dúvida se pode ocorrer fratura nos dentes que sustenta o aparelho ainda continua.
Abraços
Leka,
Nunca vi um disjuntor fraturar um dente durante a disjunção. Acidentes podem ocorrer na remoção das bandas, mas são raros.
Bom dia Dr. André
Tenho 31 anos e coloquei o Disjuntor Hyrax, no sábado 09/11/13, li o post da colega Roberta sobre disjunção palatina em adultos e fiquei mais feliz, mesmo sabendo que cada caso é um. O que percebi em muitos blogs é que geralmente ocorre 2 ativações diárias, porque meu será no meu caso é somente uma vez ao dia, se ele falou da expanção rápida? Não sinto dores, apenas uma pressão nos dentes, e muito medo que eles se quebrem. Também tenho problemas respiratórios e pelo que vi o aparelho ajudou a Roberta até nesse caso, mesmo não sendo o aparelho para esse fim, espero que me funcione comigo também. Poderia me dar alguns conselhos, e daqui alguns dias volto para relatar mais sobre a experiência do Hyrax.
Abraços
leka
Oi Leka,
Se você está sentindo pressão o aparelho deve estar trabalhando, mesmo com apenas uma ativação.
Recomendo que você leia os outros posts sobre disjunção na categoria “Disjunção palatina”. Também há um vídeo mostrando como lipar o disjuntor. Tudo aqui no Blog!
Olá Dr. André
Eu vou precisar colocar o hyrax pois meu céu da boca é muito fundo
e a minha mordida é torta, por esse motivo eu preciso fazer a cirurgia do céu da boca??
att: Edite Voltz
Edite,
Isso eu não tenho como saber sem ter visto o caso.
Eu estou usando o aparelho do céu da boca a 1 mês,e meu dentes superiores já se separaram. Eu queria saber quanto tempo passa para que os dentes voltem a fechar?! a distância está entre 1 á 2mm
Isabela,
Isso depende de diversos fatores como a sua mordida e o planejamento ortodôntico que o seu dentista fez. Por isso acho que ele é quem pode responder com mais precisão à sua pergunta.
Boa noite André!
Estou usando o Hyrax há 6 dias, ativando meia volta duas vezes por dia. Eu tenho 20 anos e 7 meses. Já fui alertada de que não é certeza de que dê certo no meu caso a disjunção. Hoje fiquei nervosa por motivos pessoais e chorei bastante…eu não estava sentindo dor alguma, mas depois que comecei a chorar, o céu da boca começou a doer e os dentes da frente também. Existe alguma relação?
Logo parei de chorar pelos problemas e chorei pelas dores! rs
Gláucia,
Pode existir alguma relação pois os seios maxilares têm estreita relação com a área da disjunção e a congestão que geralmente o choro causa (entupindo o nariz) poderia aumentar a sensibilidade ao processo de ruptura da sutura palatina.
De qualquer forma vale a pena conversar com o seu ortodontista para checar se tudo está dentro do normal.
Gostaria de saber qual o tempo médio de duração do tratamento com um expansor de 11mm
Lucas,
Este tipo de pergunta precisa ser respondida pelo ortodontista que estudou o caso. Não existe um regra única.
Olá boa noite Dr André.
Tenho uma duvida retirei o hyrax antes do prazo adequado , pois não consegui permanecer com o mesmo , poderá ocorrer recidiva ?
Miranda,
Sim, existe a chance de recidiva total ou parcial da expansão produzida pela disjunção palatina, já que você removeu o aparelho antes do prazo.
FIZ A CIRURGIA, A QUASW DOIS MESES, MEU APARELHO HYRAX X TRAVOU COM 20 DIAS,
EU ACHO QUE O BURAQUINHO ABRIU POUCO, MEU BUCO MAXILO, E MEU ORTODONTISTA NAO SE ENTENDDEM E QUE SE FERRA SOU, EU OQUE FAÇO:
Meiga,
Se os profissionais não se entendem, agora não há muito o que fazer pois o processo de disjunção já entrou em uma fase de consolidação do resultado.
A partir de que idade a cirurgia é necessária? Tenho 15 anos, terei que fazer cirurgia caso precise usar um disjuntor palatino?
Marcelo,
Na sua idade não há necessidade de fazer a cirurgia para disjunção. Pelo menos, nunca vi ser feito.
Olá Doutor, essa ilustração que o Dr. fez mostra como é meus dentes. O céu da minha boca é idêntico, e os dentes também são tortos, tenho muita vergonha! e tenho que procurar um ortodontista. A minha mordida é cruzada mas a parte de baixo é mais larga que a de cima. Quando fui em uma consulta o dentista disse que o meu grau é grau 3. Gostaria que o Dr. me orientasse em relação a isso! queria muito arrancar meu dente intramelado que é o canino. sera que tiro ele ou espero pela cirurgia? agradeceria muiito se o Sr. me respondesse. Obrigadaa! 🙂
Amanda,
Se você é classe III com mordida cruzada e compressão maxilar, provavelmente o caso é cirúrgico mesmo.
Não faça nada, principalmente extrair dentes, antes de consultar um ortodontista que depois deve indicar um Cirurgião para fazer o planejamento do seu tratamento em conjunto.
Aí sim você poderá fazer extrações se realmente for necessário..
Muiitissimoo obrigada DR.!
Por nada Amanda!
OI, BOA NOITE!
FIZ A CIRURGIA DA EXPANSAO RAPIDA DA MAXILA A UM MES E TREZE DIAS, DEPOIS D EDEZ DIAS DE CIRURGIA COMECEI AAA A EXPANSAO DO HYRAX, EM 2O DIAS, JA TINHA ABERTO UM 9 MM, E DEPOIS O PARELHO TRAVOU, FUI NO ORTONDONTISTA E ELE COLOCOU RESINA BRANCA, TEM UMA PARTE DOSDENTES QUE FICOU MEIA TORTA EM CIMA, E NORMAL.
O BUCO E MEU ORTODONTISTA NAO SE COMBINAMM E FICOU PREOCUPADA COMIGO, O QUE FAÇO,O BUCOE ATENCIOSO , GOSTO MUITO DELE,
Meiga,
Sim, é normal. Você já viu o post sobre este fechamento com resina? segue o link:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/disjuncao-palatina-fechamento-do-diastema-com-resina-restauradora/
Dr. André, eu tenho 40 anos e meio e coloquei o aparelho hyrax acompanhado da cirurgia, que você detalhou, para facilitar a ação do aparelho. Porém só consigo me alimentar através de líquidos e pastosos (sopas, vitaminas, etc). Meu ortodontista é excelente e tira todas as minhas dúvidas, mas para saber numa abrangência maior, é comum emagrecer bastante após o processo cirúrgico ? E com relação à sensibilidade na gengiva é um processo demorado, pois até agora, depois de 34 dias após a cirurgia ainda não a sinto. Agradeço pela atenção e aproveito para parabenizá-lo pelo blog.
Fabiano,
O emagrecimento provavelmente está ligado à dificuldade de se alimentar.
Já a falta de sensibilidade na gengiva só o cirurgião, que realizou o procedimento, pode explicar.
boa tarde! tenho 20 anos, e em 2010 coloquei o hyrax porém precisei fazer a cirurgia de disjuncao palatina. quando fui retirar os pontos o medico falou que a minha dentista precisaria substituir o hyrax por outro aparelho( nao lembro o nome) pois a minha mordida nao iria descruzar, e caso isso nao fosse feito eu poderia ter que refazer a cirurgia. Falei isso para a minha dentista e ela disse que ele nao entendia nada do assunto, fiquei aliviada e acrediteii, pois ela falou que o problema esta na forma que eu mordo. Já fazem mais de 6 meses que uso constantemente ligas pra tentar descruzar a mordida, porem nada funciona, e hoje, 2 anos depois ela veio me falar que talvez tenha que voltar a usar o hyrax e quem sabe fazer outra cirurgia, ou seja, acho que o medico que fez a minha cirurgia tinha razao. Se esse for o caso eu nao vou recolocar o hyrax, muito menos fazer cirurgia novamente. Pelo visto a única coisa que essa cirurgia me serviu foi ganhar um cisto no canal incisivo.
DR Andre Moreira gostaria de saber a sua opiniao sobre como devo agir.
Cirliane,
Acho que você deve consultar alguns ortodontistas para ter opiniões diferentes sobre o caso antes de tomar qualquer decisão.
É muito importante que desta vez tudo dê certo, por isso não poupe esforços para encontrar o ortodontista certo para você.
Recomendo este post para ajudar:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/
Dr adorei teu blog parabéns! Tenho 27 anos e meio, com diagnóstico de Atresia Maxilar Classe I de Angle, Padrão II, Ângulo alto. Meu ortodontista disse que a melhor coisa é combinar o tratamento do disjuntor + aparelhos + cirurgia ortognática + aparelhos + contenções.
Tenho rosto dolicofacial e meus dentes inferiores estão lingualizados. Se eu aceitar o plano de tratamento dele provavelmente colocarei o disjuntor em julho, e te juro que isso é o que mais me incomoda esteticamente. Como vou saber quanto de diastema vou apresentar? Trabalho com público e estou MUITO preocupada pois não é um tratamento rápido. Existe alguma medida? Já vi pessoas que tiveram 5-11mm de diastema, mas como saber? É a medida do “over-jet”? Ou é a medida da diferença entre mandíbula e maxila?
Desde já muito obrigada!
Izabel,
Não temos como prever o tamanho do diastema sem nem mesmo ter visto o caso. O seu ortodontista pode ter uma vaga idéia baseado na quantidade de expansão que ele deseja, mas mesmo assim não é uma previsão precisa.
O que pode ser feito é disfarçar o diastema com restaurações como mostra este post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/disjuncao-palatina-fechamento-do-diastema-com-resina-restauradora/
Bom dia Dr André,
Fiz a minha cirurgia a uma semana e estou no 9º dia de ativação do Hyrax… As dores já não sao tão constantes, o inchaço ja melhorou bem. Agora meu maior incomodo é a separação dos dois dentes da frente, sei que enquanto não finalizar a expansão vai demorar mais para se juntar, mais estou muito ansiosa para que volte tudo no seu devido lugar rs..
Estou ativando todos os dias, uma ativação de manha e outra no periodo da noite. Quanto tempo é necessário ativar para a mordida se descruzar?
E quanto tempo demora pra que os dentes se juntem?
Levando em consideração que minha boca é pequena…
Desde já obrigada!
Joyce,
O tempo necessário para o descruzamento e para o fechamento do espaço depende do caso. Só quem pode responder é o ortodontista que está fazendo o tratamento.
Dr.,
Tenho 22 anos e 11 meses. Comecei a 1 mês o tratamento para fazer a cirurgia ortognática. Tenho retrognatismo e infelizmente, mordida cruzada do lado direito.
Já estou com o aparelho fixo superior e o disjuntor palatino tipo hirax. Sei que na minha idade é um pouco complicado e pode ser que não funcione!
Bom… Eu comecei as ativações na terça feira passada intercalando um dia sim e outro dia não . Uma semana depois voltei no dentista e meus dentes da frente apresentaram o afastamento e minha mordida está ‘deslocada’, não se encaixa e estou percebendo que do lado esquerdo (onde não está cruzado) está um pouco mais “largo”.
Estou com o aparelho fixo nos dentes da frente,e no dia da consulta ele acabou trocando as borrachinhas, e percebi que o afastamento tinha sumido. Fiquei com receio de que o que estava fazendo efeito, talvez não estivesse fazendo taanto efeito assim. Pode ser que esteja dando certo mas que o aparelho fixo que fez com eles se juntassem novamente?
Hoje na ativação senti uma pressão na ponta do nariz. Isso significa alguma coisa?
Obrigada Dr!!!!!
Pamela,
Este deslocamento é normal do lado que não era cruzado.
Sim, o aparelho pode ter juntado os dentes.
A pressão significa que a força está atuando no ponto certo.
Olá, boa tarde
Dr, coloquei á 2 dias um disjuntor, tem sido muito doloroso a adaptação, comer nada e falar então é complicado devido aos cortes nas gengivais, mas mais doloroso é verem-me com o aparelho e dizerem que tanto esforço para nada visto eu já ter 42 anos…acredito no meu dentista,mas tenho sempre aquele receio, poderá me dizer se com a minha idade é possível ter uns dentes perfeitos?
Obrigado
Ana Leite,
Na sua idade é perfeitamente possível fazer um tratamento ortodôntico.
Apesar da idade-limite para disjunção palatina sem cirurgia prévia não ser uma unanimidade entre os ortodontistas, 42 anos me parece um pouco exagerado.
Boa noite, Dr.!
Possuo esse tipo de aparelho nos meus dentes, mas reparei que uma das 4 bandas está solta e não se posiciona corretamente no dente.
Logo irão fazer 2 semanas que ativo o aparelho (2 voltas 1x por dia) – nem sinal de diastema.
A dúvida é: terei de remoldar um outro aparelho e recomeçar o processo? Ainda vou marcar a proxima consulta com meu dentista, mas queria saber de antemão o que supostamente vai acontecer.
Grata!
Camila,
O disjuntor não pode trabalhar com bandas soltas. Mas talvez seja possível recimentar o aparelho sem necessidade de confeccionar um novo.
Obrigada pela rapidez na resposta, Dr.!
Ainda pensei que não teria que refazer o aparelho, já que parei de ativá-lo todos os dias e sem a movimentação dos dentes dá pra reencaixa-ló – não faz sentido continuar desse jeito se o resultado não vai ser o mesmo esperado. Fora que assim também não vai haver diastema.
Minha outra preocupação era a de não conseguir limpar o dente com essa banda solta, mas tomei minhas providência e uso uma escovinha pequena pra limpar o local e antiséptico pra finalizar – todo cuidado é pouco. =p
E parabéns pelo blog! É muito explicativo e me esclareceu várias coisas! Sem dúvida, foi um dos mais completo que achei por aí. 😉
Camila,
É isso mesmo. E continue cuidando da higiene até voltar ao ortodontista.
Obrigado pelos seus elogios e boa sorte no tratamento.
Boa Tarde Dr.
O meu último dentista disse que eu teria que fazer a cirurgia de disjunção palatina, sem sequer ter pedido algum exame ou ter tentado o expansor.
Sou de São Paulo, vi que seu consultório fica no RJ, gostaria de saber se tem algum profissional daqui de SP de sua confiança para me indicar. Gostaria de uma segunda opnião.
Beijos e desde já, obrigada 🙂
Sim Ana,
Me envie um e-mail pelo site que eu passo o contato, ok?
fiz tres avaliaçoes dois dentistas me disseram que preciso arrancar dentes e que o uso do expansor nao e recomendado por causa da idade e o outro disse que da de fazer.
oi gostaria de saber se tem problemas colocar o expansor com 26 anos?
La,
Tem um post aqui no blog com um depoimento da Roberta que fez disjunção com 25 anos com sucesso. Depende do caso, a sua idade está no limite, por isso é necessário avaliar bem o caso.
oi DR. meu caso é menos complicado doque esse do info grafico, so tenho um dente meio que fora do lugar, tou usando o haas, quero saber se depois que eu parar de ativar eu vou colocar o aparelho fixo?
Wanderson,
Acredito que sim. Mas você já deveria ter esta informação do seu ortodontista desde o início do tratamento.
Doutor tenho 23 anos no meu caso so esse aparelho resolve ou eh necessário uma cirurgia… estou aciosa…. se puder me responda por email
Jessica,
Pela idade a disjunção tem boas chances de dar certo sem cirurgia, mas o caso precisa ser estudado para decidir isso.
Olá Dr. André,
Coloquei aparelho fixo e em alguns brackets tem umas pontinhas que incomodam muito, queria saber para que servem e se tem aparelhos fixos de metal que não tem a tal pontinha? Não sei se vou me acostumar a elas.
Grato,
Pedro
Pedro,
São ganchos para uso de elásticos. Costumam incomodar um pouco no início, mas depois melhora.
Existem brackets sem ganchos, se você não se adaptar.
Olá Dr. André!
Segunda-feira irei colocar o disjuntor do tipo McNamara,
tenho 20 anos, é possível que aja a diastemia central? Em quanto tempo o espaço se fecha?
Obrigada!
Thaís,
Sim, é possível, só não tenho como dizer quanto tempo vai demorar para fechar. Mas o seu ortodontista, que conhece o caso, pode dar uma idéia deste prazo.
Dr. André, boa tarde!
Tenho 28a, mordida aberta. Estou fazendo uso do hirax, minha disjunção será lenta, estou fazendo a ativação 01 vez por semana há um mês! minha médica me orientou para que inicia-se o segundo mês de ativação, bem ela me passou que essa ativação será no máximo até o mês de maio, depois fará a retirada do expansor e colocará uma contenção para cicatrização em seguida colocarei o aparelho fixo (auto ligado). Bem minha dúvida é logo que recebi essas orientações perguntei sobre a abertura do diastema, dor enfim a mesma me informou que não sentiria dor e realmente não estou sentindo nada até o momento só uma pressão quando ativo e em relação ao diastema ela me disse que seria na lateral. Há também realmente essa opção de abri dos lados?
Grata,
Geovana Vale.
Geovana,
Neste ritmo de ativações o que ocorrerá é uma expansão lenta e não uma disjunção. Por isso o diastema central não aparece. Quanto a espaços em outros segmentos da arcada, vai depender muito do caso.
Obrigada Dr. André , por sua resposta. Já estou convencida que não vale a pena manter este aparelho na boquinha da minha filha. Ela é muito pequena e está sofrendo muito.
Renata,
É sempre um prazer ajudar, procure um profissional que trabalhe com Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Dr. André,
Parabéns pelo infográfico, ficou excelente.
Gostaria de tirar uma dúvida. A dentista da minha filha de 6 anos me orientou a colocar o disjuntor palatino. me explicou que se eu não colocasse, não teria espaço para os novos dentes. E disse que após 4 ou 6 meses ela tiraria e quando crescesse colocaria aparelho fixo. Colocamos o disjuntor e ela me disse que para manter os resultados, minha filha terá que usar aparelho fixo nos dentes. Estou muito preocupada, pois, a qualidade de vida da minha filha caiu. Ela está sempre com dor, não se alimenta direito e ainda está tendo problemas na pronúncia dos sons, o que está dificultando sua alfabetização. Outra preocupação é com o tempo que ela terá que se submeter ao tratamento ortodôntico, pois somente aos 12, 13 anos cessa o crescimento ósseo, portanto, na minha leiga visão, ela terá que usar aparelho durante todos estes anos? Por favor, me oriente, devo procurar outro especialista, após a retirada do disjuntor posso optar por não colocar o aparelho fixo, sem ter perdas.
Obrigada, aguardo, resposta.
Renata,
Fica difícil opinar pois não uso disjuntor em crianças tão pequenas. Prefiro trabalhar com ortopedia funcional dos maxilares e fazer um tratamento em duas etapas para nao ficar direto de aparelho tanto tempo.
Tem alguns posts muito interessantes para você neste link:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/category/ortodontia-em-criancas/
Leia e depois decida se vale a pena consultar outros profissionais, ok? (Eu acho que vale)
Ola Andre, tudo bem ?
Excelente iniciativa, de grande utilidade publica.
Abs.
Fernando? Meu colega de faculdade? Se for você mesmo, saiba que é um prazer falar com você meu amigo! Um forte abraço e obrigado!
Apareça qualquer hora aqui na Barra.
Olá Dr. tenho dúvida quanto ao aparelho Hirax, faz duas semanas que estou usando e as bandas do fundo do dente parte superior soltou. Para cimentar a minha dentista, teve que tirar o Hirax para depois recoloca-lo, mas ficou muito dolorido a ponto de minha dentista ver que não podia coloca-lo novamente, só daqui a 15 dias que será o retorno. É normal?
Também minha segunda dúvida é que tenho 38 anos e a bertura na frente do dente não houve, talvez não abra, mas minha dentista diz que não precisa da cirurgia, houve pequena abertura nas laterais.É possivel bom resutado tendo esta idade, sendo que tenho mordida cruzada e o céu da boca é fundo?
Muito obrigada!!!
Luceli,
Na sua idade não é muito comum tentar a disjunção sem cirurgia, mas como os estudos não são conclusivos quanto à idade-limite, não se pode dizer que esteja errado.
Quanto a recolocar o disjuntor depois de duas semanas, provavelmente ela vai voltar todo o parafuso à estaca zero para reiniciar o processo.
Seria bom ter certeza de que realmente vale a pena tentar esta disjunção já que o diastema não se abriu indicando que não houve ruptura da sutura palatina. A dor excessiva pode ser por isso: toda a força do aparelho incidiu sobre os dentes.
Boa noite Doutor,
Fiquei com uma duvida quanto ao procedimento que vi no infografico. As bandas são só colocadas para fazer o molde e depois já são retiradas??
Obrigado
Diego,
sim, neste caso estamos falando de moldagem de transferência para a confecção do disjuntor soldado às bandas. Depois o conjunto todo é cimentado através das bandas.
Gostei dessa explicação, edificante.
Eu coloquei aparelho a uns meses sendo que só tenho um espaço de 3mm nos dentes da frente segundo a DRa esta perfeito o resto. Sendo que ela optou por não colocar o anel e nem o alicatinho que aperta o fio e sim só o fio torcido no final em direção oposta que da uma presãozinha mais logo acaba… essa técnica não esta sendo só para prolongar o tratamento Dr ?
Andreson,
Isso eu não tenho como saber. Mas você tem o direito de questionar. Pergunte quanto tempo falta de tratamento, quais os objetivos do planejamento e para que serve cada elemento que é adicionado ao aparelho. Certamente sua ortodontista vai poder explicar tudo isso.
Quantos tempo demora a cicatrização da gengiva, pra uma pessoa que travou o disjuntor palatino com 1 mês e 2 semanas ?
Rejane,
O disjuntor deve ficar por alguns meses em contenção, normalmente de 4 a 6.
Doutor, o meu dentista travou o meu disjuntor palatino,
isso significa que eu já estou próximo de retira-lo e colocar o
aparelho fixo ?
Gabriela,
Não necessariamente, pois há agora um período de consolidação do resultado de alguns meses.
Olá Doutor, Coloquei o aparelho Hyrax, ativei e dps parei, ouve a separação e tudo, só que não retornei no dentista e os dentes da frente ja se fecharam. Gostaria de saber se isso é normal, ainda estou com o aparelho?
Carinne,
Sim, isso é normal, mas você não deve ficar com o disjuntor na boca sem acompanhamento de jeito nenhum. Entre em contato com o seu ortodontista para evitar complicações.
Ótimo infografico, irei instalar o meu Hirax na segunda feira, tenho uma pequena duvida, o aparelho atua na sutura palatina, com a expansão, essa sutura se abre ao ponto de sangrar ou não?A doutora me informou que eu irei ficar no minimo 4 meses com esse aparelho pois será 1 mês para abrir a maxila e os outros 3 meses para manter ela no local.Estou com um pouco de medo em saber se o aparelho provocara muita dor durante o processo.Aguardo resposta.
Gabriel,
Não há sangramento durante a disjunção, mas pode haver algum desconforto.
Olá doutor,uso o disjuntor palatino à 3 meses, no meu caso minhas duas presas nasceram encima dos outros dentes o meu denista disse que esses casos são muito comuns,quero saber se vou ficar com esse aparelho até que os dentes centrais já estejam bem juntinhos?ou quando eles jaá estiverem bem próximos?
Dalete,
Isso deve ser perguntado ao seu ortodontista que fez o planejamento do tratamento.
Dr, o meu aparelho disjuntor palatino quebrou uma das bandas, será que tem como consertar (aproveitar), sendo que eu estou sem dinheiro pra comprar outro, será que dar pr colar ele com o simento que é usado normalmente entre os dentista ?
Robert,
Normalmente não dá para consertar.
Poxa Dr, eu estava ativando o disjuntor palatino pra resolver a mordida cruzada, e descruzou, só que agora o meu dentista pediu pra eu ativar o aparelho de uma forma inversa, queria saber pra que serve isso, será que o dente expandiu demais, ou ele está fazendo isso para retirar o disjuntor ?
Adryan,
Pode ser que tenha expandido mais do que ele queria, mas não tenho como saber.
Doutor eu tenho a mordida cruzada, e usei o disjuntor palatino, só que falta pouco para corrigir a mordida cruzada completamente,
será que o meu dentista vai usar esses elásticos que ficam nos brackets?? Gostaria que o senho me informasse quando esses elásticos são usados??
Parabéns pelo Blog Dr, que Deus te abençoe nesse ano de 2013
Abraços
Arthur,
Os elásticos podem ser usados para complementar o descruzamento trabalhando individualmente em um dente. Só não sei dizer se ele vai usar em você ou não.
Obrigado! Tudo de bom para você em 2013 também!
tem como resolver a mordida cruzado com os elásticos que ficam pressos nos blacktes ?
Rodrigo,
Esta é um das formas de tratar, mas não tenho como saber se é o melhor para o seu caso.
se eu ativar o aparelho mais do que o recomendado oque acontece ? os meus dentes demoram andar ?
Fabio,
Nunca faça isso, você pode até perder os dentes.
Doutor,
Tenho a mordida cruzada, e coloquei o aparelho disjuntor palatino,
o meu dentista me aconselhou a ativar o aparelho 1 vez de manhã e 2 a noite, só que eu ativei mais do que o recomendado, queria saber oq pode acontecer, quais as consequências, e se eu agi errado ?
tenho 16 anos
obg
Obs: fiz isso pq os meus dentes está bastante tortos (mordida cruzada)
Ranya,
Sim, você errou ao ativar o aparelho de forma diferente da indicada.
Recomendo que você entre em contato com o seu ortodontista para avaliar a situação. Só ele poderá dizer se isso chegou a causar algum problema para os seus dentes. E não deixe de contar o que você fez para que ele possa avaliar corretamente o que está acontecendo, ok?
Olá Andre, tenho 28 anos, tenho uma arcada estreita e assimetrica, não tenho coragem de fazer essa cirurgia de jeito nenhum, minha mordida é perfeita, gostaria de saber se é possivel expandir a arcada e melhorar essa assimetria usando somente aparelho auto-ligável, se sim em quantos milimetros? muito obrigada!
Thais,
Isso depende muito do caso e só é possível responder avaliando o paciente clinicamente.
onde o senhor atende?
No Rio de Janeiro Thais.
Doutor tenho 40 anos e meu palato é pequeno e fundo, tenho muito medo de cirurgia, me informaram que terei que realizar uma cirurgia por causa da minha idade porque preciso de aparelho ortodôntico, mais gostaria de saber se não tem como não me submeter a cirurgia, se o dentista não pode primeiramente tentar abrir como o expansor.
Rita,
Pela sua idade o risco é maior tentando fazer a disjunção sem a cirurgia pois a força pode criar problemas para os dentes. Uma possível alternativa é tentar uma correção sem a expansão do arco superior. Obviamente não é a mesma coisa, mas pode trazer os benefícios que você procura sem tanto sacrifício.
tenho 23 anos fui ao dentista ela falou que precisava usar esse aparelho, gostaria de saber se é preciso fazer a cirurgia?.
Graziele,
Isso depende da avaliação do ortodontista e de quanta expansão será necessária no seu caso. Não tenho como responder sem avaliá-la.
e ja agora, ao colocar o aparelho, o dentista nao me colocou os ferrinhos á frente como tenho visto no seu site! acha que vai ser necessario?
obrigado e parabens pelo site!
Jorge,
Se você está se referindo ao arco ortodôntico, sim, sem dúvida será colocado pois o aparelho não funciona sem ele.
ola,
acabei de colocar esse aparelho e tenho sentido dores fortes de cabeça, nao faz mal continuar a rodar?
(dores situadas nas “fontes” da cabeça)
obrigado
Jorge,
Isso só o seu ortodontista pode responder. Não deixe de falar com ele, ok?
quero saber quais os cuidados ,depois da disjunção?por ex:comida,trabalho…
Mikaele.
Os cuidados são com a higienização. Veja o vídeo.
Boa tarde doutor estou fazendo ativações a 10 dias ja esta bem duro para fazer a ativação e esta doendo bastando mais até agora nao abriu o diastema tenho 16 anos será que nao ira funcionar comigo?
Rodrigo,
A sua idade não é problema para a disjunção e depois de 10 dias é esperado algum resultado. Seria bom conversar com o seu ortodontista para saber por que o diastema não abriu.
Doutor o meu também ñ abriu o diastema , ja to apertando a umas 2 semanas
Bianca,
Peça ao seu ortodontista para checar.
Dr. André,
Fiz a disjunção tem 20 meses, e as raízes das unidades 11 e 21 não se juntaram, foi constatado um perda óssea, precisarei fazer um enxerto no local para a ortodontista conseguir movimentar os dentes. O problema é que de acordo com meu cirurgião, ficarei com o triangulo negro entre esses dentes. Gostaria de saber se com o passar do tempo, o ortodontista conseguirá fechar esse esse espaço após o enxerto ou terei que conviver com esse triangulo negro assombrando meu sorriso?
Cleia,
Sem ver a extensão do problema fica difícil dar uma opinião. Além disso, o próprio enxerto é algo que precisamos ver como vai ficar depois da recuperação completa dos tecidos.
Uma forma de reduzir estes triângulos é fazer desgastes interproximais e aproximar os dentes, mas depende muito do caso, é preciso avaliar.
Usei aparelho com 15 anos e abandonei o tratamento dois anos depois, nesse tratamento usei o expansor entes de colocar o aparelho fixo, pois tinha os dentes na frente acavalados. Agora retomei o tratamento com outro dentista e na avaliação fui informada que teria que usar o expansor novamente, mas o dentista que fez o procedimento colocou o fixo.. Esta correto ?
Camila,
Se um dentista avaliou e disse que você ia usar o disjuntor e depois na outra consulta o outro colocou brackets contrariando o que o primeiro havia dito, acho que alguma coisa está errada.
Olá Dr Andre,
A minha filha de 10 anos tem um dente (o do lado do canino) que nasceu no céu da boca, mas já usou 2 anos de aparelho móvel e ele está mais próximo dos dentes, mas ainda no céu da boca. A radiografia diz que ela ainda vai crescer 1 ano e meio. O orto recomendou este aparelho para aumentar o espaço e caber o dente e ainda alinhar os outros que estão todos tortos (pois o maxilar dela é muito pequeno pros dentes grandes). A abertura do palato indicada vai ser de 11mm.
O nosso medo é: O rosto dela vai mudar muito com o maxilar aumentado? O nariz dela vai aumentar no rosto (esteticamente)?
Ela é uma menina bonita e está com medo de ficar feia.
Agradeço desde já a sua atenção e quero parabenizá-lo pelo site e pelas valiosas informações. Só aqui pude visualizar como funciona essa abertura de palato. 🙂
Muito obrigada,
Irene.
Irene,
A princípio a disjunção palatina vai trazer mais harmonia para a face pois há uma atresia da arcada superior que será corrigida.
Mas questões estéticas são muito subjetivas e é difícil garantir este tipo de coisa, ainda mais para mim que nem mesmo vi o caso. Recomendo que você converse com o ortodontista dela para tirar todas as dúvidas antes de começar.
ola doutor. coloquei o disjuntor palatino hoje, so que ele é diferente desse da imagem, pois ele nao tem a chave para ir regulando e esta apenas fixado nas bandas do aparelho.ele é tao eficaz quanto essa da chave?ha algum risco de ele se soltar e eu engoli-lo?pois está horrivel para comer com ele.obg
Silvio,
Não sei que aparelho é este, talvez seja um quadri-hélice que é como uma mola, se for isso ele funciona mais como expansor do que como disjuntor. Mas não acredito que você corra risco de deglutição.
oi Dr. eu vou por o aparelho disjuntor no dia 16 de novembro , e to com muito medo , tenho 14 anos , algumas pessoas dizem que doí horrores e outros dizem que nao doí nada, qual é a verdadeira resposta sobre a dor ? desde já obrigada
Tata,
Não há uma verdadeira resposta pois cada pessoa tem uma experiência. Quando tudo corre bem o desconforto é pequeno.
Aqui no blog você encontra vários depoimentos de quem já passou por isso.
Inclusive este aqui:http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/disjuncao-palatina-em-adultos/
Dr. Andre Moreira,
Esta cirurgia deixa marcas – cicatrizes? A mesma é feita por um cirurgião bucomaxilofacial correto?
Cauã,
A cirurgia pré-disjunção maxilar é feita por um cirurgião buco-maxilo facial e não deixa cicatrizes.
Olá, eu terei que usar este aparelho e quero saber quanto deve ser mais ou menos o valor do disjuntor ou expansor
Alisson,
Como os valores variam muito dependendo do profissional, eu não comento preços aqui no Blog.
eu gotaria de sabe qual o tempo minimo para o dente da frente voltar ao normal
Muito obrigado pelos esclarecimentos
Marcos Vinicius,
Não existe um tempo mínimo. Depende do caso. Só é possível responder avaliando o cliente.
Esqueci de perguntar uma coisa tbn, o uso do expansor faz com que eu use o aparelho fixo por menos tempo? Ou por mais tempo?
Por exemplo, se meus dentes estiverem todos alinhados em um ano, porque nao vou poder tira-lo? Quando sabemos a hr de retirar o fixo? Obrigada
Ola Dr, tenho 20 anos e mes 9 colocarei o expansor, gostaria de saber se pelo fato de mim ter 20 anos tem algum problema? Pois li na internet que esse procedimento e usado apenas em adolescentes e que nao e aconselhavel usar em ‘adultos’. Pode causar algum problema? Dizem que doi muito, to com medo. Por quanto tempo ele vai me incomodar?
Bom e so isso.. Obrigada
Tayane,
Dê uma olhada neste post.
Estou usando o aparelho a 4 meses e o fixo a 3 meses e meu medo agora é de remover o expansor.
Andressa,
Não há motivo para medo, a remoção é simples.
Entao dr… to com medo… queria saber se esse aparelho atrapalha na hora de falar? e algumas dicas com respeito isso…. tbm gostaria de saber como posso manter a higiene bocal com esse aparelho depois q eu instalar…
Johny,
Acho que não vou poder ajudar pois só o ortodontista dele pode dizer como o aparelho deve ser ativado.
Recomendo que ele entre em contato para tirar esta dúvida.
Dr. André, bom dia!
Meu amigo está com dúvidas quanto a ativação do aparelho, ele me pediu ajuda mas sei mais ou menos, os dois “buraquinhos” do aparelho precisam ser ativados de uma vez? Pois o dentsita dele o pediu para ativar duas vezes por semana! E ele me pediu ajuda!!! Grato.
Tiago,
Pela descrição você tem um prognatismo.
Não tenho como saber se o caso tem indicação ortodôntica apenas ou orto-cirúrgica.
Também não posso afirmar nada relacionado ao planejamento sem ter feito uma avaliação.
O que posso dizer é que os elásticos são usados regularmente nestes casos mas não produzem o efeito mostrado no vídeo corrigindo completamente o problema.
Podemos dizer que esta animação é um tanto quanto otimista.
Joshua,
Normalmente pode sim, mas isso quem vai decidir é o seu ortodontista.
Você já viu este post aqui? Acho que pode ser interessante:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/disjuncao-palatina-fechamento-do-diastema-com-resina-restauradora/
Olá Dr,
Tenho 25 anos e já estou usando aparelho a 6 meses. Já usei por igual período quando tinha 12 anos e abandonei o tratamento. Na época, o dentista tratou logo de corrigir a minha maxila retraída (não usando o disjunto palatino, um aparelho fixo convencional), fazendo uma expansão frontal, protrusão (mas eu não tenho apinhamento dentário).
Porém, a minha atual dentista parece mais preocupada em nivelar os dentes. Minha preocupação é se ela não vai fazer a tal expansão, é realmente necessário fazer 1° o nivelamento? Meu sorriso é muito escondido, os dentes da arcada inferior cobrem os dentes da arcada superior. Meu lábios esconde praticamente todos os meu dentes superiores e mostra os inferiores, um sorriso inverso.
Atualmente eu estou usando umas ligas, exatamente igual como está nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=piN-AIR-Ldk
Olá…
Gostaria de tirar uma dúvida!!
meu ortodontista me disse q preciso usar o expansor palatino, então gostaria de saber se depois, quando eu parar de ativa-lo, eu ja posso colocar o aparelho fixo??? ou tenho q esperar ate o ortondontista retirar o expansor da minha boca para fazer a colocação do aparelho fixo?? (tenho 15 anos)
Obrigado…
Silvia,
Se o diagnóstico é de mordida aberta esquelética, normalmente o tratamento ortodôntico não vai resolver o problema.
Mas dá muita pena ficar esperando até os 20 anos sem fazer nada para tentar melhorar a qualidade de vida da criança.
Como ela é bem novinha, eu recomendo usar ortopedia funcional dos maxilares.
Com aparelhos funcionais adequados podemos controlar a mordida para que não abra mais e muitas vezes reduzi-la razoavelmente.
O disjuntor vai alargar a arcada superior, mas pode muitas vezes piorar a mordida aberta, então é preciso avaliar bem o caso antes de decidir.
Eu recomendo que você consulte um profissional que trabalhe com Ortopedia Funcional dos Maxilares para avaliar sua filha.
Acho que esta leitura será interessante para você:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/qual-a-idade-ideal-para-iniciar-o-tratamento-de-criancas/
Boa sorte!
Boa tarde
Drº André, sou mae de uma menina de 8 anos e meio que tem uma mordida aberta, grande, penso que heriditária pois eu também tenho. De um lado ainda encosta um canino, mas do outro nao(a distancia entre os dentes da frente e de baixo é enorme), parece que tem uma inclinaçao.
O primeiro ortodontista onde a levei,disse-me que nao havia nada a fazer, só operando aos 20 anos.. no entanto agora fui a outra ortodentista, que me sugeriu colocar um expansor palatino hirax…estou na dúvida, entendi agora que vai aumentar o palato e consequentemente os dentes da frente ficam com uma abertura, isto obriga depois a usar aparelho fixo para voltar a juntar esses dentes certo? O expansor palatino nao vai corrigir a mordida aberta?
neste momento já tem os 8 dentes da frente(baixo e cima )definitivos e bem alinhados.
Peço desculpa por um texto tao grande….
Obrigada
Sílvia B.B
Catarina,
Não, este aparelho é usado apenas na arcada superior.
Estes aparelho expansor também pode ser colocado no maxilar de baixo?
Obrigado
Sheisy,
Você pode pedir ao seu ortodontista para recolocar o fixo, corrigir o dente e depois fazer a contenção. Não vejo problema em fazer assim.
Que bom que você gostou do blog!
Vai lá no Facebook e curte a nossa pagina.
Muito legal o seu blog!
Gostaria de tirar uma dúvida,eu terminei um tratamento com aparelho,só que tem 1 dente que não ficou do jeito que eu queria,então eu gostaria de recolocar o aparelho apenas para consertar esse dente,só que eu já estou com o aparelho de contenção!Eu preciso terminar o tratamento com o aparelho de contenção para colocar o aparelho fixo,ou eu já posso colocar o aparelho sem ter terminado o tratamento com a contenção?
Obrigada
Ana Cristina,
Obrigado! Que bom que você gostou! Volte sempre aqui no blog, ok?
Nossa ficou muito legal esse post…..Eu uso e nem sabia que era pra isso, é por isso que sinto muitas dores
Cátia,
Obrigado por compartilhar com suas amigas ortodontistas!
Imagino que você seja dentista também. Então um elogio vindo de você tem um peso ainda maior.
Espero que você continue passando por aqui de vez em quando para dar sua opinião (inclusive criticar se for necessário).
Abraços,
Dr. Andre
Lucia,
Fico muito feliz em saber que você gostou do infográfico!
E ficarei agradecido se você divulgar, compartilhar ou curtir nossa pagina no FB.
Abraços,
Dr. Andre
Dr.André,
ficou ótimo seu INFOGRÁFICO… melhor é impossível>Parabéns!
Compartilhei no FB ok? E vou enviar para minhas “amigas ORTOS”.
abç
Mto bem explicado. Parabéns pela idéia!
Priscila,
Que bom que você gostou!
Eu estava esperando o primeiro comentário e fico muito feliz com o seu.
Se você puder ajudar compartilhando ou curtindo a nossa página no FB eu agradeceria muito.
Abraços,
Dr. Andre
Olá; Gostei muita da explicação dada por ti.
Fiz a cirurgia e já resolveu bastante, e foi do mesmo modo explicado por você. Parabéns
Legal Jefferson! Fico feliz que tudo tenha corrido bem para você.
Obrigado por voltar aqui só para elogiar.
Um abraço!
olá eu coloquei o disjuntor hass hoje e ta horrivel pra falar gostaria de saber se conforme eu for ativando e for se expandindo se vai melhorar pra mim falar?
Isabela,
Provavelmente vai melhorar sim.
Também gostei muito da explicação ficou bem fácil entender o processo a ser realizado ..
Oi Ana, que bom que você gostou! Obrigado!
Boa tarde, estou a preparar-me para colocar um disjuntor e tenho duas questões:
1- Tenho 22 anos, devo fazer cirurgia?
2- o uso do disjuntor vai mudar visivelmente a estrutura e formato da minha cara?
obrigada
Teresa,
A idade não é o único fator que define se você precisa de cirurgia. Isso não pode ser respondido sem uma avaliação clínica.
Quanto à sua face, a alteração não costuma ser muito perceptível, mas depende do caso.
adorei o infografico, consegui entender melhor!
Dr,Andre ,eu gostaria de saber como faço pra comer eu tento comer mais todos a comida fica presa na parte de cima do aparelho entre o ceu da boca e o aparelho e por isso não estou conseguindo me alimentar direito ,e a minha ortodentista falou que devo ficar com ele no mínimo quatro meses e estou bebendo so liquido esta muito preocupada e com muita fome me de uma dica por favor ,e tem algum lado especifico pra girar o parafuso ?
Obrigada me responda logo por favor .
Milena,
Não há muito o que dizer sobre isso. A comida fica mesmo presa no aparelho e cada um tem o seu tempo para se adaptar, mas não existe uma “forma certa” de se alimentar.
doutor Andre, o meu dente no qual estava preso o hyrax se quebrou ,devo tentar tirar o deixa-lo ??
Bertolli,
Você deve entrar em contato com o seu ortodontista, que pode remover sem risco para você.
Ola Dr. André! Parabéns pelo Blog!
Me chamo Evanice, tenho 25 anos e 9 meses.
Já fazem 3 anos e meio que iniciei meu tratamento ortodontico, que segue rumo a ortognatica (prognatismo classe III ).
Minha parte ortodontica está praticamente finalizada, e agora tem 6 meses que coloquei o Hirax. Meu cirurgiao disse que nao será preciso expandir cirurgicamente, que o aparelho fez o trabalho, porém me preocupa pq vi os comentarios e meus dentes centrais nao tiveram diastemas, sendo assim, será que tive mesmo resultado no uso do hirax?
Aguardo resposta, desde já agradeço!
Obrigado Evanice!
O diastema é sinal de ruptura da sutura palatina e é resultado de uma expansão rápida da maxila. Pode ser que o seu ortodontista tenha feito uma expansão lenta e neste caso não há o diastema.
Mas para saber se houve mesmo aumento da largura maxilar é só medir a distância entre os molares superiores no seu modelo inicial das arcadas e na boca. Seu ortodontista pode fazer isso sem dificuldade.
Olá Dr., grata pelo esclarecimento!
Como havia dito, meu caso é cirurgico, prognatismo classe III, logo farei ortognatica, falei com meu cirurgiao e ele me disse q o Hirax expandiu, até pq eu nao precisava muita expansao. Meu medico mesmo disse q seria muito sofrimento enfrentar uma disjunção cirurgica por tao pouco.
😉
Que bom Evanice!
Então uma etapa foi vencida. Boa sorte na cirurgia!
Estou usando o Hyrax já abriu entre o meu dente gostaria de saber quanto tempo demora pra fechar? ele fecha só?
Stéfane,
O tempo necessário para o fechamento desse espaço varia muito dependendo do caso. O ideal é fazer esta pergunta diretamente ao seu ortodontista.
Oi Dr. preciso novamente de uma ajudinha tua, nao sei se estas lembrado de mim, mas vou ressaltar:
Me chamo Evanice, tenho 25 anos e 10 meses.
Já fazem 3 anos e meio que iniciei meu tratamento ortodontico, que segue rumo a ortognatica (prognatismo classe III ).
Minha parte ortodontica está praticamente finalizada, e agora tem 7 meses que coloquei o Hirax. Meu cirurgiao disse que nao será preciso expandir cirurgicamente, que o aparelho fez o trabalho, estive ontem no consultorio e removeram meu hirax, e colocaram uma barra palatina, segundo ele para manter a ruptura evitando q ela volte a fechar. E hoje, um dia depois, a barra soltou e eu mesma precisei tirar pq machucava minha boca. Voltarei la na segunda feira para q ele possa resolver o problema, porem me preocupa ficar o final d semana sem o aparelho, sera que isso retrocedera meu tratamento? Desde lhe agradeço.
Olá Evanice,
Bem, acho que minha resposta chega atrasada, mas acredito que depois de 7 meses com o hirax, dois dias sem o arco não devem ter afetado o resultado da disjunção.
Com certeza ,,,,nunca vi nenhum caso de expansão fechar pelo simples fato do próprio contorno do arco tem o formato expandido.Se vé muitas vezes amarrar o Hirax,,nunca fiz…e o que se vê é apenas a desinclinação dos molares para um posição mais vertical, movimentação dento alveolar.
Ola Evanice, nao pude de deixar de notar seus comentarios, eu tenho 17 anos e tive que fazer a cirurgia para expansao rapida da maxila, olha eu achei muitoooo melhor que o hirax, pq ele é tao pequeno que vc nem sente, ao contrario do hirax que pode até mesmo inclinar seus dentes.. mais que bom que vc nao precisou fazer esta cirurgia rs (eu nao sofri e nao senti nenhum tipo de dor no pós operatorio)* e eu tambem tenho prognatismo meu caso é tambem classe III, e irei operar agora no começo de 2016, estou ainda fazendo manutenções, extraindo os sisos..
eu fiz a cirurgia de expansao da maxila, e os pontos sao todos por dentro da boca, nao fica nenhuma cicatriz na face.
Wellen,
Obrigado pelo seu depoimento! Fico feliz que tudo tenha corrido bem com você.
Isso é sinal de que você escolheu bem os profissionais para cuidarem do seu sorriso.
Dr. André. Primeiro, gostaria de parabeniza-lo. Seu blog é excelente! meu caso é o seguinte: Tenho 32 anos e em abril fiz a expansão cirúrgica do palato, pois tinha a mordida cruzada e uma respiração bastante prejudicada. Minha ortodontista descruzou minha mordida expandindo o palato em 5,5 milímetros. Como minha maior preocupação é a parte respiratória, gostaria de saber se existe uma expansão mínima para melhorar o assoalho entre o ceu da boa e o nariz e se essa expansão foi suficiente para melhora a respiração? Detalhe: na mesma cirurgia eu fiz septoplastia e turbinectomia, o que prejudicou minha avaliação se a expansão do palato foi ou não suficiente, já que não dá pra saber o percentual de contribuição de cada cirurgia. obrigado.
Obrigado Endrigo!
Realmente não temos como separar o grau de contribuição que cada procedimento pode dar ao aumento da passagem do ar pelas vias respiratórias superiores.
O que deve ser avaliado é o resultado final. Se houve melhora, e acredito que tenha havido, o sucesso foi alcançado.
ola, fiz a disjuncao cirurgicamente. devido a minha idade nao tive exito no resultado apenas com o expansor;… foi tudo bem tranquilo.experiencia incrivel!
Evanice,
Que bom que tudo deu certo para você!
Evanice , quem foi o seu Ortodentista que realizou seu tratamento de expansão do céu da boca sem realizar cirurgia? Ele atende no RJ ? Obrigada
Olá Doutor tenho 31 anos e minha mordida é cruzada, resolvi procurar um dentista e ele me disse que eu teria q usar o disjuntor palatino, ele disse que por causa de minha idade não seria possível a expansão do meu palato, mas o que ele iria fazer era empurrar os meus dentes para fora. Eu ativo o aparelho uma vez no dia e em dias alternados. Gostaria de saber se isso irá resolver minha mordida cruzada e também se isso não pode ocasionar algum problema em meus dentes?
aguardo sua resposta Doutor
Antecipadamente agradeço.
P.S. parabéns pelo seu blog e por sua página no facebook doutor, ela ajuda bastante.
Obrigado Rodrigo!
Ele está fazendo uma expansão lenta da arcada. É um procedimento que funciona se não houver uma grande discrepância entre as arcadas.
O que se deve tomar cuidado é com inclinação excessiva dos dentes posteriores para fora do arco levando a retrações gengivais. Fique sempre de olho nas suas gengivas na região dos pré-molares e molares.
Boa sorte!
Olá Doutor, agradeço pela sua atenção em responder minha pergunta e gostaria de aproveitar para tirar outra dúvida.
Já estou usando o disjuntor à praticamente um mês, aparentemente meus dentes estão expandindo, porém, pelo que notei, o lado esquerdo está expandindo mais que o lado direito e causando maior dor também do lado direito, é normal isso? Essa aparente diferença pode ser corrigida?
Estou muito preocupado e desanimado com o tratamento por achar que o resultado não será positivo, penso até em abandonar o tratamento e deixar a mordida como está.
Aguardo sua resposta Doutor. Sua opinião será muito importante para mim.
Grato, mais uma vez, pela sua atenção.
Rodrigo,
Acho que você não deve desanimar, mas também não pode se acomodar. Questione o seu ortodontista até entender tudo o que será feito no seu caso.
Alguma assimetria é normal, mas não tenho como avaliar a relevância desta diferença no seu caso sem uma avaliação clínica.
Boa sorte!