A mordida aberta se caracteriza pela falta de contato entre os dentes superiores e inferiores em um determinado segmento da arcada.
Vamos mostrar os diversos tipos de mordida aberta, explicar como ocorrem e como são tratadas.
Quando os dentes da frente não se tocam, temos uma mordida aberta anterior que é a mais comum. Mas, a mordida aberta também pode ser lateral que ocorre quando alguns dentes posteriores não têm contato entre si.
Siga-nos no Instagram: drandremoreira_ortodontista
Além disso, podemos dividir as mordidas abertas em funcionais e estruturais.
O assunto é bastante complexo, por isso neste post vamos tratar apenas das mordidas abertas anteriores de origem funcional em crianças. Depois, iremos gradualmente escrever sobre as outras classificações.
Mordidas abertas funcionais em crianças
As mordidas abertas funcionais podem ser provocadas pela posição da língua entre os dentes, por chupar o dedo ou uso prolongado da chupeta.
Em qualquer uma destas situações, haverá um obstáculo (a língua, o dedo ou a chupeta) impedindo a erupção completa dos dentes anteriores e produzindo uma deformação na estrutura óssea das arcadas.
Esta maloclusão interfere na capacidade de corte, mastigação e deglutição dos alimentos.
A articulação de fonemas também é comprometida, justamente na fase em que a criança está sendo alfabetizada.
Quanto à questão estética, vamos observar uma inversão da linha do sorriso que segue os bordos dos dentes superiores. Esta linha é importantíssima para a harmonia do sorriso e nas mordidas abertas funcionais a curva fica invertida prejudicando a harmonia.
É desnecessário dizer o quanto estes fatores podem influenciar na auto-estima da criança.
Podemos observar estas alterações em crianças com seis anos ou menos. Esta é a idade ideal para identificar a causa e eliminá-la definitivamente.
No caso de crianças que chupam o dedo, é muito importante que o hábito seja interrompido o mais cedo possível. A sucção do dedo é responsável pelas piores deformações na arcada dentária.
A chupeta é menos grave que o dedo, mas também é recomendável que o seu uso não ultrapasse os três anos de idade.
Pode ser uma tarefa difícil, mas os pais precisam entender que na medida em que a criança cresce fica cada vez mais complicado convencê-la a abandonar estes hábitos, por isso é necessário agir cedo.
A interposição da língua costuma estar relacionada à respiração bucal e pouca tonicidade da musculatura de lábios e língua. Normalmente será necessário recorrer à fonoaudiologia para corrigir estes problemas.
Tratamento
Quando estes fatores são eliminados bem cedo é possível que o desenvolvimento facial volte ao normal e que a mordida aberta vá se fechando naturalmente.
Outras vezes é necessário intervir com aparelhos de ortopedia funcional dos maxilares, grades linguais e fonoaudiologia.
Particularmente, gosto de trabalhar com ortopedia funcional dos maxilares em crianças com mordida aberta anterior a partir dos seis anos, desde que não chupem dedo ou chupeta.
Quando o aparelho (que é removível) é usado corretamente, os resultados podem aparecer em um ano ou menos.
A criança recupera a capacidade de corte dos alimentos e a estética através de um tratamento indolor e nada invasivo.
Os reflexos podem ser sentidos na respiração, mastigação e fonação pois a estrutura óssea das arcadas volta à sua morfologia normal permitindo que todas estas funções sejam realizadas corretamente.
Depois desta fase inicial de tratamento, inicia-se uma etapa de transição onde o nosso pequeno paciente vai parar de usar aparelho e voltar à vida normal. Eventualmente, pode ser recomendável um acompanhamento fonoaudiológico para a manutenção do tônus muscular.
Esta fase de transição pode durar até os doze anos, quando será possível iniciar um tratamento com ortodontia fixa (se necessário) para refinar o resultado alinhando todos os dentes perfeitamente.
Resumindo: Se a criança apresenta um afastamento entre as arcadas na região anterior mesmo com os dentes cerrados, é recomendável procurar um ortodontista para avaliar o quadro. Quanto mais cedo se inicia, mais fácil e rápido é o tratamento.
Boa noite Dr.
Tenho mordida aberta e cruzada, pelo prolongado uso da chupeta, mas além disso eu também tenho um problema no qual a minha língua sempre fica encostada ( erguida ) no céu da boca. Como proceder a isso? Alguém já me disse que só com cirurgia seria possível resolver! Grato.
Rubian,
A posição da língua aderida ao palato, é normal. Talvez a indicação de cirurgia seja para a sua condição de mordida aberta. Mas tudo depende de uma avaliação clínica. A primeira coisa a fazer é consultar um ortodontista na sua cidade.
Eu estou shupando o meu dedo as 13 anos essa semana agora. Mas não consigo fazer isso com os meus dentes, pra mim poder namorar com alguém. E fica comigo também né. Se não vai dar vergonhosa na cara dele né
Raquel,
Não entendi sua pergunta.
Olá Dr. André Moreira! Sou estudante de fonoaudiologia e gostaria de lhe perguntar o seguinte: Uma criança de 5 anos que tem o hábito de sucção digital e mordida aberta, há possibilidades desta mordida ser revertida nesta idade apenas com correção deste hábito deletério, ou não?
Abraços
Olá Francieli,
Sim. Ao menos uma reversão parcial do problema deve ocorrer com a suspensão do hábito. Mas a reversão completa também é possível.
Isso vai depender de diversos fatores como o grau de abertura da mordida, hábitos respiratórios, biotipo facial, etc.
Oi Dr eu tenho 29 anos e mordida aberta e cruzada chupei dedo ate os 14 anos gostaria de sber sepreciso fazer cirurgia
Alessandra,
Não é possível dizer se o caso é cirúrgico ou não baseado apenas nessas informações.
Olá, Dr Andre
Tenho feito o tratamento para correção de mordida aberta com mini implantes. Mas um deles não deu certo porque há pouco osso para ancorar. Agora a dentista disse que a outra opção é a barra, mas que é incomoda . Seria mais sensato desistir?
Agradeço
Juliana
Juliana,
É difícil dizer sem ver o caso. Converse com o seu ortodontista, pois só ele estudou o seu caso e pode dizer se vale a pena continuar nesse caminho ou tentar outra abordagem.
Caro Dr. Boa tarde
Tenho um filho de 2 anos e 2 meses, e percebi que a mordida dele é parecida com a mordida aberta frontal. Não é muito evidente, mas existe um espaço e fica mais caracteristico quando ele sorri.
Ele ainda usa chupeta.
Queria saber se ainda é muito cedo para procurar um profissional ou se já seria bom levá-lo.
Ana,
Sim, é cedo, mas já é uma boa hora para pensar em reduzir o uso da chupeta. Até os 3 anos a chupeta deveria estar totalmente abolida. Provavelmente a mordida vai fechar sozinha.
Olá, Dr. Andre. Tudo bem?
Tenho 20 anos e possuo Mordida Aberta. Quando tinha por volta dos 11 anos comecei o tratamento, mas o aparelho (que era móvel) me deixava muito incomodado e fui muito relapso com todo o processo; por isso acabei largando. Passaram-se os anos e agora quero retomar o tratamento, porém tenho horror ao aparelho fixo. Gostaria de saber se ainda é possível curar meu problema apenas com um aparelho móvel e não o fixo. Tem jeito? Muito obrigado!
Júlio,
Corrigir uma mordida aberta em um adulto com aparelho móvel é improvável.
Ortodontia fixa provavelmente será mais eficaz.
Dr, tenho 13 anos e parei de chupar dedo há uns 3 meses atras, e alguns dentes meus nasceram somente a metade, o que eu faço
Ana,
Procure um ortodontista para avaliar você.
quanto custa essa cirugia nesse ano de 2016
Não sei dizer Matheus.
Olá Dr. Andre! Adorei a matéria, tudo muito bem explicado.
Eu tenho 18 anos, chupei chupeta até os 11 e depois troquei pelo dedo até os 16. Devido ao longo tempo com esse habito percebi que adquiri problemas respiratórios (passei a respirar pela boca), minha língua está habituada a ir para a frente durante a fala devido a mordida aberta e a articulação de fonemas também está comprometida. Gostaria que o Dr. publicasse mais uma matéria sobre mordida aberta nos dentes da frente em adultos e se possível nos explique mais sobre os tipos de cirurgias e seus devidos casos.
Muito obrigada por esclarecer nossas duvidas e pela atenção.
Obrigado Daysa!
Vou trabalhar no assunto e, assim que possível, público um novo post sobre mordida aberta.
Olá Dr. André,
Já havia comentado há algum tempo, mas o espaço foi diminuindo e acabou que achei melhor comentar novamente e falar algumas novidades.
No dia 11/11 fui na dentista novamente e ela analisou o meu raio X e foi verificado que meu dente não está anquilosado (preso no osso) isso foi uma boa noticia mas infelizmente vai ser necessário fazer uma micro-cirurgia para “acordar” o dente (ela falou com um termo mais especifico mais não lembro KKKK) e será necessário cortar a gengiva e levará pontos mas poucos e foi marcado para o dia 16/12.
Obrigada mais uma vez! ^-^
Até mais!
Jayana,
A cirurgia é mesmo necessária, mas o importante é que o dente não está anquilosado. Senão seria impossível tracioná-lo.
O procedimento não costuma ser complicado, mas depende muito da profundidade do dente dentro do osso. Espero que tudo dê certo.
Olá Dr.
Gostaria de saber se existe mordida aberta e ou posterior da arcada inferior?
Muito obrigada!
DEUS ABENÇOE!!!
Carla,
Mordida aberta pode ser posterior. Mas sempre envolve as duas arcadas. Você pode ter uma mordida aberta posterior provocada por um problema da arcada inferior. Mas não se usa o termo “mordida aberta inferior”.
boa tarde
eu tenho 30 anos, e tenho mordida aberta anterior, acredito q esquelética, por q a minha filha tem o mesmo problema q eu, nunca tivemos costume de chupar dedo, paramos de chupar chupeta muito cedo, cerca de 2 anos de idade, eu gostaria de saber se extrair os 4 dentes q não encostam,poderia fechar a mordida implantando dentes maiores,ou com prótese sobre dente,ou outra alternativa q não fosse aparelho ou cirurgia,eu só gostaria de fechar minha mordida,não sinto dor, ou problema na fala, nem mudança alguma na minha mordida, muito obrigado pela sua atenção
Luciano,
Para fechar uma mordida aberta com próteses seria necessário fazer dentes bem longos.
Mas não tenho experiência nesse tipo de abordagem protética. Até por que está fora da minha especialidade.
Ainda acho que consultar um ortodontista seria o primeiro passo na busca por uma solução estética.
Estou para tirar meu aparelho dia 12/11 mas percebo que minha mordida aberta não esta totalmente resolvida, tem alguma coisa que eu posso fazer para resolver este problema ?
Leone,
Fale sobre isso com o seu ortodontista. Depois do aparelho removido há pouco a se fazer.
Dr.Andre , O dentista disse que vou passar no maximo 2 anos com o aparelho tenho 15 anos , como meus ossos faciais estão em crescimento será que só com o aparelho nesses 2 anos vão resolver ? , sou o Gabriel lá de cima.
Gabriel,
Não tenho como saber sem avaliar o paciente clinicamente.
Aliás, nem mesmo examinando a pessoa eu posso garantir que o tratamento vá dar certo dentro do prazo, se vai ser executado por outro ortodontista que eu nem conheço.
Olá, tenho 27 anos tenho mordida aberta comecei o tratamento com 5 anos de idade usava aparelho móvel com grade. Porem não dei continuidade por diversos motivos. Com o passar do tempo comecei a passar por situações constrangedoras isso fez com que eu sentisse muito mal ao ponto de não ter muitos amigos e ficar isolada. o tempo foi passando procurei um dentista com 18 anos, ela falou que o meu caso só resolvia com cirurgia e que era muito caro e pelo sus a fila de espera era enorme mais uma vez fiquei frustada. Mas passou dois anos resolvi procurar outro dentista iniciei o tratamento com o parelho que usava com 5 anos mais percebi que estava muito lento e por motivos pessoais acabei abandonando o tratamento. Só que hoje isso me incomoda muita não tenho segurança de sorrir sinto vergonha e acaba atrapalhando minha vida pessoal e profissional. Tenho medo vergonha de procurar um dentista e receber outra noticia ruim. Gostaria de saber se tenho chance de iniciar um tratamento e conseguir algum resultado, sei que é demorado mais preciso fazer alguma coisa. .
Natalia,
Em primeiro lugar é preciso definir se o seu caso só pode ser corrigido com cirurgia mesmo.
Para isso você precisa se consultar com um ortodontista. Não tenha vergonha pois o nosso trabalho é exatamente resolver estes problemas.
Boa noite dr. André.
faz 1 mes que eu uso o aparelho de contencao.
usei o aparelho fixo por 1 ano. meu dentes ficaram bons.
mas agoa vejo que voltaram um pouco… e o que mais me encomoda é que eu vejo que um lado da minha face esta mais “fundo” que o outro. da pra ver a diferença. este problema tinha sido resolvido,porem voltou.
dr. isso tem solução?
Roni,
Se havia sido resolvido, certamente é possível fazê-lo de novo. Converse com o seu ortodontista sobre isso.
Obrigado Dr.
Por nada Roni!
Fique com Deus!
ola, doutor Andre
eu comecei o tratamento para corrigir a mordida aberta há alguns dias e coloquei a grade fixa
mas o problema é que mesmo com poucos dias com isso na minha boca eu já não suporto mais
não consigo falar direito nem comer ou beber e pelo que vejo nem beijar da com isso(oque também é uma de minhas maiores preocupações) e isso esta muito incomodo pra mim
tenho 16 anos e queria saber se não é possível fazer esse tratamento sem essa grade no dente ou ate colocar uma móvel pra minha idade pra tirar só na hora de comer e em poucas ocasiões
ou se não fosse possível nenhuma das opções acima quanto tempo em media demora para tirar essa grade incomoda da boca??pois vou viajar em dezembro e nao quero ir com isso
desde já obrigado!!
Alecsander,
Realmente é complicado usar esse dispositivo, ainda mais na sua idade. Existem alternativas, que funcionam de forma diferente, mas podem produzir bons resultados. Além disso, um tratamento fonoaudiológico pode ajudar a melhorar o posicionamento da língua.
Fale com o seu ortodontista sobre isso.
Olá Dr. Andre tudo bem?, tenho mordida aberta por má posicionamento da língua quando criança, aos 16 anos comecei a usar o aparelho onde foram feitos os tratamentos com elásticos na tentativa de correção, foi usado arcos (aros ao redor) nos últimos dentes, enfim, foi até extraído 4 dentes os que são antes dos caninos, resultado, usei até meus 19 ou 20 anos não me recordo ao certo, onde deixei de ir no dentista desde então, hoje estou com 35 anos e minha gengiva está muito estranha, parece que está o dobro do tamanho e muito inchada, os dentes estão entortando cada vez mais além do que era quando garoto, estou preocupado, minha pergunta seria a seguinte, com a idade que tenho hoje 35a. é possível começar um novo tratamento com aparelho ou meu caso deveria ser somente cirúrgico?, será que corro o risco de perder os dentes?, no caso seu atendimento é apenas no RJ ou em SP também atende?, caso não atenda em SP mas conheça algum profissional para indicar para o meu caso, eu ficaria agradecido, e se não for incomodo e abusar de sua boa vontade eu posso te enviar fotos da minha gengiva (mordida) nos dias de hoje?, tenho também o gesso de quando iniciei o tratamento em 1995 de como eram meus dentes, caso prefira me responder no email deixei no cadastro para o envio desta pergunta, muito obrigado pela atenção que será me retribuir como foi retribuída a todos neste blog, att. Junior.
Olá Junior,
Acho que no seu caso o melhor é procurar um ortodontista aí em SP. Eu recomendo a Dr. Carolina Yori.
Olá, André!
Tenho 19 anos e possuo uma mordida aberta com muita discrepância, mas que não me incomoda tanto esteticamente. O meu ortodontista me recomendou a cirurgia ortognática, mas estou um pouco receoso em fazer. Além disso, tenho um diastema de uns 2mm nos dentes da frente(e isso me incomoda esteticamente). Existe a possibilidade de primeiro colocar resina ou algo assim para cobrir o espaço e depois fazer o tratamento orto-cirúrgico para corrigir a mordida aberta?
Sim Matheus, existe esta possibilidade.
Dr Andre, Minha mordida e aberta comecei o tratamento ortodôntico cerca de 10 meses e sempre fazendo a manutenção regulamente, cerca de 3 meses atras coloquei outro aparelho fixo no ceu da boca horrível para segurar o dente q esta cm anel, agora no mes q vem tenho q retirar 2 dentes para q os dentes voltem pro lugares devidos. É necessario esse procedimento? Quanto tempo demora para q os espaços vazios sejam preenchidos? Desde ja agradecida Att
Julia,
Provavelmente é uma barra transpalatina. É normal usar nestes casos.
Veja este link:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/tratamento-ortodontico-com-extracao-quanto-tempo-para-fechar-os-espacos/
Olá, chupei chupeta até os 11 anos e quando abandonei esse habito me apeguei ao dedo como forma de substituição até os 17… Tenho 19 e sempre tive vergonha de sorrir e isso tem atrapalhado minha vida, as vezes me isolo para que ninguém repare nos meus dentes… Quando era pequena fui a um dentista que informou que minha boca não tinha espaço para o numero de dentes … Pelo fato de minha mordida ser aberta, eu percebo que ao falar minha língua ultrapassa os dentes e as vezes me pego respirando pela boca, minha irmão utiliza aparelho fixo porque também apresenta mordida aberta por conta da respiração… isso tudo influencia ao formato do meu sorriso. Gostaria de saber se mesmo no meu caso existe tratamento eficaz, devolvendo o formato correto da minha boca?
Muito obrigada!
Daysa,
Provavelmente existe sim uma solução. Se não for completa, ao menos para atenuar o seu problema estético. Procure um ortodontista para avaliar o caso.
usei aparelho….e no momento estou com o aparelho movel….mas nao estou bem…tenho dificudade em morder…mordo e so os dentes de traz se encontra no lado direito….gostaria de saber qual é esse problema?
Jane,
Se só os dentes de um lado se tocam quando você fecha a boca, isso provoca um desequilíbrio na oclusão que pode trazer problemas no futuro. Procure um dentista para avaliar você.
Olá dotor, comecei a chupar dedo dez de pequena mais não havia essa diferença no meus dente agora estou com 16 anos e eles começou a separar, caso eu pare de chupar o dedo ele volta ao normal ou só o aparelho resolve?
Joyce,
Pode melhorar um pouco, mas dificilmente vai melhorar tudo sem aparelho.
ela falou que a minha mordida o aparelho nao vai resolver muito só a cirurgia mesmo que vai adianta mas eu estava vendo como se faz e é muito complicada nao queri fazer mesmo entao vou ver qual apraelho usar , obrigada
Por nada Liliane,
Boa sorte no seu tratamento!
Ola fui no dentista que ja passo a 3 anos ela me falou que meus dentes estao retos mas a minha mordida esta aberta porque meu queixo é pra pequeno e pra tras e é caso de cirugia
mas eu nao quero fazer cirurgia ela falou em colocar um aparelho que resolve gostaria de saber se vc sabe que aparelho é?
Liliane,
Não tenho como saber que aparelho seu dentista pretende usar para corrigir a mandíbula curta. Talvez seja um propulsor mandibular, mas isso só ele pode dizer.
ok muito obrigada
Por nada Liliane!
Olá, Dr. Andre !!!
Tenho 14 anos e tenho a mordida aberta com 11 mm (muito aberta), um dos meu dentes da frente não cresceu por completo pela falta de espaço e por uma queda que sofri com 6 anos e alem disso chupei dedo ate 2 meses atras (parei ao ir a dentista e saber mais sobre meu caso. Este ano fui para 1 ano do ensino médio e tive que mudar de escola com isso comecei sofre bullying então decidi conversar com meus pais e resolvi procurar uma ortodontista, ela disse que meu caso não é fácil mas também não é impossível. E se Deus quiser semana que vem irei colocar o aparelho fixo junto com a grade lingual.
Estou muito feliz !!!
Jayana,
Fico feliz por você ter a oportunidade de resolver este problema estético e funcional que realmente complica muito a sua vida.
Só por parar de chupar o dedo a sua mordida já deve fechar um pouco. Este é o pior hábito de todos e você o manteve por 14 anos, então o estrago foi grande. Mas as mordidas abertas provocadas por hábitos costumam responder melhor ao tratamento.
Então siga em frente e confie que em breve você terá seu sorriso verdadeiro estampado no seu rosto.
Fique com Deus!
Obrigado por me responde Dr Andre,
Mas então, ah 3 semanas coloquei a grade lingual incomodou muito mas melhorou após 3 dias, depois disso com uma semana coloquei o fixo esse foi pior ainda ,mas no dia que fui colocar o fixo tive uma boa noticia ja tinha fechado 1 mm fiquei muito contente.
Dia 20 estarei voltando na dentista e espero ter fechado mais.
Até logo !!!
Jayana,
Fico feliz em saber que a grade lingual conseguiu reduzir a abertura da sua mordida. Esse é um ótimo começo!
Espero que continue evoluindo bem. Depois me conte como ficou, ok?
Abraços!
Ola Dr Andre,
Tive mais uma boa noticia, meus dentes ja fechou cerca de 4mm .
Até logo !!!!
Que bom Jayana!
Fico feliz que você esteja com um resultado tão bom. Um fechamento de 4 mm não é de se jogar fora.
Continue assim!
E fique com Deus!
Olá Dr. André,
só se passaram 4 meses que estou usando aparelho, e já da para se ver a grande mudança. Se eu não me engano a abertura esta de 4 mm.
Estou muito feliz!
E como havia dito tinha um dente que não havia crescido e agora ele já esta começando aparecer pois comecei a usar um elástico [ já estou no segundo tamanho de elástico (1º= 1/2 e o 2º= 3/16)]
Até logo!
E obrigado por sempre me responder ^-^
Que bom Jayana!
Fico feliz em saber que está tudo dando certo.
Volte sempre que quiser, ok? Seja para tirar dúvidas ou contar que está tudo bem.
Fique com Deus!
Ola Dr. André,
Na ultima vez que fui na dentista ela me falou que seria necessario fazer mais uma vez um Rx panorâmico pois meu dente que não nasceu não esta descendo já usei três tipos e não desceu, ela me disse que o dente poderia estar preso no osso. Gostaria de saber se quando um dente esta preso no osso o que seria necessário fazer?
Jayana,
Se o dente estiver anquilosado (esse é o termo técnico para “preso ao osso”), não há nada que possa ser feito.
Este dente não se movimenta mais. Mas é importante que este diagnóstico seja feito corretamente e para isso o exame ideal é a tomografia.
Confirmando o diagnóstico de anquilose, a indicação é extrair o dente.
Por favor me responda, eu usei aparelho dos 6 anos até os 13 agora um ano depois de eu ter retirado o aparelho minha mordida abriu em 2 mm eu queria saber se eu vou ter q usar aparelho por muito tempo pra arrumar??
Janice,
Se a mordida abriru, provavelmente só voltará a fechar com aparelho fixo. O tempo necessário varia de acordo com diversos fatores, mas peça ao seu ortodontista que defina um prazo para este retratamento.
Olá, Dr. André!
Eu tenho mordida aberta anterior causada por interposição lingual.
Em meu tratamento, além do aparelho fixo, foi proposta a retirada de 4 pré-molares: 2 de cima e 2 de baixo e o acompanhamento fonoaudiológico.
Acontece que eu optei por não retirar os pré-molares e não busquei um acompanhamento fonoaudiológico.
E agora, ao final do tratamento, após 2 anos com o aparelho fixo e restando apenas alguns meses para a retirá-lo, o apinhamento que eu tinha foi resolvido, mas a biprotrusão e a mordida aberta não.
Há mais ou menos dois meses, minha dentista optou pelo esporão para tentar fechar um pouco minha mordida, mas não me deu muita esperança.
Ela me disse que se o esporão não funcionar, este será substituído pela grade lingual.
Assim, eu queria saber o seguinte: há alguma possibilidade de minha mordida fechar (mesmo não tendo extraído os pré-molares e buscado acompanhamento fonoaudiológico) ao utilizar o esporão ou a grade lingual para corrigir o posicionamento incorreto de minha língua? Qual destes dois (esporão ou grade lingual) é mais eficiente? Há algum outro procedimento, além destes propostos por minha dentista, que poderia ser realizado neste caso?
Obrigada,
Luciana
Luciana,
Eu não tenho experiência com estes dispositivos, principalmente em adustos pois são bastante desconfortáveis e não costumo contar com eles para resolver estes casos. Por isso não posso ajudar muito nesta pergunta.
O fato é que se o caso é mesmo para extrações, não adianta tentar fazer sem. O resultado é este que você está experimentando.
Realmente não sei se esporão, grade e fonoaudiologia vão ajudar. Mas, como são recursos relativamente simples talvez valha a pena tentar.
Só recomendo que se defina um prazo limite para colher resultados. Esgotado o prazo, passe para outra opção. Senão você corre o risco de passar mais um tempão de aparelho e sem resultados.
Fico agradecida por ter respondido a minha pergunta!
E, agora, eu tenho outra dúvida:
Há alguma relação entre interposição lingual e problemas na coluna? Porque eu tenho um problema na coluna que se chama escoliose congênita (que, em resumo, é uma curvatura anormal da coluna para a direita ou para a esquerda, podendo a curvatura ter graus diferentes, sendo que, quanto mais elevado o grau, maior a sua gravidade. A escoliose altera a postura da pessoa, fazendo-a inclinar-se um pouco ou muito – dependendo do grau das curvaturas – para a direita ou para a esquerda) e uma vez li em um site de uma fonoaudióloga que a postura corporal interfere no posicionamento da língua.
Eu acho que a minha escoliose não é muito grave, mas como ela atinge, também, levemente, o pescoço (alterando, um pouco, o seu posicionamento), penso que essa poderia ser a causa de minha interposição lingual. E se realmente esta for a causa do meu problema, qualquer tentativa de corrigi-lo será inútil se não for corrigida, primeiro, a escoliose?
Desculpe por incomodar novamente e por escrever muito, e obrigada pela atenção!
Luciana
Luciana,
Qualquer alteração na posição da cabeça altera a portura mandibular e, consequentemente, a posição da língua.
Então teoricamente tudo está relacionado, mas na prática precisamos ter cuidado para não exagerar e acabar inviabilizando a busca da solução.
Acho que você deve procurar uma fonoaudióloga de confiança para avaliar a interposição. Se esta profissional indicar fisioterapia para corrigir ou facilitar a correção, aí você segue a orientação. Mas a princípio o tratamento fonoaudiológico deveria ser a primeira escolha.
Doutor boa tarde! fiz tratamento ortodôntico por dois anos que corrigiu os inferiores, porém os superiores a minha dentista disse que o meu caso é o de mordida aberta 2, usei um aparelho no céu da boca mais tirou por que a dentista disse que meu caso é cirúrgico e o aparelho não resolve, confesso que estou com medo de fazer , pois tem relatos de pessoas que sente dor e tem que ser operada de ano em ano e que perdem a sensibilidade da boca, o que eu faço?
Daniela,
Se você tem uma mordida aberta esquelética, o caso deve ser tratado cirurgicamente mesmo.
Mas antes é preciso ter certeza. Para isso consulte outros ortodontistas e vá se informando com calma.
As 10 dicas do Blog podem ser úteis.
Antes de eu fazer esse tratamento com a Drª (o nome da profissional foi deletado pelo Dr. Andre), eu tinha procurado outros ortodontistas e eles disseram que com o uso do aparelho e com a extração de dois dentes resolveria. Porém a Drª (nome deletado) na qual faço tratamento atualmente disse que meu a caso é genético e que é no osso dentário e pediu para fazer uma nova documentação para fins cirúrgicos. O que o senhor acha? Devo procurar a unidade da ABO próxima!! Tenho medo da coirurgia por que vir o vídeo e parece que o paciente fica com parafusos pelo resto da vida?! Estou com muiittttttooooooooooooo medo? mim ajude?
cadê a resposta?
Daniela,
Sua pergunta foi respondida. Demora um pouco por que eu tenho diversas atividades para fazer além desta, mas eu sempre respondo.
Daniela,
Não tenho como saber se o seu caso tem mesmo indicação cirúrgica sem uma avaliação clínica. Mas o primeiro passo é uma documentação completa.
Os parafusos ficam mesmo pelo resto da vida, mas isso não chega a ser um problema para o paciente.
Doutor André, desculpa em primeiro lugar sei que o senhor é uma homem ocupado, posso entrar em contato com o seu por telefone para o senhor então avaliar? Será uma honra para mim já que o senhor está disponibilizando esse espaço para tanta gente e que é uma benção!! Por favor!! Obrigada eu sou de Salvador!
Daniela,
Obrigado pela confiança, mas eu não posso avaliar o caso pelo telefone. Nem através de fotografias. O exame clínico é necessário sempre.
Você pode me ligar sem problemas pelo número que fica aqui no Blog. Só não acho que vá ajudar muito na definição sobre o caso ser cirúrgico ou não.
Boa tarde Dr Andre, quero saber em media o valor desse tratamento, (mordida um pouco aberta).
Eu já tenho raio x, fotografias, molduras das arcadas dentárias etc.
Preciso iniciar logo, por que estou prestando concurso público e na fase do exame médico preciso estar tratando desse problema ou serei reprovado.
Já estou no teste físico, acredito que o exame médico será aplicado daqui uns 6 meses. Pode me ajudar? Li sobre aparelho autoligado e vi que é bem rápido, no meu caso a mordida está pouco aberta. Aguardo!
Rodrigo,
Eu não comento valores aqui no Blog por que eles variam muito de acordo com o profissional.
Acredito que na questão do concurso, basta estar em tratamento, mas recomendo checar.
Quanto aos aparelhos auto-ligados, há um post aqui no Blog sobre o assunto.
tenho mordida aberta mas meu dentista por 7 anos me enrolando no final ele disse qui meu dente tava bom e qui era p mim tirar, depois entra outro no lugar dele e esse dentista fala qui eu tenho qui arranca 4 dentes 2 em cima e 2 em baixo para nao voltar como antes, obs: ele so usou apenas a borrachinha no meu dentes mais nada . o que devo fazer?
Carla,
Se você perdeu 7 anos e não está satisfeita, a primeira coisa a fazer é escolher com calma um novo ortodontista.
Leia as 10 dicas do blog e escolha seu ortodontista com carinho.
Enquanto isso evite tomar esta decisão de extrair 4 dentes, por que depois não tem como voltar atrás.
oi, primeiramente parabéns pelo site.
Tenho o meu filho com 3anos e meio e esta com mordida aberta de canino a canino ,comecei a dar a chupeta somente na hora de dormir será que somente isso ira fechar a mordida
os; um canino ta batendo topo a topo.
Obrigado Edson!
Pela descrição parece ser uma mordida aberta funcional. A redução do tempo de uso da chupeta deve produzir alguma melhora. Pode ser necessário fazer uma correção lá pelos seis ou oito anos, mas também pode se resolver sozinho só com a retirada da chupeta. Três anos é uma boa idade para fazer isso.
Olá Doutor
Tenho a mordida aberta e trato disso a muito tempo . Tenho 17 anos , a partir dos 10 anos comecei a usar diversos aparelhos, fiquei 5 anos usando , mas meu dentista me passou para trás , não só fiquei sem meu dinheiro mas com o mesmo problema dentário . Ano passado resolvi voltar a usar , pois a estética dos meus dentes não era uma das melhores , com um novo dentista comecei o tratamento , depois de um tempo ele veio a me informar que terei que fazer uma cirurgia para consertar , mas fico meio apreensiva pois ja escutei rumores não falando muito bem sobre ela . Qual o lado ruim da cirurgia ? , Existe outro tratamento para consertar ao invés dela ? Ela pode deixar alguns problemas na audição e no olfato ? .Meu médico me deixou no escuro , e preciso entender melhor sobre isso .
Antônia,
Uma cirurgia ortognática não é um procedimento simples. E certamente existem riscos como em qualquer cirurgia.
Para reduzir a chance de problemas é necessário escolher bem os profissionais que vão cuidar de você.
Eu não sou cirurgião então prefiro não falar sobre o assunto em detalhes, mas você deve conversar com alguns cirurgiões antes de decidir.
Algumas mordidas abertas só podem ser corrigidas com cirurgia mesmo.
Boa tarde Doutor, quando tinha 12 anos, coloquei aparelho para corrigir minha mordida frontal aberta.
Usei durante 2 anos e meio e entao usei a contencão, porem nao usava direito, devido a isso a mordida abriru de novo, ai com 21 anos coloquei aparelho de novo para mais uma vez corrigir, depois de 2 anos direi, e agora esotu usando o movel faz umas 3 semanas bem certinho, e mesmo assim estou notando que esta abrindo a mordida, tem a possibilidade de abrir de novo mesmo usando certinho a contenção?
Diéle,
Sim, a mordida aberta é passível de recidiva (infelizmente) e isso pode ocorrer. Talvez o uso de um dispositivo de contenção mais abrangente ajude a conter este resultado.
E pode ser indicado acompanhamento fonoaudiológico para ajudar na estabilização.
Olá Dr. André, tenho 19 anos e tenho mordida aberta decorrente do meu hábito de chupar o dedo na infância (mas parei anos atrás), uso o aparelho ortodontico pra correção da minha mordida a pouco mais de um ano e o tratamento vem me trazendo bons resultados, porém, ainda tenho que usar por mais tempo. Essa semana iniciei uma etapa nova do meu tratamento que foi a colocação da grade palatina pois segundo minha dentista minha lingua exerce uma força grande contra os dentes superiores como está explicado numa imagem na postagem acima, fazendo com que eles se projetem pra frente dificutando o tratamento. Minha pergunta é: Quando ou como faço pra saber que a minha lingua já está “controlada”? E se mesmo depois de 6 meses (tempo estipulado pela minha dentista pra que a lingua passe a não exercer tanta força contra os dentes) ela pode voltar a empurrar meus dentes?
Desde já agradeço!
Fernando,
Quem pode avaliar o comportamento da língua é o fonoaudiólogo. Este é o profissional habilitado para este tipo de avaliação pois a sua formação inclui o estudo detalhado da musculatura e do funcionamento da língua, lábios e bochechas.
Acho que o acompanhamento com um(a) fonoaudiólogo(a) pode ser interessante.
Boa tarde, Dr. Andre!
Gostei muito da matéria, me fez entender um pouco mais do meu caso!
Tenho mordida aberta desde que me entendo por gente! Eu e meu irmão, que também tinha mordida aberta, fizemos tratamento juntos desdo os seis anos. A dele foi corrigida em mais ou menos dois anos, a minha permanece até hoje. Esse tratamento se deu por aparelhos móveis e durou até os 14 anos sem resultados significativos. Tenho 24 anos e não tenho mas paciência e nem recursos para tratamentos com aparelho. Sendo assim, gostaria de saber qual a intensidade do trauma (se existir) que pode causar o método cirúrgico e se deixa cicatrizes.
Desde já agradeço!!
Vinicius,
Uma cirurgia ortognática não costuma deixar cicatrizes pois tudo é feito por dentro da boca.
Mas é um procedimento complexo e invasivo. Por isso você deve escolher seu ortodontista e seu cirurgião com bastante calma. As 10 dicas do Blog podem ajudar.
É importante lembrar que a ortodontia precede a cirurgia e o uso do aparelho fixo será inevitável.
Bom dia!
Dr. André estou usando aparelho fixo para corrigir a mordida aberta e quando estou usando os elásticos, em 3 dias a mordida fica fechada, porém se eu deixar de usá-los por alguns minutos a mordida fica aberta novamente.
Joelma,
Esta instabilidade pode ser um sinal de que a mordida aberta não será corrigida apenas com este recurso.
Vale a pena checar se o caso pode ter indicação de cirurgia.
Meu bebe tem 1 ano e 7 meses. Chupa chupeta, ainda que eu tente limitar o uso. Hoje percebi que quando mostra os dentes, os laterais se tocam, mas os da frente não, o de baixo fica beeem afastado e como se estivesse mais pra dentro.
Isso pode ser por causa da chupeta?
Com o nascimento dos dentes do fundo isso muda? ele só tem 1 molar!
Nadia,
Pela descrição parece ser uma pequena mordida aberta. Mas nada para se preocupar. Só não deixe o uso da chupeta exceder os três anos de idade. A tendência é se resolver sozinho, caso contrário, consulte um ortodontista quando ele estiver com uns 4 anos.
Olá doutor, meu nome é carlos tenho 16 anos, eu nunca chupei dedo nem chupeta, mais meus dentes n tocam em baixo, fui no dentista pra colocar aparelho mais ele falou q preciso fazer uma cirurgia, o senhor acha q é mesmo necessario? eu n tenho coragem de fz, e tenho medo de ficar com esse problema pra sempre de n conseguir fechar a boca, me ajude pfff.
Carlos,
Parece que o ortodontista detectou uma mordida aberta esquelética em você.
Neste caso, realmente o tratamento é cirúrgico e o problema não vai desaparecer sem tratamento.
Recomendo que você consulte outros ortodontistas para tirar a dúvida, e, se este diagnóstico for confirmado, não adianta tentar resolver apenas com aparelho. A cirurgia é necessária mesmo.
tenho 12 anos, tenho dentes arcados e queria saber !…qual procedimento tenho que fazer para ter dentes normais?
July,
A primeira coisa a fazer é pedir que seus pais a levem a um ortodontista para avaliar o seu caso.
eu não consigo para de chupar o dedo, porém tenho mordida aberta como da primeira foto seria necessário qual tipo de aparelho.Hj tenho 17 ano
Gabriely,
Provavelmente você precisará de aparelho fixo, mas a primeira coisa a fazer é parar de chupar o dedo.
Gostaria de saber se e normal uma criança de 1ano permanecer com a língua de fora tempo integral,seja para brincar ou tentando interagir com outros. O que fazer para impedir a continuidade do….habito!!!!!obrigada
Marisa,
Seria importante passar por uma avaliação com um médico inicialmente.
Pode estar relacionado com alguma dificuldade respiratória.
A projeção da língua aumenta a passagem do ar pela via nasal.
Mas isso é só uma hipótese.
Dr. Eu tenho mordida aberta e cruzada usei aparelho fixo por 2 anos e meio e a dentição ficou perfeita, só que com 1 mês abriu um pouco, o ortodentista disse que teria que fazer novamente o tratamento com a fonodiologa, por causa da posição da língua. É possível a dentição ter aberto tão rápido por causa da posição lingual? Só abriu um pouco eu colocar o aparelho novamente, preciso ficar esse tempo todo com o aparelho ou será mais rápido?
Karla,
Mordidas abertas podem recidivar desta maneira e pode estar relacionado à língua sim.
Só confirme com o seu ortodontista qual será o prazo desta vez.
Fui em uma dentista e tenho mordida aberta ela falo que se tirar dois dente meu pra ter espaço da pra concerta eu me pergunto se isso é o certo a fazer,e fui em outro ele falo que tenho que usar um aparelho no ceu da boca pra abrir mais, tenho 18 anos e ja chupei chupeta
Anderson,
A extração de pré-molares e a disjunção palatina são recursos que podem ser usados na correção de uma mordida aberta, mas depende do caso. Para dizer qual seria a melhor opção no seu caso, seria necessário avaliá-lo clinicamente.
Dr, tenho 28 anos e mordida aberta bem na frente dos dentes pelo hábito de chupar dedo até muito tarde. Uso aparelho fixo há dois anos, mas parece que não fez um movimento sequer para fechar a arcada… Este problema em adultos é resolvido somente com o uso de aparelhos ou somente a cirurgia ortognática poderia resolvê-lo?
Tatiana,
Se realmente a sua mordida aberta for apenas funcional, ou seja, provocada pelo hábito, o fechamento costuma ser mais fácil.
Se for esquelética, a solução cirúrgica é mais indicada. Alguns pacientes podem ter as duas combinadas.
Entendi doutor. Agora estou usando dois elásticos na frente, mas a arcada de cima está fechando por cima da debaixo, isso é correto?
Além disso, quando utilizo os elásticos a arcada parece fechar , mas quando os retiro volta ao normal.
Tatiana,
Sim, a superior fecha pela frente da inferior.
A recidiva é normal neste tipo de correção, mas com o tempo deve ficar mais estável.
Olá, boa tarde. Sei que este post não é recente e não sei se o senhor irá responder, mas enfim… Tenho mordida aberta, uso aparelho quase 3 anos, gostaria de saber se você teve um paciente com mordida aberta e qual foi o tempo de duração do aparelho? Gostaria de saber também de aparelho móvel também funciona para mordida aberta.
Minha Dentista parece que está me enrolando…
Abraços.
Bruno
Bruno,
Respondo a todas as perguntas sempre. Às vezes demora um pouco, mas respondo.
Tudo depende do tipo de mordida aberta que você tem.
Se for funcional pode ser corrigida com aparelho fixo (não recomendo móvel para adultos), mas se for esquelética a indicação é cirúrgica e o aparelho fixo não será eficaz.
Oii Boa noite,gostaria de saber se depois dos 30 não tem como consertas a mordida aberta,obrigada.
Tatiene,
Tem sim, mas cada caso requer uma abordagem diferente.
Bom dia Dr. Andre Moreira,
Adorei a matéria.
Quero tirar uma duvida. Chupei dedo até os 15 anos e só comecei o tratamento com 19 anos, hoje tenho 25 já passei por 4 ortodontistas e 3 deles disseram que preciso fazer uma cirurgia que se chama “Ortognática”. Quero sabe se continuar só com o tratamento (uso do aparelho) terá como a mordida ficar perfeita ?
Obrigado Gabriela!
Não tenho como responder à sua pergunta sem avaliar seu caso clinicamente.
Mas se 3 disseram que a cirurgia é necessária, talvez sua mordida aberta seja estrutural e não apenas funcional.
O Sr. tem consultório no Rio de Janeiro ?
Olá Gabriela,
Sim, Eu atendo no Rio de Janeiro, na Barra, Leblon e Centro.
Se precisar, pode me ligar no 3325-7681, ok?
Dr. André, meu filho usou chupeta ate os 3 anos de idade.Nunca chupou dedo, só chupeta. (obs.: meu filho não tem problemas de fala). Agora que ele está com 8 anos, o dentista (clinico Geral) recomendou que eu levasse meu filho ao ortodontista , e neste foi constatado mordida aberta, tal qual a foto acima e terá que usar aparelho ortodôntico, o ortodontista disse que é possível corrigir o osso.
Você menciona “Podemos observar estas alterações em crianças com SEIS anos ou menos. Esta é a idade ideal para identificar a causa e eliminá-la definitivamente.”
Mas com 8 anos e meio que tem meu filho, é possível ou não resolver com aparelho ? Até com que idade afinal é possível corrigir com uso do aparelho ortodôntico?
Vanessa,
Dos seis até os 12 aproximadamente, vale a pena tratar com ortopedia funcional. A idade do seu filho é ótima para iniciar este tratamento. Mas veja o post sobre aparelho móvel para entender a diferença entre os diversos tipos de aparelho.
Dr. André primeiramente quero parabenizá-lo pelos posts! Eu fui a duas ortodontistas e ambas disseram q o meu caso é de mordida aberta, só q tenho os 4 dentes sisos para extrair e acho q é isso q me atrapalha muito ultimamente; atrapalha na minha alimentação, mastigação, no sono… hj tenho 24 anos e passei a morder assim depois q os dentes sisos nasceram, anteriormente eu não mordia assim, tinha os dentes perfeitos… ambas as dentistas disseram q eu terei q fazer a cirurgia. andei pesquisando e acho q a avaliação não foi bem feita! Uma das dentistas disse q os dentes sisos estão em um lugar q não era pra ter dente. Gostaria de saber se eu extrair os dentes sisos e colocar o aparelho, será q adianta? Como seria uma avaliação de mordida aberta? Eu teria q fazer algum raio-x? Algum molde? Por favor me ajuda!!
Olá dr André ,fui a outra ortodontista e ela me disse q eu posso extrair os dentes sisos e colocar o aparelho, só q ela disse q pode ter uma melhora enquanto eu estiver com o aparelho, pois a função do mesmo é colocar os dentes no lugar, mas tem um porém; dizendo a ortodontista q após eu tirar o aparelho, mais ou menos uns 2 a 3 anos depois pode ser q volte tudo de novo! Gostaria de saber se há essa possibilidade?
Gabriela,
Sim, isso pode ocorrer.
A mordida aberta pode recidivar. Por isso é importante diagnosticar corretamente o grau e origem do problema para definir a forma de monitoramento ideal do resultado.
Contenções fixas e acompanhamento fonoaudiologico podem ajudar.
Obrigado Gabriela!
O diagnostico de mordida aberta é feito pelo exame clinico, mas o grau de gravidade do problema deve ser avaliado com auxilio das radiografias e dos modelos.
Decisões sobre o tratamento devem ser tomadas após um estudo completo. Principalmente se há indicação de extrações.
Como você ainda está insegura, continue conversando com outros ortodontistas e siga as 10 dicas do blog para escolher o seu, ok?
Olá dr Andre! Conhece algum ortodontista muito bom em Fortaleza -CE que possa tratar casos complexos de mordida aberta? Já rodei em muitos,a procura é árdua.
Renan,
Em fortaleza, não, mas em Natal conheço o Dr. Carlos Alexandre Camara, talvez ele possa indicar alguém. Segue o link do site dele:
http://www.clinicacarlosalexandre.com.br/
Olá Doutor,
Tenho 17 anos uso aparelho cerca de 2 anos e meio, e ainda chupo dedo (vergonhosamente) desde pequena.
Não tive nenhum problema tão grave, minha mordida não é “tão” aberta, apenas os dentes insensivos centrais eram um pouco separados.
Meu Dr. disse que está quase “perfeito” a minha arcaria dental, porem tenho medo de quando tirar o aparelho volte ,pois ainda chupo dedo
Aline,
Aproveite que o seu sorriso esta bonito e pare de chupar este dedo de uma vez.
Senão, você vai acabar ficando mesmo com os dentes fora da posição de novo.
Olá Dr., eu uso o aparelho fixo com o aparelho Hyrax para mordida cruzada, mas tenho mordida aberta também, gostaria de saber se quando eu parar as ativações do Hyrax, posso usar junto os elásticos intraorais para fechamento da mordida e qual o prazo mais ou menos para o fechamento estar completo, minha mordida não é completamento aberta, é um pouco na frente para lateral esquerda, obrigada!
Rosana,
Isso só pode ser definido pelo seu ortodontista que conhece o caso em detalhes e fez o seu planejamento.
tenho 13 anos meu problema é mordida aberta a dentista me falou que vou ter q usar a grade e tambem o aparelho fixo com elastico MINHA PERGUNTA É SE EU VOU USAR A GRADE PRIMEIRO OU OS 2 JUNTOS?
Laura,
Não tenho como saber o que o seu ortodontista planejou para você. É melhor perguntar diretamente para ele.
Descobri que meu bebê esta ficando com mordida aberta, mas ainda esta pouco, Somente os incisivos centrais nao se tocam totalmente, os laterais se tocam de leve. Ele usava chupeta somente pra dormir mas cuspia qd chegava ao sono profundo, e as vezes de dia qd estava muito nervoso. Ontem qd vi o ‘defeito’ escondi as chupetas e nao dei mais…acha que pode ser resolvido sem o uso de aparelhos. Ele tem 1 ano e 8 meses.
Mas de qq forma vou marcar na dentista dele…obrigada!!!
Andressa,
Provavelmente a mordida vai melhorar apenas com a retirada da chupeta. Pode até não fechar completamente, mas a tendência é melhorar bastante na ausência do hábito vicioso.
E não deixe de levá-lo na dentista.
Olá, os meus dentes tem o seguinte aspecto: além de não fechar na frente, ele é separado no meio tb na frente. Quando eu vou falar eu sinto que não falo normalmente pois a língua escapa um pouco. Eu detesto falar em público por conta disso, faço faculdade e tenho que fazer vários seminários mas a minha fala fica fazendo tipo aquele “tzis”. mas o pior é que eu tenho medo de por aparelho pois dizem que doe, afinal eu tenho pavor de clinica odontológica e aqueles barulinhos… ai meu Deus!!!!
Juri,
Pela sua descrição você tem uma mordida aberta e diastema central. Possivelmente relacionados à uma pressão da língua.
Obviamente este diagnóstico depende de uma avaliação clínica, mas acredito que com um tratamento ortodôntico e também um fonoaudiológico paralelamente, você consiga resolver estes problemas.
Não precisa ter medo, mas escolha seu ortodontista com carinho. Recomendo as 10 dicas aqui do Blog.
Tenho 29 anos e o mesmo problema, mordida aberta com os dentes inferiores da frente bem separados. Tenho ainda os 4 cisos. Fui ao dentista hj e ela falou com eu teria q tirar os pre molares inferiores e superiores. Sai do dentista arrasada pois nunca tirei dentes e tnho pavor. Ja tinha ido em outros dois dentistas e eles falaram q so teria q tirar os cisos. Estou nervosa e cheia de duvidas. Esta correto esse diagnostico uma vez que eu tnho espaço na parte debaixo? Helpppp. Outra coisa, sou do Rio mas moro longe do seu consultorio, como faço para saber valores com o senhor?
Jaqueline,
Alguns casos de mordida aberta podem requerer a extração de pré-molares sim. Mas isso só pode ser definido através de uma avaliação clínica.
Os dentes de baixo separados sugerem uma pressão de língua que projeta estes dentes para frente. Mas ainda assim, não se pode descartar a possível necessidade de extrações.
Para falar comigo você pode usar o Whatsapp por este número de celular aqui ao lado.
Juri,
Leia meu recadinho aos leitores em uma postagem do dia 8 de abril! Dou todo o apoio! Não precisa ter medo! Os benefícios serão enormes! Abraços!
PS: Dr. André, desculpe-me pela intromissão! rsrs..
Sem problema Fabíola! 🙂
Fui na clinica eles me disseram que tenho fazer cirurgia por conta da mordida aberta gostaria de saber qual preco
Allane,
Não comento preços aqui no Blog pois eles variam muito dependendo do profissional.
Bom dia Dr. André,
Há como saber se a mordida aberta é esquelética ou funcional por inspeção visual? É possível que uma mordida aberta funcional cause a esquelética? Sei que cada caso é um caso, mas é possível corrigir o problema (esquelético) sem cirurgia e com menores chances de recidivas? Obrigada!
Fabíola,
Em alguns casos é possível sim definir o tipo de mordida aberta apenas no exame clínico. Mas a radiografia precisa ser usada na confirmação para que se faça o planejamento do tratamento.
A origem dos dois problemas é diferente e não acho que uma mordida aberta funcional possa evoluir para uma esquelética que tem origem genética.
Mas as duas condições podem estar presentes no mesmo paciente dando a impressão de que uma levou à outra.
A correção de uma mordida aberta esquelética sem cirurgia e com menores chances de recidiva é muito difícil. Mas, como você disse, cada caso é um caso e só com uma avaliação clínica estas perguntas podem ser respondidas.
Bom dia, Dr. André!
Novamente, obrigada pela resposta! Eu preparei a documentação ortodôntica e felizmente meu caso é funcional e não precisarei extrair qualquer elemento dentário! Iniciarei a instalação dos braquetes no arco superior na próxima 6ªf! Optei pelos de cerâmica e o fio ortodôntico também será estético, que foi proposto pelo profissional. Essa, porém, é outra dúvida, pois li que eles tendem a perder o revestimento com o tempo. E será que o fio metálico não produz menos atrito, sendo, portanto, necessário menos força para a movimentação dentária? (Sim, gosto de ler artigos da área 🙂 e os resultados são controversos. ) Infelizmente, não pude me consultar com o senhor, pois tive que mudar de município devido ao trabalho. De qualquer modo, agradeço mais uma vez por este canal e pela atenção sempre dispensada aos leitores do seu blog!
Grande abraço e sucesso!
Fabíola,
Eu adoraria se você voltasse aqui para me dizer como foi a experiência com os arcos estéticos.
Eu não costumo usá-los, mas quem sabe o seu ortodontista conhece uma marca que resista melhor ao desgaste? Neste caso eu gostaria de saber e divulgar aqui no Blog para que outras pessoas possam se beneficiar da informação.
Quanto ao atrito, teoricamente seria aumentado pela cobertura estática. Mas se isso é relevante para a movimentação, vai depender do tipo de mecânica que será feita.
Em um caso sem extrações acredito que não vá comprometer o rendimento do aparelho.
É pena que você não possa fazer o tratamento comigo, mas da forma como você se interessa pelo assunto, certamente encontrou um bom profissional.
Desejo-lhe tudo de bom no seu tratamento e aguardo notícias, ok?
Boa tarde Dr. André,
Conversei com a profissional e optamos pelo uso do fio ortodôntico convencional. O estético, além do custo mais elevado, iria descascar em algum momento. E quando perguntei sobre a força empregada, ela realmente confirmou que o revestimento iria engrossar o fio e tirar um pouco sua maleabilidade, devendo empregar mais força para a movimentação o que poderia ser desconfortável.
Claro que o profissional deve levar em conta as preferências do paciente. No meu caso, o fio metálico é bem discreto. E fiquei muitooooo feliz com o resultado dos braquetes cerâmicos!
Também gostaria de estar me tratando com o senhor, mas quem sabe volto ao Rio para fazer uma revisão de rotina após o término do tratamento?! 🙂 Estou com 33 anos, não precisei de tratamento de canal e pretendo continuar invicta! rsrs..
De qualquer modo, vou relatando aqui os progressos caso não se importe! Aliás, já sinto uma diferença visível no alinhamento inicial. O fio está menos ‘tortinho’ e faz apenas 4 dias que o aparelho foi instalado!!
Aproveito também a ocasião para dar um RECADO AOS LEITORES!
“Amigos,
caso precisem colocar aparelho ortodôntico, COLOQUEM! Não tenham medo! A colocação é indolor e vocês apenas sentirão uma pequena “pressão” logo após a colocação. São os elásticos (ou as borrachinhas) em ação! A pressão aumenta um pouco no dia seguinte, mas a sensação diminui já no 3º dia. Minha rotina alimentar praticamente não mudou. No dia em que os dentes ficaram um pouco mais doloridos, evitei frango (não como carne vermelha mesmo) e pães torradinhos. Podem apenas aquecê-lo, mas caso não resistam ao pãozinho crocante, basta molhá-lo no café com leite quente. Como adoro maçã, coloquei-a no microondas para amolecer e com um pouquinho de canela… hummm! 🙂 Mas castanhas, nem pensar. 🙁
Embora a Dra. tenha colocado borrachinhas com material que absorve menos pigmentação, estou evitando café, açaí.. Feijão não me trouxe problemas. Para os que gostam, alimentos ou temperos com corantes, salgadinhos amarelados e molho de tomate podem pigmentar as borrachinhas.
Escovem os dentes após todas as refeições, passem fio dental com auxílio do passa-fio e usem enxaguatório bucal incolor!
Enfim, não é nenhum bicho de 7 cabeças e a parte interna das bochechas está intacta! Sem aftas, bolhas ou algo parecido! Existem ceras em pequenos bastões para espalhar pelos braquetes caso incomodem. Mas nem precisei usar.
Então, ÂNIMO! Apenas com 4 dias de tratamento, estou me sentindo mais confiante, feliz e esperançosa quanto ao futuro do meu sorriso! Não se trata apenas de uma questão estética, mas funcional.
E procurem sempre um profissional competente, com registro no Conselho Regional (CRO), como o Dr. André”! 😉
Grande abraço!
Olá Fabíola!
Obrigado pela confiança e pelo depoimento!
Com certeza não me importo. Pelo contrário, tenho o maior prazer em receber todos que querem compartilhar suas experiências. Volte sempre aqui pois seu testemunho será útil para todos os que estão com dúvidas sobre os tratamentos.
Quando vier ao Rio é só ligar e vir conhecer os consultórios.
Seu depoimento ficou ótimo! Muito detalhado e simpático.
Abraços!
Olá Dr. André!
Sou eu quem agradece pelas palavras!
E será um prazer fazer uma visita quando eu visitar meus pais no Rio! Avisarei assim que eu estiver pela região em algum dia útil da semana. 🙂
Breve estarei escrevendo a respeito dos novos progressos! \o/
Grande abraço!
Ok Fabíola!
Um abraço e tudo de bom para você!
olá meu nome é ana,tenho 13 anos tenho mordida aberta lateral que tipo de aparelho vou usar ???
Ana,
Pela sua idade, imagino que seja o fixo. Mas é necessário avaliar o caso clinicamente para responder.
mt obrigada
Por nada Ana!
Ola, tenho a mordida aberta e o meu filho de 5 anos tambem. estou usando aparelho + ou – 3 anos. não vir resultando algum. Ja passei por 2 dentista, o 1º que eu colocaram um aparelho no ceu da minha boca e abriu mais a minha mordida, agoranão tem espaço para os dentes voltarem, a minha dentista atual diz que e preciso arrancar 2 dentes para ter espaço. Estou com um pouco de medo.a respeito do meu filho ela mim acomselhou eu colocar aquele aparelho removível nos dentes dele.
eu acredito que o nosso problema e a INTERPOSIÇÃO DA LINGUA, pois nos não chupamos dedos e nem chupeta.
moramos em uma cidade pequena que não tem nem fonoaudiologo.
o que o sr mim acomselha?
obrigada
Lucivania
Lucivania,
Antes de tudo, não extraia dentes sem estar segura de que o ortodontista será capaz de resolver o caso. Converse com mais alguns profissionais antes de decidir.
A interposição pode ser uma causa, mas se a mordida aberta estiver na estrutura da face, o problema fica mais complicado e pode até ser de solução cirúrgica.
Por isso um diagnóstico correto é o primeiro passo.
Leia as 10 dicas para escolher seu ortodontista aqui no Blog.
Dr. Andre,
Minha filha tem 18 meses e já há todos os dentes, porém ela sempre usou chupeta e a arcada dela esta parecida com a foto (O uso da chupeta e a mordida aberta), hoje comecei a afastar o uso da chupeta, mas de noite percebo que é bem complicado, minha dúvida é, a arcada volta ao normal sem tratamento, se sim em quanto tempo, se não o que devo fazer.
Atenciosamente,
Alan
Alan,
Interrompendo o uso agora, provavelmente o problema se resolve sozinho. Você perceberá a melhora gradualmente, mas não é possível especificar em quanto tempo, nem se a correção será completa.
Boa tarde…
Tenho mordida aberta devido chupar o dedo por toda minha infancia…tenho muita vergonha, nunca tive coragem de procurar um dentista para analisar o meu caso, tenho muito receio das pessoas zombarem de mim (mais do q já fui zombada). Gostaria de saber se só o aparelho resolve ou cirurgia mesmo…e quais casos?
Bjs
Ana,
Não tenha medo de procurar ajuda pois a solução pode ser mais simples do que você pensa.
Infelizmente não tenho como dar uma opinião sem ver o caso, mas procure um ortodontista na sua cidade.
eu tenho 12anos chupei dedo até 11anos foi muito dificil parar e eu só parei porque meu pai inventou uma historia que eu ia ter que cortar minha boca kkkk e eu acreditei!!! eu ate choro porque não posso sorrir igual minhas amigas (eu quero saber se vou precisar de usar aparelho?)
Claudia,
Provavelmente você vai precisar de aparelho para alinhar os dentes, mas ninguém vai cortar sua boca, fique tranquila, ok? 🙂
ok muito obrigada
e que tipo de aparelho devo usar ?
Claudia,
Pela sua idade, deve ser o fixo.
Bom dia, Doutor! Vamos ver se pode tirar uma dúvida minha. Tenho 27 anos, mordida aberta + cruzada posterior, fiz cirurgia para expansão da maxila e estou com distrator. Porém o modelo de distrator era um pouco grande e ele foi colocado de forma “atravessada”, o correto é ele reto, transversal, porém o lado esquerdo ficou um pouco mais anterior que o direito. Estou fazendo a ativação há um pouco mais de 20 dias, estou com um diastema de 11mm, o lado esquerdo ja descruzou completamente e até mais do que deveria, já o direito não quer descruzar, ele se move lentamente e até agora quase nada. Minhas dúvidas são as seguintes: Na sua opinião tem relação com o posicionamento do distrator? Ja viu algum caso parecido? Meu lado esquerdo está bem exteriorizado devido a posição dos dentes, dando a impressão de inchaço pra quem me vê de boca fechada. Estou com muito medo que fique essa diferença no meu rosto. Devo me preocupar ou depois que os dentes forem posicionados corretamente os lados ficam simétricos?
Agradeço desde já
Vania,
Não tenho como fazer uma avaliação do processo de disjunção sem ver o paciente.
Acho que você deve conversar com o seu ortodontista para saber o que ele está achando desta resposta assimétrica.
Se ele disser que está tudo normal, deve explicar por que isso ocorreu e como a situação será normalizada no futuro.
Se alguma coisa estiver fora do planejado ele pode interromper a disjunção para acertar o rumo. Por isso é tão importante falar com ele logo sobre o assunto.
Ok, doutor! Muito grata!
Boa noite!
Tenho a arcada inferior que não toca a superior no meu lado esquerdo, além de ter um desvio de 3mm da linha média também pro meu lado esquerdo. Problema que acredito ter sido decorrência dos dentes do siso que demorei a tirar. Desde então (há 3 anos) venho sofrendo com uma sensação de surdez e um barulho (zunido) nos ouvidos que se pronuncia de forma mais forte no ouvido esquerdo (lado onde a a arcada inferior não se encaixa na superior). Gostaria de saber se minha má oclusão pode ser a causa do barulho nos meus ouvidos.
Alécio,
Pode haver uma relação, mas provavelmente há outros fatores envolvidos.
Como o problema se manifesta no ouvido, você deve iniciar a busca por um otorrino que é o profissional especializado em distúrbios auditivos. Se ele descartar problemas no ouvido, aí sim você deve consultar um dentista.
Muito obrigado pela atenção.
No início do problema procurei o otorrino, fiz todos os exames e não foi solucionado. O mesmo com o neurologista: nada de errado, tomei uma droga durante quase 1 ano que não causou diferença alguma. Ainda tenho esperança de esse problemão desapareça quando terminar meu tratamento ortodôntico que iniciei há 2 anos.
Alécio,
Eu acho mais provável que você resolva seu problema com um especialista em DTM. Recomendo a leitura deste post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/bruxismo-do-sono-sintomas-e-tratamento/
estou a 10 dias usando o dijunto palatino,é comum ele descer para,e apertar duas vezes é correto.
Não entendi a pergunta Anderson.
BOM DIA DR.,GOSTARIA DE SABER,MINHA FILHA TEM MORDIDA ABERTA,JA USOU APARELHO FIXO QUASE 7 ANOS,HOJE ELA USA SO A O MOVEL PARA NAO VOLTAR OS DENTES,AGORA COMO FAÇO PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA TENHO QUE VOLTAR O APARELHO FIXO NOVAMENTE?
Dalva,
Se depois de sete anos a mordida aberta não foi corrigida, pode ser um problema esquelético. Mas isso precisa ser diagnosticado em um exame clinico.
Bom dia Doutor Andre!
Eu tenho 25 anos e sinto receio de ir ao dentista, pois tenho vergonha da minha arcada dentaria. O meu caso é exatamente mordida aberta devido a má respiração fazendo com que a lingua empurrasse meus dentes, além disso eu perdi 3 dentes desde pequena, o segundo molar da parte superior ambos os lados, e o segundo molar da parte inferior do lado esquerdo e gostaria de saber se é possivel eu corrigir minha acarda colocando aparelho e o espaço ausente dos dentes se fecharem sem precisar de cirurgia ou protese. Ficarei grata desde já!
Obrigada!!!
Camila,
Não é possível dizer se o seu caso é cirúrgico ou não sem uma avaliação clínica. E o mesmo vale para o possível fechamento dos espaços.
Você não deve ter receio de procurar um ortodontista para avaliar o seu caso. Mas deve ter bastante atenção ao escolher um profissional para cuidar do seu sorriso, pois o seu caso não me parece ser simples pela sua descrição.
Recomendo a leitura deste post:
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/
Boa noite Doutor André,
O sonho de minha vida é corrigir uma mordida aberta que acredito ter sido recidiva de um tratamento de maloclusão classe III. Havia conseguido uma oclusão perfeita (ou bem próxima disso) após 3 anos de tratamento com ortodontia fixa (dos 14 aos 17 anos). Mas questões de doença na família fizeram com que os recursos financeiros não mais pudessem ser canalizados para esse fim. Hoje, estou com 32 anos e não vejo a hora de retomar o tratamento. Sei que cada caso é um caso, mas o senhor acredita que a correção possa ser realizada sem cirurgia? Venho lendo artigos sobre o assunto e a ‘introdução’ quase sempre começa com “a mordida aberta é um grande desafio”. Isso, de certa forma, causa uma enorme angústia. De qualquer modo, gostaria de ler algumas considerações suas!
Obrigada desde já!
Abraços!
PS: Vejo que o senhor possui consultório na Barra. Resido em Vargem Pequena. Em um futuro próximo, gostaria de agendar uma consulta.
Fabíola,
Não tenho como dizer como o seu caso deveria ser tratado sem ter avaliado você clinicamente. Mas o fato é que existem mordidas abertas cirúrgicas e não-cirúrgicas.
O que precisamos saber é em que categoria o seu problema se encaixa.
Nas mordidas abertas estruturais nós observamos uma divergência das bases ósseas superior e inferior. Nestes casos fica muito difícil alterar a estrutura da face com aparelhos ortodônticos. A cirurgia costuma ser indicada.
Nas mordidas abertas funcionais, há a presença de fatores como respiração, vedamento labial e postura de língua que estão diretamente relacionados às mordidas abertas. Nestes casos o tratamento ortodôntico costuma trazer bons resultados, sem necessidade de cirurgia.
Será um prazer recebê-la no meu consultório. Se quiser agendar uma consulta de avaliação, basta entrar em contato pelo telefone 3325-7681.
Da mesma forma, se quiser falar diretamente comigo, é só avisar à minha assistente que eu retorno a ligação assim que for possível, ok?
Bom dia Doutor,
Primeiramente, muito obrigada por suas considerações! Na verdade, a classe III foi corrigida, mas a recidiva resultou em uma mordida aberta anterior e a perda do contato se inicia a partir dos caninos. Tenho observado fotos de casos bem mais graves e um artigo me trouxe certo ânimo. “http://portal.estacio.br/media/3344113/6-tratamento-ortodontico-mordida-aberta-anterior-pacientes-adultos.pdf” (vide caso 2, porém minha abertura é menos acentuada e aparentemente meu selamento labial é normal). Mas estarei agendando uma consulta no mês de agosto para que possamos estudar meu caso. 🙂 Quero demaaaaais corrigir essa falha. Não é apenas uma questão estética, mas funcional.
Novamente, muito obrigada pela atenção!
Abraços!
Fabíola,
É sempre um prazer ajudar.
Se a mordida começa a abrir a partir dos caninos, talvez não seja um caso tão difícil assim. Eventualmente podendo ser corrigido com extrações como no exemplo do link que você enviou.
Mas o ideal é fazer uma avaliação ortodôntica para definir todos os detalhes do tratamento.
Aguardarei seu contato para que possamos conversar pessoalmente, ok?
Abraços!
Novamente, obrigada pela atenção!
Estarei agendando em agosto! 🙂 Espero que não seja preciso extrair qualquer dente.
Abraços!
Eu também espero que não seja necessário extrair nenhum dente Fabíola. Vamos ver. Aguardo o seu contato.
Bom eu chupei chupeta até os meus 11 anos , e quero saber que tipo de aparelho eu vou usar
Analice,
Depende um pouco do seu problema e da sua idade.
Chupei Dedo Até Os 12 Anos De Idade..
Mais Hoje Já Tenho 13 Mais Os Meus Dentes Não Voltaram Ao Normal Ainda Qual O Tipo De Aparelho Ideal Pra Usar ?
Erick,
Depois de tanto tempo chupando o dedo, este problema não se resolverá sozinho, provavelmente será necessário usar o aparelho fixo.
CHUPEI CHUPETA , ATE 34 ANOS,PROUCREI UM BUCO MAXILO QUE FALOU QUE MEU CASO SO ERA CIRURGICO, E FIZ A CIRURGIA DE ERM, A 15 DIAS, COMECEI A FAZER A EXPANSAO DO HYRAX, A UMA SEMANA, DE UM QUARTO, DUAS VEZ AO DIA, MANHA E NOITE, DEMORA MUITO P\RA COMEÇAR A EXPANDIR O OSSO,, TENHO MUITAS DUVIDAS
Tally,
Normalmente em uma semana você percebe algum resultado.
Olá, primeiramente, ótimo post.
Segundo, quanto tempo terei que ainda usar aparelho. Tenho quase dezessete anos e fez um ano de uso do aparelho fixo, atualmente uso dois ligas, uma em forma de quadrado (2×2, começando do canino) e do outro lado, uma liga que puxa do dente mais longe ao mais perto, sendo que há apenas três dentes de distância. Creio que estava com uns sete, oito milímetros e agora estou com quatro.
Perguntei ao meu doutor, e ele me disse que uns dois anos, isto sendo variável. Só queria saber a sua opinião, uma especulação sua.
Obrigado Samuel!
Mas não tenho como especular sobre este prazo sem ter nem mesmo visto você. Um total de 3 anos de tratamento é aceitável, mas normalmente não deveria se estender além disso.
Olá, gostaria de saber o porquê da opção de alguns dentistas em optar pelo aparelho móvel para expansão maxilar e não o fixo (como Hirax, Hass) em crianças acima de 8 anos – que julgo tem ação mais rápida e eficaz.
Grata!
Cristina,
Esta é uma pergunta complexa.
Em parte podemos dizer que é uma questão de preferência pessoal.
Mas também vai depender de fatores objetivos como a quantidade de expansão necessária, o perfil do paciente em termos de colaboração, a altura e anatomia dos dentes posteriores para instalação de bandas entre outros.
Se for necessária uma expansão pequena e a criança é colaboradora, não vejo por que usar um disjuntor fixo que dificulta consideravelmente a higienização. Principalmente se as coroas dos dentes forem curtas.
Por outro lado, usar placa expansora em um adolescente (provavelmente pouco colaborador) com compressão severa de maxila, dificilmente vai produzir um aumento na largura da arcada que seja suficiente para corrigir o problema.
Enfim, o ortodontista não deve defender um aparelho ou outro e sim o que é melhor para cada caso dentro das suas preferências e usando técnicas que domine.
Se apenas um aparelho funcionasse bem, os outros não existiriam.
Dr André,
Tenho mordida aberta e uso aparelho fixo, no caso de cirurgia o que o doutor sugere: a extração dos pre molares ou a opção do mini implante?
Camila,
Não é possível sugerir uma ou outra opção sem ter avaliado o caso clinicamente. Você deve seguir a recomendação do seu ortodontista. Se não estiver segura pode pedir outras opiniões, mas isso precisa ser feito através de consulta.
Olá Doutor André, estou com um sério problema! tenho mordida aberta e estou usando o aparelho expansor, mas to com um pouco de duvida da minha dentista ela disse que tenho que usar ele por talvez 6 meses e junto com ele um outro aparelho que se usa fora da boca, ela disse que esse aparelho é pra puxar minha arca superior para frente. Ja faz 2 messes que eu estou com o expansor sem o outro aparelho que vai fora da boca, (coloco ele esse mes) mas estou sentindo minha mordida abrir mais do que ela estava e minha mordida ta muito ruim preciso mascar em dobro para comer, estou sentindo minha mordida não encaixar direito! por favor vc pode me ajudar ? o que eu faço? isso é realmente um problema?
Aguardo respostas
Abraços
Jorge,
Se você passou por uma disjunção da maxila é normal que a mordida fique instável e a mordida abra um pouco.
Por isso é importante que o estudo do caso seja bem cuidadoso antes de iniciar o tratamento.
Mas não tenho como saber se o seu caso vai evoluir bem ou não.
Olá,
Minha filha chupou chupeta até 14 anos, agora está com aparelho fixo e gostaria de saber se no tratamento de mordida aberta é normal ter que extrair o primeiro ou segundo molar.
Obrigada.
Francislaine
Francislaine,
Pode-se dizer que alguns tratamentos de mordida aberta têm indicação de extrações de pré-molares. Mas não há como afirmar se neste caso especificamente esta é a melhor opção. Seria necessário avaliar a sua filha.
Dr. André
tenho 23 anos, e sofro de mordida aberta e cruzada. Na minha idade existe só um meio de corrigir, a cirurgia. Ou existem mais?
Diego,
Depende da sua mordida aberta. Simplificando ao máximo, se for estrutural o tratamento orto-cirúrgico é a indicação. Se for funcional pode ser corrigida só com aparelho.
Você precisa passar por uma avaliação clínica para definir isso.
Olá!
Dr. André
Gostei muito da matéria, tenho 23 anos, chupo dedo ainda o que é uma vergonha rsrsr, isso de vez em quando, fui a 02 ortodontista um me falou que minha mordida é aberta e cruzada e que a solução seria uma cirurgia ortognática, o 2º me falou o mesmo + que eu poderia estar usando aparelho ortodôntico também, mais que não seria a mesma coisa… E agora o que é que eu faço? Já pensei em ir á outro para ver se há outra forma a não ser a cirurgia.
Att,
Leila
Leila,
Se o caso for realmente cirúrgico, ou seja, um problema na estrutura da face, a correção completa só será alcançada com um tratamento orto-cirúrgico.
Mas ainda assim pode ser possível tentar um tratamento de compensação que não vai alcançar um resultado tão bom, mas pode atender às suas necessidades de forma mais simples.
Acho que vale a pena continuar conversando com outros ortodontistas até encontrar o profissional ideal para você.
Já leu este post?
http://ortodontista.webqualitat.com.br/blog/como-escolher-seu-ortodontista/
ola amigo! tenho 25anos tenho essa mordida aberta, chupei o dedo ate os q15anos, sera q agora eu posso comecar algum tratamento para ter uma mordida fechada? quanto tempo + ou – o tratamento?
obg!
Pedro,
Provavelmente há chance de algum resultado com ortodontia.
Se a sua mordida aberta for esquelética, a solução pode ser cirúrgica. Mas isso só será definido após uma consulta de avaliação.
Olá! Em geral quanto tempo fecha a mordida aberta com o uso do aparelho fixo?, ou pelo menos depois de quanto tempo começa a melhorar a aparência? Eu chupei dedo até adulta e agora coloquei o aparelho autoligado e estou ansiosa para saber quando verei que os dentes estão mais alinhadinhos.
Ka,
Depende do caso. Não dá para saber sem uma avaliação clínica.
Olá dr tenho 30 anos e sou paciente com mordida aberta anterior acredito que classe III(maxilar pequeno em relação a mandibula).Nesse caso so melhora com cirurgia?pq devido a problemas graves alergicos e hipertensão desde a infância fico receiosa em fazer.Não existe tipo uma compensação?
Camila,
Depende da intensidade do caso. Algumas vezes é possível fazer um tratamento de compensação para disfarçar o problema e fugir da cirurgia.
oolá , meu nome e Maria Auguusta eu chupei oo dedo dos 5 aoos 10 anos hoje ja tenho 13 fui ao dentista e ela disse qe não poderia colocar aparelho , ee qe tinha qe passar po uma cirugia , Chorei demais , maas a a miga de minha mae conseguiu colocar , sem cirugia qeria saber , se eu preciso mesmo de passa por uma cirugia ? {tenho muito medo }
Maria,
A sua mãe pode levá-la a outros ortodontistas para colher outras opiniões, nem sempre o primeiro profissional que você conhece vai ser o mais indicado para resolver o seu problema. Mas se os outros tiverem a mesma opinião, provavelmente o caso é cirúrgico mesmo.
Bom dia, Dr. André.
Tenho uma filhinha de 2 anos e 3 meses de idade e chupa chupeta ainda. Quero mto tirar esse hábito dela, estou com medo que qdo mude a dentição o problema continue.
E essa é minha pergunta, depois que ela mudar a dentição para permanente, ela continuará com a mordida aberta?
Grata,
Flávia
Flavia,
Normalmente a mordida vai fechando quando você tira a chupeta ainda nesta idade. Se não fechar completamente deve sobrar pouca coisa para ser resolvida mais tarde.
Tenho 43 anos , mordida aberta gostaria de saber se existe a possibilidade de expandir transversalmente a arcada superior com aparleho movel e quanto tempo duraria para corrigir os dentes.
Mirian,
Acho difícil tentar uma expansão com aparelho móvel na sua idade.
Caro Doutor,
Em linhas gerais, um Planas Classe II corrige retrognatismo e um Planas Classe III corrige prognatismo, correto? Ambos reposicionando a mandíbula e trazendo-a para Classe I – neutroclusão.
E no claso de um Planas que já é um Classe I e está em neutroclusão, qual seria sua função? Não tenho encontrado explicação simples ou adequada relacionada a isso, pois tudo é muito vago ou técnico demais para ser compreendido.
Grato.
Carlos,
As placas planas funcionam através da interface entre pistas de resina que se encontram na altura do plano oclusal. A inclinação aplicada às pistas vai estimular a movimentação da mandíbula para frente (classe II) ou para trás (classe III) dependendo da necessidade.
Mas esta não é a única forma deste aparelho operar. Planas atua nos problemas verticais, principalmente mordidas profundas, atresias maxilares, mordidas cruzadas, etc. E estes problemas podem ocorrer independente da classificação de Angle, ou seja, é possível se encontrar uma mordida cuzada associada à qualquer classificação de Angle (I, II ou III).
Por isso em casos de neutroclusão podemos aplicar a técnica, mas com as pistas também em relação neutra, ou seja, paralelas ao plano oclusal.
As placas funcionam muito bem, mas o seu uso não é muito comum atualmente, em parte devido à dificuldade de se trabalhar com a técnica.
Grato, Doutor.
Sua explicação foi a mais clara e completa que já vi.
Alguns detalhes eu já conhecia e outros aprendi nesse instante.
Muito obrigado.
C.
Ok Carlos, um abraço.
Dr. André,
Acrescento que, com relação à arcada superior, houve também a extração dos primeiros molares e dos sisos que estavam intrusos, esta última medida para que no futuro os dentes não voltassem a apinhar.
Kíria
Kiria,
Ok, mas as extrações foram mesmo de molares? Não teriam sido os pré-molares?
Meu ortodontista disse que o mais comum é a extração dos pré-molares, mas devido à severa protusão, pensou que teria mais espaço para trabalhar a retrusão com a extração dos primeiros molares. Porém, ainda faltou espaço para acomodar a mandíbula e os lábios numa melhor posição estética-funcional.
O senhor poderia me recomendar algum cirúrgião em São Paulo ou até mesmo no Rio?
Kiria,
No Rio eu recomendo… Eu mesmo 🙂
Em São Paulo, a Dra Carolina Yuri, escreva para mim através do formulário do site que eu envio o e-mail dela, ok?
Olá Dr. André,
Parabéns pelas importantes considerações sobre mordida aberta. No meu caso, eu já tinha mordida aberta, devido aos hábitos deletérios adquiridos na infância, como chupar dedo e uso de chupetas e isso, com o tempo, foi interferindo na posição lingual, mastigação, enfim em toda dinâmica bucal, até desencadear um processo de protusão mandibular. Tal processo atingiu seu ápice aos meus 30 anos de idade, trazendo também o avanço da arcada superior, ou seja, fiquei bi-protusa e com ausência de vedamento labial passivo, inclusive com a perda de parte da expressão labial, pois os lábios ficaram totalmente expostos. Fui ao ortodontista e ele constatou a falsa mordida aberta classe III. Inicialmente me disse que não seria caso cirúrgico, pois segundo ele não teria osso para serrar, mas depois admitiu que se tivesse de ser necessária uma ortognática, seria bem delicada. Sugeriu então a extração dos primeiros molares inferiores para interceptar o aparelho o mais rápido possível e fazer cessar o avanço, com o inicio da retrusão. Eu assustada, acabei aceitando a segunda opção. E foi um longo e sofrido tratamento de 02 anos e meio. Ocorre que findo este, a mordida fechou, só que ainda estou com ausência do vedamento labial passivo. Os meus lábios se acomodaram um pouco melhor, mas o fato é que ainda sou bi-protusa e isso ainda é bastante perceptível. Se fosse só isso tudo bem, mas não é, pois este problema ainda me traz uma série de dificuldades no relacionamento social, inclusive nas minhas funções laborais desempenhadas no Poder Judiciário do meu Estado.
Minhas dúvidas: Hoje estou com 35 anos de idade, já fiz fono e não resolveu a acomodação labial, eu poderia fazer retratamento para angular os dentes, na tentativa de obter melhor acomodação estética e funcional ou, se não desse certo, poderia ainda fazer uma ortognática, mesmo já tendo extraído os primeiros molares?
Abraço
Kíria
Kiria,
É difícil afirmar qualquer coisa sem ter visto o caso, mas se os seus dentes tiverem largura suficiente, talvez fazer desgastes interproximais seja uma opção interessante para reduzir um pouco a protrusão.
Quanto à possibilidade de fazer a cirurgia, só mesmo a avaliação do cirurgião pode responder.
Olá! Dr. André,
No próximo dia 15/12 colocarei o expansor Hirax, depois terei que fazer a cirurgia expansão maxilar. Gostaria de saber se a dicção na sua opinião é muito afetada, pois trabalho em atendimento ao cliente, ressalto que o meu problema é mordida aberta.
Grata,
Geovana Vale.
Geovana,
Atrapalha um pouco sim, principalmente nos primeiros dias.
Muitissimo obrigada! Coloquei o aparelho no dia 17/12/12, e realmente foi muito dificil no primeiro dia, cheguei a ir no médico pedindo para tira, mas ele me convenceu a ter paciência, falar com calma e que com mais ou menos 01 mês voltaria ao normal, essa é minha esperança (risos) hoje me sinto melhor apesar de ainda está muito fanha (risos), outra coisa Dr. meu médico mudou o planejamento agora ele vai tentar a expansão sem cirurgia, o aparelho que coloquei foi o hirax e ainda nao o ativei, em janeiro farei um raio x, depois em janeiro mesmo comecarei a ativação lenta pelo o que entendi, meu receio é minha idade pois tenho 28 anos e pelo que li corro alguns riscos como retração gengival. qual sua opinião?
Geovana Vale.
É como eu disse Geovana, é difícil responder assim…
Eu mamei acredite ate os 7 anos e os meus dentes ficaram como o da primeira imagem deste site. O que faço?
Renata,
Procure um ortodontista para avaliar o seu caso.
tenho 16 anos nunca usei chupeta e nunca chupei dedo e nem nada do q esta ai… mas minha morsida é aberta ate hj nao entendo pq…
Patrícia,
Isso pode estar relacionado à algum problema funcional como a respiração bucal ou uma interposição de língua, ou pode ser uma mordida aberta esquelética, ou seja, uma característica da estrutura óssea da sua face.
ah sim, mas eu ja coloquei aparelho e minha mordida ta quase fechada, com os elasticos termino de fechar ela
Que bom Patricia. Tudo de bom para você!
Patricia, com quanto tempo sua mordida já está quase fechada ?
Dr. André,
Gostei muito da matéria, mas gostaria de outra que explicasse como é o tratamento da mordida aberta em adultos.
Abraços, Cláudia.
Cláudia,
Pode deixar que logo teremos alguma coisa sobre o assunto.
Por enquanto, se tiver alguma dúvida específica, pode perguntar.
Estou usando placa ,para mordida aberta ,existe outro tratamento ,fora cirurgia ,desde já obrigado.
Claudio,
Sim, existem opções dependendo do caso.
Dr. quando era pequena chupei chupeta por muito tempo hoje tenho 44 anos e meu sorriso não me agrada tem como corrigir?
Rosemeire,
Provavelmente sim. Sempre é possível melhorar a harmonia do sorriso. Existem diversos recursos disponíveis. Converse com um dentista na sua cidade.
Eu chupei o dedo até os 21 anos, que vergonha ! rss
mas agora ja tô resolvendo meu problema com uma ortodentista.
bjs!
Edilaine,
Antes tarde do que nunca. Parabéns pela decisão, eu sei como é difícil quando se chega à idade adulta.
Sucesso no seu tratamento!
Andre tenho uma pergunta ,
Eu chupei dedo ate meus 11 anos agora estou com 15 mais já consegui deixar desse vício feio, mais o problema e que estou “BICUDO” é estou usando aparelho FIXO a 2 messes , o aparelho resolver esse problema ou so uma cirurgia maxilar ?
Gabriel,
Como você chupou o dedo por muitos anos, pode ter havido uma deformação óssea importante que precise de uma cirurgia para resolver. Ou não.
Não tenho como dizer sem avaliar você clinicamente, mas o seu ortodontista deve ter uma opinião formada sobre isso.
Dr. Andre quanto custa uma cirurgia dessa ?
Não sei dizer Gabriel.
Dr. Andre mais tipo assim o meu MAXILAR está do mesmo tamanho que o meu nariz ,não sei se o aparelho fixo resolver pq pelo que eu vi a CIRURGIA e cara.
Gabriel,
Você precisa ser avaliado por um ortodontista.
Tem idade certa para fazer a cirurgia ?
Gabriel,
A cirurgia ortognática pode ser feita a partir dos 20 anos.
Dr.Andre , eu andei lendo sobre isso é nosso crescimento dos ossos faciais ficam no final aparti de 17 anos , como eu tenho 15 como ainda está em desenvolvimento será que não será preciso a cirurgia ?
Gabriel,
Normalmente se o caso tem indicação de cirurgia aos 15 anos, vai continuar com a mesma indicação aos 17.
Dr.Andre , assim eu estou com 15 anos e meus ossos faciais estão em crescimento certo ? , O meu dentista disse que vou usar o aparelho por no maximo 2 anos será que existi a possibilidade que esses 2 anos consertem um pouco meus labios ?
Gabriel,
O aparelho não exerce influência direta nos tecidos moles como os lábios, mas a posição dos dentes pode influenciar. Então, você pode perceber mudanças após o tratamento ortodôntico sim.
Bom eu tenho 14 anos ainda chupo dedo como fasso para tirar esse costume,E isso vai resolver no aparelho ou cirurgia?
Eduardo,
O hábito em si não é facilmente abandonado. Você deve tomar a decisão de parar em primeiro lugar. Depois, algumas dicas podem ser úteis, como usar um esparadrapo no dedo que você chupa, para lembrar a você que decidiu parar com esse hábito.
Mas, isso não vai impedir você, apenas lembrá-lo de uma decisão que você tomou.
Boa Tarde Dr. parabéns pelos artigos estão muito bem expostos.
Eu tenho mordida aberta e tenho 22 anos pelo que não queria nada ter de usar aparelho, existe alguma cirurgia que surta o mesmo efeito ou só mesmo com o aparelho é que isto se concerta?
Obrigada pela atenção
Obrigado Catarina!
Não há uma cirurgia que resolva o problema sem ser precedida por um tratamento ortodôntico que prepare as arcadas para o procedimento.
Ou seja, os casos mais leves podem ser tratados só com aparelho, os complexos com a combinação de ortodontia e cirurgia. Mas apenas com cirurgia não é possivel.